Ver Versão Completa : Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.
brunobregoli
10/04/2006, 14:34
Ribon, já usei os dois sistemas com a direcao de Santana hidraulica.
O com a barra longa, de uma roda a outra, eh mais preciso e mais forte em situacoes Off road. Qdo tinha o sistema de duas barras curtas,uma sempre entortava.
Porém com o sistema da barra comprida as rodas balançam se nao estiver tudo de acordo.
Abraço
Sergio Antunes
10/04/2006, 18:07
caros amigos , não sei não tem algo de errado nesta ultima foto , não quero dizer com isso que o Sergio Antunes não saiba desenhar não, pelo contrario, mas a foto saiu invertida a posição do suporte que liga a ponta do setor . reparem ?
Oi Lairto.
A imagem já foi alterada. A primeira que coloquei realmente saiu invertida.
Essa já está certa.
Abraços
Sergio Antunes.
Sergio Antunes
10/04/2006, 18:42
Sérgio, estou para fazer este suporte e esse seu desenho veio na hora certa :D . Agora, abusando um pouco, no desenho do suporte esquerdo da caixa faltou a posição relativa do furo de 63 mm. Se vc puder informar, aí fica molezinha!
Outra coisa, quais as peças usadas na ligação da caixa com a coluna de direção? Li aqui no tópico sobre usar a coluna retrátil do monza, mas pelos desenhos que vi dessa peça acho que ainda ficam faltando alguma coisas para completar a ligação.
Abraços
Oi Gustavo.
Vê se são essas as medidas que estavam faltando.
Para a ligação da caixa com a coluna de direção eu usei a barra retrátil do Monza e as cruzetas do Fiat Uno. Não fiz esse desenho, pois depende da altura da carroceria de cada Jeep, da coluna que se está usando etc. Cada caso é um caso.
Abraços.
Sergio Antunes.
TONY PEDERIVA
10/04/2006, 21:27
olha pessoal vamos tomar cuidado com as adapitações, principalmente quando se trata de conjuntos de freio, quando adaptar pinça da palio, melhor verificar direitinho, pois o suporte foi feito para o Kadet e não para a as pinças do Palio. Pede umas fotos da pinça do palio adaptada, para nos dar uma olhada.
Fabiano-SL
10/04/2006, 22:44
olha pessoal vamos tomar cuidado com as adapitações, principalmente quando se trata de conjuntos de freio, quando adaptar pinça da palio, melhor verificar direitinho, pois o suporte foi feito para o Kadet e não para a as pinças do Palio. Pede umas fotos da pinça do palio adaptada, para nos dar uma olhada.
Essa tua resposta tá mais perdida que cego em tiroteio! :mrgreen:
P.S. o amigo postou no tópico errado.
[]'s
TONY PEDERIVA
11/04/2006, 11:18
Desculpe amigo, realmente a resposta esta equivocada, foi mal :putz:
TRARBACH
15/04/2006, 23:44
Algumas fotos de uma direção de gol/passat/voyage/etc, dos antigos.
Precisa por amortecedor de direção e acertar a parte da coluna de direção,mas é extremamente leve.
Utiliza alargador de rodas,na frente com 30mm,para dar esterço e não pegar a caixa nos pneus,quando vira.
TRARBACH
15/04/2006, 23:48
continuando.............
TRARBACH
15/04/2006, 23:52
tem mais umas..................
TRARBACH
15/04/2006, 23:54
té q enfim......... :concordo:
José Carlos
07/05/2006, 22:29
Ai galera.... Vou alongar mais um pouco o topico.... :stop:
Isso ja aconteceu com outros colegas... Mas comigo aconteceu neste fim de semana, e me deixou preocupado :pensativo:
Quebrou a barra do setor (aquela cromada que entra e sai da cx) justamente no parafuso mais proximo da cx... :putz:
E ainda bem que estava em local seguro :pensativo: pois percebi que ja havia trincas no local :parede:
Ficam as duvidas...
1- sera que ja estava quebrando quando adquirida no famoso ferro velho :?:
2-caso seja um ponto fraco, como reforça-lo :?: Nao gostaria de mudar toda a instalaçao para usar outra cx.... Mas quem nao quer segurança... :shock:
3-esta cx era do santana... Existe outra mais forte com menor mudança na instalaçao :?:
[]s andando bem devagarinho...
JC
Gustavo Arnaud
12/05/2006, 18:12
Galera,
Olha só essa maneira de instalar a cx de santana... Está assim em um CJ3B de um consultor aqui na empresa, com seus suportes presos diretamente no eixo! :shock:
Tá, ele resolveu o problema das barras de direção quando a suspensão trabalha, mas não sei quais outros problemas podem ocorrer devido a esta montagem (cx muito baixa, por exemplo).
IMHO, esta caixa não foi projetada para trabalhar junto com a suspensão, e não sei como será a durabilidade da ligação coluna/caixa (que não vi, mas segundo o dono permite um movimento axial (como os cardãs da transmissão).
Ainda no caso dele, o extremo fixo da caixa está pegando no amortecedor dianteiro esquerdo.
Qual a opinião dos Srs?
[ ] ´s
Gustavo
luizhenriquecamarabh
16/05/2006, 20:35
pergunta de leigo: quando vcs falam caixa de gol, santana, passat, etc.
1º leia-se SETOR (como um todo)?
2º a caixa seria de algum carro com ano especifico (ex. gol so ano 85..)
3º tem umas fotos ai pra cima (jeep vermelho) q parece q a barra q liga uma roda a outra ta MUITO perto do feixo de molas = se a suspensao der uma porrada muito forte (buraco ou quebra molas) nao corre o risco de ferrar a barra?
4º qual o grau d dificuldade para um leigo + semi-leigo (eheheh) instalar uma caixa VW numa jeepeira?
[]´s interrogatorios
lairtosartor
17/05/2006, 16:53
Enviada: Ter, 16 Mai 2006 20:35h Assunto:
--------------------------------------------------------------------------------
pergunta de leigo: quando vcs falam caixa de gol, santana, passat, etc.
1º leia-se SETOR (como um todo)?
veja este é o modelo da caixa ou setor vw aqui mencionado
lairtosartor
17/05/2006, 17:06
e este modelo é o hidraulico com vistas de todas as peças
luizhenriquecamarabh
17/05/2006, 18:45
Po lairto, q esqueminha bacana!
mas me conta ae: essa caixa eh referente a qual ano/modelo?
a adaptacao dela em um CJ5 eh facil?
[]´s :palmas:
lairtosartor
17/05/2006, 20:34
referente a qual ano/modelo:
qualquer ano desde que esteja em condições de uso
modelo santana ou gol
a adaptacao dela em um CJ5 eh facil? sim desde que vc se mostre apto a fazer soldas e cortes em chaparia e entenda um pouco de mecanica .obs se vc voltar umas 25 paginas e começar a ler este tópico vc tera respostas incriveis sobre esta adaptação de direção . mas se quiser perguntar algo mais fique a vontade .
TRARBACH
18/05/2006, 00:15
com relação ao meu sistema,utilizando caixa de passat,conforme fotos acima,e que talvez seja uma das dúvidas do colega;esta plenamente atualizado ,com relação aos problemas que tive com a coluna direção,e tudo que devia ser feito e testado foi feito,por isso qualquer dúvida com relação à esta específica instalação,Sistema do passat(nacional),é só perguntar que envio todo e qualquer detalhe que possa ajudar.
TRARBACH
18/05/2006, 00:59
Com relação ao feixe pegar na barra,funciona mais ou menos assim,como na simulação,a parte de cima desce sobre o eixo,caso o solo empurre o carro ,e o feixe abre-se afastando-se da barra
Carlos ZN
18/05/2006, 20:33
Olá Lairto,
Leia tudo com atenção, pois aqui no topico vc. ve relatos de quebra e outros problemas isto devido a má instalação, ela fica barato em relação a muitas caixas por ai, mas consetar o errado fica caro, que é meu caso.
Uma das vantagens é a frente do Jeep limpa, não aquelas aberrações na frente presa entre a grade e o para-choques.
Pessoal, a tempos atras neste mesmo tópico me convenci a colocar a direção hidraulica do opala no meu jeep. Bom, por fim vendi o que tinha, me arrependi e to comprando novamente. A caixa tá a caminho, faltando somente a bomba.
Tenho algumas dúvidas sobre a instalação da bomba com o motor OHC Georgia.
- neste motor o alternador fica do lado esquerdo do motor(olhando o motor pela frente do jeep) e no bloco do lado direito há se nao me engano 3 buracos para colocar algo. Seria um suporte para a bomba? Se sim, será q é mosca branca de olhos azuis?
- considerando o fato de eu ter que fazer tal suporte. qual o melhor local?
Ligo ele no alternador? pergundo pois já vi alternador com 2 polias.
- O correto a meu ver é ligá-lo na polia do virabrequim... porém o meu só tem uma polia. Para colocar outra alí, por ser de ferro fundido há algum problema??? já me falaram que não é legal pois pode quebrar a solda e etc...
Tem alguma polia dupla que eu possa comprar que encaixe alí sem precisar fazer esse serviço?
Bom, acho que é isso...
agora em breve vou estar com DH... pq manobrar na garagem do prédio tá virando mais que musculação. hehe
[]s
Rafaminc
21/11/2006, 16:41
Bom, eu estou tentando montar este esquema. Para evitar desalinhamentos, vou cortar todas as chapas a laser e vou aproveitar o pivô duplo original, instalando o mesmo na roda esquerda para não precisar inverter o furo cônico.
Alguem ja usou ou tem esse suporte instalado? O que voces acham dele?
http://xtrex.blog.uol.com.br/arch2007-06-17_2007-06-23.html#2007_06-19_00_10_11-9265281-0
Mazaropi-RJ
24/02/2008, 11:21
Amigo, eu comprei o Kit mas ainda não instalei. Espero q seja nos proximos 20 dias mas adianto q parece bem robusto, facil de instalar e eficiente. O Paulo ( O que fabrica ) muito atencioso, te responde a todas as perguntas via e-mail sempre que solicitado. Abçs.
Alguem ja usou ou tem esse suporte instalado? O que voces acham dele?
http://xtrex.blog.uol.com.br/arch2007-06-17_2007-06-23.html#2007_06-19_00_10_11-9265281-0
achei o kit show
é comprado ou feito?
chapolin colorado
24/02/2008, 22:51
Tavio ,
É o seguinte se voce quiser achar um suporte pronto para a bomba no OHC se é que existe é bem difícil o mais facil é fazer um. Eu estou adaptando todoo setor do Santana e estou fazendo os suportes para a bomba.
Para a polia eu estou utilizando a polia da bomba d´agua pois não encontrei uma polia dupla para o vira, e eu acho que colocar mais alguma polia no vira é complicado pois precisa ser bem balanceado e com soldas ou parafusos não se conseguiria, a não ser que faça o trabalho e depois mande balancear o conjunto. Eu fui em um ferro velho e comprei uma polia do VW, acho que é a do vira, esta polia serve direitinho nos furos da polia da bomba de agua, então é soltar os 4 parafusos e montar a polia e depois a hélice. Quanto os suportes da bomba fiz os desenhos em cad e pois cortei em papelão e mandei cortar, agora é só montar a bomba.
chapolin colorado
24/02/2008, 22:56
Eu comprei o meu, é muito show mesmo, não precisa fazer nada especial e garante que a caixa VW vai aguentar numa boa, é só retirar o antigo suporte das barras de direção, alinhar o novo suporte pontear, medir para ver se esta tudo alinhado e soldar a caixa VW monta nele muito fácil e simples....
O kit tem ótima qualidade e foi entregue conforme pedi, pode confiar é bom mesmo
[]´s sem comissão.....
chapolin colorado
26/02/2008, 20:16
Fotos da polia de VW montados no eixo da bomda de agua ainda é possivel utilizar a hélice original pois rodei um tempinho assim para ver se dava algum problema, vou montar a bomba no lado esquerdo nos furos do chassis e seguir o mais ou menos o esquema de outro colega aqui do forum conforme as fotos que estou postando.....
Sobre o kit citado anteriormente (http://xtrex.blog.uol.com.br/arch200...0_11-9265281-0), eu também o comprei, só que para instalar na Rural. Estou tendo um bocado de trabalho, a travessa aonde ficará o setor é pequena para a Rural (apesar de eu ter dito que seria para uma rural e o vendedor me garantir que serviria), tive que cortar a ponta, soldar uma chapa da mesma espessura para alongar, soldar uma outra aba, fechar os buracos aonde é parafusado a "cabeça" do setor e refurar, usar arruelas de calço aonde vão os parafusos laterais de fixação do setor pois se apertar direto o eixo do setor não fica paralelo com as guias do suporte, inverter o furo cônico pois na Rural o suporte não pode ficar soldado abaixo da travessa (uso molas da toyota bandeirante, talvez por isto o meu eixo dianteiro fique mais próximo do chassi mas não aposto nisto), tem que ficar mais para frente, entre a travessa e o jumelo, adiante do suporte do nariz da rural. Para completar, como não poderá ser soldado na travessa terei que reforçar o suporte para que este não sofra nenhuma flexão durante o uso da direção hidráulica. UFA. Vai funcionar mas dizer que é plug n' play (para rural) não é não.
Vou tirar fotos hoje de como está ficando e posto neste tópico.
mandando uma msg pra companhar aki... to entrando nesse barco da adaptação da direçao vw
m0r473n53
09/04/2008, 11:22
Estou Instalando o Sistema VW Hidraulico, Coluna Opala (Pelo menos o Cara do Desmanche disse que era de opala) surgiu uma dúvida, Tem algum outro acoplamento que não seja do Gol que sirva nessa caixa?, vou usar uma articulação do uno depois da coluna de direção.
felipemendes
09/04/2008, 14:31
Estou Instalando o Sistema VW Hidraulico, Coluna Opala (Pelo menos o Cara do Desmanche disse que era de opala) surgiu uma dúvida, Tem algum outro acoplamento que não seja do Gol que sirva nessa caixa?, vou usar uma articulação do uno depois da coluna de direção.
O acoplamento do Fusca serve. Mas evite usar coluna de outros veículos, ou use um mínimo de veículos. Dá pra fazer (o meu está com coluna de Uno), mas está cheio de soldas. Mesmo que elas sejam feitas com critério, melhor não tê-las ou, se for pra fazer, que seja um mínimo de vezes.
[]s,
estou instalando a direção do santana conforme estudo e muita observação aqui no forum ,estou colocando algumas fotos para que os mais esperientes possam avaliar se estou no caminho
estou instalando a direção do santana conforme estudo e muita observação aqui no forum ,estou colocando algumas fotos para que os mais esperientes possam avaliar se estou no caminho
Nil tá ficando bonito heim....
Tudo novo.......
[]´s
Osmir
Mazaropi-RJ
28/04/2008, 10:14
Pô, NIL, onde arrumou essas coifas ? E esse terminal ?
Ficou bem legal. Comprei esse kit tb só que queria dar uma protegida maior nos suportes a fim de preservar as buchas.
Abçs.
mazaropi
o terminal e de toyota e as coifas são da propria direção do santana, o kit eu não comprei , eu fiz
abçs
nil
Pessoal,
Pretendo colocar o setor hidráulico VW e a coluna da S-10 não precisa soldar nada...
E encaixa direito a barra de colapso da s-10 com o setor vw...
Acho vou conseguir fazer essa adaptação sem fazer soldas...
Abs
Mazaropi-RJ
29/04/2008, 08:26
Fala NIL... E a barra que liga a caixa ao munhão ? Vc manou fazer ou ja comprou pronta ? Abçs.
Mazaropi
todas as duas são da toyota, só que tive que cortar um pedaço e soldar(com um pino por dentro para ficar mais confiavel)
Nil:
E os cônicos dos terminais da toyota batem com os furos cônicos dos munhões do jeep?
bruno bb
naõ, o munhão foi furado par caber uma bucha com o conico do terminal da toiota
Nil:
Teve que abrir o cônico do munhão ou embuchar para diminuir?
bruno bb
primeiro faz a bucha com o conico do terminal da toyota, com uma parede de aproximadamente 3/16", depois com a medida do diametro externo da bucha voce faz um furo no munhão ( um pouco menor dar interferencia para enbuchar), o furo sera maior que o conico existente
Nil:
Esta bucha tem o cônico interno e paredes retas do lado de fora? Há que se retirar o munhão para fazer este serviço? A bucha, por ter o diâmetro ligeiramente maior que o furo deverá ser inserida com uma prensa? E depois foi feito um serviço de solda? Qual solda? O serviço foi feito em tornearia?
