PDA

Ver Versão Completa : Pajero Dakar: impressões, comentarios...

Páginas : 1 [2] 3 4

André 1943
15/03/2013, 09:23
A triton bebe mais bebe ,a minha na estrada não faz mais que 9,75 andando ma 100/110 km/h

Amigo, impressionante, porque nem as Triton têm esse consumo. Parabéns, hehehe.

leao77
16/03/2013, 11:36
Colegas, vi em postagens anteriores alguns comentários (parece-me que do Tavora) que a Dakar modelo 2014, viria com motor mais potente (provavelmente regulagem do chip) e automática com 5 velocidades. Mas não há comentarios sobre o desing.
Porcurei nos principais sites e não encontrei nada. Vocês poderiam passar os endereços onde encontraram notícias a respeito, pois como estou querendo trocar gostaria de avaliar esta possibilidade.
grato
leão77

A.Tavora
24/03/2013, 00:11
Colegas, vi em postagens anteriores alguns comentários (parece-me que do Tavora) que a Dakar modelo 2014, viria com motor mais potente (provavelmente regulagem do chip) e automática com 5 velocidades. Mas não há comentarios sobre o desing.
Porcurei nos principais sites e não encontrei nada. Vocês poderiam passar os endereços onde encontraram notícias a respeito, pois como estou querendo trocar gostaria de avaliar esta possibilidade.
grato
leão77

Leao, acabei de fechar a DAKAR A/T DIESEL 2013/2013. Como não havia nada confirmado do aumento de

potência e a vinda realmente do câmbio de 5 marchas, acabei comprando assim mesmo. A tendência é aumentarem

o preço. A previsão de chegada é pra depois da semana santa.

Agora vou colocar a minha TRITON MEC. pra vender. Com muita pena, mas... 64.000km de alegrias, vou me despedindo

da minha pretinha.

Gde abraço

leao77
24/03/2013, 19:11
Tavora
grato pela informação.
Vamos (no meu caso) continuar aguardando para ver.
Parabéns pela aquisição.
leao

A.Tavora
28/05/2013, 18:07
Amigos, em lua de mel com minha DAKAR.

Apesar de ter rodado apenas 250km, tenho algumas impressões em relação a minha TRITON.

CONSUMO:rodando no transito 95% esta com meio tanque. Na TRITON ESTARIA ACIMA DO MEIO.

CONFORTO: MUITO, MUITO, MUITO MAIS CONFORTÁVEL QUE A TRITON, PRINCIPALMENTE ATRÁS.

MOTOR: Apesar de ter menos torque, a impressão é que tem bem mais força que a TRITON.
DAKAR: 170 CV 35 kgf
TRITON: 165 CV 38 kgf

CÂMBIO: Infelizmente..... de 4 marchas. A última marcha é bem longa, parece ser mais longa que a 5a da TRITON, na estrada deve ser mais econômica.

O resto muito parecido com a TRITON, estabilidade, freio, etc....

A.Tavora
23/06/2013, 18:07
Amigos, em lua de mel com minha DAKAR.

Apesar de ter rodado apenas 250km, tenho algumas impressões em relação a minha TRITON.

CONSUMO:rodando no transito 95% esta com meio tanque. Na TRITON ESTARIA ACIMA DO MEIO.

CONFORTO: MUITO, MUITO, MUITO MAIS CONFORTÁVEL QUE A TRITON, PRINCIPALMENTE ATRÁS.

MOTOR: Apesar de ter menos torque, a impressão é que tem bem mais força que a TRITON.
DAKAR: 170 CV 35 kgf
TRITON: 165 CV 38 kgf

CÂMBIO: Infelizmente..... de 4 marchas. A última marcha é bem longa, parece ser mais longa que a 5a da TRITON, na estrada deve ser mais econômica.

O resto muito parecido com a TRITON, estabilidade, freio, etc....

Bem agora rodados 700 km, o primeiro consumo medido ficou em 6km/l somente usado na cidade e com bastante engarrafamentos , mas bem abaixo da minha Triton que fazia em média 7,0/7,5km/l também nas mesmas condições. Lembrando que minha TRITON era Mecânica e a DAKAR Automática.

Lembrando também que minha TRITON melhorou bastante o consumo depois de 15.000km.

Abçs

MPAEGLE
13/07/2013, 08:45
Comprei a minha 12/13 prata rhodie com 8.000 km apos ter ficado 5 meses com uma triton12/12 q peguei com 4.000 km.
Claro q o conforto é outro, quanto ao consumo achei similar. Viajei com a FAMILIA inteira de Recife a Paulo Afonso (450km) com o ar ligado o tempo todo e ainda sobrou 1/4 de tanque vindo muito tempo no cruise programado para 120km/h. Coloquei umas telinhas atras da orbe para a garotada fazendo da viagem uma tranqüilidade já que cada um veio com o seu fone de ouvido livrando a mim e a minha esposa de ficar assistindo a galinha pintadinha, e olhe q ainda deu pra trazer a sogra - esta infelizmente não consegui colocar o fone de ouvido. rsrsrs...
Estou feliz com a maquina e acho a transmissão dela bem acertada apesar das 4 velocidades. A critica fica por conta de alguns itens de conforto e segurança que deveriam vir de fabrica para um carro desse nível de preço E PRINCIPALMENTE A FALTA DO COMPUTADOR DE BORDO QUE É INACEITÁVEL . Instalei o kit sentinela para fechar os vidros automaticamente qdo aciono a trava aqui mesmo em PA e nunca deu bronca. Estou indo para a 2 revisão sem queixas e a primeira paguei apenas o preço informado da fabrica.

PELO MENOS ATÉ AGORA TEM SIDO SÓ ALEGRIA A NÃO SER PELA FALTA DO COMPUTADOR DE BORDO

Um abraço a todos e vamos manter ativo esse forum para a DAKAR !

MPAEGLE
13/07/2013, 08:58
Só para atualizar o meu perfil

spfcbrasil
20/07/2013, 15:07
entrando para o clube de proprietarios da dakar... comprei uma 2010, mt, estou adorando ela. rodei pouco ainda, mas vou fazer uma viagem de 2 mil km semana que vem. muito confortavel !
apenas notei um barulho que parece que vem de alguma correia.. alguem sabe o que pode ser?

Abs

MPAEGLE
20/07/2013, 15:31
BEM VINDO AO CLUBE DAKAR

Fiz hj a revisão de 20.000km tudo certo! Paguei os 527 reais conforme a tabela e um excelente atendimento na SAEL Recife. Recebi o carro e agora vou viajar 500km só de boa.

spfcbrasil
20/07/2013, 16:39
BEM VINDO AO CLUBE DAKAR

Fiz hj a revisão de 20.000km tudo certo! Paguei os 527 reais conforme a tabela e um excelente atendimento na SAEL Recife. Recebi o carro e agora vou viajar 500km só de boa.

obrigado!

vc sabe o preco do oleo e dos filtros na ccs?

MPAEGLE
29/07/2013, 23:30
Não sei pq a revisão já vem tabelada, mas vou conferir na nota fiscal.

spfcbrasil
30/07/2013, 21:50
Não sei pq a revisão já vem tabelada, mas vou conferir na nota fiscal.

obrigado!:)

A.Tavora
30/09/2013, 21:15
Amigos, minha DAKAR completou 6 meses de uso, agora com 3.100Kms rodados, fazem 20 dias que acendeu a luz da injeçao no painel, assim que acendeu levei na concessionária MIT para ver qual seria o motivo, passaram o leitor e acusou filtro sujo e o sensor MAP, assim que passaram o leitor, a luz apagou. Como faltavam alguns dias para a revisão de 06 meses, achei conveniente esperar.
Passados mais uma semana, acendeu novamente, o carro não perde força, por isto acho que não é filtro sujo, mas parece o sensor MAP mesmo.

Hoje cedo deixei na revisão e no final da tarde me ligaram que ja haviam resolvido tudo e ja poderia ir apanha-lo. Amanha cedo pegarei.

No mais, estou muitissimo satisfeito com a viatura, apesar do cambio de 4 marchas, nao tenho o que reclamar das retomadas, responde bem rapido assim que se pisa no acelador e reduzindo bem rapido quando precisa.

André 1943
08/11/2013, 18:19
Tenho uma dakar 09 e uma triton 13 e nao tem como comparar pois a dakar e muito superior. Conforto consumo nivel de ruido sistema de tração e ate o cambio a/t e melhor ah minha dakar eh importada e veio com pneus Bridgestone e tao com 60000 rodados e em um estado bem superior ao pirelli da triton com 22000 provando ser bem mais ajustada

DESONERADO
10/11/2013, 20:37
Amigos, minha DAKAR completou 6 meses de uso, agora com 3.100Kms rodados, fazem 20 dias que acendeu a luz da injeçao no painel, assim que acendeu levei na concessionária MIT para ver qual seria o motivo, passaram o leitor e acusou filtro sujo e o sensor MAP, assim que passaram o leitor, a luz apagou. Como faltavam alguns dias para a revisão de 06 meses, achei conveniente esperar.
Passados mais uma semana, acendeu novamente, o carro não perde força, por isto acho que não é filtro sujo, mas parece o sensor MAP mesmo.

Hoje cedo deixei na revisão e no final da tarde me ligaram que ja haviam resolvido tudo e ja poderia ir apanha-lo. Amanha cedo pegarei.

No mais, estou muitissimo satisfeito com a viatura, apesar do cambio de 4 marchas, nao tenho o que reclamar das retomadas, responde bem rapido assim que se pisa no acelador e reduzindo bem rapido quando precisa.

Tá rodando pouco hein amigo, o que diz do consumo até agora, melhorou um pouco das suas primeiras postagens?
O câmbio da Dakar é diferente do A/T da Triton, ele é bem mais eficiente mesmo, e o carro é ótimo na estrada!

abs!

Nandico
11/11/2013, 09:09
Bom dia Srs. Fui na ccs no sábado e peguei o material da Dakar 2014. Motor 180cv, airbags frontal, cortina e lateral, cambio 5 marchas, xenon, rodas novas, algumas coisas que lembrei. Abs.

leao77
11/11/2013, 16:18
Que lástima! É uma pena mesmo a MIT ser tão tímida nas inovações, principalmente quando as concorrentes estão na faixa dos 200cv e no mínimo com câmbio AT 6 velocidades.

euclidesneto
11/11/2013, 17:03
E sabendo-se que já dispõe dessa tecnologia na Full. Não consigo entender.

ricardo arlen
02/12/2013, 16:22
Senhores, tenho interesse em adquirir a dakar e agora que tem câmbio de 5 marchas (menos mal) fiquei mais inclinado ainda. O detalhe que é que meu filho achou um comparativo entre a TRailblazer, sw4 Pajero Dakar. Das três, a dakar foi a pior. Para vocês que tem dakar, será que esse vídeo procede ou foi uma forma de detonar a dakar?

segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=fsUu6clzg2Q

O detalhe é que a dakar ($173 mil) está 10 mil mais cara que a trailblazer e um pouco mais barata com relação à toyota. Comparando os carros, acho que a dakar está cara. Grato

dojao campeao
02/12/2013, 18:17
Ricardo, o vídeo e tendencioso sim e explico: Trailblazer 4x2/4x4 c bloqueio/4x4 low (c bloqueio e reduzida), SW4 4x4 permanente/ 4x4 c bloqueio/4x4 low (bloqueio e reduzida), Dakar 4x2/4x4 s bloqueio/4x4 c bloqueio/4x4 low (bloqueio e reduzida). 1ª conclusão: Dakar tem mais opções de tração (sistema igual ao da Full), note que no trecho em que aparece o painel da Dakar, estão acesas as 4 lâmpadas da tração mas a lâmpada do meio que indica o bloqueio está apagada o que nos leva a 2ª conclusão: não foi utilizado o recurso correto, pois o carro estava programado para terrenos com pouca aderência mas com as 4 rodas no chão, como tinha erosão é lógico que tinha que acionar o bloqueio. 3ª conclusão: a parada que o "piloto" fez dentro da lama foi ridícula, era bastante entrar bloqueado e manter uma velocidade baixa mas constante! 4ª conclusão: a Trailblazer era sempre a primeira a passar nos obstáculos, quando é óbvio que quem vem depois pega o terreno mais difícil (escavacado como chamamos aqui). 5ª conclusão: A o assistente de descidas e rampas da trailblazer é importante, assim como o seu curso de suspensão se mostrou um pouco melhor no off road, o que não é suficiente para vermos alguma em competições, rallys ou mesmo trilhas, pois estas são praias da Mit!

leao77
02/12/2013, 19:25
Ricardo
Como bem apontou dojao campeao o vídeo é tendencioso, basta ver as explicações técnicas do dojao.
Na verdade não é tendencioso, mas sim altamente tendencioso pois trata-se de publicidade da chevrolet como se observa no início. Portanto não é nem comparativo e sim propaganda.
Independente disso a Dakar é um excelente carro, mas como já expressei posts acima, lamento muito a timidez da MIT que mexeu pouco e ainda ficou longe das concorrentes, principalmente em torque, potência e somente 5 velocidades.

DESONERADO
03/12/2013, 11:37
Senhores, tenho interesse em adquirir a dakar e agora que tem câmbio de 5 marchas (menos mal) fiquei mais inclinado ainda. O detalhe que é que meu filho achou um comparativo entre a TRailblazer, sw4 Pajero Dakar. Das três, a dakar foi a pior. Para vocês que tem dakar, será que esse vídeo procede ou foi uma forma de detonar a dakar?

segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=fsUu6clzg2Q

O detalhe é que a dakar ($173 mil) está 10 mil mais cara que a trailblazer e um pouco mais barata com relação à toyota. Comparando os carros, acho que a dakar está cara. Grato

Ricardo, não tem comparação da capacidade off road da Dakar frente às concorrentes. Tem só 3 mil anos que a Mitsubishi é referência em off road...

Andei numa Triton diesel 5 marchas agora, da nova, e fiquei muito impressionado mesmo com a melhora que o conjunto deu. Vá dirigir uma Dakar nova, acho que vai gostar bastante também.

diogochagas
04/12/2013, 00:16
Dakar a 173k??
perderam a noção.

Fernando Pinheiro
04/12/2013, 02:45
Ricardo, não tem comparação da capacidade off road da Dakar frente às concorrentes. Tem só 3 mil anos que a Mitsubishi é referência em off road...

Andei numa Triton diesel 5 marchas agora, da nova, e fiquei muito impressionado mesmo com a melhora que o conjunto deu. Vá dirigir uma Dakar nova, acho que vai gostar bastante também.

O que achei mais interessante no vídeo, foi que os obstáculos aonde a Dakar teve dificuldades, ela vence sem problemas nas pistas de test drive montadas pela Mit. Assim, forçoso concluir que o vídeo é tendencioso sim. Trata-se, sem sombra de dúvidas de 3 excelentes veículos, mas dai a dizer que a Dakar teria dificuldades em vencer os obstáculos montados, acho uma diferença muito grande. Prefiro crer que realmente, como já foi dito aqui pelo dojao campeao que a Dakar não foi conduzida adequadamente.
Sds.

Fernando Pinheiro

André F
04/12/2013, 04:21
O vídeo é tendencioso? Talvez, vamos aos fatos:

> A Dakar (Pajero Sport) é a única no Brasil que não possui controle de tração. Lá fora, a Pajero Sport possui controle de tração e BLOQUEIO no diferencial traseiro, o que faz toda a diferença em obstáculos em X, ou seja, com duas rodas diagonais no ar;

> A Dakar é a que possui menos torque e menos potência das três;

> No vídeo, os obstáculos com bloqueio desligado foram testes para os sistemas ESP/TCS - com o bloqueio ligado, obviamente o resultado dos veículos será o mesmo;

Como mencionado por colega em outro post, falta à Dakar equipamento presente em Duster e Adventure, veículos que custam três vezes menos. Acho que falta também um pouco de vergonha na cara da Mit daqui. Lá fora, Dakar é nome de série especial, com equipamentos que a Pajero Sport daqui não tem, e alguns nunca viu:

- bloqueio traseiro;
- controle de tração;
- teto-solar;
- motor TGV;
- controle de estabilidade ESP;
- computador de bordo;

Outra coisa - a roda do modelo vendido lá fora é muito, muito mais bonita.

Por fim, pelo preço que estão oferecendo a Dakar, a Trailblazer é uma opção superior e muito mais em conta.

http://www.mitsubishi-motors.com.au/image-resize/made/uploads/vehicles/challenger/2014/interior/14PC_Mitsubishi_Challenger_LS_Dash_Front_On_Globe_ screen_MFD_1920x768_960_384_90_c1.jpg

http://behindthewheel.com.au/wp-content/uploads/2013/07/image97456_b.jpg

Bianor
04/12/2013, 07:15
Concordo com o colega a Dakar fica no X mesmo com o diferencial central bloqueado.
O mais incrivel a Triton HPE sai com o diferencial traseiro com LSD Hybrid a Dakar é open.
Detalhe até o Duster tem controle de tração baseado no ABS e custa 1/3 do preço.
Neste quesito preço não tem como a Trailblazer é mais vantajosa.

dojao campeao
04/12/2013, 13:09
Quando não se tem bloqueio no mesmo eixo (caso da Dakar) é evidente que pode ficar em um X, porém tb é lógico que se estiver em 4x4 desbloqueado (para terrenos com pouca aderência, asfalto com chuva forte por exemplo, caso que se permite trafegar a altas velocidades por longo tempo sem danos, o que é um privilégio), a possibilidade de ficar em um X é maior que se o diferencial central estiver acionado, pois desbloqueado cada roda pode girar ou travar loucamente, e se estiver bloqueado as 4 rodas girarão na mesma intensidade!

dojao campeao
04/12/2013, 13:15
retificando, as quatro rodas "tendem" a girar na mesma intensidade!

André F
04/12/2013, 16:14
retificando, as quatro rodas "tendem" a girar na mesma intensidade!

Mico gigante esse da Mit - e olha o preço, ainda querem cobrar mais.
Até tinha espectativa quanto a esse facelift da Dakar - que enganem outros, eu não caio mais no conto da Mit de vender pé-de-boi como se fosse top de linha.

Quanto custa para a Mit colocar o controle de tração? 50 centavos? Já está tudo lá, o TCS funciona em conjunto com o ABS, basta habilitar a função. Ou ao menos colocar o bloqueio como opção, para quem achar que precisa, poder comprar a viatura mais bem equipada. Como outro colega mencionou, pior no cado da Savana que é voltada especificamente para o offroad, nem vou comentar.

ricardo arlen
04/12/2013, 16:17
Detalhe: o duster tem bloqueio nas 4 rodas mas esse bloqueio é realizado a partir do freio ABS....parece que funciona. Já vi um vídeo em que um duster tira uma TR4 de uma situação em X exatamente por não tem bloqueio nas rodas. Agora, a Dakar, mesmo que não tenha as coisas que a trail e sw4 tem, é muito bonita.....mas, como dizem os românticos (exceto Vínícius de Morais), beleza não é tudo...rsrsrs.

Preço da trail a diesel, cor metálica - 164390,00
Dakar HPE diesel = 172990,00

Veleu pessoal

dojao campeao
04/12/2013, 16:18
Nisto tb estou de acordo, é a famosa "economia de palito"!

André F
04/12/2013, 16:22
Detalhe: o duster tem bloqueio nas 4 rodas mas esse bloqueio é realizado a partir do freio ABS....parece que funciona.

Ricardo, esse é o controle de tração (TCS), atua justamente em conjunto com o ABS para medir o deslizamento das rodas sem tração e aplica o freio, fazendo com que a roda tracionada tenha mais força.

Pavoski
04/12/2013, 20:34

.

Acho que a grande questão não é nem a capacidade de superar os obstáculos, mas QUANTAS VEZES elas aguentam superar os obstáculos... Alguém já viu Blazer em trilha? Nem no asfalto mais vc encontra. Já as pajeros e toyotas do início da década de 90 seguem aí dando espetáculo!

Bianor
04/12/2013, 22:01
Quando não se tem bloqueio no mesmo eixo (caso da Dakar) é evidente que pode ficar em um X, porém tb é lógico que se estiver em 4x4 desbloqueado (para terrenos com pouca aderência, asfalto com chuva forte por exemplo, caso que se permite trafegar a altas velocidades por longo tempo sem danos, o que é um privilégio), a possibilidade de ficar em um X é maior que se o diferencial central estiver acionado, pois desbloqueado cada roda pode girar ou travar loucamente, e se estiver bloqueado as 4 rodas girarão na mesma intensidade!

Parece que não entenderam o efeito diferencial de rotação entre o eixo traseiro e dianteiro proporcionado pelo diferencial central que pode ser bloqueado = anulado = travado ficando igual a tração part time da maioria das pickups nossas.
Já o diferencial do eixo dianteiro ou traseiro da Dakar é Open Type ou seja permite que uma roda gire e a outra fique parada.
Já o eixo traseiro da Triton HPE 2014 tem um LSD Hybrid bem eficiente não sei porque não colocaram na Dakar, seria uma compensação por não ter controle de tração baseado no ABS como o Duster tem.
Resumindo mesmo com o diferencial central bloqueado por ter nos dois eixos diferenciais (dianteiro e traseiro) Open Type que permitem giro independente das duas rodas que fiquem no ar enquanto as outras permanecem no solo bem quietinhas olhando a outra girar ao vento.
Resultado fica no X.
Sds

Fernando Pinheiro
05/12/2013, 00:11
Parece que não entenderam o efeito diferencial de rotação entre o eixo traseiro e dianteiro proporcionado pelo diferencial central que pode ser bloqueado = anulado = travado ficando igual a tração part time da maioria das pickups nossas.
Já o diferencial do eixo dianteiro ou traseiro da Dakar é Open Type ou seja permite que uma roda gire e a outra fique parada.
Já o eixo traseiro da Triton HPE 2014 tem um LSD Hybrid bem eficiente não sei porque não colocaram na Dakar, seria uma compensação por não ter controle de tração baseado no ABS como o Duster tem.
Resumindo mesmo com o diferencial central bloqueado por ter nos dois eixos diferenciais (dianteiro e traseiro) Open Type que permitem giro independente das duas rodas que fiquem no ar enquanto as outras permanecem no solo bem quietinhas olhando a outra girar ao vento.
Resultado fica no X.
Sds

Perfeita a sua explicação!
Existe muita confusão quando se fala em bloqueio de diferencial. As caixas de transferências que possuem diferencial, devem ter também a opção de bloqueio deste diferencial (Land Rover, Lada, todas as Mitsubishi equipadas com caixa super select, como Pajero Full e algumas Dakar, etc). Caso não haja esta opção, basta que apenas uma só roda perca aderência e o carro simplesmente para. Todavia, este bloqueio não interfere no funcionamento dos diferenciais dos eixos das rodas, que continuam abertos. Assim, completos de fábrica temos, a exemplo, o Wrangler Rubicon (não é exportado oficialmente pare o Brasil, e o Stark (TAC Motors (http://www.tacmotors.com.br)), que possuem bloqueio de diferencial nos eixos. A Ranger tem opção de bloquear o diferencial traseiro, como tinham as L200 Outdoor. Porém, o que é mais comum por aqui são os chamados LSD: Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado), que não bloqueiam 100% do eixo.
Existem opções de bloqueios de diferenciais fabricados pela Kaiser, ARB, dentre outras. Para melhor ilustrar: Bloqueo de Diferencial DISTOYOTA - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=noExbVJ8WnY)

O Bianor se referia a este fato retratado no video.
Sds.

