Olá pessoal,
Acho que esse é meu primeiro post, mas leio e acompanho discussões há bastante tempo sobre vários aspectos do engesa e de outras viaturas.
Eu estou basicamente fechado na ideia de ter um engesa, pois já sonho com um há muito tempo e só mudo de opinião se, ao experimentá-lo, rolar alguma decepção. No que diz respeito ao uso, eu achei engesas fazendo de tudo*, então deve ser tranquilo tê-lo como único veículo (e meu primeiro carro) se estiver em boas condições.
Neste ano consegui acumular latas o suficiente para comprar um e achei uma pessoa que aceita minha v-strom no negócio, se trata de um fase 2 ano 93 (ainda tem engesa-4 nesse ano?) modificado para diesel (MWM-2.8) em algum momento entre 2012 e 2013.
Ele apareceu no rolo 4x4 em 2013 e desde então o dono está a vender (é um vermelho com meia capota tipo targa), talvez algum de vocês conheçam a viatura.
Eu não tenho experiência alguma em compra de veículos (ainda mais usado), mas conheço a teoria básica para carros comuns, então gostaria de pedir uma ajuda aos senhores na forma de dicas do que procurar ouvir e verificar nesse veículo. Há alguma forma de validar a adaptação do motor? E quanto ao sistema de transmissão? Até aonde me foi informado, o proprietário rodou 12mil km nessa configuração.
Eu levarei um amigo na visita que não tem experiência em 4x4 (só em caminhonetes), mas é muito desconfiado/desacreditado e nasceu dentro de uma oficina...certamente vai conseguir me ajudar a verificar os pontos básicos (de carros comuns).
Também achei outro ano 86 branco com um motor 4.1 a álcool em boas condições e também aceitaria a v-strom no negócio, mas por ter que ser o único carro e este ser beberrão**, estou dando preferência ao primeiro por enquanto. Se alguém estiver vendendo o seu e aceita uma moto no negócio, podemos conversar também

Desde já agradeço a gentileza.
Observações:
* vi engesas fazendo trilhas de todos os tipos, idas ao mercado, ao trabalho e até mesmo expedições - mais recentemente encontrei os tópicos do Otto. Esse fórum tem sido uma fonte de inspiração há vários anos;
** aparentemente está bem mais difícil legalizar uma alteração para diesel, certo? No que tange o custo em si de adaptação e do próprio motor, qual é a estimativa atual para um S4T+ ou S4T comum?