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  • #97



    Fala Pessoal,

    Acho que não pode existir comparação entre o veículo original e sua cópia.

    O troller é melhor que o wrangler?

    O porche réplica é melhor que o porche original?

    O cobra de fibra é melhor que o shelby original?

    Então.... cherokee num tem comparação com camper.

    Camper é um veículo de fibra, feito praticamente a mão (bem feito), com uma mecânica robusta e tudo que vc quiser fazer nela (suspensão e adaptações) deverá fazer por vc mesmo, já que não se tem um histórico grande de modificações devido número de exemplares. Pra comprar é muito difícil. Vender, mais ainda... supervalorizada.

    Cherokee é um veículo que existe a 1000 anos. Derivado do famooooso cj. Mecânica mais que testada e aprovada. É um dos 4x4s que possuem maior quantidade de opcionais (suspensão e adaptações) disponíveis no mercado. Um dos off-roads preferido nos eua (briga feia com wranglers, cjs e samucas) muito confortável, super motor, super câmbio, super ct. Melhor custo benefício na casa dos 30k e pode fazer seguro, diferente da camper que salvo 1 ou 2 seguradoras 2ª linha fazem...

    Peças são fáceis de achar e oficinas trabalham bem na XJ. Não tem muito mistério...

    Eu compro a XJ de olho fechado.... assim o fiz!

    []'s "ajudativos"

    Foto abaixo só pra ajudar no acervo do marcos
    Camper X Jeep Cherokee Sport.... Imagens Anexas Camper X Jeep Cherokee Sport....-kit_b_sico_229.jpg 

  • #98
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    Falou coisa sem sentido, a única coisa em comum entre uma Camper e uma Cherokee é a aparência da carroceria, mais nada.

    A suspensão é completamente diferente, e a da Camper original é melhor que a original da Cherokee (se é mais versátil é melhor).

    Quanto ao kitzinho dessa "Cherokee" ... pelo valor que se gasta para ter um desses, provavelmente é possível fazer coisa igual, afinal ele custa quase o preço da própria. Mas para tal é preciso conhecer muita mecânica ..... mas, na boa, para que eu preciso de tudo isso?

    Não confundindo as coisas, pois todas têm os seu valor desde que usadas para aquilo que foram feitas e que realmente atende suas necessidades.

    Eriksom

  • #99
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    Entre nós, você prefere os Dana 35 da Cherokee ou esses adaptados em uma Camper. Dá para colocar igual por quanto?

    E não leve à sério, só estou de sacanagem

    Ah, sim, essa Camper existe, é a minha. Motor Toyota band 14B, diferenciais de Band, traseiro flutuante, caixa 2615 e NP-205 como transferência e outras coisinhas que só depois de vistoria no Inmetro posso falar

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Camper X Jeep Cherokee Sport....-camper_a_menina_indo_ao_ginecologista_602.jpg  

  • #100
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Me desculpe, mas realmente gostaria de alguem provasse que é apenas coincidencia a aparencia dos dois carros

    Alguem tem a origem do carro com base nos seus criadores




    So pra deixar CAMPER no devido lugar


    O carro debaixo está todo original
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Camper X Jeep Cherokee Sport....-dscn1037_861.jpg   Camper X Jeep Cherokee Sport....-dscn0928_905.jpg   Camper X Jeep Cherokee Sport....-dscn0874_214.jpg   Camper X Jeep Cherokee Sport....-dsc02991_915.jpg   Camper X Jeep Cherokee Sport....-dsc02993_855.jpg  
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #101
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    Eu só falo sobre o que conheço ..... uma Camper original faz igualzinho

    Gente, parem de querer comparar coisas ...... ninguém que tenha uma Camper a compara com uma Cherokee, até porque são dois projetos distintos.

    Quanto a plágio na carroceira ..... bem a única coisa original que conheço é o Ford Bigode ... eu já dirigi um. Aliás, quem já pilotou um Chevrolet 30 e poucos tem exata noção de quanto os carros involuiram. As soluções de suspensão daquela época eram muiiiiiiitttttooo melhores.

    Eriksom

  • #102
    A minha opção pela Camper foi pelo custo de manutenção, hoje manter dois carros fica pesado........

