Powered by vBulletin

Estou de olho em um engesa e gostaria de dicas sobre o que olhar e ouvir na viatura

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/09/2015, 00:00
    Toninho
    Citação:

Walter da Camper;2314285]Não há notícia de que tenha sido fabricado nenhum Engesa com o motor GM 6 cilindros, portanto os que existem foram adaptados. Original de fábrica ou é GM 151 ou Q20B
    Citação:

Toninho Sheik, quantos Km rodaste com seu Engesa (em quantos anos)?
    Olá meu caro Walter da Camper, eu tenho meu Engesa desde 1996 veio com motor Opala 4cc, e são muitas as coisinhas que tive que ir fazendo para ele estar muito bem como está hoje, mais foram coisinhas mesmo aí eu comecei a me informar do que poderia colocar adaptar, e surgiu um maravilhoso motor S4 em 1999(essa foi uma longa história) quando eu decidi que ia comprar o vendedor disse que já havia vendido, fiquei P... da vida com o vendedor pois estava certo o meu retorno para compra-lo, iria custar na época um Maxion S4 R$ 4.500,00 salgado pra caramba, mas tinha que aproveitar a oportunidade. Já na Renon Diesel pedi para conversar com o gerente, porque tinha acertado com o vendedor que ele iria segurar o motor e ele não fez, muito bem vou resumir depois de um papo com o gerente ele me convidou para ir nos fundos da loja, e me apresentou um MAXION S4T novinho com 25.000Km, que estava equipando uma D20 CONQUEST BRANCA, a coisa mais linda esse motor, só que tinha uma trinca na peça que abriga a corrente dentada(acho que é isso)e me daria um bom desconto se eu quisesse ficar com ele, prontamente perguntei o valor e não acreditei quando ele falou pra vc faço... R$ 3.700,00 reais, quanto é isso mesmo perguntei, sim pra tirar essa má impressão que ficou do primeiro contato com a loja. Caramba um desconto de R$ 800,00 e ainda levaria um motor Turbo em vez de um aspirado, aproveitei e perguntei se dividiria em 3x e a resposta sem problema. Show de bola, chamei meu mecânico Sr.Julio que hoje não mais atua na profissão, pois está com mais de 80 anos MECÂNICO com letras maiúsculas, foi comigo até a Renon Diesel para pedir todos os periféricos que acompanhavam o motor, ainda bem que ele foi comigo só tive que comprar a hélice o restante do motor pegamos tudo. Pois bem me alonguei demais no relato mas é coisa que me dá prazer falar sobre meu Engesa, eu rodo com ele uma média de 5.000 quilômetros a cada 15/16/18 meses troco os óleos um ano e meio um pouco mais, rodo pouco com ele. Foi onde surgiu a conversa sobre este motor rodar fácil mais de 1.000.000 de quilômetros, é claro se respeitando muito as trocas de óleo. É isso desculpe me alongar num relato que não tinha nada a ver com a pergunta.

Valewww
  • 17/09/2015, 09:13
    Edintruder
    Grande Toninho,
    Infelizmente rodamos menos com os nossos brinquedos do que gostaríamos. Tens um jipe para a vida toda, isso é fato.
    Infelizmente hoje em dia fazer alteração de combustível num veículo está se tornando tarefa árdua. Alguns colegas estão levando mais de 3 meses apenas para desembaraçar as burocracias e fazendo infinidades de vistorias. O governo que adora arrecadar tributos e taxas, está cravando garras com força em tudo o que pode, inclusive em taxas de vistorias, taxas de aberturas de processos, taxas para autorização, taxa de emissão, depois mais taxa de vistoria, taxa de ajuste e assim por diante, fora os laudos do CSV que ficam na casa de 500,00 cada um...
    Então hoje quem pretender trocar de motor tem que estar preparado e munido de muita paciência e porquinho cheio, pois a coisa vai longe.
    Fora o custo do motor e ajustes mecânicos, é bom colocar tudo na ponta do lápis assim como calcular todas as opções. Eu pessoalmente compraria um Engesa com o Maxion S4, pas se pegasse um a gasolina para colocar diesel, colocaria um Sprint pois demanda muito menos alterações mecânicas e no custo final o impacto é grande.
  • 17/09/2015, 10:00
    Walter da Camper
    Eu passei um calvário para transformar minha Camper para diesel. Enquanto a BURROcracia se arrastava, eu andei mais de 2 anos no diesel com documento gasolina. Tudo pelo simples fato de gostar de motores diesel, pois financeiramente jamais irá compensar o gasto e o aborrecimento, exceto se fosse veículo de trabalho e rodasse mais de 5000 Km/mês.
    Hoje não faria essa conversão de forma alguma. É mais fácil, rápido e barato trocar por um carro que já tenha diesel no documento. Se somar o valor do motor, documento, mão-de-obra de adaptação, miudezas, etc... atinge facilmente os 20.000.

