Srs,
sou novo no fórum e gostaria de sanar uma dúvida. Comprei um engesa F1 1987 e estou tendo problemas para colocar os freios dele em dia. Já troquei pastilhas, pinças, flexíveis, burrinhos e lonas e ainda estou tendo um problema, pois ele está freiando mais na traseira. Um amigo falou que isso era uma falha de projeto. Alguma dica de como corrigir isso?
abraços,
Srs,
sou novo no fórum e gostaria de sanar uma dúvida. Comprei um engesa F1 1987 e estou tendo problemas para colocar os freios dele em dia. Já troquei pastilhas, pinças, flexíveis, burrinhos e lonas e ainda estou tendo um problema, pois ele está freiando mais na traseira. Um amigo falou que isso era uma falha de projeto. Alguma dica de como corrigir isso?
abraços,
Mete freio a disco e eixo flutuante no eixo traseiro. Você não vai arrepender, é grana bem gasta. O Engesa tem fama de guspir o Semi-eixo traseiro fora......
O que ocorre é que houve um superdimensionamento do freio traseiro.
Tenho o mesmo problema, ainda não corrigi esta falha no king, mas, até onde sei, a solução é incluir válvulas reguladoras de pressão na linha. Soube que as do Monza modelo 12x30 são ineficientes...
As mesmas peças da roda dianteira, com um flange para afixar a pinça de freio.......
Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu. Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado.....
Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado.....
É relativamente fácil.
Usa-se tudo do eixo dianteiro. Manga de eixo, suporte de pinça, disco, pinça, cubo, rolamentos, roda livre ou flange, etc...
A única coisa que muda é a ponta de eixo. Como o eixo traseiro não vai ter o munhão, tem que fazer uma ponta de eixo que não tenha a cruzeta, já que ela não vai caber lá dentro. Aí vai do gosto... Tem quem corte e solde ou tem quem mande fazer inteira.
Em oficinas especializadas em tratores, esse esquema de cortar e soldar a ponta de eixo é bastante utilizado. Se trator aguenta... :P IMHO eu já acho meio ph*da corte e solda em ponta de eixo (ou piloto, entalhado, etc...)
Agora, sobre o assunto freio, IMHO seu problema é válvula reguladora de pressão. Tem que achar uma que diminua o tanto certo a pressão da linha traseira.
As mesmas peças da roda dianteira, com um flange para afixar a pinça de freio.......
Os detalhes do eixo flutuante não sei, pois eu tenho dois eixos dianteiros no meu. Mas é a mesma coisa que se faz num Jeep ou Toyota, é nada complicado.....
Abraços,
Bill,
Voçe não teria umas fotos detalhadinhas dos eixos traseiros do Spider?
Jah que estou com a mão na massa no meu CJ, estou pensando em usar 2 eixos dianteiros da rural no CJ.. o que você acha? Em que devo tomar cuidado, e quais os pontos mais críticos?
Abraços,
Bill,
Voçe não teria umas fotos detalhadinhas dos eixos traseiros do Spider?
Jah que estou com a mão na massa no meu CJ, estou pensando em usar 2 eixos dianteiros da rural no CJ.. o que você acha? Em que devo tomar cuidado, e quais os pontos mais críticos?
[]´s
A parte mais phoda de usar um eixo dianteiro atrás é a inversão dos tubos. Não é serviço para qulaquer um, não, tem que ter acesso à uma fresa para cortar fora as soldas e uma prensa grande para sacar e colocar os tubos.
Do resto, não tem segredo, é só bolar uma maneira de travar os munhões.´ Pode até partir para "rear steer" hidráulica, desenhei o meu para ter esta possibilidade no futuro.......
Graaande Billl....
Agora sim, descobri pq vc usa os munhões atrás também.. ;DDD
Esse negócio de Rear Steer deve ser um barato... igual os Mitsubishi Eclipse GTX... virar as 4 rodas... será que no asfalto não eh estranho naum?? pra colocar uma caixa de direção alí, só se fosse uma totalmente hidráulica, pra só levar as mangueiras lah pra tráz... porque puxar uma coluna, deve ser um terror...
E, valew pelas dicas pra por o eixo dianteiro na traseira... eu tenho fresa / prensa (200ton.) e tudo mais... só não tenho quem faça pra mim.. =(((((( O pessoal da firma ficam 24hrs com serviço, e quem tem q se virar com o CJ sou eu... soh diz ae.. os tubos são soh prensados ou tem mais alguma coisa que prende eles na bola do diferencial?
Graaande Billl....
Agora sim, descobri pq vc usa os munhões atrás também.. ;DDD
Esse negócio de Rear Steer deve ser um barato... igual os Mitsubishi Eclipse GTX... virar as 4 rodas... será que no asfalto não eh estranho naum?? pra colocar uma caixa de direção alí, só se fosse uma totalmente hidráulica, pra só levar as mangueiras lah pra tráz... porque puxar uma coluna, deve ser um terror...
E, valew pelas dicas pra por o eixo dianteiro na traseira... eu tenho fresa / prensa (200ton.) e tudo mais... só não tenho quem faça pra mim.. =(((((( O pessoal da firma ficam 24hrs com serviço, e quem tem q se virar com o CJ sou eu... soh diz ae.. os tubos são soh prensados ou tem mais alguma coisa que prende eles na bola do diferencial?
[]´s
Se um dia eu fizer rear steer, vou utilizar um cilindro hidráulico com dois hastes e bolar um sistema bem simples, ou as rodas estão para frente, ou para esquerda, ou para direita. E só...... Obviamente, a posição central teria uma trava mecânica para usar no asfalto, assim evitando eventuais cagadas desagradáveis........
Quanto os tubos, estão soldados na bolota. Por isso precisa da fresa. Naquela foto de cima, tá vendo aquelas duas "redondas", uma de cada lado da tampa da bolota?? Exatamente do lado contrário do tubo estão localizadas as soldas. Como são soldas de furo, tem que entrar com uma fresa para cortar a solda fora. E essa solda é duuuuuuuuuuura!!!!!! Vai precisar usar uma fresa de cobalto para cortá-la.......