
Postado originalmente por
Pumba
Sem dúvida Miranda, mas a Ranger compensa o maior entre-eixos com maior altura, mantendo o mesmo ângulo de rampa que a L200.
Proporcionalmente, seu entre-eixos pode ser enorme e você continuar ter um ótimo desempenho off-road, mas para isso, tem-se que compensar a perda de ângulo de rampa devido ao entre-eixo maior com acréscimo de altura livre do chão. Essa é a única maneira de compensar o entre-eixo maior. Porém, essa compensação pode custar bem caro no que diz respeito a subida de rampa (rampa máxima) e inclinação lateral devido a mudança do centro de gravidade do veículo, mas mesmo assim a ranger manteve os números, sendo mais alta, mais confortável (maior entre-eixos) e mantendo os bons números.
Por exemplo, um JK Wrangler Sport 4 portas tem 22 graus de ângulo de rampa. Ironicamente, L200, Ranger, S10, Amarok, entre diversos outros veículos já conseguiriam transpor um obstáculo em que um JK 4 portas original encalharia. Mas, nenhuma dessas picapes tem pretenções de subir 100% (ou 45 graus de inclinação), como um bom jipe, mantendo-se todas em um limite de rampa máxima de 35 graus e quanto a inclinação lateral, todas ficam por volta de 40 graus. Sendo assim, acho que a Ranger compensou bem, dendo da proposta, pois ela manteve os 35 graus de rampa máxima e 40 ou 45 graus de inclinação lateral.
Nenhuma delas é voltada pra ser um suprassumo do off-road mesmo. Na prática, o maior ângulo de entrada delas é 30 graus, logo uma rampa de 35 graus já poderia danificar parachoques e em alguns casos, mesmo trocando os parachoques originais, outras partes como até o radiador limitam o ângulo de entrada. São projetos pensados para um uso bem light em termos de off-road. Mal comparando uma picape marruá original, como as do exército brasileiro já tem 62 graus de ângulo de entrada, os trollers antigos e novos em configuração original tem 56, 50 e agora 51 graus de entrada... com pouca mexida esses chegam até nos 90 graus, subindo literalmente, até paredes, não tendo nada que possa limitar ou dificultar a preparação do veículo.
Acho que a grande novidade, como já falado é de fato o diferencial central nas L200 HPE. Em termos de off-road, acho que elas perderam bastante. As versões antigas tinham bem mais ângulos de entrada inclusive. Por bem dizer, ao aumentar o ângulo de entrada, você cria alguns inconvenientes piorando aerodinâmica e aumentando o espaço para coluna de água subir ao passar por poças e alagados o que prejudica o uso urbano, que é sem dúvida, a grande preocupação dessas montadoras.