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Convex Datacenter
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  • #1

    Angry Andando com Tração no asfalto ARGH!!!




    PessoALL,
    Pois é, hj o inacreditável aconteceu, fui dar uma geral no carro e qd fui apanhar não vi que o sacripanta do infeliz do lavador tinha engatado a tração. Resultado, andei da Tijuca até a Presidente Vargas em 4x4 HI (cerca de 4Km).
    Qd vi gelei!! Retirei a tração e fui até o local de trabalho onde testei a tração em piso apropriado. As RL engataram e desengatarm sem qq ruido diferente, nem nelas nem na caixa de transferência.
    Alguém sabe se tem como ver se houve algum comprometimento mais sério, ou o sistema é capaz de "resistir" a algumas "orelhadas" dessas???
    Abçs a todos

  • #2
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Citação Postado originalmente por wnicolino Ver Post
    PessoALL,
    Pois é, hj o inacreditável aconteceu, fui dar uma geral no carro e qd fui apanhar não vi que o sacripanta do infeliz do lavador tinha engatado a tração. Resultado, andei da Tijuca até a Presidente Vargas em 4x4 HI (cerca de 4Km).
    Qd vi gelei!! Retirei a tração e fui até o local de trabalho onde testei a tração em piso apropriado. As RL engataram e desengatarm sem qq ruido diferente, nem nelas nem na caixa de transferência.
    Alguém sabe se tem como ver se houve algum comprometimento mais sério, ou o sistema é capaz de "resistir" a algumas "orelhadas" dessas???
    Abçs a todos
    O cara que lavou engatou o 4x4H com o RL LOCK?
    Se for sem ruído...Pode ser o cara engatou o 4x4 sem bloquear as rodas dianteiras... Não há problema nenhum...
    Se for ruído na tração...É que as rodas dianteiras estão bloqueadas..É normal!
    Abssssssssssssss
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #3
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Nicolino
    Possivelmente as RL estavam desligadas, aí , não afeta nada. Se fosse 4x4 low, e vc desse uma arrancada muito nervosa, poderia forçar o diferencial traseiro, mas , sem estar puxando outro, nada aconteceria.

  • #4
    Ô pessoal..............vamos se ligar nas dicas aí !!!!!!!! Cada pitaco sem fundamento !
    Os Vitara têm RL AUTOMÁTICA, ou seja, não tem esta de "RL LOCK" e coisa e tal. Engatou a 4x4, arrancou a RL acopla e o jipe tá tracionado.
    Agora voltando à pergunta do colega.....e sem chutes, please ! O sistema de tração (caixa de transferência, RL etc..) não é tão fraco assim não, tranquilo que aguenta uma "orelhada" destas sem sequelas, ainda mais se vc. andou na manha, sem forçar e sem fazer curvas em velocidade.

    [ ]s sem chute,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #5
    Aproveitando o tópico...

    Em caso de chuva forte onde o asfalto esta bem molhado e com várias poças daquelas que da aquaplanagem, é aconselhavel rodar em 4x4 HI??? Ou assim também força o conjunto?

    E também por exemplo eu venho em uma estrada de terra/lama e tem um treço pequeno de asfalto 1 ou 2km e depois volta pra terra.. Eu posso desengatar a alavanca 4x4 e sem dar ré para desengatar as rodas livres rodar no asfalto e quando voltar para a terra só engatar o 4x4 novamente? Lembrando que as rodas livres são automaticas... E também no momento de engatar e desengatar o 4x4Hi parar o carro.

  • #6
    Só pra lembrar Baeta, o vitara tem RL`s automáticas,então é só puxar a alavanca que ela engata,diferente do samurai que tem que estar em LOCK pra engatar.Como você andou pouco,não deu pra estragar.Andando em linha reta com o 4X4,até que não tem galho o problema é fazer curvas, já que o tipo de tração dos suzukis (4X4 part-time / 50% do torque pra cada eixo), não foi projetado pra rodar em pisos com muita aderência,já que no eixo dianteiro não tem "arrasto" pra compensar isso.Bom mesmo,é olhar direitinho o carro depois dele ter passado por outra pessoa e os caras de lava-jato são FODA pra mexer.Até lá em casa,minha filha de sete anos já sabe como usar a tração do jimny,mas tem muito nego barbudo que não sabe pra que serve a alavanquinha pequena,talvez ache que seja pra sentar em cima dela !!!!!

