x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
    Banido
    Entrada
    18/03/2003
    Agradecimento: 1

Câmbio Hilux no Engesa

olá amigos
    daria para por câmbio 5m da hilux no engesa com motor turbo diesel 2.8 para ficar com engates mais precisos e macios?
    abraços

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0
    Tem muita gente de Camper fazendo misturada dessas. Tem gente feliz.

Minha opinião é: "vai quebrar" Pense comigo, se esse câmbio aguentasse o tranco a Toyota não colocaria nos carros dela?

Sim, então porque ela nunca colocou na Band com motor 14B aspirado que gera meros 27 kgfm de torque?

Sim, então porque lá fora esse câmbio só equipa picapes com menos torque do qe isso?

Sim, então é por isso que lá fora a Toyota nas suas grandes picapes só usa um câmbio de 6 marchas.

Vais tentar?

Eriksom

Usuário Avatar de Flavio Miranda
    Entrada
    23/04/2004
    Local
    Sao Paulo/SP
    Eriksom,

Uma informacao extraida do Manual da Camper para "ajudar" ....

Motor 4.1 a gasolina - 121 CV e...... 29 KGFM !!!!!

E minha Camper esta com o conjunto motor+tcase da Hilux...

[ ] s

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Flávio

Eu tenho o manual da Camper, e na Internet se encontra fácil as especificações do motor GM usado nos opalas. Eu conheço a história de sua Camper.

Mas como eu escrevi, eu acho que VAI QUEBRAR! Não estou rogando praga, apenas falando tecnicamente. O motor que ele pretende tem mais torque que o seu. E o torque está lá e não necessariamente você o usa plenamente. Em trilhas, em situações fora-da-estrada, em subidas íngremes, com o veículo carregado, muitas vezes você usa. Aí está o perigo.

Minha camper foi reformada por um que diziam ser gênio. Tinha tanta merda, tanta gambiarra, que já mandei desmanchar coisas duas vezes. O cara era tão bom que conseguiu danificar o chassis da minha Camper, e ninguém nunca percebeu, mas eu precisei usar e . O cara é gênio, diziam. Depois disso, dois já me ligaram perguntando sobre carros que o gênio teria reformado. Eu só fiz contar as merdas que encontrei. Nem a Envemo/Engesa foi capaz de produzir tantas.

Se alguém algum dia responder as perguntas que fiz com base em documentação técnica, e provar que estou falando bobagem, reconheço na hora. Até lá, sem respostas técnicas, digo aos que querem tentar, "pensem, pesquisem sobre o que é cisalhamento, sobre fadiga de material". É o mínimo que podemos fazer para alertar as pessoas do risco, não é?

Cada um com sua decisão ........ tomada conscientemente

Eriksom

Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Tio ET,

Vc tá nervoso???...Como eu costumo dizer "o importante é não perder a F-I-L-H-A D-A P-U-T-A da calma"...Hahahahaha

Falando sério, pelo que eu acompanhei dessa história entendo que o que falta para termos um diagnóstico definitivo dessa história é sabermos qual torque o câmbio suporta...Digo isso pois pelo que eu tenho visto você está concluindo que "vai quebrar" pelo comparativo dos torques dos motores e não na informação do câmbio...

Segundo informações que eu recebi esses câmbios são utilizados por uma série de modelos toyota, inclusive alguns com 6cc...Acho que o Farias tem a lista de carros que o utilizam e pelo que sei alguns tem torque bem altos...

Outra coisa complicada de usar como argumento é o fato da Toyota nunca ter utilizado esse câmbio na Bandeirantes...Você é economista e sabe que uma decisão dessas não envolve somente o material, mas sim uma série de aspectos como o custo de importação por exemplo...Se não fosse assim porque raios a Bandeirantes estaria saindo com motor mercedes até 94 se a própria toyota já tinha lá fora motores diesel de marca própria???...Algum motivo deve ter!!!

O que eu vejo nessa história é uma válida tentativa (baseada em pesquisa nos meios que se dispõe) de adaptar no carro um câmbio mais moderno e que tenha uma redução das maiores (em valores!!!) que se tem por aí!!!

[]'s torcendo para dar tudo certo e termos essa opção testada e aprovada,

Alexandre
    São Paulo - SP
    CJ5 (S.Anita) e Troller (Clips)

Usuário Avatar de Ricardo Farias
    Entrada
    30/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Boa Tarde Srs,
    Querido ET, vc por aqui também? creio que nosso colega estava buscando uma orientação mais tecnica..Respeito muito suas teorias, mas vamos aos fatos.
    Para conhecimento geral a Prado S90 (Australiana) usa 14B com cambio da hilux 2.8. .. Não vou devagar PQ a Toyota não utilizou aqui...
    Eu já montei mais de 1 duzia destes cambios nas mais variadas versões de motores, e sempre com muita responsabilidade, pois eu garanto a performance. A minha versão mais radical competiu nos Sertões com motor de Ranger V.6.
    Asseguro que é plenamente vivel instalar o MWM2.8 com cambio de Hilux. Quem desejar conhecer uma obra prima desta adaptação, poderá ver a Camper que o Rodrigo/Jair montaram.
    Saludos
    Farias

Usuário Avatar de Ricardo Farias
    Entrada
    30/01/2004
    Local
    São Paulo/SP
    ET

Convido vc à conhecer nossa nova "bat Caverna", onde terei o prazer de te mostrar nosso projeto por completo , inclusive c/ a bibliografia (manuais que importei dos EUA, Australia + o software de peças da Toyota)
    Se vc encontrar algum erro no nosso projeto. Eu pago sua viagem e estadia em SP. (pode vir de avião rsrsrsrs)

Abração
    Farias
    PS.: Traga outra calculadora além da 12C, com ela vc não poderá conferir o diagrama Éltético nem tão pouco comprovar a estrutura dentrítica do eixo piloto... (vc comentou algo sobre fadiga? eu calclulei isto !!)
    Seguramente no final vc poderá calcular o ROI do projeto..