Bruno bb
Esta bucha tem o cônico interno e paredes retas do lado de fora? sim
Há que se retirar o munhão para fazer este serviço? sim eu tirei pois estava fazendo revisão geral no munhao e tambem pela qualidade do serviço, mas acredito que de para fazer no local
A bucha, por ter o diâmetro ligeiramente maior que o furo deverá ser inserida com uma prensa? se tiver prensa melhor , mas eu fiz na morça com proteção nos mordentes
E depois foi feito um serviço de solda? Qual solda ? não foi soldada foi colocada uma arruela grossa no lado do parafuso
O serviço foi feito em tornearia? sim ,em um torno comum
Nil
Paulo Eduardo
06/05/2008, 20:22
Sobre o kit citado anteriormente (http://xtrex.blog.uol.com.br/arch200...0_11-9265281-0), eu também o comprei, só que para instalar na Rural. Estou tendo um bocado de trabalho, a travessa aonde ficará o setor é pequena para a Rural (apesar de eu ter dito que seria para uma rural e o vendedor me garantir que serviria), tive que cortar a ponta, soldar uma chapa da mesma espessura para alongar, soldar uma outra aba, fechar os buracos aonde é parafusado a "cabeça" do setor e refurar, usar arruelas de calço aonde vão os parafusos laterais de fixação do setor pois se apertar direto o eixo do setor não fica paralelo com as guias do suporte, inverter o furo cônico pois na Rural o suporte não pode ficar soldado abaixo da travessa (uso molas da toyota bandeirante, talvez por isto o meu eixo dianteiro fique mais próximo do chassi mas não aposto nisto), tem que ficar mais para frente, entre a travessa e o jumelo, adiante do suporte do nariz da rural. Para completar, como não poderá ser soldado na travessa terei que reforçar o suporte para que este não sofra nenhuma flexão durante o uso da direção hidráulica. UFA. Vai funcionar mas dizer que é plug n' play (para rural) não é não.
Vou tirar fotos hoje de como está ficando e posto neste tópico.
Opa...
to tão corrido que nem tenho tempo pra aparecer no fórum...
Bruno, eu lhe disse claramente que na Rural, o suporte não abraçava o chassis como no jeep. Que tinha um lado com a aba e um lado sem ela, pra ser soldado em baixo da travessa. Não sou desonesto. Tem outras pessoas que usam na rural e ficaram felizes.
E no mais, eu me coloquei a disposição pra receber o suporte novamente e reformá-lo conforme o seu gosto lembra? Você quis fazer por aí, e eu lhe passei várias dicas de como fazer o trabalho. E além, ninguém precisou fazer nenhuma modificação, nem refurar nada, nem inverter nenhum cônico. Tudo normal, como no jeep.
Mas essa história vai render um suporte mais largo, que abrace o chassis da rural como o do jeep. Assim melhoro o meu produto para a Rural e F-75, e ninguém mais fica triste.
No mais, agradeço aos amigos clientes que estão falando bem dos meus produtos, tento caprichar ao máximo e melhorar sempre.
Abraços
Paulo:
Segue a réplica;
Em momento algum disse que você é desonesto mas desde o início da negociação para compra do suporte eu deixei claro que utilizaria em uma Rural e não em um CJ. Estes veículos tem milhares de adaptações diferentes, sendo assim produtos tidos como "plug n' play" devem considerar estas variáveis. Pressupor que eu poderia soldar o suporte sob a travessa dianteira foi o primeiro erro, depois você se dispôs a alterar este suporte, ora bolas eu não queria um suporte soldado, a compra do seu suporte foi exatamente para evitar este tipo de serviço, soldar eu mando soldar aqui mesmo (e assim o fiz), gostaria mesmo é de ter recebido um suporte novo, com a chapa da largura do chassi, o que não foi possível. O meu tempo livre é curto e por isto até hoje estou com o carro na garagem e isto me deixa puto.
O suporte é bem feito e não descarto a possibilidade de comprar outro de você, desta vez para meu CJ e quem sabe os jumelos revolver, mas isto é outra história.
Nil:
Vou usar as ponteiras da toyota, procurei para todo lado mas não encontei nenhum outro veículo (além da toyota) que tenha ponteira com este olhal extra. Se tudo correr bem um mecânico vem tirar os munhões, vou mandar embuchar e abrir novos cônicos com a medida compatível com os da toyota, mas para tanto tenho que aproveitar uma viagem a BH pois aqui tudo é mais difícil.
All:
Achei que tinha postado as fotos da instalação por aqui mas deve ter sido em outro tópico, provavelmente um sobre rurais, aqui estão algumas fotos, pode ajudar alguém e também todos poderão dar palpites se estou no caminho certo, inclusive você, Paulo.
Abraços tracionados,
Fotos que faltaram na mensagem anterior.
1) O suporte o mais próximo possível do jumelo, pois se instalado abaixo da travessa deixaria o setor alinhado com o eixo dianteiro e muito baixo, as molas ao flexionar em um desnível maior fariam que o eixo esmagasse o setor.
2) O suporte com o comprimento alterado.
3) O suporte com o setor, visto de frente.
4) Semelhante à primeira foto mas já com o setor no lugar.
Obs: minha dúvida é quanto à rigidez estrutural do suporte por não estar apoiado na travessa, pensei em uma viga em T ou em L soldada acima do suporte para evitar que a mesma empene. Existem parafusos nas abas laterais e na chapa principal, 4 parafusos de cada lado, será que são suficientes?
bruno bb
eu primeiro fiz a bucha pelo cônico do terminal duplo, depois prensei no munhão e faz mais uma bucha igual que vai na peça da ponta da haste da barra de direção ,que usa um terminal esquerdo
Amigos,
Na minha última trilha na serra do japi há cerca de duas semanas atrás, caí em uma erosão mais funda e a ponta do munhão onde vai o terminal de direção rachou no meio e fiquei sem direção.
Minha caixa de direção é do santana (mecânica) e apesar do que dito no começo desse tópico, ela era ligada na roda direita com uma peça soldada na ponta do terminal do munhão juntamente com a barra que liga uma roda na outra e era uma direção muito macia, sem folgas e não dava trancos ao passar em buracos ou outros obstáculos, aliás tenho um volante menor que o original (modelo carrera) e meu jeep sempre teve uma ótima dirigibilidade.
Acontece que o mecânico que mexeu depois dessa quebra, fez por conta própria um suporte e o prendeu nos parafusos do rolamento do munhão, dizendo que essa era a maneira correta de fazer essa adaptação, porém agora minha direção está dura, quando eu viro o volante com o jeep andando e solto a direção, o jeep continua fazendo a curva, isto é , não volta para o centro e alem de tudo esse suporte ficou muito perto da roda e já estragou aquela borracha (como se fosse um retentor) que tem no terminal blindado.
Estou anexando as fotos de como ficou (é a única peça preta que está limpa....) e gostaria da sugestão dos senhores do que fazer para que a direção voltasse a ser macia como antes, sem ter que fazer nada radical principalmente na caixa de direção que está muito bem instalada.
Pensei primeiramente na opção de colocar aquele terminal duplo da toyota mas pelo que eu pude perceber, se eu colocar o terminal de baixo para cima como é o meu hoje, o orifício onde irei ligar a barra que liga a caixa de direção, ficará para baixo, pois essa ligaçao é na roda direita e não na esquerda, alem de ter que embuchar o furo do munhao... o que eu acho que complicaria um pouco....
Me ajudem!!!
ricleite
12/07/2008, 18:49
Talvez sua caixa esteja danificada.
Mazaropi-RJ
26/08/2008, 09:22
Amigos : Tem como adaptar a polia moderna ( Aquela mais larga ) na bomba da DH VW antiga ( Mais estreita ) ? As polias que vieram no motor AP ( 2.0 - 2003 ) que comprei são todas largas, usa-se apenas uma correia e o conjunto de DH que comprei veio de um Santana dos idos de 88. Grato pelas dicas.
Amigos,
Na minha última trilha na serra do japi há cerca de duas semanas atrás, caí em uma erosão mais funda e a ponta do munhão onde vai o terminal de direção rachou no meio e fiquei sem direção.
Minha caixa de direção é do santana (mecânica) e apesar do que dito no começo desse tópico, ela era ligada na roda direita com uma peça soldada na ponta do terminal do munhão juntamente com a barra que liga uma roda na outra e era uma direção muito macia, sem folgas e não dava trancos ao passar em buracos ou outros obstáculos, aliás tenho um volante menor que o original (modelo carrera) e meu jeep sempre teve uma ótima dirigibilidade.
Acontece que o mecânico que mexeu depois dessa quebra, fez por conta própria um suporte e o prendeu nos parafusos do rolamento do munhão, dizendo que essa era a maneira correta de fazer essa adaptação, porém agora minha direção está dura, quando eu viro o volante com o jeep andando e solto a direção, o jeep continua fazendo a curva, isto é , não volta para o centro e alem de tudo esse suporte ficou muito perto da roda e já estragou aquela borracha (como se fosse um retentor) que tem no terminal blindado.
Estou anexando as fotos de como ficou (é a única peça preta que está limpa....) e gostaria da sugestão dos senhores do que fazer para que a direção voltasse a ser macia como antes, sem ter que fazer nada radical principalmente na caixa de direção que está muito bem instalada.
Pensei primeiramente na opção de colocar aquele terminal duplo da toyota mas pelo que eu pude perceber, se eu colocar o terminal de baixo para cima como é o meu hoje, o orifício onde irei ligar a barra que liga a caixa de direção, ficará para baixo, pois essa ligaçao é na roda direita e não na esquerda, alem de ter que embuchar o furo do munhao... o que eu acho que complicaria um pouco....
Me ajudem!!!
Amigo,
Tem falhas nessa adaptação!
O setor deve ser ligado na roda mais distante!
E "acho" que isso que i mecânico tentou fazer, "seria" hight steer(não lembro como se escreve...).
Abraços
Rafaminc
27/08/2008, 16:47
O meu esquema eu fiz conforme a figura abaixo. Cortei as peças no Laser e aproveitei todos os pivôs e cones do sistema original. A unica coisa que ficou mais ou menos, mas funcionou também, foi que revesti as duas barras de aço trefilado com tubos de PVC de 1", portanto não é a bucha que desliza na barra, pois a barra que faz o efeito mancal.
felipemendes
27/08/2008, 22:54
Sidnei,
No seu caso, parece que o braço que vem da caixa é maior que o braço que liga as duas rodas. Então, além do problema escrito pelo Zepi (que vc deveria corrigir o quanto antes), tem as rodas que viram em ângulos diferentes quando vc esterça.
O que eu faria:
1. desmontaria as barras
2. Verificaria se não tem nada amassado/quebrado esterçando as rodas manualmente e vendo se não há nada prendendo
3a. Restauraria o munhão ou
3b. colocaria um high steer decente dos dois lados.
Rafaminc,
Como já vimos no começo do tópico, ligar as duas barras individualmente à caixa traz o inconveniente das rodas abrirem e fecharem quando a suspensão trabalha, além de irem desalinhando definitivamente conforme a suspensão arria, sendo necessário ajuste mais frequente.
rafael, vc teria esses arquivos no formato cnc ? para que eu possa utiliza-lo tb ?
Cada vez que vejo estas adaptações tenho mais certeza que é melhor a gente mesmo fazer do que pagar pra um artista qualquer que nem sabe direito o que ta fazendo por a mão pra depois a gente ter que fazer tudo denovo, por mais que muitos aqui como eu não sejam especialistas em mecanica pelo menos o capricho do trabalho fica bem melhor de tanto que se pesquisa para uma melhor adaptação.
Rafaminc
28/08/2008, 14:09
rafael, vc teria esses arquivos no formato cnc ? para que eu possa utiliza-lo tb ?
Tenho em DWG, se quiser me passa teu e-mail que encaminho o arquivo.
Hoje se eu fosse fazer outro, eu mudaria algumas coisas, pois o protótipo sempre apresenta algumas dificuldades, mas estou rodando direto com o Jeep e nem precisei mais colocar o amortecedor na barra de direção para tirar aquela maldita vibração.
Quanto a ligação de uma barra para cada roda, eu não senti problemas, pois os carros de linha também trabalham assim. Derrepente numa trilha de velocidade pode atrapalhar a dirigibilidade, mas eu preferi montar assim para não precisar enjambrar nada nos cubos de roda, fora que vc divide o esforço em 2 pivos no lugar de um.
Vou procurar as fotos em casa e depois coloco elas aqui...
Rafaminc
30/08/2008, 09:16
Hoje se eu fosse fazer outro, eu mudaria algumas coisas, pois o protótipo sempre apresenta algumas dificuldades, mas estou rodando direto com o Jeep e nem precisei mais colocar o amortecedor na barra de direção para tirar aquela maldita vibração.
Quanto a ligação de uma barra para cada roda, eu não senti problemas, pois os carros de linha também trabalham assim. Derrepente numa trilha de velocidade pode atrapalhar a dirigibilidade, mas eu preferi montar assim para não precisar enjambrar nada nos cubos de roda, fora que vc divide o esforço em 2 pivos no lugar de um.
Vou procurar as fotos em casa e depois coloco elas aqui
felipemendes
31/08/2008, 00:18
Nem esquenta com minha resposta lá em cima, até porque a direção original é parecida com a sua, neste aspecto. Só não entendi direito o negócio com os cubos de roda.
felipe, acredito q ele quis dizer nos munhoes.
Rafaminc
31/08/2008, 20:19
felipe, acredito q ele quis dizer nos munhoes.
É isso mesmo, optei em não colocar a barra para não precisar soldar ou enjambrar nada nestes braços, pois fiquei meio cabreiro em colocar solda ou inverter os cones, pois vai que tempera e enfraquece o munhão.
Abraços
vinicius fernandes
25/09/2008, 17:21
Ola se alguem puder me ajudar.coloquei setor de santana e quando viro o volante para direita vai numa boa mas quando viro pra esquerda começa a travar a bomba e a correia fica gritando.
SE ALGUEM SOUBER O QUE TEM DE ERRADO ME AJUDE.:parede:
Amigo, acho que quando vc vira para esquerda força a bomba.Provavelmente por falta de curso nesse sentido.
Verificou se quando o veículo está com as rodas em linha, o setor está na metade do curso?
Abs
vinicius fernandes
26/09/2008, 13:52
Boa tarde
Zepi
Eu ja regulei o curso 2 vezes.O que acontece é quando começo a virar para a esquerda começa fazer barulho na correia.O setor esta com as guias da xtrex,amotecedor de direçao toy,pneu 31pol.
Mazaropi-RJ
26/09/2008, 16:25
Vinicius, tem como tirar algumas fts para posar aqui de como ficou a instalação do kit ? Sei que tem algumas por aqui mas qto mais detalhes melhor. Fts tais como disposição das barras, suporte e tal. Qual motor vc está usando ? Vlw. Abçs.
vinicius fernandes
29/09/2008, 14:11
Beleza
Mazaropi
Vou ver se consigo postar algumas fotos no forum pra vc.
Melhor se tiver e-mail manda que te envio as fotos,ficou bem legal gostei mesmo.Coloquei a coluna de direçao do fiesta com chave de seta,chave de igniçao,acabamento e o melhor ficou tudo com a marca Ford.:dance:
Gostaria de saber , onde eu compro o kit montagem pra adptar o setor do gol , ou alguem que faça por encomenda aqui no forum . já tenho o setor . desde de já agradeço a vcs ! abraço
Recomendo o suporte da X-Toys, http://xtrex.blog.uol.com.br/, o envio foi rápido e o produto com bom acabamento, não foi plug n play para mim porque usei na Rural mas parece que é 10 para usar no jeep, tenho um CJ que em breve receberá novo setor, vou comprar o suporte de novo da X-Toys.
Fala gente!
EStou voltando... aos poucos mas estou.. hehehehehee
bom é o seguinte, instalei a caixa de santana no jeep.... aliás, instalei um monte de coisas a mais que com o tempo vou revelando... ehehhee
O problema agora é com a caixa...
fiz o processo normal da instalação, mas notei que ela tem aquele jogo axial... ou seja ela está movendo pra frente e pra trás...
ai li sobre o trilho para ela correr, até um torneiro daqui me disse sobre esta possibilidade, mas como fazer isso?
Sem contar a dirigibilidade que está muito ruim... pois com este movimento da caixa, está dando quase meia volta de folga no volante.
Ainda não li todos os posts aqui, mas estou fazendo isso aos poucos para ver se alguém teve a solução para isso.
Bom, no mais estou por aqui.
Abraços
Eugênio
Rodrigo Baratti
10/11/2008, 17:12
Monge,
Clica na assinatura do Paulo (X-Toy - http://xtrex.blog.uol.com.br/).
[]
Mazaropi-RJ
10/11/2008, 17:33
Fotos que faltaram na mensagem anterior.
1) O suporte o mais próximo possível do jumelo, pois se instalado abaixo da travessa deixaria o setor alinhado com o eixo dianteiro e muito baixo, as molas ao flexionar em um desnível maior fariam que o eixo esmagasse o setor.
2) O suporte com o comprimento alterado.
3) O suporte com o setor, visto de frente.
4) Semelhante à primeira foto mas já com o setor no lugar.