    Fiz uma revisão no carburador ,ajustei valvulas e instalei o aquecimento do coletor/carbura ficou em 150,00. Talvez tenha que fazer isso com uma certa frequencia mas ainda justifica o investimento na viatura.

    PS: Depois do ajuste das valvulas e do bura encontrei os 2.0 que faltava do "4.1"
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #103
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima
    A suspensão é completamente diferente, e a da Camper original é melhor que a original da Cherokee (se é mais versátil é melhor).
    Oppsss.... negativo, a suspensão da Cherokee é showww, até que é estavel no asfalto e tem bom curso no fora de estrada. Se tirar ou se colocar uma quick discontec (que é barata) fica com um curso de suspensão animal.

  • #104
    Erikson,

    Num tenho a menor pretensão de julgar o melhor desses dois excelentes carros.... aquilo que falou "Não confundindo as coisas, pois todas têm os seu valor desde que usadas para aquilo que foram feitas e que realmente atende suas necessidades" é exatamente o que eu penso. Fui mais adiante, porque um kit bom, não aquele da foto (3.500,00 doletas), mas um de 1500,00 ou 3 conto e uns quebrados de reau, deixa uma xj ignorantemente melhor que a original com os eixos originais (d30 e d35 por ex) que vão bem com um 32". Na camper, o que vc fez: eixos, ct, cambio, motor, etc..... quanto vai custar? mais que 3 conto e uns quebrados com certeza.... sei disso porque estou pesquisando pra fazer um cj.

    Agora, que essa sua camper deve tá uma coisa de doido, deve.... pela fotinha ví grabber 33", calço na mola, eixo, molas, buchas etc.... quanto marcou no RTI dessa foto?

  • #105
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    Eixos Toyota Bandeirantes = R$ 2.000, hoje se acha por R$3.000 (já comprei com o dianteiro)
    Caixa NP-205 = R$ 1.200 (ninguém mandou vocês não olharem Anúncios aqui no Fórum )
    Calços de carroceira = sei lá, ERAM de nylon, 10 cm
    Mão de Obra = R$ 3.000,00 (estou dando um chute calibrado, pois fiz muito mais coisas)

    Logo, o custo para trocar = R$ 8.000 (tirei a NP-205 e botei mais R$1.000 na mão de obra).

    O que mais gostei foi = estou livre dos semi-eixos originais da engesa, estou livre da caixa de transferência engesa, estou livre de molas arqueadas que saltam fora (a de um amigo saltou), estou livre de um chassis frágil (oops .... cancelem essa informação )

    Preços atuais para diferenciais = o Hugo Morais está terminando a colocação de diferenciais Toyota na Camper dele (o motor já é, as caixas já são). Mas no Nordeste as coisas são mais baratas e mais bem feitas.

    RTI

    No dia da rampa, o amortecedor dava batente 2 polegadas antes de acabar o curso. Depois troquei por amortecedores traseiros de MB1113 e aumentou muiitttoooo. A medida ... sei lá ... 0.950 faz sentido? A foto tem anos. Ela abria pouca coisa a menos do que a do Wanderlei da Work aí de SP. Acho que a dele era .975, a minha .950 ou coisa pouco menor. Não lembro.

    Hoje, os Grabber continuam 35, não tem mais calços de molas (foram mudados os suportes), os olhais dos tensores foram reposicionados inclinados para baixo, os amortecedores dianteiros foram trocados (são todos 1113), a panhard está paralela ao eixo, a caixa agora é de d-40 com pitman idem (monstro) também lá embaixo, paralelo ao eixo.

    Ainda não medi como ficou. Espero poder fazer isso daqui a uns 15 dias .... se a porra da chuva parar para terminar o serviço.

    Eriksom

  • #106
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Oppsss.... negativo, a suspensão da Cherokee é showww, até que é estavel no asfalto e tem bom curso no fora de estrada. Se tirar ou se colocar uma quick discontec (que é barata) fica com um curso de suspensão animal.
    Realmente, dei um chute calibrado, mas ainda fico na dúvida. Se trocar os amortecedores da Camper por um de MB1113, acho que a Camper abre muito mais. Não se esqueça, o Engesa dá batente de amortecedores.

    Eriksom

  • #107
    A minha Cherokee original, mas com as quicks dá uns 850 ou mais de RTI.
    O mais interessante com as quicks e que não para de subir na rampa mesmo com roda no ar e sem bloqueio (fora o original que pouco ajuda).