Fernando Pinheiro

André F
05/12/2013, 09:51
Todavia, este bloqueio não interfere no funcionamento dos diferenciais dos eixos das rodas, que continuam abertos. Assim, completos de fábrica temos, a exemplo, o Wrangler Rubicon (não é exportado oficialmente pare o Brasil, e o Stark (TAC Motors (http://www.tacmotors.com.br)), que possuem bloqueio de diferencial nos eixos. A Ranger tem opção de bloquear o diferencial traseiro, como tinham as L200 Outdoor. Porém, o que é mais comum por aqui são os chamados LSD: Limited Slip Differential (diferencial de deslizamento limitado), que não bloqueiam 100% do eixo.
Existem opções de bloqueios de diferenciais fabricados pela Kaiser, ARB, dentre outras.

Olá Fernando, além dos bloqueios que citou, em sistemas 4WD (part-time: picapes e JK) e 4AWD (Full, SW4, Prado, etc), há veículos com ambos bloqueios em eixos de tração e diferencial central, que é o caso do MB Classe G: dif. central, traseiro e dianteiro, conforme os botões no painel, todos 100%.

Eu particularmente prefiro os bloqueios elétricos, como o Eaton, por não precisarem de compressor como os ARB.

Fernando Pinheiro
05/12/2013, 10:42
Olá Fernando, além dos bloqueios que citou, em sistemas 4WD (part-time: picapes e JK) e 4AWD (Full, SW4, Prado, etc), há veículos com ambos bloqueios em eixos de tração e diferencial central, que é o caso do MB Classe G: dif. central, traseiro e dianteiro, conforme os botões no painel, todos 100%.

Eu particularmente prefiro os bloqueios elétricos, como o Eaton, por não precisarem de compressor como os ARB.

André,

Eu nunca parei para analisar se melhor o elétrico ou o ar comprimido. Usei o vídeo apenas para ilustrar como atua o bloqueio de diferencial dos eixos. Todavia, vc. tem razão ao preferir o elétrico, pois tem menos coisa para encrencar. O que eu não entendi repousa em qual seria a vantagem do bloqueio ARB a ar comprimido. Aliás, este assunto já daria um tópico próprio.
Abs.

Fernando

dojao campeao
05/12/2013, 11:50
Resultado fica no X.
Sds

Já tinha retificado no post imediatamente seguinte, que as "rodas tendem a girar na mesma intensidade", visto q o diferencial central bloqueado fará com que as duas transmissões (cardãs dianteiro e traseiro) girem iguais, e ainda, até na prática (sou bem vivido tb nisto) mesmo num arcaico CJ5 ou Band, quando se fica num X e se aciona o 4x4 (q neste caso é naturalmente s bloqueio no mesmo eixo mas c bloqueio entre os cardãs), até o próprio sacolejar do veículo as vezes faz com que ele "pegue"" um pouco de solo e saia do obstáculo! O cerne da questão p mim é: caso o "piloto" da Dakar tivesse utilizado o recurso do bloqueio, teria menos dificuldade em passar no X!

Bianor
05/12/2013, 13:05
O cerne da questão é que existe na própria linha da Mitsubishi, que se preza tanto de sua performance no off-road, recursos como o controle de tração ou mesmo o LSD Hybrid da Triton aqui mesmo, e ela quer nos vender caro um carro que no exterior tem mais recursos e custa menos!
Este é o X da questão!

dojao campeao
05/12/2013, 13:32
O cerne da questão é que existe na própria linha da Mitsubishi, que se preza tanto de sua performance no off-road, recursos como o controle de tração ou mesmo o LSD Hybrid da Triton aqui mesmo, e ela quer nos vender caro um carro que no exterior tem mais recursos e custa menos!
Este é o X da questão!

Já disse tb em post anterior, q quanto a isto, concordo, é a famosa economia de palito! Porém n aceito que vídeos tendenciosos tentem "fazer" a cabeça das pessoas empurrando um carro (trailblazer) que apesar das suas qualidades, teve que baixar substancialmente de preço e mesmo assim ainda é uma incógnita no mercado! Quanto ao off road, nem perco meu tempo em argumentar, Mit é tradição! Quanto a pretensa concorrente tende a no futuro, ser, no máximo, carro de polícia!

André F
05/12/2013, 14:21
O que eu não entendi repousa em qual seria a vantagem do bloqueio ARB a ar comprimido. Aliás, este assunto já daria um tópico próprio.

Fernando, a vantagem é justamente você dar um outro uso ao compressor, que invariavelmente terá que levar para inflar os pneus - isso se traduz em certa economia - claro que com nossas proporções de valores e impostos absurdos essa "economia" se perde, termina não sendo relevante.

O que daria um bom tópico seria discutir porque pagamos os veículos mais caros do mundo, e ao mesmo tempo os menos equipados...

Abraço.

André F
05/12/2013, 14:29
Quanto ao off road, nem perco meu tempo em argumentar, Mit é tradição! Quanto a pretensa concorrente tende a no futuro, ser, no máximo, carro de polícia!

Dojão, algum problema em ser carro de polícia? Por acaso a Dakar não é usada no país todo como carro de polícia? No exterior, em países mais desenvolvidos, é comum ver Full e Caynne como carros de polícia.

Veja, contra fatos não há argumentos - quem faz pose de top é é pé-rapado, hoje, é a Dakar - preço de SW4, mas é a pior em equipamentos. Em termos de benefício, não há melhor produto que a Trailblazer, pois o preço da SW4 é ridículo.

Não é do meu gosto - estou seriamente analizando a Prado, essa sim, tem tudo. Não tem aqui, mas para ser roubado duplamente por montadoras e governo, prefiro importar.

dojao campeao
05/12/2013, 16:44
Dojão, algum problema em ser carro de polícia? Por acaso a Dakar não é usada no país todo como carro de polícia? No exterior, em países mais desenvolvidos, é comum ver Full e Caynne como carros de polícia.

Veja, contra fatos não há argumentos - quem faz pose de top é é pé-rapado, hoje, é a Dakar - preço de SW4, mas é a pior em equipamentos. Em termos de benefício, não há melhor produto que a Trailblazer, pois o preço da SW4 é ridículo.

Não é do meu gosto - estou seriamente analizando a Prado, essa sim, tem tudo. Não tem aqui, mas para ser roubado duplamente por montadoras e governo, prefiro importar.

Problema não tem, mas quem compra um carro deste nível prefere ter a imagem associada a campeã de rallys do que a camburões, quanto ao preço os carros vendidos em nosso país ordinariamente são mais caros que deveriam, sendo que quem estudou marketing sabe que quem faz o preço, é quem compra, e não quem vende! Infelizmente se aceitamos pagar desta forma, as montadoras cada vez lucram mais! A Dakar 2014 teve um acréscimo considerável de equipamentos: farois de xenom com lavador, sensor de chuva, air-bags de cortina, câmbio sequencial c borboletas no volante, etc..., e ficou num preço intermediário entre a caríssima SW4 e a quase mico trailblazer, segue abaixo parte da matéria publicada hoje pela dream cars no site uol carros:
Na linha 2014, a versão “ top ” HPE Diesel começa em R$ 172.990, a HPE Flex custa R$ 146.990 e a “ básica ” Diesel AT de cinco lugares sai pelos mesmos R$ 146.990. Esse ano, o Pajero Dakar vendeu uma média de 410 unidades mensais. Mas a MMC do Brasil estima que o modelo 2014 possa aumentar as vendas em 10%. Ainda abaixo das mil unidades mensais da concorrente Toyota SW4, que lidera as vendas de SUVs de sete lugares, mas acima das 270 Chevrolet Trailblazer vendidas mensalmente.

Poison
05/12/2013, 16:57
Meio off mas estava olhando o site da MIT e eles listam como acessórios, tapete emborrachado e soleira em um carro de 170k ou mesmo a full de 200k

piaada né?
sera que eles no tem vergonha? ou ja sabem da fama dos brasileiros na hora de comprar carro?

dojao campeao
05/12/2013, 17:11
Meio off mas estava olhando o site da MIT e eles listam como acessórios, tapete emborrachado e soleira em um carro de 170k ou mesmo a full de 200k

piaada né?
sera que eles no tem vergonha? ou ja sabem da fama dos brasileiros na hora de comprar carro?

Diante da nossa passividade eles abusam mesmo! Os carros "premium" da Mit vêm por cima do carpete com tapetes de borracha revestidos de carpete na parte superior com o logo do carro, são factíveis de agarrar sujeira e um tanto difícil de lavar, então a solução é adquirir os puramente de borracha para colocar por cima, eu adquiro-os em qq supermercado na faixa de 70 reais o jogo, quanto a cobertura da soleira da porta (para evitar arranhões com os calçados) , outras marcas tb oferecem como acessórios, sendo q tb existem no mercado paralelo!

DESONERADO
07/12/2013, 20:18

Problema não tem, mas quem compra um carro deste nível prefere ter a imagem associada a campeã de rallys do que a camburões, quanto ao preço os carros vendidos em nosso país ordinariamente são mais caros que deveriam, sendo que quem estudou marketing sabe que quem faz o preço, é quem compra, e não quem vende! Infelizmente se aceitamos pagar desta forma, as montadoras cada vez lucram mais! A Dakar 2014 teve um acréscimo considerável de equipamentos: farois de xenom com lavador, sensor de chuva, air-bags de cortina, câmbio sequencial c borboletas no volante, etc..., e ficou num preço intermediário entre a caríssima SW4 e a quase mico trailblazer, segue abaixo parte da matéria publicada hoje pela dream cars no site uol carros:
Na linha 2014, a versão “ top ” HPE Diesel começa em R$ 172.990, a HPE Flex custa R$ 146.990 e a “ básica ” Diesel AT de cinco lugares sai pelos mesmos R$ 146.990. Esse ano, o Pajero Dakar vendeu uma média de 410 unidades mensais. Mas a MMC do Brasil estima que o modelo 2014 possa aumentar as vendas em 10%. Ainda abaixo das mil unidades mensais da concorrente Toyota SW4, que lidera as vendas de SUVs de sete lugares, mas acima das 270 Chevrolet Trailblazer vendidas mensalmente.

Eu concordo com vc, ela ficou numa faixa intermediária, e devemos lembrar que carro não é só ESP, kit multimídia e luzinhas e butões. Chassi, motor, suspensão, são fatores muito caros de se ter mais evoluídos num carro. Eu acho que antes a Dakar era a pé rapado da turma, cobrando R$ 159.900,00. Acho que ela tá com melhor relação c x b com os 172k, que certamente vai cair muito, como aconteceu com a Trailblazer que chegou custando 175k.

Esse tipo de carro é caríssimo no Brasil, não é culpa da Dakar não, culpa nossa que paga caro por carro alto, que virou sinônimo de status. Um crossover top de linha custa na faixa de R$ 115.000,00. Esse valor chega perto, é mais ou menos o que um Audi A3, A4, Classe A, Série 1, que são infinitamente superiores!

lmoraais
25/12/2013, 19:58
Boa Noite galera...
Alguém sabe me dizer se a seta de repetição da tr4 serve na dakar? Pegamos uma 13/14 5 lugares, e lanterninha amarela destoou demais do resto do carro. :(

jjfsamurai
08/02/2014, 18:34
Boa Tarde a todos, depois de pesquisar muito, principalmente aqui no forum 4x4, adquiri um pajero Dakar 2011 diesel, AT, estou adorando o carro porém depois de descer o estepe para verifica-lo, estava tudo ok, porém ao subi-lo acho que forcei demais no aperto e a catraca de corrente espanou, alguém já passou por isso, como conserta-la, ou onde achar outra para compra?
Agradeço desde já a colaboração de todos.

André Bussade
23/02/2014, 21:28
Somos de certa forma privilegiados em ter a Dakar com o motor 3.2 da Full; agora remapeada para 180cv.

Na Austrália, por exemplo, a Dakar (Challenger) top tem motor 2.5.
Somente a Full é 3.2.

André Bussade
08/03/2014, 09:47
Prezados,

Alguém sabe quantas polegadas tem os pares de auto falantes dianteiros e traseiros da Pajero Dakar?
Queria trocar por um melhorzinho sem adaptação.

Obrigado!

A.Tavora
08/03/2014, 20:48
Prezados,

Alguém sabe quantas polegadas tem os pares de auto falantes dianteiros e traseiros da Pajero Dakar?
Queria trocar por um melhorzinho sem adaptação.

Obrigado!

Andre,

Parabéns pela viatura

Falantes de 6" ja troquei da minha e melhora bastante.

Gde abraço

André Bussade
09/03/2014, 10:27
Sempre troco. Os originais sao muito bagacentos!
Já fui mais empolgado. Hoje um som Alpine no lugar do original já me satisfaz :)
Já encomendei, aqui em Sinop os caras tem só os mais simples e uma nota para montar. Faço eu mesmo!
(o módulo de lenvantar os vidros custou 86 reais no ML e queriam 100 reais para colocar; isso pq é Plug and Play!)

Obrigado A.Tavora!

Andre,

Parabéns pela viatura

Falantes de 6" ja troquei da minha e melhora bastante.

Gde abraço

PY5KJ
10/03/2014, 06:42
Olá André...

Você pode passar o link do módulo que ergue os vidros que você comprou? É uma pena a Mit não disponibilizar isso como item de série. A minha Pajero é uma 13/13 e nem alarme vem, um absurdo.

Um abraço a todos

Marco

André Bussade
10/03/2014, 10:25
Foi com este vendedor:
Módulo Vidro Pajero Plug And Play C/conector Original - R$ 93,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543049849-modulo-vidro-pajero-plug-and-play-cconector-original-_JM#redirectedFromParent)

Inclusive ele enviou o da L200, que não é compatível o conector, informei e ele realizou a troca numa boa!
O código da Dakar/Full é LVX10 K (LVX10 J é da Triton/L200).

Abraço!

Olá André...

Você pode passar o link do módulo que ergue os vidros que você comprou? É uma pena a Mit não disponibilizar isso como item de série. A minha Pajero é uma 13/13 e nem alarme vem, um absurdo.

Um abraço a todos

Marco

alfreis
10/03/2014, 17:59
All,

Falando em som, alguém já trocou aquela central multimidia da clarion (original) por outra?

Precisaria saber como desmontar aquele painel e se existe conector para adaptar um outro som e não precisar mexer no chicote original.

Estou com um dvd da pioneer desses novos (que eu prefiro, pois conversa legal com o iphone e dá até para usar alguns apps via cabo) e só não coloquei por não saber por onde começar.

Agradeço se puderem ajudar.

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar e CJ3

Tchiari
10/03/2014, 18:50
All,

Falando em som, alguém já trocou aquela central multimidia da clarion (original) por outra?

Precisaria saber como desmontar aquele painel e se existe conector para adaptar um outro som e não precisar mexer no chicote original.

Estou com um dvd da pioneer desses novos (que eu prefiro, pois conversa legal com o iphone e dá até para usar alguns apps via cabo) e só não coloquei por não saber por onde começar.

Agradeço se puderem ajudar.

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar e CJ3

Se for igual da Triton, totalmente Plug & Play. O chato é fazer o bypass do freio de mão para a tela não apagar com o carro andando e instalar camera de ré se tiver. Tenho um desses na minha AVH-P8580BT, pena que tem poucos aplicativos para o iPhone, uso praticamente só o Waze. Quando é só para ouvir música prefiro ligar até por Bluetooth mesmo, acho mais pratico selecionar as faixas no iPhone do que na tela.

PY5KJ
11/03/2014, 06:51
Valeu!!!!
Valeu!!!

Foi com este vendedor:
Módulo Vidro Pajero Plug And Play C/conector Original - R$ 93,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543049849-modulo-vidro-pajero-plug-and-play-cconector-original-_JM#redirectedFromParent)

Inclusive ele enviou o da L200, que não é compatível o conector, informei e ele realizou a troca numa boa!
O código da Dakar/Full é LVX10 K (LVX10 J é da Triton/L200).

Abraço!

alfreis
11/03/2014, 09:19
All,

Obrigado pelas dicas!

Abs

Alexandre
Sao Paulo - SP
Dakar e CJ3

Nandico
18/03/2014, 11:03
Bom dia Srs. A nave chegou aos 95.000 kms, uso num circuito misto fazendo 10 km/l, que eu acredito ser ótimo. Todas revisões em ccs. Pneus trocados com 86.000 kms e até poderia rodar um pouco mais. Agora estou naquela fase de pensar em trocar, mas sinceramente não estou achando uma outra com um custo/benefício adequada para a região onde moro e sem contar que ela é um espetáculo e não deixa na mão. A nova ficou devendo um computador de bordo, acredito que só resta esperar por novidades.
Abs a todos.

André Bussade
18/03/2014, 18:57
Troca não cara!
Você é só elogios com o carro que vc já conhece!
As montadoras contam com o nosso impulso em "atualizar" o carro em espaço curto de tempo.
Da sua DAKAR para a 2014 só vejo o câmbio de 5 como mudança relevante... Mas nada que justifique dar a sua mais uns 70 - 80 mil por isso.
E computador de bordo é uma coisa boa, sinto falta, mas dispensável.
Tenho um colega que se nega a fazer cálculo de qtos Km/l faz seu carro, diz que não adianta... Tem q abastecer denovo de quer jeito! :)

Abraço!

Bom dia Srs. A nave chegou aos 95.000 kms, uso num circuito misto fazendo 10 km/l, que eu acredito ser ótimo. Todas revisões em ccs. Pneus trocados com 86.000 kms e até poderia rodar um pouco mais. Agora estou naquela fase de pensar em trocar, mas sinceramente não estou achando uma outra com um custo/benefício adequada para a região onde moro e sem contar que ela é um espetáculo e não deixa na mão. A nova ficou devendo um computador de bordo, acredito que só resta esperar por novidades.
Abs a todos.

PY5KJ
19/03/2014, 06:32
Abs a todos.

Olá Nandico...

Sua viatura trocou pneus somente aos 86mil km??? Acredito que o segundo, jogo, certo?

Também concordo com o colega a respeito da troca por uma mais atual. As modificações do modelo 2014 são significativas e indispensáveis, sem dúvida. Mas acontece que a diferença de $$$ é proibitiva.

Quanto a viatura, não tenho queixas graves, apenas algumas tradicionais e já discutidas aqui, como ruído nas colunas, motor barulhento e sedento, câmbio extremamente burro, etc.

Falar em câmbio, a minha é uma 13/13 hpe e em subidas íngremes e longas, o câmbio está entrando em modo de segurança, ficando apenas em 2a marcha. Isto independe de estar ou não rebocando algo e no modo automático ou manual. A última vez foi retornando do litoral na serra da Dona Francisca (SC).

Para retira-lo desta posição basta colocar em N e depois cambiar normalmente. Segundo a Mit, é devido ao óleo esquentar e esta proteção é antes de acender a luz no painel. Acho isso um defeito, pois com nada de carga ele está abrindo as pernas...

Na próxima revisão (20mil km) marcamos de analisar o óleo e substituí-lo para ver se o problema desaparece.

Um abraço a todos

Marco

Nandico
19/03/2014, 08:40
Bom dia Srs, Marco o modo de segurança é desconfortável mantenha a gente informada sobre o problema do cambio, respondendo a pergunta foram 86.000 kms com pneus Bridgstone made in thailand (minha dakar veio de lá) igual da SW4 (made in argentina) e as nacionais vem com pirelli (comprei novamente iguais ao original), acredito que a importada tem algumas diferenças da nacional (Ex: acabamento interno das portas), segundo um conhecido meu que já teve as 2 (thai e brasil) a thai é mais silenciosa e confortavel. Eu nunca andei na nacional, por isso não sei precisar se é ou não verdade.
André acredito que no momento a melhor escolha é continuar com a minha Dakar, pois não acheia uma substituta que vai me deixar contente ou o sentimento está falando mais alto.(rsss)
Abs.

André Bussade
19/03/2014, 10:08
Nandico,

Por sorte não tenho (ainda!) esse problema da coluna.
Abri as portas para colocar autofalantes (sempre troco por um melhorzinho... já que com família bonzão já era!) e é padrão dos anteriores q conheço. Comprei feltro para proteger a fiação e aproveitei para passar em outros locais que poderiam fazer barulho.

A Frontier 2009 vem com Bridgstone, foi embora com 40mil Km "novos"! (comprei pelo preço... mas não uso caçamba. Precisava de carro fechado pq capota marítima não protege nada e ficar lonando malas é um saco!).

Esse lance da transmissão ainda não sabia... Eu trocaria o óleo tb, pode ser q esteja contaminado.

fredericop
07/05/2014, 16:12
Fala galera minha Dakar está chegando nos 70.000 km e está na hora de trocar os pneus, alguém já colocou esse da Kumho kl-51? Se sim o que achou?

tonymanero
01/06/2014, 14:33
Estou pensando em pegar uma Dakar HPE mais para o fim do ano, alguém aí tem notícia deste problema estrutural nas colunas que tem incomodado os donos de Triton? Um colega do fórum relatou esses dias que o mesmo problema está aparecendo inclusive nas PD novas...

Alagoano
14/08/2014, 12:46
Boa tarde pessoal,

Então a partir da Dakar HPE 13/14 são idênticas aos modelos 14/15? Xenon, bancos elétricos, 7 lugares, tanque de 90L, câmbio AT 5 marchas, suspensão??

Estou interessado na Dakar pra daqui um tempo, vou procurar usada, então posso ir tranquilo em qualquer modelo 13/14 HPE Diesel que vai ter tudo que tem o modelo 14/15??

O que os amigos que têm o modelo 13/14 tem a dizer? Manutenção, consumo, conforto.....? O tanque de 90L faz mesmo diferença? Grilos internos?

Obrigado!

Alagoano
19/08/2014, 14:28
Nada pessoal? Nossa, que tópico morto.....

Outra coisa, é verdade que a Dakar HPE Diesel NÃO tem computador de bordo?

Alagoano
19/08/2014, 16:49
Troca não cara!
Você é só elogios com o carro que vc já conhece!
As montadoras contam com o nosso impulso em "atualizar" o carro em espaço curto de tempo.
Da sua DAKAR para a 2014 só vejo o câmbio de 5 como mudança relevante... Mas nada que justifique dar a sua mais uns 70 - 80 mil por isso.
E computador de bordo é uma coisa boa, sinto falta, mas dispensável.
Tenho um colega que se nega a fazer cálculo de qtos Km/l faz seu carro, diz que não adianta... Tem q abastecer denovo de quer jeito! :)

Abraço!

Andre, pelo menos para viagens (sobretudo as longas), o CB é um item indispensável, saber o qto resta de autonomia para o próximo abastecimento é imprescindível, principalmente quando vc não quer abastecer em qualquer posto de beira de estrada ou quando sabe que determinado trecho da viagem não dispõe de posto para abastecer....na boa, essa ausência é imperdoável, até carro popular de 35k tem CB. Conta de calculadora eu fazia quando tinha Ranger 2.8 2004.....já se vão 10 anos...

