Conectar

Ver Versão Completa : Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.

Páginas : [1] 2 3 4 5

ribon
19/09/2003, 20:46
All,

Qual dos sistemas abaixo eh mais certo ou melhor.

O que as duas barras estão ligadas na caixa direto na direção ou no qual soh uma barra esta ligada a caixa de direção.

ribon
19/09/2003, 20:48
A outra foto...

Giovani
19/09/2003, 20:59
All,
Qual dos sistemas abaixo eh mais certo ou melhor.

:D Fala Ribon!!!

:D É o 2º! Liga uma barra até uma roda, depois uma barra de roda à roda. :wink:
[]'s

ribon
19/09/2003, 21:18
Giovani

Valeu...

Pretendo instalar a caixa de direção da VW no meu CJ-5. Tenho que fazer a coisa certa.

Obrigado...

Mauro B.
20/09/2003, 01:58
Fala Ribon !!! :D

O melhor é o 2°, com uma barra ligando uma roda a outra. Mas nos diga uma coisa, seu cj tbm é SPOA como este da foto??? Se sim, recomendo fazer um pouco diferente... :shock:

[]'s

Sergio Antunes
20/09/2003, 15:13
Olá Pessoal.

No foi feito o primeiro. :( :( Aproveito o tópico para perguntar qual a vantagem do segundo em relação ao primeiro, e porque ná maioria dos casos é escolhido a roda que está mais distante da caixa para colocar a barra que liga a direção?????
Caso sejá convencido eu altero o sistema. :lol: :lol:
Abraços.

Sergio Antunes.

Sergio Antunes
20/09/2003, 16:05
Oi, Pessoal

Olha eu aqui de novo.
Aproveitando ainda a duvida anterior,(Não vão esquecer de responder a duvida anterior hein!!!! :lol: :lol: ) alguém pode me responder também porque a maioria faz o suporte que prende a barra a caixa em "L"?
Na foto que estou mandando em anexo tem uma adaptação onde esse suporte é apenas uma chapa reta com os dois furos para prender na caixa, e o furo cônico para prender a barra que por sinal esta sendo ligada na roda que está mais próxima, o que como citei na mensagem anterior não é o que o pessoal costuma a fazer????
abraços.

Sergio Antunes.

Mauro B.
20/09/2003, 16:30
(...)qual a vantagem do segundo em relação ao primeiro(?)
Fala Sérgio !!! :D
O 2° modo é melhor porque as rodas dianteiras ficam sempre alinhadas, independente do movimento da suspensão. Já no caso do 1° modo, como há duas barras (como no original), quando a suspensão abrir ou comprimir, as rodas dianteiras vão 'abrir' ou 'fechar' tbm, uma em relação á outra. O conjunto só fica alinhado em piso plano, e sem estar carregado, e exige que vc faça alinhamento mais seguido, pois o próprio arriamento do feixe irá desalinhar as rodas!

Sérgio, não pude responder agora as outras porque preciso sair, ok!

[]'s

Sergio Antunes
20/09/2003, 16:46
Valeu Mauro.

Acho que vou mudar o sistema, mas vou esperar a resposta das outras duvidas. Já que é para mudar , é melhor saber tudo antes para não ficar mudando toda hora.

Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
20/09/2003, 22:38
alguém pode me responder também porque a maioria faz o suporte que prende a barra a caixa em "L"?
Na foto que estou mandando em anexo tem uma adaptação onde esse suporte é apenas uma chapa reta com os dois furos para prender na caixa, e o furo cônico para prender a barra que por sinal esta sendo ligada na roda que está mais próxima, o que como citei na mensagem anterior não é o que o pessoal costuma a fazer????

:D Grande Sérgio!!!

:D Essa última foto é o exemplo do que NÃO DEVE SER FEITO! :shock:
:D Sempre se deve fazer o braço até a roda mais distante! Dessa forma, o trabalho da suspensão não interfere na direção. Como o braço é mais comprido, ele sofre pouca alteração, quando a suspensão sobe ou desce. No exemplo da foto tem 2 erros:
:arrow: 1º O braço é curto, ligado à roda direita. No menor movimento da suspensão, o volante gira! Imagine "pilotar" esse troço!
:arrow: 2º O terminal de direção, que conecta à cx. direção, está montado errado. A porca está para cima, quando deveria estar voltada para trás, ou para a frente. Como a suspensão trabalha, independente da cx. de direção, é preciso ter um curso, para que o terminal não tranque. Esse curso só se consegue com o "giro" do terminal, no mesmo sentido da porca, e não daquela forma que o cara montou!
:D O "infeliz" proprietário dessa viatura está com dois problemas: O volante gira sozinho cada vez que cruza uma vala ou lombada. E, a direção está limitando o curso da suspensão!!! :shock: :roll:
[]'s

Giovani
20/09/2003, 22:48
:D Fala Sérgio!

:D Olha como deve ser a adaptação da direção VW! Veja a posição dos 2 terminais, do braço que liga a cx. de direção à roda. Observe também o local ideal para o amortecedor de direção, que não sofre com o trabalho da suspensão. :wink:
[]'s

Mauro B.
21/09/2003, 12:57
Fala Sérgio e All!!! :D

O Giovani já respondeu tudo, e eu só vou tentar contribuir! :lol:
Esse jipe dá foto é do Ady, de Curitiba. Essa adaptação que ele fez foi comprada em forma de kit na loja Zezo4x4 ( www.zezo4x4.com.br ). Como já foi dito NÃO FAÇA ASSIM!. Além de poder limitar o curso de suspensão, de forçar os terminais e a caixa, vc ainda poderá ter um forte "bumpsteer"( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer ), que é a reação no volante ao movimento da suspensão. Tudo isso o Giovani já disse! 8)

O négócio é o seguinte: seu jipe está SPUA, correto? Vc pensa em futuramente em levantar sua suspensão, podendo até fazer SPOA? Talvez sim, talvez não..na dúvida, vou te dizer o que EU faria...

:arrow: Faria uma barra ligando um munhão á outro
:arrow: Faria o "braçinho em L" de forma que a ponta da barra de direção ficasse o mais próxima da caixa, porém sem esbarrar nela em qualquer posição do curso de suspensão.
:arrow: Faria uma "lingueta" no pino da roda esquerda. Essa lingueta, porém, seria reta (sem dobras) e com o furo cônico virado para baixo.

Tá feito! Com esse método, caso vc queira levantar a suspensão, ou até mesmo fazer SPOA, é só inverter a lingueta! :wink:

Espero ter ajudado!

[]'s

Giovani
21/09/2003, 13:11
Além de poder limitar o curso de suspensão, de forçar os terminais e a caixa, vc ainda poderá (irá) ter um forte "bumpsteer"( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer ), que é a reação no volante ao movimento da suspensão.

:D Grande Mauro!!!

:D Os gringos tem nome pra tudo: body roll, shimmy, bumpster... :lol: :lol:
:D Eu já tinha visto esse tópico, mas não lembrei dele... Valeu!
[]'s

Mauro B.
21/09/2003, 15:24
:D Os gringos tem nome pra tudo: body roll, shimmy, bumpster... :lol: :lol:
Fala Giovani !!! :D

Cara, eu não gosto de ficar usando esses nomes em 'ingreis'...quanto eu mais puder evitá-los melhor! Só os escrevo porque fica muito mais simples...todo caso, no momento em que aparecer um nome em português, eu mudo na hora! :P
Esses gringos fazem associações de palavras que não dizem quase nada, mas ao mesmo tempo querem dizer tudo!...hehe...! É brabo! :lol:

[]'s

Sergio Antunes
21/09/2003, 17:30
Valeu Mauro é Giovani.

Fui plenamente convencido. :D :D
Vou colocar o sistema como o da foto que o Giovani mandou.
Giovani deixa eu aproveitar a tua foto, fazer algumas marcações e perguntar algumas duvidas:
O meu jeep não está com spoa, eu tenho que colocar o terminal de cima para baixo como está na foto (seta 1)?Se tiver, como fazer isso já que o furo é cônico? Se eu deixar como está não corre o risco de pegar no feixe de mola?
Estou vendo que tem uma porca no fila das barras. (seta 2) Essa porca está sendo usada para travamento ou a barra não tem rosca e a porca está soldada a ela??? Se for a porca soldada para ser a rosca da barra, como e travada???
Como foi feito o suporte do terminal? (seta 3) . Imaginei usar um terminal central, mas estou vendo que não é isso que foi feito.
Abraços.

Sergio Antunes.

Mauro B.
21/09/2003, 18:03

Antes de se decidir, leia o tópico "Lingueta: uma solução para os SPOAdos..." (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899) . No final do tópico tem a resposta do Giovani a respeito da inversão do furo cônico.
Vc pretende levantar sua suspensão ou fazer SPOA futuramente??? Eu acho que a resposta dessa pergunta é importante para vc decidir qual método irá fazer, para depois não precisar mudar praticamente nada, visando economia e praticidade... :wink:

Adiantando: me parece que os terminais e as barras desse jipe do irmão do Giovani são de Band...

[]'s

Sergio Antunes
21/09/2003, 18:26
Valeu Mauro.

Vou dar uma olhada, mas com certeza eu não pretendo fazer SPOA.
Abraços.

Sergio Antunes

Mauro B.
21/09/2003, 18:54
...com certeza eu não pretendo fazer SPOA.

Então tá! Beleza! Copie então o sistema do Giovani, só que podes usar todos os terminais originais, aumentando uma das barras e usando o mesmo "bracinho em L" que vc já tem:

:arrow: Inverta os furos cônicos
:arrow: Faça uma barra comprida, unindo um munhão ao outro, sendo que numa das pontas fique o terminal simples e na outra (a esquerda) fique o terminal dublo original.
:arrow: A sua barra de direção mais comprida acho que poderá ser utilizada, bastando fixá-la no furo mais distante do "bracinho em L" e na outra extremidade fixá-la no terminal duplo!

Assim, fica do mesmo modo do jipe do irmão do Giovani! Fiz um desenho(bleaghh!!) traduzinho o antes e depois que eu imagino... :wink:

[]'s

Sergio Antunes
21/09/2003, 19:23
Olá Mauro.

Valeu mais uma vez. Sua explicação foi simples é clara; nem precisava do desenho, mas o mesmo confirmou que tinha entendido tudo.
O mais dificil é encontrar um cara que faça descentemente essa inversão dos furos cônicos.
Brigadão.

Sergio Antunes.

ribon
22/09/2003, 07:42
Mauro,

Minha idéia é montar a caixa VW em um CJ-5 com suspensão original (quase), só teve os jumelos trocados.

Isso pode vir a acarretar em algum problema?

Abraço.

Giovani
22/09/2003, 15:56
O meu jeep não está com spoa, eu tenho que colocar o terminal de cima para baixo como está na foto (seta 1)?Se tiver, como fazer isso já que o furo é cônico? Se eu deixar como está não corre o risco de pegar no feixe de mola?
Estou vendo que tem uma porca no fila das barras. (seta 2) Essa porca está sendo usada para travamento ou a barra não tem rosca e a porca está soldada a ela??? Se for a porca soldada para ser a rosca da barra, como e travada???
Como foi feito o suporte do terminal? (seta 3) . Imaginei usar um terminal central, mas estou vendo que não é isso que foi feito.

:D Vamos lá:
:arrow: 1- No seu caso vc deve deixar como é o original, com o terminal embaixo e a porca em cima. Esse da foto teve o furo cônico invertido. :wink:
:arrow: 2- Essa porca está travando o terminal. Existe rosca nas barras.
:arrow: 3- Não foi feito... É um terminal com encaixe para outro. No Jeep original tem um desses, que fica próximo ao chassi. Todos os terminais desse Jeep da foto, são da Toyota Bandeirante, que também possui um terminal assim. :wink:
:shock: Olha a foto:
[]'s

dptucunduva
22/09/2003, 16:22
:arrow: 3- Não foi feito... É um terminal com encaixe para outro. No Jeep original tem um desses, que fica próximo ao chassi. Todos os terminais desse Jeep da foto, são da Toyota Bandeirante, que também possui um terminal assim. :wink:

Grande Giovani!

Vamos ver se vc sabe uns trens... :)

1. O terminal da band tem rosca de que medida? Todas as roscas são da mesma medida?

2. O cônico do terminal tem a mesma espessura do cônico do Willys? Ou seja, vou precisar refazer os furos no munhão? Se sim, aumentar ou diminuir?

3. Pelo que vi, eles são blindados, certo?

Valeu!

Giovani
22/09/2003, 16:37
1. O terminal da band tem rosca de que medida? Todas as roscas são da mesma medida?

2. O cônico do terminal tem a mesma espessura do cônico do Willys? Ou seja, vou precisar refazer os furos no munhão? Se sim, aumentar ou diminuir?

3. Pelo que vi, eles são blindados, certo?

:D Grande Daniel!!

:D Tchê, se ainda lembro é 18mm e 20 mm com passe de 1,5mm. São de duas medidas. São 4 ponteiras diferentes. Impossível montar de forma errada! A ponteira que conecta na outra tem o pino mais comprido.
:D O cônico é menor que do Willys. Nesse caso vc precisa embuchar...
:D São blindados. Não possui graxeira. Possui uma coifa de borracha que veda o terminal. A durabilidade é maior, em comparação com os que possuem graxeira. Além de ficarem sempre "limpos", sem aquela graxa transbordando... :wink:
[]'s

dptucunduva
22/09/2003, 16:50
:D Tchê, se ainda lembro é 18mm e 20 mm com passe de 1,5mm. São de duas medidas. São 4 ponteiras diferentes. Impossível montar de forma errada! A ponteira que conecta na outra tem o pino mais comprido.
:D O cônico é menor que do Willys. Nesse caso vc precisa embuchar...
:D São blindados. Não possui graxeira. Possui uma coifa de borracha que veda o terminal. A durabilidade é maior, em comparação com os que possuem graxeira. Além de ficarem sempre "limpos", sem aquela graxa transbordando... :wink:

Grande Giovani,

Bem, essa história de embuchar que não me agrada. Não por medo, mas pelo trampo mesmo.... Tem que desmontar tudo, arrancar munhão... Se eu desmontar mais um parafuso do jipe, a patroa me mata... :lol: :lol: Agora a regra é SÓ montar. :P

Acho que vou pros Nakata originais do CJ mesmo, que são blindados, e fazer um outro braço no munhão, saindo do rolamento, conforme descrito em outro tópico...

Valeu!

Thiago Rodeghel
22/09/2003, 17:31
Fala aí Galera :D

Esse sistema Giovani e ALL, serve para a instalação de uma caixa hidráulica, tbm VW... para Jeep SPUA :roll: Seria instalado da mesma forma os terminais, ou mudaria alguma coisa.

Baseando-se na instalação q o Giovani fez :?

Valeu :D

Giovani
22/09/2003, 19:57
Esse sistema Giovani e ALL, serve para a instalação de uma caixa hidráulica, tbm VW... para Jeep SPUA :roll: Seria instalado da mesma forma os terminais, ou mudaria alguma coisa.

:D Grande Thiago!!!

:D Esse da foto é VW hidráulica! Mesmo se fosse mecânica, não mudaria nada! Só deixe os terminais por baixo do olhal, como é o original. :wink:

Acho que vou pros Nakata originais do CJ mesmo, que são blindados, e fazer um outro braço no munhão, saindo do rolamento, conforme descrito em outro tópico...

:D Grande Daniel!!!

:D Esse braço, descrito no outro tópico, pode ser apenas uma peça soldada, naquele "$#@%&*" que segura o rolamento... Para não frouxar com o tempo, utilize parafusos prisioneiros, como na Rural. A rural tem o mesmo esquema, só que na parte de baixo e o braço vai para o lado. :wink:
[]'s

Mauro B.
23/09/2003, 01:04
Minha idéia é montar a caixa VW em um CJ-5 com suspensão original (quase), só teve os jumelos trocados.Isso pode vir a acarretar em algum problema?
Fala pessoal !!! :D

Já discutimos aqui que a barra de direção deve ser a mais comprida possível. Agora, outra coisa que ela deve ficar é o mais na horizontal possível! Isso é tão ou até mesmo mais importante do que seu comprimento...então devemos ter em mente que nessa adaptação, para que fique um resultado ótimo, devemos seguir esses dois critérios...blah! chega desse linguajar, vamos ao que interessa! :P

Vc tem duas opções para "horinzontalizar"(!) a barra: passar ela para cima ou fazer uma lingueta. A vantagem da primeira é que vc reduz a possibilidade dela entortá-la nas trilhas, pois ela vai estar mais alta. A vantagem da lingueta é a praticidade e tbm é mais barata, vc não precisará desmontar os munhões, estará lidando com uma peça pequena, e já estará pronta para uma futura elevação da suspensão (quem sabe!). O resultado final das duas é praticamente o mesmo 8)

Tudo bem, dá pra fazer essa adaptação sem fazer nada disso. Mas o torneiro ainda terá que trabalhar, pois, como nos outros, a barra inteiriça terá de ser feita e tbm vc terá que inverter o cônico do terminal duplo, o que não seria necessário caso optasse por uma das duas opções anteriores. Além, é claro, de o resultado não ser dos melhores. Portanto, já que vai ter trabalho de qualquer maneita, recomendo fazer bem! :wink:

Eu particularmente prefiro fazer a lingueta, por ser mais fácil e barato.

Ae Ribon, respondendo a sua pergunta: não, sem problemas! Jumelos um pouco maiores dão pouca diferença de altura. Caso vc instalasse um Kit Fess, aí sim seria mais "aconselhável" o uso da lingueta ao invés da inversão dos furos cônicos! :wink:

[]'s

ribon
24/09/2003, 10:15
Mauro,

Não consegui compreender esta tal de lingüeta.

Como meu CJ-5 esta totalmente desmontado (a maior parte é a alavanca de cambio.), quando começar a montar o bendito gostaria de fazer tudo de uma só vez, ou no mínimo possível. Gostaria que todas as peças que tenho que fazer para adaptar a caixa da VW no danado estivessem prontas.

Você tem como passar o tamanho das duas barras de direção sem os munhões. Pretendo usar os munhões originais, inclusive o terminal duplo.

Abraço.

Mauro B.
27/09/2003, 18:52
Não consegui compreender esta tal de lingüeta.
Você tem como passar o tamanho das duas barras de direção sem os munhões. Pretendo usar os munhões originais, inclusive o terminal duplo.

Desculpe a demora da reposta! :oops:

A explicação da lingueta está no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899 . Todo caso, ela funciona assim: ela recebe a força da barra que vem da caixa de direção e a transfere para o munhão. O munhão gira, e como os dois munhões estão presos um ao outro, o outro munhão acaba girando tbm, a vc faz a curva com seu jipe! :P
A lingueta é aquilo lá que está no tópico, não tem mistério! Só vou frisar uma coisa: essa lingueta do tópico está dobrada para cima, e isso vc NÃO precisará fazer para colocá-la em seu jipe, a não seu que vc faça SPOA. :wink: Além do mais, a barra que sai da caixa de direção poderá pegar por baixo da lingueta, ou seja, deixando a porca para cima! :P Resumindo: a lingueta é uma chapa reta com alguns furos! :D

Com a lingueta vc não precisará se importar em usar ou não o terminal duplo. Sem a lingueta vc precisará usá-lo. A foto abaixo mostra um jipe SPOA que usa a lingueta, e o terminal duplo continua lá, sem problemas!

Ribon, vou ficar te devendo as medidas das barras de direção. Talvez o Sérgio depois que fizer o sistema possa te passar...ae Sérgio, passei a bola pra ti! 8)

[]'s

Sergio Antunes
27/09/2003, 20:01
Fala Mauro.

Vou fazer a modificação, mas não agora. Por enquanto as duas barras saindo da caixa, estão funcionando muito bem e como ainda tenho varias coisas para fazer no Jeep, vou deixar isso para depois. A propósito eu coloque umas fotos instalação que fiz no meu álbum pessoal.
Mas a medida não tem segredo... É só colocar o terminal duplo na roda esquerda, o simples na direita e usar a trena hehehe.
Outras partes da modificação já estou passando para o Ribon.
Uma duvida que fiquei é com relação a distancia da barra que vai de munhão a munhão com relação as molas quando se coloca o terminal de baixo para cima ( sem spoa ). Vai ficar muito rente.... Não tem perigo de pegar ou a barra vai acompanhar as molas???

Abraços.
Sergio Antunes.

Mauro B.
28/09/2003, 01:32
Uma duvida que fiquei é com relação a distancia da barra que vai de munhão a munhão com relação as molas quando se coloca o terminal de baixo para cima ( sem spoa ). Vai ficar muito rente.... Não tem perigo de pegar ou a barra vai acompanhar as molas???

