
Postado originalmente por
luizcarlosw
Neste tópico tem explicando como funciona acionamento da 4x4 ( o porquê quem não conhece demora para achar onde está o problema ).
https://www.4x4brasil.com.br/forum/s...a-tracker.html (Acionamento do 4x4 do Grand Vitara / Tracker)
Em resumo:
- Alavanca 4x4 engata a corrente da caixa de redução ao mesmo tempo que aciona o interruptor do compressor.
- Conjunto compressor bombeia ar para o diafragma do diferencial dianteiro.
- O diafragma se expande e acopla o diferencial dianteiro.
Assim se o compressor estiver com problema, se a tubulação estiver vazando, se o diafragma estiver danificado, se não estiver com as rodas alinhadas antes de acionar conforme manual ou o sistema tiver algum impedimento como travado por má-lubrificação ou pouco uso, a 4x4 não acionará e a lampada não ira acender.
Adicionalmente, se o sistema 4x4 foi usado muitas vezes por longo período no asfalto, pode haver danos no diferencial, dentes de acoplamento do eixo dianteiro que estão pulando e dai os estalos, ou a corrente da caixa de redução se o estado for no centro do carro.
Essa é a teoria básica que o mecânico precisa saber ( ou aprender quando levar o carro ) antes de começar a mexer, com certeza não faz parte das apostilas dos custos de mecânica ou elétrica automotiva tradicionais rs...