O curioso do câmbio de 5 marchas é que a relação da 5ª marcha é exatamente idêntica à relação da 4ª marcha do antigo câmbio...ou seja, elas por elas. O que deve ter melhorado foi o desempenho entre as 3 primeiras marchas....

André Bussade
19/08/2014, 17:18
Verdade! O que melhorou mais foi ela "sair do lugar" com uma 1a curta e ganhou mais impulso.
Computador de bordo é um ítem eletrônico tão besta que tem em carros populares... Tb não entendo pq não colocar em um carro de 170 mil.

Quanto a programação de abastecimento vc tem certa razão, mas o tanque de 90 litros dá para rodar bastante até achar um posto decente. Agora não está mais tão difícil achar o S10. Acabei de andar num passeio de 6500Km pelo CO e abastecia no máximo após ultrapassar 1/2 tanque em um posto confiável; que dava em média 300 - 350 Km (pisando bem!). Se for sem pressa, certamente roda mais.

Quanto a sua dúvida, a única diferença do modelo 2014 para o 2015 são as opções de cor. O resto é EXATAMENTE igual.

Andre, pelo menos para viagens (sobretudo as longas), o CB é um item indispensável, saber o qto resta de autonomia para o próximo abastecimento é imprescindível, principalmente quando vc não quer abastecer em qualquer posto de beira de estrada ou quando sabe que determinado trecho da viagem não dispõe de posto para abastecer....na boa, essa ausência é imperdoável, até carro popular de 35k tem CB. Conta de calculadora eu fazia quando tinha Ranger 2.8 2004.....já se vão 10 anos...

O curioso do câmbio de 5 marchas é que a relação da 5ª marcha é exatamente idêntica à relação da 4ª marcha do antigo câmbio...ou seja, elas por elas. O que deve ter melhorado foi o desempenho entre as 3 primeiras marchas....

Alagoano
20/08/2014, 12:07
Verdade! O que melhorou mais foi ela "sair do lugar" com uma 1a curta e ganhou mais impulso.
Computador de bordo é um ítem eletrônico tão besta que tem em carros populares... Tb não entendo pq não colocar em um carro de 170 mil.

Quanto a programação de abastecimento vc tem certa razão, mas o tanque de 90 litros dá para rodar bastante até achar um posto decente. Agora não está mais tão difícil achar o S10. Acabei de andar num passeio de 6500Km pelo CO e abastecia no máximo após ultrapassar 1/2 tanque em um posto confiável; que dava em média 300 - 350 Km (pisando bem!). Se for sem pressa, certamente roda mais.

Quanto a sua dúvida, a única diferença do modelo 2014 para o 2015 são as opções de cor. O resto é EXATAMENTE igual.

Fala André, blz cara?? Finalmente apareceu alguém por essas bandas hahaha....obrigado pela resposta?

Cara, vc pode fazer um breve resumo da sua Dakar me falando qual modelo é, consumo, manutenção (principalmente fora de grantia), seguro (incluindo perfil).

Já fui um picapeiro, tive duas Rangers, mas o negócio foi ficando complicado pq não sou fazendeiro e não usava a picape como instrumento de trabalho, então o tamanho e a falta de conforto complicavam, vendi em 2011 e peguei um Focus Sedan...nossa, de volta ao conforto, muito bom, depois vendi e peguei um old i30 e passei pra patroa.....fiquei a pé um tempo e peguei um Golf GTI 2014 rsrsrs....aí é outro mundo, que máquina!

Então, tava pensando em alguns anos voltar para o mundo Diesel e dessa vez fugir das picapes e encarar um SUV que atenda toda família para longas viagens e expedições. No caso o brinquedo ficaria com a patroa, pq depois que vc se acostuma com 250cv numa baratinha de 1300kg vc não quer saber mais de outra coisa, só de algo mais forte e firme em curvas rsrsrs....

E nas minhas pesquisas me interessei muito pela Dakar depois de ver a atualização do modelo 13/14, sobretudo o câmbio de 5 marchas e o tanque de 90L....pra mim, grande autonomia nesse tipo de carro é item básico. Além disse fiquei impressionado com o espaço da 3ª fileira, pq em todas as concorrentes eu só vi espaço pra 2 crianças, e na Dakar cabem 2 adultos....correto?

Existe a opção da Pajero Full, mas essa é muito cara e pelo que percebi desvaloriza bem menos do que a Dakar, minha intenção é pegar uma com no máximo 3 anos de uso, e como percebi que a Dakar desvaloriza bem, to muito interessado nela, pois atende perfeitamente a minha proposta de SUV....

Daí to muito curioso em saber sobre a confiabilidade mecânica da Dakar, eventuais problemas, defeitos de projeto, etc.....

André Bussade
20/08/2014, 12:23
A minha tá zerada ainda! 15 milKm no diesel nem amaciou!
A manutenção nos 1os 3 anos é tabelada. 550 - 600 reais.
Cabe adulto nos bancos da terceira fileira para andar em passeio curto. Viagem longa deve ser bem cansativo!
Seguro ficou em 7 pilas pela Porto com os descontos q tenho. Casado, 2 filhos, 39 anos, nenhum dirige... A Mafre tem convênio com a Mit, a diferença é pequena. Fiquei com a Porto pq o limite da Mafre é de 500Km de reboque se o carro estragar até sua residência; já o meu da Porto é ilimitado.
O motor e o câmbio da Full são o mesmo, só que a Full é reprogramada para 200cv.
A Full é 50 pilas a mais e tem pneu aro 22, o que acho uma merda para rodar sem ser em asfalto liso. A Dakar é 17. Aí ficaria com seu Golf GTI para asfalto :)

Fala André, blz cara?? Finalmente apareceu alguém por essas bandas hahaha....obrigado pela resposta?

Cara, vc pode fazer um breve resumo da sua Dakar me falando qual modelo é, consumo, manutenção (principalmente fora de grantia), seguro (incluindo perfil).

Já fui um picapeiro, tive duas Rangers, mas o negócio foi ficando complicado pq não sou fazendeiro e não usava a picape como instrumento de trabalho, então o tamanho e a falta de conforto complicavam, vendi em 2011 e peguei um Focus Sedan...nossa, de volta ao conforto, muito bom, depois vendi e peguei um old i30 e passei pra patroa.....fiquei a pé um tempo e peguei um Golf GTI 2014 rsrsrs....aí é outro mundo, que máquina!

Então, tava pensando em alguns anos voltar para o mundo Diesel e dessa vez fugir das picapes e encarar um SUV que atenda toda família para longas viagens e expedições. No caso o brinquedo ficaria com a patroa, pq depois que vc se acostuma com 250cv numa baratinha de 1300kg vc não quer saber mais de outra coisa, só de algo mais forte e firme em curvas rsrsrs....

E nas minhas pesquisas me interessei muito pela Dakar depois de ver a atualização do modelo 13/14, sobretudo o câmbio de 5 marchas e o tanque de 90L....pra mim, grande autonomia nesse tipo de carro é item básico. Além disse fiquei impressionado com o espaço da 3ª fileira, pq em todas as concorrentes eu só vi espaço pra 2 crianças, e na Dakar cabem 2 adultos....correto?

Existe a opção da Pajero Full, mas essa é muito cara e pelo que percebi desvaloriza bem menos do que a Dakar, minha intenção é pegar uma com no máximo 3 anos de uso, e como percebi que a Dakar desvaloriza bem, to muito interessado nela, pois atende perfeitamente a minha proposta de SUV....

Daí to muito curioso em saber sobre a confiabilidade mecânica da Dakar, eventuais problemas, defeitos de projeto, etc.....

Alagoano
20/08/2014, 14:29
A minha tá zerada ainda! 15 milKm no diesel nem amaciou!
A manutenção nos 1os 3 anos é tabelada. 550 - 600 reais.
Cabe adulto nos bancos da terceira fileira para andar em passeio curto. Viagem longa deve ser bem cansativo!
Seguro ficou em 7 pilas pela Porto com os descontos q tenho. Casado, 2 filhos, 39 anos, nenhum dirige... A Mafre tem convênio com a Mit, a diferença é pequena. Fiquei com a Porto pq o limite da Mafre é de 500Km de reboque se o carro estragar até sua residência; já o meu da Porto é ilimitado.
O motor e o câmbio da Full são o mesmo, só que a Full é reprogramada para 200cv.
A Full é 50 pilas a mais e tem pneu aro 22, o que acho uma merda para rodar sem ser em asfalto liso. A Dakar é 17. Aí ficaria com seu Golf GTI para asfalto :)

Hahahaha....

Qual teu bônus no seguro? 7k ficou bem salgado pelo seu perfil...

Seu consumo urbano e rodoviário tá na faixa de quanto?

Sobre a Full, sinceramente não entendi essa atualização das rodas para aro 22, vai totalmente contra a proposta do carro, na minha época de picapeiro se falava que quanto menos roda e mais pneu melhor rsrsrs. Vc manteve os pneus originais?

dojao campeao
20/08/2014, 15:53
Pelo site da Mit e na CCS Akane aqui de Maceió, a Dakar Diesel HPE 7 lugares R$ 173.000,00, e a Full HPE Diesel 5 portas/7lugares rodas 20 R$ 207.000,00, ou seja R$ 34.000,00 a diferença!

Alagoano
20/08/2014, 19:00
Pelo site da Mit e na CCS Akane aqui de Maceió, a Dakar Diesel HPE 7 lugares R$ 173.000,00, e a Full HPE Diesel 5 portas/7lugares rodas 20 R$ 207.000,00, ou seja R$ 34.000,00 a diferença!

Apesar de a Full ser completa em tecnologia, é muita diferença, e a desgraça não desvaloriza rsrsrs....

André Bussade
20/08/2014, 21:21
Verdade! É aro 20... Mesmo assim é muito grande para OFF.
A Full completa aqui me disseram 215.000 em Janeiro deste ano. Agora não sei...
A Dakar era 172.990 qdo comprei tb. Saiu a 170.

André Bussade
20/08/2014, 21:23
Troquei ontem para os BFs.
Consumo 6-7Km/l na cidade e 11-12Km/l na estrada.

Hahahaha....

Qual teu bônus no seguro? 7k ficou bem salgado pelo seu perfil...

Seu consumo urbano e rodoviário tá na faixa de quanto?

Sobre a Full, sinceramente não entendi essa atualização das rodas para aro 22, vai totalmente contra a proposta do carro, na minha época de picapeiro se falava que quanto menos roda e mais pneu melhor rsrsrs. Vc manteve os pneus originais?

Alagoano
26/08/2014, 10:31
Troquei ontem para os BFs.
Consumo 6-7Km/l na cidade e 11-12Km/l na estrada.

André, e as retomadas dela são realmente vigorosas? A 4patas diz que o 0-100km/h dela fica em mais de 15 segundos, isso é uma eternidade...

André Bussade
28/08/2014, 23:26
André, e as retomadas dela são realmente vigorosas? A 4patas diz que o 0-100km/h dela fica em mais de 15 segundos, isso é uma eternidade...

Ficou melhor em comparação ao modelo anterior por 180cv e pelo câmbio de 5 marchas.

Quanto tempo de 0 a 100 não sei. A Frontier MT é do motor novo que tem na família é mais esperta...

A.Tavora
25/10/2014, 20:05
Boa noite a todos!

Quarta feira, um amigo ( S10 LTZ A/T 200 CV) e eu ( PAJERO DAKAR A/T 2013 ) fizemos uma viagem de 755 km indo sempre juntos e com velocidade variando entre 100 a 120 km/h.

A S10 estava carregada com aproximadamente 700kg e a PAJERO com aproximadamente 250kg na mala

Abastecemos no mesmo posto para nao termos diferença na marcação do consumo, que foi a sequinte:

S10 ......... 11,1 km/l

Pajero ...... 8,9 km/l

Na minha Triton 2010 mecanica eu fazia este percurso e conseguia media de 10 a 10,5 km/l. Será que esta diferença deve-se a este arcaico cambio de 4 marchas?

Abçs

alfreis
28/10/2014, 12:14
All,

Algum de vocês usa pneu 265/70R17 na Dakar?

Estou marcando de passar a virada do ano em Rosana e como fica perto do Paraguai e me disseram que lá acha BF Goodrich por algo próximo a R$ 300,00 estou pensando em trocar os pneus.

Se couber direto vai ser ótimo, pois não queria mexer na suspensão que sempre deixa o carro mais difícil de dirigir.

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

Tchiari
29/10/2014, 00:01
All,

Estou marcando de passar a virada do ano em Rosana e como fica perto do Paraguai e me disseram que lá acha BF Goodrich por algo próximo a R$ 300,00 estou pensando em trocar os pneus.

Se couber direto vai ser ótimo, pois não queria mexer na suspensão que sempre deixa o carro mais difícil de dirigir.

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

Sim, cabe pois já conversei com o dono de uma com o General Grabber AT2 nessa medida.

André Bussade
29/10/2014, 09:00
Cabe os BFs tranquilo sem adaptação. Coloquei na minha Dakar.
Vc vai estranhar a pressão dos pneus! Muito maior... Aí é outra discursão!

All,

Abs

Alexandre
São Paulo - SP
Dakar, Engesa e CJ3

enasor
05/11/2014, 14:15
Ficou melhor em comparação ao modelo anterior por 180cv e pelo câmbio de 5 marchas.

Quanto tempo de 0 a 100 não sei. ...

DAKAR – UMA EXCELENTE ALTERNATIVA A SE CONSIDERAR NO MOMENTO:

Antes, com câmbio de apenas 4 marchas, a Dakar já era “páreo duro” para a SW4. Agora, as diesel, com motor 3.2 16v de 180cv e transmissão automática de 5 marchas, e “algunas cositas mas” em relação às anteriores, parece ser “páreo mais duro ainda” para a SW4!!!!

Estou entre aqueles que tem planos para adquirir um SUV Diesel, 7 lugares, em meados de 2015. Muitos daqueles que tem inclinação pela SW4, estão na expectativa do lançamento da nova SW4, mas, muitos (onde me incluo) dificilmente vão aguardar tal lançamento, não só pelo alto preço que promete vir, mas, também, pela demora. Por isso, seguir os comentários de possuidores da Dakar está sendo muito interessante, eis que a mesma apresenta-se como uma excelente alternativa às atuais SW4.

Conforme citado, pelo “andar da carruagem” a nova SW4 vai demorar para “pintar” por aqui. Pelo visto, só no final de 2015 ou 2016, mesmo. E os mais pessimistas chegam a dizer que só em 2017!!!! E, considerando o altíssimo preço que estas viaturas da Toyota estão atualmente no mercado, mesmo defasadas em relação à nova que virá, imaginem, então, como estará o preço das novas SW4!!!!!. E, depois, ainda tem o fator “teste e aprovação da moçada” sobre o novo “design” e sobre a nova tecnologia que será apresentada pelas novas SW4. Parece que a Toyota cometeu um erro em, recentemente, aumentar o preço das SW4. Com isso, valorizou as usadas, mas, em contrapartida, provocou a retração das vendas das novas, que antes disso já estavam retraídas em razão de muitos estarem na espera do lançamento da nova SW4; e agora, com o aumento de preço, parece que tais vendas ficaram mais retraídas ainda. Acho que esse aumento de preço da SW4, e essa demora no lançamento da nova, está abrindo espaço para aumentar as vendas das concorrentes, principalmente da Dakar, que é a segunda mais vendida neste segmento.

Em vista do exposto, a Dakar apresenta-se como uma excelente alternativa para quem quer adquirir já uma SUV para 7 lugares (preço mais em conta, relativamente às SW4; tecnologia nova recém alterada e, também, já testada; muitas rodando no mercado; montada no Brasil; maior disponibilidade de peças; muitos mecânicos já acostumados à tecnologia do produto, o que motiva a rodar por todo o país na tranquilidade de que, numa eventualidade de uma quebra, acha-se com facilidade quem entende do assunto; aparentemente poucas reclamações de usuários (neste particular, ainda se ouve uma ou outra reclamação do pós venda da Mitsubishi, mas, parece que está diminuindo); nem tanta perda na revenda; etc ...

Tem também a alternativa da Trailblazer, mas, com relação a este SUV ainda vemos muito poucos rodando no mercado. Talvez em razão dos vários erros da GM (lançou o produto inicialmente com preço muito alto e, depois, por falta de competitividade por causa do alto preço, teve que se sujeitar a reduzir o preço. Mesmo assim, talvez por desinteresse da GM, ou má estratégia de marketing (sei lá!!!!!), o produto está demorando para “pegar no mercado”, apesar do fato de que, os poucos quem tem, falam bem do produto.

Dentre outras boas alternativas, tem também a nova Discovery Sport da Land Rover, substituta da Freelander, que estará “pintando” por aqui no início de 2015 ... mas, ... há que se pensar na assistência pós-venda; no preço de revenda, principalmente depois que sair da garantia; assistência quanto a peças e mão-de-obra de manutenção depois que sair da garantia; a gasolina tem preço previsto para R$ 180.000,00 ... imagine, então, a diesel!!!! ... etc. Entretanto, é também uma boa alternativa ... mas, é um caso para se pensar ...

Já, com relação à Dakar, apesar de vender menos que a SW4, o produto “já pegou no mercado”, e muito bem pelo visto, eis que se observam muitas rodando por aí, muitas concessionárias, muitos mecânicos entendedores do produto, bem competitiva com a SW4 com relação a tecnologia, design e preço, apesar de, neste último quesito, o preço também estar “lá nas alturas”, porém, em muitos locais, a Mitsubishi já está fazendo uma promoçãozinha ... Tem lugar que já se acha por R$ 168.000,00 (R$ 5.000,00 abaixo do preço de tabela, que é R$ 173.000,00), ou seja, estamos observando melhoras no quesito preço. Vamos acompanhando os comentários dos usuários, que parecem satisfeitos com a nova tecnologia do produto ... 2015 promete ser um bom ano para quem quer adquirir uma SUV ... E eu também estou nesta expectativa ...

Abs.

thyagovieira
05/11/2014, 14:22
Para quem estiver procurando uma Pajero Dakar, estou com uma a venda em excelente estado e preço.

Mitsubishi Pajero Dakar 4x4 3.2 AUT. Diesel 2009/10, DVD, 4 pneus novos, Oportunidade! - Taguatinga - Carros - Vicente Pires (http://taguatinga-distritofederal.olx.com.br/mitsubishi-pajero-dakar-4x4-3-2-aut-diesel-2009-10-dvd-4-pneus-novos-oportunidade-iid-722161494)

Miranda_MG
05/11/2014, 14:30
DAKAR – UMA EXCELENTE ALTERNATIVA A SE CONSIDERAR NO MOMENTO:

Antes, com câmbio de apenas 4 marchas, a Dakar já era “páreo duro” para a SW4. Agora, as diesel, com motor 3.2 16v de 180cv e transmissão automática de 5 marchas, e “algunas cositas mas” em relação às anteriores, parece ser “páreo mais duro ainda” para a SW4!!!!

Estou entre aqueles que tem planos para adquirir um SUV Diesel, 7 lugares, em meados de 2015. Muitos daqueles que tem inclinação pela SW4, estão na expectativa do lançamento da nova SW4, mas, muitos (onde me incluo) dificilmente vão aguardar tal lançamento, não só pelo alto preço que promete vir, mas, também, pela demora. Por isso, seguir os comentários de possuidores da Dakar está sendo muito interessante, eis que a mesma apresenta-se como uma excelente alternativa às atuais SW4.

Conforme citado, pelo “andar da carruagem” a nova SW4 vai demorar para “pintar” por aqui. Pelo visto, só no final de 2015 ou 2016, mesmo. E os mais pessimistas chegam a dizer que só em 2017!!!! E, considerando o altíssimo preço que estas viaturas da Toyota estão atualmente no mercado, mesmo defasadas em relação à nova que virá, imaginem, então, como estará o preço das novas SW4!!!!!. E, depois, ainda tem o fator “teste e aprovação da moçada” sobre o novo “design” e sobre a nova tecnologia que será apresentada pelas novas SW4. Parece que a Toyota cometeu um erro em, recentemente, aumentar o preço das SW4. Com isso, valorizou as usadas, mas, em contrapartida, provocou a retração das vendas das novas, que antes disso já estavam retraídas em razão de muitos estarem na espera do lançamento da nova SW4; e agora, com o aumento de preço, parece que tais vendas ficaram mais retraídas ainda. Acho que esse aumento de preço da SW4, e essa demora no lançamento da nova, está abrindo espaço para aumentar as vendas das concorrentes, principalmente da Dakar, que é a segunda mais vendida neste segmento.

Em vista do exposto, a Dakar apresenta-se como uma excelente alternativa para quem quer adquirir já uma SUV para 7 lugares (preço mais em conta, relativamente às SW4; tecnologia nova recém alterada e, também, já testada; muitas rodando no mercado; montada no Brasil; maior disponibilidade de peças; muitos mecânicos já acostumados à tecnologia do produto, o que motiva a rodar por todo o país na tranquilidade de que, numa eventualidade de uma quebra, acha-se com facilidade quem entende do assunto; aparentemente poucas reclamações de usuários (neste particular, ainda se ouve uma ou outra reclamação do pós venda da Mitsubishi, mas, parece que está diminuindo); nem tanta perda na revenda; etc ...

Tem também a alternativa da Trailblazer, mas, com relação a este SUV ainda vemos muito poucos rodando no mercado. Talvez em razão dos vários erros da GM (lançou o produto inicialmente com preço muito alto e, depois, por falta de competitividade por causa do alto preço, teve que se sujeitar a reduzir o preço. Mesmo assim, talvez por desinteresse da GM, ou má estratégia de marketing (sei lá!!!!!), o produto está demorando para “pegar no mercado”, apesar do fato de que, os poucos quem tem, falam bem do produto.

Dentre outras boas alternativas, tem também a nova Discovery Sport da Land Rover, substituta da Freelander, que estará “pintando” por aqui no início de 2015 ... mas, ... há que se pensar na assistência pós-venda; no preço de revenda, principalmente depois que sair da garantia; assistência quanto a peças e mão-de-obra de manutenção depois que sair da garantia; a gasolina tem preço previsto para R$ 180.000,00 ... imagine, então, a diesel!!!! ... etc. Entretanto, é também uma boa alternativa ... mas, é um caso para se pensar ...

Já, com relação à Dakar, apesar de vender menos que a SW4, o produto “já pegou no mercado”, e muito bem pelo visto, eis que se observam muitas rodando por aí, muitas concessionárias, muitos mecânicos entendedores do produto, bem competitiva com a SW4 com relação a tecnologia, design e preço, apesar de, neste último quesito, o preço também estar “lá nas alturas”, porém, em muitos locais, a Mitsubishi já está fazendo uma promoçãozinha ... Tem lugar que já se acha por R$ 168.000,00 (R$ 5.000,00 abaixo do preço de tabela, que é R$ 173.000,00), ou seja, estamos observando melhoras no quesito preço. Vamos acompanhando os comentários dos usuários, que parecem satisfeitos com a nova tecnologia do produto ... 2015 promete ser um bom ano para quem quer adquirir uma SUV ... E eu também estou nesta expectativa ...

