Olá pessoal,
pretendo reconstruir o sistema de escapamento do meu Engesa e gostaria de pedir a ajuda de vocês para saber qual o “roteiro” e qual silencioso recomendado para Engesa FII Diesel. O meu é diesel original de fábrica (Perkins Q20B4) mas com Turbo adaptado. O sistema de escapamento atual que tenho é uma saída apartir do turbo e logo em seguida, um silencioso tipo esportivo (semelhantes aos Kadron) terminando por aí com a ponteira virada para baixo. É uma saída curta ficando o silencioso logo após a caixa de tranferência, entre o cardã e a longarina direita, “pendurada” na carroceria. Esta posição me causa arrepios em alagados pois sempre há a possibilidade de “engolir” água por lá. Fui a um especalista e ele disse que consegue reconstruir desde que eu leve o roteiro. Tenho uns suportes na carroceria que estão sem uso e suspeito que sejam do sistema original. Quanto ao silencioso, fui ver os da D-20, Silverado mas são muito grandes e não há onde alojá-los. O “especialista” recomendou o uso do mesmo modelo que está hoje mas com extensão até a parte traseira acima do tanque mas me disse que este escapamentos esportivos, por serem menores, “queimam” em 6 meses. O local onde o silencioso está, é muito bem protegido quanto a pancadas e acho que se colocar algo externo às longarinas, ficaria muito exposto. Resumindo, o que queria seria um roteiro de escapamento que fique com saída na traseira mais alta do que está atualmente (provavelmente entre o tanque e a carroceria como vi em uma foto da revista 4x4 e Pick-up quando lançaram o FII), com silencioso sem grandes dimensões e que não estrangule o motor! Difícil?!!! Alguém poderia me ajudar nessa?!!!