Não entendi o que vc quis dizer, porque quando se passa o terminal para cima, a barra que liga munhão-munhão se distancia dos feixes, e não se aproxima, como vc disse...te explica aí! 8)

Ah, acabei de ver as fotos agora no teu álbum! Olha, como teu jipe está bem baixo, te digo uma coisa: cara, nem precisa inverter os furos cônicos dos munhões...a inclinação da barra que vem da caixa não vai ser problema. O único furo cônico que vc deverá inverter será o do terminal duplo, para que a barra fixe a ele pela frente (com a porca atrás). :wink:

A foto abaixo é do meu cj5 quando ele ainda era SPUA. A suspensão dele estava bem alta: jumelos de 16cm e kit Fess. Pela foto, dá pra notar que quando a suspensão comprimia as rodas se abriam....e abriam mesmo! Meu jipe nessa época precisava sim fazer alguma coisa: ou lingueta ou passar a barra p/ cima. Eu optaria pela lingueta, por ser mais fácil e tbm porque ja queria passar para SPOA (o que fiz uma semana depois dessa foto!) :lol:

[]'s

Sergio Antunes
28/09/2003, 16:58
Não entendi o que vc quis dizer, porque quando se passa o terminal para cima, a barra que liga munhão-munhão se distancia dos feixes, e não se aproxima, como vc disse...te explica aí! 8)
[]'s

Fala Mauro.

Eu não quis dizer "Passar o terminal para cima" , e sim colocar o terminal de baixo para cima ou encaixar o terminal por baixo (original ) para não mudar os furos cônicos dos Munhões, e nem ter que fazer lingueta. Nesse caso a barra que vai de munhão a munhão passa muito perto das molas, mas eu acho que deve acompanhar o movimento das mesmas e assim não tem problema. Outra coisa que não entendi é porque tenho que alterar o furo cônico do terminal duplo? Não posso colocar o pino por traz??? Se tiver que alterar o furo, prefiro fazer outra peça com o furo cônico soldada na barra e com rosca para colocar um terminal simples já que o terminal duplo do Jeep não é reto.
Abraços.

Sergio Antunes.

Mauro B.
28/09/2003, 21:26
Eu não quis dizer "Passar o terminal para cima" , e sim colocar o terminal de baixo para cima ou encaixar o terminal por baixo (original ) para não mudar os furos cônicos dos Munhões, e nem ter que fazer lingueta. Nesse caso a barra que vai de munhão a munhão passa muito perto das molas, mas eu acho que deve acompanhar o movimento das mesmas e assim não tem problema.
Fala Sérgio !!!

Ah, agora entendi! :oops: Acho que não raspa nos feixes não...mas que fica pertinho isso fica! No fim da mensagem tem uma foto ilustrativa! :wink:

Outra coisa que não entendi é porque tenho que alterar o furo cônico do terminal duplo? Não posso colocar o pino por traz??? Se tiver que alterar o furo, prefiro fazer outra peça com o furo cônico soldada na barra e com rosca para colocar um terminal simples já que o terminal duplo do Jeep não é reto.
Talvez até não precise inverter esse cônico. TALVEZ... :shock: Digo talvez porque a barra de direção poderá ficar em diagonal, passando por cima da barra munhão-munhão, e quando a suspensão comprimir, elas poderão se esbarrar :?. Para saber direitinho só vendo na hora:wink:
Se vc não quiser gastar com um torneiro, poderá inverter o cônico desse terminal duplo em um serralheiro (ou até mesmo em casa!). Basta cortar com uma "policorte" entre o furo e o terminal, "chanfrar" os dois lados e soldar novamente. Ah, daí vc já pode deixar esse terminal "reto"! :wink:
Outra alternativa: compre outro terminal duplo em um ferro-velho. Dái vc corta dos dois lados do olhal, deixando só ele. Daí vc solda esse olhal sobre o terminal duplo já existente! Com isso, vc já ganha de brinde uma barra de direção automaticamente mais na horizontal! Detalhe: não solde esse olhal sobre a barra (como vc mencionou), pois as barras devem girar para acertar o alinhamento!

Espero ter ajudado!

[]'s

ribon
29/09/2003, 13:02
Todos,

Obrigado pela ajuda até o momento.

Vou começar no proximo final de semana a fazer a adaptação da caixa de direção VW. Espero que em uns 3 ou 4 meses esteja tudo certo... HEHEHEHE

Abraço.

Sergio Antunes
29/09/2003, 14:37
Se vc não quiser gastar com um torneiro, poderá inverter o cônico desse terminal duplo em um serralheiro (ou até mesmo em casa!). Basta cortar com uma "policorte" entre o furo e o terminal, "chanfrar" os dois lados e soldar novamente. Ah, daí vc já pode deixar esse terminal "reto"! :wink:

Essa idéia eu gostei mais Maurão. :D :D Até porque posso realmente deixar o terminal reto.
Mas esse material de que é feito o terminal aceita bem a solda?????

Detalhe: não solde esse olhal sobre a barra (como vc mencionou), pois as barras devem girar para acertar o alinhamento!

Desculpe a vergonha :oops: :oops: Tinha esquecido desse detalhe. :lol: :lol:

Abraços.

Sergio Antunes

ribon
29/09/2003, 15:02
Estava imaginando uma forma de fazer a barra que liga o munhão mais distante a caixa de direção, e fazer a mesma ficar mais na horizontal possível.

Minha idéia:

Fazer em um tubo ou cilindro, de um lado rosca externa e de outro rosca interna. No lado de rosca externa, ligar a barra. No lado de rosca interna ligar ao pivô. Soldar um olhal sobre este tubo, neste olhal vai ser ligado o pivô da barra menor, que por sua vez vai ser ligada a caixa de direção.

Fica mais fácil desenhando (espero).

Oque vocês acham?

Abraço.

Mauro B.
30/09/2003, 15:01
Essa idéia eu gostei mais Maurão.:D Até porque posso realmente deixar o terminal reto.
Mas esse material de que é feito o terminal aceita bem a solda?????Fala Sérgio !!! :D

Olha, eu nunca soldei aí, mas deve aceitar sim...não é ferro fundido, deve ser aço mecânico comum...se fosse ferro fundido aí sim vc precisaria comprar um eletrôdo especial, que custa caro, mas como não é, acho que vc pode soldar tranquilo ali!
Ah, se vc quer apenas deixar o terminal duplo 'reto', não vale a pena serrar ele não! O melhor é vc acertá-lo com alguém que tem uma prensa hidráulica comum...é barbada, não tem erro! :wink:

Fazer em um tubo ou cilindro, de um lado rosca externa e de outro rosca interna. No lado de rosca externa, ligar a barra. No lado de rosca interna ligar ao pivô. Soldar um olhal sobre este tubo, neste olhal vai ser ligado o pivô da barra menor, que por sua vez vai ser ligada a caixa de direçãoFala Ribon !!! :D

Olha, essa idéia funciona, mas eu acho muito trabalhoso e consequentemente vai sair mais caro... :cry:Mas funciona! :P Minha idéia é a seguinte: apenas soldar um outro olhal sobre o terminal duplo já existente! Abaixo o desenho ilustrativo! Tendo uma serra e solda, vc mesmo faz! :wink:

[]'s

ribon
30/09/2003, 15:58
Mauro,

Penso em confeccionar essa peça por alguns motivos:

1º - Tenho medo de quando se tentar voltar o pivô duplo na prensa, ele sofra alguma fissura que não possa ser vista a olho nu;
2º - Não gosto muito de ficar soldando, sei que a tensão produzida pela solta não é uniforme, podendo provocar quebras no futuro;
3º - Penso que quando o pivô der pt, posso jogar ele fora e colocar outro no lugar sem ter que fazer todo o trabalho novamente. Se o adaptador der pt não tenho que comprar outro pivô e soldar novamente.
4º - Esteticamente fica melhor.

Da para citar N motivos.

Acho que o único contra possa vir a ser o preço inicial, mais pode ser minimizado com o tempo.

Vou fazer um orçamento da peça e após posto aqui no fórum.

Sua idéia é muito boa também.

Para a resolução de um único problema podemos achar uma centena de soluções.

Abraço.

Mauro B.
01/10/2003, 00:36
Fala Ribon!!! :D

Assim como vc, vou dizer porque pensei na minha idéia! 8)

1º - Tenho medo de quando se tentar voltar o pivô duplo na prensa, ele sofra alguma fissura que não possa ser vista a olho nu; Não te preucupa! Numa edição da 4x4&cia, onde eles dão os passos para adaptar a direção do maveco, indicam esse método para alinhar o terminal duplo :wink: É pouco coisa, não deve ter problema não!
2º - Não gosto muito de ficar soldando, sei que a tensão produzida pela solta não é uniforme, podendo provocar quebras no futuro; Essa eu não entendi! Mas o seu método é soldado tbm! E talvez até vá mais soldas! Olha, a solda é uma coisa maravilhosa. quando vc entra no mundo da solda vc quer soldar tudo! As pessoas subestimam a resistência de uma boa solda...apesar de estranho, muitas coisas são bem mais resistentes quando soldadas do que quando dobradas! :shock:
3º - Penso que quando o pivô der pt, posso jogar ele fora e colocar outro no lugar sem ter que fazer todo o trabalho novamente. Se o adaptador der pt não tenho que comprar outro pivô e soldar novamenteQuanto ao seu 1° argumento, eu concordo. Agora quanto ao 2°, eu descordo: se o adaptador der pt, aí sim vc vai ter que fazer todo o trabalho novamente: roscas, olhal, solda....honestamente é muito mais trabalhoso! No outro método vc compra um terminal novo (de qualidade) e um velho(num ferro-velho), e usa o olhal do velho no novo! É só soldar, é ridículo de tão fácil! :D
4º - Esteticamente fica melhor.
Da para citar N motivos. Eu acho que pelo contrário: vc vai ter mais dois pontos de junção, mais duas braçadeiras, e o olhal é soldado igual. Esteticamente eu acho o outro método, pois só fica aparecendo o terminal duplo....ah....fica tudo lá em baixo mesmo! 8)
Acho que o único contra possa vir a ser o preço inicial, mais pode ser minimizado com o tempo.Quanto o tempo é muito longo, acho que vale mais a pena o custo-benefício no momento!
Para a resolução de um único problema podemos achar uma centena de soluções. Com certeza! De maneira nenhuma eu menosprezei teu projeto, até porque ele tem vantagens sobre o meu! Eu só queria dar uma outra altenativa fácil e barata para aqueles que irão instalar a direção do Santana...eu só estou aqui para tentar ajudar, até pq não é eu quem vai instalar.... :P

OBS: eu acho que o melhor para vc é inverter os furos cônicos dos munhões, pq daí vc não precisa fazer mais nada e faz uma vez só! :wink:

[]'s

ribon
01/10/2003, 07:08
Mauro,

Ok… Você esta quase me convencendo em fazer do seu modo.

Vou analisar algumas coisas neste final de semana e decidir qual utilizar.

Um grande abraço.

Mauro B.
01/10/2003, 22:46
Ok… Você esta quase me convencendo em fazer do seu modo.

Se eu fosse fazer essa adaptação, faria do meu modo pois pra mim seria mais fácil! Mas se pra vc é mais fácil fazer o seu modo, então beleza! Realmente, isso que vc disse de que quando precisar trocar o terminal é só tirar um e colocar outro é a mais pura verdade, enquanto que no meu modo a gente teria que resoldar. E quanto a dar problema no adaptador, o seu seria mais difícil e custoso, mas dificilmente vai dar problema... :P
De vez enquando eu sou meio chato em ficar dizendo que é "só" soldar, cortar, fazer isso e aquilo...e acabo me esquecendo que não são todos que tem os equipamentos que eu tenho e tbm o acesso a coisas do ramo! Eu tenho furadeira de bancada, furadeira de mão de 800W, máquina de solda, esmerilhadeira, esmeril e etc... e é por isso que algumas coisas pra mim são "barbada"! Mas eu me lembro que quando não tinha esses equipamentos, tudo era difícil...e havia pessoas como eu que diziam pra mim "corta ali, solda lá..."... e eu não achava nada fácil! Hoje a coisa mudou! :P
Bom, o negócio é vc deve analizar as alernativas e ver o que é mais fácil para vc! Tá certo então? Falow! :D

[]'s

ribon
03/10/2003, 08:54
Todos,

Já discutimos muito sobre ligação de roda a roda e roda a caixa, acho que esse assunto ficou muito bem explicado. Agora gostaria de discutir um pouco sobre posição de volante e ligação da caixa de direção à coluna.

Vocês fazem a ligação igual a que saiu na 4X4&CIA (instalação da caixa do Maveco)?

Abraço

Sergio Antunes
03/10/2003, 13:59
Fala, Ribon.

No meu caso eu não fiz o furo no painel.
Deixei o volante na mesma posição; a única coisa que fiz foi inclinar ao máximo já que a furação no assoalho dava condições para isso, então deixei a barra no assoalho o mais para cima possível.

Abraços.

Sergio Antunes.

ribon
03/10/2003, 14:46
Sergio,

Na foto que você me mandou tenho duas duvidas, até o momento.

Retângulo vermelho:
O cardã que liga a caixa de direção à coluna é uma peça única (sei que é retrátil)?

Retângulo azul:
Essa cruzeta é o fim da coluna de direção?

Pergunto isso, pois vi o jipe de um conhecido que ele fez um trabalho que não gostei muito. Da caixa de direção deve haver uns quatro cardanzinhos.

E uma outra solução que vi foi que o cara colocou dois cardãs entre a caixa de direção e a coluna.

Estava querendo colocar meu volante bem na horizontal (na medida do possível), assim como esta à matéria da 4X4&CIA, que fala sobre a instalação da caixa do Maveco. Já reparei que se for fazer isso, tenho que colocar dois cardas e isso pode vir a atrapalhar a instalação do hidrovacuo.

Estou certo?

Quais outras soluções encontradas? Oque vocês me recomendam?

Abraço a todos.

Sergio Antunes
03/10/2003, 15:41
Fala Ribon.

Quadrado vermelho é uma peça só (Coluna retratil do monza)pode ser do Opala também, como eu tinha duas peguei a do monza mesmo.
Quadrado Azul é o final da coluna de direção mesmo. Eu também queria deixar o mais horizontal possível, mas o meu jeep já está com um hidrovacuo que é um absurdo de grande. Mesmo assim da para colocar com mais cruzetas.... vai dar mais trabalho.
Abraços.

Sergio Antunes.

ramil2007
03/10/2003, 15:53
Olá galerinha,
blz?

Onde posso encontrar alguem que faça a instalação bem feita em são paulo, dessa caixa volkswagem em um jeep 60 sem spoa, suspensão original, com amortecedores rancho rs9000, jumelos com buchas poli..?
Alguem que tenha feito essa adaptação em são paulo...
Vlw

Ramil

ribon
03/10/2003, 16:10
Sergio,

Mais uma vez obrigado.

Ramil,

Se não tiver muita pressa. Estou montando a minha, pretendo documentar tudo com fotos e desenhos. Assim que tiver pronto posso lhe enviar. No momento tenho uma matéria, um site e alguns desenhos e roteiros que o Sergio me enviou.

Abraço.

Sergio Antunes
03/10/2003, 16:24
Fala Ramil.

De que região de São Paulo você é????
Aqui em Guarulhos o Portugues4x4 faz, mas é uma porcaria. Eles viram a que eu instalei e reconheceram que o trabalho da minha estáva melhor que o deles (nem é preciso dizer mais nada né?).
Eu fui fazendo em casa mesmo. Deu um pouco de trabalho pois não tinha nenhuma medida das peças, mas com tudo no tamanho certo, fica bem facil.

Abraços.

Sergio Antunes.

ramil2007
03/10/2003, 19:43
E ae...
Eu aguardo sim....

.................................................. ..........................................
Zona Sul
Moro perto do Aeroporto de Congonhas...
Vc acha que eu seria capaz de fazer sozinho essa adaptação, só se eu der para vc fazer...hehe!
Não acredito que a adaptação do Portuga é uma merda?Se a dele não é boa, imagine as outras...
O que eu faço meu Deus! QUeria muito essa caixa, mas acho que se não tiver ninguem para adaptar, vou acabar caindo na do Maverick lá no Josewall, que fica muito boa por sinal, mas minha grade vai pro saco e a estética tbm...

Bom muito grato a todos...e até a feira...Vou estar com uma camiseta personalizada do fórum...no Domingão...

Falows

Ramil

Giovani
03/10/2003, 20:58
Mesmo assim da para colocar com mais cruzetas.... vai dar mais trabalho.

:D Grandes Sérgio e Ribon!!!

:D Se colocar mais cruzetas, será preciso pôr mancais também... :wink:
:D Na minha opinião, 2 chega... Refure a parede corta-fogo e faça um furo no painel, uns 8 cm acima da coluna. Se vc usar uma coluna escamoteável, o volante poderá ficar bem na horizontal... :wink:
[]'s

Sergio Antunes
04/10/2003, 16:59
Olá Ramil e Giovani.

Ramil quanto a você conseguir fazer sozinho....bem ninguém melhor do que você mesmo para saber. Eu acreditei que podia, e com algumas fotos e as dicas do pessoal daqui fiz a minha. :lol: :lol:
Se você acha que o portuga faz um trabalho bem feito, então seus problemas estão resolvidos 8) 8) . Quanto a eu fazer.... você paga bem hahaha. :lol: :lol: :lol:
Giovani eu sei que no caso de mais duas cruzetas, é necessário colocar um mancal, mas no meu caso acho que não tem outra solução, pois o hidrovacuo que está instalado no meu é muito grande (não faço idéia de que veiculo é). Colocar uma coluna escamoteavel...bem também tem mais cruzetas.

Abraços.

Sergio Antunes.

Terada
04/10/2003, 22:33
Blz Ramil

Tb moro próximo ao aeroporto no metro Conceição e se vc quiser ver a adaptação estou as ordens, se quiser tenho o endereço de um lugar aqui perto que faz corte e dobra de chapas, não é uma adaptação muito dificil, se quiser tentar.

[]´s

Terada
cj-5/58

Giovani
04/10/2003, 22:59
Colocar uma coluna escamoteavel...bem também tem mais cruzetas.

:D Tem só uma à mais e fica logo atrás do volante, essa não conta... :wink: Quanto ao hidrovácuo, faça a saída da coluna logo abaixo dele ou deixe no local original. O importante é ver se não tem nada no caminho do braço, como suporte do motor, bomba de gasolina, etc... :wink:
[]'s

ramil2007
05/10/2003, 17:11
Fala Terada,
Blz?
Então gostaria de saber qual o grau de satisfação dessa sua adaptação? Sua adaptação ficou como?Saiando uma barra da caixa, indo pra uma roda e depois indo pra outra?

Onde vc falou que faz essa adaptação? O cara só trabalha com Jeep?

Falows

Ramil

Terada
05/10/2003, 21:53
Blz Ramil

Estou muito satisfeito com a adaptação, a barra que sai da caixa ligada a uma roda e uma barra ligando as duas rodas (pretendo modificar as ligações das barras conforme foi discutido no fórum).

Essa adaptação foi feita em Osasco em uma oficina que só mexe com jeep, mas tem a Deep Tec que faz e é bem mais próxima.

[]´s
Terada
Cj-5/58

ramil2007
05/10/2003, 23:27
E ae...

E qula é o seu conceito com relação a adaptação da deep tec?

Alguem já adaptou essa direção de volkswagem com a deep tec 4x4 e qual é o grau de satisfação?

Valeu

Ramil

ribon
07/10/2003, 14:14
Ramil,

Fazer você mesmo. Com a ajuda de um bom torneiro mecanico e o pessoal aqui do forum vc não vai ter problemas.

Pode até ficar mais caro, só que vc sabe oque esta sendo feito.

Abraço.

ramil2007
07/10/2003, 14:30
Olá Ribon e Terada,

O grande problema é que eu não sei nem por onde começar, onde comprar as coisas, onde encontrar o torneiroe tall....

Mas Terada, me passe o endereço de quem fez sua adaptação...

Ramil

ribon
07/10/2003, 15:00
Ramil,

A caixa de direção você pode comprar em qualquer autopeça, pode ser do Gol/Parati/Saveiro e Santana (Falam que a do Santana é mais reforçada, eu acho que são todas iguais).

As colunas do Opala/Monza e da Fiat (147/Uno/Tempra/Palio), ou concessionários ou desmanche (recomendo desmanche).

Qual seu e-mail particular, lhe passo o que Sergio me passou. E também podemos trocar algumas idéias.

Abraço.

ramil2007
07/10/2003, 18:50
Valeu pelas dicas...