Obs: minha dúvida é quanto à rigidez estrutural do suporte por não estar apoiado na travessa, pensei em uma viga em T ou em L soldada acima do suporte para evitar que a mesma empene. Existem parafusos nas abas laterais e na chapa principal, 4 parafusos de cada lado, será que são suficientes?
Fala Bruno...
Quando fui ao meca ver a instalação da DH, qse caí para trás... Ele ao perceber que havia o risco de a barra da direção bater no suporte da caixa, recuou ( Ponteou ) o suporte para frente não deixando sob a ravessa como recomendado... Assim não se correria o risco de nada bater no suporte...
Minha pergunta é a seguinte : Essa sua solução funcionou de verdade ou vc encontrou uma outra... Eu não gostaria de voltar atrás e retirar a barra ligando roda a roda...
Abçs.
Mazaropi:
Por enquanto a solução que encontrei está funcionando mas não tive tempo de terminar o serviço, estou rodando somente aqui na cidade, meu problema atual é que sinto um calo ao esterçar, já sei que é em uma das juntas universais da barra de colapso, tenho que alterar o comprimento da barra de direção (acoplada ao volante) para diminuir este ângulo mas para tanto tenho que desmontar muita coisa e ai falta tempo.
Tem fotos da instalação feita pelo seu mecânico? É um CJ ou uma Rural? Os CJs que já vi com este tipo de suporte tem o mesmo ponteado embaixo da travessa, na Rural que não deu, não sei se porque uso molas de toyota (são menos arqueadas que as originais) ou se o problema se repete em todas as Rurais.
Mazaropi-RJ
11/11/2008, 22:26
Mazaropi:
Por enquanto a solução que encontrei está funcionando mas não tive tempo de terminar o serviço, estou rodando somente aqui na cidade, meu problema atual é que sinto um calo ao esterçar, já sei que é em uma das juntas universais da barra de colapso, tenho que alterar o comprimento da barra de direção (acoplada ao volante) para diminuir este ângulo mas para tanto tenho que desmontar muita coisa e ai falta tempo.
Tem fotos da instalação feita pelo seu mecânico? É um CJ ou uma Rural? Os CJs que já vi com este tipo de suporte tem o mesmo ponteado embaixo da travessa, na Rural que não deu, não sei se porque uso molas de toyota (são menos arqueadas que as originais) ou se o problema se repete em todas as Rurais.
olá, Bruno, grato pelo interesse... seguem as fotos para onde o suporte foi "empurrado"... na foto Nr1 esta, por engano, umas das barras superiores da direção antiga... vc acha que essa reposição do suporte vai vai dar bom resultado ?
Abçs.
tstapazzoli
17/11/2008, 00:08
Vou procurar as fotos em casa e depois coloco elas aqui...
Boa noite!
Favor encaminhar o arquivo em *.dwg para
tstapazzoli@hotmail.com
Obrigado,
Thiago
Tem uns que chama barra retrátil, outros barra de colapso, mas é a mesma barra :wink:
Quando comprei a coluna da S10, já pedi a barra :roll: , o cara me disse que era a própria barra dela :roll: As estrias encaixam na caixa do santana corretamente :wink: , e tem uma junta para eliminar as vibrações da caixa para a coluna :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c2ff9feab58a13d5b47312b696e97a28.jpg
Minha dica é tentar usar no máximo 2 cruzetas, a barra peça para um torneiro fazer. E usar uma junta de borracha da coluna de direção do GOL, é uma espécie de coxim, só que para a direção!!!
[s]
Pessoas,
Estou num dilema...
Estou com o setor do santana +barra de colapso e colunaescamotiável da S10, só que a coluna vem com uma barra intermediária, o que deixa o conjunto muito comprido, e sem essa barra fica muito curto pra Rural.
Até dá pra usar essa barra, só que teria de usar um mancal, pois seriam duas cruzetas antes do setor.
Pensei em eliminar uma cruzeta e soldar com MIG no tamanho ideal, mas a idéia inicial era não usar solda nessas barras....
Vejam, a barra é a que está circulada na foto:
- circulo vermelho: um plástico que não sei pra que serve;
- circulo amarelo: junção que encaixa na cruzeta da barra de colapso.
Ps.:Sem essa barra, a b. de colapso encaixa perfeito na coluna, mas fica curta.
Se algumém puder me dizer a tolerância para a barra de colapso,o movimento máximo que ela faz...ajudaria, pois se colocar ele bem estendida parece que cabe, mas e se soltar no movimento da carroceria?
Abs
Zepi:
No meu caso mandei cortar a última barra e refazer o estriado, dai fica no comprimento correto. Mas não era a barra da S-10.
Como esta barra é presa na cruzeta? Não é possível desconectá-la da cruzeta, cortar o que sobra e prender novamente?
Thiago Rodeghel
28/12/2008, 11:37
Se algumém puder me dizer a tolerância para a barra de colapso,o movimento máximo que ela faz...ajudaria, pois se colocar ele bem estendida parece que cabe, mas e se soltar no movimento da carroceria?
Abs
Não tem problema nenhum em alongar ou encurtar a barra, a minha precisei alongar a barra, levei em um lugar que só trabalha com reformas de cardans, eles fizeram pra mim perfeito. Alinhado, soldado, e com um tubo mais forte q o original da S10.
[s]
agradeço a ajuda!
Acho que o mais facil realmente e alongar uma das barras....
Como a barra(preta) perto do setor eh conectada naquela junçao branca de plastico, que nao sei pra que serve...acho que ali eh um bom local para fazer o alongamento com uma barra forte, fazendo furos e soldando neles, de forma que a solda nao fique so nas bordas.
abs
Colegas,
Pensei o seguinte:
Cortar a barra intermediária onde tem o corte amarelo(1) e soldar diretamente na coluna de direção.
As duas pontas que mostram as setas azuis são intercambiáveis.
Dessa forma ela fica no comprimento e ajuste certo.Permitindo vários ajustes entre altura do banco e altura do volante.
Perfeito.
Abs
Zepi:
No meu caso mandei cortar a última barra e refazer o estriado, dai fica no comprimento correto. Mas não era a barra da S-10.
Como esta barra é presa na cruzeta? Não é possível desconectá-la da cruzeta, cortar o que sobra e prender novamente?
Olá não entendi bem sua pergunta, mas tirei duas fotos delas:
Ontem vi uma instalação de caixa de direção bem diferente em um CJ5 e gostaria de saber o opniões a respeito.
Era uma caixa mecanica de gol, só que o cara instalou o suporte soldado na carcaça do diferencial dianteiro, nunca vi isso.!!!rssssssss
Perguntei o motivo e ele falou que ja teve algumas caixas de opala instaladas de modo tradicional(no chassi) mais que nas trilhas pesadas a caixa forçava muito o chassi e até torcia um pouco ele, e depois de alguns problemas por conta disso colocou no diferencial retirando a torção que a caixa faz sobre o chassi. Disse que ja esta com esta caixa a pelo menos 5 anos e nunca deu problema desse jeito. O que voces acham ??? Achei pelo menos estranho !!!!
bom se foi ele conseguiu travar o eixo sem suspensão ai sim acho possivel ahuahuahuahua
senào ele tá é usando sistema full hydro com caixa de empilhadeira, mesmo assim não consigo imaginar isso funcionando
Elmer_Jeep
25/03/2009, 18:06
caixas de opala instaladas de modo tradicional(no chassi) mais que nas trilhas pesadas a caixa forçava muito o chassi e até torcia um pouco ele
Se tiver mal posicionada força mesmo, o resto é gambi :parede:
Mauricio Rotta
30/03/2009, 13:55
Eu ja fiz umas tres adaptações com a caixa de direção do passat, é quase a mesma coisa a diferença é q ela é maior e a parte móvel fica no meio da caixa, consequentemente a adaptação se torna relativamente mais fácil, quanto a robustez ja está comprovada, pelo tanto de pau que ja aguentou...
inaciocm
01/04/2009, 20:48
seguinte: meu CJ 76 é todo original no que se trata de suspa e direção, blz? (somente os jumelos são maiores)
acompanhei todos os post da galera e percebi q o projeto de ngn se enquadra no meu "dia-a-dia".
Uso meu CJ mais no asfalto do que na lama. as fezes encaro umas estradas de fazenda abandonadas e nada demais. o maior esforço que ele faz é quando eu empresto ele p meu pai arrastar lenha para o sitio dele e uma vez por ano, participo de um rally de regularidade (Rally Eco Goiás).
Algo que eu nao aguento mais são 2 coisas: as férias no volante (e olha que meu setor é ZERO) e uma inclinação de dar medo quando eu contorno rotatórias, chega a raspar no interior do para-lama.
nao estou afim de colocar a suspa da Band (sei que é a melhor) para nao descaracterizar meu jeep (tem até estepe lateral), mais quero torna-lo mais, digamos, seguro!
encontrei isto:
http://www.tratorgama.com.br/sites/rolo/produto_mostra.asp?cat_descricao=Sistema%20de%20Di reção&subc_descricao=Barras&prod_id=2130 (http://www.tratorgama.com.br/sites/rolo/produto_mostra.asp?cat_descricao=Sistema%20de%20Di reção&subc_descricao=Barras&prod_id=2130)
alguem que já comprou, vem com tudo só para adaptar???
e tem isso tbm:
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40749&idcategoria=7824&Nivell=&Categorias (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40749&idcategoria=7824&Nivell=&Categorias)=
quero manter o máximo de "originaleis" no meu CJ.
isses dois kits, atenderia minhas necessidades????
nao quero usar sistema hidráulico, quero uma direção mecânica que nao tenha folga e que seja, maleável!!!
OBS: uso pneus militares, aro 16, originais!!!! tenho fotos no album...
giovanihappy
02/04/2009, 13:55
Sempre tive curiosidade de ver esse Kit Fes em ação, vou esperar os opiniões.
Estava pensando em colocar direçao Hidraulica no meu CJ5, pois a direção original tambem tinha férias além da forcinha que era necessario fazer para manobrar, mas seguindo algumas dicas do forum resolvi colocar a mecanica do santana e estou muito satisfeito com resultado, ficou muito macia e sem nenhuma folga, agora da para manobrar com uma mão.
Mauricio Rotta
20/07/2009, 12:06
Agora além da direção do Passat instalei barras e terminais do trator Massey Fergusson, resumindo, direção inquebrável.
Custo de tudo?
Caixa de direção no Ferro Velho 30,00 (comprei duas e deixei uma na reserva)
Terminais e barras agricolas novos 200,00
Total 230,00 pilas por uma direção que nunca mais vai me incomodar.
Não sei porque ninguem fala nada a respeito da direção do passat, é muito, mas muuuuito mais fácil adaptar do que a do Santana.
inaciocm
20/07/2009, 15:47
Agora além da direção do Passat instalei barras e terminais do trator Massey Fergusson, resumindo, direção inquebrável.
Custo de tudo?
Não sei porque ninguem fala nada a respeito da direção do passat, é muito, mas muuuuito mais fácil adaptar do que a do Santana.
Mauricio, a caixa do passat de que ano? ela nao seria a mesma do santana antigo(se o passat tbm for antigo)???
poe umas foto do trampo ai... a sua ta hidraulica ou mecanica? e a coluna de direção, vc deixou a original ou colocou a do passat tbm?
flw, abraço
Lucas Nassif
20/07/2009, 15:54
Sempre tive curiosidade de ver esse Kit Fes em ação, vou esperar os opiniões.
Aqui em PL tem um Jeep com o Kit Fes. Toda hora que a suspa abre bacana na trilha, a mola cai.. :mrgreen:
inaciocm
20/07/2009, 16:27
Aqui em PL tem um Jeep com o Kit Fes. Toda hora que a suspa abre bacana na trilha, a mola cai.. :mrgreen:
Lucas, isso eu imagino ser simples de ser resolvido.
basta fazer uma trava nas duas extremidades da mola, assim ela nao vai cair quando der fim de curso na suspa. a trava nao vai influenciar na suspa, só vai manter a mola no lugar.
fiz um desenho tosco aqui... mais axo que dá p ter uma ideia...
continuo com duvidas sobre a direção do passat...:pensativo:
Rafaminc
20/07/2009, 16:40
[QUOTE=inaciocm;848813]
Uma inclinação de dar medo quando eu contorno rotatórias, chega a raspar no interior do para-lama.
QUOTE]
Porque ñ coloca uma barra estabilizadora. Como vc não faz trilhas pesadas, não vai precisar de todo o curso da suspensão...
Quando tinha meus 15 a 18 anos, vivia fazendo curvas em 2 rodas. Sozinho podia entrar quente nas curvas que o Jeep só ladeava, mas era carregar 2 ou 3 pessoas, que já levantava as rodas do chão, até que um dia capotei 360º com 5 amigos dentro. Hoje tiro o pé e ando na boa...
Lucas Nassif
20/07/2009, 16:40
Lucas, isso eu imagino ser simples de ser resolvido.
basta fazer uma trava nas duas extremidades da mola, assim ela nao vai cair quando der fim de curso na suspa.
Isso aí, o problema é que o daqui de PL foi mal adaptado, e não tem essa trava!!
:concordo:
Mauricio Rotta
20/07/2009, 20:03
Mauricio, a caixa do passat de que ano? ela nao seria a mesma do santana antigo(se o passat tbm for antigo)???
poe umas foto do trampo ai... a sua ta hidraulica ou mecanica? e a coluna de direção, vc deixou a original ou colocou a do passat tbm?
flw, abraço
Acho que de qualquer Passat da certo, acho que todos sairam com a mesma caixa de direção, to falando do "Passatão" nacional, nada a ver com aquela 'uva' do passat alemão.
Não tenho foto da caixa, tirei uma só dos terminais instalados no novo suporte no munhão, amanhã tiro uma foto da caixa propriamente dita e coloco aqui. Só posso dizer uma coisa, a adaptação é muito mais simples, não precisa de suporte nenhum.
inaciocm
21/07/2009, 12:44
Porque ñ coloca uma barra estabilizadora. Como vc não faz trilhas pesadas, não vai precisar de todo o curso da suspensão...
Quando tinha meus 15 a 18 anos, vivia fazendo curvas em 2 rodas. Sozinho podia entrar quente nas curvas que o Jeep só ladeava, mas era carregar 2 ou 3 pessoas, que já levantava as rodas do chão, até que um dia capotei 360º com 5 amigos dentro. Hoje tiro o pé e ando na boa...
é uma opção... vou dar uma pesquizada nos topicos daqui...
se nao ficar mto caro...
vlw pela ideia, Rafaminc!!!:concordo:
inaciocm
21/07/2009, 12:57
Acho que de qualquer Passat da certo, acho que todos sairam com a mesma caixa de direção, to falando do "Passatão" nacional, nada a ver com aquela 'uva' do passat alemão.
Não tenho foto da caixa, tirei uma só dos terminais instalados no novo suporte no munhão, amanhã tiro uma foto da caixa propriamente dita e coloco aqui. Só posso dizer uma coisa, a adaptação é muito mais simples, não precisa de suporte nenhum.
pois é Mauricio, já imaginava que seria a do "Passatão", pois a do passat alemao, se nao me engano, possui dois braços, semelhante a da foto anexa.
hj cedo fui num desmanche aqui da minha cidade e o cara pediu 250 conto numa caixa de ZF mecanica do opala recondicionada. quase mandei o cara guardar ela nu... esqueci de perguntar qto ele queria na do passat(tinha dois no patio para serem desmontados)
vc falando e eu ficando mais interessado...("não precisa de suporte nenhum")
giovanihappy
21/07/2009, 14:22
A minha é do passat e não tenho do que reclamar, pouquíssima folga e fácil manutenção.
Quando comprei o Jeep ele já veio com ela. Vou tirar umas fotos e posto aqui para facilitar a visualização. Aproveito e fico no aguardo de comentários caso tenha algo "errado"
Giovani
Mauricio Rotta
22/07/2009, 15:27
Realmente acho a melhor opção, melhor que a do santana até, e não precisa de suporte nenhum mesmo, somente de duas chapas fixando a caixa no chassis e nada mais. Pra trocar se der zica também é dois palitos. De vez em quando é bom retirá-la pra lubrificar e limpar, principalmente se vc for como eu que não pode ver uma poça d'água que ja se atira dentro com o Jeep.
A minha já está instalada a mais ou menos uns 6 anos e até agora só alegria, pra se ter uma ideia, eu tinha a do maverick antes que vivia me enchendo o saco, depois que coloquei a do Passatão acabaram-se os problemas, agora coloquei os medonhos terminais da Massey Fergusson e com certeza agora sim é que não vai me dar dor de cabeça mesmo.
Estou sem camera fotografica no momento mas assim q eu puder tiro fotos e posto aqui. Tem uns caras que colocam essa mesma caixinha mas com hidráulico, aí sim fica show, particularmente eu não pretendo colocar hidráulico porque sei que é mais uma coisa pra cuidar e vazar oleo (e pra incomodar), e como sou só eu que dirijo o Jeep não me incomodo com a direção um pouco mais pesada, mas quando se tem q dividir a boléia com a mulher a coisa muda né... Não é o meu caso... Graças a Deus.
Mauricio Rotta
22/07/2009, 15:29
Olha ela aqui, ja vem até com um pequeno amortecedorzinho de direção, que eu fiz voar dali diga-se de passagem!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99548203-caixa-de-direco-passat-74-86-remanofaturada-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99548203-caixa-de-direco-passat-74-86-remanofaturada-_JM)
Mas pessoal olhando as duas caixas de direcao (passat e gol) lado a lado a diferenca se resume a pequenas modificacoes esteticas, me arriscaria a dizer até que sao a mesma caixa.
inaciocm
23/07/2009, 12:06
Mas pessoal olhando as duas caixas de direcao (passat e gol) lado a lado a diferenca se resume a pequenas modificacoes esteticas, me arriscaria a dizer até que sao a mesma caixa.
X2
certamente o "miolo" da caixa deve ser o mesmo...
Mauricio Rotta
23/07/2009, 18:24
Eu tenho certeza de que os 'miolos' são praticamente identicos, o que eu me refiro não é a durabilidade e nem estou dizendo que a do passat é melhor, o que eu digo é que a adaptação é muito mais fácil de se fazer com a do passat do que com a do Gol/Santana.
Por que? Porque a do passat é da largura do jeep e a articulação é central e não na extremidade, como na do Gol, por isso é só fixar duas chapas para fixar a caixa e boa, ligar as barras e ja era!
inaciocm
23/07/2009, 21:10
Eu tenho certeza de que os 'miolos' são praticamente identicos, o que eu me refiro não é a durabilidade e nem estou dizendo que a do passat é melhor, o que eu digo é que a adaptação é muito mais fácil de se fazer com a do passat do que com a do Gol/Santana.
Por que? Porque a do passat é da largura do jeep e a articulação é central e não na extremidade, como na do Gol, por isso é só fixar duas chapas para fixar a caixa e boa, ligar as barras e ja era!
Julio Rebello
29/07/2009, 18:25
Custo de tudo?
Maurício, vc poderia me passar a lista de terminais e barras p/ eu pesquisar aqui na minha região?
Estou montando a minha caixa de saveiro (já tinha comprado antes de saber a respeito da do passat) no meu CJ-5 e gostaria de colocar umas barras mais "saradas".
Os terminais entram no olhal do munhão ou tem que fazer ajustes:?::?::?:
A barra longa e os terminais da BAND servem nessa adaptação:?:
Grande abraço!
Mauricio Rotta
30/07/2009, 08:48
As barras da Band servem sim, os terminais não entram nos olhais originais do Jeep, dâ uma olha nesse mesmo tópico e vc verá como eu procedi em relação aos novos olhais. Vou tentar explicar: eu peguei uma chapa de 1/2" parafusei nos 4 parafusos superiores do munhão, esquentei a chapa, fiz ela descer o contorno do munhão e parafusei essa chapa novamente onde iria o terminal antigo do Jeep, na ponta dessa chapa eu soldei novos olhais para os novos terminais. Eu adaptei barras e terminais do trator Massey Fergusson porque são muito mais baratos que terminais veiculares aqui na minha região e a resistencia é infinitamente maior. As barras são mais grossas e por isso também mais resistentes, ficou exageradamente forte.
Lista: 4 terminais, duas barras de direção (uma longa ligando roda a roda e uma curta ligando caixa a roda) duas chapas de 1/2" fazendo o trampo no munhão, os olhais e muito serviço e capricho, mão de obra dá e muito, mas é um serviço pra nunca mais mexer.
Mauricio Rotta
30/07/2009, 08:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=181933&d=1248130937 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=181933&d=1248130937)
inaciocm
30/07/2009, 12:51
Mauricio, se eu fizer este esquema da barra ligando de roda em roda e outra na caixa, porem usando a "CAIXA ORIGINAL do CJ", mudar somente as barras de ligação das rodas, daria mta diferença?
Mauricio Rotta
30/07/2009, 15:19
Daria diferença sim, pq o alinhamento do Jeep seria constante, acho q é uma ótima saída ja que fica mais estável e seguro, porém a caixa do jeep é muito sucetível a folgas se usada ao extremo, o meu jeep 51 usa todo o sistema original, porém com barra ligando de roda a roda, a folga é zero, mas tb só uso ele pra passear.
inaciocm
30/07/2009, 15:30
hmm... sei que o setor do original do jipe tem folga, nao tem jeito, mais aquelas barras em "X" dão muita folga e os terminais originais não duram nada... aquele terminal duplo intao...
vou ver com meu meca o seguinte: uma barra ligada de roda em roda com terminal Massey(os que vc usou), soldar um olhal na barra e usar mais dois terminais massey na outra barra.
Ficaria baum?
a vantagem seria que quando colocasse a caixa VW não teria que gastar mais grana numa tacada só!!!
Rafaminc
30/07/2009, 16:16
Na minha instalação não precisei mudar os munhões, reaproveitei todas as buchas e pivôs originais.
Se não me engano os pivôs novos são da marca Nakata e custavam na minha cidade R$35,00 cada um.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=57 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=57)
Mauricio Rotta
30/07/2009, 16:50
Acabei de dar um cacete no Jeep no atoleiro que tem no fundo da empresa, a direção ficou filé, não encosta em nenhuma parte fixa ou móvel do carro eficou leve e precisa.
Eu optei pelos terminais da Massey pq aqui na minha região são fáceis de encontrar e baratos, e muito resistentes. Acho q vc consegue fazer essa adaptação com certeza, pode fazer, eu agarantio!
Mauricio Rotta
30/07/2009, 16:58
Na minha instalação não precisei mudar os munhões, reaproveitei todas as buchas e pivôs originais.
Se não me engano os pivôs novos são da marca Nakata e custavam na minha cidade R$35,00 cada um.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=57 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=57)
Esse sistema seu funciona muito bem também, eu usei exatamente esse sistema durante muito tempo, funciona muito bem, e sobreviveu a todas as solicitações a que eu submeti o Jeep( q não foram poucas). Porém minha treta contra esse sistema é a falta do alinhamento entre as rodas. Por isso optei em favor ao novo sistema que inventei. Outra coisa bacana foi a chapa que parafusei nos 4 parafusos superiores do munhão e que vai parafusada no antigo olhal do terminal, fazendo dessa forma vc não corre o risco de fadigar o material (ferro fundido) com solda, e todos sabemos que solda em ferro fundido é um pé no saco!
Mas o seu sistema é totalmente funcional e provado e comprovado que aguenta o tranco!
Rafaminc
30/07/2009, 17:20
É Maurício, esse era meu medo, ter que inverter, ou soldar alguma coisa nos munhões, ficava imaginado o cara a 80 km/h na estrada e trincar ou quebrar um munhão, báh, dá até um frio na espinha em pensar, hehe...
Vou olhar sua instalação, pois acho que quando arquear as molas vou ter problemas com as barras de direção.
At.
Rafael
Mauricio Rotta
31/07/2009, 08:40
Ferro fundido não foi feito pra receber solda, as vezes vc faz uma solda muito boa no material e ele acaba quebrando no final da solda, eu acredito que o calor faça o material fadigar e se tornar frágil, por isso quando preciso fazer algum serviço em ferro fundido eu opto pelo aparafusamento. Foi o que eu fiz com o munhão.
Beto-cj5 1975
31/08/2009, 22:21
Alguem teria o esquema do suporte da caixa vw?? Os links nao estao funcionando....com que chapa eu faço a base? Com que cano eu faço o trilho para as bichas deslizantes?? Gostaria de detalhes....Abrçs
Fabiano-SL
01/09/2009, 08:27
Alguem teria o esquema do suporte da caixa vw?? Os links nao estao funcionando....com que chapa eu faço a base? Com que cano eu faço o trilho para as bichas deslizantes?? Gostaria de detalhes....Abrçs
Todas as respostas estão no post anteriores. Leia todos e saberás fazer teu suporte e a correta intalação ou:
Procure pelo usuário ZEPI, ele tem um suporte a venda.
Os links estão ok!
Beto-cj5 1975
01/09/2009, 18:43
Oi, Pessoal.
Estou colocando um desenho em 3d para ajudar a quem pretende montar o sistema. Este desenho e outros com medidas dos suportes da caixa eu deixei no meu álbum pessoal.
Espero que ajude em alguma coisa.
Abraços.
Sergio Antunes.
Fala Sergio, te mandei uma MP...teria como me informar qual é a sua pagina pessoal, ai eu pego o esquema, preciso das medidas certas para mandar meu torneiro fazer o suporte...abrçs.!!!
Rodrigo Baratti
01/09/2009, 20:54
Fala Sergio, te mandei uma MP...teria como me informar qual é a sua pagina pessoal, ai eu pego o esquema, preciso das medidas certas para mandar meu torneiro fazer o suporte...abrçs.!!!
click no nome dele e depois no link do album.
Beto-cj5 1975
01/09/2009, 22:08
click no nome dele e depois no link do album.
Eu acho que estou fazendo algo errado,,,...:parede::parede::parede:
Ja cliquei no nome dele e nao mostra nda sobre album,,....
Beto-cj5 1975
03/09/2009, 23:22
Ninguem pode me ajudar com as medidas? Jipeiro novo nao tem vez? se crio um topico novo tome chupada....se respondo o topico velho nao tem resposta....aiai...ta difcil a coisa!!!! kkkkkkkkk
Rafaminc
04/09/2009, 07:33
Posta seu e-mail que mando os arquivos em DWG da minha adaptação. Só vai precisar dar uma melhorada no sistema das guias, pois como a verba estava curta na época, eu fiz uns aproveitamentos de sucatas para monta-las.
Fabiano-SL
04/09/2009, 09:10
Ninguem pode me ajudar com as medidas? Jipeiro novo nao tem vez? se crio um topico novo tome chupada....se respondo o topico velho nao tem resposta....aiai...ta difcil a coisa!!!! kkkkkkkkk
Bebê não precisa mais chorar... tudo vai ficar bem...
http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=80
Falando sério: aproveita que já tem kit pronto, não tente reinventar a "roda", vai gastar dinheiro, tempo e talvez fazer cagada (retrabalho)... Esse pessoal da Recuperg participa do forum, já comprei com eles outros materiais... atendimento e material de primeira!
Rafaminc
04/09/2009, 10:34
Fabiano, esse kit não tem as guias, mas é como vc falou, se o cara não manja muito de mecânica / projeto, compra pronto ou manda fazer, pois tem muitos detalhes envolvidos, que para uma leigo o projeto não sai nem do papel.
No meu caso eu gastei em torno de R$200,00 em peças e 0,00 em usinagem, solda e ajustagem que fiz em casa.
Tenho instalado na minha Rural o suporte da X-Toys (http://xtrex.blog.uol.com.br/), recomendo. É infinitamente mais fácil do que fabricar o seu suporte, a menos que tenha os equipamentos e o conhecimento.
Fabiano-SL
04/09/2009, 13:10
Fabiano, esse kit não tem as guias, mas é como vc falou, se o cara não manja muito de mecânica / projeto, compra pronto ou manda fazer, pois tem muitos detalhes envolvidos, que para uma leigo o projeto não sai nem do papel.
No meu caso eu gastei em torno de R$200,00 em peças e 0,00 em usinagem, solda e ajustagem que fiz em casa.
É verdade... mas pode ser colocada depois as guias... Verifiquei essa que o x-toys faz, parece muito boa (já com as guias de reforço).
Todo o jipeiro deveria aprender usinagem... hehehe
Rodrigo Baratti
04/09/2009, 13:28
Beto,
Vi que o album do Sergio deve ter sido retirado.
Porém pelo esquema que ele colocou e as fotos da X-toy vc consegue ter uma boa noção.
O legal da X-toy é que todo o sistema forma um conjunto P&P, um pouco diferente do esquema do Sergio.
Acho que com essas informações + a cx de direção e a largura do chassi o torneiro consegue montar o sistema.
No meu jeep a cx está sem a guia, fica bem leve e aguenta relativamente bem, faz 1 ano que uso em trilhas e agora está com uma pequena folga, nada que não tire no ajuste.
Pelo preço do equipamento optei em não usar o sistema de guias e qdo a cx abrir o bico simplesmente troco por outra.
[]
Beto-cj5 1975
04/09/2009, 14:35
Posta seu e-mail que mando os arquivos em DWG da minha adaptação. Só vai precisar dar uma melhorada no sistema das guias, pois como a verba estava curta na época, eu fiz uns aproveitamentos de sucatas para monta-las.
Segue meu email:
beto@detroitautosom.com.br
Ao resto do pessoal, só pra que saibam, tenho muita noçao de mecanica e eletrica...eu apenas gostaria de fabricar eu mesmo o meu kit para economizar um pouco! Eu so queria medidas de alguem que ja as tivesse tirado para nao ter que ficar ajustando chapas! Assim que ficar pronto posto o resultado a voces! Espero que tenham entendido e que ninguem fique bravo com o bebe chorao como me chamaram....
Abrçs a todos
valdir rainer
04/09/2009, 18:59
Amigos,
Me ajudem!!!
Olá Sidnei, eu ja vi serviço igual ao seu,e ja vi esses parafusos soltar,veja nas fotos que estou enviando,eu sempre faço assim nos jeeps dos meus clientes,e nunca tive problemas.
Inclusive esse jeep estava com o munhão original e quebrou na trilha ,bem no furo do pivo,por isso eu ja modifiquei os dois lados.
abs...
inaciocm
09/09/2009, 08:07
Rafaminc, teria como mandar p/ mim tbm?
inaciocm@hotmail.com
tbm estou querendo economizar uma grana... já tenho a caixa do santana, só estou na duvida sobre a melhor "gambiarra"...
silvao74
26/09/2009, 21:42
Rafaminc, teria como mandar p/ mim tbm?
inaciocm@hotmail.com
tbm estou querendo economizar uma grana... já tenho a caixa do santana, só estou na duvida sobre a melhor "gambiarra"...
:concordo:pois e galera eu tambem estava na duvida fiquei uns quinze dias pensando e lendo o topico e fiz um misto de tudo que vi por aqui e separei oque achei melhor em cada ideia,primeira estou fazendo a barra munha a munhao com um tubo schedule um pouco maior ki o original ,em que o terminal passa vazado mandei fazer no torno a porca ki irei soldar e a contra porca ,a barra ki sai da direçao vou deixar aquela maior original mesmo ela vou mandar para a roda esquerda no caso para a barra ,nao vou soldar um olho no terminal e sim uma bucha em forma de letra a que vendem por ai porem minha sera fixada no final da barra.os terminais so comprei tudo novo e do jeep mesmo,si der posto fotos essa semana.
PessoALL. Boa Noite. Alguem saberia me dizer o que aconteceria se eu colocasse além da barra munhão a munhão uma barra ligando a roda esquerda e uma ligando a roda direita na caixa de direção do VW santana?
Rafaminc
21/12/2009, 07:50
PessoALL. Boa Noite. Alguem saberia me dizer o que aconteceria se eu colocasse além da barra munhão a munhão uma barra ligando a roda esquerda e uma ligando a roda direita na caixa de direção do VW santana?
Com as rodas ligadas independentes na caixa de direção, quando vc abaixa a carroceira, as rodas fecham, e quando vc levanta, elas abrem, portanto se vc interromper esse movimento acabar quebrando alguma coisa: caixa, pivô, munhão...
Paulo Eduardo
21/12/2009, 16:31
Catocar, se você fizer isso vai estar criando um triangulo com as barras de direção fazendo com que o conjunto fique travado. Quando a sua suspensão movimetar, as barras vão tentar impedir. Resultado? Caca das bravas. Opte por um ou outro sistema, lembrando que normalmente se o jeep é original existe pouco espaço para adptar decentemente o sistema com uma barra munhão munhão, e uma da cremalheira até o munhão esquerdo (motorista) como seria o correto.
[]´s
Valeu Paulo. Tava pensando que se pudesse fazer daquele jeito teria um sistema mais forte e confiavel.
Vou deixar munhão a munhão e uma barra ligando roda esquerda na caixa de direção mesmo.
obrigado e um abraço.
Beto-cj5 1975
03/01/2010, 16:11
Pessoal, instalei minha direçao vw no cj, porem agora preciso ligar a caixa na coluna de direçao, e meu problema esta sendo o seguinte...se eu passar as cruzetas por cima do suporte do motor (o meu ainda é o BF 6cc original), as cruzetas ficam muito curvadas, e se eu passar por baixo do suporte as cruzetas batem na bomba de combustivel...minha pergunta é: o que seria mais facil, retirar a bomba de combustivel original e colocar uma tampinha no lugar (e uma bomba eletrica tambem) ou cortar um pedaço do suporte do motor e reforça-lo em outro lugar? alguem tem alguma sugestao ou passou por isso?? Abrçs e obrigado
Rafaminc
04/01/2010, 11:31
Pessoal, instalei minha direçao vw no cj, porem agora preciso ligar a caixa na coluna de direçao, e meu problema esta sendo o seguinte...se eu passar as cruzetas por cima do suporte do motor (o meu ainda é o BF 6cc original), as cruzetas ficam muito curvadas, e se eu passar por baixo do suporte as cruzetas batem na bomba de combustivel...minha pergunta é: o que seria mais facil, retirar a bomba de combustivel original e colocar uma tampinha no lugar (e uma bomba eletrica tambem) ou cortar um pedaço do suporte do motor e reforça-lo em outro lugar? alguem tem alguma sugestao ou passou por isso?? Abrçs e obrigado
Na minha instalação, a barra passa raspando na bomba de gasolina e precisei baixar e emendar alguns cm toda a coluna de direção. Resultado: a cruzeta trabalha no ângulo máximo, coisa que não ficou legal.
Hoje eu colocaria mais uma cruzeta e um mancal para guiar o conjunto, deixando os ângulos de giro menores.
Se vc optar por bomba elétrica, acho que vai gastar mais do que tentar desviar da bomba.
Eu compraria mais uma cruzeta e 1 mancal com rolamentos tipo Y que é bem mais barato (http://www.skf.com/portal/skf/home/products?lang=pt&maincatalogue=1&newlink=6) e deixava a bomba no lugar.
Abçs
Beto-cj5 1975
06/01/2010, 09:17
Rafaminc, valeu pela dica..mas eu ja tenho 4 cruzetas e nao quero usar mais do que tres..penso que seria muita coisa! A minha coluna ja esta com um mancal losango, o meu problema realmente esta sendo com o suporte do motor...
Abrçs
Rafaminc, valeu pela dica..mas eu ja tenho 4 cruzetas e nao quero usar mais do que tres..penso que seria muita coisa! A minha coluna ja esta com um mancal losango, o meu problema realmente esta sendo com o suporte do motor...
Abrçs
Bom dia ! no CJ58 da minha exposa foi feito um deslocamento da posição da coluna de direção, no painel, para minimizar a utilização de cruzetas, não lembro quantas, se quiser dou uma olhada, boa sorte !
Gomes Neto
20/01/2010, 16:58
Faaala, galera, alguns anos sem postar, mas tô de volta.
Agora retomando a reforma na viatura, tornei a ler o tópico e botei a cachola pra ferver.
Sem querer mexer no q está certo, apenas buscando alternativas mais em conta$$$$.
Sugestão!!???...:rolleyes:
http://img638.imageshack.us/img638/8171/rstg.jpg
http://img32.imageshack.us/img32/4214/new2mi.jpg
http://img32.imageshack.us/img32/4214/new2mi.jpghttp://img64.imageshack.us/img64/8228/wrtwr.jpg
Gomes Neto
20/01/2010, 17:21
Vou postar um arquivo em cad dwr da direção vw (que eu fiz) pra quem quizer ter novas ideias e cria-las no autocad.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68941
Gomes Neto
20/01/2010, 21:56
Correção arquivo em DWG:roll:
Rafaminc
21/01/2010, 18:13
Gomes, só cuida neste seu esquema que se entrar uma pedra ou sujeira na guia de rolagem da sua bucha, vai travar a direção.
Ainda acho que as guias lineares garantem menos dor de cabeça contra travamentos e atravessamentos.
Uma idéia que me ocorreu agora, seria a utilização de um amortecedor usado sem pressurização para usa-lo de guia. Derrepente um de caminhão teria uma haste bem reforçada e guias bem parrudas para dividir o esforço com a caixa de direção.
Gomes Neto
21/01/2010, 20:33
Na verdade a minha intenção é criar um dispositivo fácil de ser executado.
Este perfil em “u” com as guias é uma peça muito fácil de ser feita, eu desenho no cad e mando para uma firma que corta ela no laser com uma precisão fantástica e já vem dobrada de acordo com minhas especificações.
Quanto à sujeira no rasgo, acredito que se for barro ou poeira o pino guia empurra fácil, mesmo porque pretendo deixar uma folga de mm entre a bucha e a guia para que a bucha só seja exigida realmente em tenções extremas, não seria necessária nem a lubrificação.
O intuito do sistema é somente evitar a quebra da direção e não apóia-la permanentemente.
No sistema com barras se não houver guarda pó o mesmo ocorre, a bucha vai acabar limpando a barra na marra.
Outra vantagem seria a manutenção, solta a porca troca as buchas, tá novo.
No caso de uma pedra, acredito que se a frente estiver socada no barranco pode ser realmente um problema mas a hipótese de ocasionalmente uma entrar certinho e oferecer resistência a ponto de travá-la acho remota, a força aplicada neste ponto é muito grande.
Comparativamente seria o caso de uma pedra travar a correia do motor, caso raro de acontecer.
Acredito que a simples colocação de uma placa na frente do conjunto resolva.
O que vcs acham???
Beto-cj5 1975
21/01/2010, 22:03
Montei meu sistema de direçao vw, achei muito facil a confecçao do suporte, porem ainda estou penando com a ligaçao da caixa com a coluna de direçao, pois, meu motor ainda é o 6cc original (nao sei se bf 161 ou 3000), e o suporte do coxim do motor fica bem na reta da barra da caixa. Alguem tem alguma ideia? Gomes, conselho....faz esse suporte normalmente como apresentado aqui no forum, é baba...Abrçs!!
Rodrigo Baratti
22/01/2010, 13:32
Na verdade a minha intenção é criar um dispositivo fácil de ser executado.
Este perfil em “u” com as guias é uma peça muito fácil de ser feita, eu desenho no cad e mando para uma firma que corta ela no laser com uma precisão fantástica e já vem dobrada de acordo com minhas especificações.
Quanto à sujeira no rasgo, acredito que se for barro ou poeira o pino guia empurra fácil, mesmo porque pretendo deixar uma folga de mm entre a bucha e a guia para que a bucha só seja exigida realmente em tenções extremas, não seria necessária nem a lubrificação.
O intuito do sistema é somente evitar a quebra da direção e não apóia-la permanentemente.
No sistema com barras se não houver guarda pó o mesmo ocorre, a bucha vai acabar limpando a barra na marra.
Outra vantagem seria a manutenção, solta a porca troca as buchas, tá novo.
No caso de uma pedra, acredito que se a frente estiver socada no barranco pode ser realmente um problema mas a hipótese de ocasionalmente uma entrar certinho e oferecer resistência a ponto de travá-la acho remota, a força aplicada neste ponto é muito grande.
Comparativamente seria o caso de uma pedra travar a correia do motor, caso raro de acontecer.
Acredito que a simples colocação de uma placa na frente do conjunto resolva.
O que vcs acham???
Eu acho que dá certo e que fica funcional.
Mas a bucha deve sofrer pressão o tempo todo. O importante é quando a pressão aumentar ela fique na bucha e não na cx.:concordo:
Depois que montar atualiza suas impressões.
[]
Gomes Neto
22/01/2010, 20:32
Eu acho que dá certo e que fica funcional.
Mas a bucha deve sofrer pressão o tempo todo. O importante é quando a pressão aumentar ela fique na bucha e não na cx.:concordo:
Depois que montar atualiza suas impressões.
[]
Rodrigo, se a bucha encostar em cima e embaixo na guia ela não vai rolar e sim ser arrastada.
Conseqüentemente vai gastar prematuramente e a tal folga de (mm) que eu quero preventivamente criar vai acabar fatalmente ocorrendo.
Quando a direção estiver com sua haste recolhida os esforços quase não vão afetar a caixa e quando estiver estendida, 1mm de deslocamento na ponta não vai forçar a caixa também.
Concorda? []...
Gomes Neto
22/01/2010, 20:44
Montei meu sistema de direçao vw, achei muito facil a confecçao do suporte, porem ainda estou penando com a ligaçao da caixa com a coluna de direçao, pois, meu motor ainda é o 6cc original (nao sei se bf 161 ou 3000), e o suporte do coxim do motor fica bem na reta da barra da caixa. Alguem tem alguma ideia? Gomes, conselho....faz esse suporte normalmente como apresentado aqui no forum, é baba...Abrçs!!
Beto, qual tipo de coluna de direção vc tá usando???
Se for inteiriça como a minha (um cano comprido) vc pode encompridar ou encurtar para que o pé dela fique mais baixo ou mais alto que o coxim.
Outra alternativa é furar a parede corta-fogo mais em cima, mas ai a direção trabalha mais na vertical e pode atrapalhar as pernas dependendo da altura do banco.
Se for do tipo regulável (seccionada) o jeito vai ser trabalhar a ligação por intermédio de duas barras “cruzetadas” e um mancal no meio.
[]s
Beto-cj5 1975
22/01/2010, 22:54
Comprei tudo do gol bola....chave de seta, coluna, caixa de direçao, chicote e caixe de fusiveis...
Ja coloquei a coluna e a caixa...ai que fui ver que tinha o suporte no meio do caminho..entao como nao tenho como mudar a coluna de lugar, estive pensando em fazer um furo no meio do suporte do coxim ( que vai no chassis)...ai a barra passaria por dentro do suporte e depois mais uma cruzeta, minimizando essas curvas...o que acha?
Abrçs
Rodrigo Baratti
23/01/2010, 10:01
Rodrigo, se a bucha encostar em cima e embaixo na guia ela não vai rolar e sim ser arrastada.
Conseqüentemente vai gastar prematuramente e a tal folga de (mm) que eu quero preventivamente criar vai acabar fatalmente ocorrendo.
Exatamente!:concordo:
A folga na caixa será sempre proporcional a folga nas buchas.
Quando a direção estiver com sua haste recolhida os esforços quase não vão afetar a caixa e quando estiver estendida, 1mm de deslocamento na ponta não vai forçar a caixa também.
Concorda? []...
Lembre-se que com as rodas retas a barra estara no meio e sempre sofrerá pressão com as ondulações do asfalto.
Sua idéia vai dar certo! :concordo:
Bem melhor que o meu que não tem nada "calçando" a barra:parede: e mais simples que o sistema deslizante.
[] querendo ver um protótipo logo :mrgreen:
Beto-cj5 1975
25/01/2010, 16:39
Andei com o cj hoje...ficou show!! Direçao muito leve, mesmo com o carro parado e pneus 33". Fico ate na duvida se realmente preciso de uma direçao hidraulica.
Assim que possivel providenciarei fotos ....
Abrçs!!
Mauricio Rotta
25/01/2010, 17:04
Eu adaptei com a caixa do Passat, na minha opinião é melhor do que a do Gol, pois ela tem a largura do chassis do Jeep e a articulaçao é no meio, mais recentemente ainda modifiquei todos os terminais e barras, para peças dos tratores massey fergusson, pois são muito fortes e muito mais baratos que qualquer outro terminal veicular.
Rodrigo Baratti
26/01/2010, 14:15
Andei com o cj hoje...ficou show!! Direçao muito leve, mesmo com o carro parado e pneus 33". Fico ate na duvida se realmente preciso de uma direçao hidraulica.
Assim que possivel providenciarei fotos ....
Abrçs!!
Realmente fica leve e precisa. :concordo:
Definitivamente nesse caso não precisa de hidraulica! :discordo:
Gomes Neto
25/03/2010, 14:11
Citado por Mauricio:
Eu adaptei com a caixa do Passat, na minha opinião é melhor do que a do Gol, pois ela tem a largura do chassis do Jeep e a articulaçao é no meio, mais recentemente ainda modifiquei todos os terminais e barras, para peças dos tratores massey fergusson, pois são muito fortes e muito mais baratos que qualquer outro terminal veicular.
Miniaturas Anexadashttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209224&stc=1&thumb=1&d=1267081934 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209224&d=1264446182) http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209225&stc=1&thumb=1&d=1267081934 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=209225&d=1264446234)
__________________________________________________ ________________________________________________
Desculpe mas, será que o fato da direção ter ficado mais leve não se deve a "lingueta" do jumelo (que vc adaptou) ser mais comprida?
Com isso vc não tem que dar mais voltas no volante de batente a batente?
Mauricio Rotta
25/03/2010, 17:48
Sim sim, isso é verdade também. Agora estou trocando novamente todo o sistema pelo sistama hidráulico retirado de uma saveiro 2003.
AndreiMDL
26/03/2010, 03:12
instalei DH do Santana...
no carro acho q dava 2.5 voltas
no willys ficou um pouco menos... por causa dos pneus q limmitam....
mas sem comparacoes mesmo com o setor de passat
DH no meio do lamacal e/ou p se divertir é mto melhor :mrgreen:
no comeco até perigoso heheh acostumado fazer forca p virar...
abs
boas trilhas embreve com DH :dance:
willys1960_ctba
17/04/2010, 17:29
Pessoal, sei que la no inicio do Tópico fala sobre a barra, que o certo é a barra que sai da caixa de direção ir para a roda do lado do motorista ou seja a mais distante, porém é com esta e como estou estudando trocar por uma de opala não vou mudar isso agora, a não ser que eu realmente fique com a de santana.
Abaixo segue algumas fotos que tirei após mudar o braço do munhão para cima, olhem como ficou o "reforço" que o mecânico fez. Estou em duvida sobre a funcionalidade....
[]s
Rodrigo Baratti
18/04/2010, 07:50
Amigo,
A barra ficou muito curta, praticamente inexiste! Vc terá problemas de bumpsteer. :parede:
No meu jeep ela está ligada na roda direita tb, porém o suporte do braço da direção foi feito de maneira a aumentar o tamanho da barra.
Veja na foto. :concordo:
Rafaminc
19/04/2010, 08:03
Pessoal, sei que la no inicio do Tópico fala sobre a barra, que o certo é a barra que sai da caixa de direção ir para a roda do lado do motorista ou seja a mais distante, porém é com esta e como estou estudando trocar por uma de opala não vou mudar isso agora, a não ser que eu realmente fique com a de santana.
Abaixo segue algumas fotos que tirei após mudar o braço do munhão para cima, olhem como ficou o "reforço" que o mecânico fez. Estou em duvida sobre a funcionalidade....
[]s
Amigo, com essa barra tão curta, vejo dois problemas:
1º Se entrar numa "PANELA" daquelas na estrada a uns 80km/h, corre o risco de perder o controle do Jeep, pois ele vai puchar para os lados quando a roda subir de descer, devido a barra muito curta.
2º Vai forçar muito a ponta do setor, e como vc ñ tem guias nele, logo logo vai racha-lo ao meio.
Outra: Já tentou delocar a suspenção no lado da adaptação até o limite dela? Pela posição que o pivô foi fixado no setor, acho que ele não vai ter giro suficiente e pode acabar entortando ou quebrando a caixa de direção.
Resumindo, ou vc troca de lado a barra para aumentar o comprimento dela, ou desvia dos buracos para não correr o risco de um acidente.
tstapazzoli
01/06/2010, 21:33
O acoplamento do Fusca serve. Mas evite usar coluna de outros veículos, ou use um mínimo de veículos. Dá pra fazer (o meu está com coluna de Uno), mas está cheio de soldas. Mesmo que elas sejam feitas com critério, melhor não tê-las ou, se for pra fazer, que seja um mínimo de vezes.
[]s,
Felipe, tem como postar fotos da sua coluna de direção do uno?
Obrigado,
Thiago
dgalatto
02/06/2010, 09:25
instalei DH do Santana...
no carro acho q dava 2.5 voltas
no willys ficou um pouco menos... por causa dos pneus q limmitam....
mas sem comparacoes mesmo com o setor de passat
DH no meio do lamacal e/ou p se divertir é mto melhor :mrgreen:
no comeco até perigoso heheh acostumado fazer forca p virar...
abs
boas trilhas embreve com DH :dance:
Andrei, vc colocou a coluna tbem do Santana?? as pedaleiras tais com quais? te pergunto pq estou colocando um AP no meu tbem e queria ver como q ficou a DH do santana q tbem estou atras pra colocar no meu.. se tiveres fotos de como ficou a instalacao te agradeço...
valeu!
anselmorabello
15/06/2010, 17:17
Boa tarde!
Teve mecânico que chegou a cobrar R$ 2.900,00, R$ 1.800,00 e R$ 1.600,00 para fazer uma simples instalação da caixa de direção no meu CJ5 (Bufallo), decidi eu mesmo fazer, optei pela caixa mecânica e na hora de comprar fiquei indeciso entre um kit de instalação da caixa de direção mecânica do Santana R$ 499,00 ou caixa de direção recirculante do mavecão R$ 178,00, O kit esta a venda na trator-gama e vem acompanhado de um manual muito fraco em orientação para um iniciante igual a mim, mais graças a esse conceituado fórum não vou ter dificuldades nessa luta.
