Graaaande Otávio, me parece que o que está faltando para este povo é um pouco de senso de humor. Todo mundo meio azedo, tem um cara que escreveu, lá atrás, que "detesta o Niva"! Como alguém pode "detestar" um carro? Posso não gostar de um carro, seja por suas características mecânicas, seja por ele não me servir, ou ser muito grande, ou muito pequeno, mas como vou "detestar" um carro, se ele não é um ser vivo, se ele nunca cometeu um ato que me fizesse detestá-lo (nem poderia, a única exceção, para quem leu o livro ou viu o filme, é Christine :mrgreen: )?
Tenho Nivas há mais de 14 anos, estou muito satisfeito com o atual (é o quinto), pretendo ter ainda outros Nivas, mas sei perfeitamente que ele tem defeitos, e não são poucos. Entretanto, acho que suas qualidades superam os defeitos e, para a utilização que eu lhe dou, ele serve perfeitamente. Não "detesto" os Suzukis, que, aliás, sei, por amigos que os possuem, serem excelentes veículos. Entretanto, acho o Samurai pequeno e desconfortável demais para o meu uso, e não tenho simpatia (mera questão de gosto pessoal, também não tenho simpatia pelos Gol, apesar de serem duráveis e robustos, segundo o mercado) pelo Vitara "quadradinho", além de considerar o seu porta-malas ser pequeno demais, em comparação com o do Niva. Acho o Grand Vitara/Tracker um carrão, mas, além de estar totalmente fora de meu alcance financeiro, ele é mais baixo e tem a distância entre eixos maior do que seus antecessores "quadradinhos", o que é uma desvantagem para quem, como eu, roda muito por estradas de terra esburacadas.
MAS, apesar de não estar interessado em nenhum dos Suzukis, não digo que desta água não beberei, nem deixo de considerar a marca Suzuki como sinônimo de qualidade, como aliás, o são os demais veículos japoneses.
Outra coisa que, apesar de óbvia, parece que ainda não foi percebida por alguns: o Niva, sendo um carro muito mais barato que os Suzukis, também passou por proprietários menos abonados e/ou experientes (foi e ainda é o primeiro carro de muuuuita gente), o que trouxe como conseqüência veículos maltratados. Isto não aconteceu com a maioria dos Suzukis, que, devido ao seu maior preço de mercado, passaram por mãos mais esclarecidas e/ou em melhores condições financeiras. Resumindo: é muito mais provável que alguém detone um veículo de R$7-8.000 do que o mesmo ocorrer com um veículo que custa a partir de R$15-20.000, pois os valores envolvidos (= prejuízo) são bem menores. Num exemplo paralelo, é muito mais fácil achar um Gol 97 detonado do que um Passat 97 importado detonado. São carros cujo valor inicial era muito diferente, o que levou a manutenções e utilizações diferentes, ao menos em seus primeiros anos de uso. O mesmo ocorreu com os Niva em relação aos Suzuki. Hoje, já se vê Nivas sendo reformados e bem tratados, bem como Suzukis sendo detonados, mas a história passada dos carros também deve ser levada em conta.
Não vejo sentido nesta "briguinha de comadres", metendo o pau em um veículo que mal conhecem. Ninguém os obrigou a ter um, sejam felizes com seus Suzukis, e sigam o sábio conselho "Viva e deixe viver", deixando em paz o pessoal que gosta de seus Nivas. Ambos têm seu espaço entre o pessoal dos 4x4, não há razão para tanta fofoca, mesmo porque, na hora do aperto na trilha e na hora da cervejinha depois da trilha, todos estarão juntos.