Meu e-mail é ramil2007@hotmail.com

Obrigado por tudo...

Ramil

ramil2007
08/10/2003, 23:04
E ae Ribon e All,

Ribon passe pra mim o q o q o Serigio te passou...

E tentem me responder uma coisinha, fui trocar uma ideia na Mecânica Suzuca, do Mauro, na Cursino, e perguntei da adaptação da direção de santana, ele falou que não vale a pena, pois ela foi projetada para aguentar rodas de raio 13, 14, 15, 16, 17, mas com pneus leves, e rodas leves tbm, ele me disse que colocando um pneu 33 ou 35 essa adaptaçõa iria pro saco...ou seja gastaria todos os terminais e a caixa com muita velocidade...

O q me dizem?

Ramil

walter.andreis
08/10/2003, 23:31
E ae Ribon e All,

Ribon passe pra mim o q o q o Serigio te passou...

E tentem me responder uma coisinha, fui trocar uma ideia na Mecânica Suzuca, do Mauro, na Cursino, e perguntei da adaptação da direção de santana, ele falou que não vale a pena, pois ela foi projetada para aguentar rodas de raio 13, 14, 15, 16, 17, mas com pneus leves, e rodas leves tbm, ele me disse que colocando um pneu 33 ou 35 essa adaptaçõa iria pro saco...ou seja gastaria todos os terminais e a caixa com muita velocidade...

O q me dizem?
Ramil

Ramil,
Na teoria, não é pra caixa de direção do santana aguentar os pesos e porradas de um 33" e 35"... porém como dizem por aqui, na prática a teoria é outra.. :roll: :D ...
O Giovani mesmo colocou esta direção no CJ do irmão dele (conforme você pode conferir no album pessoal dele), e segundo ele vai aguentar sim... tá certo que ele não "colocou" simplesmente lá a caixa de direção, ele fez todo um sistema de suporte para a haste da caixa, etc... tudo isso ajuda a diminuir o desgaste da caixa...
Giovani com a palavra...

[]´s

ramil2007
09/10/2003, 00:10
E ae Walter,

É o foda é que eu não sei adaptar e nem tenho ferramentas para esse serviço, e não conheço ninguem que faça essa adaptação e fique boa aqui em Sao Paulo...

Grato

Ramil

walter.andreis
09/10/2003, 00:49
Ramil,
Isso é complicado... eu mesmo acabei montando uma oficina por causa do Jeep...
Você que tem que decidir por você.. se manda adaptar, se arruma umas ferramentas e você mesmo adapta... isso vai de pessoa pra pessoa...
Sobre "SABER ADAPTAR"...

BEM VINDO,
Esta é a escola... :wink:

[]´s

Mauro B.
09/10/2003, 11:55
Oi Ramil !!! :D

O pessoal que tá usando e diz que tá aguentando! :shock: Mas tbm depende de como vc faz essa adaptação...

Sobre vc mesmo fazer essa adaptação, acho melhor não...pois é essencial que vc tenha pelo menos algumas ferramentas e um pouquinho de experiência, não necesariamante no sistema de direção, mas que de vez em quando vc mexa em alguma coisa aqui, desmonta ali...e por aí vai... :) E no sistema de direção não é o lugar mais adequando para se adquirir experiência.... :shock:

Acho que o mínimo que um jipeiro precisa ter é uma esmerilhadeira com disco de 115mm... :wink:

[]'s

Sergio Antunes
09/10/2003, 14:09
Olá Ramil.

Esse tipo de coisa, é como ultrapassar um veículo na estrada.... se você tem duvidas se vai conseguir ou não; então não faça. Até mesmo porque no caso da direção, depois de desmontar a que você tem no Jeep, pode ficar difícil voltar atras e ai você não consegue levar nem o Jeep para oficina sozinho.

Abraços.

Sergio Antunes.

ramil2007
09/10/2003, 17:44
Olá All,

Pois é pessoal, não que não tenha nenhuma experiência, já desmontei umas coisinhas, até já desmontei o motor do meu Cj, mas com ferramentas emprovisadas, nada de profissionalismo, mas na direção eu nunca mexi, e nem quero me meter assim de cara.

Mas eu queria a ajuda de vcs para saber de uma mecânica me faça esse serviço bem feito, estou para comprar a caixa de direção, mas não sem decidir quem irá fazer e se vai fazer, se não souberem de ninguém, não irei arriscar em qquer lugar e colocarei a do maverick no Josewall que fica muito bom tbm...

Mas mesmo assim mto obrigado a todos...

Ramil

ramil2007
09/10/2003, 17:49
E ae Pessoal,
Blz?

Mais uma perguntinha:
Se eu colocar a direção de santana, posso colocar a coluna inteira do santana ou do gol, com a direção, as chaves e tudo mais?

Valew, aprendendo muito com vcs nesses 30 dias de perguntas e respostas...

Valew mesmo...
Ramil

Thiago Rodeghel
09/10/2003, 18:13
E ae Pessoal,
Blz?

Mais uma perguntinha:
Se eu colocar a direção de santana, posso colocar a coluna inteira do santana ou do gol, com a direção, as chaves e tudo mais?

Valew, aprendendo muito com vcs nesses 30 dias de perguntas e respostas...

Valew mesmo...
Ramil

Fala aí Ramil :D

O "céu é o limite", nada o impede de fazer essa adaptação, eu cheguei a ver no Festival Brasil OR, com a coluna da Citroen :D Ficou legal tbm...

Mas a q mais me chamou a atenção é com coluna da Blazer/S10 escamoteável, tem um volante até com um grd. raio. Mas o q eu estou pensando é com uma coluna do Novo Polo, q além de ser escamoteável é retrátil, vai para cima e pra baixo, e para frente e pra trás. :shock: :D

Falou :lol:

ramil2007
09/10/2003, 18:17
OLÁ MEU CHARÁ,
Blz?

Legal e vc saberia me dizer, quanto mais ou menos me sairia essa do polo, da S10, ou do santana mesmo q tbm é escamóteável...

No desmanche é lógico...
Pois na auto peças deve ser a maior bika...

Valew

Ramil

Giovani
09/10/2003, 21:04
... ele me disse que colocando um pneu 33 ou 35 essa adaptaçõa iria pro saco...ou seja gastaria todos os terminais e a caixa com muita velocidade...

O Giovani mesmo colocou esta direção no CJ do irmão dele (conforme você pode conferir no album pessoal dele), e segundo ele vai aguentar sim... tá certo que ele não "colocou" simplesmente lá a caixa de direção, ele fez todo um sistema de suporte para a haste da caixa, etc... tudo isso ajuda a diminuir o desgaste da caixa...
Giovani com a palavra...

:D Grandes Ramil e Walter!!!

:D Ramil, peça pro Sérgio te mandar o material que eu enviei para ele. Se não conseguir me manda uma MP, que eu te envio. Não é uma adaptação complicada, mas precisa ser bem executada. :wink:
:D E agüenta sim!!! Rodas e pneus que vc quiser e por muito tempo... :wink:
[]'s

ramil2007
10/10/2003, 11:46
Olá galerinha do Barro,

Liguei na Deep Tec 4x4, e eles me pediram 850 reais para adaptação dessa caixa de direção do santana, será que eu to ficando loko, ou é esse preço mesmo, incluindo tudo, o serviço, as barras, os terminais, e a caixa, ai eu disse que tinha a caixa ele me falou que tira 90 reais, achei um absurdo, quase comprei uma caixa por 190 reais e ele me tira somente 90 dizendo q a caixa é nova...

Valew

ramil

andretomasi
10/10/2003, 14:35
Ramil,

O valor da caixa, quando comprei (fevereiro), NOVA, R$ 180,00 mas descontando uns 30,00 da autopeças deve custar uns R$ 150,00 , acho que negocia pra descontarem algo próximo desse valor se você der a caixa.

[ ]´s

ramil2007
10/10/2003, 14:43
Os caras querendo me engrupir

fugger
17/10/2003, 20:08
:) Giovani

:) Olhando as fotos do Cj do seu irmão vi uma barra que suporta a ponta da barra de direção que vai a roda direita, aliviando a carga da cx de direção. Achei uma sacada interessante e minha duvida é como vc fez aquilo, usou uma bucha de PU? :? Conte os detalhes> :?
:P
[]'s curiosos

Giovani
17/10/2003, 20:31
:) Giovani
:) Olhando as fotos do Cj do seu irmão vi uma barra que suporta a ponta da barra de direção que vai a roda direita, aliviando a carga da cx de direção. Achei uma sacada interessante e minha duvida é como vc fez aquilo, usou uma bucha de PU? :? Conte os detalhes> :?

:D Grande Fugger!!!

:D Essa é a "grande" sacada dessa adaptação... Fazendo isso, a cx. dura uma vida inteira! :wink:
:D Bom, aquela do Jeep do meu brother está instalada na frente da cx. de direção, paralelo ao braço da cx. Nesse caso tem que ser sextavado com uma bucha de nylon também sextavada. O mais fácil é pôr uma barra em cima do braço da cx. Aí pode ser redonda. Uma haste de amortecedor é perfeita para isso. A haste vc fixa no chassi, pelas pontas. Uma bucha desliza por ela acompanhando a direção. Essa bucha pode ser de nylon, com retentores e uma graxeira.
:D Vai um esquema em anexo, que fiz no Paint... Qualquer dúvida é só pedir... :wink:
[]'s

Sergio Antunes
18/10/2003, 19:43
Olá Giovani.

A idéia é ótima.
Por que colocado na parte da frente, a haste tem que ser sextavada?
Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
18/10/2003, 20:07
Olá Giovani.

A idéia é ótima.
Por que colocado na parte da frente, a haste tem que ser sextavada?
Abraços.

:D Porque o braço da cx. de direção é forçado para baixo. Se o apoio fôr em cima beleza, mas se estiver ao lado, ele vai girar! Se fôr quadrado ou sextavado, não gira! :wink:
:D Se não entendeu eu desenho... :P
[]'s

Sergio Antunes
18/10/2003, 20:56
Oi, Giovani.

Depois que mandei a mensagem, fiquei imaginando isso.
Mas no caso de não haver espaço para colocar por cima, e fazer sextavado venha a ser muito difícil; será que colocando uma barra na frente e outra atras com a haste da caixa passando pelo meio(espaço para a sanfona e tudo mais), ai embora tenha o trabalho para fazer duas, eu acho que podem ser redondas. Ou não???
Veja desenho.
Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
18/10/2003, 22:26
Mas no caso de não haver espaço para colocar por cima, e fazer sextavado venha a ser muito difícil; será que colocando uma barra na frente e outra atras com a haste da caixa passando pelo meio(espaço para a sanfona e tudo mais), ai embora tenha o trabalho para fazer duas, eu acho que podem ser redondas. Ou não???

:D Trabalho em dobro é pouco... Pôr uma e deixar bem alinhada com a barra da cx. já é um serviço chato pra KCT... :P Pra vc ter uma idéia se vc só parafusa a cx. e depois o apoio a direção tranca! É preciso ir apertando um parafuso por vez, hora com direção para a direita, hora pra esquerda... Depois de tudo ajustado é dado o aperto final... Imagina isso com 2 barras... :o
:D Olha na foto do meu Jeep, tem espaço de sobra! No "A" está a barra da cx., no "B" está o apoio e o "C" é o guia da barra. :wink:
[]'s

Sergio Antunes
19/10/2003, 17:06
Oi, Giovani.

Fui verificar, e realmente tem espaço para colocar por cima.
A haste de amortecedor é uma boa dica sua, mas você poderia explicar melhor a confecção da bucha??? Tem alguma coisa já pronta que de para adaptar, ou tudo tem que ser feito???? Caso tenha que ser tudo feito, quem faz??? Torneiro???? E as sanfonas que você usou no do teu irmão onde encontrar?????

Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
19/10/2003, 19:09
A haste de amortecedor é uma boa dica sua, mas você poderia explicar melhor a confecção da bucha??? Tem alguma coisa já pronta que de para adaptar, ou tudo tem que ser feito???? Caso tenha que ser tudo feito, quem faz??? Torneiro???? E as sanfonas que você usou no do teu irmão onde encontrar?????

:D A bucha tem que ser feita por um torneiro. Na verdade é um tubo de metal, com outro de nylon dentro, só para não ter atrito. No nylon faça umas estrias por dentro, para a graxa. Nas pontas do tubo vão retentores. Não é preciso pôr as sanfonas. No Jeep do Brother usamos sanfonas porque não existem retentores sextavados... As sanfonas são da direção do santana mesmo, qualquer auto peças tem... :wink:
[]'s

Sergio Antunes
19/10/2003, 19:16
Valeu Giovani.

Vou fazer o engenho. :lol: :lol: :lol:
Brigadão.

Sergio Antunes.

ribon
20/10/2003, 13:02
Todos,

Esse tópico está dando o que falar… Pelo que parece estão surgindo muitas duvidas e soluções sobre este tipo de adaptação.

Giovani você já deu idéias sobre a adaptação do pivô, amortecedor e agora este suporte.
Tem mais alguma coisa que você fez (adaptação da direção), no jipe do seu irmão e não contou pra nós ainda?

Se continuar assim, acho que eu terei um sistema de direção completo e robusto.

Abraço a todos.

Sergio Antunes
20/10/2003, 16:43
Ribon e Giovani.

É Ribon, Realmente este tópico pode até virar uma apostila. :lol: :lol: :lol:
Giovani deixa eu aproveitar a sua boa vontade ... :D :D Fiz um desenho da bucha sem muitos detalhes e gostaria que você confirmasse se é isso mesmo.
A parte cinza é o tubo com o bico para engraxar, o azul são os retentores e o vermelho a bucha de lylon com as estrias. Repare a vista de baixo para cima que também tem uma estria no sentido axial para a graxa chegar a todas. E isso mesmo????

Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
20/10/2003, 20:15
Giovani você já deu idéias sobre a adaptação do pivô, amortecedor e agora este suporte.
Tem mais alguma coisa que você fez (adaptação da direção), no jipe do seu irmão e não contou pra nós ainda?

:D Grande Ribon!!!

:D Acho que não faltou nada... :lol: :lol:

A parte cinza é o tubo com o bico para engraxar, o azul são os retentores e o vermelho a bucha de lylon com as estrias. Repare a vista de baixo para cima que também tem uma estria no sentido axial para a graxa chegar a todas. E isso mesmo????

:D Belo desenho! É isso aí! As estrias podem ser em zigue-zague também... Tanto faz... :wink:
[]'s

walter.andreis
21/10/2003, 02:19
Fiz um desenho da bucha sem muitos detalhes

Caramba Sergião...
Que programa usou para fazer o desenho? Ficou show de bola...

[]´s

ribon
21/10/2003, 08:39
Sergio,

Poderiamos unir todo o material e fazer um manual... Otima ideia...

Abraço...

Sergio Antunes
21/10/2003, 14:08
Giovani, Walter e Ribon.

Valeu mais uma vez Giovani.

Walter o desenho eu fiz em autocad e renderizei em 3dmax.

Ribon a idéia está ai. Alias tem outros tópicos que deveriam ser lapidados e transformados em manuais.

Abraços.

Sergio Antunes.

Thiago Rodeghel
21/10/2003, 17:48
Fala aí Galera :lol:

Como esse tópico está rendendo novas idéias para direção VW. :shock: :D

Tá me ajudando e muito a maneira de instalar no meu CJ :D 8)

Agora poderíamos colocar tudo em um manual, se alguém saber fazer em Adobe Acrobat :roll: :wink: Já era 8) ... Só faria o Download dele :wink:

Valeu pelas dicas e pelos trabalhos em 3D 8)

[s] só aguardando o manual :wink:

Thiago
21/10/2003, 21:48
E ae galera!!!! :D :D
Pelo que eu estou vendo a galera aqui é bem pró hein 8) ...rola uns manuais, fotos e até uns desenhos em 3D. :shock:

Parabens para todos e isso sim é o espírito off-road!!!
:D :D
Mas minha pergunta é o seguinte. Eu sei que o debate é da cx da VW, mas é a do Maverick? É muito porcaria, não aguenta o tranco?
Eu tenho a do VW no jeep do veio, mas estou pretedendo colocar o Maveco no outro jeep, ela não é mais robusta??? :roll:

Valeu
Sds,

Mauro B.
21/10/2003, 22:00
Fala Thiago!!! :D

Cara, tu tá desculpado porque é "mirim" no fórum.... :lol: ..hehehe... :lol: :lol: Mas dá uma pesquisada no menu Pesquisa! Lá tu vai encontrar bastante coisa a respeito :wink:

Falow!
[]'s

andretomasi
22/10/2003, 01:38
Aí pessoal,

Eu faço em PDF, é só organizar e me passar.. o Sérgio faz os desenhos e o Giovani assessora os textos, aí eu monto um manual e ponho nos downloads.

PS: Já to quase acabando de escanear o livro, já foram 49 páginas, faltam só 52 :lol: :lol: :lol:

[ ]´s

ribon
18/11/2003, 07:45
Galera do bem,

Algum de vocês tem as seguintes medidas:

Tamanho do braço da caixa de direção VW, quando se curva tudo para a direita (tamanho máximo), e quando se curva tudo para a esquerda (mínimo)?

Abraço a todos.

Giovani desculpa por estragar seu desenho. :D

Marcos ET
06/03/2004, 04:52
Galera, desenterrando novamente este tópico, queria fazer uma pergunta:

Com relação aquelas duas barras que o Giovani colocou no jeep do Brother pra aguentar o tranco dos pneus, nao dá pra substituir elas por um amortecedor engastado no sistema de direção?

Calma, eu explico:

as duas hastes servem pra dividir o esforço que a caixa sofre com os empurroes e puxoes da barra de direção, que nao é sempre no sentido do movimento da peça e sim em ângulos diversos, pra cima, pra baixo e etc...

imaginem colocar um amortecedor de direção FIXO na ponteira do terminal de direção VW, em posição paralela ao movimento que faz... aponta da haste fica fixa na longarina oposta do chassis do jeep, fazendo o mesmo efeito entendem?

All e "Professor" Giovani, falae oq acha?

Giovani
07/03/2004, 22:26
imaginem colocar um amortecedor de direção FIXO na ponteira do terminal de direção VW, em posição paralela ao movimento que faz... aponta da haste fica fixa na longarina oposta do chassis do jeep, fazendo o mesmo efeito entendem?

All e "Professor" Giovani, falae oq acha?

:D Grande Marcos!!!

:D Não funciona. Só uma ponta do amortecedor vai estar presa ao chassi. E a outra estará na direção. Assim ele vai "dobrar" da mesma forma. E amortecedor não é feito pra isso. Se vc abrir todo ele, segurá-lo pelas pontas e forçar um pouco, vai ver que ele quebraria ao meio bem fácil... O guia é fixado ao chassi pelas 2 pontas, ele não pode ceder. Além de tudo, a única posição em que se pode montar um único guia redondo, é extamente acima do braço do setor VW. :wink:
[]'s

Marcos ET
08/03/2004, 08:53
Salve Giovani,

Mas se o amortecedor quebrar ao meio, significa que o setor movimenta muito nao? minha intenção é distribuir as cargas, aliviando (nao por completo) as forças... olha: quando o amortecedor estiver totalmente esticado, o setor estará totalmente comprimido, reduz a resistencia do amortecedor, mas aumenta a resistencia da caixa, por diminuir a alavanca... quando a direção estiver esticada (esterço para direita) o amortecedor estará comprimido, aumentando a resistencia no corpo do amortecedor compensando a fraglidade do setor...

se o amortecedor quebrar na haste, significa dizer então que a ponta do setor VW é tao grágil que balança muito, a ponto de quebrar tudo nao??

[]'s preocupados...

Giovani
08/03/2004, 20:33
Salve Giovani,

Mas se o amortecedor quebrar ao meio, significa que o setor movimenta muito nao? minha intenção é distribuir as cargas, aliviando (nao por completo) as forças...

:D Não funciona... Tanto o amortecedor, quanto o setor, vão ceder. Com o tempo o setor dança... Não adianta inventar moda! O amortecedor tem uma função específica, que é amortecer os trancos da direção. Nunca vai servir como um guia, para suportar um esforço transversal. Use ambos! Tanto o guia, quanto o amortecedor. E lembre-se, 1 guia redondo, só funciona se fôr em cima do braço, senão use 2 redondos paralelos. :wink:
:arrow: Dica: Use o setor TRW, é mais forte que o ZF. :wink:
[]'s

Marcos ET
08/03/2004, 21:09
Pô Giovani... cara, ainda nao coloquei o setor... tou "balançando" entre este e o do Opala, mas visto a "complexibilidade técnica" da instalação (nao tenho ferramentas, tenho que entregar na mão do torneiro e de Deus...) acho que vou acabar fazendo "rolo" com este setor no do Opala mesmo, aih nao tenho que alterar nem 20% do que teria q (mandar) fazer pra colocar a caixa do VW... :cry:

O munhão direito do meu véio já está adaptado com dupla furação, nao uso nem mesmo o terminal duplo, a barra que saia do Boomerang ia pro munhão, trocando pelo do Opala só vou ter que aumentar o tamanho desta barrinha...