    Abs, Ricardo.

  • #7
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Citação Postado originalmente por arlei_vitara Ver Post
    Ô pessoal..............vamos se ligar nas dicas aí !!!!!!!! Cada pitaco sem fundamento !
    Os Vitara têm RL AUTOMÁTICA, ou seja, não tem esta de "RL LOCK" e coisa e tal. Engatou a 4x4, arrancou a RL acopla e o jipe tá tracionado.
    Agora voltando à pergunta do colega.....e sem chutes, please ! O sistema de tração (caixa de transferência, RL etc..) não é tão fraco assim não, tranquilo que aguenta uma "orelhada" destas sem sequelas, ainda mais se vc. andou na manha, sem forçar e sem fazer curvas em velocidade.

    [ ]s sem chute,
    Arlei, desculpe o palpite errado, mas , dei uma olhada rápida na assinatura do rapaz, juro que li "Samurai do mar... ". Então estava falando de um valente Samuka.

  • #8
    Citação Postado originalmente por ericteles54 Ver Post
    Aproveitando o tópico...

    Em caso de chuva forte onde o asfalto esta bem molhado e com várias poças daquelas que da aquaplanagem, é aconselhavel rodar em 4x4 HI??? Ou assim também força o conjunto?
    Não.............não usa 4x4 em asfalto, mesmo molhado........só vai te detonar a t-case.......ah, na minha opinião, não vale também usar a 4x4 em estrada de terra BATIDA, SECA.........4x4 é prá lama, areia, terreno de baixa aderência, ok !

    Citação Postado originalmente por ericteles54 Ver Post
    E também por exemplo eu venho em uma estrada de terra/lama e tem um treço pequeno de asfalto 1 ou 2km e depois volta pra terra.. Eu posso desengatar a alavanca 4x4 e sem dar ré para desengatar as rodas livres rodar no asfalto e quando voltar para a terra só engatar o 4x4 novamente? Lembrando que as rodas livres são automaticas... E também no momento de engatar e desengatar o 4x4Hi parar o carro.

    Lembrando que vc. está num VITARA com RL AUTO, ok !
    Se vc. está numa estrada de terra / lama, 4x4HI, e então entra num trecho de boa aderência, pode desligar a 4x4HI na boa, andando mesmo. Não precisa andar de ré prá desengatar as RL. Ao contrário, continuando a andar em frente após ter desengatado a 4x4HI, as RL continuam engatadas e vc. pode novamente mudar de 4x2 para 4x4HI andando.
    Quando terminar tua aventura, e vc. não precisar mai da 4x4, aí sim vc. dá a ré (ops....) e desengata as RL.
    Pode testar isto que te falei andando bem devagar, em linha reta, no asfalto mesmo. Pára, engata a 4x4HI, anda um pouco aí passa prá 4x2 andando, segue andando engata 4x4HI novamente.........

    [ ]s
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

  • #9

    4x4

    Arlei,
    mesmo sendo AUTO ?!?
    sempre que engato a tração, paro o carro coloco em N ai sim engato a tração, se fizer andando, em baixa velocidade e em linha reta arranha tudo...

  • #10
    Citação Postado originalmente por ericteles54 Ver Post
    Aproveitando o tópico...

    Em caso de chuva forte onde o asfalto esta bem molhado e com várias poças daquelas que da aquaplanagem, é aconselhavel rodar em 4x4 HI??? Ou assim também força o conjunto?

    NÃO. VAI QUEBRAR.

