x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 13

Tópico: Camper

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    10/03/2008
    Local
    aracaju/SE
    Agradecimentos: 0

Question Camper

Olá pessoal, sou novo por aqui, tenho uma Camper 91 diesel, motor maxion ST e adaptei uma caixa de redução do JPX nela. O meu diferencial trazeiro a bola é central e a cruzeta da transmição tem quebrado com alguma frequencia pois está trabalhando inclinada. O danado do mecanico quando instalou a caixa de redução falou que nào teria problema, pois cruzeta foi feita pra trabalhar em qualquer posição. Já levei para torneiro as transmições para alinhar e balancear, porem quebram. Voces mais experientes poderiam me ajudar? Falaram para eu arrumar uma capa de diferencial do ENGESA e instalar um kit flutuante da toyota bandeirantes.

obrigado

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro arthur caribe!

Bem, pelo seu relato, colocou uma t-case que tem a saída lateral e o diferencial a "bolo" é central.

Qual cruzeta está quebrando?

A do diferencial ou a da t-case?

O que te falaram para fazer é colocar o diferencial do engesa FI com eixo flutuante ensimec ou enfer.

Mais isso é caro!

Então, coloca uma junta CV (pesquisa aqui no fórum) que acabarão todos esses problemas de quebra de cruzeta, com um custo baixo.

Essa é a minha opinião.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    10/03/2008
    Local
    aracaju/SE
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro arthur caribe!

Bem, pelo seu relato, colocou uma t-case que tem a saída lateral e o diferencial a "bolo" é central.

Qual cruzeta está quebrando?

A do diferencial ou a da t-case?

O que te falaram para fazer é colocar o diferencial do engesa FI com eixo flutuante ensimec ou enfer.

Mais isso é caro!

Então, coloca uma junta CV (pesquisa aqui no fórum) que acabarão todos esses problemas de quebra de cruzeta, com um custo baixo.

Essa é a minha opinião.

Abraços.

Kim.
    amigo kim, se assim vc permitir.
    A que está quebrando é a cruzeta que trabalha na transmissão que vai para o diferencial trazeiro. (outro lado da luva). Estou usando da F 1000 4x4 . Várias pessoas dizem que por a bola do difeencial ser central e a t -case ser a saida lateral, gera estads quebras pois trabalham em angulo de 45 graus.
    Desculpe minha ignorancia em mecanica.
    Vou pesquisar aqui no forum sua opinião que para mim é de inteira importancia.
    abraços.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Caro arthur caribe!

Claro que permito ser chamado da amigo, é um prazer!

Bem, sobre a junta CV, está sendo discutido no tópico do Jipão, do Folgado.

Alguns chamam de cruzeta dupla, junta CV é o conhecido por todos.

É um recurso muito usado, inclusive em munhões de tratores traçados de grande porte.

Creio que se trata de uma solução prática e funcional para seu problema, pois diminuirá consideravelmente o ângulo que cada cruzeta trabalhará.

Segue foto.

Abraços.

Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Camper-junta-cv.jpg  

Usuário
    Entrada
    10/03/2008
    Local
    aracaju/SE
    obrigado amigo, procurarei aqui em ARACAJU, a tal cruzeta dupla. A posteriori darei uma posição do que foi resolvido e aplicado. abraços

Caro Arthur,

A configuração que usava no meu engesa, criava uma situação muito parecida com a sua; utilizava cx de marchas e transferencia originais do fase 2, onde a transmissão sai no fundo da cx.... e junto uso os eixos da band. que tem a bola do diferencial deslocada para direita. MINHA TRANSMISSÃO TRABALHAVA COM A MESMA INCLINAÇÃO QUE A SUA, SÓ QUE NO SENTIDO OPOSTO, e isto não tornava minhas cruzetas mais frageis...agora acabei de adaptar tambem a redução do JPX, e corrigi o alinhamento da transmissão.
    Se vc decidir adiar a colocação de um diferencial com bojo deslocado, parte pra sugestão do GRANDE KIM(oh guru!!!) e coloca uma junta cv que resolve teu problema...

grande abraço e sucessos...

Daniel lima
    Engesa,mwm2.8,eixos band,disco nas4,work12000,etc

Usuário
    Entrada
    10/03/2008
    Local
    aracaju/SE
    valeu, farei esta experiencia, tem ideia de quanto custou esta cruzeta dupla?
    abraços

Usuário
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3
    Grande Caribé, blza?

Vc sabe que essa sua camper já foi minha né? POis bem, na minha camper atual usei a seguinte configuração, câmbio de Band e eixo de camper, o cardan trabalhava inclinado numa boa sem trepidar nada e sem quebrar as cruzetas.

Depois adaptei os eixos da band e nao tive problemas.... Recentemente troquei o câmbio de band pelo da hilux, cuja a saída é central e o meu diferencial era o da band. Pois bem, foi um inferno até acertar.

Achei que não teria problemas, pois já tinha utilizado o cardan inclinado quando tinha o câmbio da band e o eixo da camper, mas como o câmbio da Hilux é muito comprido o ângulo da cruzeta ficava muito acentuado.

Então parti para adaptar a junta CV da Hilux na minha camper, coloquei e o problema continuava, o carro vibrava pra kct, não teve jeito. Acabei adaptando um eixo de S10 V6 no meu carro por causa da relação de diferencial.

Acho que antes de vc partir para junta CV é interessante vc medir os ângulos da cruzeta, se eles tiverem muito acentuados é melhor vc partir para um eixo traseiro de engesa ou Band. O problema do eixo da band será a relação dianteira que vc tera que trocar.

Hum, quando a camper era minha ela estava com a relação 14x43 (3,07) que tornava ela boa pra estrada mais ruim de trilha. A relação da band é 3,7:1 o que vai deixar a camper bem mais esperta e na frente vc coloca a relação da S10, pois seu eixo dianteiro é um dana 44 de rural

Veja bem antes de fazer as coisas, pois o meu cardan com junta CV eu comprei em Recife por R$ 500,00 e não resolveu o problema, o que resolveu foi o eixo da S10 (R$ 1.200,00) completo, mas necessitando adaptar os suportes.

[ ]s,

Hugo Morais

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Camper 4x4 Diesel
      Por Alexandre Reis no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 14
      Última resposta: 20/08/2005, 20:29
    2. Peças Camper
      Por Caio no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 9
      Última resposta: 07/03/2005, 01:33
    3. Meus Brinquedos - Engesa e Camper
      Por Henrique no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 5