Ver Versão Completa : Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.
Rodrigo Baratti
26/09/2010, 07:44
E ai Anselmo,
Andou no jeep com a nova direção ficou leve, precisa?
Coloca suas impressões.
[]`s
anselmorabello
26/09/2010, 18:49
E ai Anselmo,
Andou no jeep com a nova direção ficou leve, precisa?
Coloca suas impressões.
[]`s
Boa noite Rodrigo
Ainda não, agora estou dando uma geral na parte eletrica, dentro do jeep esta parecendo um ninho de rato é fio pra todo lado.
Falta colocar o painel e o DIS para finalizar.
Ai vou dar as voltas merecidas.
Ele estava com a caixa original e com problema, agora com a caixa mecanica do Santana ficou 1000% macia.
Um abraço
Charles_Curitiba
02/10/2010, 21:49
Boa noite pessoal, sobre a instalação da direção do VW no CJ5, voces tem fotos detalhadas ou esquemas para montar? ja vi 1 cj com direção do vw mas não reparei como foi feito, o dono me disse que era VW, andei no jeep e realmente não dá folga e fica um pouco mais leve do que o sistema original. Caso alguem tenha esquemas e fotos por favor enviem para charlescosta@onda.com.br, agradeço a todos.
anselmorabello
03/10/2010, 01:02
Boa noite pessoal, sobre a instalação da direção do VW no CJ5, voces tem fotos detalhadas ou esquemas para montar? ja vi 1 cj com direção do vw mas não reparei como foi feito, o dono me disse que era VW, andei no jeep e realmente não dá folga e fica um pouco mais leve do que o sistema original. Caso alguem tenha esquemas e fotos por favor enviem para charlescosta@onda.com.br, agradeço a todos.
Boa noite
Aqui neste tópico tem muitas fotos e orientações para vc adaptar a direção mecanica e hidráulica do Santana/Gol.
Foi através deste Tópico que fiz a adaptação da referida caixa de direção e colunas, e sou leigo de carteirinha em mecânica e consegui, no inicio dei umas cabeçadas mais deu certo.
Um abraço
Denis4x4
22/10/2010, 20:38
Anselmo, boa noite! Gostei da atitude!! Quero fazer o mesmo, mas vou colocar a hidráulica do santana... a Coluna da direção permaneceu a mesma e você adaptou articulações embaixo até chegar à caixa? com aqueles "mini cardans?" rsrs Poderia fazer a gentileza de colocar fotos do da coluna até a caixa para eu ter uma idéia?? Quando eu estiver fazendo posso pegar dicas contigo sobre as peças que você utilizou!? Parabéns, Abraço, Denis.
anselmorabello
23/10/2010, 13:05
Anselmo, boa noite! Gostei da atitude!! Quero fazer o mesmo, mas vou colocar a hidráulica do santana... a Coluna da direção permaneceu a mesma e você adaptou articulações embaixo até chegar à caixa? com aqueles "mini cardans?" rsrs Poderia fazer a gentileza de colocar fotos do da coluna até a caixa para eu ter uma idéia?? Quando eu estiver fazendo posso pegar dicas contigo sobre as peças que você utilizou!? Parabéns, Abraço, Denis.
Bom dia Denis
A adaptação da caixa hidraulica do santana é quase igual da caixa mecanica, só difere nas colocações da bomba de oleo e reservatório do oleo da caixa. pelo que entendi vc esta querendo as fotos das peças com cruzetas ( mini cardan)kkkkkkkkk
A coluna que coloquei foi a do proprio cj5 79 e a continuação vc tera que fazer as medições até chegar na caixa. vou mandar a fotos.
E estou aqui para contribuir com a adaptação que vc vai fazer.
É facil e ter muita paciência.
Que vc chega no seu objetivo. o gostoso é vc falar de peito aberto e dizer FOI EU QUE FIZ.
KKKKKKKKKKKKKKK
Um grande abraço
Denis4x4
23/10/2010, 21:32
Oi Anselmo!!! gostou do termo "mini cardan" hehehehe!!!! pois é, temos que nos expressar com o que temos em mãos no momento né!? o importante é a contraparte estar entendendo....rsrsrsrs
Obrigado pela resposta, vou comprar a caixa do santana esta semana com um camarada aqui perto de casa e vou começar a fazer o planejamento.... Achei meio salgado o valor que me pediram para fazer a adaptação e já que as peças não são tão caras, prefiro fazer eu mesmo com dicas de quem possa me auxiliar e que já tenha feito algo semelhante!
Na medida que for avançando na adaptação, vou colocando fotos e te pedindo dicas beleza???
Por acaso adaptou o freio também?! Estou querendo colocar o hidrovácuo + cilindro mestre do opala, mas já me disseram para utilizar o do Fiesta... sobre freios ainda estou pesquisando... (Fiquei sem freio aqui no Pinheirinho e capotei duas vezes semana passada, tem fotos no tópico de Próxima trilha com a patroa, rsrsrsrs)
Aguardo umas fotos suas também! Abraço, Denis.
anselmorabello
24/10/2010, 01:52
Oi Anselmo!!! gostou do termo "mini cardan" hehehehe!!!! pois é, temos que nos expressar com o que temos em mãos no momento né!? o importante é a contraparte estar entendendo....rsrsrsrs
Obrigado pela resposta, vou comprar a caixa do santana esta semana com um camarada aqui perto de casa e vou começar a fazer o planejamento.... Achei meio salgado o valor que me pediram para fazer a adaptação e já que as peças não são tão caras, prefiro fazer eu mesmo com dicas de quem possa me auxiliar e que já tenha feito algo semelhante!
Na medida que for avançando na adaptação, vou colocando fotos e te pedindo dicas beleza???
Por acaso adaptou o freio também?! Estou querendo colocar o hidrovácuo + cilindro mestre do opala, mas já me disseram para utilizar o do Fiesta... sobre freios ainda estou pesquisando... (Fiquei sem freio aqui no Pinheirinho e capotei duas vezes semana passada, tem fotos no tópico de Próxima trilha com a patroa, rsrsrsrs)
Aguardo umas fotos suas também! Abraço, Denis.
Antes de comprar a caixa, tira umas fotos dela e manda por MP pra eu ver.
E pode contar comigo e com os amigos aqui do forum, eles são bastante acolhedores e orienta em quaquer duvida.
Um grande abraço e um otimo domingo
Denis4x4
24/10/2010, 02:04
Pedi fotos para o cara que está vendendo! assim que me enviar, posto para você dar uma olhada! Abraço, Denis.
Como este tópico esta discutindo sobre direção gostaria de sanar uma dúvida que tenho.
Eu tenho guardado uma bomba de direção hidráulica da Ford Pampa, nela está escrito 80 bar, tenho em vista uma caixa de direção hidráulica do Ford Landau, será que essa junção daria certo.
Como andei fazendo uns reparos nas barras e terminais de direção e troquei a bucha daquele braço pitmam que trabalha na frente, tive a idéia seguinte: fazer os suportes e prender a bomba no Bf, tirar a caixa original e colocar no lugar a do Landau e ligar a barra original na caixa. A meu ver não terei que mecher na coluna de direção e nem nas barras, optei por fazer assim pois o meu conjunto não tem folgas e seria uma besteira tirar tudo para fazer adaptações, a única coisa que teria que fazer seria um novo suporte no chassis para o novo setor e redirecionar o pitmam para colocar a barra.
Obs: Mesmo estando tudo ok pretendo substituir aquele sistema de castanhas daquela barra que sai da caixa de direção e colocar terminais.
Desde já agradeço as criticas e sugestões.
Paulo Limão
25/10/2010, 00:48
Quando comprei o jeep o ex-dono já tinha instalado a caixa de direção da VW, se não me engano do gol, como uso pneu 750x16 ficou bastante leve e sem folga! Pena que estou a 500km de distância do jeep agora, senão postava umas fotos da adptação. :cry:
[]'s
junior braga
25/10/2010, 14:09
Olá pessoal,
eu fiz a instalação da cx. de direção mecanica vw ja faz um bom tempo, instalei ligando roda a roda com uma barra longa e depois uma barra curta ligando a cx na roda esquerda, :parede::parede::parede:só que venho tendo problemas desde que fiz isso, tinha colocado o terminal duplo no munhão esquerdo, e a barra longa ficou pegando no feixe:rolleyes:, enfim não gostei muito do sistema :discordo::discordo:...
agora mudei todo o sistema veja as fotos de como ficou,
[ ],
ps: depois continuo a enviar as fotos, devido a problemas de conexão...
anselmorabello
25/10/2010, 15:40
Olá pessoal,
eu fiz a instalação da cx. de direção mecanica vw ja faz um bom tempo, instalei ligando roda a roda com uma barra longa e depois uma barra curta ligando a cx na roda esquerda, :parede::parede::parede:só que venho tendo problemas desde que fiz isso, tinha colocado o terminal duplo no munhão esquerdo, e a barra longa ficou pegando no feixe:rolleyes:, enfim não gostei muito do sistema :discordo::discordo:...
[ ],
boa tarde junior
Vc poderia postar fotos da localização de onde estava pegando a barra nas molas?
Esta peça com o parafuso é para fixar no suporte do meio da caixa?
Um abraço
apos muita leitura nesse tópico fiz a adapatação da direção da direção hidráulica do santana, e tenho esta foto , espero que ajude a tirar duvidas de alguemhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/c:\Usuários\EDIRLEI\Desktop\DSC07207
anselmorabello
26/10/2010, 00:30
apos muita leitura nesse tópico fiz a adapatação da direção da direção hidráulica do santana, e tenho esta foto , espero que ajude a tirar duvidas de alguemhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/c:%5CUsu%C3%A1rios%5CEDIRLEI%5CDesktop%5CDSC07207
Boa noite NIL
Cade as fotos?
Um abraço
andretomasi
26/10/2010, 02:38
Só pra atualizar o tópico: estava com a direção de Santana no CJ há seis anos até vender agora em Janeiro e nunca tive nenhum problema de vazamento ou folga, e a direção sempre leve e precisa.
Vale a pena investir em um suporte decente e fazer todos os reforços que foram citados aqui no tópico, pra durar bastante.
[ ]'s
junior braga
26/10/2010, 07:54
segue as fotos
:concordo::concordo:
Paulo Limão
26/10/2010, 13:33
Olá pessoal,
[ ],
Bom dia,
na instalação da minha caixa de direção é desse modo ai que o Junior Braga relatou, uma barra longa ligando roda a roda e uma barra menor ligando a caixa a roda esquerda. Nunca me deu problema.
Essa sua nova adaptação ficou interessante, e pelo visto mais prático de adaptar. :palmas:
[]'s
anselmorabello
26/10/2010, 14:09
segue as fotos
Boa Tarde Junior
Com essa adaptação, vc conseguiu fazer o alinhamento?
Eu antes de fazer a adaptação da caixa mecânica do Santana/Gol na minha viatura, fiz uma pesquisa geral neste Tópico e tem um usuário que não me lembro o nome que relatou sobre esta adaptação que vc fez e por motivo deste comentário é que eu decidi fazer a adaptação que a sua viatura tinha antes, no inicio da adaptação tinha um grampo da mola que estava pegando na barra, fui a um Posto de molas e consultei a um profissional e me informou que eu poderia cortar o referido grampo e que não iria me trazer problema, cortei e ficou ótimo.
Um grande abraço
segue as fotos
Junior, é exatamente nesse tipo de adaptacao que tenho uma duvida: Quando a suspensao subir, os feixes de mola nao irao atingir as barras?
Ja quebrei muito a cabeca pra fazer um sistema em que isso nao ocorra.
junior braga
26/10/2010, 17:05
Bom dia,
na instalação da minha caixa de direção é desse modo ai que o Junior Braga relatou, uma barra longa ligando roda a roda e uma barra menor ligando a caixa a roda esquerda. Nunca me deu problema.
Essa sua nova adaptação ficou interessante, e pelo visto mais prático de adaptar. :palmas:
[]'s
Pois é, eu achei mais pratico e menos problematico assim, peguei como referencia uma foto aqui do forum, vou postar ela aqui.
junior braga
26/10/2010, 17:10
Boa Tarde Junior
Com essa adaptação, vc conseguiu fazer o alinhamento?
