Este tópico está tornando-se bastante esclarecedor...
Após pesquisar vários relatos aqui do forum, quanto ao uso de espaçadores de roda, decidi por alterar o offset das rodas. Devem ficar prontas hoje mesmo, mas, como ainda vou pinta-las, atendo o pedido do Luca amanhã, postando as fotos da modificação das rodas.
Elmer, não é esse eixo que tem as manga de eixo mais fracas do que as parrudas de 80 acima?
Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?
O joão k. chikui e agora eu também, esperamos o esclarecimento do Elmer quanto a resistência das mangas de eixo. Isso existe mesmo? A diferença é significativa?
Elmer, não é esse eixo que tem as manga de eixo mais fracas do que as parrudas de 80 acima?
Se sim , não seria interessante o colega trocar as carcaças do munhão, etc...Se é que é possível?
Sim, os eixos mais antigos tem diferença nas carcaças de munhão, mangas de eixo e braços de direção.
Vou juntar uns pedaços aqui pra tirar umas fotos como comparativo.
Acredito que seja perfeitamente possível instalar o conjunto moderno no eixo antigo, a única diferença que sei de eixo pra eixo seria nos modelos que não tem homocinética pois a bolota de munhão é mais espessa internamente não permitindo caber uma homocinética. Externamente as bolotas(antigas e modernas) possuem o mesmo diametro.
Outro detalhe também são os rolamentos de munhão, eu uso os da hilux que possuem mais roletes que os da band permitindo uma maior distribuição da carga e consequentemente tem mais durabilidade e resistencia.
Vc é novo amigo , logo peço que tenha paciencia comigo .
Complementando minha angústia , como vc sugeriu de usar espaçadores de 4cm , volto a perguntar de novo , estes espaçadores seriam suficientes para jogar as rodas BINNO BBS 10"X15" para fora o suficiente para "não roçar nas pinças" e "não roçar por dentro das caixas de rodas" ? nem na frente , nem atras ?
Guilherme, sugeri os espaçadores apenas pra compensar a diferença de largura dos eixos toyota em relação aos originais do engesa, naquele outro tópico eu não sabia que vc tinha um jogo de rodas bbs... nesse caso acho q não vai ser suficiente, só testando mesmo. O mais indicado seria trocar essas rodas por modelos em aço.
É ELMER , vc e o LUCA estão me deixando triste , pois adoro as minhas rodas BINNO BBS 10"x15" . E colocar para esperimentar , olha só o gasto $$$$$$$$$$$$$ e depois não ficar bom , é melhor já dar um tiro no saco .
É que o sonho dos ENGESEIROS é de colocar eixos de TOY BAND , ísto eu tenho visto aqui no FORUM , mas com rodas BINNO BBS 10"X15" tem este problema né ? TÔ FÚ .
E colocar para esperimentar , olha só o gasto $$$$$$$$$$$$$ e depois não ficar bom , é melhor já dar um tiro no saco .
Cara, desculpe por não te dar uma resposta concreta pois ainda não tive oportunidade de trabalhar nesse tipo específico de adaptação, existem muitas variáveis então se vc for mesmo encarar a empreitada tem que estar disposto à se submeter na tentativa de erro/acerto...
As pinças originais da band são enormes e simplesmente travam no aro (em rodas de aço 15x10) o que fiz no meu Jeep foi utilizar espaçadores de 3cm no eixo trazeiro que deixou as rodas beem longe das pinças já no dianteiro passei a lixadeira com bastante cautela (não recomendo esse procedimento) e resolvi meu problema.
No Crocodillo eu tava preocupado com 2 pinças por roda, mas agora to tranquilo pq as rodas são 17"...
Oi Elmer
Como Vai Croc
Sem Problema Se O Eixo Tiver Freio A Disco Do Toyota Vai Pegar Na Pinça Tambem Se A Roda For De Liga .
Eu Alem De Ter Que Mudar O Off Set Pra Caber O 39,5/15/15 Fiz Um Espaçador De + Ou - 4 Centimetros Na Dianteira E Pra Alinhar O Eixo Trasseiro Um De + Ou - 8 Centimetros De Ferro Aparafusado No Cubo Com Novos Prisioneiros.
E Ai Deu Certo O Motor Mwm Na Caixa Toyota
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb
Oi Elmer
O Problema Que Eu Tive Foi Maior Pois O Chassi Da F 85 é Muito Largo Atrás Além De Ter Que Estreitar Uns 20 Cm O Chassis E Pra Deixar A Bitola Do Eixo Traseiro Mais Larga Que é Mais Estreito Que O Dianteiro Não Pegar No Chassi A Solução Foi Fazer Um Espaçador Na Traseira Da Largura Da Ponta Do Cubo Do Eixo Traseiro Flutuante E Ai Alinhar Com O Dianteiro Já Rodei Uns Cinco Anos E Não Tive Problema. Eu Fiz De Ferro E Fica Meio Pesado Talvez De Aluminio Fique Mais Leve Só Não Sei Se Aguenta.
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb
Oi Elmer
Como Vai Croc
Sem Problema Se O Eixo Tiver Freio A Disco Do Toyota Vai Pegar Na Pinça Tambem Se A Roda For De Liga .
Eu Alem De Ter Que Mudar O Off Set Pra Caber O 39,5/15/15 Fiz Um Espaçador De + Ou - 4 Centimetros Na Dianteira E Pra Alinhar O Eixo Trasseiro Um De + Ou - 8 Centimetros De Ferro Aparafusado No Cubo Com Novos Prisioneiros.
E Ai Deu Certo O Motor Mwm Na Caixa Toyota
Um Abraço
Eduardo Valeixo
Jipira Made In Cwb
Fala Edu, tá sumido cara.
O problema aqui é esse, o Guilherme quer usar eixos band com freio a disco e rodas de liga...
Ainda não fechei negócio no motor e to pensando em outro cambio... mas isso é assunto pra outro tópico, hehehe.
Em momento algum estou queixando de vc por não me dar a informação precisa que quero , longe disto , pelo contrário , gostaria SE VC JÁ TIVESSE INSTALADO ESTE TRAMPO E ME RELATASSE .
Realmente é como vc falou , partir para o erro/acerto é BARRA $$$$$$$$$$$$$$$$$$ . E não tem outra saída se eu insistir em fazer ísto , mas já esta ardendo as minhas hemorróidas . Estou quase desistindo , e optando em colocar o KIT de flutuante da ENSIMEC no meu DANA 44 mesmo .
Em tempo , eu já tenho disco de TOY BAND na frente com rodas BBS 10"x15" e não roçam ,pois fiz aquele peço desgaste nas pinças , já tive tb este trampo na minha BAND 90 ,e nunca tive problema , fica com um espaço que só da para passar um CABELO DE SAPO .