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  • #1
    Usuário Avatar de haundrich
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    Suspensão com amortecedor Rancho




    Pessoal

    Instalei o amortecedor de MB-608 no meu engesa diesel, curso 26 cm, ficou bom.
    Mas...

    Tenho intenção para o ano que vem colocar amortecedores reguláveis e comando interno.

    Andei pesquisando na net, mas pouco se fala sobre a escolha do amortecedor regulável (ou seja, controlar a pressão) em função do curso.

    Alguém que tem esse equipamento instalado no seu engesa, pode passar suas experiências?

    Além disso, alguém já andou trocando as molas originais por molas maiores? Tipo, está andando com curso maior que 26cm?
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #2
    Flávio,

    Seja bem vindo ao nosso fórun...

    Pq optou pelo amortecedor do MB608 ? O curso dele é superior ao original ?

    Sobre o controle interno dos rancho, esqueça, pelo que tenho visto por aí, a maioria abomina o uso deles, inclusive o Bill, parece que dá mais problema que praticidade...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #3
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    Amortecedor Rancho

    Valeus pela reposta, Eduardo

    Sobre os amortecedor de MB-608,.. bemm.. foi assim.
    Quando o meu engesa chegou, ele estava com amortecedores de Toyota.
    E os mesmos estavam com um prolongador. Percebi isso depois que começou a estourar os dianteiros (nem fiz trilha ainda). Como aqui na região não há quem conheça sobre esta viatura (devo ser o único que possui um engesa num raio de 150kms) então não podia contar com pessoas experientes no assunto ENGESA. E tava sem manuel também.
    Daeh, com a suspensão desmontada, trocando buchas e tal, peguei a régua e medi o que poderia ser o curso dele e botei a mão na massa. Vasculhei a loja, atra's dos amortecedores de F4000, conforme um site. Encontrei os do mercedinho, são , senão me engano, 4 cms a mais de curso.
    Na dúvida, acabei ficando com os do mercedinho.
    Um experiente mecânico de maringá me informou depois que os da F4000 traseiros são mais macios que o do mercedes.
    Não sei como te confirmar isso.
    Mas estou notando que ficou mais para asfalto o comportamento dele. Poderia ficar mais macio ainda na estrada de terra.
    Daeh então o bicho da lama me pegou e agora tô afim dos Ranchos..
    abraço
    Flávio
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  • #4
    Usuário Avatar de NeRo
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    Olá Haundrich

    Dos Ranchos eu "ovo" que são os melhores... a questão da regulagem deixo com os "Prós".
    Tive que trocar os meus e percebi que opções não faltam... me indicaram os da F-250, do Mercedes 1113, F-4000. acabei optando por estes últimos por recomendação do mecânico.
    Da F-4000, ainda não tenho muitos parâmetros de jipe pra comparar já que nunca tive um, em questão de dirigibilidade está bom... mas o bicho é molinho mesmo...
    Mas uma dúvida, esse acerto de dureza não se faz nas molas tb?

    []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #5
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    Amortecedores Rancho e Suspensão

    Caro NeRO

    Feliz Natal !

    Sua observação em relação a dureza de molas é importante.
    A suspensão na verdade trabalha como um conjunto: Molas e amortecedores. Um completa o outro. Até ai nenhuma novidade.

    Mas cada um tem uma função, tentarei explicar (podem dar bronca se eu estiver errado):
    A mola tem o trabalho de manter o veículo suspenso sobre os eixos, de acordo com seu peso e solicitações (imagine os 1600 kgs do Boi fazendo montanha russa. As molas tem suportar uma baixada sem sacanear muito com os batentes...). Você pode colocar molas para 4 toneladas de peso, e então o seu jipe de 1600kgs fica duro e, a posição de trabalho vai ficar alta, quase estrangulando o amortecedor, o que não é o ideal.
    O ideal eh projetar molas que com o veículo em repouso fiquem entre 40 a 50% do curso (molas helicoidais)( a base de observações).
    Até porque precisa sobrar curso para o pneu alcançar o fundo do buraco.

    Tudo isso para poder diferenciar o seguinte: Enquanto a mola realiza o trabalho de sustentar e, também absorver regularidades do terreno, e como sendo um equipamento elástico, ela tende a devolver a energia mecânica absorvida pelo impacto e devolver em sentido contrário. Ocorre então o rebote, ou a ressonância. E ai entra os amortecedores, limitando esta ressonância. Quem nunca viu uma roda de um carro em movimento com amortecedor vencido?

    Quanto menor a ressonância, maior tempo fica o pneu grudado no chão, melhor desempenho.

    Eu tenho duas opções, ou vc faz molas duras ou utiliza amortecedores específicos.

    A diferença vai aparecer no quebra-molas por exemplo. Com molas mais duras, o jipe pode dar um salto. Com molas originais do engesa, ele pode passar pelo quebra mola com muito conforto (meu objetivo).

    Para o mesmo exemplo acima, no caso de molas originais, mais moles, se vc usar amortecedores duros, em vez de ser confortável, ele acaba transmitindo um pouco do impacto para a carroceria (acho que é isto que está acontecendo com os MB608) e diminuir sua vida útil do mesmo (acho que isso não acontece no meu caso, se tratando de amortecedor de caminhão), Fica até bom para asfalto, se tratando de um utilitário. Andei fazendo umas curvas com ele no asfalto, e fiquei surpreso.. Parecia o meu kadett ipanema, com certo exagero, nem chegou a cantar pneu ou algum sintoma de instabilidade (Só precisou de um pouco mais de sangue frio, devido a ausência de barra estabilizadora, he he he esfria saco..)

    Para isso que os Rancho tem as regulagens de macio para até duro.