Abs.

Fala, meu caro.

Como já dito lá no tópico da Everest, uma pena ela não vir para se juntar à saudável concorrência para nós.

Enfim, a Dakar foi uma de minhas opções no passado. Hoje ela ainda entraria como uma das favoritas. No entanto, só para constar, ainda peca na falta de controle de estabilidade e de tração. Tanta tecnologia já e falta isso... A Mit bem que podia se tocar. :drool:

Abraço,

Miranda

enasor
05/11/2014, 14:37
Concordo!!!!! Mas, quem sabe em 2015 a Mitsubishi já venha com alguma melhora???!!!!. Veja que o último lançamento da Dakar (2014/2015) veio sem nenhuma alteração em relação à 2014. Vamos aguardar!!!!

Miranda_MG
05/11/2014, 14:41
Concordo!!!!!

Exemplo da falta que faz...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/144929-hilux-sw4-1997-sai-de-traseira-muito-facil-no-asfalto-opinioes-sobre-um-capotamento.html

Abraço,

Miranda

Guasca de Fora/RS
09/11/2014, 21:55
Eu concordo que a sw4 é uma fortuna,como todos carros no Brasil. Mas um carro de mais de cem paus sem controle de tração e estabilidade, nem a pau.

Miranda_MG
10/11/2014, 00:48
Eu concordo que a sw4 é uma fortuna,como todos carros no Brasil. Mas um carro de mais de cem paus sem controle de tração e estabilidade, nem a pau.

Como todos, não. Um pouco mais "que"... hehehe... :stop:
Sem críticas ao negócio ou aos compradores, obviamente.

Abraço,

Miranda

enasor
10/11/2014, 08:06
... ainda peca na falta de controle de estabilidade e de tração. Tanta tecnologia já e falta isso... A Mit bem que podia se tocar. :drool: Miranda

He, he, he ... O bonequinho é bastante sugestivo... há quem diga que o carro é bastante estável, mais ainda, quando ativada a opção 4x4, mas ... realmente, se a Dakar viesse com controle eletrônico e de estabilidade e com computador de bordo, e, claro, sem agregar custo ao preço final, "mataria a pau" ... o carro já é de "babar" ... ficaria mais ainda!!!! rsrsrs. Mas, neste quesito, tenho que concordar com vocês dois ... Realmente, é inconcebível ... um carrão desses, sem estas tecnologias tão elementares nos congêneres da Europa e nos Estados Unidos ... E olha que lá tem rodovias de primeiro mundo, mesmo!!!, diferentemente daqui ... Permita-me ressoar as suas palavras “A Mit bem que podia se tocar”.

Alagoano
10/11/2014, 12:12
É complicado mesmo essa falta dos controles de tração e estabilidade, coisa que até um Ka de 35k tem. Eu simplesmente não consigo entender esse conservadorismo nojento dos japoneses, note-se que é uma cultura generalizada....o Vovôrolla Altis custando 95k não dispõe de tais controles. Entre os japoneses a Toyota com certeza é a pior no quesito segurança. Mas, e a ausência de computador de bordo? hahahaha....isso é simplesmente inexplicável, pq no caso dos controles de tração e estabilidade, vc ainda tem a opção do 4x4 pra asfalto da Dakar que já traz uma baita segurança....

Uma coisa que tenho muita curiosidade de saber é a manutenção pós garantia da Dakar Diesel....alguém aqui já está sem garantia e pode falar um pouco sobre isso? Ouvi dizer que o custo é assustador.....

Queria fazer um comparativo entre a Dakar 3.2D e V6 Flex.....eu sempre defendi o diesel, nunca me vi na situação de ter um carro grande e pesado a gasolina. Mas quando vc põe no papel manutenção, IPVA e seguro, as vantagens do diesel vão se diluindo e eu começo a broxar...

Sem falar que essa nova geração de motores diesel está muito beberrona. Já ouvi relatos de Pajero Full 3.8 V6 tirano 10km/l na estrada, enquanto a diesel não chega nem aos 12km/l, isso com o preço do diesel (S10) quase batendo na gasolina comum....

Kal-EL
10/11/2014, 17:08
É complicado mesmo essa falta dos controles de tração e estabilidade, coisa que até um Ka de 35k tem. Eu simplesmente não consigo entender esse conservadorismo nojento dos japoneses, note-se que é uma cultura generalizada....o Vovôrolla Altis custando 95k não dispõe de tais controles. Entre os japoneses a Toyota com certeza é a pior no quesito segurança. Mas, e a ausência de computador de bordo? hahahaha....isso é simplesmente inexplicável, pq no caso dos controles de tração e estabilidade, vc ainda tem a opção do 4x4 pra asfalto da Dakar que já traz uma baita segurança....

Uma coisa que tenho muita curiosidade de saber é a manutenção pós garantia da Dakar Diesel....alguém aqui já está sem garantia e pode falar um pouco sobre isso? Ouvi dizer que o custo é assustador.....

Queria fazer um comparativo entre a Dakar 3.2D e V6 Flex.....eu sempre defendi o diesel, nunca me vi na situação de ter um carro grande e pesado a gasolina. Mas quando vc põe no papel manutenção, IPVA e seguro, as vantagens do diesel vão se diluindo e eu começo a broxar...

Sem falar que essa nova geração de motores diesel está muito beberrona. Já ouvi relatos de Pajero Full 3.8 V6 tirano 10km/l na estrada, enquanto a diesel não chega nem aos 12km/l, isso com o preço do diesel (S10) quase batendo na gasolina comum....

Mas no caso do Corolla, apenas nas terras tupiniquins não tem o controle de tração e estabilidade, ou seja, paga-se mais e tem-se menos, nesse caso nem é conservadorismo, é falta de respeito com os Brasileiros mesmo, tá certo que muito da culpa é de "nós" mesmos que compramos carros mesmo com essa falta de segurança, na Europa e EUA a Toyota não faz isso, porque se fizesse isso por lá não venderia uma unidade sequer, ainda mais Americanos que são tarados em segurança.

enasor
11/11/2014, 15:57
Bem, com relação à falta de respeito das montadoras japonesas para com os brasileiros, não tem como discordar dos amigos. É preço lá nas alturas ... é falta de acessórios e equipamentos de segurança ... é o "escambau"!!!! ... E a gente não tem saída ... muitos de nós acabamos comprando os carros deles, pois, convenhamos, são veículos bons, em termos de mecânica ... mas ... que acham a gente "besta" ... ahhhh!!!! isso, acham!!!!!

... Mas, e a ausência de computador de bordo? ...

Apenas como informação, meu caro Alagoano. A Pajero Dakar passou a ser montada no Brasil a partir da linha 2012, na fabrica de Catalão/GO. Até então, era trazida da Tailândia, e vinha com computador de bordo, como equipamento de série. Já aqui no Brasil, os caras acham que brasileiro não precisa disso, também!!!! Veja o que li numa reportagem da “Folha de São Paulo”, relativamente ao lançamento da linha 2015: “Não há computador de bordo, nem relógio no quadro de instrumentos – afinal, a vida no campo é regida pelo sol” ... É brincadeira, né????!!!!!!

Folha de S.Paulo - Classificados - Veículos - Mitsubishi Pajero Dakar a diesel passa pelo teste Folha-Mauá - 15/06/2014 (http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/2014/06/1470000-mitsubishi-pajero-dakar-a-diesel-passa-pelo-teste-folha-maua.shtml)

Alagoano
11/11/2014, 21:08
Apenas como informação, meu caro Alagoano. A Pajero Dakar passou a ser montada no Brasil a partir da linha 2012, na fabrica de Catalão/GO. Até então, era trazida da Tailândia, e vinha com computador de bordo, como equipamento de série. Já aqui no Brasil, os caras acham que brasileiro não precisa disso, também!!!! Veja o que li numa reportagem da “Folha de São Paulo”, relativamente ao lançamento da linha 2015: “Não há computador de bordo, nem relógio no quadro de instrumentos – afinal, a vida no campo é regida pelo sol” ... É brincadeira, né????!!!!!!

Folha de S.Paulo - Classificados - Veículos - Mitsubishi Pajero Dakar a diesel passa pelo teste Folha-Mauá - 15/06/2014 (http://classificados.folha.uol.com.br/veiculos/2014/06/1470000-mitsubishi-pajero-dakar-a-diesel-passa-pelo-teste-folha-maua.shtml)

Sim, é inacreditável uma carro de quase 180k não ter computador de bordo completo. Ter que fazer continha de calculadora pra medir consumo e não saber quanto resta de autonomia é de uma insegurança lamentável.

Mas continuo curioso com a manutenção de uma Dakar, ou até uma Full, pós garantia....é realmente assustador? Alguém pode ajudar?

Walter da Camper
11/11/2014, 21:43
Para saber sobre o custo da manutenção da Dakar, basta pesquisar pelo da Triton, que já vendeu muitas unidades. Tirando o câmbio e a suspensão traseira, as peças são praticamente as mesmas.

É o mesmo caso da Pajero Sport, em que eu pesquiso e compro peças como se fosse L-200 outdoor.

Sim, é inacreditável uma carro de quase 180k não ter computador de bordo completo. Ter que fazer continha de calculadora pra medir consumo e não saber quanto resta de autonomia é de uma insegurança lamentável.

Mas continuo curioso com a manutenção de uma Dakar, ou até uma Full, pós garantia....é realmente assustador? Alguém pode ajudar?

Alagoano
12/11/2014, 10:04
Para saber sobre o custo da manutenção da Dakar, basta pesquisar pelo da Triton, que já vendeu muitas unidades. Tirando o câmbio e a suspensão traseira, as peças são praticamente as mesmas.

É o mesmo caso da Pajero Sport, em que eu pesquiso e compro peças como se fosse L-200 outdoor.

Obrigado Walter!

A Triton ainda é AT 4 marchas? O motor é o mesmo 180cv? Vi que a Triton 2015 vem com o mesmo tanque de 90L da Dakar....essa é a única novidade?

:concordo:

dojao campeao
12/11/2014, 13:04
A Triton HPE 2015 diesel AT é câmbio sequencial com 5 marchas (mesmo da full) e a Flex 2015 câmbio sequencial de 4 marchas (mesmo da Dakar até 2013)!

Alagoano
12/11/2014, 14:25
A Triton HPE 2015 diesel AT é câmbio sequencial com 5 marchas (mesmo da full) e a Flex 2015 câmbio sequencial de 4 marchas (mesmo da Dakar até 2013)!

Obrigado Dojão!

Está com a Full 2008 desde 0km? O 3.2 é o mesmo da Full 200cv a partir de 2009 só mudando reprogramação? Oq pegou de manutenção até hoje?

dojao campeao
13/11/2014, 15:26
Obrigado Dojão!

Está com a Full 2008 desde 0km? O 3.2 é o mesmo da Full 200cv a partir de 2009 só mudando reprogramação? Oq pegou de manutenção até hoje?

Alagoano (conterrâneo), sou o segundo dono da Full (com o coração partido vou pô-la a venda, comprei uma Dakar 2010 p conta dos 7 lugares), comprei-a em abril de 2013 com 89.000 km, estando atualmente com 103.000, o primeiro dono fez as revisões na CCS até 60.000 km, depois oficina independente, assim como eu tenho feito, fora óleo e filtros, troquei apenas pastilhas dianteiras e traseiras, os pneus quando ela quando estava com 94.000 km, e recentemente coloquei 4 amortecedores originais kayaba. Semana passada passei o pano (tirei alguns pequenos arranhões), o motor é 3.2 com 165 cv que satisfazem, sou a favor de reprogramação mas neste caso não fiz (quem usava mais era a patroa), julgo a manutenção barata para os padrões do carro que é muito bom! QQ coisa me ligue 82-9609-5522 ou ddojao@yahoo.com.br. Abraço.

Alagoano
13/11/2014, 22:25
Alagoano (conterrâneo), sou o segundo dono da Full (com o coração partido vou pô-la a venda, comprei uma Dakar 2010 p conta dos 7 lugares), comprei-a em abril de 2013 com 89.000 km, estando atualmente com 103.000, o primeiro dono fez as revisões na CCS até 60.000 km, depois oficina independente, assim como eu tenho feito, fora óleo e filtros, troquei apenas pastilhas dianteiras e traseiras, os pneus quando ela quando estava com 94.000 km, e recentemente coloquei 4 amortecedores originais kayaba. Semana passada passei o pano (tirei alguns pequenos arranhões), o motor é 3.2 com 165 cv que satisfazem, sou a favor de reprogramação mas neste caso não fiz (quem usava mais era a patroa), julgo a manutenção barata para os padrões do carro que é muito bom! QQ coisa me ligue 82-9609-5522 ou ddojao@yahoo.com.br. Abraço.

Obrigado conterrâneo! Te mandei MP.

Miranda_MG
21/11/2014, 22:07
Para conhecimento: Projeção: Mitsubishi Pajero Sport 2015 baseada em modelo tailandês - Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/projecao-mitsubishi-pajero-sport-2015-baseada-em-modelo-tailandes/)

Jamarco
01/12/2014, 01:42
Pessoal, boa noite. Gostaria de trocar algumas idéias com vcs sobre a Dakar. Passei do Troller para uma Nissa Xterra 07 quando nasceu meu segundo filho, por conta do espaço. Agora estou começando a me coçar para pegar um carro automático e com piloto automático (gosto muito em viagens). Gosto muito do design da Dakar, gosto mais do que a Full inclusive. Pretendo pegar uma na faixa dos 100k reais, diesel, creio que 10/11 ou algo assim. Aproveitando o gancho, qual a vantagem/desvantagem de pegar uma Dakar e não uma Full (creio que com essa grana teria que ficar na 2008/09), além claro do gosto??

Algumas dúvidas:
A Dakar não tem diferencial traseiro LSD??

A Dakar tem roda livre na dianteira? É a vácuo? ou fica conectada direto ao sistema de transmissão?

Algum problema crítico que tenho que me preocupar com essas dessa idade (2009/10)? Por exemplo, as Xterra tem muito problema de embreagem, quando peguei a minha com 4 anos, já fiz a embreagem para não ter dor de cabeça.

Por enquanto muito obrigado!!

Jamarco

Alagoano
01/12/2014, 10:44
Pessoal, boa noite. Gostaria de trocar algumas idéias com vcs sobre a Dakar. Passei do Troller para uma Nissa Xterra 07 quando nasceu meu segundo filho, por conta do espaço. Agora estou começando a me coçar para pegar um carro automático e com piloto automático (gosto muito em viagens). Gosto muito do design da Dakar, gosto mais do que a Full inclusive. Pretendo pegar uma na faixa dos 100k reais, diesel, creio que 10/11 ou algo assim. Aproveitando o gancho, qual a vantagem/desvantagem de pegar uma Dakar e não uma Full (creio que com essa grana teria que ficar na 2008/09), além claro do gosto??

Algumas dúvidas:
A Dakar não tem diferencial traseiro LSD??

A Dakar tem roda livre na dianteira? É a vácuo? ou fica conectada direto ao sistema de transmissão?

Algum problema crítico que tenho que me preocupar com essas dessa idade (2009/10)? Por exemplo, as Xterra tem muito problema de embreagem, quando peguei a minha com 4 anos, já fiz a embreagem para não ter dor de cabeça.

Por enquanto muito obrigado!!

Jamarco

Cara, não dá pra aguentar mais um tempo ou esticar o orçamento? A Dakar a partir de 13/14 é outro carro...mais forte, muito mais seguro, mais confortável, câmbio 5 marchas, borboletas, tanque de 90L, xenon, bancos elétricos....putz, é muita coisa a mais.

:concordo:

Kal-EL
01/12/2014, 23:10
Caro Jamarco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/6519.html)
,a vantagem da Full sobre a Dakar são muitas, começando pelo acabamento, além do mais a Full é importada direto do Japão e a Dakar é uma variação da plataforma da L200, então no chassi a Full é bem superior, se vc não andar muito vale pegar a Full Gasolina, com esse montante pega-se uma Full 2012 Gasolina, a Diesel vale a pena esticar e pegar uma Full 2010 que já vem com o motor diesel de 200cv e 49 kg de torque. Dakar também é uma baita viatura mas e no geral a Full é mais carro.

Jamarco
02/12/2014, 07:48
E algum ponto a favor da dakar, além do design? (O que é questão de gosto). A dakar também me parece ser um pouco mais alta. De qualquer forma turma agradeço pelas respostas, mas realmente, esperar mais um pouco até da, meu carro está ótima, o problema é o orçamento. Já iria passar de um carro de 60-65k para um de 95-100k, mais que isso realmente fica fora. Acho que é o caso de pegar uma nessa faixa 2010 e daqui uns anos pular para as 13-14 5 marchas. Gostaria de continuar no Diesel (é viciante, até porque sou filho de caminhoneiro).

Abraços.

Kal-EL
02/12/2014, 10:15
O diesel não está valendo tanto a pena mais, além do que a manutenção do diesel é bem mais cara e o seguro nem se fala, além da Gasolina ser mais confortável e ter mais desempenho, mas já que vc faz questão do diesel vai fundo. Na questão de vantagem, da Dakar, fica até difícil falar, pois a Full é um carro de categoria superior, ainda mais se comparar a antiga Dakar 4 marcha com a Full, ai fica ainda mais evidente a supremacia da Full, se comparar com a atual Dakar, podemos por a vantagem da Dakar vir com paddle shifters, no mais, como vc disse , além do design que é questão de gosto, eu por exemplo acho a Full bem mais bonita, de resto a Full é superior em tudo.

Miranda_MG
02/12/2014, 10:29
O diesel não está valendo tanto a pena mais, além do que a manutenção do diesel é bem mais cara e o seguro nem se fala, além da Gasolina ser mais confortável e ter mais desempenho, mas já que vc faz questão do diesel vai fundo. Na questão de vantagem, da Dakar, fica até difícil falar, pois a Full é um carro de categoria superior, ainda mais se comparar a antiga Dakar 4 marcha com a Full, ai fica ainda mais evidente a supremacia da Full, se comparar com a atual Dakar, podemos por a vantagem da Dakar vir com paddle shifters, no mais, como vc disse , além do design que é questão de gosto, eu por exemplo acho a Full bem mais bonita, de resto a Full é superior em tudo.

Para entendimento, o que você chama de "mais desempenho"?

Kal-EL
02/12/2014, 14:06
Para entendimento, o que você chama de "mais desempenho"?

Para estrada, que o que mais se usa, o motor V6 da Pajero Full desenvolve bem melhor, resposta mais rápida e maior velocidade final, arranca mais rápido, mas creio que para trilha o diesel é melhor por ter mais torque.

Alagoano
02/12/2014, 14:26

Seria interessante um tópico que concentrasse um comparativo detalhado do custo de se manter uma Pajero (Full e Dakar) Diesel e Gasolina fora da garantia....que incluísse tudo: combustível, peças, seguro e IPVA.

Isso ajudaria demais quem busca esses modelos....

Alagoano
02/12/2014, 14:31
Uma coisa que mata a Full diesel é o fato de ter praticamente o mesmo consumo da gasolina na estrada, e na cidade consumo bem próximo. Isso é algo que joga uma baita desvantagem na Full diesel.

evangregorio
12/12/2014, 19:03
Pessoal! Vou relatar minha experiência e o porquê de comprar a dakar.

Depois de muitas pesquisas...novo ou usado...qual categoria de carro comprar...diesel x gasolina....seguro do carro... espaço para família com bebê... economia...segurança...manutenção... carro único na família ou não... ...resistência do motor, etc...

Comprei uma DAKAR 4X4 13/14 MANUAL 5Lug 0KM (5 meses atrás hoje está com 6500km). Por um pouco a mais em relação a uma caminhonete comprei a dakar manual já que não carrego peso e acho mais seguro devido ser fechada. Uso o carro 99,5% da cidade e apesar de rodar apenas uns 1500km(no dia-a-dia sem viagens) por mês decidi comprar a diesel por questões de potência e economia, desconsiderei o lema para quem roda pouco a gasolina é mais vantajoso, pois acredito que carro grande e pesado só diesel. Experiência prória: já tive e falta força em baixa e bebe muito mesmo fazendo média de 7km/l. A economia do diesel supera tudo isso. Minha média mais alta em trasito infernal hoje é 9,2km/l em Recife e com ar ligado, nunca fiz menos de 685km com 74 litros de diesel. O diesel que abasteço é S.10 de boa qualidade. Carro robusto...manutençaõ que considero de veículo de passei popular... Meu seguro saiu por R$ 3.500 com classe de bonus 8. Estou satisfeitíssimo! Hoje não me estresso quando vou fazer viagens em família porque espaço para bagagens não me falta...altura não me falta...potência não me falta..e segurança...a custos analogicamente de automóveis de passeios. Revisões até 100.000 a custo de 510 reais, exceto as de 40 e 80 mil que são 1200 se não me falha memória e 3 anos de garantia TOTAL. Sei que existem carros que podem possuir tecnologias melhores e modernas, mais conforto e luxo...mas no custo benefício ninguém ganha da dakar.

Faltou relatar um fato que acho muito bom...entro em curvas que na S10 entrava a 100km querendo sair de traseira faço a 130km na dakar sem stress. Não desmerecendo a S10, por favor.

Andrejur
13/12/2014, 11:57
A partir do modelo 2014/2015 a dakar mais básica só tem com o câmbio automático 5 velocidades(o mesmo da top), quase o mesmo preço da MT e o mesmo preço da HPE Flex.
Considero uma grande vantagem sobre as demais.

Pessoal! Vou relatar minha experiência e o porquê de comprar a dakar.

Depois de muitas pesquisas...novo ou usado...qual categoria de carro comprar...diesel x gasolina....seguro do carro... espaço para família com bebê... economia...segurança...manutenção... carro único na família ou não... ...resistência do motor, etc...

Comprei uma DAKAR 4X4 13/14 MANUAL 5Lug 0KM (5 meses atrás hoje está com 6500km). Por um pouco a mais em relação a uma caminhonete comprei a dakar manual já que não carrego peso e acho mais seguro devido ser fechada. Uso o carro 99,5% da cidade e apesar de rodar apenas uns 1500km(no dia-a-dia sem viagens) por mês decidi comprar a diesel por questões de potência e economia, desconsiderei o lema para quem roda pouco a gasolina é mais vantajoso, pois acredito que carro grande e pesado só diesel. Experiência prória: já tive e falta força em baixa e bebe muito mesmo fazendo média de 7km/l. A economia do diesel supera tudo isso. Minha média mais alta em trasito infernal hoje é 9,2km/l em Recife e com ar ligado, nunca fiz menos de 685km com 74 litros de diesel. O diesel que abasteço é S.10 de boa qualidade. Carro robusto...manutençaõ que considero de veículo de passei popular... Meu seguro saiu por R$ 3.500 com classe de bonus 8. Estou satisfeitíssimo! Hoje não me estresso quando vou fazer viagens em família porque espaço para bagagens não me falta...altura não me falta...potência não me falta..e segurança...a custos analogicamente de automóveis de passeios. Revisões até 100.000 a custo de 510 reais, exceto as de 40 e 80 mil que são 1200 se não me falha memória e 3 anos de garantia TOTAL. Sei que existem carros que podem possuir tecnologias melhores e modernas, mais conforto e luxo...mas no custo benefício ninguém ganha da dakar.

