freitasjr,
Ah, uma dúvida, o engenheiro que instalou o Unichip em minha TR4, disse-me que se eu modificasse o silenciador do meu carro(que parece um bujão de tão grande que é), melhoraria ainda mais o desempenho...
Confere essa informção Homero ?
A princípio sim.Uma maneira de de aumentar o ar admitido é facilitar a limpeza da camara de combustão para que caiba mair ar no ciclo seguinte.Então colocando-se um silenciador com menor restrição (menor poder de silenciar também) voce favorece a limpeza da camara.
Se bem que a maior restrição geralmente é o catalizador que é proibido retirar , então sem retirar o catalizador,somente trocar o silencioso não acho que vale a pena.
O correto seria trocar todo o escapamento desde o coletor com diametro adequado(existe calculo para dimensionar em função da potencia e cilindrada) e abafador conveniente e aí pode-se ter um aumento de potencia (torque de uma maneira geral , mas mais em alta).
A rigor qualquer modificação deve ser acompanhada de novo acerto do unichip(para aproveitar todo o potencial)
Para se ter uma ideia , tem carros (original , sem unuchip etc) que se voce retirar o catalizador , voce piora a dirirgibilidade mesmo que ganhe alguns cv no final(nem sempre).
Homero