No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.
Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)
Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.
Também troquei os meus rolamentos por mancais faz + de um ano ja.
Semana passada fiz uma manutenção e continuam inteiros!
Na epoca que comprei eram até mais baratos que os rolamentos.
Recomendo!
No meu engesa, não tinha calço em baixo, portanto, retirei os rolamentos (pedaços) e coloquei os mancais, colocando pressão apertando a porca em cima, ficou bom e a geometria ficou boa, não havendo desgaste irregular de pneu.
Eu, particularmente, recomento os mancais, pois a direção não ficou pesada e, não problema de estragar os rolamentos no momento da carga de aperto, marcando a capa e dando a sensação que o mesmo trava. (não sei o nome do efeito)
Faz um ano e meio que procedi a troca e até agora está perfeito.
Abraços.
Kim e amigos,
A pré-carga de 2 kg no rolamento/mancal do munhão vale para pneus 33" ou é necessário aumentá-la?
Pelo pouco que sei, a carga deve ser de 2 Kg, independente do tamanho do pneu, pois se aumentar a carga, vai danificar o sistema, se a carga for menor, também danificará o sistema.
O que importa é manter a o especificado, pois assim não sobrecarregara os rolamentos ou mancais, aumentando a vida útil dos mesmos.
Quanto ao tamanho do pneu, aumenta o peso na direção, conseqüentemente, aumentando o esforço dos rolamentos/mancais, quando no movimento de exterço.
Bem os pneus maiores forçam mais, mais isso é relativo, pneu maior, esforço idem.