Homero,
A altitude praticamente não influencia os motores turbo. Os motores aspirados sim mudam o comportamento, influenciados pela altitude.
Eu não perco mais o meu tempo tentando conseguir informações com os funcionários das montadoras ou concessionária. Todas as vezes que procurei esse pessoal, a impressão era que conhecia o produto deles mais que eles próprios, incluindo os da Toyota. Hoje 99% dessas informações eu consigo direta ou indiretamente na Internet.
Com relação a troca de óleo a cada 5000Km eu até uso esse intervalo para trocar o óleo da minha Ranger, mas porque o manual recomenda a troca na metade do intervalo em uso pesado, que é o uso que dou a minha Ranger.
Já Toyota recomendar esse intervalo em qualquer condição é conveniente. Isso diminui a possibilidade de vir a ter que cobrir algum problema dentro do prazo da garantia, além de ajudar a encher o bolso deles.
Já se paga mais caro por ser Toyota e ainda tem que se pagar a mais por um ano a mais de garantia. Justamente num carro que tem a fama de se durável? Sinceramente acho um descaramento.
Outra coisa. O grande tchan dos óleos sintéticos é o aumento do intervalo de troca e isso deveria ser uma vantagem. Lembro que o primeiro carro que tive as revisões eram a cada 3500Km, justamente porque tinha que trocar o óleo. Hoje com os óleos sintéticos os intervalos passaram pra 20000KM.
Isso vem se tornado um problema só porque os proprietários dos carros novos não lêem o manual. Todos os manuais são claros e até os vendedores costuma recomendar na entrega: “Troque o óleo pelo menos a cada 6 meses, mesmo que não tenha atingido o limite de máximo da kilômetros rodados”
Na prática:
Quem consegue alcançar o limite de kilômetros rodados em menos de 6 meses pode e deve usar óleo sintético pra não ter que visitar constantemente a troca de óleo.
Quem não consegue atingir o limite antes do 6 meses, melhor usas um óleo mineral que é mais barato.