    E o trabalho dos amortecedores não é limitar o trabalho das molas e sim, limitar a velocidade vertical da suspensão. Vc pode ver: Se vc forçar um amortecedor vagarosamente, ele permite seu curso. Se vc tentar fazer isso rapidamente, simulando um impacto, ele faz oposição ao movimento.

    E é justamente esta oposição a velocidade de movimento que determina um amortecedor mais duro ou mais mole.

    E isso tudo muda muito, quando se trata de andar no asfalto, onde se requer absorver pequenas irregularidades, mas com grande velocidade de curso.

    Meu objetivo é manter as molas do engesa, que são confortáveis, e obter essa variação de dureza da suspensão, já que existe equipamento disponível, os amortecedores Rancho. E utilizo o Ursus em viagem também, que já começa a justificar o investimento.

    um abraço engeseiro

    Flávio
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  • #6
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    Barra Estabilizadora

    Citação Postado originalmente por NeRo
    Olá Haundrich

    ..... em questão de dirigibilidade está bom... mas o bicho é molinho mesmo...
    Mas uma dúvida, esse acerto de dureza não se faz nas molas tb?

    []s
    NeRO

    O seu jipe está equipado com barra estabilizadora?

    Aliás, até é uma dúvida que tenho: Engesa sai de fábrica com barra estabilizadora? O meu não tem nenhuma marca de que houve algum suporte de barra estabilizadora no chassis. Nem mesmo sinal de esmirilhado, coisa parecida.

    No entanto, nas longitudinais dianteiras, existe até um suporte próprio para isso.
    Eu vi um F1 com barra estabilizadora. Usa justamentes estes suportes nas longitudinais, mas tem uma base soldada no chassis onde são fixados os coxins. Coisa que o meu não tem.

    abraços helicoidais

    Flávio
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  • #7
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    Oi amigo!

    Quanto a barra estabilizadora tenho que deixar pros "heavy users" mas ano que vem receberei manuais do Boi e tiraremos essa dúvida. Mas acho que o meu não tem, dependendo da situação, com o Boi alinhado e balanceado eu senti umas tremidas (na estrada, descida suave a 80km/h, curva leve à esquerda, toque leve de freio, a direção trepidou).

    Tive um Kaddet! É o melhor carro para viajar e tb o melhor para se amassar o protetor do cárter!

    Fiz o teste das lombadas eu diria que meu passa com nota 7 mas tenho que me acostumar com a inclinação lateral dele. (Não é defeito do jipe, é do motorista mesmo). Meu Fusca Pluto faz 9,5 nas lombadas.

    []s chegando a conclusão que o problema é o NeRo e não o Boi.
    Feliz Ano-Novo!
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  • #8
    Usuário Avatar de NeRo
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    Amigo... Só uma observação... Eu iria com o maior prazer checar a barra estabilizadora e te responder, se o Boi ficasse na minha garagem... mas ele não passa pela porta e fica guardado em estacionamento.
    E tô na correria pra fazer as malas, com direito a barraca no meio da sala e tudo o mais!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #9
    Usuário Avatar de haundrich
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    Suspensão , barra estabilizadora e Rancho

    Caro Nero

    Antes de mais nada, feliz ano novo e excelente acampamento.

    He he he também estou com o mesmo problema de garagem...mas é um problema até bão de ter... Se eu não resolvesse mudar do meu ap, tava a fim de comprar briga no condomínio por causa de um calombo de um telhado de garagem de um certo morador engeseiro que ira construir ali para caber o jipe dele, k k k k

    Sua direção trepidou. Eu também sinto isso, de leve, na minha direção.
    E está tudo novo de bucha embaixo. Utilizei buchas de silverado. E estou por enquanto com pneus 31" pol.

    Acho que estou com folga excessiva nos rolamentos dianteiros. Vou fazer um pequeno ajuste, para ver como fica.

    Feliz Ano Novo
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  • #10
    Olá Amigo !
    Percebi que vc instalou buchas da Silverado ?
    Sei que o assunto é outro mas me tire esta dúvida PLEASE.



    Ronaldo Alemão 4X4
    F II na reforma em breve rodaremos no Danado

    Feliz 2004

  • #11
    Usuário Avatar de haundrich
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    Buchas

    Citação Postado originalmente por Alemão/ F II
    Percebi que vc instalou buchas da Silverado ?
    Sei que o assunto é outro mas me tire esta dúvida PLEASE.

    Fala Ronaldo Alemão

    Seguinte: Entre trocar buchas por as de poliuretano (nada comum na minha região), estive na Motomec, de Maringá. O Sr. Mott, um experiente mecânico especializado em 4x4 (vc precisa ver a máquina que ele está aprontando agora) e ele me mostrou um F1 com as buchas de silverado que havia instalado.

    As vantagens foram: O carro ficou firme, as buchas são mais baratas (13 a 18 reais, da marca Axios (outras não vale a pena). Segundo o Sr. Mott, está naquele F1 há dois anos e nenhum sinal de que precisa de substituição.

    As buchas de silverado são menores no diâmetro externo e maiores no diâmetro interno. Então vc tem de fazer duas buchas de aço para cada bucha de silverado. Qualquer torneiro faz. Fica caro porque são 16 peças para fazer. E cortar a bucha de silverado no comprimento correto.

    Somando tudo fica em torno de 700 reais.

    Tive que fazer aqui na minha cidade mesmo, por causa da correria, não vou pegar férias, então não deu para fazer com o Sr. Mott. Mas ficou bom. Acho que valeu a pena. Falta saber o quanto vai durar agora.

    [ ]'s
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  • #12
    Flavio,

    O jogo de buchas de PU saem aproximadamente L$ 500, qual seria a vantagem das buchas da Silverado, visto o custo mais elevado e a mão-de-obra...

    []'s...
    Eduardo Chaves Tucunduva

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