Eu antes de fazer a adaptação da caixa mecânica do Santana/Gol na minha viatura, fiz uma pesquisa geral neste Tópico e tem um usuário que não me lembro o nome que relatou sobre esta adaptação que vc fez e por motivo deste comentário é que eu decidi fazer a adaptação que a sua viatura tinha antes, no inicio da adaptação tinha um grampo da mola que estava pegando na barra, fui a um Posto de molas e consultei a um profissional e me informou que eu poderia cortar o referido grampo e que não iria me trazer problema, cortei e ficou ótimo.
Um grande abraço
anselmorabello boa tarde,
com certeza é possivel fazer o alinhamento tranquilamente....não à nada que impessa.
entendi a sua colocação, no caso meu aqui também retirei a abraçadeira que segura as laminas, mas, como disse estava pegando a ali nesse ponto que vc marcou a barra longa diretamente no feixe.
e isso aí, cada caso é um caso, não existe receita pronta....podemos pegar como base e ir aprimorando a coisa.:mrgreen: não é mesmo?? afinal o nome já diz dapitação......hehehehehehe:D
abrasss
junior braga
26/10/2010, 17:18
segue a foto que citei em msg anterior, e a ultima foto é de quando estava com o sistema de barra longa ligando roda a roda.
:concordo:
junior braga
26/10/2010, 17:25
Junior, é exatamente nesse tipo de adaptacao que tenho uma duvida: Quando a suspensao subir, os feixes de mola nao irao atingir as barras?
Ja quebrei muito a cabeca pra fazer um sistema em que isso nao ocorra.
:stop: como assim??? veja no post anterior a ultima foto, eu fazendo um teste numa rampa de lavar... e como disse o unico problema era o lado esquerdo a barra longa pegava no feixe de mola, somente isso, por causa disso resolvi mudar.
nesse caso agora isso não vai acontecer mais, o que alguns questionam é que as rodas podem abrir quando a suspensão trabalhar....( ex: como o sistema original em que as barras ficam inclinadas / \ ) só que no meu aqui fiz o suporte que fixa na cx um pouco longo já pra compensar isso, fazendo com que as barras fiquem mais retas, e consequentemente eliminando esse quesito.
anselmorabello
27/10/2010, 01:27
anselmorabello boa tarde,
com certeza é possivel fazer o alinhamento tranquilamente....não à nada que impessa.
entendi a sua colocação, no caso meu aqui também retirei a abraçadeira que segura as laminas, mas, como disse estava pegando a ali nesse ponto que vc marcou a barra longa diretamente no feixe.
e isso aí, cada caso é um caso, não existe receita pronta....podemos pegar como base e ir aprimorando a coisa.:mrgreen: não é mesmo?? afinal o nome já diz dapitação......hehehehehehe:D
abrasss
Boa noite Junior
Realmente cada caso é um caso, eu via as adaptações dos usuários e fui fazer achando que era fácil.
Levei o maior baile foi na parte da continuação da coluna de direção que vai até a caixa, tive que passar por baixo do coxim do motor.
E assim por diante, mais consegui, agora é a parte elétrica.
Aproveitando se possível poste aqui pra gente a sua coluna de direção completa até a caixa.
Um grande abraço
Junior, dizem que se conselho fosse bom a gente não dava vendia. Mas como estamos neste forum é para ajudar e ser ajudado segue a minha observação.
Olhe novamente as fotos que inspiraram o seu projeto, a chapa que liga o setor aos braços é em ângulo. Este ângulo é para permitir que as barras tenham o mesmo comprimento, desta forma o comportamento do sistema é igual de um lado e de outro.
Da forma que montou o seu sistema não há equilíbrio, um braço puxará/empurrará de forma diversa do outro quando a suspensão fletir.
junior braga
27/10/2010, 10:04
Junior, dizem que se conselho fosse bom a gente não dava vendia. Mas como estamos neste forum é para ajudar e ser ajudado segue a minha observação.[QUOTE]
kkkkkkkkk....essa é velha, e é a mais pura verdade....rsrsrsrs!!!
[QUOTE=BrunoBB;1289908]Olhe novamente as fotos que inspiraram o seu projeto, a chapa que liga o setor aos braços é em ângulo. Este ângulo é para permitir que as barras tenham o mesmo comprimento, desta forma o comportamento do sistema é igual de um lado e de outro.[QUOTE]
pude notar isso, mas como já está montado8-) agora vou fazer o test drive....:mrgreen:
Da forma que montou o seu sistema não há equilíbrio, um braço puxará/empurrará de forma diversa do outro quando a suspensão fletir.
Charles_Curitiba
07/11/2010, 21:45
[quote=BrunoBB;1289908]Junior, dizem que se conselho fosse bom a gente não dava vendia. Mas como estamos neste forum é para ajudar e ser ajudado segue a minha observação.[QUOTE]
[QUOTE=BrunoBB;1289908]Olhe novamente as fotos que inspiraram o seu projeto, a chapa que liga o setor aos braços é em ângulo. Este ângulo é para permitir que as barras tenham o mesmo comprimento, desta forma o comportamento do sistema é igual de um lado e de outro.
Boa noite pessoal, primeiro antecipo minhas desculpas em reabrir o topico e a discussão sobre adaptação da direção do Jeep. Tenho visto a maioria dos jeeps com caixa mecanica do gol na rua, alguns de voces tem me ajudado mas tenho duvidas e nas lojas não estão conseguindo chegar a uma conclusão...a caixa do gol adaptada é aquela que tem 1 saída pra roda não sei se me entendem, vendem o kit pronto inclusive....mas vi outros modelos de caixa com 2 saídas, uma pra cada roda, da VW inclusive.., todas caixas mecanicas.....enfim, a pergunta é como se chegou na caixa do gol de 1 saída? por ser mais barata ou mais facil de adaptar? daria pra adaptar uma dessas com saídas para as 2 rodas? Alguem já tentou a do Corcel ou outra mecanica que não seja do VW? Pergunto isso pq encontrei comentarios que a da VW é fraca para uso no jeep, pelo peso, pelo uso com pneus largos tipo 33"...li todo este topico já mas ainda estou meio confuso. Quero por mecanica mesmo, então se alguem tentou outra caixa e ficou bom se puder enviar fotos fico agradecido. Abçs
Casa da transmissão4x4
07/11/2010, 22:11
Boa noite pessoal, primeiro antecipo minhas desculpas em reabrir o topico e a discussão sobre adaptação da direção do Jeep. Tenho visto a maioria dos jeeps com caixa mecanica do gol na rua, alguns de voces tem me ajudado mas tenho duvidas e nas lojas não estão conseguindo chegar a uma conclusão...a caixa do gol adaptada é aquela que tem 1 saída pra roda não sei se me entendem, vendem o kit pronto inclusive....mas vi outros modelos de caixa com 2 saídas, uma pra cada roda, da VW inclusive.., todas caixas mecanicas.....enfim, a pergunta é como se chegou na caixa do gol de 1 saída? por ser mais barata ou mais facil de adaptar? daria pra adaptar uma dessas com saídas para as 2 rodas? Alguem já tentou a do Corcel ou outra mecanica que não seja do VW? Pergunto isso pq encontrei comentarios que a da VW é fraca para uso no jeep, pelo peso, pelo uso com pneus largos tipo 33"...li todo este topico já mas ainda estou meio confuso. Quero por mecanica mesmo, então se alguem tentou outra caixa e ficou bom se puder enviar fotos fico agradecido. Abçs
Amigo as caixas de direção do corcel, palio, uno, fiesta, e alguns outros populares são identicas. Na ranger a caixa da direção e do mesmo tipo dos carros populares citados, e aguenta bem o tranco, o unico problema e o valor tanto de manutenção como tambem da compra. Creio tambem que seja facil a adaptação.:concordo:
junior braga
08/11/2010, 07:26
como disse, após a mudança no sistema fiz um passeio bem leve, veja o video:
http://www.youtube.com/watch?v=tbyjzSB9ppA
[ ], :concordo::concordo:
Junior:
Vídeo legal e agora mais um palpite (nada a ver com o tópico). Vc precisa de bloqueio !!!
junior braga
08/11/2010, 09:48
Junior:
Vídeo legal e agora mais um palpite (nada a ver com o tópico). Vc precisa de bloqueio !!!
:stop:, ahahahahaha....esse danadim já está guardadim em casa, só estou esperando algumas priooridades serem concluidas.
ps: preciso também trocar a relação, no qual já tenho também....vou para 8x43.
abrassss
:concordo::concordo::concordo:
Rafaminc
08/11/2010, 13:18
[quote=junior braga;1290003][quote=BrunoBB;1289908]Junior, dizem que se conselho fosse bom a gente não dava vendia. Mas como estamos neste forum é para ajudar e ser ajudado segue a minha observação.[QUOTE]
Normalmente as caixas com duas saídas trabalham invertidas, pois o braço do muchão fica atrás da roda nos carros modernos e não na frente como no Jeep. Resumindo, vai precisar inverter os braços munhões.
Outro detalhe é no jogo vertical, pois um carro normal a roda deve levantar e baixar uns 200mm, portanto deve ficar com pouco curso.
:parede:
Seu Nene
08/12/2010, 21:54
Boa noite, comprei um kit da gama para colocar no meu willys 52, sera que existe um esquema de instalação?Tô meio perdido!
anselmorabello
08/12/2010, 23:07
Boa noite, comprei um kit da gama para colocar no meu willys 52, sera que existe um esquema de instalação?Tô meio perdido!
Boa noite
Posta algumas fotos para eu ver se o manual que tenho aqui é do seu kit.
Um abraço
Seu Nene
09/12/2010, 09:25
http://http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=257863&stc=1&d=1291893805Este é o kit.
Marcio Rossetto
09/12/2010, 10:08
Como ja foi discutido amplamente nesse tópico a caixa do Gol, pode sofrer o efeito alavanca e quebrar .
Há relatos de quebra e capotamento.
A estrutura do Zamac quebra de uma vez , racha e espatifa.
Uma opção barata é caixa do Passat Antigo
As diferenças são o seguinte :
A carcaça é de ferro e não de Zamac, então entorta mais não quebra como a dol Gol .
A cremalheira é bi apoiada, ou seja, tem 2 mancais e não fica flutuante como a do Gol .
Problemas : ela é um pouco mais comprida que a largura do jipe , então tem que cortar um pouco do cano
Na minha opinião é muito mais segura doque a do gol.
anselmorabello
09/12/2010, 23:15
http://http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=257863&stc=1&d=1291893805Este é o kit.
Boa noite
Eu tenho este manual que é parecido com seu kit.
Estou postando também a adaptação da caixa do Passat em um CJ Bernadão
Um grande abraço
anselmorabello
09/12/2010, 23:18
Continuação das fotos
anselmorabello
09/12/2010, 23:24
Continuação final
Um abraço a todos
Alguem usa essa adaptação que Lucas esta colocando no jeep? Parece que fica bem reforçado e diminui o esforço da caixa...
ADRIO DIAS
18/04/2011, 00:23
Pessoal estou precisando de uma ajuda!!!Alguem sabe onde ligo a saida da bomba no setor e onde ligo o retorno do setor no reservatorio(posição 1 e 2 na foto abaixo).A poucos dias liguei todo o sistema e quando fiz o motor funcionar a bomba esquentou pra caramba e a mangueira que vai da bomba ate o setor explodiu.
Edwint, eu uso uma muito parecida na minha Rural só que esta peça curva aonde vão as duas barras, no kit que comprei é reta e só usa uma barra, a outra é grande, de munhão a munhão.
fendrich
19/04/2011, 22:06
Pessoal,
Já li e reli várias vezes todas as mensagens, e quanto mais leio, mais confuso fico. Afinal, caixa de santana mecânica, é segura ou não? Quais os reforços necessários (ou a página onde tem fotos com os reforços?)
Meu CJ não tem SPOA, tem pneus 265x70R16, motor opala 4cc.
19/04/2011, 23:06
Eu também li tudo diversas vezes e acabei optando em permanecer com a original, afinal ela balança mas não cai, quero dizer, ela fica com folga mas não quebra.
andretomasi
20/04/2011, 01:05
Pessoal,
Já li e reli várias vezes todas as mensagens, e quanto mais leio, mais confuso fico. Afinal, caixa de santana mecânica, é segura ou não? Quais os reforços necessários (ou a página onde tem fotos com os reforços?)
Meu CJ não tem SPOA, tem pneus 265x70R16, motor opala 4cc.
