x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Suspensão do Engesa

Até hoje, só dirigi um Engesa e, confesso que o achei muito mole. Não senti segurança na suspensão e fiquei com medo até mesmo dele tambar fazendo uma curva. Detalhe, o Engesa em questão tinha até amortecedores Rancho com regulagem, que melhoravam a sensação de insegurança, mas, mesmo na posição mais dura, ainda ficava muito aguém da estabilidade de outros jipes.

Dirigi uma Cherokee, um Wrangler e um Troller e, para minha surpresa, tive a sensação de segurança total. Acelerei, freei, fiz curvas rápidas, sem sustos. O carro ficou na mão o tempo todo. Depois, peguei uma estrada de terra bem ruim, com montes de sucata, etc, e, mais uma vez, senti os jipes seguros.

Peço aos experts que dêm sua impressão acerca da suspensão do Engesa, bem como de outros jipes. A impressão que tive procede? Há como melhorar isso, por exemplo, colocando uma mola mais dura, uma barra estabilizadora, etc? Alguém aqui já fez isso?

Usuário
    Entrada
    17/12/2004
    Local
    Belo horizonte/MG
    Agradecimentos: 0
    Caro Fábio, sou médico e nada tenho de conhecimento comparado aos experts aqui do fórum. Mas acho que no que diz respeito à suspensão do Engesa, ela "mostra à que veio" mesmo é nas trilhas. Nenhum dos carros que vc citou é páreo para o Engesão numa trilha casca grossa.
    Meu Engesa está sendo adaptado há 1 ano e eu andei pouco nele. No começo senti insegurança também mas acho que é só uma adaptação normal. A turma de Sampa tem uns Engesas de gabarito e usam muito no asfalto, sem problema algum.
    Parece que as molas do maverick 6 cil são mais duras e servem no carro. Pode ser uma boa opção.
    Agora, jeep é assim, cada um tem uma tendência, você tem que ver oque realmente quer (trilhas pesadas ou passeios mais leves) e comprar um que seja ideal (na minha opinião o Engesa é imbatível ).

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Até hoje nunca vi um Engesa que não seja mole. O bicho é lango mesmo.
    O Rancho ajuda mas é caro... como o Caducouto disse, o bom da suspensão dele é o curso. Assim como o do JPX, você tem um grande curso de suspensão original, sem precisar mexer muito.

Compromisso de suspensão é sempre difícil de trabalhar... você pode estudar molas mais duras, mas isso compromete o trabalho em trilhas. Tem um tópico por aí que postei as características técnicas das molas, caso queira fabricá-las mais duras. Dá uma pesquisada.

É questão de acostumar e conhecer os limites do carro. Se com Rancho você não gostou, experimente um que tenha amortecedores de F-4000.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

É questão de hábito, a viatura é grande na largura,mas não capota fácil não. 8) 8) 8)
    Já vi o Edu Velo tocando forte o Engesão em estrada de terra e nunca soube de nada que desabonasse a estabilidade.
    Manter as buchas em ordem ajuda bem 8) 8)

Essa estória de adaptação de molas de tal carro dá muita conversa e cerveja
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Fábio

Muito bom, você agora já sabe o que é um Engesa

Realmente, na primeira vez tudo é sensação de insegurança, "será que vou conseguir me manter firme, será que não vou cair"

Fica muito dificil avaliar possiveis problemas sem dirigir o dito cujo. Suspensão instável pode ser tudo o que falaram, mas pode ser coisas mais graves, como cáster alterado (carro muito levantado). Na primeira vez que você dirige um Engesa, a sensação é a mesma, uma brutal insegurança com a suspensão.

Sugestão real para você, aquela que eu já escrevi, vá procurar o cara aío de BSB que tem dois engesas postos à venda, dirija os dois, converse com ele, pois sua opinião pode mudar.

A única coisa que você não pode fazer com um Engesa é o que você já deve ter feito em outros tópicos após "A" primeira vez, não fique por baixo

Com relação as molas, na minha Camper eu uso as do MB1113, maiores e mais firmes que as demais opções. Mas isso é história para outro tópico.

Não fique inseguro com sua primeira vez, tente de novo, e de novo, e de novo, quando você pegar o jeito, vai adorar

Eriksom

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Você quis dizer amortecedores do MB1113, certo?

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Citação Postado originalmente por NeRo
    Você quis dizer amortecedores do MB1113, certo?

8)

Eriksom

Já fiz isso...

Sugestão real para você, aquela que eu já escrevi, vá procurar o cara aío de BSB que tem dois engesas postos à venda, dirija os dois, converse com ele, pois sua opinião pode mudar.
    Eu já fiz isso... Procurei o Eteval, aliás, muito bacana (valeu aí, Etaval!! ) e andei no Engesa verde dele. Para ser franco, a sensação foi desconfortável, mesmo com os amortecedores Rancho reguláveis. Como eu nunca tive um jipe, fiquei na dúvida se erar assim mesmo. Aí, como já disse, fui dirigir um Cherokee, um Wrangler e um Troller. Todos são muito estáveis, firmes... Meu uso vai ser mais de asfalto mesmo (não me perguntem por que, então, quero um jipe... só sei que QUERO ), mas, por outro lado, adorei o Engesa. Por isso fiz essas perguntas. De que maneira posso melhorar essa sensação desconfortável de instabilidade? Molas mais duras? Quais? Amortecedores mais duros? Quais? Barra estabilizadora? Como?
    Valeu, obrigado pelas informações.
    Realmente, na primeira vez tudo é sensação de insegurança, "será que vou conseguir me manter firme, será que não vou cair"
    Credo!
    É questão de acostumar e conhecer os limites do carro. Se com Rancho você não gostou, experimente um que tenha amortecedores de F-4000.
    O que estava pensando em comprar tem, justamente, esses amortecedores...
    Nenhum dos carros que vc citou é páreo para o Engesão numa trilha casca grossa.
    Nenhum? Quer dizer, o Wrangler não é páreo para o Engesa?! Nunca pensei ouvir isso... Por que? Poderia ser mais específico?

