Olá amigos do fórum,
Li muito por aqui sobre o quanto de problemas que a tração da S10 tem ai de repente a minha acabou também dando um defeito.
É uma S10 99 diesel motor maxxion 2.5 particularmente eu gosto muito dela e tem sido de grande valia, mas como vou ao sitio algumas vezes preciso da tração nos dias de chuva e para subir em terrenos mais íngrimes, (não faço trilha, hehehe) Então na verdade eu acabo usando pouco pois na cidade eu não ligo nunca mesmo, mas realmente eu preciso que a tração esteja funcionando.
Lí em alguns tópicos sobre problemas bem parecidos e muito me ajudou a chegar até onde cheguei mas acabei parando na ignorância de um cara que não é mecânico, e não sei se fiz certo abri um novo tópico pois os outros eram pelo menos de 2010 e neste eu acrescentei umas fotos e um vídeo que espero ajude a outros colegas com problemas parecidos.
Eu acabei precisando usar a tração e ela não funcionou ai depois de ler aqui no fórum fui verificar as mangueiras do vácuo, foi quando descobri que havia uma mangueira que estava desconectada do hidrovácuo ai pensei !!! Nossa muito fácil !!! fui lá e liguei a mangueira. Pensando que o problema estava resolvido andando com o carro descobri que mesmo NÃO acionando a tração pelos botões a tração estava engatada....O que acontece basicamente é que se eu ligo a mangueira a coifa (não sei se chama assim) aciona e puxa o cabo ligando a tração.
Alguns detalhes:
Tem as fotos da coifa....Retirei a coifa e ela está normal sem furos;

A parte elétrica dos botões aparenta estar em ordem pois qdo aperto há o som de ligar e desligar em baixo do carro; apenas o botão do HO que fica piscando;
O cardan da tração aciona quando eu ligo os botões e pára quando eu desligo:
Mesmo o cardan da tração em movimento as rodas dianteiras não estão tracionadas isso através dos botões.
Tem essa foto da conexão lá de perto do hidrovácuo, ela estava isolada em uma saída e não sei pra que serve...

E tem o vídeo dos meus testes iniciais...se alguém puder ajudar agradeço muito.
Com esses detalhes é possível encontrar uma solução?
Na verdade fiquei pensando em duas situações:
Se descobrir que é uma solução muuuuiiito cara e que possa ser crônica, se eu quiser acionar a tração eu devo descer do carro e ligar a mangueira no hidrovácuo;
Ou acabar por fazer uma ligação mecânica apenas puxando o cabo manualmente...vamos ver.
abraços