Essa discussão da caixa de santana é como discutir eixo Dana 35, 44 ou 60.. lógico que alguns precisam de um 44 ou 60 porque vão moer um 35 como um palito.. mas pra muita gente, o 35 serve e não incomoda, certo? Com a direção de Santana é a mesma coisa, quer uma direção bem macia, precisa e fácil de instalar, com pneus até 33"? Instala a de Santana, com o devido reforço e pronto, não é tão complicado assim. Precisa de uma mais forte, ou mais simples de instalar, mesmo que com folgas, ficar pra fora do cofre, etc, parte pra uma caixa maior como as mencionadas.
A caixa mecânica de Santana funciona muito bem sim, usei por 2 anos com pneu 31" sem problemas, fica como qualquer Fiesta ou Gol sem direção hidráulica, pesadinho quando parado mas andando é uma maravilha.. depois troquei por uma hidráulica e ficou perfeito. O reforço é feito na haste que sai da caixa, tem vários tópicos sobre isso, é como esse aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57344
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=73806
Se procurar no google por "4x4brasil caixa santana" ou direção santana, etc, acha um monte de coisa.
[ ]'s
Marcelo Godoy
20/04/2011, 17:39
Alguem usa essa adaptação que Lucas esta colocando no jeep? Parece que fica bem reforçado e diminui o esforço da caixa...
Este kit é (ou era) fabricado pela x-toys. Também tenho interesse neste kit reforçado para instalação no meu Jeep qdo passarei para direção hidráulica.
Alguém tem o contato da x-toys? Os telefones da x-toys que aparecem no site não estão funcionando.
Se alguém conhecer, pode ser outro fabricante deste kit reforçado também.
Obrigado.
Abraços!!
ADRIO DIAS
20/04/2011, 20:29
Concordo com o André,setor de santana fica muito bom e dependendo do uso duravel.Já instalei em algumas Rurais e jeeps e depois que comecei a usar este reforço das fotos não deram mais problemas(antes dois quebraram a carcaça).Faz um bom tempo que não faço um kit de reforço, mas o ultimo que fiz saiu em torno de R$ 200.Segue as fotos,acho q qualquer torneiro competente faz,se alguem quiser tirar alguma duvida é só soltar o grito e se necessitar de alguma foto mais detalhada é só me avisar ate quinta a noite(pq a Rural da foto está a uns 150km aqui de Porto Alegre,mas vou lá no feriado).:concordo:
vpaguiar
27/04/2011, 20:43
Concordo com o André,setor de santana fica muito bom e dependendo do uso duravel.Já instalei em algumas Rurais e jeeps e depois que comecei a usar este reforço das fotos não deram mais problemas(antes dois quebraram a carcaça).Faz um bom tempo que não faço um kit de reforço, mas o ultimo que fiz saiu em torno de R$ 200.Segue as fotos,acho q qualquer torneiro competente faz,se alguem quiser tirar alguma duvida é só soltar o grito e se necessitar de alguma foto mais detalhada é só me avisar ate quinta a noite(pq a Rural da foto está a uns 150km aqui de Porto Alegre,mas vou lá no feriado).:concordo:
Pessoal,
Desculpe-me pelo off-topic, mas realmente preciso comunicar uma oportunidade a vocês! Vou vender o meu CJ5, não tem nada pra fazer a não ser perfumaria se quiser tirar uns risquinhos ou mesmo amassadinhos!
Apareceu uma oportunidade de négocio pra mim para pegar um "TROLHETINHA" se alguém tiver interesse em adquirir um willys filezão, o "XICO" É UMA BOA OPORTUNIDADE!!!!
O alex e o Ivan (mecanico) podem dar mais referencias sobre o carro, comprei do Alex e só melhorei a sua configuração, com hidraulica dae santana, 04 freios a discos, cubos de rodas... mais uma porrada de coisa, tudo novinho para ficar filezão e rodar tranquilo!!!
O Xico tá aposentado de trilha, desde que eu comprei ele o coitado se aposentou e agora está só no suquinho pescando na roça, portanto quem quiser vê-lo terá que ir em estrela do indaiá, hehehe ou então eu trago ele aqui de volta, mas são 240Km, fiz com ele em 4,5 horas, a autonomia dele na estrada foi de 6,7 Km/L, daí vocês podem concluir do seus estado de perfeição e ajuste!
Bom, mas eu queria o relato do Ex-dono dele também só para classificá-lo melhor o que ele tem de tudo , por que é muita coisa mesmo!!!
Abraço e contatos por MP, por favor ou mesmo @mail: vpaguiar@gmail.com
Obrigado!
Detalhe: Oferta relâmpago, preço especial para fechar negócio, e essa oferta é só enquanto o outro ainda estiver em pauta!
Charles_Curitiba
28/04/2011, 00:12
Opa Adrio, tudo certo? Não sei se voce ou outro colega ja passou pelo que vou contar, instalei a caixa hidraulica já revisada (a cx é do VW gol 2006) e com a bomba também do VW. Mandei fazere as mangueiras e na mangueira da pressão , que sai da bomba pra caixa, pedi para que colocassem a tal redução (não sei pra que serve) que foi tirada da mangueira original do Gol. Eu optei pela do Gol pq era mais nova mas posso trocar pela do santana,não dá nada...acontece o seguinte. depois de tudo instalado e tals suspendi a frente do carro e com o motor ligado fiz a sangria, pra direita e pra esquerda umas 5 vezes. completei o oleo e pus ele no chão. ao ligar com as rodas no chão eu mal toquei na direção e ele ficou doidão, batia de um lado pro outro o volante e a caixa esterçou sozinha toda pra direita. Tentei voltar ela pra esquerda e ficou travada, desliguei o motor e ai sim consegui voltar ela pra direita a muito esforço. Usei um oleo da Lubrax OH 50 TA. O que devo fazer?
ADRIO DIAS
04/05/2011, 19:43
:shock:,Charles realmente não sei o que ocorreu nesse seu setor,derrepente tenta colocar outro e ve o que acontece.Se der tudo certo posta aqui!!!
Abraço.
andretomasi
04/05/2011, 20:05
Charles, isso aconteceu com o CJ parado ou andando?
Experimenta soltar a haste da caixa e vê se funciona como deveria estando solta, como a haste se comporta quando esterça o volante sem estar ligado às rodas.
Tem certeza que foi ligado certo a entrada/retorno do fluido na caixa?
[ ]'s
Tem que revisar as conexões, se estiver tudo ok chame um padre exorcista porque seu setor deverá estar possuído.
M-Beltrame
10/05/2011, 15:13
Depois de ler o topico eu fiquei em duvida se a minha direção mecanica de gol esta do geito serto:semideia ela esta montada da seguinte forma: Uma barra sai da caixa e vai para a roda do passageiro (nessa parte q eu acho q esta errado) e uma outra barra liga as 2 rodas. Pelo uq eu entendi a barra q sai da caixa tinha q ir para o lado do motorista pois dessa forma ela ficaria maior e com menos angulo.
Fotos:
291282
Pela foto parece q sai duas barras da caixa e vai uma para cada roda mais ñ eata como eu descrevi a cima.
291283
Hoje a tarde eu tiro mais fotos por mais angulos.
T+
Beltrame todo mundo rejeita esse sistema alegando que devido a barra ser muito curta qualquer imperfeicao na rua vai ser transmitida para o volante.
Te falar que ando com sistema bem parecido com o seu a 9 anos, unica diferenca é que no meu caso eu tenho uma barra ligando munhao a munhao e um novo braco de munhao (tipo um highsteer) e dali sai a barra curta ligada a caixa. É exatamente o sistema mais rejeitado aqui no forum rssss, porem posso passar em tudo o que é buraco, valeta, lombada e o volante nao se mexe. Vai entender...
Li que esse sistema em caso da roda subir demais pode danificar a caixa, mas tirando todas as medidas verifiquei que a roda precisa subir pelo menos 60cm (sendo que em 45cm ela ja bate no batente) para entao estrangular o pivo.
Entao eu nao sei o que te dizer hahahaha
M-Beltrame
10/05/2011, 18:36
Fala Dic3 Beleza?
Cara acabei de voltar do meca e ele falou quase a mesma coisa:) "eu monto esse sistema a 8 anos e nunca deu problema de QUEBRA"(...). Eu pencei blza quebra ñ vai mas uq eu faço com aquele P*t@ soco que o volante da quando passa em um puraco:?:?. Quando a erosão é grande é mais ou menos 1/4 de volta q o volante da, e mesmo tando devagar o soco é brabo:parede::parede::parede:. Eu já estou quase decidido em fazer esse outro sistema, pois do geito q esta tem algo de errado:freaking:.
Obrigado pela ajuda(por mais uma:mrgreen:).
T+
andretomasi
10/05/2011, 19:14
Por isso que é bom a barra longa, ajuda a "suavizar" a interferência da suspensão no esterço do volante.
[ ]'s
M-Beltrame
10/05/2011, 19:41
Por isso que é bom a barra longa, ajuda a "suavizar" a interferência da suspensão no esterço do volante
Fala isso pro meca kkkkkkkkkk
T+
Robertux
15/05/2011, 12:28
É por isso que eu prefiro o sistema igual ao original, saindo duas barras da caixa de direção, uma para cada munhão.
Embora tenham dito que as rodas desalinham com o movimento de sobe e desce da suspenção, a interferência no volante é zero, as rodas desalinham mas uma para cada lado e na mesma proporção de forma que a resultante é zero e o volante permanece alinhado.
Com uma barra ligando os munhões entre sí, quando a suspensão abaixa, a roda que está ligada a caixa abre e puxa a outra para a mesma direção, fazendo com que o Jeep vire para aquele lado, em maior ou menor proporção, de forma inversa ao tamanho da barra, por isso quanto maior for a barra que liga a caixa de direção ao munhão menor será o efeito sentido no volante, mas sempre existirá. Quando a suspensão sobe, o efeito é para o lado contrário.
Com o sistema original, isto é, uma barra para cada munhão, saindo do centro, quando a suspensão abaixa ambas as rodas se abrem, uma para cada lado. Quando a suspensão sobe ambas se fecham, de forma que uma anula a outra e o jeep segue sempre em linha reta, embora as rodas fiquem constantemente abrindo e fechando conforme o movimento da suspensão, mas esse movimento não é sentido no volante.
Embora esse sistema provoque um maior desgaste dos pneus, na minha opinião é mais seguro, principalmente em freiadas bruscas.
Rodrigo Baratti
16/05/2011, 11:08
Para reduzir esse efeito a minha o meca fez o suporte "alongado" no sentido contrario.
Sempre funcionou beleza.
[]'s292428
[]'s
M-Beltrame
16/05/2011, 14:39
Robertux:concordo:
No sistema de barra origina a força q força a caixa subir e desser é muito maior ñ é? Pq quando a roda desse a barra pucha a caixa, ou ñ?
t+
A no meu jeep o meca vai mudar para o geito indicado aqui :concordo:
M-Beltrame
25/06/2011, 14:18
Eu de novo:mrgreen:
O problema antigo foi solucionado :dance:
Mas surgiu outro.
Quando o jeep esta parado a direção fica justinha sem folga nenhuma, mas é só ele começar a andar que a folga começa a aumentar :shock: é incrível pq ñ é uma folguinha normal dos jeeps por a maioria ser adaptação, a folga é tão grande q com o jeep andando ela chega a meia volta :confused: e é só parar q ela some.
Alguém sabe o q pode ser?
T+:concordo:
M-Beltrame
27/06/2011, 21:38
Ninguem??????????????????????
Nem um chute????????????????
Deve ter uma explicação!!!!!!!!
Talves um problema na caixa??
T+
Rafaminc
29/06/2011, 11:26
T+
Já chegou a dar uma olhada na suspensão? Folga nos jumelos...
Tenta erguer o Jeep pelo chassi, deixando toda a suspensão solta, e verifique se tem alguma folga anormal. Daqui a pouco as molas jogam para os lados e o setor não tem folga alguma...
Depois que adaptei o setor do santana, a folga de 1/4" de volta ficou praticamente zerada. se girar 5mm a direção, as rodas já se mexem, mas noto que os feixes se mexem um pouco e isso acaba deixando o Jeep meio bobo quando pego aqueles trilhos criados pelo peso dos caminhões no asfalto
M-Beltrame
29/06/2011, 14:18
Rafa blz?
Eu vou fazer isso assim q eu ver o jeep:concordo:.
Mas eu ñ sei se é isso ñ, pq é tudo novo:semideia.
T+
Marcelo Ciscato
30/06/2011, 14:27
Bom dia, essa msg não tem nada a ver com o tópico....é que entrei blog da X-toy e mandei um e-mail, mas não tive resposta...alguem tem um telefone ou outro meio pra contato?
