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Tópico: GM Tracker.

  • #2677
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    Exclamation tracker diesel luz injecao




    boa tarde amigos encontrei o link de vc apos acabar de comprar uma tracker 03 que era de uso da diretoria da gm té 5 meses atras bom após ter comprado o carro no 3 dia ela apresentou o defeito da luz da injecao levei até um amigo mecanico onde acusou o defeito pelo scanner p0235 sensor da pressao do turbo nao sabia destes problemas com o carro comprei outro sensor como roda muito pouco o carro apos o 2 dia de troca do sensor acendeu novamente a luz li quase que todas as respostas de vc aqui alguem me da uma luz do que pode estar acontecendo e tb que arruma ja liguei até para o licharles o problema é a distancia e tem hora que ela limita a 2800 rpm caso alguem conheca um bom mecanico que possa me dar com certeza o que esta acontecendo pois ja perdi até a confianca no carro depois de ler este blog
    meu email
    italopistilli@terra.com.br
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  • #2678
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    Bulgra,

    Boa tarde,

    Dá uma ligada para o Daniel ( Tel: 5092-5423 ) que ele é o melhor cara para mexer em Suzuki, só confirma se ele trabalha com DIesel, e boa sorte para vc.!

    Abs!

  • #2679
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    Agua condensada do ArCondicionado

    Citação Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    A mangueira deve estar entupida por sujeira na caixa. Pode dar uma "cutucada" por baixo (oooooops) ou soprar com ar comprimido. Uma vez, numa autorizada Suzuki na Argentina, o mecânico usou ar no meu GV. Saiu muita água.

    Abraços, feliz Natal procêis

    Valew Newton,

    já andei cutucando... e continua o problema... será que alguem tem um desenho desta área? Tenho a impressnao que dá pra desmontar somente a parte de baixo da caixa do ArCondicionado e limpar de dentro pra fora, não?

    Abs.
    Serge

  • #2680
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Citação Postado originalmente por skreis Ver Post
    Valew Newton,

    já andei cutucando... e continua o problema... será que alguem tem um desenho desta área? Tenho a impressnao que dá pra desmontar somente a parte de baixo da caixa do ArCondicionado e limpar de dentro pra fora, não?

    Abs.
    Serge
    Pois é Serge....
    No meu caso... Agua que pinga é do ar e também da chuva... Acredito que o da chuva caia no ar e pinga dentro!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #2681
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    agua no carro

    Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post
    Pois é Serge....
    No meu caso... Agua que pinga é do ar e também da chuva... Acredito que o da chuva caia no ar e pinga dentro!
    João,

    acho que meu problema é realmente limitado a agua condensada pois não peguei chuva e o carpete encharcou em pouco tempo...
    Vou ter que desmontar assim que chegar de viagem...

    Quando souber onde está o problema, posto aqui.

    abs
    Serge

  • #2682
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    ventoinha

    Duas do radiador e uma do ar condicionado.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #2683
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    Estava passeando pela internet e achei esta dica interessante:

    "Sistema de injeção diesel Common Rail na prática
    Avaliação do Usuário: / 0
    PiorMelhor
    Técnicas
    Escrito por Paulo Souza
    Ter, 22 de Dezembro de 2009 15:34
    O filtro de combustível sempre foi e permanece sendo um elemento dentro do sistema de injeção diesel de extrema importância, e por isto merece grande atenção. A princípio este fator para os veículos pesados parece bem resolvido, ou seja, os condutores e os reparadores atentam para as trocas periódicas ou as manutenções preventivas.

    Já para uma frota que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado, as camionetes de passeio e as vans com sistema de injeção diesel Common Rail, pode ser que este ponto mereça ser mais enfatizado, pois estes veículos estarão no período pós-garantia buscando o mercado de reparação independente, e muitas vezes o técnico que reparava o veículo anterior de seu cliente e que não era motor diesel exatamente pode não estar com todas as informações necessárias.

    Então para estes colegas deixo ai uma dica: observe e oriente seus clientes para a necessidade da manutenção preventiva deste item. Na maior parte das vezes, o cliente busca a oficina com a reclamação de perda de potência e, em casos mais extremos, do veículo “apagar”, e depois ao dar partida voltar a funcionar. O caso é que se o filtro restringe a passagem do combustível, haverá falta para alimentação do sistema de geração de alta pressão.

