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Resultados 193 a 204 de 297
  • #193



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    A TODOS IMPORTANTÍSSIMO

    Finalmente terminei quase tudo na GRANDE REFORMA DO MEU ENGESA , só faltou a capotaria .

    MAS O QUE ESTAVA MAIS PREOCUPANTE SE DARIA CERTO OU NÃO FORAM AS MODIFICAÇÕES QUE FIZ PARA MELHORAR A REFRIGERAÇÃO DO " ENGESA COM MWM 2.8 TURBO/INTERCOOLER .

    Ainda não é definitivo , pois a prova final será na minha ída a CONSERVATÓRIA .

    Mas hoje andei e abusei dele dentro da cidade e a temperatura não passou da primeira faixa de temperatura , explicando melhor :

    O termometro elétrico que tenho deixou de funcionar na troca de carroceria , este termometro marcava em números de temperatura .

    Este que comprei agora é mecanico e tem 3 faixas , a 1ª pequena escrito FRIO , 2ª bem maior na cor verde escrito NORMAL e uma pequena faixa no final na cor vermelha escrito QUENTE .

    Antes de instalar este termometro coloquei na água e coloquei no fogo , ao FERVER A ÁGUA o ponteiro ficou em cima da linha que separa o VERDE do VERMELHO , logo tenho agora a referencia de onde que fica os 100ºC .

    Neste pau que dei nele dentro da cidade e outras vezes em transito engarrafado , O PONTEIRO NÃO PASSOU DA PRIMEIRA FAIXA , ficou na maioria das vezes em cima da linha que separa o FRIO do NORMAL .

    Estou até preocupado em andar frio demais para os padrões do fabricante do motor , e no maual técnico da MWM que diz que a temperatura de uso é entre 81ºC a 87ºC , e pelo que esta marcando , ele deve estar com temperatura abaixo do recomendado .

    SÓ FALTAVA ESTA , antes qdo passava do 3.000 rpm ele ía para 95ºC eu tinha que folgar o pé , AGORA ele esta frio demais .

    Mas tem pouco tempo e só usei dentro da cidade , na 5ªf vou trabalhar com ele em outra cidade e vai dar para ver como vai ficar , vou andar com 3250 rpm que a temperatura subia e vamos ver agora .

    MAS RESUMINDO O QUE FIZ :

    1- RETIREI O INTERCOOLER DA FRENTE , COLOQUEI EM CIMA DO CAPÔ

    2- TROQUEI O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ( R$350,00 zero da VISCONDE )

    3- PARA ÍSTO TIVE QUE TROCAR A CAIXA DE DIREÇÃO PELA DA S-10 REBAIXANDO ELA PARA FICAR NO NÍVEL DO CHASSI COMO O KIM FEZ TB .

    4- COLOQUEI A COIFA ENTRE O RADIADOR E A HÉLICE , FEITO EM FIBRA FICOU 100% TODA A FRENTE VEDADA , O AR SÓ PASSA PELO RADIADOR .

    5- COLOQUEI UMA VENTOINHA ELÉTRICA NA FRENTE PARA O AR COND. E LIGO INDEPENDENTE DO AR ESTAR LIGADO , mas este teste de hoje foi sem usar esta ventoinha .

    6- COLOQUEI UM VASO DE EXPANSÃO DO TEMPRA COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , QDO ABAIXAR O NÍVEL DA ÁGUA TOCA UMA SIRENE MUITO ALTO DENTRO DO ENGESA .

    LEMBRANDO QUE ANTERIORMENTE EU JÁ HAVIA TROCADO A HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL DO MOTOR MWM POR UMA FIXA AO EIXO DO MOTOR ( VIRABREQUIM ) DO CAMINHÃO 1519 COM MAIS UMA PÁ E AS PÁS DE LARGURA MAIOR E ALTURA MAIOR .

    ABRAÇÃO , estou aí para tirar qualquer dúvida que possa existrir ainda . Mas a receita do bolo que deu certo foi esta .

