Nossa,que espetaculo a Blazer!
Sera que essa roda É original? A SW4 que se cuide! Rsrs..
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Nossa,que espetaculo a Blazer!
Sera que essa roda É original? A SW4 que se cuide! Rsrs..
Olá!
Reabrindo o tópico, para lhes contar a minha saga. Primeiro, quero manifestar a minha satisfação [em tempos, onde o fórum perdeu parte relevante do conteúdo técnico], ao ser contemplado com informações valiosas. Elas, junto a outras "ferramentas", possibilitaram-me alcançar e materializar o quê vou chamar da "nossa" escolha.
Antes de entrar no "mérito", para nortear a percepção frente à intenção dos meus relatos, devo acrescentar que entrei [como proprietário] no mundo 4x4, a partir do ano 2001. Tive Mitsubishi L200 2000, Toyota Hilux SRV AT 2007, Mitsubishi Pajero V6 1999, Mitsubishi Pajero Full DI-D 3P, Ford F-1000 1998, Troller T4 2012 [esse último, ainda comigo] e, dessa vez, um SUV.
Dito isto, vamos aos [bem recentes] fatos:
Desde o ano passado, que vinha me planejando para adquirir um SUV. Para tal, antes precisava vender uma "velhota" [relíquia], afinal o "novo projeto" envolvia considerável valor. Em fevereiro, desse ano, a camioneta trocou de dono. Foi para o RS. Acrescente-se que antes dessa venda, eu já tinha focado o objetivo principal: adquirir um veículo seminovo [preferencialmente, ainda sob a garantia].
Escolha não tão simples, dada à variedade de modelos. Entretanto, "escolado" nesse tipo de situação, priorizei a metodologia "racional"; em detrimento da emocional. Para minimizar as chances de um possível [futuro] arrependimento, busquei a prática "por eliminação".
Foi aí que esse tópico potencializou o alvo. Li, inteiramente, todas os relatos, inclusive também detive atenção ao tópico intitulado "INVOLUÇÃO da nova SW4". Aqui, cabe um justo reconhecimento: nominar pessoas, poderia levar-me a cometer injustiças, mas a partir dessa louvável iniciativa do "André F", ancorado por não menos importantes relatos, por parte de outros colegas, a minha decisão foi um tanto "facilitada".
Continua no próximo post.
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Antes de lhes dizer qual foi o veículo escolhido, eis, objetivamente, por ordem de importância [notem que escrevi "1" e "1a"], as minhas "exigências":
1. Veículo seminovo [rigorosamente "documentado" com as revisões de garantia], ano/modelo 2015/15 [no máximo, um 2014/15].
1a. Quilometragem de cerca de 25.000 [no máximo 35.000 quilômetros] e "único dono". Valorização futura [depreciação].
2. Combustível: Diesel.
3. Cor: Branca.
4. Assentos: 5L.
Meu perfil: Viagens longas, passeios off road [para trilhas, possuo um T4] e, no futuro, talvez alguma "expedição" tipo América do Sul.
Some-se a isso, um outro ponto fundamental: conforto para os meus pais [mamãe, 78 anos e papai, rumo aos 83 aninhos].
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Antes de continuar, permitam-me corrigir um lapso! Editei a grade de exigências. Onde escrevi "1a. Quilometragem de cerca de 25.000 [no máximo 35.000 quilômetros] e "único dono". Valorização futura [depreciação]", inclua-se "Padrão de atendimento Concessionárias e o quesito SEGURANÇA".
Aproveito para realçar que, propositalmente, não escrevi a palavra desvalorização! No decorrer das "minhas" percepções, tentarei "justificar".
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Adicionalmente às [minhas] razões apresentadas, informo-lhes:
a] Por limitação da minha disponibilidade financeira, não coloquei em foco nenhum desses veículos, novos.
b] Mas, por curiosidade fui "olhar" a Trail Blazer 2016/16.
c] Não me animei para realizar o famoso test drive. Por duas razões: não me ofereceram e eu não podia comprar [R$ 197 mil!].
d] Concordo com as pessoas que afirmaram: "se for comprar novo, o C&B mais "interessante" é a TB".