    Outro ponto que pode produzir este efeito, perda de potência, nos veículos com o sistema Common Rail e com turbo compressor, é o intercooler. Mas o que exatamente acontece?

    O intercooler tem a função de resfriar o ar que vem da turbina, pois quando se comprime o ar, sua temperatura aumenta e com este aumento ocorre a diminuição de sua densidade e, assim, este componente tem a função de diminuir a temperatura deste ar para que volte a ter a densidade necessária para se ter um bom desempenho. Outro ponto é que sem este resfriamento a temperatura na câmara de combustão seria muito elevada podendo levar a danos no motor.

    O intercooler é parecido com o radiador e tem o mesmo principio de funcionamento, e existem basicamente dois tipos de intercooler, aquele que utiliza o próprio ar ambiente para resfriar o ar que passa pelas “colméias”, ou seja, o ar comprimido que vem da turbina, e o outro que utiliza água de um sistema de arrefecimento próprio para fazer a absorção de calor deste mesmo ar.

    O intercooler vem montado na frente do radiador do sistema de arrefecimento para que o ar frontal o atinja primeiro, porque se fosse ao contrário, ou seja, montado atrás do radiador, o intercooler receberia o calor do radiador e sua função não seria eficiente. Ele pode ainda estar montado em outra posição no compartimento do motor de forma que possa receber fluxo de ar externo adequado para sua função.

    A maioria destes veículos usa o primeiro sistema, ou seja, intercooler do tipo ar/ar. O que acontece é que pode ocorrer no intercooler rompimento que faz o ar comprimido se perder e não chegar ao motor à pressão que deveria chegar. Cito um exemplo, na Chevrolet Tracker Diesel com sistema Common Rail a lâmpada de diagnose no painel, muitas vezes chega a acender e isto é sinal de falha no sistema e, quando o técnico avalia com o equipamento de diagnose, na grande maioria ele aponta para o sensor de pressão de turbo com sinal errôneo.

    Normalmente o componente é substituído e a falha permanece. Qual é o erro? Acontece que neste exemplo este sistema possui alem do sensor de pressão de turbo também o medidor de massa de ar, este está montado na entrada de admissão de ar, antes do turbo e o sensor de pressão do turbo, capta a pressão no coletor de admissão, pós turbo e intercooler.
    Assim, se ocorre vazamento de ar no intercooler, para a unidade de comando neste momento não há compatibilidade do sinal de um com o outro, pois, pelo volume de ar que está sendo admitido e pelo sinal de carga que chega do potenciômetro do acelerador, o sinal do sensor de pressão do turbo não está dentro de uma faixa admissível. Este rompimento do intercooler neste veículo acaba ocorrendo sempre na parte inferior, dificultando um pouco a identificação. Como testar? Desmontar o mesmo do veículo, fechar uma das passagens e na outra injetar ar com baixa pressão estando ele imerso em um recipiente com água, avaliar se há presença de bolhas de ar, basicamente como é feito com pneus, mas não se esqueça da baixa pressão.

    Ainda sobre este veículo, fique atento, o mesmo possui válvula EGR (Exaust Gas Recirculation, ou recirculação dos gases de escape) e para que o sistema faça esta recirculação é necessário depressão no coletor, o que não há em motor diesel, porém, para poder gerar esta depressão, o motor é dotado de uma borboleta montada no coletor de admissão que funciona com vácuo, gerado por uma bomba montada no motor. Há uma válvula de controle para atuar nesta borboleta e esta válvula é comandada pela unidade de comando. Atente para que esteja tudo em ordem, pois caso contrário se esta borboleta fechar em momento impróprio ocorrerá à perda de potencia imediata, chegando a ponto de “apagar” o motor.

    De maneira geral, os pontos abordados aqui servem de referencia para todos os veículos que trabalham com injeção diesel Common Rail. Assim vale lembrar e reforçar que vários fatores devem ser considerados e avaliados na diagnose e que o sistema eletrônico é um deles e não o único.