    Sem falar que o FRANZLANA tb resolveu no dele fazendo menos coisas do que fiz . Só falta a prova final dele que foi a viagem da pescaria que ele foi puxando barco e subindo serra , não sei se ele já voltou , vamos esperar o relato dele .
    Amigo Guilherme aproveitando seu relato vou tambem colocar o meu : recentimente fiz uma viagem para o litoral do Espirito Santo, na ida para o Espirito Santo passando pela BR 262 que é cheia de subidas e curvas o motor manteve uma otima temperatura não passando dos 84º hora nenhuma mesmo exigindo o maximo do motor, e então andei bastante a passeio, depois no retorno para minha cidade o asfalto com tinha um grande defeito isto na BR 262, e então meu jipe saltou e a roda caiu em cima de um resto de asfalto em formato de uma bola, e na mesma hora estourou uma mola da suspensão e incrivelmente a helice do motor quebrou 4 pás, e o mais incrivel ainda foi que não pegou no radiador ...... depois disto senti o carro vibrando então encostei e ví a helice sem as pás e mesmo agoniado e nervoso resolvi retirar a helice e seguir viagem (estava 40 km antes de João Monlevade-MG que fica em torno de 700 km de minha cidade) e como era dia de votação e ainda domingo nenhum comercio estava aberto, e vin andando com o jipe e de olho o tempo todo no mercador de temperatura mecanico, a temperatura ficou em media de 85º a 90º algus momentos chegou a 75º, mas teve duas vezes que o motor chegou a 98º acabando de subir serra e logo veio a descida e o motr esfriou, a noite trabalhou nos 75º normais.
    Bom de tudo isto acho que foi a melhor experiencia para testar o meu radiador, e cheguei a conclusão que ele tem capacidade para resfriar o motor sem nenhum problema.
    O motivo da helice ter quebrado pode ter pegado em uma travessa que segura a frente do jipe, mas esté meio distante, e ainda eu havia andado bastante em estradas de chão e não havia acontecido nada até o momento.

  • #194
    Usuário Avatar de CAVESO
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    Doutor,

    Vai no engesa para conservatória?

  • #195
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    Citação Postado originalmente por danilorocsta Ver Post
    Amigo Guilherme aproveitando seu relato vou tambem colocar o meu : recentimente fiz uma viagem para o litoral do Espirito Santo, na ida para o Espirito Santo passando pela BR 262 que é cheia de subidas e curvas o motor manteve uma otima temperatura não passando dos 84º hora nenhuma mesmo exigindo o maximo do motor, e então andei bastante a passeio, depois no retorno para minha cidade o asfalto com tinha um grande defeito isto na BR 262, e então meu jipe saltou e a roda caiu em cima de um resto de asfalto em formato de uma bola, e na mesma hora estourou uma mola da suspensão e incrivelmente a helice do motor quebrou 4 pás, e o mais incrivel ainda foi que não pegou no radiador ...... depois disto senti o carro vibrando então encostei e ví a helice sem as pás e mesmo agoniado e nervoso resolvi retirar a helice e seguir viagem (estava 40 km antes de João Monlevade-MG que fica em torno de 700 km de minha cidade) e como era dia de votação e ainda domingo nenhum comercio estava aberto, e vin andando com o jipe e de olho o tempo todo no mercador de temperatura mecanico, a temperatura ficou em media de 85º a 90º algus momentos chegou a 75º, mas teve duas vezes que o motor chegou a 98º acabando de subir serra e logo veio a descida e o motr esfriou, a noite trabalhou nos 75º normais.
    Bom de tudo isto acho que foi a melhor experiencia para testar o meu radiador, e cheguei a conclusão que ele tem capacidade para resfriar o motor sem nenhum problema.
    O motivo da helice ter quebrado pode ter pegado em uma travessa que segura a frente do jipe, mas esté meio distante, e ainda eu havia andado bastante em estradas de chão e não havia acontecido nada até o momento.
    DANILOROCSTA

    Beleza seu relato , de tudo o que ficou é que a refrigeração do seu esta a contento , pergundo , pois não me lembro mais , qual o radiador que vc esta usando ?

    ABRAÇÃO

  • #196
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    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Doutor,

    Vai no engesa para conservatória?
    CAVESO


    SIM CAVESO , VOU DE ENGESA PARA CONSERVATÓRIA , agora acabei de chegar do capoteiro neste exato momento , ele colocou a trava da potra do carona senão não conseguiria trancar a porta e uma gambiarra no buraco da alavanda da T-CASE para não entrar muito barulho e poeira .

    Amanhã vou trabalhar com ele em outra cidade para ver se aparece mais alguma coisa de errado , UUUUUUFA acredito que não aparecerá mais nada .

    O CORAÇÃO VALENTE ESTA GOSTOSO DE ANDAR " FINALMENTE " .

