Erick, nada tem a ver com o óleo, acredito.
Pela 'rajada' que descreves, é o motor de arranque que demora a desacoplar.
Tem que desmontar e limpar.
Não é complicado. Tem um tópico aqui (manutenções feitas em casa) que explica como.
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A minha faz um barulho de meio segundo de lata batendo na partida com motor frio, mas somente quando usava o óleo mais fino 10W40. Mudei pro 15W40 e praticamente sumiu. Em outra troca de óleo o cara colocou 10W40 por engano e o barulho voltou. Atualmente voltei pro 15W40 e quase sumiu de novo. Tente usar um óleo mais grosso.
Valeu pela dica Digao, pois me deparo com esse barulho pela manhã tbm.
Obrigado pela dica mas.marco e Digao, vou tentar o motor de arranque e depois o óleo, depois posto aqui pra dizer se funcionou um dos dois.
Estou com caso parecido e inclusive sai uma pequena baforada de óleo ao ligar o motor, indicando pelo menos uma grande carbonização do cabeçote. vou fazer um flush, limpeza do carter e pescador. Pretendo filmar para enriquecer nosso forum.
Bom dia.
Tenho uma Tracker 2007 e recentemente ela começou com o barulho que parece vir da parte da frente do motor, como se fosse a corrente batendo. Um camarada fez um vídeo em que mostra a sua Tracker fazendo o mesmo barulho que a minha: https://www.youtube.com/watch?v=CKJTsGIwjtM
Eu não entendo nada de mecânica mas, pelo que andei pesquisando, tô com algumas hipóteses aqui, que podem ser totalmente infundadas devido a minha falta de experiência e de precisão dos relatos. São elas:
- Os problemas "parecidos" que encontrei (parecidos pq não tinham o som, então acho que são parecidos apenas pela descrição do barulho que a pessoa fez), parecem ter surgido após uma troca de óleo por um de baixa viscosidade (5x30, 10x30). E algumas pessoas relataram que após a troca de óleo por um de maior viscosidade (15x40, 20x50) o barulho diminuiu bastante.
- O bom funcionamento do tensor depende da pressão do óleo
- O Kit original (tensionadores, corrente, guias) custa em média R$1.800, e o paralelo R$1.100 (um pouco menos de R$1.000, no boleto). Mas ví um comentário de alguém que trocou pelo paralelo e teve o mesmo problema pouco tempo depois, pois os tensionadores parecem ter pouca qualidade.
Alguém sabe informar se esse barulho, que eu não sei se é o tectectec que o CR!CO se referia, é causado pelo tensor da corrente? Valeria a compra do kit todo ou dá p/ identificar e trocar apensas o tensionador (ou a peça) falha?
Pretendo trocar o óleo amanhã p/ descartar a hipótese do óleo fino.
Obs: já o barulho que parece de um ventilador sujo (picado mas com uma frequencia constante, que tb dá p/ notar no vídeo) parece ser problema/sujeira nos "tuchos"... Alguém confirma?
Qualquer opinião é bem vinda.
Abraço a todos!
ps: tb coloquei a pergunta em outro tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post2281528
Alexandre,
O conjunto corrente/esticadores é para durar a vida útil do motor, isto se forem feitas as trocas de óleo conforme a utilização, se for uso severo tem que trocar a cada 5000 Km .
Um bom teste é tirar a correia de acessórios e também a correia do ventilador para ver se o problema é interno ou de alguma outra coisa como esticador da correia ,etc.
abrs
Alexandre, 100% de certeza de ser os tensionadores e correntes + apoiadores. Só resolvi este ruido após trocar essas peças. Não tem outra forma. A minha começou aos 60 e poucos mil, e rodei com esse ruido até a faixa dos 100 mil. Troquei e sumiu o barulho. Já rodei mais de 5 mil, com motor parecendo zero quilometro, sem ruido algum, e tomara que continue assim por mais pelo menos outros 100 mil. Aqui em bh, na concessionaria suzuki via natsu saiu muito mais em conta do que na suzucar ou na alternativa4x4. Eu paguei pelas correntes, tensionadores e apoiadores na faixa dos 1200,00 reais. As vezes voce acha que na consecionaria e mais caro, e tem muitas peças mais em conta que nessas lojas conhecidas de peças 4x4. Se voce quiser acabar com esse ruido, só trocando as peças mesmo. um abraço.
É Alexandre, concordo com o Eder, minha tk está com 70000 km e tive que trocar todo o conjunto de distribuição, os tensionadores estavam com problemas. Além disso fiquei impressionado com a quantidade de carbonização que havia no cabeçote, mandamos na retífica, tinha muitas partes entupidas de tanta borra! Sai da oficina essa semana vamos ver como fica...
Boa noite,
A minha Tracker, 2008, está com o mesmo barulho, idêntico ao desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VHZn9VLO4ng. Estou quase convencido de que terei de trocar o kit de corrente de comando. Encontrei alguns kits em torno de R$ 1.000,00. O original tá custando cerca de R$ 1.800,00. Será que algum desses paralelos aguenta o tranco? Alguém já usou?
http://www.betelparts.com.br/kit-de-...m-tracker.html
http://www.lionmotors.com.br/kit-cor...-gas-j20a.html
Boa tarde.
Infelizmente ao final de julho desse ano, vindo de férias de minhas cidade em MG para a Bahia onde moro, no meio do trecho tive um problema com minha Tracker 2007/2008 onde um objeto furou o radiador e o flluido vazou rapidamente, nem dando para perceber qualquer alteração, e perdeu força e apagou. Por fim queimou a junta do cabeçote.
Acompanhei todo serviço dos mecânicos e as correntes e tensores,cabeçote, pistões, tuchos e válvulas estavam em boas condições e íntegros e o limpos (sem depósitos).
Motor montado, adicionado 5 litros de óleo 20w50, andei por cerca de 500 kms, com toda desconfiança, parei para dormir e pela manhã liguei o motor e apareceu esse barulho de tec tec tec que persiste até hoje e fica mais evidente em cerca de 2500 RPM. Esse mesmo barulho havia aparecido meses antes, completei o nível de óleo e parou.
Como disse, as correntes e tensores estavam íntegras e em ótimas condições.
Não teve tempo para formar depósitos carbonizados.
Farei a troca de óleo para um sintético de melhor qualidade para ver se é isso.