Finalmente, vamos aos fatos, concretamente:
Depois de uma cuidadosa e minuciosa "avaliação", escolhi a opção "TCD". Explico, com uma quase [saudável] provocação: "Comprei um Torsen Center Differential" e "ganhei" um SW4 .
Dados do veículo:
1. Ano/modelo: 2015/15 SRV AT 4x4 3.0 D-4D Turbo Euro V Diesel 4P/5L.
2. NFF [Nota Fiscal de Fatura]: JUN-2015.
3. Quilometragem [à época do início da negociação_MAR-16]: 17.500 KM.
4. Quilometragem na data de recebimento [6/MAI-16]: 20.585 KM.
5. Cor: Branco Polar [interior bege].
6. Revisões de GARANTIA: NOV-2015 [10K ou 6 meses] e [antes da entrega] ABR-16 [19.734 KM].
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Foram semanas de muita pesquisa. Abrangência: todo o território brasileiro. Nesse ponto, o quê para algumas pessoas torna-se quase um "impeditivo", no meu caso é uma terapia. Sou estradeiro.
Senão vejamos:
1. Origem do carro: Porto Alegre-RS [Desde novo].
2. Literalmente, "voei" [na quinta-feira, 5 de maio] até a capital porto-alegrense.
3. "Conhecer" o carro [e o ex-dono], pagamento e cartório.
E, o test drive de "longo distância":
Porto Alegre/Floripa/Curitiba/São Paulo [desviei por Valinhos, para fugir de uma baita congestionamento]/Rio de Janeiro/Minas Gerais/Bahia/Sergipe.
Exatos 3.475 quilômetros. Abastecimentos:
Rodovias:Citação:
D0: KM 20.585
D1: 10,943
D2: 11,488
D3: 12,535
D4: ND
D5: 10,814
D6: 11,449
D7: 11,693
D8: 12,226
Média: 11,592.
* BR-290 RS [Free Way].
* BR-101/BR-376 [PR].
* BR-116 PR e SP[Régis Bittencourt].
* Rodoanel/Bandeirantes, Anchieta e Dom Pedro I_SP.
* Dutra [SP e RJ].
* BR-393 [RJ].
* BR-116 [Rio/Bahia].
* BR-101 [BA e SE].
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Embora ainda seja muito cedo, estou satisfeito, com a escolha. Mas, claro, como não existe "o carro perfeito", nos próximos dias, vou relatar os PRÓS [80%] e os CONTRAS [20%], na minha opinião.
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Reativando o tópico:
A nova Trail está bem bonita e cerca de 40k mais barata que a Sw4.
Alguém conhece bem a Trail para nos dizer os pontos positivos e negativos!
Conforme escrevi antes, passado o primeiro mês [e os "primeiros" cinco mil quilômetros], a título de contribuição, posso afirmar:
Antes porém, acredito ser oportuno dizer que não é tarefa simples "avaliar" um veículo. Ainda mais, se considerarmos que apenas dei os "primeiros passos". No Brasil, sabemos que devido a nossa "paixão" por carros, muitas vezes somos [procurarei ser imparcial] levados a preterir o lado racional. Então, torna-se importante considerar que buscarei palavras que tornem as minhas "impressões" em afirmações concretas, responsáveis e verdadeiras.
Vamos lá:
No geral, o carro vem atendendo - satisfatoriamente - às minhas expectativas. [Algumas delas, já conhecidas, pois fui dono de uma Hilux SRV AT 2007. Embora sejam veículos diferentes, o SW4 traz itens "similares"]. Ressalte-se, que o uso desse carro será, predominantemente, viagens. E, o meu carro para o dia-a-dia.
Por partes, agora:
Começando pelos "contras" [até agora, considero em cerca de 20%]:
1. PREÇO: Não vale o quê pagamos. Aliás, nesse quesito, considerando que estamos tratando de veículos com a "linhagem" focada desde a abertura do citado tópico, nenhum deles vale os preços praticados. Na minha honesta e sincera opinião, nenhuma versão diesel [mesmo, sendo 4x4] deveria custar mais do que R$ 150 mil!