Faltou relatar um fato que acho muito bom...entro em curvas que na S10 entrava a 100km querendo sair de traseira faço a 130km na dakar sem stress. Não desmerecendo a S10, por favor.

Kal-EL
13/12/2014, 13:54
evangregorio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/70628.html), a Pajero Full V6 tem potencia sim e muita, no 0 a 100 ela bate em quase 2 segundos o tempo da Full Diesel, é um V6 né, essa história de que Motor a gasolina é mais fraco que a diesel é história, a Diesel só tem mais torque, e isso vc só aproveitará em trilhas mais pesadas, no asfalto a Gasolina se sairá melhor, o motor a gasolina da Dakar não é o mesmo da Full, tem menos torque e Hp, bem que a Mitsubishi poderia por o motor V6 da Full na Dakar, mas creio que foi por causa do Flex, só pode, nesse caso, ate acho que vc fez bem em ir na Diesel, acho que 200 hp seria pouco para um carro desse peso, mas na Full por exemplo, pra quem roda pouco como vc por exemplo é melhor ir de Gasolina, mais conforto, potencia e manutenção e seguro mais em conta.

ERICO DAURTE IZAIAS
14/12/2014, 19:34
Boa tarde a todos, eu tenho uma dakar 13/13 diesel (brancona), com cerca de 26000km rodados, fazendo media de 2000 KM/mes, muito satisfeito com a nave, unica queixa e' a falta do CB, faz falta em viagem longas, alguem ja' conseguiu adaptar algum CB a ela? Lendo os topicos vejo que muitos fazem media na estrada acima de 9km/l, ja' eu fico feliz da vida quando chego a 8,5km/l, ando normalmente acima de 120km/h, este consumo e' normal? Algo que eu possa avaliar no carro que possa diminuir este consumo (alem de pisar mais leve e calibrar pneus :-Dhehe). Aproveitando o ensejo, as trocas de oleo e filtro de combustivel podem ser feitas fora da ccs sem perca da garantia? No mais, um otimo carro para viagens longas, excelente bagageiro, estavel (apesar da falta de tecnologia especifica) e valente na hora de sair da estrada para fazer desvios (coisa comum no meu Mato Grosso!) Abcs a todos, obrigado pela atenção.

evangregorio
14/12/2014, 21:37
André concordo plenamente com você! Porém consegui uma diferença de 27mil na 13/14 em relação a 14/15 e coloquei mais uns Dilmas e comprei um onix automático zero para minha esposa usar a trabalho e resolvermos coisas no dia a dia que só um compacto ajuda. Para mim o custo benefício foi excelente.

A partir do modelo 2014/2015 a dakar mais básica só tem com o câmbio automático 5 velocidades(o mesmo da top), quase o mesmo preço da MT e o mesmo preço da HPE Flex.
Considero uma grande vantagem sobre as demais.

evangregorio
14/12/2014, 21:47
Oi kal! Concordo em partes com você, mesmo sabendo que a full a gasolina é bem mais completa que a dakar diesel MT além de outros fatores não acho que os 66mil de diferença em relação a compra da minha dakar valeria a pena, teria comprado o onix aut. a vista por 47mil e os 19mil que sobraria investiria na poupança ou em aplicações.

evangregorio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/70628.html), a Pajero Full V6 tem potencia sim e muita, no 0 a 100 ela bate em quase 2 segundos o tempo da Full Diesel, é um V6 né, essa história de que Motor a gasolina é mais fraco que a diesel é história, a Diesel só tem mais torque, e isso vc só aproveitará em trilhas mais pesadas, no asfalto a Gasolina se sairá melhor, o motor a gasolina da Dakar não é o mesmo da Full, tem menos torque e Hp, bem que a Mitsubishi poderia por o motor V6 da Full na Dakar, mas creio que foi por causa do Flex, só pode, nesse caso, ate acho que vc fez bem em ir na Diesel, acho que 200 hp seria pouco para um carro desse peso, mas na Full por exemplo, pra quem roda pouco como vc por exemplo é melhor ir de Gasolina, mais conforto, potencia e manutenção e seguro mais em conta.

evangregorio
14/12/2014, 22:06
Erico, Td blz? Meu pior consumo até hoje foi 9,25km/L em trecho urbano, ar ligado e trânsito de horas parado. Acredito que seu carro seja automático e se esses 2000km/mês for 80% urbano acho que estejas dentro da média! mas se for rodoviário, mesmo com câmbio automático de 4 velocidade possa ser que esteja bebendo um pouco, também, uma dica seria observar a qualidade do diesel que tb influência bastante e o próprio filtro que já pode estar sujo mesmo antes do prazo, além do mais , mesmo andando a 120 acho razoável para dakar no caso da manual um média de 2800 rpm e acho que não teria tanta influência que justificasse 8,5 km/l na estrada, caso seja seu uso. Espero ajudá-lo de alguma forma.

Boa tarde a todos, eu tenho uma dakar 13/13 diesel (brancona), com cerca de 26000km rodados, fazendo media de 2000 KM/mes, muito satisfeito com a nave, unica queixa e' a falta do CB, faz falta em viagem longas, alguem ja' conseguiu adaptar algum CB a ela? Lendo os topicos vejo que muitos fazem media na estrada acima de 9km/l, ja' eu fico feliz da vida quando chego a 8,5km/l, ando normalmente acima de 120km/h, este consumo e' normal? Algo que eu possa avaliar no carro que possa diminuir este consumo (alem de pisar mais leve e calibrar pneus :-Dhehe). Aproveitando o ensejo, as trocas de oleo e filtro de combustivel podem ser feitas fora da ccs sem perca da garantia? No mais, um otimo carro para viagens longas, excelente bagageiro, estavel (apesar da falta de tecnologia especifica) e valente na hora de sair da estrada para fazer desvios (coisa comum no meu Mato Grosso!) Abcs a todos, obrigado pela atenção.

enasor
15/12/2014, 08:17
... eu tenho uma dakar 13/13 diesel ... CB, faz falta em viagem longas, alguem ja' conseguiu adaptar algum CB a ela? ...

Muito interessante esta dúvida do Erico. Também fico aguardando respostas dos amigos do forum.

Abs.

leojaz
15/12/2014, 23:56
Uma coisa que mata a Full diesel é o fato de ter praticamente o mesmo consumo da gasolina na estrada, e na cidade consumo bem próximo. Isso é algo que joga uma baita desvantagem na Full diesel.

Difícil esse consumo.
Na estrada rodando entre 110-120km/h fiz 10,91km/l ( p não dizer 11). No retorno na mesma estrada a 140-160km/h fiz 8,83km/l. Full 3.2 2006 (165cv) bagagem.
Relatos da Full V6 é de um consumo muito pior porém com mais diversão.

leojaz
16/12/2014, 00:03
Já dirigi a Dakar, 2011 aut, gostei muito, mas não dá p comparar com a Full que é muito mais confortável.
E como foi dito acima, um carro construído no Japão é muito superior em qualidade de tudo comparado ao construído em Catalão. Pode ser preconceito meu, mas acho muito ruim a qualidade do plástico do painel e console da Dakar e da Triton. Reparem nos plásticos das Mit japonesas e BR. entrem num lancer importado e depois num nacional se tiverem a oportunidade.

paulosergio
16/12/2014, 08:50

Bom dia Alagoano, o consumo da diesel passa muito longe do consumo da gasolina, a minha full tem feito mais de 11 na estrada e 9 na cidade. A desvantagem, na qual eu troque por uma gasolina, é que eu acho a diesel (165 cv) muito lerda nas retomadas.

paulosergio
16/12/2014, 08:56

Erico, a minha full tem CB, mas o consumo que marca nela é bem errado, pelo o da minha. O valor numerico que vai marcando a media sempre marca cerca de 8,5 km/l e na bomba ela faz de 9,5 a 11 conforme o uso (urbano ou estrada), ja a barrinha que sobe e desce marcando o consumo instantaneo parece ser mais fiel.

ERICO DAURTE IZAIAS
16/12/2014, 11:53
Obrigado pelas consideracoes, Evangregorio a minha Brancona e' automatica, este consumo que falei e' durante percurso na estrada mantendo uma velocidade entre 120 e 150 km/h, em circuito urbano cai para 7,5 km/l. Realmente o diesel aqui na regiao nao tem muito controle de qualidade a ideia e' abastecer sempre no mesmo posto para quando der algum problema ter onde reclamar. Vou prestar atencao no filtro e fazer trocas mais precoces (recentemente fui guinchado por sujeira em filtro, carro perdeu potencia de modo severo). Isso me remete a questao das trocas, podem ser fora da ccs sem perda da garantia?
Paulosergio valeu por compartilhar a sua experiencia com CB na Full, sei que e' chover no molhado, mas faco tambem meu protesto um carro de 160k sem CB (mesmo que seja so pra dar uma base) pqp! Valeu pessoal!

evangregorio
16/12/2014, 18:55
Erico, sobre as trocas do filtro fora da ccs não sei se perde a garantia, até interesso em saber, já vi vários carros diesel, inclusive caminhões, perder força ou estancar e não pegar por conta de filtro sujo ou entupido. Acredito se a css não perceber o tipo de filtro sujo se é original ou não acredito não teria problemas, agora se tiver como perceber pelas características do filtro concerteza eles irão questionar.

Obrigado pelas consideracoes, Evangregorio a minha Brancona e' automatica, este consumo que falei e' durante percurso na estrada mantendo uma velocidade entre 120 e 150 km/h, em circuito urbano cai para 7,5 km/l. Realmente o diesel aqui na regiao nao tem muito controle de qualidade a ideia e' abastecer sempre no mesmo posto para quando der algum problema ter onde reclamar. Vou prestar atencao no filtro e fazer trocas mais precoces (recentemente fui guinchado por sujeira em filtro, carro perdeu potencia de modo severo). Isso me remete a questao das trocas, podem ser fora da ccs sem perda da garantia?
Paulosergio valeu por compartilhar a sua experiencia com CB na Full, sei que e' chover no molhado, mas faco tambem meu protesto um carro de 160k sem CB (mesmo que seja so pra dar uma base) pqp! Valeu pessoal!

enasor
19/12/2014, 18:18
MP isenta CAOA, Mitsubishi e Suzuki de pagar R$ 10 bilhões em impostos - Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/mp-isenta-caoa-mitsubishi-e-suzuki-de-pagar-r-10-bilhoes-em-impostos/)

Olha aí gente ... que lindo !!!! É pra isso que servem nossa Câmara de Deputados e nosso Senado ... E essas marcas pegam esses benefícios e ... um doce pra quem adivinhar ... como prezam muito os usuários da marca, transformam isso em equipamentos em seus veículos que vão proporcionar maior conforto, segurança e outros benefícios para os respectivos usuários da marca ... e já que estamos em véspera de Natal, vamos acreditar nisso, e, também, que Papai Noel existe ... É brincadeira, viu!!!! No caso da Mitsubishi, vamos esperar que a mesma se digne, pelo menos, em colocar um computador de bordo e um reloginho digital no painel da Dakar modelo 2015/2015 ... e sem sacanear o consumidor acrescentando preço ... a viatura e os consumidores merecem pelo menos isso ... e deixe de pensar que a viatura não precisa de nada disso, uma vez que é feita para encarar as adversidades do campo ... e lá a vida é regida pelo sol ... e fazer leitura de consumo no painel pra que? Afinal, tem que encher o tanque de qualquer jeito mesmo ...

enasor
19/12/2014, 19:52
E quem ainda não sentiu ânsia de vômito, e quiser saber mais detalhes, vai aqui ...

Nova MP ?enxertada? beneficia a Caoa Hyundai : Diário do Poder (http://www.diariodopoder.com.br/noticias/nova-mp-enxertada-beneficia-a-caoa-hyundai-2/)

maycon daniel
22/12/2014, 23:59
Olá, pessoal. Pretendo entrar no mundo 4x4 e me interessei bastante pela Dakar. Rodo em média 5000 Km/mes e estou sempre passeando com a família e de porta malas cheio. Dentre SW4, Trailblazer e Dakar, gostei mais da última, apesar de mais dura e com menos tecnologia. É uma boa escolha?

Miranda_MG
23/12/2014, 16:21
Olá, pessoal. Pretendo entrar no mundo 4x4 e me interessei bastante pela Dakar. Rodo em média 5000 Km/mes e estou sempre passeando com a família e de porta malas cheio. Dentre SW4, Trailblazer e Dakar, gostei mais da última, apesar de mais dura e com menos tecnologia. É uma boa escolha?

Boa leitura, meu caro. E seja bem-vindo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/130134-trailblazer-x-dakar-x-sw4-6.html

Abraço,

Miranda

gabrielqueiroz
25/12/2014, 22:14
boa noite,

alguém poderia me informar a partir de qual ano o automatico do dakar mudou de 4 pra 5 marchas?

abraços!

enasor
26/12/2014, 08:38
Dakar versão Diesel:
- 2013/2013 - 4M
- 2013/2014 - 5M

gabrielqueiroz
26/12/2014, 09:02
vocês acham que vale a pena pegar uma 2012/2012 diesel aut. 5 lugares com 40k rodados pra ir até ushuaia?

Romar
29/01/2015, 11:58
http://www.noticiasautomotivas.com.br/mp-isenta-caoa-mitsubishi-e-suzuki-de-pagar-r-10-bilhoes-em-impostos/"]MP isenta CAOA, Mitsubishi e Suzuki de pagar R$ 10 bilhões em impostos - Notícias Automotivas - Carros[/URL]

Olha aí gente ... que lindo !!!! É pra isso que servem nossa Câmara de Deputados e nosso Senado ... E essas marcas pegam esses benefícios e ... um doce pra quem adivinhar ... como prezam muito os usuários da marca, transformam isso em equipamentos em seus veículos que vão proporcionar maior conforto, segurança e outros benefícios para os respectivos usuários da marca ... e já que estamos em véspera de Natal, vamos acreditar nisso, e, também, que Papai Noel existe ... É brincadeira, viu!!!! No caso da Mitsubishi, vamos esperar que a mesma se digne, pelo menos, em colocar um computador de bordo e um reloginho digital no painel da Dakar modelo 2015/2015 ... e sem sacanear o consumidor acrescentando preço ... a viatura e os consumidores merecem pelo menos isso ... e deixe de pensar que a viatura não precisa de nada disso, uma vez que é feita para encarar as adversidades do campo ... e lá a vida é regida pelo sol ... e fazer leitura de consumo no painel pra que? Afinal, tem que encher o tanque de qualquer jeito mesmo
Bom dia! Enquanto o Governo Federal não tiver uma política severa sobre segurança automotiva, os carros fabricados aqui nunca terão a tecnologia dos europeus ou americanos. Temos duas maneiras de cobrar esta politica mais austera, não comprar mais carros e aí teremos que usar o nosso sistema de transporte público ou cobrar atitudes dos nossos governantes. Outro fator importante, temos uma taxação excessiva como também uma política de não intervenção no preço final, ou seja, as montadoras cobram o que querem pelos carros e o poder delas está na geração de empregos, por isso o Governo não intervem.
Agora sobre a Dakar! Tenho uma Prado 08/08, sempre foi da família, excelente carro, apesar de não ter os controles eletrônicos de tração ou estabilidade, tem Computador de Bordo(CB)e é 4x4 full time. Porém, estou procurando por um carro mais novo e me chamou a atenção a Dakar, justamente pelo custo benefício dos modelos a partir de 2014.Único porém está no consumo, a Prado faz entre 8 e 9 na cidade e na estrada 10 e 11, lembrando, sempre ando na manha, estrada no máximo 120! Além do consumo não vejo diferença entre a Prado 08 e a Dakar. Na minha opinião, carro com tanque grande significa consumo elevado, o ideal seria tanque de 60 litros com autonomia de 100 km, aí só na europa mesmo!! Por fim, câmbio da Prado é automático 4 marchas.
Continuo acompanhando o tópico.
Abraço!

teofiloullmann
12/02/2015, 15:23
Boa tarde amigos!

Em outubro/2014 adquiri uma Pajero Dakar 3.2 2009/2010, na época com 126 mil Km.
Em dezembro, com 130 mil Km, fiz a besteira de levar na concessionária para fazer uma revisão.
Como na minha cidade não tem concessionária Mit (moro em Gravataí/RS), levei na Ramada, que fica em Porto Alegre/RS.
Enfim, não gostei do serviço deles e nunca mais voltarei, mas isso não vem ao caso agora.

O detalhe é que estou procurando uma oficina mecânica de confiança na região. Sempre fui apaixonado por 4x4, jipes, camionetas, enfim, mas a Dakar é a minha primeira, então não tenho conhecimento quanto a boas e confiáveis oficinas.
Ah, procuro a oficina pois o motor está produzindo um ruído estranho, anormal, parece algo batendo...

Então... Alguém da região de Gravataí/Cachoeirinha/Porto Alegre me recomenda alguma oficina de confiança?

Agradeço a atenção de todos!

Abs.

Terraguar
19/03/2015, 23:27
Também tenho uma dakar 2013 com 30mil km. O carro é muito bom. Tanto no asfalto como na trilha. Todavia realmente deixa a desejar em alguns quesitos de conforto. Saí de um suzuki grand vitara, que em matéria de tecnologia embarcada, dava um show, porém, na minha humilde opinião, a Dakar vale cada centavo pago pelo motor e o câmbio, que hoje, diga-se de passagem, é o mais completo da caregoria, podendo-se rodar 4x2; 4x4; 4x4hi; 4x4lo.
O carro é extremamente econômico, a diesel pelo menos, que é a minha, fazendo uma média de 10km na cidade com uns 12 na estrada.
Outro fator que me incomoda, a direção sofre de uma ressonância, quando se vai manobrar para estacionar ela vibra, curvas fechadas, como virar uma esquina também, não sei se isso é normal e já deixo a pergunta no ar para outros proprietários de dakar.
De zero a dez, daria uma nota 8 para o carro.

Jamarco
25/03/2015, 07:56
Bom dia pessoal,

Alguém ja alterou a medida dos pneus para 265/70 R17, sendo os originais 265/65??? Gostaria de colocar os BF All Terrain nessa medida 5% maior, mas queria mais alguma opiniao, caso alguém ja tenha alterado.

Abraço a todos.

Jamarco

martins132
25/03/2015, 16:44
Boa tarde amigos!

Em outubro/2014 adquiri uma Pajero Dakar 3.2 2009/2010, na época com 126 mil Km.
Em dezembro, com 130 mil Km, fiz a besteira de levar na concessionária para fazer uma revisão.
Como na minha cidade não tem concessionária Mit (moro em Gravataí/RS), levei na Ramada, que fica em Porto Alegre/RS.
Enfim, não gostei do serviço deles e nunca mais voltarei, mas isso não vem ao caso agora.

O detalhe é que estou procurando uma oficina mecânica de confiança na região. Sempre fui apaixonado por 4x4, jipes, camionetas, enfim, mas a Dakar é a minha primeira, então não tenho conhecimento quanto a boas e confiáveis oficinas.
Ah, procuro a oficina pois o motor está produzindo um ruído estranho, anormal, parece algo batendo...

Então... Alguém da região de Gravataí/Cachoeirinha/Porto Alegre me recomenda alguma oficina de confiança?

Agradeço a atenção de todos!

Abs.

Salve conterrâneo!

Estou pesquisando a respeito de veículos a diesel (minha próxima aquisição) e encontrei no fórum do x-terra a recomendação desta oficina aqui de POA: Egon Frichmann, site: http://www.egonfrichmann.com.br/

Endereço: Av. Brino, 266, B. Santa Maria Goretti, Porto Alegre, F. (51) 3371-8277 ou 3371-8266.

Não tenho referências além da indicação do usuário do fórum, então sugiro que faças algum levantamento a respeito da reputação da empresa, mas acredito que seja boa.

Se vieres a utilizar os serviços deles, deixe um relato para os colegas por gentileza.

Um fraternal abraço!

Mattos
25/03/2015, 23:30
Também tenho uma dakar 2013 com 30mil km. O carro é muito bom. Tanto no asfalto como na trilha. Todavia realmente deixa a desejar em alguns quesitos de conforto. Saí de um suzuki grand vitara, que em matéria de tecnologia embarcada, dava um show, porém, na minha humilde opinião, a Dakar vale cada centavo pago pelo motor e o câmbio, que hoje, diga-se de passagem, é o mais completo da caregoria, podendo-se rodar 4x2; 4x4; 4x4hi; 4x4lo.
O carro é extremamente econômico, a diesel pelo menos, que é a minha, fazendo uma média de 10km na cidade com uns 12 na estrada.
Outro fator que me incomoda, a direção sofre de uma ressonância, quando se vai manobrar para estacionar ela vibra, curvas fechadas, como virar uma esquina também, não sei se isso é normal e já deixo a pergunta no ar para outros proprietários de dakar.
De zero a dez, daria uma nota 8 para o carro.

Terraguar,

seu antigo GV era um V6?

Essa ressonância já vi em alguns Defender e XTerra, muito embora os meus antigos não faziam qualquer barulho. A maioria acontecia quando a direção era virada até o batente e mantida forçando o final.

Tenho um GVIII 2.0 e estou pensando em trocar por uma Dakar diesel.
Fiz um teste drive em uma na CCS e achei, comparando com o GV:
a suspensão dianteira muito macia,
os assentos dos bancos mais curtos e conseqüentemente menos confortáveis.
os freios não achei tão eficiente quanto o do GV.

Acho que pode ser pelo fato do carro do teste no caso ser um veículo blindado.

Achei a Dakar, além de bonita muito confortável.

Estou pensando em voltar e fazer teste com outro veículo. Vou testar bem o freio e suspensão.

Quero voltar para o diesel...

Mattos
26/03/2015, 11:19
Bom dia pessoal,

Alguém ja alterou a medida dos pneus para 265/70 R17, sendo os originais 265/65??? Gostaria de colocar os BF All Terrain nessa medida 5% maior, mas queria mais alguma opiniao, caso alguém ja tenha alterado.

Abraço a todos.

Jamarco

Jamarco,
o carro deve ficar mais macio pois o pneu será 1,32 cm mais alto. Não deve alterar a estabilidade para uma condução normal.

Antidote
26/03/2015, 11:49
Hello. Sorry if I write in the wrong place. Please write the part number of the fuel tank on 90 liters of his car. Or VIN number. Maybe there are photos of the car with the tank.
My current tank 1700A479 only 70 liters, I want to change it to 90. Thank you.
Google translate -_-

Marrapa
26/03/2015, 13:46
Bom dia senhores, comprei uma Pajero Dakar 2012, automatica, com 65 mil km rodados, ao engatar o 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e a Tração 4x4 com diferencial central (vcU) bloqueado e reduzida a luz (laranja) indicadora de mudança de tração nao para de piscar. O 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (vcU) atuante atua normal. Porém quando eu subo a alavanca para os demais modos ela nao funciona. Alguem tem uma dica pra solucionar isso? As 4 luzes das rodas ficam verde sem piscar. Porem quando coloco nas com bloqueiio de diferencial a caixa laranja não para de piscar e nao sinto diferença na condução do carro. Teria um passo a passo a ser observado?