Usuário Avatar de rodrigocbt
    Entrada
    17/12/2003
    Local
    Osasco/SP
    Vou contribuir com meus R$ 0,02..

Respondendo a pergunta do tópico: Sim, é possível montar câmbio da Hilux no motor 2.8 TDI, não é nada difícil e o resultado fantástico..

Se ele guenta... bem.. teorias a parte, eu já rodei 36 mil km com esse câmbio na minha Camper, sendo 35 mil com o 4.1/S (e seus + 30 KGFM,) e agora meus primeiros mil com o motor 2.8 TDI... e tô simplesmente apaixonado com o conjunto... andar a 150/160 num silêncio de incomodar um passageiro dono de Frontier.... não tem preço..

Qto a quebrar.. .bem ainda não consegui.. tô pensando em entrar pro próximo trial pra ver se consigo... claro q pra isso vou chamar o ET pra Spotter...

Se alguém quiser conhecer meu carro... está a disposição.. é só combinar.. pq como eu não deixo ela 100% do tempo em uma oficina mecânica, não bastará ir até lá pra encontrá-la...

[]´s

Rodrigo
    Rodrigo Cbt

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Atestando o óbito:

A Camper do Flávio era minha.
    Fui eu quem colocou o câmbio de Hilux no motor 4.1.
    Claro que comprei o cãmbio usado.
    Mas tinha garantia.
    E eu precisava saber se estava bom antes de terminar a garantia.
    Claro que o dono do desmanche que me vendeu o cambio nem sonhava que ele iria parar atrás de um seis canecos , pois se soubesse, talvez não daria garantia...
    Fiz de tudo para ver se quebrava
    Até uma F75 morro acima puxei, e na trilha

Acho que não quebra mais,né??
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Digo mais:

Alguém aqui acredita que o motor Hilux 3.0 tem só 116 cv?
    E em Papai Noel?

Tá bem, o da 2.8 é menos forte.
    Mas tem Hilux 2.8 rodando por aqui com Garret T2 e 1,1 kg de pressão.
    Isso significa algo em torno de 140 cv.

A embreagem já foi duas vezes...mas o câmbio tá lá, firme e forte!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

Tirando o RFarias, todos os demais estão ressoando o eco do galo que imaginam cantou em algum lugar.

Caro Alê, não precisa ouvir falar, pesquise direto nos sites da Toyota pelo mundo e descobrirás coisas fantásticas. Quando for ler em inglês, leia com atenção e dicionário na mão para não confundir five gears automatic com six gears manual

O que eu quero ver é a seguinte especificação técnica desse câmbio "max input torque", o resto eu dispenso, inclusive experiência pessoal (sem ofensa, claro).

Se eu quisesse fazer experiência colocaria na minha Ram um FSO 4305A que serve para caminhão. Puxaria qualquer porcaria do Rio Grande do Sul até o Rio e não quebraria o câmbio. Mas bastaria eu tentar andar 50 km nas dunas do Rio Grande do Norte ou dos Lençois Maranhenses para ficar a pé. Meninos, eu sou economista, mas não sou burro, nem metido, e pesquiso antes. E sei o que é cisalhamento, e como ele ocorre. Digo mais, só saberei em teoria, pois não pretendo sofrer com ele.

Então meus caros amigos até alguém botar dados técnicos, eu digo que vai quebrar! Quem quiser que tente.

Ah, sim! Antes que alguém pergunte, o max input torque do Eaton que citei é de 43libras/pé o que dá cerca de 56kgfm, e a configuração básica de um Cummins 6BT5.9 12V é exatamente essa, mas nas Ram ele vem regulado para 63kgfm (pode chegar a quase 80kgfm. na Ram nova o motor é o 6BT5.9 24V common rail)

E para concluir, recomendo pesquisar com usuários profissionais porque eles trocam o 14b das Band, que eu acho ótimo, e para eles é uma merda: eles preferem os motores MB: Dica = torque

Quanto a comentário ridículo sobre oficina mecânica, respondo no nível: VSF
    Quer respeito?, respeite e não diga idiotias sem saber que merda está falando. Menos, garotinho, contenha suas gracinhas no seu círculo de meninotes. Esse papo de ficar reproduzindo brincadeiras entre amigos adultos para fazer ironias é coisa de idiota, e eu não tenho paciência nenhuma. RESPEITE PARA SER RESPEITADO. Último aviso!

Eriksom

ET,

Isso é intriga da oposição, assim que vc ligar aquela t-case NP "divorciada" os comentários maldosos vão mudar............

Precisa de coragem para resolver construir outro chassi e sumir com aquela Panhard sem-vergonha 8) 8) 8) 8) 8)
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem