x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42

Band-Eixo Dianteiro-Rodas

Salve PessoALL,

Estou terminando uma adaptação do eixo dianteiro de Toy Band (não sei o ano) em um Engesa e me deparei com um problema:

Comprei 4 rodas Mangels (aço) aro 16, tala 7'', offset 0, que batem nos pivôs do setor de direção. Para terem uma idéia de quanto "pega", se eu colocasse um espaçador de roda de uns 5mm resolveria o problema.

Minha dúvida:

1- Os bracinhos, nos quais são ligados o pivôs, indicados na foto, são realmentes curvos para fora? Não estariam invertidos de lado?

2- Caso afirmativo, estava pensando em inverte-los, deixando-os virados para dentro e encurtando a barra de direção (que liga um braço ao outro). O que acham?

[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Band-Eixo Dianteiro-Rodas-13-04-07_1347.jpg  

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Talking

Citação Postado originalmente por TcheRenato
    1- Os bracinhos, nos quais são ligados o pivôs, indicados na foto, são realmentes curvos para fora? Não estariam invertidos de lado?
    2- Caso afirmativo, estava pensando em inverte-los, deixando-os virados para dentro e encurtando a barra de direção (que liga um braço ao outro).
    Renato,
    1) Sim, prá fora.
    2) Se virar prá dentro, funciona bem em linha reta. Quando você virar o volante em manobras, a roda de fora vai esterçar muito mais que a de dentro. Vai arrastar pneu. O carro vai fica "zarolho". Melhor seria ter comprado um jogo com off-set negativo.
    Meu engesa tem o mesmo conjunto que o seu. Eixos de Band e jogo Mangels, porém 15X10 pol., só que off-set negativo 44mm. Não pega no braço de direção. Ainda assim, tive que colocar um espaçador de 10 mm, para não pegar nas pinças de freio.

Abraço.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Citação Postado originalmente por Luca Ver Post
    Renato,
    1) Sim, prá fora.
    2) Se virar prá dentro, funciona bem em linha reta. Quando você virar o volante em manobras, a roda de fora vai esterçar muito mais que a de dentro. Vai arrastar pneu. O carro vai fica "zarolho". Melhor seria ter comprado um jogo com off-set negativo.
    Meu engesa tem o mesmo conjunto que o seu. Eixos de Band e jogo Mangels, porém 15X10 pol., só que off-set negativo 44mm. Não pega no braço de direção. Ainda assim, tive que colocar um espaçador de 10 mm, para não pegar nas pinças de freio.

Abraço.
    OK Luca, esclarecedora sua explicação. Obrigado.

Certamente um espaçador de 10mm resolve este meu problema, mas, como pretendo colocar freio a disco neste eixo, acabei com outra dúvida:

- Um espaçador de 10mm resolveria um futuro problema de uso dessas rodas 16x7 offset 0 em relação às pinças de freio

*** Tu tens sorte de teres estas Mangels 15x10 com offset negativo. A Mangels parou de fabricar rodas de aço, dando sequência apenas a produção de rodas em liga leve. Me foi bem penoso achar estas que acabei de comprar, em uma loja que ainda as tinha em estoque.

[ ]'s

Olá tcherenato.

Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos. Portanto, eles são curvos mesmo e para fora, mas salvo engano (ilusão de ótica), na foto parecem estar mais curvos que o normal. Digo isto porque tenho uma band 80 com este eixo e "bracinho" (deve ter um nome que também não sei) e uso mangels, 16x7, e, tenho quase certeza (vou olhar amanhã) com off-set zero.

Abraços.

Gildo.

Citação Postado originalmente por Gildo Antônio Ver Post
    Olá tcherenato.

Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos. Portanto, eles são curvos mesmo e para fora, mas salvo engano (ilusão de ótica), na foto parecem estar mais curvos que o normal. Digo isto porque tenho uma band 80 com este eixo e "bracinho" (deve ter um nome que também não sei) e uso mangels, 16x7, e, tenho quase certeza (vou olhar amanhã) com off-set zero.

Abraços.

Gildo.
    Blz Gildo, fico no aguardo. Talvez, se existir outro braço de direção (mais curto ou menos curvo) que seja passível de troca para este eixo (deve ser mesmo anterior a 82) eu possa ver se a substituição é viável.

Se precisar mais fotos eu posto aqui.

PS.: Estou pensando também em alterar o offset desta roda em 30mm, torneando as soldas e deslocando o centro 30mm para dentro.

[ ]'s

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    LUCA

Estava em dúvida sobre a bitola do eixo da BAND para se colocar no ENGESA , perguntei ao ELMER , ele me respondeu que achava que um espaçador de 4cm seria suficiente , mas li seu relato e te pergunto : No meu ENGESA estou com a mesma configuração do seu , ou seja , rodas de 10" de tala , aro 15 e off-set de -44 mm , sendo que é de liga leve , modelo BBS da BINNO .