Grato
anselmorabello
30/06/2011, 15:57
T+
Boa tarde M-Beltrame
Eu mesmo coloquei a caixa de direção igual a sua no meu Bufallo e agora troquei pela hidráulica do Santana.
E por isso estou aqui para dar um pitaco, eu fui até ao seu Tópico: Dollar Cj-5 1961 com muita disposição (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/78085-dollar-cj-5-1961-com-muita-disposicao-5.html) e dei umas olhadas nas fotos do chassi e suspensão e não achei nada que pudesse dizer que é problema da mesma.
Diaguinostico: kkkkkkkkk
Caixa de direção com folga
Coluna de direção com parafusos mal apertados próximo das cruzetas.
Ou Muda o nome de Dollar para Real.
Kkkkkkkk Estou brincando
Um grande abraço
M-Beltrame
30/06/2011, 18:38
Ou Muda o nome de Dollar para Real
kkkkkkkkkkkk :chorandoderir: essa foi boa kkkkk
Vou reapertar os parafusos da direção tb.
Valeu:concordo:
Marcelo Ciscato
02/07/2011, 10:41
E ai pessoal? Alguem sabe onde foi parar o pessoal da X Toy?Telefone, e-mail, sinal de fumaça?....
Marcelo Ciscato
11/07/2011, 16:37
Para constar, o Paulo da Xtoy entrou em contato...infelizmente, não está fazendo o kit dele por enquanto....
rodolfoeller
13/08/2011, 20:16
Para constar, o Paulo da X-toys entrou em contato...infelizmente, não está fazendo o kit dele por enquanto....
Esta notícia foi um golpe certeiro e mortal e meu coração:cry:. Oh e agora quem poderá me ajudar????
Alguém fabrica um kit na qualidade daquele da X-Toys?:shock:
Rodolfo
Robertux
16/08/2011, 23:45
Esta notícia foi um golpe certeiro e mortal e meu coração:cry:. Oh e agora quem poderá me ajudar????
Alguém fabrica um kit na qualidade daquele da X-Toys?:shock:
Rodolfo
Será que tem ais alguém interessado no kit dele? Se reunirmos algumas pessoas interessadas quem sabe ele faria um lote? Eu também quero um.
Eu tenho um instalado na Rural mas compraria outro para o CJ sem pensar duas vezes, podem incluir meu nome na lista.
juleymar73
10/09/2011, 00:58
Para reduzir esse efeito a minha o meca fez o suporte "alongado" no sentido contrario.
Sempre funcionou beleza.
[]'s292428
[]'s
Amigo essa barra que liga uma roda a outra e do jeep ? se compra pronta ou e feita ?a direçäo com essa caixa fica mais macia que a original ?
juleymar73
10/09/2011, 01:17
sera que por so a caixa VW no lugar da original num fica bom nao ? tem um Usuario aqui no forum que fez assim , sera que elimina pelo menos as folgas ?
Venho aqui deixar um relato sobre a resistencia das caixas VW.
Fizemos uma trilha leve esse feriado na regiao do litoral. O jeep do meu primo usa caixa vw com o sistema odiado pela maioria do forum (sistema de barra curta). Numa das situacoes o Jeep dele deu um salto sobre uma barranco vindo a cair no chao. Assim que paramos para uma revisao rapida percebi que o braco do munhao (ele usa um braco de munhao parafusado no toquinho superior) entortou devido o contra golpe da suspensao, aquele braco foi feito com aço 1020 e tem 12mm de espessura. Pois o braco entortou e a caixa nao sofreu nenhum dano.
Que sirva de relato "in loco" da resistencia dessas caixas de direcao.
Rafaminc
12/09/2011, 13:11
sera que por so a caixa VW no lugar da original num fica bom nao ? tem um Usuario aqui no forum que fez assim , sera que elimina pelo menos as folgas ?
Juleymar, com o setor VW em boas condições, as folgas ficam zeradas. Independente da adaptação por guias ou sem guias a resposta nas rodas é imediata. Só que não é só tirar uma e colocar a outra, pois os sistemas trabalham bem diferente.
Existem vários componentes que tem que ser fabricados e adaptados para fixar a caixa no chassi...
juleymar73
12/09/2011, 23:10
Juleymar, com o setor VW em boas condições, as folgas ficam zeradas. Independente da adaptação por guias ou sem guias a resposta nas rodas é imediata. Só que não é só tirar uma e colocar a outra, pois os sistemas trabalham bem diferente.
Existem vários componentes que tem que ser fabricados e adaptados para fixar a caixa no chassi...
Entao, sim correto ate entao , mais eu to falando da adaptaçäo que um usuario fez e postou aqui no forum na pagina 17 da uma olhadinha la depois me diz , valew abraço:concordo:.
Rafaminc
13/09/2011, 10:58
Entao, sim correto ate entao , mais eu to falando da adaptaçäo que um usuario fez e postou aqui no forum na pagina 17 da uma olhadinha la depois me diz , valew abraço:concordo:.
Eu acho perfeitamente viável essa adaptação também, só que tem dois detalhes;
1º Se ainda usar o cilindro mestre original, não vai ter espaço para adaptar a caixa do santana ali.
2º Não adianta colocar uma caixa zerada de folgas, se não retirar todas as folgas até chegar nas rodas.
Eu optei por instalar na frente para eliminar aquela haste e o suporte em "L" que se conecta aos munhões. No meu caso existia muita folga nestes terminais, então arranquei tudo fora para diminuir a quantidade de articulações até chegar nas rodas.
Boa noite pessoal.
Eu tenho no meu jeep a instalação igual a essa que você citou, optei por instalar assim pra não fica o setor aparecendo na dianteira do jeep e por relatos dos colegas devido a forçar a caixa, ....
Uso o motor original (bf) com pedaleira suspensa e foi necessário fazer um escapamento com uma pequena curva na saída do coletor devido a posição do setor. As barras usei as mesmas e não apareceu nenhuma folga.
Como o escape fica muito próxima do setor seria interessante colocar uma proteção termica (ainda não coloquei no meu) no escape pois o calor é muito grande.
Qualquer dúvida estamos aí.
juleymar73
13/09/2011, 23:27
Boa noite pessoal.
Eu tenho no meu jeep a instalação igual a essa que você citou, optei por instalar assim pra não fica o setor aparecendo na dianteira do jeep e por relatos dos colegas devido a forçar a caixa, ....
Uso o motor original (bf) com pedaleira suspensa e foi necessário fazer um escapamento com uma pequena curva na saída do coletor devido a posição do setor. As barras usei as mesmas e não apareceu nenhuma folga.
Como o escape fica muito próxima do setor seria interessante colocar uma proteção termica (ainda não coloquei no meu) no escape pois o calor é muito grande.
Qualquer dúvida estamos aí.
correto , e o que eu tnha duvida tem que mudar a descarga mesmo tava dando uma estudada la no meu jeep ai v que num tinha espaço , quanto tempo vc ta com essa adaptaçao ? pois como o amigo ai Rafaminc disse grande maioria das folgas se da depois do setor.
juleymar73
13/09/2011, 23:34
Eu acho perfeitamente viável essa adaptação também, só que tem dois detalhes;
1º Se ainda usar o cilindro mestre original, não vai ter espaço para adaptar a caixa do santana ali.
2º Não adianta colocar uma caixa zerada de folgas, se não retirar todas as folgas até chegar nas rodas.
Eu optei por instalar na frente para eliminar aquela haste e o suporte em "L" que se conecta aos munhões. No meu caso existia muita folga nestes terminais, então arranquei tudo fora para diminuir a quantidade de articulações até chegar nas rodas.
correto ,tava vendo um outro que adaptou assim e fez ca na frente aquele esquema da barra ligando as duas rodas e uma do suporte em ''L'' ate a roda direita, como na adaptaçao com caixa vw, isso pode diminuir as folgas depois do setor , tambem to com uma duvida , aquele terminal duplo , e de que veiculo como encontro dele pra compra ?
correto , e o que eu tnha duvida tem que mudar a descarga mesmo tava dando uma estudada la no meu jeep ai v que num tinha espaço , quanto tempo vc ta com essa adaptaçao ? pois como o amigo ai Rafaminc disse grande maioria das folgas se da depois do setor.
Faz aproximadamente um ano e meio que instalei a hidráulica e até agora tá tudo perfeito, até o shimmy desapareceu.
A mudança do escape foi só na saída do coletor, o resto ficaria o mesmo, porém como o meu escapamento já tava meio detonado aproveitei e fiz inteiro.
vavarusso
14/09/2011, 10:21
correto ,tava vendo um outro que adaptou assim e fez ca na frente aquele esquema da barra ligando as duas rodas e uma do suporte em ''L'' ate a roda direita, como na adaptaçao com caixa vw, isso pode diminuir as folgas depois do setor , tambem to com uma duvida , aquele terminal duplo , e de que veiculo como encontro dele pra compra ?
Bom dia a todos.
Caros amigos jipeiro, a minha dúvida é: como, e com que é feito o encontro da barra que sai do setor com a barra que vai de roda a roda. Que terminal é esse usado pra conectar as duas barras?? E a barra? Que barra pode ser usada?
vavarusso
15/09/2011, 18:35
Alguém poderia dá uma luz como juntar uma barra a outra(como fazer o encontro das duas barras?)
anselmorabello
15/09/2011, 19:32
Alguém poderia dá uma luz como juntar uma barra a outra(como fazer o encontro das duas barras?)
Boa tarde
Ai vai umas fotinhas.
Boa sorte
Charles_Curitiba
15/09/2011, 21:40
Boa tarde
Ai vai umas fotinhas.
Boa sorte
deixa eu dar minha contribuição...usei 2 barras, de tamanho semelhante as do sistema original e fiz uma peça para uni-las com a caixa justamente para não usar ela fixada no munhão.
vavarusso
15/09/2011, 21:58
Chales vc nao tem nenhum problema com sua direção? Já vi criticas aqui no fórum sobre esse tipo de adaptação. Como vc faz uso desse jeep? Como foi feita a junção entre as barras? Muito obrigado pelo apoio.
vavarusso
15/09/2011, 22:01
Anselmo como foi feita a ligação entre as duas barras? Obrigado pela contribuicao
Charles_Curitiba
15/09/2011, 22:11
E ae Vava..então, não uso em trilha só passeio mas ficou tão resistente quanto o sistema original. A união das barras com a caixa eu fiz uma peça em um amigo meu, peguei uma chapa de 18mm se não me engano e fiz um furo conico (num torneiro) para o encaixe do terminal. A unica coisa que mudei foi o tamanho das barras, peguei uma barra da Rural cortei no tamanho que eu precisava e mandei rosquear. O desenho da peça é igual o anexo. O inconveniente deste sistema que eu acho é que é mais caro, bem mais caro, o modelo pronto que se vende por ae nas lojas é meio "sem vergonha" por isso eu optei por faze-lo. Paguei caro mas confio de olho fechado. Qual critica voce encontrou desse modelo por ai no forum? abração meu nobre
anselmorabello
16/09/2011, 02:30
Anselmo como foi feita a ligação entre as duas barras? Obrigado pela contribuicao
Bom dia
A barra que vem da caixa é ligada no terminal central que esta na barra roda a roda.
jkdaniels
16/09/2011, 08:28
Tenho acompanhado esse tópico e graças a ele tirei muitas duvidas, porém restou uma:
Hoje tenho uma rural que está 4x2, porém minha intenção é torná-la 4x4 no máximo em um ano. Minha dúvida é se eu poderia fazer esse sistema de direção agora com ela assim e depois qdo mudar seria fácil ou espero colocar o eixo dianteiro com diferencial pra fazer tudo? Pergunto isso pq observando os posts desse tópico, a barra que liga roda a roda nos 4x4 é na frente, já na minha 4x2 é atrás, seria muito complicado mudar tudo depois ou é viável?
Uma coisa é certa, com essa direção original que tenho hoje não dá mais, ela não tem folga, tem é férias mesmo e dirigir em linha reta é impossível.
Procurando aqui no forum achei algumas ideias do colega Cicero Franco, porém todos os links que ele postou com fotos da sua adaptacao não existem mais e não consigo entrar em contato com ele.
Bueno, dado o recado vamo vê a bronca que sai.
Saudações a todos.
vavarusso
16/09/2011, 11:04
Pessoal muito obrigado. Charles as críticas que vi aqui no fórum foi em relação as barras, onde o mais aprovado uma barra saindo da caixa até a roda mais distante, e desta á outra roda.