Uma coisa ainda nao entendo, com todas estas alterações, barras superior e inferior, amortecedor e fixação de tantos suportes, com inversão de furo no terminal duplo e etc... (tem muuuuuuito mais alterações a serem feitas comparando com o setor do Opala, Maverik ou outro similar) quais as vantagens de colocar um setor mais frágil?, nao tou querendo desdenhar, tanto que até comprei o setor do VW, mas depois de ver a quantidade de "reforços" para poupar o setor.... tou desanimado, sem ver as vantagens deste sistema.

sds curiosas em ver a vantagem desta adaptação.

Giovani
08/03/2004, 21:39
Uma coisa ainda nao entendo, quais as vantagens de colocar um setor mais frágil?, nao tou querendo desdenhar, tanto que até comprei o setor do VW, mas depois de ver a quantidade de "reforços" para poupar o setor.... tou desanimado, sem ver as vantagens deste sistema.

:D Fala Marcos!!!

:D Não é preciso furar a grade dianteira. O setor fica protegido, embaixo do chassi e mais atrás. Bom, ao menos por aqui essa adaptação é executada em 1 dia, nada complicado... Difícil explicar tudo e justificar cada coisa, mas na hora de fazer é bem simples... :wink:
:? Claro que, para quem vai fazer pela 1ª vez parace difícil e vai dar um certo trabalho, mas na 2ª instalação, o mecânico já vai com os olhos fechados...
[]'s

andretomasi
09/03/2004, 01:44
Pô Giovani... cara, ainda nao coloquei o setor... tou "balançando" entre este e o do Opala, mas visto a "complexibilidade técnica" da instalação (nao tenho ferramentas, tenho que entregar na mão do torneiro e de Deus...) acho que vou acabar fazendo "rolo" com este setor no do Opala mesmo, aih nao tenho que alterar nem 20% do que teria q (mandar) fazer pra colocar a caixa do VW... :cry:

O munhão direito do meu véio já está adaptado com dupla furação, nao uso nem mesmo o terminal duplo, a barra que saia do Boomerang ia pro munhão, trocando pelo do Opala só vou ter que aumentar o tamanho desta barrinha...

Uma coisa ainda nao entendo, com todas estas alterações, barras superior e inferior, amortecedor e fixação de tantos suportes, com inversão de furo no terminal duplo e etc... (tem muuuuuuito mais alterações a serem feitas comparando com o setor do Opala, Maverik ou outro similar) quais as vantagens de colocar um setor mais frágil?, nao tou querendo desdenhar, tanto que até comprei o setor do VW, mas depois de ver a quantidade de "reforços" para poupar o setor.... tou desanimado, sem ver as vantagens deste sistema.

sds curiosas em ver a vantagem desta adaptação.

Marcos,

Minha opinião sincera, vale a pena colocar a caixa do Santana.. quando fui decidir essa parte de direção, estava plenamente decidido a colocar a do Maverick, pois já tinha andado em vários cjs com essa caixa.. bom, depois de ler o Giovani falar e falar e falar sobre a caixa do santana, resolvi pôr a danada.. vendi a caixa de maverick que já tinha comprado e comprei uma de santana.. bom, o mecânico já tinha feito essa adaptação em uma Rural 6cc há alguns anos.. levou 2 ou 3 dias pra fazer tudo, pois eu usei uma coluna nova, etc, etc... mas no fim, valeu a pena, a direção ficou super boa, não tive NENHUM problema até agora, só vantagens.. e olha que eu era defensor radical da caixa do maverick :D :D Antes, eu também me preocupava que ia dar muito trabalho, que era mais fácil por a outra, etc.. mas mudei de idéia, o trabalho é simples depois que você entender, e dá os resultados prometidos.. Recomendo! :wink:

[ ]´s dirigindo que nem hidráulica com direção mecânica

HIGHLANDER
09/03/2004, 02:49
Olha eu era ao contrario iria colocar a do Santana e coloquei a do Maverick por falta de opção(meu chassis não ia aguentar muito tempo com a do Santana)
mas confesso que não acreditei na maciez e no conforto da caixa do Maverick, fica ae o relato, infelizmente não posso opinar sobre a do Santana pois não a vi em ação, mas a do Maverick ficou outra coisa!

Sergio Antunes
09/03/2004, 14:53
Fala Marcos.

Eu também não tinha todas as ferramentas, tive que mandar fazer algumas coisas em um torneiro, mas o resto eu mesmo fiz em casa e nunca tinha feito algo parecido antes. (consegui graças as fotos e dicas do pessoal daqui e um pouco de paciência)
Já estou com a minha a um bom tempo e sem problemas
Vale a pena colocar a do Santana.
O difícil é a primeira depois é moleza.
Abraços.

Sergio Antunes.

Marcos ET
09/03/2004, 15:25
PessoALL, agradeço a atenção, sei que em questão de dirigibilidade a caixa VW está a frente da usada no Maveco... isso nem se discute!

Minha preocupação é com a aparente fragilidade do setor :cry: as trilhas que fazemos por aki no Tocantins são cheias de pedras e outros trancos que já trincaram meu chassis várias vzs... um conhecido comprou um CJ5 em SP e mandou buscar... na primeira ida ao Jalapão o bixo partiu... e nem tava com pneus tao grandes (acho que eram os 31' em rodas de 15")

Eu já havia decidido colcar o setor VW, mas com a necessidade de barras de reforço, buchas e outros tantos agregados... começo a duvidar de que ela vai aguentar algum tempo...

[]'s ainda preocupados.

Marcos ET
09/03/2004, 17:41
Ah! esqueci de perguntar...

Para aqueles que colocam o outro setor de direção, existe diferença grande entre instalar o do Maverick e do Opala ?? nao estou encontrando o setor do Maveco, mas já achei o do opala, tou pensando em colocar ele, existe alguma restriçao???

[]'s ainda "enrriba" do muro...

dptucunduva
09/03/2004, 19:16
Minha preocupação é com a aparente fragilidade do setor :cry: as trilhas que fazemos por aki no Tocantins são cheias de pedras e outros trancos que já trincaram meu chassis várias vzs... um conhecido comprou um CJ5 em SP e mandou buscar... na primeira ida ao Jalapão o bixo partiu... e nem tava com pneus tao grandes (acho que eram os 31' em rodas de 15")

Caros....

Mostrem UM exemplo de jipe que explodiu a caixa do Santana, seja com penus gigantes, seja em rock crawling, seja em expedições.....

Isso tudo é medo do novo. Eu conheço vários jipes com essa caixa (inclusive a F75 teimosa daqui de sampa) que fazem trilhas de verdade, e nunca tiveram problemas que possam indicar fragilidade da peça.

Compre coisa de marca decente, e tá blz.

Giovani
09/03/2004, 19:49

:D Tchê, não só eu, mas muita gente usa ela à anos! E nas piores situações, inclusive em pistas de Jeep Cross. Usamos com pneus de até 35" e abaixo de mau tempo. A fragilidade é só na aparência mesmo... :wink:
:D Volto a repetir: se fizer um serviço porcaria na adaptação, quebra mesmo! Mas isso poderá acontecer com qualquer uma. Entre uma direção do maveco e uma do Opala, fique com a do Opala. :wink:
[]'s

Marcos ET
09/03/2004, 23:28
Então beleza, queria lembrar que até prefiro ficar com esta caixa, mas tive a impressao da outra ser muito mais robusta.

Giovani, posso instalar ela sem os outros agregados? sem as barras? uso pneus argentinos 750x16", sem as barras ela nao quebra? (é pq vc havia dito que ela ia ceder...)

Se der pra instalar SÓ ELA, sem que tenha d trocar por outra em menos de um ano pq tão sem as barras deslisantes, aih tá beleza!

embora ainda tenha receio pcausa da caixa que "abriu" no jeep daki (mas acho que deve ter sito "matada" do cara que instalou... nada pior que uma mãozinha desastrada pra colocar tudo a perder!

para esta caixa, já havia providenciado uma chapa de 1/4", serve ou tem que ser exageradamente a de 1/2" ?? (para o suporte da longarina direita)

Daniel, aquele desenho que vc me passou ficou meio grande, tou pensando em usar menos material, algo como um prolongamento do chassis para baixo, com a largura suficiente para dar encosto para a peça, oq vcs acham??

mas antes, repito, se colocar ela SEM mais nada, ela quebra? ou güenta o tranco??

[]'s reanimados! (parecendo a primeira noite... a primeira vez noiz nunca izquece... hehehehe)

Marcos ET
10/03/2004, 15:31

:D Não funciona... Tanto o amortecedor, quanto o setor, vão ceder. Com o tempo o setor dança... Não adianta inventar moda! O amortecedor tem uma função específica, que é amortecer os trancos da direção. Nunca vai servir como um guia, para suportar um esforço transversal. Use ambos! Tanto o guia, quanto o amortecedor. E lembre-se, 1 guia redondo, só funciona se fôr em cima do braço, senão use 2 redondos paralelos. :wink:
:arrow: Dica: Use o setor TRW, é mais forte que o ZF. :wink:
[]'s

Cara, tou descobrindo que sou mais teimoso que pensava.... posso usar a haste dos amortecedores de suspensao McPerson? estes foram feitos pra cargas de diferentes âmgulos, pois sao a torre da suspensao! então eu poderia abrir o corpo deste amortecedor para usar as guias e a haste? eu acho que têm resistencia para isso.... (eu engastaria as duas pontas da haste e usaria o corpo externo do amortecedor como guia)

[]'s teimosos e "inventadores de moda"

Giovani
15/03/2004, 20:12
então eu poderia abrir o corpo deste amortecedor para usar as guias e a haste? eu acho que têm resistencia para isso.... (eu engastaria as duas pontas da haste e usaria o corpo externo do amortecedor como guia)

:D Tchê, pra quê tanto trampo???? Use uma haste de amortecedor, com uns 18 a 20 mm de diâmetro, seja lá de qual fôr. Ponha ela exatamente acima da haste do setor. Faça uma bucha de metal com nylon dentro, em qualquer torneiro. Tá feito! :wink:
[]'s

kge
15/04/2004, 09:56
Olá ALL

O meu colega de trilha (tataruuga) de Igaratá que instalou a caixa do santana está tendo problemas com a caixa :(

Já é a 2ª vez que troca reparos e vaza sempre pelo mesmo lugar: pela aste do pistão.

Pior que esses reparos vendem em kit e não são baratos não.

Alguém tem alguma solução ou passou por problemas semelhantes ?

Obrigado.

[]´s.

KGE

ribon
15/04/2004, 10:44
KGE,

O problema não seria porque a ponta da caixa (haste onde é ligado o pivô na caixa), esta em balanço.

Uma boa solução foi à adotada pelo Giovani: Dois trilhos um de cada lado da haste, não deixado que ela ceda.

Já à que adotei, foi colocar somente um trilho sobre a haste é bem mais simples e tão funcional quanto. Não esta pronto ainda e vai demorar um pouco até ser montado.

Qualquer problema entre em contato.

Abraço.

Paulo-AC
15/04/2004, 14:28
Pessoal

uma caixa hidraulica do santana - já usada mas porem quase original
por lts 600, tudo por conta do mecanico tá num preço bom ou ta caro.

kge
15/04/2004, 16:49
KGE,
O problema não seria porque a ponta da caixa (haste onde é ligado o pivô na caixa), esta em balanço.
Uma boa solução foi à adotada pelo Giovani: Dois trilhos um de cada lado da haste, não deixado que ela ceda.
Já à que adotei, foi colocar somente um trilho sobre a haste é bem mais simples e tão funcional quanto. Não esta pronto ainda e vai demorar um pouco até ser montado.
Qualquer problema entre em contato.
Abraço.

E ai ribon !
Revendo as mensagens aqui tá com cara de ser realmente a falta de guia na aste :cry: Puta trampo... Gerei um .pdf e vou levar pra ele ver as imagens daqui.

Valeu.

[]´s.
(hehe com a direção original nos padrões de folga willys :twisted: :D :D )

KGE

andretomasi
16/04/2004, 09:47
Pessoal

uma caixa hidraulica do santana - já usada mas porem quase original
por lts 600, tudo por conta do mecanico tá num preço bom ou ta caro.

Paulo,

Já vi aqui na minha cidade oferecerem a caixa instalada por R$ 900.. mas já recebi ofertas dessa mesma caixa por R$ 400 mais R$ 100 de mão de obra, em Santa Rosa.. Se for 600 latinha$ já instalada e completa, acho que tá na média :roll:

[ ]´s

Paulo-AC
16/04/2004, 10:13
Ribon
apesar de não ter muita esperiencia com mecanica, faz pouco tempo que adquiri a viatura, vou imprimir algumas dicas do topico e levar para o mecanico, caso surja alguma duvida dou um alo - obrigado pela ajuda.

quase com direção hidraulica

ribon
16/04/2004, 10:25
Paulo,

No aguardo.

Abraço.

Paulo-AC
16/04/2004, 15:01
Grande Ribon

Sem querer incomodar mas ja incomodando - vc não tem uma foto ou desenho explicativo do "trilho", sem o trilho não aguenta mesmo :?: :?: :?:

ribon
16/04/2004, 15:11
Paulo,

Veja o arquivo anexado pelo Giovani na pagina http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&postdays=0&postorder=asc&start=75, tem um desenho que mostra como deve ser feito.

O trilho não é necessário para a caixa funcionar, mais com o tempo ela vai apresentar problemas, assim como o amigo do KGE.

Já que vai fazer, faz bem feito.

Até.

Giovani
17/04/2004, 20:31
Já é a 2ª vez que troca reparos e vaza sempre pelo mesmo lugar: pela aste do pistão.

:D Grande KGE!!!

:D Aqui também é assim, MAS... É muito simples resolver de forma BEM econômica. Só existem 2 retentores no setor. Um deles vc encontra bem fácil nas lojas especializadas. O outro, peça para um torneiro fazer em plastômero, ou PU. Por aqui, com mão de obra (desmontagem e montagem) junto, fica em 50 latas... :wink:
[]'s

kge
19/04/2004, 08:08

:D Aqui também é assim, MAS... É muito simples resolver de forma BEM econômica. Só existem 2 retentores no setor. Um deles vc encontra bem fácil nas lojas especializadas. O outro, peça para um torneiro fazer em plastômero, ou PU. Por aqui, com mão de obra (desmontagem e montagem) junto, fica em 50 latas... :wink:
[]'s

Tem algum telefone dessa loja especializada que vou passar pro meu camarada. ele só encontrou kits de reparo completos...

Obrigado.

[]´s.

KGE

Marcos ET
19/04/2004, 23:44
PessoALL, como sou teimoso, akbei por instalar a direção do GM Opala mesmo (é que o motor que comprei "veio" com outros agregados, fou mais fácil trocar e instalar).

Dúvida: quando esterço para a esquerda, o braço pitman fica sobre a mola, muito próxmo do feixe, acho que na primeira torção a mola vai bater no pitman... então queria esquentar ele no maçarico e tirar a curvatura original da peça, ganhando espaço entre o terminal de direção e a mola... conforme o desenho (tosco) que eu fiz.

Tá mas e daí? é só aquecer? nao tem risco de trincas internas e posterior quebra? vai ficar mais frágil?? nao tow afim de ficar sem direção na cidade ou numa trinhazinha... então tow pedindo auxílio aos engenheiros mecânicos de plantão (AEH Leopoldo...)

[]'s

Giovani
20/04/2004, 00:08
Tem algum telefone dessa loja especializada que vou passar pro meu camarada. ele só encontrou kits de reparo completos...

:D Pô, não tem nenhuma em Sampa???? As lojas daqui compram tudo daí... :lol: Procure uma loja que trabalhe com rolamentos e retentores. Desmonte a direção, pegue o retentor e vá até loja. O resto é fácil... :wink:
[]'s

Paulo-AC
20/04/2004, 13:04
Pessoal eu sei que o tópico de caixa da VW, mas.....
seria possivel a instalação da cx de direção do Omega, alguem já viu alguma instalada. a minha pergunta e porque a caixa do Omega não precisaria em tese tantas modificações - esperando as pedradas
Se não for possivel desculpe-me - coisas de mirim

Paulo Quintal
20/04/2004, 14:02
Gente, alguém disse na lista, que se pode usar qualquer uma das caixas de direção VW... GOL, SANTANA, PARATI... Será que são todas iguais mesmo? Principalmente quanto ao curso, visto que se tivermos uma caixa de maior deslocamento, poderíamos utilizar linguetas maiores também sem perder "JOGO", que tornaria a direção mais leve também! VALE LEMBRAR QUE QUALQUER CENTIMETRO NA LINGUETA, REDUZ OU AUMENTA O ESFORÇO.
No meu caso já peguei a "gambiarra" pronta (um pedaço de terminal bem soldado no braço do munhão), assim meu ponto de apoio foi aumentado tornando a direção extremamente leve (andando é mais leve do que do meu Focus), porem ao desconecta-la das rodas vi que perdia em "jogo". Pretendo achar o ponto de equilíbrio otimizando o jogo... Mas haja solda...rs

Giovani
21/04/2004, 11:15
Gente, alguém disse na lista, que se pode usar qualquer uma das caixas de direção VW... GOL, SANTANA, PARATI... Será que são todas iguais mesmo? Principalmente quanto ao curso, visto que se tivermos uma caixa de maior deslocamento, poderíamos utilizar linguetas maiores também sem perder "JOGO", que tornaria a direção mais leve também! VALE LEMBRAR QUE QUALQUER CENTIMETRO NA LINGUETA, REDUZ OU AUMENTA O ESFORÇO.

:D Olá Paulo!!!

:D Seja bem vindo ao fórum! Vc já viu uma direção dessas? Elas não possuem "lingüeta". É como um pistão, tipo amortcedor. Sim, todas são iguais em formato e curso. Muda a marca do fabricante a alguns detalhes, mas todas são intercambiáveis. As da marca TRW possuem o braço de maior diâmetro e são mais resistentes que as da ZF. :wink:
:D Ah sim, no Gol geração III mudou tudo. Antes disso todas eram iguais...
[]'s

Paulo Quintal
21/04/2004, 16:18
GIOVANI,

Obrigado pela resposta, e em tempo, Parabéns pelo T-REX e o AZULÃO, ambos são um exemplo de criatividade, lógica, recursos técnicos e principalmente ACABAMENTO!

Quanto ao que eu disse sobre "lingueta", me expressei mal, eu quis dizer o braço adaptado nos 4 parafusos do munhão p/ transferir o movimento da caixa p/ as rodas!
No caso do meu Jeep, já peguei com a "gambiarra" pronta, um pedaço de algum braço com furo cônico soldado (até que bem soldado e reforçado) fazer essa função, apesar do movimento estar sendo transmitido p/ roda mais próxima, está super leve! A ponto de se comparar (andando) com a hidráulica do meu carro que é hidráulica.
Problema, ao reparar que os parafusos de regulagem de fim de curso não estavam sendo utilizados, desconectei a caixa de direção, chegando a conclusão que o dito braço soldado (equivalente a "lingueta") estava grande demais, tornando-a leve, mas insuficiente para fazer o movimento completo.
Solução emergencial, como o jogo não estava tão ruim, regulei os batentes, para que a caixa não ficasse responsável pelo fim de curso, quanto eu desembarcar (trabalho em plataforma), devo dar um jeito.

Dai surgiu a duvida... Todas as caixas seriam iguais por dentro tb? Na aparência eu já sabia que sim, porem se eu arrumasse uma com mais curso, repassaria a minha p/ alguém e adquiriria uma nova.

Estou pensando em uma solução bastante simples p/ eliminar o esforço lateral na haste da caixa, trata-se de uma extensão da mesma (alguma haste de amortecedor ou mesmo de uma direção ruim), fixada nos dois parafusos da caixa e deslizando em uma bucha fixada em algum ponto... assim a haste ficaria apoiada e só sofreria o esforço axial... mas tenho que pensar melhor, eu tô aqui no mar e o Jeep tá lá na garagem... fica difícil!

Se tiver um tempo, dê uma olhada e comente a seqüência de perguntas que fiz ao Mauro, tô com problemas nos freios, e sem grana p/ o HIDRO, como ganhei o cilindro duplo em questão... www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3208&postdays=0&postorder=asc&start=15
(não sei ainda como linkar as coisas, aqui no site)

Um abraço, Quintal.

