Powered by vBulletin

S10 Executive eletrônica X L200 Sport - Opinião

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/11/2005, 14:37
    Homero
    freitasjr,

Ah, uma dúvida, o engenheiro que instalou o Unichip em minha TR4, disse-me que se eu modificasse o silenciador do meu carro(que parece um bujão de tão grande que é), melhoraria ainda mais o desempenho...
    Confere essa informção Homero ?

A princípio sim.Uma maneira de de aumentar o ar admitido é facilitar a limpeza da camara de combustão para que caiba mair ar no ciclo seguinte.Então colocando-se um silenciador com menor restrição (menor poder de silenciar também) voce favorece a limpeza da camara.

Se bem que a maior restrição geralmente é o catalizador que é proibido retirar , então sem retirar o catalizador,somente trocar o silencioso não acho que vale a pena.
    O correto seria trocar todo o escapamento desde o coletor com diametro adequado(existe calculo para dimensionar em função da potencia e cilindrada) e abafador conveniente e aí pode-se ter um aumento de potencia (torque de uma maneira geral , mas mais em alta).

A rigor qualquer modificação deve ser acompanhada de novo acerto do unichip(para aproveitar todo o potencial)

Para se ter uma ideia , tem carros (original , sem unuchip etc) que se voce retirar o catalizador , voce piora a dirirgibilidade mesmo que ganhe alguns cv no final(nem sempre).

Homero
  • 14/11/2005, 14:44
    Homero
    freitasjr,

Voce disse:Pode sim, vi instalar o Unichip no motor do novo Troller 3.0(q é o mesmo da Ranger), ficou até melhor que na minha TR4(q é hidramática). E lá tinha um Kia Sorento a Diesel p/ ser instalado tb.

`´E muito mais facil aumentar a potencia em um diesel do que em um Otto devido ao excesso de ar com que trabalham

Homero
  • 14/11/2005, 20:04
    freitasjr
    Citação:

A princípio sim.Uma maneira de de aumentar o ar admitido é facilitar a limpeza da camara de combustão para que caiba mair ar no ciclo seguinte.Então colocando-se um silenciador com menor restrição (menor poder de silenciar também) voce favorece a limpeza da camara.
    Era nisso que eu estava pensando.

Citação:

Se bem que a maior restrição geralmente é o catalizador que é proibido retirar , então sem retirar o catalizador,somente trocar o silencioso não acho que vale a pena.
    O correto seria trocar todo o escapamento desde o coletor com diametro adequado(existe calculo para dimensionar em função da potencia e cilindrada) e abafador conveniente e aí pode-se ter um aumento de potencia (torque de uma maneira geral , mas mais em alta)...
    Vou ver com o mecânico daqui a melhor opção p/ minha TR4

Citação:

Para se ter uma ideia , tem carros (original , sem unuchip etc) que se voce retirar o catalizador , voce piora a dirirgibilidade mesmo que ganhe alguns cv no final(nem sempre).
    Bem, tem um mecânico aqui onde eu moro que já fez isso(de se trocar silenciador, escapamento) em um Troller a gasolina e, segundo o proprietário, o rendimento melhorou bastante. Logo, como ele(o mecânico) já tem um pouco de experiência por já ter feito isso em outros carros, acho que ele deve ter uma boa noção como melhor fazer na minha TR4.

De qualquer forma vou estudar essa opção ainda com ele e outros mecânicos.

Obrigado pelos esclarecimentos, Francisco de Freitas...
  • 14/11/2005, 23:07
    Turtle
    Citação:

Postado originalmente por Homero
    Péricles,

Turtle,

Pega leve ... a GM não é essa maravilha que voce acha...

O SAC só existe devido ao codigo de defesa do consumidor , ele não foi criado para atender ao consumidor , ele foi criado para proteger a empresa.
    Ou seja :-Se voce comprou um carro e este apresentou problema e o revendedor não resolveu em pouquissemos casos s SAC faz alguma coisa.Somente quando o cliente claramente iria à justiça com totais chanches de ganhar.Mesmo assim eles levam quase até as últimas consequencias pois a maioria desiste.

Concordo que é o mesmo com as demais empresas.

Po Homero, assim c me quebra as pernas :roll:
    Mas enfim, o nosso camarada é que vai ter que decidir mesmo... E eu que cada hora fico em duvida entre S-10, Hilux, Ranger, Bandeirante, até Niva... :mrgreen: abss
  • 14/11/2005, 23:37
    Homero
    Turtle,

Não é para te quebrar as pernas .É para voce ficar esperto...