Li e reli as inteligentes e intermináveis paginas deste tópico e constatei que não é difícil e optei pelo (faça vc mesmo é mais barato) kkkkkk
Pensei muito sobre a caixa hidraulica, mais meu bolso fez esquecer.kkkkk
E queria saber se tem alguém aqui do fórum que já fez esta instalação deste Kit e esteja gostando e que tenha as medidas das peças.
E peço a opinião de qual caixa devo comprar.
Anselmo:
Já falei isto mas vou repetir, tenho instalado na minha Rural o kit da X-Toys para setor VW, acho o melhor que tem no mercado pois há a possibilidade de instalar sem solda (eu fiz assim) e tem as guias para não forçar o braço do setor coisa que não vi no kit que postou o manual. Não tenho ainda o mesmo kit instalado no jeep porque estou numa dureza danada, caso contrário já teria comprado este kit, os jumelos revolver e as barras de tração para fazer um belo (e seguro) SOA (ou spoa).
http://xtrex.blog.uol.com.br/
Em tempo, não sou parente nem amigo do fabricante mas fiquei muito satisfeito com o produto então não vejo razão para deixar de divulgá-lo para os demais foristas.
anselmorabello
16/06/2010, 14:34
Bom dia BrunoBB
Vc poderia postar fotos ou o manual do kit da X-Toy ou me mandar por MP sobre a sua instalação?
Eu não estou a fim de ficar mexendo com solda ou ficar levando o meu CJ pra oficina, prefiro o caminho mais fácil e fazer em casa nas horas de folga da minha aposentadoria kkkkkkk, principalmente eu sendo um iniciante nesta área, vc falou que a sua instalação foi bem simples.
Um abraço
Lucas F75
24/06/2010, 17:16
Alguem ja instalou a caixa vw com a coluna original e cambio em cima? Será que dá para usar a caixa original como mancal para ligar a coluna com a caixa vw? Alguem ja tentou isso ou o angulo nao permite o uso das cruzetas?
Obrigado
TTVANELI
29/07/2010, 11:28
Olá pessoal...
Tenho disponível uma Direção Hidraulica do Kadet para adaptar no Jeep Willys CJ5. Gostaria de saber se alguém já fez esta adaptação e se fica bom.
Se possível postem fotos da intalação.
Obrigado.
Mauricio Rotta
29/07/2010, 12:09
Olá pessoal...
Tenho disponível uma Direção Hidraulica do Kadet para adaptar no Jeep Willys CJ5. Gostaria de saber se alguém já fez esta adaptação e se fica bom.
Se possível postem fotos da intalação.
Obrigado.
Como já respondi em outro tópico
Não dá certo, o Jeep vai ficar virando ao contrário, ou seja, você vai virar o volante pra direita e os pneus do jeep vão virar a esquerda.
Albertocuritiba1
01/08/2010, 17:23
OPA....GALÉRA.... ME RESPONDAM UMA DÚVIDA QUANTO A CAIXA DE DIREÇÃO VW......... NO CASO DO MEU CJ QUE TEM GUINCHO MECÂNICO.... O CARDANZINHO E O GUINCHO NÃO VAI ATRAPALHAR A INSTALAÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO ?? ALGUEM TEM FOTOS DE ALGUNS INSTALADO COM O GUINCHO ??:pensativo:
willys1960_ctba
02/08/2010, 13:13
OPA....GALÉRA.... ME RESPONDAM UMA DÚVIDA QUANTO A CAIXA DE DIREÇÃO VW......... NO CASO DO MEU CJ QUE TEM GUINCHO MECÂNICO.... O CARDANZINHO E O GUINCHO NÃO VAI ATRAPALHAR A INSTALAÇÃO DA CAIXA DE DIREÇÃO ?? ALGUEM TEM FOTOS DE ALGUNS INSTALADO COM O GUINCHO ??:pensativo:
Alberto, eu uso direção de VW hidráulica com guincho ekron mecânico e não tem nenhum problema, passa com espaço sificiente o cardã.
[]s
willys1960_ctba:
Você pode postar fotos da instalação da sua direção com o cardã passando? Tenho um guincho Ekron e falta instalar o cardã, atualmente tenho o setor hidráulico do Landau mas ficou muito baixo e como na minha Rural já tenho o sistema VW sei que é bom e quero repetir no jeep.
Olá Galera!!!
Tenho um CJ 5 e estou colocando a direção hidráulica do santana.
Desde que vi o kit da x-toy pensei em colocá-lo para reforçar o setor do santana, mas um renomado mecânico de jeep aqui do Rio (prefiro não mencionar o nome) disse que a direção fica muito dura com esse kit, quase que indirigível, atribuindo a culpa, principalmente as buchas de nylon, que deveriam de outro material que facilitasse o deslizamento.
Chegou a dizer que já foi procurado por uma pessoa que colocou o kit para retirá-lo.
Como estou vendo muitos elogios para o kit, queria saber se a observação do mecânico procede, e o porque isso pode ter acontecido?
Não estou falando mau do kit, que acho ser muito bom, mas queria informações mais precisas.
Por último, não pretendo usar meu jeep em trilhas, apenas para a cidade, será que preciso usar esse kit, ou posso ficar sem ele?
Desde já,
grato.
Jeep61.
Jeep 61:
Tenho o kit X-Toys instalado em minha Rural e não tenho queixas, assim que a situação permitir (situação financeira) vou trocar o setor de Landau do CJ-5 pelo VW com X-Toys. Acompanho as instalações feitas com o setor VW e vejo muitas que vão quebrar em pouco tempo pois ficaram muito frágeis sem as guias que tem no kit.
Caso ache que as buchas não permitam o deslizamento adequado mande fazer buchas de outro material, bronze talvez com canaletas para a graxa e talvez com um rebaixo por dentro, de cada lado da bucha para um O-ring para manter a graxa dentro e fazer as vezes de um retentor. Ou ainda use aquelas sanfonas de suspensão de moto antiga para proteger as guias.
São muitas as soluções para os supostos problemas.
Albertocuritiba1
04/08/2010, 11:19
Opa...... Onde encontro para comprar o kit da toy ???????
Já procurei e não achei nada
Valeu Bruno!
Eu só queria saber se isso já tinha acontecido com alguém.
Será que preciso desse kit só para andar na cidade?
Abraços,
jeep61.
Alberto:
Contato X-Toys: http://xtrex.blog.uol.com.br/
Jeep61:
Eu instalaria para qualquer uso que seja, na trilha estará em baixa velocidade e o sistema sofrerá esforços por conta dos buracos, pedras, pneus presos em valetas... Na cidade e estrada também estará sujeito a imperfeições no pavimento, e o pior, numa velocidade muito maior e por vezes passará pelos buracos sem ter como desviar e se seu sistema for frágil vai quebrar de uma vez só.
Esta é minha e só minha opinião, cada um faz o que achar melhor mas lembre-se que se vai levar mais alguém para a trilha sua adaptação põe em risco não só a sua vida mas a do passageiro, zequinha... e se for para a estrada ou cidade põe muito mais gente em risco.
Valeu Bruno!
Boa percepção, vou pensar melhor no assunto.
Obrigado,
Jeep61
gui-haddad
05/08/2010, 20:35
Comprei um willys 75 original 6cc 3 marchas, e estou reformando, mas como nao quero gastar muito eu mesmo estou fazendo o serviço de funilaria,mec,etc...
Lendo este topico surgiu uma duvida:
_ Vou arquear os feixes e colocar jumelos revolver, seria melhor instala-los para depois instalar a caixa de direção? A coluna irei trocar tambem, estou pensando em alguma escamoteável da S10 ou algum outro...alguem sabe qualseria ideal?
Obrigado
anselmorabello
16/08/2010, 22:05
Boa noite a todos
Ola meus nobres Jeepeiros e trilheiro aqui do Fórum, Alguns dos senhores tem as medidas das peças de adaptação da caixa de direção mecânica do Santana no CJ 5? Que poça me fornecer.
Segue abaixo as referidas peças.
Um abraço a todos
Marcio Rossetto
16/08/2010, 22:50
Camarada , eu também comecei a fazer a instalação da caixa e digo que fiquei sabendo de um caso que quebrou a caixa e o camarada capotou , e é um cara do nosso ramo, de uma oficina conceituada , não vou revelar por questões éticas .
Eu na minha opnião , sem a barra de apoio como a da Xtrex, junto a caixa sem chances ... só se o camarada quer jogar com a sorte :parede:
Os camaradas como o Giovani, Paulo e outros ja sacaram isso antes da turma generalizar essa adaptação, em 2003 os cabras bons ja postaram aqui como deve ser feito, tipo o Ainsten que há decadas atrás previu a teoria da relatividade e hoje se comprova na prática nos Acelaradores de Partículas ...
A proposito o camarada da Xtrex que faz o suporte como a da foto esta mudando de cidade e não pode fazer agora, alguem conhece outro que faz essa peça ?
anselmorabello
17/08/2010, 00:49
Bom dia
Obrigado pela orientação e o aviso de perigos futuros com a montagem erroneas desses suportes.
O meu objetivo é de adaptar a minha caixa com um suporte quase igual a esse da foto que vc postou. só que preciso das medidas das peças para poder terminar a minha montagem.
Um abraço
Marcio Rossetto
17/08/2010, 18:50
O camarada Mauríco Rotta ja havia escrito muito bem sobre essa caixa de direção no jipe dele, segundo ele aguentou o pau, mas na hora pensei, caixa do Passat antigo, aquele carrinho .... Pois bem, hoje decidi passar num desmanche e ver a tal caixa e não é que ela é sem dúvida no mínimo interessante , vão as minhas considerações :
1) A carcaça é de ferro e não de Alumínio ou Zamac como a da Gol , portanto torce , entorta mais não quebra .
2) Ela é bi apoiada ou seja , o sem fim não fica flutuando como na do Gol
O eixo onde é preso o Pitmam, oscila na axial apoaido nos 2 lados
3)Aperentemente esse eixo , ou seja o setor, é de diametro superior a caixa TRW do Gol
4) Pelo menos no Passat ela é presa nas duas extremidades , dessa forma o suporte é mamão com açucar para fazer .Creio que deve ser fixado nas duas extremidades do Chassi do jipe .
Desvantagens : A idade é claro , infelismente na Mecânica existe a fadiga
Como custou R$ 60 conto, comprei um e depois de lavar vou postar as fotos aqui .
Alguem pode falar sobre essa caixa ? Vantagens e desvantagens ?
SDS
Márcio:
Que tal algumas fotos deste setor de passat para a gente dar uma conferida?
Mauricio Rotta
18/08/2010, 10:22
Galera, só posso falar bem dessa caixinha do Passat. Aguentou muuuita coisa, só troquei porque com Pneus 33" a direção ficou desconfortável pra andar na cidade. Mas para pneus mais leves é sem dúvida a melhor opção.
Se eu tivesse encontrado uma dessa hidráulica teria colocado sem pestanejar.
As vezes o pessoal monta ela errado, era o meu caso no inicio, os dois terminais iam direto para cada roda, aí o jeep fica ruim de estabilidade pois qualquer oscilação na carroceria interfere no alinhamento das rodas.
Depois modifiquei o sistema e utilizei uma barra ligando roda a roda e uma barra intermediaria ligado caixa a roda direita. Melhorou muito o sistema.
O único inconveniente dela é q ela é um pouco mais larga que o chassis do Jeep e vc tem q escolher muito bem o lugar onde coloca-la sob risco de pegar o pneu quando esterça.
Porém usando eixos da f75/rural esse problema não acontece. Fica aqui o meu pareecer: Direção seca? Passat sem dúvida.
Mauricio Rotta
18/08/2010, 10:50
Vamos as fotos
Aqui vamos ver a maneira menos certa de se fazer, porém bastante funcional e robusta.
Repare que quando a carroceria/chassis oscilam o alinhamento das rodas é alterado, isso gera uma certa instabilidade ao conjunto.
Que interessante, essa caixa eu nao conhecia. EU achava que o passat usava uma caixa igual essas de gol.
Mauricio Rotta
18/08/2010, 10:58
Vejamos agora a maneira mais correta. Onde as rodas não perdem o alinhamento.
Reparem que agora estou utilizando terminais de direção da linha Massey Fergusson comprados a preço de banana e muito mais fortes que os originebas (eca) willys.
A sujeira do Jeep é o acessório mais evidente nessas fotos.
Lembrando a todos que esse conjunto não está mais sendo utilizado em virtude da instalação da direção hidráulica do santana.
A substituição não foi pela melhoria na qualidade, durabilidade, confiança e robustez, mas sim pelo simples fato de um maior conforto com a utilização de pneus 33".
Repito, para pneus finos tipo 7.50x16 ou até mesmo 255/75x15 a direçao do passat é confortavel. A robustez ja foi comprovada por mim.
Mauricio, para a instalacao que voce usar atualmente (santana hidraulica) voce fez aquelas guias para o pitman correr?
André Luiz Rossetim
18/08/2010, 12:46
Qual a diferença dos terminais Massey para os originais - rosca e cone???
Marcio Rossetto
18/08/2010, 13:29
Pois é Mauricio, ontem eu comprei uma caixa do Passat em vista da sua dica:concordo: Só o fato da carcaça de ferro para mim ja basta em termos de confiabilidade .
Desmontei uma inteira e vi que o sistema de cremalheira é bem robusto
O custo para instalar também é vantajoso, pois o terminal de munhão duplo custa R$ 130,00 na Garra 4x4.
A caixa paguei R$ 60,00 e creio que vou gastar mais uns R$ 200,00 no resto
Sobre a largura da caixa , isso é o que pega:parede:, porém verifiquei que dá para cortar sem problema em ambos os lados , só que o curso da caixa diminui , ou seja o curso do braço para esterçar , mas tenho quase certeza que o jipe não usa todo o curso.
Realmente se o cara quer um trem facil de instalar e confiável é essa caixa.
Vejamos agora a maneira mais correta. Onde as rodas não perdem o alinhamento.
Reparem que agora estou utilizando terminais de direção da linha Massey Fergusson comprados a preço de banana e muito mais fortes que os originebas (eca) willys.
A sujeira do Jeep é o acessório mais evidente nessas fotos.
Lembrando a todos que esse conjunto não está mais sendo utilizado em virtude da instalação da direção hidráulica do santana.
A substituição não foi pela melhoria na qualidade, durabilidade, confiança e robustez, mas sim pelo simples fato de um maior conforto com a utilização de pneus 33".
Repito, para pneus finos tipo 7.50x16 ou até mesmo 255/75x15 a direçao do passat é confortavel. A robustez ja foi comprovada por mim.
Mauricio Rotta
18/08/2010, 13:52
Mauricio, para a instalacao que voce usar atualmente (santana hidraulica) voce fez aquelas guias para o pitman correr?
Sim, fiz mais ou menos parecido com o modelo da x-toy que o pessoal tem mostrado aqui nesse tópico.
Mauricio Rotta
18/08/2010, 13:54
Qual a diferença dos terminais Massey para os originais - rosca e cone???
Assim de memória não me lembro as diferenças em números, mas os Massey são bem mais grossos que os Willys. Quando eu tiver uma oportunidade tiro uma foto um ao lado do outro pra comparação.
valdir rainer
18/08/2010, 20:41
Camarada , eu também comecei a fazer a instalação da caixa e digo que fiquei sabendo de um caso que quebrou a caixa e o camarada capotou , e é um cara do nosso ramo, de uma oficina conceituada , não vou revelar por questões éticas .
Eu na minha opnião , sem a barra de apoio como a da Xtrex, junto a caixa sem chances ... só se o camarada quer jogar com a sorte :parede:
Os camaradas como o Giovani, Paulo e outros ja sacaram isso antes da turma generalizar essa adaptação, em 2003 os cabras bons ja postaram aqui como deve ser feito, tipo o Ainsten que há decadas atrás previu a teoria da relatividade e hoje se comprova na prática nos Acelaradores de Partículas ...
A proposito o camarada da Xtrex que faz o suporte como a da foto esta mudando de cidade e não pode fazer agora, alguem conhece outro que faz essa peça ?
Olá Marcio,faço adaptação da caixa do santana a alguns anos em jeep e nunca nenhuma caixa que coloquei quebrou,inclusive no meu jeep ja faz quase 10 anos que coloquei,e so troquei o reparo uma vez porque rasgou a coifa e começou a vazar oleo,o que acontece é que tem muita gente colocando a caixa de direção ZF,essa caixa não pode ser colocada,tem que colocar a TRW, que tem a cremalheira mais grossa.
Outra coisa ja vi muitas caixas mal adaptada,e ja refiz varias delas, o problema é que tem jente que faz a adaptação e deixa o braço que sai da caixa fazendo alavanca,e isso não pode.
abs...
Ian Jeep
18/08/2010, 22:08
Boa noite a todos
Ola meus nobres Jeepeiros e trilheiro aqui do Fórum, Alguns dos senhores tem as medidas das peças de adaptação da caixa de direção mecânica do Santana no CJ 5? Que poça me fornecer.
Segue abaixo as referidas peças.
