Pessoal hoje fiz o que a tempo eu trilhava, sempre quiz ter um carro a diesel, era tipo esses sonhos que a gente tem que realizar. Para alguns pode parecer besteira mas so quem sonha sabe como é.
Bom o negocio é que comprei a danada trata-se de uma camper 93 4x2 motor maxion S4 e cambio ZF 5a over, ta meio sem dono precisando de um pai. Gostaria de ideias para passa-la para 4x4 qual t case devo usar ou devo trocar a caixa toda e o eixo estou com duas opçoes ou troller ou o meu 4x2 da outra que esta gurdado.
Fala rodrigo, tem um outro cara que acabou de comprar uma 4x2 também, e está pensando em colocar 4x4.
Por isso entrar na lista do yahoo e vê o que o pessoa anda sugerindo
PB
Quando tranformei a minha, usei eixos de rural(dana40), depois fiz um alinhamento especial(com ciborg), usei o cambio 240V com a tranf. FI. Mas isso foi a muito tempo atrás, se fosse tranformar nos dias de hoje, colocaria o cambio completo da Hilux, entra no site da www.camper.com.br e olha os kits comercializados, e tambem tem a oficina Caverna4x4 que pertence ao Ricardo Farias(dispensa apresentação) , entende tudo de Camper.
wilson a minha primeira camper coloquei a cx completa da hilux 3.0 e ficou otima, minha duvida é se como esta caixa que esta na diesel parece ser muito forte sera que vale a pena mante-la e colocar uma t-case ou devo vende-la e colocar a cx da hilux completa. quanto ao eixo estou pensando em transformar o antigo 4x2 que tenho em 4x4 com bola dana 44.
Paulo valeu pela dica, como faço para entrar, é pelo yahoo?
Quanto a vc utilizar o cambio atual, não posso opinar, pois não conhecí ninguem que o utilizasse(nem sei se existe flange pra esse modelo). Eu optaria pelo da Hilux completo e venderia esse seu cambio(que tem um ótimo valor de venda). Agora utilizar o próprio eixo, tbem desconheço(não sou mecanico, rsrsrs), mas se desse pra usar o eixo 4x2, acho que ja haveria algum relato sobre essa adaptação.
mas existem varios relatos se vc observar o eixo 4x2 da camper é identico ao do engesa no que diz respeito aos munhoes, so que não possue a bola do diferencial, a rota faz este serviço e o kim ja fez no dele que era dana 30 e passou para dana 44 os semieixos sao da enfer se não me engano sao ate mais reforçados que o dana 30
Grande Rodrigo, como disse anteriormente, eu não sou mecanico, e sim, um que ja tranformou uma 4x2 em 4x4, e disse que não tinha visto nenhuma usando eixo 4x2 para tal tranformação, como vc disse, alterando o 30 para o 40, sim, isso eu ja ví e funciona, agora eu "acho" que no 4x2, como ficaria a adaptação da roda livre por exemplo? Deixo para os mais entendidos no assunto e encerro minha participação.
exatamente como o kim falou se vc entrar no site da rota eles tem o eixo diat. a venda com base de troca no diant. simples isso porque a envemo quando montava as camper fazia um eixo exatamente identico ao do engesa so que no lugar da bola dana 30(engesa) existe um tubo oco que interliga os munhoes. para vc ter uma ideia ate a base do munhao que liga no tubo da 4x2 tem uma tampa para não entrar sujeira se vc bater nela ela solta e cai dentro do eixo o local para colocar a bucha de bronze e o retentor ta praticamente pronto necessitando apenas de uma limpeza.
os cubos de roda são identicos manga de eixo tudo igual.
não sei postar fotos mas vou tirar algumas da minha 4x2 que passei para 4x4 para dar maior entendimento.
Rodrigo, rodei uns trës anos com a camper com esse cambio (ZF) após destruir o original CL2205.
Hoje a camper está 4x4 igual a original e posso te dizer, se puder preservar o cambio faça isso, o 2615 é robusto, mas é de caminhão antigo, o ZF é o que há de mais moderno.
Se alguem pode te ajudar é o Marcel da equipeminas.
O problema é uma caixa de transferëncia compatível, até comprei uma de Hilux por engrenagem, mas cá entre nós esse cambio merece coisa melhor e mais robusta (desde que tenha a carcaça em alumínio).
Hoje se fosse fazer a conversão novamente colocaria um eixo de troller e um cambio original de f250 4x4. Solução cara, mas insuperável.
Só de curiosidade, qual a relação de sua camper? A minha era 3.54 e ficou show.