PS. Foi vc que falou sobre “partículas magnéticas”?

Giovani
21/04/2004, 22:10
Dai surgiu a duvida... Todas as caixas seriam iguais por dentro tb? Na aparência eu já sabia que sim, porem se eu arrumasse uma com mais curso, repassaria a minha p/ alguém e adquiriria uma nova.

Estou pensando em uma solução bastante simples p/ eliminar o esforço lateral na haste da caixa, trata-se de uma extensão da mesma (alguma haste de amortecedor ou mesmo de uma direção ruim), fixada nos dois parafusos da caixa e deslizando em uma bucha fixada em algum ponto... assim a haste ficaria apoiada e só sofreria o esforço axial... mas tenho que pensar melhor, eu tô aqui no mar e o Jeep tá lá na garagem... fica difícil!

:D Grande Paulo!!!!

:D Partículas magnéticas??? Que bicho é esse??? Vai em auto-falantes??? :lol: :lol:
:D As caixas não são iguais por dentro... Existem pelo menos uns 5 modelos diferentes, entre mecânicas e hidráulicas. Mas todas têm o mesmo curso e configuração externa. :wink:
:D Sobre essa haste, eu já expliquei um zilhão de vezes por aqui, de como se faz... A maneira mais simples é pôr uma haste paralela à barra do setor, fixada no chassi, exatamente acima da barra. Então, na mesma peça que fixa a ponteira na barra do setor, vc solda uma bucha, que irá deslizar na haste. :wink:
[]'s

Paulo Quintal
21/04/2004, 22:52
Giovani, alguém falou sobre quebra de semi-eixo traseiro... perdia-se a roda... o freio ia junto... e ladeira a baixo já viu né!

Partículas magnéticas, é um ensaio não destrutivo (um teste), realizado com uma ferramenta magnética, e partículas ferrosas diluídas em um liquido, que revelam trincas que não podem ser detectadas a olho nu...
o intuito do pessoal comentou isso, era testar (aproveitando alguma manutenção) peças que são submetidas a grande esforço, como cardan, semi-eixos, cruzetas, etc... mas deixa p/lá...

O que vc explicou eu já entendi... só que o que eu pensei é ainda bem mais simples... só não corrige o movimento de rotação, que a sua barra sextavada corrige, mas eu não acho que esse seja o motivo de problemas na caixa... e sim o esforço lateral, digo radial, principalmente quando ela está estendida...

Fico por aqui, ainda tenho que responder o Wallece, que me alertou p/ algo que eu não tinha pensado! em relação aos freios...

Um abraço, Quintal.

andretomasi
21/04/2004, 23:04
Fala Paulo,

Quem falou sobre partículas magnéticas não foi esse mestre, o Giovani, foi o outro mestre, o Leopoldo :wink: :D :D :D :D

[ ]´s

Marcos ET
21/04/2004, 23:25
heita! lá tão as barras de amortecedor dinovo.... hehehe :twisted: :twisted:

Giovani, acabei colocando a do Opala mesmo, lembrei que vcs estavam falando da caixa do Gol HIDRÁULICA nao eh? lembrei que a direçao de um VW mecânico é pesada até com pneus 165x65x13 ... aih coloquei a do opala mesmo, já que nao queria instalar dir Hidr.....

colocando a VW ia ficar pesada nao eh?

[]'s querendo matar a curiosidade....

fugger
22/04/2004, 01:39
...colocando a VW ia ficar pesada nao eh?

Não

Usei a mecanica por dois anos com pneus 255 Frontiera e a direção era mais leve que a do Cj do meu irmão que usava direção original e pneus 750.

[]'s com caixa vw

Paulo-AC
22/04/2004, 01:45
Pessoal sem querer ser chato e já sendo, eu sei que o tópico e da direçao do VW, mas alguem poderia me informar sobre o setor hidraulico do Omega, sera que guenta :?: :?: :?: :?: :?:

andretomasi
22/04/2004, 12:33
heita! lá tão as barras de amortecedor dinovo.... hehehe :twisted: :twisted:

Giovani, acabei colocando a do Opala mesmo, lembrei que vcs estavam falando da caixa do Gol HIDRÁULICA nao eh? lembrei que a direçao de um VW mecânico é pesada até com pneus 165x65x13 ... aih coloquei a do opala mesmo, já que nao queria instalar dir Hidr.....

Marcos, fica pesada não :wink: Tô usando a mecânica VW no CJ, ficou sem comparação com a original, muito mais leve.. tenho uma Courier 2002 com direção mecânica, é praticamente igual..

[ ]´s

Giovani
24/04/2004, 23:28
lembrei que a direçao de um VW mecânico é pesada até com pneus 165x65x13 ... aih coloquei a do opala mesmo, já que nao queria instalar dir Hidr.....

:D Usei a mecânica por cerca de 1 ano... Bem mais leve que a original! E com pneus 750x16. :wink:

...só que o que eu pensei é ainda bem mais simples... só não corrige o movimento de rotação, que a sua barra sextavada corrige, mas eu não acho que esse seja o motivo de problemas na caixa... e sim o esforço lateral, digo radial, principalmente quando ela está estendida...

:D Grande Paulo!!!

:D Usando uma barra redonda, exatamente acima da barra do setor, vc resolve tudo! E acredite, esse movimento rotacional, causa problemas sim! :wink:
[]'s

Marcos ET
25/04/2004, 23:06
Pô pessoALL, valeu saber disso (curiosidade "morrida"), ainda nao vendi o setor, tow com uns planos mirabolantes.... (cenas dos próximos capítulos)

até que o setor do Opala tbem ficou mto leve (embora tenha q dar umas voltinhas a mais pra fzer uma curva) só que tenho sentido um pouco de retorno que a roda transmite para a caixa, sindo o volante forçar um pouco para virar sozinho quando pega um buraco na pista ou coisa parecida, acho que agora tem que colocar um amortecedor de direção pra ficar 100%, vou colocar o da kombi, tem melhor? (custo / benefício)

[]'s mecanizados!

Beto Lacerda
26/04/2004, 03:32
Marcos, pelo seu relato eu chutaria "Bumpsteer" , da uma olhada nesse topico deve ajudar
bumpsteer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92)

Marcos ET
26/04/2004, 12:14
Valeu pela dica Beto, mas nao é este meu caso... a barra de direção está praticamente na horizontal... eu sinto o efeito bumpster passando por buracos, quando uma das rodas passa por uma restrição do caminho... entende? o trabalho da suspensão nao atrapalha o trabalho do setor de direção, é tipo assim: subindo num meio fio, o volante dá aquele "tranquinho" (é bem fraco) para o lado da roda que sobe no meio-fio...

mesmo assim valeu! :wink:

Santoro
26/04/2004, 13:04
n sei se sou eu o q , mas meu cj ta com a direção levissima , e e original .... ta parecendo com o corsa q eu usava ... ta certo q estou com pneus cidade-campo ( n sei a medida agora , n estou perto do carro ) esses pneus pelo q me falaram sao os q ekipavam as rurais certo ? eles dao pra fazer alguma gracinha n dão ? e pq eles estao novinhos , com os pelinhos e tudo mais ......

[]´s com pneus peludos ! :lol:

dptucunduva
26/04/2004, 14:05
até que o setor do Opala tbem ficou mto leve (embora tenha q dar umas voltinhas a mais pra fzer uma curva) só que tenho sentido um pouco de retorno que a roda transmite para a caixa, sindo o volante forçar um pouco para virar sozinho quando pega um buraco na pista ou coisa parecida, acho que agora tem que colocar um amortecedor de direção pra ficar 100%, vou colocar o da kombi, tem melhor? (custo / benefício)

Amortecedor da kombi num serve nem pra peso de papel. Eu coloquei no meu CJ, e a diferença antes/depois é praticamente imperceptível. Se vc quiser colocar, parta prum kit warn, por exemplo. Custa menos de 200 latinhas e vale o $$.Existem outros mais baratos, feitos pra jipe mesmo.

Pelo que você descreve, o que está contecendo é normal. A direção recebe um pouco das pancadas na roda, principalmente a mecânica. A hidráulica absorve parte dessa força.

Como vc mesmo falou, se a barra caixa-munhão está horizontal, vc está com a configuração que minimiza ao máximo o bumpsteer.

andretomasi
26/04/2004, 14:20
Fala pessoal,

Sempre ouvi falar muito bem a respeito de usar o amortecedor de direção de D-20, que fica muito bom no CJ.. fica aí a dica :wink:

[ ]´s com caixa de santana não-amortecida (nem precisa)

Thiago Rodeghel
26/04/2004, 16:48
Amortecedor da kombi num serve nem pra peso de papel. Eu coloquei no meu CJ, e a diferença antes/depois é praticamente imperceptível. Se vc quiser colocar, parta prum kit warn, por exemplo. Custa menos de 200 latinhas e vale o $$.Existem outros mais baratos, feitos pra jipe mesmo.

Só complementando :D
Tbm uso o amortecedor da Kombi, quer dizer, usar ou não usar essa m*rda dá no mesmo :evil: . Comprei um Kit da Warn Black Diamond, q foi vendido aqui mesmo no fórum :D Paguei 150,00LT$ nesse amortecedor de direção :shock: só no visual vcs percebem a diferença :wink: . Comprei na Winchtech :wink: com o Azad (o mesmo dos Hi-lifts) Compensa o investimento 8)

[s]

Marcos ET
27/04/2004, 23:50
Saudações Daniel, e o Horácio? jah saiu da UTI??

PessoALL, valeu pela dica, vou procurar primeiro o da D.20 pois aki nao encontra estas "novidades" de "black diamond" e Cia...

[]'s

lucianogugu
16/09/2004, 16:40
Olha só... vou adaptar a caixa de direção de santana na minha F75.. e tenho as seguintes dúvidas:

1 - que coluna de direção posso adaptar, de preferencia que tenha os controles na mão?
2 - como faço a ligação da coluna a caixa de direção do santana?

pessoal me desculpem a ignorancia....sou guri novo...tenho muito a aprender ainda...hehehe

se alguem tiver fotos e detalhes...serão bem vindos... custos...R$

abraços

luciano

Leonardo Truccolo
16/09/2004, 20:38
Aí Gugu, casadinho, hein.
Não te faz de bobo, vem olhar a minha.
[]´s
Cabelo

lucianogugu
17/09/2004, 07:52
Pois é...me colocaram na forca...heheheh agora só de brabo vou montar uma F75..heeehheh vou passar ai sim... e a loja como vai? A proposito vamos colocar estes franskstein a rodar na prainha este ano.. eu ..tu...teu irmão..o rodrigo e o balestrin..

abraços

+ tarde passo ai..

Stormbringer51
02/10/2004, 17:08
Olha só... vou adaptar a caixa de direção de santana na minha F75.. e tenho as seguintes dúvidas:

1 - que coluna de direção posso adaptar, de preferencia que tenha os controles na mão?
2 - como faço a ligação da coluna a caixa de direção do santana?

pessoal me desculpem a ignorancia....sou guri novo...tenho muito a aprender ainda...hehehe

se alguem tiver fotos e detalhes...serão bem vindos... custos...R$

abraços

luciano

tenho as mesmíssimas dúvidas, mas quero colocar em um cj3a.
Só pra confirmar, não preciso cortar a grade não né??

Marcos ET
02/10/2004, 23:10
tenho as mesmíssimas dúvidas, mas quero colocar em um cj3a.
Só pra confirmar, não preciso cortar a grade não né??

Stormbringer51, acho q c vc der uma olhada no tópico desde o início, verá que tem material de sobra pra vc colocar a caixa do VolksWagem...

Dúvida: vc vai colocar Hidráulica ou mecanica???

grande []!

Marcos ET
06/10/2004, 09:40
PessoALL, aproveitando o tópico...

já olhei em outros tópicos, inclusive neste aki quando estávamos falando dos terminais de direção, mas ainda tenho uma dúvida que gostaria d receber ajuda para acabar com ela, antes que ela acabe kumigo... hehe

Seguintez:

Uso os terminais de direção originais do CJ, mas tow achando q eles estão durando mto pouco (cerca de um ano) com pneus 750x16.... já li aki mesmo que os terminais da Band nao servem plug'n play, pois sao mais finos.... então vai a pergunta:

EXISTE OUTRA OPÇÃO DE TERMINAL DE DIREÇÃO QUE SEJA PLUG'N PLAY NO JEEP? E QUE SEJA MAIS RESISTENTE?? SE EXISTE, QUAL É?

tow ficando cansado de trocar os quatro terminais com tanta frequencia...

brigadão!

cristiano
14/10/2004, 14:16
Colocando a caixa do Santana, tenho algumas dúvidas:

1 - É muito diferente do Gol ?? porque vi algumas pessoas colocam a dele.

2 - Aproveita a coluna original do Jeep ou tenho que trocar ??

3 - O braço que fica entre a coluna e a caixa tem que ser feito no torneiro ou pode ser aproveitado de outro carro ?

Obrigado.

andretomasi
14/10/2004, 14:36

Não sei dizer ao certo, mas a da Parati, se não é igual, é muuuito parecida, já vi as duas, então imagino que sejam a mesma.

Depende, se quiser pode aproveitar, mas porque não aproveita e já coloca uma coluna com setas/luz alta/alerta/limpadores, etc tudo na coluna? Eu coloquei a coluna da Parati, no lugar da original, sem furar lata nem nada. Só precisou um retrabalho por causa da posição.

3 - O braço que fica entre a coluna e a caixa tem que ser feito no torneiro ou pode ser aproveitado de outro carro ?

Dá pra usar alguns prontos.. eu usei a cruzeta do Ka (Fiesta, Courier, são a mesma).. E lembre que vai precisar de um braço deslizante (do Ka é assim) ou de uma junta elástica (original da Parati é assim) pra compensar o movimento separado da coluna e da lataria, senão a coluna arranca teu painel fora na primeira chacoalhada. Ou tu engole o volante em uma freada mais "forte" :lol:

[ ]´s

cristiano
14/10/2004, 15:26
Valeu pela dica da instalação!!

Acho que a coluna do meu já não é original então... porque tem seta e luz alta...

andretomasi
14/10/2004, 19:04
Valeu pela dica da instalação!!

Acho que a coluna do meu já não é original então... porque tem seta e luz alta...

Tua luz alta é na coluna? A original era no assoalho, acionava com o pé.. a seta já vinha na coluna do CJ, mas era uma peça instalada "ao redor" da coluna original.

As colunas de carros novos são mais práticas, pois ali tu reúne tudo.. se fosse colocar hoje, colocava uma de Courier ou Ranger.. ativa tudo na coluna.. a minha de Parati tem tudo, menos as luzes que são uma chave fora da coluna.

[ ]´s

Thiago Rodeghel
14/10/2004, 19:55
Colocando a caixa do Santana, tenho algumas dúvidas:

Obrigado.

Cristiano

Sobre a caixa do Gol e do Santana, são basicamente as mesmas, as diferenças são poucas, muda as estrias onde é encaixado a barra de colapso, e os braços da direção, mas os braços vc vai acabar usando um sistema diferente no Jeep.

Coluna pode aproveitar a do Jeep, apenas adapta as cruzetas e a barra de colapso, como o keko já falou. Ou coloca outra coluna, aí tem várias opções,Blazer/S10, Escort, Vectra, Kadett, Monza, Gol, etc.

[s]

cristiano
15/10/2004, 07:58
Fala Sérgio e All!!! :D

O Giovani já respondeu tudo, e eu só vou tentar contribuir! :lol:
Esse jipe dá foto é do Ady, de Curitiba. Essa adaptação que ele fez foi comprada em forma de kit na loja Zezo4x4 ( www.zezo4x4.com.br ). Como já foi dito NÃO FAÇA ASSIM!. Além de poder limitar o curso de suspensão, de forçar os terminais e a caixa, vc ainda poderá (irá) ter um forte "bumpsteer"( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=92&highlight=bumpsteer ), que é a reação no volante ao movimento da suspensão. Tudo isso o Giovani já disse! 8)

O négócio é o seguinte: seu jipe está SPUA, correto? Vc pensa em futuramente em levantar sua suspensão, podendo até fazer SPOA? Talvez sim, talvez não..na dúvida, vou te dizer o que EU faria...

:arrow: Faria uma barra ligando um munhão á outro
:arrow: Faria o "braçinho em L" de forma que a ponta da barra de direção ficasse o mais próxima da caixa, porém sem esbarrar nela em qualquer posição do curso de suspensão.
:arrow: Faria uma "lingueta" no pino da roda esquerda. Essa lingueta, porém, seria reta (sem dobras) e com o furo cônico virado para baixo.

Tá feito! Com esse método, caso vc queira levantar a suspensão, ou até mesmo fazer SPOA, é só inverter a lingueta! :wink:

Espero ter ajudado!

[]'s

Esse kit que vende na zero4x4 não é bom ??

Carlos Jacomini
15/10/2004, 09:30
Uso a caixa de direção do Gol no meu CJ5 há uns 02 anos e nunca tive problemas. Tbm não fiz nenhuma trilha pesada com ele para saber, mas no uso como um carro de passeio e´excelente. Comprei o kit no Zezo4x4 aqui em Curitiba e gastei mais R$100 de M.O., na época. Não me arrependo. A direção fica segura, leve, não tem folga nem dá solavancos como alguns acima citaram.

[ ]s a todos

cristiano
15/10/2004, 10:21
Uso a caixa de direção do Gol no meu CJ5 há uns 02 anos e nunca tive problemas. Tbm não fiz nenhuma trilha pesada com ele para saber, mas no uso como um carro de passeio e´excelente. Comprei o kit no Zezo4x4 aqui em Curitiba e gastei mais R$100 de M.O., na época. Não me arrependo. A direção fica segura, leve, não tem folga nem dá solavancos como alguns acima citaram.

[ ]s a todos

Você lembra quanto você pagou na época ?? Estou sondando essa caixa de direção da Zero4x4...

andretomasi
15/10/2004, 14:03

Fala Cristiano,

É ZeZo 4x4.. e pelo que os que conhecem o kit disseram, vale a mais pena mandar comprar as peças e fazer uma instalação "de acordo", o kit tem problemas de "projeto".. aqui no tópico tem todas as informações que precisa pra saber como instalar a caixa.

[ ]´s

cristiano
15/10/2004, 15:30

Fala Cristiano,

É ZeZo 4x4.. e pelo que os que conhecem o kit disseram, vale a mais pena mandar comprar as peças e fazer uma instalação "de acordo", o kit tem problemas de "projeto".. aqui no tópico tem todas as informações que precisa pra saber como instalar a caixa.

[ ]´s

Estou com medo do braço da direção forçar o cilindro da caixa para baixo e der vazamento, como o pessoal está falando aqui... vou mostrar para o mecânico o suporte que alguns fizeram aqui, mas mesmo assim fico com receio da caixa não aguentar muito tempo...

Vi que alguns tem um amortecedor, que segundo meu entendimento, é para o volante disterçar sozinho, certo?!? que tipo de amortecedor é aquele ? é necessário ??

Repetindo, faço trilhas bem leves e de vez em quando...

Danniel Pizatto
15/10/2004, 19:59
Não Cristiano, quem faz o volante voltar sozinho é o ângulo de cáster..

O amortecedor serve pra evitar que algumas pancadas sejam transmotidas pro volante

andretomasi
15/10/2004, 20:04
Fala Cristiano,

Quanto à duração da caixa, se for bem instalada, feito o suporte e tudo como foi discutido no tópico, ela dura por muuuuito tempo.. conheço um cara em Três de Maio que usa numa Rural há quase dez anos, e nunca teve nenhum problema com a direção.

Quanto ao amortecedor, é exatamente como o Daniel disse.. e você tem que ver se vai ser preciso.. ele tem vantagens e desvantagens.. vantagem dele é absorver os impactos como já foi dito.. desvantagem é que se tiver algum problema de shimmy ou algo na direção, ele "camufla" um pouco o problema, aí só vai perceber quando virar um problemão.
No VB uso caixa de santana, mecânica, e sem amortecedor de direção por enquanto$.. sem reclamações, não tem nem comparação com a direção original.. a única coisa que eu poderia reclamar é do peso dela pra manobrar, parado. Mas isso, além de ser compensado pelo bom desempenho "em movimento" vai se resolver logo logo.

[ ]´s de olho numa d.h. de santana

Marcos ET
18/10/2004, 01:33
... a única coisa que eu poderia reclamar é do peso dela pra manobrar, parado. Mas isso, além de ser compensado pelo bom desempenho "em movimento" vai se resolver logo logo.