Vou usar o terminal central da direçao original do jeep que parece o da foto do Ancelmo
vavarusso
16/09/2011, 11:13
Comprei hoje
anselmorabello
16/09/2011, 12:15
Tenho acompanhado esse tópico e graças a ele tirei muitas duvidas, porém restou uma:
Hoje tenho uma rural que está 4x2, porém minha intenção é torná-la 4x4 no máximo em um ano. Minha dúvida é se eu poderia fazer esse sistema de direção agora com ela assim e depois qdo mudar seria fácil ou espero colocar o eixo dianteiro com diferencial pra fazer tudo? Pergunto isso pq observando os posts desse tópico, a barra que liga roda a roda nos 4x4 é na frente, já na minha 4x2 é atrás, seria muito complicado mudar tudo depois ou é viável?
Uma coisa é certa, com essa direção original que tenho hoje não dá mais, ela não tem folga, tem é férias mesmo e dirigir em linha reta é impossível.
Procurando aqui no forum achei algumas ideias do colega Cicero Franco, porém todos os links que ele postou com fotos da sua adaptacao não existem mais e não consigo entrar em contato com ele.
Bueno, dado o recado vamo vê a bronca que sai.
Saudações a todos.
Bom dia JKdaniels
Não vai diferenciar em nada, a maioria das adaptações da caixa mecânica ou hidráulica da vw no Jeeps são todas na frente do diferenciai dianteiro, então se a sua Rural é 4x2 e vc vai passar para 4x4 não vai influenciar em nada.
Veja as fotos da adaptação que eu e o amigo Charles postamos e note que não tem nada a ver referente tração 4x2 ou 4x4.
Aqui no Forum tem o topico Rural, F-75 e F-85 que vai te ajudar muito.
Um grande abraço
Charles_Curitiba
17/09/2011, 22:09
Comprei hoje
desculpe perguntar, gastou quanto na bomba + caixa? só pra eu saber se esta no mesmo preo daqui.
No caso do sistema optado pela maioria onde sai uma barra longa até a roda, eu sinceramente não vejo muita diferença salvo sim, no caso desse sistema que eu escolhi, que quando eu passo por uma lombada, ou freio bruscamente as rodas tendem a abrir em função do angulo que as barras formam mas não é nada absurdo, perfeitamente controlavel em com DH vc percebe muito pouco do volante.
Já na escolha da caixa hidraulica a do VW é mais facil de achar e mais barata, se eu pudesse gastar mesmo colocaria da Ranger, ela sai 1 barra axial para cada lado e os pivos também são fixados na parte da frente do eixo,igual ao jeep que vai na parte da frente do munhão.
vavarusso
18/09/2011, 00:43
desculpe perguntar, gastou quanto na bomba + caixa? só pra eu saber se esta no mesmo preo daqui.
No caso do sistema optado pela maioria onde sai uma barra longa até a roda, eu sinceramente não vejo muita diferença salvo sim, no caso desse sistema que eu escolhi, que quando eu passo por uma lombada, ou freio bruscamente as rodas tendem a abrir em função do angulo que as barras formam mas não é nada absurdo, perfeitamente controlavel em com DH vc percebe muito pouco do volante.
Já na escolha da caixa hidraulica a do VW é mais facil de achar e mais barata, se eu pudesse gastar mesmo colocaria da Ranger, ela sai 1 barra axial para cada lado e os pivos também são fixados na parte da frente do eixo,igual ao jeep que vai na parte da frente do munhão.
Caro Charles, nao podeei te responder, pois comprei o pacote por R$ 360,00. Dei no negócio uma DH do Golf antigo que um colega havia me dado. Segundo o dono do sucatao ele estava me dando a bomba da DH, reservatório e a coluna do palio.... Valeu
Charles_Curitiba
18/09/2011, 11:17
Caro Charles, nao podeei te responder, pois comprei o pacote por R$ 360,00. Dei no negócio uma DH do Golf antigo que um colega havia me dado. Segundo o dono do sucatao ele estava me dando a bomba da DH, reservatório e a coluna do palio.... Valeu
Pela proporção é possivel que tenha saido o mesmo preço daqui ou umpouco menos, só na bomba eu paguei 200, como vc fez a base de troca dá pra ter uma noção. mas tranqilo valeu
vavarusso
10/10/2011, 14:39
Aguém aqui ja colocou a DH VW longitudinalmente??? Pois soube que assim se aproveita a barra original sem precisar grandes alterações. Mas, funciona???
4X4GARAGE
10/10/2011, 15:11
raimundo para de ser porco,se coloca cx de direção justamente pra tirar as barras originais!!!!
[]s
vavarusso
10/10/2011, 16:09
raimundo para de ser porco,se coloca cx de direção justamente pra tirar as barras originais!!!!
[]s
Edison, nao vou colocar assim! Lembra aquele cara que fabrica motos e é também "especialista" em customizar carros antigos,e jeeps, que falei. Fiz uma visita a oficina dele e ele me falou que assim é que ele faz, entao falei que se reclama da posição das barras originais. E ele disse - Nao!! Se recalma é da folga da caixa direção original.
Eu nao comi o reague dele, mas, fiquei na dúvida entao joguei aqui. Mas, confesso que nao sabia que era justamente por isso, entao nao é ser porco e sim ignorante. hehehe
Aguém aqui ja colocou a DH VW longitudinalmente??? Pois soube que assim se aproveita a barra original sem precisar grandes alterações. Mas, funciona???
Beleza vavarusso.
Eu tenho a instalação longitudinal e fica igual a instalação do setor em baixo do radiador. Optei por essa instalação porque acho feio o setor aparecendo na dianteira do jeep. "Vai do gosto do fregues" que nem disse o mecânico que instalou pra mim, meio com receio, quase tive que briga co homi pra ele instalá desse jeito.
4X4GARAGE
[]s
por que porco??? :pensativo: :screwy:
4X4GARAGE
11/10/2011, 07:39
Beleza vavarusso.
Eu tenho a instalação longitudinal e fica igual a instalação do setor em baixo do radiador. Optei por essa instalação porque acho feio o setor aparecendo na dianteira do jeep. "Vai do gosto do fregues" que nem disse o mecânico que instalou pra mim, meio com receio, quase tive que briga co homi pra ele instalá desse jeito.
4X4GARAGE
[]s
por que porco??? :pensativo: :screwy:
meu companheiro Will4x4,estamos falando de segurança e nao de churrasco,gosto do cliente?!?!?a instalação de conjuntos mecanicos são para a melhora dos conjuntos diminuindo a maior parte de conj moveis,com isso diminuindo folgas e variações que o sistema antigo transmite,porem como em outro tópico ja tinha falando que era melhor ter ignição e platinado velhos pela segurança.....posso achar isso daki tb hahahahahah voce entendeu Raimundo hahhahahah
[]s a todos
Charles_Curitiba
11/10/2011, 22:09
Já que voces estão falando na direção do VW, a qual inclusive eu já instelei e ficou show alias, com a bomba eletrohidraulica do clio 98 que dispensa uso de polia...do "Queralho".....eu comentei com outro colega esses tempos atras que, seu eu pudesse colocaria a caixa de direção da Ranger, ela é do tipo cremalheira igual a do VW só que sai 1 axial para cada lado da caixa e, ela vai instalada/acoplada no olhal dianteiro do cubo, assim como o munhão do jeep. Mas a boneca é cara e claro tem que adaptar as axiais. Para esconder ela voce coloca uma chapa ou algo do genero.
meu companheiro Will4x4,estamos falando de segurança e nao de churrasco,gosto do cliente?!?!?a instalação de conjuntos mecanicos são para a melhora dos conjuntos diminuindo a maior parte de conj moveis,com isso diminuindo folgas e variações que o sistema antigo transmite,porem como em outro tópico ja tinha falando que era melhor ter ignição e platinado velhos pela segurança.....posso achar isso daki tb hahahahahah voce entendeu Raimundo hahhahahah
[]s a todos
Vai vê o mecânico faz bico de garçon nas horas vagas.:chorandoderir:
Essa parte da instalação, diminuir folgas e tudo mais foi exatamente (não nas mesmas palavras) o que ele falou, mas como eu estava decidido, o mecânico (ou garçon :parede:) atendeu o pedido e fez o serviço, e sabe que se anda no meu jeep e em outro com a instalação transversal não se nota diferença na dirigibilidade, pois isso acredito que independente do tipo de instalação, se for bem feita vai ficar bom.
Então fica ai a opção para os que não gostam do setor aparecendo na dianteira do jeep
Encerrando, não posso discutir quanto a durabilidade do sistema, nem em qual o melhor com os grandes mestres do fórum, pois não tenho nem 1% da experiência de vocês, afinal 4x4GARAGE, a minha dúvida de amanhã provavelmente vc ou um outro mestre do fórum vai responder:concordo:.
Ps. Ainda tô boiando na histório do Raimundo :odedo:.
rodolfoeller
12/10/2011, 23:43
Will tem como postar fotos do seu sistema?
Rodolfo
Will tem como postar fotos do seu sistema?
Rodolfo
Tranquilo Rodolfo :concordo:
Essa foto achei aqui no forum mesmo mais é a mesma instalação que fiz, a caixa de direção no lugar da caixa original.
Charles_Curitiba
15/10/2011, 12:02
Tranquilo Rodolfo :concordo:
Essa foto achei aqui no forum mesmo mais é a mesma instalação que fiz, a caixa de direção no lugar da caixa original.
Will, voce fez com o restante das peças originais da direção do jeep? aquele bumerang, as 2 barras etc que estão embaixo do radiador? pode me enviar fotos da parte da frente? se as fotos forem muito grande manda no charlescosta@onda.com.br abraços
Will, voce fez com o restante das peças originais da direção do jeep? aquele bumerang, as 2 barras etc que estão embaixo do radiador? pode me enviar fotos da parte da frente? se as fotos forem muito grande manda no charlescosta@onda.com.br abraços
Beleza Charles.:concordo:
Tem umas fotos detalhadas na página 17 deste tópico postado por Ronaldo B, a diferença é que eu mantive as barras originais embaixo do radiador.
Ronaldo B.
Tem como posta mais alguma informação se ainda esta usando esse sistema depois de tanto tempo e como está se comportando pois as mensagens são de 2005.
Abs
vavarusso
21/10/2011, 18:49
Pessoal boa tarde.
Alguém aqui teria fotos da instalaçao da polia da bomba da DH? Poderia postá-las pra clarear minhas ideias..
Obrigado
Charles_Curitiba
22/10/2011, 19:52
Vavarusso, seu motor é o BF161? tenho algumas fotos aqui quando fiz a instalação. Depois disso troquei a bomba hidraulica por uma eletrohidraulica, pois fudeu com a bomba dágua e como não há como fazer uma polia do virabrequim (na verdade dá, mas onde é que vai parar os custos??) então optei por esse caminho. Não necessita de polia, não perdi nem as mangueiras precisei alterar somente 1 terminal A foto 3 mostra a bomba eletrica instalada já com reservatorio, foi amelhor coisa que fiz. abraço
Essa bomba eletrohidráulica é de que carro?
Vavarusso, seu motor é o BF161? tenho algumas fotos aqui quando fiz a instalação. Depois disso troquei a bomba hidraulica por uma eletrohidraulica, pois fudeu com a bomba dágua e como não há como fazer uma polia do virabrequim (na verdade dá, mas onde é que vai parar os custos??) então optei por esse caminho. Não necessita de polia, não perdi nem as mangueiras precisei alterar somente 1 terminal A foto 3 mostra a bomba eletrica instalada já com reservatorio, foi amelhor coisa que fiz. abraço
Charles_Curitiba
23/10/2011, 08:36
Essa bomba eletrohidráulica é de que carro?
Eu pus a do Clio 97/98, facil instalar só tem 1 polo positivo e 1 negativo, soube que da Mercedes Classe A também dá mas é uma bomba que incomoda e a do Astra é excelente mas é mais dificil instalar por causa dos pinos da instalação eletrica além do custo. Eu paguei 350 reais na bomba,no ferro velho.
vavarusso
16/11/2011, 15:33
Alguém tem uma luz? Um esquema como montar a bomba hidráulica da direção. (No BF 161). Minha DH é do Santana e a bomba é da besta, com regulagem de correia.
vavarusso
16/11/2011, 16:43
Caro amigo, como é a instalação dessa bomba, e de que carro é? Consome muita energia, precisando de uma bateria de maior amperagem?
antonio umino
16/11/2011, 18:46
Boa pergunta. Vavarusso..... Comprei a caixa da S 10 (blazer). e com ela a bomba.....