Mattos
26/03/2015, 18:15
Hello. Sorry if I write in the wrong place. Please write the part number of the fuel tank on 90 liters of his car. Or VIN number. Maybe there are photos of the car with the tank.
My current tank 1700A479 only 70 liters, I want to change it to 90. Thank you.
Google translate -_-

Hello, just curious what country are you?

This is the tank with 90 liters.
497153

As for the VIN, you can request at:

http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/veiculos4x4

More precisely:
http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/faleconosco

Greetings

Google translate -_-

Mattos
26/03/2015, 18:18
Colegas proprietários de Dakar, desculpem eu estar me intrometendo aqui.

Sou um futuro proprietário de uma Dakar...

Antidote
27/03/2015, 02:56
This is the tank with 90 liters.
497153

Yes, this is the same fuel tank. I need its part number. This is only installed on cars for the Brazilian market. And for all types of engines.
I found a number http://www.partsbase.org/parts/mitsubishi-1700b019/
but not sure that it is correct, as in the picture, it looks just like mine to 70 l.

Hello, just curious what country are you?
Russia. If this somehow helps :)

As for the VIN, you can request at:
With officials difficult to communicate, much bureaucracy =\

Marrapa
27/03/2015, 08:48
Ontem em uma reta na br116 de 3km consegui uma velocidade de 145 km/h marcação do gps numa boa. Qual a máxima sem ser mexidas! ?

Mattos
27/03/2015, 19:23
Yes, this is the same fuel tank. I need its part number. This is only installed on cars for the Brazilian market. And for all types of engines.
I found a number http://www.partsbase.org/parts/mitsubishi-1700b019/
but not sure that it is correct, as in the picture, it looks just like mine to 70 l.

Russia. If this somehow helps :)

With officials difficult to communicate, much bureaucracy =\

Antidote,
I will contact the Mitsubishi Brazil.

Please give me a few days.

Antidote
29/03/2015, 02:15
Please give me a few days.

Thank you. I will wait :)

Mattos
30/03/2015, 17:38
Thank you. I will wait :)

Antidote,

I found in a Concessionaire the part number CA130437, for Diesel vehicle.

But I'm not sure if it is correct.

I'm buying a Dakar (Sport here in Russia) with the VIN of the vehicle will make sure the right part number.

This will happen after April 16.

VOVÔ DO TROLLER
30/03/2015, 19:00
Ops..... Pensei ter entrado em forum gringo..................

Mattos
30/03/2015, 19:50
Ops..... Pensei ter entrado em forum gringo..................

Ha! ha! ha!
Se vc ler os posts anteriores verá um proprietário de Dakar russo que está tentando ver tanque para sua viatura.
Vc imagina, para nós que falamos português já é difícil conseguir informação nas CCS, para ele então....

Liguei para 3 CCS aqui no RJ e em duas delas não consegui o código da peça. A outra me passou um número, mas não tenho certeza que esteja correto.

Só com o número de um chassis 2014 ou 2015 com tanque de 90l posso fazer a consulta.

Antidote
31/03/2015, 00:36
Thank you Mattos. About CA130437 in Google no information. For authenticity will wait for the 16th of April)
If no trouble, please ask the manager about part number. Online database where can be searched by the VIN have a big delay information.

Sorry again that fit with their questions, but in English-speaking forums I could not find information.

enasor
31/03/2015, 08:09
... proprietário de Dakar russo que está tentando ver tanque para sua viatura ...

Caro Matos,
Bom dia.

Vai aqui mais uma tentativa de colaboração com o nosso amigo Russo:

Sugira a ele colocar um tanque de Inox náutico. Ele vai ficar livre para sempre daquele “probleminha” de ferrugem, além do que, vai ficar muuuuuito mais barato do que adquirir um tanque na concessionária (que serão susceptíveis de ferrugem, brevemente).

Vai aqui o contato de um fabricante de tanque inox em São Paulo. Se a viatura do nosso amigo Russo for das mais modernas, provavelmente o fabricante vai pedir para retirar o tanque e enviar para ele, via transportadora, para servir de molde, pois, para as viaturas mais modernas (tanque maior) ele ainda não tem o molde.

Falar com RODRIGO – SÃO PAULO – (11) 9 7210 6262.

Nota:

Eu descobri esse fabricante casualmente, pesquisando na Internet. Portanto, não o conheço pessoalmente, mas, conversando com ele por telefone, pareceu-me ser pessoa de bom trato. Prestou-me, gentilmente, todas as informações que precisei.

Abs e boa sorte.

Mattos
31/03/2015, 10:57
Caro Matos,
Bom dia.

............
Abs e boa sorte.

Caro Enasor,
bom dia!
Não sabia que o tanque era de aço.
Para Xterra a turma tem trocado por alumínio, conseguiram fazer até um tanque com mais capacidade.
Agradeço pela informação o de inox é uma boa. Vou anotar o contato.

No caso do nosso amigo russo acho mais prático ele comprar o tanque original. Pelo que fui informado (nunca acredito de primeira) esse tanque não é fabricado no Brasil, ele vem de fora. Nesse caso é mais fácil ele comprar la fora.

De qualquer maneira ele está lendo os posts deve comentar se tiver interesse.

Antidote
31/03/2015, 12:36
enasor, thank you for your feedback. As I understand it, you suggest me turn to man who produces fuel tanks? With handmade tanks in Russia there is no problem, for example here http://goo.gl/5UsvRp
I'm interested in is the "original"

And, yes, maybe you have a photo of the car below. With installed in the tank of 90l?

Mattos
31/03/2015, 13:43
..........

....
Abs e boa sorte.

Enasor,

Os caras são feras.
497582

Veja mais fotos desse cara citado pelo nosso amigo.

http://my.mail.ru/mail/baymanech/photo

Precisamos de oficinas desse tipo, pelo menos no RJ.

Abs

enasor
31/03/2015, 14:18
Pois é ...

Amigos, meu veículo ainda está com o tanque original e, ainda, não apresenta quaisquer sinais de ferrugem ... porém, se houver necessidade de trocá-lo por causa de ferrugem, não vou pensar duas vezes ... vou colocar o tanque de aço inox náutico ... Acho que esses tanques da Mitsubishi, feitos no exterior, não são preparados para trabalharem com o nosso combustível. Enferrujam muito precocemente ...

Abs.

E.T.

Ah, sim ... Liguem para o Rodrigo ... talvez ele tenha alguma foto de algum Pajero que ele instalou tanque de aço inox ... talvez valha a pena!!!!.

marco túllio benjamim bre
31/03/2015, 14:52
Alguém já colocou um snorkel da Savana na Dakar? A autorizada da minha cidade alega não ter permissão da montadora para fazer "adaptações" em carros da marca.

Antidote
31/03/2015, 15:49
I want a new tank is not because it is rusty. Of course my "native" is easier to buy in Russia than in Brazil). The point is that the "native" to 70 l, and I want to "native from Brazil" to 90l))

enasor, you have Pajero Dakar with the original tank at 90l? Right? You can find it part number?

enasor
31/03/2015, 16:53
My dear Antidote:

My vehicle is not the Pajero Dakar, but rather the Full Pajero (see signature below).

I called the dealership and got the following information:

- Pajero Dakar until 2013/2013: Tank 70 liters - Mitsubishi Code: 1700B019 - Price: R$ 6.600,00 (Product IMPORTED).
- Pajero Dakar 2013/2014 onwards: Tank 90 liters - Mitsubishi Code: CA130437 - Price: R$ 1.837,00 (Product NATIONAL).

I hope I have helped you.

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
31/03/2015, 19:04
Ha! ha! ha!
Se vc ler os posts anteriores verá um proprietário de Dakar russo que está tentando ver tanque para sua viatura.
Vc imagina, para nós que falamos português já é difícil conseguir informação nas CCS, para ele então....

Liguei para 3 CCS aqui no RJ e em duas delas não consegui o código da peça. A outra me passou um número, mas não tenho certeza que esteja correto.

Só com o número de um chassis 2014 ou 2015 com tanque de 90l posso fazer a consulta.

Valeu Mattos. O negócio tá "russo" para o lado do russo.Abs

Antidote
01/04/2015, 00:54
Mattos, enasor, thank you very much. Very helped. Remains to find the photo and i can start to thinking. Search this or order at home))

Rubasso
01/04/2015, 05:57
Alguém aqui já colocou o tanque de 90 litros na Dakar 2009/2010?

Mattos
08/04/2015, 10:42
Comprei a Dakar 2015 de 5 lugares, diesel, e verifiquei que o bloco do motor não tem a capa de cobertura de plástico. Será o motor fica com mais barulho?
A 2014 vinha com essa capa?

Alagoano
09/04/2015, 22:35
Aos colegas que relataram o bom consumo da Pajero Full Diesel....ok, mas os 2 colegas possuem a versão 165cv, na Full 200cv os relatos que vi é de alto consumo, abaixo de 7km/l na cidade e abaixo de 10km/h na estrada, isso deixa a Full em pé de igualdade com o consumo da 3.8 V6.

Antidote
10/04/2015, 14:39
Noise will not be more. This is decoration cover. Should be included.
For 2.5 MN171914 for 3.2 1003A005

May I once again ask for the VIN?)

Everton Júnior
10/04/2015, 18:49
Aos colegas que relataram o bom consumo da Pajero Full Diesel....ok, mas os 2 colegas possuem a versão 165cv, na Full 200cv os relatos que vi é de alto consumo, abaixo de 7km/l na cidade e abaixo de 10km/h na estrada, isso deixa a Full em pé de igualdade com o consumo da 3.8 V6.

Alagoano,

não sei as 5 portas, mas a minha 3 portas faz na cidade entre 7,5 / 8,0 e na estrada já chegou a fazer 13,0 andando a 100 km/h. Viajando sempre faz entre 10,0 a 11,0 km/l.

Alagoano
10/04/2015, 22:09
Alagoano,

não sei as 5 portas, mas a minha 3 portas faz na cidade entre 7,5 / 8,0 e na estrada já chegou a fazer 13,0 andando a 100 km/h. Viajando sempre faz entre 10,0 a 11,0 km/l.

Obrigado Everton!

Com qtos km tá sua Full? Já saiu da garantia?

Everton Júnior
13/04/2015, 19:56
Obrigado Everton!

Com qtos km tá sua Full? Já saiu da garantia?

Ela está com exatos 60mil km. Está comigo desde os 13mil km. Fora da garantia a 1 ano e só troco óleo, filtros e pastilhas. O carro é excelente, só não é 100% porque tem muitos grilos internos, mas nada que um bom caça grilos não resolva.

Alagoano
13/04/2015, 23:07
Ela está com exatos 60mil km. Está comigo desde os 13mil km. Fora da garantia a 1 ano e só troco óleo, filtros e pastilhas. O carro é excelente, só não é 100% porque tem muitos grilos internos, mas nada que um bom caça grilos não resolva.

Cara, vc tem conhecimento de como é a manutenção da Full acima dos 100.000km? Onde que o calo aperta?

ALFL
20/04/2015, 08:09
Pajeros Dakar da PM de Brasília são tiradas de circulação por capotagens sucessivas: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/16/interna_cidadesdf,479684/pm-tira-318-carros-da-corporacao-das-ruas-do-df-por-conta-de-acidentes.shtml

Amatinho
20/04/2015, 08:23
Pajeros Dakar da PM de Brasília são tiradas de circulação por capotagens sucessivas: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/04/16/interna_cidadesdf,479684/pm-tira-318-carros-da-corporacao-das-ruas-do-df-por-conta-de-acidentes.shtml

Mas as isso não é motivo para manchar a reputação do carro, mas não dá para dizer o mesmo da polícia. Totalmente despreparada , cúpula acefala por dar um carro desses, alto, grande e pesado sem testar para saber se Sérvia e sem preparar os condutores para as instabilidades laterais.

Estão em pé de igualdade com a Polícia do Ceará com as SW4. Acho que lá não tiraram os carros de circulação , mas a reclamação é a mesma.

Os caras estavam acostumados a andar de Corsa e dão "monstros" como Dakar e Sw4 para eles, só podia dar M...

ALFL
20/04/2015, 11:43
Não acho que a reportagem mancha a reputação do carro. Os carros estão mesmo capotando. A mensagem que deve ficar é que SUV e jipe não são carro esporte. Não dá para sair por aí perseguindo bandido, em alta velocidade, com SUV. Ainda mais sem controle de estabilidade. De qualquer forma, serve como alerta para quem ainda não entendeu.

Mas as isso não é motivo para manchar a reputação do carro, mas não dá para dizer o mesmo da polícia. Totalmente despreparada , cúpula acefala por dar um carro desses, alto, grande e pesado sem testar para saber se Sérvia e sem preparar os condutores para as instabilidades laterais.

Estão em pé de igualdade com a Polícia do Ceará com as SW4. Acho que lá não tiraram os carros de circulação , mas a reclamação é a mesma.

Os caras estavam acostumados a andar de Corsa e dão "monstros" como Dakar e Sw4 para eles, só podia dar M...

diogov8
20/04/2015, 20:34
Nos tempos das D20 e os "camburões" não capotavam tanto (será?) por que aquelas geringonças sofriam para passar os 130km\h. Muito diferente de hoje em dia.

alfreis
27/04/2015, 08:30
All,

Alguém já tirou o estribo da Dakar?

Penso que aquilo acaba servindo mais para sujar a barra da calça e ajudar o lavador a esfregar o teyo do carro. Rs

Abs

enasor
27/04/2015, 10:51
Não acho que a reportagem mancha a reputação do carro. Os carros estão mesmo capotando. A mensagem que deve ficar é que SUV e jipe não são carro esporte. Não dá para sair por aí perseguindo bandido, em alta velocidade, com SUV. Ainda mais sem controle de estabilidade. De qualquer forma, serve como alerta para quem ainda não entendeu.

Concordo plenamente.

Acho uma injustiça o que alguns apregoam da Dakar (no sentido de querer "queimar" o veículo, neste caso, por falta de controle de estabilidade) ... Este veículo foi dimensionado para uma determinada proposta, e não para correr atrás de bandido. Parece-me que vi comentários de que a Polícia Federal também utiliza tais veículo e não se vê ali tais capotamentos, corroborando com isto ... com efeito ... são duas propostas diferentes:

- A polícia militar sai correndo atrás de bandidos com estas viaturas ... consequência: Na primeira curva vai tombar, evidentemente ... mesmo que tal veículo seja dotado do mais eficiente controle de tração e de estabilidade ...

- A polícia federal não sai correndo atrás de bandidos ... os mesmos (bandidos de outra "linhagem") ficam esperando tranquilamente a chegada de nossos policiais e são “gentilmente” acomodados na parte traseira do veículo (parece-me que vi este termo aqui no site, não sei onde ... rsrsrs) ... portanto, os bandidos, neste caso, não são daqueles que gostam, ou precisam, de sair correndo ... sabem que, num segundo momento, se safarão “numa boa”, na esfera judicial, graças ao pagamento de bons advogados (pagos, evidentemente, com o dinheiro surripiado de nós) e, depois, riem de nossa cara ...

Abs.

Tchiari
27/04/2015, 17:18
Salvo engano os pneus são diferentes também, melhoram a autonomia mas a estabilidade é muito prejudicada.

A.Tavora
28/04/2015, 09:15
Bom dia a todos!

Acabei de receber um video pelo WhatsApp relatando o TRAVAMENTO DE DIREÇÃO DA PAJERO DAKAR, feito um AGENTE DA PRF

Como acontece, com o carro parado eleve o giro para 3000rpms vire rapido o volante para um lado, como se fosse desviar de algo na estrada, em seguida desfaça o volante rapido, neste momento ELE TRAVA/ENDURECE.

Se vc for na estrada e for desviar de algum objeto virando a direção bruscamente e depois tentar voltar.... tchau!!! A direção não volta

Acabei de fazer na minha e de fato acontece

Vamos ficar atento e esperar a MITSUBISHI SE PRONUNCIAR SOBRE O ASSUNTO

Tenho o video no meu computador e telefone, caso alguem queira peça que envio por email ou pelo WhatsApp

abçs

enasor
28/04/2015, 09:35
Poderia enviar para mim ... por favor ...

enasor.andrade@gmail.com

Obrigado.

Abs.

A.Tavora
28/04/2015, 11:17
Poderia enviar para mim ... por favor ...

enasor.andrade@gmail.com

Obrigado.

Abs.

Já enviado

Abçs

Mattos
28/04/2015, 12:43
Bom dia a todos!

Acabei de receber um video pelo WhatsApp relatando o TRAVAMENTO DE DIREÇÃO DA PAJERO DAKAR, feito um AGENTE DA PRF

Como acontece, com o carro parado eleve o giro para 3000rpms vire rapido o volante para um lado, como se fosse desviar de algo na estrada, em seguida desfaça o volante rapido, neste momento ELE TRAVA/ENDURECE.

Se vc for na estrada e for desviar de algum objeto virando a direção bruscamente e depois tentar voltar.... tchau!!! A direção não volta

Tenho o video no meu computador e telefone, caso alguem queira peça que envio por email ou pelo WhatsApp

abçs

Tavora, boa tarde!
Pode me passar, por favor.
abs
LCCMATTOS@YAHOO.COM.BR

Alagoano
28/04/2015, 15:06
Bom dia a todos!

abçs

Cara, isso é coisa séria heim....nos EUA daria uma multa milionária....

enasor
28/04/2015, 15:37
Cara, isso é coisa séria heim....nos EUA daria uma multa milionária....

Bem lembrado!!!! Lá, por muito menos, a Toyota levou uma "cacetada" daquelas ... é melhor a Mitsubishi "colocar as barbas de molho" ... Se isto se confirmar, vai "chover" processos judiciais pedindo ressarcimentos por danos causados em razão de tombamentos, alegando isso, associado ao fato da viatura não ter controle de estabilidade ... Os advogados especializados em casos desta natureza vão "adorar" saber desta novidade ...

Abs.

E.T.:

Caro A.Tavora ... obrigado pela remessa do vídeo ... Abs.

A.Tavora
28/04/2015, 19:33
Tavora, boa tarde!
Pode me passar, por favor.
abs
LCCMATTOS@YAHOO.COM.BR

Mattos, ja no seu email

Abcs

edct81
28/04/2015, 20:55
Na PRF aconteceram vários capotamentos e os instrutores de Condução veicular policial inclusive emitiram um documento alertando os policiais com relação a isso. Não vi esse vídeo se possível envia pra mim prftofoli@gmail.com

Mattos
28/04/2015, 21:08
Obrigado Tavora!
A Mitisubishi, até fazer um recall, deve fazer a seguinte propaganda:

Bom para trilha e engarrafamentos. Estrada nem pensar...

Isso é Brasil.
Com todos esses capotamentos nas diversas PMs, já há algum tempo, a Mit deveria ter tomado uma providencia.
Vou testar o meu - claro que parado.
Abs

André 1943
28/04/2015, 22:48
Eu já fiz o teste e realmente vi que não acontece nada. Meu sogro tem uma 2009 ( as importadas) testamos e nada aliás nada a reclamar da dakar. Testei na triton e nada também. Pode ser um caso isolado ou montagem para proteger a barbeiragem

Miranda_MG
28/04/2015, 23:05
Eu já fiz o teste e realmente vi que não acontece nada. Meu sogro tem uma 2009 ( as importadas) testamos e nada aliás nada a reclamar da dakar. Testei na triton e nada também. Pode ser um caso isolado ou montagem para proteger a barbeiragem

André, acho pouco provável que o vídeo não seja autêntico. O policial não se exporia dessa forma por uma série de razões. Casos isolados sim...

Abraço,

Miranda

Miranda_MG
29/04/2015, 09:36
E fiquem atentos ao(s) tópico(s) da L200 também.

Um relato lá de que o problema acontece: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37310-l-200-triton-impressoes-dessa-pkp-post2270894.html#post2270894

Acho que vale muito a pena vocês investigarem isso. Só como exemplo, o conhecido problema da mangueira do sistema de arrefecimento da Ranger que partia e fazia com o que o motor fundisse só tomou proporções maiores e resultou no recall depois de movimentos aqui no fórum.

Algumas denúncias feitas e, quando chegou na imprensa, a Ford resolveu fazer o recall. Se precisarem de algum contato, recupero do tópico de lá.

Abraço,

Miranda

A.Tavora
29/04/2015, 20:46
Na PRF aconteceram vários capotamentos e os instrutores de Condução veicular policial inclusive emitiram um documento alertando os policiais com relação a isso. Não vi esse vídeo se possível envia pra mim prftofoli@gmail.com

Enviado para o seu email

Abçs

A.Tavora
29/04/2015, 20:54

André, não entendi sua colocação!!!

Montagem para proteger a barbeiragem?

Pode ate ser caso isolado, concordo com vc.

Meu carro acontece exatamente como mostra no video, sera que é alguma montagem? Eu ainda nao cometi nenhuma barbeiragem, GRAÇAS A DEUS.

Acredito que tenha acontecido muito mais com policias por usarem o carro no limite, perseguiçoes, etc... Nao acredito em barbeiragens.

Abcs

A.Tavora
29/04/2015, 21:02
E fiquem atentos ao(s) tópico(s) da L200 também.

Um relato lá de que o problema acontece: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/37310-l-200-triton-impressoes-dessa-pkp-post2270894.html#post2270894

Acho que vale muito a pena vocês investigarem isso. Só como exemplo, o conhecido problema da mangueira do sistema de arrefecimento da Ranger que partia e fazia com o que o motor fundisse só tomou proporções maiores e resultou no recall depois de movimentos aqui no fórum.

Algumas denúncias feitas e, quando chegou na imprensa, a Ford resolveu fazer o recall. Se precisarem de algum contato, recupero do tópico de lá.

Abraço,

Miranda

Miranda, nós nao podemos nos calar diante de um problema que considero GRAVISSIMO, nao podemos defender marcas de carro, precisamos defender nossos direitos e principalmente nossa segurança e de nossas familias, independente da marca do carro.

Espero sinceramente aue a MITSUBISHI tome providencias o mais rapido possivel.

Vou tentar contato com algumas editoras de revistas automotivas para relatar o que esta ocorrendo, caso alguem conheça alguma dessas revistas e tenha contato, relate o ocorrido.

Grande abraço

André 1943
29/04/2015, 21:13
André, não entendi sua colocação!!!

Montagem para proteger a barbeiragem?

Pode ate ser caso isolado, concordo com vc.

Meu carro acontece exatamente como mostra no video, sera que é alguma montagem? Eu ainda nao cometi nenhuma barbeiragem, GRAÇAS A DEUS.

Acredito que tenha acontecido muito mais com policias por usarem o carro no limite, perseguiçoes, etc... Nao acredito em barbeiragens.

Abcs

Tavora, quando disse barbeiragens pode ter suado meio grosseiro mas é que por melhor motorista que a pessoa seja esse tipo de carro não é o ideal para perseguições e andar em alta velocidade e também muitos não estão acostumados que o guiar deste tipo de carro. Quanto ao fato de ser um caso isolado pode ser que sim como pode ser um lote,pois na minha família são 2 triton e 1 dakar testamos todas e nada aconteceu.Triton 11/ triton 13 e dakar 09.tudo perfeito mas vamos ficar atentos.