Keko, com o jeep parado chega a ficar pesado igual o sistema original? ou ainda assim é mais leve? vc usa volante pequeno? será que usando o volante grande (do jeep mesmo) o problema acaba?

grande abraço!

Danniel Pizatto
18/10/2004, 03:31

Um deles pelo que percebi é a falta da haste guia, paralela à saida do setor, certo?

Qual seria o outro? falta de barra de colapso?

Se for só isso dá pra resolver fácil, né?

[ ]'s

cristiano
18/10/2004, 07:51
O mecânico me disse que os vazamentos decorrentes de movimentos axias da caixa de direção só acontecem com caixas hidráulicas, as mecânicas não... é verdade??

Me aconselhou instalar a da S10, é boa ?? só vejo um problema, todas elas vem com direção hidráulica de série, como eu faço para encontrar uma mecânica ??

Carlos Jacomini
18/10/2004, 11:37
Cristiano

Quando comprei o kit no finzinho de 2001 paguei $240. Não sei o preço atual.
Quanto aos comentários deste tópico, eles podem até estar corretos, mas nada disso aconteceu comigo. Como falei, uso o kit há tempos, depois de instalado nunca mais precisei mexer nele, nem mesmo fazer apertos. Inclusive, quando instalei usava o motor 6cc original que foi subtituído pelo do opala 4cc e não precisei sequer tocar na direção, só para dirigir :-). Talvez ela não seja forte o suficiente para trilhas pesadas, mas como esta não é minha intenção, estou satisfeito.
Mais um detalhe, não precisei comprar nenhuma peça ou acessório para instalar. Espero que a solução que vc opte seja tão boa quanto esta foi para mim.

[ ]s

andretomasi
18/10/2004, 12:04
Keko, com o jeep parado chega a ficar pesado igual o sistema original? ou ainda assim é mais leve? vc usa volante pequeno? será que usando o volante grande (do jeep mesmo) o problema acaba?

grande abraço!

Fala Marcos!

Não, fica bem mais leve que a original! Costumo comparar ela com a nossa Courier com direção mecânica, é praticamente igual! Já peguei estrada (+200km) de CJ com a caixa do Santana mecânica, é ótima, na cidade também, nem tem comparação com a original. Querer botar hidráulica é gosto pessoal meu mesmo.. é que IMHO mesmo a Courier parada não é nenhuma maravilha pra manobrar, por isso pretendo trocar por uma hidráulica. Uso o CJ todo dia na cidade, daí faz falta na hora de ficar procurando vaga. Ainda mais que meus pais também usam o VB :lol:

[ ]´s

Thiago Rodeghel
18/10/2004, 16:37
Vou aproveitar o tópico aqui :D

Queria algumas dicas de como instalar coluna de direção da Blazer/S10 escamoteável no CJ5???!!!! :D Encontrei alguma coisa no fórum, mas nada mais específico :roll: .

Tenho a coluna completa+barra de colapso da própria blazer e vou instalar junto com a caixa do Santana :D
Se alguém tiver algumas fotos mais detalhadas agradeço!!!

Valeu
[s]

Marcos ET
18/10/2004, 17:40
...Costumo comparar ela com a nossa Courier com direção mecânica, é praticamente igual!

[ ]´s

Putz keko, pode até ser então que, usando o volantão original a coisa fique bem agradável... eu estou usando a do opala e, realmente, tá mais leve que usando a do maveco! mas estou achando ela muito frágil... com o jeep parado e com apenas uma das mãos, dá pra brincar de direção hidráulica, girando o volante com a palma da mao aberta! quanto a isto estou muito feliz, mas é só pegar umas pedreiras pelo caminho que ela fica com folga e ficamos sentindo aquela desagradável "pancadinha" no volante, como se as rodas apresentassem "shimmi"... quando passamos em alguma ondulação... é por isso q tou querendo trocar.

O mecânico me disse que os vazamentos decorrentes de movimentos axias da caixa de direção só acontecem com caixas hidráulicas, as mecânicas não... é verdade??

[ ]´s

Cristiano, deve ser verdade sim, principalmente pq as mecanicas nao tem tanto óleo pra botar pra fora... então nao tem oq vazar!

Valeu!

andretomasi
18/10/2004, 18:54
Fala Alien :twisted:

Eu tô usando o volante de Gol, não sei o diâmetro mas não é lá muito pequeno.. IMHO ficou muito bom, mesmo depois de colocar hidráulica acho que vou continuar com esse volante. Quanto à folgas, a minha ficou muito justa, não tem folga alguma, a direção ficou super-precisa! O único problema é se levar uma paulada do volante, visto que não tenho amortecedor de direção ainda :oops: Mas é só não botar os dedos pra dentro do volante que tá tranquilo :lol: :lol: :lol:

Mas repito: se tu já andou de Courier ou Fiesta, a direção ficou igual!

[ ]´s

Marcos ET
18/10/2004, 22:57
Fala Alien :twisted:

[ ]´s

Putz Keko :shock: ... tow vendo q já viu meu ultimo filme...

ALIEN VERSUS PREGADOR

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Luciano R. Oliveira
20/10/2004, 13:07
Pessoal tô instalando a direção do opala em meu CJ5 e tenho comigo dois braços de tamanho diferentes (que vai no setor do opala) um mais curto que o outro, esse braço de acordo com o tamanho vai interferir de alguma forma na direção ? Penso que quanto maior for, menor será a quantidade de voltas que terei de dar no volante, procede ?. Outro detalhe, a ponta do sem fim vai ficar muito próximo de um dos parafusos do feixe de mola, estou ficando-o na lngarina através de uma chapa em L. Alguma dica nessa fase ?
P.S pegeui o esquema da 4x4 lá no download.

lostensos
16/01/2005, 20:58
oi pessoal!

Vou instalar direção de santana vw no meu jipe e um detalhe
que estava vendo:

Como o munhão não tem terminal duplo, tenho duas opções

- Soldar uma porca/bucha na ponta do munhão
- Usar um terminal duplo antes de conectar no terminal do munhao.

me disseram que esse terminal duplo colocado na barra q liga
roda a roda, não aguenta muito o tranco...
estou com pneus argentinos 7.50 x 16... se no futuro trocar,
nao vai passar de 31/33 polegas... bom independente disto tudo:

Qual a instalação que vc´s recomendam ou JA TEM em seus carros?

Munhão transformado em "duplo" com uma solda de outra bucha para
o terminal

ou

Usar este terminal duplo (com dois furos) na barra que liga roda a roda?

Obrigado!!
Pablo

Luciano R. Oliveira
17/01/2005, 07:59
:D Bom dia lostensos ! entre na opção pesquisa e digite "solução para os spuados", este assunto já foi discutido aqui, mas não faça solda no munhão, segundo os experts esse trabalho requer conhecimento especializado, e acredito que nesse tópico você poderá esclarecer suas dúvidas.

Um grande abraço ! :wink:

Alexandre Magno
21/01/2005, 13:08
Olá, amigos,

Para fazer a adptação da direção do gol utilizando a coluna original, como se deve procurar no comércio as cruzetas? Um mecânico falou que eu deveria procurar por "junta universal". Seria Isso mesmo?

Um abraço.

andretomasi
21/01/2005, 14:11
Alexandre, tem várias cruzetas que pode-se usar, eu usei a do Ford Ka.. procure por uma cruzeta com deslizante, talvez tenha outro nome, mas vão saber qual é que procuras.

[ ]´s

Sergio Antunes
21/01/2005, 14:51
Ola Alexandre.

No meu caso eu fiz o seguinte:

Comprei a coluna de direção do fiat uno e mandei soldar as cruzetas na barra retratil do monza, aproveitei a outra parte da coluna do fiat e mandei cortar as estrias e colocar na duas pontas da coluna original do jeep ( dessa maneira a cruzeta que vai ate a coluna do jeep já se encaixa perfeitamente, e deu também para colocar um volante do fiat que e bem menor que o do jeep).
a outra cruzeta que se encaixa nas estrias da caixa do santana, tem que mandar abrir no torno para entrar apertado....ela vai ficar sem estrias mesmo.

Abraços

Sergio Antunes

andretomasi
21/01/2005, 15:14
tem que mandar abrir no torno para entrar apertado....ela vai ficar sem estrias mesmo.

Sérgio, achei meio gambiarra essa da cruzeta.. no VB foi utilizada a cruzeta original VW na conexão do setor, apoiada em uma guia com bucha. Também tem gambiarra, mas é outra que não vem ao caso agora :D

[ ]´s

Thiago Rodeghel
21/01/2005, 17:44
Tem uns que chama barra retrátil, outros barra de colapso, mas é a mesma barra :wink:

Quando comprei a coluna da S10, já pedi a barra :roll: , o cara me disse que era a própria barra dela :roll: As estrias encaixam na caixa do santana corretamente :wink: , e tem uma junta para eliminar as vibrações da caixa para a coluna :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c2ff9feab58a13d5b47312b696e97a28.jpg

Minha dica é tentar usar no máximo 2 cruzetas, a barra peça para um torneiro fazer. E usar uma junta de borracha da coluna de direção do GOL, é uma espécie de coxim, só que para a direção!!!

[s]

proença
16/03/2005, 16:00
pessoALL

adaptei a caixa de direção VW como a maioria fez
inclusive passei aquela barra que liga as duas rodas por cima do munhão, invertendo o cônico onde são fixados os terminais de direção
fiz isso pq troquei os molas e elas estavam pegando na tal barra, qdo fazia trilha (aquelas torcidas de sempre)
so que agora a danada da barra tá pegando no suporte da caixa de direção, pelos mesmos motivos, chegando até a furar a coifa da caixa e entortar a barra
alguém teve esse problema?
alguma dica pra resolver essa parada?

elcio
16/03/2005, 16:17
Pessoal:

para os que instalaram caixas de direção mecanica ou hidraulica VW nos jeeps, me respondam uma coisa:
isso realmente funciona a contento?
pergunto pois nunca vi uma caixa VW durar muito tempo em jeep, se colocar pneus maiores entao, vai uma atras da outra.
pode ser coincidencia, por isso pergunto.mas acho tao fragil, a começar pela aparencia.
tenho uma de santana parada aki e nenhum jipeiro por essas bandas quis comprar, acho que justamente por isso mesmo.
acho que vou vender pra um camarada colocar na parati dele.
vejam bem, nao estou criticando pois nao manjo nada de caixas VW em jeeps, entao me esclareçam se eu estiver errado.

[]´s com DH ZF mesmo.

[]´s

fugger
16/03/2005, 16:50
Pessoal:

...tenho uma de santana parada aki...[]´s

hidraulica ou mecanica?

[]´s

elcio
16/03/2005, 18:12
tenho duas:

mecanica 150,00
hidraulica s/bomba 250,00

fugger
17/03/2005, 09:01
tenho duas:

mecanica 150,00
hidraulica s/bomba 250,00

Não tem uma bomba de 4.1 mpfi pra tocar essa hidraulica aí não? :lol:

Tenho a mecanica e tô querendo trocar pela hidraulica, mas o motor que comprei não veio com bomba... :(

[]´s

elcio
17/03/2005, 09:27
Fugger:

melhor,eu tenho uma bomba hidraulica 0 km da F1000 4.9i que estava no meu motor pois eu coloquei motor eletrico.
podemos fazer negocio, eh uma P#TA bomba, e alem do mais, ta nova.
vc pode levar a viatura la no Jorge que entrega tudo pronto, montado.
ai vc tem que levar numa especializada pra fazer as mangueiras, que posso indicar os caras que fizeram o meu jeep.
se interessar...

[]´s

p.s. vamos tomar umas cervas ai com a cabeça cheia de alcool podemos negociar melhor :mrgreen:

fugger
17/03/2005, 11:21
Fugger:

melhor,eu tenho uma bomba hidraulica 0 km da F1000 4.9i que estava no meu motor pois eu coloquei motor eletrico.
podemos fazer negocio, eh uma P#TA bomba, e alem do mais, ta nova.
vc pode levar a viatura la no Jorge que entrega tudo pronto, montado.
ai vc tem que levar numa especializada pra fazer as mangueiras, que posso indicar os caras que fizeram o meu jeep.
se interessar...

[]´s

p.s. vamos tomar umas cervas ai com a cabeça cheia de alcool podemos negociar melhor :mrgreen:

Como é esta bomba? muito grande ou daqueles tipo "universal" pequenas?

elcio
17/03/2005, 12:08
nao Fugger, nao eh universal, pois universal nao toca DH de F1000.
mas tbem nao eh um trambolho impossivel de instalar.
combinamos e vc da uma olhada, esta na casa do Jorge.
qquer coisa vc me passa uma mp pra nao atravancar a lista.

[]´s

Paulo Eduardo
24/03/2005, 16:08
Pessoal, só pra constar...

quem usa essa cx de direção wv no jeep:

semanas atrás fui dar umas voltas numa pedreira, e adivinhem, a cremalheira estourou!!! :shock: partiu ao meio completamente e perdeu alguns dentes.

resultado? voltar de tow bar pra casa :x

sorte que estava muito devagar e o jeep só deitou no chão...
depois dessa quase todo mundo aqui na minha cidade esta substituindo as cx de direção. eu tratei de colocar uma hidraulica do landau 8) acho que não terei mais problemas....

infelismente não tenho fotos... a cx moeu enquanto eu descia um trecho com erosões e uma das rodas entrou na valeta.

já sabia que ela ia quebrar quando mexi no jeep... só não imaginava que ia ser assim...

fica aí o aviso!!

troca logo essa merd@...

[]´s

Giovani
24/03/2005, 22:39
semanas atrás fui dar umas voltas numa pedreira, e adivinhem, a cremalheira estourou!!! :shock: partiu ao meio completamente e perdeu alguns dentes.

troca logo essa merd@...

:D Fala Paulo!!!

:D Relatos assim até são comuns... Mas existem modelos diferentes, marcas diferentes, e principalmente, "adaptações" diferentes... Generalizar é no mínimo uma atitude "comodista"... :wink:

[]'s

Ronaldo B.
25/03/2005, 02:22

troca logo essa merd@...

:D Relatos assim até são comuns... Mas existem modelos diferentes, marcas diferentes, e principalmente, "adaptações" diferentes... Generalizar é no mínimo uma atitude "comodista"... :wink:

[]'s

Paulo,

Eu tenho direção mecânica do Santana no meu CJ e tenho alguns amigos que tem a mesma direção mecânica e alguns hidráulica e até hoje nunca tivemos problemas, mesmo os que estão usando pneus 33" ou fazem mais trilhas pesadas.

Concordo plenamente com o Giovani quando ele diz que depende muito da forma como foi feita a adaptação, e não me refiro apenas a qualidade das barras, suportes ou pivôs, mas também do posicionamento da caixa e um detalhe que muitos esquecem.... como qualquer outro componente do veículo, a direção também é sujeita falhas devido ao uso incorreto.

É de ferro, mas mesmo assim... quebra !!!!

[]´s

Paulo Eduardo
25/03/2005, 04:54
exelente pessoal, em partes eu concordo... em outras não....

supondo que eu não sei fazer a intalacão " adaptação" da cx de direção...

a caixa estava perfeitamente alinhada, as barras, munhão-munhão, e munhão-cx, horizontais, com "semi hi-steer" (inversão dos cônicos do braço do munhão e terninal duplo).

hidráulica, bomba ZF do opala, a mesma que uso agora com a cx do landau. e pneus 35/13,5". O lugar onde quebrou realmente era ruim.

quanto a saber "usar" a direção do jeep.... pois bem... eu acho que uma direção eficiente, vira as rodas do veículo em qualquer situação.
agora.... se não pode forçar... oque vocês fariam em uma situação de emergência, ou risco, em que seja nescessário virar o volante para escapar???

realmente, a cx da wv é muito boa, fácil de colocar, leve, bonita....
mas para jeeps que não exijam muito dela. se não quebrou ainda, é porque, ou não forçou, ou ainda está fadigando o material, pra quebrar de uma hora pra outra... sem avisar! acho que foi isso oque aconteceu comigo, ela foi se quebrando aos poucos, micro trinca aqui ... e ali.. até que BUMM quebrou, e me deixou na mão... :?

tem gente aqui no fórum que sabe do que eu estou falando, até porque nunca confiou nessa cx wv.

desculpem se ofendi alguém, não é minha intenção, só estou relatando um fato que considero de suma importância....

[]´s

Marisan
25/03/2005, 11:16
Desculpem se atravesso o tema do tópico. Mas gostaria de saber o preço médio de uma bomba ZF, dessa universal, bem compacta, com reservatório.
Se já há algum tópico com esta informação então me desculpem novamente mas não encontrei.

Paulo Eduardo
25/03/2005, 14:27
nos FV da vida a média é de 100 pilas.... nova é caro p/ carai....

[]´s

Giovani
25/03/2005, 14:45
supondo que eu não sei fazer a intalacão " adaptação" da cx de direção...

a caixa estava perfeitamente alinhada, as barras, munhão-munhão, e munhão-cx, horizontais, com "semi hi-steer" (inversão dos cônicos do braço do munhão e terninal duplo).

hidráulica, bomba ZF do opala, a mesma que uso agora com a cx do landau. e pneus 35/13,5". O lugar onde quebrou realmente era ruim.

:) Pois é... Faltou o guia de apoio, necessário para usar em trilhas e/ou com pneus grandes. O Jeep da foto tem pneus 35"... :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/eada444936cec18d69fc82befe5f2bcd.jpg

8) Lógico que para uso super pesado, como trial p/ ex. nenhuma direção agüenta, só as full hydro. Além disso, uma revisão preventiva faz parte da coisa, pois não só a direção, mas pontas de eixo também quebram e podem se tornar um problema maior do que perder a direção. :wink: O que todo mundo tem que ter em mente, é que o uso que damos às viaturas NÃO É NORMAL!! Então os cuidados com segurança tem que ser redobrados, desde o básico cinto de segurança... :wink:

[]'s

Ronaldo B.
26/03/2005, 00:48
....desculpem se ofendi alguém, não é minha intenção, só estou relatando um fato que considero de suma importância....
[]´s

Paulo,

Acho que ninguém deve se sentir ofendido com o que você falou, afinal, você teve um problema e alertou os demais sobre o que ocorreu com você e pode perfeitamente ocorer com qualquer outra pessoa, inclusive comigo, por isso acho muito válida essa sua iniciativa e de modo algum vejo ofensa nisso.

A caixa do santana que está instalada no meu jeep e de outros amigos que eu citei e que até agora não apresentaram problemas (até agora, o que não garante que nunca apresentarão!!!) está instalada na mesma posição da caixa original e não na frente como é comum se ver. Estou colcando algumas fotos abaixo:

[]´s

Fabiano-SL
26/03/2005, 01:48
Ronaldo:

Podia colocar mais fotos desta sua adaptação do setor do santana no memso lugar do setor original? Achei interessante e gostaria de saber mais detalhes, tais como fixação e como vc aproveitou e adaptou as partes do sistema original.... :D

[]'s

Ronaldo B.
26/03/2005, 02:00
Ronaldo:

Podia colocar mais fotos desta sua adaptação do setor do santana no memso lugar do setor original? Achei interessante e gostaria de saber mais detalhes, tais como fixação e como vc aproveitou e adaptou as partes do sistema original.... :D

[]'s´

Fabiano,

Num sei se nessas fotos você consegue ver melhor, mas é que o lugar onde a caixa está instalada é muito ruim prá fotografar, se não der, me fala o que você que ver em detalhes que tento fotografar e envio prá você.

[]´s

Fabiano-SL
26/03/2005, 09:36
Fala Ronaldo! :D

Com as fotos clareou tudo... mas acho que vai ficar meio complicado pra mim, pois meu jeep está com pouco espaço naquela área...

Na foto 323, vi que vc aproveitou a barra extensora que liga no Braço "L"...a ponta que vc colocou (que encaixa no setor) foi mandada fazer ou tem algo pronto? aquilo gira, não é?

Na foto 326, o que vc usou de peças para fazer a ligação da coluna de direção a caixa?

Gostei muito do seu sistema pela simplicidade... :P

[]'s

Paulo Eduardo
26/03/2005, 12:38
Daê pessoal :D

Beleza Ronaldo, relaxa quanto a história de ofender.... só falei isso pra garantir, caso alguém se queime pela minha opnião... :D

cara, eu nunca tinha visto alguém colocar a cx da wv desse jeito.... muito interessante... a minha cx, como o Giovas falou, não tinha o tal guia, tb não tem ninguém aqui que usa isso... :roll: e ela durou um ano, com o jeep spua e eixos originais. depois que virou spoa e eixos de F-75... durou poucas trilhas!! ta certo que beem mais pesadas e com 35"... mas de qquer modo, a cx não quebrou ... ela estourou... sem dar sinais prévios disso, na parte da cremalheira que fica sob a coifa de proteção, ou seja... longe dos olhos em uma inspeção normal...

sinceramente, aconselho aos amigos que usam essa cx, que retirem a coifa, e peçam p/ outra pessoa virar o volante com o jeep parado, enquanto observa atentamente a cx à procura de alguma trinca... principalmente quem tem a cx colocada no lugar tradicional e força bastante o jeep....