Segundo dizem, com a caixa do opala, s 10. não dá para colocar a bomba eletrica. Mas com a direção do Santana,gol. dizem ser possivel.
Com certeza a do Charles deve ser o do santana...... Mas se for possivel colocar eletrica na caixa da s 10, é coisa de pensar. Menos peças para adaptar...... Vamos ver o que respostam.. valeu. um abraço.
Charles_Curitiba
16/11/2011, 21:49
Caro amigo, como é a instalação dessa bomba, e de que carro é? Consome muita energia, precisando de uma bateria de maior amperagem?
O vava, seguinte, a instalação é simpels mas como é recomendado dimensionar fio e colocar um fusivel, eu paguei 50 reais praumm eletrecista instalar. Mas ela é bem simples puxa uma corrente meio consideravel principalmente com o carro parado e vc manobrando no asfalto, to usando um fusivel de 25 amperes e ando com 2 de reserva. Meu alternador é de 60.
Charles_Curitiba
16/11/2011, 21:52
Antonio, pelo que vi e conversei com uns caras que fazem manutenção em caixas todas as caixas com pinhão e cremalheira (ranger, astra, gol/santana, etc)podem ser usadas com bomba eletrica comum, acontece que a da S10, Maverick/galaxie é com pinhão e sem fim, são caixas mais robustas(por isso da preferencia emjeep que faz trilha) consequentemente mais pesadas não sei se uma bomba eletrica dessa vai dar.
antonio umino
16/11/2011, 22:37
OK. Charles. Foi o que disseram no posto de direção hidraulica....Essa do Clio acha muito fácil por aí.??
Charles_Curitiba
16/11/2011, 23:30
OK. Charles. Foi o que disseram no posto de direção hidraulica....Essa do Clio acha muito fácil por aí.??
acha sim, fuja do Mercado Livre pq eles cobram o olho da cara, ficou meio banalizado o negocio lá eu paguei 350 funcionando. Na região de São Paulo acho que é mais barato pela oferta grande que tem.
vavarusso
17/11/2011, 09:05
O vava, seguinte, a instalação é simpels mas como é recomendado dimensionar fio e colocar um fusivel, eu paguei 50 reais praumm eletrecista instalar. Mas ela é bem simples puxa uma corrente meio consideravel principalmente com o carro parado e vc manobrando no asfalto, to usando um fusivel de 25 amperes e ando com 2 de reserva. Meu alternador é de 60.
Charles brigadao mesmo. Mas, se nao for pedir de mais vc poderia me mandar pro meu e-mail ou postar algumas fotos da instalação com mais detalhes. Fico imaginando como o movimenta da coluna aciona a bomba.
Charles_Curitiba
17/11/2011, 20:28
tenho algumas aqui, amanha tiro mais se precisar mas já da pra ter uma ideia. Esqueci de mencionar uma coisa, na instalação eu optei por colocar um botão para acionar a bomba, dá pra ligar ela direto na ignição sem o botão, ai sempre que voce ligar o carro ela aciona junto mas optei por um botão para não deixar ela trablahando desnecessariamente, por exemplo quando ligo ele só pra dar uma esquentada. Mas o acionaemnto é tudo eletrico, ligou a partida ela aciona a bomba e empurra o oleo pra caixa.
Charles_Curitiba
17/11/2011, 20:29
mais fotos da instalação
vavarusso
18/11/2011, 15:08
tenho algumas aqui, amanha tiro mais se precisar mas já da pra ter uma ideia. Esqueci de mencionar uma coisa, na instalação eu optei por colocar um botão para acionar a bomba, dá pra ligar ela direto na ignição sem o botão, ai sempre que voce ligar o carro ela aciona junto mas optei por um botão para não deixar ela trablahando desnecessariamente, por exemplo quando ligo ele só pra dar uma esquentada. Mas o acionaemnto é tudo eletrico, ligou a partida ela aciona a bomba e empurra o oleo pra caixa.
Charles muito didático. Dificil é achá-la aqui. A DH que vc usa é qual?
Obrigado
Charles_Curitiba
18/11/2011, 16:49
vc tentou nesses desmanches? não tem ai? é do Clio 97/98, aqui eu dei uma olhada rapida os caras já estão cobrando 500 reais, eu paguei no começo do ano 350 mas foi por indicação de um amigo que sabia onde tinha. Em são paulo, nos ferrovelhos de lá concerteza deve sair mais barato pq tem muita oferta. Derepente vc faz um contato com algum Paulista ai no forum que conheca e possa te dar uma dica, ou daqui de Curitiba mas o preço já é em torno disso que falei. A DH que está nele é de um gol 2006, é a mesma do santana muda o curso da cremalheira que é mais curta no gol. Se precisar de ajuda dá um toque.
anselmorabello
20/11/2011, 20:44
vc tentou nesses desmanches? não tem ai? é do Clio 97/98, aqui eu dei uma olhada rapida os caras já estão cobrando 500 reais, eu paguei no começo do ano 350 mas foi por indicação de um amigo que sabia onde tinha. Em são paulo, nos ferrovelhos de lá concerteza deve sair mais barato pq tem muita oferta. Derepente vc faz um contato com algum Paulista ai no forum que conheca e possa te dar uma dica, ou daqui de Curitiba mas o preço já é em torno disso que falei. A DH que está nele é de um gol 2006, é a mesma do santana muda o curso da cremalheira que é mais curta no gol. Se precisar de ajuda dá um toque.
Boa noite meu nobre Charles
Ainda estou na area com o Bufallo, melhor ficar com ele do que vender barato. já tive muitas proposta, só que indecentes.
Um grande abraço
Charles_Curitiba
20/11/2011, 21:44
Boa noite meu nobre Charles
Ainda estou na area com o Bufallo, melhor ficar com ele do que vender barato. já tive muitas proposta, só que indecentes.
Um grande abraço
O sumidão, achei que ja tinha vendido pos vc sumiu ...fala a verdade, ganhou na Mega né...Anselmo vc já concluiu sua instalação da hidraulica né? posta as fotos ai pra dar uma bizolhada
abração meu caro
anselmorabello
21/11/2011, 03:45
O sumidão, achei que ja tinha vendido pos vc sumiu ...fala a verdade, ganhou na Mega né...Anselmo vc já concluiu sua instalação da hidraulica né? posta as fotos ai pra dar uma bizolhada
abração meu caro
ikkkkkkkkkkkkkkkkk
Ainda não ganhei na Sena e quem dera ter a sorte da Grizelda da novela Fina Estampa. Viu ai até noveleiro estou sendo kkkkkkkkkkkkk a direção continua na montagem anterior, estou pretendendo colocar uma bomba igual a que vc colocou no possante seu, atualmente só estou dando uns passeios com minha netinha que é apaixonada pelo Bufallo.
Aqui já fiz uma varredura nos ferro velhos e não achei a eletro bomba, vou deixar para janeiro.
Um grande abraço pra vc e família
vavarusso
21/11/2011, 08:25
Amigo Charles sua caixa fica paralela ao solo ou meio inclinada, pois a minha quero deixá-la paralela mas fico pensando se há alguma indicaçao em deixá-la inclinada, pois muitas vejo que sao.
Vou tira fotos dos moldes que fiz e postá-los aqui. POste uma foto da sua adaptaçao bem de frente se possivel.
Um abraço.
vavarusso
21/11/2011, 08:37
deixa eu dar minha contribuição...usei 2 barras, de tamanho semelhante as do sistema original e fiz uma peça para uni-las com a caixa justamente para não usar ela fixada no munhão.
Chales achei fotos de sua adaptação vista de frente(pag 71), e ela tb é inclinada. Porque será?? Qual a razao? Se for para forçar menos o setor vou usar um "L" onde a barra pega no setor, assim a força fica mais axial.
Se alguém puder dizer algo...
vavarusso
21/11/2011, 16:19
Fala ET, devem ter reaberto o furo do alojamento sim, aqui na minha oficina agente adapta as ponteiras da D20 e reabrimos um furo cônico montando as ponteiras por cima do bracinho do munhão.
Elmer boa tarde. Cara penso que as ponteiras da d20 devem ser melhor que as originais(paralelas) do jeep. E colocadas por cima acaba com aquela proximidade barra/feixe. Nas adaptações que vc e seu pai fazem tem algum ponto negativo? Poste como é feita.
Valeu!!!
vavarusso
21/11/2011, 16:54
[QUOTE=Giovani;142445]:D Um pouquinho mais à fente. Aquela "orelha" no centro, é que fica pra trás da travessa. O resto fica embaixo. Não tinha lembrado disso, mas realmente, se ficar para trás, o eixo vai bater nela. :wink:
:D Continua tentado... Uma hora vc chega no ideal! :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ab4a4d8240dcc4119e4158c7e0eb3140.jpg
Mestre Giovani, me diga uma se deixar sobrar tanto essa parte do setor que sobre sai à longarina esquerda a roda nao pegar ali quando do seu giro total? O melhor nao seria ela sobrar ai apenas uns 2cm?
Charles_Curitiba
21/11/2011, 20:57
Elmer boa tarde. Cara penso que as ponteiras da d20 devem ser melhor que as originais(paralelas) do jeep. E colocadas por cima acaba com aquela proximidade barra/feixe. Nas adaptações que vc e seu pai fazem tem algum ponto negativo? Poste como é feita.
Valeu!!!
então vava, ela esta inclinada apenas por 1 erro na convecção do suporte, só não troquei ainda por falta de tempo mas considere ela paralela ao solo sim, meus suportes estão errados.
anselmorabello
22/11/2011, 00:23
[QUOTE=Giovani;142445]:D Um pouquinho mais à fente. Aquela "orelha" no centro, é que fica pra trás da travessa. O resto fica embaixo. Não tinha lembrado disso, mas realmente, se ficar para trás, o eixo vai bater nela. :wink:
:D Continua tentado... Uma hora vc chega no ideal! :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ab4a4d8240dcc4119e4158c7e0eb3140.jpg
Mestre Giovani, me diga uma se deixar sobrar tanto essa parte do setor que sobre sai à longarina esquerda a roda nao pegar ali quando do seu giro total? O melhor nao seria ela sobrar ai apenas uns 2cm?
Boa noite
Quando fui fazer a adaptação da caixa hidraulica do Santana no Bufallo, eu andei salvando varias fotos relacionadas a esta adaptação das viaturas de alguns usuarios aqui do forum.
Segue algumas para vc ter uma ideia de como ela é fixada sem inclinação.
anselmorabello
22/11/2011, 00:30
[QUOTE=vavarusso;1573935]
Boa noite
Quando fui fazer a adaptação da caixa hidraulica do Santana no Bufallo, eu andei salvando varias fotos relacionadas a esta adaptação das viaturas de alguns usuarios aqui do forum.
Segue algumas para vc ter uma ideia de como ela é fixada sem inclinação.
Vi algumas que estão inclinadas igual a estas.
321749baseado no forum o meu ficou assim
rguazzel
22/11/2011, 13:35
Fala pessoal blza??
Aproveitando o tópico..
É o seguinte, no Tranquera eu tenho a caixa de direção mecânica do Santana e estou querendo mudar para direção hidráulica, a fixação da caixa é a mesma, tira uma e coloca a outra, ou teria q alterar alguma coisa???
Valeu...
Abraços...
vavarusso
22/11/2011, 15:09
Fala pessoal blza??
Aproveitando o tópico..
É o seguinte, no Tranquera eu tenho a caixa de direção mecânica do Santana e estou querendo mudar para direção hidráulica, a fixação da caixa é a mesma, tira uma e coloca a outra, ou teria q alterar alguma coisa???
Valeu...
Abraços...
Nada. Mas, terá que fazer outra adaptação para a bomba hidráulica.
vavarusso
22/11/2011, 15:10
321749baseado no forum o meu ficou assim
Nil, acho que essa linguenta longa força ainda mais a DH radialmente.
rguazzel
22/11/2011, 15:23
Nada. Mas, terá que fazer outra adaptação para a bomba hidráulica.
Muito obrigado Vavarusso,
A parte de ter q adaptar a bomba hidráulica eu sabia q eu teria q fazer, a minha dúvida era mesmo em relação à fixação da caixa, se teria q mexer em algum suporte ou não...
Obrigado pela resposta, agora vou dar uma olhada aqui no forum pra ver como o pessoal costuma fazer a adaptação da bomba hidráulica...
