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Tópico: Camper

  • #1
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    Question Camper




    Olá pessoal, sou novo por aqui, tenho uma Camper 91 diesel, motor maxion ST e adaptei uma caixa de redução do JPX nela. O meu diferencial trazeiro a bola é central e a cruzeta da transmição tem quebrado com alguma frequencia pois está trabalhando inclinada. O danado do mecanico quando instalou a caixa de redução falou que nào teria problema, pois cruzeta foi feita pra trabalhar em qualquer posição. Já levei para torneiro as transmições para alinhar e balancear, porem quebram. Voces mais experientes poderiam me ajudar? Falaram para eu arrumar uma capa de diferencial do ENGESA e instalar um kit flutuante da toyota bandeirantes.

    obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro arthur caribe!

    Bem, pelo seu relato, colocou uma t-case que tem a saída lateral e o diferencial a "bolo" é central.

    Qual cruzeta está quebrando?

    A do diferencial ou a da t-case?

    O que te falaram para fazer é colocar o diferencial do engesa FI com eixo flutuante ensimec ou enfer.

    Mais isso é caro!

    Então, coloca uma junta CV (pesquisa aqui no fórum) que acabarão todos esses problemas de quebra de cruzeta, com um custo baixo.

    Essa é a minha opinião.

    Abraços.

    Kim.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro arthur caribe!

    Bem, pelo seu relato, colocou uma t-case que tem a saída lateral e o diferencial a "bolo" é central.

    Qual cruzeta está quebrando?

    A do diferencial ou a da t-case?

    O que te falaram para fazer é colocar o diferencial do engesa FI com eixo flutuante ensimec ou enfer.

    Mais isso é caro!

    Então, coloca uma junta CV (pesquisa aqui no fórum) que acabarão todos esses problemas de quebra de cruzeta, com um custo baixo.

    Essa é a minha opinião.

    Abraços.

    Kim.
    amigo kim, se assim vc permitir.
    A que está quebrando é a cruzeta que trabalha na transmissão que vai para o diferencial trazeiro. (outro lado da luva). Estou usando da F 1000 4x4 . Várias pessoas dizem que por a bola do difeencial ser central e a t -case ser a saida lateral, gera estads quebras pois trabalham em angulo de 45 graus.
    Desculpe minha ignorancia em mecanica.
    Vou pesquisar aqui no forum sua opinião que para mim é de inteira importancia.
    abraços.

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro arthur caribe!

    Claro que permito ser chamado da amigo, é um prazer!

    Bem, sobre a junta CV, está sendo discutido no tópico do Jipão, do Folgado.

    Alguns chamam de cruzeta dupla, junta CV é o conhecido por todos.

    É um recurso muito usado, inclusive em munhões de tratores traçados de grande porte.

    Creio que se trata de uma solução prática e funcional para seu problema, pois diminuirá consideravelmente o ângulo que cada cruzeta trabalhará.

    Segue foto.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Camper-junta-cv.jpg  

  • #5
    Caro Arthur,

    A configuração que usava no meu engesa, criava uma situação muito parecida com a sua; utilizava cx de marchas e transferencia originais do fase 2, onde a transmissão sai no fundo da cx.... e junto uso os eixos da band. que tem a bola do diferencial deslocada para direita. MINHA TRANSMISSÃO TRABALHAVA COM A MESMA INCLINAÇÃO QUE A SUA, SÓ QUE NO SENTIDO OPOSTO, e isto não tornava minhas cruzetas mais frageis...agora acabei de adaptar tambem a redução do JPX, e corrigi o alinhamento da transmissão.
    Se vc decidir adiar a colocação de um diferencial com bojo deslocado, parte pra sugestão do GRANDE KIM(oh guru!!!) e coloca uma junta cv que resolve teu problema...

    grande abraço e sucessos...

    Daniel lima
    Engesa,mwm2.8,eixos band,disco nas4,work12000,etc

  • #6
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    obrigado amigo, procurarei aqui em ARACAJU, a tal cruzeta dupla. A posteriori darei uma posição do que foi resolvido e aplicado. abraços

  • #7
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    valeu, farei esta experiencia, tem ideia de quanto custou esta cruzeta dupla?
    abraços

  • #8
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    Grande Caribé, blza?

    Vc sabe que essa sua camper já foi minha né? POis bem, na minha camper atual usei a seguinte configuração, câmbio de Band e eixo de camper, o cardan trabalhava inclinado numa boa sem trepidar nada e sem quebrar as cruzetas.

    Depois adaptei os eixos da band e nao tive problemas.... Recentemente troquei o câmbio de band pelo da hilux, cuja a saída é central e o meu diferencial era o da band. Pois bem, foi um inferno até acertar.

    Achei que não teria problemas, pois já tinha utilizado o cardan inclinado quando tinha o câmbio da band e o eixo da camper, mas como o câmbio da Hilux é muito comprido o ângulo da cruzeta ficava muito acentuado.

    Então parti para adaptar a junta CV da Hilux na minha camper, coloquei e o problema continuava, o carro vibrava pra kct, não teve jeito. Acabei adaptando um eixo de S10 V6 no meu carro por causa da relação de diferencial.

    Acho que antes de vc partir para junta CV é interessante vc medir os ângulos da cruzeta, se eles tiverem muito acentuados é melhor vc partir para um eixo traseiro de engesa ou Band. O problema do eixo da band será a relação dianteira que vc tera que trocar.