[]´s com direção de landau e esperando pelos 37" ... ou 38" :twisted:

Ronaldo B.
27/03/2005, 18:32
Na foto 323, vi que vc aproveitou a barra extensora que liga no Braço "L"...a ponta que vc colocou (que encaixa no setor) foi mandada fazer ou tem algo pronto? aquilo gira, não é?

Fabiano,

Foi utilizada a barrra sim, a ponta foi feita sob medida e tem movimento sim.

Na foto 326, o que vc usou de peças para fazer a ligação da coluna de direção a caixa?

Essa vou ficar devendo a resposta agora, pq não acompanhei toda a montagem que o mecânico fez, então tem algumas coisas que são adaptadas ou feitas por ele mesmo.

Gostei muito do seu sistema pela simplicidade... :P

O sistema ficou bem simples e funciona bem, a direção continuou leve mesmo depois que coloquei os pneus 33", quando foi colocada eu usava 255x70x16 AT, eue estava usando um amortecedor de direção da Toyotam nas tive que tirar porque entortou numa bobeira minha, com o amortecedor fica mais confortável. A principal vantagem é que se eu quiser colocar uma hidráulica, as alterações não serão muitas porque a mecânica e a hiráulica tem as mesmas dimensões, então é só trocar a caixa, instalr a bomba (essa é a pior parte) e mandar fazer as mangueiras sob medida.

[]´s

Ronaldo B.
27/03/2005, 18:44
Beleza Ronaldo, relaxa quanto a história de ofender.... só falei isso pra garantir, caso alguém se queime pela minha opnião... :D
[]´s com direção de landau e esperando pelos 37" ... ou 38" :twisted:

Beleza Paulo.... sem estress...tá tudo entendido !!!! :) :)

Esse tipo de instalação já foi feita em jeeps com pneus frontiera, Fate, 31x10,5x15, 33"12,5x15 e até num com pneus GG 35x12,515 e aguentou o tranco. no jeep com pneus 35" a caixa era hidráulica, mas a instalação era igual, mas esse num fazia trilha pesada, mas nenhum deles estava com SPOA.

Já vi vários jeeps com a caixa de direção VW instalada na frente e alguns que realmente apresentaram problemas, até um parecido com o que você relatou, isso prova que acontece mesmo... infelizmente... mas independente dos problemas, acho que instalar a caixa VW na frente não fica esteticamente muito legal, além de aparentemente ficar mais frágil, dá a impressão que toda a força exercida sobre o conjunto rodas/barras de direção vai direto prá caixa.... será que isso faz sentido e por este motivo ela acabe quebrando ???? Sei lá !!!

[]´s

Paulo Eduardo
28/03/2005, 15:10
Daê Ronaldo!!

acho que faz todo o sentido... é a cx que vai receber todas as pancadas e esforços...

esses dias um camarada aqui comprou pro jeep dele uma cx do santana argentino... alguém ja viu?? ela é bem maior que as usadas por aqui, principalmente no diâmetro. talves aguente um pouca mais...

[]´s

Fabiano-SL
29/03/2005, 12:11
Fiz uns orçamentos aqui:

Caixa VW nova $270,00

Caixa VW "paralela" nova $150,00

Caixa VW recondicionada 3 meses de garantia $50,00 na troca.

O que vcs tem colocado: novas, paralelas, recondicionadas, usadas de fero velho???

[]'s

w@ldo
29/03/2005, 14:00
Boa tarde pessoal, eu tinha uma caixa de Santana no meu Willys e o relato é o seguinte, no final da haste, onde tem dois parafusos, demonstra fragilidade e acabou quebrando a barra deixando o carro totalmente desgovernado, realmente não foi nada legal e perdi totalmente a credibilidade nesse sistema de direção, acabei por instalar uma caixa de direção da Blazer, acho o sistema mais robusto e confiável, o único detalhe foi a retirada de uma válvula de pressão que fica no encaixe da mangueira hidráulica, com isso ficou muito bom, leve e confiável.

Paulo Eduardo
29/03/2005, 15:56
Boa tarde pessoal, eu tinha uma caixa de Santana no meu Willys e o relato é o seguinte, no final da haste, onde tem dois parafusos, demonstra fragilidade e acabou quebrando a barra deixando o carro totalmente desgovernado, realmente não foi nada legal e perdi totalmente a credibilidade nesse sistema de direção, acabei por instalar uma caixa de direção da Blazer, acho o sistema mais robusto e confiável, o único detalhe foi a retirada de uma válvula de pressão que fica no encaixe da mangueira hidráulica, com isso ficou muito bom, leve e confiável.

x2....

[]´s

Hélio
29/03/2005, 16:58

Grande Waldo !!

Vc não teria umas fotos do esquema de instalação da cx da Blazer? se tiver manda ai :wink:

[]'s mecânicos ainda!!

w@ldo
29/03/2005, 17:33
Fala Hélio, como a Vaca esta reformando, eu tenho algumas fotos, acho que da para ter uma idéia... se ficar muito ruim, no final de semana tiro umas fotos mais específicas...

Hélio
29/03/2005, 21:36
Fala Hélio, como a Vaca esta reformando, eu tenho algumas fotos, acho que da para ter uma idéia... se ficar muito ruim, no final de semana tiro umas fotos mais específicas...

Grande Waldo !

Se vc puder tirar umas fotos com mais detalhes da cx e da fixação, acho que ajudaria. Como estou pensando em modificar o sistema de direção do CJ, qualquer detalhe ajuda.

Obrigadão

[]'s direcionados

PS: Acho que conheço cv lá do Anonimatos, não é mesmo?

w@ldo
30/03/2005, 09:34
[/quote]PS: Acho que conheço cv lá do Anonimatos, não é mesmo?[/quote]

Fala Hélio, eu estava reconhecendo o seu carro... heheh, é do AnonimatoS mesmo, mais conhecido como WaldoLixo... hahaha... vou tirar fotos com mais detalhes na oficina e posto, como ele esta lá no Portugues, acho que só no final da semana, ok?

Hélio
30/03/2005, 09:43
Fala Hélio, eu estava reconhecendo o seu carro... heheh, é do AnonimatoS mesmo, mais conhecido como WaldoLixo... hahaha... vou tirar fotos com mais detalhes na oficina e posto, como ele esta lá no Portugues, acho que só no final da semana, ok?

Grande Waldo"lixo", tudo bem !!! :D

È mesmo, eu tbm estava reconhecendo o seu CJ, ai com o nome de VACA, só poderia ser o Waldão do AnonimatoS.

Belz. !! Quando vc tiver as fotos, coloca aqui no forum. :wink:

[]'s com direção mecânica, ainda

Marcos ET
31/03/2005, 23:25
Fala galera, blz?

Observando a questão da quebra do sistema de direção VW, percebo que o conjunto (que realmente nao foi feito para rodar com rodas maiores que aro 14" e pneus muito maiores que 195/70 - R14) é indiscutivelmente mais frágil que os sistemas mais antigos (nao fabricam mais carros como antigamente... rsrsrs) utilizados nos Mavecos e afins.... por isso os sistemas tem que contar com outros agregados (tipo o sistema do Giovani) pra nao explodir por aih....

pensando nisso... (tou sem muita coisa pra fzer, então fico pensando nestas coisas) e vendo que a construção de sistemas agregados acabam exigindo um grau técnico de acabamento um pouco mais complexo e, consequentemente mais caro... resolvi tentar uma maneira menos complicada.... vejam oq vcs acham:

O principal motivo para estes agregados é aumentar a resistência que da haste da caixa de direção, que nao foi feita para tomar trancos no sentido diagonal ao seu movimento, especialmente quando o jeep tá em uma curva para a direita, quando a haste aumenta a alavanca de todo o conjunto..... então, montando estes agregados (barras deslizantes) quem recebe a força são as barras, e nao a caixa de direção (falae Giovani, tou certo?). Este sistema é muito bom, mas exge que as barras estejam perfeiramente paralelas, muito bem lubrificadas e muito bem fixadas.

então, se pudéssemos montar um conjunto com menos exigência de precisão técnica, que também retirasse os trancos diagonais, transformando todas as pancadas no setor em trancos exatamente no sentido de movimentação da haste? pensei o seguinte:

aproveitando a idéia de montar o sistema ao lado do motor (que acredito funcionar muito bem, reduzindo o risco de quebras do setor), mas pra quem nao tem espaço para este tipo de montagem, que tal montar o setor de direção sob o radiador (onde 99% dos jeepeiros montam), mas em vez de ligar a barra de direção do setor para o munhão esquerdo, imaginem que na longarina esquerda do chasis, onde instalamos as caixas dos mavecos e opalas, tem um eixo vertical onde termina em uma bieleta na parte de baixo (como nos setores dos meveriks e opalas) e uma ligeiramente maior na parte de cima, seria como um setor de opala sem a cabeça do setor, e no lugar da cabeça do setor, outra bieleta maior (pra aumentar a resistencia), somente a haste e as bieletas.... daih liga-se a caixa do VW a bieleta superior (maior) e a haste de baixo é ligada ao munhão direito, como a ligação comum utilizada nos setores dos mavecos.... desta forma, toda a pancada diagonal seria absorvida na bieleta inferior e no corpo da haste, sobrando somente as forças de rotação na bieleta superior que, além de reduzir a força do impacto pela alavanca criada na diferença entre os tamanhos das bieletas inferior e superior, conduz somente pancada no sentido de movimentação da haste.... entendem?

daih vcs devem estar pensando que eu bebi muito óleo 90 de cambio pra pensar uma besteira destas... mas pra quem quer usar a caixa do VW, pois é infinitamente mais precisa na linha reta (nao tem que ficar movendo o volante de um lado para o outro pra andar) e outros predicados, mas nao tem quem execute o trabalho de colocar duas barras perfeitamente usinadas (ou hastes velhas de amortecedores), em posição perfeitamente paralelas (se pegar uma pedra e entortar, a direção trava), perfeitamente alinhadas com o movimento da haste do setor... e outros mil perfeitamentes, oq eleva muito o grau técnico do trabalho (se faltar um "perfeitamente" destes, o sistema trava) e o preço nao fica legal.... além de adaptar a barra de direção presa no munhão direito..... penso que seria muito mais fácil usar duas bieletas e um eixo, que multiplicam a resistencia da caixa e facilitam a fabricação.....

[]'s a todos aqueles que acham que tou precisando arrumar outra coisa mais saudável doq ficar pensando nestas coisas! hehehehe

ah! esqueci de falar... este sistema ajuda tbem a corrigir a posição dos braços, tornando-os mais "horizontais", tando o que sai do setor VW, quanto o outro que vai para o munhão, pois sai mais abaixo... .hehehe

Giovani
01/04/2005, 00:07
...mas nao tem quem execute o trabalho de colocar duas barras perfeitamente usinadas (ou hastes velhas de amortecedores), em posição perfeitamente paralelas (se pegar uma pedra e entortar, a direção trava), perfeitamente alinhadas com o movimento da haste do setor... e outros mil perfeitamentes, oq eleva muito o grau técnico do trabalho (se faltar um "perfeitamente" destes, o sistema trava) e o preço nao fica legal.... além de adaptar a barra de direção presa no munhão direito..... penso que seria muito mais fácil usar duas bieletas e um eixo, que multiplicam a resistencia da caixa e facilitam a fabricação.....

:D Grande Marcos!!!!

:D De Jipeiro e inventor todos temos um pouco... Além de loucos por natureza... :lol: :lol:
:o Doideira! :D Funciona, mas não acho o trabalho de 2 hastes paralelas difícil. Um torneiro faz isso bem fácil... As hastes são de amortecedores, é só cortar no tamanho. Depois monta tudo junto no jeep, o resto são só pequenos ajustes, com paciência se faz... E não acho caro.... Por aqui com uns $250 a $300 vc instala...
:o O serviço que dá esse eixo aí é praticamente o mesmo. Quanto à bater em pedra e entortar, esse seu é até mais baixo... Com as barras, basta ter uma chapa de proteção, isso pra quem pega trilha com muita pedra, pq elas ficam lááá em cima....

[]'s

Ronaldo B.
01/04/2005, 09:24
....aproveitando a idéia de montar o sistema ao lado do motor (que acredito funcionar muito bem, reduzindo o risco de quebras do setor)....

Fala aí Marcos, blz ??

Acho que seu projeto funciona, ele segue quase a mesma teoria da instalação da caixa que está no meu CJ como você pode ver nas fotos que estão na mensagem na página anterior, ou seja, dissipa a força entre as barras prá evitar o esforço excessivo da caixa de direção, só que em uma posição diferente, o que resolve o problema de quem não tem espaço prá colocar a caixa ao lado do motor, paralela ao chassi. Eu só daria uma sujestão.... colocar um amortecedor de direção ou na barra que vai ligada a caixa ou na que vai ligada ao munhão direito, eu até sugeriria o amortecedor de direção da toyota.

Seria interessante ver na prática a execução do seu projeto :!:

[]´s

Marcos ET
01/04/2005, 09:37
Falaez Ronaldo, Giovani e ALL! blz?

tou usando a caixa do Opala mecânico, ficou muuuuito leve a direção, mas pra andar em pedreiras (nao tou fzendo Róquicráulin nao! hehe) ou terrenos muito acidentados, tou desconfiado q a caixinha nao tá aguentando... entao tou pensando em montar uma arapuca destas pra ver como fica.

Ronaldo, foi exatamente vendo o sistema do seu CJ que pensei neste q desenhei.....!

Giovani, sei que tanto no sistema do seu CJ quando neste q imaginei, as forças diagonais serão absorvidas (em parte) para as barras, porém no meu sistema acredito que exista uma pequena vantagem: com as diferenças entre bieletas, a direção fica ainda mais macia, e a caixa VW vai ganhar uma "resistência" maior (na verdade, as por$@das nela que vao ser menores devido às alavancas...)

Outra coisa Giovani, podemos usar rolamentos no eixo, otimizando o sistema, já as barras que vc usa dependem do ajuste das buchas, que são dois pontos de atrito... claro que pra usar DH isso nao é sentido pelo motorista, mas pra quem for usar mecânica......

Quanto às pedras.... realmente, vc está certo, é q aki temos aqueles "cupinzeiros" e serras cheias de pedregulhos..... mas isso "se resolve-se" providenciando um eixo mais curto, onde as bieletas fiquem mais próximas uma da outra (no caso a inferior fica mais pra "riba")

vam vê como fica..... até Julho eu acho q monto esta arapuca!

grande [] pro 6 !

Giovani
01/04/2005, 15:00
Giovani, sei que tanto no sistema do seu CJ quando neste q imaginei, as forças diagonais serão absorvidas (em parte) para as barras, porém no meu sistema acredito que exista uma pequena vantagem: com as diferenças entre bieletas, a direção fica ainda mais macia, e a caixa VW vai ganhar uma "resistência" maior (na verdade, as por$@das nela que vao ser menores devido às alavancas...)

:o Olhando mais atentamente o seu desenho, vi que ainda está faltando uma barra, a que liga uma roda à outra. Com isso vc terá nada menos que 6 terminais de direção. Isso dá folga p/ KCT. Além da folga dos rolamentos. Eles não vão trabalhar justos, e nem vão durar muito, pois receberão os impactos diagonais. Vai ser uma dança das barras.... :P
E também usando as "bieletas" maior em cima e menor embaixo, vc precisa de mais curso p/ movimentar as rodas. Se fizer o contrário, menos curso e mais força. Entenda-se com isso, que do jeito que está desenhado, os impactos serão multiplicados, da roda para a direção.
:wink:

já as barras que vc usa dependem do ajuste das buchas, que são dois pontos de atrito... claro que pra usar DH isso nao é sentido pelo motorista, mas pra quem for usar mecânica......

:) Eu tinha direção convencional antes, e não tinha problema... Só fazer a lubrificação básica depois da trilha... :wink: No meu Jeep, se vc conseguir achar a foto aí pelo fórum, verá que só existe 1 barra guia. Ela está posicionada acima da barra do setor. Com pneus "normais" é suficiente. Uma alternativa é usar um guia sextavado, com uma bucha de nylon sextava. Aí é só um guia e vc põe onde quiser... :wink:

[]'s

fugger
01/04/2005, 16:14
... Depois monta tudo junto no jeep, o resto são só pequenos ajustes, com paciência se faz... E não acho caro.... Por aqui com uns $250 a $300 vc instala...

[]'s

Foi +ou- isso que foi gasto no TREX?

Gostaria de copiar a idéia, vc não tem um desenho mais detalhado? :lol:

[]´s

Giovani
01/04/2005, 19:30
Foi +ou- isso que foi gasto no TREX?

Gostaria de copiar a idéia, vc não tem um desenho mais detalhado? :lol:

:D Grande Fugger!!!

:D Difícil dizer, pois o T-Rex foi num pacotão só... Mas é o que o cara cobra em média, pra adaptar essa direção.
:o Desenho não tenho... Desenhar dá mais trabalho que fazer a instalação... :lol: :lol:

[]'s

Marcos ET
01/04/2005, 21:49

:o Olhando mais atentamente o seu desenho, vi que ainda está faltando uma barra, a que liga uma roda à outra. Com isso vc terá nada menos que 6 terminais de direção. Isso dá folga p/ KCT. Além da folga dos rolamentos. Eles não vão trabalhar justos, e nem vão durar muito, pois receberão os impactos diagonais. Vai ser uma dança das barras.... :P
E também usando as "bieletas" maior em cima e menor embaixo, vc precisa de mais curso p/ movimentar as rodas. Se fizer o contrário, menos curso e mais força. Entenda-se com isso, que do jeito que está desenhado, os impactos serão multiplicados, da roda para a direção.

:wink:

[]'s

Faala Giovani, cara, pensei nisso de tamanhos diferentes, mas percebi que pra quem usa pneus 750X16 (como eu) o ângulo de esterço das rodas é menor que o ângulo que a caixa do VW propicia, desta forma, posso adequar para que o limite de curso do setor coincida com o limite de curso dos munhões, assim a direção fica ainda mais leve (embora quenha q dar mais voltas no volante) e mais resistente... Jamais usaria a barra maior para baixo.... rsrsrs

quanto a quantidade de articulações... bom, imagino que seja igual ao funcionamendo do Ronaldo e ele poderá falar melhor que eu (falae Ronaldo, como é o lance da folga?) pois a barra que liga setor VW a bieleta superior pode ter prticulações com "bruxas" de PU (por exemplo), pois nao sofrerá outro movimento.... então terei somente quatro terminais de direção (como é meu sistema atual, com caixa do opala) e duas PUs entre o setor e o boomerang tocantinense (akbei de inventar um nome para a engenhoca!).

outra coisa, o sistema original do opala nao usa rolamentos... somente retentores e óleo.... bom, posso aproveitar o sistema... inclusive a fixação, cortando a cabeça de uma carcaça deste setor e trabalhando a ponta de cima... quem sabe?

bom, é isso, vai respondendo, tou seriamente inclinado em montar isso no meu véio... mas quero explorar todas as possibilidades!

grande abraço!

Giovani
02/04/2005, 13:41
quanto a quantidade de articulações... bom, imagino que seja igual ao funcionamendo do Ronaldo e ele poderá falar melhor que eu (falae Ronaldo, como é o lance da folga?) pois a barra que liga setor VW a bieleta superior pode ter prticulações com "bruxas" de PU (por exemplo), pois nao sofrerá outro movimento.... então terei somente quatro terminais de direção (como é meu sistema atual, com caixa do opala) e duas PUs entre o setor e o boomerang tocantinense (akbei de inventar um nome para a engenhoca!).

:shock: PU??? Na direção??? Piorou.... Dá muita folga! Nesse sistema, do Ronaldo, só o setor foi trocado. A mandiocada original continua, assim como no seu desenho, não tem nada de diferente do sistema original do jeep, que convenhamos, é uma bost@! São muitos pontos de articulação, além daquele eixo. Quanto mais direto fôr, mais preciso e suave vai ser... Bem na boa, com esse sistema vc está voltando ao original. E voltando uns 60 anos no tempo... :P

outra coisa, o sistema original do opala nao usa rolamentos... somente retentores e óleo.... bom, posso aproveitar o sistema... inclusive a fixação, cortando a cabeça de uma carcaça deste setor e trabalhando a ponta de cima... quem sabe?