Um abraço a todos
Iai Anselmo tranquilo?
Bom vou postar uma foto do q eu entendi dos desenhos postados por vc!
O primeiro desenho se refere a esse suporte, indicado pelo numero 1
Segunda foto se refere ao suporte, indicado pelo numero 2
A terceira foto é uma espécie de High-Steer, certo
O numero 3 indica o suporte fixado no chassis! (anexo 2, medidas só servirão molde)
Anselmo essas informações conferem?
se conferir, os amigos aki do fórum q jah fizeram essa add, gostaria q ajudassem o nosso amigo com respectivas medidas. :concordo:
certo q cada Jeep é um Jeep, mas pelo menos servira de base!
Abraços :concordo:
Marcio Rossetto
18/08/2010, 22:27
Com certeza Valdir, o problema não esta na caixa , mas sim na adaptação .
Como ja escrevi anteriormente, os camaradas Giovani, o Marcos , Paulo e etc , ja mataram essa charada faz tempo . O propio modelo de suporte da X trex , tenho certeza que foi montado a partir da idéia do pessoal daqui .
Agora é o seguinte, ja pesquisei o Kit vendido pela turma especilizada, garra4x4 , trator gama, Recuperg ... e pelas fotos nenhum desses é o adequado, pois não tem a Barra de Sustentação para justamente acabar com a alavanca .
O foda é isso, o camarada compra um kit desse, desses caras especilizados, e depois pode se lascar . Agora pra mim jumelo pode quebrar, motor , cambio , mas caixa de direção não , ou aguenta ou não aguenta :concordo:
Outra coisa é com relação ao que se faz com o jipe, no meu caso aqui em Betim MG, nem lama tem, é só morro e erosão .
Olá Marcio,faço adaptação da caixa do santana a alguns anos em jeep e nunca nenhuma caixa que coloquei quebrou,inclusive no meu jeep ja faz quase 10 anos que coloquei,e so troquei o reparo uma vez porque rasgou a coifa e começou a vazar oleo,o que acontece é que tem muita gente colocando a caixa de direção ZF,essa caixa não pode ser colocada,tem que colocar a TRW, que tem a cremalheira mais grossa.
Outra coisa ja vi muitas caixas mal adaptada,e ja refiz varias delas, o problema é que tem jente que faz a adaptação e deixa o braço que sai da caixa fazendo alavanca,e isso não pode.
abs...
anselmorabello
18/08/2010, 22:56
Boa noite meu nobre Ian
Valeu por ter respondido, realmente estou precisando das medidas das peças 1 e 2, a da 3 já tenho. estou anexando as fotos e desenhos das peças que preciso (medidas).
Um grande abraço e falta mais um mês para o termino da geral do meu Bufallo e quando terminar passo ai com vc
Rafaminc
19/08/2010, 07:47
abs...
Bom dia Valdir, como identifico se a minha é ZF ou TRW? Existe alguma marcação, diferença visual?
Obrigado
Rodrigo Baratti
19/08/2010, 09:38
Pessoal,
Não podemos dizer que os kits vendidos são ruins! :stop: Apenas não foram dimensionados para situações extremas, como pneus 33" e trilhas pesadas.
E isso está bem claro nos relatos nesse tópico e qdo se compra um kit nas lojas o próprio pessoal informa ou deveria informar.
Se o cara tem um jeep com pneus até 31" e usa para trilhas leves e passeios o kit mais simples vai muito bem.
Agora se vc quer usar algo maior como pneus 35" e trilhas pesadas vc deve usar uma adaptação com guias (X-toys), mas aí o custo já fica perto de uma caixa mais parruda como de Opala, Omega, S10. Além de não ter esse monte de "tranqueiras" debaixo da travessa.
No meu caso aconteceu isso, até agora usava pneus 31" e cx de Santana e não tenho do que reclamar, direção precisa e leve, mas estou partindo para pneus maiores e com isso optei por uma cx de F1000.
[]'s
Marcio Rossetto
19/08/2010, 21:21
Desculpe-me Rodrigo , mas eu discordo de vc .
Lembrando que a xtrex ou X toys não é uma empresa desse porte e propõe a coisa certa . Porque não se adota esse kit ?
Tratando-se de adaptação , ainda mais de risco , tem que ser tudo super dimensionando , em função da falta de tecnologia de testes.
Pessoal,
Não podemos dizer que os kits vendidos são ruins! :stop: Apenas não foram dimensionados para situações extremas, como pneus 33" e trilhas pesadas.
E isso está bem claro nos relatos nesse tópico e qdo se compra um kit nas lojas o próprio pessoal informa ou deveria informar.
Se o cara tem um jeep com pneus até 31" e usa para trilhas leves e passeios o kit mais simples vai muito bem.
Agora se vc quer usar algo maior como pneus 35" e trilhas pesadas vc deve usar uma adaptação com guias (X-toys), mas aí o custo já fica perto de uma caixa mais parruda como de Opala, Omega, S10. Além de não ter esse monte de "tranqueiras" debaixo da travessa.
No meu caso aconteceu isso, até agora usava pneus 31" e cx de Santana e não tenho do que reclamar, direção precisa e leve, mas estou partindo para pneus maiores e com isso optei por uma cx de F1000.
[]'s
Rodrigo Baratti
22/08/2010, 17:54
Lembrando que a xtrex ou X toys não é uma empresa desse porte e propõe a coisa certa . Porque não se adota esse kit ?
Pelo custo, a adaptação simples é bem mais barata e se bem adaptada, mesmo sem guias, é resistente o suficiente para substituir a original com varias vantagens, mas não aguenta trilhas mais pesadas do mesmo jeito que a original tb não aguenta.
[]
Ian Jeep
22/08/2010, 18:44
Boa noite meu nobre Ian
Valeu por ter respondido, realmente estou precisando das medidas das peças 1 e 2, a da 3 já tenho. estou anexando as fotos e desenhos das peças que preciso (medidas).
Um grande abraço e falta mais um mês para o termino da geral do meu Bufallo e quando terminar passo ai com vc
Poxa,:( ninguem possui es medidas :?::?::?:
'help
Albertocuritiba1
25/08/2010, 11:00
pessoal vamos lá;.... alguem tem as medida das peças ou melhor ainda o desenho completo.??????... ajudem..........................
valdir rainer
25/08/2010, 15:17
Boa noite meu nobre Ian
Olá Anselmo,se eu fosse vc não faria como esta peça numero 1 foi feita,esse é um dos maiores problemas da caixa quebrar.
Na posição que esse terminal trabalha força muito o terminal,fazendo alavanca na caixa de direção.
Estou te mandando uma foto de como eu faço,vc pode reparar que o jeep está no elevador,por isso as barras estão em angulo,quando abaixar o jeep a barra que sai da caixa tem que ficar na horizontal ,praticamente em nível.
junior braga
25/08/2010, 18:30
e ai Valdir blzzz...
como vc faz ai no munhão do lado direito pra instalar os dois terminais?
grato
valdir rainer
25/08/2010, 19:44
e ai Valdir blzzz...
como vc faz ai no munhão do lado direito pra instalar os dois terminais?
grato
E ai Junior,tudo beleza?
Junior faço esse tipo de serviço a anos,e até hoje não quebrou nenhum,pode fazer sem medo,desde que seja bem soldado.
Veja na foto.
Essas fotos de baixo,são do mesmo jeep,só que nas debaixo,ele estava com a direção do maverick,e nas de sima eu coloquei a do santana.
Mais um detalhe,se vc for colocar os terminais por cima,vc tem que colocar a caixa um pouco mais para frente,e o sem-fim mais inclinado para cima,senão quando a suspensão trabalhar na trilha ,a barra vai pegar na caixa.
Um abraço.
anselmorabello
25/08/2010, 21:22
Olá Anselmo,se eu fosse vc não faria como esta peça numero 1 foi feita,esse é um dos maiores problemas da caixa quebrar.
Na posição que esse terminal trabalha força muito o terminal,fazendo alavanca na caixa de direção.
Estou te mandando uma foto de como eu faço,vc pode reparar que o jeep está no elevador,por isso as barras estão em angulo,quando abaixar o jeep a barra que sai da caixa tem que ficar na horizontal ,praticamente em nível.
Boa noite
Muito obrigado pela ajuda, eu adquiri o meu CJ5 a 3 meses e deixei na oficina para dar uma geral, a caixa de direção que esta nele é a original, dura e pesada e para piorar coloquei os pneus 31, nesse final de semana foi terminado o trabalho da oficina e levei ele pra casa onde vi a grande necessidade de colocar a caixa de direção do santana que ja tenho comigo novinha, até juntar as benditas latinhas para colocar uma hidraulica.
Te peço se possivel me enviar as medidas desta peça que vc botou em pauta e da nº 2 na foto que postei.
Um grande abraço
E mais uma vez obrigado
Rodrigo Baratti
25/08/2010, 21:50
A instalação do meu estava exatamente igual a do Valdir :concordo:. Só a peça de união da caixa a barra que era diferente.
Ela tinha um prolongamento para aumentar o tamanho da barra que liga ao munhão e com isso melhorar a dirigibilidade.
O incoveniente é que aumenta a alavanca sobre a carcaça da cx.
Não tenho uma foto especifica, mas nessa foto se consegue ter uma idéia.
[]`s
valdir rainer
25/08/2010, 22:09
A instalação do meu estava exatamente igual a do Valdir :concordo:. Só a peça de união da caixa a barra que era diferente.
Ela tinha um prolongamento para aumentar o tamanho da barra que liga ao munhão e com isso melhorar a dirigibilidade.
O incoveniente é que aumenta a alavanca sobre a carcaça da cx.
Não tenho uma foto especifica, mas nessa foto se consegue ter uma idéia.
[]`s
Olá Rodrigo,as vezes faço desse jeito da sua caixa também,fica muito bom,depende aonde eu coloco os terminais de direção no munhão.só tem que ver se sua caixa não é ZF,tem que ser TRW,aquela com a cremalheira grossa,ai vc pode rodar tranquilo.
Parabéns pelo jeepão,51 é 51,sem muito comentário,sou suspeito em falar do cj3.
abs...
anselmorabello
26/08/2010, 21:53
Olá Rodrigo,as vezes faço desse jeito da sua caixa também,fica muito bom,depende aonde eu coloco os terminais de direção no munhão.só tem que ver se sua caixa não é ZF,tem que ser TRW,aquela com a cremalheira grossa,ai vc pode rodar tranquilo.
Parabéns pelo jeepão,51 é 51,sem muito comentário,sou suspeito em falar do cj3.
abs...
Meu nobre
Boa noite
Qual é a melhor ZF ou a TRW?
Qual a diferença?
Essa caixa ZF e TRW que vc mencionou é a do Opala?
E qual tipo de solda que vc usa para soldar os suportes da caixa no chassi?
Um abraço
valdir rainer
26/08/2010, 22:11
Meu nobre
Boa noite
Qual é a melhor ZF ou a TRW?
Qual a diferença?
Essa caixa ZF e TRW que vc mencionou é a do Opala?
E qual tipo de solda que vc usa para soldar os suportes da caixa no chassi?
Um abraço
Anselmo,a melhor é a TRW,que tem a cremalheira mais grossa.
A ZF tem a cremalheira mais fina.
Tanto a ZF e TRW são hidraulica do santana ou gol.
Na lateral eu soldo com solda eletrica,no centro eu corto os rebites do suporte do pino central original e coloco o suporte da caixa com parafuso.
abs...
Marcio Rossetto
26/08/2010, 23:09
Valdir , essa solda no munhão realmente esta um Show :concordo: mas no meu caso , comprei o braço SOS munhão e paguei R$ 120,00 latinhas .
Sinceramente, acho muito mais seguro, pois é fixado em 2 pontos : na manga através de um arco e nos parausos do rolamento conico .
tem mais uma outra vantagem : o braço fica bem longo, diminuindo assim o esforço na direção .
E ai Junior,tudo beleza?
Junior faço esse tipo de serviço a anos,e até hoje não quebrou nenhum,pode fazer sem medo,desde que seja bem soldado.
Veja na foto.
Essas fotos de baixo,são do mesmo jeep,só que nas debaixo,ele estava com a direção do maverick,e nas de sima eu coloquei a do santana.
Mais um detalhe,se vc for colocar os terminais por cima,vc tem que colocar a caixa um pouco mais para frente,e o sem-fim mais inclinado para cima,senão quando a suspensão trabalhar na trilha ,a barra vai pegar na caixa.
Um abraço.
valdir rainer
26/08/2010, 23:48
Valdir , essa solda no munhão realmente esta um Show :concordo: mas no meu caso , comprei o braço SOS munhão e paguei R$ 120,00 latinhas .
Sinceramente, acho muito mais seguro, pois é fixado em 2 pontos : na manga através de um arco e nos parausos do rolamento conico .
tem mais uma outra vantagem : o braço fica bem longo, diminuindo assim o esforço na direção .
Marcio se vc colocar direção hidraulica com os braços do munhão mais longo,o volante vai ficar muito leve e perigoso.
Quanto ao braço sos,é questão de estetica,pois teve jeep que o cliente me mandou tirar por achar que fica feio.
Muito obrigado pelo elogio.
abs...
anselmorabello
27/08/2010, 01:07
Anselmo,a melhor é a TRW,que tem a cremalheira mais grossa.
A ZF tem a cremalheira mais fina.
Tanto a ZF e TRW são hidraulica do santana ou gol.
Na lateral eu soldo com solda eletrica,no centro eu corto os rebites do suporte do pino central original e coloco o suporte da caixa com parafuso.
abs...
Obrigado por tirar a minha duvida referente a solda, sobre a ZF e TRW a direção hidraulica do opala tem tambem essas diferença? Depois que li o seu poster aqui no forum falando sobre elas eu lembrei que hoje vi uma caixa hidraulica de opala com as letras ZF em relevo.
Um abraço
valdir rainer
27/08/2010, 11:30
Obrigado por tirar a minha duvida referente a solda, sobre a ZF e TRW a direção hidraulica do opala tem tambem essas diferença? Depois que li o seu poster aqui no forum falando sobre elas eu lembrei que hoje vi uma caixa hidraulica de opala com as letras ZF em relevo.
Um abraço
Anselmo,não existe TRW para opala,só ZF.
abs...
anselmorabello
27/08/2010, 14:35
Anselmo,não existe TRW para opala,só ZF.
abs...
Muito obrigado meu nobre
Valeu pela aula.
Um grande abraço
anselmorabello
12/09/2010, 21:42
Boa noite
Estou adaptando a caixa de direção mecânica do Santana, e já esta pronta a parte frontal conforme a foto 1, e na parte da coluna estou com duvidas referente a barra das cruzetas, quando giro o volante a referida barra esta raspando no coxim do motor, penso de mudar a peça que é da coluna do fusquinha que liga na caixa, fiz uma pesquisa aqui no fórum referente coluna de direção e não achei nada que ajude em minha abelhudagem então recorro aos nobres colegas que me oriente.
Sou leigo de carterinha na área de mecânica e adaptação e esta fiz eu mesmo com a ajuda aqui do fórum.
Um abraço a todos
E aguardo as sujestões
Rodrigo Baratti
13/09/2010, 22:12
Anselmo,
Vc pode colocar uma cruzeta logo na saida da cx e montar mais 2 ou 3 barras com cruzetas desviando do mancal do motor, para isso basta fixar uma dessas barras ao chassi com um mancal.
[]`s
anselmorabello
13/09/2010, 23:01
Anselmo,
Vc pode colocar uma cruzeta logo na saida da cx e montar mais 2 ou 3 barras com cruzetas desviando do mancal do motor, para isso basta fixar uma dessas barras ao chassi com um mancal.
[]`s
Boa noite
Eu terminei agora de colocar 3 cruzetas e mais angulo na coluna conforme fotos, quando giro o volante elas continua dando voltas e tocando na tampa do carte.
Ian Jeep
13/09/2010, 23:56
Boa noite
Eu terminei agora de colocar 3 cruzetas e mais angulo na coluna conforme fotos, quando giro o volante elas continua dando voltas e tocando na tampa do carte.
Opa comandante....
nessa foto eu nao to vendo nenhum mancal, vc colocou?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=243849&d=1284429586
Q setor de direção vc esta usando?
No meu Jeep a barra passa por cima do coxim, e utilizei apenas duas cruzetas, mas cada caso é um caso!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3192
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=7474
abraços :concordo:
Rodrigo Baratti
14/09/2010, 00:53
Exatamente, tá faltando um mancal, tipo um guia, entre a cruzeta 1 e 2, por isso as barras estão soltas jogando para os lados.
Tente eliminar as peças que sinalizei em vermelho (essa junta com uma borracha no meio não presta) deslocando a cruzeta para a saida da cx em azul, vai ficar mais precisa a direção.
Não dá para passar por cima, como o Ian sugere?
Outra coisa, revise tudo muito bem antes de andar e na duvida consulte um meca, com direção não se brinca.
