Como disseram, chega um certo tempo q tdas elas se equiparam no custo de manutenlçao.
Versão Imprimível
Como disseram, chega um certo tempo q tdas elas se equiparam no custo de manutenlçao.
Ta aí uma coisa que eu discordo.
Podem igualar em termo de custo de m.o. Mas de resto não.
Infelizmente nunca pude ter uma picape 0km, e então sofro no bolso ter que pegar uma caminhonete usada. Carro usado sempre tem algo para fazer. E alguns tem mais que fazer que os outros. O que acontece, é que em algumas marcas como Mitsubishi, as peças no mercado paralelo ou são poucas ou são inexistentes, o que jogam os seus preços lá para cima, de forma geral. Para veiculos como Ford Ranger ou GM S-10 tem uma vasta gama de fornecedores que competem entre si, baixando o preço final para o consumidor. Fora que os mecanicos estão mais habituados a esses carros, o que baixa também o valor de m.o.
Eu acredito que a curva de custos nesse caso, vai aumentando conforme o tempo passa. E ai que as picapes tendem a ter seus custos mais dispares ainda.
Para mim, comparar carro na garantia é uma coisa meio sem lógica, pois depende muito da concessionária e até da pessoa que lhe atende, pois posso ser super mal atendido em Fortaleza mas em Natal ter uma recepção e serviços nota 10 nas concessionárias do mesmo fabricante.
Preço de revisão na garantia é estratégia da empresa. A empresa decide tornar o preço da revisão mais baixo, mas em compensação cobra mais alto o preço do carro. Outra empresa decide diminuir o preço ao máximo do veiculo, mas não subsidia tanto assim as revisões. There is no free lunch. Todas as montadores trabalham em diminuir os custos, não existe nenhuma que vai querer cobrar muito abaixo do mercado por ser 'boazinha'. Isso tudo é pensado, planejado, revisado e executado.
E podem ter certeza que não existe essa diferença tão grande de qualidade entre componentes entre uma marca ou outra. Até pq muitas vezes os fabricantes dessas peças são os mesmos, e seguem rigorosos controles de qualidade muito parecidos entre os fabricantes.
Se eu fosse pegar um carro 0km, pensando em daqui 2 anos trocar novamente, eu não me preocuparia com preço de revisão, ou preço das peças. Para que? Pegaria a que mais me agrada e pronto. A garantia ta ai, o código de defesa do consumidor é um dos que mais protegem o consumidor, pronto. Agora, carro usado...
Vc escreveu coisas bem interessantes ai.. O meu caso é bem parecido com o seu, pois pretendo adquirir um carro usado.. e em específico uma L-200 GLS 2006.. que teve provável uso em mineração. Manutenção com certeza um dia ela terá, mas o que me preocupa é o custo de peças e mão de obra da mesma.. Achei todas as respostas bem interessantes, sendo que o objetivo do forum não é o de dizer qual carro é melhor do que o outro, e sim a real opinião dos proprietários independente do fabricante e modelo em questão. Obrigado.
Bem. Vou dar meu feliz depoimento:
Comprei em Março uma L200, GLS, ano 2002. O preço estava super convidativo, mas já sabia que, embora ela tivesse apenas 87K rodados, estava com algumas coisas para fazer, mostrando nitidamente que o ex-dono (ou melhor, o ex usuário) não ligava para ela....
Bem, considerando quase 10 mil a menos que a tabela FIPE, foi difícil resistir. No início achei que fosse me dar mal, pois fui numa MIT ver o que ela precisava: Quase 20 mil de reparos e peças. Não me desesperei e comecei a acessar este forum. Com muitas dicas aqui, deixei a menina impecável, com zero vazamento, nada mesmo para fazer e gastei menos de 5 mil para fazer tudo que a MIT disse precisar ser feito.
Por exemplo, um kit de reparo da Cx de Direção na MIT sai por mais de R$ 1 mil, com mais de 500 de MO. Comprei na Donatti por R$ 63,00 (isso mesmo: Sessenta e três reais) e gastei mais 150 de MO. Ficou novinha.
Estou adorando a minha L-200. Parece mais um carro de passeio que uma Pick_up. Minha última compra foi um sensor de estacionamento Wireless. Sensacional. Comprei no Ebay por R$ 150,oo, já incluindo frete e taxa de importação. Depois coloco umas fotos....Resumindo. Seja feliz com a sua L200. É uma carraço!!!!!!
Xiiiii... Tá louco...
Atraz na Ranger é ruim, mas ainda assim é 23,5 vezes menos ruim que na L200!!!
Quanto a comparação, para mim não existe muita:
Eu sou fanático por motor e não há como comparar o moderno 3.0 Common Rail de 163Cv e 38,7Kgfm de torque da Ranger com o antiquado cabeça quente de 2.5 litros e bomba de combustível elétrica da Mitsubishi.
São 38,7Kgfm de torque da Ranger contra 26,2Kgfm da L200 GLS.
Abraços!
Tb estou com esse dilema, apareceu uma L200 GLS 2003, com um preço bem convidativo, a aparencia externa deixa um pouco a desejar e o motor esta com ums vazamento de oleo, mas em sim, levei a uns mecanico, no qual sempre levo o minha, e todos disseram que o motor esta bom e que seria somente trocas de rentetor e correias e estaria nova, mas minha preucupação esta ma kilometragem 177.000, sem dizer que ja foi feito a troca do cabeçote.
Já vendi carros muito rodados pra amigos que rodaram, rodaram sem problemas até o fim. Vendi outros pouco rodados e super conservados que passaram a só dar problemas com o novo proprietário. Acho que o melhor que se possa fazer é um test-drive em vários picapes pra ver as diferenças. Observe como anda, o que bate e quanta fumaça faz e depois traga as duvidas pro fórum...
Nessa hora leva vantagem quem o vendedor achar que é o cliente mais chato, mas quem paga é quem manda...
Em tempo, aqui em BH esta acontecendo o seguinte fenômeno: Muita oferta de carros usados sem que os preços baixem e as vendas já caíram 20%. Muita procura de novos graças as facilidades pra compra. To achando que muitas lojas de usados vão quebrar e os preços dos usados vão cair. Esperem...
Fiz um teste drive com ela, estava um poco amarrada, ate´q a levei a um mecanico, q verificou o filtro de ar, se entrasse agua la teria tirado um tijilo, assim deu para notar q o antigo dono não cuidava bem dela, depois de limpo deu uma grande diferença, o motor visto por cima deu para verificar que ja foi feito a troca do cabeçote e tb acho o motor, apresentava vazamento de oleo creio nos retentores do cabeçote e tb acho em alguma junta na frente do motor, pelo suspiro do motor e tb pela tampa de oleo. mas o preço dela esta bem conviadtivo 40.000,00.
Eu não compraria um carro caro desse jeito e que não esteja bem cuidado.Espera mais um pouco até achar um carro q realmente valha a pena...
Pra mim carro muito feio de aparência e por dentro indica que o proprietário é relaxado inclusive com a mecânica. Eu não sou escravo de carro e nem fico lavando todo final de semana, mas se tiver algo estragado eu conserto assim que é possível. Fico doente quando um detalhe que for não funciona como deve. Quem compra carro meu só precisa polir, abastecer e rodar.