2. FREIOS [rodas traseiras]: o SW4 freia bem [tanto é, que esse será um dos pontos positivos, que abordarei nos posts seguintes], mas custo a admitir que a Toyota ainda utilize freios a tambor no eixo traseiro! Entretanto esclareço que não detenho expertise [conhecimento técnico] suficiente que possibilite questionar a eficácia de frenagem. Apenas, numa "análise" pontual, não considero correto manter lonas, em detrimento de discos ventilados, num carro que custa cerca de R$ 200 mil. [Vale lembrar, que o meu é um 2015/15].
3. VOLANTE ["posição" da buzina]. Importante dizer que o volante do SW4 é bem construído, acabamento bom e tal. Mas, não gostei da "sensibilidade". Talvez eu acostume, mas é muito chato ter que cumprimentar alguém no trânsito [tipo: agradecer uma sinalização de carreteiro, em rodovias pista simples] e ser "forçado" a, involuntariamente, causar uma poluição sonora desagradável.
Continua... [preferi iniciar pelos pontos negativos, mas virão muitos positivos, à medida que eu for relatando].
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3.1 VOLANTE: Reafirmando, o volante do SW4 [2015/15] é bem construído e "bonito", mas deveria trazer, além da possibilidade de ajuste de "altura", a opção para ajustar também a "profundidade".
4. Pneu ESTEPE: Aqui, cabe uma ressalva. Não sei se é devido ao uso de veículos [tive Pajero Full], onde o pneu estepe fica localizado na "porta" traseira, mas não é possível que a engenharia de desenvolvimento não implemente um sistema que facilite o acesso! Alguns poderão fazer um contraponto, do tipo: "Pneu furou, aciona o seguro, ou o guincho das autovias". Mas, não é todos os dias, que viajamos em rodovias tipo o Complexo Imigrantes/Anchieta, Bandeirantes/Anhanguera, só para citar algumas.
Observação: No MEU caso, que optei pelo modelo "5L" [espaço de sobra], ficaria mais feliz se o estepe estivesse "alojado" no interior do carro. Mas, claro, a Toyota não projetou [e construiu] o carro, somente para me atender.
5. BANCOS [padrão da costura]: Atenção! Ainda não estou "avaliando" a qualidade geral dos bancos. Apenas, quero afirmar que poderia ser melhor. De novo: não estamos tratando de um carro popular [longe de querer desmerecer, quem o tem. Minha esposa usa um Celtinha 1.0L. Rs]. Sobre a qualidade do couro utilizado, tudo bem, mas o padrão da "linha" [e dos "pontos"], poderia ser melhor.
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Por enquanto, é isso. Certamente, à medida que for utilizando o carro, identificarei mais alguns pontos negativos. Não medirei esforços para relatá-los, com isenção e imparcialidade. Mas, fiquem certos, o veículo tem muitas qualidades. No momento, poderia, tranquilamente, listar e comentar vários, mas prefiro "dar tempo", para que o público do Fórum 4x4Brasil possa ir tomando conhecimento e alcancem as próprias conclusões.
Embora ainda considere prematuro [relembrando: "rodei" apenas cinco mil quilômetros], tenho absoluta convicção que a MINHA escolha foi "acertada". Muito satisfeito.
Para finalizar, por hoje, adianto uma "pista": Nível de ruídos interno, muito "confortável". Longe de querer "cuspir no prato que comi", mas aqueles "grilos" [chatos e estressantes] típicos de veículos utilitários [no meu Pajero Full 3D 2008, tinha alguns poucos], pelo menos até o momento, é o ponto de destaque do SW4. Nenhum ruído.
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Citação:
Uma pena, que ainda não contarmos com relatos de proprietários dos veículos "concorrentes" [Pajero Dakar e TrailBlazer] e de outros usuários do SW4! Mas, vamos prosseguir os relatos, uma vez que a intenção não é competir e sim, disseminar informações que possibilitem cada um fazer as escolhas que melhor lhes convier:
PONTOS PRÓS
1. CUSTOS de MANUTENÇÃO [PREVENTIVA]:
1. 1 Revisão dos 10000 KM_6M:
Serviços [Mão-de-obra] I
Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 75,00
2 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 38,00
Total de Serviços: R$ 113,00.