    Espero que as dicas venham a ajudar os colegas e que possam contribuir no seu dia a dia dentro da oficina. Desejo há todos muito sucesso e até uma próxima oportunidade."

    O endereço do site é: http://www.oficinabrasil.com.br/Tecn...a-pratica.html

    Feliz 2010 para todos.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #2684
    Citação Postado originalmente por Carlos4x4 Ver Post
    Estava passeando pela internet e achei esta dica interessante:

    "Sistema de injeção diesel Common Rail na prática
    Avaliação do Usuário: / 0
    PiorMelhor
    Técnicas
    Escrito por Paulo Souza
    Ter, 22 de Dezembro de 2009 15:34
    O filtro de combustível sempre foi e permanece sendo um elemento dentro do sistema de injeção diesel de extrema importância, e por isto merece grande atenção. A princípio este fator para os veículos pesados parece bem resolvido, ou seja, os condutores e os reparadores atentam para as trocas periódicas ou as manutenções preventivas.

    Já para uma frota que vem ocupando cada vez mais espaço no mercado, as camionetes de passeio e as vans com sistema de injeção diesel Common Rail, pode ser que este ponto mereça ser mais enfatizado, pois estes veículos estarão no período pós-garantia buscando o mercado de reparação independente, e muitas vezes o técnico que reparava o veículo anterior de seu cliente e que não era motor diesel exatamente pode não estar com todas as informações necessárias.

    Então para estes colegas deixo ai uma dica: observe e oriente seus clientes para a necessidade da manutenção preventiva deste item. Na maior parte das vezes, o cliente busca a oficina com a reclamação de perda de potência e, em casos mais extremos, do veículo “apagar”, e depois ao dar partida voltar a funcionar. O caso é que se o filtro restringe a passagem do combustível, haverá falta para alimentação do sistema de geração de alta pressão.

    Outro ponto que pode produzir este efeito, perda de potência, nos veículos com o sistema Common Rail e com turbo compressor, é o intercooler. Mas o que exatamente acontece?

    O intercooler tem a função de resfriar o ar que vem da turbina, pois quando se comprime o ar, sua temperatura aumenta e com este aumento ocorre a diminuição de sua densidade e, assim, este componente tem a função de diminuir a temperatura deste ar para que volte a ter a densidade necessária para se ter um bom desempenho. Outro ponto é que sem este resfriamento a temperatura na câmara de combustão seria muito elevada podendo levar a danos no motor.

    O intercooler é parecido com o radiador e tem o mesmo principio de funcionamento, e existem basicamente dois tipos de intercooler, aquele que utiliza o próprio ar ambiente para resfriar o ar que passa pelas “colméias”, ou seja, o ar comprimido que vem da turbina, e o outro que utiliza água de um sistema de arrefecimento próprio para fazer a absorção de calor deste mesmo ar.

    O intercooler vem montado na frente do radiador do sistema de arrefecimento para que o ar frontal o atinja primeiro, porque se fosse ao contrário, ou seja, montado atrás do radiador, o intercooler receberia o calor do radiador e sua função não seria eficiente. Ele pode ainda estar montado em outra posição no compartimento do motor de forma que possa receber fluxo de ar externo adequado para sua função.

    A maioria destes veículos usa o primeiro sistema, ou seja, intercooler do tipo ar/ar. O que acontece é que pode ocorrer no intercooler rompimento que faz o ar comprimido se perder e não chegar ao motor à pressão que deveria chegar. Cito um exemplo, na Chevrolet Tracker Diesel com sistema Common Rail a lâmpada de diagnose no painel, muitas vezes chega a acender e isto é sinal de falha no sistema e, quando o técnico avalia com o equipamento de diagnose, na grande maioria ele aponta para o sensor de pressão de turbo com sinal errôneo.

