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  • #1
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
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    Escapamento Engesa FII Diesel




    Olá pessoal,

    pretendo reconstruir o sistema de escapamento do meu Engesa e gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber qual o “roteiro” e qual silencioso recomendado para Engesa FII Diesel. O meu é diesel original de fábrica (Perkins Q20B4) mas com Turbo adaptado. O sistema de escapamento atual que tenho é uma saída apartir do turbo e logo em seguida, um silencioso tipo esportivo (semelhantes aos Kadron) terminando por aí com a ponteira virada para baixo. É uma saída curta ficando o silencioso logo após a caixa de tranferência, entre o cardã e a longarina direita, “pendurada” na carroceria. Esta posição me causa arrepios em alagados pois sempre há a possibilidade de “engolir” água por lá. Fui a um especalista e ele disse que consegue reconstruir desde que eu leve o roteiro. Tenho uns suportes na carroceria que estão sem uso e suspeito que sejam do sistema original. Quanto ao silencioso, fui ver os da D-20, Silverado mas são muito grandes e não há onde alojá-los. O “especialista” recomendou o uso do mesmo modelo que está hoje mas com extensão até a parte traseira acima do tanque mas me disse que este escapamentos esportivos, por serem menores, “queimam” em 6 meses. O local onde o silencioso está, é muito bem protegido quanto a pancadas e acho que se colocar algo externo às longarinas, ficaria muito exposto. Resumindo, o que queria seria um roteiro de escapamento que fique com saída na traseira mais alta do que está atualmente (provavelmente entre o tanque e a carroceria como vi em uma foto da revista 4x4 e Pick-up quando lançaram o FII), com silencioso sem grandes dimensões e que não estrangule o motor! Difícil?!!! Alguém poderia me ajudar nessa?!!!

  • #2
    Cristiano,

    Qdo comprei o Jericó, ele veio com um silencioso de D-20, mas como vc, achei que iria atrapalhar e esta dúvida veio a se concretizar nas trilhas...

    Solução, retirei-o e deixei o tubo de 2,5" direto... Tb tenho turbina, e a mesma já abafa "um pouco" o barulho, mas se está usando apenas o abafador blz, não instalei pq o mesmo custa L$ 70...

    O trajeto que fiz, pelo menos por enquanto , já da turbina, saio para à direita, dentro do paralama direito, acompanho a carroceria por baixo do banco do passageiro, passa entre a roda traseira direita e a mola e próximo ao parachoque traseiro, na mesma altura, sai para a direita, entre o parachoque e o pneu traseiro, conforme a foto...

    Sei que não é o trajeto original, mas não consegui um melhor, se tiver outra idéia dê um toque...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento Engesa FII Diesel-kichute_do_jeric_1.jpg  
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
    Moderador Avatar de gvogetta
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    Caro Christiano,


    Só um lembrete: o trajeto da tubulação de escapamento diesel deve ser o mais "reto" possível, evitando curvas (possíveis pontos de estrangulamento) e de preferência em tubo de 2,5" para não restringir a saída de gases que poderia forçar o motor...

    Quanto ao silencioso, vi um amigo engeseiro usando o da D-10, que é bem "fino" e pequeno...

    Saudações,



  • #4
    Citação Postado originalmente por gvogetta Ver Post

    Só um lembrete: o trajeto da tubulação de escapamento diesel deve ser o mais "reto" possível, evitando curvas (possíveis pontos de estrangulamento) e de preferência em tubo de 2,5" para não restringir a saída de gases que poderia forçar o motor...

    Quanto ao silencioso, vi um amigo engeseiro usando o da D-10, que é bem "fino" e pequeno...

    Saudações,
    Caros amigos,

    Estou passando pelo mesmo problema: hora de trocar o sistema de escapamento por conta da troca do motor por um Q20B.

    Acontece que o silencioso da D20 é um trambolho para ser colocado embaixo do Fase I. Não vejo como coloca-lo entre o chassis!!!

    Pensando na sugestão do gvogetta quanto ao uso do silencioso da D10 (e tenho ele aqui!!!), caberia perfeitamente entre o chassis e eu poderia colocar a ponteira logo depois do silencioso, deixando a saída na altura da porta do passageiro, encurtando todo o sistema de escape e evitando curvas.

    Acontece que este silencioso da D10 tem apenas 2" de diâmetro, contra as 2,5" indicadas para motores diesel deste porte. Então pergunto:

    - É possível o uso deste silencioso da D10?
    - Não iria esgoelar a saída de gases do motor?
    - Não poderia ser prejudicial ao motor?
    - Alguma outra sugestão de silencioso para adaptar no Fase I com Q20B?


    [ ]'s

  • #5
    Usuário Avatar de Kim
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    O silencioso da D10 fica sub dimensionado, podendo haver aquecimento do motor.

    Usa o "JK" da Vanzin, existem em várias medidas, procure o de 2"1/2, fica um som abafado, legal!!

    O tamanho da peça é bol, cabe entre o chassi e o câmbio.

    Abraços.

    Kim.

    http://www.vanzin.com.br/ silencioso universal é o queve procurar

  • #6
    Usuário Avatar de gnecchi
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    No meu 6 canecos tb uso esse silencioso JK.....

    O som é mais para esportivo do que para comportado !!! e fica nota 10 em função do tamanho reduzido.


    []'s
    4.1 MPFI*FuelTech*VJ910*Dana44 Diant/Traz*T-Rex Bone Ensimec*Rancho
    TMax 12.500 lb*ZF 4HP22+Tcase Hilux 4.7:1MKrawler*BL Macrotorque*Yellow-Top Optima

  • #7
    Certo pessoal!

    Vou procurar para ver se acho esse Vanzin aqui por Brasília.

    [ ]'s

  • #8
    Usuário Avatar de Christiano Yudi Doyama
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    Valeu Eduardo e Vogetta!

    Obrigado pela dica da tubulação de 2,5". Vou testar o "som" com e sem o abafador, mas com certeza não iria colocar o da Silverado que é pedir pra enrroscar na primeira trilha. Este abafador menor, por aqui, eu tenho achado por L$ 55 e a dúvida do "especialista" era sobre a durabilidade deste em relação ao silencioso da Silverado. Vou ver se acho este silencioso da D-10 pra ver como é, e se pode ser uma boa opção!

    Mais uma vez obrigado!!!

    [ ]s

  • #9
    Usuário Avatar de NeRo
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    Escapamento

    Eu posso scanear na firma as páginas referentes ao escape do Manual e postar aqui... Mas é o trajeto para álcool e gasolina... Pela vista explodida você terá as dobras do cano e onde esles são presos originalmente.

    Providenciarei isso amanhã.
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  • #10
    Usuário Avatar de NeRo
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    As fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Escapamento Engesa FII Diesel-vistatot_177.gif   Escapamento Engesa FII Diesel-vistaexp_202.gif  
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  • #11
    NeRo,

    Acho que não entendi direito , parece que o escape passa entre a mola e o tanque, será isso mesmo ???

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #12
    Usuário Avatar de NeRo
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    Fala Edu!

    Em termos, sim. Eu diria que passa entre eles mas, na horizontal, passa bem acima do tanque, preso a carroceria.

    []s
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