Certa vez meu Tracker começou a fazer um barulho no motor.
Eu só ouvia quando deixava o motor ligado e descia para abrir o portão da garagem.
Era aquela capa de alumínio que cobre a saída para o escapamento.
Versão Imprimível
Certa vez meu Tracker começou a fazer um barulho no motor.
Eu só ouvia quando deixava o motor ligado e descia para abrir o portão da garagem.
Era aquela capa de alumínio que cobre a saída para o escapamento.
Voltando ao tema. Fiquei por anos achando que o barulho ao ligar era comando do motor, até que uma dia lendo no forum alguém disse que era motor de arranque, e por acaso nessa época percebi diferença no M de arranque ao ligar (primeira ligada a frio). Desmontei o arranque que estava imundo, limpei tudo, graxa azul, e montei. Acabou o barulho ao ligar, não era corrente, não era óleo errado, etc....era limpeza no M de Arranque. Fiz em casa e ficou zerado, sem trocar peça alguma.
Tenho uma Tracker 2008, a uns dias acabei pegando uma enchente com ela e pelo q me parece entrou água pelo filtro de ar, ela tá andando de boa, não perdeu força, não apresenta água no óleo e nem acende nem uma luz de advertência porém tá fazendo muito barulho no motor tipo de válvula batendo, sera q ferrei meu motor? Queria uma opinião antes de levar ao mecânico pq aqui é muito fraco de mecânico e os q tem são fura olho
Alguém me ajuda por favor
É difícil dar alguma opinião só com estes dados e está tendencioso, qqr lugar que levar com esta história dirão que empenou algo de cara que sempre ocorre quando há calco hidráulico, provavelmente alguma válvula ou o comando... mas não necessariamente é uma verdade sem a análise correta, pode ter uma coincidência no meio do caminho.
O ideal seria mesmo levar para um mecânico para análise.
Entendi, mas será q pelos dados q dei, vc acha q fica muito caro pra arrumar? Tipo, se ele ainda anda de boa provavelmente da conserto né? Quando digo q aqui são fura olho não é exagero, certa vez assim q o comprei levei ao mecânico por causa do barulho q faz na primeira batida(dos tuchos enchendo) até então como era novo com o carro achei q era defeito, aí o mecânico de cara me disse q o motor tava ferrado e q eu deveria vender o carro o quanto antes, não acreditando na palavra dele levei a outro q disse o oposto, q aquilo era normal e q o anterior só queria q eu me desfizesse do carro. Oficina aqui é complicado
Hoje acabei notando algo q devo acrescentar. O barulho é bem forte, mas após uns 30 minutos ele praticamente desaparece
HUmm ai ja melhorou. Que óleo está usando ? Se 20w40 tenta baixar a viscosidade.
Estamos no verão e essa situação fica rara, mas no inverno em dias muito frios é "comum" a Tracker ficar fazendo um tec tec na primeira partida se estiver usando óleo grosso como 20w40 por exemplo, só baixar para 15w40 que resolve. Ela vem de fábrica usando 5w30 e aceita todas as variações entre 5w30 e 20w40, mas com o desgaste do tempo usar 5w30 pode fazer ela consumir muito óleo assim 10w40 ou 15w40 é uma boa medida.
Isso também pode ser sintoma de borra no cabeçote, se for, o ideal é levar em um mecânico para fazer um flush. É um removedor específico que põe no motor por alguns minutos para derreter as borras que estão entupindo os canais, depois tira todo o óleo + filtro e solta o cárter para limpar depósitos antes de enxer denovo.
Se fosse algo mais grave não ia parar de fazer, ia ficar batendo continuamente. No último caso se mesmo depois de baixar o óleo para 15w40 ou 10w40 e fazer o flush não resolver, podem ser tuchos gastos com problema, ai tem de trocar os tuchos mesmo.
PS: Não sou especialista só bem curioso, pelo que ja passei com meus outros casos e histórias que leio esta indicando estas direções e que são bem menos caras e fáceis de tentar que ja partir para abrir cabeçote etc...
Boa sorte.
Vinicius, boa noite. E vinha sofrendo com batida de pino (Pré Ignição) a tempos. Me diziam que era combustivel adulterado. Agora tive a chance de trocar o Kit de Corrente de Comando (Completo), e revisar totalmente o cabeçote (Descarbonização, Retentores de Válvulas, e Limpeza dos Tuchos Hidráulicos). O barulho parou, o carro está mais econômico e mais forte também. Foi a primeira intervenção no cabeçote desde 0km. Realizei essa manutenção com 290,000km. Agradeço ao pessoal sa Zezuki-RJ onde sempre faço meus serviços.