Powered by vBulletin

Amortecedores de Direção no Engesa

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/02/2005, 12:07
    haundrich
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    Falvio , só agora vi isso , heheh
    O amort. do meu estava montado na mesma posição que está agora o seu , só que preso no tubo do dif. e não na base da mola (como está o teu) , gostei desse jeito que vc fez , simples e escapa da guilhotina da panhard . To pensando em roubar tua idéia ...
    Vendo as fotos , seu diferencial diant. não é Engesa 4 , deve ser da D20 4x4 ou similar , pq está com esse eixo ?? , vc não tem problemas com aquele terminal que pega na barra que vem da dir. pra roda com o que vai pra outra roda ??
    O Pitmam que sai da cx parece ser de Opala , fica com angulo negativo e deixa o angulo dessa barra que vai pra roda muito aberto , isso judia um bocado dos terminais .

[]s... aguardando encontar com o pessoal do sul na Fenajipe e conferir as maquinas ao vivo ...

Sim, ficou bom, desvia da guilhotina da panhard. Mas, conforme o Bill disse, ainda pode aparecer uma oscilação na barra porque os amortecedores estão se apoiando no meio dela. Tive o cuidado de manter o mais alinhado possível, de modo a evitar esses movimentos que não sejam no sentido longitudinal da barra.

Agora, depois que vi a foto na 4wheeler, vou estudar outra maneira de fixar esses amortecedores, para chegar no ideal.

Meu eixo e diferencial, segundo o Mott, é de C20 traçada. Deve ser o mesmo da D-20 que vc comentou. Ele já veio assim, e até que estou gostando, porque ficou mais largo, dá mais estabilidade. E veio já com bloqueio positivo dianteiro, daqueles tipo 70%. Não é como um bloqueio 100% mas dá uma diferença danada com relação a tração dianteira sem qualquer tipo de bloqueio. Uma vez sai do meio de uma roça, pneu largo e careca, no meio da chuva. Fiquei supreso que não acabei passando a noite ali... hehehhe
    Só questiono a resistência dele, mas nada como usar a cabeça no lugar do pé no acelerador. Vou desmontar, trocar oleo e tirar fotos e contar os dentes e identificar o bixo.

Até agora nenhum sinal de cansaço deste terminal. Eu não sei o nome correto deste sistema. É o mesmo da F1000 e sistema semelhante usado no troller. E só também. Até agora aprovou. Todos aqueles carros norte-americanos que estão com suspensão de grande curso usam o esquema idêntico do engesa, diferente deste de F1000. Vou fazer uns testes e reavaliar isso. Depois que subi 3"pol nas molas, achei que podia trabalhar mais forçado esse esquema.
    E de fato, o pitman tinha que estar um pouco mais baixo. Não sei de que carro é , mas pretendo usinar um novo.

Espero encontrar a turma na Fenajeep. Esse ano tenho que ir lá

[ ]'s
    Flávio Schurt
  • 12/05/2008, 12:51
    CAVESO
    Ressucitando o tópico:

Além de dois amortecedores (da Kombi) em sentidos inversos e do amortecedor da D-20, alguém tem mais idéias de amortecedor de direção pra engesa com pneu 33"??

detalhe: não quero usar amortecedor na barra link e sim do braço pittmam ao chassis.
  • 12/05/2008, 17:48
    guilhermeabreu
    GRANDE CAVESO

Vc esteve comigo lá em IBITIPOCA e não viu o meu amortecedor de direção que eu coloquei .

Coloquei o amortecedor da D-20 = BAND , inclusive tem o mesmo código , coloquei no braço pitman de um lado e do outro no chassi como vc quer , pode colocar até no alojamento original do amortecedor de direção do ENGESA . Mas eu recoloquei mais em baixo no chassi mesmo para sobrar mais espaço para eu poder colocar uma colméia de radiador mais alta . Mas com relação ao amortecedor de direção da D-20 ou BAND que é o mesmo nesta posição , só tenho elogios e o preço de R$120,00 paguei há uns 3 meses atrás numa loja de peças de caminhão .

Se vc resolver a comprar este , peça para a D-20 , pois se pedir para a BAND eles cobram mais caro no mesmo amortecedor .

ABRAÇÃO
  • 15/10/2010, 21:32
    Cabelo F1
    Amortecedor de Direção no Engesa
    Boa noite Galera!!!

Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
    Em questão da eficiência qual seria o melhor?

Obs.: motor Maxion St4

sds
    Cabelo F1
  • 15/10/2010, 23:16
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Cabelo F1 Ver Post
    Boa noite Galera!!!

Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
    Em questão da eficiência qual seria o melhor?

Obs.: motor Maxion St4

sds
    Cabelo F1

NÃO TENHA DÚVIDA

Coloca o amortecedor de direção da D-20 .
  • 16/10/2010, 08:08
    Eduardo Velo
    1 Anexo(s)
    Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
    Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
    Como ta o Engesão ??
    Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
    Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...

abs ... Edu
  • 16/10/2010, 09:29
    CAVESO
    Também vou usar da D20 no meu engesa...
  • 16/10/2010, 11:37
    Cabelo F1
    amortecedor de direção
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
    Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
    Como ta o Engesão ??
    Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
    Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...

abs ... Edu

Fala grande Edu!!, sei pouco do nosso colega Edward; o que eu sei é que ele vendeu o Engesa e comprou uma L200, e acho eu que o cara casou (não tenho certeza), ele esta morando no centro de Sampa, ja o Fred tmb não vejo a um bom tempo, ele mora perto de meu bairro, qualquer dia vou bater na porta da casa da Mãe dele para obter maiores informações sobre o paradeiro de nossos colegas.
    A respeito de Monte Verde, vce poderia passar mais informaçoes? se tudo dar certo estou dentro.
    sds
    cabelo F1
  • 16/10/2010, 11:44
    Cabelo F1
    amortecedor de direção da D-20
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    NÃO TENHA DÚVIDA

Coloca o amortecedor de direção da D-20 .

Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.

sds
    cabelo F1
  • 16/10/2010, 12:15
    CAVESO
    Cabelo...

Poste fotos da adaptação da sua caixa aqui pra gente ver
  • 16/10/2010, 12:32
    Kim
    Então Cabelo!

Que tal umas fotos de como é feito o sistema de barra de direção?

Cheguei a cogitar uma caixa de D20, levei a mesma até o engesa, mais não consegui mirabolar como sair da coluna de direçao até a caixa, pois tem a torre da mola.

Originalmente, o engesa tem o amortecedor entre a caixa e a viga do chassi do lado oposto.

Como está no seu?

Já passou o sistema para a barra de direção entre os pneus
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...?t=872&page=38

Abraços.

Kim.
  • 16/10/2010, 13:24
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Cabelo F1 Ver Post
    Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.

sds
    cabelo F1

CABELO F1

Eu tive que reposicionar o amortecedor da direção , mas vou tirar fotos emando para vc .

No meu era do PÍTMAN ao CHASSI , agora esta da BARRA DA DIREÇÃO ao CHASSI . Qualquer adaptação para fazer é fácil , só precisa de boa vontade do adaptador/soldador .

Eu tb havia pensado em colocar a caixa da direção da D-20 mas desistí por causa da torre do amortecedor como o EDU VELO citou .

ABRAÇO

ABRAÇO
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:26.