Postado originalmente por
SAULOITO
Prezado Renato, considerando o uso que farás, na minha opinião deverias avaliar basicamente estes quesitos, cuja ordem de importancia depende apenas de ti:
- teu gosto pela aparência, INTERNA E EXTERNA, de cada uma;
- custo da manutenção (revisões);
- consumo;
- ITENS DE SEGURANÇA;
Entre as duas, se eu fosse utilizar tal como vc pretende, ficaria com a L200. Nao posso descrever bem a frontier pois meu conhecimento sobre ela restringe-se apenas aos comentários de amigos e a algumas viagens que fiz de carona. Sei que ela tem a manutenção cara (um pouco menos que a L200 que para mim é caríssima), tem alguns pontos fracos da mecanica (durabilidade da suspensão e embreagem são os mais conhecidos) Tem um bom (porem barulhento) motor mwm. Internamente é mais moderna e bem acabada.
A L200 eu pilotei por mtos quilometros e verifiquei várias qualidades e defeitos que posso te enumerar rapidamente:
- Otima suspensão on e off road, apenas observando que na estrada e com pouca carga é a mais "cabrita puladeira" que todas, mas é questão de costume. Em compensação, com meia carga para mais ela roda mto bem, na minga opinião é a pick up que menos SE RESSENTE QUNADO CARREGADA NO LIMITE. NOVA HILUX, RANGER E ME PASSAM A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA QUANDO CARREGADAS.
- Motor menos potente e mais beberrão da categoria, com vários relatos de superaquecimento. AQUI MORA O PIOR DEFEITO. A minha enfrentou várias situações e graças a Deus nunca teve esse problema MAS VÁRIOS PROP SE QUEIXAM. Tem uma relação de marchas (MT ou At) boa para velocidades até 130 a 140 km/hora. Apesar de ser um 2.5 antigo, ele se comporta bem em arrancadas e retomadas E, MESMO SENDO PIOR DESEMPENHO ENTRE AS COCORRENTES, NÃO DEIXA DE SATISFAZER.
- melhor desempenho que as demais pick ups no uso da tração 4X4, que diga-se de passagem, usa o sistema de acionamento manual = mto mais confiável e tão prático quanto o acionamento elétrico de outras marcas e modelos. É a única com bloqueio do dif traseiro.
- mecânica robusta e confiável, RELEMBRANDO A RESSALVA A QUESTÃO PROBLEMÁTICA DO AQUECIMENTO DO MOTOR.
- boa posição de dirigir, em especial a empunhadura do volante;
- PÉSSIMO raio de giro (esterce mto pouco). Se vc tem garagem que necessite de mtas manobras vai acabar ficando irritado. Se estiver em um lugar estreito e precise fazer a volta por vezes verificarás que é bem mais prático voltar de ré.
- Exterior bonito, incompatível com o interior visivelmente obsoleto. Apesar de oboleto o interior resinte bem ao uso severo. A frontier tende a ter mtos "grilos" competindo com o som forte do motor.
- caríssimas revisões.
- espaço interno na média das pick ups de sua geração (me refiro a hilux antiga, ranger, frontier antiga).
- seguro alto (acho que o mais caro da GERAÇÃO antiga das pick ups.
Mto embora vc não tenha cogitado, acho que deverias fazer um test drive na ranger. Entre as 3, certamente a ranger é a melhor quando se faz uma média de seus aspectos positivos e negativos.
Espero ter colaborado.
Grande abraço.