A questão : vc já vem usando desta forma a qto tempo , não roça em nada ? O seu espaçador é maciço ou de 2 flanges soldados em um tubo cortado com 10 cm , pois qdo tive uma BAND aço curta coloquei um destes , e tive o dissabor da solda romper e cair a roda , e TIVE QUE USAR A AJUDA DO NOSSO PAI MAIOR "DEUS" , para salvar a minha vida .

Devo colocar eixos de BAND FLUTUANTE no meu ENGESA , pois pela segunda vez me soltou a roda , agora do ENGESA por ter partido o eixo trazeiro esquerdo que é DANA 44 NÃO É FLUTUANTE , poderia colocar FLUTUANTE da ENSIMEC neste eixo , mas o da frente é o fransino DANA 30 ( fransino por usar pneus 33" ) , aí mato 2 coelhos com uma só paulada .

Mas a dúvida , é em gastar esta baba de $$$$$$$$$$$$ e ficar com problema de roça-roça .

Aguardo seu relato dos eixos BAND no ENGESA .

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

Talking

Um espaçador de 10mm resolveria um futuro problema de uso dessas rodas 16x7 offset 0 em relação às pinças de freio
    ... tens sorte de teres estas Mangels 15x10 com offset negativo. A Mangels parou de fabricar rodas de aço...
    Renato,
    Posso quase te garantir que não haverá nenhuma interferência entre roda aro 16 e as pinças de freio. No caso do eixo Band do meu Engesa o aro 15 é apertado, e raspa levemente no “cucuruto” da pinça. O espaçador de 10mm sanou o problema.
    Com rodas aro 16, não terás problemas. Não pela pinça de freio, acho eu.
    Abraço

Citação Postado originalmente por Gildo Antônio
    Pela curvatura dos "bracinhos" se trata de eixo até 82. Os mais novos são quase retos.
    Gildo,
    Pouco conheço de Band´s. Pode haver outro braço de direção para eixo Band, mas eles são casados com outro conjunto de manga de eixo. Se misturar o braço de um com a manga do outro, acho que vai arrastar roda em manobras. No meu entender, a distancia entre os olhais do braço tem que ser idêntica à distância entre os pinos mestres. Trocou, bagunçou.
    Vou aguardar as suas fotos, pois no caso do meu Engesa, também os olhais do braço de direção ficarão muito próximas à lateral do pneu (isto quando ele tiver pneus, rss...rss...). Aí vou conversar com meu meca.
    Abraço

... Estou pensando também em alterar o offset desta roda em 30mm, torneando as soldas e deslocando o centro 30mm para dentro
    Esta solução é válida. Gostaria de ver fotos depois do serviço feito.
    Abraço

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    ... No meu ENGESA estou com a mesma configuração do seu , ou seja , rodas de 10" de tala , aro 15 e off-set de -44 mm , sendo que é de liga leve , modelo BBS da BINNO. A questão : vc já vem usando desta forma a qto tempo , não roça em nada ?
    O seu espaçador é maciço ou de 2 flanges soldados em um tubo cortado com 10 cm.
    Guilherme,
    O espaçador é maciço de 10mm e não 10cm. Sem dúvida, duas flanges soldadas com tubo de 10 cm, pode vir a quebrar. Mas teu carro devia estar bem largo, ainda mais com as BBS.
    Abraço
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

Smile

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu
    Devo colocar eixos de BAND FLUTUANTE no meu ENGESA, ... poderia colocar FLUTUANTE da ENSIMEC neste eixo , mas o da frente é o fransino DANA 30 ( fransino por usar pneus 33" ) , aí mato 2 coelhos com uma só paulada. Mas a dúvida, é em gastar esta baba de $$$$$$$$$$$$ e ficar com problema de roça-roça. Aguardo seu relato dos eixos BAND no ENGESA.
    Guilherme,
    Meu conselho sincero. Fique com seus Dana´s. Nem pense em substituí-los por Toyota. Aplique o flutuante da ENSIMEC, e seja feliz. Você gastará muito menos, a roda nunca mais cairá, não precisará de espaçador, há kits de freio a disco prá traseira (acho que se jipe já tem, né?), suas Binno continuarão rodando. Eu mifú para adaptar eixos de Band com flutuante no meu Engesa.

Vou desabafar e te aborrecer com minha experiência:

1) Custou uma grana preta. Comprei as carcaças usadas e montei tudo zerado. Há que se cortar e retirar todos os apoios, suportes e amarrações Band e soldar apoios, suportes e amarrações Engesa. Prá transformar o traseiro Band em flutuante Band, tive que cortar as flanges das mangas de eixo, e soldar outras flanges, específicas prá flutuante Band. Uma bosta. Fico a espera de um rompimento do cordão de solda, algum dia. E me tomou mais de 03 meses prá ter o serviço pronto.

2) Havia comprado um conjunto Binno BBS zeradaço, igual ao seu, antes de comprar o Engesa. Comprei o jipe pra por nas rodas, rss, ...rss. Nunca vou poder usá-lo. Raspa pesadamente nas pinças de freio. Ficará guardado, até o próximo brinquedo. Daí, a solução foi comprar Mangels 15X10. Ainda assim raspa. Tive que aplicar espaçador. Outra bosta. Pode ir se despedindo de suas lindas Binno BBS 10X15.