[]s
vavarusso
22/11/2011, 15:37
Que motor é o seu amigo? Eu tb to nessa empreitada de bomba da dh no velho bf. O que tá pegando é a polia dupla. Qualquer ideia passa aí!
rguazzel
22/11/2011, 15:49
Que motor é o seu amigo? Eu tb to nessa empreitada de bomba da dh no velho bf. O que tá pegando é a polia dupla. Qualquer ideia passa aí!
O meu é motor de Opala 4cil, vou dar uma procurada aqui no forum pra ver se eu acho algo, se alguém puder me ajudar eu agradeço...
E se eu conseguir informações sobre como adaptar no BF eu falo...
[]s
vavarusso
22/11/2011, 16:03
O meu é motor de Opala 4cil, vou dar uma procurada aqui no forum pra ver se eu acho algo, se alguém puder me ajudar eu agradeço...
E se eu conseguir informações sobre como adaptar no BF eu falo...
[]s
Pra vc é fácil, é só usar a bomba do opala.
anselmorabello
23/11/2011, 21:51
Boa noite
Referente à bomba, eu decidi em tirar a que esta sendo usada no Búfalo com a polia e correia e usar a eletro bomba do CLIO, igual a da viatura do Charles, é muito mais pratica de colocá-la.
Abraços a todos
juleymar73
24/11/2011, 00:04
Bom dia
A barra que vem da caixa é ligada no terminal central que esta na barra roda a roda.
ola amigo! gostaria de saber se os terminais aqui no post sao originais do jeep ?
vavarusso
24/11/2011, 18:36
fotos dos testes da adaptação
vavarusso
24/11/2011, 18:41
Vou colocar o suporte fixado sob a longarina (foto 2)para diminuir a saliencia externa esquerda (foto 4)do setor, evitando que a roda pegue qd toda girada para direita. Essa emenda tem segurança(foto 1)?? Foto 3 dh paralela ao solo.
Charles_Curitiba
24/11/2011, 19:17
Vou colocar o suporte fixado sob a longarina (foto 2)para diminuir a saliencia externa esquerda (foto 4)do setor, evitando que a roda pegue qd toda girada para direita. Essa emenda tem segurança(foto 1)?? Foto 3 dh paralela ao solo.
em fez de emendar, não é melhor fazer uma barra nova inteira?
vc já tem a bomba hidraulica? eu tenho 1 bomba revisada do gol, que eu tirei da minha instalação pra por a do clio eletrica, vai junto com reservatorio e suporte original da bomba e do reservatorio. Se interessar ou outra pessoa do forum estou pedindo R$ 200,00 + frete
abraços
vavarusso
24/11/2011, 19:18
Mais fotos para apreciação e críticas.
vavarusso
24/11/2011, 19:25
Sim Charles, é ainda nao encontrei inteira, entao unir as 2 originais com parte rosqueada de um pivô. A bomba já tenho,acho que da besta, difícil tá é adaptar uma polia dupla no "vira"
abraços[/QUOTE]
Charles_Curitiba
24/11/2011, 20:51
Sim Charles, é ainda nao encontrei inteira, entao unir as 2 originais com parte rosqueada de um pivô. A bomba já tenho,acho que da besta, difícil tá é adaptar uma polia dupla no "vira"
abraços[/QUOTE]
então faça o seguinte, meça o comprimento que voce precisa e veja se a barra da Rural serve se não, compra 1 tubo redondo de aço 1045 e manda no torneiro fazer as roscas, leve junto os terminais. fica bom igual a original.
vavarusso
25/11/2011, 21:01
Charles comprei a barra da Rural, porém o jeep sao 94 cm a da rural é 1,10m. Vou cortar e mandar abrir rosca. Valeu.
Beleza vavarusso. :concordo:
Ve se essas fotos da bomba e da polia te ajudam.
Se não me engano quando instalei a DH o mecânico pegou uma polia torneou o centro encaixou no vira e ponteou de solda.
Acho que foi assim.
vavarusso
27/11/2011, 13:24
Faltou as fotos....
Obrigado Will. Se vc tivesse uma foto da polia....
Obrigado Will. Se vc tivesse uma foto da polia....
Amanhã tiro uma foto da polia e posto.
Foi usado a polia pra correia em V e se não me engano foi encaixada e soldada.
maxdelta
27/11/2011, 21:25
Alguém já comprou um kit semelhante a este?
Abração!
chinelao4x4
28/11/2011, 11:08
eu tirei da minha instalação pra por a do clio eletrica,
abraços
Charles, tem umas fotos desta tua eletrica do clio ? fiquei interessado, é boa ?
antonio umino
28/11/2011, 12:32
Chinelão 4x4.... Veja os post. 877 e 878.... tem fotos que o Charles postou O.
só pra ajudar. Ok. um abraço.
Charles_Curitiba
28/11/2011, 21:44
é isso ai, as fotos que o antonio se refere são da bomb que instalei, ela é boa e quem me deu a dica dela foi o dono da Jipepar daqui, ele pos no dele e ele faz trilha com o carro, a caixa é do gol.
Tem um porém apenas, se comparado com a bomba mecanica ela tem uma resposta mais lenta, ligeiramente mais dura mas não quer dizer que seja dura para virar o volante, e só percebe isso com o carro parado, com ele andando vc não percebe a diferença. Claro que tem o ruido do motor eletrico, também isso não é desconfortavel e andando o ronco do motor neutraliza isso..srsrsss.
Vavarusso
Ve se essas te ajudam qualquer coisa eu tiro mais algumas fotos.:concordo:
antonio umino
29/11/2011, 13:14
Vavarusso. Pela foto não é dificil copiar...... Parece ser uma polia um pouco menor. troca o parafuso por um pouco maior.
A polia tem que ser com o centro junto com aquela arruela onde por traz tem uma borracha, ou deixar a arruela do parafuso e fazer encosto nela trocando o parafuso..... deve ter feito isto....
abçs
Will4x4. Posta fotos da adaptação da bomba. e da caixa Ok.
Um abraço
vavarusso
29/11/2011, 17:22
Vavarusso
Ve se essas te ajudam qualquer coisa eu tiro mais algumas fotos.:concordo:
Obrigado pelo esforço em ajudar. Valeu Will4x4 e Antonio!!!
Salsicha
12/12/2011, 11:27
Estou procurando o suporte com guia para caixa de direção do Gol, para colocar no Jeep, alguem sabe onde posso comprar?
Abraço
rodolfoeller
13/12/2011, 16:36
O bom mesmo era o do X-Toys mas quando descobri ele tinha se mudado e não tinha montado a oficina. Simbora galera mandar uma chuva de e-mails para ele voltar a produzir pois é de primeira.
netojeeppibit
16/12/2011, 21:09
ola, amigos do forum, sou novo nessa area "trilha" tenho um jeep a mais de cinco anos, mas.... novo ...., to com uma duvida, após ver esse topico, fiz a adaptação direnção vw, a barra grande roda a roda e pequena na roda esquerda, mas uma coisa me deixou curioso, o colega ai no topico # 891 pgina 75, :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=321749&d=1269563388&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=321749&d=1321971139)baseado no forum o meu ficou assim
o feixo mola, dianteiro com o jumelo, ta na frente, e não atras, ta correto ou é alguma melhoria? geralmente vejo o jumelo no feixo atras e a frente sem!!!
se alguem souber me resposder!!! agradeço
Rafaminc
20/12/2011, 09:41
ola, amigos do forum, sou novo nessa area "trilha" tenho um jeep a mais de cinco anos, mas.... novo ...., to com uma duvida, após ver esse topico, fiz a adaptação direnção vw, a barra grande roda a roda e pequena na roda esquerda, mas uma coisa me deixou curioso, o colega ai no topico # 891 pgina 75, :
o feixo mola, dianteiro com o jumelo, ta na frente, e não atras, ta correto ou é alguma melhoria? geralmente vejo o jumelo no feixo atras e a frente sem!!!
Se o seu cardâ dianteiro escapa quando passa em uma lombada muito rápido por exemplo, colocando os jumelos na frente, vc diminui esse problema.
Outra diferença é quando os braços que ligam as rodas encostam nos feixes, daí vc consegue aumentar o espaço.
Eu não vejo maiore problemas em fazer a inversão. Só não mudei no meu ainda por falta de tempo.
M-Beltrame
20/12/2011, 09:59
Alguns Cj5 saíram assim, os mais antigos, já os cj2 e 3 são todos assim.
T+
Leandro Rocha
20/12/2011, 20:59
Boa noite pessoal!
Dei uma olhada no tópico o qual me interessa.
Só gostaria de tirar uma duvida. Quando usar a direção VW, e quando uma do opala, ou maveco.
Tenho um CJ3 e tenho vontade de instala uma hidraulica, foturamente, pois tenho que dar prioridade a outras coisas, como
o motor. Embora não seja o problema, a solução dele é que esta curta! Rsrsrs.
Valew.
vavarusso
27/12/2011, 11:51
fotos dos testes da adaptação
Caros colaboradores quero aqui deixar o meu desejo de um Feliz Ano Novo e tudo de bom para nos todos.
Quero tb perguntar: Na adaptação da DH VW vou usar o terminal central (com olhal) do Jeep no munhao esq. mas olhal que é um furo cônico nao aceita o terminal da barra que vem da dh no sentido frente tras, e assim a barra fica meio cruzada. POsso reabrir o olhal para que ele aceite o contrário??
Será que alguém me entendeu?? Sei lá!!!
vavarusso
27/12/2011, 19:15
Uma imagem vale por mil palavras. Era assim que gostaria que ficasse.....Mas a ponta do terminal nao entra no furo conico. E ai? Posso alargar o furo do terminal ou se colocar esse na barra masi curta resolve???
netojeeppibit
27/12/2011, 20:19
Uma imagem vale por mil palavras. Era assim que gostaria que ficasse.....Mas a ponta do terminal nao entra no furo conico. E ai? Posso alargar o furo do terminal ou se colocar esse na barra masi curta resolve???
amigo, eu fiz do mesmo jeito da sua foto, eu reabri o da ponteira que tem o furo, foi a unica que deu problema!!! conversei com o mecanico, e ele disse que no inicio não, mas ao longo do tempo dara fora!!! mas ai a revisão constante !!!!
vavarusso
28/12/2011, 15:05
Flavio e Bill, acho que finalmente depois de mais de um ano acho quase com certeza que descobri a causa do shimmi, fiquei quase a noite a segunda feira praticamente debaixo da viatura com uma lampada, e foi assim que percebi o COXIM direito (carona) que liga o motor ao chassi totalmente partido ao meio, como duas fatias de pão, na verdade só da para ver isso olhando minunciosamente, porque o peso do próprio motor (no meu caso diesel) escondia o rompimento do coxim porque mantinha ambas as bandas partidas unidas como se a peça estivesse intacta. Ai deduso que quando em movimento e passava nas ondulações do asfalto o motor ficava sacudindo securo apenas por um coxim e fazia o carro vibrar inteirinho causando aquele shimmi com trepidação violento, e fora isso , mesmo andando normamente ele parecia meio tonto.
Resumindo, tirei o coxim defeituoso (precisa muita paciência e cuidado para tirar, pois é muito perigoso se voce não tem como levantar o motor uns 10 cm) , comprei logo dois genuinos lá na Accioly(auto peças autorizada GM) - Barão de Limeira 191 SP capital , R$ 38,00 cada, coloquei , experimentei , passei em tudo que é asfalto ruim ontem a noite (01/02) e senti a firmeza como não sentia a muito tempo.
Pessoal valeu memo pelas dicas, tem que insistir, se o problema existe, um dia ele aparece.
vavarusso
01/01/2012, 14:31
Algumas fotos das barras e seus tamanhos usados por mim. Na terceira foto aparece um problema, essa abraçadeira em U pega no terminal da barra menor. Penso em cortá-lo na altura da mola superior.Pode? Outro problema que nao aparece na foto é que quando todo esterçado para direita aquela bola do terminal chega a encostar no feixe travando o curso em mais ou menos 10mm. E agora? Um calço entre o eixo e o feixe de molas resolveria??. Depois posto fotos pq hoje estou de ressaca por causa do porco.rsrsrs Feliz Ano Novo a todos que fazem esse Site.
4X4GARAGE
02/01/2012, 09:19
arranca logo essa abraçadeira!!!qdo voce for ao moleiro manda ele colocar na mola de cima!
