Pessoal,
Peço ajuda a vocês...
Tenho uma CAMPER DIESEL 92 4X4, que adquirir desde 1997.
Desde então percebi que a transmissão passava a impressão de que iria travar quando acionava a 4 x 4, fazendo muito ruido e a alavanca de acionamento 4x4 dava muito trabalho para desativar.
Como possuo outro Jeep, sempre usei a CAMPER no meu dia a dia e nunca fiz uma trilha com ela.
Em 2011, forcei demais o diferencial rebocando meu Jeep e partiu a caixa de satélite, quando ressurgiu a minha curiosidade de investigar o problema. Ao comparar a relação dos diferenciais dianteiro\traseiro, para minha surpresa, o diferencial dianteiro (Dana 30) possuía relação coroa\pinhão 44\13 e o traseiro (DANA 46) 41\13. Naturalmente o mecânico botou a culpa nesta diferença, justificando o problema. (Diferença de 2,64% entre as relações)
Partir para procurar uma coroa\pinhão com a mesma relação. Comprei o DANA 46 (44\13) utilizada na F1000 4X4 e caixa de satélite, igualando a relação da traseira com o diferencial dianteiro.
Ao fazer o teste, veio a frustração... o problema continuou,
Nesta semana resolvi leva-la para uma oficina para ver se o problema estaria na caixa de transferência. Ao abri-la não foi identificado qualquer problema, a relação da caixa de transferência era 1:1 diant\tras.
Tiramos a tampa dos diferenciais e fazendo teste com o sistema acionado, rodando com a mão a transmissão - ficou evidenciado que o diferencial diant. (DANA 30) apresentava um giro diferente do traseiro (DANA 46), mesmo ambas tendo a mesma relação 44\13.
Como estou decidido em descobrir este mistério peço a ajuda de vocês.
Será que o fato do diferencial dianteiro ser DANA 30 e o traseiro DANA 46 seria a origem do problema?
Agradeço desde já a atenção
JAIRO MARIOTTI
Salvador\Ba
Camper 92
CJ 3a
Samurai 97