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  • #1
    Usuário Avatar de NeRo
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    Sistema de partida a frio.




    Pessoar!

    Sabem de que carro é o sistema de partida a frio no Engesa?
    Até agora só fui no Koga-Koga e os modelos que encontrei era muito grandes e não achei nada parecido (visualmente) com o do manual.

    Se souberem de que carro é para eu procurar, agradeço, mas uma dica de qualquer outro sistema que fique legal ajuda também.

    O meu está com uma gambiarra feia... é um reservatório de água , logo, das duas uma, ou a gasolina está evaporando pelo respiro do reservatório ou, pelo que li hoje em outro tópico, a mangueira injetora esta mau instalada e o vácuo tá puxando a gasolina pro carburador...

    []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #2
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    NeRo,

    Quando comprei o meu Engesa ele veio sem o reservatorio mas com a fiação ok o rele temporizador estava pifado, encontrei um rele parecido em um auto eletrico era de um monza, peça original vou ver se consigo o codigo, o reservatorio comprei no Koga-Koga, já vem com um suporte metalico que dá certo nos furos originais do Engesa, ele vem com um "T" na saida para fazer uma realimentação acho que deve ser para evitar o efeito do vacuo do carburador, já vem até com o motor.

    Deixei tudo funcionando, mas ai vai um conselho, depois de alguns dias removi tudo e coloquei uma chave push-button embaixo do painel para injetar manual, porque em manhãs muito frias e com o motor frio o rele temporizador acabava injetando alguns segundos a mais após a tentativa de ignição, como o motor as vezes não pega na primeira, com 2 ou 3 tentativas acabava afogando o carburador. Já com o botão eu controlo a quantidade de gasolina injetada evitando afogar o carburador.

    []s

    Glauro

  • #3
    Fala NeRo !
    Tb tive este mesmo problema que vc , na verdade eu acabei comprando um reservatório usado do antigo gol , aquela com motor refrigerado a ar .depois de instalado coloquei uma chave no painel assim como disse o Glauro , porque assim controla-se o tanto de gasolina que vc quer. Mas ainda tenho o mistério de que se eu colocar 1 litro de gasolina ela some no mesmo dia ...hehehehe......cruel !!!!!
    Vou pensar neste retorna que ele falou....
    Abraços

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Glauro
    Mas ai vai um conselho, depois de alguns dias removi tudo e coloquei uma chave push-button embaixo do painel para injetar manualGlauro
    Pessoal,

    Meu cunhado teinha uma S-10 convertida para alcool com botão manual, no caso dele tinha uma utilidade incrível, como ele sempre esquecia de por alcool, quando a S-10 começava falhar era só botar o dedo no botãozinho e ir até o posto de gasolina.

    Abraços Du.

  • #5
    Usuário Avatar de NeRo
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    Citação Postado originalmente por Alemão/ F II
    Mas ainda tenho o mistério de que se eu colocar 1 litro de gasolina ela some no mesmo dia.
    Fala pessoar! E aí Alemão?

    Veja este tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3225

    Vou ter que observar isso também... mas vou por eliminação, primeiro o reservatório, depois a questão do vácuo.

    Até onde eu sei de mecânica, o meu tá todo quengado! Com a ajuda de vocês resolvo isso.

    Valeu pessoal!
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  • #6
    NeRo , a questão é o seguinte .....temos que fazer vários testes mesmo ....não tem outro jeito
    Vou agora checar o filtro de ar se está aí o problema....
    Qual o carburador que o Seu Engesa usa ?
    O meu é H34SE caso não esteja enganado.

  • #7
    Usuário Avatar de NeRo
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    Citação Postado originalmente por Alemão/ F II
    Qual o carburador que o Seu Engesa usa?
    Vou demorar 1 mês para te responder isso amigo... o Boi está instalando a capota...

    Abração!
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  • #8
    Usuário Avatar de haundrich
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    Quando converti minha saudosa Ipanema 2.0 quatro portas para álcool, foram colocados todos os componentes originais do monza/kadett álcool.
    Saiu caro a brincadeira mas ficou muito bom.

    Lembro que no sistema havia válvulas de combustível (deveriam ser válvula solenoíde) no sistema de partida a frio.

    Isso deve explicar porque a gasolina do reservatório demorava meses para esgotar...

    Ah, e optei pelo botão manual de injeção a frio. Dificilmente era utilizado. Até porquê, ao abastecer com álcool, eu completava o tanque com +- 7 litros de gasolina. Isso bastava para eliminar qualquer falha na combustão. E quando eu conseguia álcool puro, nem precisava desta adição de gasosa... E funcionava melhor ainda! A sempre 10, sempre 20, consumo era 10km/L !!

    [ ]'s - Carro a álcool é excelente. Problema foi que venderam álcool com água e merda na época do Prooalcool, filhas das p.....! E continuam vendendo ainda!!
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
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    Nero,
    A sugestão do "T", da válvula solenóide e da chave liga-desliga, está correta (lembram da malandragem do Cut-Off da Fiat?).

    O "efeito do vácuo" no conteúdo do reservatório, se faz ampliado quando o reservatório fica muito elevado em relação ao coletor. Se tiver condição de instalá-lo mais abaixo, melhor. Você não precisará de solenóide. O "T" é imprescindível. Mas isto complicará na hora do reabastecimento do reservatório.

    Citação Postado originalmente por Haundrich
    Carro a álcool é excelente. Problema foi que venderam álcool com água e merda na época do Prooalcool, filhas das p.....! E continuam vendendo ainda!!
    Haundrich, eu também sou fã do motor movido à álcool. Mas penso que tem muito folclore nesta história de adulteração do álcool. O álcool hidratado aceita muito menos porcaria do que a gasolina. O óleo queimado não se mistura ao álcool. Solventes custam mais caro do que ele. Gasolina mais ainda. Dá prá por água. Mas somente um pouco mais, depois ela decanta. Neguinho num consegue nos enganar assim fácil, não.
    []´s etílicos
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
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  • #10
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
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    Citação Postado originalmente por Luca
    Mas penso que tem muito folclore nesta história de adulteração do álcool. O álcool hidratado aceita muito menos porcaria do que a gasolina. O óleo queimado não se mistura ao álcool. Solventes custam mais caro do que ele. Gasolina mais ainda. Dá prá por água. Mas somente um pouco mais, depois ela decanta. Neguinho num consegue nos enganar assim fácil, não.
    Luca,

    O álcool sofreu adulteração por adicionamento de água durante muito tempo (ainda se encontram donos de postos que adotam essa prática atualmente), mas hoje em dia a "malandragem" mais comum é comprar álcool direto das usinas que sai bem mais barato do que o álcool da distribuidora.

    O problema é que esse álcool proveniente de usinas não passa por todos os processos necessários de filtragem e acaba trazendo junto micro-pedacinhos de cana que, com o passar do tempo, acaba prejudicando o veículo.

    []'s...

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
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    Luis,
    Eu quase ia citar seu nome, mas não pensei que você tivesse pelo fórum, neste feriadão. Valeu a informação.
    Me parece que ações erradas do passado formaram um preconceito sobre o álcool combustível, dando-lhe uma imagem de produto de pilantras. Criou-se uma atmosfera, de que ele pode ser facilmente adulterado. Basta adicionar toda água do mundo. Penso que é puro folclore. É justamente o contrário, ou seja se você quer um combustível menos "adulterável" o melhor é o álcool hidratado.
    []´s etílicos
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
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  • #12
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
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    Luca,

    Citação Postado originalmente por Luca
    Me parece que ações erradas do passado formaram um preconceito sobre o álcool combustível, dando-lhe uma imagem de produto de pilantras.
    Infelizmente hoje, na minha opinião, não é só o álcool que tem essa má fama. Arrisco inclusive a dizer que a gasolina, hoje, tem fama pior...

    Citação Postado originalmente por Luca
    Criou-se uma atmosfera, de que ele pode ser facilmente adulterado. Basta adicionar toda água do mundo. Penso que é puro folclore.
    Qualquer combustível poder ser adulterado, mas a adulteração do álcool é a mais fácil e mais barata de todas, afinal é só adicionar água.

    Alguns colocam menos, outros mais...

    É claro que existe um percentual máximo aceitável nesse tipo de adulteração, mas como isso é feito através do "olhômetro", muitas vezes o álcool fica tão ruim que o carro que abasteceu não consegue sequer sair do posto...Absurdo total!!!

    Citação Postado originalmente por Luca
    É justamente o contrário, ou seja se você quer um combustível menos "adulterável" o melhor é o álcool hidratado.
    Concordo em termos...

    Hoje o grande filão é comprar álcool direto das usinas, então a adulteração com água "saiu de moda".

    Só que, apesar do álcool de usina não receber nenhum tipo de adulteração, existe o grande problema de impurezas contidas nele que mais cedo ou mais tarde acabam trazendo problemas.

    Enquanto a ANP não tomar medidas mais severas em relação a esses trambiqueiros, nós, os consumidores, é que vamos sempre pagar o pato...

    []'s...

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