:shock: Num tendi nada... Se vc usar um setor depois do outro, vai fazer uma redução... precisará dar umas 10 voltas no volante p/ esterçar... :P

[]'s sem perder a esperança... :lol:

Fabiano-SL
02/04/2005, 15:06
Pessoal:

Além dos setores do Opala, Maverick, Landau, VW....

O que mais vcs já viram adaptado? Já viram algum setor de veiculo tipo: f1000, blazer, s10, etc... instalado em jeep?

[]'s

Marcos ET
09/04/2005, 15:25
:shock: PU??? Na direção??? Piorou.... Dá muita folga! Nesse sistema, do Ronaldo, só o setor foi trocado... ...com esse sistema vc está voltando ao original. E voltando uns 60 anos no tempo... :P :P

[]'s sem perder a esperança... :lol:

HEHEHE Giovani, nao pude evitar achar cômico a situação... realmente temos que botar a kbça pra funcionar nao eh mesmo? sem dúvida quanto mais partes mecânicas, maior acumulo de folgas... maior quantidade de pontos de atrito, mais coisas para quebrar e etc....

Ainda esta semana q passou, pude observar uma caixa de direção do Monza antigo... nao pude ver de perto como era, mas um detalhe que me chamou a atenção foi que, parecia ela ter um ponto de fixação na ponta da haste... alguém aih já viu se é isso mesmo???? se for, acho que temos um sério candidato a substituição do setor do VW por ser mais robusto (será :?: :!: :?: :!: )

alguém aih sabe se é isso mesmo???

[]'s sem perder a esperança.... rsrsrsrs

Giovani
10/04/2005, 21:29
Ainda esta semana q passou, pude observar uma caixa de direção do Monza antigo... nao pude ver de perto como era, mas um detalhe que me chamou a atenção foi que, parecia ela ter um ponto de fixação na ponta da haste... alguém aih já viu se é isso mesmo???? se for, acho que temos um sério candidato a substituição do setor do VW por ser mais robusto (será :?: :!: :?: :!: )

:o Não tens uma foto dela??? Não lembro direito, mas essa direção não tem haste dos 2 lados, uma p/ cada roda?

[]'s

Paulo Eduardo
11/04/2005, 02:45
ahhh

aconteceu no domingo (10/04/05)

o lugar nem era tão fudido, e pneus 33" frontiera....

a questão nem chega a ser a instalação ou adaptação, mas olha como ficou essa caixa wv...

[]´s

andretomasi
11/04/2005, 13:23
Vou dar meu pitaco:

A questão é instalação sim, por sinal mal instalada. A caixa rachou ali devido a sofrer esforço perpendicular ao braço e ao corpo da caixa, aposto que só tinha uma parca fixação lá na direita no furo e no corpo da caixa, no meio, sem haste ou suporte ao braço, aí quando a suspensão trabalhou, adios caixa de direção.
A haste tão citada aqui é o reforço justamente pra evitar que a caixa sofra esse tipo de esforço.

[ ]´s

Paulo Eduardo
11/04/2005, 13:37
Keko,

quantas vezes você ja viu jipes com essa cx vw, instalada desse jeito??
aqui tem muuuiito disso, inclusive tem uma tal "oficina 4x4" que faz essa gambi.
claro que esta errado, mas tem uma galera que usa assim, e eu to só mostrando oque pode acontecer...

[]´s

Giovani
11/04/2005, 13:38
A questão é instalação sim, por sinal mal instalada. A haste tão citada aqui é o reforço justamente pra evitar que a caixa sofra esse tipo de esforço.

:P :P :P 8) 8) 8) 8) :wink:

[]'s sem comentários... 8)

andretomasi
11/04/2005, 14:05
Fala Paulo,

Pois é, adaptações mal-feitas existem aos montes, algumas até de assustar :shock: , e concordo contigo, acho que é importante que quem se disponha a fazer tal adaptação, a faça "decentemente" , não como essas que aparecem por aí, que depois quebra, e aí vem pôr a culpa no setor que não presta :roll:

Isso me lembra aquele maluco que fez "calços" de carroceria de ferro, soldados no chassis :shock: Até hoje fico imaginando como está aquele jeep :mrgreen:

[ ]´s

Paulo Eduardo
11/04/2005, 14:13
É isso aí gauchada!! :D

a questão é que, como eu falei, tem muita gente que usa essa cx dessa maneira... está errado, sem comentários, mas usam, e bastante.... o aviso não é pra vocês que souberam instalar a caixa, mas pra quem não sabe, ou principalmente, pra quem ainda usa ela desse jeito.... na verdade essa foto só reforça oque o Giovanni ja falou aqui... o cara que é dono desse jeep nem quis saber de botar outra igual e fazer a guia... vai botar uma de landau.

não critico ninguém, nem muito menos defendo essa gambiarra feia, só acho que essa fotinho pode ser um "incentivo" pra quem usa desse jeito refazer o sistema... e usar a " tão citada haste " 8)

[]´s....

Ronaldo B.
12/04/2005, 20:14
...quanto a quantidade de articulações... bom, imagino que seja igual ao funcionamendo do Ronaldo e ele poderá falar melhor que eu (falae Ronaldo, como é o lance da folga?) pois a barra que liga setor VW a bieleta superior pode ter prticulações com "bruxas" de PU (por exemplo), pois nao sofrerá outro movimento.... então terei somente quatro terminais de direção (como é meu sistema atual, com caixa do opala) e duas PUs entre o setor e o boomerang tocantinense (akbei de inventar um nome para a engenhoca!).

Fala aí Marcos, blz ??

Eu já tinha até esquecido desse tópico, e agora dando uma olhada no fórum acabei entrando e vi a tua pergunta... desculpa aí...foi mau !!! :oops:

Bom, vamos lá... quanto a folgas, até agora nenhuma folga apareceu, pelo contrário, a direção é bem justa e isso quando estou na estrada acaba incomodando um pouco porque a 70 ou 80km, qualquer ondulação do asfalto é sentida direto na direção, mas isso ocorre porque estou sem amortecedor de direção que acabei entortando num trilha e tive que retirar e ainda não recoloquei porque num achei a posição ideal prá instalar, mas quando estava com o amortecedor; que é o da direção da Toyota e pode ser visto no meu album de fotos ainda instalado; tava muito bom, absorvendo acho que mais de 80% dessas vibrações no asfalto. Já na terra, sem problemas, mas ainda vou instalar a hidráulica por questão de conforto e segurança.

[]´s

Marcos ET
13/04/2005, 01:55

:o Não tens uma foto dela??? Não lembro direito, mas essa direção não tem haste dos 2 lados, uma p/ cada roda?

[]'s

Pow Giovani, nao tenho nao... e esta vida sem uma camera digital é fo%$a! mas até onde pude ver, o setor parece bem com o do VW, só que o tubo da cremalheira e bemmm mais grosso... e ao contrario do VW, que tem uma coifa na haste e termina onde sao fixados as barras de direção, a do monza tinha duas coifas, uma "normal" como nas VW, só que a outra fica do outro lado de onde saem as barras direcionais.... terminando em uma fixação... entende?

vou dar mais uma procurada pra ver se entendo melhor como ela funciona!

Grande Ronaldo! blz? cara, tava mesmo curioso pra saber como ficou sua direção! valeu pela resposta!!!

grande abraço!

Marcos ET
07/05/2005, 13:56
PessoALL, blz?

revivendo este velho tópico....

Estive hoje no Shopping (Ferro Velho) e vi o setor de direção do VW Passat, reparei que ele é bem diferente dos setores do VW Gol e família, pois, assim como o setor de direção do Monza, também tem um ponto a mais de fixação, no final da haste de direção... resumindo, alguém do fórum conhece bem este setor? será que é mais resistente que o setor utilizado na família do Gol? o cara do Shopping quer R$ 30,00 no setor... quem sabe nao encontramos uma saúda para a falta de resistencia da carcaça? dêem uma olhada, acho que vale a pena!

Marcos ET
08/05/2005, 13:30
Vamo lá galera! vou manter este tópico "respirando" até alguém dar um "parecer técnico" a respeito da caixa do Passat... que é parecida com a q vi num Monza, embora um pouco mais fina....

[]'s a todos!

Giovani
08/05/2005, 15:47
Vamo lá galera! vou manter este tópico "respirando" até alguém dar um "parecer técnico" a respeito da caixa do Passat... que é parecida com a q vi num Monza, embora um pouco mais fina....

[]'s a todos!

:D Fala Marcos!!!!

:o Fotos, fotos, fotos, fotos!!!!!

[]'s

Marcos ET
10/05/2005, 11:11
:D Fala Marcos!!!!

:o Fotos, fotos, fotos, fotos!!!!!

[]'s

Ah! máquina digital, máquina digital, máquina digital, máquina digital!!!

hehehe

Brincadeiras à parte, tentarei postar fotos do setor do Monza e do Passat... enquanto isso, se alguém ver uma destas viaturas e puder dar uma conferida....

grande abraço!

Giovani
10/05/2005, 18:58
Brincadeiras à parte, tentarei postar fotos do setor do Monza e do Passat... enquanto isso, se alguém ver uma destas viaturas e puder dar uma conferida....

:D Fui no Shopping hoje... Vi uma direção de Passat! Ô nhaca braba!!! :lol:
:D Deve funcionar, mas eu não colaria aquilo no meu jeep... Acho que meu avô faria uma melhor... :roll: Dois tubos uma barra entalhada e um pinhão... :P

[]'s

Marcos ET
11/05/2005, 10:25
:D Fui no Shopping hoje... Vi uma direção de Passat! Ô nhaca braba!!! :lol:
:D Deve funcionar, mas eu não colaria aquilo no meu jeep... Acho que meu avô faria uma melhor... :roll: Dois tubos uma barra entalhada e um pinhão... :P

[]'s

Faaaala Giovani, blz?!

Cara, pensei nisso... parece bem mais frágil que o sistema utilizado no Gol e família... mas o fato de ter outro ponto de fixação no extremo oposto me animou... nao que esteja pensando em mudar meu sistema (GM Opala Mecanico), mas quando for mudar...... (nunca C sabe! hehe) vou procurar neste estilo... o do Monza e bemmm mais "parrudo", porém nao estou certo se é uma boa opção...... :roll:

grande abraço!

tavio_g
15/05/2005, 01:23
Saindo um pouco do assunto da VW... mas falando de direção....

Pessoal, ando vendo e pesquisando bastante sobre caixa de direção, a propósito tenho aqui o kit da hidraulica do Opala, com bomba, barra e setor.
Mas fiquei com receio de colocar a hidrualica pq é mais coisa para vazar, mais uma polia, adpatações e etc.
Ouví muito sobre a do Maverick e me emploguei em instalá-la no meu.
Aquele roteiro q está no downloads da 4x4, funciona bem!????
fica bom!???? dá pra confiar!???
sobre os terminais, de direção, qual o recomendado para utilizar!? tem alguma marca específica!??? boa!?

[]'s com os braços duros de ter q ficar manobrando o jeep hj na rua.

Giovani
15/05/2005, 14:01
Pessoal, ando vendo e pesquisando bastante sobre caixa de direção, a propósito tenho aqui o kit da hidraulica do Opala, com bomba, barra e setor.
Mas fiquei com receio de colocar a hidrualica pq é mais coisa para vazar, mais uma polia, adpatações e etc.
Ouví muito sobre a do Maverick e me emploguei em instalá-la no meu.

:shock: Cara, não faça isso!!!! Se ouviu "muito" sobre essa direção, e achou uma boa, com certeza não foi aqui no fórum!!!
:o Tem muito papo aqui no fórum sobre essa m* de direção... Ela é leve pq a redução é maior. Enquanto numa direção normal vc dá umas 3,5 voltas, para ir de batente a batente, na do maverick vc dá umas 5 voltas!!! Isso é direção pra barco!!! :lol: E é como seu jeep vai ficar, uma barca zanzando no trânsito... :lol:
:D Essa história de mais coisa pra vazar, mais polia, etc. é folclore!!! Fazendo com critério vc não terá problemas!!! Tenho a hidráulica do VW à anos, e nunca tive problemas!
:o E não entre nesses papos do tempo do onça, de que pra jeep, motor tem que ser carburado, direção não pode ser hidráulica, não pode usar componentes eletrônicos, se colocar um pneu largo vc estraga os rolamentos, casca de banana é melhor que óleo de motor... :P

[]'s

tavio_g
15/05/2005, 18:52
Vc acha então que vale a pena eu colocar a hidraulica do Opala mesmo!???
não vai sobrecarregar o meu motor!? OHC!?????

Giovani
15/05/2005, 19:08
Vc acha então que vale a pena eu colocar a hidraulica do Opala mesmo!???
não vai sobrecarregar o meu motor!? OHC!?????

:roll: Claro que não "sobrecarrega"... Vai nessa e seja feliz! :D

[]'s

tavio_g
15/05/2005, 20:36
ok, já estou 90% convencido q a do Opala é melhor, mas o problema é q o cara q eu conheço aqui em campinas q instala isso vai me cobrar 800,00 pela adaptação.
isso é, completo.
eu dou a caixa e a bomba e ele faz o resto.

achei meio caro... mas por falta de opção acho que vou ter q encostar lá.
os outros 10% vao pra do maverick por causa do custo...

Giovani
15/05/2005, 23:11
ok, já estou 90% convencido q a do Opala é melhor, mas o problema é q o cara q eu conheço aqui em campinas q instala isso vai me cobrar 800,00 pela adaptação.
isso é, completo.
eu dou a caixa e a bomba e ele faz o resto.

achei meio caro... mas por falta de opção acho que vou ter q encostar lá.
os outros 10% vao pra do maverick por causa do custo...

:D Vamos acabar com esses 10% então... Direção é um item de segurança! Se numa simples ultrapassagem seu jeep der bobeira na direção, vc pode ser mal... Vc já pensou que, se tiver que fazer uma correção no traçado que seu jeep segue, tiver que dar + de meia volta no volante??? E pra trazer de voltar outra meia volta??? Isso vai dar um "head shake" (como acontece naqueles tombos de moto, onde o guidão vai dum lado pro outro sem controle) e vc não controla mais...
:o E 800 paus é o preço dessa adaptação. Não está fora... Com item de segurança, não se economiza! Vale o ditado: o barato sempre sai caro...

[]'s

tavio_g
16/05/2005, 10:28
bom, pensando dessa maneira,, virou 100% né!???
acho que vc tem razão, e outra. poo já gastei um monte no jeep.'td q tinha de melhor... economizar nisso é besteira mesmo...
bom, blz.. vou ver lá com o cara e depois falo como ficou.

Valew pelas dicas.

Abraços

tavio_g
18/05/2005, 11:37
Grande Giovani, lá vou eu com mais algumas perguntas.
Falei com um amigo meu aqui que tem uma oficina e vou deixar nele pra fazer. Estou aguardando umas fotos da adaptação do Gustavo(ele ainda não me mandou! hehe) pra eu ver e ter como modelo para a que eu vou fazer. Enquanto ela não chega para q eu possa ver, vamos lá:
- Posso considerar o esquema de montagem igual a da caixa do Maverick que está no downloads do site?
- qual reservatório posso utilizar? alguma sugestão!?
- as barras serão assim, uma saindo da caixa e indo para a roda direita e outra saindo da roda direita indo para a esquerda, certo?
- pretendo colocar uns terminais de diração novos, qual posso comprar? ví que tem gente q usa uns blindados. Qual marca? onde acho!? é melhor que os q utilizam graxa?
- existe uma polia que seja PNP para colocar no motor? se não, posso colocar uma sobre a outra fixadas por um parafuso maior?
- é recomendável q a bomba fique o mais alto possivel, para que não pegue muita água/barro? bom, não pode ser muito longe pq senão a correia tem q ter 2 mts!hehe acho que não tenho que me preocupar com isso. certo?

Acho que é só.
Se alguém tiver essa caixa, e puder me mandar algumas fotos, agradeço

[]'s ainda na esperança do Gustavo me mandar as dele. hehe

Giovani
18/05/2005, 20:46
Estou aguardando umas fotos da adaptação do Gustavo(ele ainda não me mandou! hehe) pra eu ver e ter como modelo para a que eu vou fazer.

:D Fala Tavio!!!
:D As fotos dessa adaptação estão no álbum do Gustavo. É só olhar...

- Posso considerar o esquema de montagem igual a da caixa do Maverick que está no downloads do site?
:o É, pode ser... Mas achei a solução do Gustavo melhor, pq não fica nada pra fora e não dificulta a instalação do guincho. :wink:

- qual reservatório posso utilizar? alguma sugestão!?
:D Depois de ver a direção do T-Rex ferver o fluído, acho que é bom partir para um grande logo. Com capacidade de 1,0 ou 1,5 litros. Geralmente um de caminhão, como do MB 608.

- as barras serão assim, uma saindo da caixa e indo para a roda direita e outra saindo da roda direita indo para a esquerda, certo?
:o Pode ser... Tinhamos feito assim no T-Rex, mas não aprovou, pois a suspensão é bem macia, então o volante girava sempre que a suspensão trabalhava um pouco mais... O certo (original), é ter um terminal duplo, nessa barra que desce do setor para a roda e ligar então a outra roda à esse terminal. Assim no movimento da susp. as rodas abrem e fecham, mas o volante não mexe... assim vc tem mais controle. Normalmente a susp. dos jeeps é bem dura, então o pessoal não percebe isso.

- pretendo colocar uns terminais de diração novos, qual posso comprar? ví que tem gente q usa uns blindados. Qual marca? onde acho!? é melhor que os q utilizam graxa?
:o Recomendo os blindados... Nakata (Spicer). Nesses nem a água entra. Os outros, mesmo pondo graxa, durante a trilha, entra uma infinidade de sujeira, barro, pedrinhas, areia, etc... Não dura muito... Tem um jeep por aqui com mais de 4 anos usando esses terminais. Estão como novos! Fazendo 1 ou 2 trilhas por mês...

- existe uma polia que seja PNP para colocar no motor? se não, posso colocar uma sobre a outra fixadas por um parafuso maior?
:o Procure uma polia dupla nos desmanches. Se não achar, leve em um torneiro e peça para soldar outra, ou fazer uma dupla nova. Se simplesmente colocar uma sobre a outra, vai dar caca...

- é recomendável q a bomba fique o mais alto possivel, para que não pegue muita água/barro? bom, não pode ser muito longe pq senão a correia tem q ter 2 mts!hehe acho que não tenho que me preocupar com isso. certo?
:o Correia muito grande é problema sim. A bomba pode ficar baixa. O reservatório é que é bom deixar alto.

[]'s

bibizinhu
18/05/2005, 21:40
eae galera!!!

alguem poderia me explicar o que é SPOA!!! e qual a diferença entre ter amortecedor na caixa de direção da vw, ou não????????

obrigado
daniel

andretomasi
18/05/2005, 21:46
bibizinhu,

Pergunta pra um tal de billj o que é SPOA, ele te dará uma explicação inesquecível! :twisted:

Falando sério, pesquisa aí no fórum que já foi explicado tudo isso em tópicos específicos, ok?

[ ]´s

fugger
19/05/2005, 08:50
Depois de ver a direção do T-Rex ferver o fluído, acho que é bom partir para um grande logo. Com capacidade de 1,0 ou 1,5 litros. Geralmente um de caminhão, como do MB 608.

Ferveu? :shock:

Como aconteceu? :shock:

[]´s

tavio_g
19/05/2005, 09:04
Então Giovani, acabei achando mais fotos do Jeep do Gustavo.
Ele fez aquilo que eu lhe disse colocar a junção das barras na roda direita.
Estou tentando simular aqui como a torção da suspensão influencia na direção, mas ainda não consegui entender pq ela torce.

Marcos ET
19/05/2005, 11:14
Cara! que suspensão "massa"... apoiada diretamente no batente e com uma mola pra estabilizar o eixo... :twisted: :twisted:

gostei do novo conceito.... rsrsrsrsrs

(aeh galera, brincadeira ok?!?)

Giovani, nao seja tao "radical"..... Direção do Maveco é boa pakas..... além de infinitamente mais simples a instalação, é muuuuuito mais robusta que a do VW..... claro que tem o inconveniente do giro de direção, mas nao é muito mais diferente que o sistema original do jeep..... e pode ser compensado com um pitman pouco maior..... hehe

grande abraço!

Giovani
19/05/2005, 17:33
claro que tem o inconveniente do giro de direção, mas nao é muito mais diferente que o sistema original do jeep..... e pode ser compensado com um pitman pouco maior..... hehe

:roll: Então... Vai trocar uma M* por um monte de B*????
:o Se é pra mudar, que seja pra melhor!!! :wink:

[]'s