Serviços [Mão-de-obra] II
Item Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSG KUN51 50B1A63 REVISÃO DOS 10.000 KM R$ 91,31
Total de Serviços: R$ 91,31.
Peças e Lubrificantes I
Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 36,10 R$ 249,09
2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,23 R$ 6,46
3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 95,95 R$ 95,95
5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 3,42 R$ 3,42
6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 51,06 R$ 51,06
7 CSR KIT-0513BR KIT REVISÂO (LUB+DES+GRAX 1,00 R$ 39,00 R$ 39,00
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 540,93.
Peças e Lubrificantes II
Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
1 CSR ST-0916BR LIMPA FREIOS 1,00 R$ 48,00 R$ 48,00
2 CSR ST-3330BR LIMPEZA BICO DIESEL 1,00 R$ 98,00 R$ 98,00
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 146,00.
VALOR TOTAL: R$ 891,24.
1.2 Revisão dos 20000 KM_12M:
Solicitações do Cliente [Customer Voice]
Item Tipo de OS Descrição da Solicitação
1 CSP REVISÃO DOS 20.000 KM.
2 CSR CLIENTE SOLICITA GEO/BAL/ROD.
Serviços [Mão-de-obra]
Item - Tipo OS Código de Operação Descrição do Serviço Valor
1 CSP KUN51 50B1B23 REVISÃO DOS 20.000 KM R$ 276,35
2 CSR ALH ALINHAMENTO SW4 R$ 72,86
3 CSR BALH BALANCEAMENTO SW4 R$ 40,20
Total de Serviços: R$ 389,41.
Peças e Lubrificantes
Item Tipo OS Código do Produto Descrição da Peça e Lubrificante Qtde Valor Unitário Valor
1 CSP 0888083510 OLEO MOTOR SN/CF 5W30 SEM 6,90 R$ 38,63 R$ 266,58
2 CSP 1215710010 JUNTA, ACO, DRENO C 2,00 R$ 3,39 R$ 6,78
3 CSP 2330030450 CONJUNTO FILTRO COMB 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
4 CSP 233900L050 CONJUNTO ELEMENTO FI 1,00 R$ 106,51 R$ 106,51
5 CSP 9043012031 JUNTA, ALUMINIO, BUJ 1,00 R$ 4,16 R$ 4,16
6 CSP 9091520003 FILTRO OLEO MOTOR 1,00 R$ 52,05 R$ 52,05
Total de Peças e Lubrificantes: R$ 542,59
VALOR TOTAL: R$ 932,00.
Observação: Considerando que um SW4 2015 [novo] custava cerca de R$ 200 mil, acredito que os valores praticados pela Toyota estão "compatíveis".
2. "TECNOLOGIA" [TCS/ESP/EBD/HID]:
Ainda não foi possível testar "isso tudo", mesmo porque sou o tipo de usuário que pratica direção defensiva. Entretanto tenho absoluta clareza que o melhor "equipamento" é o nosso cérebro. Some-se a isso o fato de estarmos tratando de um veículo "utilitário": centro de gravidade, peso e outras características, exigem responsabilidade e prudência.
De qualquer forma, até o momento tive pontuais oportunidades de constatar, por exemplo: ao dirigir o SW4 em rodovias sinuosas e com o solo molhado, é perceptível constatar os "controles" entrarem em ação. A propósito, arriscaria afirmar que possivelmente muitos usuários "são salvos" [de um grave acidente, por exemplo] sem "perceberem"!
Um parêntese para o sistema de iluminação "HID": Defendo que bons faróis, não necessariamente são os "mais fortes", afinal não devemos ofuscar quem trafega no sentido contrário! Nesse detalhe, permitam-me incluir os faróis com a tecnologia "HID", dentre os "equipamentos" de segurança.
Freios: Embora eu tenha [e continuo] "criticado" o fato de a Toyota manter o sistema "a tambor e lonas", no eixo traseiro, em detrimento dos discos ventilados [como é na dianteira], posso afirmar: essa versão de SW4 freia bem. Aqui, obviamente que refiro-me "ao todo"; ao conjunto [ABS] e tal.
