Postado originalmente por
guilhermeabreu
A TODOS IMPORTANTÍSSIMO
Finalmente terminei quase tudo na GRANDE REFORMA DO MEU ENGESA , só faltou a capotaria .
MAS O QUE ESTAVA MAIS PREOCUPANTE SE DARIA CERTO OU NÃO FORAM AS MODIFICAÇÕES QUE FIZ PARA MELHORAR A REFRIGERAÇÃO DO " ENGESA COM MWM 2.8 TURBO/INTERCOOLER .
Ainda não é definitivo , pois a prova final será na minha ída a CONSERVATÓRIA .
Mas hoje andei e abusei dele dentro da cidade e a temperatura não passou da primeira faixa de temperatura , explicando melhor :
O termometro elétrico que tenho deixou de funcionar na troca de carroceria , este termometro marcava em números de temperatura .
Este que comprei agora é mecanico e tem 3 faixas , a 1ª pequena escrito FRIO , 2ª bem maior na cor verde escrito NORMAL e uma pequena faixa no final na cor vermelha escrito QUENTE .
Antes de instalar este termometro coloquei na água e coloquei no fogo , ao FERVER A ÁGUA o ponteiro ficou em cima da linha que separa o VERDE do VERMELHO , logo tenho agora a referencia de onde que fica os 100ºC .
Neste pau que dei nele dentro da cidade e outras vezes em transito engarrafado , O PONTEIRO NÃO PASSOU DA PRIMEIRA FAIXA , ficou na maioria das vezes em cima da linha que separa o FRIO do NORMAL .
Estou até preocupado em andar frio demais para os padrões do fabricante do motor , e no maual técnico da MWM que diz que a temperatura de uso é entre 81ºC a 87ºC , e pelo que esta marcando , ele deve estar com temperatura abaixo do recomendado .
SÓ FALTAVA ESTA , antes qdo passava do 3.000 rpm ele ía para 95ºC eu tinha que folgar o pé , AGORA ele esta frio demais .
Mas tem pouco tempo e só usei dentro da cidade , na 5ªf vou trabalhar com ele em outra cidade e vai dar para ver como vai ficar , vou andar com 3250 rpm que a temperatura subia e vamos ver agora .
MAS RESUMINDO O QUE FIZ :
1- RETIREI O INTERCOOLER DA FRENTE , COLOQUEI EM CIMA DO CAPÔ
2- TROQUEI O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ( R$350,00 zero da VISCONDE )
3- PARA ÍSTO TIVE QUE TROCAR A CAIXA DE DIREÇÃO PELA DA S-10 REBAIXANDO ELA PARA FICAR NO NÍVEL DO CHASSI COMO O KIM FEZ TB .
4- COLOQUEI A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , FEITO EM FIBRA FICOU 100% TODA A FRENTE VEDADA , O AR SÓ PASSA PELO RADIADOR .
5- COLOQUEI UMA VENTOINHA ELÉTRICA NA FRENTE PARA O AR COND. E LIGO INDEPENDENTE DO AR ESTAR LIGADO , mas este teste de hoje foi sem usar esta ventoinha .
6- COLOQUEI UM VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , QDO ABAIXAR O NÍVEL DA ÁGUA TOCA UMA SIRENE MUITO ALTO DENTRO DO ENGESA .
LEMBRANDO QUE ANTERIORMENTE EU JÁ HAVIA TROCADO A HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL DO MOTOR MWM POR UMA FIXA AO EIXO DO MOTOR ( VIRABREQUIM ) DO CAMINHÃO 1519 COM MAIS UMA PÁ E AS PÁS DE LARGURA MAIOR E ALTURA MAIOR .
ABRAÇÃO , estou aí para tirar qualquer dúvida que possa existrir ainda . Mas a receita do bolo que deu certo foi esta .
Sem falar que o FRANZLANA tb resolveu no dele fazendo menos coisas do que fiz . Só falta a prova final dele que foi a viagem da pescaria que ele foi puxando barco e subindo serra , não sei se ele já voltou , vamos esperar o relato dele .