Ver Versão Completa : Pajero Dakar: impressões, comentarios...
Dudarj,
A minha tambem é uma 2013 com tanque de 70 litros. Nesse valor vale muito apena mesmo.
Esse tanque é de plastico ou ferro? Quando for instalar poste os resultados de obtidos.
Nivel do medidor e etc.
Abraço!
Tanque de plastico, original mitsubishi. O marcador não se alterará. Apenas demorará mais para baixar devido ao volume maior.
Posto os resultados quando estiver instalado.
igordcoelho
04/08/2015, 20:55
Olá Pessoal!
Estou com uma dúvida.
percebi que a haste do macaco hidráulico da VTR tinha extraviado. Como fiz a revisão na CS, cotei o preço. O valor foi de 30,00 e fiz a encomenda da peça por achar que até valeria a pena...
Olhamos (eu e o cara do setor de peças - Mit Manaus) no catálogo e visualizamos a figura da haste (montável-três peças).
Após 30 dias, chegou a bendita... mas uma peça fixa... Até pensei que fosse da Triton... mas fui corrigido..
Questionei a mudança em relação ao catálogo e o mesmo funcionário me respondeu que as vezes isso acontece.. ???? Insisti na conferencia e a referencia da peça dobrável era a mesma da que recebi.
Alguém já passou por algo parecido?
Agora tenho que andar com esse trambolho que não cabe em lugar nenhum..
Seguem as fotos.
Abç.
508831508832
LuizCarlos
04/08/2015, 22:43
Amigo, na Dakar não utilizamos essa aste e sim direto na porca dentro do porta malas para baixar o estepe. Devolve isso é pega a peça correta na CSS.
igordcoelho
05/08/2015, 12:11
LuisCarlos,
esta haste (segundo informações na CS) é do macaco hidráulico e não para baixar o estepe... Ou seria para baixar o estepe na Triton..??
A porca para baixar o estepe na Dakar fazemos com a chave de roda, certo?
Abç
Jimmy Offroad
07/08/2015, 23:52
Vi no webmotors uma versão da Dakar com cambio manual. Entrei no site da mit e não achei nada. Não me parece ser uma versão para frotista.
Alguém sabe o nome da versão? segue o link
Abraços,
Jimmy
http://www.webmotors.com.br/comprar/mitsubishi/pajero-dakar/3-2-4x4-16v-turbo-intercooler-diesel-4p-manual/4-portas/2014-2015/14420460
Angelo Fernandes
08/08/2015, 18:08
Adquiri a pouco tempo uma Dakar 2010 ,esta fazendo 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com ar ligado direto, muito macia, ágil, tinha uma Sport e percebi que andava de carroça. RSRSRSRSRS
Consumo muito bom mesmo!!!! ... parabéns pela nova máquina ... seja bem vindo ao fórum ... Abs.
lfschmitz
08/08/2015, 21:45
Olá Pessoal!
Estou com uma dúvida.
percebi que a haste do macaco hidráulico da VTR tinha extraviado. Como fiz a revisão na CS, cotei o preço. O valor foi de 30,00 e fiz a encomenda da peça por achar que até valeria a pena...
Olhamos (eu e o cara do setor de peças - Mit Manaus) no catálogo e visualizamos a figura da haste (montável-três peças).
Após 30 dias, chegou a bendita... mas uma peça fixa... Até pensei que fosse da Triton... mas fui corrigido..
Questionei a mudança em relação ao catálogo e o mesmo funcionário me respondeu que as vezes isso acontece.. ???? Insisti na conferencia e a referencia da peça dobrável era a mesma da que recebi.
Alguém já passou por algo parecido?
Agora tenho que andar com esse trambolho que não cabe em lugar nenhum..
Seguem as fotos.
Abç.
508831508832
Esse é o da Triton!!! Fica preso a um par de suportes de plástico na parede posterior da cabine, escondido atrás do espaldar do banco traseiro.
É longo porque serve também para baixar o estepe, que fica preso a uma roldana na parte posterior é inferior da caçamba. Enfia-se a ponta com as duas pequenas "orelhas" por um orifício acima da placa e encaixa-se a chave de roda à extremidade em T, fazendo uma manivela de acionamento à distância.
O mais provável nesse caso é tratar-se de confusão na compatibilidade de peças Triton/Dakar. Não é TUDO igual.
Certamente venderam a peça errada; na verdade o acionamento do macaco hidráulico (esse, certamente é o mesmo) não é tão pesado e qualquer cano de ferro de uns 60cm já possibilita o acionamento sem sofrimento. Qualquer serralheria ou ferro velho tem e não vão cobrar mais de dez pilas por três palmos de cano de 3/4".
Eu devolveria essa peça e providenciaria uma solução local. Concessionários são coisa do capeta!
omarjlima
14/08/2015, 09:09
Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select onde quando chovia em asfalto havia uma opção de tração que eu poderia utilizar para melhorar a performance o 4H, atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select possuindo os sistemas 2H, 4H e 4L, pergunto se alguém souber responder... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? Ou só posso utilizar essa opção para estradas de chão com pouca aderência. Fiz algumas perguntas por ai mas as resposta estão meio confusas e na internet não encontrei nada que deixasse a duvida para trás.
teofiloullmann
14/08/2015, 16:59
Tenho a minha há um ano, 2009/2010.
Em viagens para a serra gaúcha, tenho feito em torno de 12,5 km/l, andando em média a 80 km/h.
Em viagens para o litoral gaúcho e catarinense, tenho feito em média 11 km/l, andando a 110 km/h.
Os pneus não são originais, ACHO que são 31". Como faz pouco que entrei no mundo do 4x4 não conheço muito essas medidas de pneus (não sei onde ver quantas polegadas tem o pneu).
Pra fazer essas médias calibro os mesmos antes de viajar com 38 lbs.
Andando com pneu mais vazio consome em torno de 20% a mais.
Tenho algumas dúvidas... Como não vejo muita dakar aqui na minha cidade, muito menos com a suspensão alterada, gostaria de saber se alguém já levantou a suspensão da dakar? Se já colocou pneus maiores também, tipo um 35"? E se já viu alguma com para choque de ferro também...
Abs! E vida longa à Dakar!
teofiloullmann
18/08/2015, 09:52
Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select onde quando chovia em asfalto havia uma opção de tração que eu poderia utilizar para melhorar a performance o 4H, atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select possuindo os sistemas 2H, 4H e 4L, pergunto se alguém souber responder... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? Ou só posso utilizar essa opção para estradas de chão com pouca aderência. Fiz algumas perguntas por ai mas as resposta estão meio confusas e na internet não encontrei nada que deixasse a duvida para trás.
Pode utilizar a 4H sim, normalmente, da mesma forma que a 2H... Faço isso quando dirijo em estradas em dias de chuva...
SavioBatista
19/08/2015, 07:01
Aproveitando o assunto, qual a diferença da Easy Select para a Super Select?
omarjlima
19/08/2015, 09:49
Aproveitando o assunto, qual a diferença da Easy Select para a Super Select?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/74534-super-select-vs-easy-select.html
omarjlima
19/08/2015, 10:08
Pode utilizar a 4H sim, normalmente, da mesma forma que a 2H... Faço isso quando dirijo em estradas em dias de chuva...
A minha dúvida se encontra exatamente ai...tem gente que diz que sim e outros que não posso utilizar esse modo de tração 4H em qualquer lugar e inclusive que não posso fazer curvas etc.. e no site da mit não consegui nada sobre a configuração do meu carro e a utilização da tração...
omarjlima
19/08/2015, 10:37
A minha dúvida se encontra exatamente ai...tem gente que diz que sim e outros que não posso utilizar esse modo de tração 4H em qualquer lugar e inclusive que não posso fazer curvas etc.. e no site da mit não consegui nada sobre a configuração do meu carro e a utilização da tração...Tem inclusive um post aqui no site que diz que há restrições, mas gostaria de saber se realmente eu utilizar esse sistema de tração em asfalto posso danificar o sistema de tração da minha dakar...
<br>http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/74534-super-select-vs-easy-select.html
Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select ... atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select ... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? ...
Caro omarjlima ...
Exatamente da mesma forma, e nas mesmas condições, não pode, não!!!!! ... Se sua viatura é easy select, então ela não tem diferencial central ... e neste sistema, diferentemente do super select (caso da Dakar HPE 7 lugares, Full, etc. que tem diferencial central), quando você estiver no modo 4H, os esforços nos eixos não estarão sob a tutela de um diferencial central, que compensa as diferenças de rotação e torque entre os eixos ... portanto, no caso da sua viatura (sem diferencial central) há que se utilizar o modo 4H com certo cuidado, e em determinadas circunstâncias. Por exemplo: Se sua viatura estiver no modo 4H: Fazer curva muito fechada em asfalto seco, nem pensar!!!!! ... entretanto, numa situação de baixa aderência (asfalto molhado, pedregulho, etc.), pode!!!! ... mas, logo que estiver em pista seca e aderente, volte logo para o modo 2H (vai que você se esquece e faça uma curva fechada!!!! ... aí pode ferrar o sistema!!!).
E para tirar essa outra dúvida de seu post acima sobre o uso do 4H (em estradas, em que velocidade, etc.), sugiro, também, que você leia o interessante tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/97374-qual-velocidade-maxima-que-posso-rodar-com-o-4x4-na-s10.html
Depois, com calma, dê uma boa pesquisada no fórum, pois tem muitas outras informações e dicas muito interessantes, de colegas bem mais experientes que eu, sobre o uso do 4x4, diferencial central (o que é, e como funciona), etc. ...
Forte abraço.
LuizCarlos
19/08/2015, 21:06
Caro omarjlima ...
Exatamente da mesma forma, e nas mesmas condições, não pode, não!!!!! ... Se sua viatura é easy select, então ela não tem diferencial central ... e neste sistema, diferentemente do super select (caso da Dakar HPE 7 lugares, Full, etc. que tem diferencial central), quando você estiver no modo 4H, os esforços nos eixos não estarão sob a tutela de um diferencial central, que compensa as diferenças de rotação e torque entre os eixos ... portanto, no caso da sua viatura (sem diferencial central) há que se utilizar o modo 4H com certo cuidado, e em determinadas circunstâncias. Por exemplo: Se sua viatura estiver no modo 4H: Fazer curva muito fechada em asfalto seco, nem pensar!!!!! ... entretanto, numa situação de baixa aderência (asfalto molhado, pedregulho, etc.), pode!!!! ... mas, logo que estiver em pista seca e aderente, volte logo para o modo 2H (vai que você se esquece e faça uma curva fechada!!!! ... aí pode ferrar o sistema!!!).
E para tirar essa outra dúvida de seu post acima sobre o uso do 4H (em estradas, em que velocidade, etc.), sugiro, também, que você leia o interessante tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/97374-qual-velocidade-maxima-que-posso-rodar-com-o-4x4-na-s10.html
Depois, com calma, dê uma boa pesquisada no fórum, pois tem muitas outras informações e dicas muito interessantes, de colegas bem mais experientes que eu, sobre o uso do 4x4, diferencial central (o que é, e como funciona), etc. ...
Forte abraço.
Estou com Enasor!
Easy Select - Sem diferencial Central, muito menos Bloqueio Central. Utilizado apenas em pista com pouca aderencia.(Isso não inclui asfalto com chuva)
Super Select - Diferencial Central e bloqueio Central. Pode ser utilizado em todas as situações.
Abraço
LuizCarlos
19/08/2015, 21:23
Tenho a minha há um ano, 2009/2010.
Em viagens para a serra gaúcha, tenho feito em torno de 12,5 km/l, andando em média a 80 km/h.
Em viagens para o litoral gaúcho e catarinense, tenho feito em média 11 km/l, andando a 110 km/h.
Os pneus não são originais, ACHO que são 31". Como faz pouco que entrei no mundo do 4x4 não conheço muito essas medidas de pneus (não sei onde ver quantas polegadas tem o pneu).
Pra fazer essas médias calibro os mesmos antes de viajar com 38 lbs.
Andando com pneu mais vazio consome em torno de 20% a mais.
Tenho algumas dúvidas... Como não vejo muita dakar aqui na minha cidade, muito menos com a suspensão alterada, gostaria de saber se alguém já levantou a suspensão da dakar? Se já colocou pneus maiores também, tipo um 35"? E se já viu alguma com para choque de ferro também...
Abs! E vida longa à Dakar!
teofiloullmann,
Eu ainda não tive coragem de mudar. Mas andei vendo já temos aqui no brasil como alterar até 2", fazendo lift na suspensão e tambem tem lojas comercializando kits Ironmem 4x4 que tambem chega a 2", porem mais completo com molas e amortecedores.
Parachoques tambem já temos bastante opção, porque utiliza o mesmo modelo das L200 triton.
Da uma olhada nesse site Australiano, tem bastante Dakar por lá.
http://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=42667
Peguei 4x rodas aro 16" e vou tentar montar com pneus 265/75/16 BF MUD. Vamos ver se cabe.
Abraço,
LuizCarlos
19/08/2015, 21:31
Pessoal,
Segue em anexo um procedimento que encontrei para instalar um guincho embutido no parachoque original.
Abraço,
omarjlima
20/08/2015, 00:46
Caro omarjlima ...
Forte abraço.
Muito obrigado pela resposta enasor, estou começando a entender esse negócio... vou dar uma lida nesse tópico enviado...Abraços
teofiloullmann
20/08/2015, 10:20
Caro omarjlima ...
Forte abraço.
Valeu, foi esclarecedor!
Mas acredito que todos os modelos da Dakar possuem o sistema super select, ou estou enganado?!
teofiloullmann
20/08/2015, 10:27
teofiloullmann,
Eu ainda não tive coragem de mudar. Mas andei vendo já temos aqui no brasil como alterar até 2", fazendo lift na suspensão e tambem tem lojas comercializando kits Ironmem 4x4 que tambem chega a 2", porem mais completo com molas e amortecedores.
Parachoques tambem já temos bastante opção, porque utiliza o mesmo modelo das L200 triton.
Da uma olhada nesse site Australiano, tem bastante Dakar por lá.
http://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=42667
Peguei 4x rodas aro 16" e vou tentar montar com pneus 265/75/16 BF MUD. Vamos ver se cabe.
Abraço,
Valeu pela dica!
Vou dar uma pesquisada por esses kits Ironman...
Sobre parachoques, a única coisa que encontrei pra Dakar foi aqui: (http://www.4wdbrasil.com.br/pajero/). Achei bem bacana o dianteiro inclusive, o problema é que eles ainda não desenvolveram o traseiro, e precisariam do veículo na oficina para o desenvolvimento do mesmo, o que inviabiliza, ao menos pra mim, que uso o carro no dia a dia e moro no RS.
E esses gringos não sabem brincar mesmo hehe, tem umas Dakar bacana...
Abs!
Valeu pela dica!
Vou dar uma pesquisada por esses kits Ironman...
Sobre parachoques, a única coisa que encontrei pra Dakar foi aqui: (http://www.4wdbrasil.com.br/pajero/). Achei bem bacana o dianteiro inclusive, o problema é que eles ainda não desenvolveram o traseiro, e precisariam do veículo na oficina para o desenvolvimento do mesmo, o que inviabiliza, ao menos pra mim, que uso o carro no dia a dia e moro no RS.
E esses gringos não sabem brincar mesmo hehe, tem umas Dakar bacana...
Abs!
Tirando o envelopamento, fiquei babando nesta primeira Pajero Sport. Ficou animal! Deu ate coceira fazer o mesmo na minha! Valeu
Valeu, foi esclarecedor!
Mas acredito que todos os modelos da Dakar possuem o sistema super select, ou estou enganado?!
As atuais:
- 5 lugares: easy;
- HPE (7 lugares): super
Presumo que, relativamente às mais antigas, valha o mesmo, a exemplo da Dakar do colega omarjlima (Dakar 2009/2010, acredito que não seja a HPE: easy) ...
E termino com uma citação sua, num comentário anterior: "vida longa à Dakar!" ... só acrescentando: Com controle de estabilidade e de tração e computador de bordo ... esta viatura merece!!!!!
Abs.
Miranda_MG
22/08/2015, 08:58
Muito obrigado pela resposta enasor, estou começando a entender esse negócio... vou dar uma lida nesse tópico enviado...Abraços
enasor,
Estava lendo as mensagens anteriores e, se me permite uma pequena correção, lá vai: asfalto molhado não é considerado piso de baixa aderência. O risco de quebra ou pior, de um acidente, existe. O 4x4 não sem diferencial central não deve ser usado nessa condição também.
Abraço,
Miranda
As atuais:
- 5 lugares: easy;
- HPE (7 lugares): super
Presumo que, relativamente às mais antigas, valha o mesmo, a exemplo da Dakar do colega omarjlima (Dakar 2009/2010, acredito que não seja a HPE: easy) ...
E termino com uma citação sua, num comentário anterior: "vida longa à Dakar!" ... só acrescentando: Com controle de estabilidade e de tração e computador de bordo ... esta viatura merece!!!!!
Abs.
Enasor, a 5 lugares atual é super select também:
http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/areas/veiculos/familiapajero/pajero
Tração
Denominação
Caixa de Transferência Super Select
Opções de acoplamento
POSSIBILIDADE DE ENGATE 2H ↔ 4H ↔ 4HLC A ATÉ 100KM/H 2H = TRAÇÃO 4X2 TRASEIRA 4H = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL ATIVO 4HLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO 4LLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO
Relações de transferência
Normal = 1,000 Reduzida = 1,900
Enasor, a 5 lugares atual é super select também:
http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/areas/veiculos/familiapajero/pajero
Tração
Denominação
Caixa de Transferência Super Select
Opções de acoplamento
POSSIBILIDADE DE ENGATE 2H ↔ 4H ↔ 4HLC A ATÉ 100KM/H 2H = TRAÇÃO 4X2 TRASEIRA 4H = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL ATIVO 4HLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO 4LLC = TRAÇÃO 4X4 COM DIFERENCIAL CENTRAL (VCU) BLOQUEADO
Relações de transferência
Normal = 1,000 Reduzida = 1,900
Caro Mattos ...
Liguei na css e o vendedor garantiu para mim que a Dakar 5 lugares diesel é easy ... Pelo visto, então, ele se enganou ao me passar essa informação!!!!. Talvez, ele estivesse com uma a gasolina no estoque e passou a informação desse modelo, a qual, pela tabela é easy ... Confirmando-se que a 5 lugares diesel é super select, peço desculpas por ter passado informação errônea ...
Abs.
E.T.:
No "link" que você passou, note na colina da Dakar HPE Flex 2016 ... é easy select ... note mais abaixo que fala em diferencial central ... mas, easy select não tem diferencial central!!!! ... Esquisito, não????? ... Parece que tem algum coisa errada nesta tabela!!!! ...
... pequena correção ... asfalto molhado não é considerado piso de baixa aderência. O risco de quebra ou pior, de um acidente, existe ... 4x4 ... sem diferencial central não deve ser usado nessa condição também ...
Obrigado pela correção, meu caro amigo Miranda ...
A minha viatura tem diferencial central ... asfalto molhado eu ponho 4x4, sem susto ...
Entretanto, tenho vários amigos que tem picapes 4x4 sem diferencial central ... sob chuva forte, quando estão trafegando na estrada a 80 a 100 km/h eles dizem que não relutam em colocar o 4x4 (particularmente, acredito que nestas condições, não há nenhum problema, eis que a pista está muito escorregadia) ... outros, dizem que preferem aliviar o pé sob chuva, e deixar no 4x2 mesmo!!!! (nestas condições, aliviando o pé, com o veículo em baixa velocidade, também não vejo necessidade de deixar no 4x4) ...
Forte abraço.
Miranda_MG
22/08/2015, 18:59
Obrigado pela correção, meu caro amigo Miranda ...
A minha viatura tem diferencial central ... asfalto molhado eu ponho 4x4, sem susto ...
Entretanto, tenho vários amigos que tem picapes 4x4 sem diferencial central ... sob chuva forte, quando estão trafegando na estrada a 80 a 100 km/h eles dizem que não relutam em colocar o 4x4 (particularmente, acredito que nestas condições, não há nenhum problema, eis que a pista está muito escorregadia) ... outros, dizem que preferem aliviar o pé sob chuva, e deixar no 4x2 mesmo!!!! (nestas condições, aliviando o pé, com o veículo em baixa velocidade, também não vejo necessidade de deixar no 4x4) ...
Forte abraço.
Meu caro,
Diga aos amigos do primeiro grupo (os que acionam o 4x4 sob chuva forte) então que estão cometendo um erro. Se o sistema mecânico suportar, vai forçar as rodas dianteiras a girarem na mesma velocidade; forçando o deslizamento sobre o asfalto de pelo menos uma delas. Aumenta a chance de derrapagem e, na ausência de outros controles eletrônicos (como a maioria não tem mesmo), a situação ainda piora.
Pista muito escorregadia no asfalto só quando tem lama/barro de deslizamentos, óleo ou neve, por exemplo. :)
Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar.
A única picape atual que pode usar o 4x4 no asfalto (seco ou molhado) é a Amarok.
Em tempo, depois de ter experimentado em uma viagem longa com sua Pajero, já está pronto para explorar Atacama, Ushuaia ou o Jalapão? :safari-rig:
Abraço,
Miranda
Meu caro,
Diga aos amigos do primeiro grupo (os que acionam o 4x4 sob chuva forte) então que estão cometendo um erro. Se o sistema mecânico suportar, vai forçar as rodas dianteiras a girarem na mesma velocidade; forçando o deslizamento sobre o asfalto de pelo menos uma delas. Aumenta a chance de derrapagem e, na ausência de outros controles eletrônicos (como a maioria não tem mesmo), a situação ainda piora.
Pista muito escorregadia no asfalto só quando tem lama/barro de deslizamentos, óleo ou neve, por exemplo. :)
Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar.
A única picape atual que pode usar o 4x4 no asfalto (seco ou molhado) é a Amarok.
Em tempo, depois de ter experimentado em uma viagem longa com sua Pajero, já está pronto para explorar Atacama, Ushuaia ou o Jalapão? :safari-rig:
Abraço,
Miranda
Kkkkkkkkk. Gostei do "pão com linguiça" ... em viagens aí para BH, lembrei-me que no caminho parava em um posto de combustível onde comia um pão de queijo com uma linguiça simplesmente divina ... uma maravilha!!!!! ... só de falar já me dá água na boca!!!! Rsrsrs.
Quanto ao 4x4, recado entendido e assimilado. Mais uma vez, muito obrigado, meu amigo, pelo interesse em nos ajudar a preservar nossas viaturas ...
Quanto ao Atacama, Ushuaia, Jalapão e outras belezas mais que demandam um esforço, digamos, um pouco mais substancioso, ainda sob análise. Acompanhando com muito interesse o movimentado tópico que você abriu "USHUAIA - DEZ/15 E JAN/16" ... e tentando convencer a Patroa ... já até propus a ela ir/voltar de avião, com os meninos ... quanto ao trabalho, as coisas estão sob controle, de forma que posso me afastar com tranquilidade ... quanto à Pajero, esta é a que mais me deixa tranquilo, pois tenho certeza que encara com facilidade o rípio e o que mais vier pela frente!!!! Kkkkkk ... Vamos aguardar ... de repente eu ainda lhe peço uma vaguinha no grupo ...
Forte abraço.
Meu caro,
Abraço,
Miranda
Perfeito. Muitos cometem este erro que pode ser fatal. A viatura diminui substancialmente a estabilidade.
omarjlima
24/08/2015, 09:08
Caro Mattos ...
Liguei na css e o vendedor garantiu para mim que a Dakar 5 lugares diesel é easy ... Pelo visto, então, ele se enganou ao me passar essa informação!!!!. Talvez, ele estivesse com uma a gasolina no estoque e passou a informação desse modelo, a qual, pela tabela é easy ... Confirmando-se que a 5 lugares diesel é super select, peço desculpas por ter passado informação errônea ...
Abs.
E.T.:
No "link" que você passou, note na colina da Dakar HPE Flex 2016 ... é easy select ... note mais abaixo que fala em diferencial central ... mas, easy select não tem diferencial central!!!! ... Esquisito, não????? ... Parece que tem algum coisa errada nesta tabela!!!! ...
Tive uma Dakar 2009/2010 HPE 7 lugares manual que era super select,mas essa nova 5 lugares diesel é easy select, dei uma passada na concessionária aqui em Franca e o mecânico me disse que é o cambio da Triton...
Tive uma Dakar 2009/2010 HPE 7 lugares manual que era super select,mas essa nova 5 lugares diesel é easy select, dei uma passada na concessionária aqui em Franca e o mecânico me disse que é o cambio da Triton...
Meu caro amigo Omarjlima ...
Voltemos ao assunto: Dakar diesel 5 lugares. Easy select ou super select?????? "Ser, ou não ser, eis a questão"!!!!! Rsrsrsrs.
Acabo de ligar na css, outra vez!!!!!!!!!!! Rsrsrsrs ... Dei uma "bronca" no vendedor que me passou a informação errada!!!! Rsrsrs ... Pedi para ele sair do telefone, ir lá no veículo e verificar "in locu" como é verdadeiramente o câmbio da Pajero Diesel Dakar atual (que a propósito, nem se chama mais Dakar ... a Mit não paga mais a bandeira Dakar!!!) ... Ele se desculpou, e veja as informações que ele me trouxe de volta:
Nota: Antes dele abrir a boca, já fui lhe dizendo que se ele me passasse informação errada de novo, eu iria lá "comer a orelha dele, à la Mike Tyson"!!!!! Kkkkkkkk.
- A Dakar diesel 5L atual é realmente super select, conforme está na tabela da Mit disponibilizada no "link" postado pelo Mattos;
- As Dakar diesel 5L que eram easy select são aquelas fabricadas até 2013 (a 2013 já é super select).
Bem ... isso é o que eu posso informar ... se ainda não for isso, eu volto lá e vou "dar porrada" no cara!!!! Kkkkkkkkkk.
Se algum colega tiver a 2013 e, outro, a 2014 diesel de 5 lugares, também podem ajudar no esclarecimento ... vamos aguardar algum pronunciamento ...
Abs.
omarjlima
24/08/2015, 11:56
Ok enasor, vamos aguardar...mas como disse antes esta é a minha segunda Dakar e existem diferenças entre as duas no que diz respeito à tração 4x4. A superselect inclusive tem no painel o indicador da tração fulltime, essa nova minha 2013/2014 só aparece o indicador quando acionado a tração e mesmo no desenho que aparece no painel o bloqueio central não aparece como na full ou dakar com sistema superselect. O fato é que o sistema superselect com a opção de tração fulltime da mais segurança mesmo que psicológica principalmente no caso de chuvas em pistas asfaltadas e mesmo em estradas de terra muitas vezes nem utilizava os outros dois modos de tração 4HLc e 4LLc o 4H era mais que suficiente...Fiquei também confuso quanto ao seu uso mesmo em situações de baixa aderência se posso utiliza-lo normalmente em pistas sinuosas como uma subida de serra... Enfim o superselect é mais easy de ser utlizado...rsrsrsrsrs...
Abraços...
... Fiquei também confuso quanto ao seu uso mesmo em situações de baixa aderência se posso utiliza-lo normalmente em pistas sinuosas como uma subida de serra... Enfim o superselect é mais easy de ser utlizado...rsrsrsrsrs...
Caro omarjlima ...
Você viu o posicionamento bem claro do meu amigo acima, não? ... e se você pesquisar no forum, vai ver que há outros colegas, também experientes, que defendem a tese de que o 4x4 (sem diferencial central) pode ser utilizado em asfalto sob chuva forte com o veículo em velocidade ... se ainda houver dúvida, eu, se fosse você, nestas situações, deixaria mesmo no 4x2 e reduziria a velocidade, a favor da segurança, tanto pessoal, quanto em prol da conservação do sistema ... e vai agindo assim, pelo menos até você amadurecer bem aquilo que é melhor para sua segurança pessoal e sua viatura!!!! ... e gostei do termo "superselect é mais easy de ser utilizado". Rsrs.
Forte abraço e boa sorte.
teofiloullmann
24/08/2015, 14:52
Tirando o envelopamento, fiquei babando nesta primeira Pajero Sport. Ficou animal! Deu ate coceira fazer o mesmo na minha! Valeu
Digo exatamente o mesmo!!!! Ficou demais, fora a "camuflagem" hehe
SavioBatista
25/08/2015, 15:56
Meu caro,
Abraço,
Miranda
Sabias palavras! Concordo em 100%.
fabricioengmec
25/08/2015, 16:10
Pessoal, a Pajero Dakar 3.2 2013 não HPE possui o sistema superselect ou o easyselect?
Alguem que possui o veículo poderia confirmar, pois estou pesquisando para compra...
Abraços!
Everton Júnior
25/08/2015, 22:40
Pessaol,
Pajero Dakar 2009<2011 modelo importada é Super Select, independente do cambio automático ou manual.
A partir do modelo 2012, que passou a ser montado no Brasil, somente o modelo HPE tem a tração Super Select. O modelo 5L usa a tração Easy Select, o mesmo usado pela Triton.
Abs!
SavioBatista
27/08/2015, 00:02
So para confirmar, olha essa foto do painel da Dakar 5 lugares que peguei no site da Mit.
510474
Da para ver que na indicação de tração no painel não consta o bloqueio do diferencial.
LuizCarlos
27/08/2015, 19:19
Pessoal, a Pajero Dakar 3.2 2013 não HPE possui o sistema superselect ou o easyselect?
Alguem que possui o veículo poderia confirmar, pois estou pesquisando para compra...
Abraços!
Fabricio,
Pajero Dakar 5L até 2013/2013 é easy select.
Pajero Dakar 5L e HPE a partir de 2013/2014 é Super Select. E muitas outras melhorias como Motor 180CV, Freios a Disco na Roda Traseira e tanque de 90L.
A minha é uma 2013/2013 - Easy Lixo select
LuizCarlos
27/08/2015, 19:32
Pessoal,
Boa noite, segue as fotos da minha pajero com os BFs 265/75/16.
Ficou show, entrou perfeito e ainda sobrou espaço.
Esse pneu em polegadas é o mesmo tamanho do 32", para o meu uso está mais que bom.
Abraço,
bassjacobass
29/08/2015, 12:55
Caro Miranda,
Muito importante sua explanação.
Não tenho experiência em 4 x 4, e tenho vontade de adquirir a Dakar mas, como não tem controle de estabilidade, fico em dúvida entre ela e a SW4, que é completa.
Teriam mais algum comentário?
Abraço
Bass
QUOTE=Miranda_MG;2308130]Meu caro,
Abraço,
Miranda[/QUOTE]
Miranda_MG
29/08/2015, 17:15
Caro Miranda,
Muito importante sua explanação.
Não tenho experiência em 4 x 4, e tenho vontade de adquirir a Dakar mas, como não tem controle de estabilidade, fico em dúvida entre ela e a SW4, que é completa.
Teriam mais algum comentário?
Abraço
Bass
Caro Bass,
O número de opções de 4x4 disponíveis é grande e sua escolha vai depender de igual número de variáveis.
https://www.youtube.com/watch?v=PWbzWRkw7_0
até
https://www.youtube.com/watch?v=DrUVMdkb4_k
(sabendo que não é um 4x4, mas mais eficiente que um?! :violao:)
Para ajudá-lo emitindo nossas opiniões, eu e outros foristas precisamos do mínimo para começar:
-- Preferências pessoais:
----- Apenas Pajero x SW4?
----- Diesel x gasolina?
----- Preocupação com segurança, conforto, desempenho e outros.
----- Rejeição à alguma marca?
-- Limite de capital para aquisição do veículo e limite de capital para a sua manutenção (seguro, manutenção e afins).
-- Tipo de uso (cidade, estrada, terra, viagens, offroad...). Pois o veículo pode não ser adequado à alguma proposta de uso; o que seria uma restrição.
Há tópicos específicos sobre esse tipo de dúvida que podem te ajudar também. Recomendo a leitura, por exemplo, deste:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/29430-4x4-para-iniciantes-qual-comprar.html
Enfim, estou à disposição.
Abraço,
Miranda
bassjacobass
29/08/2015, 21:05
Miranda,
Vamos lá com as Preferencias:
Família grande, necessito de espaço, 7 lugares, e ainda tenho que usar rack de teto.
Valor até uns 120k.
bônus 10, seguro é imprescindível.
Utilização total, cotidiano em cidade, viagens frequentes em estrada asfaltada, pretendendo fazer trilhas leves de vez em quando,além de pequenas viagens de final de semana em estradas de terra.
Diesel ou gasolina. Nunca tive carro a Diesel, que não está muito barato. Mas como também tem outros custos prós e contras, gostaria da opinião de vocês.
Resumo: busco melhor c x B em segurança, conforto e desempenho, nessa ordem.
Meu foco é em marcas mais acessíveis, pois gosto de manter o carro original, com revisões dentro dos prazos etc. Logo a SW4, a Pajero Full. e
a TrailBlazer são as mais bem cotadas, a nao ser que tenha esquecido de alguma outra. Dakar sem controle de estabilidade não dá.
Abraço e desde já agradeço, e vou ler o tópico indicado.
Bass
Miranda_MG
30/08/2015, 09:41
Miranda,
Vamos lá com as Preferencias:
Família grande, necessito de espaço, 7 lugares, e ainda tenho que usar rack de teto.
Valor até uns 120k.
bônus 10, seguro é imprescindível.
Utilização total, cotidiano em cidade, viagens frequentes em estrada asfaltada, pretendendo fazer trilhas leves de vez em quando,além de pequenas viagens de final de semana em estradas de terra.
Diesel ou gasolina. Nunca tive carro a Diesel, que não está muito barato. Mas como também tem outros custos prós e contras, gostaria da opinião de vocês.
Resumo: busco melhor c x B em segurança, conforto e desempenho, nessa ordem.
Meu foco é em marcas mais acessíveis, pois gosto de manter o carro original, com revisões dentro dos prazos etc. Logo a SW4, a Pajero Full. e
a TrailBlazer são as mais bem cotadas, a nao ser que tenha esquecido de alguma outra. Dakar sem controle de estabilidade não dá.
Abraço e desde já agradeço, e vou ler o tópico indicado.
Bass
Na minha opinião:
- SW4: não vale o que cobram. Aí vem o mimimi de preço de revenda como último argumento e, com um pouco de matemática financeira básica, prova-se que a grande vantagem é uma pequena vantagem apenas.
- Full: também cara, mas um patamar acima da SW4. Seria minha escolha, embora o pós-venda da Mit me assuste um pouco por relatos de competência e preços praticados. Nesse último caso, vale uma pesquisa e encontrar uma CSS/oficina que valha; o que é possível.
- Trail: injustiçada. Era para vender muito mais do que a GM consegue. Conheço, por dirigir, a V6 e gosto mais da resposta de um motor a diesel para um veículo desse porte. Melhor custo x benefício.
Não sei se você se restringiria a essas opções, mas conheço pessoas próximas que são só elogios para a Sorento. Além disso, tem a linha premium, como Audi e BMW, mas eu não encararia um "mais usado" deles. Enfim, há mais opções.
Temos aqui em casa dois bons veículos: um a diesel e outro à gasolina. Cada um com seus méritos. Dizem que diesel hoje já não vale mais a pena por causa da sensibilidade e exigências dos novos motores. Chamo isso de saudosismo obscuro. Afinal, os motores hoje são muito melhores do que os do passado e serão piores do que os do futuro. Enfim, você pode escolher o diesel porque precisa de mais torque, porque ele lhe é mais econômico pelo seu perfil e/ou porque gosta.
Vamos nos falando. Vi que postou no tópico da Full e já deve ter lido muita coisa por lá. E é isso mesmo: quanto mais informação, melhor.
Abraço,
Miranda
bassjacobass
30/08/2015, 19:16
Muito bom Miranda
A MIT aqui onde moro é bem conceituada no atendimento. Tenho amigos que são clientes MIT em vários segmentos e não tem do que reclamar.
Pelo que você diz, entre SW e Pajero Full, esta é melhor custo benefício, correto?
Quanto a TrailBlazer, na CCS tem vindo muito pouco à Diesel. Não entendo porque. Ela me agrada bastante, principalmente porque, usando 5 lugares, os assentos 6 e 7 ficam totalmente sob o piso, sobrando muito espaço no porta malas, diferentemente da SW... Além disso, a TrailBlazer é a única com Airbags para os assentos 6e7. Mas não bloqueia o diferencial central.
Vamos nos falando.
Obrigado pelas orientações.
Abraço
Bass
bassjacobass
30/08/2015, 19:17
Miranda
Teria como falar sobre os detalhes comparativos entre Pajero Full e SW?
Abraço
Miranda_MG
30/08/2015, 21:59
Miranda
Abraço
Bass,
Para não poluirmos o tópico da Dakar, já que me parece que ela foi excluída da sua lista, continuamos a discussão no da Full. Pode ser?
Antecipo minhas desculpas aos outros foristas desse tópico pela extensão da discussão.
Abraço,
Miranda
omarjlima
31/08/2015, 09:28
Tenho uma 5L branca 2013/2014 ja com motor 180 cv e tanque de 90 L, mas a mesma apresenta tração easy select.
viniciusl
31/08/2015, 09:53
Miranda
Abraço
Se o amigo precisa dos 7 lugares e faz questão do controle de estabilidade, o orçamento pode ser um problema. Não sei se as SW4 2012+ já estão na faixa dos 120k. Pelo menos na pedida não estão, pode ser que negociando entre nessa faixa.
bassjacobass
31/08/2015, 19:50
Positivo, Miranda.
Você tem razão, nem me dei conta.
Também peço desculpas, principiante é assim mesmo.
Abraço
bassjacobass
31/08/2015, 19:55
Concordo, Vinícius.
Vi uma 2011 por 110. Na tabela custa uns 116.
Tudo negociável, mas tem que procurar.
Valeu pela observação.
A Dakar não é totalmente descartada, mas pelo que vi, além de não ter o controle de estabilidade, não tem o encosto de cabeça do centro, no banco traseiro. Porém um primo tem uma 2012 e não quer mais nada, só dá alegria.
Grande abraço.
Bass
Angelo Fernandes
07/09/2015, 11:50
Bom dia ,
tenho um ama Dakar 2010 .... a uma semana percebi, que mantendo a aceleração continua ou até mesmo dando uma arrancada pisando fundo parece que ela não tem força para sair e em segundos a força aparece.
só abasteço em um posto , uso só S-10 , ela está com 87.000 KM .
????
Qual a diferença da tração "Super Select" para a "Easy Select"??
O amigo forista interessado na compra de uma SUV, não sei qual a sua cidade, mas tem uma Full 2011 c baixa km por R$115k na cidade de fortaleza, anunciada no olx. Vale a visita.
Qual a diferença da tração "Super Select" para a "Easy Select"??
Prezado amigo Leo,
Quando puder, dê uma lida nos tópicos abaixo (pode ser que possam auxiliá-lo no esclarecimento de sua dúvida):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/74534-super-select-vs-easy-select.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/50713-sistema-super-select.html
Forte abraço.
LuizCarlos
09/09/2015, 17:33
Bom dia ,
tenho um ama Dakar 2010 .... a uma semana percebi, que mantendo a aceleração continua ou até mesmo dando uma arrancada pisando fundo parece que ela não tem força para sair e em segundos a força aparece.
só abasteço em um posto , uso só S-10 , ela está com 87.000 KM .
????
Angelo,
Normal. Existe um delay no acelerador de todas.Qualquer reprogramador de motor muda isso.
Abraço!
Carlos ER
05/11/2015, 16:10
Caros amigos,
Me desfiz de um Pajero Sport flex 2010 e estou pensando em comprar um Pajero Dakar a diesel.
Encontrei uma muito bonita, versão 5 lugares porém com câmbio manual.
Gostaria muito que vocês pudessem me ajudar com opiniões e experiência sobre este veículo, se é um bom carro e se tem algum empecilho pelo fato de ter câmbio manual.
Me disseram que a média de consumo dela é boa, em torno de 8km/l na cidade e 12km/l na estrada. Seria isso mesmo? Alguém do grupo possui a versão manual?
Obrigado!
Carlos
Marcelo Melo
11/11/2015, 09:02
Prezado Carlos ER,
Tenho exatamente uma Dakar Manual. Ainda está com 10.000km, mas já fiz viagens longas pela Transamazônica. É só alegria. O consumo é de 8,7 em média na cidade e de 9 a 10 em estrada de terra e de 11 a 12 em asfalto (velocidade de 100 a 120), com a comodidade do piloto automático para manter a velocidade de cruzeiro. Ainda não encarei situações de extremas de lama com ela. Considero uma carro seguro e estável, principalmente se colocar um pouco de peso na mala.
Comprei a minha por 140 Dilmas aqui em Santarém.
A primeira revisão foi de +/-800,00.
Espero que no futuro eu consiga negociá-la bem, pois esse carro com câmbio manual é muito bom, controle total.
Abraço e boa compra
Acho que o grande problema da Dakar Manual é a revenda, você vai acabar ficando com um mercado reduzido de pessoas interessadas. Se isto não for problema, vai fundo é um carro excelente e a Dakar com tração manual deve ficar ainda mais na mão.
Carlos ER
11/11/2015, 20:49
Olá Marcelo Melo,
Muito obrigado pela sua opinião, realmente precisava ouvir algo de algum proprietário.
A sua Dakar está praticamente zero,
Não sabia que a Mit ainda fabricava a versão 2015 manual, a sua então já deve ser com o tanque de 90l.
Quanto ao consumo achei bom, está dentro do que eu +/- imaginava. Também acho que com o câmbio manual o controle é total.
Devo comprar este veículo ainda nesta semana. Caso de certo, postarei a vocês a minha opinião.
Obrigado.
Carlos ER
11/11/2015, 20:52
Olá Chubner,
Meu maior medo é de ficar com um elefante branco na garagem. Mas sempre acho que existe mercado para tudo e todos.
Está quase certo que acabarei ficando com esta versão.
Obrigado.
Pasinatto
12/11/2015, 12:04
Ola Galera!!!!
Estou lendo e relendo comentarios sobre a DAKAR e estou muito empolgado a respeito da mesma, pois tenho uma s10 e estou querendo partir para uma SUV, algúem tem idéia de valor do seguro da Pajero DAKAR 2013 OU 14 e qual o valor do IPVA para a versão a diesel?
desde já obrigado a todos.
-Arruda-
15/11/2015, 13:35
Bom dia a todos, sou novo no fórum. Estou com um negócio bem adiantado em pegar uma Pajero Dakar 11/12 3.2 diesel 07 lugares. A vtr está com 68 mil km e segundo ele não fazia trilhas. O antigo dono fazia as revisões sempre na concessionária, mas o que me preocupa são as trocas de óleo, sempre feitas nas revisões, a cada 10 mil km. Devo me preocupar com isso? Pelo preço 94 mil está bom? Obrigado a todos. Forte abraço...
-Arruda-
15/11/2015, 13:40
Ressaltando... Sou de Aracaju-SE, alguém mais da região por aqui??
Carlos ER
16/11/2015, 23:10
Olá caros amigos,
Acabei fechando negócio e comprei a minha tão sonhada Pajero Dakar diesel 2013, porém como eu havia comentado antes, versão manual.
Peguei o carro no dia 14/11, portanto ainda não rodei muito com ele. Quando peguei ela o tanque estava cheio, rodei 510km em uso misto, farei posteriormente a média e depois repasso a vocês.
Minha primeira impressão do carro foi muito boa, o veículo era de um único dono, esta com 64.000km, todo revisado na Mit.
O câmbio manual é interessante, uma delicia pra pilotar no asfalto, talvez seja um pouco cansativo na cidade, tive a impressão de que o pedal da embreagem é um pouco pesado.
Ela está com quatro pneus Maxxis 265/65 R17 bem novos, como não conheço este pneu, gostaria de saber dos colegas o que acham sobre o mesmo. Quantas libras vocês costumam colocar? Apenas o indicado no manual?
Observei que quando o A/C está ligado e você está parado em ponto morto no semáforo, a lenta dela fica oscilando (aumenta um pouco a rotação do motor), isso é normal?
Este é o meu primeiro veículo a diesel, portanto sou bem inexperiente no assunto,
Contarei muito com a ajuda de vocês.
Obrigado.
SavioBatista
17/11/2015, 18:48
Olá caros amigos,
Acabei fechando negócio e comprei a minha tão sonhada Pajero Dakar diesel 2013, porém como eu havia comentado antes, versão manual.
Peguei o carro no dia 14/11, portanto ainda não rodei muito com ele. Quando peguei ela o tanque estava cheio, rodei 510km em uso misto, farei posteriormente a média e depois repasso a vocês.
Minha primeira impressão do carro foi muito boa, o veículo era de um único dono, esta com 64.000km, todo revisado na Mit.
O câmbio manual é interessante, uma delicia pra pilotar no asfalto, talvez seja um pouco cansativo na cidade, tive a impressão de que o pedal da embreagem é um pouco pesado.
Ela está com quatro pneus Maxxis 265/65 R17 bem novos, como não conheço este pneu, gostaria de saber dos colegas o que acham sobre o mesmo. Quantas libras vocês costumam colocar? Apenas o indicado no manual?
Observei que quando o A/C está ligado e você está parado em ponto morto no semáforo, a lenta dela fica oscilando (aumenta um pouco a rotação do motor), isso é normal?
Este é o meu primeiro veículo a diesel, portanto sou bem inexperiente no assunto,
Contarei muito com a ajuda de vocês.
Obrigado.
A oscilação é normal, na minha Automatica também faz isso quando esté no N (Neutro) e o mesmo também acontece na Full 2015 do meu pai, sobre os pneus uso na minha 28/29 libras não fica tão duro na cidade e estável na estrada.
Sobre o consumo a minha faz 7km/l na cidade e 10km/l na estrada.
Parabéns pelo carro!
Olá amigos!
Chegou a hora de trocar os pneus da minha Dakar. Após algumas pesquisas, estou entre o Kumho KL51 (R$ 795,00) e o Pirelli ATR (R$ 850,00).
Alguém aqui do fórum usa algum deles? Quais as impressões?
Abraços,
Marcelo
SavioBatista
26/11/2015, 00:22
Olá amigos!
Chegou a hora de trocar os pneus da minha Dakar. Após algumas pesquisas, estou entre o Kumho KL51 (R$ 795,00) e o Pirelli ATR (R$ 850,00).
Abraços,
Marcelo
Na minha mantive os originais, comprei na própria autorizada em um promoção, mas coloquei mesmo por causa do valor e o bom que manteve a originalidade.
viniciusl
26/11/2015, 16:25
Olá amigos!
Abraços,
Marcelo
Não conheço o Kumho, mas uso Pirelli ATR na Pajero Sport desde zero km, e acho bom. O primeiro jogo durou 70 mil km.
Hiltonmc
07/12/2015, 23:40
Saudações a todos.
Comprei há dois anos atrás uma DAKAR 2010 Automática Diesel 7 lugares importada. Andando na cidade durante a semana e na estrada no fim de semana, a média é 8.5 km/litro de diesel. Estou muitíssimo satisfeito. Meu próximo carro será uma outra igual, apenas ano mais novo. Tenho dúvida sobre pequena subida com terreno muito deslizante, por exemplo "bosta de vaca molhada", mesmo travando o diferencial central e colocando em modo reduzido (4LLc), dois pneus deslizavam, sendo um da frente e o outro de trás, passei um sufoco. Quando isto aconteceu descobri que nesta Pajero não existe bloqueio total dos 3 diferenciais (frente, central e trás). Alguém conhece um jeito de resolver isso?
Abraços capixabas para todos.
Hilton
Carlos ER
08/12/2015, 23:40
Olá Sávio,
Obrigado pelo seu retorno e por compartilhar estas informações.
Estou bem feliz com o carro, estou mantendo a calibragem dos pneus conforme manda o fabricante, 29 na frente e 32 atrás sem estar carregada. Achei ela só um pouco dura, quando passo por pisos irregulares e buracos acabo sentindo um pouco as irregularidades dentro da cabine. Mas acredito que seja normal.
Ainda não tive oportunidade de testar o 4x4 dela, mas devo ir para a praia no final de semana, aí farei um teste.
Minha primeira média de consumo na cidade foi de 8.2 km/l. Ainda não consegui fazer a média na estrada.
Gostaria de saber sobre a tão falada válvula EGR, você chegou a isolar a sua? Conhece alguém que fez isso?
Saudações a todos.
Comprei há dois anos atrás uma DAKAR 2010 Automática Diesel 7 lugares importada. Andando na cidade durante a semana e na estrada no fim de semana, a média é 8.5 km/litro de diesel. Estou muitíssimo satisfeito. Meu próximo carro será uma outra igual, apenas ano mais novo. Tenho dúvida sobre pequena subida com terreno muito deslizante, por exemplo "bosta de vaca molhada", mesmo travando o diferencial central e colocando em modo reduzido (4LLc), dois pneus deslizavam, sendo um da frente e o outro de trás, passei um sufoco. Quando isto aconteceu descobri que nesta Pajero não existe bloqueio total dos 3 diferenciais (frente, central e trás). Alguém conhece um jeito de resolver isso?
Hilton
Hilton, bloqueio no diferencial dianteiro só para carros preparados para trilhas pesadas, até porque, vc não consegue fazer curvas com ele bloqueado. O diferencial central bloqueia sim. Na posição 4LLc, ele está bloqueado. O diferencial traseiro não vem de fábrica com bloqueio, mas existem várias marcas no mercado. Acho inclusive que a L200 SAVANA tem esse bloqueio de fábrica e ele deve casar com o diferencial da DAKAR. Procure numa concessionária sobre isso.
dojao campeao
11/12/2015, 12:30
Diferencial traseiro da Dakar é LSD (deslizamento limitado), o diferencial central quando a alavanca está na posição 4X4 bloqueado, ele iguala o giro dos cardãs, contudo não bloqueia no mesmo eixo, ou seja, principalmente o dianteiro (q não tem nenhum limitador), pode sim ficar com uma roda presa e a outra girando, na situação exposta (subida lisa), sem querer ofender o piloto, mas no pressuposto que o carro estava com pneus on road, o macete é paciência, na manha, sem dar muito giro, tentar subir centímetro a centímetro!
dojao campeao
11/12/2015, 12:32
A Dakar que me referi acima é a HPE! Existem umas versões mais simples que não dispõem de 4X4 desbloqueado e talvez o diferencial traseiro não seja LSD!
Hiltonmc
11/12/2015, 13:23
Diferencial traseiro da Dakar é LSD (deslizamento limitado), o diferencial central quando a alavanca está na posição 4X4 bloqueado, ele iguala o giro dos cardãs, contudo não bloqueia no mesmo eixo, ou seja, principalmente o dianteiro (q não tem nenhum limitador), pode sim ficar com uma roda presa e a outra girando, na situação exposta (subida lisa), sem querer ofender o piloto, mas no pressuposto que o carro estava com pneus on road, o macete é paciência, na manha, sem dar muito giro, tentar subir centímetro a centímetro!
Caros LeoZon e Dojão Campeão, muitíssimo obrigado pelas respostas de vocês. Estou gostando muito deste fórum, a turma daqui lê e responde com entusiasmo dando dicas e informações preciosas. É uma pena que demorei demais em descobrí-lo, pois já tenho essa Dakar há dois anos. Mas vamos tentar recuperar o tempo perdido...Risos. LeoZon, de posse de suas informações eu fui na autorizada Mitsubishi hoje pela manhã e colhi informações extra-oficiais de que a L200 tinha uma trava total do diferencial traseiro, além do central, mas a Mitsubishi mudou e implantou este modo LSD (deslizamento limitado) mas não está dando muito certo e eles querem voltar com a trava total. Dojão Campeão, devido à falta
de prática a gente acaba "pisando fundo", este foi o meu GRANDE ERRO, na próxima vou seguir seus valiosos conselhos de ter PACIÊNCIA, NA MANHA, SEM DAR MUITO GIRO E SUBIR CENTÍMETRO A CENTÍMETRO! Valeu!
Meus pneus são ATR.
Hilton
Vitória-ES
Ola amigos . Tenho uma Triton 2011 e acho linda a dakar e vou procurar uma 12/13 que dá no meu orçamento. Pergunto: toda Dakar 7 lugares é HPE?
Ola amigos . Tenho uma Triton 2011 e acho linda a dakar e vou procurar uma 12/13 que dá no meu orçamento. Pergunto: toda Dakar 7 lugares é HPE?
Sei que nesse período do Natal é difícil a galera se conectar, mas vou arriscar e refazer a pergunta que fiz acima:
Amigos, quais as diferenças entre a Pajero de 7 lugares e a de 5 lugares.
Vi que há uma grande diferença de preço. Cheguei a encontar uma 5 lugares 14/15 pedindo 105 mil reais ( sem banco de couro e Multimidea). Enquanto a 7 lugares mais barata que vi pedindo nessa faixa de preço é 2012.
O motor já vi que é o mesmo. As duas tem intercooler? A transmissão da de 5 lugares vem sem diferencial central né isso?
O que mais muda entre elas?
Qual compensaria comprar, se os 2 bancos a mais em si, não justificariam tanta diferença particularmente para mim.
Obg e boas festas.
dojao campeao
28/12/2015, 12:28
Das diferenças que eu lembro: Menos 2 lugares, bancos em tecido, menos rack de teto, menos multimídia, menos controles no volante, menos diferencial central (p mim a maior diferença) o q não permite 4X4 desbloqueado! E ainda, o mercado para as 5 lugares usadas é ingrato, o pessoal prefere pagar a mais pelas de 7!
Sei que nesse período do Natal é difícil a galera se conectar, mas vou arriscar e refazer a pergunta que fiz acima:
Amigos, quais as diferenças entre a Pajero de 7 lugares e a de 5 lugares.
Vi que há uma grande diferença de preço. Cheguei a encontar uma 5 lugares 14/15 pedindo 105 mil reais ( sem banco de couro e Multimidea). Enquanto a 7 lugares mais barata que vi pedindo nessa faixa de preço é 2012.
O motor já vi que é o mesmo. As duas tem intercooler? A transmissão da de 5 lugares vem sem diferencial central né isso?
O que mais muda entre elas?
Qual compensaria comprar, se os 2 bancos a mais em si, não justificariam tanta diferença particularmente para mim.
Obg e boas festas.
Gugu, comprei uma 2015 diesel automática.
Motor e transmissão igual a HPE. Bancos de tecido, não tem regulagem elétrica de altura no banco do motorista (é manual) já o banco do carona não tem regulagem de altura é fixo. Não tem o ventilador elétrico a frente do radiador que melhora o desempenho do ar. Não tem multimídia, airbag só os dois frontais. Não tem borboleta no volante a troca manual é feita na alavanca, puxando para esquerda. não tem a capa plástica do bloco do motor. Tem as mesmas barras no teto. Não tem luz de seta no retrovisor. O ar condicionado não é digital. Lampadas do farol halógena.
Isso é o que lembro...
Hiltonmc
29/12/2015, 00:44
Gugu, comprei uma 2015 diesel automática.
Motor e transmissão igual a HPE. Bancos de tecido, não tem regulagem elétrica de altura no banco do motorista (é manual) já o banco do carona não tem regulagem de altura é fixo. Não tem o ventilador elétrico a frente do radiador que melhora o desempenho do ar. Não tem multimídia, airbag só os dois frontais. Não tem borboleta no volante a troca manual é feita na alavanca, puxando para esquerda. não tem a capa plástica do bloco do motor. Tem as mesmas barras no teto. Não tem luz de seta no retrovisor. O ar condicionado não é digital. Lampadas do farol halógena.
Isso é o que lembro...
Sobre a diferença entre a Pajero Dakar de 5 lugares e a de 7 lugares, eu não sei responder. Quando eu comprei a minha de 7 lugares eu esperei quase 1 ano até aparecer uma que fosse automática, diesel e 7 lugares. Estou muito satisfeito.
Mas notei que você já teve um Grand Vitara e eu quase comprei um exatamente por ter 7 lugares. Inclusive o preço de um Grand Vitara novo seria o que eu paguei na minha Pajero com 4 anos de uso. Minha pergunta é : O Grand Vitara se equivale a Pajero Dakar? Eu teria me arrependido se tivesse adquirido o Grand Vitara 0 km?
Abraços
Hilton
Pajero Dakar 2010 Diesel Automática 7 lugares.
Sobre a diferença entre a Pajero Dakar de 5 lugares e a de 7 lugares, eu não sei responder. Quando eu comprei a minha de 7 lugares eu esperei quase 1 ano até aparecer uma que fosse automática, diesel e 7 lugares. Estou muito satisfeito.
Mas notei que você já teve um Grand Vitara e eu quase comprei um exatamente por ter 7 lugares. Inclusive o preço de um Grand Vitara novo seria o que eu paguei na minha Pajero com 4 anos de uso. Minha pergunta é : O Grand Vitara se equivale a Pajero Dakar? Eu teria me arrependido se tivesse adquirido o Grand Vitara 0 km?
Abraços
Hilton
Pajero Dakar 2010 Diesel Automática 7 lugares.
Hilton,
em 2011 comprei um GV 4x4 com transmissão manual, estava vindo de uma XTerra.
O GV é 4x4 permanente não tem opção 4x2. Gostei da tração o carro é bem firme, achei excelente a estabilidade em curvas.
Você disse que tem 7 lugares? antes não tinha...
Pontos negativos:
muito baixo para off road (coloquei calços de 3,5 cm, sacrificando um pouco a estabilidade);
motor fraco, 2.0, cerca de 140 cv para um carro mais pesado.
Voltei para o Diesel comprando a Dakar.
Hoje, ainda não andei muito com a Dakar (cerca de 6 mil km) digo que a Dakar é mais confortável e potente, enquanto o GV mais firme e estável. Não voltaria para o GV.
Abs
A tração que mais deixou saudade, foi a do Defender.
Você tem tudo manual, nada de solenoides, e possibilidade de todas as marchas reduzidas com ou sem bloqueio do diferencial central. Ponto negativo: não tinha como selecionar 4x2, era 4x4 permanente. Primeira reduzida subia morro até sem acelerar.
Abs
LuizCarlos
02/01/2016, 22:25
Hoje os modelos HPE e AT Diesel (5 lugares ) tem a mesma mecânica. Câmbio, Freios, caixa de transferência, tanque de 90L, motor. No meu ponto de vista e o que interessa.
Tinha diferença nos modelos 2013 e alguns modelos 2014.
Abc,
Leandroctba
04/01/2016, 21:55
Boa noite, sou novo no tópico, estava procurando mas não consegui achar postagens, então pergunto quantos quilômetros em média as pastilhas de freio da Dakar estão durando? Desde já muito obrigado
Mac Lira
04/01/2016, 22:18
Tenho uma Dakar hpe 14/15, e troquei as patilhas dianteiras com 18 mil km' e as traseiras com 24 mil km,
Leandroctba
05/01/2016, 18:12
Ok, muito obrigado por responder, acredito que seja esta a média normal, sou um dos condutores de uma frota com 26 Dakar 13/14 AT e estamos trocando com cerca 5 a 7 mil kms, independente da marca das pastilhas Syl, Cobreq, Speed Brake e mesmo as originais Mit quando vieram duraram 5 a 7mil kms também. Atualmente elas estão com cerca de 75mil kms de duros esforços. Se mais alguém lembrar com quantos kms trocou eu agradeço, um abraço
vvlfilizzola
07/01/2016, 09:12
Bom dia algum propietario de Pajero Dakar flex poderia me falar sobre o veiculos to vendo uma para comprar? Meu vais ser so cidade
Hiltonmc
13/01/2016, 17:53
Ok, muito obrigado por responder, acredito que seja esta a média normal, sou um dos condutores de uma frota com 26 Dakar 13/14 AT e estamos trocando com cerca 5 a 7 mil kms, independente da marca das pastilhas Syl, Cobreq, Speed Brake e mesmo as originais Mit quando vieram duraram 5 a 7mil kms também. Atualmente elas estão com cerca de 75mil kms de duros esforços. Se mais alguém lembrar com quantos kms trocou eu agradeço, um abraço
Troquei as minhas pastilhas hoje :
Pastilhas dianteiras : 20 mil km
Pastilhas traseiras : 40 mil km
Marca : todas elas na autorizada Mitsubishi.
Rodo 30% em estrada e 70% em trânsito urbano.
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Dakar Diesel Automática 2010 7 lugares
Leandroctba
14/01/2016, 12:40
Muito obrigado Hilton, realmente a Dakar dos senhores vais ser indestrutível, pois duram 3 vezes mais! As nossas rodam diariamente com mais de meia tonelada, por várias vezes com mais de 600kg, e rodam com aceleração máxima seguidas de frenagens que com 3 pisadas já estão com superaquecimento dos freios, ou então tendo que tracionar todo o peso rodando à apenas 15km/h e sem aproveitar nada de inércia a favor. Realmente submetemos elas a duros esforços, e a resistência delas é muito grande, gosto muito do design dela, e do comportamento das suspensões, o único ponto realmente negativo é o sistema de direção que trava nas grandes solicitações e já causou 3 acidentes na nossa frota, e o câmbio que é perfeito para o dia dia, mas muito lento inicialmente nas acelerações quadra a quadra em emergência, nesta condição o manual realmente seria mais preciso. Quanto ao motor um verdadeiro blindado, nenhum vazamento, exceto pela tampa de óleo e nenhuma situação de problemas como bomba de água, superaquecimentos, quebras, nada, permanecem inalterados desde que chegaram. Eu já gostava da Dakar agora muito mais.
igordcoelho
14/01/2016, 14:17
Muito obrigado Hilton, realmente a Dakar dos senhores vais ser indestrutível, pois duram 3 vezes mais! As nossas rodam diariamente com mais de meia tonelada, por várias vezes com mais de 600kg, e rodam com aceleração máxima seguidas de frenagens que com 3 pisadas já estão com superaquecimento dos freios, ou então tendo que tracionar todo o peso rodando à apenas 15km/h e sem aproveitar nada de inércia a favor. Realmente submetemos elas a duros esforços, e a resistência delas é muito grande, gosto muito do design dela, e do comportamento das suspensões, o único ponto realmente negativo é o sistema de direção que trava nas grandes solicitações e já causou 3 acidentes na nossa frota, e o câmbio que é perfeito para o dia dia, mas muito lento inicialmente nas acelerações quadra a quadra em emergência, nesta condição o manual realmente seria mais preciso. Quanto ao motor um verdadeiro blindado, nenhum vazamento, exceto pela tampa de óleo e nenhuma situação de problemas como bomba de água, superaquecimentos, quebras, nada, permanecem inalterados desde que chegaram. Eu já gostava da Dakar agora muito mais.
Oi Leandroctba,
Muito bom seu ponto de vista no fórum. Comprovando na prática os benefícios da VTR.
Um ponto que já foi pauta por aqui é sobre o travamento do sistema de direção...
Como vocês tiveram 03 episódios..... pode nos contar um pouco mais sobre o acontecido e a experiência
de vocês na prevenção do mesmo...??
Obrigado.
Leandroctba
14/01/2016, 15:59
Todos os nossos acidentes foram em curva "S", ou seja, foi preciso uma rápida manobra de desvio de trajetória, muito semelhante ao teste do alce, porém quando solicitado a manobra rápida na direção ela travou. Antes de começar o serviço sempre faço os testes de mudança brusca ainda no pátio e todas travam, algumas mais do que as outras, mas todas travam. Pedi para um amigo do setor administrativo dirigir ela e a resposta foi "está normal para mim". Então peguei uma motocicleta e falei agora me acompanhe para uma abordagem no mesmo percurso pelos cones, o resultado foi vários cones derrubados, e então perguntei novamente, e a reposta foi, "ela realmente trava". Ou seja, em uma situação normal ela nunca terá problemas, mas nas manobras bruscas como um contra esterço pela perca da traseira, ela não responde rapidamente. Foi justamente nesta perca da traseira que os acidentes aconteceram, quando foi necessária a correção ela não obedeceu, e o resultado foi 2 capotamentos e um atropelamento seguido de colisão. Viatura ficar em duas rodas já fizemos muito, mas contra esterçado e situação resolvida, escape de traseira também, muito comum nas antigas Blazer de nossa frota, mas também resolvido com contra esterço, porém nas Dakar infelizmente acompanhamentos estão sendo abortados em várias situações para para evitar o travamento. Só que isto me deixa indignado, é inadmissível eu ver um flagrante indo embora, me soa como omissão, então resolvi pesquisar um pouco mais e vi que os modelos que apresentavam uma menor tendência a travar tinham o reservatório de direção quase que pela metade, enquanto os que travavam o tempo todo estavam plenos. Peguei uma seringa e retirei o fluido de direção deixando ele pela metade e fiz novamente o teste em 9 viaturas, o resultado foi que a tendência a travar diminuiu, não sumiu, diminuiu. Como fui consultor técnico de veículos importados por cerca 10 anos antes da profissão atual, contatei a MIT para rever o sistema, pois este é um sinal claro de problema de dimensionamento do sistema de pressão da direção hidráulica e a resposta foi aquele sempre educado nada com nada. "estamos trabalhando para melhorar nossos produtos", "entre em contato com uma de nossas autorizadas", "sua observação irá nos ajudar" enfim, nada com nada. Agora infelizmente convivemos com este problema que já ocasionou acidentes graves, alem das inúmeras situações de "essa foi por pouco". Acho a Dakar excelente, isto poderia ser resolvido pela MIT, mas como o percentual de reclamações é ínfimo, realmente vamos ter que conviver com isso por enquanto. Até compreendo pois o público alvo em sua maioria não reclama, pois sequer chegou nestas situações, então realmente não constatou. São poucos que exploraram ela como alguns dos senhores também constataram. O desgaste prematuro dos freios com 5 á 7 mil kms é compreensível, pois ela anda no limite, com peso total carregada e com 4 marchas automáticas que só reduzem quando querem na opção sequencial, então realmente está dentro da condição exigida. Acho ela sensacional, o sistema de tração é muito bom, a suspensão é ótima, o motor excelente, mas a direção realmente poderia ser revista.
igordcoelho
29/01/2016, 09:51
Todos os nossos acidentes foram em curva "S", ou seja, foi preciso uma rápida manobra de desvio de trajetória, muito semelhante ao teste do alce, porém quando solicitado a manobra rápida na direção ela travou. Antes de começar o serviço sempre faço os testes de mudança brusca ainda no pátio e todas travam, algumas mais do que as outras, mas todas travam. Pedi para um amigo do setor administrativo dirigir ela e a resposta foi "está normal para mim". Então peguei uma motocicleta e falei agora me acompanhe para uma abordagem no mesmo percurso pelos cones, o resultado foi vários cones derrubados, e então perguntei novamente, e a reposta foi, "ela realmente trava". Ou seja, em uma situação normal ela nunca terá problemas, mas nas manobras bruscas como um contra esterço pela perca da traseira, ela não responde rapidamente. Foi justamente nesta perca da traseira que os acidentes aconteceram, quando foi necessária a correção ela não obedeceu, e o resultado foi 2 capotamentos e um atropelamento seguido de colisão. Viatura ficar em duas rodas já fizemos muito, mas contra esterçado e situação resolvida, escape de traseira também, muito comum nas antigas Blazer de nossa frota, mas também resolvido com contra esterço, porém nas Dakar infelizmente acompanhamentos estão sendo abortados em várias situações para para evitar o travamento. Só que isto me deixa indignado, é inadmissível eu ver um flagrante indo embora, me soa como omissão, então resolvi pesquisar um pouco mais e vi que os modelos que apresentavam uma menor tendência a travar tinham o reservatório de direção quase que pela metade, enquanto os que travavam o tempo todo estavam plenos. Peguei uma seringa e retirei o fluido de direção deixando ele pela metade e fiz novamente o teste em 9 viaturas, o resultado foi que a tendência a travar diminuiu, não sumiu, diminuiu. Como fui consultor técnico de veículos importados por cerca 10 anos antes da profissão atual, contatei a MIT para rever o sistema, pois este é um sinal claro de problema de dimensionamento do sistema de pressão da direção hidráulica e a resposta foi aquele sempre educado nada com nada. "estamos trabalhando para melhorar nossos produtos", "entre em contato com uma de nossas autorizadas", "sua observação irá nos ajudar" enfim, nada com nada. Agora infelizmente convivemos com este problema que já ocasionou acidentes graves, alem das inúmeras situações de "essa foi por pouco". Acho a Dakar excelente, isto poderia ser resolvido pela MIT, mas como o percentual de reclamações é ínfimo, realmente vamos ter que conviver com isso por enquanto. Até compreendo pois o público alvo em sua maioria não reclama, pois sequer chegou nestas situações, então realmente não constatou. São poucos que exploraram ela como alguns dos senhores também constataram. O desgaste prematuro dos freios com 5 á 7 mil kms é compreensível, pois ela anda no limite, com peso total carregada e com 4 marchas automáticas que só reduzem quando querem na opção sequencial, então realmente está dentro da condição exigida. Acho ela sensacional, o sistema de tração é muito bom, a suspensão é ótima, o motor excelente, mas a direção realmente poderia ser revista.
Oi Leandroctba,
Desculpe em não responder pois estava de férias nestes dias...
Ótimo seu ponto de vista. Como tem varias unidades seus posts são importantissimos...
Obrigado.
Att,
Hiltonmc
18/02/2016, 23:45
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Conforme eu escrevi aqui no dia 13/01/2016, eu troquei todas as pastilhas de freio.
Mas tenho notado um muito pequeno assobio no término da freada. Assim estive hoje na autorizada MIT aqui de Vitória e o técnico me falou que antes a pastilha era de amianto e que agora é de fibra de vidro. Portanto esse muito pequeno assobio é normal.
Hilton
Vitória - ES
Parabéns, meu caro Leandro, por mais este préstimo ao fórum ... os proprietários desse modelo de veículo devem estar atentos com isso ...
Vejam o relato desse nosso colega, no "link" abaixo. Se me permitem, tomo a liberdade de replicá-lo aqui, porque já aconteceu caso semelhante comigo ... também já precisei desviar de um tamanduá à noite ... o bicho é grande e escuro ... na mesma toada que sai do mato, ele entra na pista, sem sequer olhar para os lados ... à noite, quando a gente dá fé, já está em cima dele, havendo necessidade de se fazer uma manobra rápida para desviar; e se isso for feito de surpresa e de forma brusca, poderá travar a direção e capotar o veículo, ou, pior ainda, ir de encontro a outro veículo ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/comparacoes-entre-veiculos/130134-trailblazer-x-dakar-x-sw4-7.html#post2246982
Forte abraço.
Rafabarsi
21/02/2016, 23:07
Bom dia algum propietario de Pajero Dakar flex poderia me falar sobre o veiculos to vendo uma para comprar? Meu vais ser so cidade
Também gostaria de saber sobre a flex, tendo em vista que vou rodar uma média de 8 mil km ano
Carlos ER
03/03/2016, 22:22
Caros colegas,
Gostaria de saber qual a periodicidade que vocês estão realizando a troca de óleo na Dakar a diesel de vocês. Estão trocando com 5.000 ou 10.000km? Sei que o manual menciona que a troca deve ser feita com 5.000. Obrigado!
SavioBatista
05/03/2016, 08:44
Eu troco a cada 5000km ou 6 meses como manda o manual, uso o Oleo recomendado também.
Carlos ER
05/03/2016, 20:35
Eu troco a cada 5000km ou 6 meses como manda o manual, uso o Oleo recomendado também.
Olá Sávio, obrigado pelo retorno. Também faço as trocas de óleo e filtro a cada 5.000km, porém, ouvi dizer que a Mit estava colocando óleo para 10.000. Fiz esta pergunta porque estou planejando em ir para o Chile em Novembro e parece que lá eles não possuem a mesma especificação do óleo do motor para a Dakar. Há relatos de pessoas que passaram apuros por causa disso.
Creio que o jeito mesmo seja levar o óleo daqui.
alienista
18/04/2016, 13:37
Bom dia pessoal, Meu nome é David Lucena e Li boa parte deste tópico sobre a pajero.
Algum dos senhores tem noticias de quando chegara a nova pajero sport no brasil?
abraços
SavioBatista
18/04/2016, 14:30
Bom dia pessoal, Meu nome é David Lucena e Li boa parte deste tópico sobre a pajero.
Algum dos senhores tem noticias de quando chegara a nova pajero sport no brasil?
abraços
Ainda sem previsão e nem confirmação.
Recall Mitisubishi
Mitshubishi faz recall de mais de 140 mil unidades do L200 Triton, Pajero Dakar e Pajero 4x4 - AUTO ESPORTE | Notícia (http://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2016/03/mitshubishi-faz-recall-de-mais-de-140-mil-unidades-do-l200-triton-pajero-dakar-e-pajero-4x4.html)
http://www2.pajeroclub.com.au/forum/images/smilies/drive[1].gif
Mattos,
A minha Triton 2012 já tinha feito esse recall em 2013.
Senhores,
Vou resumir meu relato:
Tive uma Triton HPE 2012 que foi roubada em 2014, como queria uma Hilux e a nova ainda não estava disponível, comprei uma Hilux Flex como provisória até o lançamento e estabilização da nova Hilux.
Porem em uma revisão da pick up, fui ver a nova e verifiquei que a Hilux nova tem menor espaço do que a velha, a SW4 não melhora muito. Como tenho um filho em idade de crescimento, e a espectativa que ele fique grande, com mais de 1,85m, ele não caberá no banco traseiro.
Assim me voltei para a minha opção antiga, a Mitsubishi, e achei a Dakar uma ótima opção, entrou no meu radar.
Minha Triton, fora os bancos dianteiros só me deu alegria, a Dakar é no mesmo nível ou tem diferenças?
Mattos,
Senhores,
Vou resumir meu relato:
Tive uma Triton HPE 2012 que foi roubada em 2014, como queria uma Hilux e a nova ainda não estava disponível, comprei uma Hilux Flex como provisória até o lançamento e estabilização da nova Hilux.
Porem em uma revisão da pick up, fui ver a nova e verifiquei que a Hilux nova tem menor espaço do que a velha, a SW4 não melhora muito. Como tenho um filho em idade de crescimento, e a espectativa que ele fique grande, com mais de 1,85m, ele não caberá no banco traseiro.
Assim me voltei para a minha opção antiga, a Mitsubishi, e achei a Dakar uma ótima opção, entrou no meu radar.
Minha Triton, fora os bancos dianteiros só me deu alegria, a Dakar é no mesmo nível ou tem diferenças?
Caramba, um problema antigo. Ao invés de fabricar os novos veículos com o acerto do fecho, eles fazem do mesmo jeito e chamam para novo recall.
Eu não tive Triton, mas parece que o banco já foi melhorado na versão mais nova.
A minha é uma 5 lugares - os bancos são de tecido. O banco do carona não tem regulagem de altura como acontece nas de 7 lugares cujos bancos são de couro.
Mas em relação a mecânica e dirigibilidade, me de suas impressões.
Entenda que meu próximo veiculo vai receber melhorias e pretendo ficar com ele bastante tempo.
SavioBatista
04/05/2016, 22:49
Mattos,
Senhores,
Vou resumir meu relato:
Ola, mecanicamente são muito parecidas, porem a dakar e bem maior internamente e a postura de quem viaja no banco traseiro e bem mais confortável que na Triton, a dirigibilidade da dakar eu acho com mais estabilidade e confortável. eu acho que não ira se arrepender.
Marco Antonio Costa Lago
07/05/2016, 09:27
Tenho uma Pajero Dakar HPE Diesel 7 lugares 2012 chipada, o carro para mim é insubstituível em relação a espaço interno, mecãnica e estabilidade...só alegria mesmo!
André 1943
07/05/2016, 12:09
Mattos,
Senhores,
Vou resumir meu relato:
Amigo, bom dia
acho que vc está enganado pois em 2013 também fiz recall no capô da minha triton e agora ao me direcionar a concessionária averiguei ser outro recall porém também é no capô . Se não me engano o primeiro recall era apenas para Tritons . Quanto a dakar ela é muito mais espaçosa e confortável, mas tem experiência com as duas e acho a triton na estrada com chuva mais firme a dakar perde a dianteira mais fácil . Mas hj se fosse pra escolher entre as duas iria de dakar. Picape nunca mais!
Tenho uma Pajero Dakar HPE Diesel 7 lugares 2012 chipada, o carro para mim é insubstituível em relação a espaço interno, mecãnica e estabilidade...só alegria mesmo!
Tenho uma idêntica à sua, também chipada, e não penso em outro carro. Quanto a perder a frente na chuva, utilizo o 4x4 quando necessário.
Aproveitando que estou no Fórum, vejam se conseguem tirar esta minha duvida: A Dakar 2012 tem over-drive? A minha, acompanhando pelo tiptronic, após a 4ª marcha, quando ela atinge entre 90 e 100 km, já de 4ª ela passa mais uma marcha. Isto acontece apenas quando volto para a posição D do cambio. A rotação cai um pouco. Se volto para a opção manual, é mostrado no painel o 4. Como nunca andei em outra idêntica, fiquei em duvida uma vez que o cambio automático neste ano é de 4 marchas. Lembrando que ela foi chipada na Reiko.
SavioBatista
09/05/2016, 14:04
Aproveitando que estou no Fórum, vejam se conseguem tirar esta minha duvida: A Dakar 2012 tem over-drive? A minha, acompanhando pelo tiptronic, após a 4ª marcha, quando ela atinge entre 90 e 100 km, já de 4ª ela passa mais uma marcha. Isto acontece apenas quando volto para a posição D do cambio. A rotação cai um pouco. Se volto para a opção manual, é mostrado no painel o 4. Como nunca andei em outra idêntica, fiquei em duvida uma vez que o cambio automático neste ano é de 4 marchas. Lembrando que ela foi chipada na Reiko.
Ola, a minha Dakar 12/13 tb foi remapeada na Reiko, mas mesmo antes de remapear já tinha notado isso, outro detalhe que notei e que quando estou conduzindo de forma mais forte ela fica trabalhando com Giro mais altos e depois quando estabilizo a velocidade por um certo tempo ela simplesmente começa a trabalha em uma faixa de giro mais baixa com a mesma velocidade que eu estava, lembro que fiz esse questionamento na autorizada e fui informado que esse cambio INVECS se adaptada a forma de condução.
O mesmo acontece quando colocamos no modo manual que ela "entende" que será uma tocada mais esportiva e aumenta a faixa de giro.
Bem se é isso ou não eu não sei pois essa informação foi passada pelo Chefe da oficina, mas que acontece isso acontece.
GuiZanette
10/05/2016, 09:14
Bom dia a todos!!!
Tenho uma Dakar 2011 AT, fazem três anos, somente manutenções periódicas normais!!! Só alegrias, maior parte do tempo fazendo 9/10 km/l em trajetos mistos, sou apaixonado pela minha!!
Tenho uma dúvida, a minha quando passo em um alagamento/lâmina de água, joga muita água no para-brisas, e o limpador não dá conta de remover, te deixando meio cego...até liguei para a concessionária e os técnicos confirmaram esse problema que é de design dela mesmo...
Se vejo um alagamento hoje em dia passo bem devagar, salvos dias chuvosos onde você não consegue visualizar uma poça de água...
Acontece com mais alguém aqui?
Fabio Cardillo Vieira
10/05/2016, 10:40
Pessoal bom dia. To querendo comprar uma Dakar HPE, queria saber se tem isofix p fixar cadeira de bebe. valeu
SavioBatista
10/05/2016, 13:52
Bom dia a todos!!!
Tenho uma Dakar 2011 AT, fazem três anos, somente manutenções periódicas normais!!! Só alegrias, maior parte do tempo fazendo 9/10 km/l em trajetos mistos, sou apaixonado pela minha!!
Tenho uma dúvida, a minha quando passo em um alagamento/lâmina de água, joga muita água no para-brisas, e o limpador não dá conta de remover, te deixando meio cego...até liguei para a concessionária e os técnicos confirmaram esse problema que é de design dela mesmo...
Se vejo um alagamento hoje em dia passo bem devagar, salvos dias chuvosos onde você não consegue visualizar uma poça de água...
Isso e normal em todos os carros altos, joga a agua para o para-brisas sempre, No troller e ainda pior. hehehehehe. Na minha Dakar coloquei umas palhetas da Bosch que ficou bem melhor que as originais.
LuizCarlos
10/05/2016, 13:52
Ola, comigo também acontece.
Hiltonmc
10/05/2016, 16:11
Isso e normal em todos os carros altos, joga a agua para o para-brisas sempre, No troller e ainda pior. hehehehehe. Na minha Dakar coloquei umas palhetas da Bosch que ficou bem melhor que as originais.
Savio Batista, obrigado pela dica das palhetas da Bosch. Pois este item mencionado pelo colega GuiZanette também acontece comigo e me deixa muito preocupado, pois ocorre uma enxurrada de água muito rápida e repentina que realmente tampa totalmente a visão.
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Pajero Dakar AT Diesel 2010
GuiZanette
10/05/2016, 16:25
Amigo Savio, obrigado pela resposta!
Então, eu imaginava isso, justamente por ela jogar a água para frente por causa dos pneus mais largos e angulo de ataque da frente alto, e a caminhonete "atropelar" essa água no ar, indo direto para o parabrisas...cheguei a pensar em colocar aquelas badanas de borracha, que talvez alterariam a trajetória da água diminuindo esse efeito...
As minhas palhetas foram colocadas novas na concessionária mas mesmo assim não ficou bom...vou procurar estas da bosh, quase bati a minha uma vez em uma viagem por causa disto, o que me assustou muito...
Abraços!!!
SavioBatista
12/05/2016, 13:31
Amigos, alguém aqui já levou a Dakar para essas chamados "Caça Grilos" ? Meu carro tem um barulho chato no painel e nas colunas, bem na parte do cinto de segurança dianteiros, já tentei de tudo e desmontei algumas vezes mas não consigo resolver.
E um barulho baixo porem muito chato, principalmente na estrada de calçamento (pedras).
SavioBatista
16/05/2016, 23:07
Amigos, alguém sabe dizer se a suspensão da Dakar 2013 mudou para as 2015? estou achando a minha um pouco dura ao passar por pequenas imperfeições na pista, por menor que seja já da uma pancada.
Estou até cogitando a troca da mesma por uma sw4 so por conta disso.
Lucas Diego
26/05/2016, 11:28
Bom dia a todos!!!
Amigo, só aproveitando o post, como estou pesquisando para comprar uma Dakar para expediçoes, a sua é a Diesel? ainda estou em duvida entre Diesel e Flex.
Abs.
Lucas,
Se quiser fazer expedições de verdade, tem que ser a diesel, por conta da autonomia. Não é sempre que se acha combustível decente nas viagens pelo interior.
Abraço
Pajero Outdoor (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/veiculos/mundo-4x4/pajero-outdoor)
cristiano76
01/06/2016, 11:02
Bom dia.
Tenho uma Pajero Dakar HPE 2011/2012 adquirida com 51000 km e hoje ela está com 82000 km. Nos últimos dias ela tem apresentado um pequeno barulho quando eu giro o volante e sinto nas mão como se houvesse um pequeno degrau quando eu esterço. Isso é mais perceptível quando manobro com ela parada ou em baixa velocidade. Estou com receio que possa ser algum defeito na barra de direção. Alguém já teve algum problema parecido? E se teve como conseguiu solucionar o problema?
Carlos ER
01/06/2016, 19:48
Olá Cristiano,
Possuo uma Dakar 2012/2013 e tenho observado que a mesma está fazendo o mesmo barulho. Sinto mais quando manobro com ela parada, parece que a direção está sovando em algum lugar, barulho estranho.
Vou acompanhar aqui no fórum para ver se mais alguém tem/teve o mesmo problema e como conseguiu resolvê-lo.
Abraço.
Isso parece folga em pivô de ponteira ou alguma cruzeta na barra de direção.
pedrodogolzim
03/06/2016, 00:06
Amigo pode mandar o video para pedrodogolzim@hotmail.com
Estou curtindo.
Vamos esperar os comentários dos vários colegas que viram o vídeo. Talvez, devido ao silêncio, já tenham alguma posição.
Abs
pedrodogolzim
03/06/2016, 00:13
Poderia me mandar o video PEDRODOOGOLZIM@HOTMAIL.COM
Estou curtindo.
Vamos esperar os comentários dos vários colegas que viram o vídeo. Talvez, devido ao silêncio, já tenham alguma posição.
Abs
Qual o e-mail, Marcelo?
Abraço,
Miranda
Enviado...
Já colocaram no Youtube
Veja por que a Pajero Dakar pode capotar - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=hohyG0C5J4M)
Amigos,
Qual óleo vocês estão usando?
Não consigo achar o tal do Advento 4x4 10W30 nos postos para troca, nem similar, para diesel só acho o 15W40 ...
Abs
Elton
Vcs estão trocando de 5 em 5 mil km?
Quanto ao vídeo acima, o que vi foi a direção hidráulica progressiva atuando, se você estiver em 5 marcha a 2000 giros, você está a 90 Km/h, se fizer aqueles movimentos que ele fez, capota na hora. A direção endurece justamente para não te deixar capotar o carro.
Miranda_MG
06/06/2016, 23:15
Quanto ao vídeo acima, o que vi foi a direção hidráulica progressiva atuando, se você estiver em 5 marcha a 2000 giros, você está a 90 Km/h, se fizer aqueles movimentos que ele fez, capota na hora. A direção endurece justamente para não te deixar capotar o carro.
Esse vídeo (assim como outros relatos semelhantes) já foi discutido por aqui, algumas (muitas?) páginas atrás.
Definitivamente, não é a progressiva atuando, pois o esterçamento é feito rapidamente para um lado e a direção endurece na volta (no que seria a mesma velocidade).
Há um relato aqui que nesse mesmo tópico que relaciona algum BO da bomba de DH à determinada faixa de rotação do motor. E uma solução paliativa seria diminuir a quantidade de fluido do sistema.
Enfim, a Triton de um conhecido reproduz o teste do vídeo. A direção realmente fica "presa" na volta. A dele é 13/14, se não me engano.
Abraço,
Miranda
Arildo MT
07/06/2016, 00:56
Aqui no MT já houveram ''acidentes'' assim com triton na execução de desvio de rota repentino na pista, vai pra um lado e depois não consegue-se voltar, tanto em asfalto, quanto em terra, tem bastante triton, o pessoal anda arrisco.
SavioBatista
07/06/2016, 14:58
Amigos,
Qual óleo vocês estão usando?
Não consigo achar o tal do Advento 4x4 10W30 nos postos para troca, nem similar, para diesel só acho o 15W40 ...
Abs
Elton
Ola amigo,
O Advento 10w30 vc so encontra na CSS, da uma olhada nesse video:
Novo oleo para veiculos Mitsubishi frota 2014 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CMePKrl0wpc)
Como o valor e dentro do esperado para esse tipo de óleo, coisa de R$ 35,00 o litro, acabo trocando na CSS mesmo a cada 5 mil km, caso queira trocar fora basta levar o recipiente qua a CSS vende o mesmo por litro.
Amigo, tive esta peça roubada na minha l200. Ainda tem ela? Gostaria de me vender?
Carlos ER
19/06/2016, 17:06
Ola amigo,
O Advento 10w30 vc so encontra na CSS, da uma olhada nesse video:
Novo oleo para veiculos Mitsubishi frota 2014 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CMePKrl0wpc)
Como o valor e dentro do esperado para esse tipo de óleo, coisa de R$ 35,00 o litro, acabo trocando na CSS mesmo a cada 5 mil km, caso queira trocar fora basta levar o recipiente qua a CSS vende o mesmo por litro.
Olá Sávio, obrigado por compartilhar este vídeo. Acho uma pena a Mitsubishi ter trocado os lubrificantes Castrol pelos da Petrobras.
A especificação do advento 10w30 é para 10.000km, mas a Mitsubishi enviou uma circular sugerindo que a troca de óleo seja feita a cada 5.000km. Sei que isto consta no manual mas, resolvi questionar a CCS e
Obtive a seguinte resposta: Se o senhor utiliza o veículo de maneira intensa, como por exemplo viagens, utiliza com frequência o
4x4, deve então realizar a troca a cada 5.000km. Caso contrário, poderá realizar com 10.000km ou 6 meses. O que vencer primeiro.
Sempre achei que o uso "intenso" fosse na cidade, devido ao para e anda, e também a temperatura.
Portanto, nem sempre realizo a troca a cada 5.000km.
Angelo Fernandes
20/06/2016, 09:33
Bom dia amigos, Tenho uma Dakar 2010 AT. por duas vezes ela não saiu do lugar em D (Drive). na primeira vez foi no plano com ela fria, acelerei e nada, passei para a R e nada, de repente saiu, depois de um mês mais ou menos hoje com ela ainda fria proximo de casa em um subida leve parei e ao sair nada, parecia que estava no N, más estava no D, passei para o N desci ela um pouco e voltei para o D e ela saiu, ela não está fraca , está com 136.000 KM e é a Diesel , se alguém souber adoraria ouvir, abs a todos
Olá Sávio, obrigado por compartilhar este vídeo. Acho uma pena a Mitsubishi ter trocado os
lubrificantes Castrol pelos da Petrobras.
A especificação do advento 10w30 é para 10.000km, mas a Mitsubishi enviou uma circular sugerindo que a troca de óleo seja feita a cada 5.000km. Sei que isto consta no manual mas, resolvi questionar a CCS e
Obtive a seguinte resposta: Se o senhor utiliza o veículo de maneira intensa, como por exemplo viagens, utiliza com frequência o
4x4, deve então realizar a troca a cada 5.000km. Caso contrário, poderá realizar com 10.000km ou 6 meses. O que vencer primeiro.
Sempre achei que o uso "intenso" fosse na cidade, devido ao para e anda, e também a temperatura.
Portanto, nem sempre realizo a troca a cada 5.000km.
Absurda a incompetência das concessionárias em geral: uso SEVERO acontece no trânsito urbano e no.fora de estrada. O uso em viagens em rodovias é uso leve.
dojao campeao
20/06/2016, 14:29
Bom dia amigos, Tenho uma Dakar 2010 AT. por duas vezes ela não saiu do lugar em D (Drive). na primeira vez foi no plano com ela fria, acelerei e nada, passei para a R e nada, de repente saiu, depois de um mês mais ou menos hoje com ela ainda fria proximo de casa em um subida leve parei e ao sair nada, parecia que estava no N, más estava no D, passei para o N desci ela um pouco e voltei para o D e ela saiu, ela não está fraca , está com 136.000 KM e é a Diesel , se alguém souber adoraria ouvir, abs a todos
Vc tem o histórico p saber se trocaram o óleo do câmbio aos 40/80 e 120.000 km? Caso contrário sugiro que troque numa CCS ou especialista, inclusive com o filtro!
Angelo Fernandes
21/06/2016, 09:39
Bom dia a todos, Dojao , adquiri o carro com 78.000 km, com revisões fita na ccs, fiz descarbonização , troquei o óleo e o filtro do câmbio com 100.000 km , verifiquei está no nível.
Carlos ER
24/06/2016, 11:48
Pessoal,
Alguém aqui já chipou a sua Dakar? Estou pensando em fazer isso com a minha. Caso alguém já tenha feito, gostaria de saber o que achou. Qual foi o ganho de potência, torque e qual o consumo do veículo. Gostaria de saber também se houve algum problema mecânico após a instalação do chip.
Obrigado!
PauloLimited
24/06/2016, 14:56
Pessoal,
Alguém aqui já chipou a sua Dakar? Estou pensando em fazer isso com a minha. Caso alguém já tenha feito, gostaria de saber o que achou. Qual foi o ganho de potência, torque e qual o consumo do veículo. Gostaria de saber também se houve algum problema mecânico após a instalação do chip.
Obrigado!
Tem muita coisa no fórum sobre isso, muita gente que já fez esse serviço na Triton que tem o mesmo motor.
Da uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/156421-10-principais-duvidas-sobre-reprogramacao-e-chip-de-veiculos-diesel.html
Quando quiser achar alguma coisa no fórum, vai no google e digita o nome do carro, o assunto mais 4x4Brasil.
Carlos ER
24/06/2016, 15:11
Tem muita coisa no fórum sobre isso, muita gente que já fez esse serviço na Triton que tem o mesmo motor.
Da uma olhada nesse tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/156421-10-principais-duvidas-sobre-reprogramacao-e-chip-de-veiculos-diesel.html
Quando quiser achar alguma coisa no fórum, vai no google e digita o nome do carro, o assunto mais 4x4Brasil.
Obrigado por enviar o link Paulo.
Vou dar uma olhada.
Abraço!
PauloLimited
24/06/2016, 15:35
Obrigado por enviar o link Paulo.
Vou dar uma olhada.
Abraço!
Da uma olhada no fórum que vc vai achar bastante coisa, mas se fizer o serviço numa empresa séria, pode ficar despreocupado em relação a quebra do motor, se vc dosar o pé e manter a manutenção em dias, pois esse motor é muito bom, além de aceitar muita potencia extra.
Carlos ER
24/06/2016, 18:38
Da uma olhada no fórum que vc vai achar bastante coisa, mas se fizer o serviço numa empresa séria, pode ficar despreocupado em relação a quebra do motor, se vc dosar o pé e manter a manutenção em dias, pois esse motor é muito bom, além de aceitar muita potencia extra.
Olhei o fórum e gostei bastante. Agradeço mais uma vez por me enviar. Sou de SC e encontrei uma empresa muito boa em Jaraguá do Sul. Talvez eu acabe fazendo o serviço com eles. Meu único medo era sobre a vida útil do motor. Mas como você mesmo disse, dosando o pé e realizando as manutenções em dia creio que não haverá problemas.
Fiz na minha Dakar 2012 com a Reiko. Achei que ficou muito bom. O carro fica bem mais esperto e o consumo não alterou. Agora se você pisar, chega aos 200 km/h e o consumo também aumenta.
Pessoal,
Obrigado!
Carlos ER
25/06/2016, 11:43
Fiz na minha Dakar 2012 com a Reiko. Achei que ficou muito bom. O carro fica bem mais esperto e o consumo não alterou. Agora se você pisar, chega aos 200 km/h e o consumo também aumenta.
Olá Stpam, obrigado pelo seu depoimento.
Minha intenção é apenas em retirar o delay que se tem em baixas rotações. Porém, me
Preocupo bastante com a longevidade do motor. Pesquisei bastante sobre o assunto,
E até agora não encontrei nenhum relato de proprietários que tenham sofrido algum problema após a reprogramação ou instalação do chip de potência.
Abraço!
Alguém sabe me informar a referência de lâmpadas de LED para o farol alto, baixo e neblina da Pajero Dakar 2012?
SavioBatista
27/06/2016, 22:34
Olá Stpam, obrigado pelo seu depoimento.
Minha intenção é apenas em retirar o delay que se tem em baixas rotações. Porém, me
Preocupo bastante com a longevidade do motor. Pesquisei bastante sobre o assunto,
E até agora não encontrei nenhum relato de proprietários que tenham sofrido algum problema após a reprogramação ou instalação do chip de potência.
Abraço!
Olá amigo,
Minha Dakar e 2013 e está com 62 mil km, fiz nela o chamado stage 1 da Reiko para aproximadamente 205cv, quando fui fazer o maior objetivo seria melhorar o 0 a 100 para deixar o carro mais "leve" no anda e para da cidade e a segurança nas ultrapassagens, ja que a minha media quando viajo sempre fica na casa dos 110 a 120 constantes.
O resultado foi que a minha dakar foi da agua para o vinho, muito gostosa de rodar e sempre bem disposta com torque e resposta do acelerador sempre presentes quando preciso.
Outros detalhes: O Diesel sempre uso o S10 Aditivado e coloco o Teccom 10 e faço todas as revisões na autorizada mesmo com meu carro fora da garantia, ate agora 0 de problemas com a bruta e nada de fumaça preta!
Carlos ER
30/06/2016, 09:02
Olá amigo,
Minha Dakar e 2013 e está com 62 mil km, fiz nela o chamado stage 1 da Reiko para aproximadamente 205cv, quando fui fazer o maior objetivo seria melhorar o 0 a 100 para deixar o carro mais "leve" no anda e para da cidade e a segurança nas ultrapassagens, ja que a minha media quando viajo sempre fica na casa dos 110 a 120 constantes.
O resultado foi que a minha dakar foi da agua para o vinho, muito gostosa de rodar e sempre bem disposta com torque e resposta do acelerador sempre presentes quando preciso.
Outros detalhes: O Diesel sempre uso o S10 Aditivado e coloco o Teccom 10 e faço todas as revisões na autorizada mesmo com meu carro fora da garantia, ate agora 0 de problemas com a bruta e nada de fumaça preta!
Olá Sávio, bom dia! Obrigado pelas informações. Muito bom saber que a mudança no comportamento da sua Dakar foi brusca e que até o presente momento ela apresentou 0 de problemas. Devo realizar o serviço daqui a uns 2 meses.
Abraço!
Leonardo Machado
05/07/2016, 23:11
Vcs estão trocando de 5 em 5 mil km?
Notle... eu tb tenho uma dakar 2015! O que vc concluiu??? Faz a troca ou não???
Eu questionei no SAC da Mit... e um engenheiro me ligou... recomendou trocar de 5000 em 5000... para maio proteção do motor! Mas tb disse que não é caso de perda de garantia se fizer as revisões periódicas de 10 em 10 mil!
Leonardo Machado
05/07/2016, 23:31
Vcs utilizam muito o freio motor da pajero dakar, nas viagens??? Alguém recomendaria? E como seriam as reduzidas?
SavioBatista
08/07/2016, 00:56
Vcs utilizam muito o freio motor da pajero dakar, nas viagens??? Alguém recomendaria? E como seriam as reduzidas?
Utilizo nas descidas de serra, coloco no modo manual e fico revezando entre 1 e 2 de acordo com a necessidade.
Os amigos sabiam que a Dakar deixou de ser "Dakar", e virou somente Pajero?
Segundo o dono da Mitsubishi de Florianópolis, após pesquisas da marca no Brasil, a utilização sistemática do nome Dakar, desacompanhado do pré-nome Pajero, estava fazendo o modelo se afastar desta linhagem, que tem comercialmente uma marca muito forte (PAJERO).
Assim, as novas já não ostentam mais o nome Dakar, apesar de muito apropriado e marcante.
Será difícil o povo falar somente "Pajero". As pessoas certamente lhe perguntarão: "qual o modelo?".
Precisaria de uma campanha maciça para modificar este entendimento.:concordo:
Glaicon,
São 3 veículos bem diferentes que tem o mesmo nome, por isso as pessoas pararam de falar Pajero.
Fora do Brasil, é a mesma coisa, só que lá a Pajero Dakar é Pajero Sport.
Pajero Full - é a Pajero verdadeira, fora do Brasil se chama Pajero
Pajero Dakar - é carroceria perua da L-200, fora do Brasil se chama Pajero Sport
Pajero TR4 - é um jipe pequeno, fora do Brasil se chama Pajero Pinin
Acho que nunca vai colar essa de ficar só no Pajero, já que a pergunta "qual o modelo?" é natural.
Abraço
Glaicon,
São 3 veículos bem diferentes que tem o mesmo nome, por isso as pessoas pararam de falar Pajero.
Fora do Brasil, é a mesma coisa, só que lá a Pajero Dakar é Pajero Sport.
Pajero Full - é a Pajero verdadeira, fora do Brasil se chama Pajero
Pajero Dakar - é carroceria perua da L-200, fora do Brasil se chama Pajero Sport
Pajero TR4 - é um jipe pequeno, fora do Brasil se chama Pajero Pinin
Acho que nunca vai colar essa de ficar só no Pajero, já que a pergunta "qual o modelo?" é natural.
Abraço
Pois é.
O "Dakar" é muito apropriado e marcante.
Certamente os proprietários reclamarão nas concessionárias, quando lá comparecerem em busca de uma mais nova e verem a perda do nome.:concordo:
Carlos ER
20/07/2016, 18:19
Olá pessoal,
Alguém aqui utiliza/utilizou os amortecedores offshox na Dakar? Saberiam me dizer se aumentou o conforto? Minha Dakar está com 80.000km e estou achando ela dura. Talvez seja os amortecedores.
Gostaria de obter a opinião dos colegas.
Abraço!
Senhores, uma ajuda pra quem está em busca de um bom SUV/4x4:
Tenho pesquisado muito e minhas buscas recaem sobre o Pajero Dakar HPE diesel 7 lugares, a partir de 2014, 2015 (AT 5 marchas e motor 180cv). Gostei do interior, design interno e externo, a propalada aptidão 4x4, os 7 lugares que se escondem na mala e, também, a versatilidade da tração oferecida na versão HPE. Ainda falta experimentar o Dakar....
Minhas dúvidas quanto ao referido carro são:
1) Será que é um carro que "envelhece" bem como os Hilux? Tenho visto uns pouquíssimos rodados e tenho receio de que alta quilometragem possa ser um problema (envelhecer mal seria: ruídos internos, manutenção cara, baixo valor de revenda, etc);
2) Quanto ao conforto: É um bom carro pra rodar também no asfalto? Vou fazer o TD na Dakar, mas já dirigi a SW4 e gostei bastante, pois o toyota é macio, tem boa desenvoltura, interior intacto apesar de alguns com alta quilometragem que já experimentei;
3) O pós-venda da Mistubishi é tão inferior ao da Toyota como já li em alguns lugares? Já ouvi que css Mit não gosta nem de receber carros da marca na troca com grande km.... isso procede?
Fico na dúvida, por eu ser um consumidor assumidamente mais tradicional, se eu não deveria ir na "segurança" de um Toyota SW4.
Obrigado a quem puder ajudar com comentários!!!
Senhores, uma ajuda pra quem está em busca de um bom SUV/4x4:
Tenho pesquisado muito e minhas buscas recaem sobre o Pajero Dakar HPE diesel 7 lugares, a partir de 2014, 2015 (AT 5 marchas e motor 180cv). Gostei do interior, design interno e externo, a propalada aptidão 4x4, os 7 lugares que se escondem na mala e, também, a versatilidade da tração oferecida na versão HPE. Ainda falta experimentar o Dakar....
Minhas dúvidas quanto ao referido carro são:
1) Será que é um carro que "envelhece" bem como os Hilux? Tenho visto uns pouquíssimos rodados e tenho receio de que alta quilometragem possa ser um problema (envelhecer mal seria: ruídos internos, manutenção cara, baixo valor de revenda, etc);
2) Quanto ao conforto: É um bom carro pra rodar também no asfalto? Vou fazer o TD na Dakar, mas já dirigi a SW4 e gostei bastante, pois o toyota é macio, tem boa desenvoltura, interior intacto apesar de alguns com alta quilometragem que já experimentei;
3) O pós-venda da Mistubishi é tão inferior ao da Toyota como já li em alguns lugares? Já ouvi que css Mit não gosta nem de receber carros da marca na troca com grande km.... isso procede?
Fico na dúvida, por eu ser um consumidor assumidamente mais tradicional, se eu não deveria ir na "segurança" de um Toyota SW4.
Obrigado a quem puder ajudar com comentários!!!
Olha, vir aqui pedir apoio para lhe tirarem a Toyota da cabeça, fica difícil.
Você já parece bem decidido.
Eu tenho uma SW4 das antigas, que está quase vendida, e comprei um Mitsubishi, no caso uma Pajero Full.
Estou muito contente.
Anda mais, gasta menos, possui mimos que a Toyota não tem, mesmo as novas, e o seguro ficou com preço atraente.
A Dakar também é bem completa.
Manutenção, todas darão, seja SW4, Full ou Dakar.
Mas, para ajudar nas suas idéias, pesquise aqui o link Mit-Renova.
MIT Renova - Auto Pecas Remanufaturadas Mitsubishi (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/servicos-e-beneficios/servicos-especializados/renova-mitsubishi)
São as próprias concessionárias vendendo peças de viaturas novas danificadas, com preço de usadas.
Venderam um par de amortecedores da Triton por R$ 200,00. Com garantia de peça nova!
Qual a finalidade desta política?
A curto prazo, aproximar os consumidores da marca e das concessionárias com preço competitivo.
A longo prazo, diminuir o furto de veículos, pois fará o consumidor migrar do desmanche para a concessionária, permitindo até baixar o preço do seguro.
São diferenciais assim que poderão fazer você migrar de marca.
Portanto, pesquise e decida por você mesmo.:concordo:
Olha, vir aqui pedir apoio para lhe tirarem a Toyota da cabeça, fica difícil.
Você já parece bem decidido.
Eu tenho uma SW4 das antigas, que está quase vendida, e comprei um Mitsubishi, no caso uma Pajero Full.
Estou muito contente.
Anda mais, gasta menos, possui mimos que a Toyota não tem, mesmo as novas, e o seguro ficou com preço atraente.
A Dakar também é bem completa.
Manutenção, todas darão, seja SW4, Full ou Dakar.
Mas, para ajudar nas suas idéias, pesquise aqui o link Mit-Renova.
MIT Renova - Auto Pecas Remanufaturadas Mitsubishi (http://www.mitsubishimotors.com.br/wps/portal/mit/servicos-e-beneficios/servicos-especializados/renova-mitsubishi)
São as próprias concessionárias vendendo peças de viaturas novas danificadas, com preço de usadas.
Venderam um par de amortecedores da Triton por R$ 200,00. Com garantia de peça nova!
Qual a finalidade desta política?
A curto prazo, aproximar os consumidores da marca e das concessionárias com preço competitivo.
A longo prazo, diminuir o furto de veículos, pois fará o consumidor migrar do desmanche para a concessionária, permitindo até baixar o preço do seguro.
São diferenciais assim que poderão fazer você migrar de marca.
Portanto, pesquise e decida por você mesmo.:concordo:
Prezado Glaicon, obrigado pela resposta!!!!
Na verdade é o contrário: Eu quero é motivos pra fechar de vez num Dakar (ao invés do SW4), pois o Mitsubishi é minha opção número 1 nesse momento rsrsrs.... mas como eu nunca tive um Mitsubishi, daí minhas dúvidas quando ao carro em longo prazo de uso ;)
Gostei muito de saber fo Mit-Renova, serviu de empolgação a mais.
SavioBatista
25/07/2016, 21:56
Amigo, minha familia vem de longa data com os MITS, na verdade desde 1993 com a L-200, hoje são nada mais do que 3 Pajero Full (2008, 2010 e 2014), TR4 2012, ASX 2011 e a minha Dakar 2013.
Nunca tivemos problemas com a marca e os custos se resume a manutenção de rotina, porem conheço pessoas que compraram Triton por um preço bem abaixo do mercado e ficam reclamando que e o carro so quebra, porem na verdade ele foi quem comprou um carro já bastante sofrido.
o que posso dizer e que Fazendo uma Manutenção correta, troca de óleos e filtros nos prazos determinados e utilizando um Diesel de qualidade esses carros duram uma eternidade, porem o problema é que isso também vai acontecer com a toyota!
São carros feitos para durar! o maior diferencial entre as marcas é o gosto pessoal, eu mesmo passei 2 dias com uma sw4 2013 (de um amigo que estava vendendo) e mesmo sendo um ótimo carro eu não me sentia seguro, a SW4 é bem macia e confortável, porem isso tem um preço na falta de estabilidade pois é impressionante como o carro "deita" nas curvas e sai de traseira! Na Dakar entro na mesma curva e na mesma velocidade e o carro mesmo cantando os pneus não deita e fica sempre na mão. Velha relação conforto vs estabilidade.
Então meu amigo é isso, se possível faça como eu e ande nas duas, esse Dilema Toyta vs Mit vem de longa data..... rsrsrsrsrsrs
RaphaelF
26/07/2016, 01:17
Amigo, minha familia vem de longa data com os MITS, na verdade desde 1993 com a L-200, hoje são nada mais do que 3 Pajero Full (2008, 2010 e 2014), TR4 2012, ASX 2011 e a minha Dakar 2013.
Nunca tivemos problemas com a marca e os custos se resume a manutenção de rotina, porem conheço pessoas que compraram Triton por um preço bem abaixo do mercado e ficam reclamando que e o carro so quebra, porem na verdade ele foi quem comprou um carro já bastante sofrido.
o que posso dizer e que Fazendo uma Manutenção correta, troca de óleos e filtros nos prazos determinados e utilizando um Diesel de qualidade esses carros duram uma eternidade, porem o problema é que isso também vai acontecer com a toyota!
São carros feitos para durar! o maior diferencial entre as marcas é o gosto pessoal, eu mesmo passei 2 dias com uma sw4 2013 (de um amigo que estava vendendo) e mesmo sendo um ótimo carro eu não me sentia seguro, a SW4 é bem macia e confortável, porem isso tem um preço na falta de estabilidade pois é impressionante como o carro "deita" nas curvas e sai de traseira! Na Dakar entro na mesma curva e na mesma velocidade e o carro mesmo cantando os pneus não deita e fica sempre na mão. Velha relação conforto vs estabilidade.
Então meu amigo é isso, se possível faça como eu e ande nas duas, esse Dilema Toyta vs Mit vem de longa data..... rsrsrsrsrsrs
.
Maneiro, Savio, meu tio teve uma L-200 quadrada azul com aqueles adesivos de época..
Na época meu pai tinha uma Mitsubishi Space Wagon 92 2.4L, carro muito confortável, terceira fileira de bancos, carro robusto e durável porém chegava a hora de trocar...fomos a Mit aqui do Rio, inclusive no dia que fomos estava aquela cantora Sandra de Sá..fomos ver as L-200 da concessionária e tivemos a notícia que sequer aceitavam o carro na troca...kkkkkkk
Meu pai arrancou a terceira fileira de som, entupiu de som, pintou o interior com partes amarelas kkk colocou uma tv na mala e aqueles dvdzinho de console retrátil Alpine(recomendo essa marca, durou muitos anos), tinha playstation 2 etc parecia aquele negócio de velozes e furiosos, só que com uma minivan hahahahahaha cara, boas lembranças tive agora, eu era mlq.
Assim foi nosso primeiro e último Mit, acabamos partindo pra concorrente japa, de lá pra cá uma SR5, uma SRV , uma Band e uma Prado(essa até hoje), essa sim concorrente a altura com a estabilidade das Mits pois é calçada em rodas 17", tração integral até os 80 km/h, já entrei umas muito chutado com ela, oque uma SW4 ela certamente estaria de rodas pro alto kkkkkk nunca dirigi nenhum Mit a não ser a Space Wagon 2.4L mas curto o Mit Lancer e teria um daqueles mais antigos pelo design e fabricação robusta, igual a esse:Mitsubishi Lancer ano 1998 Automático, 1998 - Carros - Ipiranga, Ribeirão Preto | bomnegócio agora é OLX.com.br (http://sp.olx.com.br/regiao-de-ribeirao-preto/veiculos/carros/mitsubishi-lancer-ano-1998-automatico-224280420?xtmc=lancer&xtnp=1&xtcr=5)
hehehe um abraço a todos e bons km's....
Também estava na dúvida entre a SW4 e a Dakar e preferir a MIT. Comprei no último dia 03.08.16 uma HPE 2013 com 65 mil KM e todas revisões na concessionária, o carro parece zero. A suspensão dianteira parece dura no ínicio mas com a adaptação ao carro esta sensação vai sumindo.
LUIS ANTONIO -BA
08/08/2016, 14:35
Prezado Glaicon, obrigado pela resposta!!!!
Na verdade é o contrário: Eu quero é motivos pra fechar de vez num Dakar (ao invés do SW4), pois o Mitsubishi é minha opção número 1 nesse momento rsrsrs.... mas como eu nunca tive um Mitsubishi, daí minhas dúvidas quando ao carro em longo prazo de uso ;)
Gostei muito de saber fo Mit-Renova, serviu de empolgação a mais.
Caro amigo,
Tive 4 Tritons e tenho uma Dakar que comprei zero e já está com 80.000
o carro pode comprar sem medo
manutenção mais barata que a toyota
seguro mais barato
pos venda é pior que toyota
porém pelo que se precisa de garantia não faz falta
luciano Rio
10/08/2016, 10:09
Bom dia galera,
que tal criarmos um grupo no whatsapp para troca de informações e ajuda?
Troquei a minha toyota prado em uma sw4, não gostei e agora troquei por uma dakar, acho o carro excelente.
Vou deixar meu número caso alguém queira iniciar um grupo.
(21) 972203202
grande abraço
Caro amigo,
seguro mais barato
Obrigado pelos comentários Luis.
Estou querendo uma 14/15 ou 15/15 HPE Diesel 7 lugares, já com câmbio AT 5M e motor 180cv. Estou em busca de um pouco rodado com essas características.
Tenho lido muito a respeito e gosto demais da versatilidade da tração da Dakar, com 4x2, 4x4 permanente, reduzida e blocante e o tanque de 90lts que dá maia autonomia. Acho que pra brincar em algumas trilhas e viajar bastante em asfalto (e até andar na neve) acho que vai ser uma boa escolha.
Nada contra a Toyota SW4 que é uma belíssima marca e o carro certamente é um tanque. Mas o Mitsubishi Dakar tem um apelo mais esportivo, que combina mais com minha personalidade. E vc tem que levar isso em consideração na escolha, pelo menos acho assim.
E se alia isso a robustez necessária, pra mim é a escolha ideal.
Bom dia galera,
que tal criarmos um grupo no whatsapp para troca de informações e ajuda?
Troquei a minha toyota prado em uma sw4, não gostei e agora troquei por uma dakar, acho o carro excelente.
Vou deixar meu número caso alguém queira iniciar um grupo.
(21) 972203202
grande abraço
Eu tô nessa heim!!!
LUIS ANTONIO -BA
10/08/2016, 22:16
Eu tô nessa heim!!!
Vamos começar então um grupo
luciano Rio
11/08/2016, 08:45
Bom dia rapaziada!!!!
O grupo no whatsapp ja está ativo, deixem seus numeros com ddd para que possamos adicionar os novos participantes.
Grande abraço.
Hiltonmc
11/08/2016, 18:08
Caro amigo,
seguro mais barato
Vou deixar minha impressão :
Na época que comprei a minha Pajero Dakar 2010 Diesel HPE 7 lugares, eu não tinha 30 mil reais a mais para comprar uma SW4 com ano equivalente. Hoje, depois de 6 anos, ela está com 140 mil km. Todas as revisões na autorizada MIT e sempre usei óleo diesel comum.
Tenho como hobby tirar fotos da fauna silvestre brasileira, assim quase todo fim de semana, eu entro em estrada de chão.
No modo 4x4, bloqueio de diferencial central e reduzido (4LLc) ela se comporta igual a um trator. Nunca atolei.
Ando devagar em buracos, ou seja, nunca a usei para fazer rallyes do tipo quem chega primeiro, não comprei o Trambolhão para isso, meu objetivo é de apenas chegar nos lugares onde estão os bichos silvestres para tirar as fotos. Já estive em Castelhanos (Ilhabela-SP) em época de chuva.
Econômica (média global de 9 km/l 70% cidade e 30% estrada). Em estrada ela chega a 12 km/l.
Meu Trambolhão (nome carinhoso) não têm nenhum problema.
Os 7 bancos da Pajero Dakar permitem uma combinação excelente, já dormi várias vezes dentro dela em meus safáris fotográficos.
Às vezes puxo um pequeno barco de alumínio.
Com relação à correr com ela, nada a declarar, pois não tenho mais pressa nenhuma em minhas viagens e assim ando em velocidade que eu considero segura.
Tenho consciência que quando resolver vender, não será fácil, pois não é tão comercial quanto a Honda e Toyota.
Minha próxima será novamente uma Pajero Dakar. Recomendo.
Abraços capixabas para todos
Hilton
Vitória - ES
Pajero Dakar 2010 Diesel HPE 7 lugares.
SavioBatista
11/08/2016, 21:01
Como já disse anteriormente, venho de uma família com uma longa historia na marca Mit. (desde 1993), e mesmo assim tentei, juro que tentei pegar uma SW4 antes da minha Dakar, mas mesmo sendo um excelente carro eu não me sentia 100% nela, faltava alguma coisa para encaixar, dai resolvi pegar a Dakar que mesmo sendo mais dura (minha opinião) e com alguns grilos a mais eu me sinto melhor nela.
A Posição de dirigir, estabilidade e o design mais esportivo me encantaram. Agora a cereja do bolo foi a reprogramação que fiz na Reiko, o chamado Stage 1 de 205cv deixou o carro muito mais gostoso de se rodar no dia a dia na cidade e melhorou muito as ultrapassagens nas estradas; resolvo que isso não quer dizer que eu ande como um maluco! A minha velocidade de cruzeiro fica em torno dos 120km/h nas viagens.
Como já disse anteriormente, venho de uma família com uma longa historia na marca Mit. (desde 1993), e mesmo assim tentei, juro que tentei pegar uma SW4 antes da minha Dakar, mas mesmo sendo um excelente carro eu não me sentia 100% nela, faltava alguma coisa para encaixar, dai resolvi pegar a Dakar que mesmo sendo mais dura (minha opinião) e com alguns grilos a mais eu me sinto melhor nela.
A Posição de dirigir, estabilidade e o design mais esportivo me encantaram. Agora a cereja do bolo foi a reprogramação que fiz na Reiko, o chamado Stage 1 de 205cv deixou o carro muito mais gostoso de se rodar no dia a dia na cidade e melhorou muito as ultrapassagens nas estradas; resolvo que isso não quer dizer que eu ande como um maluco! A minha velocidade de cruzeiro fica em torno dos 120km/h nas viagens.
Boa Savio. Eu já fui cliente da Reiko e gosto muito do produto. Maurício é um cara 100%. E amigo.
Como fica o consumo da Dakar 3.2 TD com remap deles nessa veloc cruzeiro de 120? Esse seu motor é o de 180cv ou o anterior?
LUIS ANTONIO -BA
12/08/2016, 10:28
Boa Savio. Eu já fui cliente da Reiko e gosto muito do produto. Maurício é um cara 100%. E amigo.
Como fica o consumo da Dakar 3.2 TD com remap deles nessa veloc cruzeiro de 120? Esse seu motor é o de 180cv ou o anterior?
Tambem faço serviços com Mauricio
o carro fica um foguete
pena que ainda não saiu para nova Hilux
mas a Pajero show
SavioBatista
12/08/2016, 12:19
170cv, e o anterior, o consumo na media dos 120 fica na casa dos 10km/l a 11m/l dependendo da estrada, mesma coisa que anteriormente, o consumo so vai aumentar se vc andar pisando, por ex. quando fiz o remap não podia vc outro carro colando na minha traseira que já sentava a bota, ai não tem erro o consumo ia para a casa dos 8km/l. rsrsrsrsrs.
claudiomarcano
13/08/2016, 15:47
Olá amigos, muito interessante esse tópico sobre a Dakar! Principalmente agora que também entrei na "Nave". Duas dúvidas, uma em relação ao óleo, troquei e resolvi usar o 5w30 sintético da petronas, uma vez que a especificação Mit mudou, e como 5w corresponde à viscosidade de partida, resolvi "arriscar" e não que seja mais barato! E a outra é em relação ao painel que na buraqueira pesada parece que vai cair! Grato pelo atenção!
LUIS ANTONIO -BA
14/08/2016, 12:21
Olá amigos, muito interessante esse tópico sobre a Dakar! Principalmente agora que também entrei na "Nave". Duas dúvidas, uma em relação ao óleo, troquei e resolvi usar o 5w30 sintético da petronas, uma vez que a especificação Mit mudou, e como 5w corresponde à viscosidade de partida, resolvi "arriscar" e não que seja mais barato! E a outra é em relação ao painel que na buraqueira pesada parece que vai cair! Grato pelo atenção!
Com relação ao óleo uso sempre o especificado pelo manual
Já o painel pode dar um reapertada
SavioBatista
14/08/2016, 17:17
O Oleo da minha comecei usando o castro depois os da Petrobras, como faço as revisões na CSS dai fico no que a fabrica recomenda mesmo, sobre o Painel caso seu carro esteja fora da garantia o melhor e procurar esses casa grilos, fica perfeito e ainda melhora muito a isolamento acústico do carro, já fiz em uma Pajero Full e ficou 10!, Na dakar ainda não precisei.
SavioBatista
23/08/2016, 06:44
Olá amigos,
so para informar que tem um grupo da Pajero e Pajero Dakar no Facebook, quem quiser participar:
Grupo publico Clube da Mitsubishi Pajero Dakar | Facebook (https://www.facebook.com/groups/915159165174504/1234834256540325/?notif_t=like¬if_id=1471943950289896)
Abraço
lfschmitz
23/08/2016, 06:54
A barulheira no painel muito provavelmente é provocada pela fixação da central multimídia. No meu carro eu mesmo abri o painel (há um tutorial no YouTube mostrando como tirar a capa que cobre aquela parte central do painel). Fiz um reaperto e organizei os fios e conectores (a instalação é muito desleixada...) e durante muitos km o carro ficou super silencioso. O próximo passo é repetir o procedimento e colocar uns pontos de espuma expansível de PU (aquela de fixar caixilho de porta), tomando cuidado pra não cobrir a refrigeração da central multimídia. E talvez trocar a própria central, pq a Clarion que vem de fábrica é um traste.
Carlos ER
24/08/2016, 11:34
Caros colegas,
Realizei nesta última segunda-feira a 8ª revisão na minha Pajero Dakar. Me recordo que comentaram aqui no grupo sobre um rangido na direção e até então não se sabia a solução. A minha também estava fazendo este barulho, parecia algo sovando quando se estercia a direção para ambos os lados. Relatei o problema nesta última revisão e a solução foi muito simples. O chefe de mecânica da MIT apenas aplicou um silicone em spray na coifa da direção que fica logo acima dos pedais do freio e acelerador. O barulho sumiu. Caso o rangido volte, o mesmo me orientou a retornar com o veículo na CCS para que a coluna seja desmontada para uma lubrificação na parte externa da coifa. Com o acúmulo de pó, barro e etc, a mesma vai ressecando. Espero que esta dica posso auxiliar os demais colegas do grupo.
Meu próximo passo agora é colocar novos pneus, estou inclinando para os Michelin LTX cross, apesar de ter encontrado um bom preço nos Pirelli ATR. Tenho a impressão que os Michelin são mais macios e rodam mais.
Por último, quero fazer a reprogramação na central. Verifiquei com a Reiko da minha região e o ganho de potência chega a 80cv no stage 1. Mas segundo eles, é necessário recalibrar a bomba injetora. Fiquei receoso quanto a isto.
Já na Digipower o ganho CV é menor,
Mas não se alterada nada no motor.
Agradeço se puderem compartilhar as suas experiências.
Abraço.
Olá amigos,
so para informar que tem um grupo da Pajero e Pajero Dakar no Facebook, quem quiser participar:
Grupo publico Clube da Mitsubishi Pajero Dakar | Facebook (https://www.facebook.com/groups/915159165174504/1234834256540325/?notif_t=like¬if_id=1471943950289896)
Abraço
Olá Savio, já me inscrevi nesse grupo.
Pessoal. Peguei meu Dakar HPE Diesel 14/15 muito top. Carro único dono (que mudou pros EUA, comprei com o pai dele), muito novo: 20 mil km.... zerado de tudo. E ainda tem 1 ano e 7 meses de garantia Mit (comprado zero em 03/2015).
Infelizmente comprar 0km era impossível, vi os preços de um top desse no site da Mit e caiu o queixo. Caro demais. Um seminovo desses é o que eu queria e acho que vai me atender bem.
Vou fazer a 3a revisão na Mit e aí é só aproveitar.
Amando o carro. Eu já tinha testado o Dakar antes gostado.
SavioBatista
24/08/2016, 16:16
Caros colegas,
Realizei nesta última segunda-feira a 8ª revisão na minha Pajero Dakar. Me recordo que comentaram aqui no grupo sobre um rangido na direção e até então não se sabia a solução. A minha também estava fazendo este barulho, parecia algo sovando quando se estercia a direção para ambos os lados. Relatei o problema nesta última revisão e a solução foi muito simples. O chefe de mecânica da MIT apenas aplicou um silicone em spray na coifa da direção que fica logo acima dos pedais do freio e acelerador. O barulho sumiu. Caso o rangido volte, o mesmo me orientou a retornar com o veículo na CCS para que a coluna seja desmontada para uma lubrificação na parte externa da coifa. Com o acúmulo de pó, barro e etc, a mesma vai ressecando. Espero que esta dica posso auxiliar os demais colegas do grupo.
Meu próximo passo agora é colocar novos pneus, estou inclinando para os Michelin LTX cross, apesar de ter encontrado um bom preço nos Pirelli ATR. Tenho a impressão que os Michelin são mais macios e rodam mais.
Por último, quero fazer a reprogramação na central. Verifiquei com a Reiko da minha região e o ganho de potência chega a 80cv no stage 1. Mas segundo eles, é necessário recalibrar a bomba injetora. Fiquei receoso quanto a isto.
Abraço.
A minha fiz na Reiko tb, mas na epoca o Stage 1 não era 80cv, e sim coisa de uns 40cv e não alterei nada no carro (turbina e etc tudo original), desde que fui a primeira vez neles deixei bem claro que queria algo bem simples para melhorar o dia a dia na cidade, ou seja, com foco no 0 a 100, meu carro ficou perfeito e está ótimo até hoje! Acho que com o tempo está se criando uma espécie de competição entre essas empresas e cada uma que fazer um stage 1 mais forte, ai o medo fica em saber como fica a durabilidade do motor nesses casos.
Caros colegas,
Abraço.
Olá Carlos ...
Bom dia.
- Barulho na direção: Também tive esse problema. Levei duas vezes na css. Na primeira vez, o chefe de oficina desculpou-se, informando que o mecânico bobeou em alguma coisa, de forma que o serviço não foi bem feito. Na segunda vez, o problema foi definitivamente resolvido, sem necessidade de trocar nenhuma peça. Isso aconteceu há pelo menos um ano, e até agora, tudo perfeitamente OK!!!!. Não me lembro bem do relato do chefe da oficina, mas, parece-me que fizeram exatamente algo parecido com isso aí que você comentou ... lembrando que, mesmo esses veículos serem muito resistentes, há que se tomarem certos cuidados com a direção e rodas, eis que são muito pesados: Evitar disterçar a direção com o veículo completamente parado, mas, sim, em movimento ... evitar forçar as rodas contra guias de arruamento ... evitar forçar a direção no limite do curso ... etc. ...
- Pneus Pirelli (original) x outras marcas: Estive também com esse dilema. O volante de minha viatura tremia, sempre que atingia uma velocidade em torno de 120 kms/h na estrada. A respeito de tal tremedeira, eu já havia visto muitos relatos na internet, assim como algumas reclamações no site ReclameAqui. Também vi relatos de que tal tremedeira era ocasionada em razão de que aros 20 eram de difícil obtenção de balanceamento, principalmente se os pneus originais fossem substituídos por outras marcas (principalmente, de linha inferior ou recapeados). Diante disso tudo, e considerando que os Pirelli (originais) estavam em promoção, resolvi mandar colocar os mesmos, na própria css onde os adquiri, onde, também mandei fazer alinhamento e balanceamento ... confesso-lhe que não me arrependi ... a tremedeira, simplesmente, sumiu e, pelo menos até agora, tudo 100% (posso colocar qualquer velocidade, inclusive as mais altas ... sem ruídos ... sem tremedeiras ... veículo roda muito macio e silencioso ... parece que estou numa nave) ... fica, então, relatada minha experiência pessoal para que você direcione sua decisão da melhor maneira que lhe convier ...
- Reprogramação/Chip/Remapeamento/Etc: Não entendo muito desse assunto e, tampouco, procurei me aprofundar muito, porque estou satisfeito com a potência/torque de meu veículo ... acho que para uma melhor tomada de decisão, vale a pena você conhecer várias opiniões a respeito ... uns contra; outros a favor; outros, nem contra, nem a favor, muito pelo contrário!!!! ... rsrsrsrsrs ... vão aí alguns "links" onde alguns colegas manifestaram dúvida correlata ... na sequência às dúvidas formuladas, você verá as várias respostas que obtiveram ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-31.html#post2294695
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-31.html#post2294747
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-32.html#post2294828
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-32.html#post2297094
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-36.html#post2303776
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-36.html#post2303790
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304027
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304067
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304164
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304317
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157332-chip-de-potencia.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/156421-10-principais-duvidas-sobre-reprogramacao-e-chip-de-veiculos-diesel.html
E.T.:
Lembrando: Meu veículo é um Pajero Full Diesel HPE AT 3.2 5D 200cv 2013/2014 ...
Carlos ER
26/08/2016, 23:00
A minha fiz na Reiko tb, mas na epoca o Stage 1 não era 80cv, e sim coisa de uns 40cv e não alterei nada no carro (turbina e etc tudo original), desde que fui a primeira vez neles deixei bem claro que queria algo bem simples para melhorar o dia a dia na cidade, ou seja, com foco no 0 a 100, meu carro ficou perfeito e está ótimo até hoje! Acho que com o tempo está se criando uma espécie de competição entre essas empresas e cada uma que fazer um stage 1 mais forte, ai o medo fica em saber como fica a durabilidade do motor nesses casos.
Ola Savio,
Pois é, parece mesmo que há uma competição entre eles. Ainda estou pesquisando qual a melhor opção. Acredito que 40cv para mim tb seria o ideal, não preciso mais do que isso.
Vi na sua assinatura que você tb possui um Renegade, ele é a diesel? Você chipou?
Abraço!
Carlos ER
26/08/2016, 23:23
Olá Carlos ...
Bom dia.
- Barulho na direção: Também tive esse problema. Levei duas vezes na css. Na primeira vez, o chefe de oficina desculpou-se, informando que o mecânico bobeou em alguma coisa, de forma que o serviço não foi bem feito. Na segunda vez, o problema foi definitivamente resolvido, sem necessidade de trocar nenhuma peça. Isso aconteceu há pelo menos um ano, e até agora, tudo perfeitamente OK!!!!. Não me lembro bem do relato do chefe da oficina, mas, parece-me que fizeram exatamente algo parecido com isso aí que você comentou ... lembrando que, mesmo esses veículos serem muito resistentes, há que se tomarem certos cuidados com a direção e rodas, eis que são muito pesados: Evitar disterçar a direção com o veículo completamente parado, mas, sim, em movimento ... evitar forçar as rodas contra guias de arruamento ... evitar forçar a direção no limite do curso ... etc. ...
- Pneus Pirelli (original) x outras marcas: Estive também com esse dilema. O volante de minha viatura tremia, sempre que atingia uma velocidade em torno de 120 kms/h na estrada. A respeito de tal tremedeira, eu já havia visto muitos relatos na internet, assim como algumas reclamações no site ReclameAqui. Também vi relatos de que tal tremedeira era ocasionada em razão de que aros 20 eram de difícil obtenção de balanceamento, principalmente se os pneus originais fossem substituídos por outras marcas (principalmente, de linha inferior ou recapeados). Diante disso tudo, e considerando que os Pirelli (originais) estavam em promoção, resolvi mandar colocar os mesmos, na própria css onde os adquiri, onde, também mandei fazer alinhamento e balanceamento ... confesso-lhe que não me arrependi ... a tremedeira, simplesmente, sumiu e, pelo menos até agora, tudo 100% (posso colocar qualquer velocidade, inclusive as mais altas ... sem ruídos ... sem tremedeiras ... veículo roda muito macio e silencioso ... parece que estou numa nave) ... fica, então, relatada minha experiência pessoal para que você direcione sua decisão da melhor maneira que lhe convier ...
- Reprogramação/Chip/Remapeamento/Etc: Não entendo muito desse assunto e, tampouco, procurei me aprofundar muito, porque estou satisfeito com a potência/torque de meu veículo ... acho que para uma melhor tomada de decisão, vale a pena você conhecer várias opiniões a respeito ... uns contra; outros a favor; outros, nem contra, nem a favor, muito pelo contrário!!!! ... rsrsrsrsrs ... vão aí alguns "links" onde alguns colegas manifestaram dúvida correlata ... na sequência às dúvidas formuladas, você verá as várias respostas que obtiveram ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-31.html#post2294695
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-31.html#post2294747
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-32.html#post2294828
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-32.html#post2297094
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-36.html#post2303776
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-36.html#post2303790
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304027
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304067
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304164
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304317
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157332-chip-de-potencia.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/156421-10-principais-duvidas-sobre-reprogramacao-e-chip-de-veiculos-diesel.html
E.T.:
Lembrando: Meu veículo é um Pajero Full Diesel HPE AT 3.2 5D 200cv 2013/2014 ...
Olá Enasor,
Obrigado também pelo seu relato. Fico feliz em saber que o seu problema foi solucionado. Sempre procuro manter os cuidados com a direção que você citou, e também os repasso a minha esposa que as vezes utiliza o meu carro.
Quanto aos pneus, realmente é um dilema... Mas confesso que sou fã da Pirelli e acho o scorpion atr um bom pneu. Minha ex Pajero Sport (2010) veio de fábrica com esse pneu e gostei bastante. O preço é atrativo, vamos ver... Seu relato me empolgou, talvez eu opte pelos Pirelli. Vou aguardar mais um pouco para tomar esta decisão.
Agradeço pelo envio dos links sobre reprogramação. No dia da revisão, conversei com um proprietário de uma Full 2015 chipada desde zero km. Ela foi reprogramada para 250cv e o veiculo já estava com 180.000km. Segundo o proprietário, até o presente momento só alegrias. O carro mudou da água para o vinho, muito mais segura para ultrapassar, a autonomia permaneceu a mesma, nada de fumaça, as trocas de óleo e filtro tem sido normais (sem alterações) e a temperatura do motor não sofreu nenhuma alteração. O proprietário é representante comercial e viaja constantemente. Ele já está
na 3ª full e se arrepende de não ter feito a reprogramação antes.
Ele me contou tb o relato de um amigo que possui uma dakar tb chipada desde zero km,
Já está com 120.000km e a única coisa que aconteceu foi que estourou o catalizador. A
MIT trocou em garantia.
É isso, vou continuar pesquisando e buscar relatos e experiência de proprietários.
Compartilharei com vocês as minhas futuras decisões e experiência.
Grande abraço a todos!
Caros amigos!
Preciso fazer uma troca de óleo na pajero dakar, é uma 13/14 diesel de 180 cv.
Na concessionária custa módicos 640,00 reais (incluindo filtro de combustível e mao de obra).
Agora fui pesquisar e estou no dilema do novo óleo lubrax que só tem na concessionária ou o óleo recomendado no manual, o castrol 15w40.
Na concessionaria me disseram que é bom não voltar para o castrol, já que na ultima revisão colocaram o lubrax. Eu prefiro o castrol ou similar porque acho com mais facilidade, mas se for melhor por o tal lubrax também posso pegar na concessionária. Ta custando 32,00 o litro do lubrax.
O que os amigos estão usando?
Valeu!
Caros amigos!
Preciso fazer uma troca de óleo na pajero dakar, é uma 13/14 diesel de 180 cv.
Na concessionária custa módicos 640,00 reais (incluindo filtro de combustível e mao de obra).
Agora fui pesquisar e estou no dilema do novo óleo lubrax que só tem na concessionária ou o óleo recomendado no manual, o castrol 15w40.
Na concessionaria me disseram que é bom não voltar para o castrol, já que na ultima revisão colocaram o lubrax. Eu prefiro o castrol ou similar porque acho com mais facilidade, mas se for melhor por o tal lubrax também posso pegar na concessionária. Ta custando 32,00 o litro do lubrax.
O que os amigos estão usando?
Valeu!
Chefe, castrol não vende mais no brasil oficialmente, vc ainda acha algumas coisas mas bem limitado.
Use o lubrax que é mais barato.
Em qq loja vc acha ele a 12 reais o litro ou algo assim.
Alias, onde vc mora que não acha o lubrax? é o oleo mais comum que tem kkkk
No meu fornecedor eu pago 12 reais o litro do top turbo, 40 reais cada filtro e 60 reais o filtro de ar...200 reais e ta tudo resolvido e novo.
Outro detalhe, o que vc não pode fazer é misturar oleos minerais com semi sintetico ou sintetico.
Se a especificação for a mesma, tanto faz a marcar.
Cuidado com essa papo de CSS
O valore de mao de obra deles é indecente e na maioria das vezes eles levam nas bosch pra resolver o problema kkkk
Eu usava o castrol tetction
Só pra vc não falar que estou mentindo kkk
Oleo motor Diesel Lubrax Top Turbo 15W40 1L | | 99Lubes (https://99lubes.com.br/produto/oleo-motor-diesel-lubrax-top-turbo-15w40-1l/?gclid=CMSLwc3r6c4CFQkFkQod9ZMPLg)
Chefe, castrol não vende mais no brasil oficialmente, vc ainda acha algumas coisas mas bem limitado.
Use o lubrax que é mais barato.
Em qq loja vc acha ele a 12 reais o litro ou algo assim.
Alias, onde vc mora que não acha o lubrax? é o oleo mais comum que tem kkkk
No meu fornecedor eu pago 12 reais o litro do top turbo, 40 reais cada filtro e 60 reais o filtro de ar...200 reais e ta tudo resolvido e novo.
Só pra vc não falar que estou mentindo kkk
Oleo motor Diesel Lubrax Top Turbo 15W40 1L | | 99Lubes (https://99lubes.com.br/produto/oleo-motor-diesel-lubrax-top-turbo-15w40-1l/?gclid=CMSLwc3r6c4CFQkFkQod9ZMPLg)
Opa, agradeço a resposta rápida, Poison!
Me referi ao lubrax Advento 4x4 que só tem nas concessionárias mitsubishi, acho que até o momento é exclusivo. Mas to bem propenso a usar óleo 15w40 similar ao castrol recomendado na época do meu carro mesmo.
Valeu!
Opa, agradeço a resposta rápida, Poison!
Me referi ao lubrax Advento 4x4 que só tem nas concessionárias mitsubishi, acho que até o momento é exclusivo. Mas to bem propenso a usar óleo 15w40 similar ao castrol recomendado na época do meu carro mesmo.
Valeu!
A...pode crer....a velha parceria da mit....
use o que fala no manual se for melhor pra vc...
A unica coisa é usar um de mesma especificação.
até achei algo interessante kkk
Olho no oleo (http://www.olhonooleo.com/#!Novo-%C3%B3leo-lubrificante-para-ve%C3%ADculos-Mitsubishi/c13tz/E1F31742-66E6-4979-BE38-316184FA1EF4)
Vi esses vídeo no youtube, depois achei num tópico aqui também.
Na real esse vídeo fala que é bom usar o recomendado mas no final ele diz que a concessionaria que ainda nao tinha o lubrax novo estava utilizando o castrol antigo mesmo.
O meu dilema é esse, será que esse motor 180 cv (mais moderno - sei lá eu) se dá melhor com o novo óleo ou é apenas uma questão comercial da mitsubishi e se eu usar o óleo 15w40 também estará bom para o motor?
Pensando em pegar uma Dakar 2011, topicos muito interessantes. Mas estou na dúvida com uma Mohave.
Gusttavo
30/12/2016, 17:46
Uma l200 gls 2006 quadradinha é umbom negocio?
Tenho uma Dakar e quero adaptar um para choque de impulsão que vem originalmente na Dakar Outdoor. Será que o parachoque da Dakar é igual ao da Outdoor?
Ou seja, será que dá para adaptar o de impulsão da Outdoor na minha Dakar?
Alguém que tenha a Outdoor?
Vi que o código da peça é CA423413.
Procurando uma Pajero FULL 3D 3.2 Diesel, encontrei uma 2006 manual, em bom estado, único dono, e ele diz que está com baixa quilometragem, 130 mil, pouco rodou. O valor está da FIPE. Será que vale a pena? Pra esse ano de 2006 se encontra peças de mecânica e acabamento?
Miranda_MG
11/06/2017, 07:31
Procurando uma Pajero FULL 3D 3.2 Diesel, encontrei uma 2006 manual, em bom estado, único dono, e ele diz que está com baixa quilometragem, 130 mil, pouco rodou. O valor está da FIPE. Será que vale a pena? Pra esse ano de 2006 se encontra peças de mecânica e acabamento?
Oblac,
Bom dia. Tente esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-191.html
A leitura irá lhe interessar e imagino que seus questionamentos sejam mais facilmente respondidos lá também.
Abraço,
Miranda
Feito, obrigado!! :curtir:
Prezados, boa noite! comprei uma Pajero Dakar ha 2 semana, 2012, 100 mil km, muito satisfeito com o carro. Acho que no mercado de carro a diesel, 2012, um excelente C/B, principalmente quando se compara com uma sw4 2012. Fiz a revisão na mitsubishi de Floripa/Sekai, fiquei até impressionado achei que ia levar uma facada, total 1200,00 reais. Um senão do carro é a falta do computador de bordo. Tenho andado muito na br e pouco no transito urbano, na br ando entre 120 e 140km/h consumo de 9,5 a 10Km/L. O consumo é esse mesmo?
Hiltonmc
14/06/2017, 15:01
Prezados, boa noite! comprei uma Pajero Dakar ha 2 semana, 2012, 100 mil km, muito satisfeito com o carro. Acho que no mercado de carro a diesel, 2012, um excelente C/B, principalmente quando se compara com uma sw4 2012. Fiz a revisão na mitsubishi de Floripa/Sekai, fiquei até impressionado achei que ia levar uma facada, total 1200,00 reais. Um senão do carro é a falta do computador de bordo. Tenho andado muito na br e pouco no transito urbano, na br ando entre 120 e 140km/h consumo de 9,5 a 10Km/L. O consumo é esse mesmo?
Caro Loreão
A minha Pajero Dakar 4x4 AT Diesel 2010 faz 7,5 km/h na cidade e no máximo 12 km/l na estrada andando a 80 km/h com ar-condicionado desligado. Nesta velocidade que você anda o seu consumo está normal, a minha também faz isso. Parabéns pela aquisição e seja muito bem vindo ao mundo Pajero Dakar, um carro excelente, nunca consegui atolá-la. Quando comprei a minha 4x4, tinha intenções de adquirir uma SW4, acabei comprando a Pajero Dakar e meu próximo carro será uma outra Pajero Dakar. Estou muito satisfeito. Meus pneus Pirelli ATR já passaram dos 60 mil km.
Abraços capixabas.
Hilton
Vitória-ES
Pajero Dakar 2010 4x4 Diesel AT 7 lugares
[QUOTE=Hiltonmc;2435679]Caro Loreão
A minha Pajero Dakar 4x4 AT Diesel 2010 faz 7,5 km/h na cidade e no máximo 12 km/l na estrada andando a 80 km/h com ar-condicionado desligado. Nesta velocidade que você anda o seu consumo está normal, a minha também faz isso. Parabéns pela aquisição e seja muito bem vindo ao mundo Pajero Dakar, um carro excelente, nunca consegui atolá-la. Quando comprei a minha 4x4, tinha intenções de adquirir uma SW4, acabei comprando a Pajero Dakar e meu próximo carro será uma outra Pajero Dakar. Estou muito satisfeito. Meus pneus Pirelli ATR já passaram dos 60 mil km.
Caro Hiltonmc, obrigado pela contribuição! fiz uma pesquisa antes comprar a Pajero Dakar, vi que o mercado é meio exagerado em valorizar a SW4, chegando ao preço da FULL do mesmo ano, mas a Pajero Dakar não perde em nada para SW4, divisibilidade excelente, 4x4 de verdade, e o melhor: o preço muito atrativo do usado no mercado.
Alem da revisão básica dos 100mil, troquei óleo caixa automática, entre outros filtros e fluídos.
Kamardeli
24/06/2017, 07:46
Bom dia, recentemente comprei uma Dakar 09/09 aut. Diesel. , estou muito satisfeito mas tenho umas dúvidas de operação que não encontrei no manual, problemas modernos como se tem como furtarem o estepe e se tem como previnir. Também tenho interesse em grupo de watts App para troca de informações de peças e serviços.
Grato desde já.
caio.piton
27/06/2017, 18:35
Olá, tive uma pajero full é uma coisa que me incomodava muito eram os barulhos internos e então vendo ela por isso.
Agora estou interessado em uma Dakar, ela possui esse mesmo problema ? De barulhos dos plásticos essas coisas ?
Olá, tive uma pajero full é uma coisa que me incomodava muito eram os barulhos internos e então vendo ela por isso.
Agora estou interessado em uma Dakar, ela possui esse mesmo problema ? De barulhos dos plásticos essas coisas ?
Boa noite caio.piton! tenho uma Dakar ha 1 mês, rodei 3000km, só alegria com o brinquedo! quanto aos barulhos internos, tem apenas 1 barulho que acho meio chato, que é a moldura do multimidia que vibra em contato com o plástico do painel, mas acredito que não seja difícil resolver, de resto mais nada.
Mhoab Khayan
14/07/2017, 17:58
Olá pessoal, sou novo no grupo e vou compartilha as minhas impressões da Pajero Dakar 2013.
Meu primeiro carro 4x4 foi uma TR4 2010, boa de lama, mas com pouco conforto, compreensível para um jipe. O único problema mecânico foi à apresentação de barulho e sacolejo na suspensa que foram consertados com a troca das buchas e dos coxins aos 80 mil km.
Há um ano adquiri uma Pajero Dakar 2013 HPE, atualmente com 82 mil km, na época fiquei com duvidas em adquirir a Dakar ou a Pajero Full, mas optei pela Dakar por causa do chassi, mais resistente as intemperes das estradas transamazônicos do maior município em extensão territorial do mundo, Altamira-PA local onde resido. Esse fórum me ajudou muito na escolha.
Sobre o conforto, dispensam-se comentários, dirija e comprove.
A Pajero Dakar me surpreendeu na verdade foi com a pegada off-roud, pois seu primeiro teste fora atravessar a isolado estrada Estatual PA-167, entre Senador Jose Porfirio a Porto de Moz, 170 KM de muita área, mata, lama e água, estrada construída por madeireiros e apesar das dificuldades a Dakar conseguiu cruzar o percurso, depois de dois dias de muita aventura.
Assim que comprei com 70 mil, notei um barulho do volante, um rangido de plásticos quando esterçava o volante para ambos os lados. Levei na concessionaria Delta-Altamira da Mitsubishi, os quais relataram que havia uma avaria na coluna de direção, não acreditei nesse diagnóstico e levei no meu mecânico de confiança que retirou o volante, lixou, limpou e engraxou um suporte circular acoplado em uma mola que fica próximo da cita do air bag. Ficou uma maravilha, parou o barulho no volante.
A Dakar tem um raio de giro de 5,6 metros, permitindo curvas e manobras com facilidade, porém em decorrência disso causa desgastes prematuros das barras axiais, consequente a minha Dakar apresentou uma leve trepidação no volante, quase imperceptível, porém após a troca das axiais tudo voltou ao normal. Uma dica troque o par ou jogo, nada de trocar apenas uma peça.
Por precaução troquei aos 80 km, os óleos do diferencial traseiro, dianteiro, diferencial central e do cambio, inclusive troquei o filtro do cambio automático que custou R$ 989,00. Pessoal, não adianta trocar o óleo do cambio automático, sem trocar o filtro, pois todas as impurezas retornaram ao fluido novo.
Na região transamazônica (Altamira), a cada três Pajero Dakar, vejo uma SW4, tanto que não tem concessionaria da Toyota em Altamira. A Dakar tem seus defeitos internos de acabamento, mas se mostra muito resistente a estradas de chão.
Consumo da Pajero Dakar 2013 HPE Automática
Na cidade: 7,8
Estrado de Chão: 8,7
Asfalto: 10,7
... Pajero Dakar 2013 HPE ... aos 80 km ... troquei o filtro do cambio automático ...
Olá meu prezado amigo Mhoab ...
Boa noite.
Sejas bem vindo ao fórum ... e parabéns pela bela e excelente viatura ... estás muito bem montado ...
Uma curiosidade ... Por acaso tirastes foto do interior do filtro usado do câmbio? ... Caso negativo, você notou se havia muita limalha no elemento filtrante? ...
Muito obrigado.
Forte abraço.
Mhoab Khayan
14/07/2017, 19:41
..... tirastes foto do interior do filtro usado do câmbio? ......notou se havia muita limalha no elemento filtrante? ...
Boa noite amigo Enasor, obrigado pela recepção.
Quando troquei o filtro do câmbio, notei uma fuligem metálica pastosa marrom escuro, em quantidade razoável, na época tirei fotos, vou procurar e postar.
Obrigado.
Pajero Hpe Dakar 2013, Diesel 5p Aut 2013/2013
..... tirastes foto do interior do filtro usado do câmbio? ......notou se havia muita limalha no elemento filtrante? ...
Quando troquei o filtro do câmbio, notei uma fuligem metálica pastosa marrom escuro, em quantidade razoável, na época tirei fotos, vou procurar e postar.
Obrigado.
Obrigado ... ficarei aguardando, meu caro ... Forte abraço.
SavioBatista
17/07/2017, 19:36
Aqui em casa temos as duas, FULL 2014 (+- 24.000 km) e a Minha Dakar 2013 (+- 74.000 km), e posso garantir que a Dakar mesmo mais rodada tem muito menos "grilos" que a Full.
SavioBatista
17/07/2017, 19:49
Amigos, fui chegada a Hora de trocar os batente da suspensão traseira e levei um susto com o valor dos originais, mais de R$ 600,00 cada um na CSS,
Então comprei esses em uma autopeças aqui em minha cidade, saiu R$ 120,00 (par):
550021
Instalados:
550024
Originais vs paralelo:
550022
Encontrei esses no Mercado Livre que são de poliuretano:
550023
Então vamos a minha duvida:
Não sei se foi impressão, mas achei que ela ficou mais dura quando carregada, esses pretos são bem duros, de borracha mesmo, será que esses amarelos de poliuretano são mais macios? a distancia do batente para a mesa está normal (se alguém poder conferir com a sua) ou será bom tentar cortar um pouco para aumentar o curso da suspensão?
Como falei pode ser impressão, se alguém poder ajudar.
"Amigos, fui chegada a Hora de trocar os batente da suspensão traseira e levei um susto com o valor dos originais, mais de R$ 600,00 cada um na CSS"
SavioBatista, Quando fui fazer a revisão dos 100mil km, como esta no manual, achei o preço até interessante, 1200 reais com desconto. Mas tinha que fazer outros serviços, trocar esses batentes, preço da css 1460,80 reais, e tinha a boia do tanque para trocar, preço 1753,00 reais. Bom declinei obviamente. Ainda não troquei os batentes, encontrei por 250 cada, com mao de obra, em outra oficina, parecido com esses da foto. e quanto a boia, por enquanto cuidando dos km rodado para não ter uma pane seca, hehehe.
Tive outros gastos como troca dos 4 pneus, 750 reais cada, e troquei todos fluidos, inclusive o óleo da caixa de transmissão automática, 900 reias. mas agora o carro esta realmente revisado, no mais so alegria.
caio.piton
18/07/2017, 10:16
Agradeço as repostas dos amigos, e comprei já uma Dakar 2012, realmente nao tem barulhos internos igual a Full, carro muito bem acertado de estabilidade, claro que não se compara a Full, mas mesmo assim estou muito feliz com o carro, agradeço a todos aqui postando suas impressões que me fizeram a decidir comprar a Dakar.
Agradeço as repostas dos amigos, e comprei já uma Dakar 2012, realmente nao tem barulhos internos igual a Full, carro muito bem acertado de estabilidade, claro que não se compara a Full, mas mesmo assim estou muito feliz com o carro, agradeço a todos aqui postando suas impressões que me fizeram a decidir comprar a Dakar.
caio.piton, parabens pela aquisição! estamos no mesmo barco. Por enquanto só alegria mesmo, e sem dúvida um dos melhores C/B.
Mhoab Khayan
21/07/2017, 19:19
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Enasor
.. tirastes foto do interior do filtro usado do câmbio? ......notou se havia muita limalha no elemento filtrante? ...
Obrigado.
Olá pessoal, boa noite.
Conforme solicitado seque anexo as fotos do filtro do cambio automático da Pajero Dakar 2013 Diesel quando substituído por um novo.
Reitero, não adianta trocar o óleo do cambio sem substituir o filtro antigo, pois todas as impurezas absorvidas pelo filtro usado retornaram ao óleo novo. Imaginem trocar o óleo do motor sem substituir o filtro, seria muito incongruente.
O valor do filtro na Mitsubishi foi de 988,00 reais, encontrei no mercado paralelo por 250,00 reais, mas não vale apena arriscar, considerando as altas temperaturas e pressão sofridas no cambio.
550256
550259550257
550255
... Conforme solicitado seque anexo as fotos do filtro do cambio automático da Pajero Dakar 2013 Diesel quando substituído por um novo ...
Agradecimentos ao nobre amigo Mhoab pela atenção dispensada ... Forte abraço e boa sorte com sua bela e excelente viatura.
