Postado originalmente por
hugo.morais
Grande Caribé, blza?
Vc sabe que essa sua camper já foi minha né?

POis bem, na minha camper atual usei a seguinte configuração, câmbio de Band e eixo de camper, o cardan trabalhava inclinado numa boa sem trepidar nada e sem quebrar as cruzetas.
Depois adaptei os eixos da band e nao tive problemas.... Recentemente troquei o câmbio de band pelo da hilux, cuja a saída é central e o meu diferencial era o da band. Pois bem, foi um inferno até acertar.
Achei que não teria problemas, pois já tinha utilizado o cardan inclinado quando tinha o câmbio da band e o eixo da camper, mas como o câmbio da Hilux é muito comprido o ângulo da cruzeta ficava muito acentuado.
Então parti para adaptar a junta CV da Hilux na minha camper, coloquei e o problema continuava, o carro vibrava pra kct, não teve jeito. Acabei adaptando um eixo de S10 V6 no meu carro por causa da relação de diferencial.
Acho que antes de vc partir para junta CV é interessante vc medir os ângulos da cruzeta, se eles tiverem muito acentuados é melhor vc partir para um eixo traseiro de engesa ou Band. O problema do eixo da band será a relação dianteira que vc tera que trocar.
Hum, quando a camper era minha ela estava com a relação 14x43 (3,07) que tornava ela boa pra estrada mais ruim de trilha. A relação da band é 3,7:1 o que vai deixar a camper bem mais esperta e na frente vc coloca a relação da S10, pois seu eixo dianteiro é um dana 44 de rural
Veja bem antes de fazer as coisas, pois o meu cardan com junta CV eu comprei em Recife por R$ 500,00 e não resolveu o problema, o que resolveu foi o eixo da S10 (R$ 1.200,00) completo, mas necessitando adaptar os suportes.
[ ]s,
Hugo Morais