Estive sumido , estou só trabalhando ,mas estou de volta.
Qto ao nosso velho assunto ? estou andando bastante com o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA F-1 com motor MWM 2.8 turbo com intercooler) .
Andei bastante com o cambio CLARK 240 V original do ENGESA , E O COLAR de embreagem é o original do ENGESA que é o da D-20 e o disco e platô é o original do motor MWM 2.8 da S-10 , eu mesmo que comprei.
Qdo comprei o conjunto disco/platô , comprei tb o colar da S-10 , e não era igual ao que tirei , por ísto eu troquei com um igual ao que estava , que é igual ao da D-20 e casou certinho na caixa seca original do ENGESA e no moto MWM 2.8.
Andei uns 5.000 Km com este conjunto e relação de diferencial original do ENGESA ,39x8=4,8785 na frente DANA 30 e 44x9=4,88 na trazeira DANA 44 .
CONCLUSÃO : o animal virou o bicho , acho que de 0 a 100 Km/h devia fazer em 8 segundos e esgoelando o motor chegava em 5° a uns 115Km/h . em ultrapassagem em estrada , nem a RANGER 2.8 POWERSTROKER do meu irmão me alcançava . Ele me perguntou , o que é que vc fez neste carro ? Engenheiros de fábrica ficam 200 anos pra chegar a alguma conclusão e vc sem cálculo algum montou este foguete .
Respondi , é a força do MWM e o cambio/diferenciais reduzido.
Então era um foguete nas arrancadas e retomadas , final de 115Km/h e consumo de 8 a 9 Km/l.
Como vcs sabem que sou de CAMPOS - RJ . e meus irmãos 7 ao todo estão por aí dispersos em todo ESTADO DE SÃO PAULO , frequentemente faço viagens longas ,DAÍ :
RESOLVI trocar a relação dos diferenciais para 46x13 = 3,54 no trazeiro e dianteiro , mantendo os mesmos diferenciais DANA 30 NA FRENTE E DANA 44 A TRÁS .
E coloquei pneus 33" BF ALL/TERRAIN. Eram pneus 235x85x16 = 32".
O CORAÇÃO VALENTE mudou todo o comportameto . Na estrada perdeu muito nas arrancadas e retomadas , ficou bem calmo , perdeu aquele nervosismo que tinha . Em compensação foi até uns 150 a 160 KM/h , não deu pra saber direito pq estou sem velocímetro , sem conta giro. e a sensação de ingovernabilidade fica grande nesta velocidade .
MAS a 120 a 130 Km/h fica muito sereno com motor redondo e o carro na mão com segurança fazendo 8,5 a 9,5 Km/l , dependendo de como anda. Achava que com esta relação faria uns 12 a 13 Km/l , mas não faz , acho que é pela aerodinamica do ENGESA que é desfavorável .
ENFIM ,VALEU A PENA ESTAS MUDANÇAS : MOTOR MWM 2.8 TURBO COM INTERCOLLER , CAIXA ORIGINAL CLARK 240 V E RELAÇÃO 46X13 =3,54 . Nesta configuração que está o meu , para trilhas pesadas , NESCESSITARIA de colocar a CAIXA DE TRANSFERENCIA DA TOYOTA BANEIRANTE ,para não faltar foça em baixa velocidade . Que será minha meta no FUTURO .
UM ABRAÇO A TODOS desculpe a extensão