    Normalmente o componente é substituído e a falha permanece. Qual é o erro? Acontece que neste exemplo este sistema possui alem do sensor de pressão de turbo também o medidor de massa de ar, este está montado na entrada de admissão de ar, antes do turbo e o sensor de pressão do turbo, capta a pressão no coletor de admissão, pós turbo e intercooler.
    Assim, se ocorre vazamento de ar no intercooler, para a unidade de comando neste momento não há compatibilidade do sinal de um com o outro, pois, pelo volume de ar que está sendo admitido e pelo sinal de carga que chega do potenciômetro do acelerador, o sinal do sensor de pressão do turbo não está dentro de uma faixa admissível. Este rompimento do intercooler neste veículo acaba ocorrendo sempre na parte inferior, dificultando um pouco a identificação. Como testar? Desmontar o mesmo do veículo, fechar uma das passagens e na outra injetar ar com baixa pressão estando ele imerso em um recipiente com água, avaliar se há presença de bolhas de ar, basicamente como é feito com pneus, mas não se esqueça da baixa pressão.

    Ainda sobre este veículo, fique atento, o mesmo possui válvula EGR (Exaust Gas Recirculation, ou recirculação dos gases de escape) e para que o sistema faça esta recirculação é necessário depressão no coletor, o que não há em motor diesel, porém, para poder gerar esta depressão, o motor é dotado de uma borboleta montada no coletor de admissão que funciona com vácuo, gerado por uma bomba montada no motor. Há uma válvula de controle para atuar nesta borboleta e esta válvula é comandada pela unidade de comando. Atente para que esteja tudo em ordem, pois caso contrário se esta borboleta fechar em momento impróprio ocorrerá à perda de potencia imediata, chegando a ponto de “apagar” o motor.

    De maneira geral, os pontos abordados aqui servem de referencia para todos os veículos que trabalham com injeção diesel Common Rail. Assim vale lembrar e reforçar que vários fatores devem ser considerados e avaliados na diagnose e que o sistema eletrônico é um deles e não o único.

    Espero que as dicas venham a ajudar os colegas e que possam contribuir no seu dia a dia dentro da oficina. Desejo há todos muito sucesso e até uma próxima oportunidade."

    O endereço do site é: http://www.oficinabrasil.com.br/Tecn...a-pratica.html

    Feliz 2010 para todos.
    Mais que beleza de texto!!! Obrigado Carlos..
    Brandt - PU7.MBB
    JA+ Jipeiros Anônimos - BH/MG / Rapaziada 4X4 - Fortaleza/CE
    Nascido no Asfalto....Criado na Trilha...Vivendo na OFICINA...

  • #2685
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    Citação Postado originalmente por brandtoffroad Ver Post
    Más notícias, troquei todos as polias e parece que o meu problema é na... TURBINA

    Ao meu ver após a troca do filtro de ar, ( que fiz recentemente ) devo ter vacilado e deixado alguma areia na tubulação, e possivelmente arranhado o rotor da turbina. O barulho é típico de um rolamento, mas só aparece em altas rotações com o turbo cheio, quase um assovio.

    A boa notícia é a seguinte:

    Nossos carros estão equipados com a turbina KKK ( que vem da Garrett, uma das melhores fabricantes de turbinas do mundo.. ). E o mais interessante da história...

    O kit de reparo completo dessa turbina custa 49 libras no ebay.

    Anexo para vocês os detalhes da mesma caso alguém venha a precisar no futuro.

    TURBINA MARCA - KKK / GARRETT
    MODELO K03
    CÓDIGO ORIGINAL - 53039700051
    CÓDIGO OEM - ZY34027010
    Para complementar as informaçoes acima, gostaria de comentar que a grande maioria dos Tracker/GV são montados com a turbina kkk modelo K03 da BorgWarner Turbo Systems, BW Part Number : 5303 988 0051, OEM Part Number : ZY34027010, alguns poucos jipes foram montados com a turbina Garrett modelo GT1549S Ref. 734204-5001S OEM Part Number : ZY34027402, ressalto que são fabricas distintas de turbos compressores, por tanto utilizam materiais de reposição (gasket kit e reparos...) também distintos.

  • #2686
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Será que essa turbina também usa no GV Mazda?
    Baeta's Off Road!
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  • #2687
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    Só vendo na carcaça da tua. Porquê, teu pai escutou algo estranho?

  • #2688
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Só vendo na carcaça da tua. Porquê, teu pai escutou algo estranho?
    Nao é nada...
    Queria saber a marca da turbina....
    Baeta's Off Road!
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