SavioBatista
26/07/2017, 22:44
Olhem isso:
550442
Hiltonmc
29/09/2017, 17:23
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Compartilhando minha experiência com os colegas:
Troquei novamente as pastilhas dianteiras nesta semana.
Pastilhas dianteiras : 23 mil km
Ou seja, na última vez no ano passado elas duraram 20 mil km e desta vez 23 mil km, então a minha média é 20 mil km.
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Amigos, fui chegada a Hora de trocar os batente da suspensão traseira e levei um susto com o valor dos originais, mais de R$ 600,00 cada um na CSS,
Então comprei esses em uma autopeças aqui em minha cidade, saiu R$ 120,00 (par):
550021
Instalados:
550024
Originais vs paralelo:
550022
Encontrei esses no Mercado Livre que são de poliuretano:
550023
Então vamos a minha duvida:
Não sei se foi impressão, mas achei que ela ficou mais dura quando carregada, esses pretos são bem duros, de borracha mesmo, será que esses amarelos de poliuretano são mais macios? a distancia do batente para a mesa está normal (se alguém poder conferir com a sua) ou será bom tentar cortar um pouco para aumentar o curso da suspensão?
Como falei pode ser impressão, se alguém poder ajudar.
Tudo bom Sávio, onde comprou os batentes da suspensão? Vou trocar da minha RAV4 e os preços variam de $40 ao infinito.
Abc
Maurício Fernandes
12/10/2017, 22:03
pesquisando na web achei isso: lift kit 3'' triton - pajero sport by KARRMAN - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qDaq6X_r8d4)
kit aparentemente bem projetado.
temos algo semelhante aqui no brasil?
CBragarj
14/10/2017, 10:19
Bom dia!
Tenho uma Dakar HPE Diesel 15/15. Comprei ela com 50 mil km e todas revisões feitas na MIT.
Agora ela apresentou um barulho intermitente semelhante ao “soco seco” qdo dou a partida bem em baixo dos meus pés pra debaixo do câmbio.
Alguém já passou por isso?
Bom dia!
Tenho uma Dakar HPE Diesel 15/15. Comprei ela com 50 mil km e todas revisões feitas na MIT.
Agora ela apresentou um barulho intermitente semelhante ao “soco seco” qdo dou a partida bem em baixo dos meus pés pra debaixo do câmbio.
Alguém já passou por isso?
Quando dá a partida em P ou N ou quando engata o Drive?:pipoca:
CBragarj
15/10/2017, 20:01
Já aconteceu na partida em P e em N. Fiz em o teste nos dois.
Quando dá a partida em P ou N ou quando engata o Drive?:pipoca:
Pode e deve ser coxim do cambio solto ou desencaixado. Nunca ouvi esse problema aqui.
Pode e deve ser coxim do cambio solto ou desencaixado. Nunca ouvi esse problema aqui.
Ou coxim do próprio motor, já que acontece na partida.
É o caso de suspender a viatura e verificar.:concordo:
CBragarj
16/10/2017, 08:16
Verifiquei as mensagens aqui no grupo e tb não vi nada parecido. Vou verificar! Obrigado!
CBragarj
16/10/2017, 08:17
Ou coxim do próprio motor, já que acontece na partida.
É o caso de suspender a viatura e verificar.:concordo:
Vou verificar! Obrigado pela dica! 👍🏼
Hiltonmc
23/10/2017, 13:08
Compartilhando minha experiência com os colegas:
Troquei novamente as pastilhas dianteiras nesta semana.
Pastilhas dianteiras : 23 mil km
Ou seja, na última vez no ano passado elas duraram 20 mil km e desta vez 23 mil km, então a minha média é 20 mil km.
Abraços
Hilton
Vitória - ES
Troquei hoje os 4 pneus, coloquei novamente Pneu ATR Pirelli 265/65 R17 112 T . Os anteriores duraram 65 mil km .
Uma dica que dou : sempre que abasteço, além de encher o tanque eu calibro os 4 pneus, coloco 30 libras na frente e 32 libras atrás.
Eu fiquei impressionado como duraram os pneus.
Hilton
Vitória - ES
Pajero Dakar 2010 Diesel AT
Neif Sarkis
02/11/2017, 10:43
Bom dia amigos;
Este é meu primeiro comentário aqui no 4x4 Brasil, e sendo assim inicialmente gostaria de agradecer aos administradores por me permitir fazer parte do grupo!
Amanhã estou indo até Ribeirão Preto para ver uma Dakar 2010/10 que aparentemente segundo as fotos que vi até o momento, está muito bem cuidada (lataria e acabamento interno), más como será meu primeiro 4x4 e por nunca ter possuído nenhum carro Mitsubishi, estou cheio de inseguranças e medos. Primeiro por não ter grande conhecimento sobre os custos de manutenção da Dakar ou melhor dizendo, de qualquer carro Mitsubishi, segundo que por não ter nenhuma referência de oficina na cidade além da própria CCS da marca para realizar ao menos uma pequena vistoria no carro antes de fechar negócio.
Aí chego nas minhas perguntas: Uma Pajero Dakar 2010/10, Prata, 7 lugares por 75 mil com 150.000km rodados é um bom negócio? (bateu a insegurança de que a esmola pode estar sendo demais!);
O presente modelo tende a apresentar algum tipo de problema crônico, seja de acabamento ou de mecânica?
A revenda posterior é tão complicada quanto dizem os adoradores da SW4?
Estarei fazendo bom negócio? To cheio de dúvidas e com pouco tempo para tirar estas dúvidas e agradeço qualquer ajuda dos participantes.
dojao campeao
03/11/2017, 14:52
150.000 km para o motor 3.2 da Dakar é menos da metade para fazer o primeiro reparo; problema crônico desconheço, apenas consumo um tanto elevado (6,5 cidade e 9,0 estrada); revenda não tão boa quanto da SW4, mas de vc estiver comprando num preço justo, relaxe! Carro muito bom!
SavioBatista
03/11/2017, 23:34
Bom dia amigos;
Este é meu primeiro comentário aqui no 4x4 Brasil, e sendo assim inicialmente gostaria de agradecer aos administradores por me permitir fazer parte do grupo!
Amanhã estou indo até Ribeirão Preto para ver uma Dakar 2010/10 que aparentemente segundo as fotos que vi até o momento, está muito bem cuidada (lataria e acabamento interno), más como será meu primeiro 4x4 e por nunca ter possuído nenhum carro Mitsubishi, estou cheio de inseguranças e medos. Primeiro por não ter grande conhecimento sobre os custos de manutenção da Dakar ou melhor dizendo, de qualquer carro Mitsubishi, segundo que por não ter nenhuma referência de oficina na cidade além da própria CCS da marca para realizar ao menos uma pequena vistoria no carro antes de fechar negócio.
Aí chego nas minhas perguntas: Uma Pajero Dakar 2010/10, Prata, 7 lugares por 75 mil com 150.000km rodados é um bom negócio? (bateu a insegurança de que a esmola pode estar sendo demais!);
O presente modelo tende a apresentar algum tipo de problema crônico, seja de acabamento ou de mecânica?
A revenda posterior é tão complicada quanto dizem os adoradores da SW4?
Estarei fazendo bom negócio? To cheio de dúvidas e com pouco tempo para tirar estas dúvidas e agradeço qualquer ajuda dos participantes.
Confere se está com as revisões em dia, troca do oleo de cambio (aos 80 mil km), diferenciais e etc.
a Dakar não tem nenhum problema "cronico", com a manutenção em dia não tem o que se preocupar.
Sobre a revenda, como esta pegando usado e ponto positivo pra vc! a minha é 2013 e comprei em 2015, lembro que pelo preço que comprei iria pegar uma SW4 quase 2 anos mais velha e bem mais rodada, ou seja, pra mim foi ponto positivo. rsrsrsrs
nessa sua 2010 a maior perda foi dos antigos donos.
Galera,
Acabei de trocar a minha antiga pick-up (amarok) por uma Pajero Dakar, logo mais posto fotos dela e minhas primeiras impressões sobre o esse SUV...
Ainda, gostaria de saber se a galera possui algum grupo de whatsapp de proprietários e entusiastas do modelo e se poderiam me add... (48) 98447-7500...
Abraço a todos!!
SavioBatista
21/11/2017, 22:31
Galera,
Acabei de trocar a minha antiga pick-up (amarok) por uma Pajero Dakar, logo mais posto fotos dela e minhas primeiras impressões sobre o esse SUV...
Ainda, gostaria de saber se a galera possui algum grupo de whatsapp de proprietários e entusiastas do modelo e se poderiam me add... (48) 98447-7500...
Abraço a todos!!
Temos um grupo no Facebook e whattsapp,
Na minha assinatura tem o link.
Fez bem em sair da Amarok, tivemos duas Highline 2012 e 13 compradas 0km e era dor de cabeça direto.
Boa tarde pessoal,
Adquiri recentemente minha primeira Pajero Dakar 2014 Diesel e estou adorando o carro, mas acho ele meio lento nas retomadas.
Pesquisando aqui nos fóruns, fiquei bastante interessado no aumento de potencia fazendo o remap da ECU (stage rally), porém, como ainda não entendo muito do assunto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com mais detalhes sobre esse procedimento, como por exemplo quais os riscos e benefícios envolvidos, se preciso fazer alguma instalação adicional para prevenir danos no motor, etc.
Abs
Boa tarde pessoal,
Adquiri recentemente minha primeira Pajero Dakar 2014 Diesel e estou adorando o carro, mas acho ele meio lento nas retomadas.
Pesquisando aqui nos fóruns, fiquei bastante interessado no aumento de potencia fazendo o remap da ECU (stage rally), porém, como ainda não entendo muito do assunto, gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com mais detalhes sobre esse procedimento, como por exemplo quais os riscos e benefícios envolvidos, se preciso fazer alguma instalação adicional para prevenir danos no motor, etc.
Abs
Prezado amigo Tgnomo
Boa tarde.
Nosso amigo Ikzan, proprietário de um Full HPE 2013/2014 3.2 5P Diesel, acaba de reprogramar a dele.
Sugiro-lhe que vá lá no tópico “Pajero Full – Comentários Gerais” e pergunte a ele:
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-228.html#post2456542
Prezado amigo Tgnomo
Boa tarde.
Nosso amigo Ikzan, proprietário de um Full HPE 2013/2014 3.2 5P Diesel, acaba de reprogramar a dele.
Sugiro-lhe que vá lá no tópico “Pajero Full – Comentários Gerais” e pergunte a ele:
Segue o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-228.html#post2456542
Obrigado pela dica enasor!
Abs
Rodrigosfreire
07/12/2017, 14:18
Pessoal acabei de entrar nesse mundo, o dos 4x4 e dos carros a Diesel...
Meu pai faleceu e me deixou sua Dakar 2011 com 85mil km rodados... hoje tenho um Tucson 2015 com 20mil km rodados. Estou em um dilema, vendo a Dakar e fico com tucson ou vendo o tucson e fico com a Dakar....
Tucson
Pros: O tucson ainda está na garantia está mais novo e menos rodado, seguro mais barato
Contras: fico amarrado na manutenção das CSS da Hyundai, tenho que levar o carro nos alcoólatra anônimos toda semana (5km/l)
Já o Dakar ainda não consigo traçar nenhum paralelo pois não conheço o carro, a percepção que tive foi apenas no consumo infinitamente menor (10km/l) e o seguro de quase o dobro...
Gostaria de ter uma ideia dos custos de manutenção preventiva, seguro pelo Rio, etc...
VOVÔ DO TROLLER
07/12/2017, 15:43
Meu pai faleceu e me deixou sua Dakar 2011 com 85mil km rodados... hoje tenho um Tucson 2015 com 20mil km rodados. Estou em um dilema, vendo a Dakar e fico com tucson ou vendo o tucson e fico com a Dakar....
Tucson
Pros: O tucson ainda está na garantia está mais novo e menos rodado, seguro mais barato
Contras: fico amarrado na manutenção das CSS da Hyundai, tenho que levar o carro nos alcoólatra anônimos toda semana (5km/l)
Já o Dakar ainda não consigo traçar nenhum paralelo pois não conheço o carro, a percepção que tive foi apenas no consumo infinitamente menor (10km/l) e o seguro de quase o dobro...
Gostaria de ter uma ideia dos custos de manutenção preventiva, seguro pelo Rio, etc...
Boa tarde Rodrigo. Inicialmente, meus sentimentos pelo falecimento do seu pai. Com relação aos dois carros fica difícil a comparação , pois são carros de categorias completamente distintas, principalmente pelo fato de uma ser diesel e a outra gasolina/etanol. Uma é 4x4 e a outra não. Uma tem chassi bem forte, a outra é monobloco . Acredito que o seu pai tenha feito manutenção preventiva, portanto não vai ter problema. Comparativamente,os 85.000 km da Dakar, representa menos do que os 20.000 da Tucson e o melhor, você fica livre da CAOA. . Eu particularmente, ficaria com a Dakar, sem dúvida alguma. É muito mais carro em todos os sentidos, agora, gosto é gosto.........Abs.
Tucson
Rodrigo, não conheci seu pai, mas posso dizer que ele tinha um gosto melhor que o seu.:mrgreen:
Brincadeiras à parte, são mundos diferentes.
Se você começar a usar a Dakar, verá que ela lhe levará em locais muito mais distantes e diferentes.
Poderá encarar uma lama, estrada de chão, atravessar um riacho, seja com chão de areia ou de pedras, poderá ir numa praia mais distante, ajudará a desatolar alguém (eu tenho até cinta de reboque no porta-malas).
Ficará feliz em fazer autonomia de até 12 Km/l na rodovia, pagando R$ 3,20 pelo diesel.
E o custo com o combustível sempre nos incomoda, tanto que você já fez contas com a sua Tucson.
Poderá carregar uma ou duas bicicletas no porta-malas, bastando rebater os bancos e retirar as rodas dianteiras.
Enfim, são outras perspectivas e horizontes.
Razão e emoção se enfrentam nestes momentos.
Boa sorte nessa difícil escolha.:concordo:
Boa tarde pessoal,
Abs
Fala Tgnomo,
Da uma olhada na fanpage da Reiko, eles chipam bastante carro la, inclusive eles tem parceria com a troller e com a bmw, que já sai da CS direto para loja deles pra dar aquela apimentada.
Eu particularmente ainda não chipei a minha, mais estou esperando o "tempo" melhorar para fazer nela.
Pelo que pesquisei, esse tipo de reprogramação, desde que seja feita por profissional capacitado, não causa nenhum problema ao carro, pois trabalha dentro da faixa de segurança já calculado pela marca.
Eu orcei na Reiko, la eles cobram para fazer o Stage 1 (dpf off, turbo lag off, + 60cv aproximadamente) R$ 1.800...
Espero ter ajudado!
Obrigado pela Dica Lago!
Mas vou fazer amanha com o pessoal da sfi de juiz de fora que atende a domicilo aquo no RJ.
Mas o verdadeiro test drive sera em uma viagem no natal, e posteriormente irei postar minhas impressao sobre o servico aqui.
Abs,
VOVÔ DO TROLLER
08/12/2017, 19:38
Obrigado pela Dica Lago!
Mas vou fazer amanha com o pessoal da sfi de juiz de fora que atende a domicilo aquo no RJ.
Mas o verdadeiro test drive sera em uma viagem no natal, e posteriormente irei postar minhas impressao sobre o servico aqui.
Abs,
O pessoal da SFI é bem competente. Fiz a reprogramação do meu carro com eles e foi tudo Ok. Recomendo TB colocar o pedal eurobooster que eles TB instalam. O carro fica outra coisa. Como não existe almoço "de grátis" , o consumo aumenta e esfumaceia mais, mas vale a pena. Com relação a Reiko não posso falar nada, pois não conheço. Abs
SavioBatista
10/12/2017, 13:12
Boa tarde pessoal,
Abs
A minha 2013 e Feita pela Reiko, quando fui fazer deixei bem claro que só queria melhorar o conforto do carro, principalmente na cidade. Resulto foi que ficou perfeito! parece um Sedan tipo corolla e civic no dia a dia e fazendo 0 a 100 na casa dos 10s.
E o melhor; Nada de fumaça! tudo 100% original!
Na epóca não existia esse negócio de pedal e para ser sincero nem sinto falta! ficou muito rápida as respostas somente com o Remap.
Meu pai comprou uma HPE/Dakar 2018 e não vem mais com extintor de incêndio.
Alguém que tenha a Dakar com extintor de incêndio de fábrica poderia postar uma foto do local onde ele vai acoplado e do tipo de suporte?
Quero colocar no local "original ".
REFFTING
18/12/2017, 22:04
Boa noite. Comprei uma 2010 recentemente. Adorei o carro, so achei o consumo meio elevado, 6,5 na cidade e 8,5 na estrada. Esta na media? Obrigado. Aceito dicas sobre o carro tb, sou novato com carro a diesel, preciso devtoda ajuda.
Boa noite! Tb sou novato no diesel... tenho uma Dakar 2014 e calculei uma media de 7.5 na cidade. Andei +/- uma semana pos remap, mas ainda nao fiz a media na estrada, estou e
imaginando algo entre 9-10.
Abs
SavioBatista
19/12/2017, 01:14
Boa noite! Tb sou novato no diesel... tenho uma Dakar 2014 e calculei uma media de 7.5 na cidade. Andei +/- uma semana pos remap, mas ainda nao fiz a media na estrada, estou e
imaginando algo entre 9-10.
Abs
E isso mesmo, a minha com Remap Reiko faz isso, 6 a 7 na cidade e 10 na estrada.
Estive ontem na concessionária e vi uma nova versão da Dakar, denominada Pajero HD-S.
Digamos que, com um um pouco menos de acessórios, mas ainda assim bem equipada, e com câmbio manual de 5 marchas.
Preço sugerido de R$ 148.000,00.
A diferença de preço em relação a uma HPE pode ser atrativa para quem não curte o câmbio automático.:concordo:
Bom dia
Adquiri a 2 semanas a Dakar mas infelizmente está na garagem, enquanto estou de férias na Bahia. Aproveitei estes dias para ler o fórum, que já me deixou satisfeito pela aquisição
A dakar que comprei está com 85 mil km, Com suspensão iroman de 2". O pouco que andei, senti o freio balancando bastante, que acredito ser disco empenado, pois o proprietario anterior informou que fez freio a 6 meses.
Ela tb está com um ronco, que acredito ser dos pneus MUD.
Pretendo "chipar" em breve, pois sai de um Troller 2016 com 280cc (sfi).
Assim quê voltar ao rj quero fazer o teste na lama.
Olá pessoal, sou novo no grupo e vou compartilha as minhas impressões da Pajero Dakar 2013.
Meu primeiro carro 4x4 foi uma TR4 2010, boa de lama, mas com pouco conforto, compreensível para um jipe. O único problema mecânico foi à apresentação de barulho e sacolejo na suspensa que foram consertados com a troca das buchas e dos coxins aos 80 mil km.
Há um ano adquiri uma Pajero Dakar 2013 HPE, atualmente com 82 mil km, na época fiquei com duvidas em adquirir a Dakar ou a Pajero Full, mas optei pela Dakar por causa do chassi, mais resistente as intemperes das estradas transamazônicos do maior município em extensão territorial do mundo, Altamira-PA local onde resido. Esse fórum me ajudou muito na escolha.
Sobre o conforto, dispensam-se comentários, dirija e comprove.
A Pajero Dakar me surpreendeu na verdade foi com a pegada off-roud, pois seu primeiro teste fora atravessar a isolado estrada Estatual PA-167, entre Senador Jose Porfirio a Porto de Moz, 170 KM de muita área, mata, lama e água, estrada construída por madeireiros e apesar das dificuldades a Dakar conseguiu cruzar o percurso, depois de dois dias de muita aventura.
Assim que comprei com 70 mil, notei um barulho do volante, um rangido de plásticos quando esterçava o volante para ambos os lados. Levei na concessionaria Delta-Altamira da Mitsubishi, os quais relataram que havia uma avaria na coluna de direção, não acreditei nesse diagnóstico e levei no meu mecânico de confiança que retirou o volante, lixou, limpou e engraxou um suporte circular acoplado em uma mola que fica próximo da cita do air bag. Ficou uma maravilha, parou o barulho no volante.
A Dakar tem um raio de giro de 5,6 metros, permitindo curvas e manobras com facilidade, porém em decorrência disso causa desgastes prematuros das barras axiais, consequente a minha Dakar apresentou uma leve trepidação no volante, quase imperceptível, porém após a troca das axiais tudo voltou ao normal. Uma dica troque o par ou jogo, nada de trocar apenas uma peça.
Por precaução troquei aos 80 km, os óleos do diferencial traseiro, dianteiro, diferencial central e do cambio, inclusive troquei o filtro do cambio automático que custou R$ 989,00. Pessoal, não adianta trocar o óleo do cambio automático, sem trocar o filtro, pois todas as impurezas retornaram ao fluido novo.
Na região transamazônica (Altamira), a cada três Pajero Dakar, vejo uma SW4, tanto que não tem concessionaria da Toyota em Altamira. A Dakar tem seus defeitos internos de acabamento, mas se mostra muito resistente a estradas de chão.
Consumo da Pajero Dakar 2013 HPE Automática
Na cidade: 7,8
Estrado de Chão: 8,7
Asfalto: 10,7
Sempre tive o sonho de fazer a transamazonica. Eu iria em 2005, mas de última hora museu para correr o rally dos sertões.
Qualquer dia nos encontramos por essas redondezas.
Boa Noite! Tenho uma Dakar 2012, gosto muito do carro, em 6 meses rodei 18 mil KM, somente alegria, o carro é simplesmente demais! Última viagem 4 mil KM de Floripa ao interior de Minas Gerais, enfrentou todo tipo de terreno sem problema algum. Na Br anda muito, estabilidade impressionante! Mas no dia-dia da cidade e em ultrapassagens de pista simples, seria bom se tivesse mais motor. To pensando em dar um upgrade no motor, alguém sabe informar se em Floripa faz esse serviço? Outra dúvida, tenho que mudar o documento no detran?