A.Tavora
29/04/2015, 21:23
Tavora, quando disse barbeiragens pode ter suado meio grosseiro mas é que por melhor motorista que a pessoa seja esse tipo de carro não é o ideal para perseguições e andar em alta velocidade e também muitos não estão acostumados que o guiar deste tipo de carro. Quanto ao fato de ser um caso isolado pode ser que sim como pode ser um lote,pois na minha família são 2 triton e 1 dakar testamos todas e nada aconteceu.Triton 11/ triton 13 e dakar 09.tudo perfeito mas vamos ficar atentos.

Kkkkkkkkk

Pensei que estava me chamando de barbeiro, nem capotei a Pajero ainda!!! Kkkkk

Brincadeiras de lado, pode realmente ser casos isolados, mas fiquem atentos, nao podemos brincar com nossa segurança.

Amanha se tiver um tempinho vou na MIT mostrar para o consultor que me atende, vamos ver se tem algo repassado pra eles.

Grande abraço

Mattos
29/04/2015, 22:31

André, podemos ser excelentes motoristas, mas imagine você em alta velocidade ( acima de 100km) numa estrada e inesperadamente surge um animal na pista. O que fazemos: uns tentam parar o carro em linha reta, outros desviam instintivamente.
Se for um cavalo correndo na pista, só desviando, e aí.....

Mattos
29/04/2015, 22:36
Kkkkkkkkk

Pensei que estava me chamando de barbeiro, nem capotei a Pajero ainda!!! Kkkkk

Brincadeiras de lado, pode realmente ser casos isolados, mas fiquem atentos, nao podemos brincar com nossa segurança.

Amanha se tiver um tempinho vou na MIT mostrar para o consultor que me atende, vamos ver se tem algo repassado pra eles.

Grande abraço
Távora, qual o ano do seu carro?
A do André pela assinatura é 2013.
A do sogro dele é 2009 (importada).
A minha, ainda não testei.

Miranda_MG
30/04/2015, 01:19
...
Vou tentar contato com algumas editoras de revistas automotivas para relatar o que esta ocorrendo, caso alguem conheça alguma dessas revistas e tenha contato, relate o ocorrido.
...

Tavora,

Segue: Waldez Amorim da Revista Quatro Rodas: c_waldez@hotmail.com.
Mas acho que, antes de entrarem em contato com ele, vale a pena dar uma investigada por aqui e ter mais dados. Que é o que vocês estão fazendo tentando segmentar por origem (nacional ou importado), ano, modelo, dentre outros.

Abraço,

Miranda

enasor
30/04/2015, 07:28
No jargão jornalístico, nosso amigo Tavora deu um grande "furo". Parabéns ao mesmo e mais uma vez obrigado por compartilhar conosco, em primeira mão, a informação!!!!

Acompanhando com muito interesse ...

Abs.

A.Tavora
30/04/2015, 19:41
Távora, qual o ano do seu carro?
A do André pela assinatura é 2013.
A do sogro dele é 2009 (importada).
A minha, ainda não testei.

Mattos, a minha é 2013

Preocupado e triste com a situaçao

A minha esta com 25.000km, tinha planos para trocar somente ano que vem, mas.... talvez ainda este semestre

Vamos ver o resultado.

Grande abraço

Mattos
01/05/2015, 14:12
Mattos, a minha é 2013

Preocupado e triste com a situaçao

A minha esta com 25.000km, tinha planos para trocar somente ano que vem, mas.... talvez ainda este semestre

Vamos ver o resultado.

Grande abraço

Senhores, fiz o teste com a minha "pé de boi". Está com 130 km (praticamente virgem) apresentou o mesmo resultado do vídeo.

A minha impressão é que foi programada para isso, devido ao grande número de ocorrências só aqui no fórum.

Se foi programada assim, entendo que esse carro não atende as necessidades da polícia, já que não pode participar de perseguições no limite extremo de manobras.

Se não foi programada, me parece que cabe um recall, a não ser que o defeito só se resuma às nossas viaturas (o que é muita coincidência).

Esse fato me lembra quando eu tinha o Defender 90, que por ser curto e muito alto, numa manobra brusca tipo "Teste do Alce" era capotamento na certa. Eu já andava preparado para no caso de uma manobra de terceiros que me obrigasse a desviar, a não desviar demais e entrar com tudo, apenas freando.

Abs

A.Tavora
02/05/2015, 22:18
No jargão jornalístico, nosso amigo Tavora deu um grande "furo". Parabéns ao mesmo e mais uma vez obrigado por compartilhar conosco, em primeira mão, a informação!!!!

Acompanhando com muito interesse ...

Abs.

Caro Enasor, muito obrigado!!! Acredito ter feito o correto.

Alertar aos colegas/amigos do problema na direção que poderá vir a ocasionar um acidente a qualquer momento.

Temos que pressionar a MIT para que resolva tal situaçao o mais breve possivel

Grande Abraço

Miranda_MG
03/05/2015, 07:14
Senhores, fiz o teste com a minha "pé de boi". Está com 130 km (praticamente virgem) apresentou o mesmo resultado do vídeo.

A minha impressão é que foi programada para isso, devido ao grande número de ocorrências só aqui no fórum.

Se foi programada assim, entendo que esse carro não atende as necessidades da polícia, já que não pode participar de perseguições no limite extremo de manobras.

Se não foi programada, me parece que cabe um recall, a não ser que o defeito só se resuma às nossas viaturas (o que é muita coincidência).

Esse fato me lembra quando eu tinha o Defender 90, que por ser curto e muito alto, numa manobra brusca tipo "Teste do Alce" era capotamento na certa. Eu já andava preparado para no caso de uma manobra de terceiros que me obrigasse a desviar, a não desviar demais e entrar com tudo, apenas freando.

Abs

Mattos,

Depois dos comentários relacionados ao teste do Alce nos dois tópicos, até poderíamos entender que a MIT não quer que seus veículos capotem considerando que é proposital esse "travamento" da direção. Mas daí para não permitir que a trajetória seja corrigida, soa estranho. É como garantir que se não se tenha uma nota ruim em uma prova: ou se estuda, ou não se faz a prova. Parece que a opção da MIT, nesse caso, seria a segunda. Particularmente, não acho que seja proposital. Ou, pelo menos, não por isso.

Talvez algum problema na bomba de DH; nas condições que dão suporte à sua operação. Carros com direção progressiva têm a assistência elétrica/eletrônica que promove um comportamento similar daq direção associado à velocidade e não ao giro do motor. Continuo buscando uma justificativa válida para que isso seja previsto.

E quanto à condução, estar preparado em situações extremas é complicado. Não digo no seu caso, meu caro, mas a grande maioria precisa de treino que condicione a reação àquela situação. Senão, vai no reflexo mesmo. E o reflexo seria desviar e tentar voltar.

Bem, fico no aguardo de novidades e torcendo para que seja resolvido.

Abraço,

Miranda

TOBATA RED
03/05/2015, 21:44
Bom dia a todos!

abçs

Amigo tem como me passar o vídeo? Valeu, obrigado. gasneto@gmail.com

Mattos
03/05/2015, 23:47
Mattos,

Depois dos comentários relacionados ao teste do Alce nos dois tópicos, até poderíamos entender que a MIT não quer que seus veículos capotem considerando que é proposital esse "travamento" da direção. Mas daí para não permitir que a trajetória seja corrigida, soa estranho. É como garantir que se não se tenha uma nota ruim em uma prova: ou se estuda, ou não se faz a prova. Parece que a opção da MIT, nesse caso, seria a segunda. Particularmente, não acho que seja proposital. Ou, pelo menos, não por isso.

Talvez algum problema na bomba de DH; nas condições que dão suporte à sua operação. Carros com direção progressiva têm a assistência elétrica/eletrônica que promove um comportamento similar daq direção associado à velocidade e não ao giro do motor. Continuo buscando uma justificativa válida para que isso seja previsto.

E quanto à condução, estar preparado em situações extremas é complicado. Não digo no seu caso, meu caro, mas a grande maioria precisa de treino que condicione a reação àquela situação. Senão, vai no reflexo mesmo. E o reflexo seria desviar e tentar voltar.

Bem, fico no aguardo de novidades e torcendo para que seja resolvido.

Abraço,

Miranda

Miranda,

Na verdade o vídeo mostra uma manobra muito difícil de ocorrer, pois para desviar de um obstáculo bastaria em giro muito menor, talvez o equivalente a 15 minutos no volante. Não testei se com esse movimento ele permite a volta sem dificuldade.

Quanto ao condicionamento em situações extremas, realmente a gente tenta, mas nunca sabe como vai reagir.

Andrejur
04/05/2015, 13:43
Alguém poderia informar aqui as diferenças nos controles de emissões dos motores diesel da Triton/Pajero Dakar ocorridas a partir de 2012 com o advento do diesel S10? Minha dúvida é se os modelos montados a partir desse ano passaram a adotar o filtro de partículas como a Amarok e outros modelos diesel mais novos.

A.Tavora
06/05/2015, 21:20
Amigo tem como me passar o vídeo? Valeu, obrigado. gasneto@gmail.com

Caro amigo, desculpe a demora

Ja enviei para oseu email

Grande abraço

marceloberga
09/05/2015, 21:09
Por favor, alguém poderia me mandar o vídeo? Obrigado. Abs

Miranda_MG
10/05/2015, 07:43
Por favor, alguém poderia me mandar o vídeo? Obrigado. Abs

Qual o e-mail, Marcelo?

Abraço,

Miranda

Miranda_MG
10/05/2015, 07:57
Miranda,

Na verdade o vídeo mostra uma manobra muito difícil de ocorrer, pois para desviar de um obstáculo bastaria em giro muito menor, talvez o equivalente a 15 minutos no volante. Não testei se com esse movimento ele permite a volta sem dificuldade.

Quanto ao condicionamento em situações extremas, realmente a gente tenta, mas nunca sabe como vai reagir.

Mattos, você tem razão quanto ao diâmetro de giro exposto no vídeo. Acho que, na prática, você não precisará de todas aquelas voltas de um lado e do outro para nada. A não ser uma baliza na condição de desarranjo intestinal (sendo gentil... hahaha) do motorista. :chorandoderir:

Fiz o teste com giro de um quarto do volante (equivalente aos 15 minutos) e para pequenos obstáculos é suficiente mesmo aparentemente. Mas lembre-se que tem a volta, supondo que queira continuar na mesma trajetória retilínea e ela vai exigir um giro maior.

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=nPODWY9_9fE

Abraço,

Miranda

TOBATA RED
11/05/2015, 21:58
Valeu, recebi o vídeo.
Abraços,
Gilberto

Mattos
14/05/2015, 10:57
Mattos, você tem razão quanto ao diâmetro de giro exposto no vídeo. Acho que, na prática, você não precisará de todas aquelas voltas de um lado e do outro para nada. A não ser uma baliza na condição de desarranjo intestinal (sendo gentil... hahaha) do motorista. :chorandoderir:

Fiz o teste com giro de um quarto do volante (equivalente aos 15 minutos) e para pequenos obstáculos é suficiente mesmo aparentemente. Mas lembre-se que tem a volta, supondo que queira continuar na mesma trajetória retilínea e ela vai exigir um giro maior.

Veja: https://www.youtube.com/watch?v=nPODWY9_9fE

Abraço,

Miranda

Miranda,
Botei a minha na estrada.
Observei que a 120 km a rotação está aproximadamente a 2.100 giros. Não testei a 3.000 giros. Mas a 120 km não tive coragem para a manobra brusca de giro com 1/4 do volante, imagina a 3.000 giros!!!
Qual a velocidade no odometro a 3.000 giros? Como minha Dakar ainda não atingiu os 1.000km evitei rotação muito alta.
Acho em condições normais ele pode travar numa manobra em segunda marcha com giro muito elevado, nesse caso com uma velocidade menor (cabe um teste).
Como ninguém comentou mais nada, acredito que não é defeito e sim característica de projeto.

Miranda_MG
15/05/2015, 05:31
Miranda,
Botei a minha na estrada.
Observei que a 120 km a rotação está aproximadamente a 2.100 giros. Não testei a 3.000 giros. Mas a 120 km não tive coragem para a manobra brusca de giro com 1/4 do volante, imagina a 3.000 giros!!!
Qual a velocidade no odometro a 3.000 giros? Como minha Dakar ainda não atingiu os 1.000km evitei rotação muito alta.
Acho em condições normais ele pode travar numa manobra em segunda marcha com giro muito elevado, nesse caso com uma velocidade menor (cabe um teste).
Como ninguém comentou mais nada, acredito que não é defeito e sim característica de projeto.

Mattos,

Não vale a pena testar em movimento. Quanto mais em uma velocidade alta como essa. Nem tente, por favor.
O hodômetro não mede velocidade, mas sim deslocamento. De qualquer forma, se o seu manual recomenda não forçar o motor ainda, melhor respeitar. Velocidades com os 3.000 RPM serão, provavelmente, nas trocas de marcha com o acelerador no fundo. Ou em retomadas de velocidade, como em ultrapassagens.
Quanto ao fato de ninguém reclamar, eu tomaria cuidado com isso. O que se vê, às vezes, é o sujeito evitar a publicidade de um erro para não queimar o seu veículo ou porque ele simplesmente acha que, para ele, aquilo não faz diferença. No fórum mesmo é fácil encontrar isso.
Enfim, minha preocupação com esse problema em si é marginal, pois não possuo os veículos; embora tenha amigos que tenham. Mas me incomoda o fato de aceitar um erro como característica de projeto. Pois, se pode causar prejuízo, deveria ser resolvido. Ademais, se eu puder contribuir, estou â disposição.

boa sorte e grande abraço,

Miranda

Mattos
16/05/2015, 00:27
Mattos,

Não vale a pena testar em movimento. Quanto mais em uma velocidade alta como essa. Nem tente, por favor.
O hodômetro não mede velocidade, mas sim deslocamento. De qualquer forma, se o seu manual recomenda não forçar o motor ainda, melhor respeitar. Velocidades com os 3.000 RPM serão, provavelmente, nas trocas de marcha com o acelerador no fundo. Ou em retomadas de velocidade, como em ultrapassagens.
Quanto ao fato de ninguém reclamar, eu tomaria cuidado com isso. O que se vê, às vezes, é o sujeito evitar a publicidade de um erro para não queimar o seu veículo ou porque ele simplesmente acha que, para ele, aquilo não faz diferença. No fórum mesmo é fácil encontrar isso.
Enfim, minha preocupação com esse problema em si é marginal, pois não possuo os veículos; embora tenha amigos que tenham. Mas me incomoda o fato de aceitar um erro como característica de projeto. Pois, se pode causar prejuízo, deveria ser resolvido. Ademais, se eu puder contribuir, estou â disposição.

boa sorte e grande abraço,

Miranda

Miranda,
Quando escrevi odometro quis escrever velocímetro (é a idade...)
Acho que a 3.000 giros devemos estar a cerca de 140/150km/h. Qualquer manobra é arriscada.
Porém numa trilha pode-se atingir esse giro, com uma velocidade baixa.
Cabe uma consulta ao SAC da Mit.
Será que outra pickup tem esse comportamento?
A Ranger, por exemplo, não trava, certo?
Abs

Miranda_MG
16/05/2015, 06:50
Miranda,
Quando escrevi odometro quis escrever velocímetro (é a idade...)
Acho que a 3.000 giros devemos estar a cerca de 140/150km/h. Qualquer manobra é arriscada.
Porém numa trilha pode-se atingir esse giro, com uma velocidade baixa.
Cabe uma consulta ao SAC da Mit.
Será que outra pickup tem esse comportamento?
A Ranger, por exemplo, não trava, certo?
Abs

Mattos,

Bom dia, meu caro. Testei com a Ranger, mas parada, freio de mão puxado e no P e no N. Não acontece. Idade? 67 é uma criança! :)
Curta a Dakar. É uma excelente viatura.

Grande abraço,

Miranda

Mattos
16/05/2015, 11:40
Mattos,

Bom dia, meu caro. Testei com a Ranger, mas parada, freio de mão puxado e no P e no N. Não acontece. Idade? 67 é uma criança! :)
Curta a Dakar. É uma excelente viatura.

Grande abraço,

Miranda

Estou curtindo.
Vamos esperar os comentários dos vários colegas que viram o vídeo. Talvez, devido ao silêncio, já tenham alguma posição.
Abs

enasor
16/05/2015, 15:51
http://www.noticiasautomotivas.com.br/exclusivo-mitsubishi-pajero-hpe-s-chegara-com-mais-itens-e-preco-sugerido-de-r-179-990/

enasor
16/05/2015, 17:23
No "link" acima, a mídia acaba de divulgar que se espera para junho o lançamento de uma tal de Pajero HPE S (uma série limitada com apenas 200 unidades), mas revelou poucos detalhes sobre a nova viatura! Parece uma Dakar com facelift ... é esperar muito da Mit, mas será que vem mais equipada que a atual em termos de tecnologia embarcada em termos de segurança, conforto e mecânica???? ... se for mesmo a Dakar com facelift, bem que, ao invés de muita "firula", pelo menos equipem a viatura com um computador de bordo, pra fazer um agrado pra galera fã do modelo ... e convenhamos, essa bela viatura faz por merecer pelo menos isso! ... Abs.

igordcoelho
22/05/2015, 16:51
Olá amigos foristas!

Depois de anos pesquisando aqui no fórum sobre qual veículo comprar, acabei realizando um grande
sonho e comprei uma Dakar 09/10 Diesel...
Estou gostando muito, outro nível... apesar de muito recente ainda.

Vou começar a manutenção de aquisição.... óleo, filtro, freio, etc...
Como os pneus estão nos finalmente, dentre os que tenho disponíveis para adquiri na cidade,
qual seria a opção de vocês, Dunlop ou Hankook...????

Desde já agradeço,

abraço.

enasor
28/05/2015, 16:05
http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/05/primeiras-impressoes-mitsubishi-outlander-2016.html

Em particular, para aqueles fãs da marca que gostam (ou precisam) de um crossover diesel 4x4 que encare certas situações fora do asfalto, observem o Outlander 2.2 Diesel 4x4.

Abs.

marber
17/06/2015, 00:38
Olá amigos,

Comprei uma Dakar 2010/2011 com 80 mil km e estou com dúvidas sobre o diesel a ser utilizado.

Sei que esse assunto já foi tratado em vários tópicos aqui do fórum, mas não achei nada específico sobre a Dakar. Venho utilizando o diesel s-10 e o carro se comporta bem, mas notei vários relatos de proprietários de Pajero Full que dizem que o s10, por ter menos lubricidade, acaba prejudicando a bomba injetora.

Alguém sabe se esse problema ocorre também com a Dakar? Nas viaturas fabricadas após 2012 o uso do s10 é obrigatório, mas e nas anteriores? É melhor usar o s500 ou dá pra usar o s10? Como os amigos têm feito?

abraços,

Marcelo

enasor
17/06/2015, 10:36
Meu caro amigo Marber ...

Primeiramente, seja bem vindo ao fórum ... e parabéns pela aquisição ... você está muito bem “montado”!!!! ... sua viatura está novíssima ... com 80.000 kms é um bebê ainda ... e tem muito sentido a sua preocupação ...

Sou proprietário de Pajero Full e sei da insegurança que está passando pela sua cabeça quanto à escolha do diesel ... e não posso me furtar a tentar ajudá-lo ... acho que isso é fácil de resolver ... espere, que outros colegas do forum, além de mim, e até bem mais experientes, vão tranquilizá-lo, quem sabe até acrescentando, retocando ou corrigindo algumas considerações que citarei abaixo ... você vai ver que o ponto forte deste forum é a solidariedade, além, é claro, do vasto conhecimento que muitos daqui tem e sentem prazer em compartilhar ...

Pois bem ... vamos lá ...

Primeiramente, fique tranquilo quanto à bomba injetora ... sua viatura (tal como a minha) não tem bomba injetora, pois é dotada do sistema common rail (se, por ventura, você não sabe como funciona, depois, com mais tempo, procure saber) ... portanto, você não tem que se preocupar com o S10 neste sentido ... OK? A bomba de alta pressão do sistema common rail adaptou-se bem com o S10 ... pelo menos a gente não vê reclamações ...

Após o lançamento do diesel S10, o que a gente observa é que alguns proprietários de viaturas fabricadas antes de 2012 se mantiveram no uso do S500 ... outros, migraram para o S10 por acreditarem nas propriedades dele ... desses que migraram para o S10, alguns acreditam que sua lubricidade é suficiente para prover os motores de suas viaturas do desempenho que necessitam ... outros, pelo sim, pelo não, colocam aditivos suplementares (a exemplo de um tal Teccom 10 Road), por acreditarem que tais aditivos irá melhorar a lubricidade do S10, além de trazer outros supostos benefícios para o motor ...

O assunto que tem “rolado” é que muitos mecânicos estão aventando que estão recebendo em suas oficinas muitas viaturas modernas, já common rail, de 2008 para cá e que utilizam o S10 ... e que estas viaturas estão apresentando problemas em bicos injetores ... e alguns estão atribuindo isso à baixa lubricidade do diesel S10 ... entretanto, não há provas concretas de que o S10 seja, verdadeiramente, o “vilão da história” ...

Temos um caso interessante e recente de um colega do fórum que utilizava S10 na Triton 2009 dele, a qual acabou apresentando problemas de bicos (teve que trocar todos) ... só que ele utilizava pouco a viatura, de forma que, a causa do problema pode ter sido várias (oxidação do diesel com o decorrer do tempo de armazenamento dentro da viatura dele ou má lubricidade do S10) ... pelo sim, pelo não, ele resolveu optar pelo uso do aditivo Teccom 10 e aboliu o uso do S10, vindo a utilizar o S500 ...

Quando puder, dê uma lida na “saga” dele ... vale a pena, pois é muito interessante! Veja os links abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148041-triton-diesel-perdendo-forca-e-falhando-um-pouco-quando-quente.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148914-triton-diesel-continua-perdendo-forcas-achando-que-tem-algo-entupido.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149708-quem-aqui-usa-diesel-s-10-teve-problemas-nos-bicos-parece-que-foi-isso-que-me-f.html

Eu, particularmente, na minha viatura, como só posso utilizar o S10, estou pensando seriamente em utilizar o tal aditivo, pelo menos para “desencargo de consciência” de que fiz algo a mais para a preservação dos bicos injetores da minha viatura ... acredito que, se não fizer o bem que se espera dele, também, mal não fará ... é aquele velho ditado “caldo de galinha e prudência não fazem mal a ninguém” ...

Agora, se sua viatura está perfeitamente adaptada ao uso do S10 e você está satisfeito com o desempenho dela, não há porque mudar, não é mesmo? ... e, se, numa viagem, porventura, você não encontrar o S10 e for forçado a utilizar o S-500, acredito que valha a pena seguir a regra preconizada no Manual da Metalsinter para os veículos novos: “ ... o motorista deve reabastecer o mais rápido possível, e se possível efetuar uma limpeza” ... acho que, por precaução, mesmo nas viaturas antigas, não é aconselhável ficar misturando os dois tipos de combustível ...

