Postado originalmente por
Aurélio
Pessoal.
Creio que esse post é apropriado para o tópico, pois estamos falando de eixos da Rural e pneus grandes.
O meu Envesa tem esses eixos - o traseiro é da Rural 4x2, flutuante - e usa as mangas de roda originais.
Pois bem, há cerca de 10 dias, andando a uns 90km/h na Dutra, escutei um estalo seco ao fazer uma curva mais aberta. Como estava nas proximidades de um posto, resolvi entrar e quando freiei, reduzi e acelerei a viatura não respondeu ficando parada. Não entendi nada. Desci do carro e vi uma fumaceira danada saindo da roda esquerda e a dita cuja torta. Percebi que algo havia quebrado no eixo traseiro, liguei a tração dianteira e consegui estacionar.
Liguei pro meca e decidimos guinchar a viatura.
Na oficina, ao ver veio o veredito: a manga de eixo traseira esquerda quebrou e a roda ficou presa do disco de freio. Desmontamos, confirmamos o vereidito e observamos que o eixo rodando forçado se partiu também e uma parte ficou fundida ao corpo da manga de roda
Seguem algumas fotos
Se o sistema de freio traseiro não fosse a disco, mesmo o eixo sendo flutuante, as consequencias teriam sido bem piores.
Graças a Deus foi só susto (e que susto!).
Na busca por explicações, visando entender a origem do problema e resolver a questão conversei com algumas pessoas sobre o assunto (dentre elas, o Mario da Macrotorque e o Ney da Ensimec) e a opinião de todos é unânime: as mangas de roda originais Willys não aguentam pneus 35 ou maiores.
Bem, diante disso, substituirei as mangas de roda pelo tipo HD da Ensimec que têm a parade mais grossa, são feitas em aço especial, reforçadas na "base" para uso dos rolamentos da Toyota Bandeirante e apropriadas para suportar pneus e esforços maiores.
No "up" trocarei também os semi-eixos traseiros pelos fabricados pela Enfer, e os dianteiros pelo kit da Ensimec.
Fica o relato e a alerta.
Abraços,