Se algum dia voce tivesse tido um veiculo GM com algum probleminha e tivesse ligado para o SAC tenho certeza que ia concordar comigo.

Eu confundi os tópicos e postei meu comenta´rio nesse aqui . Tem outro tópico que acho que meu comentário seria mais pertinente , mas todos lêm todos os tópicos.

Homero
  • 15/11/2005, 14:10
    Péricles
    Citação:

Postado originalmente por Homero
    Péricles,

Conta pra gente porque voce desistiu da Ranger?

Homero

Desistí da Ranger porque, primeiro, estou querendo mudar, pois temos essa ranger desde 2001 e antes dela tinhamos outra, só que a gasolina e cabine simples, então acho que já tá na hora de diversificar.
    Outro fator é a manutenção da ranger que possui peças caras e muitas blindadas, o que faz com que em vez de trocar apenas uma pequena peça gasta, como acontece com as outras pick-ups, tenhamos que substituir todas as outras que se relacionem com ela, como é o caso dos pivôs das suspensão, que na L200 e S10 troca-se apenas os dito cujos, enquanto que na ranger troca-se toda a bandeja, o que é um absurdo de caro. Assim, tendo em vista que, como viajamos muito, gostamos de sempre colocar peças originais, que são mais resistentes, essas substituições tornam-se verdadeiros rombos no orçamento.
    Outra justificativa é que na hora de vender a procura por ranger não é muito boa, pelo menos aqui na Paraíba, então a desvalorização é um pouco maior que das outras pick-ups.
    No mais, o carro é muito bom, a nossa, mesmo sendo 2.5, tem um bom desempenho na estrada, além de ter um espaço interno bem razoável, embora não muito confortável pra quem vai atrás por deficiência do banco, que não proporciona uma posição muito boa de sentar. O motorista não cansa mesmo em viajens longas, agora mesmo fui e voltei a Fortaleza dirigindo (+ou-700km de João Pessoa pra lá), paramos apenas para almoçar e não tive problemas nem com o carro nem de cansaço.
    É isso, o carro é satisfatório, e mesmo com a quilometragem atual não bate nada, parece novo, mesmo já tendo andado em estradas bastante esburacadas e estar com 212.000km rodados, mas acho que mudança é bem vinda.
  • 15/11/2005, 14:11
    murilloaquino
    opa galera...

huum...foto ta quente hein? nem preciso fazer mais curso de mecanica com essa aula aqui....
    Sobre a minha ranger...realmente ela tem um torque e potencia bem avantajados né...mais como eu tava falando, esses chips saum uma boua maneira de aumentar a potencia sem mudar nenhuma caracteristica do carro...Cv e Kfm, quanto mais melhor...hahaha
    vo passar a procurar mais informaçoes sobre esses chip´s.Viajo muito e na estrada, em uma ultrapassagem e um alivio o carro potente...

homero, vi em algum lugar q a pressao maxima d injeçao de diesel nas ranger vai ate 1600 bar tb...igual na hilux.Vc sabe me informar, so por curiosidade se a minima das ranger e 300 bar?
    mais sobre a ranger...aqui na minha cidade, ja vi algumas, ate novas (2002) com as rodas dianteras meio q abertas.Como disse o everton usar calcinha...haha. Voces sabem me informar se com essa alteraçao da suspensao dela em agosto do ano passado a ford corrigiu esses defeitos?

tava dando uma olhada em baixo da minha frontier hj(pego a ranger na quinta) e percebi q os diferencias e o eixo cardan dela é bem mais fino q as da ranger...será q é mais fragil tambem?

abraços galera...
  • 15/11/2005, 19:18
    Homero
    murilloaquino,

Não tenho essa informação(pressão da ranger)mas acredito que deve ser a mesma pois a tecnologia é muito semelhante e os motores também(clindrada ,potencia etc , portanto mesma nrcessidade de combustível)
    Uma diferença é que nas Hilux existe uma borboleta na admissão como nos motores a gasolina e o acelerador controla a abertura dessa borboleta e aí a injeção de combustível acompanha essa abertura , muito semelhante ao que ocorre na gasolina.
    Na Ranger o ecelerador controla diretamente a injeção de combustível.
    Outra diferença é a existencia do TGV que diferentemente dos TGVs da Ranger anterior e das L200 onde a parte vareável esta no caracol quente atraves de um diafrgma, nas Hilux a parte vareável esta no caracol frio controlado por um controlador eletronico pareciso com um step motor.A vantagem seria que na parte quente possível carbonisação pode emperrar o mecanismo ao passo que na parte fria isso não ocorreria.