    Com a estabilizadora e suspensão dianteira fica meio travada mesmo (acho que fica com uns 550 de RTI), mas da uma menor rolagem de carroceria na estrada:

    http://paginas.terra.com.br/negocios...s/MOV02201.MPG

    Sem a estabilizadora atuando poderia varar a rampa, veja como ambas as suspensões trabalham muito mais, mesmo sé tendo desconectado a barra estabilizadora dinateira.

    http://paginas.terra.com.br/negocios...s/MOV02202.MPG

    Veja como tirou a roda do chão e ainda anda normalmente (com a quick):

    http://paginas.terra.com.br/negocios...s/MOV02177.MPG

    Se tiverem problemas com os links deve ser limitação do Terra.

  • #108
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    Ok,

    A Cherokee normalmente é mais estável que a Camper...
    Mas grande parte disso deve-se ao fato que a maioria das Cherokee que vemos e testamos por aí ainda estão com a altura (e pneus) original e com todas as estabilizadoras, também.
    Se a Camper receber uma estabilizadora dianteira, como a do Engesa, por exemplo, a estabilidade melhora substancialmente.
    Mas o almoço não é grátis: perde-se um pouco do curso de suspensão. aproximando-se do curso da Cherokee, por exemplo.
    Claro que o quick-disonect seria o ideal, mas como a maioria ou usa no off ou no on road, cada um na sua...
    Temos um colega na lista de Camper que tem multa de radar a 182 km/h de Camper...
    Tem outro que faz o trecho São Paulo-Ibiraquera(SC) em tempo de fazer muito dono de esportivo corar as bochechas
    A minha? Nem pensar! Joguei ela pra cima e saquei fora a estabilizadora, tudo em prol do offroad.
    Até rodo na estrada sem stress, mas não tiro racha, não, e nem penso em passar dos 120, que julgo sua velocidade de cruzeiro. Não a culpo por não me fazer chegar antes.
    Mas é como dizia um adesivo no Jota de um amigo:
    -No asfalto ocê me aperta, mas lá na trilha nóis se acerta 8)

    Quanto aos upgrades: sim, eles existem!!
    E é outro grande lance da Camper: vc faz ela como vc achar melhor.
    Na minha, 4x4 original, eu tinha alguns problemas:
    -a constante preocupação de não forçar o Dana 30 dianteiro, famoso pela fragilidade quando usado em conjunto com motor 4.1 ou outro motor forte;
    -a facilidade com que a água entrava no mesmo eixo;
    -o freio traseiro a tambor, que pifava na trilha devido à sujeira, ficava arrastando as rodas depois da lavagem por inchar as lonas de tão molhadas e que chiava sem frear depois que as mesmas secavam;
    -o histórico de acidentes devido à perda da roda traseira, principalmente nos Engesa dos amigos (dois capotaram inclusive).

    Então depois de pesquisar as opções, que seriam troca do eixo dianteiro pelo de Rural ou Toyota e adaptação de sistema flutuante com freio a disco no traseiro, acabei optando pela solução que resolvia tudo de uma só vez: os eixos de Troller moderno.
    Pronto, resolvi TODOS os problemas que me atrapalhavam, no meu uso.

    O freio a disco traseiro é muito forte, diferente do kit superbreak, por que no Troller as pinças não são de Kadett, são de Ford Thunderbird , segundo me disseram.
    Até o freio de mão é forte!! Ajuda muito nisso a alavanca de freio de mão de Scenic, bem maior que a original, do Opala...

    A roda agora só cai se esquecer solta: é flutuante...

    E o eixo dainteiro agora é um Dana 44, robusto como o da Rural, mas já com freios fortes e homocinéticas muuuuito vedadas (de Bandeirante)

    O traseiro já veio com Trac-lock, o dianteiro recebeu um também, pra não ficar diferente

    Pronto: tá pronta a criatura.
    Para mim, ficou show.

    Ah, esqueci: ficou um pouco reduzida, pois o troller usa 4,09 de diferenciais, ela usava antes 3,54.
    Então coloquei câmbio com overdrive da SRV e pronto. Resulta em final de 3,48:1.
    E tem uma redução fantástica, de 2,40:1. E com acionamento sincronizado!! 8)
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

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