Postado originalmente por
marcelinoDF
Prezados Foristas,
sou novo no forum e gostei da seriedade e companheirismo do pessoal em geral. As opiniões sinceras me ajudaram a remover alguns mitos da minha cabeça para escolher minha primeira caminhonete média no meu novo contexto.
Hoje tenho uma courier 2004 e me surpreendi com a Ford, pois convivi por 38 anos com o preconceito dessa marca que o meu pai criticava tanto.
A-D-O-R-O o carro e curto andar na estrada com ele, MAS... voltarei a mexer com roça e já senti que a criança vai sofrer... tem uns morrão, cuja subida é um cascalho só.
Nesses dias, subi em segunda marcha com tudo com a minha criança e ela foi, mas deu um cag... isso porque estamos na seca aqui no GO. Na chuva vai ser uma aventura essa subida.
Meu perfil: "mané", dirijo devagar na estrada e muito exigente com manutenção do carro para não ter que passar pelo desprazer de ficar na estrada esperando ajuda/reboque...
Sou apaixonado pela L200 (minha noiva tem TR4), mas... prezo por uma caçamba para levar trem e a da L200 é muito pequena e baixa. Pelo que andei lendo estou mais propenso com a Ranger, que sendo Ford, tem a minha simpatia inicial. A CS tem a mesma distância entre eixos da courier.
Restaram algumas questões, que penso, poderá ser útil para outros e futuras consultas de pessoas, que como eu pretendem embarcar nessa de 4x4. Aqui descobri que caminhonete 4x2 para minhas necessidades seria um desastre!
1) gasolina ou diesel? um amigo disse que SE for usar poucos km por semana, a gasolina resolve, desde que 4x4. Digam-me, uma Ranger 4x4 gasolina é durável, guenta um tranco médio de trabalho na roça, câmbio é bom?
2) sem dúvida, diesel seria melhor pela durabilidade e robustez, mas tem a questão de roubos de caminhonetes CS diesel na roça. gostaria de evitar isso, na medida do (SE) possível.
3) quais os pontos fortes e fracos da Ranger 2.8, 4x4 CS, diesel? e a gasolina, motor duratec, com 4x4? Itens para opinar: motor (incluindo simplidade e custos de manutenção), câmbio, suspensão e dirigibilidade no campo.
Sei que pergunta é extensa e complexa, mas umas opiniões gerais e sinceras são suficientes.
Agradeço a todos antecipadamente pela ajuda.
Marcelino