Quanto a suspensão da Ranger , se caso a altura na dianteira estiver diferente do especificado , a cambagem se torna negativa.Então se o carro arriou , ela fica mais negativa.Então tentando reestabelecer a altura especificada atraves do ajuste das barras de torsão deve melhorar.Se não for suficiente , a bandeija superior permite ajuste de cambagem e caster .Não é muito simples pois não sei se a Ford tem umas arruelas especiais para esses ajustes .

Tudo indica que as novas são exatamente iguais as anteriores , somente recalibrada e foi adicionada uma "mola auxiliar" que nada mais é do que a substituição de um batente de fim de curso que era de borracha por um maior e de material mais elãstico e absorvedor(amarelo) que por ser maior entra em ação antes do fim do curso e deve ficar mais suave.

Homero
  • 16/11/2005, 12:26
    Péricles
    IMPRESSÕES:

Finalmente fiz um teste drive nas duas pick-ups (S10 Executive eletrônica e L200 Sport HPE).
    Primeiro fui na S10, que achei realmente de direção agradável e de acabamento de 1ª, até revestimento em madeira ela tinha, sem falar no console do teto, bem interessante, fiquei bem satisfeito com a S10.
    No outro dia, fui dirigir a L200, o que era de mito que haviam me falado eu quebrei. A direição enrola bem, o freio é bom, a suspensão é na medida exata do conforto e na arrancada é melhor que a S10.
    Agora não sei se há mais algum itém no qual a S10 possa ser melhor que a L200, mas no conforto com certeza não é. Que ela é mais macia, isso é, mas, no meu ponto de vista, gera é disconforto, pois tem-se a impressão de não puder controlar o carro. Pra quem é acostumado com Opala, isso é irrelevante.
    Achei, inclusive, o banco de trás da L200 mais confortável. Embora o espaço pra as pernas seja insignificantemente menor, o assento é muito mais acolhedor, além do mais possui encosto de braço, inexistente na S10, que faz uma falta danada numa viajem longa, possibilitando melhor apoio para o passageiro.
    Uma vantagem ou desvantagem, dependendo do ponto de vista, da s10 pra L200 é a pequena altura do solo, facilitando a entrada e saída, enquanto na L200, principalmente pra quem vai atrás, é um pouco trabalhosa para entrar e sair, não pode faltar estribos. Quando fui sair do banco de trás me deparei com essa situação de ter praticamente que pular pra fora do carro de tão alta.
    Outro fator que considero importante é o barulho do motor, pois a L200 praticamente não tem esse barulho, enquanto que a S10, embora eletrônica, mudou pouca coisa do som de trator, o que gera um descoforto danado ao trafegar em baixa velocidade, sinto esse incômodo na Ranger.

Em fim, estou decidido pela L200, alguém aí tem mais alguma coisa pra dizer sobre elas? Pra completar fui a Fortaleza no feriadão e fiquei impressionado com a imensa quantidade de L200 que tem por lá, principalmente a Sport, as vezes dá a impressão que é a única pick-up existente na região. A Mitsubishi lá é forte mesmo.

A única coisa que ainda me deixa na dúvida é o desconto de 12% que a S10 tem para produtor rural que a L200 não tem, o que deixa a S10 Executive com o mesmo preço da L200 sport gls.
    O que acham?
    Obrigado pelas opiniões e dicas dadas.
  • 16/11/2005, 13:52
    Everton Júnior
    Péricles, compre a L200 e seja feliz! Mais pega a HPE que o desempenho é bem melhor e mais completa. Li em uma mensagem sua que sua ranger, apesar da idade, nao tem grilo nenhum, foi isso mesmo que voce disse? Se for, as picapes de hoje nao sao mais iguais as de antigamente, agora levam mais plasticos e tendem a ter mais ruidos.
  • 16/11/2005, 16:52
    Péricles
    Everton Júnior,

Foi isso mesmo que eu falei. A nossa ranger não tem praticamente nenhum ruído. O único que apareceu agora foi na prisília das pastilhas de freio do lado do motorista, mas só isso.

Quando você diz que
    "as picapes de hoje não são mais iguais as de antigamente, agora levam mais plasticos e tendem a ter mais ruidos", você quer dizer que a L200 Sport dá chiado? Ou eu entendí mal? Aparece muito barulho nela?
  • 16/11/2005, 17:06
    Everton Júnior
    Vou ta mentindo se eu disser que a L200 nao tem ruido no interior, ela tem sim, mais nada que incomode e as outras picapes tambem tem ruidos. Por exemplo: sua ranger nao tem grilos, mas se voce foce pegar uma 0km a qualidade nao é a mesma da sua ranger antiga.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:00.