    ABRAÇÃO , vc vai não ? Não deixe de ír para vc ver as modificcações feitas .

  • #197
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DANILOROCSTA

    Beleza seu relato , de tudo o que ficou é que a refrigeração do seu esta a contento , pergundo , pois não me lembro mais , qual o radiador que vc esta usando ?

    ABRAÇÃO
    Pois é guilherme, fiquei feliz por isso porque esse radiador e o mais compacto de todos que serve no WMW 2.8 .
    Esse radiador e o da besta 2.7 acho que é o da 2.7 GS, ele tem duas canaletas e é de aluminio.
    Este radiador bem parecido com o da nissan frontier com MWM 2.8, porem um pouco menor. Mas etá ai meu relato ele deve servir muito bem nos engesas.

  • #198
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
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    Amigos, me permitam uma pergunta:
    Como fez o companheiro Guilherme, substituindo a HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL DO MOTOR MWM por uma outra fixada ao eixo desse motor, a temperatura do motor então estará SEMPRE COM TENDENCIA A BAIXAR e mesmo sempre baixa, não é mesmo? Assim a válvula termostática do motor estará sempre ou quase sempre fechada, sendo essa (a válvula) o dispositivo que irá regular a temperatura do motor? É isso?
    No meu caso, uma Camper com MWM 2.8 com intercooler instalado acima do radiador do ar condicionado e em paralelo ao radiador de água, nem precisaria de um ventilador (ou mesmo dois como nas S10) para ajudar a "soprar vento" pra funcionar o ar condicionado quando o carro estiver parado?
    É isso?
    []ss
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #199
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    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Amigos, me permitam uma pergunta:
    Como fez o companheiro Guilherme, substituindo a HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO ORIGINAL DO MOTOR MWM por uma outra fixada ao eixo desse motor, a temperatura do motor então estará SEMPRE COM TENDENCIA A BAIXAR e mesmo sempre baixa, não é mesmo? Assim a válvula termostática do motor estará sempre ou quase sempre fechada, sendo essa (a válvula) o dispositivo que irá regular a temperatura do motor? É isso?
    No meu caso, uma Camper com MWM 2.8 com intercooler instalado acima do radiador do ar condicionado e em paralelo ao radiador de água, nem precisaria de um ventilador (ou mesmo dois como nas S10) para ajudar a "soprar vento" pra funcionar o ar condicionado quando o carro estiver parado?
    É isso?
    []ss
    CARO AMIGO GUILHERME KYRILLOS

    Eu coloquei a HÉLICE FIXA AO EIXO DO MOTOR pela simples razão de que COM A HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO não estava dando conta de refrigerar meu ENGESA , com esta substituição eu ESPERAVA QUE FOSSE MELHORAR , OU MELHOR RESOLVER O PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO , mas não resolveu , no caso desta HÉLICE FIXA AO EIXO DO MOTOR neste caso tende a refrigerar melhor , pq a HÉLICE ESTARÁ SEMPRE GIRANDO NA VELOCIDADE DO EIXO DO MOTOR , a de acoplamento viscoso ela só gira qdo o motor estiver quente .

    RESUMINDO TUDO :

    A hélice fixa ao eixo do motor tem uma eficiencia de ventilar melhor do que a de acoplamento viscoso .

    LOGO : A válvula termostática realmente estara mais tempo fechada com a hélice fixa do que com a de acoplamento viscoso , pq como a fixa refrigera mais tempo consequentemente a válvula ficará mais tempo fechada para o motor atingir a TEMPERATURA IDEAL DE FUNCIONAMENTO .

    AGORA NO SEU CASO COM A SUA CAMPER E EU COM MEU ENGESA , só agora que estou chegando a uma refrigeração ideal , como sabe já havia feito um milhão de coisas para melhorar a refrigeração e não conseguia , MAS AGORA ACHO QUE ACERTEI NA VEIA .

    No seu caso só vc com o uso é que vai poder nos dar a informação de como a sua CAMPER esta agora e se em uso intenso subindo serra , puchando barco e subindo serra se vai esquentar ou não se fizer tudo ísto e não esquentar é pq o seu sistema esta a contento , ou seja satisfatório ou ÓTIMO .

    No meu caso tenho que fazer esta viagem a CONSERVATÓRIA para então eu dizer se ficou ÓTIMO .