Quanto ao documento, o motivo que fez enroscar o processo foi o fato do meu documento constar PASS/AUTOMÓVEL e não UTILITÁRIO/JIPE, categoria que a lei permite a conversão. Eu parava um carro de quase 2m de altura, com pneus 33, guincho e o escambau na porta dos despachantes e dos Ciretrans e todos que me atendiam olhavam o carro e diziam que não era utilitário/jipe, pois o que vale é o que consta no documento.
  • 17/09/2015, 21:43
    Toninho
    Citação:

Edintruder;2315328]Grande Toninho,
    Infelizmente rodamos menos com os nossos brinquedos do que gostaríamos. Tens um jipe para a vida toda, isso é fato.
    Infelizmente hoje em dia fazer alteração de combustível num veículo está se tornando tarefa árdua. Alguns colegas estão levando mais de 3 meses apenas para desembaraçar as burocracias e fazendo infinidades de vistorias. O governo que adora arrecadar tributos e taxas, está cravando garras com força em tudo o que pode, inclusive em taxas de vistorias, taxas de aberturas de processos, taxas para autorização, taxa de emissão, depois mais taxa de vistoria, taxa de ajuste e assim por diante, fora os laudos do CSV que ficam na casa de 500,00 cada um...

Olá meu caro Edintruder, quando eu fiz a mudança de Gasolina para Diesel, não tinha estes entraves todos que vc está relatando, tive que escrever de próprio punho que a mudança que estava sendo feita era legal, e que o motor que estava colocando tinha procedência, e levar ao cartório de registro com firma reconhecida para que o despachante desse inicio aos tramites, fui ao despachante com documento do cartório, junto com a nota fiscal da compra do motor e em 1 semana estava com os documentos do Engesa nas mãos, sem ter que pagar mais nada. Desconhecia por completo este novo procedimento, mas eu vou dizer a vcs como disse para um saudoso amigo, (Grande Souza) prefiro colocar o motor a Diesel ao invés de ficar com esse a Gasolina me dando várias dores de cabeça como cabo de velas, carburador, distribuidor e outras coisas que aparecem misteriosamente nos motores Gasolina, que em contra partida nos a Diesel dificilmente aparecem, não vou dizer aqui que motor a Diesel é perfeito, mas que é bem melhor que Gasolina isso é mesmo. Minha opinião DIESEL SEMPRE.

Valewww
  • 18/09/2015, 09:20
    Edintruder
    Citação:

Postado originalmente por Toninho Ver Post
    ..., não vou dizer aqui que motor a Diesel é perfeito, mas que é bem melhor que Gasolina isso é mesmo. Minha opinião DIESEL SEMPRE.

Valewww

X2!!!! DIESEL SEMPRE!

Na minha opinião gasolina só é bom pra lavar peças! kkkk
  • 17/10/2015, 13:41
    eduardoml
    Citação:

Postado originalmente por Flavio Junges Pereira Ver Post
    Olá Eduardo, muito bem vindo ao time dos Engeseiros. Boa sorte e seja feliz com seu Engesa. Bonita viatura.
    Flavio

Muito obrigado Flavio, e desculpe-me pela imensa demora em respondê-lo.

Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Xara , bem vindo ao time de engeseiros , temos um grupo no zap , me passa o num. do cel. por email que passo pro Uxio inserir vc no nosso grupo ... meu email é eduardovelo@yahoo.com.br

Não consigo abrir as fotos aqui no trampo , mas qdo chegar em casa vou dar uma olhada na maquina ... tem um engeseiro da sua Região no grupo .

O grupo é muito legal, a galera ajuda é acessível e ajuda bastante, obrigado pela oportunidade.

Citação:

Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Não há notícia de que tenha sido fabricado nenhum Engesa com o motor GM 6 cilindros, portanto os que existem foram adaptados. Original de fábrica ou é GM 151 ou Q20B.