    E também por exemplo eu venho em uma estrada de terra/lama e tem um treço pequeno de asfalto 1 ou 2km e depois volta pra terra.. Eu posso desengatar a alavanca 4x4 e sem dar ré para desengatar as rodas livres rodar no asfalto e quando voltar para a terra só engatar o 4x4 novamente? Lembrando que as rodas livres são automaticas... E também no momento de engatar e desengatar o 4x4Hi parar o carro.

    SIM. NO PROBLEM.



    Explicando:

    As rodas livres podem ser de acionamento manual ou automático nos Vitaras (no meu é manual).
    No seu caso (acionamento automático), quando vc liga a tração, as rodas livres engatam e vc passa a tracionar não só o eixo traseiro (4x2) mas também o eixo dianteiro (4x4).
    Quando vc desliga a tração e não dá a ré (ops!) vc está apenas desligando a tração mas não desacoplou as rodas livres. Na prática o que acontece: Vc vai voltar a rodar em 4x2, mas o sistema vai estar girando o eixo dianteiro com se estivesse tracionado. Isso vai apenas aumentar o consumo do carro e não vai te ajudar em nada.
    Então vc pode andar tranquilamente com o carro no asfalto (em pequenos trechos) e depois engatar a tração novamante, SEMPRE parado. Ela pode até engatar numa boa (como disse o Arlei aí em cima) se vc estiver em baixa velocidade, e com as rodas alinhadas, mas não compensa o risco. Sugiro parar e engatar de novo ok?
    Nesse trecho de asfalto vc deverá ouvir um ronco vindo do diferencial dianteiro, mas não se preocupe.Em pequenos trechos não tem problema.
    Tenho um amigo que veio de Ouro Preto a BH com ela ligada e não teve nada...cahaça é phodda. ehehehehehe...mas não é recomendável.
    A tração, e muito menos a low (reduzida), nunca devem ser ligadas em terrenos de alta aderência (asfalto), mesmo molhado. Vc pode arrebentar um semi eixo, homocinética ou mesmo sua t case.


    No caso de estradas de terra, vc pode usar a tração sem medo a pois vc terá muito mais controle do carro em função das "costeletas",e a distância entre eixos dos Vitaras é muito curta, e ele sai de "bunda" mesmo. Eu sempre usei a tração em estradas de terra e não tem problema algum. Aliás, meu carro é 1995, e outro dia tive que abrir a TCase para trocar as engrenagens (coloquei a Rock crawler calmini) e as originais estão incrivelmente novas...impressionante.
    Japonês é foda.
    Vai na boa.
    Espero ter ajudado.

    Umbraçoproçeistudo!
    4X4 Brasil
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #11
    Marcelo,

    Mesmo sendo câmbio AUTO, sim senhor..........rsrsrsr..........o meu é Auto !
    Mas veja bem, repare que estou falando em engatar/desengatar a tração DEPOIS QUE AS RL ESTÃO ACOPLADAS, ou seja depois que vc. já andou em 4x4.
    Quando engata a 4x4HI pela primeira vez, o procedimento é para o jipe, põe o câmbio em ponto morto ou N, engata 4x4 e arranca. Aí as RL acoplam e daí em diante, desde que vc. não ande no sentido contrário (ré), pode ficar trocando de 4x2 para 4x4HI andando sem problemas (no meu, faço isto inclusive sem aliviar o acelerador).
    Este é o tipo de coisa meio complicada de explicar, mas na prática é facil de fazer e entender..........

    [ ]s,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
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  • #12
    Citação Postado originalmente por mdaminello Ver Post
    Arlei,
    mesmo sendo AUTO ?!?
    sempre que engato a tração, paro o carro coloco em N ai sim engato a tração, se fizer andando, em baixa velocidade e em linha reta arranha tudo.


    Sempre com o carro PARADO. Se fizer com ele andando pode fud@#$ as engrenagens!!!!!!!!!!!!!!!
    Como disse o Arlei, depois que engatou as RL tudo bem....
    MAS, se vc dá uma ré (ops), anda um bocado, e depois esquece e mete (ops,ops) a tração com o carro andando...BUM!
    O hábito faz o monge...
    Umbraçoproçeistudo.
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