    Hum, quando a camper era minha ela estava com a relação 14x43 (3,07) que tornava ela boa pra estrada mais ruim de trilha. A relação da band é 3,7:1 o que vai deixar a camper bem mais esperta e na frente vc coloca a relação da S10, pois seu eixo dianteiro é um dana 44 de rural

    Veja bem antes de fazer as coisas, pois o meu cardan com junta CV eu comprei em Recife por R$ 500,00 e não resolveu o problema, o que resolveu foi o eixo da S10 (R$ 1.200,00) completo, mas necessitando adaptar os suportes.

    [ ]s,

    Hugo Morais

  • #9
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    Citação Postado originalmente por hugo.morais Ver Post
    Grande Caribé, blza?

    Vc sabe que essa sua camper já foi minha né? POis bem, na minha camper atual usei a seguinte configuração, câmbio de Band e eixo de camper, o cardan trabalhava inclinado numa boa sem trepidar nada e sem quebrar as cruzetas.

    Depois adaptei os eixos da band e nao tive problemas.... Recentemente troquei o câmbio de band pelo da hilux, cuja a saída é central e o meu diferencial era o da band. Pois bem, foi um inferno até acertar.

    Achei que não teria problemas, pois já tinha utilizado o cardan inclinado quando tinha o câmbio da band e o eixo da camper, mas como o câmbio da Hilux é muito comprido o ângulo da cruzeta ficava muito acentuado.

    Então parti para adaptar a junta CV da Hilux na minha camper, coloquei e o problema continuava, o carro vibrava pra kct, não teve jeito. Acabei adaptando um eixo de S10 V6 no meu carro por causa da relação de diferencial.

    Acho que antes de vc partir para junta CV é interessante vc medir os ângulos da cruzeta, se eles tiverem muito acentuados é melhor vc partir para um eixo traseiro de engesa ou Band. O problema do eixo da band será a relação dianteira que vc tera que trocar.

    Hum, quando a camper era minha ela estava com a relação 14x43 (3,07) que tornava ela boa pra estrada mais ruim de trilha. A relação da band é 3,7:1 o que vai deixar a camper bem mais esperta e na frente vc coloca a relação da S10, pois seu eixo dianteiro é um dana 44 de rural

    Veja bem antes de fazer as coisas, pois o meu cardan com junta CV eu comprei em Recife por R$ 500,00 e não resolveu o problema, o que resolveu foi o eixo da S10 (R$ 1.200,00) completo, mas necessitando adaptar os suportes.

    [ ]s,

    Hugo Morais
    Caro Hugo,You do not have permission to perform this action. Please refresh the page and login before trying again.

    Perdoei-me por não ter me ligado no seu nome inicialmente. O documento da viatura já encontra-se em meu poder, em breve providenciarei a transferencia. Quanto ao eixo trazeiro da Band. ele é muito curto para a CAMPER, estou propenso a botar um eixo de ENGESA com a minha relação.(comprar só a capa do diferencial) e adquirir os semi eixos na ROTA ou outra qualquer.

    A relação atual da viatura, eu particulamente não lembro agora, porem nào é a que estava em seu poder, é mais reduzida é alguma coisax43.

    Pretendo fazer o eixo flutuante, pois sou detentor dos cubos dianteiro da rural e tenho tambem cabeção de jipe militar. As demais peças(rolamentos, prisioneiros etc.)
    compro por aqui. Lembrando que a furação de roda é de 5 furos, dianteira e trazeira, se optar pela BAND. terei que trocar as rodas tambem.

    abraços

    caribé

  • #10
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    Caribé,

    Não esquenta com o lance do documento, se precisar de alguma coisa é só gritar!

    Hum, acho que o Douglas trocou tudo pra 5 furos com o eixo dianteiro e traseiro da rural. Realmente nessa situação o eixo da Band não é a melhor opção pra vc, vai ter que morrer num eixo de engesa.

    Vou verificar se ainda tenho a capa traseira jogada lá em Recife se tiver lhe aviso. Esse esquema de flutuante que vc pretende fazer eu fiz com o Douglas no meu ex-CJ3A, coloquei as pontas de eixos dianteiro e cubos no eixo traseiro, fiz um semi-eixo soldado com a ponta de eixo dianteiro e voilá, tava montado o flutuante.

    O problema dessa adaptação é que num CJ3A de trilha ainda vai, mas num carro como a camper que vc vai pegar estrada,etc... Eu tenho lá minhas dúvidas, o ideal era que vc mandasse usinar os semi-eixos e ainda tivesse um de cada de reserva. Não sei se em Aracajú vc vai conseguir quem faça esse serviço.

    Bem, qq coisa é só falar!

    [ ]s,

    Hugo

  • #11
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    Hugo,

    Realmente o Douglas trocou os eixos dianeiro e trazeiro pelo da Rural, inclusive já
    a fiz substituição do semi eixo curto dianteiro e o longo trazeiro que quebraram.

    O Douglas armengou muitas coisas, o carro tava uma bagaçada, todo maquiado, custou-me uma nota paa começar a recuperar.

    Aqui em ARACAJU é perdido, fim de mundo.

    abraços,

    caribé
    arthurcaribe@uol.com.br

  • #12
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    Talking

    olá pessoal,

    Consegui resolver o problema dos diferenciais, trabalhando em angulo obliquo da trazeira da minha camper. Comprei uma nova luva da rural, aumentei o angulo de trabalho da luva com uma mini-retífica (desbastei as laterias da luva onde as cruzetas topovam), e ficou uma maravilha. Já fiz tres trilhas pesadas (barro, erosão e areia) e não cairam mais minhas transmissões como viam ocorrendo. As mesmas não vibram e estão alinhadas. Obrigado a todos que se propuseram ajudar.

    abraços

    caribé

    PS . se olharem sobre um NIVA, veram que as trasmissões trabalham do mesmo jeito que ficou e minha.

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