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

  • #200
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    No meu caso, uma Camper com MWM 2.8 com intercooler instalado acima do radiador do ar condicionado e em paralelo ao radiador de água, nem precisaria de um ventilador (ou mesmo dois como nas S10) para ajudar a "soprar vento" pra funcionar o ar condicionado quando o carro estiver parado?
    É isso?
    []ss

    Caro Kyrillos.
    Se você não instalar ventoinhas sobre o condensador do ar condicionado o seu compressor poderá quebrar ou na melhor das hipóteses se o seu sistema tiver válvula de controle de pressão o ar não irá funcionar pois ela irá comandar o desacoplamento do compressor. Amanhã farei o teste final.

  • #201
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    Amigos, sem querer atrapalhar o tópico, mas já atrapalhando, é exatamente esse o assunto.
    O cara da oficina que recuperou o sistema de ar condicionado original da Camper (Binidita), disse que o ventilador de 10" que eu tinha colocado na frente do condensador do ar não ia ventilar o suficiente para que o ar condicionado funcionasse, e que o compressor ia travar, COM CERTEZA.
    Ele disse que a solução (única) seria travar a hélice de acionamento viscoso do motor, pois foi justamente nesse ponto que eu fiquei preocupado: SE ESSA ERA A SOLUÇÃO, POR QUE O FABRICANTE NÃO USA??? Fiquei cheio de dúvidas e sem ar condicionado, porque está desligado até quando a hélice fosse travada.
    AÍ FOI QUE O DR. GUILHERME SE PRONUNCIOU, não pelo ar condicionado e sim pela temperatura do motor, e por respeitar sua opinião, vou continuar acompanhando o tópico.
    []ss desculposos
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    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #202
    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Amigos, sem querer atrapalhar o tópico, mas já atrapalhando, é exatamente esse o assunto.
    O cara da oficina que recuperou o sistema de ar condicionado original da Camper (Binidita), disse que o ventilador de 10" que eu tinha colocado na frente do condensador do ar não ia ventilar o suficiente para que o ar condicionado funcionasse, e que o compressor ia travar, COM CERTEZA.
    Ele disse que a solução (única) seria travar a hélice de acionamento viscoso do motor, pois foi justamente nesse ponto que eu fiquei preocupado: SE ESSA ERA A SOLUÇÃO, POR QUE O FABRICANTE NÃO USA??? Fiquei cheio de dúvidas e sem ar condicionado, porque está desligado até quando a hélice fosse travada.
    AÍ FOI QUE O DR. GUILHERME SE PRONUNCIOU, não pelo ar condicionado e sim pela temperatura do motor, e por respeitar sua opinião, vou continuar acompanhando o tópico.
    []ss desculposos
    Esses problemas de A/C e meio complicado mesmo, um parente meu tem uma F-250 6 cil MWM, e niguem conseguia arrumar o A/C até que ele foi em um mecanico em BH e o cara disse para arrumar duas ventuinas de "8" e colocaou realmente funcionou perfeitamente !!!!!!
    Mas e estranho que o original não precisa destas ventoinas !!!

  • #203
    Usuário Avatar de Kim
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    Opa Guilherme Kyrilos!

    Sobre o funcionamento da válvula termostática, sugiro a esta leitura:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=66280

    É de minha autoria.

    O funcionamento dela não está ligado à temperatura do radiador, e sim à do bloco.

    Sobre colocar a hélice diretamente no eixo, alguns acham inconveniente o barulho que faz, pois é só isso, eu já acho legal!!!!!

    Refrigeração de mais, não faz mau.

    Abraços.

    Kim.

  • #204
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    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Amigos, sem querer atrapalhar o tópico, mas já atrapalhando, é exatamente esse o assunto.
    O cara da oficina que recuperou o sistema de ar condicionado original da Camper (Binidita), disse que o ventilador de 10" que eu tinha colocado na frente do condensador do ar não ia ventilar o suficiente para que o ar condicionado funcionasse, e que o compressor ia travar, COM CERTEZA.
    Ele disse que a solução (única) seria travar a hélice de acionamento viscoso do motor, pois foi justamente nesse ponto que eu fiquei preocupado: SE ESSA ERA A SOLUÇÃO, POR QUE O FABRICANTE NÃO USA??? Fiquei cheio de dúvidas e sem ar condicionado, porque está desligado até quando a hélice fosse travada.
    AÍ FOI QUE O DR. GUILHERME SE PRONUNCIOU, não pelo ar condicionado e sim pela temperatura do motor, e por respeitar sua opinião, vou continuar acompanhando o tópico.
    []ss desculposos
    CARO AMIGO GUILHEMRE KYRILLOS

    Voltei hoje de CONSERVATÓRIA , esta TUDO APROVADO COM RELAÇÃO A REFRIGERAÇÃO DO MOTOR E AO AR CONDICIONADO .