3. SUSPENSÃO: Embora ainda não tenha tido a oportunidade de utilizar a capacidade de "carga" plena [pessoas + bagagem] do veículo, igualmente arrisco afirmar: desde que sejam respeitados os limites do carro [no meu caso, quase novo], o conjunto trabalha satisfatoriamente. Ressalte-se que o meu uso é predominantemente em rodovias pavimentadas.
4. CONFORTO [e ESPAÇO INTERNO]: Aqui eu devo relevar que a [minha] opção pelo modelo/versão "5L" deveu-se, principalmente, a dois fatores: i] Não precisar dos sexto e sétimo assentos [imagino, que quem precisa ocupá-los "sofre", pela limitação de espaço] e ii] Por entender que é uma "fonte" para futuros ruídos [ninguém me convence que aqueles bancos "pendurados" no porta-malas, não irão incomodar, no futuro, no tocante a barulho].
O SW4 versão "5L" oferece uma baita "bagageiro". Tem bastante espaço. E, com um detalhe: até as bagagens manter-se-ão "fresquinhas"; mesmo lá no fundo. Rs. Ponto positivo também para a ergonomia - e espaço para os ocupantes - dos bancos. Aqui, uma outra crítica: Excetua-se dessa característica [conforto] o quinto passageiro. Refiro-me ao sujeito [ou sujeita], que ocupará o banco "do meio" da segunda fila de assentos!
5. AT: Embora eu prefira o câmbio que equipa os Pajero Full [tive um 2008], não posso "desmerecer" [leio críticas e tal] esse que equipa o SW4 2015. Mas, reconheço "não é um primor". A propósito, EU "acho" meio lerdo, em algumas situações. Principalmente em ultrapassagens. Na "saída", também acredito que poderia ser um sistema "mais inteligente". Se fosse atribuir uma nota arriscaria cravar um "7" [no Pajero, eu mando "9"].
Mas é preciso também afirmar: o SW4 é um veículo "muito bom" de dirigir. Eu, particularmente o prefiro em rodovias, mas em trânsito urbano eu também gosto. Bom, mas uma coisa é gostar, outra - bem diferente - é ter parâmetro técnico. Isso, falta-me! Aliás, esclareça-se a propósito, que essas minhas "avaliações" são apenas opiniões de quem "pilota" esses brinquedos há muitos anos. [Minha primeira "partida" foi numa Rural Willys, nos tempos da adolescência].
6. MOTOR[ização]: Aqui, mais uma vez, o "D-4D" não é o "estado da arte", mas eu considero um bom motor. Desejaria que disponibilizasse um pouco mais de torque e que a potência "desse" SW4 tivesse 200 cv, para fazer "páreo" às recentes "camionetas". Quando eu afirmo que considero um bom motor, obviamente que estou levando em conta o MEU perfil. Geralmente, minhas viagens são "em dupla" com a esposa e bagagens moderadas.
Alguém poderia questionar: Sim, mas e "no mato"? As minhas ponderações têm como premissas básicas: i] Viagens em rodovias pavimentadas, em primeiro lugar. ii] Em segundo, algumas "Expedições" [futuras] e iii] Passeios - lights - off road. Mas, obviamente que quero ter disponível: tração 4x4L e o "famoso" Torsen Center Differentia.
7. CONSUMO de COMBUSTÍVEL: eis um ponto um tanto polêmico! Sou "defensor" do diesel. Meu "padrão": média entre 8 a 9 [urbano] e 10 a 11 [rodoviário]. Isso, o SW4 "faz". Claro, que depende de muitos fatores. Exemplos: trafegar em rodovias tipo Bandeirantes/Anhanguera, Imigrantes/Anchieta, Washington Luiz, Régis Bittencourt e outras "maravilhas", é muito diferente de encarar as famosas BR-101 e BR-116, nos - vários e vários - trechos pista simples; "cortando grande parte do Brasil"!
[Aguardem os próximos relatos. Conforme escrevi no início do "post", desejaria ler também as "impressões" de outros colegas. Donos de Pajero Dakar e Trailblazer. É desejável - e necessário - também, saber a opinião de outros proprietários do SW4].
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