Ver Versão Completa : Vou Turbinar a Viatura e agora?
Prezado Shuther4x4, concordo contigo em gênero, número e grau. Estou para turbinar também, mas tendo em vista muitos comentários aqui no fórum como os sugestivos "kit's" que na verdade precisam de diversas modificações, além de peças de baixa qualidade que devem ser substituídas pretendo adquirir tudo separadamente, ou seja, irei montar todo o conjunto aos poucos. Aeroquip's nas medidas certas, coletor, turbina, niple, enfim toda a parafernália que em verdade não se resume em muitos itens. Sua experiência é de grande valia para contribuir nas futuras instalações.
shuther4x4
07/04/2013, 18:53
Prezado Shuther4x4, concordo contigo em gênero, número e grau. Estou para turbinar também, mas tendo em vista muitos comentários aqui no fórum como os sugestivos "kit's" que na verdade precisam de diversas modificações, além de peças de baixa qualidade que devem ser substituídas pretendo adquirir tudo separadamente, ou seja, irei montar todo o conjunto aos poucos. Aeroquip's nas medidas certas, coletor, turbina, niple, enfim toda a parafernália que em verdade não se resume em muitos itens. Sua experiência é de grande valia para contribuir nas futuras instalações.
No que precisar e eu poder ajudar, pode contar.
Sem dúvida se fosse fazer novamente partiria pra essa alternativa. Não só pelo custo, mas acho que ficará melhor que o kit.
Acabei optando pelo kit por poder trabalhar na viatura somente em alguns finais de semana e achava que viria tudo plug'n'play. Ledo engano.
Nessa sua opção o mais chato talvez seja o coletor imagino eu.
Abraços.
Leonardo Truccolo
07/04/2013, 19:46
No que precisar e eu poder ajudar, pode contar.
Sem dúvida se fosse fazer novamente partiria pra essa alternativa. Não só pelo custo, mas acho que ficará melhor que o kit.
Acabei optando pelo kit por poder trabalhar na viatura somente em alguns finais de semana e achava que viria tudo plug'n'play. Ledo engano.
Nessa sua opção o mais chato talvez seja o coletor imagino eu.
Abraços.
Opa cara blz?
Mas tu teve problema com o coletor?? Eu to afim de comprar só o coletor deles, e montar o kit separado tb.
Abs
Eduardo Schaefer
07/04/2013, 20:22
shuther, essa mangueira de pressurização (aeroquip) é uma bosta mesmo, foi por causa dela que perdi uma turbina com 6 meses de uso, além de vir muito grande solta fiapos de aço, VAGABUNDA MESMO.
Quase desisti de comprar com eles por causa dessa falta de interesse em não retornar os emails, por telefone são mais atenciosos (e meu $$$ que se dane)
Outra mangueira que é VAGABUNDA é a grande da quarta foto, a minha esta ficando ruim onde vão as abraçadeiras, isso que meu kit tem 8 meses.
shuther4x4
07/04/2013, 20:38
Opa cara blz?
Mas tu teve problema com o coletor?? Eu to afim de comprar só o coletor deles, e montar o kit separado tb.
Abs
No geral não.
É que quando falei mais dificil, me referi a mais dificil de encontrar fora do kit, pois tem de mandar fabricar se for o caso.
Sobre montar o kit separado: Faça isso, com certeza dará mais trabalho, mas ficará com mais qualidade.
shuther4x4
07/04/2013, 20:40
shuther, essa mangueira de pressurização (aeroquip) é uma bosta mesmo, foi por causa dela que perdi uma turbina com 6 meses de uso, além de vir muito grande solta fiapos de aço, VAGABUNDA MESMO.
Quase desisti de comprar com eles por causa dessa falta de interesse em não retornar os emails, por telefone são mais atenciosos (e meu $$$ que se dane)
Outra mangueira que é VAGABUNDA é a grande da quarta foto, a minha esta ficando ruim onde vão as abraçadeiras, isso que meu kit tem 8 meses.
Putz, então não era só impressão não.
É que acabei comparando com as que eu já tinha visto, e no visual, parece ser bem inferior as que eu cohecia.
Espero não ter problema, vou instalar um manometro de pressão de óleo para auxiliar se algo de errado acontecer.
Obrigado Eduardo.
shuther 4x4, se fosse eu comprava uma mangueira nova, boa para ficar sossegado. Se ela já é ruim na aparência, vc vai se xingar pra kct se ela romper e ferrar a turbina!!!
A ideia de comprar só o coletor SPA e juntar o resto por conta é boa. Os canos dá para fazer em uma casa de escapes que tenha a máquina de dobrar tubos. Quem sabe colocar o intercooler da D4D tb.!!
gabriel theodoro de souza
08/04/2013, 21:00
Caro Shuther 4x4, fique esperto com esta mangueira de redução que aparece na foto5/7, esta curtinha a esquerda
do cotovelo de alumínio.Na minha perua não aguentou 0,4 bar. Viajei 150km como se fosse aspirada.
Bem galera, ontem dei .......................m de pressão do óleo para terminar tudo de uma vez)
Mangueira do respiro do motor, ainda não decidi se ligo ela na tubulação ou se coloco um reservatório independente.
Reservatorio De Respiro De Oleo De 1/2lt Universal - R$ 52,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467771020-reservatorio-de-respiro-de-oleo-de-12lt-universal-_JM)
e depois levar para fazer o escape.
Vamo que vamo.
Shuther, este defletor de calor em cima do coletor veio no kit ou vc que fez?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/404693d1365365422t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc02058.jpg
O Robsom é nota 10 mesmo a honestidade em pessoa. Salve Robson
Resolvi dar uma geral na minha SW4. A turbina estava com muito óleo na parte fria. Antes de abrir o motor, levei a turbina no Robson, alguns amigos do 4x4 já fizeram serviços com ele. Ele limpou, examinou a turbina e em seguida veio o veredito... Jorge sua turbina não tem problema algum!!! Pra completar... não me cobrou nada. Evidentemente não fui cara de pau e meti a mão no bolso. Ele é um exemplo de profissional honesto. Ahhh ele mandou um abraço para o Delfim.
shuther4x4
08/04/2013, 21:41
Shuther, este defletor de calor em cima do coletor veio no kit ou vc que fez?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/404693d1365365422t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc02058.jpg
Veio no kit.
shuther4x4
08/04/2013, 21:43
Caro Shuther 4x4, fique esperto com esta mangueira de redução que aparece na foto5/7, esta curtinha a esquerda
do cotovelo de alumínio.Na minha perua não aguentou 0,4 bar. Viajei 150km como se fosse aspirada.
Estou vendo que na verdade vou ter de refazer todo o kit.
O tubo de pressurização ficou no limite da mangueira (saida da turbina), acho que não vai aguentar nem a 1ª esticada rs!
Obrigado pela dica gabriel.
Mantiqueira
08/04/2013, 22:11
Em primeiro lugar coloquei data, pois já me falaram que o kit foi muito bom, então não tenho intenção de confundir com versões anteriores do mesmo.
Ao meu ver são pequenas coisas, falta de cuidado, descuido, desinteresse, não sei como nomear mas que poderia deixar o kit bem melhor.
O pós venda não sei nem se posso chamar assim. Mandei, reenviei e-mail com todos os problemas encontrados, antes de postar aqui, mas em momento algum me responderam.
1. A turbina veio com uma etiqueta nomeando outro modelo, segundo eles foi colocada errada a etiqueta??!!
2. A saida de óleo que veio não é da turbina, pediram para enviar de volta para eles para enviarem outra, perguntei se essa iria desviar da base da wastegate, mas não souberam responder, só falaram se estivesse pegando era só girar a parte fria e a parte quente???? (percebi depois que a parte quente não se gira, pois fica no coletor de escape e o eixo não posso deixar ele fora da perpendicular ao solo, ou seja só a parte fria é que eu podeira girar. Não enviei a saida errada portanto não recebi a saida correta. Achei um absurdo ter gasto quase 2.000,00 em um kit e ter de enviar uma saida para depois receber a outra. Dá impressão que somos moleques.
3. A base da wastegate (vejam fotos dos posts anteriores) fica no caminho da saida de óleo da turbina (tive de fazer outra, pois se só girasse a parte fria, a wastegate iria sair de angulo e provavelmente iria estragar rápido e provavelmente eles não iam querer nem saber).
4. A turbina que veio tive de girar a parte fria, pois ela saia apontada para o cabeçote (meu, se já é um kit, porque não vem com a angulação correta? Deve ser para poder usar aquela base de wastegate!!! e ficar parecendo tudo ok na mão).
5. os prisioneiros que prendem a turbina (4) e que fixam a saida da turbina para o escapamento (5) são muito grandes, chegando ao absurdo de alguns deles baterem a cabeça na carcaça, ou seja, não teria como dar aperto correto. Coisa simples de resolver se dessem atenção ao compradores. Não adianta cortar os que pegam também, pois o miolo do prisioneiro (aquela parte sem reosca) é maior que a base da turbina, tendo de usar algumas arruelas para conseguir aperto.
6. O cano de pressurização, na parte que sai da turbina, tem uma borda para prender a mangueira de menos de 0,5 centimetros, ou seja, é dificil apertar a braçadeira mantendo nessa borda, pois depois dela afina e não dá aperto. Fora isso que se ele fosse uns 2 cm maior, não ficaria no limite como ficou. Esse acho que talvez vou ter de trocar se não conseguir suportar a pressão nessa "conexão".
7.A mangueira de alimentação do óleo da turbina (aeroquip) me parece, digo parece pois não posso afirmar ainda, de baixa qualidade, frente as que conheço (dá pra ver o tubo de borracha no interior da malha), fora que é bem maior que o necessário, tendo de dar voltas para compensar o tamanho (maior risco de dar merda).
8. A saida da turbina para o escapamento voltada para o motor!!!! (poderia ser voltada para o rumo do escapamento no minimo)
9. Não respondem e-mails como estamos acostumados com outras empresas.
Minha humilde opinião. Se forem comprar, vejam de algum empresa que também instala, pois a minha percepção é que deixaram de trabalhar com instalação, aí as coisas vão mudando (distribuidor, material, etc) e ainda acham que tudo estava como antes. Mas na verdade não. O desenvolvimento dos produtos como esse (viaturas antigas) parou devido a não trabalharem mais com instalação. Essa é a minha impressão.
Abraço a todos.
A minha por exemplo ficou quase um mês na oficina para turbinar esse kit SPA como o kit da Maxcooler nunca poderiam ser chamados de kit. Foi um trabalho absurdo para se conseguir instalá-los. O pós venda dessas duas empresas é um lixo, me trataram com total descaso. Posso afirmar com toda certeza que o trabalho da R & Motors vale cada centavo no final das contas eu gastei bem mais comprando esses kits, sem contar com a mão de obra e toda a apurrinhação que tive.
Meu conselho pra quem quer turbinar é, fuja desses dois kits.
Um abraço a todos.
shuther4x4
08/04/2013, 23:11
A minha por exemplo ficou quase um mês na oficina para turbinar esse kit SPA como o kit da Maxcooler nunca poderiam ser chamados de kit. Foi um trabalho absurdo para se conseguir instalá-los. O pós venda dessas duas empresas é um lixo, me trataram com total descaso. Posso afirmar com toda certeza que o trabalho da R & Motors vale cada centavo no final das contas eu gastei bem mais comprando esses kits, sem contar com a mão de obra e toda a apurrinhação que tive.
Meu conselho pra quem quer turbinar é, fuja desses dois kits.
Um abraço a todos.
A minha intenção com esse post mantiqueira são 3:
1. Alertar os futuros interessados sobre a realidade do kit. Se comprar saibam o que estão comprando e não imaginarem que é plug'n'play como eu.
2. Disponibilizar para a empresa o que se ela se interessar possa ser melhorado para que os próximos não tenham os mesmos defeitos (já enviei e-mail com tudo relatado aqui).
3. Se for o caso, auxiliar para fazerem seu próprio "kit", pois acho que vou ter de refazer o meu!!! Rs!!
Obrigado por compartilhar também seu problema com esses 2 "kits".
shuther4x4
08/04/2013, 23:13
shuther 4x4, se fosse eu comprava uma mangueira nova, boa para ficar sossegado. Se ela já é ruim na aparência, vc vai se xingar pra kct se ela romper e ferrar a turbina!!!
A ideia de comprar só o coletor SPA e juntar o resto por conta é boa. Os canos dá para fazer em uma casa de escapes que tenha a máquina de dobrar tubos. Quem sabe colocar o intercooler da D4D tb.!!
O intercooler ainda vai demorar, mas o aeroquip não. Assim que montar e fazer o escape vou levar pra fazer uma nova. Você mandou fazer ou comprou feito?
Resolvi dar uma geral na minha SW4. A turbina estava com muito óleo na parte fria. Antes de abrir o motor, levei a turbina no Robson, alguns amigos do 4x4 já fizeram serviços com ele. Ele limpou, examinou a turbina e em seguida veio o veredito... Jorge sua turbina não tem problema algum!!! Pra completar... não me cobrou nada. Evidentemente não fui cara de pau e meti a mão no bolso. Ele é um exemplo de profissional honesto. Ahhh ele mandou um abraço para o Delfim.
Jorge,
Abraço recebido! E se vc voltar lá, retribua o abraço, pois o Robson e o filho são pessoas digníssimas, honestíssimas e muito competentes.
Um abração, Delfim
O intercooler ainda vai demorar, mas o aeroquip não. Assim que montar e fazer o escape vou levar pra fazer uma nova. Você mandou fazer ou comprou feito?
Eu mandei turbinar e não comprei nada separado, mas isto acho que não tem muito mistério. A mangueira é grande tb, mas é boa!
Mantiqueira
09/04/2013, 12:22
A minha intenção com esse post mantiqueira são 3:
1. Alertar os futuros interessados sobre a realidade do kit. Se comprar saibam o que estão comprando e não imaginarem que é plug'n'play como eu.
2. Disponibilizar para a empresa o que se ela se interessar possa ser melhorado para que os próximos não tenham os mesmos defeitos (já enviei e-mail com tudo relatado aqui).
3. Se for o caso, auxiliar para fazerem seu próprio "kit", pois acho que vou ter de refazer o meu!!! Rs!!
Obrigado por compartilhar também seu problema com esses 2 "kits".
Pelo que pude perceber as empresas não estão nem aí para nós consumidores muito menos ainda preocupação para melhorar o "kit".
sandro_ventania
09/04/2013, 20:48
Gente, é simples...
Não existe kit nenhum, eles fazem o coletor para a hilux, mas o resto é tudo peça avulsa...o cliente que se vire para ADAPTAR!!
Eu tambem pretendo montar o kit em separado...já vi que comprar o kit pronto é dor de cabeça!
O coletor é fácil de encontrar. Na própria SPA eles vendem separado. A partir da aquisição do mesmo é só ir montando aos poucos. Peça por peça. Deixe apenas para adquirir a turbina por último para não perder a garantia sem usar. O resto encontra-se facilmente.
14/04/2013, 15:42
Ezahn, voltando a coroa e pinhão, recebi as duas(dianteira e trazeira) que voce sugeriu.Que surpreza você acha que podemos ter quando da substituição destas peças? Algum rolamento,retentor, junta? Gostaria de ficar meio prevenido.
shuther4x4
14/04/2013, 19:50
Então Galera, hoje coloquei a Berenice em funcionamento.
Coloquei um pouco de óleo na entrada da turbina para não funcionar seca até chegar o óleo do motor.
Funcionou rápido, acima do esperado devido ao tempo parada.
Estava com medo pois troquei a correia dentada, mas tudo ok até agora.
Esperei esquentar e em 3000 giros apontou 0,2 de pressão????. Mas isso vou acertar depois.
Não funcionei por muito tempo pois já estava a noite e não dava pra ver direito as conexóes de óleo se tudo ok e está sem escapamento.
Ainda falta:
Escapamento (nem consegui tirar o velho debaixo dela, acho que vou prender com uns arames e pedir para o cara que for instalar tirar, pois bate no chão e não dá angulo para sair. Rs).
Colocar os sensores de temperatura de água e óleo (esse alguém tem uma dica de lugar, estou pensando em colocar no carter)
Chegar o manometro de pressão do óleo e instalar.
Mas a lumbriga de ver o motor funcionando é ohoda... Rs!
Uma boa noticia, recebi 2 (isso, dois) e-mais da spa prometendo analisar os pontos que citei e melhorar o kit, mas ficaram de ir passando a analise.
Vamos esperar, quem sabe o kit volte a ser "o kit".
Abraço a todos.
Leonardo Dic
14/04/2013, 21:29
Fabio, parado sem carga no motor não dá pressão mesmo, só andando com carga pra testar. Mexeu na bomba?
shuther4x4
14/04/2013, 21:58
Fabio, parado sem carga no motor não dá pressão mesmo, só andando com carga pra testar. Mexeu na bomba?
Não mexi ainda. E talvez não vou mexer até tudo pronto. Ja deixei o protetor de carter fora, pois depois que sair do escape vou levar numa tal de lubrificar pra trocar o óleo rs! e talvez retirar a tampa do carter pra fazer o suporte para o sensor de temperatura do óleo!!!!
Não vejo a hora da Berenice voltar a ativa!!!
shuther4x4
14/04/2013, 22:03
Sobre a pressão imaginei isso (mas não tinha certeza), por isso estou na ansiedade para uma volta!!! mas não vou poder abusar antes de colocar o escape.
E ainda vou ter de refazer a base da wastegate, pois não gostei de como ficou a minha, achei que ficou frágil e talvez não suporte a carga da mesma.
Valeu e espera aí que essa semana você vê ela!!!
sandro_ventania
15/04/2013, 14:01
Pessoal,
Pesquisando a respeito de turbinas...notei que a turbina T2 e principalmente essa que a spa manda no kit com .35 só é recomendada para motores 1.0 pois ela é das menores que tem.
Se é assim...como então ela é usada nos nossos motores de 2.8cc ????
Será que ela não está subdimensionada? Fiquei na dúvida, gostaria que quem entendesse mais do assunto pudesse falar alguma coisa!
hugo.morais
15/04/2013, 14:05
Sandro,
Esta sua pesquisa pode estar equivocada, pois esta T2 do Kit da SPA é a mesma da Sprinter, land rover, ranger e S-10, todas com motor Maxion 2.5. A carcaça quente é .35, mas fria é .48! Sei pq minha turbina é garrett da sprinter...
Abraços,
Hugo
guilhermeabreu
15/04/2013, 14:10
Pessoal,
Pesquisando a respeito de turbinas...notei que a turbina T2 e principalmente essa que a spa manda no kit com .35 só é recomendada para motores 1.0 pois ela é das menores que tem.
Se é assim...como então ela é usada nos nossos motores de 2.8cc ????
Será que ela não está subdimensionada? Fiquei na dúvida, gostaria que quem entendesse mais do assunto pudesse falar alguma coisa!
SANDRO_VENTANIA
Antes de comprar esta turbina para colocar na BONEQUNHA tinha visto isto , mas perguntei a um monte de pessoas e inclusive na SPA TURBO e o cara que é fera em turbinas , falou que é esta mesmo e todos tem colocado ela e tem aprovado , ela além de ser a usada nos carros a gasolina de 1000cc , é para motores para ATÉ 120HP que é o caso das HILUX 2.8 .
E os comentários gerais aqui é de as pessoas que colcaram turbinas maiores não ficaram satisfeitas pq ela só enche a partir de 3.000rpm E OS MOTORES A DÍESEL NÃO DEVEM FUNCIONAR COM GIROS ACIMA DOS 3.000 RPM , daí as turbinas maiores não surtem efeito nestes motores a díesel com giro menores do que os motores a gasolina podem ter , ou seja os motores a gasolina funcionam acima dos 4.000 rpm numa boa .
Ezahn, voltando a coroa e pinhão, recebi as duas(dianteira e trazeira) que voce sugeriu.Que surpreza você acha que podemos ter quando da substituição destas peças? Algum rolamento,retentor, junta? Gostaria de ficar meio prevenido.
Legal, não me animei ainda em fazer na minha, to pen$ando. Desculpe a pergunta, mas quanto saiu o par colocado aqui? Preço, frete, imposto? Se preferir pode responder em MP.
Quanto às peças, a junta se faz de velumoide ou cola mesmo. Se não está roncando, no máximo vai ter que trocar algum retentor, as vezes nem isto. Retentor e rolamento muitas vezes tirando dá para achar um que sirva no comércio local mesmo.
Boas, depois diga como ficou a pegada. Se perde muito em arrancadas, porque de velocidade cruzeiro com certeza vai ficar muito bom.
Não mexi ainda. E talvez não vou mexer até tudo pronto. Ja deixei o protetor de carter fora, pois depois que sair do escape vou levar numa tal de lubrificar pra trocar o óleo rs! e talvez retirar a tampa do carter pra fazer o suporte para o sensor de temperatura do óleo!!!!
Não vejo a hora da Berenice voltar a ativa!!!
Cara, se vc for tirar o cárter já leve para furar e soldar um cano para fazer o retorno do óleo da turbina. Aquele retorno com "T" não me agrada nada, diminui o fluxo do óleo. Bom, ao menos na minha, que o óleo vem direto, não vem com "T". A turbina melava um tanto, ai troquei a posição do "T" para ficar reto com o retorno da turbina e o retorno da bomba de vácuo que ficou com 90°, diminuiu o melado mas ainda borra um pouco. Acho que o ideal seria retorno independente, direto no cárter.
15/04/2013, 22:11
Chegou pelo preço anunciado no Ebay. Veio de carona num voo privado e passou liso.
Depois de feita, conto como ficou.Talves até a leve para você experimenta-la.Tenho um cunhado
aí no vale.Obrigado, e um abraço.
shuther4x4
15/04/2013, 23:43
Cara, se vc for tirar o cárter já leve para furar e soldar um cano para fazer o retorno do óleo da turbina. Aquele retorno com "T" não me agrada nada, diminui o fluxo do óleo. Bom, ao menos na minha, que o óleo vem direto, não vem com "T". A turbina melava um tanto, ai troquei a posição do "T" para ficar reto com o retorno da turbina e o retorno da bomba de vácuo que ficou com 90°, diminuiu o melado mas ainda borra um pouco. Acho que o ideal seria retorno independente, direto no cárter.
Boa idéia Ezahn, não tinha pensado nisso. Vou analisar.
Obrigado.
shuther4x4
15/04/2013, 23:47
1ª impressão UHU!
Agora a noite levei a Berenice para deixar no lugar que vai fazer o escapamento.
Cara, andando de boa (esta sem escape) já deu 0.6 de pressão.
Parece um carro bem mais leve. Não sei se um pouco é a ansiedade, mas gostei da 1ª impressão.
Vou mantendo informadao no decorrer do serviço e dos ajustes. Não abri a bomba ainda e nem sei se vou abrir, vai depender depois de montar o escape e as outras coisas!!!
Abraços.
guilhermeabreu
15/04/2013, 23:48
EZAHN
Qdo comprei o KIT TURBO da SPA para a BONEQUINHA , o meca sugeriu de fazer isto pq do modo que estava ele tb falou que dificultaria o retorno do óleo da turbina , daí retirei o cárter e soldei um caninho que ficou só para o retorno do óleo da turbina direto no cárter .
shuther4x4
15/04/2013, 23:50
EZAHN
Qdo comprei o KIT TURBO da SPA para a BONEQUINHA , o meca sugeriu de fazer isto pq do modo que estava ele tb falou que dificultaria o retorno do óleo da turbina , daí retirei o cárter e soldei um caninho que ficou só para o retorno do óleo da turbina direto no cárter .
Boa noite Guilherme,
Seria pedir muito se você conseguisse postar uma foto da locallização deste tubo?
Att
Fábio
sandro_ventania
16/04/2013, 16:58
SANDRO_VENTANIA
Antes de comprar esta turbina para colocar na BONEQUNHA tinha visto isto , mas perguntei a um monte de pessoas e inclusive na SPA TURBO e o cara que é fera em turbinas , falou que é esta mesmo e todos tem colocado ela e tem aprovado , ela além de ser a usada nos carros a gasolina de 1000cc , é para motores para ATÉ 120HP que é o caso das HILUX 2.8 .
E os comentários gerais aqui é de as pessoas que colcaram turbinas maiores não ficaram satisfeitas pq ela só enche a partir de 3.000rpm E OS MOTORES A DÍESEL NÃO DEVEM FUNCIONAR COM GIROS ACIMA DOS 3.000 RPM , daí as turbinas maiores não surtem efeito nestes motores a díesel com giro menores do que os motores a gasolina podem ter , ou seja os motores a gasolina funcionam acima dos 4.000 rpm numa boa .
Olá Hugo e Guilherme,
Eu não entendo muito disso, então só posso coletar as informações de vocês...mas a impressão que dá é que a saída com .35 restringe muito o fluxo dos gases de escape...creio que para arrancadas e retormadas fica muito bom, mas em velocidades de cruzeiro que fica em 3.000rpm pra cima, já deve começar a haver alguma restrinção e a EGT deve subir consideravelmente.
Mas, como disse...é só minha observação, pois normalmente quem tem SW4, pensa mais em carro bom para viagens longas do que em arrancadas, etc...porém devo estar errado, já que como voces disseram, a maioria usa dessas pequenas...pra carro 1.0cc...ihh!
Chegou pelo preço anunciado no Ebay. Veio de carona num voo privado e passou liso.
Depois de feita, conto como ficou.Talves até a leve para você experimenta-la.Tenho um cunhado
aí no vale.Obrigado, e um abraço.
Poxa, preciso arrumar uma carona destas!!! Se eu experimentar então!!!
Quando vire para os lados do Vale, de um toque.
EZAHN
Poise, na minha pensei de fazer isto mas ainda não fiz. Devagar e sempre!!!
Olá Hugo e Guilherme,
Eu não entendo muito disso, então só posso coletar as informações de vocês...mas a impressão que dá é que a saída com .35 restringe muito o fluxo dos gases de escape...creio que para arrancadas e retormadas fica muito bom, mas em velocidades de cruzeiro que fica em 3.000rpm pra cima, já deve começar a haver alguma restrinção e a EGT deve subir consideravelmente.
Mas, como disse...é só minha observação, pois normalmente quem tem SW4, pensa mais em carro bom para viagens longas do que em arrancadas, etc...porém devo estar errado, já que como voces disseram, a maioria usa dessas pequenas...pra carro 1.0cc...ihh!
É Sandro, eu tb não sou grande entendido, mas vejo que as turbinas originais das mit, s10, defender e outros 2.8 a 3.0 são geralmente pequenas. A que está na minhã é da S10 2011 e é bem pequena. Quanto à restrição de fluxo em carga total, não acredito, pios abre a válvula. Outra coisa, é que a pressão de trabalho dos turbos de carros ciclo otto é bem maior que no díesel, isto deve ter a ver com o dimensionamento das turbinas também.
Achei este material bem interessante (http://www.garrett.com.br/instalacao-turbo.php) no site da Garrett. Vc vai colocando o mouse nos números e lendo as dicas.
Coisas que achei bem interessante:
-não usar cola nas magueiras de lubrificação
- la fala do circuito de óleo, entra por pressão e retorna por gravidade, a restrição do retorno causa vazamento para a carcaça fria ou quente. Isto que acho que pode ocorrer com o retorno em "T". Isto que está ocorrendo na minha.
Bom, tem mais coisas lá.
Boas
guilhermeabreu
17/04/2013, 13:33
Boa noite Guilherme,
Seria pedir muito se você conseguisse postar uma foto da locallização deste tubo?
Att
Fábio
CARO SHUTHER
Infelizmente não tenho como , pois vendí a BONEQUINHA em outubro do ano pasado , mas não tem segredo , é só vc olhar onde desce a mangueira de retorno da turbina e na mesma direção no cárter vc faz o furo e solda o caninho , a sugestão é vc soltar um caninho com uma curva de 90º para que ele fique virado pra cima para receber a mangueira que desce reta sem fazer curva , o carinha que soldou pra mim , eu esquecí de falar que queria assim e ele soldou um caninho reto e a mangueira teve que fazer uma curva curva .
shuther4x4
17/04/2013, 17:34
CARO SHUTHER
Infelizmente não tenho como , pois vendí a BONEQUINHA em outubro do ano pasado , mas não tem segredo , é só vc olhar onde desce a mangueira de retorno da turbina e na mesma direção no cárter vc faz o furo e solda o caninho , a sugestão é vc soltar um caninho com uma curva de 90º para que ele fique virado pra cima para receber a mangueira que desce reta sem fazer curva , o carinha que soldou pra mim , eu esquecí de falar que queria assim e ele soldou um caninho reto e a mangueira teve que fazer uma curva curva .
Valeu guiherme, já deu uma clareada. Vou procurar um caninho assim já, pois saindo do escape ela vai para trocar o óleo e vou pedir para soltar o carter para soldar a porca do sensor de temperatura do óleo. Dependendo já solda o caninho encima e a porca embaixo no mesmo rumo para facilitar manutenção. A porca da temperatura do óleo que não estou achando, m10 passe de 1.
Obrigado pela dica.
17/04/2013, 22:12
Caríssimos Foristas, quebrei a hélice do sistema viscoso que sopra o radiador.Será que consigo trocar somente a hélice ? Alguem já passou po isso? Sabem de alguma hélice que compatível?
Abração a todos, gabriel
Caríssimos Foristas, quebrei a hélice do sistema viscoso que sopra o radiador.Será que consigo trocar somente a hélice ? Alguem já passou po isso? Sabem de alguma hélice que compatível?
Abração a todos, gabriel
Gabriel, o código da hélice é o seguinte: 16361-67020
Liga pra Ponta Porã (América e Ferraço) e cota com eles. Se não fosse urgente, poderias tentar comprar nesse: Toyota Part Sales of Toyota of Dallas (http://tps.toyotaofdallas.com/partlocator/index.cfm?siteid=214074) ou nesse: http://www.partswebsite.com/pagetoyota
18/04/2013, 22:02
Gabriel, o código da hélice é o seguinte: 16361-67020
Liga pra Ponta Porã (América e Ferraço) e cota com eles. Se não fosse urgente, poderias tentar comprar nesse: Toyota Part Sales of Toyota of Dallas (http://tps.toyotaofdallas.com/partlocator/index.cfm?siteid=214074) ou nesse: http://www.partswebsite.com/pagetoyota
Caro dordef, neste site que você nos indicouhttp://www.partswebsite.com/pagetoyota/?i=2&model=1381&make=155&year=1992§ion=107&catid=30125&subcatid=30322&partid=0&type=parts&image=8409070&imagecallout=13 a hélice custa míseros $62,00. Será que serve?
CARO SHUTHER
Legal esta dica do cano curvo. Agora uma dúvida. Será que dá para fazer isto sem tirar o cárter? Se não der, alguém sabe dizer o que tem que desmontar para tirar o cárter? Olhando parece ele não sai sem tirar o eixo dianteiro! Ou sai? Na verdade ainda não fiz este serviço só por causa disto!
Caro dordef, neste site que você nos indicouhttp://www.partswebsite.com/pagetoyota/?i=2&model=1381&make=155&year=1992§ion=107&catid=30125&subcatid=30322&partid=0&type=parts&image=8409070&imagecallout=13 a hélice custa míseros $62,00. Será que serve?
Pelo preço eu arriscaria! Um colega do fórum que tem Prado comprou umas peças desse site e chegaram...
guilhermeabreu
19/04/2013, 18:15
Legal esta dica do cano curvo. Agora uma dúvida. Será que dá para fazer isto sem tirar o cárter? Se não der, alguém sabe dizer o que tem que desmontar para tirar o cárter? Olhando parece ele não sai sem tirar o eixo dianteiro! Ou sai? Na verdade ainda não fiz este serviço só por causa disto!
EZAHN
NUNCA FAÇA ESTE SERVIÇO COM O CÁRTER NO LUGAR simplesmente pq qdo vc for furar as limalhas de aço entrarão para dentro do motor .
EZAHN
NUNCA FAÇA ESTE SERVIÇO COM O CÁRTER NO LUGAR simplesmente pq qdo vc for furar as limalhas de aço entrarão para dentro do motor .
Também achei isto. Mas quem sabe dizer o que tem que fazer para tirar o cárter.
guilhermeabreu
20/04/2013, 13:49
Também achei isto. Mas quem sabe dizer o que tem que fazer para tirar o cárter.
Aí tem que perguntar aos universitários .
Drene todo o óleo, solte todos os parafusos. Normalmente ele fica ( bem ) preso pela cola. Vá descolando aos poucos com pancadinhas e chave de fenda ( com cuidado para não empenar nem amassar nada ! ). Para recolocar limpe bem os flanges, taca sem dó locktite vermelha ou cinza, coloca os parafusos em cruz sem apertar. Depois vai dando aperto aos poucos alternadamente.
Tem carter que usa junta, acredito que esse seja com cola pq o 14b é e a Toyota costuma ter um padrão de montagem.
Abs
A minha está exatamente como o Guilherme falou. Caninho curvado para cima, para que possa conectar diretamente a mangueira da turbina. Ficou ótimo. Saudações
Drene todo o óleo, solte todos os parafusos. Normalmente ele fica ( bem ) preso pela cola. Vá descolando aos poucos com pancadinhas e chave de fenda ( com cuidado para não empenar nem amassar nada ! ). Para recolocar limpe bem os flanges, taca sem dó locktite vermelha ou cinza, coloca os parafusos em cruz sem apertar. Depois vai dando aperto aos poucos alternadamente.
Tem carter que usa junta, acredito que esse seja com cola pq o 14b é e a Toyota costuma ter um padrão de montagem.
Abs
Então, mas na hilux o cárter é todo dobrado e foca bem encostado no eixo. Será que sai só soltando os parafusos? Parece que não! Alguém sabe dizer?. O cárter é com junta e eu até tenho uma nova que veio no Kit de junta que comprei para mexer no cabeçote.
jorge.duarte
30/04/2013, 21:23
Galera,
Amanha começamos a "SAGA" de turbinar seu carro no fundo de quintal!!! A cobaia será a pickup do nosso amigo Marcos, aqui do forum. Tentaremos tirar fotos, para depois postar aqui. Se DEUS quiser e assim ele quer...tudo dará certo e em breve teremos mais uma viatura turbinada.
Abs
hugo.morais
30/04/2013, 21:35
Jorge,
Bos sorte na empreitada... Se tiver alguma dúvida é só gritar, pois a minha eu mesmo fiz o serviço aqui em casa... Recomendo comprar veda-escape e trava rosca para montar o kit ;)
Abraços,
Hugo
jorge.duarte
30/04/2013, 22:12
Jorge,
Bos sorte na empreitada... Se tiver alguma dúvida é só gritar, pois a minha eu mesmo fiz o serviço aqui em casa... Recomendo comprar veda-escape e trava rosca para montar o kit ;)
Abraços,
Hugo
Amigo Hugo, valeu pela força!
A minha antiga Pickup, também turbinei em casa sem problema. Espero que tenha a mesma sorte. Se tiver algum problema eu peço ajuda, pode deixar.
Abs
mesd_lamaRS
01/05/2013, 01:06
Amigo Hugo, valeu pela força!
A minha antiga Pickup, também turbinei em casa sem problema. Espero que tenha a mesma sorte. Se tiver algum problema eu peço ajuda, pode deixar.
Abs
Eu também espero! ! ! hehehe
Um abraço
mesd_lamaRS
01/05/2013, 18:52
Pessoal, turbina no lugar e carro funcionando perfeitamente amanhã farei o escapamento. Cheguei a casa do amigo Jorge as 7:45 da manhã, tomamos um café esperando o motor esfriar, as 8:30 iniciamos os trabalhos e as 14:00 ligamos o motor pela primeira vez. Apos este teste inicial, para verificar vazamentos colocamos as mangueiras que faltavam damos aperto nas abraçadeiras e as 14:30 estava pronta para a primeira volta, que foi perfeita...
Este foi um pequeno relato, em breve fotos.
Um abraço
jorge.duarte
01/05/2013, 19:10
Pessoal, turbina no lugar e carro funcionando perfeitamente amanhã farei o escapamento. Cheguei a casa do amigo Jorge as 7:45 da manhã, tomamos um café esperando o motor esfriar, as 8:30 iniciamos os trabalhos e as 14:00 ligamos o motor pela primeira vez. Apos este teste inicial, para verificar vazamentos colocamos as mangueiras que faltavam damos aperto nas abraçadeiras e as 14:30 estava pronta para a primeira volta, que foi perfeita...
Este foi um pequeno relato, em breve fotos.
Um abraço
Como já relatei aqui várias vezes, acho o kit SPA um bom kit e esse é o segundo que instalo. Jamais poderemos comparar a uma instalação usando peças originais, onde previamente o veiculo já é turbinado. Com um pouco de experiência e paciência, conseguimos atingir o objetivo. Depois que o amigo Marcos postar as fotos, coloco meus comentários sobre os ajustes necessários e o que sugiro ser trocado, fora isso vocês verão que não tem mistério...ainda considero o kit "plug and play". Alguns amigos tiveram falta de sorte e tiveram trabalho para instalar, mas isso não é regra é exceção.
Sandro Ventania, sei que quer turbinar e demais colegas aqui do Rio, estamos juntos para levar adiante os projetos de turbinar as viaturas!!!
Abs
Pessoal,
E eu, o Herick e o Meirelles estávamos lá, bebendo mate, comendo pães de queijo e dando o maior apoio moral !!!
Somos testemunhas oculares da história, vimos o Jorge e o Marcos dando um duro danado, no sol e sujos de graxa até a alma... Mas o serviço realmente ficou um showwwwwwww !!!!
PARABÉNS PARA ELES, VIVA NÓS !!!
Um abraço, Delfim
mesd_lamaRS
02/05/2013, 11:19
Atualizando o andamento das coisas:
A bichinha esta na NOSCAN, ia ficar pronto as 12h, mas me ligaram agora que estará pronta somente as 17hs. Não sei oque houve, pois a ligação estava ruim. Eles me falaram que vai dar para fazer a curva depois da flange sem cortá-la. Vão colocar um tubo de 3" até o ponto onde eu iniciei o corte. Neste local será colocado outra flange, pois assim fica mais fácil de tirar se eu tiver que mexer na cx ou cardas por exemplo. Foram muito atenciosos, vamos ver como fica. A noite posto fotos.
Grande Marcos,
Aguardaremos o final do dia para sabermos como ficou o serviço e a impressão final.
Um abraço, Delfim
mesd_lamaRS
02/05/2013, 14:02
40915240916340916240916140916040915940915840915740 9156409155409154409153409151[attach=config]409164
Ai estão algumas fotos do ótimo dia de trabalho ontem... O carro esta para fazer escapamento e pego ao fimal do dia. Depois posto como ficou mais umas fotos.
Um abraço.
jorge.duarte
02/05/2013, 19:51
Pessoal,
Conforme comentei antes fiz apenas 1 intervenção no kit, conforme foto abaixo, serrando os 4 estojos, que são compridos.
409226
Abs
sandro_ventania
02/05/2013, 22:08
Como já relatei aqui várias vezes, acho o kit SPA um bom kit e esse é o segundo que instalo. Jamais poderemos comparar a uma instalação usando peças originais, onde previamente o veiculo já é turbinado. Com um pouco de experiência e paciência, conseguimos atingir o objetivo. Depois que o amigo Marcos postar as fotos, coloco meus comentários sobre os ajustes necessários e o que sugiro ser trocado, fora isso vocês verão que não tem mistério...ainda considero o kit "plug and play". Alguns amigos tiveram falta de sorte e tiveram trabalho para instalar, mas isso não é regra é exceção.
Sandro Ventania, sei que quer turbinar e demais colegas aqui do Rio, estamos juntos para levar adiante os projetos de turbinar as viaturas!!!
Abs
RAPAZ...voces não perdem tempo!! Parabéns!
Jorge notei que o motor é o 5L...será que no 3L a instalação vai ser tão tranquila assim?
Quando eu comprar meu kit, com certeza vou te pertubar...valeu!
jorge.duarte
02/05/2013, 22:16
RAPAZ...voces não perdem tempo!! Parabéns!
Jorge notei que o motor é o 5L...será que no 3L a instalação vai ser tão tranquila assim?
Quando eu comprar meu kit, com certeza vou te pertubar...valeu!
Sandro,
Acho que o que tem de diferente é só a entrada da pressurização no motor. Vai ser tranquilo com certeza, você já fez coisa mais dificil, que é trocar correia dentada.
Abs
Abs
Marcos e Jorge, parabéns pelo serviço. Alem de relar durante o dinde ainda tiveram que aguentar os pinguços palpiteiros!!! Hahahaha , Assim que é bom!!!
Bom que desmistificaram o KIT. Adaptação é sempre adaptação, não da para comparar com original, mas fica legal e eficiente. Depois, se não se incomodar, coloque o custo final com todas as adaptações e escape etc, e se trocou alguma parte do kit por considerar fraca.
Agora meio off tópic, quem sabe dizer os ano a Pickupde passou de 3L para 5L, e que ano começou a vir turbinada original? E esta pickup turbinada original é com o 5L ou o 1KZT? Quanto vem de pressão quando original?
mesd_lamaRS
03/05/2013, 15:41
Obrigado Ezahn, segue um relato.
Vou colocar os pontos que mais me chamaram a atenção em relação ao KIT e ao trabalho realizado neste “dia do trabalhador”. Para mim é um kit, pois não tivemos que fazer adaptações ou alterações. Iniciamos as 8:30 as 13:40 ligamos e as 14:30 já estava andando. Fizemos sim ajustes e certamente tem coisas que podem ser melhoradas no kit. Sempre pode melhorar.
Os materiais fornecidos foram quase todos utilizados, falo quase porque utilizamos uma das mangueiras originais na montagem. As mangueiras de dreno do óleo podiam ser mais longas e a de malha de aço podia ter a metade do tamanho. O castelo, onde é acoplada a batatinha, ops “cebolinha” do óleo e a saída de óleo para turbina, poderia ser mais reforçado e melhor acabado, foi um pouco difícil de colocar ele e como é comprido e de latão da medo de dar aperto, mas esta lá. Tivemos que lixar um pouco a ponta da rosca para entrar, Uuuiiiii.
Os estojos de conexão da turbina com o coletor deveriam ser mais curtos, para não termos que serrar suas pontas (esta foi a maior intervenção no kit). A posição do coletor para a chegada da descarga eu acho que é a alteração mais urgente, pois se mudar o ângulo UM POUCO, direcionando para baixo fica muito fácil de fazer o escapamento.
Com relação ao atendimento, não posso reclamar, pois o Eros foi muito atencioso e respondia rapidamente a minhas perguntas. Claro que faltou um Instrutivo para a montagem, com “dicas” e talz, mas como tínhamos o Jorge lá... Experiência é tudo nestes trabalhos. A SPA poderia oferecer um plus opcional de mangueiras de silicone e/ou abraçadeiras de tuxo em aço inox também.
Não sei se o Jorge ou os colegas que estavam lá observando “de fora” kkkkk tem mais alguma coisa para falar.
Os valores foram:
Turbina SPA R$ 890,00
Kit hilux 3.0 R$ 979,00
Correios R$ 53,82
Escapamento R$ 430,00
03 mates R$ 10,00
04 salgados R$ 12,00 Bah, pessoal econômico, comem muito pouco...
TOTAL R$2.374,82
Futuros gastos: Mangueiras de silicone, abraçadeiras de tuxo em aço inox, cooler...O céu é o limite...
Deve ser feito: Manutenção de radiador, troca dos filtros, Troca do óleo (farei sábado)
Um abraço
Pessoal,
E eu, o Herick e o Meirelles estávamos lá, bebendo mate, comendo pães de queijo e dando o maior apoio moral !!!
Somos testemunhas oculares da história, vimos o Jorge e o Marcos dando um duro danado, no sol e sujos de graxa até a alma... Mas o serviço realmente ficou um showwwwwwww !!!!
PARABÉNS PARA ELES, VIVA NÓS !!!
Um abraço, Delfim
Grande mestre Delfim! Herick presente! Sombra fresca + mate gelado + pão de queijo = Alegria! Feliz por estar presente com os amigos de coração, agora só falta batizarmos a "AMANTE ARGENTINA" na lama! Todos estão de Parabéns!!!!!
Boa Marcos, valeu pelo relato. Agora é só estrear e atualizar a assinatura!!
Meirelles
04/05/2013, 01:14
Bom dia galera.
Só incluindo as outras fotos do Marcos:
40945240945340945440945540945640945740945840945940 94604094614094624094634094644094654094664094674094 51
mesd_lamaRS
04/05/2013, 15:06
Valeu Meireles, em seguida posto mais impresões sobre a viatura.
Um abraço.
Parabéns mais uma vez. Prlo serviço e pelo companheirismo.
Agora um comentário. O escapa parece que vai grosso na parte nova e depois emenda no original! É isto mesmo? Ainda em obras?
E uma dica, tem que ter no escape uma parte flexível, parece que esta sem. Pode ser aquela peça de malha de aço ou uma junta tipo bola parafusada com mola nos parafusos. A minha foi feira com junta bola só que sem a mola. Depois de um tempo quebrou e furou. Reeumai e coloquei mola.
409605
mesd_lamaRS
04/05/2013, 23:50
[QUOTE=Ezahn;1921084]Parabéns mais uma vez. Prlo serviço e pelo companheirismo.
Agora um comentário. O escapa parece que vai grosso na parte nova e depois emenda no original! É isto mesmo? Ainda em obras?
E uma dica, tem que ter no escape uma parte flexível, parece que esta sem. Pode ser aquela peça de malha de aço ou uma junta tipo bola parafusada com mola nos parafusos. A minha foi feira com junta bola só que sem a mola. Depois de um tempo quebrou e furou. Reeumai e coloquei mola.
409605[/QUOTE
Ezahn tu tem razão nas tuas impressões, o cano novo é 2,5" e a sequência é a original, ficou uma flange para melhorar no futuro isto. Esta bola ou malha é para absorver a vibração? Pois tenho notado uma vibração maior no carro. O cara do escapamento colocou um suporte no cano diferente do original. No original o suporte fica na horizontal e prende o cano com uma abraçadeira. No novo ele colocou uma haste na vertical, acho que desta forma deve estar "travando" a vibração do motor e transferindo toda ela para a carroceria. será que é isto?
Acho que vou desconectar esta haste para fazer um teste.
Um abraço
[QUOTE=Ezahn;1921084]Parabéns mais uma vez. Prlo serviço e pelo companheirismo.
409605[/QUOTE
Ezahn tu tem razão nas tuas impressões, o cano novo é 2,5" e a sequência é a original, ficou uma flange para melhorar no futuro isto. Esta bola ou malha é para absorver a vibração? Pois tenho notado uma vibração maior no carro. O cara do escapamento colocou um suporte no cano diferente do original. No original o suporte fica na horizontal e prende o cano com uma abraçadeira. No novo ele colocou uma haste na vertical, acho que desta forma deve estar "travando" a vibração do motor e transferindo toda ela para a carroceria. será que é isto?
Acho que vou desconectar esta haste para fazer um teste.
Um abraço
Exatamente. A primeira sessão do escape, a que vc já colocou nova, deve ficar travada fixa no motor ou câmbio, nunca no chassi, e sem coxins ou suportes de borracha. Esta parte vibra e mexe junto com o motor. O restante do escape é fixado no chassi com coxins ou suportes de borracha, e não acompanha a vibração e movimento do motor. O motor e o câmbio é um bloco só, ficam sobre coxins e vibra e mexe diferente do chassi. Entre a primeira parte do escape e o restante dele deve ter uma peça que permita movimento. Se não tiver vai vai transmitir vibrações e vai acabar quebrando o suporte fixo da primeira parte do escape, que foi o que ocorreu com a minha. E se ficar andando com este suporte quebrado ai fica perigoso de quebrar lá perto da turbina. Esta junção da primeira parte com a segunda parte é que usa uma junta tipo bola com mola ou a peça de malha. QQ loja de escape faz isto. Eu acho que a peça de malha deve ser mais eficiente. Foto ilustrativa da peça de malha (http://i00.i.aliimg.com/img/pb/784/873/381/381873784_058.JPG) e do sistema todo (http://www.badunga.com.br/escapamentos.aspx)
mesd_lamaRS
05/05/2013, 12:16
Valeu pela dica Ezahn, amanhã vou ligar lá para a noscan para combinar esta alteração.
Um abraço
25/05/2013, 20:09
Legal, não me animei ainda em fazer na minha, to pen$ando. Desculpe a pergunta, mas quanto saiu o par colocado aqui? Preço, frete, imposto? Se preferir pode responder em MP.
Quanto às peças, a junta se faz de velumoide ou cola mesmo. Se não está roncando, no máximo vai ter que trocar algum retentor, as vezes nem isto. Retentor e rolamento muitas vezes tirando dá para achar um que sirva no comércio local mesmo.
Boas, depois diga como ficou a pegada. Se perde muito em arrancadas, porque de velocidade cruzeiro com certeza vai ficar muito bom.
Caríssimos Fóristas, caro Ezahn, hoje peguei a perua com a coroa e pinhão "novos" Os mecânicos disseram que foi muito trabalhoso troca-las. Não foi apenas tirar uma e montar com a outra. Tiveram que calçar o pinhão com várias arruelas, o que exigiu várias "monta e desmonta" do conjunto na prensa.
Valeu a pena! Ficou tudo como você imaginou. Agora, aos três mil giros em 5ª marcha, vai a 111Km/h no GPS. O odômetro do painel agora bate com o GPS. Antes marcava 11% mais que o GPS. Agora o motor não fica "esgueolando" a pedir marcha. Sobe e desce rampas sem pedir a 4ª. Aliás, as marchas ficaram mais longe uma da outra. Ficaram mais elásticas. Ficou mais difícil manter os três mil giros em rampas mais pesadas,
o manômetro marca 0,9 bar, porém a nova relação exige mais do motor, é claro.Como você disse, a velocidade de cruzeiro ficou muito boa. Não é do meu estilo andar a mais de 110, porém penso que se mexer na BI, ou aumentar o giro é possível andar mais. A pegada na cidade ficou ainda melhor do que aquela quando estava apenas com a turbina. Tá andando como se fosse um carro leve. Nos semáforos arranca como uma móto, sem aquela ânsia de puxar uma 2ª com urgência.Também aquele ruído do motor em velocidade de cruzeiro ficou diferente, menos "insistente". Valeu a pena a empreitada.Penso que depois da turbina, o melhor upgrade que vale mesmo é mudar a relação coroa/pinhão.Não demora muito vou aí pros teus lados, e você vai poder testemunhar meu relato. Ou se você vier pros meus lados, gostaria de recebe-lo.
Te agradeço por toda dica e colaboração.
Estou relutante em troca-las do eixo dianteiro. Será muito mais trabalhoso. Terão que soltar o motor para desmontar a tração. O que pode acontecer se eu não o fizer? Não quero deixar de usar a tração, sempre necessito dela.
Um abraço a todos, e em especial ao Ezahn.Um abraço ao Dr.Guilherme, lembrando-o que quem não morre não vê Deus.
Caríssimos Fóristas, caro Ezahn, hoje peguei a perua com a coroa e pinhão "novos" Os mecânicos disseram que foi muito trabalhoso troca-las. Não foi apenas tirar uma e montar com a outra. Tiveram que calçar o pinhão com várias arruelas, o que exigiu várias "monta e desmonta" do conjunto na prensa.
Valeu a pena! Ficou tudo como você imaginou. Agora, aos três mil giros em 5ª marcha, vai a 111Km/h no GPS. O odômetro do painel agora bate com o GPS. Antes marcava 11% mais que o GPS. Agora o motor não fica "esgueolando" a pedir marcha. Sobe e desce rampas sem pedir a 4ª. Aliás, as marchas ficaram mais longe uma da outra. Ficaram mais elásticas. Ficou mais difícil manter os três mil giros em rampas mais pesadas,
o manômetro marca 0,9 bar, porém a nova relação exige mais do motor, é claro.Como você disse, a velocidade de cruzeiro ficou muito boa. Não é do meu estilo andar a mais de 110, porém penso que se mexer na BI, ou aumentar o giro é possível andar mais. A pegada na cidade ficou ainda melhor do que aquela quando estava apenas com a turbina. Tá andando como se fosse um carro leve. Nos semáforos arranca como uma móto, sem aquela ânsia de puxar uma 2ª com urgência.Também aquele ruído do motor em velocidade de cruzeiro ficou diferente, menos "insistente". Valeu a pena a empreitada.Penso que depois da turbina, o melhor upgrade que vale mesmo é mudar a relação coroa/pinhão.Não demora muito vou aí pros teus lados, e você vai poder testemunhar meu relato. Ou se você vier pros meus lados, gostaria de recebe-lo.
Te agradeço por toda dica e colaboração.
Estou relutante em troca-las do eixo dianteiro. Será muito mais trabalhoso. Terão que soltar o motor para desmontar a tração. O que pode acontecer se eu não o fizer? Não quero deixar de usar a tração, sempre necessito dela.
Um abraço a todos, e em especial ao Ezahn.Um abraço ao Dr.Guilherme, lembrando-o que quem não morre não vê Deus.
Ai Gabriel, então fica bom mesmo!!! Assim me anímo e troco na minha tb! Mas sempre fico naquela dúvida, se alongo os diferenciais ou coloco pneu 33"! :pensativo:
Quanto á velocidade e odômetro, não entendi bem. A sua está com qual medida de pneu? A minha tá com pneu 31, e aos 3000 giros anda a 107 km/k no GPS e no painel tb. Pelas minhas contas com esta relação 4:100 deveria andar a 118 km/h no GPS a 3000 rpm, e no painel não deve mudar. E a minha marca 5% a menos no odômetro, cada 100 km contados pelo painel eu ando 105 medido no GPS, acho que com o pneu original ela devia marcar certo no odômetro e marcar uns 5% à menos na velocidade, como ocorre com todos os carros.
Agora em relação a não trocar a relação no diferencial dianteiro, ai não dá para usar a tração. O pneu da frente vai ficar rodando menos que o de tras e isto força todo o sistema e vai acabar estragando algo, Vai gastar muito o pneu tb. Alem disto a tração dianteira deste jeito vai atrapalhar em vez de ajudar, ela vai segurar o carro. O pneu de tras vai ter que empurrar o pneu da frente arrastando ele pois ele gira menos. Agora acho que o diferencial sai para baixo, não tem que tirar o motor. Tira o cardã, pontas de eixo e o diferencial sai para baixo. Acho que é assim. Ao menos na minha que é SW4. A sua é pickup ou SW?
Abraços, a proposito, se vier para estas bandas de um toque. Vc mora onde? Sampa? Fiquei tentado em ver o resultado.
Blz foristas, tive a oportunidade de ver o trabalho dos amigos na VTR do marcos e posso afirmar que o serviço ficou muito bom, além de também desmistificar o KIt Spa. Como todo kit sempre tem de haver uma sagacidade da parte de quem instala, pois sempre enfrentará uns problemas de pequena monta que terão de ser sanados. No geral o kit é bom sim, vou fazer uma cotação das peças redimensionando tudo visto que no caso utilizarei intercooler. Para aqueles que estão inseguros com a compra, podem fazer sem medo. Se perguntarem se acham que deve melhorar alguma coisa digo que sim, mas de toda sorte da para realizar a instalação.
26/05/2013, 21:21
Caro Ezahn, moro em Bauru. Minha perua também é uma SW4 92/93.
estou usando pneus 235/75/15
Teus cálculos estão corretos, pois teus pneus tem a circunferência 7,35% maiores que os meus, logo
110Km/h com os meus pneus, correspondem aos 118Km/h com os teus pneus. Não é?
um abraço do gabriel
Blz foristas, tive a oportunidade de ver o trabalho dos amigos na VTR do marcos e posso afirmar que o serviço ficou muito bom, além de também desmistificar o KIt Spa. Como todo kit sempre tem de haver uma sagacidade da parte de quem instala, pois sempre enfrentará uns problemas de pequena monta que terão de ser sanados. No geral o kit é bom sim, vou fazer uma cotação das peças redimensionando tudo visto que no caso utilizarei intercooler. Para aqueles que estão inseguros com a compra, podem fazer sem medo. Se perguntarem se acham que deve melhorar alguma coisa digo que sim, mas de toda sorte da para realizar a instalação.
Freitag a minha Tb foi montada c Kit SPATURBO que será a da sua VTR com motor2.8D, Vale o investimento! A diferença é que agora os estão sendo montados com turbina de fabricação própria SPA, a minha foi com turbina T2 masterpower, um forte abraço.
Só não sei se vou usar a turbina SPA , provavelmente Biaggio ou MasterPower. Vou analisar o eixo, rotor e trim. Várias configurações para depois decidir, mas claro que também vou me informar dessas especificações da SPA que nada mais é do que uma turbina toda montada por eles com várias peças de outros fabricantes, salvo engano.
Albieri,R.J.
27/05/2013, 21:00
Os valores foram:
Turbina SPA R$ 890,00
Kit hilux 3.0 R$ 979,00
Correios R$ 53,82
Escapamento R$ 430,00
03 mates R$ 10,00
04 salgados R$ 12,00 Bah, pessoal econômico, comem muito pouco...
TOTAL R$2.374,82
Futuros gastos: Mangueiras de silicone, abraçadeiras de tuxo em aço inox, cooler...O céu é o limite...
Deve ser feito: Manutenção de radiador, troca dos filtros, Troca do óleo (farei sábado)
Um abraço
Grande Marcos,
o que seria o kit hilux? o escapamento que diz é o coletor?
Só não sei se vou usar a turbina SPA , provavelmente Biaggio ou MasterPower. Vou analisar o eixo, rotor e trim. Várias configurações para depois decidir, mas claro que também vou me informar dessas especificações da SPA que nada mais é do que uma turbina toda montada por eles com várias peças de outros fabricantes, salvo engano.
Isso mesmo Freitag! Quem poderá nos dizer sobre a turbina SPA é o próprio Marcos, mais pra frente é claro! um forte abraço.
Grande Marcos,
Albieri, o Kit é o coletor + mangueiras + abraçadeiras+ miudesas. O escapamento é o próprio, feito em tubulação mais grossa.
jorge.duarte
27/05/2013, 23:13
Freitag,
Não é montagem não, é fabricação própria!
Abs
Albieri,R.J.
28/05/2013, 09:53
E necessariamente tem que se trocar o escapamento? Quantas pol tem o original e quantas pol precisa ter depois que turbinar?
Andei contando perços e um camarada em sao cristovao aqui no rio cobrou 3k para turbinar com garret, mais coletor, mais miudesas, sem trocar escapamento que segundo é 2,5. O que dizem?
Freitag,
Não é montagem não, é fabricação própria!
Abs
Mas toda a fabricação é feita pela SPA, fundição da carcaça fria, carcaça quente, eixo, rotores. Já usei muito Biaggio e não tive que reclamar, além da garantia que até onde sei eles trocam a turbina por outra nova, pode rodar acima da pressão recomendada pelo fabricante que não abre o bico, pegada mais demorada pois conjunto rotativo mais pesado. A master Power é muito boa, com a pegada mais rápida de todas, mas se for para trabalhar com x de pressão recomendada pelo fabricante não ultrapasse senão é lona certo e na garantia eles retificam a mesma e não substituem por outra nova. Vamos ver como se comportara a SPA. Melhor termômetro para nós no momento é o amigo Marcos, ele nos dira tudo.
TCHEIGOR
28/05/2013, 11:32
E necessariamente tem que se trocar o escapamento? Quantas pol tem o original e quantas pol precisa ter depois que turbinar?
Andei contando perços e um camarada em sao cristovao aqui no rio cobrou 3k para turbinar com garret, mais coletor, mais miudesas, sem trocar escapamento que segundo é 2,5. O que dizem?
Pois é, fiz esse questionamento em outro post mas ninguém respondeu, eu queria saber das 2.8 que foram turbinadas zero Km ainda na concessionária, se o escapamento foi alterado pela concessionária tbem.
Que beleza de DIY!!
Se me permite uma observação, faça um defletor para a turbina.
Ela ficou muito próxima da tubulação do freio na parede corta-fogo.
Ou, se preferir, resposicione os canos.
IMHO, o 5L turbinado tem resultado melhor e mais duradouro que o 1ktz.
Abraço,s
jorge.duarte
28/05/2013, 15:10
Ele vai comprar o KIT SPA e te vender por 3K....kkkkkkk! Na minha não troquei escape, pois acho caro 1K para trocar o escape. O original se não me engano tem 2" 1/4, não chega a 2,5". Se for para trocar usaria 3" com abafador "TURBÃO" de 3" também. Se for usar Garrett, compraria o KIT SPA sem turbina e correria atrás da Garrett T2.
Abs
hugo.morais
28/05/2013, 21:26
Albieri,
A pickup japonesa, a minha, o escape era de 2", coloquei um de 2 1/2" com flexível e direto, sem abafador e sem silencioso... o Turbo já abafa bem o escape e o ruído não fica alto... Segui a recomendação do cara que mexe só com turbina, pois me falou que poderia dar restrição e com isso aquecer muito a turbina e diminuir sua vida útil...
Paguei R$ 900,00 em 3x aqui em Sampa.
Abraços,
Hugo
mesd_lamaRS
29/05/2013, 10:28
Grande Marcos,
Olá Albieri, o Kit hilux são coletor, mangueiras, adaptadores para "coleta" e dreno do óleo etc...
O escapamento é o cano com as devidas curvas...
Um abraço.
Marcos Duarte
jorge.duarte
29/05/2013, 10:30
Grande Marcos,
É melhor entrar no site da SPA e ver o kit completo, lá vem tudo descriminado.
Abs
Albieri,R.J.
31/05/2013, 10:41
E Marcus,
bora marcar outra trilha logo com Fabiano e o sexta feira porque se depender desse povo RC do VQQ, so ano que vem... E pode deixar que levo a motoserra di novo...
()s
Para mim tá fechado, só falar a data. Se cair na folga estamos lá. rs.rs.rs.
E Marcus,
bora marcar outra trilha logo com Fabiano e o sexta feira porque se depender desse povo RC do VQQ, so ano que vem... E pode deixar que levo a motoserra di novo...
()s
Rafinha, seu patife !
Esclareça o véinho aqui... O que é "povo RC do VQQ" ?
Vc tá aí cheio de marra marcando trilha...
Vai, finalmente, colocar a sua viatura de shopping na trilha ou tá tirando essa onda toda para ir de zeca, como sempre??? KKKKKKKKKKKKKK....
Um abraço, Delfim
mesd_lamaRS
01/06/2013, 22:17
Bora lá, quem vai falar primeiro a data e a rota???
Um abraço
Marcos Duarte
mesd_lamaRS
01/06/2013, 22:41
Que beleza de DIY!!
Se me permite uma observação, faça um defletor para a turbina.
Ela ficou muito próxima da tubulação do freio na parede corta-fogo.
Ou, se preferir, resposicione os canos.
IMHO, o 5L turbinado tem resultado melhor e mais duradouro que o 1ktz.
Abraço,s
Valeu a dica Loras, vou ver como posso fazer isto. Na verdade estou procurando uma forma de reduzir o barulho do motor na cabine. Com a turbina reduziu bastante, mas pode ficar melhor. Estou procurando uma manta acústica boa, mas ainda não achei... Quando for fazer isto se colocar ela sobre as mangueiras acho que reduz o calor...
Um abraço.
Marcos Duarte
Albieri,R.J.
02/06/2013, 09:04
Pô Delfos, RC é Rola cansada...rs
E pode deixar que se tudo correr bem eu consigo um offroad na sexta que vem. Dai marcamos alguma coisa
()s
RC foi pesado em Rafael rs rs rs. Marcos, acho que aquela parada do cabo do teu GPS que te falei vai rolar. Depois te explico melhor. Se tudo der certo na aquisição do meu e não deixarem o cabo para trás, ele é teu. Aguardando data e local.
mesd_lamaRS
03/06/2013, 12:03
RC foi pesado em Rafael rs rs rs. Marcos, acho que aquela parada do cabo do teu GPS que te falei vai rolar. Depois te explico melhor. Se tudo der certo na aquisição do meu e não deixarem o cabo para trás, ele é teu. Aguardando data e local.
Beleza Freitag.
Mas vai pensando em um valor R$...
Um abraço.
Beleza Freitag.
Mas vai pensando em um valor R$...
Um abraço.
Não existe isso para a gente não amigo, se firmar o meu o cabo é seu e ainda vai o manual impresso em português. Sei da dificuldade de arrumar um desses, por esse motivo que o meu aparelho está queimado. É um excelente equipamento GPS, de verdade, não pode ficar parado em desuso. No meu mundo nem tudo é dinheiro, vale mais um amigo na praça do que dinheiro no bolso. Amizade não se compra, se conquista. Espero que de tudo certo, a irmã de um amigo ta para trazer um lá de fora para mim só não sei precisar a data que ela vem e se vai ter êxito. De qualquer forma vamos ficar na torcida. Não faço questão de doar as coisas que possuo e não utilizo mais, ano retrasado dei uma turbina com um mês de uso, zerada na caixa para um amigo. Esquenta não, quinta-feira se rolar PDP trocamos uma ideia.
Pessoal, ainda quebrando a cabeça com o retorno do óleo da turbina. A minha turbina mela um pouco o intercooler, e o respiro da tampa de válvulas não é ligado na admissão, logo é na turbina. Minha impressão é que é restrição no retorno, pois logo que turbinou, turbina nova, melava mais, ai eu inverti as mangueiras no "T" que uni o retorno da turbina e da bomba de vácuo, deixando o da turbina reto, e diminuiu o melado. Estou estudando em abrir outro retorno, mas antes disso acho que vale experimentar um "T" mais grosso. Me parece, pelas imagens que vi, que o do KIT SPA é mais grosso. Será que alguem comsegue postar aqui a bitola deste "T" do kit SPA. Uma foto tb seria muito bom.
Obrigado
Ezahn, o que posso te dizer é que quanto mais reto o retorno e menor melhor visto que o óleo que lubrifica a turbina desce por gravidade. Decerto deve está ocorrendo um acúmulo que passa pelos mancais e baba na caixa fria ou caixa quente. A melhor forma de se fazer o retorno é furando o cárter, isso no meu ponto de vista. Tem que ver se justifica, pois se der para utilizar o T e colocar o retorno bem reto com o pedaço curto de mangueira acredito que o problema será sanado. Tenta arrumar tudo na mesma bitola, diâmetro, da saída do retorno da turbina vez que a vazão de óleo que passa pelo eixo da turbina não é tão grande assim.
hugo.morais
04/06/2013, 08:57
Ezahn,
Não tem jeito, para evitar de jogar óleo na admissão tem que furar o cárter, pois o T da SPA pode até ser mais grosso (uso esse), mas a restrição está na entrada do óleo do motor que junta com a bomba de vácuo... Falei com o cara que revisou minha turbina e só mexe com isso e ele foi categórico em afirmar que o problema é o retorno do óleo, que a SPA coloca o T no Kit por facilidade de instalação, mas o correto é furar o cárter...
Na próxima troca de óleo quero fazer isso...
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
04/06/2013, 18:26
Não existe outro local onde esse óleo possa ser despejado?
Não poderia ser na tampa de válvulas?
Pessoal,
Vou substituir minha turbina (turbo anhanguera) caracol quente .35 e frio .48 por uma turbina nova Garrett da f-1000 2.5 hsd cód Garrett 704091-5001s.
estou pensando como melhor fazer o retorno de óleo ao cárter, já que a gambiarra que foi feita com um tubo curvado a mais ou menos 90º com um espigão de 3/8x1/4 soldado na curva.
A turbina anterior provavelmente se danificou por uma série de fatores:
O escape feito inicialmente tinha o tubo fino cortado em ângulo / e soldado em uma frange muito ruim e de pequena abertura que era feita pela fundição da tal turbo anhanguera.
hoje esta com tubo direto de 2,5 pol e outra frange mais bem feita e com abertura maior e mais centralizada.
A turbina com dimensões de caixa quente .35 enche rápido, porem nas viagens longas pelas BR´s da vida ela sofre demais, trabalha no limite do giro aumentando a temperatura e ai vai...
Hoje também possuo o filtro do MB-709.
Acabei de fazer uma conexão que vai com a rosca no padrão do bloco uma saída de 5/8 para receber a mangueira do turbo direta e um espigão de 1/4 x 3/8 para receber a mangueira do retorno do alternador.
Vou fazer fotos e colocar para ver as opiniões dos amigos.
O furo da peça ficou com 11mm.
Abraço.
Mathias
Pessoal,
Segue as quentinhas...
Não existe outro local onde esse óleo possa ser despejado?
Não poderia ser na tampa de válvulas?
Prezado Sandro_ventania, não existe essa possibilidade uma vez que o óleo que retorna da turbina é por gravidade. Desde que turbino meus carros e me conheço por gente o melhor local para retorno é direto ao cárter, pois a tubulação fica praticamente em 90º, sem curvas.
jorge.duarte
04/06/2013, 22:25
Prezado Sandro_ventania, não existe essa possibilidade uma vez que o óleo que retorna da turbina é por gravidade. Desde que turbino meus carros e me conheço por gente o melhor local para retorno é direto ao cárter, pois a tubulação fica praticamente em 90º, sem curvas.
Só lembrando os amigos que irão furar o carter, que deve-se posicionar o tubo de retorno entre os mancais de bielas, ou seja, apontando para o mancal de fixo, pois se ficar na posição errada vai ficar pior do que usar o retorno original!!!! Freitag e outros que já mexeram em carro turbo, sabem que os mancais de biela passam pela pelo carter submergindo no oléo, com isso a cortina que se forma empurrará o oléo de volta para o retorno, caso ele fique nessa direção. Fui claro?
Abs
Putz...
Esse meu amigo Jorge sabe tudo e mais um pouco !!!!
Decerto Jorge, com muita propriedade. Elucidou de forma clara e pertinente. Show de bola.
jorge.duarte
05/06/2013, 22:49
Putz...
Esse meu amigo Jorge sabe tudo e mais um pouco !!!!
Só não sei ligar farol de milha!!!! kkkkkkkkkkkkkk
Grande dica Jorge. Mas o mecânico que eu levo minha Japa disse que soldado no cárter não aguenta, ao menos um carro que ele viu deu vazamento. Bom, tem soldas e soldas! Mas ele acabou colocando porca por dentro.
O que andei reparando é que no bloco do 3L tem outros furos próximos ao retorno original do óleo que não atravessam o bloco, Vi isto em um motor aberto. Acho que furar estes furos até atravessar para dentro e fazer rosca novamente seja uma opção boa. Só tem que ver se não fica na direção das bielas, como bem disse o Jorge. O que acham disto?
jorge.duarte
07/06/2013, 23:24
Grande dica Jorge. Mas o mecânico que eu levo minha Japa disse que soldado no cárter não aguenta, ao menos um carro que ele viu deu vazamento. Bom, tem soldas e soldas! Mas ele acabou colocando porca por dentro.
O que andei reparando é que no bloco do 3L tem outros furos próximos ao retorno original do óleo que não atravessam o bloco, Vi isto em um motor aberto. Acho que furar estes furos até atravessar para dentro e fazer rosca novamente seja uma opção boa. Só tem que ver se não fica na direção das bielas, como bem disse o Jorge. O que acham disto?
Ezahn,
Acho arriscado furar o bloco, pois não sabemos o que estamos atravessando, o bloco tem alguns canais por dentro das paredes. Quanto a solda, desculpe, mas discordo do seu mecânico, todos os carros que turbinei nunca vazaram. Um bom lanterneiro tira de letra, de preferencia com solda "metal" como eles chamam, tipo "cobre".
Abs!
sandro_ventania
08/06/2013, 14:08
Freitag...Se o óleo entra por bombeamento ele sai também pelo mesmo bombeamento...óbvio que a gravidade ajuda no escoamento, mas talvez usando um duto mais curto e com uma saída livre a circulação do óleo até se favoreça, por que pior que ter que subir 10cm para chegar a tampa de válvulas é uma saída baixa mas obstruida que não permita uma boa vazão do óleo criando pressão de oleo no eixo e consequente vazamento.
Mas estou só conjecturando, mas acho que vale a pena testar...o que é fácil é só desconectar o duto lá de baixo e mirar na tampa de abastecimento de óleo, se a circulação for razoavel, tá valendo. Aproveita e baixe a saída do óleo até a altura do retorno original e veja se muda a vazão.
jorge.duarte
08/06/2013, 19:15
Freitag...Se o óleo entra por bombeamento ele sai também pelo mesmo bombeamento...óbvio que a gravidade ajuda no escoamento, mas talvez usando um duto mais curto e com uma saída livre a circulação do óleo até se favoreça, por que pior que ter que subir 10cm para chegar a tampa de válvulas é uma saída baixa mas obstruida que não permita uma boa vazão do óleo criando pressão de oleo no eixo e consequente vazamento.
Mas estou só conjecturando, mas acho que vale a pena testar...o que é fácil é só desconectar o duto lá de baixo e mirar na tampa de abastecimento de óleo, se a circulação for razoavel, tá valendo. Aproveita e baixe a saída do óleo até a altura do retorno original e veja se muda a vazão.
Sandro,
O amigo Freitag, está certo. O óleo entra por pressão, mas desce por gravidade sem resistência e quando ele não vaza direito, ou seja, ele tem dificuldade de escoar e enche até a saída da turbina, causa resistência e começa a vazar pelos "selos" da turbina. O óleo além de lubrificar, tem também a função de resfriar o conjunto central da turbina, tão importante quanto a lubrificação. Por isso o pessoal está debatendo o assunto, alguns acham que o furo original do carro não é o suficiente, para o ciclo perfeito, eu já acho que sim!! :dance:
Abs!
Sandro,
O amigo Freitag, está certo. O óleo entra por pressão, mas desce por gravidade sem resistência e quando ele não vaza direito, ou seja, ele tem dificuldade de escoar e enche até a saída da turbina, causa resistência e começa a vazar pelos "selos" da turbina. O óleo além de lubrificar, tem também a função de resfriar o conjunto central da turbina, tão importante quanto a lubrificação. Por isso o pessoal está debatendo o assunto, alguns acham que o furo original do carro não é o suficiente, para o ciclo perfeito, eu já acho que sim!! :dance:
Abs!
Exato Jorge. A função é lubrificar e refrigerar o mancal da turbina. Por isto o fluxo é muito importante. No caso da minha, diferente do que ocorre nas turbinadas com o kit SPA, a alimentação da lubrificação da turbina é independente, logo o fluxo é maior que o quando compartilhado com o "T" na alimentação da bomba de vácuo. E é por isto que o retorno é insuficiente e acaba melando a turbina. Acho que no caso da minha esta restrição não é tão crítica pois a vazão de óleo não é menor que quanto tem o T na alimentação da turbina, mas o ideal é que a vazão do retorno comportasse escoar a vazão da alimentação. Não esta faltando óleo para a turbina, e nem circulando pouco demais, mas se circular mais rápido vai ser melhor.
Quanto à furar o bloco como eu falei, como eu disse, eu avaliei isto em um motor desmontado, não tem nada além da parede de ferro a ser furado. Vou no meca na segunda e tiro umas fotos se o motor ainda estiver lá aberto. Só não sei se não fica na direção de alguma biela, e talvez de mais trabalho que fazer no cárter
Abraços.
Prezados amigos, essa é a importância do fórum. Debatemos, discutimos, analisamos, trocamos informações e expomos nossas opiniões e principalmente aprendemos uns com os outros trocando experiências e conhecimentos. Em virtude disso sempre procuro buscar informações e transmitir o pouco que sei. O importante é sempre chegarmos a um denominador comum para o aperfeiçoamento de nossas viaturas. Cf. o Jorge.Duarte ressaltou para ele o furo original é suficiente para escoar o óleo que lubrifica e refrigera a turbina. Decerto, caso instale uma turbina irei utilizar o furo de retorno original e não soldarei um tubo no cárter, pois também creio que seja suficiente a vazão. Diferentemente se já estivesse com o motor desmontado e cárter na mão. Quanto ao tentar retornar o óleo pela tampa de válvula sequer perderia o meu tempo para tal adaptação uma vez que cf. já mencionado e corroborado pelos amigos o óleo retorna por gravidade, não tendo o bombeamento vazão suficiente para retornar por pressão, acarretando em um acúmulo no eixo da turbina e vazamento pelo selo. De torda sorte, compactuo sempre com o aprimoramento e criatividade mas só que nem sempre venceremos a física.
sandro_ventania
08/06/2013, 22:38
Ok Jorge, pelo visto o negócio é mais sensivel que imaginei. Como eu sei que a função do óleo é também de refrigerar eu penso em colocar um radiador de óleo na circuito, para que o óleo não vá tão quente para a turbina.
sandro_ventania
08/06/2013, 22:46
Prezados amigos, essa é a importância do fórum. Debatemos, discutimos, analisamos, trocamos informações e expomos nossas opiniões e principalmente aprendemos uns com os outros trocando experiências e conhecimentos. Em virtude disso sempre procuro buscar informações e transmitir o pouco que sei. O importante é sempre chegarmos a um denominador comum para o aperfeiçoamento de nossas viaturas. Cf. o Jorge.Duarte ressaltou para ele o furo original é suficiente para escoar o óleo que lubrifica e refrigera a turbina. Decerto, caso instale uma turbina irei utilizar o furo de retorno original e não soldarei um tubo no cárter, pois também creio que seja suficiente a vazão. Diferentemente se já estivesse com o motor desmontado e cárter na mão. Quanto ao tentar retornar o óleo pela tampa de válvula sequer perderia o meu tempo para tal adaptação uma vez que cf. já mencionado e corroborado pelos amigos o óleo retorna por gravidade, não tendo o bombeamento vazão suficiente para retornar por pressão, acarretando em um acúmulo no eixo da turbina e vazamento pelo selo. De torda sorte, compactuo sempre com o aprimoramento e criatividade mas só que nem sempre venceremos a física.
Voce tem razão Freitag...como eu disse, eu só estava dando asas a criatividade, mas é o debate sensato que nos faz aprender e ver o que realmente é possivel.
No caso do Ezahn, como ele ainda não está satisfeito com a vazão, eu faria o mais pratico e menos critico...aumentaria o diâmetro da rosca do furo original e poria um T de maior calibre.
jorge.duarte
08/06/2013, 22:54
Ok Jorge, pelo visto o negócio é mais sensivel que imaginei. Como eu sei que a função do óleo é também de refrigerar eu penso em colocar um radiador de óleo na circuito, para que o óleo não vá tão quente para a turbina.
Sandro,
Acho uma boa! Mas só vai conseguir encontrar flange para colocar entre o filtro e o bloco, todos os kits são assim, mas é o suficiente para resfriar o óleo e melhora muito! Na minha Pickup, cheguei a comprar tudo mas desisti, depois vendi o radiador, mas fiquei com a flanges. Comprei barato o radiador no EBAY, as mangueiras comprei avulso. Como vc gosta de fazer em casa, vai ser mole!
Abs
jorge.duarte
08/06/2013, 23:02
Freitag,
O retorno que falamos é o da bomba de vácuo e ele é um simples niple. O original tem muita "parede" ou seja acho que ele é 1/2" mas o furo é 5/16" eu acho!!!! Então podes tirar o original e comprar outro com o furo interno maior. Quando turbinei a minha estava na oficina mecanica de um amigo e ele disse: "Deixa essa porra assim mesmo, que não vai dar problema" , segui o conselho e deixei, não tive problema.
Abs
jorge.duarte
08/06/2013, 23:12
Voce tem razão Freitag...como eu disse, eu só estava dando asas a criatividade, mas é o debate sensato que nos faz aprender e ver o que realmente é possivel.
No caso do Ezahn, como ele ainda não está satisfeito com a vazão, eu faria o mais pratico e menos critico...aumentaria o diâmetro da rosca do furo original e poria um T de maior calibre.
No caso do Ezahn, ele está desconfiado do retorno, mas tem outros pontos envolvidos. Como já falei aqui, a minha turbina era de um Gol 1.0 que tinha turbo, vendi o carro e fiquei com o kit. Depois que comprei o kit SPA sem turbina, fiquei desconfiado da turbina estar ruim pelo tempo parada. Levei no Robson em inhaúma e ele testou no banco de prova, ele coloca óleo 10, tipo óleo "singer" e deixar rodando a 10.000 RPM por um tempo, como ele mesmo falou...se estiver tudo ok, mesmo com o óleo super fino, não pode passar nada de óleo para as carcaças frias e quentes. Se tiver uma pequena folga no eixo, a tendencia é dar passagem e aos poucos ir merejando óleo, consequentemente sujando os dutos.
Abs
É Sandro, acho que esta é a melhor resolução. Vou apostar nesta. Não deve dar muito trabalho. Não estou satisfeito porque mela a turbina e o retorno pinga tb. Isto significa que se melhorar o retorno vai esfriar mais o mancal por aumento de fluxo de óleo. E ainda fico com medo de isto prejudicar a turbina ao longo do tempo.
No caso das instalações onde divide o óleo para ir para a turbina ai juntar novamente no retorno não dá problema de restrição, mas certamente com o óleo vindo direto, como na minha, a refrigeração fica melhor.
Quanto a colocar radiador de óleo antes da turbina, não acho que seja recomendável. Deve diminuir o fluxo de óleo. A melhor opção seria tirar para o radiador no filtro. Tem uma peça própria para isto (http://www.ebay.com/itm/Toyota-Import-Full-Flow-Engine-Oil-Cooler-Adapter-Kit-/360424948458?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item53eb0042ea&vxp=mtr).
sandro_ventania
09/06/2013, 20:19
Essa peça é realmente interessante e eu estava disposto a compra-la por $29,00...pô desisti, o frete custa $37,00!! Deve ter algum erro, não é possivel esse valor todo!
Quanto a diminuir o fluxo, nunca, a área do radiador é muitoooo maior que a propria mangueira que leva o óleo...e a vantagem de colocar um radiador dedicado só para a turbina é que voce realmente vai conseguir baixar a temperatura do óleo, garantindo uma viscosidade perfeita para uma boa vedação no eixo, assim como um boa refrigeração da turbina...garantia de vida prolongada.
Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
Como já comprei a minha turbinada, não sei como era originalmente. Inclusive o calibre do niple (niple é aquela conexão oca que vai rosqueada no bloco do motor para retorno do óleo!). Acredito que havia um retorno para a bomba de vácuo. Quando comprei, a minha tinha uma mangueira de borracha presa ao niple. Na outra extremidade era presa a um T, onde era conectado o retorno da turbina e o da bomba de vácuo. Muitas emendas, abraçadeiras, etc. Resolvi criar um T de metal, vedado com solda oxigênio e ainda soldei-o ao niple. Ou seja, dessa forma só precisei conectar o retorno da turbina e da bomba de vácuo ao T. Ficou mais simples, mas quando o óleo esquenta - e por sua vez afina -, sempre dá uma melada de óleo pelo lado de fora, por mais que aperte a abraçadeira. A pressão da minha turbina só chega a 0,4 bar. Talvez pelo fato de a bomba ser fechada em virtude de inspeções veiculares. Talvez um pouco mais de pressão ficaria melhor, pois ainda assim ela cai velocidade dependendo da rotação que estiver em uma subida. Será que só abrindo a bomba injetora a turbina aumentaria a pressão? Essa é uma dúvida que tenho! Às vezes até penso em desfazer da pickup, mas gosto tanto do carro (ao contrário de minha esposa!) que fico em dúvida!!! Saudações
Como já comprei a minha turbinada, não sei como era originalmente. Inclusive o calibre do niple (niple é aquela conexão oca que vai rosqueada no bloco do motor para retorno do óleo!). Acredito que havia um retorno para a bomba de vácuo. Quando comprei, a minha tinha uma mangueira de borracha presa ao niple. Na outra extremidade era presa a um T, onde era conectado o retorno da turbina e o da bomba de vácuo. Muitas emendas, abraçadeiras, etc. Resolvi criar um T de metal, vedado com solda oxigênio e ainda soldei-o ao niple. Ou seja, dessa forma só precisei conectar o retorno da turbina e da bomba de vácuo ao T. Ficou mais simples, mas quando o óleo esquenta - e por sua vez afina -, sempre dá uma melada de óleo pelo lado de fora, por mais que aperte a abraçadeira. A pressão da minha turbina só chega a 0,4 bar. Talvez pelo fato de a bomba ser fechada em virtude de inspeções veiculares. Talvez um pouco mais de pressão ficaria melhor, pois ainda assim ela cai velocidade dependendo da rotação que estiver em uma subida. Será que só abrindo a bomba injetora a turbina aumentaria a pressão? Essa é uma dúvida que tenho! Às vezes até penso em desfazer da pickup, mas gosto tanto do carro (ao contrário de minha esposa!) que fico em dúvida!!! Saudações
Amigo, acredito que só aumentando o débito da BI não aumente a pressão nem melhore muito o desempenho, tem que regular a válvula Westgate. Se não me engano tem que encurtar a haste que sai da válvula e vai para o corpo da turbina. Normalmente é uma regulagem com porca e contraporca.
Essa peça é realmente interessante e eu estava disposto a compra-la por $29,00...pô desisti, o frete custa $37,00!! Deve ter algum erro, não é possivel esse valor todo!
Quanto a diminuir o fluxo, nunca, a área do radiador é muitoooo maior que a propria mangueira que leva o óleo...e a vantagem de colocar um radiador dedicado só para a turbina é que voce realmente vai conseguir baixar a temperatura do óleo, garantindo uma viscosidade perfeita para uma boa vedação no eixo, assim como um boa refrigeração da turbina...garantia de vida prolongada.
Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
Sandro, digo que deve diminuir a vasão não por restrição/estrangulamento, e sim por perda de carga. Fica um circuito bem mais longo e cheio de curvas. Ainda mais se realmente esfriar o óleo e ele aumentar de viscosidade. E ainda acho que o óleo mais frio que a temperatura de trabalho normal deva comprometer a lubrificação. Não sou especialista nisto, mas não arriscaria esta adaptação por estes motivos. Mesmo porque, até onde eu sei, nenhum carro que tem radiador de óleo manda o óleo do radiador direto para a turbina. Ou tem?
Melhor resfriar o óleo e voltar ele para o cárter.
Alguém sabe ao certo como é a circulação do óleo em carros que tem radiador de óleo originalmente?
jorge.duarte
10/06/2013, 22:43
Sandro, digo que deve diminuir a vasão não por restrição/estrangulamento, e sim por perda de carga. Fica um circuito bem mais longo e cheio de curvas. Ainda mais se realmente esfriar o óleo e ele aumentar de viscosidade. E ainda acho que o óleo mais frio que a temperatura de trabalho normal deva comprometer a lubrificação. Não sou especialista nisto, mas não arriscaria esta adaptação por estes motivos. Mesmo porque, até onde eu sei, nenhum carro que tem radiador de óleo manda o óleo do radiador direto para a turbina. Ou tem?
Melhor resfriar o óleo e voltar ele para o cárter.
Alguém sabe ao certo como é a circulação do óleo em carros que tem radiador de óleo originalmente?
Ezhan,
Uma vez pressurizado, pouco vai mudar ou restringir. Nenhum carro usa o radiador para mandar para a turbina e ao contrário do que falou, ele pega o óleo do cárter, resfria e envia para o motor, pois a flange fica antes do filtro. Fica assim: Cárter -> bomba -> radiador -> filtro -> motor -> desce por gravidade para o cárter.
Abs
shuther4x4
11/06/2013, 02:13
Boa noite galera.
Desculpe a ausencia do forum, mas vai aqui as ultimas noticias da Berenice.
Terminei de instalar a turbina e andei um pouco com a mesma antes de trocar o oleo.
Na troca de oleo aproveitei para retirar o carter e soldar a porca do sensor de temperatura do oleo e do retorno da turbina. não gostei do t que veio no kit.
Mas como cortei a mangueira, o oleo ainda está retornando pelo t. Vou comprar uma mangueira de retorno do alternador aí, coloco no tubo que soldei.
Coloquei a saida de oleo para a turbina no parafuso perto do escape, junto com a saida para pressão do óleo (manometro)
O carro ficou muito gostoso de dirigir, não pede marcha como antes e parece que o motor ficou mais redondo. Fiz uma trilha esse fim de semana com deslocamento de 50 km (outra cidade): Entramos as 00h e saímos as 08:00. Tudo ok.
Mas em termos de final, está a mesma coisa: em torno de 120 130 na reta no gps. Não mexi na bomba ainda.
A pressão do oleo fica em torno de 2 bar com o motor quente em marcha lenta. Em aceleração sobe até 5 e depois cai para uns 3,5 a 4 (a valvula de pressão abre). Muito legal ver isso no manometro.
Depois vou ler as mensagens anteriores e ver o que está sendo falado.
Segue fotos do carter:
shuther4x4
11/06/2013, 02:38
.......Eu adoro esse tipo de adaptações, pois considero um aprimoramento do carro...o que eu não gosto é de ficar colocando luzinha aqui, luzinha ali, caixa de som, módulo de som, etc.
kkkk!!! Ri muito agora.
Eu coloquei luzinha na minha!! Rs!!
Como ando muito a noite não aguentava ter de pegar a lanterna para achar algo dentro do carro!!! Coloquei led nas laterais traseiras e no chão dianteiro (fita de led). Ficou estranho, mas pelo menos enxergo tudo. Liguei junto com a original: desligada/ligada/ligada quando abre a porta. Uma verdadeira penteadeira de puta!!!
sandro_ventania
11/06/2013, 12:24
kkkk!!! Ri muito agora.
Eu coloquei luzinha na minha!! Rs!!
Como ando muito a noite não aguentava ter de pegar a lanterna para achar algo dentro do carro!!! Coloquei led nas laterais traseiras e no chão dianteiro (fita de led). Ficou estranho, mas pelo menos enxergo tudo. Liguei junto com a original: desligada/ligada/ligada quando abre a porta. Uma verdadeira penteadeira de puta!!!
KKKKK...Pô Shuther, mas aí a luz tem finalidade prática...tá valendo! As luzinhas que me referi são aquelas que só servem de enfeite, parecendo arvore de natal...he he he.
Me diz uma coisa...Qual a temperatura do óleo que voce mediu??
shuther4x4
11/06/2013, 22:56
KKKKK...Pô Shuther, mas aí a luz tem finalidade prática...tá valendo! As luzinhas que me referi são aquelas que só servem de enfeite, parecendo arvore de natal...he he he.
Do óleo não lembro 100%, depois posto correto. Acho que foi uns 73.
Agora o que me impressionou foi a da água. Ficou cravado em 85-86. E eu que desconfiava do marcador rs!
Sinal que a valvula está ok. Mas comprei uma de 75 para testar.
Mas tambem todo o deslocamento e trilha foi a noite, mais fresco!
shuther4x4
11/06/2013, 23:07
Até tirei uma foto agora pra ver como ficou com as "luisinha" e sem as "luisinha" Rs!
sandro_ventania
13/06/2013, 23:18
Do óleo não lembro 100%, depois posto correto. Acho que foi uns 73.
Agora o que me impressionou foi a da água. Ficou cravado em 85-86. E eu que desconfiava do marcador rs!
Sinal que a valvula está ok. Mas comprei uma de 75 para testar.
Mas tambem todo o deslocamento e trilha foi a noite, mais fresco!
O óleo somente 73ºC ?? Já me dizeram que a temperatura do óleo chega a ser superior a da água!
Será que a posição que voce colocou o sensor ele fica banhado no óleo? Pois com o carro funcionando o nivel do óleo no carter fica bem baixo, pois o óleo é bombeado para todo o motor.
Até tirei uma foto agora pra ver como ficou com as "luisinha" e sem as "luisinha" Rs!
Ficou 10 "as luzinhas de led" na minha Tb tem no assoalho dianteiro e todas as luzes internas estão com placas de Led no lugar das lâmpadas, o antigo dono fez todas essas firulas, porém uteis.
shuther4x4
14/06/2013, 19:52
O óleo somente 73ºC ?? Já me dizeram que a temperatura do óleo chega a ser superior a da água!
Será que a posição que voce colocou o sensor ele fica banhado no óleo? Pois com o carro funcionando o nivel do óleo no carter fica bem baixo, pois o óleo é bombeado para todo o motor.
Realmente não coloquei o sensor na parte mais baixa do carter (por limitações de segurança rs!), mas segundo informações que colhi antes de fazer a solda, fica banhado sim pelo óleo. Mas diante dessa informação preciso verificar isso melhor.
Outro detalhe. Quando desligo o motor e mantenho a chave ligada, o sensor não se altera de imediato. E demora um pouco para começar a baixar.
Tirei foto de como estava em marcha lenta depois de estabilizada as 2 temperaturas:
shuther4x4
14/06/2013, 19:58
Como meu motor não tem intercooler (que acaba ajudando a manter a temperatura de trabalho mais baixa), adquiri uma valvula termostatica com temperatura menor de trabalho.
Vou testar!!
Leonardo Dic
14/06/2013, 20:51
Sandro a temperatura do óleo nas nossas viaturas diesel é isso mesmo. Na minha eu coloquei o sensor rosqueado numa galeria de óleo direto no bloco. E pra passar de 75º tem q dar mt ferro nela.
A posicão onde ficou o sensor no carter do Fabio, ele fica totalmente mergulhado no óleo.
Eu noto claramente a diferença de temperatura aqui na oficina, quando chega um carro gasolina-flex e outro diesel, ambos rodando e com temperatura normal de funcionamento, na retirada imediata do bujão pra escoar o óleo, o óleo do motor diesel cai na mão é tranquilo, já do gasolina, queima bem mais.
Boa noite galera.
Desculpe a ausencia do forum, mas vai aqui as ultimas noticias da Berenice.
Terminei de instalar a turbina e andei um pouco com a mesma antes de trocar o oleo.
Na troca de oleo aproveitei para retirar o carter e soldar a porca do sensor de temperatura do oleo e do retorno da turbina. não gostei do t que veio no kit.
Mas como cortei a mangueira, o oleo ainda está retornando pelo t. Vou comprar uma mangueira de retorno do alternador aí, coloco no tubo que soldei.
Coloquei a saida de oleo para a turbina no parafuso perto do escape, junto com a saida para pressão do óleo (manometro)
O carro ficou muito gostoso de dirigir, não pede marcha como antes e parece que o motor ficou mais redondo. Fiz uma trilha esse fim de semana com deslocamento de 50 km (outra cidade): Entramos as 00h e saímos as 08:00. Tudo ok.
Mas em termos de final, está a mesma coisa: em torno de 120 130 na reta no gps. Não mexi na bomba ainda.
A pressão do oleo fica em torno de 2 bar com o motor quente em marcha lenta. Em aceleração sobe até 5 e depois cai para uns 3,5 a 4 (a valvula de pressão abre). Muito legal ver isso no manometro.
Depois vou ler as mensagens anteriores e ver o que está sendo falado.
Segue fotos do carter:
Cara, bom isto! Parabéns. Agora me diz uma coisa. Para tirar o cárter tem que tirar o eixo? Na minha SW4 parece impossível remover o cárter sem tirar o eixo ou o motor!!
A minha ta trabalhando com temperatura da água entre 85 e 89 normalmente. Quando soco o pé sobe para 91, 93. Se pego transito com o ar ligado em dia bem quente ai esquenta, se deixar chega a 100°C. Não sei se é o radiador que é pequeno, se a ventoinha elétrica que é tabajara, se é algo no AC, ou sei lá. Preciso pesquisar melhor. Alguém tem algum palpite?
sandro_ventania
14/06/2013, 22:35
Sandro a temperatura do óleo nas nossas viaturas diesel é isso mesmo. Na minha eu coloquei o sensor rosqueado numa galeria de óleo direto no bloco. E pra passar de 75º tem q dar mt ferro nela.
A posicão onde ficou o sensor no carter do Fabio, ele fica totalmente mergulhado no óleo.
Eu noto claramente a diferença de temperatura aqui na oficina, quando chega um carro gasolina-flex e outro diesel, ambos rodando e com temperatura normal de funcionamento, na retirada imediata do bujão pra escoar o óleo, o óleo do motor diesel cai na mão é tranquilo, já do gasolina, queima bem mais.
Leonardo obrigado por confirmar a informação do shuther...até que a temperatura não é tão alta quanto pensei, deve ser um dos fatores para a grande durabilidade dos motores diesel.
shuther4x4
15/06/2013, 01:40
Cara, bom isto! Parabéns. Agora me diz uma coisa. Para tirar o cárter tem que tirar o eixo? Na minha SW4 parece impossível remover o cárter sem tirar o eixo ou o motor!!
A minha é pickup (eixo rigido). Não precisa tirar. Só levantar ela no elevador que a suspensão desloca e é possivel retirar o carter.
Não sei como é a suspensão dianteira da sw4.
sandro_ventania
15/06/2013, 15:35
A minha ta trabalhando com temperatura da água entre 85 e 89 normalmente. Quando soco o pé sobe para 91, 93. Se pego transito com o ar ligado em dia bem quente ai esquenta, se deixar chega a 100°C. Não sei se é o radiador que é pequeno, se a ventoinha elétrica que é tabajara, se é algo no AC, ou sei lá. Preciso pesquisar melhor. Alguém tem algum palpite?
Ezahn, acho que essa elásticidade é natural entre momentos tranquilos e severos do carro...o que está dificil descobrir é em qual ponto passou da anormalidade e está critico.
Meu sensor está no bloco, próximo ao cabeçote...andando normal fica em 80ºC, mas peguei uma ladeira e subiu pra 90ºC...em uma forçada mesmo, nem sei aonde vai parar!
O seu sensor de temperatura (que é igual ao meu) voce deixa ele ligado direto ou liga-desliga manualmente ou ele liga na chave??
O meu eu tenho lig. e desl. manualmente, mas as vezes esqueço de ligar! Pensei em deixar ligado direto, mas não sei se vai descarregar a bateria...preferia ligando na chave, mas não achei o ponto certo na fiação.
Ezahn, acho que essa elásticidade é natural entre momentos tranquilos e severos do carro...o que está dificil descobrir é em qual ponto passou da anormalidade e está critico.
Meu sensor está no bloco, próximo ao cabeçote...andando normal fica em 80ºC, mas peguei uma ladeira e subiu pra 90ºC...em uma forçada mesmo, nem sei aonde vai parar!
O seu sensor de temperatura (que é igual ao meu) voce deixa ele ligado direto ou liga-desliga manualmente ou ele liga na chave??
O meu eu tenho lig. e desl. manualmente, mas as vezes esqueço de ligar! Pensei em deixar ligado direto, mas não sei se vai descarregar a bateria...preferia ligando na chave, mas não achei o ponto certo na fiação.
Bom, vamos por partes.
- O ponto de temperatura da água que começa a alterar o marcador original é 100°C . Quando a água chega a 100, o sensor do bloco normalmente está um pouco mais, tipo 103 a 105.
- Os dois termômetros que instalei ligam com a ignição. Tem vários lugares para vc pegar a energia que desliga com a chave. Os mais fáceis é no chicote que sai do miolo da partida ou no pisca alerta. O miolo da partida fica fácil de pegar se desmontar aquela parte de baixo do painel, onde tem a caixa de som. O meu está ligado ai, junto com o alarme. No pisca alerta tb tem um dos contatos que energiza quando liga a chave. Este não precisa desmontar nada, com auxilio de uma chave de fenda pequena, ou uma faquinha, força na beirada da moldura que sai o botão, ai testa qual é o fio e puxa dele. Enfia o fio para dentro que uma hora ele sai lá em baixo.
Boas!!!
guilhermeabreu
16/06/2013, 22:50
Realmente não coloquei o sensor na parte mais baixa do carter (por limitações de segurança rs!), mas segundo informações que colhi antes de fazer a solda, fica banhado sim pelo óleo. Mas diante dessa informação preciso verificar isso melhor.
Outro detalhe. Quando desligo o motor e mantenho a chave ligada, o sensor não se altera de imediato. E demora um pouco para começar a baixar.
Tirei foto de como estava em marcha lenta depois de estabilizada as 2 temperaturas:
SHUTTER4X4
Normalmente qdo vc desliga o carro deixando a chave ligada , inicialmente o normal é o ponteiro ou o marcador digital acusar um pequeno aumento de temperatura embora o carro esteja desligado , para daí então depois de alguns minutos depois de elevar ligeiramente a temperatura , começar a abaixar a marcação .
Isto ocorre pq qdo vc desliga o carro a bomba d'água para de girar e a produção do calor gerado pelo funcionamento do motor ainda contua dissipando e a água não esta circulando mais .
sandro_ventania
17/06/2013, 06:39
Bom, vamos por partes.
- O ponto de temperatura da água que começa a alterar o marcador original é 100°C . Quando a água chega a 100, o sensor do bloco normalmente está um pouco mais, tipo 103 a 105.
- Os dois termômetros que instalei ligam com a ignição. Tem vários lugares para vc pegar a energia que desliga com a chave. Os mais fáceis é no chicote que sai do miolo da partida ou no pisca alerta. O miolo da partida fica fácil de pegar se desmontar aquela parte de baixo do painel, onde tem a caixa de som. O meu está ligado ai, junto com o alarme. No pisca alerta tb tem um dos contatos que energiza quando liga a chave. Este não precisa desmontar nada, com auxilio de uma chave de fenda pequena, ou uma faquinha, força na beirada da moldura que sai o botão, ai testa qual é o fio e puxa dele. Enfia o fio para dentro que uma hora ele sai lá em baixo.
Boas!!!
Obrigado Ezahn, vou fazer a modificacao em breve! Hoje estou passando pela sua cidade, estou indo para santa catarina !
Ahh...subindo serra das araras a temperatura chegou a 98!! Apitou o alarme, pois estava setado para 95...ihh !
shuther4x4
18/06/2013, 00:06
SHUTTER4X4
Normalmente qdo vc desliga o carro deixando a chave ligada , inicialmente o normal é o ponteiro ou o marcador digital acusar um pequeno aumento de temperatura embora o carro esteja desligado , para daí então depois de alguns minutos depois de elevar ligeiramente a temperatura , começar a abaixar a marcação .
Isto ocorre pq qdo vc desliga o carro a bomba d'água para de girar e a produção do calor gerado pelo funcionamento do motor ainda contua dissipando e a água não esta circulando mais .
O que eu quis dizer guilherme é que se o sensor de óleo não estivesse banhado no óleo e estivesse marcando uma temperatura abaixo da real, quando desligasse o motor o óleo desceria e a temperatura subiria (no sensor do oleo) pelo contato do mesmo com o sensor. E isso não acontece, dando a entenderque o sensor está no oleo.
No caso da água realmente deve acontecer isso (não reparei ainda), acho eu com a temperatura acima da temperatura de abertura da valvula. Na proxima vez que sair com ela vou reparar a temperatura da agua posto aqui.
Abraços.
TCHEIGOR
18/06/2013, 00:15
eu que tenho sensor no cabeçote noto que sobe a temperatura assim que desliga o motor, por conta da água parar de circular. O que me deixa tranquilo porque sei que o sensor está funcionando e registra rapidamente a elevação da temperatura, o que pode não acontecer tão rápido no sensor original caso a água vaze rapidamente e o sensor de temperatura de água fique no seco.
Ney_Niteroi II
24/06/2013, 14:59
Prezados,
Esta semana vou comprar um kit turbo + turbina na SPA para minha SW-4 1993 (2.8 diesel).
aumentar o diametro da tubulação do escape é mesmo imprescindível?
Se eu apenas retirar o silencioso original seria o suficiente? qual silencioso alternativo eu poderia usar (com menor restrição)?
A sw4 sem silencioso fica com barulho muito desagradável?
Abraços
Ney _ Niterói
jorge.duarte
24/06/2013, 17:22
aumentar o diametro da tubulação do escape é mesmo imprescindível?
Amigo Ney!
Na minha opinião, não é não! Se no futuro quiser "folgar" mais o motor, coloque 3", vai gastar R$ 1k ~ 1,2k. Na minha 3.0 achei que poderia melhorar um "pouco" mais...já estava bom, mas sempre queremos mais...andei só com uma parte da descarga e não alterou nada. Como no começo tudo é gostoso, o barulho ficou legal, depois de 1 mês vc já tá de saco cheio!!!!!!!
Abs
mesd_lamaRS
25/06/2013, 08:31
Ney_niteroi, eu NÃO fiz três coisas depois que turbinei, reduzir pressão máxima na westgate para menos de 0.8kg, liberar a bomba para mais vazão de díesel 1/4 ou 1/2 volta e aumentar diâmetro do escape para 2,5" ou 3". Destas, a única que tenho OBRIGAÇÃO de fazer que é reduzir a pressão na wastgate... As outras duas creio que não são urgentes. Quero ver se faço por partes, vou "sentindo" o carro para poder formar opinião.
Um abraço
Marcos Duarte
André-4WD
25/06/2013, 14:23
Marcos,
Chegaste a medir que potência ficou a tua picape??
abraço
andre
sandro_ventania
26/06/2013, 14:48
Ney_niteroi, eu NÃO fiz três coisas depois que turbinei, reduzir pressão máxima na westgate para menos de 0.8kg, liberar a bomba para mais vazão de díesel 1/4 ou 1/2 volta e aumentar diâmetro do escape para 2,5" ou 3". Destas, a única que tenho OBRIGAÇÃO de fazer que é reduzir a pressão na wastgate... As outras duas creio que não são urgentes. Quero ver se faço por partes, vou "sentindo" o carro para poder formar opinião.
Um abraço
Marcos Duarte
Marcos, voce não abrindo mais a bomba, teoricamente ela ficou mais economica...voce observou isso?
mesd_lamaRS
26/06/2013, 22:06
Potência eu não medi, mas desde a colocação sinto como se ele fosse mais leve. quanto ao consumo, nas primeiras semanas houve uma economia de uns 10%, mas acho que se deve a minha forma de dirigir, pois estava melindroso em acelerar. Agora que confio mais e tenho pisado, o consumo retornou ao mesmo de antes. com variações para mais e para menos...
Um abraço
Marcos Duarte
Um abraço
Marcos Duarte
Marcos se a sua turbina da SPA tá dando no relógio 0.8 sem ter mexido na Waste Gate, não tem porque diminuir, quanto ao aumento do débito da BI deixe pra depois, pois o consumo aumenta, como se diz "cavalo anda, cavalo bebe"
Olá pessoal!
Somente para dar um pitaco: A SW4 3.0 TD (turbinada de fabrica) não supera 0.8 de pressão original.
Penso que dá para manter neste nível sem problemas também nas Hilux.
Viajando a 130 km/h (de GPS) no plano se mantém no 0.5 - 0.6 tranquilo rodando a, mais ou menos, 3200 giros com pneus 31.
Grande abraço
Fabrizio
F. Oliveira
27/06/2013, 19:29
Com a minha ex turbinada de fábrica ela marcava 0.8 no máximo. Eu havia instalado o manômetro e sempre conferia o desempenho da turbina.
Ney_Niteroi II
01/07/2013, 18:20
Marcos e Foristas,
pode me explicar o que é, para que serve e como se reduz a pressão na Waste Gate???
Abraços
Ney
Um abraço
Marcos Duarte
jorge.duarte
01/07/2013, 18:44
Marcos e Foristas,
pode me explicar o que é, para que serve e como se reduz a pressão na Waste Gate???
Abraços
Ney
Ney,
A válvula waste gate é responsável por regular a pressão do turbo, no caso do Marcos a pressão ficou em 1kgf só que o recomendado é no máximo 0,8 kgf. Ele está andando assim desde que montamos e sabe que é um risco!
Abs
guilhermeabreu
01/07/2013, 20:22
Só complementando a resposta do JORGE.DUARTE , se vc folgar aquela contra porca que tem lá e encurtar ou crescer a haste da WEST GATE , vc vai mudar a pressão dela , não me lembro direito se encurtar aumenta ou diminui a pressão , mas se vc tiver o relógio é fácil de saber .
Atenção : pra vc saber a pressão correta ( 0,8kg no esforço máximo e 0,65kg em velocidades cruzeiro de 100km/h a 120km/h ) , vc tem que andar no carro e acelerar fundo para ver até onde a pressão vai , pois com o carro parado , NÃO TEM COMO REGULAR NA PRESSÃO CORRETA .
Completando mais um pouco. Esta válvula mede a pressão na saída da turbina que vai para o motor (caracol frio) e ela aciona uma haste que abre no caracol quente uma saída direta para o escape e assim limita a pressão. Se não me engano, alongando a haste diminui a pressão, pois avança o alívio, se encurtar atrasa o alívio e aumenta a pressão. A pressão só aumenta com carga, força. Em ponto morto nunca sobe, tem que ter carga.
O ideal é limitar em 0,8. A minha com intercooler esta em 1kg. Acho que só dá para ficar assim com inercooler. Mas não abaixo a pressão na minha nem a pau, já viciei!!!! E o Meca que turbinou é muito competente e disse que aguenta.
Marcelo-HPE
01/07/2013, 21:24
Se encurtar a haste , aumenta a pressão , se alongar a haste diminui a pressão do turbo.
abs
Ney_Niteroi II
02/07/2013, 10:17
Prezados,
comprei a turbina e o kit na SPA TURBO em Sao Paulo.
Ela nao vem regulada de fábrica para 0,8kg??????
Abraços
Ney
jorge.duarte
02/07/2013, 10:26
Prezados,
Abraços
Ney
Teoricamente sim, mas é fácil regular
Ney_Niteroi II
02/07/2013, 10:44
Teoricamente sim, mas é fácil regular
Perguntei agora na SPA... disseram que vem regulada para +/- 0,5kg.
alguém pode explicar com detalhes o procedimento de regulagem?
Abraços
Ney
sandro_ventania
02/07/2013, 14:26
Eu não sei se no kit vem o medidor de pressão do turbo...se vier é fácil...olhando voce logo verá a haste de regulagem com rosca...como o marcelo acabou de escrever, "Se encurtar a haste , aumenta a pressão , se alongar a haste diminui a pressão do turbo."
Faça a regulagens aos poucos, algumas voltas de cada vez.
jorge.duarte
02/07/2013, 20:26
Perguntei agora na SPA... disseram que vem regulada para +/- 0,5kg.
alguém pode explicar com detalhes o procedimento de regulagem?
Abraços
Ney
Ney,
Monte tudo e teste, se for o caso ajustar é fácil. Tem que soltar o "e-ring", soltar a contra-porca e encurtar ou alongar a haste.
O único inconveniente é que o kit SPA a Wastegate fica em baixo da turbina e para soltar o "e-ring" só no tato, mas nada de outro mundo.
Olha a foto
Ney,
Monte tudo e teste, se for o caso ajustar é fácil. Tem que soltar o "e-ring", soltar a contra-porca e encurtar ou alongar a haste.
O único inconveniente é que o kit SPA a Wastegate fica em baixo da turbina e para soltar o "e-ring" só no tato, mas nada de outro mundo.
Olha a foto
Só no tato e deixando resfriar beeeemm o motor antes de mexer! :)
guilhermeabreu
03/07/2013, 00:35
Prezados,
Abraços
Ney
NEY
Comprei este KIT da SPA e coloquei na BONEQUINHA , ele vem com 0,600kg e para fazer esta regulagem é como falaram , PQP 1.000.000 de vezes , é muito ruim a posição de tirar a merdinha ( freno ou " e-ring " que o JORGE.DUARTE postou em close ) que prende a haste , faça num lugar limpo pois ela vai caír no chão mais de mil vezes . O meu meca usou uma lanterna e um espelho para tentar conseguir ver esta BOSTA e usou uma chave de fenda velha que ele afo=iou como uma ponta de lápis para conseguir retirar esta BOSTA ( "e-ring" ) do lugar .
Sugiro a vc encurtar 3 voltas na haste e testar , é um saco pq se não ficar com 0,8kg , tem que deixar esfriar para mexer de novo pq alí esquenta pakarai .
Ney_Niteroi II
03/07/2013, 09:15
Guilherme e Jorge,
Não é melhor encurtar logo 03 voltas antes de instalar a turbina e ver como é que fica????
Abs!
Ney
NEY
Comprei este KIT da SPA e coloquei na BONEQUINHA , ele vem com 0,600kg e para fazer esta regulagem é como falaram , PQP 1.000.000 de vezes , é muito ruim a posição de tirar a merdinha ( freno ou " e-ring " que o JORGE.DUARTE postou em close ) que prende a haste , faça num lugar limpo pois ela vai caír no chão mais de mil vezes . O meu meca usou uma lanterna e um espelho para tentar conseguir ver esta BOSTA e usou uma chave de fenda velha que ele afo=iou como uma ponta de lápis para conseguir retirar esta BOSTA ( "e-ring" ) do lugar .
Sugiro a vc encurtar 3 voltas na haste e testar , é um saco pq se não ficar com 0,8kg , tem que deixar esfriar para mexer de novo pq alí esquenta pakarai .
guilhermeabreu
03/07/2013, 13:29
Guilherme e Jorge,
Não é melhor encurtar logo 03 voltas antes de instalar a turbina e ver como é que fica????
Abs!
Ney
NEY
Sim , faça isto pq depois no lugar é uma verdadeira MERDA para fazer isto .
Ney_Niteroi II
03/07/2013, 14:42
Prezados,
Boa tarde! Gostaria de sugestões de locais no painel para instalação do manômetro do turbo...
Se possível, enviem fotos do equipamento instalado.
Abraços
Ney
Olá Ney,
Nas fotos a instalação da tomada de pressão no coletor do 1KZ-T e o relógio no painel.
Grande abraço
Fabrizio
Ney_Niteroi II
03/07/2013, 18:09
Olá Ney,
Nas fotos a instalação da tomada de pressão no coletor do 1KZ-T e o relógio no painel.
Grande abraço
Fabrizio
Valeu Fabrizio!
como colou no para-brisa? usou fita dupla-face???
abs
Ney
Fita dupla face da 3M vermelha.
Na SW 93, e acho que nas picapes tb, tem este local que fica massa. Não cobre nada e fica no painel de instrimentos. No meu caso eu furei o painel com broca bem fininha.
jorge.duarte
03/07/2013, 21:05
NEY
Sim , faça isto pq depois no lugar é uma verdadeira MERDA para fazer isto .
Digo NÃO!!! kkkkkkkkk pois a do amigo marcos que turbinei veio com 1kgf.
Abs
jorge.duarte
03/07/2013, 21:08
Prezados,
Boa tarde! Gostaria de sugestões de locais no painel para instalação do manômetro do turbo...
Se possível, enviem fotos do equipamento instalado.
Abraços
Ney
Na minha coloquei lá no console, abaixo do rádio.
guilhermeabreu
03/07/2013, 21:14
NEY
Na minha SW4 2002 eu vou colocar o relógio de temperatura digital com sensor de alarme que é igual a este da pressão do turbo da mesma forma que o Fabizio colocou o de pressão do turbo na dele , ou seja colado no parabrisa com dupla face , pois assim não furo o painel .
Mas o Ezahn frurou o painel numa posição bem dicreta , no caso vai depender do seu gosto , eu não gosto de furar o painel .
Alguém já turbinou usando uma turbina TGV? se não me engano a Ex-Hilux do Lei que andava com 1.5kg tinha esse modelo de turbina
Será que vale o investimento?
[]s
cemdasilva
31/05/2014, 10:35
Amigo mesd_lamarrs, gostaria que vc postasse suas impressões de como ficou sua viatura após a colocação do kit, desempenho, consumo e etc..., pois possuo uma 3.0 aspirada e estou pensando seriamente em turbiná-la. Parabéns pelo belo serviço.
Ps: Vc deixou o escapamento com que medida?
brener53
01/06/2014, 02:29
Inner, li o seu topico e vc gostou do servico na turbina em bonsucesso, se a resposta for positiva vc pode passar o endereco?
abs
Patoloko
08/12/2015, 14:54
O kit pode até ser bom, mas não é plug and play. No máximo pode se dizer que não vão faltar as peças básicas pra instalar. Ainda bem que li esse tópico todo, pois assim, quando tive que instalar um prisioneiro do coletor, não quebrei tanto a cabeça, tive dificuldade, cortei um pedaço do prisioneiro e aí coloquei junto com o coletor. Mas, mesmo assim, passei raiva. Tive tambem que cortar os 2 prisioneiros dos 4 que vão na turbina, pois são muito longos. Mas, o maior problema, estou tendo com o tubo que sai da turbina pra admissão. A entrada da admissão é a curva que sai por cima, diferente do motor 5L que sai pela lateral. Vou ter que adaptar o tubo que veio, cortando e cortando da forma correta.