Caros Amigos
Recentemente o silenciador da minha S10 2.5 Maxion passou a emitir ruídos metálicos que incomodavam. Fui a algumas lojas de reparo de escapamentos e essas foram unanimes em dizer que, para a S10, deve-se trocar todo o escapamento a partir do flange central. Total da peça R$380.

Pedi em uma loja que retirassem o silenciador e colocassem um tubo de 2”1/2 no seu lugar por 30 reais. Sai da loja com a impressão que dirigia um DC-3. Mas aos poucos fui dosando o ronco da descarga livre no acelerador. Em um primeiro momento saboreando o ruído afundei o pé, que fez o consumo medio cair de 11,6 para 10. Passado o momento de “piloto de DC3”

Maior aceleração, maior rapidez nas retomadas de velocidade em 4° e 5° marchas, faixa de atuação da turbina (que antes era a partir de 2000 a 2100 rpm) passou a ser de 1600 a 1700 e menor consumo de diesel (12 km/l).
Mas a maior diferença que senti foi a perda de algo em torno a 60% do freio motor, a “velha senhora” esta livre e solta como a sua descarga. Tendo respostas mais rápidas nas acelerações passei a usar muito mais os freios do que antes.
Gostaria de saber quem usa escapamento livre (além do Edin) aqui no fórum e qual a opinião de vocês sobre seu uso.
Edin, você com a sua Ranger com a descarga livre, virada antes da roda traseira direita, também observou as mesmas coisas que eu?
Abraços
Eduardo