[]`s
anselmorabello
14/09/2010, 00:58
Opa comandante....
nessa foto eu nao to vendo nenhum mancal, vc colocou?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=243849&d=1284429586
Q setor de direção vc esta usando?
No meu Jeep a barra passa por cima do coxim, e utilizei apenas duas cruzetas, mas cada caso é um caso!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=3192
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=568&pictureid=7474
abraços :concordo:
Boa noite Ian
Não, pela foto tem condições de vc me ajudar em que local devo colocar o mancal? eu ja procurei em todo canto aqui na cidade e não achei, vou ter que fazer.
Eu tive que colocar abaixo do coxim acima estava muito congestinado e não ia dar certo,
Um abraço
anselmorabello
14/09/2010, 01:19
Exatamente, tá faltando um mancal, tipo um guia, entre a cruzeta 1 e 2, por isso as barras estão soltas jogando para os lados.
Tente eliminar as peças que sinalizei em vermelho (essa junta com uma borracha no meio não presta) deslocando a cruzeta para a saida da cx em azul, vai ficar mais precisa a direção.
Não dá para passar por cima, como o Ian sugere?
Outra coisa, revise tudo muito bem antes de andar e na duvida consulte um meca, com direção não se brinca.
[]`s
Boa noite Rodrigo
Muito obrigado pela ajuda, eu já estava queimando os meu [/URL][URL="http://pt.wikipedia.org/wiki/Neur%C3%B3nio"] (http://search.conduit.com/Results.aspx?q=neur%c3%b4nios&SearchSourceOrigin=13&hl=pt-BR&SelfSearch=1&ctid=CT2233703)Neurómios de como poderia resolver este problema. Eu continuo com as 3 cruzetas? ou diminue pra 2?
Eu quero terminar esta parte e levar para o eletricista, mais antes irei fazer um teste bem rigoroso.
Um grande abraço
Pelo que dá para ver nas fotos não há necessidade da cruzeta do meio, um tubo direto elimina a necessidade de um mancal além de eliminar um ponto que possa dar defeito.
Mauricio Rotta
14/09/2010, 09:02
Galera, é interessante sim manter aquela junta elástica de borracha, ela isola bastante o volante de vibrações incomodas. Usei meu sistema bastante tempo sem aquela junção elástica e me lembro bem que qualquer imperfeição do piso era logo sentida no volante. Hoje instalei a junta e o problema acabou.
Rodrigo Baratti
14/09/2010, 12:28
Anselmo,
Continua com 3 cruzetas, porém ficara uma em cada ponta (cx e direção) e uma unindo as 2 barras.
O Mancal faz como o Bruno sugeriu, um tubo envolvendo a barra, embora existam mancais especificos para pequenos cardans que tb dá certo e fica vedado contra o barro, além de mais bem feito.
Galera, é interessante sim manter aquela junta elástica de borracha, ela isola bastante o volante de vibrações incomodas. Usei meu sistema bastante tempo sem aquela junção elástica e me lembro bem que qualquer imperfeição do piso era logo sentida no volante. Hoje instalei a junta e o problema acabou.
É mais seguro trocar essa junta elastica por um estriado, como dos cardans, além de reduzir os trancos evita forçar o sistema qdo o chassi desalinha da carroceria.
Já vi mais de uma vez essa junta estourar na trilha ao esforçar o giro das rodas e adeus direção.
[]'s
anselmorabello
14/09/2010, 21:22
Anselmo,
Continua com 3 cruzetas, porém ficara uma em cada ponta (cx e direção) e uma unindo as 2 barras.
O Mancal faz como o Bruno sugeriu, um tubo envolvendo a barra, embora existam mancais especificos para pequenos cardans que tb dá certo e fica vedado contra o barro, além de mais bem feito.
É mais seguro trocar essa junta elastica por um estriado, como dos cardans, além de reduzir os trancos evita forçar o sistema qdo o chassi desalinha da carroceria.
Já vi mais de uma vez essa junta estourar na trilha ao esforçar o giro das rodas e adeus direção.
[]'s
Boa noite Rodrigo
Hoje corri no comercio aqui na cidade e não encontrei um mancal adequado, então decidi fazer um. fiz uma garipagem no ferrovelho de um amigo e achei o que estava procurando.
Eu não vou usar a minha viatura em trilha, somente passear no final de semana tambem estou querendo dar umas voltas la pelas banda do Chile junto com outros amigos que se amarra em expedição.
Um grande abraço
Rodrigo Baratti
14/09/2010, 23:21
:concordo::concordo:
Não achei uma boa solução, tenho um mancal no sistema de direção do meu jipe mas é com um rolamento. Esta borracha vai desgastar com o tempo, se colocar graxa a borracha deteriora mais rápido, se não colocar o atrito será grande e também deteriorará rápido. Hoje estou longe do jipe mas na segunda feira tiro uma foto e posto a solução que meu mecânico encontrou.
inaciocm
15/09/2010, 12:45
Tbm penso que um rolamento seria melhor que a borracha, apesar da ficar mais caro (dependendo do modelo do rolamento).
Uma pergunta: se deixar somente uma cruzeta, e usar um eixo estriado, similar a um cardã, não seria "melhor"? Penso que não precisaria do mancal...:pensativo:
Ian Jeep
15/09/2010, 17:55
Tbm penso que um rolamento seria melhor que a borracha, apesar da ficar mais caro (dependendo do modelo do rolamento).
Uma pergunta: se deixar somente uma cruzeta, e usar um eixo estriado, similar a um cardã, não seria "melhor"? Penso que não precisaria do mancal...:pensativo:
Ai nobre...
Vc nao achou nenhum mancal? :pensativo:
E pq não utiliza rolamento?
Será q não da pra por só duas cruzetas uma na ponta da eixo estriado e outra na caixa? será q pega no suporte do motor?
abraços
anselmorabello
15/09/2010, 20:42
Boa noite
Descobri o que estava dando o problema de girar e bater no carte, quando coloquei a caixa de direção o eu não sei o nome mais fiz um desenho do que estou falando estava um pouco virado para cima então tive que meter o maçarico nos suporte da caixa para o referido entrar no angulo.
Tirei uma cruzeta, ficando somente duas, deixei a borracha do jeito que esta para testar.
Terminei de fazer mancal, pensei seriamente no rolamento, fiquei meio desbaratinado de onde iria coloca-lo, não dava para colocar em parte alguma das cruzetas.
Estou colocando as fotos e desenhos para vcs entenderem melhor.
Um abraço
TTVANELI
16/09/2010, 08:47
Estou pesquizando aqui neste tópico a melhor forma de adaptar a caixa do santana no meu CJ5, mas ainda não consegui entender a melhor forma de ligar a barra que sai da caixa. Vejo algumas fotos que a barra que sai da caixa está ligada à roda DIREITA (Carona) e outras ligadas à ESQUERDA (motorista). Desde que não esteja fazendo alavanca, não correndo o risco de quebra-lá, a posição faz diferença? Qual a posição Ideal?
Obrigado e abraço à todos
TTVANELI
16/09/2010, 09:03
Comprei meu primeiro Jeep a pouco tempo e na verdade nem curti ele ainda, pois estou fazendo os reparos e adaptações necessários pensando na segurança. Passei um sufoco nas primeiras voltas que dei com ele, quando estourou um burrinho do freio e arranquei o Portão da casa dos meus pais. Graças à Deus nada de mau aconteçeu, mas foi um exemplo que tenho que investir em segurança.
Com um sistema de Hidrovácuo com a bomba dupla acho que não vou passar mai por isso.
Entendo bem de motos, pois pratico motocross, mas de mecânica de automóveis não sou expert, por isso peço a ajudas dos amigos aqui do Fórum para tirar minhas dúvidas quando preciso.
Mas já estou me amarrando nesse negócio de futucar aqui e ali no meu Jeep. Uma infinidade de adaptações e acessórios... Acho que achei o que eu queria para minha vida...Hehehehehe...:dance:
Quero fazer parte do time!!!
Um grande abraço à todos
Tetê Vaneli
anselmorabello
16/09/2010, 09:30
Comprei meu primeiro Jeep a pouco tempo e na verdade nem curti ele ainda, pois estou fazendo os reparos e adaptações necessários pensando na segurança. Passei um sufoco nas primeiras voltas que dei com ele, quando estourou um burrinho do freio e arranquei o Portão da casa dos meus pais. Graças à Deus nada de mau aconteçeu, mas foi um exemplo que tenho que investir em segurança.
Com um sistema de Hidrovácuo com a bomba dupla acho que não vou passar mai por isso.
Entendo bem de motos, pois pratico motocross, mas de mecânica de automóveis não sou expert, por isso peço a ajudas dos amigos aqui do Fórum para tirar minhas dúvidas quando preciso.
Mas já estou me amarrando nesse negócio de futucar aqui e ali no meu Jeep. Uma infinidade de adaptações e acessórios... Acho que achei o que eu queria para minha vida...Hehehehehe...:dance:
Quero fazer parte do time!!!
Um grande abraço à todos
Tetê Vaneli
Bom dia e seja bem vindo
O meu faz mais de 5 meses que comprei e não andei com ele, é só futucar e adaptar kkkkk
Um abraço
inaciocm
16/09/2010, 16:12
Pensando aqui... ficar a toa da nisso...
Se fizer dessa moda aqui, usando duas cruzatas, não fica bão?
O Rodrigo fez desse modelo no Fenix e parece que ficou bao (apesar do setor utilizado nao ser VW)...
anselmorabello
16/09/2010, 20:03
Pensando aqui... ficar a toa da nisso...
Se fizer dessa moda aqui, usando duas cruzatas, não fica bão?
O Rodrigo fez desse modelo no Fenix e parece que ficou bao (apesar do setor utilizado nao ser VW)...
Boa noite Inaciocm
Terminei de fazer do jeito que esta na sua 2 foto e acabou o problema, antes era 3 cruzetas e não estava dando certo, a cruzeta que estava no meio dobrava e batia na tampa do carte, eliminei 1 e fico otima, nem vou precisar de usar mancal, só estou meio preocupado com a borracha que absolve o impacto, acho ela muito frágil, vou fazer uns teste e conforme for colocar direto na caixa ou tirar a borracha e colocar a borracha de pneu que é mais reforçado.
Um abraço
rodrigo.hoffman
16/09/2010, 22:16
Opa
Essa foto ai conheço de algum lugar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=244292&d=1284664342
Que bagunça ta esse cofre :oops: (cheio de fio pendurado)..
Posso garantir que ficou bao mesmo, mas reforçando oq o Inaciocm disse que o setor nao é de VW, é a cx do Opala.. O importante é que o sistema de barras e cruzetas funciona.. Eu to usando a junta elastica tb, apesar do Rodrigo ter apontado alguns pontos negativos referentes ao seu uso.. Por enquanto ela ta 100%..
Fica ai a dica pra usar as barras de direção do Uno.. Essa da foto é uma delas.. Assim nao precisa soldar nada
[ ]´s
anselmorabello
16/09/2010, 23:03
Opa
Essa foto ai conheço de algum lugar...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=244292&d=1284664342
Que bagunça ta esse cofre :oops: (cheio de fio pendurado)..
Posso garantir que ficou bao mesmo, mas reforçando oq o Inaciocm disse que o setor nao é de VW, é a cx do Opala.. O importante é que o sistema de barras e cruzetas funciona.. Eu to usando a junta elastica tb, apesar do Rodrigo ter apontado alguns pontos negativos referentes ao seu uso.. Por enquanto ela ta 100%..
Fica ai a dica pra usar as barras de direção do Uno.. Essa da foto é uma delas.. Assim nao precisa soldar nada
[ ]´s
Boa noite Rodrigo
Desculpe é como ja disse kkkkkkkk sou leigo na area de mecanica.
O que é junta elastica?
Um abraço
rodrigo.hoffman
17/09/2010, 00:42
Boa noite Rodrigo
Desculpe é como ja disse kkkkkkkk sou leigo na area de mecanica.
O que é junta elastica?
Um abraço
A junta elástica é aquela borracha que vc mostrou na sua foto..
[ ]´s
anselmorabello
17/09/2010, 01:25
A junta elástica é aquela borracha que vc mostrou na sua foto..
[ ]´s
A junta elestica que vc esta usando é aquela reforçada igual uma borracha de pneu?
rodrigo.hoffman
17/09/2010, 22:43
A junta elestica que vc esta usando é aquela reforçada igual uma borracha de pneu?
Borracha de pneu :pensativo:???
Agora vc fez uma pergunta que eu nao sei responder:pipoca:..
Da uma olhada ai na foto
[ ]´s
anselmorabello
17/09/2010, 23:59
Borracha de pneu :pensativo:???
Agora vc fez uma pergunta que eu nao sei responder:pipoca:..
Da uma olhada ai na foto
[ ]´s
Boa noite Nobre Rodrigo
Esta junta elástica é ótima, bem reforçada, de qual veiculo?
Um grande abraço e um ótimo fds
TTVANELI
21/09/2010, 18:46
Amigos, já li todo o tópico mas ainda não consegui entender a melhor forma de ligar a barra que sai da caixa (Santana). Vejo algumas fotos que a barra que sai da caixa está ligada à roda DIREITA (Carona) e outras ligadas à ESQUERDA (motorista). Desde que não esteja fazendo alavanca, não correndo o risco de quebra-lá, a posição faz diferença? Qual a posição Ideal?
Estou querendo colocar pneus 33/R15. É necessário fazer aquele suporte (guia) para a segurança da caixa, mesmo que não faça alavanca na mesma :pensativo:.
Obrigado e abraço a todos
André Luiz Rossetim
21/09/2010, 21:20
Cada carro é um caso, mas pelo que já li neste tópico, a melhor posição é aquela onde as barras ficam o mais paralelas possivel, diminuindo a componente de forças na vertical (que causam a quebra da cx). Qdo ela é ligada no lado do carona usa-se uma chapa parafusada sobre o munhão (High Stier) que se não for bem feita acaba se afrouxando com o tempo gerando shiming (exp. propria). Se for do lado do motorista, usa-se um olhal proximo ao terminal, mas ai deve-se caprixar nas soldas, e alinhar mto bem as barras para elas não torcerem. Em embos os caso vc tem que ver se não haverá interferencia por parte dos feixes de mola, amortecedores, etc....
A guia certamente vai ajudar a aumentar a vida util da caixa. A maioria roda sem ela, e sem problemas, mas não demora mto para aparecer alguma folga na direção, que dependendo do uso se transforma em férias.
No mundo os Cjs não existe certo ou errado (errado até existe, são as gambiarras), nem a melhor maneira, isso vai depender sempre de quanto vc quer gastar, de como vai usar o carro (tipo de trilha e frequencia), alterações na suspensão, tamanho dos pneus, etc.... e principalmente: de quem vai fazer o serviço
André Luiz, permita-me discordar de seu último parágrafo, existe o certo e o errado independente do uso que pretende dar ao seu veículo. E este serviço tem que ser sempre super-dimensionado pois não temos acesso aos métodos de projeto e controle da indústria automobilística (salvo poucas exceções no fórum). Fazemos alterações que podem gerar forças em pontos da estrutura do veículo que não estão projetadas para ter aquele tipo ou magnitude de força.
Com relação à barra, ela deve ser ligada ao munhão mais distante, SEMPRE. Isto permitirá que a suspensão trabalhe sem "puxar" a direção para um lado ou para outro. Quanto mais curta a barra mais influência no setor e consequentemente no volante o que torna o carro mais difícil de controlar e gera um estresse maior em todo sistema de direção, setor, parafusos, suportes...
gui-haddad
24/09/2010, 17:02
Optei pela caixa de direção do santana em meu willys 75, E levarei ao mecanico para fazer a adaptação, quanto voces pagaram nesta adaptação?So para ter uma ideia...
Abraço
anselmorabello
25/09/2010, 02:31
Optei pela caixa de direção do santana em meu willys 75, E levarei ao mecanico para fazer a adaptação, quanto voces pagaram nesta adaptação?So para ter uma ideia...
Abraço
Boa noite
Depende de cada região, aqui em Porto Velho - Rondônia teve mecânico que cobrou 2.900,00, 2.000,00, 1.400,00 e por fim 1.200,00, até que decidi fazer eu mesmo, sou leigo de carteirinha na área mecânica e o custo por mim gasto foi de 350,00 com a caixa mecânica do Santana/gol, com a hidráulica aumentava uns 250,00.
Esse Jeep é para dar uns passeios no fim de semana, não faço trilha.
Segue as fotos de meu trabalho.
E devo tudo isso aos amigos aqui do fórum
Um abraço
Anselmo, os terminais de direção que usou na sua adaptação são do jeep mesmo?
anselmorabello
25/09/2010, 09:52
Anselmo, os terminais de direção que usou na sua adaptação são do jeep mesmo?
Bom dia Nobre Bruno
Positivo, foi do jeep.
Estou usando 2 terminais centrais e dois normais.
Um abraço