    Mas responsdendo primeiro a sua 1ª dúvida :

    Qdo vc fala : SE ESSA ERA A SOLUÇÃO, POR QUE O FABRICANTE NÃO USA???
    O fabricante tenta melhorar a proteção para o motor , O FABRICANTE USA A HÉLICE DE ACOPLAMENTO VISCOSO PARA O MOTOR ENTRAR NA TEMPERATURA DE FUNCIONAMENTO MAIS RÁPIDO POSSÍVEL , este é o verdadeiro motivo que o fabricante inventou este sistema de A HÉLICE SÓ FUNCIONAR QDO O MOTOR ESTIVER EM TEMPERATURA DE USO .

    Qto menor este tempo DE AQUECER O MOTOR INICIALMENTE QDO ELE ESTA TOTALAMENTE FRIO , mais tempo irá durar o motor , com a HÉLICE FIXA AO EIXO , O MOTOR DEMORA UM POUCO MAIS DE TEMPO PARA ATINGIR A TEMPERATURA DE USO .

    E como eu estava tendo um SUPERAQUECIMENTO eu lancei maão dese artifício para TENTAR resolver este problema .

    SUBÍ A SERRA DAS ARARAS E O PONTEIRO NÃO SAIU DA LINHA QUE DIVIDE O FRIO DO NORMAL . 100% APROVADO O QUE FIZ PARA REFRIGERAR O MWM 2.8 NUM ENGESA .

    Qto ao AR CONDICOINADO :

    Sugiro a vc levar o seu carro num cara de referencia em AR CONDICIONADO , pois existe um monte de curiosos que fazem serviço de ar cond automotivo .

    No meu caso o DAEL ROBERTO que trabalha com ar cond e muito conceituado na cidade e é sogro do meu filho , inicialmente ele instalou um ar com uma caixa evaporadora de 3 saídas , EU HAVIA PEDIDO A ELE PARA COLOCAR UMA GRANDONA DE 6 SAÍDAS E DOIS TURBOS , ele teimou comigo que com 3 SAÍDAS E 1 TURBO RESOLVERIA TRANQUILO .

    Como ele é o profissional deixei fazer como ele quiz , VC MORA EM MACEIÓ cidade linda , mas muito quente no verão como é aqui em CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ , no verãozão 40ºC a sombra eu dentro de meu ENGESA transpirando de calor , fui lá no DAEL ROBERTO e mostrei como estava quente dentro do ENGESA .

    NA REALIDADE O QUE ELE FEZ NÃO DEU CONTA DO RECADO , com esta reforma , levei lá e pedí para ele fazer como eu havia pedido , uma CAIXA EVAPORADORA DE 6 SAÍDAS 2 TURBOS e o CONDENSADOR DA S-10 original + 1 VENTOINHA QUE EU JÁ TINHA . Ele fez e disse que não precisava da ventoinha pq a pressão do gás estava boa , MAS COMO EU QUERIA A VENTOINHA PARA AJUDAR A VENTILAR O RADIADOR TB , qdo levei o ENGESA para o eletricista , ped´para ele instalar a ventoinha que ligasse qdo o ar era ligado e se estivesse com tempo frio e o motor aquecesse demais eu ligaria direto independente do ar estar ligado e assim eu fiz .

    CARA O AR ESTA CONGELANDO , ESTA SAÍNDO DAS ALETAS INDO ATÉ 3ºC , UMA VERDADEIRA MARAVILHA , SUGIRO A VC FAZER DESTA FORMA TB , o pessoal em CONSERVATPORIA falou que eu estou doente , REALMENTE SOU DOENTE DE SENTIR CALOR DEMAIS , AGORA SÓ ANDO GELADINHO , CHEGA EMBASSAR TODOS OS VIDROS , esta caixa evaporadora é usado em VANS , KOMBIS , SPRINTER , MICRO-ONIBUS , é do tamanho daquelas do LANDAU , GÁLAXIE .

    ABRAÇO
    4X4 Brasil

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