suspensão

Companheiros,

Acompanhei a discussão sobre a suspensão do engesa, tema em que tenho o máximo interesse, e isso por dois motivos:

o primeiro deles é porque tenho um engesa, cuja reforma estou concluindo, em que estou aplicando os amortecedores rancho. E aí vem o primeiro problema: o que eu posso fazer (em termos de adaptação no carro, não do motorista) para superar a sensação de insegurança provocada pela suspensão (além da inexperiência no fora de estrada e de pretender usar o engesa muito no esfalto, já tive um acidente decorrente de problemas de estabilidade) do engesa?

o segundo, é que estou tentando transformar uma d 20 4x2 em 4x4, utilizando a suspensão do engesa, e não quero que ela transmita a mesma sensação de insegurança a que se refere o colega de BSB.
    Que posso fazer (que não seja desistir da transformação.

Obrigado,

André

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

Re: Já fiz isso...

Citação Postado originalmente por FábioGondim
    ... Procurei o Eteval, aliás, muito bacana (valeu aí, Etaval!! ) e andei no Engesa verde dele. Para ser franco, a sensação foi desconfortável, mesmo com os amortecedores Rancho reguláveis. Como eu nunca tive um jipe, fiquei na dúvida se erar assim mesmo. Aí, como já disse, fui dirigir um Cherokee, um Wrangler e um Troller. Todos são muito estáveis, firmes... Meu uso vai ser mais de asfalto mesmo (não me perguntem por que, então, quero um jipe... só sei que QUERO ), mas, por outro lado, adorei o Engesa. Por isso fiz essas perguntas. De que maneira posso melhorar essa sensação desconfortável de instabilidade? Molas mais duras? Quais? Amortecedores mais duros? Quais? Barra estabilizadora? Como?

.....

.....
    Legal que você já tenha falado com o Eteval. (eu e minha boca grande)

- Então a pergunta é, quais molas ele colocou no Engesa dele. Se as molas são moles, não tem jeito, só trocando molas E muda muito o desempenho do carro.

- As molas da F-4000 são muito moles na minha opinião. Resultado, balança mais ainda. Como eu disse, uso as do MB1113 (tá, o Nero me corrigiu ). Com elas, minha Camper ficou mais dura no asfalto, sem balançar como antes.

- Eu não gosto dos Rancho, acho caro pro benefício que se propõe. Na minha Dodge Ram os ranchos vieram e continuaram. Na Camper, posso até botar outros amortecedores importados, mas os Rancho, não. Prefiro os MB1113 que me atendem perfeitamente (e são baratinhos ). Pode ser o seu caso, só testando. Se gostar dessa opção, você vende os Rancho fácil, tá cheio de gente que adora eles

- Estabilizadores. É verdade, o Engesa fica mais assentado no chão, e péssimo em trilhas. Mas dependendo da instalação, em 1 minuto você desconecta ou conecta. Quem usa, aprova.

Em síntese, dificilmente você gastará mais de uns R$ 2 mil para mudar essas coisas. E não precisa ser imediatamente.

Como o Troller e o Wrangler original eu não recomendo, a outra alternativa, a Cherokee é fantástica, mas ... tem teto rígido e você quer um jipe com capota, ficam minha dicas, pois pelo que vi, gostei da cara do Musgão.

Relaxe e não pense nesse Natal. O Musgão não vai sumir de lá e o Eteval terá a maior vontade de te introduzir (no sentido bíblico by Perez, claro! ) no mundo dos Engesa ... ligue para ele e pergunte mais.

Só assim para você ter certeza da compra, ter paciência depois dela para se acostumar com o novo modo de dirigir ...... e pro meu amigo Alê poder vender a Camper dele pro Eteval e poder casar finalmente

Eriksom

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP

Re: suspensão

Citação Postado originalmente por André Pereira
    o segundo, é que estou tentando transformar uma d 20 4x2 em 4x4, utilizando a suspensão do engesa, e não quero que ela transmita a mesma sensação de insegurança a que se refere o colega de BSB.
    Que posso fazer (que não seja desistir da transformação)
    A suspensão helicoidal do Engesa?
    ou kit Engesa pra essa pickup, que utiliza feixe de mola?

suspensão engesa

Caro Nero,

A idéia que tenho é a de colocar eixo rígido com o kit de molas helicoidais do engesa, ou seja, utilizaria toda a suspensão dianteira do jipe engesa, trocando apenas as molas. Que Você e os demais acham? É possível? Ficaria bom? Quais seriam as dificuldades e inconvenientes(esclareço que cheguei a comprar o kit para feixe de molas, mas andei numa D 20 que o usava, e o comportamento era tão ruim que desisti -até agora- de utilizá-lo)?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem