Ver Versão Completa : Vou Turbinar a Viatura e agora?
sandro_ventania
29/01/2013, 14:13
Sandro,
Qual vc comprou? Pediu para trocar a sonda?
Abraços,
Hugo
Hugo, comprei esse:
DC 12V Digital Thermostat Temperature Regulator Controller Switch Aquarium Fish | eBay (http://www.ebay.com/itm/DC-12V-Digital-Thermostat-Temperature-Regulator-Controller-switch-Aquarium-fish-/110834208374?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19ce3bce76)
Acreditem é o mesmo aparelho e o mesmo sensor, o vendedor apenas colocou o sensor dentro desse olhal de cobre...aí virou especifico pra carros e triplicou o preço!
sandro_ventania
29/01/2013, 14:42
Não sou mecânico, mas como mexânico do meu carro gostaria de dar minha opinião...
Que está errado!
(em parte)
1º Montadora nenhuma investe em algo que não precise
(Concordo plenamente! as vezes não investem mesmo precisando, né?!)
2º A água sem a válvula termostática não deixará o motor chegar á temperatura ideal de funcionamento
(chegará...mas vai demorar bem mais, isso causa desgaste prematuro do motor, por estar frio o metal não se dilatou para sua folga normal de trabalho)
3º A água circulando sem parar, no trânsito parado, não se resfriará corretamente, pois não há nada que a bloquei.
(aqui acho que por estar sem a valvula, o fluxo de água é maior e pelo que eu saiba a troca seria mais eficiente...mas nem tanto, pois o volume do liquido trocador é o mesmo, assim como as dimensões do radiador)
4º O acoplamento viscoso trabalhará fora da normalidade (se a temperatura subir demais o acoplamento viscoso perde a eficiência, ele tem um limite de trabalho, como o motor).
(aqui acho que não há diferença, pois o viscoso trabalha de acordo com a temperatura, com ou sem válvula o funcionamento é igual...motor sem válvula, nunca trabalhará mais quente)
5º O fato do ponteiro da temperatura subir, meu amigo, um pouquinho que seja, significa que o carro está já MUITO quente. Digo isso pq tenho um sensor na água que sai do motor pro radiador e ele chegou a 100º C, a água começou a sair com tudo do vaso de expansão e o ponteiro não se mexeu, ficou abaixo da metade do marcador.
(Aqui tem um detalhe...água com fluido correto de radiador só ferve bem acima dos 100º, então por que o seu ferveu aos 100º?)
6º Simplesmente esqueça esse marcador da Toyota, é feito pra avisar que vc se fu... e terá que trocar o cabeçote, simplesmente.
Acho que é isso![/QUOTE]
hugo.morais
29/01/2013, 14:59
Hugo, comprei esse:
DC 12V Digital Thermostat Temperature Regulator Controller Switch Aquarium Fish | eBay (http://www.ebay.com/itm/DC-12V-Digital-Thermostat-Temperature-Regulator-Controller-switch-Aquarium-fish-/110834208374?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19ce3bce76)
Acreditem é o mesmo aparelho e o mesmo sensor, o vendedor apenas colocou o sensor dentro desse olhal de cobre...aí virou especifico pra carros e triplicou o preço!
Sandro,
Então vai vir com o sensor certo para o carro que é o de olhal, certo? Quanto ficou tudo no final?
Abraços,
Hugo
Não sou mecânico, mas como mexânico do meu carro gostaria de dar minha opinião...
Que está errado!
(em parte)
1º Montadora nenhuma investe em algo que não precise
(Concordo plenamente! as vezes não investem mesmo precisando, né?!)
2º A água sem a válvula termostática não deixará o motor chegar á temperatura ideal de funcionamento
(chegará...mas vai demorar bem mais, isso causa desgaste prematuro do motor, por estar frio o metal não se dilatou para sua folga normal de trabalho)
3º A água circulando sem parar, no trânsito parado, não se resfriará corretamente, pois não há nada que a bloquei.
(aqui acho que por estar sem a valvula, o fluxo de água é maior e pelo que eu saiba a troca seria mais eficiente...mas nem tanto, pois o volume do liquido trocador é o mesmo, assim como as dimensões do radiador)
4º O acoplamento viscoso trabalhará fora da normalidade (se a temperatura subir demais o acoplamento viscoso perde a eficiência, ele tem um limite de trabalho, como o motor).
(aqui acho que não há diferença, pois o viscoso trabalha de acordo com a temperatura, com ou sem válvula o funcionamento é igual...motor sem válvula, nunca trabalhará mais quente)
5º O fato do ponteiro da temperatura subir, meu amigo, um pouquinho que seja, significa que o carro está já MUITO quente. Digo isso pq tenho um sensor na água que sai do motor pro radiador e ele chegou a 100º C, a água começou a sair com tudo do vaso de expansão e o ponteiro não se mexeu, ficou abaixo da metade do marcador.
(Aqui tem um detalhe...água com fluido correto de radiador só ferve bem acima dos 100º, então por que o seu ferveu aos 100º?)
6º Simplesmente esqueça esse marcador da Toyota, é feito pra avisar que vc se fu... e terá que trocar o cabeçote, simplesmente.
Acho que é isso![/QUOTE]
Na verdade a água não ferveu, a tampa do radiador que não segurou a pressão quando a água atingiu essa temperatura (a tampa não era a correta).
Acredito que o que mantém a temperatura correta de funcionamento do motor é todo o conjunto, por isso a temperatura não chegará a ser a ideal nunca, haja vista que a água não vai parar de circular pelo radiador nenhum minuto e o ventilador não vai trabalhar em harmonia com a válvula termostática que mandará a água passar pro radiador somente quando o motor esquentar o suficiente para que a temperatura, devido a válvula, fique sendo a correta de trabalho.
guilhermeabreu
30/01/2013, 00:10
FALANDO POUCO !!!!!!!!!!!!!!
NÃO TIREM A VÁLVULA TERMOSTÁTICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA O MOTOR PRECISA DELA E ELE AGRADECE A QUEM NÃO TIRÁ-LA .
Só vejo uma única situação de não usar a válvula termostática , é se vc usar o carro num lugar que a temperatura ambiente nunca fique abaixo dos 40ºC , o que não ocorre aqui no Brasil .
sandro_ventania
30/01/2013, 02:31
Sandro,
Então vai vir com o sensor certo para o carro que é o de olhal, certo? Quanto ficou tudo no final?
Abraços,
Hugo
Não...vai vir sem o olhal e quando chegar eu mesmo vou prender em um olhal, simples, fácil e rápido.
O custo total ficou em 30,00 reais...bem melhor que pagar 100,00 reais por causa de um simples olhal, concorda?
hugo.morais
30/01/2013, 09:10
Não...vai vir sem o olhal e quando chegar eu mesmo vou prender em um olhal, simples, fácil e rápido.
O custo total ficou em 30,00 reais...bem melhor que pagar 100,00 reais por causa de um simples olhal, concorda?
Sandro,
Funciona a medição desse jeito? Pelo que tenho pesquisado existe vários tipos de sensores (NTC, PTC, PT100) cada um tem seus limites e formatos, o sensor de olhal é um PT100 que custa aqui no brasil R$ 42,00 (Sensor De Temperatura Para Fixação Com Parafuso Tipo Pt100 - R$ 42,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456215735-sensor-de-temperatura-para-fixaco-com-parafuso-tipo-pt100-_JM))
Abraços,
Hugo
Eu comprei também, mas falta a sirene!!! Onde acha isto?
Se vai servir não sei, se não servir ponho no aquiario:)
sandro_ventania
30/01/2013, 21:07
Sandro,
Funciona a medição desse jeito? Pelo que tenho pesquisado existe vários tipos de sensores (NTC, PTC, PT100) cada um tem seus limites e formatos, o sensor de olhal é um PT100 que custa aqui no brasil R$ 42,00 (Sensor De Temperatura Para Fixação Com Parafuso Tipo Pt100 - R$ 42,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-456215735-sensor-de-temperatura-para-fixaco-com-parafuso-tipo-pt100-_JM))
Abraços,
Hugo
Hugo, o aparelho é o mesmo...a escala dele é de -50 a 110ºC...e vai medir temperatura que se apresentar na ponta dele...voce pode até usar para medir temperatura corporal mesmo ele não sendo feito para isso.
Se quiser esperar o meu chegar, eu instalo e depois afirmo com a experiencia pratica.
sandro_ventania
30/01/2013, 21:08
Eu comprei também, mas falta a sirene!!! Onde acha isto?
Se vai servir não sei, se não servir ponho no aquiario:)
Ezahn...Qualquer lojinha de componente eletronico, ou lojas de equipamentos de som para carro, voce encontra.
Alexandre Gusen
13/02/2013, 11:28
Alguém usa ou usou a valvula termostatica de 75 °C? As originais são de 88°C. Será que dá vantagens? Fico no aguardo.
TCHEIGOR
13/02/2013, 13:28
Alguém usa ou usou a valvula termostatica de 75 °C? As originais são de 88°C. Será que dá vantagens? Fico no aguardo.
E aí Alexandre, tá esquentando tua sw4? Já rodou muito depois de turbinada?
ainda não criei coragem $uficiente...
Alexandre Gusen
13/02/2013, 17:31
E aí Alexandre, tá esquentando tua sw4? Já rodou muito depois de turbinada?
ainda não criei coragem $uficiente...
Buenas Tcheigor. Ela só esquenta se tu forçar muito. Tipo andar direto a 120 Km/h - 130 Km/h sem aliviar ai a temp sobe. Mas como viajo em torno 100Km/h sem forçar fica tudo normal. Já rodei 3000 Km depois de turbinada e esta ficando cada vez melhor. Só tem que
CUIDAR DA TEMPERATURA, por coloquei no forum sobre a valvula termostatica que abre com 75°C abre 13°C antes. Como ando sempre cuidando.....
Buenas Tcheigor. Ela só esquenta se tu forçar muito. Tipo andar direto a 120 Km/h - 130 Km/h sem aliviar ai a temp sobe. Mas como viajo em torno 100Km/h sem forçar fica tudo normal. Já rodei 3000 Km depois de turbinada e esta ficando cada vez melhor. Só tem que
CUIDAR DA TEMPERATURA, por coloquei no forum sobre a valvula termostatica que abre com 75°C abre 13°C antes. Como ando sempre cuidando.....
Alexandre, a minha tem este mesmo sintoma. Depois de turbinada roda a 100 110 na boa. Ela só começa a esquentar quando pego uma subida de serra, tipo 5 minutos subindo, e fico com o pé no fundo, 1Kg de pressão full. Ai tenho que aliviar o pé. Penso que trocar a válvula de nada adiante, pois andando a 100 por hora esta válvula já esta aberta total, e assim fica o tempo todo. Isto só vai fazer o motor ficar mais frio do que o desejado quando vc não estiver forçando nada, ou seja, não adianta nada para aliviar a temperatura e ainda vai aumentar o desgaste do motor pois em alguns momentos vai trabalhar mais frio do que deveria.
Eu vou instalar um termometro digital com alarme que já comprei e estou esperando chegar. Isto é para evitar super aquecimento por distração (distraído, com o pé no fundo, na serra!!! Legal!!!KKKKKK). E penso que a única coisa que possa ajudar de fato a manter o carro na temperatura normal em casos extremos é colocar um radiador maios em área, coisa que estou estudando fazer colocando calço na carroceria e assim aumentando o espaço que existe para o radiador. Mai isto é um projeto meu. Ainda não fiz e não sei se vai adiantar realmente.
Abraços
guilhermeabreu
14/02/2013, 00:32
Alexandre, a minha tem este mesmo sintoma. Depois de turbinada roda a 100 110 na boa. Ela só começa a esquentar quando pego uma subida de serra, tipo 5 minutos subindo, e fico com o pé no fundo, 1Kg de pressão full. Ai tenho que aliviar o pé. Penso que trocar a válvula de nada adiante, pois andando a 100 por hora esta válvula já esta aberta total, e assim fica o tempo todo. Isto só vai fazer o motor ficar mais frio do que o desejado quando vc não estiver forçando nada, ou seja, não adianta nada para aliviar a temperatura e ainda vai aumentar o desgaste do motor pois em alguns momentos vai trabalhar mais frio do que deveria.
Eu vou instalar um termometro digital com alarme que já comprei e estou esperando chegar. Isto é para evitar super aquecimento por distração (distraído, com o pé no fundo, na serra!!! Legal!!!KKKKKK). E penso que a única coisa que possa ajudar de fato a manter o carro na temperatura normal em casos extremos é colocar um radiador maios em área, coisa que estou estudando fazer colocando calço na carroceria e assim aumentando o espaço que existe para o radiador. Mai isto é um projeto meu. Ainda não fiz e não sei se vai adiantar realmente.
Abraços
EZAHN
Vc assim estará no caminho certo com certeza EXPERIENCIA PRÓPRIA COM MEU ENGESA só conseguí refriar o MWM 2.8 AUMENTANDO A ÁREA DE TROCA , tudo que fiz antes para tentar resolver o problema de aquecimento qdo passava dos 3.000 rpm NÃO RESOLVERAM só conseguí RESOLVER EM DEFINITIVO QDO COLOQUEI UM RADIADOR MAIOR EM ÁREA DE TROCA , vai fundo que vai resolver te garanto .
EZAHNVc assim estará no caminho certo com certeza EXPERIENCIA PRÓPRIA COM MEU ENGESA só conseguí refriar o MWM 2.8 AUMENTANDO A ÁREA DE TROCA , tudo que fiz antes para tentar resolver o problema de aquecimento qdo passava dos 3.000 rpm NÃO RESOLVERAM só conseguí RESOLVER EM DEFINITIVO QDO COLOQUEI UM RADIADOR MAIOR EM ÁREA DE TROCA , vai fundo que vai resolver te garanto .Certo Dr. É com base nos seus relatos mesmo que eu planejei a modificação. Quando executar posto aqui o resultado. E já estarei com o termômetro digital.
Eduardo Schaefer
14/02/2013, 14:19
Pois é, agora fiquei encucado mesmo, coloquei ontem o termometro digital e a diferença de marcação me assustou comparando com o original, hoje peguei a estrada a 100 kmh (27 graus, nublado e sem vento) e depois de uns 4 ou 5 km , estava marcando 92 graus, liguei o A/C e rapido foi para os 94, o ponteiro original, quieto no meio, dentro do Chui com A/C ligado, marcava 88/89 no transito, agora em qual confio ???? Vou tirar o radiador para ver se tem algo errado (limpei por fora em novembro, o cara disse que estava tudo beleza e sem entupimento), numa dessas o radiador do A/C pode estar obstruido ou o acoplamento viscoso não esta 100 %.
Para completar a "sorte" que ando, semana passada a mangueira que lubrifica a turbina, soltou na emenda (onde é prensada) e quase foi para o saco o motor, em 100 mts até parar colocou para fora 4 lts de oleo do motor, não sem fazer trabalhar a turbina quase a seco e mandando ela para o espaço.Para os que tem o kit da SPA fica a dica, dêem uma olhada na mangueira de lubrificação(aquela com trama de aço) para não terem uma surpresa como a que tive, devo ter sido o "premiado", pois nunca ouvi relato como esse.Não levem a mal o desabafo, é que perdi um pouca da confiança (no kit) , não na minha SW
Pois é, agora fiquei encucado mesmo, coloquei ontem o termometro digital e a diferença de marcação me assustou comparando com o original, hoje peguei a estrada a 100 kmh (27 graus, nublado e sem vento) e depois de uns 4 ou 5 km , estava marcando 92 graus, liguei o A/C e rapido foi para os 94, o ponteiro original, quieto no meio, dentro do Chui com A/C ligado, marcava 88/89 no transito, agora em qual confio ???? Vou tirar o radiador para ver se tem algo errado (limpei por fora em novembro, o cara disse que estava tudo beleza e sem entupimento), numa dessas o radiador do A/C pode estar obstruido ou o acoplamento viscoso não esta 100 %.
Para completar a "sorte" que ando, semana passada a mangueira que lubrifica a turbina, soltou na emenda (onde é prensada) e quase foi para o saco o motor, em 100 mts até parar colocou para fora 4 lts de oleo do motor, não sem fazer trabalhar a turbina quase a seco e mandando ela para o espaço.Para os que tem o kit da SPA fica a dica, dêem uma olhada na mangueira de lubrificação(aquela com trama de aço) para não terem uma surpresa como a que tive, devo ter sido o "premiado", pois nunca ouvi relato como esse.Não levem a mal o desabafo, é que perdi um pouca da confiança (no kit) , não na minha SW
Eduardo, por experiência pessoal, confie no termômetro digital!
Quanto à turbina, é uma pena o problema ocorrido, mas ao mesmo tempo me faz pensar que fiz certo em mandar arrumar a turbina original do meu carro. Acho que uma turbina original arrumada é melhor que uma paralela nova.
Eduardo Schaefer
14/02/2013, 16:01
Pois é DORDERF,quando turbinei, fiz questão de colocar a GARRET zero, mas a culpa foi da "tal" mangueira, coloquei outra turbina nova, a anterior ficou "chiando" alto e fumaçando uma barbaridade quando pisava um pouco mais no acelerador.
Segunda feira vou tirar o radiador para dar uma olhada se tem algo errado
Pois é DORDERF,quando turbinei, fiz questão de colocar a GARRET zero, mas a culpa foi da "tal" mangueira, coloquei outra turbina nova, a anterior ficou "chiando" alto e fumaçando uma barbaridade quando pisava um pouco mais no acelerador.
Segunda feira vou tirar o radiador para dar uma olhada se tem algo errado
A minha é turbo de fábrica e raramente, na cidade, passa dos 80 °C. Qual a temperatura de abertura da tua válvula termostática? A temperatura do motor gira em torno da temperatura da válvula.
Eduardo Schaefer
14/02/2013, 19:47
Dorderf, a valvula é de 88 graus, original Toy, na cidade e na estrada (até 100 por hora), se mantém entre 88/90 sem A/C, com o ar ligado é que sobe
Em tempo, coloquei o sensor ao lado do original, onde tem que fazer um furo e rosca
sandro_ventania
14/02/2013, 21:09
Eu acho que uma variação de 88 a 94° cidade/estrada...está muito normal...principalmente para uma turbinada.
Eu acho que uma variação de 88 a 94° cidade/estrada...está muito normal...principalmente para uma turbinada.
Eu acho que esta variação seja normal. Quando instalar meu termômetro, vou programar o alarme para a temperatura que estiver marcando no digital quando o ponteiro original começas a subir. Acho que é por ai. Não sei quantos graus isto ocorre, mas é ai que começa a ter que se preocupar e aliviar o pé. O termômetro original não deve ser ruim, só que ele não deve acusar estas pequenas variações que são normais ao funcionamento. O novo termômetro serve para alertar com a sirene quando a temperatura está realmente passando do normal, e neste caso os dois termômetros vão acusar, só que o novo vai apitar e é esta a vantagem que vai deixar eu tranquilo.
Bom, é assim que eu penso.
Abraços
Eduardo Schaefer
15/02/2013, 13:17
Coloquei agora para apitar com 95 e vou reparar com quantos graus o ponteiro original se mexe, mesmo assim, na segunda feira vou dar uma conferida no radiador .
Obrigado pelas dicas, abraço
guilhermeabreu
15/02/2013, 14:12
Coloquei agora para apitar com 95 e vou reparar com quantos graus o ponteiro original se mexe, mesmo assim, na segunda feira vou dar uma conferida no radiador .
Obrigado pelas dicas, abraço
CARO EDUARDO ACHAEFER
Acho que o termômetro original qdo , mexe e antes de chegar no vermelho , JÁ PASSOU DO DOS 100ºC , experiencia minha de qdo tinha a BONEQUINHA qdo ele subia , mas antes de chegar no vermelho eu parava o carro e a água já estava fervendo , LOGO : MINHA EXPERIÊNCIA É DE ESTA MERDA DO TERMÔMETRO ORIGINAL SÓ SERVE PARA NOS fFU@#$%¨&*DER , pq qdo chega ao vermelho o motor já foi pro saco , É POR ISTO QUE VENHO FAZENDO UMA CAMPANHA FIRME PARA QUE TODOS COLOQUEM MAIS UM TERMÔMETRO E PRNCIPALMENTE COM SINAL DE ALARME SONORO , daí não tem erro , nunca mais perderemos motores por superaquecimento sem a gente saber que a temperatura subiu .
Tb acho que esta temperatura que vc relatou esta dentro do normal , NO MEU CASO , AINDA NÃO INSTALEI A PARTE ELÉTRICA , mas qdo colocar , VOU TB COLOCAR O SINAL DE ALERTA SONORO AOS 95ºC , que com isto terei a certeza que não terei SUPERAQUECIMENTO .
Eduardo Schaefer
15/02/2013, 15:09
Pelo menos a sirene funciona, sempre fui cuidadoso para a temperatura dos meus veiculos, 12 anos andando de Jeep no dia a dia me ensinou isso, agora vou a procura de um relogio de pressão de oleo com alarme, não sei se tem a venda por aqui, mas vou procurar
Abraço
Pelo menos a sirene funciona, sempre fui cuidadoso para a temperatura dos meus veiculos, 12 anos andando de Jeep no dia a dia me ensinou isso, agora vou a procura de um relogio de pressão de oleo com alarme, não sei se tem a venda por aqui, mas vou procurar
Abraço
Eduardo,
Veja se acha aqui:
Home | Guster (http://www.guster.com.br)
Um abraço, Delfim.
Eduardo Schaefer
15/02/2013, 18:57
Muito obrigado Delfim, segunda vou entrar em contato com eles, se tivesse um relogio desses não teria levado o susto que levei, nem teria perdido a turbina, vale o investimento.
Abraço e bom fim de semana
guilhermeabreu
15/02/2013, 19:15
Abraço
EDUARDO SCHAEFER
Vc falou em marcador de PRESSÃO DE ÓLEO correto? Tem este que o DELFIM mostrou e tem o TERMÔMETRO DE ÓLEO com sinal de alerta sonoro da RACETRONIX , mesma marca que comprei o TERMÔMETRO DE TEMPERATURA DA ÁGUA .
Manômetro para monitorar a pressão do óleo achei estes 2 da cronomac
Um Elétrico (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=419&category_id=299&option=com_virtuemart&Itemid=2) e outro mecânico (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=421&category_id=302&option=com_virtuemart&Itemid=2). Qual o melhor? e será que da para ligar sirene?
jorge.duarte
15/02/2013, 22:22
Manômetro para monitorar a pressão do óleo achei estes 2 da cronomac
Um Elétrico (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=419&category_id=299&option=com_virtuemart&Itemid=2) e outro mecânico (http://www.cronomac.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=421&category_id=302&option=com_virtuemart&Itemid=2). Qual o melhor? e será que da para ligar sirene?
Ezahn,
Na minha opinião o mecânico é melhor, pois mede a pressão "tempo real" do sistema, mais fácil de instalar e mais preciso. Já o elétrico, vai depender de cebolinha e fiação, variáveis que podem sacanear. Acho que nenhum dos 2 tem saida para alarme.
Abs
hugo.morais
16/02/2013, 11:03
Pessoal, bom dia!
Aproveitando o tema vou fazer um relato(longo) após turbinar minha viatura e viajar até o Uruguai e voltar em 10 dias e 4500km rodados...
Como vocês sabem eu mesmo turbinei meu carro, juntei o kit e montei, turbina Garret, escapamento direto sem abafador/silencioso de 2.5" e abertura da bomba injetora e quase 1/2 volta, sensor de temperatura digital da thunder equipamentos sem alarme e que vai no cabeçote do motor (perto da entrada de ar, era o único lugar que consegui instalá-lo)...
Primeiro, percebi pouca melhora do turbo para o carro na estrada, na subida de Joinville para Curitiba o carro andou quase igual aos caminhões carregados, nas retas conseguia colocar 110km/h, a pressão do turbo no máximo dava 0.8 - 0.9 quando pisava com vontade, mas qualquer subidinha na estrada o carro perdia o rendimento como era antes de turbinar... Acredito que tenha que abrir mais a bomba, pois o carro não está fumaçando como se dando excesso em baixa, o que me deixa desconfiado que deva estar faltando diesel em alta (média de consumo a 100km/h - 10km/l)
Segundo, instalei o relógio de temperatura no cabeçote, perto da entrada de ar da turbina e só fiz me preocupar com o mesmo, pois a temperatura chegou até 97 graus se apertar muito o pé, mas o ponteiro original não e mexe... Se ligo o carro de manhã, frio, o ponteiro original marca no meio com 10min enquanto o digital marca uns 45 graus... Depois a temperatura pode variar até 97 graus e o danado do relógio original não sai do lugar. Para ilustração estourou a mangueira do turbo a uns 20km do Chuí, a temperatura do carro era de 89 graus, depois que a mangueira estourou e parou de dar pressão a rotação do motor se manteve a mesma, a velocidade também (era reta) e a temperatura despencou para 70 graus, ou seja, o ar quente da turbina está influenciando o sensor do relógio, vou ver outro local para colocar o sensor...
Bem, ao final rodei 4.500km, problema mecânico foi somente a mangueira de pressão do turbo que estourou e que foi prontamente arrumada em 20 min, meu regulador de voltagem está ruim, pois a noite que tudo no carro ligado a bateria arriou... No resto a Hilux foi e voltou bem...
Conclusão que tiro é que o termômetro que estamos colocando só serve como parâmetro se for colocado como o sensor original e para monitorarmos a temperatura da água, pois no meu caso que está no cabeçote não faço a menor ideia de qual é a temperatura ideal. Outra coisa que ví que deve valer a pena é colocar um intercooler no futuro, pois o ar que vem da turbina é bem quente, pois com a mangueira de pressão do turbo baixou quase 20 graus a temperatura...
Abraços,
Hugo
Hugo, como é este sensor? É daquele tipo arruela que parafusa no cabeçote? Onde vc colocou, do lado da admissão ou do escape?
Quanto a temperatura baixar sem pressão, será que não é a diminuição no rendimento de queima? Ou vc acha que é só o calor da mangueira de ar pressurizado que esta pegando?
E tem mais, a minha, depois de turbinada, sobe em 5ª na boa, perdendo bem pouca velocidade, subidas que antes eu tinha que colocar 4ª, 3ª !!!! Algo não esta certo na sua? O filtro de ar seu é original? Será que não está sujo?
Bom, espero ter ajudado em algo.
Abraços
hugo.morais
17/02/2013, 08:26
Ezahn,
Então, o sensor é tipo um olhal que é preso por um parafuso M5... Ele lê a temperatura do local onde é fixado, no meu caso optei pelo cabeçote, mas estou pensando em colocá-lo no parafuso que prende a válvula termostática... Instalei ele no lado da admissão próximo a vareta de óleo...
Acredito que quando estourou a mangueira de pressão do turbo o ar que a turbina joga,que é quente pois não tenho intercooler, passou a não entrar na admissão e com isso a temperatura baixou. Mas um indício que tenho que o intercooler é um bom investimento futuro e que tenho que trocar o local do sensor de temperatura...
Com relação ao turbo realmente não sei o que passou, pois a pressão do turbo em 3000 rpm é 0.8 bar, mas o carro não anda... O filtro de ar é original e é novo, troquei quando turbinei o carro praticamente... Não acredito que seja ele o problema, aposto minhas fichas na mistura ar combustível que deve estar pobre, pois não fumaça nada em baixa, portanto deve estar dando falta em alta... Pois como nossas bombas injetoras não tem LDA não conseguimos um acerto por igual na regulagem do débito de combustível, ou fica bom na alta e dando excesso na baixaa ou o contrário que acredito que seja o meu caso...
Abraços,
Hugo
Bom, veja esta questão de débito da BI. Só para certificar, nesta BI do nosso carro aumenta o débito apertando o parafuso, certo. Aperta ela até fumacear e depois volta um pouco. A minha fumaceia preto de leve quando piso fundo a 1800 rpm até encher o turbo, tipo por uns 3 segundos. Regule a sua assim e depois veja se melhorou.
Ainda em tempo, a minha troquei o filtro de ar por um maior. Acho que é de D20.
Depois conta aqui se melhorou.
hugo.morais
17/02/2013, 15:35
Ezanh,
Vou fazer esta regulagem e te falo como ficou... Depois vou para o filtro.
Abraços,
Hugo
Eduardo Schaefer
17/02/2013, 20:40
Dr Guilherme, isso mesmo, quero colocar um relogio de pressão de oleo com alarme, pois quando estourou a mangueira de lubrificação da turbina em 100 mts sairam mais de 4 lts e nesse tempo a turbina foi para o espaço(foi a explicação que me deram, trabalhou "seca"), se tivesse um alarme, acho que daria tempo de parar enão ter tanto prejuizo
Já estou usando e gostando do termometro de agua da racetronix, mas acho que um de pressão de oleo(com alarme) me deixara mais tranquilo
Eduardo Schaefer
17/02/2013, 20:51
Hugo, temos praticamente o mesmo Kit, Garret, escape 2,5(uso um silencioso de F 1000) e antes de abrir mais a bomba, era isso mesmo que falas, pressão 0.8, 0.9 e não era lá essas coisas, depois de abrir(acho que foi mais de 1/2 volta, pode ser demais, mas o consumo ficou na casa dos 8 ou 9, dependendo do pé), é outro carro, fumaça um pouco nas pisadas, mas ultrapassa muito melhor.
Fiquei meio assustado com o caso da mangueira que veio no kit, e esfriei a empolgação de colocar um intercooler, vamos ver mais adiante o que vai acontecer,
Dr Guilherme, isso mesmo, quero colocar um relogio de pressão de oleo com alarme, pois quando estourou a mangueira de lubrificação da turbina em 100 mts sairam mais de 4 lts e nesse tempo a turbina foi para o espaço(foi a explicação que me deram, trabalhou "seca"), se tivesse um alarme, acho que daria tempo de parar enão ter tanto prejuizo
Já estou usando e gostando do termometro de agua da racetronix, mas acho que um de pressão de oleo(com alarme) me deixara mais tranquilo
Chara, Que zebra na turbina hem!! Só que tem uma coisa. Tem que ver onde vai instalar esta manômetro. Se ele ficar no local da cebolinha do óleo acho que não acusa muita diferença de pressão se estourar a mangueira da turbina. Enquanto tiver óleo no pescador a pressão acho que fica normal, o problema é que vai acusar só na hora que o pescador ficar de fora, mas a turbina fica sem óleo dez da hora que estourou a mangueira. Ou seja, não sei se este manômetro iria evitar este acidente com a turbina. Só se o manômetro ficasse na neste circuito, tipo na entrada da turbina. Sera que tem jeito?
Abraços
Eduardo Schaefer
17/02/2013, 22:53
Tchê, agora fiquei encucado de vez, não tinha visto por esse lado,vou procurar por mais informações
Valeu chara, abraço
sandro_ventania
17/02/2013, 22:58
Hoje cheguei de um passeio a região serrana do Rio...Nova friburgo e Teresópolis...sofri nas subidas...quase 3ª direto!
Acho ela muito manca para o porte que tem!
Vou turbina-la não demora, mas lendo o relato do Hugo fico procupado...será que vai compensar o investimento?
Foto do passeio:
395754395755
jorge.duarte
17/02/2013, 23:08
Hoje cheguei de um passeio a região serrana do Rio...Nova friburgo e Teresópolis...sofri nas subidas...quase 3ª direto!
Vou turbina-la não demora, mas lendo o relato do Hugo fico procupado...será que vai compensar o investimento?
Foto do passeio:
395754395755
Amigo Sandro!
A minha ex-pickup, eu mesmo turbinei! O kit foi da SPA e a turbina era uma Garrett T2, que eu tinha. O carro ficou muito bom de andar, não tem comparação. Na minha opinião, vale cada centavo de investimento. Quanto aos problemas que alguns amigos enfrentam, isso acontece e não deixaria de turbinar por conta disso.
Abs
guilhermeabreu
17/02/2013, 23:16
AMIGO EDUARDO SCHAEFER
É por aí sim , qto mais se previne mais tranquilo ficamos , agora com esta possibilidade que o EZAHN expôs , temos que pensar mlehor antes de ír colocando , é uma NHACA , pois concordo com a teoria do EZAHN .
Mas acredito que se fizer um " T " na mangueira de pressão da turbina , ESTA PRESSÃO É IGULA A´PRESÃO DE ÓLEO DO MOTOR , logo : mataria então os dois coelhos numa paulada só , colocaria o SENSOR DE PRESSÃO DO ÓLEO NA MANGUEIRA DE PRESSÃO DA TURBINA e para isto teria apenas que cortar a mangueira e colocar um T alí para acoplar o SENSOR .
O que acham ???
guilhermeabreu
17/02/2013, 23:20
Foto do passeio:
395754395755
SANDRO_VENTANIA
Minha EX-BOENQUINHA andava mais do as SW4 3.0 aspiradas , subia muito bem sem perder velocidade , fumaçava bem mas andava que nem notícia ruim , VALE CADA CENTAVO TURBINAR O MOTOR 3L 2.8 .
HUGO.MORAIS , com certeza a sua BI esta liberando pouco óleo para fazer ela andar mais forte , vc esta dando bastante ar mas não esta dando bastante comida ( díesel ) .
hugo.morais
18/02/2013, 07:50
Sandro,
Acredito que só o meu relato não seja suficiente para você tomar sua decisão... A minha eu mesmo turbinei e admito que faltou paciência e conhecimento para a regulagem da bomba injetora.
Uma coisa que você pode fazer na sua para melhorar o desempenho já é abrir a sua bomba mesmo sem turbinar, aumenta o consumo mas o carro melhora bem. Falo isso pq para passar na inspeção veicular aqui em São Paulo tive que revisar os bicos e o meca fechou a bomba, o carro ficou uma tartaruga, depois voltei lá e abriu bem pouco o bomba, o suficiente para não romper o lacre e o carro ficou bem melhor.
Vou abrir mais minha bomba injetora com o parâmetro que o Ezahn passou e depois conto o resultado...
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
19/02/2013, 02:26
É...eu acho que tenho que abrir um pouquinho a bomba mesmo, pois em nenhuma condição a minha solta fumaça...posso estar com pé embaixo em baixa velocidade por causa da subida que não solta fumaça. Tá fazendo 11,5km/L...ficando em 10km/L tá de bom tamanho.
É...eu acho que tenho que abrir um pouquinho a bomba mesmo, pois em nenhuma condição a minha solta fumaça...posso estar com pé embaixo em baixa velocidade por causa da subida que não solta fumaça. Tá fazendo 11,5km/L...ficando em 10km/L tá de bom tamanho.
Pode ter certeza que esta fechada. Em baixa rotação quando pisa fundo sempre sai fumaça pois injeta diesel e a turbina ainda não tem pressão. E com esta economia toda!!!! Vai baixar para uns 9 km/l. Será que vc não fechou em vez de abrir quando regulou? Parece que é apertando o parafuso que abre a BI.
Abraços.
Prezados amigos, estou no mesmo dilema que muitos. Dúvida crucial entre turbinar ou não. Tive muitas experiencias com carros turbos, mas nunca com diesel. Estou querendo uito colocar um kit SPA com master power t2 mas fico receoso de reduzir muito a vida útil do motor. Em verdade acredito que se utilizar a pressão adequada 0,8 apenas para se ter um ganho de retomada e não chapar o pé direto realizando todas as manutenções religiosamente o motor deva durar muita coisa ainda. O problema é que nos carros que turbinava sempre utilizava pressão alta e utilizava para acelerar mesmo. No mundo do diesel as coisas são diferentes, apenas fico na dúvida em relação ao débito da BI, pois li em outros tópicos que alguns sequer aumentaram o débito. Havia pensado no caso da instalação de aumentar 1/4 a 1/2 volta, visto que não quero o carro para acelerar mas sim para ter um ganho em subidas, retomadas, um carro um pouco mais elástico. No meu caso, como é um kit plug and play, sem muitas delongas irei eu mesmo instalar com um amigo na oficina dele. De toda sorte ainda vou capitalizar e reunir todos os itens para uma perfeita execução do serviço. Fica a dúvida também em relação ao escapamento, se coloco 2,5" ou mantenho o original que não sei qual o diâmetro. Gosto de tudo minuciosamente detalhado e sem tirar a originalidade, mantendo o padrão de fábrica. []s
sandro_ventania
19/02/2013, 12:23
Pode ter certeza que esta fechada. Em baixa rotação quando pisa fundo sempre sai fumaça pois injeta diesel e a turbina ainda não tem pressão. E com esta economia toda!!!! Vai baixar para uns 9 km/l. Será que vc não fechou em vez de abrir quando regulou? Parece que é apertando o parafuso que abre a BI.
Abraços.
Oi Ezahn,
Eu não mexi na bomba não...está como comprei. Mas nesse tempo que estou com ela, percebo que ela está fechada mesmo, apesar de passar facil dos 120km/h...mais que isso nunca testei.
Outra coisa que já vi é que limitaram o curso do acelerador para o giro não chegar na faixa vermelha, mas isso com o carro parado, sem carga. Mas em uma subida daria para acelerar mais, pois o giro nunca chegaria lá em cima. A bomba tem dois lacres, nesse do acelerador e na abertura do débito...deve ser até original.
Oi Ezahn,
Eu não mexi na bomba não...está como comprei. Mas nesse tempo que estou com ela, percebo que ela está fechada mesmo, apesar de passar facil dos 120km/h...mais que isso nunca testei.
Outra coisa que já vi é que limitaram o curso do acelerador para o giro não chegar na faixa vermelha, mas isso com o carro parado, sem carga. Mas em uma subida daria para acelerar mais, pois o giro nunca chegaria lá em cima. A bomba tem dois lacres, nesse do acelerador e na abertura do débito...deve ser até original.
É Sandro, se não aumentar o débito de diesel o turbo não vai mudar muita coisa mesmo. A regulagem esta injetando o diesel que injetava antes, só vai queimar ele melhor aumentando bem pouco a potência, e diminuindo bem a fumaça preta. Para responder a contanto tem que injetar diesel correspondente ao número de partículas de O2, que agora é bem maior. Chegar a 120km/h a minha chegava mesmo aspirada, só que em qq subidinha já ia caindo a velocidade rapidamente, agora mantam facilmente.
Abraços
Prezados amigos, estou no mesmo dilema que muitos. Dúvida crucial entre turbinar ou não. Tive muitas experiencias com carros turbos, mas nunca com diesel. Estou querendo uito colocar um kit SPA com master power t2 mas fico receoso de reduzir muito a vida útil do motor. Em verdade acredito que se utilizar a pressão adequada 0,8 apenas para se ter um ganho de retomada e não chapar o pé direto realizando todas as manutenções religiosamente o motor deva durar muita coisa ainda. O problema é que nos carros que turbinava sempre utilizava pressão alta e utilizava para acelerar mesmo. No mundo do diesel as coisas são diferentes, apenas fico na dúvida em relação ao débito da BI, pois li em outros tópicos que alguns sequer aumentaram o débito. Havia pensado no caso da instalação de aumentar 1/4 a 1/2 volta, visto que não quero o carro para acelerar mas sim para ter um ganho em subidas, retomadas, um carro um pouco mais elástico. No meu caso, como é um kit plug and play, sem muitas delongas irei eu mesmo instalar com um amigo na oficina dele. De toda sorte ainda vou capitalizar e reunir todos os itens para uma perfeita execução do serviço. Fica a dúvida também em relação ao escapamento, se coloco 2,5" ou mantenho o original que não sei qual o diâmetro. Gosto de tudo minuciosamente detalhado e sem tirar a originalidade, mantendo o padrão de fábrica. []s
Bom, turbinar o carro já tira a originalidade! Mas fica bom. A pressão normal é esta mesmo, 0,8. Motor diesel já trabalha com taxa de compressão 20:1 enquanto os motores ciclo otto (gasolina e álcool) de 9:1 a 12:1, por isto que a pressão do turbo sempre vai ser menor. Como acabei de falar no post acima, aumentando a injeção de ar, oxigênio, vai ter que aumentar o diesel, se não não tem o ganho esperado, não existe milagre. A questão do escape, vai ajudar a encher o turbo mais rápido, assim como trocar o filtro de ar por um maios, mas não é essencial. Turbina que vc não se arrepende.
TCHEIGOR
21/02/2013, 00:19
Bom, turbinar o carro já tira a originalidade! Mas fica bom. A pressão normal é esta mesmo, 0,8. Motor diesel já trabalha com taxa de compressão 20:1 enquanto os motores ciclo otto (gasolina e álcool) de 9:1 a 12:1, por isto que a pressão do turbo sempre vai ser menor. Como acabei de falar no post acima, aumentando a injeção de ar, oxigênio, vai ter que aumentar o diesel, se não não tem o ganho esperado, não existe milagre. A questão do escape, vai ajudar a encher o turbo mais rápido, assim como trocar o filtro de ar por um maios, mas não é essencial. Turbina que vc não se arrepende.
Aproveitando o assunto queria tirar uma curiosidade.
Quem tem sw4 92-95 turbinada antes de tirar da ccs toyota, desde 0Km?
o escape, seja em polegadas ou abafadores, é diferente das não turbinadas??
Foi exatamente o kit q instalei na minha ex Hilux, a única coisa q vc deve trocar no kit são as mangueiras, as q vem não duram nada, rasgam com facilidade, aproveitas q na spaturbo vendem mangueiras de silicone e abraçdeiras de aço inox, de resto só alegria, pra aumentá-lá basta aumentar o débito da BI, o resto todo pode ficar original, qualquer dúvida é só perguntar, ok!
Ezahn e Herick, agradeço a atenção dispensada. Decerto tudo que mencionou está correto e faz sentido. Estou muito empenhado em turbiná-la e como sou muito criterioso e cuidadoso creio que a VTR não dará problema tão cedo. Vou ter que capitalizar ainda pois o carro vai completar 200.000km agora e terei de trocar correia dentada e tensor, além das outras correias. Vou ver se compro o kit na SPA primeiramente e depois adquiro a turbina a qual escolherei com calma. Duas dúvidas, para aumentar o débito da BI basta apertar um pouco o parafuso (sentido horário) aquele com lacre que fica na parte de trás da BI perto da tubulação e em relação a turbina qual T2 estão utilizando, digo marca, tamanho rotor, eixo, trim etc.. Mais uma vez grato.
Freitag um conselho, faça num bombista de confiança, pois o prejuízo pode ser grande, essa é a minha opinião, c relação à turbina, comprei o kit já com a turbina Master Power T2, não me decepcionou nenhum pouco.
sandro_ventania
21/02/2013, 14:17
Pessoal...afinal, qual a finalidade daquele lacre que tem na bomba injetora...quem colocou ele lá???
Eu vou ajustar a minha, mas a contra porca está muito apertada e só soltando o lacre pra desapertar.
jorge.duarte
21/02/2013, 21:51
Pessoal...afinal, qual a finalidade daquele lacre que tem na bomba injetora...quem colocou ele lá???
Eu vou ajustar a minha, mas a contra porca está muito apertada e só soltando o lacre pra desapertar.
Sandro,
Este lacre, e colocado pelo bombista e atesta, que seu carro está dentro do ajuste correto. Alguns vistoriadores do nosso famoso Detran, encrencam sem estiver sem ele. Mas como a maioria dos que fazem a "rigorosa" vistoria, não sabe nem o que é um motor Diesel, vai na fé e tira com cuidado, faz o serviço e volta com ele.
Abs
A minha está com a turbina garret da S10 eletrônica 2010. Não é T2, é G alguma coisa. Não é plug & play, tem que fazer umas adaptações para ligar a westgat que eu não sei nem explicar. O cara que turbinou manja pra cacete e disse que esta é bem melhor que as T2, bem mais moderna. Palavras dele " T2 é coisa do passado", mas o cara é profissa e exigente. Se vai fazer vc mesmo, vai no mais simples que não tem erro e ,pelos relatos, não fica ruim.
Ezahm, talvez possa ser GT-25
Eu coloquei a tal T2 com caixa quente tradicional .35, o carro fica muito esperto, mas para quem gosta de fazer viagens mais longas pegando as BR´s da vida e tento de penar para passar os caminhões e motoristas injetados hoje colocaria uma caixa quente maior ou outra turbina do tipo Garrett 904091-5001s das F1000 HSD motor 2.5.
Existe uma outra Garrett do mesmo motor Maxion 2.5 da Ranger só que é diferente o rotor.
A minha T2 foi pro saco por "over speed" tô ensaiando o bolso para retirar a T2 e colocar a Garrett da F1000 e futuramente preparar o intercooler no capô.
Eu ando a 3 anos sem o intercooler, mas sei que j´qa passou do tempo de colocar.
Abraço.
Mathias
Ezahm, talvez possa ser GT-25
Eu coloquei a tal T2 com caixa quente tradicional .35, o carro fica muito esperto, mas para quem gosta de fazer viagens mais longas pegando as BR´s da vida e tento de penar para passar os caminhões e motoristas injetados hoje colocaria uma caixa quente maior ou outra turbina do tipo Garrett 904091-5001s das F1000 HSD motor 2.5.
Existe uma outra Garrett do mesmo motor Maxion 2.5 da Ranger só que é diferente o rotor.
A minha T2 foi pro saco por "over speed" tô ensaiando o bolso para retirar a T2 e colocar a Garrett da F1000 e futuramente preparar o intercooler no capô.
Eu ando a 3 anos sem o intercooler, mas sei que j´qa passou do tempo de colocar.
Abraço.
Mathias
Mathias, achei o post em outro tópico de quando eu turbinei a Japa. A turbina colocada é uma GARRETT 767094, é a da S10 2011 eletrônica. O intercooler é feito sob medida, fica em cima da turbina e do cabeçote. Tem fotos aqui neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/11479-turbo-na-hilux-2-8-a-18.html#post1560287) , alias tem bastante informação nele tb para quem quiser ler inteiro. A turbina é uma GT20. A alteração feita é que o furo original onde sai a mangueirinha que vai na west gate foi tampado e feito o furo em outro local no caracol frio para ligar a mangueira, mas não me pergunte por que! Sera que alguém aqui sabe?
Achei no site da garrett fotos que coloco abaixo de uma outra turbina da S10 que é muito parecida com a minha. Mas Mathias, ao contrario do que vc falou, a turbina á bem pequena, principalmente o caracol quente.
396564396565396566
Achei este vídeo (http://www.garrett.com.br/video-funcionamento-do-turbo.php) no site da garrett que é bem explicativo. Gostei!!!!
hugo.morais
23/02/2013, 11:53
Ezanh,
Estava olhando as fotos da sua hilux no outro tópico e fiquei com uma dúvida, aonde ele colocou o respiro que sai da tampa de válvulas? Pergunto isso pois o cara que revisou minha turbina falou para colocar para o chão, só que eu liguei na mangueira de entrada de ar da turbina, pois tinha o encaixe para isso.... Conta ai como foi que o Maurício colocou na sua...
Abraços,
Hugo
DieselPower
23/02/2013, 16:08
Mathias, achei o post em outro tópico de quando eu turbinei a Japa. A turbina colocada é uma GARRETT 767094, é a da S10 2011 eletrônica. O intercooler é feito sob medida, fica em cima da turbina e do cabeçote. Tem fotos aqui neste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/11479-turbo-na-hilux-2-8-a-18.html#post1560287) , alias tem bastante informação nele tb para quem quiser ler inteiro. A turbina é uma GT20. A alteração feita é que o furo original onde sai a mangueirinha que vai na west gate foi tampado e feito o furo em outro local no caracol frio para ligar a mangueira, mas não me pergunte por que! Sera que alguém aqui sabe?
Achei no site da garrett fotos que coloco abaixo de uma outra turbina da S10 que é muito parecida com a minha. Mas Mathias, ao contrario do que vc falou, a turbina á bem pequena, principalmente o caracol quente.
396564396565396566
Amigo,
Realmente a turbina que equipa originalmente o motor MWM Sprint é a Garret GT 20, e não GT 25 como foi citado anteriormente.
Sobre o acionamento da WG, acontece que no motor mecânico, ela é acionada simplesmente pela pressão positiva do ar, já no eletrônico existe o controle da válvula via ECU, e "se não me engano" o acionamento é por pressão negativa (vácuo).
Por isso eles "mecanizaram" sua turbina, deixando-a com o acionamento da WG via pressão positiva.
Na minha opinião, a melhor opção para o 3L e 5L apirados, é a instalação da GT 20 valvulada, pois não irá gerar "back pressure" como a T2 em altas rotações. A única coisa é que irá elevar o pico de torque para rotações um pouco mais altas, mas nada que desmereça o desempenho, afinal ele possui alta taxa de compressão, o que reduzirá os efeitos do turbo LAG.Além de que a GT 20 é bem mais cara que a T2.
Abraço.
DieselPower
23/02/2013, 16:09
Ezanh,
Estava olhando as fotos da sua hilux no outro tópico e fiquei com uma dúvida, aonde ele colocou o respiro que sai da tampa de válvulas? Pergunto isso pois o cara que revisou minha turbina falou para colocar para o chão, só que eu liguei na mangueira de entrada de ar da turbina, pois tinha o encaixe para isso.... Conta ai como foi que o Maurício colocou na sua...
Abraços,
Hugo
Nas turbinada originais, este respiro é ligado na mangueira entre o filtro de ar e a entrada da turbina, porém existe um filtro antes da entrada.
hugo.morais
23/02/2013, 16:20
Nas turbinada originais, este respiro é ligado na mangueira entre o filtro de ar e a entrada da turbina, porém existe um filtro antes da entrada.
Interessante, você sabe o nome do filtro para eu procurar e de repente adaptá-lo na tubulação?
No outro post você mencionou que GT20 não iria gerar "back pressure" como a T2 em alta-rotação, que rotação seria isso, visto que hoje na Hilux o máximo que coloco é 3.100RPM, só o controlar que coloca 4100 RPM kkkkkk
O escapamento de 2.5" direto sem silenciador não evitaria esta "back pressure" ou isso está ligado diretamento a carcaça quente e/ou construção da turbina?
Abraços,
Hugo
DieselPower
23/02/2013, 16:53
Interessante, você sabe o nome do filtro para eu procurar e de repente adaptá-lo na tubulação?
No outro post você mencionou que GT20 não iria gerar "back pressure" como a T2 em alta-rotação, que rotação seria isso, visto que hoje na Hilux o máximo que coloco é 3.100RPM, só o controlar que coloca 4100 RPM kkkkkk
O escapamento de 2.5" direto sem silenciador não evitaria esta "back pressure" ou isso está ligado diretamento a carcaça quente e/ou construção da turbina?
Abraços,
Hugo
O escapamento de maior diâmetro ajuda a "escoar" de maneira mais rápida o ar do escapamento, porém meu receio é que a caixa quente da T2 seja muito pequena para o fluxo de ar do 3L em rotações mais elevadas (Acima de 2500). Para ter certeza, o ideal seria a instalação de um pirômetro, pois em casos de "back pressure" o EGT se eleva rapidamente.
Sobre o filtro, ele fica instalado na frente o do motor Sprint e parece um funil (vide fotos).
Informações sobre este assunto aqui:
Separadores de óleo do respiro (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1085)
E aqui:
MAHLE América do Sul | Separadores do Óleo (http://www.mahle.com/C12570C2003CB56C/CurrentBaseLink/W2782QBQ518MARSPT)
E ainda aqui:
Blue.tron - Hengst GmbH & Co. KG (http://www.hengst.de/conpresso/_rubric/index.php?rubric=BECS__Blue-tron_PT)
hugo.morais
23/02/2013, 18:00
Dieselpower,
Muito bom este filtro, vou adaptá-lo no meu carro com certeza!
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
23/02/2013, 20:55
Pessoal esse kit da SPA Turbo...tá aprovado ou alguém sabe alguma coisa que o desaprove? A turbina é fabricação própria, feita com bons materiais (se for verdade)...alguém teve problema com ela? Eles falaram que tem que adaptar o escapamento...que tipo de adaptação é essa? tem que refazer ou bastar recurvar? Estou quase fechando com eles...mas lendo os ultimos posts falando sobre a T2 se pequena...fiquei na dúvida.
jorge.duarte
23/02/2013, 21:38
Pessoal esse kit da SPA Turbo...tá aprovado ou alguém sabe alguma coisa que o desaprove? A turbina é fabricação própria, feita com bons materiais (se for verdade)...alguém teve problema com ela? Eles falaram que tem que adaptar o escapamento...que tipo de adaptação é essa? tem que refazer ou bastar recurvar? Estou quase fechando com eles...mas lendo os ultimos posts falando sobre a T2 se pequena...fiquei na dúvida.
Amigo Sandro!
Eu usei e aprovo! É um kit completo, a turbina que eles estão usando é a master power. Quanto a descarga, não é adaptação, é uma simples curva que tem mandar fazer para encaixar na descarga original, na época paguei R$90, na Noscan, Rio de Janeiro. Quanto a turbina, na época fiquei com a mesma dúvida, mas liguei para a SPA e Anhanguera e ambas usam T2...Pode usar uma maior PL240, etc...mas a vantagem da T2 é que enche muito rápido. Vai na fé!
Abs
Eduardo Schaefer
23/02/2013, 22:01
Uso o kit SPA com turbina T2(Garret) e minha japa mudou uma barbaridade, não sou de viajar a mais de 100 por hora, mas ultrapassa que é uma beleza, isso que uso pneus 32 e na proxima troca, quase certo que vou para os 33, tem sobra de motor agora.
O unico porém, acho que fui o premiado, é que uma das mangueiras que vieram no kit( a de lubrificação da turbina) soltou o niple prensado e a turbina foi para o espaço, mas no geral, valeu cada centavo .
Coloquei cano 2,5 pol com um silencioso e notei ela bem mais "solta"
Ezanh,
Abraços,
Hugo
A minha está aberto para o chão. Conforme o Maurício disse, o problema é só a poluição, com o carro parado e quente fica mesmo um cheirinho do "vapor" do óleo. A vantagem é que não suja a turbina de óleo e em caso que quebra de anéis não dispara a turbina.
Power Diesel, muito boas suas explicações. Fiquei apenas com umas dúvidas, se pude esclarecer!!! Vc disse " GT 20 valvulada, pois não irá gerar "back pressure" . O que quer dizer valvulada, e o que é back pressure.
Abusando do seu vasto conhecimento!!! Agradecido.
Outra dúvida. Este separador de óleo, conforme explicações, retorna o óleo separado para o motor. Tem um cano de retorno? No meu carro foi colocado uma peça circular que faz a função de "cotovelo" ( o respiro entra pelo lado e sai para baixo) e de lá vai para baixo e solta o ar. Só tem entrada e saída do respiro.
DieselPower
24/02/2013, 15:36
Power Diesel, muito boas suas explicações. Fiquei apenas com umas dúvidas, se pude esclarecer!!! Vc disse " GT 20 valvulada, pois não irá gerar "back pressure" . O que quer dizer valvulada, e o que é back pressure.
Abusando do seu vasto conhecimento!!! Agradecido.
Turbinas valvuladas são aquelas equipadas com a Waste Gate, e que quando atingem a pressão desejada abrem esta válvula e deixam o ar do escape sair direto pelo escapamento, sem passar pela turbina.
Back Pressure é a mesma coisa que Contra-Pressão. Acontece quando o motor esta enviando mais gases de escape que o coletor/caixa quente da turbina/escapamento conseguem escoar, aumentando a pressão no coletor de escape. Este acontecimento é muito prejudicial ao motor,pois faz com que a EGT se eleve muito.
Abraço.
sandro_ventania
24/02/2013, 19:50
Resta saber em que faixa de giro acontece o back pressure nas toyotas 2.8 usando a T2...creio eu que a maioria aqui mal passa dos 3.000rpm.
sandro_ventania
24/02/2013, 20:07
Amigo Sandro!Eu usei e aprovo! É um kit completo, a turbina que eles estão usando é a master power. Quanto a descarga, não é adaptação, é uma simples curva que tem mandar fazer para encaixar na descarga original, na época paguei R$90, na Noscan, Rio de Janeiro. Quanto a turbina, na época fiquei com a mesma dúvida, mas liguei para a SPA e Anhanguera e ambas usam T2...Pode usar uma maior PL240, etc...mas a vantagem da T2 é que enche muito rápido. Vai na fé!Abs Obrigado Jorge, fico mas tranquilo...Eu vejo muita gente aqui falando da SPA. A vantagem da turbina encher rápido é que ela fica esperta nas retomadas...já sendo maior ela demora mais, porém trabalha mais folgada, né. Estou me preparando para adquirir...mas queria por intercooler junto...polpa o motor e evita um pouco o drama do superaquecimento.
jorge.duarte
24/02/2013, 20:49
Obrigado Jorge, fico mas tranquilo...Eu vejo muita gente aqui falando da SPA. A vantagem da turbina encher rápido é que ela fica esperta nas retomadas...já sendo maior ela demora mais, porém trabalha mais folgada, né. Estou me preparando para adquirir...mas queria por intercooler junto...polpa o motor e evita um pouco o drama do superaquecimento.
A T2, tem dois tipos, uma tem o rotor maior, acho que 42, a menor tem 35. Quando for comprar pede a 42, com a carcaça 40. Antes de vender a Pickup, eu estava procurando intercooler, para comprar. Acho absurdo pagar, quase R$2.000, no kit pronto, sendo que vendem como plug and play, mas na verdade, vem uma porrada de mangueira e voce tem que se virar. Na época eu calculei a litragem, igual ao original e estava cotando no EBAY, quase comprei!! Muiiiiiiiiiito mais barato, tipo o mais caro U$90, as mangueiras voce compra por aqui mesmo! Assim como eu, voce gosta mecânica, fechou!!!
shuther4x4
04/03/2013, 17:15
Pessoal, bom dia!
Aproveitando o tema vou fazer um relato(longo) após turbinar minha viatura e viajar até o Uruguai e voltar em 10 dias e 4500km rodados...
Como vocês sabem eu mesmo turbinei meu carro, juntei o kit e montei, turbina Garret, escapamento direto sem abafador/silencioso de 2.5" e abertura da bomba injetora e quase 1/2 volta, sensor de temperatura digital da thunder equipamentos sem alarme e que vai no cabeçote do motor (perto da entrada de ar, era o único lugar que consegui instalá-lo)...
Primeiro, percebi pouca melhora do turbo para o carro na estrada, na subida de Joinville para Curitiba o carro andou quase igual aos caminhões carregados, nas retas conseguia colocar 110km/h, a pressão do turbo no máximo dava 0.8 - 0.9 quando pisava com vontade, mas qualquer subidinha na estrada o carro perdia o rendimento como era antes de turbinar... Acredito que tenha que abrir mais a bomba, pois o carro não está fumaçando como se dando excesso em baixa, o que me deixa desconfiado que deva estar faltando diesel em alta (média de consumo a 100km/h - 10km/l)
Hugo
Hugo, assim você me preocupa rs!
A minha cd 2.8 95 consigo manter 120 nela (2 adultos e só malas, ou seja, pouco peso) na reta (no gps).
O que me mata é quando pego subida forte. Vai pra 4ª mas se for longa a subida cai para 3ª.
Agora, pelo seu relato, estou preocupado em turbinar (ja comprei o kit).
Como ela andava antes do turbo, quando conseguia manter na reta?
Sabe qual é a medida interna da sua? cx quente e fria?
Att
Fábio
hugo.morais
04/03/2013, 17:31
Hugo, assim você me preocupa rs!
A minha cd 2.8 95 consigo manter 120 nela (2 adultos e só malas, ou seja, pouco peso) na reta (no gps).
O que me mata é quando pego subida forte. Vai pra 4ª mas se for longa a subida cai para 3ª.
Agora, pelo seu relato, estou preocupado em turbinar (ja comprei o kit).
Como ela andava antes do turbo, quando conseguia manter na reta?
Sabe qual é a medida interna da sua? cx quente e fria?
Att
Fábio
Fábio,
A minha Hilux passou 1 ano comigo, com 2 viagens longas antes de turbinar, uma para Uruguai (5000km) e outra para Florianópolis (1800km), andava no plano ao nível do mar conseguia chegar até 120km/h, nas serras chegava a colocar 3ª em algumas vezes...
No começo do ano turbinei, fiz eu mesmo toda a montagem, turbina garret T2 (48/35), coletor do turbo IHI com flange pois a turbina é diferente o encaixe, escapamento direto em 2.5" e regulagem de 1/4 de volta na bomba. No manômetro do turbo ficou marcando no máximo 0.8 - 0.9 bar, pensei comigo que estava tudo certo...
Bem, peguei a estrada para Uruguai novamente, pensei que iria subir as serras com mais tranquilidade, que conseguiria mantes a velocidade de cruzeiro com mais folga, etc... Para minha surpresa praticamente não houve ganho nas subidas, a velocidade de cruzeiro ficou em 100 km/h, pois como coloquei um sensor de temperatura digital no cabeçote, acima de 100km/h a temperatura subia muito e por isso aliviava o pé, mesmo que o relógio original de temperatura não tenha se movido 1mm sequer...
Ao voltar relatei aqui e desconfiava que o problema seria o débito da bomba injetora, pois meu consumo médio na estrada foi de 10km/l e não estava fumaçando preto em baixa rotações... Coloquei aqui minhas impressões e todos concordaram que deveria ser este o problema, então no sábado passado abri a bomba em mais 1/4, ficando agora ao todo 1/2 volta e estou testando, minha impressão aqui na cidade é que o carro melhorou bem, subidas que tinha que fazer em 2ª agora consigo subir em 3ª sem perder velocidade, está fumaçando preto nas desacelerações e antes do turbo encher, falta só medir o consumo...
Outra coisa que fiz foi colocar a mangueira do suspiro da tampa de válvulas para o chão ao invés de ligá-la na admissão como o kit sugere, pois mela um pouco de óleo a admissão e a turbina e todos com quem conversei recomendaram não conectá-la na admissão, inclusive a do Ezanh está assim e foi feita pelo Maurício, o que pra mim foi decisivo para minha decisão...
Conclusão: O resultado de turbinar seu carro vai depender de quem fizer o serviço saiba fazer a regulagem a fina, pois se o cara for só instalar as peças como eu fiz o resultado não vai ser o esperado. Você terá de regular a bomba injetora para aumentar o envio de combustível, além de verificar se seus bicos estão regulados certos, pois na minha já tinha verificado antes de regular e estavam com pouca pressão.
Abraços,
Hugo
shuther4x4
04/03/2013, 19:00
Hugo,
Dependendo onde vai fazer, tem alguns "macetes", na instalação. Segue o manual que não vem com o Kit.
Boa sorte!
Muito bom o material.
apesar da minha ser uma japa, clareou bastante, pois vai ser instalação "faça você mesmo".
Att
Fábio
shuther4x4
04/03/2013, 19:48
Valeu Hugo, me animou. A instalação vai ser feita por mim, mas vou levar para regularem.
Isso porque tenho mais ciumes dela do que da minha namorada rs!!!! muuuu!!!
Obrigado!
gabriel theodoro de souza
04/03/2013, 21:15
Caro Sandro, estou turbinando minha japinha com o kit do SPA. Parecia que tudo ia bem até que na sexta feira, o mecânico quis testar a regulagem, e na estrada estourou uma mangueira de pressurização do kit (2.1/4 x 2.3/4) Como já era tarde, deixamos para resolver hoje. A tal mangueira não resistiu 0,8 bar. Nas mãos, vê-se que é um material ordinário. Uma redinha muito fraquinha por dentro de uma borracha granulada, e por fora, o quê deveria ser uma lona de reforço, nem se percebe o trançado do tecido.
Mais chato do que ficar sem o serviço terminado pela falta da peça, que é exclusividade do SPA, foi a lavada de mão que fizeram comigo. Primeiro disseram me que não vendiam a peça separada do kit. Depois dos meus argumentos, de que havia comprado o kit em 10 de janeiro, disseram-me que não tinham aquela peça em silicone, somente outra igual aquela que eu havia recebido. Sobre a garantia da mangueira,(que custa R$20,00) eu deveria envia-la para o DEPARTAMENTO TECNICO analisa-la. PQP , eles não tem a mínima consideração pelo cliente,com os transtornos decorrentes desta peça de péssima qualidade, eu que me dane. Eu não comprei deles outra igual, meu mecânico vai fazer uma adaptação, que envolve o torneiro, solda de alumínio para nunca mais eu precisar correr atrás desta mangueira. No site deles dizem que DESENVOLVEM , porém "nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco" O Inner já vinha alertando sobre a qualidade das mangueiras deste kit. Também outro forista perdeu uma turbina porque quebrou o encabeçamento de uma mangueira de lubrificação,
hugo.morais
04/03/2013, 21:26
Gabriel, boa noite!
Em qual cidade vc está? Não comprei meu kit na SPA, na verdade o meu é um frankstein kkkk, mas comprei as peças que faltavam lá e a mesma mangueira no meu estourou depois de 2500km, voltando de viagem próximo ao Chuí... O problema todo é que 2 bitolas a mangueira, mas no meu caso, que era 2 1/4 para 2", comprei uma de 2 1/4" e coloquei e vim embora, rodei 2000km com 0.8 constante e até agora a danada tá lá firme e forte...
Um conselho para você é o seguinte, veja o tamanho da mangueira, no meu caso era muito pequena, mas dá para você comprar no mercado livre os redutores que tem 10cm e colocar um pedaço de cano na menor bitola que fica bom, tem vários vendedores no Mercado livre...
Abraços,
Hugo
shuther4x4
05/03/2013, 00:52
Putz...
Só falta esse kit da spa me dar dor de cabeça.....
Vamos ver quando instalar.
Att
Fábio
Eduardo Schaefer
05/03/2013, 12:57
Pois é, a qualidade das mangueiras não é lá essas coisas, eu perdi a turbina por causa de um defeito na mangueira de lubrificação, a mangueira de retorno estava deformada (gorda) e depois do prejuizo, troquei as duas por novas e de alta pressão, outra, a mangueira que entra na turbina também não está com cara boa, é a próxima a ser substituida, se não venderem separado ou não tiver em silicone, vou partir para uma mudança
mesd_lamaRS
05/03/2013, 13:52
Pois liguei para SPA e me falaram que eles não fabricam de silicone que o KIT (para Toyota) é assim mesmo e tal... Se conseguirem de silicone (se é que é mais resistente mesmo) por favor divulgar onde foi ou será comprada esta mangueira.
Um abraço
Marcos Duarte
hugo.morais
05/03/2013, 15:23
Pessoal,
Acho que SPA está ficando preguiçosa... pois eles mesmo vendem as mangueiras de silicone. É muito simples, peguem o Kit da SPA e vejam as mangueiras e seus ângulos. Por exemplo eu que montei meu kit precisava:
1 mangueira de 2 1/2 de 40cm para ligar o filtro de ar ao cano de admissão
1 mangueira em 90º de 2 1/2 para 2 1/4 de 40 cm para ligar o cano de admissão a entrada de ar da turbina (acabei comprando uma sanfonada)
1 mangueira em 45º de 15 cm de 2 1/4 para 2 para ligar a pressurização da turbina ao cano de pressurização
1 mangueira em U de 2" para 3" de 30 cm para ligar a pressurização na admissão
As mangueiras do sistema de admissão não precisam ser de silicone, podem ser de EPM mesmo, pois não haverá pressão nesta linha, o problema são as mangueiras de pressurização, estas tem que ser mais reforçadas, de preferencia de silicone e com duas malhas.
Na época fui até a SPA pessoalmente falei com o Neto e fui pedindo as mangueiras, ele pegava no estoque eu ia conferindo, só que eu já tinha selecionado quais mangueiras poderiam me servir pelo site. Se perguntar qual serve ou quero substituir a mangueira do kit da Hilux eles não tem paciência e nem interesse de resolver o problema para gente...
Abraços,
Hugo
As minhas mangueiras de pressurização não duraram 1mês, muito frágeis, troquei por mangueiras lonadas e reforçadas, realmente deveriam vender o kit já com as mangueiras de silicone, pouparia a dor de cabeça e a empresa ganharia créditos por isso, desse jeito que estão tratando os clientes vão perder vendas em todo o BR e o pior vai ficar mal vista.
shuther4x4
05/03/2013, 19:25
Caro Eduardo.Schaefer, a mangueira de lubrificação que soltou é a que vai nesta peça?398804398804
jorge.duarte
05/03/2013, 19:46
Pois liguei para SPA e me falaram que eles não fabricam de silicone que o KIT (para Toyota) é assim mesmo e tal... Se conseguirem de silicone (se é que é mais resistente mesmo) por favor divulgar onde foi ou será comprada esta mangueira.
Um abraço
Marcos Duarte
Marcos,
Usei esse kit, por 1 ano. Não sei se foi sorte, mas não tive nenhum problema, relatado. O que acontece, é que esses tipos de mangueiras, não suportam óleo, se você fizer a instalação, como manda o figurino, e se o respiro do motor estiver "soprando" muito...o vapor de óleo, vai contaminando todo o circuito e danificando as borrachas, por isso que muitos jogam o respiro para a atmosfera. Quanto a mangueira de retorno, tem que usar a do kit, ou seja, resistente a óleo, pois se usar outra, já era!! A mangueiras de silicone, te indico uma loja aqui no Rio, onde tem vários tamanhos e diâmetros, muitas vezes vais comprar uma peça e consegues fazer 2 no kit. O Delfim, está com o mesmo problema e o kit dele é maxcooler. Na época, dependendo do pedaço, custava 40, 50 pratas, nada absurdo.
sandro_ventania
05/03/2013, 20:54
Caro Sandro, estou turbinando minha japinha com o kit do SPA. Parecia que tudo ia bem até que na sexta feira, o mecânico quis testar a regulagem, e na estrada estourou uma mangueira de pressurização do kit (2.1/4 x 2.3/4) Como já era tarde, deixamos para resolver hoje. A tal mangueira não resistiu 0,8 bar. Nas mãos, vê-se que é um material ordinário. Uma redinha muito fraquinha por dentro de uma borracha granulada, e por fora, o quê deveria ser uma lona de reforço, nem se percebe o trançado do tecido.
Mais chato do que ficar sem o serviço terminado pela falta da peça, que é exclusividade do SPA, foi a lavada de mão que fizeram comigo. Primeiro disseram me que não vendiam a peça separada do kit. Depois dos meus argumentos, de que havia comprado o kit em 10 de janeiro, disseram-me que não tinham aquela peça em silicone, somente outra igual aquela que eu havia recebido. Sobre a garantia da mangueira,(que custa R$20,00) eu deveria envia-la para o DEPARTAMENTO TECNICO analisa-la. PQP , eles não tem a mínima consideração pelo cliente,com os transtornos decorrentes desta peça de péssima qualidade, eu que me dane. Eu não comprei deles outra igual, meu mecânico vai fazer uma adaptação, que envolve o torneiro, solda de alumínio para nunca mais eu precisar correr atrás desta mangueira. No site deles dizem que DESENVOLVEM , porém "nenhuma corrente é mais forte que seu elo mais fraco" O Inner já vinha alertando sobre a qualidade das mangueiras deste kit. Também outro forista perdeu uma turbina porque quebrou o encabeçamento de uma mangueira de lubrificação,
Olá gabriel,
Você tem razão de estar chateado...A economia porca que essas empresas fazem é de lascar! Eu quando falei com eles, tambem perguntei pelas mangueiras de silicone...eles dizeram que não tinham, que para esse kit tinha que usar essas mangueiras mesmo.
Diversos colegas aqui estaõ reclamando do mesmo problema...desse jeito vou ter que já pensar na subtituição mesmo antes de instalar.
Estou pensando em usar curvas metálicas e comprar mangueiras retas...mais facil de adaptar.
hugo.morais
05/03/2013, 21:42
Caro Eduardo.Schaefer, a mangueira de lubrificação que soltou é a que vai nesta peça?
Shuther,
Este éo encaixe da mangueira de retorno, a mangueira que deu problema para o Eduardo é a de lubrificação que é um metálica com porca dos dois lados...
Abraços,
Hugo
hugo.morais
05/03/2013, 21:44
Olá gabriel,
Você tem razão de estar chateado...A economia porca que essas empresas fazem é de lascar! Eu quando falei com eles, tambem perguntei pelas mangueiras de silicone...eles dizeram que não tinham, que para esse kit tinha que usar essas mangueiras mesmo.
Diversos colegas aqui estaõ reclamando do mesmo problema...desse jeito vou ter que já pensar na subtituição mesmo antes de instalar.
Estou pensando em usar curvas metálicas e comprar mangueiras retas...mais facil de adaptar.
Sandro,
Está é a melhor opção, pode ver que muitos carros saem assim de fábrica, veja no mercado livre por exemplo as mangueiras originais das F1000 e caminhões, são todas pequenas, o resto é tubo mesmo... Uma dica que te dou é você fazer o projeto dos canos e ir numa casa de escape e pedir para eles fazerem os tubos na medida que você precisa e com o ângulo que você quer, o resto será só mangueira de 10cm de silicone...
Abraços,
Hugo
jorge.duarte
05/03/2013, 22:04
Olá gabriel,
Sandro,
Veja na foto da minha EX-Hilux,
398831
estamos falando de 2 pedaços, vai gastar 50 pratas. Esses carros sem intercooler, a linha de pressurização, que fica em cima do motor, esquenta demais!!!! de não conseguir ficar com a mão, se ainda aumentar a area do tubo, vai prejudicar ainda mais a dissipação de calor. Outro detalhe é se for mandar fazer, bonitinho, com dobradeira em casa de cano, etc...eles vão cobrar no minimo 70 pratas, foi o que paguei em um pedaço de 20 cm, com uma curva de 45 graus, tempos atras. Eles cobram, para vc desistir mesmo. Pague 50 e seja feliz!!! :cool:
Abs
gabriel theodoro de souza
05/03/2013, 22:34
Caros Hugo.morais,jorge.duarte,herick,sandro, ezhan, já esqueci a contrariedade. Agora a noitinha peguei a japinha
turbinada. Vocês tem razão, fica outro carro, mais esperta mesmo. Não pude pegar estrada ainda, mas pude sentir a disposição dela. Fui na dica do hugo, escape direto de 2.1/2". Com os vidros fechados, no ar condicionado, o ruído é mais agradável que antes. Com os vidros abertos, parece que estamos sendo ultrapassados
por um caminhão. Aos que vão turbinar, aproveitem todas as dicas dos foristas que já o fizeram, será só alegria.Um abraço turbinado a todos que nos ajudaram.gabriel, ah, hugo, estou em bauru,sp
Eduardo Schaefer
05/03/2013, 22:36
Shuther, é isso mesmo que o Hugo falou, é aquela metalica e a de retorno que vem uma de borracha (vagabunda) troquei por uma com malha de aço (não tinha tanta necessidade, mas....), saiu menos de 10 pilas, vale a pena pela segurança
Abraço
shuther4x4
06/03/2013, 00:11
Shuther,
Este éo encaixe da mangueira de retorno, a mangueira que deu problema para o Eduardo é a de lubrificação que é um metálica com porca dos dois lados...
Abraços,
Hugo
Valeu Hugo e Eduardo.
Obrigado.
Att
fábio
mesd_lamaRS
06/03/2013, 00:39
[QUOTE=jorge.duarte;1880794]Marcos,
Usei esse kit, por 1 ano. Não sei se foi sorte, mas não tive nenhum problema, relatado. O que acontece, é que esses tipos de mangueiras, não suportam óleo, se você fizer a instalação, como manda o figurino, e se o respiro do motor estiver "soprando" muito...o vapor de óleo, vai.... por isso que muitos jogam o respiro para a atmosfera. ...A mangueiras de silicone, te indico uma loja aqui no Rio, onde tem vários tamanhos e diâmetros, muitas vezes vais comprar uma peça e consegues fazer 2 no kit. ...
Novamente obrigado pelas dicas Jorge, esta semana encomendo o kit. Acho que a minha não esta soprando óleo e mesmo se estiver acho que não é legal liberar isto fora do sistema...
Vou tentar montar eu mesmo, será que consigo fazer em casa? E depois para ajeitar o escapamento, me falaram que seria interessante levar o carro na oficina que dobra ele, isto confere?
Vou colocar as mangueiras que vem no kit e vou observando a necessidade de trocar por silicone.
Um abraço
hugo.morais
06/03/2013, 07:31
Marcos,
Eu mesmo montei a minha em casa. É bem simples, você vai precisar somente de ferramentas básicas, chaves de catraca e boca de 11 a 19. Na minha o que deu trabalho foi soltar o escape, mas eu acabei cortando ele perto da caixa e marchas e arranquei tudo fora.
Armei a turbina no coletor na bancada, com trava rosca nas porcas e veda escape no conexão da turbina com o coletor e da saída do escape na caixa quente da turbina. As conexões de óleo coloquei veda-rosca (aquela branca de cano de água). É trabalho para 1 dia, no máximo 2. Depois você leva seu carro em um casa de escapamento e faz um escape novo de 2 1/2 ou somente a conexão da saída da turbina no escape original.
O manual que foi disponibilizado aqui é um bom guia, ainda mais que o motor do guia é o mesmo do seu carro...
Com relação a mangueira, vai estourar a de pressurização do turbo, só não sei te dizer quanto tempo, senão tivesse viajado a minha provavelmente não teria estourado ainda, pois foram quase 3 dias com mais de 10 horas rodando direto com 0.7-0.8 de pressão. Mas se estourar não tem problema, ela volta a ser aspirada e você não fica na rua.
Abraços,
Hugo
jorge.duarte
06/03/2013, 09:43
[QUOTE=jorge.duarte;1880794]Marcos,
Usei esse kit, por 1 ano. Não sei se foi sorte, mas não tive nenhum problema, relatado. O que acontece, é que esses tipos de mangueiras, não suportam óleo, se você fizer a instalação, como manda o figurino, e se o respiro do motor estiver "soprando" muito...o vapor de óleo, vai.... por isso que muitos jogam o respiro para a atmosfera. ...A mangueiras de silicone, te indico uma loja aqui no Rio, onde tem vários tamanhos e diâmetros, muitas vezes vais comprar uma peça e consegues fazer 2 no kit. ...
Novamente obrigado pelas dicas Jorge, esta semana encomendo o kit. Acho que a minha não esta soprando óleo e mesmo se estiver acho que não é legal liberar isto fora do sistema...
Vou tentar montar eu mesmo, será que consigo fazer em casa? E depois para ajeitar o escapamento, me falaram que seria interessante levar o carro na oficina que dobra ele, isto confere?
Vou colocar as mangueiras que vem no kit e vou observando a necessidade de trocar por silicone.
Um abraço
Marcos,
Vais montar aonde? de repente te dou uma ajuda!
Abs
mesd_lamaRS
06/03/2013, 09:55
Olá Hugo, novamente li o guia para montagem do turbo e parece fácil mesmo. Agora vou imprimir ele e anotar as novas dúvidas, postando elas aqui no fórum. Minha expectativa é já estar turbinado para viajar para Ouro Preto na pascoa. E para não passar em branco esta postagem ai vai mais uma dúvida, Depois de tudo instalado eu posso sair com o carro sem escapamento para levar ele até a oficina que fará o escapamento novo?
Um abraço.
mesd_lamaRS
06/03/2013, 09:58
[QUOTE=mesd_lamaRS;1880982]
Marcos,
Vais montar aonde? de repente te dou uma ajuda!
Abs
Olá Jorge, pretendo fazer isto em Niterói mesmo, na garagem de meu prédio mesmo, pois é o espaço que tenho. E seria excelente ter tua experiência na hora de fazer isto.
Hoje mesmo vou fazer a compra do kit, então é só esperar ele chegar de São Paulo e já inicio o planejamento de forma mais prática.
hugo.morais
06/03/2013, 10:02
Olá Hugo, novamente li o guia para montagem do turbo e parece fácil mesmo. Agora vou imprimir ele e anotar as novas dúvidas, postando elas aqui no fórum. Minha expectativa é já estar turbinado para viajar para Ouro Preto na pascoa. E para não passar em branco esta postagem ai vai mais uma dúvida, Depois de tudo instalado eu posso sair com o carro sem escapamento para levar ele até a oficina que fará o escapamento novo?
Um abraço.
Marcos,
Pode sim andar com o carro, vai ficar bem barulhento, mas você roda tranquilamente. No meu caso a casa de escapamento é perto, cerca de 3km...
Abraços,
Hugo
Caros Hugo.morais,jorge.duarte,herick,sandro, ezhan, já esqueci a contrariedade. Agora a noitinha peguei a japinha
turbinada. Vocês tem razão, fica outro carro, mais esperta mesmo. Não pude pegar estrada ainda, mas pude sentir a disposição dela. Fui na dica do hugo, escape direto de 2.1/2". Com os vidros fechados, no ar condicionado, o ruído é mais agradável que antes. Com os vidros abertos, parece que estamos sendo ultrapassados
por um caminhão. Aos que vão turbinar, aproveitem todas as dicas dos foristas que já o fizeram, será só alegria.Um abraço turbinado a todos que nos ajudaram.gabriel, ah, hugo, estou em bauru,sp
Parabéns! A família dos turbinados tá crescendo, hehehehe
mesd_lamaRS
06/03/2013, 12:28
Marcos,
Pode sim andar com o carro, vai ficar bem barulhento, mas você roda tranquilamente. No meu caso a casa de escapamento é perto, cerca de 3km...
Abraços,
Hugo
Hugo, achei uma casa de escapamento que faz o serviço, mas está a 14km... Tu aumentou o diâmetro do escapamento ou manteve o original?
Estou comprando esta turbina (indicação da SPA):
SPA Turbo - Turbo SPA200-08 para Sprinter (BBSPA200-08) - R$ 890,00 (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,3914/category_id,418/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1)
Um abraço.
hugo.morais
06/03/2013, 12:41
Marcos,
Eu aumentei o escapamento para 2.5 polegadas por recomendação de um colega que é especialista em turbina, ele me falou que poderia danificar a turbina ao rodar muito tempo com o pé em baixo, pois o escapamento iria restringir a saída dos gases.... O escapamento foi feito em 1 dia e me custou R$ 900,00 e 3x sem silencioso, coloquei direto.
Bem, 14km é uma boa distância, mas não faz mal nenhum rodar se escape, imagina se tivesse quebrado seu escape no coletor? Só vai ficar barulhenta...
A turbina que uso é uma garret a mesma da sprinter e da master power, que é uma T2 48x35, que é igual a esta da SPA. o Dr. Guilherme comprou uma dessas só que ele foi premiado com a versão mais nova que tem refrigeração a água também...
Abraços,
Hugo
TCHEIGOR
06/03/2013, 16:27
Marcos,
Eu aumentei o escapamento para 2.5 polegadas por recomendação de um colega que é especialista em turbina, ele me falou que poderia danificar a turbina ao rodar muito tempo com o pé em baixo, pois o escapamento iria restringir a saída dos gases.... O escapamento foi feito em 1 dia e me custou R$ 900,00 e 3x sem silencioso, coloquei direto.
Bem, 14km é uma boa distância, mas não faz mal nenhum rodar se escape, imagina se tivesse quebrado seu escape no coletor? Só vai ficar barulhenta...
A turbina que uso é uma garret a mesma da sprinter e da master power, que é uma T2 48x35, que é igual a esta da SPA. o Dr. Guilherme comprou uma dessas só que ele foi premiado com a versão mais nova que tem refrigeração a água também...
Abraços,
Hugo
fiquei com a curiosidade de saber como é o escape das que á vinham trbinadas da CCS, alguém conhece um felizardo desses?
jorge.duarte
06/03/2013, 18:05
Hugo, achei uma casa de escapamento que faz o serviço, mas está a 14km... Tu aumentou o diâmetro do escapamento ou manteve o original?
SPA Turbo - Turbo SPA200-08 para Sprinter (BBSPA200-08) - R$ 890,00 (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,3914/category_id,418/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1)
Um abraço.
Marcos,
A descarga da sua, que era igual a minha, 2 1/4", aumentar para 2 1/2", não vai fazer diferença. Se for investir, passe para 3". Na época cotei na NOSCAN, ficou em R$ 1000,00. Sugiro primeiro, turbinar e andar com o carro, se depois achar que vale a pena investir, manda bala!
mesd_lamaRS
06/03/2013, 18:58
Marcos,
A descarga da sua, que era igual a minha, 2 1/4", aumentar para 2 1/2", não vai fazer diferença. Se for investir, passe para 3". Na época cotei na NOSCAN, ficou em R$ 1000,00. Sugiro primeiro, turbinar e andar com o carro, se depois achar que vale a pena investir, manda bala!
Pois é Jorge, vou fazer isto mesmo, pois além do turbo tive outras despesas e vou esperar aliviar para investir este milão...
Em São Gonçalo tem uma oficina que faz escapes também, eles dobram e tal, mandei o link do kit para eles avaliarem se da para usar a mesma descarga apenas ajustando as curvas, estou aguardando a resposta.
HJ peguei a grana do kit, amanhã vou depositar para SPA e depois é só esperar ansiosamente pelos correios...
Tu acha que da para fazermos aqui em meu prédio, sem muita bagunça de óleo etc?
Um abraço
sandro_ventania
07/03/2013, 17:00
Marcos,
Abraços,
Hugo
Será que todas as que estão vindo agora tambem são com refrigeração a água??
sandro_ventania
07/03/2013, 17:18
Sandro,
Veja na foto da minha EX-Hilux,
398831
estamos falando de 2 pedaços, vai gastar 50 pratas. Esses carros sem intercooler, a linha de pressurização, que fica em cima do motor, esquenta demais!!!! de não conseguir ficar com a mão, se ainda aumentar a area do tubo, vai prejudicar ainda mais a dissipação de calor. Outro detalhe é se for mandar fazer, bonitinho, com dobradeira em casa de cano, etc...eles vão cobrar no minimo 70 pratas, foi o que paguei em um pedaço de 20 cm, com uma curva de 45 graus, tempos atras. Eles cobram, para vc desistir mesmo. Pague 50 e seja feliz!!! :cool:
Abs
Valeu Jorge, Dizem que a linha de pressurização chega a 80ºC!! Por isso estou tentando bolar aqui um intercooler pra tentar diminuir essa temperatura...acho um assalto o valor dos intercoolers vendidos por aí!
Ahh...e gastar 50,00 está até bom...o negócio é evitar dor de cabeça na estrada!
Se o sistema de refrigeração estiver ok, te garanto que a temperatura nunca vai subir, mesmo exigindo bem da VTR, pelo menos comigo foi assim, se quiser ter um gasto $$$$ a mais põe o intercooler pra ter uma vida útil maior do conjunto turbina-motor, ok!
jorge.duarte
08/03/2013, 08:37
Valeu Jorge, Dizem que a linha de pressurização chega a 80ºC!! Por isso estou tentando bolar aqui um intercooler pra tentar diminuir essa temperatura...acho um assalto o valor dos intercoolers vendidos por aí!
Ahh...e gastar 50,00 está até bom...o negócio é evitar dor de cabeça na estrada!
Veja no EBAY. Na época, ia comprar o meu por lá...acho que fica na faixa de 80~100 dolares, só o radiador. Vou procurar os links e te envio
Abs
jorge.duarte
08/03/2013, 08:38
Pois é Jorge, vou fazer isto mesmo, pois além do turbo tive outras despesas e vou esperar aliviar para investir este milão...
Em São Gonçalo tem uma oficina que faz escapes também, eles dobram e tal, mandei o link do kit para eles avaliarem se da para usar a mesma descarga apenas ajustando as curvas, estou aguardando a resposta.
HJ peguei a grana do kit, amanhã vou depositar para SPA e depois é só esperar ansiosamente pelos correios...
Tu acha que da para fazermos aqui em meu prédio, sem muita bagunça de óleo etc?
Um abraço
Acho que na garagem, não é um bom lugar, pois sempre suja o chão. Tem muitos condominios, que não permitem , mecanica em garagem!
Abs
mesd_lamaRS
08/03/2013, 09:30
Acho que na garagem, não é um bom lugar, pois sempre suja o chão. Tem muitos condominios, que não permitem , mecanica em garagem!
Abs
Está encomendado e pago, agora é só esperar chegar...
Vou dar uma olhada no regulamento do prédio, por enquanto não me chamaram atenção, pois as vezes eu faço pequenos reparos lá. Estes dias eu engraxei a viatura, tinha que ver o malabarismo para não sujar o chão de graxa...
Se não fosse a ajuda de minha filha de 4 anos não tinha conseguido, kkkk. Tinha que ver a cara da patroa quando a pequena chegou no APTO toda preta... Mas não ficou uma gota de graxa no chão da vaga, estava toda em mim e na minha filha...
Minha intenção era forrar a vaga e áreas adjacentes com uma lona e jornal, mas vou procurar outro local enquanto o kit não chega... Se não conseguir vai lá mesmo, minha vaga tem espaço suficiente para trabalhar.
Vamos trocando idéias.
Abraço
Pelo que andei lendo e vendo a temperatura so ar na saída da turbina é bem mais que 80°C, chega a 200.
sandro_ventania
08/03/2013, 19:32
Pra mim chega a ser inconcebivel alimentar um motor com ar a essa temperatura...200º!!!
Por isso que estoura mangueira! Vou dar um jeito, nem que seja o meu jeito...he he he!
hugo.morais
08/03/2013, 19:49
Sandro,
Também estou pensando em como resolver este problema. Estou avaliando a possibilidade de instalar um intercooler na frente, embutido no parachoque, mas está difícil de achar um que tenha o volume certo e caiba no espaço minúsculo que existe ali...
A questão é que instalar um intercooler em cima do motor, além de ser menos eficiente tem que cortar o capo e ainda arrumar um local que permita o acesso a tampa do óleo...
Se você descobrir algum BBB e que sirva avisa, farei o mesmo...
Abraços,
Hugo
jorge.duarte
08/03/2013, 20:18
Pra mim chega a ser inconcebivel alimentar um motor com ar a essa temperatura...200º!!!
Por isso que estoura mangueira! Vou dar um jeito, nem que seja o meu jeito...he he he!
Sandro,
Pesquisou no EBAY? Tem vários modelos, por lá. As mangueiras, compra aqui!
Abs
Albieri,R.J.
08/03/2013, 20:20
All,
uma pergunta. Em um motor 2.8 hilux (nao é a ex-sua Herick, hehe) uma turbina garret, mais coletor e instalação por 3k (aqui no Rio, em são cristovao) ta caro, médio, bom??? Pressão de 0,6. Precisa de mais alguma coisa?
()s
hugo.morais
08/03/2013, 20:29
Albieri,
Tá incluso o escapamento em 2.5" ou somente a conexão do escape original com a turbina?
Vamos fazer as contas:
Kit SPA sem turbina - R$ 900,00 (coletor, niples, mangueiras de lubrificação, conexão de escape, mangueiras de ar, etc...)
Turbina Garrett 0km - R$ 1600,00 (pode encontrar mais cara ou mais barata coloquei um preço médio)
Escape 2.5" - R$ 900,00
O que faltar para fechar a conta é a M.O. kkkkkkk
Abraços,
Hugo
Eduardo Schaefer
08/03/2013, 20:33
Rafael, estamos a mais de 2 mil km, mas foi esse o valor que gastei na minha aqui no RS (kit, M.O e cano de 2,5 pol), não mexi na minha turbina (Garret ), não sei se o relogio marca a mais, mas ela chega tranquilo até 0.8 ou 0.9 e não sei se é preciso baixar a pressão que ela vem de fabrica
Abs
jorge.duarte
08/03/2013, 20:44
All,
uma pergunta. Em um motor 2.8 hilux (nao é a ex-sua Herick, hehe) uma turbina garret, mais coletor e instalação por 3k (aqui no Rio, em são cristovao) ta caro, médio, bom??? Pressão de 0,6. Precisa de mais alguma coisa?
()s
Albieri,
O kit completo da SPA, custava R$ 1.900,00. Se for comprar separado é mais caro. Pressão podes chegar a 0,8. Eu não compraria um kit usado, muito menos por esse valor, pois corre o risco da turbina tá fú... e vc se fú...
abs
DieselPower
08/03/2013, 21:31
Existem vários IC originais que atenderiam a demanda do 3L Turbinado, basta ficar de olho nos ferro-velhos ou procurar a fabricante da maioria deles (Visconde ou Valeo). Como exemplos, poderá utilizar:
S-10 2.8, Ranger 2.5, 2.8 ou 3.0, Frontier/Xterra 2.8, 2.5, L200 2.5, 3.2, Pajeros, Hilux D4-D e etc, Mercedes Sprinter, FIAT Ducato, Renault Master e etc...
Albieri,R.J.
09/03/2013, 09:02
All,
nos 3k ja viria a instalaçao toda. So nao mexeria na descarga. Segundo o meca instalador, o escapamento original ja é suficiente (nao sei a medida, nao estou com o carro... sao planos futuros). E a turbina é 0km. Bom, entao pelo que falaram, os 3k estao na faixa do preço, certo?
Falei da pressao 0.6 porque como ja vi varias sw4 japa com motor feito (teoricamente por causa da turbina), nao queria forçar mais que isso.
Eduardo, a sua é japa? pela foto parece. Se for, tens informaçoes e impressoes a serem compartilhadas? vale a pena ficar com uma? Estou com a hilux 98 do herick e gosto do carro (alem de estar muito bem cuidado). nao ligo de andar a 90, 100, no max 110km/h. E a turbina que ela esta deixa o carro agil o suficiente para ultrapassagens e subidas. entao estava pensando em investir tambem numa sw4 93-95, turbinar para tambem deixa-la agil, e viver feliz com dois carros velinhos que nao pagam tantos impostos e nao precisam de seguro.
Abraçao e obrigado
Rafael
Eduardo Schaefer
09/03/2013, 11:47
Rafael, a minha é uma SW 94/95 japa e sempre falo que foi a melhor compra que podia ter feito.Agora turbinada eu ultrapasso com muito mais segurança, não sou de correr mesmo (ando nessa media 100, 105), então esta perfeita para meu uso no dia a dia, trilhas e viagens com toda a tranquilidade que uma Toy nos dá.
Turbinei a minha com 354 m/km e agora esta com 370 m/km e tem muito caminho pela frente.
Temos na turma daqui, 5 japas nas trilhas e muitos não acreditavam do que elas são capazes, hoje respeitam bastante.
Resumindo, deves ter notado que virei fã dessas naves, faz tudo que um Jipe faz com tudo que um carro de luxo pode oferecer
Abraço
Rafael andando a 100 / 110 sei :odedo: nem de Band hahahahaha
Albieri,R.J.
09/03/2013, 15:39
Rafael andando a 100 / 110 sei :odedo: nem de Band hahahahaha
So meto o pé com o carro dos outros (seu!). uhauhauhuahhahau
Ai Fafito, boa! Porque ao inves de se meter em band ou carros exorbitantes nao parte pra uma japinha?! Turbina, coloca kit iron man, pneus 33x10.5 e vive feliz pra sempre... Uma boa pedida. acho que vou fazer isso tambem.
()s a todos e obrigado (menos a voce Fabiano! chato bobo feio)
hehe
Rafael
sandro_ventania
09/03/2013, 16:25
Sandro,
Pesquisou no EBAY? Tem vários modelos, por lá. As mangueiras, compra aqui!
Abs
Olá Jorge,
Ainda não pesquisei...estou evitando compras de fora, estou desapontado com nossos correios e nossa alfandega...aquilo lá virou caixa de pandora.
Mas se não houver jeito...quem sabe...obrigado pela dica!
Opa, chegaram meus termômetros e instalei hoje. (Sandro, o meu do ebay chegou quarta agora, não consegui responder a MP) Agora são 3 com o original. Coloquei mais um racetronix, temperatura da água e aquele de aquário, do ebay, no cabeçote. Ficaram funcionando legal. Os dois acionam a mesma sirene que veio junto com o recetronix. O recetronix veio com um rele, e o de aquário já tem rele interno. Coloquei o display dos mesmos entre o porta treco inferior do console central e a alavanca de marchas. Fixei eles em um EVA grosso, aqueles de 4 cm, provisoriamente, mas acho que vai ficar assim mesmo!!! Ficou bom!!!
O sensor do da água coloquei no cebolão, ao lado do sensor original. Fica 100%, parece original tb!!!
O outro fixei em uma peça de alumínio que eu fiz e parafusei no cabeçote, num furo que era do coletor de escape original que estava vago. Agora preciso testar se ali não vai acusar muito alta a temperatura por influência da turbina e coletor de escape que ficam próximos. Eu instalei e só testei ligado em casa por uns 10 minutos. O termômetro do cabeçote marcou um pouco a mais que o da água. Teve um momento que o da água ficou em 88°C e o do cabeçote em 92°C. Amanhã vou para Eldorado com ela e ver o que marca na estrada. Nestas temperaturas o marcador original ficou no meio, como sempre. Vou calibrando e quando chegar a um veredito da temperatura de alarme, dai eu posto aqui. Alguém já tem esta temperatura?
Pergunta: quem instalou este termômetro de cabeçote, colocou o sensor aonde?
Agora as fotinhos!!!
A pecinha que fixa o sensor do termômetro de aquario
399559399560
O sensor já afixado no cabeçote (observem que fica próximo ao coletor de escape, da turbina e do intercooler)
399561
Sensor do termômetro da água. É o azul, o cinza é o original.
399562
A instalação interior. EVA preto encaixado entre o porta treco e as alavancas de câmbio. Não atrapalha a alavanca.
399563399564
Visão do motorista
399558
shuther4x4
11/03/2013, 00:49
Um abraço.
Atenção, se está comprando o kit também, peça para manderem a saida de oleo da turbina certa, pois no kit está a foto que veio pra mim, mas na turbina não tem a rosca para fixar ela. Me falaram que agora é um espigão e era para mim enviar para eles e eles me enviam o correto, pois não tinham mudado ainda no kit. Ainda não enviei. Veja isto. A turbina é spa, mas achei pequena e veio com etiqueta da bpspa12 (gol 1.0). Perguntei para eles mas me falaram que estava errada a etiqueta. Converse bem, no restante parece ser um bom kit, mas vou descobrir mesmo após montar e testar.
Mas confesso que já deu um gelo na barriga.
Att
Fábio
shuther4x4
11/03/2013, 00:59
Marcos,
Abraços,
Hugo
Terei esse problema aqui também quando for montar, já estava pensando em conseguir um pedaço de cano só para jogar para baixo até chegar na casa de escapamento. Deixar direto nao vai derreter o que estiver perto não? É essa minha duvida, pois não sei como fica a saida ainda sem o escape.
Att
Fábio venning
shuther4x4
11/03/2013, 01:11
.................................
O sensor do da água coloquei no cebolão, ao lado do sensor original. Fica 100%, parece original tb!!!
399562
..................
Você teve de tirar desmontar para furar e fazer a rosca ou não???
Att
Fábio
hugo.morais
11/03/2013, 08:39
Ezanh,
Coloquei o sensor do lado da admissão. Tem 3 roscas no cabeçote onde ele encontra o coletor de admissão, veja qual é a melhor para vc, eu coloquei no 3º cilindro...
Abraços,
Hugo
mesd_lamaRS
11/03/2013, 09:00
Atenção, se está comprando o kit também, peça para manderem a saida de oleo da turbina certa, pois no kit está a foto que veio pra mim, mas na turbina não tem a rosca para fixar ela. Me falaram que agora é um espigão e era para mim enviar para eles e eles me enviam o correto, pois não tinham mudado ainda no kit. Ainda não enviei. Veja isto. A turbina é spa, mas achei pequena e veio com etiqueta da bpspa12 (gol 1.0). Perguntei para eles mas me falaram que estava errada a etiqueta. Converse bem, no restante parece ser um bom kit, mas vou descobrir mesmo após montar e testar.
Mas confesso que já deu um gelo na barriga.
Att
Fábio
Sim Fábio estou comprando este kit:
SPA Turbo - -Kit Turbo Toyota Hilux 3.0 (KTTY0130T2) - R$ 979.00 (http://www.spaturbo.com.br/loja//component/page,shop.product_details/flypage,shop.flypage/product_id,2189/category_id,11/manufacturer_id,0/option,com_virtuemart/Itemid,1/)
Já vou entrar em contato com eles para ver isto.
Valeu a dica.
Marcos Duarte
Você teve de tirar desmontar para furar e fazer a rosca ou não???
Att
Fábio
Fábio, esta parte foi a única que não fui eu que fiz, levei no mecânico. Eu achei que ia ter que desmontar, e como acabei e mexer no cabeçote não quis por a mão, levei no mesmo mecânico. Ele furou e fez a rosca sem desmontar. Disse ele que tomou bastante cuidado para não deixar ir sujeira de metal para dentro. Ele tirou a tampa do radiador e ia furando e deixando sair água para arrastar a sujeira para fora.
Opa, chegaram meus termômetros e instalei hoje.
O sensor já afixado no cabeçote (observem que fica próximo ao coletor de escape, da turbina e do intercooler)
399561
Amigos, neste lugar não ficou bom não. Peguei a estrada, a 105km/h e a pressão entre 0,8 e 1 kg chegou em 110°C em 5 minutos e parou de medir pois é o final da escala. Teria que ser um outro termômetro que chegasse em temperaturas mais altas.
hugo.morais
11/03/2013, 09:43
Ezanh,
Eu instalei o meu do lado da admissão, tem algumas roscas no cabeçote próximo ao coletor de admissão, caso vc não ache-as me avise que eu bato uma foto...
Ah,esqueci que vc tem o intercooler e de repente não tem acesso a estas roscas...
Abraços,
Hugo
Ezanh,
Coloquei o sensor do lado da admissão. Tem 3 roscas no cabeçote onde ele encontra o coletor de admissão, veja qual é a melhor para vc, eu coloquei no 3º cilindro...
Abraços,
Hugo
Hugo, vou procurar estas roscas que vc falou. A princípio eu já havia procurado e não vi nenhuma rosca vaga do lado da admissão. Estas 3 roscas que vc fala estavam sem nada ou já tem um parafuso segurando algo? Ficam acima ou abaixo da admissão? Sera que dá para colocar uma foto. E outra coisa, que temperatura máxima chegou neste local que vc instalou?
Valeu !!!
hugo.morais
11/03/2013, 09:48
Ezanh,
Elas ficam em cima, próxima das velas pre-aquecedoras. Tem uma no quarto cilindro que é menor (próxima a parede corta fogo) e tem mais duas no 3º e 2º cilindro que são mais grossas. Se vc olhar por cima do motor vai ver fácil, ela fica quase que no coletor de admissão...
Como não tenho intercooler este local esquenta bem por conta da turbina, chegou a marcar 97º, depois de pisar bem em uma subida...
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
11/03/2013, 15:20
Opa, chegaram meus termômetros e instalei hoje. (Sandro, o meu do ebay chegou quarta agora, não consegui responder a MP) Agora são 3 com o original. Coloquei mais um racetronix, temperatura da água e aquele de aquário, do ebay, no cabeçote. Ficaram funcionando legal. Os dois acionam a mesma sirene que veio junto com o recetronix. O recetronix veio com um rele, e o de aquário já tem rele interno. Coloquei o display dos mesmos entre o porta treco inferior do console central e a alavanca de marchas. Fixei eles em um EVA grosso, aqueles de 4 cm, provisoriamente, mas acho que vai ficar assim mesmo!!! Ficou bom!!!
O outro fixei em uma peça de alumínio que eu fiz e parafusei no cabeçote, num furo que era do coletor de escape original que estava vago. Agora preciso testar se ali não vai acusar muito alta a temperatura por influência da turbina e coletor de escape que ficam próximos. Eu instalei e só testei ligado em casa por uns 10 minutos. O termômetro do cabeçote marcou um pouco a mais que o da água. Teve um momento que o da água ficou em 88°C e o do cabeçote em 92°C. Amanhã vou para Eldorado com ela e ver o que marca na estrada. Nestas temperaturas o marcador original ficou no meio, como sempre. Vou calibrando e quando chegar a um veredito da temperatura de alarme, dai eu posto aqui. Alguém já tem esta temperatura?
Agora as fotinhos!!!
A pecinha que fixa o sensor do termômetro de aquario
399559399560
399561
399562
A instalação interior. EVA preto encaixado entre o porta treco e as alavancas de câmbio. Não atrapalha a alavanca.
399563399564
Visão do motorista
399558
Ezahn, muito legal a peça que voce criou para prender o sensor!
Por aqui nem sinal do meu e não tem nem como saber se caiu em algum buraco negro...
Acho que um bom local é proximo a algum ponto que passe o óleo do motor, o oleo circula pelo motor todo, então é um bom indicador, acho que qualquer variação ele logo acusaria.
Amigos, neste lugar não ficou bom não. Peguei a estrada, a 105km/h e a pressão entre 0,8 e 1 kg chegou em 110°C em 5 minutos e parou de medir pois é o final da escala. Teria que ser um outro termômetro que chegasse em temperaturas mais altas.
Nova tentativa. Mudei o local para o lado da admissão. Só que só achei uma rosca sem nada, e fica meio ressaltada para fora. Acho que não é o ideal, o ideal é se conseguisse encostar a peça no corpo do cabeçote como consegui do lado do escape. Mas enfim, amanha ando e vejo como ficou.
Hugo, será que é esta rosca que vc falou? Será que meu cabeçote é diferente? ou tem mais coisas preso nele que no da sua viatura?
Seguem fotos.
399952399954
hugo.morais
12/03/2013, 09:22
Ezanh,
Bati as fotos...
400076400077
Na primeira foto está o local que instalei o sensor, que é no coletor de admissão próximo ao cabeçote e no segundo lugar foi onde tentei instalar, que é uma rosca no cabeçote lá no 4º cilindro próximo a parede corta fogo, só que o acesso é ruim e o parafuso quebrou dentro...
Neste local que instalei a rosca é mais grossa que o último...
Espero que você tenha tido uma noção agora...
Abraços,
Hugo
hugo.morais
12/03/2013, 09:24
Ah, esqueci de mencionar quer o local que você instalou é onde eu queria instalar inicialmente mas não consegui pq o parafuso quebrou dentro...
Abraços,
Hugo
Ezanh,
Bati as fotos...
400076400077
Na primeira foto está o local que instalei o sensor, que é no coletor de admissão próximo ao cabeçote e no segundo lugar foi onde tentei instalar, que é uma rosca no cabeçote lá no 4º cilindro próximo a parede corta fogo, só que o acesso é ruim e o parafuso quebrou dentro...
Neste local que instalei a rosca é mais grossa que o último...
Espero que você tenha tido uma noção agora...
Abraços,
Hugo
Agora compreendi. Na realidade vc instalou no coletor e não no cabeçote. Eu instalei nesta tosca próximo à chapa corta fogo, esta é no cabeçote. Mas andando hoje na cidade achei que o tempo de reação do termômetro fica muito lento. Em ambos os lugares circula ar da admissão por dentro, acho que o ideal seria um local com circulação de óleo. Vou experimentar colocar na tampa de válvulas. depois posto o resultado.
hugo.morais
12/03/2013, 09:59
Ezanh,
Coloquei na tampa de válvulas e era mais lento ainda... Rodei 5.000km com o sensor onde está na foto e ele demora para subir, mas se vc pisar fundo ele sobe... No meu caso que não tenho intercooler dará para comparar com o seu que tem...
Na estrada em linha reta com 0.6 - 0.8 de pressão da turbina a temperatura chega perto dos 90 graus... E se aperta mais e segurar em 0.8, 3.100 RPM e 110Km/h vai para 95º... A sua que tem intercooler dúvido que chegue nesta temperatura...
Para ilustrar o que falo, na viagem estourou a mangueira de pressão do turbo, antes de estourar o relógio marcava 92º, ao estourar e o carro voltar a ser aspirado, a temperatura baixou para 72º, na mesma velocidade e RPM...
Abraços,
Hugo
Ezanh,
Coloquei na tampa de válvulas e era mais lento ainda... Rodei 5.000km com o sensor onde está na foto e ele demora para subir, mas se vc pisar fundo ele sobe... No meu caso que não tenho intercooler dará para comparar com o seu que tem...
Na estrada em linha reta com 0.6 - 0.8 de pressão da turbina a temperatura chega perto dos 90 graus... E se aperta mais e segurar em 0.8, 3.100 RPM e 110Km/h vai para 95º... A sua que tem intercooler dúvido que chegue nesta temperatura...
Para ilustrar o que falo, na viagem estourou a mangueira de pressão do turbo, antes de estourar o relógio marcava 92º, ao estourar e o carro voltar a ser aspirado, a temperatura baixou para 72º, na mesma velocidade e RPM...
Abraços,
Hugo
Hugo, não peguei estrada com o sensor ali ainda, mas na cidade ele abaixa a temperatura quando ando. Se paro e desligo o carro a temperatura sobe e chega próxima da da água, 88 °C, mas quando ligo e começo a andar cai uns 10 °C. O ar que vem do intercooler esfria este local, no seu caso o ar esquenta. É por isto que acho que não seja uma medida válida como alerta, seria melhor um local sem tanta influência do ar que entra.
Nestes meus testes ainda vou colocar o sensor na saída e entrada do intercooler para ver o que dá!!!
Abraços
Uma questão: com o ar ligado na cidade, para e anda a temperatura da água chegou a 100°C, neste momento o termômetro original ainda estava no meio, mas com uma leve alteração para o quente, ainda em cima do emblema da temperatura só que já indo para o quente. Isto é normal? Neste momento eu cheguei no banco e desliguei o carro, mas fiquei cabreiro. Qual a temperatura limite para a água? Será que meu carro tem algum problema de arrefecimento? Como testar o viscoso? A ventoinha tem duas velocidades? Ou será que tenho que trocar o radiador?
sandro_ventania
13/03/2013, 15:13
Ezahn o meu chegou hoje...então vou me juntar nos testes!
Pra começar, queria dizer que esse termometro tem relê que DESARMA quando chega na temperatura escolhida e ARMA quando a temperatura desce...ele é feito para não deixar a temperatura do aquario esfriar muito acionando um aquecedor...ao contrario da nossa necessidade que é armar o relê quando a temperatura chega a escolhida acionando um buzzer.
Ezahn...como voce resolveu isso? A única opção que encontrei é desoldando e soldando algumas coisas por dentro.
Ezahn o meu chegou hoje...então vou me juntar nos testes! Pra começar, queria dizer que esse termometro tem relê que DESARMA quando chega na temperatura escolhida e ARMA quando a temperatura desce...ele é feito para não deixar a temperatura do aquario esfriar muito acionando um aquecedor...ao contrario da nossa necessidade que é armar o relê quando a temperatura chega a escolhida acionando um buzzer. Ezahn...como voce resolveu isso? A única opção que encontrei é desoldando e soldando algumas coisas por dentro.Sandro, tem como programar para alterar isto. Alias tem como programar várias outras coisas. Eu vi neste link (http://www.willhi.com/Documents/WH7016Cdatasheet.pdf) e traduzi com o google. Vou tentar te passar o traduzido.
jorge.duarte
13/03/2013, 22:58
Ezahn o meu chegou hoje...então vou me juntar nos testes!
Pra começar, queria dizer que esse termometro tem relê que DESARMA quando chega na temperatura escolhida e ARMA quando a temperatura desce...ele é feito para não deixar a temperatura do aquario esfriar muito acionando um aquecedor...ao contrario da nossa necessidade que é armar o relê quando a temperatura chega a escolhida acionando um buzzer.
Ezahn...como voce resolveu isso? A única opção que encontrei é desoldando e soldando algumas coisas por dentro.
Sandro isso é fácil de resolver é só colocar 1 rele de 2 posições, como exemplo
Rel T73 12V 1 Plo 2 Posies 5 Terminais 125V 10A - www.soldafria.com.br (http://www.soldafria.com.br/rele-t73-12v-1-polo-2-posicoes-5-terminais-125v-10a-p-1139.html)
Ou seja, existe o "C" - polo comum, "NC" - normalmente fechado, "NO" - normalmente aberto. Quando ele estiver energizado que é o caso que relatou, ele fecha o "C" com o "NO", quando desenergizado ele "C" com "NC", sendo este ultimo que irá utilizar.
Abs
Sandro, vejamos se agora vai o manual do controlador traduzido. Mas é bem fácil programar ele. Ele vem de fábrica na função H que é para esquentar, tem que alterar para função C, que é para resfriar. O intervalo de programação já vem legal, intervalo total de -50 a 110, e a tolerância eu deixei no minimo que é 1. É só ligar e não precisa de rele pois ele já tem um rele interno que aguenta com sobra uma sirene e um led, se for o caso.
400457
sandro_ventania
15/03/2013, 14:31
Ezahn,
Obrigado...deu para configurar legal agora! Um excelente equipamento por um preço muito bom! Acho até que vou comprar outro para usar em outras aplicações!
Agora vamos a cata do melhor local para prender o sensor.
Jorge, valeu pela força...mas eu tinha quase certeza que tinha como configurar...o Ezahn foi rápido no gatilho, muito safo !
Ezahn,
Obrigado...deu para configurar legal agora! Um excelente equipamento por um preço muito bom! Acho até que vou comprar outro para usar em outras aplicações!
Agora vamos a cata do melhor local para prender o sensor.
Jorge, valeu pela força...mas eu tinha quase certeza que tinha como configurar...o Ezahn foi rápido no gatilho, muito safo !
é isto mesmo Sandro. Quando o meu chegou achei que não ia dar certo tb. Ai mexi em tudo que era regulagem de orelhudo e ficou totalmente ruim!!! KKKKKKKKKKKKK Dai parti para achar uma manual na net. Vc deu sorte que fiz isto semana passada.
Quanto ao local, vou experimentar colocar junto da mangueira que leva o óleo para a turbina. Ali vai acho que vai medir a temp. do óleo. Depois digo no que deu!!!
sandro_ventania
15/03/2013, 23:07
Voce sabe qual é a temperatura de serviço do óleo das SW4?? É bem capaz de passar dos 110ºC!
Coloquei por enquanto em frente ao terceiro cilindro, preso no coletor de admissão...sei que ali a temperatura nunca será alta, pois o proprio ar mantém a temperatura baixa, mas creio que em caso de superaquecimento ali tambem vai acusar o aquecimento...a questão é se a latência vai ser suficiente.
Sei lá, acho que a coisa não é tão feia assim, já vi casos do marcador chegar no vermelho e só aliviarem o pé e volta tudo ao normal...outros a água ferve de forrar pra fora, bastar aliviar o pé e completar a água e tudo bem.
Eu acho que para um motor desses quebrar por superaquecimento a temperatura tem que subir muito, uns 50º acima da de serviço...eu acho, é chute!
guilhermeabreu
16/03/2013, 00:28
Voce sabe qual é a temperatura de serviço do óleo das SW4?? É bem capaz de passar dos 110ºC!
Coloquei por enquanto em frente ao terceiro cilindro, preso no coletor de admissão...sei que ali a temperatura nunca será alta, pois o proprio ar mantém a temperatura baixa, mas creio que em caso de superaquecimento ali tambem vai acusar o aquecimento...a questão é se a latência vai ser suficiente.
Sei lá, acho que a coisa não é tão feia assim, já vi casos do marcador chegar no vermelho e só aliviarem o pé e volta tudo ao normal...outros a água ferve de forrar pra fora, bastar aliviar o pé e completar a água e tudo bem.
Eu acho que para um motor desses quebrar por superaquecimento a temperatura tem que subir muito, uns 50º acima da de serviço...eu acho, é chute!
CHUTOU BEM SANDRO , vai nessa que vc vai se fú , perdí motor duas vezes por aquecimento uma vez nunca chegou no vermelho da última vez a turbina disparou e foi pro vermelho 40 segundos e foi tudo pro brejo de novo .
CHUTOU BEM SANDRO , vai nessa que vc vai se fú , perdí motor duas vezes por aquecimento uma vez nunca chegou no vermelho da última vez a turbina disparou e foi pro vermelho 40 segundos e foi tudo pro brejo de novo .
Sandro,
Vc deve ser um excelente jogador de futebol, mas esse chute realmente passou longe do gol...
Um abraço, Delfim
sandro_ventania
16/03/2013, 12:09
Ahhhaahhhhh!!!! Todo muito atrás do toco, é só eu dar uma canelada que vocês aparecem, né?!!! KKKKKKK!!!!
Tá bom...então alguém saberia me responder em qual temperatura o ponteiro chega no vermelho? Aposto que é passando dos 150ºC!
Sim, pois a temperatura de serviço é por volta dos 88º, voce dá um pau no carro, a temperatura passa dos 100º e o marcador mal sai do meio...então deduzimos que para chegar a faixa vermelha não é pouca coisa não.
Vocês sabiam que a água do radiador se corretamente aditivada só ferve depois dos 160º?
Mas é claro que eu não estou confiando no meu chute, além de evitar a quebra quero evitar o desgaste tambem, pois andar com a temperatura lá em cima tambem causa desgaste, vou tentar manter o carro "fresquinho" sempre.
E onde é que está a confiabilidade em um carro que não pode nem esquentar uns 10 grauszinhos que já...pofff!
Ahh, pra quem não sabe, eu sou muito ruim de bola, tão ruim que não torço pra nenhum time...he he he!
Sandro,
Então empatamos, somos dois pernas-de-pau !!! KKKKKKKKKK....
O importante é mesmo a PREVENÇÃO, e como todos concordamos que não dá para confiar no ponteiro do painel da viatura, torna-se imprescindível a instalação de um termômetro adicional com alarme. Posso estar enganado, mas configurei o meu para soar o alarme aos 95ºC.
Ahhhh.... E na minha humilde opinião, no caso da sua "Matilde", eu tentaria fixar o sensor em local mais apropriado, mais próximo possível da base do cabeçote, do lado do motor contrário ao do coletor de escapamento.
Um abraço, Delfim
guilhermeabreu
16/03/2013, 12:56
Ahhhaahhhhh!!!! Todo muito atrás do toco, é só eu dar uma canelada que vocês aparecem, né?!!! KKKKKKK!!!!
Tá bom...então alguém saberia me responder em qual temperatura o ponteiro chega no vermelho? Aposto que é passando dos 150ºC!
Sim, pois a temperatura de serviço é por volta dos 88º, voce dá um pau no carro, a temperatura passa dos 100º e o marcador mal sai do meio...então deduzimos que para chegar a faixa vermelha não é pouca coisa não.
Vocês sabiam que a água do radiador se corretamente aditivada só ferve depois dos 160º?
Mas é claro que eu não estou confiando no meu chute, além de evitar a quebra quero evitar o desgaste tambem, pois andar com a temperatura lá em cima tambem causa desgaste, vou tentar manter o carro "fresquinho" sempre.
E onde é que está a confiabilidade em um carro que não pode nem esquentar uns 10 grauszinhos que já...pofff!
Ahh, pra quem não sabe, eu sou muito ruim de bola, tão ruim que não torço pra nenhum time...he he he!
GRANDE SANDRO_VENTANIA
O seu nome já experessa quem vc é rsrsrsrsrsrsrsrsrs VENTANIA .
Amigo é por causa desta BOSTA de termômetro original de nossos carros que venho empenhado para colocarmos outro marcador de temperatura em nossas viaturas , PQ ESTE MARCADOR ORIGINAL JÁ ESTA COMPROVADO PELO DORDERF , EZAHN E OUTROS QUE O PONTEIRO SÓ COMEÇA SAÍR DO MEIO QDO A TEMPERATURA ESTA BEM PRÓXIMO DOS 100ºC , o que não é bom para NENHUM MOTOR não só os TOYOTA , nenhum motor aguenta superaquecimento , como vc fala pq que um motor não aguenta andar SÓ 10 GRAUZINHOS ACIMA DO NORMAL , o fabricante JÁ COLOCA COMO REFERENCIA DE TEMPERATURA DE SERVIÇO DE TAL GRAU A TÉ TAL GRAU , como é o caso dos motores MWM 2.8 no qual o fabricante recomenda como TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA ENTRE 81ºC A 87ºC , se vc andar a 97ºC , ou seja SÓ 10 GRAUZINHOS A MAIS DO QUE É O RECOMENDADO VC VAI ESTOURAR O MOTOR , isto é muito claro .
Qto as nossas SW4 , a FDP DA TOYOTA não nos da os números da TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA , eu sugiro e vou fazer assim , INSTALAR O TERMÔMETRO DIGITAL que esta só faltando a parte elétrica do meu e andar no carro a 100km/h no plano e ver que temperatura vai marcar , como meu carro é todo original ainda e a água não baixa nada e o marcador original marca SEMPRE UM POUCO ABAIXO DO MEIO INDEPENDENTE DA MANEIRA QUE EU ANDO , por isto acho que ele não marca correto , MAS COM O TEMÔMETRO DIGITAL vou ver a temperatura que ele vai andar a 100km/h no plano e vou traçar que esta temperatura DEVERÁ SER A TEMPERATURA MÉDIA e diminuirei 5ºC dela e acrescentarei mais 5ºC para eu ter a variação de máxima e mínima e COLOCAREI O SINAL DE ALERTA 5ºC ACIMA DA TEMPERATURA MÁXIMA , que acredito que seja em 95ºC .
Digo isto pq o motor MWM 2.8 que tenho em meu ENGESA como falei a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA É ENTRE 81ºC A 87ºC , com isto não acredito que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA NÃO SEJA MUITO DIFERENTE DISTO NÃO , e se errar neste raciocínio , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR ACHAR QUE 100ºC É UMA BOA TEMPERATURA PARA ESTE MOTOR TRABALHAR E ME FU#$%¨&*()DER DE NOVO COM MAIS UM MOTOR BATIDO POR EXCESSO DE TEPERATURA . FALEI PRA MIM MESMO QUE " NUNCA MAIS " TEREI DE FAZER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , VENHO ASSIM TENTANDO CONVENCER A TODOS VCS EM FAZER O MESMO PROCEDIMENTO , o DORDERF já me agradeceu pq ele já foi salvo uma vez pq o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX que ele instalou já TOCOU A SIRENE UMA VEZ QDO A TEMPERATURA ULTRAPASSOU O LIMITE ESTABELECIDO POR ELE E ELA PAROU O CARRO PARA VER O QUE ESTAVA OCORRENDO , me sinto feliz por te já ajudado a um amigo daqui , NÃO SE ESQUEÇA DISTO SANDRO .
Não sei se me fiz entender .
OBS : ESTA OBSERVAÇÃO DO TERMÔMETRO DIGITAL EXTRA É AINDA MAIS IMPORTANTE NAQUELES QUE VÃO TURBINAR OS SEUS CARROS , NO QUAL PODE OCORRER UM SUPERAQUECIMENTO COM MAIS FACILIDADE SE DER ALGUMA BOBEIRA .
shuther4x4
16/03/2013, 18:45
Boa tarde,
iniciei hoje a empreitada para colocação do turbo.
Aproveitei para desmontar radiador para limpar e "jaque" tinha desmontado, desmontei as correias para trocar a correia dentada.
Só que o parafuso da polia do virabrequim eu não consigo solta. Já calcei ela, entortei uma chave e nada. Alguém tem uma idéia? Palpite? qualquer coisa rs!!!! P... parafuso dificil de sair.
Obrigado a todos e no final vou postar as fotos para verem.
Att
Fábio venning
Fabio, os mecânicos tem uma ferramenta que que se parafusa em dois ou três daqueles furos que tem na polia. Vc pode tentar fazer de madeira ( tem que ser madeira dura), ou de ferro mesmo. A ponta da peça é tipo um "U" onde no centro fica livre para colocar a chave na porca que prende a polia, e a peça encosta nos furos da polias e ficam parafusados. O ideal é usar um pito e não uma chave de boca ou estrela. Pode passar um WD 40 para ajudar tb..
Boa sorte
Amigo, eu não acho que o termômetro original seja ruim. O comportamento do termômetro que não é linear com a temperatura. Agora que estou com o termômetro digital instalado, e o sensor é no mesmo local do originam, tenho acompanhado a relação de um com o outro. Quando ligo o carro frio o original sobe linearmente e junto com o digital até atingir 65°C. Dai para frente ele estaciona no meio e só começou a se alterar a 100°C. Não passou disto ainda depois que instalei o digital. Mas a conclusão que tiro é que entre 65°C e 100°C, e talvez até um pouco mais, é a faixa de temperatura que o motor aguenta. Do 100°C para cima o ponteiro original volta a reagir, ou seja, marca. O sistema de arrefecimento trabalha pressurizado, acho que é 0,9 , pelo que pesquisei , se for água pura deve entrar em ebulição a 120°C. Isto é, a temperatura crítica é 120°C. É lógico que não devemos deixar chegar nisto. Mas o motor ferra se a água entrar em ebolição, ou seja, ferver. Em caso de ferver o motor o que ocorre é que parte das camisas ficam em contato com égua e parte com ar (vapor) e ai dispersão de calor é desigual e a dilatação e e temperatura causa deformação das peças e ai é a zebra que ferra todo o motor. Motor refrigerado a ar isto não ocorre, se superaquecer para de funcionar e depois de frio liga na boa. Lógico que causa um desgaste, mas não trava como os motores refrigerados a água.
Mas voltando ao nosso caso, acho que a temperatura limite é quando o termômetro original começa a sair do meio, que no meu foi a 100°C. Na realidade a 100° o marcador ainda estava no meio só um pouco para a direita, ainda em cima da "cobrinha". Acho que vou deixar em 100 ou 105. Lembrando, temperatura da água.
Abraços.
sandro_ventania
16/03/2013, 21:30
Boa tarde,
iniciei hoje a empreitada para colocação do turbo.
Aproveitei para desmontar radiador para limpar e "jaque" tinha desmontado, desmontei as correias para trocar a correia dentada.
Só que o parafuso da polia do virabrequim eu não consigo solta. Já calcei ela, entortei uma chave e nada. Alguém tem uma idéia? Palpite? qualquer coisa rs!!!! P... parafuso dificil de sair.
Obrigado a todos e no final vou postar as fotos para verem.
Att
Fábio venning
Muitas vezes um parafuso parece estar travado, mas o que acontece é que o local dele é de dificil acesso e não permite se fazer muita força.
Um macete que eu uso é de usar o macaco hidraulico...ponha ele embaixo da chave, de forma que ao subir o macaco ele faça o movimento de desaperto da chave. Não ponha muito na ponta da chave, pois se ela for fraca (xing ling) pode entortar, ponha pelo meio dela.
Meu macaco é de 2 toneladas...nem comendo muito angú eu conseguiria fazer 1/4 da força dele!
editando para lembrar...não use chave de boca, é fraca e acaba com a porca.
marco campos
17/03/2013, 10:52
GRANDE SANDRO_VENTANIA
O seu nome já experessa quem vc é rsrsrsrsrsrsrsrsrs VENTANIA .
Amigo é por causa desta BOSTA de termômetro original de nossos carros que venho empenhado para colocarmos outro marcador de temperatura em nossas viaturas , PQ ESTE MARCADOR ORIGINAL JÁ ESTA COMPROVADO PELO DORDERF , EZAHN E OUTROS QUE O PONTEIRO SÓ COMEÇA SAÍR DO MEIO QDO A TEMPERATURA ESTA BEM PRÓXIMO DOS 100ºC , o que não é bom para NENHUM MOTOR não só os TOYOTA , nenhum motor aguenta superaquecimento , como vc fala pq que um motor não aguenta andar SÓ 10 GRAUZINHOS ACIMA DO NORMAL , o fabricante JÁ COLOCA COMO REFERENCIA DE TEMPERATURA DE SERVIÇO DE TAL GRAU A TÉ TAL GRAU , como é o caso dos motores MWM 2.8 no qual o fabricante recomenda como TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA ENTRE 81ºC A 87ºC , se vc andar a 97ºC , ou seja SÓ 10 GRAUZINHOS A MAIS DO QUE É O RECOMENDADO VC VAI ESTOURAR O MOTOR , isto é muito claro .
Qto as nossas SW4 , a FDP DA TOYOTA não nos da os números da TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA , eu sugiro e vou fazer assim , INSTALAR O TERMÔMETRO DIGITAL que esta só faltando a parte elétrica do meu e andar no carro a 100km/h no plano e ver que temperatura vai marcar , como meu carro é todo original ainda e a água não baixa nada e o marcador original marca SEMPRE UM POUCO ABAIXO DO MEIO INDEPENDENTE DA MANEIRA QUE EU ANDO , por isto acho que ele não marca correto , MAS COM O TEMÔMETRO DIGITAL vou ver a temperatura que ele vai andar a 100km/h no plano e vou traçar que esta temperatura DEVERÁ SER A TEMPERATURA MÉDIA e diminuirei 5ºC dela e acrescentarei mais 5ºC para eu ter a variação de máxima e mínima e COLOCAREI O SINAL DE ALERTA 5ºC ACIMA DA TEMPERATURA MÁXIMA , que acredito que seja em 95ºC .
Digo isto pq o motor MWM 2.8 que tenho em meu ENGESA como falei a TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA É ENTRE 81ºC A 87ºC , com isto não acredito que a TEMPERATURA DE SERVIÇO DO MOTOR TOYOTA NÃO SEJA MUITO DIFERENTE DISTO NÃO , e se errar neste raciocínio , PREFIRO ERRAR POR EXCESSO DE ZELO E NÃO POR ACHAR QUE 100ºC É UMA BOA TEMPERATURA PARA ESTE MOTOR TRABALHAR E ME FU#$%¨&*()DER DE NOVO COM MAIS UM MOTOR BATIDO POR EXCESSO DE TEPERATURA . FALEI PRA MIM MESMO QUE " NUNCA MAIS " TEREI DE FAZER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , VENHO ASSIM TENTANDO CONVENCER A TODOS VCS EM FAZER O MESMO PROCEDIMENTO , o DORDERF já me agradeceu pq ele já foi salvo uma vez pq o TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX que ele instalou já TOCOU A SIRENE UMA VEZ QDO A TEMPERATURA ULTRAPASSOU O LIMITE ESTABELECIDO POR ELE E ELA PAROU O CARRO PARA VER O QUE ESTAVA OCORRENDO , me sinto feliz por te já ajudado a um amigo daqui , NÃO SE ESQUEÇA DISTO SANDRO .
Não sei se me fiz entender .
OBS : ESTA OBSERVAÇÃO DO TERMÔMETRO DIGITAL EXTRA É AINDA MAIS IMPORTANTE NAQUELES QUE VÃO TURBINAR OS SEUS CARROS , NO QUAL PODE OCORRER UM SUPERAQUECIMENTO COM MAIS FACILIDADE SE DER ALGUMA BOBEIRA .
Oi Guilherme, quem fez a instalação deste termômetro pra vc aqui em Campos? Encontra pra comprar por aqui na cidade?
Vlw
guilhermeabreu
17/03/2013, 15:38
Oi Guilherme, quem fez a instalação deste termômetro pra vc aqui em Campos? Encontra pra comprar por aqui na cidade?
Vlw
Liga pra mim 9838-6266
marco campos
17/03/2013, 16:11
Liga pra mim 9838-6266
Muito obrigado Dr. Guilherme pela atenção e paciência com que me atendeu!! Assim que tiver com a parruda na mão vou levar pro senhor ver, e assim nos conhecermos pessoalmente. Abrs
shuther4x4
17/03/2013, 20:43
Obrigado Ezahn e Sandro ventania, mas não consegui soltar o parafuso. Cara, entortei chave pito e a danada não saiu, fiquei até com medo de quebrar o parafuso!! Aí deixei para depois!!
Galera que quer turbinar a viatura: Segue o que fiz até o momento:
Retirei coletor, fiz a linha de saída de óleo e coloquei os adaptadores para a entrada de óleo. Coloquei o coletor do turbo e como teve de ser rotacionada a caixa fria da urbina para permitir a saida do óleo (a saida do oleo estava embaixo da base da wastegate) e angular a saida do ar para cima do motor pois estava voltada para o cabeçote, não ia ter como ligá-la no tubo de pressurização, surgiu um pepinão: A base da wastegate não encaixa na caixa fria (roscas sairas de lugar). Mandei um e-mail para a spa e aguardando retorno.
Outra coisa a saida do coletor da turbina (que liga a turbina ao escapamento) é demasiado virada para o motor, onde a pessoa que irá realizar a o escapamento terá de fazer uma curva de quase 90 graus para jogá-la para biaxo, sendo que se fosse fundido essa saída de outra forma, já sairia para o vão do escapamento original sem curva!!!???.
Alguns problemas com prisioneiros e um prisioneiro (desse coletor da turbina para o escapamento) que não tem espaço para a porca!!!!.
De resto na empreitada e vou dando noticias do andar da carruagem.
Pessoal, na minha o Maurício puxou o óleo para a turbina de um local que tem um parafuso só para tampar na galeria de óleo pressurizada, não precisa de um "t" na ida para a turbina, só na volta que ficou com o "T", mas ainda penso em fazer um jeito de voltar direto no cárter Acho que melhora o fluxo de óleo na turbina. O parafuso é do lado da turbina, abaixo do coletor de escape, bem perto da caixa seca , no cantinho do motor, e perto da inscrição 3L que tem no bloco. Para que quiser segue a foto da minha e da do shuter4x4 mostrando o local.401071401072401070
shuther4x4
17/03/2013, 23:01
Fica melhor ai Ezahn, menos adaptação. Mas no meu já veio para a saida do óleo do alternador. Nesse lugar aí eu penso em colocar o manometro do óleo. Estava pensando em colocar o adaptador aí e dele puxar para o manometro e a turbina e deixar no lugar que está o meu da foto só o do alternador mesmo, mas fiquei encucado com a tubulação do escape devido aquela angulação que falei antes. Vamos ver depois de tudo montado. Valeu pelas fotos.
Ps: LINDO O MAVECO! Placa preta. Que sonho!!!
Att
Fábio
Aliás, essa foto sua só me deixou com mais raiva, a saida da turbina para o escape é como eu imaginei que deveria ser e não virada para o motor como está na minha. PQP! de kit. Rs!
Vou aguardar o email com observações!!!
sandro_ventania
17/03/2013, 23:22
Fábio, será que não dá para girar aquela peça soltando os parafusos que a prendem na boca da turbina?
Ezahn, será que nesse ponto o fluxo de óleo é bom o suficiente? Eu penso em colocar nessa linha tambem um pequeno radiador de óleo, pra garantir que o óleo tenha uma boa viscosidade antes de chegar na turbina, isso deve aumentar a durabilidade do eixo da turbina e evitar tambem o vazamento de óleo pelo eixo.
jorge.duarte
17/03/2013, 23:33
Obrigado Ezahn e Sandro ventania, mas não consegui soltar o parafuso. Cara, entortei chave pito e a danada não saiu, fiquei até com medo de quebrar o parafuso!! Aí deixei para depois!!
Retirei coletor, fiz a linha de saída de óleo e coloquei os adaptadores para a entrada de óleo. Coloquei o coletor do turbo e como teve de ser rotacionada a caixa fria da urbina para permitir a saida do óleo (a saida do oleo estava embaixo da base da wastegate) e angular a saida do ar para cima do motor pois estava voltada para o cabeçote, não ia ter como ligá-la no tubo de pressurização, surgiu um pepinão: A base da wastegate não encaixa na caixa fria (roscas sairas de lugar). Mandei um e-mail para a spa e aguardando retorno.
Outra coisa a saida do coletor da turbina (que liga a turbina ao escapamento) é demasiado virada para o motor, onde a pessoa que irá realizar a o escapamento terá de fazer uma curva de quase 90 graus para jogá-la para biaxo, sendo que se fosse fundido essa saída de outra forma, já sairia para o vão do escapamento original sem curva!!!???.
Alguns problemas com prisioneiros e um prisioneiro (desse coletor da turbina para o escapamento) que não tem espaço para a porca!!!!.
Shuther,
Também passei pelo que está passando, depois que tudo se resolver verás que vale a pena. O problema é que não temos muita experiencia e acabamos deixando passar alguns detalhes. Deixa tentar te ajudar...
*A porca do prisioneiro que não entra pois esbarra no coletor, deve ser a primeira a entrar, ou seja, a porca fica no espaço dela sem voce encostar o coletor no cabeçote, quando for apertando o coletor vai junto e estará pronto...não deixei sem essa porca, se ainda está desmontado aproveita agora.
* A curva da descarga, tive o mesmo pensamento: "Como fazer essa curva?" e "Para que essa p$#@$ de curva?" mas fique tranquilo pois se levar em uma casa de cano que tenha dobradeira, será fácil como foi na minha. Se preferir podes pedir na casa de cano serrar a curva e soldar direto na base...fica a seu gosto e bolso.
* Voce acompanhou o manual que coloquei aqui? Lá diz que depois que tirar o coletor original junto com a proteção de chapa 1 dos parafusos deve voltar para o bloco, se não colocar vaza agua, marquei na tua foto...veja qual é e coloque.
401086
Abs
mesd_lamaRS
17/03/2013, 23:46
Agora sim, tah pegando preço o tópico... Tô adorando os relatos, parabéns.
shuther4x4
18/03/2013, 00:19
Shuther,
Também passei pelo que está passando, depois que tudo se resolver verás que vale a pena. O problema é que não temos muita experiencia e acabamos deixando passar alguns detalhes. Deixa tentar te ajudar...
*A porca do prisioneiro que não entra pois esbarra no coletor, deve ser a primeira a entrar, ou seja, a porca fica no espaço dela sem voce encostar o coletor no cabeçote, quando for apertando o coletor vai junto e estará pronto...não deixei sem essa porca, se ainda está desmontado aproveita agora.
* A curva da descarga, tive o mesmo pensamento: "Como fazer essa curva?" e "Para que essa p$#@$ de curva?" mas fique tranquilo pois se levar em uma casa de cano que tenha dobradeira, será fácil como foi na minha. Se preferir podes pedir na casa de cano serrar a curva e soldar direto na base...fica a seu gosto e bolso.
* Voce acompanhou o manual que coloquei aqui? Lá diz que depois que tirar o coletor original junto com a proteção de chapa 1 dos parafusos deve voltar para o bloco, se não colocar vaza agua, marquei na tua foto...veja qual é e coloque.
401086
Abs
Valeu Jorge, ótima idéia, acho que vou pedir para fazer o que vc me falou sobre a saida do escape, cortar e soldar, vamos ver na hora de fazer.
Sobre a porca, é a porca do coletor da turbina para o escape que não tem espaço nessa saída que deu a idéia de cortar. No coletor do cabeçote, foi trabalhoso, mas tudo certo. Veja a última foto com o espaço para porca!
Aqueles furos que circulou, é da base do compressor do ar condicionado, não sei se passa água por aí (desmontei o radiador antes), pois no manual não é o motor 3l, mas de qualquer forma vai voltar pra aí depois.
Valeu pelas dicas.
Att
Fábio
jorge.duarte
18/03/2013, 01:16
Valeu Jorge, ótima idéia, acho que vou pedir para fazer o que vc me falou sobre a saida do escape, cortar e soldar, vamos ver na hora de fazer.
Sobre a porca, é a porca do coletor da turbina para o escape que não tem espaço nessa saída que deu a idéia de cortar. No coletor do cabeçote, foi trabalhoso, mas tudo certo. Veja a última foto com o espaço para porca!
Aqueles furos que circulou, é da base do compressor do ar condicionado, não sei se passa água por aí (desmontei o radiador antes), pois no manual não é o motor 3l, mas de qualquer forma vai voltar pra aí depois.
Valeu pelas dicas.
Att
Fábio
Fábio,
Agora vendo as fotos, lembrei que na minha já levei o coletor, com a turbina instalada.
Abs
hugo.morais
18/03/2013, 18:24
Shutter,
Vou responder sua dúvida da válvula WG, já que as outras já te responderam...
Bem, na minha tive que "virar" a carcaça fria e aconteceu isso, minha sugestão é que vc solte a WG gire a turbina até que ela fique na posição que vc quer, depois vc coloca a turbina na bancada e reposiciona a WG, só que agora os parafusos não vão mais casar com os furos. Então vc marca a carcaça, fura com a furadeira e passa um macho para abrir rosca, foi isso que fiz na minha e ficou certinho...
Tem mais duas outras dicas, a primeira é que o miolo da turbina você pode rodar, mas tem que deixar a saída de óleo o mais perpendicular possível com o piso, para que o óleo desça mais fácil por gravidade. A outra dica é com relação a WG, depois que vc refurar a carcaça para prendê-la ela vai estar fora da regulagem, então vc ter que fechar a saída de ar da parte quente e deixar a haste de uma forma que quando você termine parafuse ela na carcaça fria ela fique completamente fechada. É bem mais fácil fazer isso na bancada do que depois que instalar a turbina kkkkk
Abraços,
Hugo
hugo.morais
18/03/2013, 18:28
Fábio,
Na minha montei todo o conjunto na bancada, coletor com turbina e saída do escapamento, pois aproveitei para passar veda-escape e trava rosca em tudo, depois só fiz colocar o coletor no lugar, só que o meu foi mais fácil de instalar...
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
18/03/2013, 20:03
Pelo que eu tenho observado...falar que esse kit é para as Hilux é piada de mau gosto, propaganda enganosa da empresa!
A verdade é que esse é um kit que com algum esforço e adaptações "PODE" ser usado nas Hilux...isso deveria estar claro no site.
mesd_lamaRS
18/03/2013, 20:16
Está na mão.
401268[ATTACH=CONFIG]401267
Abração aos amigos.
sandro_ventania
18/03/2013, 20:17
Falando novamente sobre o sensor de temperatura...onde coloquei o sensor (proximo do terceiro cilindro, onde o Hugo tambem colocou), não ficou muito bom não...a temperatura se manteve em torno de 65°C, mas subiu muito devagar até se estabilizar nesse patamar. Quem tem turbina esse valor sobe, pois o ar entra super quente...esse local é bom para comparar o carro sem intercooler e com intercooler.
Vou tentar encontrar um local na parede do cabeçote.
jorge.duarte
18/03/2013, 20:29
Pelo que eu tenho observado...falar que esse kit é para as Hilux é piada de mau gosto, propaganda enganosa da empresa!
A verdade é que esse é um kit que com algum esforço e adaptações "PODE" ser usado nas Hilux...isso deveria estar claro no site.
Sandro,
Não é bem assim não! O meu kit comprei direto na loja da SPA, levando a turbina...o Neto, vendedor que me atendeu, levou a turbina para dentro da oficina e já veio com o angulo correto, para montagem no coletor. Como toda adaptação feita por nós amadores, sempre vai dar trabalho e sabe se lá como cada um vai montar, vide relatos acima, cada um faz de um jeito, aí dá impressão do kit ser ruim, mas não é! Pode ser melhorado? pode. Outro detalhe é que, ainda temos esse fornecedor, para as Hilux`s antigas, se amanha eles pararem de fabricar, já era, não conheço outro!
Abs
hugo.morais
18/03/2013, 20:45
Falando novamente sobre o sensor de temperatura...onde coloquei o sensor (proximo do terceiro cilindro, onde o Hugo tambem colocou), não ficou muito bom não...a temperatura se manteve em torno de 65°C, mas subiu muito devagar até se estabilizar nesse patamar. Quem tem turbina esse valor sobe, pois o ar entra super quente...esse local é bom para comparar o carro sem intercooler e com intercooler.
Vou tentar encontrar um local na parede do cabeçote.
Sandro,
Concordo com vc! Hoje fiz um bate volta em um cliente, 600km e temperatura depende diretamente da pressão da turbina...
Ah, lembram que falei que minha camionete não tinha mudado muito depois de turbinada? Pois bem, abri a bomba legal, agora ela está fumando preto quando em baixa, antes da turbina entrar... Achei o carro mais disposto, andando melhor e consumindo mais também, minha média na estrada ficou agora em 8.2 km/l (Rodovia dos bandeirantes). O carro até mantém a velocidade em algumas subidas, mas em outras nem tanto...
Antes da Hilux tinha um land 90, motor maxion 2.5 TDI e na land dificilmente eu trocava de marchas na estrada e conseguia manter 110km/h - 120km/h tranquilamente, consegui manter a velocidade até mesmo nas subidas, coisa que com a Hilux não consigo.
Para ter uma base melhor teria que andar em outra hilux turbinada para comparar com a minha, pois se fosse analisar o investimento feito em relação ao benefício na minha opinião não valeria a pena turbinar, teria juntado a grana da turbina + o motor dela e trocado por um MWM 2.8, pois estou quase convencido que os japoneses fizeram este motor para durar e não para andar...
Abraços,
Hugo
shuther4x4
18/03/2013, 21:23
Shutter,
Vou responder sua dúvida da válvula WG, já que as outras já te responderam...
Bem, na minha tive que "virar" a carcaça fria e aconteceu isso, minha sugestão é que vc solte a WG gire a turbina até que ela fique na posição que vc quer, depois vc coloca a turbina na bancada e reposiciona a WG, só que agora os parafusos não vão mais casar com os furos. Então vc marca a carcaça, fura com a furadeira e passa um macho para abrir rosca, foi isso que fiz na minha e ficou certinho...
Tem mais duas outras dicas, a primeira é que o miolo da turbina você pode rodar, mas tem que deixar a saída de óleo o mais perpendicular possível com o piso, para que o óleo desça mais fácil por gravidade. A outra dica é com relação a WG, depois que vc refurar a carcaça para prendê-la ela vai estar fora da regulagem, então vc ter que fechar a saída de ar da parte quente e deixar a haste de uma forma que quando você termine parafuse ela na carcaça fria ela fique completamente fechada. É bem mais fácil fazer isso na bancada do que depois que instalar a turbina kkkkk
Abraços,
Hugo
Então, mandei e-mail ontem para a spa mas ainda não tive resposta.
Essa idéia que vc falou é a mais lógica, REFURAR. Mas de qualquer forma, a base da wastegate fica sobre a saida de óleo se ela estiver perpendicular ao solo. Tá foda, acho que vou ter de modificar a base, fazer um recorte e reforçar.
Tem como você tirar uma foto da base da sua wastegate?.
Veja a foto da minha:
Desde já obrigado pelo apoio.
Att
Fábio
hugo.morais
18/03/2013, 21:30
Então, mandei e-mail ontem para a spa mas ainda não tive resposta.
Essa idéia que vc falou é a mais lógica, REFURAR. Mas de qualquer forma, a base da wastegate fica sobre a saida de óleo se ela estiver perpendicular ao solo. Tá foda, acho que vou ter de modificar a base, fazer um recorte e reforçar.
Tem como você tirar uma foto da base da sua wastegate?.
Veja a foto da minha:
Desde já obrigado pelo apoio.
Att
Fábio
Fábio,
Tive o mesmo problema que vc... Não vai ficar 100% perpendicular, mas fica bom... Vc vai ter que rotacionar o miolo da turbina, a caixa quente não mexe e caixa fria também não, mas o miolo vc mexe nele... Usei a saída de óleo do tempra turbo que é grossa e depois a mangueira encaixou super bem.
Não sei consigo uma foto, pois no carro montado não tem mais espaço... Vou ver se tenho alguma foto de antes de montar para te mandar...
Abraços,
Hugo
shuther4x4
18/03/2013, 21:31
Está na mão.
401268[ATTACH=CONFIG]401267
Abração aos amigos.
Uhu!!!! Mais um turbo!!!
Tem como me fazer um favor?
Tirar uma foto no mesmo angulo dessa minha segunda aí embaixo? Para ver a base da sua wastegate?
E uma do conector de saida do óleo da turbina que veio no seu kit?
Porque padrão já vi que não tem, olha só como veio o mangote da minha ligado na wastegate: foto 1
Desde já obrigado.
Att
Fábio
shuther4x4
18/03/2013, 21:33
Fábio,
Na minha montei todo o conjunto na bancada, coletor com turbina e saída do escapamento, pois aproveitei para passar veda-escape e trava rosca em tudo, depois só fiz colocar o coletor no lugar, só que o meu foi mais fácil de instalar...
Abraços,
Hugo
Vou ajustar na bancada também, mas vou montar antes para ter noção certa dos ajustes "técnicos".
obrigado.
Att
fábio
shuther4x4
18/03/2013, 21:37
É Sandro, brasil é phoda!
Mas sou ciente que todo kit tem uma certa manha de instalação e adaptação, mas algumas coisas ao meu ver são inaceitáveis, como a saida da turbina para o escape com um prisioneiro que não entra a porca, o angulo dessa saída, não vir a junta dessa saída e ainda por cima a base da wastegate.
Vamos ver no que vai dar.
Mandei e-mail para que pelo menos isso não aconteça nos proximos kits.
Talvez seja o problema de adquirir estas coisas (kits) em lojas que não instalam. Vão perdendo o padrão com o tempo e vai ficando por isso mesmo. Tomaram que melhorem com essa leva de galera turbinando as viaturas.
Valeu.
Att
Fábio
shuther4x4
18/03/2013, 21:44
Fábio,
Tive o mesmo problema que vc... Não vai ficar 100% perpendicular, mas fica bom... Vc vai ter que rotacionar o miolo da turbina, a caixa quente não mexe e caixa fria também não, mas o miolo vc mexe nele... Usei a saída de óleo do tempra turbo que é grossa e depois a mangueira encaixou super bem.
Não sei consigo uma foto, pois no carro montado não tem mais espaço... Vou ver se tenho alguma foto de antes de montar para te mandar...
Abraços,
Hugo
Põe um epelhinho lá e bate a foto rs!!!!
Brincadeira, mas valeu a informação.
Então a base da turbina não precisa ficar 100% perpendicular ao solo? Digo a saida do óleo?
Obrigado.
att
Fábio
Alexandre Gusen
18/03/2013, 21:49
Boa noite! Estava acompanhando o forum e vi sobre os relatos de temperatura. Na minha eu mudei a valvula termostatica e coloquei uma que abre em 75 graus. Se observarem as hilux 3.0 turbo de fabrica com cabecote de aluminio, a valvula usada abre em 82 graus.
Nas nossas japas a valvula original abre em 88 graus mas chega aos 100 graus rapido. Usando uma valvula que abre 13 graus antes nao significa que ela nao aquecerá, e calculo que a temperetura de funcionamento fique em torno dos 90 graus. Bom na minha eu coloquei e o ponteiro nao passou mais do meio, ficando como era aspirada. Comprei a valvula no Mercado livre e custou R$ 45,00.
shuther4x4
18/03/2013, 22:16
Boa noite! Estava acompanhando o forum e vi sobre os relatos de temperatura. Na minha eu mudei a valvula termostatica e coloquei uma que abre em 75 graus. Se observarem as hilux 3.0 turbo de fabrica com cabecote de aluminio, a valvula usada abre em 82 graus.
Nas nossas japas a valvula original abre em 88 graus mas chega aos 100 graus rapido. Usando uma valvula que abre 13 graus antes nao significa que ela nao aquecerá, e calculo que a temperetura de funcionamento fique em torno dos 90 graus. Bom na minha eu coloquei e o ponteiro nao passou mais do meio, ficando como era aspirada. Comprei a valvula no Mercado livre e custou R$ 45,00.
Legal Alexandre.
Obrigado pela dica.
Vou pensar nisso, pois lugar para uma ventoinha auxiliar é complicado rs! Se alguém tiver instalado, dê a dica!
Estou instalando relogio auxiliar de temperatura da água e óleo.
Att
Fábio
Fica melhor ai Ezahn, menos adaptação. Mas no meu já veio para a saida do óleo do alternador. Nesse lugar aí eu penso em colocar o manometro do óleo. Estava pensando em colocar o adaptador aí e dele puxar para o manometro e a turbina e deixar no lugar que está o meu da foto só o do alternador mesmo, mas fiquei encucado com a tubulação do escape devido aquela angulação que falei antes. Vamos ver depois de tudo montado. Valeu pelas fotos.
Ps: LINDO O MAVECO! Placa preta. Que sonho!!!
Att
Fábio
Aliás, essa foto sua só me deixou com mais raiva, a saida da turbina para o escape é como eu imaginei que deveria ser e não virada para o motor como está na minha. PQP! de kit. Rs!
Vou aguardar o email com observações!!!
Cara, o maveco ficou off-topic pois eu anexei a foto errada, depois não consegui tirar. Mais é show de bola. Daqueles com estrada de ar no capô e na lateral!!
Quanto ao escape da turbina, é sinistra a posição mesmo!!!
mesd_lamaRS
18/03/2013, 22:59
401295401296401297
Uhu!!!! Mais um turbo!!!
Tem como me fazer um favor?
Tirar uma foto no mesmo angulo dessa minha segunda aí embaixo? Para ver a base da sua wastegate?
E uma do conector de saida do óleo da turbina que veio no seu kit?
Porque padrão já vi que não tem, olha só como veio o mangote da minha ligado na wastegate: foto 1
Desde já obrigado.
Att
Fábio
Está na mão. Se quiser mais alguma é só falar.
shuther4x4
18/03/2013, 23:28
401295401296401297
Está na mão. Se quiser mais alguma é só falar.
Valeu Marcos.
Tirei umas fotos tentando o mesmo angulo da sua e via que a base da wastegate é diferente.
a tubulação da caixa fria até a wastegate também.
Nas fotos estou segurando a wastegate pois está fora já que tive de rotacionar a caixa fria.
Valeu mesmo, obrigado.
Se tiver a foto da peça que vai parafusada na turbina para saida do óleo posta pra mim.
Desde já muito obrigado.
att
Fábio Venning
Obs: o seu kit é para 3.0, então claro que algumas diferenças eles tenham. Mas sua turbina é a bbspa200?
shuther4x4
18/03/2013, 23:32
Vendo as fotos do Marcos (valeu mesd_lamaRS), tive a idéia de fazer uma base reta para a wastegate para reposicioná-la, dessa forma acho eu não teria nem de refurar a caixa fria. Vamos ver quando for pegar novamente a empreitada.
Att
Fábio
Sandro,
Concordo com vc! Hoje fiz um bate volta em um cliente, 600km e temperatura depende diretamente da pressão da turbina...
Ah, lembram que falei que minha camionete não tinha mudado muito depois de turbinada? Pois bem, abri a bomba legal, agora ela está fumando preto quando em baixa, antes da turbina entrar... Achei o carro mais disposto, andando melhor e consumindo mais também, minha média na estrada ficou agora em 8.2 km/l (Rodovia dos bandeirantes). O carro até mantém a velocidade em algumas subidas, mas em outras nem tanto...
Antes da Hilux tinha um land 90, motor maxion 2.5 TDI e na land dificilmente eu trocava de marchas na estrada e conseguia manter 110km/h - 120km/h tranquilamente, consegui manter a velocidade até mesmo nas subidas, coisa que com a Hilux não consigo.
Para ter uma base melhor teria que andar em outra hilux turbinada para comparar com a minha, pois se fosse analisar o investimento feito em relação ao benefício na minha opinião não valeria a pena turbinar, teria juntado a grana da turbina + o motor dela e trocado por um MWM 2.8, pois estou quase convencido que os japoneses fizeram este motor para durar e não para andar...
Abraços,
Hugo
Falando do sensor. No meu caso está naquele furo no cabeçote, perto do 4° cilindro, e tem grande influência da temperatura do ar mesmo.
Hugo, eu vou para Sampa as vezes, se quiser experimentar como está a minha em algum final de semana que eu vá para Sampa ai combinamos. Ou melhor, desce aqui para Ilha Comprida!!!
Shuter, faltou uma foto com a turbina no local pegando ela inteira!!!
shuther4x4
18/03/2013, 23:47
Cara, o maveco ficou off-topic pois eu anexei a foto errada, depois não consegui tirar. Mais é show de bola. Daqueles com estrada de ar no capô e na lateral!!
Quanto ao escape da turbina, é sinistra a posição mesmo!!!
Ah tá, só para deixar a gente babando....
Entendo!
Abraços
Att
Fábio
shuther4x4
18/03/2013, 23:49
Shuter, faltou uma foto com a turbina no local pegando ela inteira!!!
Pode deixar, quando colocar novamente (só tinha encaixado ela lá para ver a posição da saida do óleo e do escape), eu tiro e posto.
att
Fábio
jorge.duarte
19/03/2013, 01:27
Valeu Marcos.
Tirei umas fotos tentando o mesmo angulo da sua e via que a base da wastegate é diferente.
a tubulação da caixa fria até a wastegate também.
Nas fotos estou segurando a wastegate pois está fora já que tive de rotacionar a caixa fria.
Valeu mesmo, obrigado.
Se tiver a foto da peça que vai parafusada na turbina para saida do óleo posta pra mim.
Desde já muito obrigado.
att
Fábio Venning
Obs: o seu kit é para 3.0, então claro que algumas diferenças eles tenham. Mas sua turbina é a bbspa200?
Fabio,
será que a sua base da valvula, não está amassada? repare na rosca do marcos....kkkkkkkkkkk, pegou mal..........e repare na sua. A dele está mais reta e com mais rosca para fora que a sua. De repente o problema está aí.
Abs
sandro_ventania
19/03/2013, 02:58
Sandro,
Não é bem assim não! O meu kit comprei direto na loja da SPA, levando a turbina...o Neto, vendedor que me atendeu, levou a turbina para dentro da oficina e já veio com o angulo correto, para montagem no coletor. Como toda adaptação feita por nós amadores, sempre vai dar trabalho e sabe se lá como cada um vai montar, vide relatos acima, cada um faz de um jeito, aí dá impressão do kit ser ruim, mas não é! Pode ser melhorado? pode. Outro detalhe é que, ainda temos esse fornecedor, para as Hilux`s antigas, se amanha eles pararem de fabricar, já era, não conheço outro!
Abs
Oi Jorge, tudo bom!?
Eu até entendo que esse kit é nossa melhor opção no mercado...infelizmente, pois deveriamos de ter outras opções, né?
Mas não há duvida que esse kit "não foi feito para as hilux" a prova cabal disso é a saída de escape saindo para outra direção.
Vamos torcer para eles melhorarem o kit.
sandro_ventania
19/03/2013, 03:08
Sandro,
Abraços,
Hugo
Hugo, eu quase certeza que o seu problema é falta do intercooler...experimenta a do Ezahn e tira a prova !
Antigamente se oferecia na CCS o kit IHI turbo para as Hilux 2.8d, tudo depende de como foi feito a instalação, na minha ex tinha um desempenho bem satisfatório e o kit era da spaturbo com turbina Master Power.
hugo.morais
19/03/2013, 08:19
Fábio,
Também pensei em fazer uma base de chapa parafusada na carcaça fria e depois tirando a WG da linha do retorno do óleo, mas acabei optando por re-furar a carcaça fria... Tem que ver se o ângulo da haste da WG vai comprometer sua abertura...
O problema com relação ao Kit é o seguinte, estas turbinas T2 são fabricadas para as S10, Sprinters, etc e não para Hilux e nestes carros são plug&play. A SPA teria que trocar a parte fria para montar o kit da Hilux e eles não estõ fazendo isso e por isso temos o problema do ângulo da saída da carcaça fria. Minha turbina por exemplo é uma garrett da Sprinter e deu o mesmo problema do Fábio, o Eduardo que também comprou um Garrett teve o mesmo problema... Então é quase certo que vamos ter este problema, o que a SPA deveria fazer era orientar os clientes que vai haver esta "adaptação" na hora da montagem...
E digo mais, se vc decidir colocar mais para frente um intercooler,vai ter que mexer de novo na parte fria da turbina kkkkkkk
O outro problema, saída de escape... Eles usam uma peça que é original da turbina, então para corrigir o problema teriam que mexer no coletor de escapamento para torcer a turbina ali, pois a caixa quente fica fixa... Não sei pq eles não copiaram tudo do motor toyota 2.4LT antecessor ao nosso motor, pois a turbina neste coletor fica encima e não de lado...
Vejam este link que o cara instala o turbo do 2.4 no 2.8, tudo original toyota... Installing A Turbo On A 1989 2.8 Liter 3L Hilux Diesel Engine (http://www.4wheeling.ca/showthread.php?t=111)
Abraços,
Hugo
jorge.duarte
19/03/2013, 10:16
Oi Jorge, tudo bom!?
Eu até entendo que esse kit é nossa melhor opção no mercado...infelizmente, pois deveriamos de ter outras opções, né?
Mas não há duvida que esse kit "não foi feito para as hilux" a prova cabal disso é a saída de escape saindo para outra direção.
Vamos torcer para eles melhorarem o kit.
Foi feito sim. Nos primórdios esse kit era uma parceria da SPA com a Garrett e a famosa saída da descarga, vinha um pedaço que ligava direto no original. A parceria foi desfeita e o pedaço do cano , também. Mas isso é muito fácil de resolver, ou troca a flange por esta 401385 ou corta-se a que vem no kit, ou faz como eu manda fazer o pedaço.
mesd_lamaRS
19/03/2013, 10:36
Fábio,
Vejam este link que o cara instala o turbo do 2.4 no 2.8, tudo original toyota... Installing A Turbo On A 1989 2.8 Liter 3L Hilux Diesel Engine (http://www.4wheeling.ca/showthread.php?t=111)
Abraços,
Hugo
Muito bom o LINK indicado e oque os colegas mais experientes acharam da ideia de colocar um pirômetro no coletor de escape para monitorar a temperatura? Tenho acompanhado as discuções sobre este monitoramento (temperatura do cabeçote)e me pareceu que esta opção seria a mais precisa, pois ia monitorar a temperatura gerada por todo sistema. O cara colocou no 4º cilindro e conversando com um mecânico (que não me recomendou turbinar)as queimas de junta são geralmente no 3º e 4º cilindros.
Um abraço
Ah tá, só para deixar a gente babando....
Entendo!
Abraços
Att
Fábio
Já que gostaram, vale o off topc!!!!
Um destes eu queria!!!
401492401491401490
hugo.morais
19/03/2013, 15:30
Hugo, eu quase certeza que o seu problema é falta do intercooler...experimenta a do Ezahn e tira a prova !
Sandro,
Também acho, pois ontem que o tempo estava frio aqui em Sampa o carro estava andando bem melhor do que depois quando o tempo firmou e a temperatura do motor ficou mais quente (coletor de admissão).
Abraços,
Hugo
Muito bom o LINK indicado e oque os colegas mais experientes acharam da ideia de colocar um pirômetro no coletor de escape para monitorar a temperatura? Tenho acompanhado as discuções sobre este monitoramento (temperatura do cabeçote)e me pareceu que esta opção seria a mais precisa, pois ia monitorar a temperatura gerada por todo sistema. O cara colocou no 4º cilindro e conversando com um mecânico (que não me recomendou turbinar)as queimas de junta são geralmente no 3º e 4º cilindros.
Um abraço
Conforme informações lidas aqui, inclusive do Power Diesel que demonstra ter bastante conhecimento no assunto, este pirômetro é a melhor opção de monitoramento da temperatura do motor. É onde a resposta é praticamente imediata e indica alteração antes de qq outro local. O problema é o preço, acho que esta por volta de 500 contos, ou mais. Veja este (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461435704-7144-pirometro-c2-0-1600f-e-cod-2425-_JM)
Achei este outro pirômetro no ebay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-EGT-THERMOMETER-PYROMETER-W-Probe-/190286130870?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2c4defeeb6&vxp=mtr). Será que chega por quando aqui? E outra dúvida, será que 1000°C de fim de escala é o suficiente para nossas viaturas turbinadas? Pois o outro que vi vai até 1600! SOS alguém!!! Se não fica igual a este de aquario que instalado no cabeçote chega fácil a 110°C e para de marcar!!!
Como diz o Datena " Power Diesel, cade você?"KKKKk
1000 C é mais que suficiente. A essa temperatura o coletor já deve estar fundindo. Segundo relatos de quem tem em Band a temperatura fica normalmente entre 350 e 400C, sendo até 650 aceitável.
shuther4x4
19/03/2013, 22:36
Fabio,
será que a sua base da valvula, não está amassada? repare na rosca do marcos....kkkkkkkkkkk, pegou mal..........e repare na sua. A dele está mais reta e com mais rosca para fora que a sua. De repente o problema está aí.
Abs
Não não, não está amassada. É diferente mesmo. Veja nas fotos que mandei logo apos as do Marcos, ela está fora e percebe-se o angulo diferente.
Mas acho que vou fazer uma reta, mais parecida como a do Marcos.
Att
Fábio
shuther4x4
19/03/2013, 22:41
Antigamente se oferecia na CCS o kit IHI turbo para as Hilux 2.8d, tudo depende de como foi feito a instalação, na minha ex tinha um desempenho bem satisfatório e o kit era da spaturbo com turbina Master Power.
Concordo, mas temos de admitir que o kit sofreu alteraçoes com o tempo.
Turbina garret, turbina master power, turbina spa, e por aí vai.
Att
Fábio venning
shuther4x4
19/03/2013, 22:48
Fábio,
Também pensei em fazer uma base de chapa parafusada na carcaça fria e depois tirando a WG da linha do retorno do óleo, mas acabei optando por re-furar a carcaça fria... Tem que ver se o ângulo da haste da WG vai comprometer sua abertura...
O problema com relação ao Kit é o seguinte, estas turbinas T2 são fabricadas para as S10, Sprinters, etc e não para Hilux e nestes carros são plug&play. A SPA teria que trocar a parte fria para montar o kit da Hilux e eles não estõ fazendo isso e por isso temos o problema do ângulo da saída da carcaça fria. Minha turbina por exemplo é uma garrett da Sprinter e deu o mesmo problema do Fábio, o Eduardo que também comprou um Garrett teve o mesmo problema... Então é quase certo que vamos ter este problema, o que a SPA deveria fazer era orientar os clientes que vai haver esta "adaptação" na hora da montagem...
E digo mais, se vc decidir colocar mais para frente um intercooler,vai ter que mexer de novo na parte fria da turbina kkkkkkk
O outro problema, saída de escape... Eles usam uma peça que é original da turbina, então para corrigir o problema teriam que mexer no coletor de escapamento para torcer a turbina ali, pois a caixa quente fica fixa... Não sei pq eles não copiaram tudo do motor toyota 2.4LT antecessor ao nosso motor, pois a turbina neste coletor fica encima e não de lado...
Abraços,
Hugo
Legal desse link é o coletor. Bemmm dferente do kit que adquiri.
shuther4x4
19/03/2013, 22:57
Foi feito sim. Nos primórdios esse kit era uma parceria da SPA com a Garrett e a famosa saída da descarga, vinha um pedaço que ligava direto no original. A parceria foi desfeita e o pedaço do cano , também. Mas isso é muito fácil de resolver, ou troca a flange por esta 401385 ou corta-se a que vem no kit, ou faz como eu manda fazer o pedaço.
Exato Jorge. já escutei outros relatos de velhos conhecidos quando com cara de espanto viram meu kit: Não veio com o tubo do escape? Veio com essa turbina? que saida de escape é essa? etc. Até relatos de: se soubesse que estava assim tinha falado para ver na.......
A perda de padrão para mim é grave, pois vender uma coisa e com o tempo essa coisa vai mudando e os consumidores não são informados é phoda.
Mas de tudo isso, espero que melhore para os proximos.
Sei lá, mas no geral estou bem chateado com o kit. Não pelas adaptações que terão de ser feitas, mas por ter a sensação de comprar gato por lebre.
Mas o que é um peido para quem está caga....!
Vou montar logo (quando tiver tempo) e mandar bala na viatura.
Att
Fábio
sandro_ventania
19/03/2013, 23:22
1000 C é mais que suficiente. A essa temperatura o coletor já deve estar fundindo. Segundo relatos de quem tem em Band a temperatura fica normalmente entre 350 e 400C, sendo até 650 aceitável.
Dimasi, no link que postaram, o cara que instalou na dele disse que é para não deixar chegar aos 1200ºc e que a dele chegava a quase 1.000º.
Um coletor de escape chega fácil a 700º...
"
"Se você encontrar o seu caminhão está soprando muito fumo preto ou ele está funcionando muito quente (! acima de 1200 graus), então você precisa fazer isso a 1/8 de volta de cada vez até que você bata uma boa mistura."
Bom o cara é do canadá então acho que é 1200 graus celsius, mesmo.
mesd_lamaRS
19/03/2013, 23:53
Dimasi, no link que postaram, o cara que instalou na dele disse que é para não deixar chegar aos 1200ºc e que a dele chegava a quase 1.000º.
Um coletor de escape chega fácil a 700º...
"Se você encontrar o seu caminhão está soprando muito fumo preto ou ele está funcionando muito quente (! acima de 1200 graus), então você precisa fazer isso a 1/8 de volta de cada vez até que você bata uma boa mistura"
Não Sandro, ele relata sempre graus Fahrenheit e 1200ºF são 648.89ºC.
Estou quase comprando o pirômetro do Ebay U$80,00, só tenho que ter certeza da rosca do termopar que vem com ele.
Abraço.
Concordo, mas temos de admitir que o kit sofreu alteraçoes com o tempo.
Turbina garret, turbina master power, turbina spa, e por aí vai.
Att
Fábio venning
Boa Sorte na nova empreitada, depois posta os resultados, ok!
hugo.morais
20/03/2013, 08:05
Legal desse link é o coletor. Bemmm dferente do kit que adquiri.
Fábio,
Este coletor, turbina e tudo mais é original toyota, não preciso dizer mais nada né?
Abraços,
Hugo
Estou quase comprando o pirômetro do Ebay U$80,00, só tenho que ter certeza da rosca do termopar que vem com ele.
Abraço.
meds, passa o link deste pirometro. O que eu passei é bem legal mas acho que é compra tipo leilão??? Sera que entendi certo. Este modelo que eu passei é bem legal pois tem como ligar alarme.
mesd_lamaRS
20/03/2013, 10:34
meds, passa o link deste pirometro. O que eu passei é bem legal mas acho que é compra tipo leilão??? Sera que entendi certo. Este modelo que eu passei é bem legal pois tem como ligar alarme.
Olá Ezahn, acho que não é leilão e esta em meu carrinho de compras do ebay este: Item Nº. 190286130870. Coloca na busca do ebay que chega lá, são U$61,99 + U$20,00 de frete. Mas ainda não finalizei a compra, imprimi o manual e o guia de aplicação para EGT, mas ainda estou procurando referências sobre o termo par e como instalar em meu coletor antes de finalizar.
O legal dele é que poder montado para medir pressões e temperatura de água e óleo além do pirômetro. Só que ele faz um de cada vez, mas pode-se anexar chaves para selecionar uma ou outra função. Pelo menos foi oque eu entendi ao ler o manual com meu inglês "the book is on the table".
Um abraço
sandro_ventania
20/03/2013, 12:32
Abraço.
Ok Marcos, eu só li 1200 graus, não vi se era celsius ou fahrenheit...e como o canadá usa o celsius, deduzi assim...e como já li que os gases de escape saem com 700 a 800º, não achei disparate.
Desculpas ao Dimasi, pois nesse caso ele está correto!
sandro_ventania
20/03/2013, 12:34
Coloquei o sensor em outro lugar, agora achei um lugar atrás do motor, entre a parede corta fogo e o motor...fica bem junto da junta entre o cabeçote e os cilindros...vamos ver.
hugo.morais
20/03/2013, 13:49
Coloquei o sensor em outro lugar, agora achei um lugar atrás do motor, entre a parede corta fogo e o motor...fica bem junto da junta entre o cabeçote e os cilindros...vamos ver.
Sandro,
Que lugar é esse e como vc conseguiu fixar o sensor lá, pois não tem muito espaço ali ....
Abraços,
Hugo
sandro_ventania
20/03/2013, 14:43
Eu achei passando a mão por trás do motor, vai tateando no lugar onde aponta a seta da foto, dá um parafuso certinho. Eu só não medi a temperatura ainda.
401694
Olá Ezahn, acho que não é leilão e esta em meu carrinho de compras do ebay este: Item Nº. 190286130870. Coloca na busca do ebay que chega lá, são U$61,99 + U$20,00 de frete. Mas ainda não finalizei a compra, imprimi o manual e o guia de aplicação para EGT, mas ainda estou procurando referências sobre o termo par e como instalar em meu coletor antes de finalizar.
O legal dele é que poder montado para medir pressões e temperatura de água e óleo além do pirômetro. Só que ele faz um de cada vez, mas pode-se anexar chaves para selecionar uma ou outra função. Pelo menos foi oque eu entendi ao ler o manual com meu inglês "the book is on the table".
Um abraço
É este mesmo que está no link que eu postei acima. Estudei um pouco e vi que não é leilão. Clicou comprou. E mais 20 de frete. Acho que vou comprar um deste. Ela vem com o sensor de temperatura que mede até 1000°C e estudei que isto é o suficiente. O que mais vc quer ?
Amigos, verifiquei nas fotos em casa e vi que o coletor da minha é o mesmo deste do kit. Só que a saída do caracol quente é para baixo na minha turbina. Vai certinho pro escape. Vejam a foto.
401715
Este cotovelo não dá para ser girado?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/401052d1363563771t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc01988.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/401049d1363563567t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc01984.jpg
mesd_lamaRS
20/03/2013, 19:24
É este mesmo que está no link que eu postei acima. Estudei um pouco e vi que não é leilão. Clicou comprou. E mais 20 de frete. Acho que vou comprar um deste. Ela vem com o sensor de temperatura que mede até 1000°C e estudei que isto é o suficiente. O que mais vc quer ?
Minha dúvida é com relação ao termopar (sensor) que vai no coletor. fiquei na dúvida sobre o comprimento dele, se vai chegar dentro do coletor o suficiente. E também como ele é instalado, roscas e tal, porque na foto do ebay não esta claro. Mas já mandei uma pergunta ao vendedor hoje. É aguardar agora.
Um abraço
shuther4x4
20/03/2013, 21:03
Amigos, verifiquei nas fotos em casa e vi que o coletor da minha é o mesmo deste do kit. Só que a saída do caracol quente é para baixo na minha turbina. Vai certinho pro escape. Vejam a foto.
401715
Este cotovelo não dá para ser girado?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/401052d1363563771t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc01988.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/401049d1363563567t-vou-turbinar-viatura-e-agora-dsc01984.jpg
Boa noite Ezahn,
Girar não tem como,
Se der, quando for fazer o escapamento, vou pedir para cortá-lo e soldar uma saída reta.
Vamos ver quando conseguir montar tudo,
Talvez esse fim de semana, se conseguir tirar a porca/parafuso da polia do virabrequim. Rs!
Leonardo Truccolo
21/03/2013, 20:59
Boa noite Ezahn,
Girar não tem como,
Se der, quando for fazer o escapamento, vou pedir para cortá-lo e soldar uma saída reta.
Vamos ver quando conseguir montar tudo,
Talvez esse fim de semana, se conseguir tirar a porca/parafuso da polia do virabrequim. Rs!
Cara, vou te dar uma barbada pra tirar o parafuso da polia do virabrequim, eu nunca tinha feito, fiquei meio com medo, hehehhehe, mas fiz e deu certo.
Meu irmão tem umla L200 e esses dias fomos trocar a correia dentada, quem disse que saía esse parafuso. Tentamos de td que foi jeito e nada. Liguei pra um amigo meu, que é mecânico de caminhão e camionete e ele me ensinou:
tu coloca uma chave no parafuso, uma chave cachimbo e trava ela onde tu conseguir, no chão, no chassis em qq lugar. Vai la dentro do carro e da um toque no arranque fazendo o motor girar, solta na hora, mas tem que prestar atenção na hora de travar a chave, presta atenção pro lado que vira o motor.
abs
shuther4x4
21/03/2013, 22:26
Cara, vou te dar uma barbada pra tirar o parafuso da polia do virabrequim, eu nunca tinha feito, fiquei meio com medo, hehehhehe, mas fiz e deu certo.
Meu irmão tem umla L200 e esses dias fomos trocar a correia dentada, quem disse que saía esse parafuso. Tentamos de td que foi jeito e nada. Liguei pra um amigo meu, que é mecânico de caminhão e camionete e ele me ensinou:
tu coloca uma chave no parafuso, uma chave cachimbo e trava ela onde tu conseguir, no chão, no chassis em qq lugar. Vai la dentro do carro e da um toque no arranque fazendo o motor girar, solta na hora, mas tem que prestar atenção na hora de travar a chave, presta atenção pro lado que vira o motor.
abs
Valeu pela dica Leonardo.
Vou tentar esse fim de semana.
Ai que medo!!!! Rs!
Mas já tentei de tudo e não tenho uma pneumática para facilitar.
Estava pensando em fazer uma chapa com os furos da polia para justamente ptravar ela de acordo, pois com madeira eu moí a mesma!!!
Eta coisa dura do cara...!
Att
Fábio
sandro_ventania
22/03/2013, 11:03
Eu achei passando a mão por trás do motor, vai tateando no lugar onde aponta a seta da foto, dá um parafuso certinho. Eu só não medi a temperatura ainda.
401694
Fiz o teste hoje...achei que agora ficou muito bom. A temperatura ficou estabilizada em 80° andando a 90km no plano...e a sensibilidade foi boa, a temperatura subiu rápido até uns 70° e depois continuou lentamente até estabilizar, certamente a partir dos 70° começou a circulação da água.
Interessante que andando a 90km e tirando o pé para uns 60km a temperatura subia uns 3° logo, facil de entender, pois diminuindo o giro a circulação de água (e óleo) diminui e o calor latente e logo irradiado.
O bom do local é que a resposta foi rápida o suficiente e trabalha dentro do range do sensor...experimentem.
Leonardo Truccolo
22/03/2013, 11:46
Valeu pela dica Leonardo.
Vou tentar esse fim de semana.
Ai que medo!!!! Rs!
Mas já tentei de tudo e não tenho uma pneumática para facilitar.
Estava pensando em fazer uma chapa com os furos da polia para justamente ptravar ela de acordo, pois com madeira eu moí a mesma!!!
Eta coisa dura do cara...!
Att
Fábio
hehehhe, da medo mesmo, mas eu fiz e funcionou.
Na L200 eu não consegui tirar com a pneumática, não tinha espaço, aí fiz dessa maneira.
Na minha SW4 eu nem lembro como tirei, mas esse parafuso é sempre ruim de tirar mesmo.
abs
DieselPower
22/03/2013, 23:28
hehehhe, da medo mesmo, mas eu fiz e funcionou.
Na L200 eu não consegui tirar com a pneumática, não tinha espaço, aí fiz dessa maneira.
Na minha SW4 eu nem lembro como tirei, mas esse parafuso é sempre ruim de tirar mesmo.
abs
Deculpem o Off Topic,
Mas Leonardo, tem mais fotos desta D10 do seu avatar?
DieselPower, vc tem Pirometro na sua XT? Se si, Instalou no coletor o na saída da turbina? Qual a temperatura que considera limite no seu caso? Qual o aparelho e a sonda que usa? Sabe dizer se esta aqui do ebay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-EGT-THERMOMETER-PYROMETER-W-Probe-/190286130870?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2c4defeeb6&vxp=mtr) presta? O aparelho parece interessante, mas a sonda parece bem curta! Tem outras sondas do mesmo vendedor (http://www.ebay.com/itm/Autometer-5244-EGT-Pyrometer-Probe-Kit-/250669318640?rt=nc&_trksid=p2047675.m1851&_trkparms=aid%3D222002%26algo%3DSIC.FIT%26ao%3D1%2 6asc%3D163%26meid%3D6444234516046461531%26pid%3D10 0005%26prg%3D1088%26rk%3D2%26sd%3D190286130870%26) que parecem melhores, mesmo porque custa mais que o aparelho inteiro com a sonda murts, será que á compatível com este aparelho? Vou tentar descobrir.
Abraços
shuther4x4
23/03/2013, 13:27
abs
Boa tarde,
Tem como me passar seu tel por mp (mensagem particular)?
Tentei passar o meu por mp pra ti mas deu que vc não pode receber mais (caixa cheia).
Desde já Obrigado.
Att
Fábio
Leonardo Truccolo
23/03/2013, 13:51
Deculpem o Off Topic,
Mas Leonardo, tem mais fotos desta D10 do seu avatar?
Opa, blz?
É uma C10
Eu tinha várias, mas tive que formatar o hd e perdi td, tem umas no meu face. Leonardo Truccolo.
Ou me manda o teu e-mail que te mando as que eu tenho.
Abs
Perguntei no anunciante do ebay e o cara indicou este outro pirometro EGT que na verdade muda a sonda. Esta parece melhor!!
Veja o anuncio. (http://www.ebay.com/itm/200339741326?ru=http%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fsch%2F i.html%3F_sacat%3D0%26_from%3DR40%26_nkw%3D2003397 41326%26_rdc%3D1) U$95,99 + 20 de frete. Este acho que vou encarar!!
sandro_ventania
23/03/2013, 16:38
Nossa Ezahn, cuidado para não virar paranóia...he he he!
Voce já está com 3 sensores no carro, acho que voce está mais que protegido!
O Flávio acabou de ser salvo por um posto na saida da água, o mangote de baixo soltou e vazou a água toda e mesmo não tendo água o sensor acusou a subida de temperatura, apitou e ele parou o carro.
Experimenta colocar o sensor onde coloquei...achei que ficou ótimo.
Bom...a não ser que o din din tá sobrando e voce queira mais esse mimo...he he he.
Lembrando que $95,99 + 20= $116,00 em Reais viram R$240,00 acrescenta os impostos e voce vai pagar quase...R$500,00 !!
Nossa Ezahn, cuidado para não virar paranóia...he he he!
Voce já está com 3 sensores no carro, acho que voce está mais que protegido!
O Flávio acabou de ser salvo por um posto na saida da água, o mangote de baixo soltou e vazou a água toda e mesmo não tendo água o sensor acusou a subida de temperatura, apitou e ele parou o carro.
Experimenta colocar o sensor onde coloquei...achei que ficou ótimo.
Bom...a não ser que o din din tá sobrando e voce queira mais esse mimo...he he he.
Lembrando que $95,99 + 20= $116,00 em Reais viram R$240,00 acrescenta os impostos e voce vai pagar quase...R$500,00 !!
Parei!!!!:curtir: Na verdade é pura especulação, mas achei válido colocar este outro link pois acho que se alguém ler e for comprar, ai acho que este é mais apropriado.
O caso é que andei estudando o que é EGT e percebi que é uma medida muito mais segura. Ali acusa muito antes de qq outra peça ser afetada pela temperatura. Por exemplo, em uma subida, em carga total, pé no fundo, na minha viatura começa a esquentar depois de 3 a 5 minutos. Se tiver um pirômetro vai acusar no começo da subida, e neste caso se reduzir para quarta marcha e continuar com o pé no fundo, só que com rotação maior. A alimentação do motor ficará mais pobre, mais ar em relação ao diesel, e isto por si já reduz a EGT. E ai pé na tábua.
Se um amigo, cunhado ou qq um assim for aos EUA ai encaro os R$240,00. Dai tiro este se aquário e coloco na geladeira, e pinto ela com o logo da skol!!!:-D
DieselPower
24/03/2013, 21:21
DieselPower, vc tem Pirometro na sua XT? Se si, Instalou no coletor o na saída da turbina? Qual a temperatura que considera limite no seu caso? Qual o aparelho e a sonda que usa? Sabe dizer se esta aqui do ebay (http://www.ebay.com/itm/DIGITAL-EGT-THERMOMETER-PYROMETER-W-Probe-/190286130870?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item2c4defeeb6&vxp=mtr) presta? O aparelho parece interessante, mas a sonda parece bem curta! Tem outras sondas do mesmo vendedor (http://www.ebay.com/itm/Autometer-5244-EGT-Pyrometer-Probe-Kit-/250669318640?rt=nc&_trksid=p2047675.m1851&_trkparms=aid%3D222002%26algo%3DSIC.FIT%26ao%3D1%2 6asc%3D163%26meid%3D6444234516046461531%26pid%3D10 0005%26prg%3D1088%26rk%3D2%26sd%3D190286130870%26) que parecem melhores, mesmo porque custa mais que o aparelho inteiro com a sonda murts, será que á compatível com este aparelho? Vou tentar descobrir.
Abraços
Fala Ezahn,
Ainda não possuo EGT na Xterra, mas está nos planos para "ontem"...
O EGT é a medida mais segura para saber como está a queima do diesel dentro do cilindro, se podemos enviar mais combustível ou não, e se está ocorrendo Back Pressure.
O correto é instalar bem no centro do coletor, onde o fluxo dos cilindros se une, mas eu não tenho coregem de furar o coletor, e por isso irei instalar no cotovelo logo após a turbina... O que vai acontecer, é que a leitura ficará alguns segundos atrasadas, e alguns graus abaixo do coletor, mas nada que inviabilize o seu uso.
Sobre estes dos Ebay, eu não arriscaria, pois conseguimos no Brasil por um valor bem menor, como os da ODG.
Se for comprar no exterior, procure um Autometer ou Banks.
Aqui tem algumas informações interessantes sobre EGT:
Motores Diesel - Fumaça Preta, EGT, Temperatura Alta e Chip de Potência (http://www.sfichips.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=66)
Banks Power | Why EGT is Important (http://www.bankspower.com/techarticles/show/25-Why-EGT-is-Important)
The Truth About EGT - Diesel Power Magazine (http://www.dieselpowermag.com/tech/1007dp_the_truth_about_egt/viewall.html)
Exhaust Gas Temperature Basics - Diesel Power Magazine (http://www.dieselpowermag.com/features/0607dp_exhaust_gas_temperature_basics/viewall.html)
Abraço.
shuther4x4
24/03/2013, 23:48
Boa noite a todos.
A caminhada para turbinar a viatura continua!!!
Graças a dica do Leonardo Truccolo, consegui tirar o parafuso da polia.
Como não tinha como dar a partida e ver o que estaria acontecendo, fiz um video.
Agora posto aqui para que em caso de "desespero" como o meu possa auxiliar algum companheiro.
Soltando o parafuso da polia do virabrequim - MACETE - video com 0.5x velocidade real. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sTJsDD3r_BU&feature=youtu.be)
Att
Fábio
shuther4x4
25/03/2013, 00:12
Hoje consegui trocar a correia da Berenice.
Terminei a linha de óleo de alimentação da turbina.
Instalei os termometros de temperatura (agua e óleo) no painel (com base nas fotos que vi do Ezanh).
O turbo vai no seguimento no fim de semana que tiver tempo (comprei novos prisioneiros - turbina - pois os que vem no kit são muito compridos - pra variar!!!). Vou ter se fazer um novo suporte para a wastegate.
E vamo que vamo!!!!
Hoje consegui trocar a correia da Berenice.
Terminei a linha de óleo de alimentação da turbina.
Instalei os termometros de temperatura (agua e óleo) no painel (com base nas fotos que vi do Ezanh).
O turbo vai no seguimento no fim de semana que tiver tempo (comprei novos prisioneiros - turbina - pois os que vem no kit são muito compridos - pra variar!!!). Vou ter se fazer um novo suporte para a wastegate.
E vamo que vamo!!!!
E ai shuther, na 5ª foto os relógios já estão no painel??? Parece que não! Onde vai o sensor da temp do óleo?
Vc trocou todos os rolamentos da correia dentada? Na minha troquei o esticador completo e na polia boba que é dentada troquei só os rolamentos internos.
Boa sorte na empreitada!!
shuther4x4
25/03/2013, 19:34
E ai shuther, na 5ª foto os relógios já estão no painel??? Parece que não! Onde vai o sensor da temp do óleo?
Vc trocou todos os rolamentos da correia dentada? Na minha troquei o esticador completo e na polia boba que é dentada troquei só os rolamentos internos.
Boa sorte na empreitada!!
Já estão no painel sim, só não tinha irado foto ainda, pois está desmontado embaixo, mas tirei agora da parte de cima para voce ver.
Não achei bonito, mas achei que seria o melhor lugar tanto para visibilidade minha e do passageiro (caso eu esteja no passageiro algum dia rs!)
O kit veio polia, esticador e correia. Trouei tudo.
Não veo a hora de ela funcionar no turbo, mas esse fim de semana proximo não vou poder pegar no batente!
Att
Fábio
guilhermeabreu
25/03/2013, 21:07
Boa noite a todos.
A caminhada para turbinar a viatura continua!!!
Graças a dica do Leonardo Truccolo, consegui tirar o parafuso da polia.
Como não tinha como dar a partida e ver o que estaria acontecendo, fiz um video.
Agora posto aqui para que em caso de "desespero" como o meu possa auxiliar algum companheiro.
Soltando o parafuso da polia do virabrequim - MACETE - video com 0.5x velocidade real. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=sTJsDD3r_BU&feature=youtu.be)
Att
Fábio
É impressionante a facilidade em que foi retirado e vc fundindo a cuca pra tirar , O QTO NÃO VALE UMA BOA DICA NÃO ???????
Resolvi dar uma geral na minha SW4. A turbina estava com muito óleo na parte fria. Antes de abrir o motor, levei a turbina no Robson, alguns amigos do 4x4 já fizeram serviços com ele. Ele limpou, examinou a turbina e em seguida veio o veredito... Jorge sua turbina não tem problema algum!!! Pra completar... não me cobrou nada. Evidentemente não fui cara de pau e meti a mão no bolso. Ele é um exemplo de profissional honesto. Ahhh ele mandou um abraço para o Delfim.
jorge.duarte
25/03/2013, 22:06
Resolvi dar uma geral na minha SW4. A turbina estava com muito óleo na parte fria. Antes de abrir o motor, levei a turbina no Robson, alguns amigos do 4x4 já fizeram serviços com ele. Ele limpou, examinou a turbina e em seguida veio o veredito... Jorge sua turbina não tem problema algum!!! Pra completar... não me cobrou nada. Evidentemente não fui cara de pau e meti a mão no bolso. Ele é um exemplo de profissional honesto. Ahhh ele mandou um abraço para o Delfim.
kkkkkkk Delfim marca as pessoas...
O Robson é nota 10. Na época deixei a minha lá para ele testar, passei no mesmo dia de tarde e estava pronta, não tinha nada, mas pedi para balancear, como não sabia que estava pronta nao levei o dinheiro...ele "pertubou" para eu levar e depois pagar...isso prova que o cara além de honesto é gente boa.
Abs
shuther4x4
26/03/2013, 01:13
É impressionante a facilidade em que foi retirado e vc fundindo a cuca pra tirar , O QTO NÃO VALE UMA BOA DICA NÃO ???????
Nem fale guilherme.
Já estava me consolando com montar tudo e depois no final levar pra trocar a correia. Agradecimento ao forista leonardo truccolo.
Att
fabio
shuther4x4
07/04/2013, 17:12
Bem galera, ontem dei um pega na viatura.
Montei o que estava fora da viatura, radiador, mangueiras, etc (troquei correia dentada lembram).
Coloquei novos prisioneiros para a turbina e para o coletor da turbina que na verdade são parafusos alen sem cabeça (fica aí a dica).
Adaptei a nova base da wastegate e me renderam 2 pontos no dedo por cagada minha e pela bos.... do kit ser uma maravilha!!
Coloquei as conexoes de ar para a turbina e para o coletor, etc...
Ficou faltando: Terminar os manômetros (estou esperando um de pressão do óleo para terminar tudo de uma vez)
Mangueira do respiro do motor, ainda não decidi se ligo ela na tubulação ou se coloco um reservatório independente.
Reservatorio De Respiro De Oleo De 1/2lt Universal - R$ 52,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-467771020-reservatorio-de-respiro-de-oleo-de-12lt-universal-_JM)
e depois levar para fazer o escape.
Vamo que vamo.
shuther4x4
07/04/2013, 18:03
Em primeiro lugar coloquei data, pois já me falaram que o kit foi muito bom, então não tenho intenção de confundir com versões anteriores do mesmo.
Ao meu ver são pequenas coisas, falta de cuidado, descuido, desinteresse, não sei como nomear mas que poderia deixar o kit bem melhor.
O pós venda não sei nem se posso chamar assim. Mandei, reenviei e-mail com todos os problemas encontrados, antes de postar aqui, mas em momento algum me responderam.
1. A turbina veio com uma etiqueta nomeando outro modelo, segundo eles foi colocada errada a etiqueta??!!
2. A saida de óleo que veio não é da turbina, pediram para enviar de volta para eles para enviarem outra, perguntei se essa iria desviar da base da wastegate, mas não souberam responder, só falaram se estivesse pegando era só girar a parte fria e a parte quente???? (percebi depois que a parte quente não se gira, pois fica no coletor de escape e o eixo não posso deixar ele fora da perpendicular ao solo, ou seja só a parte fria é que eu podeira girar. Não enviei a saida errada portanto não recebi a saida correta. Achei um absurdo ter gasto quase 2.000,00 em um kit e ter de enviar uma saida para depois receber a outra. Dá impressão que somos moleques.
3. A base da wastegate (vejam fotos dos posts anteriores) fica no caminho da saida de óleo da turbina (tive de fazer outra, pois se só girasse a parte fria, a wastegate iria sair de angulo e provavelmente iria estragar rápido e provavelmente eles não iam querer nem saber).
4. A turbina que veio tive de girar a parte fria, pois ela saia apontada para o cabeçote (meu, se já é um kit, porque não vem com a angulação correta? Deve ser para poder usar aquela base de wastegate!!! e ficar parecendo tudo ok na mão).
5. os prisioneiros que prendem a turbina (4) e que fixam a saida da turbina para o escapamento (5) são muito grandes, chegando ao absurdo de alguns deles baterem a cabeça na carcaça, ou seja, não teria como dar aperto correto. Coisa simples de resolver se dessem atenção ao compradores. Não adianta cortar os que pegam também, pois o miolo do prisioneiro (aquela parte sem reosca) é maior que a base da turbina, tendo de usar algumas arruelas para conseguir aperto.
6. O cano de pressurização, na parte que sai da turbina, tem uma borda para prender a mangueira de menos de 0,5 centimetros, ou seja, é dificil apertar a braçadeira mantendo nessa borda, pois depois dela afina e não dá aperto. Fora isso que se ele fosse uns 2 cm maior, não ficaria no limite como ficou. Esse acho que talvez vou ter de trocar se não conseguir suportar a pressão nessa "conexão".
7.A mangueira de alimentação do óleo da turbina (aeroquip) me parece, digo parece pois não posso afirmar ainda, de baixa qualidade, frente as que conheço (dá pra ver o tubo de borracha no interior da malha), fora que é bem maior que o necessário, tendo de dar voltas para compensar o tamanho (maior risco de dar merda).
8. A saida da turbina para o escapamento voltada para o motor!!!! (poderia ser voltada para o rumo do escapamento no minimo)
9. Não respondem e-mails como estamos acostumados com outras empresas.
Minha humilde opinião. Se forem comprar, vejam de algum empresa que também instala, pois a minha percepção é que deixaram de trabalhar com instalação, aí as coisas vão mudando (distribuidor, material, etc) e ainda acham que tudo estava como antes. Mas na verdade não. O desenvolvimento dos produtos como esse (viaturas antigas) parou devido a não trabalharem mais com instalação. Essa é a minha impressão.
Abraço a todos.