olá colegas
é verdade que o tanque do engesa fase 1 é menor do que o fase 2?
já ouvi dizer que se pode por tanque de plástico do iveco no engesa, será que fica bom?
grato
A capacidade é a mesma, 80 litros. Acho que muda pouca coisa, como a posição da tampa do tanque: fase 1 é do lado do motorista, fase 2 é do lado do carona. Nos mais acho que são iguais. Aqui em Londrina, na CINFEL eles pedem 280,00 pelo tanque.
Qualquer coisa dá uma ligada para eles: (43)3348-6366
Cilon este 80 litro é do tanque original , eu achava que era 90 litros
É pessoal O Cilon tinha razão o tanque original do FI é 80 litros , como o meu FI ta na reforma e o tanque esta em casa eu fiz uma medição e deu 80 litros .
Olha Gerson, de 90 litros por aqui eu nunca ouvi falar. Todo mundo tem o de 80 e alguns até de 60, no caso de engesa a diesel (autonomia maior) , porque aí pode mudar ele para não danificar tanto em trilhas. 8) 8)
Bem o meu FI é gasolina transformado para alcool e tem uma autonomia de +/- 500 kilometros com o tanque cheio , mas no mes que vem ele vai para reforma geral , dai eu vou retirar o tanque para uma limpeza e tiro da duvida se é 80 ou 90 .
Que motor você tem?
Se o tanque for de 80 litros então está fazendo uma média de 6 Km/l?
É uma média alta para motor a álcool, não?
Você já andou estes 500km sem reabastecer?
...porque aí pode mudar ele para não danificar tanto em trilhas.
Cilon,
O meu tanque original está baleado e comprei outro usado que está instalado...
No tanque baleado, pensei justamente em modificá-lo melhorando o desempenho em trilhas e sacrificando alguns litros, já que o meu é a diesel, como vcs fazem esta modificação por aí ???
Penso em cortar a traseira dele uns 5 cm em todo o comprimento, com a parede ficando junto do bocal de abastecimento, não sei se me fiz entender, mas depois de instalado, o tanque ficaria dentro dos limites dos pneus, melhorando inclusive o ângulo de saída...
Edu, acho que onde vai cortar o tanque acaba não sendo tão importante. A sua idéia é bem válida e realmente você pode depois retrabalhar o protetor e vai acabar ganhando alguns graus de saída mesmo. Evidente que nada exagerado mas sempre uma melhora.
Única coisa a mais que eu faria seria de aproveitar e reforçar perto do bocal, porque como você falou, vai cortar bem próximo a ele.
O meu ENGESA era 4cc alcool original, e o tanque era de 85 L , como diz no manual. Mandei fazer um de inox de 90 L , mas so coube 88 L.
Acredito que era de 85 L pq dei bobeira num dia , e qdo abasteci coube 83,5 L de alcool.
Nao acredito em autonomia de 500 Km , pq o peste fazia de 3 a 4 KM/L.
A capacidade é a mesma, 80 litros. Acho que muda pouca coisa, como a posição da tampa do tanque: fase 1 é do lado do motorista, fase 2 é do lado do carona. Nos mais acho que são iguais.
Cilon,
Eu nunca medi a capacidade do tanque, mas sempre ouvi falar que era de 90 litros para o Engesa civil e de 100 litros para o Engesa militar...Sei lá...Precisamos arrumar um jeito de sanar essa dúvida...
Já quanto as diferenças entre os tanques do F-1 e do F-2, além do lado do bocal de abastecimento, eles também são diferentes no formato...O tanque do F-1 é chanfrado, enquanto o do F-2 é bem quadradão. Segue em anexo duas fotos do tanque de um Engesa F-2 que nosso amigo Cássio postou aqui no fórum recentemente...