Portanto, fique tranquilo aí com a sua viatura utilizando o diesel S10 ... esse combustível veio para ficar ... apenas, reflita sobre a lubricidade dele em termos de preservação de bicos injetores ... e aí, a decisão é sua, se coloca, ou não aditivos suplementares (eu colocaria) ...

Recomendo fortemente a você a leitura dos manuais abaixo:

http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/b4f3cb004de479c08eaadf73cb9b3dc7/perguntas-frequentes-S-10.pdf?MOD=AJPERES
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Forte abraço, boa leitura, e espero que tenha bom proveito dela ... e seja feliz com sua bela viatura ...

E.T.:

Uma notícia que posso lhe dar a respeito do uso do S500 em viaturas fabricadas antes de 2012:

Tenho um amigo que tem uma pickup Mitsubishi L200 Outdoor HPE 2.5 4x4 CD T.Diesel Mec ano 2010/2011 ... utiliza a viatura nos trajetos entre seu sítio, cidade (onde trabalha) e viagens ... ele a pegou zerada e sempre utilizou exclusivamente o diesel S500 ... nunca utilizou aditivo ... está, agora, com aproximadamente 102.000 kms ... só manutenções preventivas regulares ... nunca apresentou quaisquer problemas sérios com motor (nem sabe o que é problema com bicos!!!) ...

Portanto, qualquer decisão que você tomar vai ser boa ... você tem o livre arbítrio para usar tanto o S10, quanto o S500, sem qualquer medo ... e tenha em mente que nenhum deles vai fazer mal à sua viatura, se você tomar os devidos cuidados, tais como: Circular com sua viatura, não deixando o combustível ficar velho no tanque dela; manter sempre o tanque cheio; procurar abastecer sempre num mesmo posto, que seja idôneo e de grande rotatividade de diesel, e em viagens, muito cuidado onde irá abastecer; não abastecer em bombas servidas por tanques onde você sabe que acabou de receber uma descarga de combustível; por precaução, colocar aditivos ao combustível, de caráter limpante e lubrificante; colocar o melhor óleo de motor especificado para a viatura (não economize com isso); se roda pouco, trocar o óleo do motor mais amiúde; não misturar S500 com S10, e se isto acontecer, atentar para o preconizado nos manuais; no caso de mudar de S500 para S10, antes da introdução do S10 proceder a uma limpeza no tanque e toda a linha de injeção de combustível no tanque, incluindo a troca dos filtros; saiba encontrar um bom mecânico de sua confiança (também não economize com isso ... gastar com um bom profissional sempre é um bom investimento, pois haverá o retorno, em dobro, de cada centavo que você gasta com ele), e se ele recomendar uma limpeza de bicos, não se furte a isso; etc.; etc. ... OK?

André Bussade
17/06/2015, 12:54
Olá enasor! O motor da Full 3.2 não é idêntico ao da Dakar /'Triton?
Realmente ouvi boatos sobre a lubrificação dos bicos da Full, nunca dos nacionais. Na Mitsubishi aqui em Sinop negaram problemas com as duas nesse sentido.
Abraço!

ibrahim
17/06/2015, 12:57
Marcelo

Eu tenho um Van Master da Renault de 2004 2.8 Turbo Diesel. No Rio de Janeiro há mais ou menos 2 anos começo a ter nos postos apenas o S50 e agora somente o S10 eu estou usando esses dois combustíveis no Master sempre com o aditivo Teccom10 sem a menor problema e o desempenho do carro é ótimo.

André Bussade
17/06/2015, 13:02
Marcelo

Eu tenho um Van Master da Renault de 2004 2.8 Turbo Diesel. No Rio de Janeiro há mais ou menos 2 anos começo a ter nos postos apenas o S50 e agora somente o S10 eu estou usando esses dois combustíveis no Master sempre com o aditivo Teccom10 sem a menor problema e o desempenho do carro é ótimo.

Tenho um Tracker 2001 diesel motor Mazda e só uso S10. A única diferença visível é que produz menos fumaça. Não tive nenhum problema no motor nesses 3-4 anos.

enasor
17/06/2015, 14:01
Olá enasor! O motor da Full 3.2 não é idêntico ao da Dakar /'Triton?
Realmente ouvi boatos sobre a lubrificação dos bicos da Full, nunca dos nacionais. Na Mitsubishi aqui em Sinop negaram problemas com as duas nesse sentido.
Abraço!

Caro André

Para as viaturas atuais, o motor diesel das três viaturas do tipo HPE AT são o 4M41 DI-D Common Rail, cilindrada 3.2 ... entretanto, há alguma diferenciação em alguns detalhes, por exemplo, na Potência: Na Full é de 200 CV, enquanto que na Dakar e na Triton é de 180 CV; No Torque máximo: Na Full é de 44,7 KGF.M, enquanto que na Dakar e na Triton é de 38 KGM.M ... Peguei estas informações no site da Mit. Maiores detalhes podem ser vistos lá.

Quanto aos boatos de bicos detonados, em viaturas common rail, ainda não vi nenhum caso nas novas Fulls. Nas novas Dakar, também ainda não ouvi falar nada ... Tenho visto comentários em Tritons (nosso amigo Inspetor, aqui de nosso fórum foi um dos que tiveram problemas) ... Nosso amigo Caporto também relatou que o mecânico dele informou de casos acontecendo nas Frontier e tb nas Hilux ... Agora, essas informações, realmente, tem vindo de profissionais de fora das css. Acredito que os profissionais das marcas serão mais contidos em admitir isso, até mesmo para não provocarem polêmicas entre a marca que representam e a Petrobrás e, por tabela, com o governo brasileiro, não é mesmo?. Em resumo: Cada um de nós que se cuide!

Abs.

André Bussade
17/06/2015, 14:34
Verdade! Agente que se cuide!
Até pq o diesel comum, S500, não será mais produzido em breve segundo o dono de uma rede por aqui.

Quanto as diferenças entre potência eu tinha lido; a minha questão é, não é a mesma estrutura de motor, apenas com programações diferentes?

enasor
17/06/2015, 14:39
... Quanto as diferenças entre potência eu tinha lido; a minha questão é, não é a mesma estrutura de motor, apenas com programações diferentes?

Essa eu vou ficar te devendo, meu caro amigo ... vamos aguardar a manifestação de algum colega mais conhecedor para nos informar a respeito ...

Abs.

André 1943
17/06/2015, 20:06
Aqui em casa temos uma dakar 09/10 uma triton 10/11 é uma triton 12/13 só usamos s10 pois a dakar quando compramos não tinha ainda no mercado o s10 começou com o s50 e agora só s10. Nunca deu problema a triton 12/13 não conhece outro diesel a não ser o s10 já a triton 10/11 já deu problema por não usar o s10 ou na época o s50.Fazemos todas as revisões na concessionária é sempre abastecemos em postos de bandeira Shell ou Ipiranga e sempre vejo os filtros limpos

marber
18/06/2015, 08:20
Caro Enasor,

Muito obrigado pela aula, você foi muito generoso. Como você rapidamente percebeu, não tenho muita intimidade com mecânica diesel (coisa que estou tentando suprir aqui no fórum). Já havia lido os tópicos que você citou, e por isso fiz a pergunta específica pra Dakar aqui.

No mais, as Pajero sempre foram um sonho de consumo, desde que vi as primeiras, na década de 90, quando ainda era criança. A Dakar, especificamente, é um desejo que eu tinha desde seu lançamento e que finalmente consegui realizar. Estou muito feliz com o carro, muito confortável, robusto, com espaço interno excepcional, os sete lugares são muito práticos (nesses dois pontos ela deixa a SW4 no chinelo), o carro anda muito bem e transmite muita segurança.

Sempre tive sedãs, então demorei um pouco a me adaptar com as diferenças do motor a diesel e do carro maior, mas agora não quero mais sair da categoria. A ideia é seguir com esta Dakar e, daqui a alguns anos, pegar uma mais nova ou quiçá uma Full.

Já encomendei meu Teccom10 para "desencargo", afinal, quero manter a viatura como nova por muito tempo.

Realmente, este fórum é um show, muita gente boa ajudando aos demais com seus conhecimentos e experiências. Forte abraço!

Lucas.PantaleaoGLS
18/06/2015, 15:01
Para experiência dos amigos. Pajero Dakar do meu tio. 2008, nunca quebrou 1 parafuso, só revisões e troca de bateria que era original (mes passado).....

igordcoelho
18/06/2015, 21:09
Olá Pessoal!

Retirei a VTR da revisão na CS hoje.
Foi fazer os serviços básicos e a tal da descarbonização... com a lavagem do tanque etc... além de resolver o problema do ar condicionado (post para outro tópico - Agua no interior do passageiro Dakar).
Como o ano da minha Dakar é 09/10, perguntei sobre o Diesel já que estou usando o S-10. Para a minha surpresa a resposta foi para usar o diesel comum.
O atendente disse que eles estão tendo muito problema com o S-10. Que está passando muita sujeira pelo filtro. O filtro não fica muito sujo pois os resíduos passam pelo mesmo (????).
Até em cima do balcão eles deixam uma amostra do diesel S-10 para conhecimento da quantidade de sujeira. Vou postar a foto...

Isso só aumenta minha duvida sobre o combustível, que acreditava que poderia continuar com o S-10 + aditivo ...

Alguém teve orientação assim na CS?
Será que estamos com novas orientações dos fabricantes?

Ps. Sempre acompanho os tópicos do fórum sobre combustíveis, problemas etc mas não me recordo sobre estas orientações direto das CSs...

abraços!!

504991
504991

igordcoelho
18/06/2015, 21:14
Correção!
Correção!

Na foto seria o que retiraram do motor e não o diesel S-10. Seria o resultado do uso do combustível.

Desculpem a ignorância no assunto..

Abraço.

enasor
18/06/2015, 22:50
Caro colega Igor ...

Vou expor o que eu acho ... posso estar enganado ...

Evidentemente que viaturas fabricadas antes de 2012, antes do lançamento do diesel S10, utilizaram o S500 durante certo tempo ... e esse combustível deixou resíduos no sistema ...

Sabemos que o diesel S10 tem um alto poder limpante ... daí a forte recomendação dos manuais para que, no caso de mudar de S500 para S10, antes da introdução do S10 deva ser procedida uma boa limpeza no tanque e de toda a linha de injeção de combustível no tanque, incluindo a troca dos filtros ... caso contrário, ele irá sempre trabalhar desincrustando tudo que foi deixado pelo S500, sujeira do tanque e até ferrugem do tanque, se isto tiver ocorrido ou ocorrendo ... e boa parte dessa sujeira irá transpor o filtro e será carreada para o motor ... e o resultado é isso aí que você nos mostrou ... Portanto, em termos de limpeza do sistema (de bicos, por exemplo), acho que se consegue um melhor resultado com o S10 do que com o S500 ... agora, em termos de lubrificação do sistema (para bicos, por exemplo), acho que o S500 indubitavelmente é melhor que o S10 ... Penso, portanto, que os bicos necessitam de boa limpeza e de boa lubricidade para que possam exercer bem o seu papel e tenham uma vida útil mais prolongada ...

Portanto, cada um dos combustíveis citados tem suas vantagens e desvantagens ... acho que a desvantagem do S10 pode ser melhorada com aditivos lubrificantes, porém, há quem defenda a tese de que não são necessários, aventando que o S10 já é suprido de lubricidade suficiente pela adição de biodiesel ... daí, fica a critério de cada um, colocar aditivos suplementares, ou não ...

Portanto, reitero meu entendimento: No seu caso, também, acho que tanto faz usar um, como outro combustível, desde que sejam tomados os cuidados mínimos necessários ...

Respeitosamente, submeto este meu humilde entendimento ao crivo de colegas mais experientes e de conhecimentos bem mais profundos desta bela ciência, que é a mecânica de autos, pelo quê, já peço que me desculpem e relevem se comentei alguma (ou várias) besteiras ...

Forte abraço a todos.

igordcoelho
19/06/2015, 10:56
Grande Enasor!

Obrigado pela opinião. Concordo com você!
Só achei estranho a recomendação vir direto da CS.
Esqueci de relatar que também informaram sobre o S-50. Não usar NUNCA!!! pois se trata de um diesel aditivado (eu como leigo entenderia que seria melhor...???).
Já que a minha VTR aceita o S-500, vou seguir essa linha com as devidas precauções que você já relatou.

Ps. estava fazendo 7,5 Km/l (S-10, antes da revisão, somente cidade e com ar ligado 100% - Manaus calorão..).
Vamos ver com o S-500.

Abraços.

enasor
19/06/2015, 11:22
... ar ligado 100% - Manaus calorão..)...

Mesmo assim, estás num paraíso invejável ... se Deus quiser, um dia ainda vou conhecer as maravilhas desta linda região aí ... Forte abraço e sejas feliz com sua belíssima viatura ...

Ah, sim ... fica aqui uma humilde sugestão ... coloque um "aditivozinho" no tanque apenas para limpeza do sistema ... a css tem um especificado por eles e costumam adicionar nas revisões ... se não colocaram na sua, peça-lhes para colocarem ... meu colega de trabalho, o qual já mencionei que tem uma L200 outdoor 2010/2011 (impecável), disse-me que não coloca aditivo nenhum ... mas, sei lá!!! ... eu colocaria para "desencargo de consciência" ... afinal, é um frasquinho só, nas revisões ... e só pode ajudar, principalmente na limpeza de bicos ... de qualquer forma, converse com o pessoal lá da css ...

igordcoelho
19/06/2015, 17:48
Enasor,

Quando quiser vir é só avisar! Estamos à disposição.
Vale a pena sim conhecer a região do nosso país que chama a atenção mundo afora... É diferente de tudo mesmo.

Quanto ao aditivo, eles colocaram sim na CS. Fiz questão de conferir. Me disseram que é rotina usarem.. Melhor assim!

Abraços.

enasor
19/06/2015, 20:00
Enasor,

Quando quiser vir é só avisar! Estamos à disposição.
Vale a pena sim conhecer a região do nosso país que chama a atenção mundo afora... É diferente de tudo mesmo.

Quanto ao aditivo, eles colocaram sim na CS. Fiz questão de conferir. Me disseram que é rotina usarem.. Melhor assim!

Abraços.

Sou-lhe agradecido pelo convite, meu amigo ... pode deixar que ainda vou programar uma viagem para aí, com a esposa e filhos ... quando isto acontecer eu lhe aviso com antecedência ...

Quanto a esta preciosidade aí que você tem em mãos, agora é só botar o S500 (sua nova opção) e rodar, rodar, rodar ... porque, quanto a dar problemas mecânicos, pode esquecer, pois você está montado sobre um "trator de luxo" ... linda, robusta, confortável e não quebra "nem a pau"!!!! Rsrsrs. Não precisava te lembrar, mas, se, por acaso, algum dia, você resolver voltar para o S10, não se esqueça de fazer uma boa limpeza no tanque e em toda a linha de injeção de combustível, inclusive de bicos, bem como a troca de filtro. Mas acho que você não vai voltar para o S10, não!!! ... pelo menos enquanto estiver com essa viatura aí ... digo isso, porque esse meu amigo daqui, que tem a Triton L200 outdoor que lhe falei, não sabe nem o que é S10 e nem o que é "problema com bicos"!!!! Rsrsrs. A dele é outro "trator" que não quebra e nem deixa ele "na mão" de jeito nenhum!! ... Tá com ela há 5 anos, com mais ou menos 102.000 kms e ele não "alisa" ela não, hein???!!!! A "bicha" é "pau pra toda obra"!!!!

Forte abraço.

E.T.:

Veja se não some, não, hein???!!!! Não se esqueça de ir nos mantendo informados a respeito do desempenho da sua viatura, agora, com S500 ... isso será muito importante como mais uma referência para todos nós aqui do forum ...

Marcelo Melo
01/07/2015, 22:30
Olá Senhores.

Boa noite.

Sou um novato no meio Mit e adquiri um Pajero Dakar MT há duas semanas.
Pelo que li nos posts anteriores, parece que fiz uma boa escolha. É claro que lamento muito a perda da carroceria.
Em se tratando de uma Amarok, tenho bons motivos para a mudança.
Espero contar com a experiência dos senhores, afinal pegar a BR-163 e Transamazônica é um desafio, e só tenho experiências com camionetes sempre com pelo menos 300kg de carga na carroceria para não rodar e romper qualquer lama.

É isso aí.

enasor
07/07/2015, 10:15
http://carplace.uol.com.br/mitsubishi-pajero-estreia-serie-especial-hpe-s-por-r-179-990/

http://www.autossegredos.com.br/2015/07/07/mitsubishi-pajero-dakar-ganha-serie-especial-hpe-s-por-r-179-990/

http://www.noticiasautomotivas.com.br/mitsubishi-pajero-hpe-s-chega-como-modelo-especial-por-r-179-990/

Andrejur
07/07/2015, 23:30
Impressionante a cara de pau da Mit:
Não acrescenta nada de útil ao modelo anterior, mas aumenta o preço dentro de um panorama recessivo do mercado.

Só rindo da comédia.

Abs;

http://carplace.uol.com.br/mitsubishi-pajero-estreia-serie-especial-hpe-s-por-r-179-990/

http://www.autossegredos.com.br/2015/07/07/mitsubishi-pajero-dakar-ganha-serie-especial-hpe-s-por-r-179-990/

http://www.noticiasautomotivas.com.br/mitsubishi-pajero-hpe-s-chega-como-modelo-especial-por-r-179-990/

enasor
08/07/2015, 07:19
Impressionante a cara de pau da Mit:
Não acrescenta nada de útil ao modelo anterior, mas aumenta o preço dentro de um panorama recessivo do mercado.

Só rindo da comédia.

Abs;

É isso mesmo!!!! ... e se me permite a companhia, vou rir juntamente com você, meu caro André ... Os japoneses, a exemplo da Mit e Toy, nos trazem bons produtos, porém, não respeitam os nossos bolsos ... colocam preços em seus produtos incompatíveis com a tecnologia que agregam ... até parece que acham que ainda estamos naquele tempo onde os estrangeiros chegavam aqui e trocavam nossas riquezas por espelhinhos, etc ... acham que somos bobos!!!! ... e, convenhamos, tem muita gente aqui no Brasil que abre os bolsos muito facilmente, sem sequer analisar mercado, fazer um planejamento de médio/longo prazo para aquisição de seus bens, fazer uma análise criteriosa de custo x benefício, etc, etc. ... Abs.

enasor
13/07/2015, 08:56
http://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-mitsubishi-pajero-sport-e-visto-sem-camuflagem/

igordcoelho
24/07/2015, 14:10
Fala ae pessoal...!!

passando para contribuir com os dados do consumo.

8,8 Km/l (40% estrada 60% cidade - S500 - A/C ligado direto)

Abração.

dudarj
24/07/2015, 14:38
Fala ae pessoal...!!

passando para contribuir com os dados do consumo.

8,8 Km/l (40% estrada 60% cidade - S500 - A/C ligado direto)

Abração.

Auto ou Mec?

igordcoelho
24/07/2015, 20:12
Pajero Dakar AT

LuizCarlos
27/07/2015, 16:57
Pessoal, esse final de semana fiz media de 11km/l.
Velocidade 110 a 120km/h no piloto automatico, sempre com ar ligado.
RPM a 2.200 chegando a 2.600.
Rodovias Castelo branco e Marechal Rondon.
KMs rodas 1060km

Dakar AT

LuizCarlos
27/07/2015, 17:05
Acrescentando, Modelo 4M utilizando diesel S10.
Acredito que o modelo 2014-atual que são 5M deve ter uma rotação mais baixa e com isso o consumo seja melhor.

Stpam
28/07/2015, 21:06
O que muda na caixa de 5 marchas são as primeiras marchas. A 3ª e 4ª marchas equivalem a 4ª e 5ª marchas nas novas. Na estrada não deve haver diferença na rotação.

Acrescentando, Modelo 4M utilizando diesel S10.
Acredito que o modelo 2014-atual que são 5M deve ter uma rotação mais baixa e com isso o consumo seja melhor.

dudarj
29/07/2015, 16:46
Galera, estou montando uma Dakar 2013 mecanica para viagens. Aos poucos pq já tenho outro "filho" que consome grande parte do meu tempo e $$$...

Bem, alguns posts atrás, lí sobre o interesse de um Russo em adquirir o tanque da Dakar 2016 brasileira, com 20 litros a mais...o resultado disso é encomendei um tanque desses e ele acabou de chegar. Ainda tenho que instalar, mas queria que soubessem que o mesmo existe e não é caro.
O valor do tanque é de R$ 533,00 e se quiserem comprar na mesma css que eu, o cara ainda dá 10% de desconto (Robson 21-7849-6815 Mitsubishi Taika da Barra da Tijuca-RJ). Para quem não quiser, o part number é CA130316.

Devo monta-lo na semana que vem, e espero que não tenha que fazer adaptações, pois verifiquei no showroom da mit as 2016 e nao vi nada mto diferente da minha, a não ser um protetor que farei posteirormente.

A ideia é poder rodar mais de 1.000km sem reabastecer. Acredito que por ser mecânica, ela consiga fazer por volta de 11-12km/l, passando dos 1.000km prentendido.

Já fiz longas viagens e me sinto mais seguro sabendo que tenho combustivel suficiente para ir a qualquer lugar sem me preocupar muito e sem ter que levar galões.

Abs a todos.

LuizCarlos
29/07/2015, 18:01
O que muda na caixa de 5 marchas são as primeiras marchas. A 3ª e 4ª marchas equivalem a 4ª e 5ª marchas nas novas. Na estrada não deve haver diferença na rotação.

Stpam, se relação final for a mesma, então não muda nada mesmo.

LuizCarlos
29/07/2015, 18:05
Galera, estou montando uma Dakar 2013 mecanica para viagens. Aos poucos pq já tenho outro "filho" que consome grande parte do meu tempo e $$$...

Bem, alguns posts atrás, lí sobre o interesse de um Russo em adquirir o tanque da Dakar 2016 brasileira, com 20 litros a mais...o resultado disso é encomendei um tanque desses e ele acabou de chegar. Ainda tenho que instalar, mas queria que soubessem que o mesmo existe e não é caro.
O valor do tanque é de R$ 533,00 e se quiserem comprar na mesma css que eu, o cara ainda dá 10% de desconto (Robson 21-7849-6815 Mitsubishi Taika da Barra da Tijuca-RJ). Para quem não quiser, o part number é CA130316.

Devo monta-lo na semana que vem, e espero que não tenha que fazer adaptações, pois verifiquei no showroom da mit as 2016 e nao vi nada mto diferente da minha, a não ser um protetor que farei posteirormente.

A ideia é poder rodar mais de 1.000km sem reabastecer. Acredito que por ser mecânica, ela consiga fazer por volta de 11-12km/l, passando dos 1.000km prentendido.

Já fiz longas viagens e me sinto mais seguro sabendo que tenho combustivel suficiente para ir a qualquer lugar sem me preocupar muito e sem ter que levar galões.

Abs a todos.

Dudarj,

A minha tambem é uma 2013 com tanque de 70 litros. Nesse valor vale muito apena mesmo.
Esse tanque é de plastico ou ferro? Quando for instalar poste os resultados de obtidos.
Nivel do medidor e etc.

Abraço!