3) Pode esquecer freio a disco na traseira. Não há pinça para eixo Toyota que permita aplicação de freio de estacionamento. No meu, adaptei disco na traseira, e conjunto de estacionamento do Jeep CJ, no cardã. Mais outra bosta.

4) Só há duas relações de transmissão para Band, na prateleira, 37:9 e 37:10. Fiz as contas direitinho, prá escolher a melhor aplicação. Quando meu carro tiver rodando, não haverá ajuste fino. Ou terá dado certo ou terá dado errado. Dana tem várias possibilidades.

Se você faz trilhas pesadas, dessas que tem que por o jipe em cima da árvore, e usa motor diesel em seu Engesa, aplique eixos de Band, com todo conjunto rodante Toyota. Pacote completo. Se não for seu caos, continue com Dana+Ensimec.
    Abraço sinceros e boa sorte. Escute meus conselhos.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    LUCA

Desculpe por ter lido errado a medida do seu espassador .

Estou te entendendo , mas vou te encher o saco mais um pouco .

O caso é que eu já comprei um eixo TOY BAND trazeiro FLUTUANTE , só que esta vazio , sem nada na bola do diferencial , só esta com as bengalas e as panelas de freio , que devo tirar pra colocar disco do ENGESA e pinças do opala , perco o freio de mão , mas já comprei tb a T-CASE da TOY BAND que tem a bosta do freio de mão no cardã , mas um cara em FRIBURCGO-RJ ,coloca os apetrechos internos da HILUX e funciona bem , fiz ísto na minha TOY BAND que tive .

Mas tenho que gastar uma baba $$$$$$$$$ de satélite , planetária , coroa e pinhão , fora rolamento retentor e outros bichos mais e mão de obra .

Repetindo minha dúvida : Como vc falou que não cabe as rodas BINNO BBS 10X15 , pergunto ; não cabe no eixo dianteiro ou trazeiro ? Roça por dentro na caixa de rodas ?

O problema de eu fazer o DANA 44 virar flutuante ENSIMEC , é com relação ao eixo dianteiro que é DANA 30 , para mudar pra DANA 44 na frente , vou ter que vender meus olhos $$$$$$$$$$$$ de tanta grana que vai .

Vc não me aborreceu com sua experiencia , mas sim ter me colocado um bocado de dúvida no que fazer . Não uso meu ENGESA para moer , e sim para fazer tudo , trabalho ,viagens e trilhas de leve a moderada .

Gostaria se possível for de vc mandar seu fone por MP , para eu poder trocar mais idéias , pois aqui fica muito extenso e sem retorno imediato .

Tenho uma HILUX SW4 2.8 tb .

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

Smile

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Repetindo minha dúvida : Como vc falou que não cabe as rodas BINNO BBS 10X15 , pergunto ; não cabe no eixo dianteiro ou trazeiro ? Roça por dentro na caixa de rodas ?
    Guilherme,
    Raspa na dianteira e na traseira. Raspa muito. Não dá nem prá dar uma ... lixadinha nas pinças. Tenho pinças Toy na dianteira e SuperBreak Disk.
    Ouça meu conselho.

Te mandei fone por MP.
    Abraço

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    o problema das rodas bbs que por serem de liga leve tem mais material no interior o q deixa a roda mais grossa pra adquirir resistencia, aí só se usar um espaçador pra deslocar a roda completamente da pinça de freio...

Outra coisa, o eixo band ali na primeira foto é do modelo mais antigo, não possui nem roda-livre, pra substituir os braços de direção vai ter que trocar as carcaças de munhão completas pois o diametro dos pino-mestre são diferentes nos modelos mais modernos, os braços são menos deslocados para fora tb (angulo de Ackerman), já usei rodas 15x10 de aço com braços e munhões da band moderna e o máximo que acontecia era os chumbos do balanceamento encostarem na coifa do terminal de direção. Nesse caso não precisa de espaçador.

[]'s

Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    o problema das rodas bbs que por serem de liga leve tem mais material no interior o q deixa a roda mais grossa pra adquirir resistencia, aí só se usar um espaçador pra deslocar a roda completamente da pinça de freio...

Outra coisa, o eixo band ali na primeira foto é do modelo mais antigo, não possui nem roda-livre, pra substituir os braços de direção vai ter que trocar as carcaças de munhão completas pois o diametro dos pino-mestre são diferentes nos modelos mais modernos, os braços são menos deslocados para fora tb (angulo de Ackerman), já usei rodas 15x10 de aço com braços e munhões da band moderna e o máximo que acontecia era os chumbos do balanceamento encostarem na coifa do terminal de direção. Nesse caso não precisa de espaçador.

[]'s
    Elmer, não é esse eixo que tem as manga de eixo mais fracas do que as parrudas de 80 acima?
    Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem