Postado originalmente por
CARLOS SIQUEIRA
Caros Kim e josiel, fiz esta adaptação em meu F1, que veio com eixo da rural(willis) a tambor, com o kit da SBD(Mauro) para discos ventilados e pinças da TOYOTA. Durante a montagem verifiquei, junto com o mecânico, torneiro e o Mauro, que as dimensões dos cubos de roda não eram originais, causando interferência na montagem. A solução encontrada foi fazer um "enchimento" com a parte interna de discos de TOYOTA usados e corrigirmos a centragem do cubo que apresentava grande oscilação no torno. Durante a montagem, verificamos que os discos oscilavam bastante entre as pinças. Usinamos novamente, agora com o auxílio de um relógio comparador, para garantirmos a centragem da superfície de contato entre cubo e disco. Ocorre que mesmo assim, na faixa entre 50 e 60 km/h, quando a aceleração se faz lentamente, a direção apresenta "chime". Conversando com o Afonso da TT4, este disse já ter visto ocorrer isto neste tipo de adaptação, devido a conversão da furação de 5 para 6 furos, não ter sido efetuada em fresa com o auxílio de um disco divisor, causando um desbalanceamendo por parte dos estojos, durante o aperto das porcas. No meu caso, não cogitavamos que os cubos fossem willis e sim originais GM, e continuo na dúvida quanto a isto. Estou enviando fotos da adaptação para conclusões e esperando estar ajudando. Abraços, Carlos Siqueira.