Olá pessoal, estou sempre naquela busca insana para otimizar o consumo do carro e já vi coisas como gaseificador e até mesmo motores movidos a ar comprimido (100% ecológicos). Mas a viagem aqui é outra, tenho algumas dúvidas com relação aos motores da silverado ou ômega 4.1, vulgo powertech e quem sabe, conseguir preparar uma receita de motor bacana para aqueles que buscam o mesmo que eu, neste tipo de motorização para seus jipes.
Vamos lá:
1-) alguém sabe onde posso encontrar um 4.1 a preços módicos, com chicote e módulo ? (comecei com pergunta difícil, uns anos atrás o preço tava bom, hoje muito inflacionado...)
2-) Convertê-lo para o álcool: troca-se apenas os pistões e reprograma o módulo e compra uma bomba para álcool ? É necessário mais adaptações ?
3-) Qual a maior taxa de compressão que ele aceita, sem causar problemas futuros ? Diz a lenda que quanto maior a taxa, melhor tanto para o álcool quanto para o GNV (principalmente para este último).
3-) Um 4.1 injetado, mudado para álcool e taxado consegue render melhor e ser mais econômico do que um 4.1 carburado e nativo a álcool ? Vale a pena investir nessas mudanças ?
4-) É possível uma taxa maior com mudanças no sistema de arrefecimento do motor (para melhor refrigeração)] ? Para alcançar altas taxas é necessário trocar os pistões, rebaixar o cabeçote ou os dois combinados ?
Um grande abraço a todos e obrigado !