Edintruder, na minha opinião um dos fatores que levam a maioria dos Engeseiros a trocar o motor é que o Engesa é a base perfeita para quem quer construir um veículo personalizado, escolhendo motor, câmbio, eixos, capota, interior... Isso tem mais a ver com o perfil de quem escolhe ter um Engesa do que com a qualidade da mecânica original. Diferente do que ocorre com o JPX, por exemplo, cujo motor é reconhecidamente ruim.
    É claro que existem exceções, como o caso do amigo Eduardo Velo que insiste em manter seu F3 original.

Toninho Sheik, quantos Km rodaste com seu Engesa (em quantos anos)?

Walter, obrigado pela confirmação!

Vou abrir meu tópico de apresentação hoje :)
  • 17/10/2015, 23:12
    Laba
    Amigos,
    Ola, td bem? Ainda nao sou Engeseiro mas digo que sou apaixonado como tal... E como sao "papas" no assunto engesa achei legal entrar em contato.

Estou quendo comprar, quase fechando uma engesa verde fosco com motor de opala 6cc de um dono que a tem a 7 anos, aparentemente muito bacana, mas sei que vou precisar revisar ele, acho que trocar buchas e talvez olhar suspensao.
    Ela tem um modulo MSD de ignicao e estetica,emte esta bonita. Motor redondo, enfim...
    O preço a ser pago é de 29.000,00, minhas duvidas sao, o valor ta dentro ou aperto mais? O que tenho que olhar pra saber se esta boa alem do comum, como motor, suspensao, cambio etc.

abs

Laba - ainda sem Engesa.... Mas quase com. Hehehehe.
  • 18/10/2015, 21:21
    Laba
    Citação:

Postado originalmente por eduardoml Ver Post
    Muito obrigado Flavio, e desculpe-me pela imensa demora em respondê-lo.

O grupo é muito legal, a galera ajuda é acessível e ajuda bastante, obrigado pela oportunidade.

Walter, obrigado pela confirmação!

Vou abrir meu tópico de apresentação hoje :)

Eduardo, posso abusar? Como vc viu quase todos engesas anunciados, vc foi ver o que esta em Jacarei? Verde com opala 6cc? É este que estou comprando... Abs
  • 19/10/2015, 09:18
    Walter da Camper
    Laba, qual a finalidade do veículo?
    Se for para trilhas e pequenas viagens, o GM 6 canecos atende perfeitamente e o alto consumo é compensado pelo baixo custo de manutenção.
    Se for para longas viagens e expedições, recomendo comprar um que esteja com motor e documento diesel, porque o custo de adaptação fica bem mais caro do que comprar pronto.
  • 19/10/2015, 10:14
    eduardoml
    Olá Laba,
    Não cheguei a ver esta viatura, apesar de um amigo da cidade ter mencionado.
    Ele está com a capota rígida ou de lona?

O jogo completo de buchas chega nos R$600 mas é de alta qualidade. Revisar vai ter que fazer mesmo, por exemplo trocar os cabos de vela e as velas a depender da época em que o dono instalou, limpar o carburador tb e posso indicar um cara top aí na região.

Procure por bolhas na pintura, os engesas são famosos por apodrecer hehehe os piores pontos são próximos das caixas de roda: aonde termina as caixas dianteiras e começa o assoalho e também o término das caixas de roda traseira e a carroceria. O meu está com umas proteções de plástico bem bacanas então essas regiões estão boas, o que está ruim são uns pontos próximos dos alongados de pára-lama e o assoalho do motorista na parte debaixo do banco.

Este preço está bem razoável sim a depender do que precisar fazer de funilaria, é um F1 certo?
  • 19/10/2015, 10:16
    eduardoml
    Ah e obviamente pode perguntar a vontade, afinal é a finalidade do fórum.
  • 19/10/2015, 23:14
    Laba
    Citação:

Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Laba, qual a finalidade do veículo?
    Se for para trilhas e pequenas viagens, o GM 6 canecos atende perfeitamente e o alto consumo é compensado pelo baixo custo de manutenção.
    Se for para longas viagens e expedições, recomendo comprar um que esteja com motor e documento diesel, porque o custo de adaptação fica bem mais caro do que comprar pronto.

Walter, exclusivamente pra trilhas e passeios.. Pra viagens usaria outra vtr. Claro q pode rolar um deslocamento maior se houver um passeio extra, mas deve ser uma vez a cada dez anos, heehhehe. Ideia é casar com esta engesa, pq cansei de procurar e ter Jipes diferentes... Sei q a liquidez tb é baixa (estou tentando vender meu JKU e nada, hehehe) mas enfim, a ideia é esta. Vou nele entao. Fechado.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:34.