[]s
webersmh
03/01/2012, 22:18
Esta adaptação do jumelo na frente é para molas da toy no cj
webersmh
03/01/2012, 22:25
Vi tambem na foto anterior que o jumelo esta inclinado para traz. Isso deixa a suspensão muito dura, alem de forçar o suporte e o chassis para cima.
juleymar73
09/01/2012, 22:02
Amigos estou com uma duvida, estou pra adaptar a direçAò VW hidraulica no meu CJ5 dai achei completas a do Gol e do Santana, sendo que o rapaz do ferro velho me deu o preço de R$400,00 a do Gol e R$ 350,00 do Santana, esses preços estao bom? qual compensa:?: ??
juleymar73
10/01/2012, 01:11
OLA amigos , falam que a direçao do gol sem DH fica bem leve , alias ate ja tenho o setor doi gol sem DH mais estou querendo usar um volante pequeno de 33cm temo pela direçao ficar pesada, o que acham??
chinelao4x4
10/01/2012, 09:25
uso um volante esportivo, deve dar qus uns 35 cm, acho realmente um pouco mais pesado, ainda mais qud ligo o bloqueio diant., pesa mais sim....
OLA amigos , falam que a direçao do gol sem DH fica bem leve , alias ate ja tenho o setor doi gol sem DH mais estou querendo usar um volante pequeno de 33cm temo pela direçao ficar pesada, o que acham??
M-Beltrame
10/01/2012, 12:42
Mentira, a caixa do gol sem dh não é leve. Coloca a hidráulica que vai ser bem melhor.
T+
anselmorabello
10/01/2012, 16:01
Mentira, a caixa do gol sem dh não é leve. Coloca a hidráulica que vai ser bem melhor.
T+
Boa Tarde!
Concordo com vc, no inicio eu coloquei a do Gol não hidráulica e a dita pesava até que coloquei a do Santana Hidráulica, agora eu posso até colocar um mini volante esportivo que vai continuar a leveza.
E vou seguir os caminhos do Charles irei tirar a bomba hidráulica e colocar a elétrica, é menos trabalhosa a vai diminuir esforço no motor.
Abraços
Robertux
10/01/2012, 17:47
No meu Jeep eu tenho a direção original com o volante Walrod modelo West Point que tem 35 cm de diâmetro e posso garantir que é bem mais leve do que a direção do Gol geração 3 que tive, que não era hidráulica.
juleymar73
10/01/2012, 21:55
valew pelas opinioes , acho que vou por em DH que tenho pra ver , se nao ficar der meu agrado e so trocar , pois as peças da adaptaçao e a mesma, valew abraços pessoal.
Yuri Trevisol
13/01/2012, 05:17
Boa Tarde!
Concordo com vc, no inicio eu coloquei a do Gol não hidráulica e a dita pesava até que coloquei a do Santana Hidráulica, agora eu posso até colocar um mini volante esportivo que vai continuar a leveza.
E vou seguir os caminhos do Charles irei tirar a bomba hidráulica e colocar a elétrica, é menos trabalhosa a vai diminuir esforço no motor.
Abraços cara quando eu botei a minha do gol, era pesado nao me conformei, expliquei as coisas pro meu mecanico visto que as policias a bomba tava perfeitamente instalado, ele pego e deu umas mechidas no setor e alivio a bomba, fico perfeito.
Charles_Curitiba
13/01/2012, 19:19
Pois olha rapaziada, não posso opinar sobre a caixa mecanica do gol no jeep só sei que, eu tive um gol geração 2 e um geração 3, e eram leves com pneu original quando pus um pneu 205 a coisa ficou outra, pesado que era um cão, o tamanho do pneu influencia no peso da direção e muito pois ve tem mais area de contato com o solo, consequentemente mais esforço.
rural mamuth
13/01/2012, 19:57
Boa noite pessoal eu tenho a seguinte duvida:
é possível colocar dh do santana, utilizando a coluna de direção willys original? Da muito trabalho a adaptação com essa coluna? Da mais manutenção?
Obrigado.
Marcio Rossetto
13/01/2012, 20:36
Amigo é possivel , desde que voce faça uma adaptação , inclusive eu fiz para o meu jipe um suporte para a direção do Santana . A diferença é que eu segui a recomendação desse tópico e fiz uma bucha deslizante revestida de bronze em um barramento de aço , fixado nos 2 lados do chassi . Esse barramento além de evitar o efeito de alavanca que quebra a caixa , também absorve as pancada da roda, evitando que a caixa quebre . A parte que liga a caixa a coluna de direção também fabriquei com solda mig e um braço deslizante extriado ,que alonga quando o chassis ou suspensão trabalha .
sds
é possível colocar dh do santana, utilizando a coluna de direção willys original? Da muito trabalho a adaptação com essa coluna? Da mais manutenção?
Obrigado.
Charles_Curitiba
13/01/2012, 22:37
Amigo é possivel , desde que voce faça uma adaptação , inclusive eu fiz para o meu jipe um suporte para a direção do Santana . A diferença é que eu segui a recomendação desse tópico e fiz uma bucha deslizante revestida de bronze em um barramento de aço , fixado nos 2 lados do chassi . Esse barramento além de evitar o efeito de alavanca que quebra a caixa , também absorve as pancada da roda, evitando que a caixa quebre . A parte que liga a caixa a coluna de direção também fabriquei com solda mig e um braço deslizante extriado ,que alonga quando o chassis ou suspensão trabalha . .
sds
Marcio, voce fabrica ou vende este braço estriado? pode me mandar foto? manda no mp ou no charlescosta@onda.com.br
vavarusso
14/01/2012, 08:05
Amigo é possivel , desde que voce faça uma adaptação , inclusive eu fiz para o meu jipe um suporte para a direção do Santana . A diferença é que eu segui a recomendação desse tópico e fiz uma bucha deslizante revestida de bronze em um barramento de aço , fixado nos 2 lados do chassi . Esse barramento além de evitar o efeito de alavanca que quebra a caixa , também absorve as pancada da roda, evitando que a caixa quebre . A parte que liga a caixa a coluna de direção também fabriquei com solda mig e um braço deslizante extriado ,que alonga quando o chassis ou suspensão trabalha . .
sds
Marcio também me interesso, pois estou fazendo essa adaptação e queria saber principalmente como é feita esse engenho que alonga quando a suspensao trabalha, sei que posso colocar uma coluna retrátil, mas... Se preferi mandar pro meu e-mail: vava_russo@hotmail.com
anselmorabello
14/01/2012, 19:25
Obrigado.
Boa tarde!
quando coloquei a caixa do Santana hidraulica, eu aproveitei a coluna original do do Jeep e ficou otima.
Abraços
gustavo seixas
14/01/2012, 23:18
Marcio, voce fabrica ou vende este braço estriado? pode me mandar foto? manda no mp ou no charlescosta@onda.com.br
põe foto ae pra todo mundo ver.......
a respeito de ser mais leve ou não a dh ou mec., no meu uso pneu 33" e direção mec. e é bem macia, o q vai influenciar é o tamanho do braço q liga no munhão, quanto maior, maior a alavanca, mais leve, menor, mmenor a alavanca, mais pesada. a única coisa é q se vc puser uma alavanca muito grande diminui o curso da direção fazendo com q vire menos, é chegar num ponto em q tenha curso e seja macia. no meu caso não tenho o q reclamar.
juleymar73
15/01/2012, 00:07
põe foto ae pra todo mundo ver.......
a respeito de ser mais leve ou não a dh ou mec., no meu uso pneu 33" e direção mec. e é bem macia, o q vai influenciar é o tamanho do braço q liga no munhão, quanto maior, maior a alavanca, mais leve, menor, mmenor a alavanca, mais pesada. a única coisa é q se vc puser uma alavanca muito grande diminui o curso da direção fazendo com q vire menos, é chegar num ponto em q tenha curso e seja macia. no meu caso não tenho o q reclamar.
Ola pessoal , entao eu fico na duvida , pois meu jeep ta com pneus mais largos que o original e a direçao original nao esta tao pesada , e dizen que a caixa vw fica mais leve, acho que vou arriscar .
gustavo seixas
15/01/2012, 16:16
e esqueci de mencionar: o meu volante é pequeno, bem menor q o original.
Marcio Rossetto
15/01/2012, 19:10
Esse braço é de um carro importado, na época comprei novo na Gama 4x4 , mas não sei deque carro pertence .
Charles_Curitiba
15/01/2012, 21:33
Esse braço é de um carro importado, na época comprei novo na Gama 4x4 , mas não sei deque carro pertence .
voce consegue mandar uma foto? essa peça vem com cruzeta já?
Admilson
17/01/2012, 00:13
Pessoal,
Tenho caixa de santana não hidráulica, não acho tão pesada para estersar porém tenho sofrido para eliminar o BUMP STEER.
Já chequei a posição das barras, não há folgas, parece que tudo está certinho mas o tal dos trancos no volante não somem.
Tenho pneus 35", acredito que a caixa com amortecedor do Toyota não está agyentando os pneus que tenho.
Não sei mais o que fazer, não sei se instalando direção hidráulica irá acabar com isso, na verdade eu gostaria de eliminar o problema sem instalar hidráulica.
Alguém tem alguma idéia ?
M-Beltrame
17/01/2012, 10:47
Um amigo do meu grupo de jeepeiros tem caixa vw mecânica e pneu 35 3k ele não reclama então acho q ele não tem problemas e faz tempo q o jeep dele esta daquele jeito. Coloca umas fotos das barra para todos verem.
T+
Marcio Rossetto
17/01/2012, 15:47
Camarada , vc tem aquele barramento com guia deslizante junto a sua caixa ?
Pessoal,
Tenho caixa de santana não hidráulica, não acho tão pesada para estersar porém tenho sofrido para eliminar o BUMP STEER.
Já chequei a posição das barras, não há folgas, parece que tudo está certinho mas o tal dos trancos no volante não somem.
Tenho pneus 35", acredito que a caixa com amortecedor do Toyota não está agyentando os pneus que tenho.
Não sei mais o que fazer, não sei se instalando direção hidráulica irá acabar com isso, na verdade eu gostaria de eliminar o problema sem instalar hidráulica.
Alguém tem alguma idéia ?
Admilson
19/01/2012, 22:02
Barramento deslizante acho que não tenho não.
Segue em anexo uma foto para entenderem melhor a montagem.
Favor comentarem!!!
Preciso acabar com os trancos no volante.
Abraço.
329022
329023
antonio umino
20/01/2012, 08:43
Amigo, este amortecedor de direção é mesmo da direção ??????
Outra coisa, numa nas pontas está na barra, e a outra no chassis.
Tem uns que acha certo colocar no chassis,. e outros no eixo..
O correto seria colocar na barra e o a outra ponta no eixo.. Pois, para amortecer a pancada das rodas
com o amortecedor colocado no chassi, vai movimentar toda a barra e o eixo,.
No Eixo, o amortecedor vai agir sobre a barra e o eixo..
Vamos ver como os amigos foristas acham sobre isto.
Ok. um abç.
Rodolfo Ourique
21/01/2012, 09:03
Amigos,
Alguém mais fez a instalação desta forma (longitudinal)? Post#196, página 17.
´
Fabiano,
Num sei se nessas fotos você consegue ver melhor, mas é que o lugar onde a caixa está instalada é muito ruim prá fotografar, se não der, me fala o que você que ver em detalhes que tento fotografar e envio prá você.
[]´s
vavarusso
11/02/2012, 16:04
Estou tendo problema na minha adaptação, mais o Magrão (Edison 4x4garage) acendeu uma luz. O terminal ta pegando muito no feixe por causa que estar sem motor, então as molas arqueiam muito. Mas mesmo com o motor acho que vai ficar a uns 4 ou 5 mm. Será que em trabalho nao vai pegar? POis quando a roda cair em depressão(tadinha) as molas vão arquear. Certo? Veja a foto e observe que os grampos estao folgados, as molas estao afastadas do eixo, mesmo assim pega.
Quem tem esse sistema poderia manifestar-se
juleymar73
27/02/2012, 01:15
Oi amigos , o motivo de recordar esse topico que e uma verdadeira apostila , e o seguinte dei uma lida nele todo e nao achei a parte que fala de que e feito as astes guia da caixa VW , http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=239852&d=1282009842
Alemao4x4
27/02/2012, 11:55
a solução é mudar as barras para cima em vez de por baixo, mas ai complica um tanto, tem inverter o conico do do furo, praisso usar terminais mais grosso, da F-1000, fazer uma barra roda a roda mais grossa, eliminar aquele maldito terminal do willys que pega outro terminal etc.
juleymar73
27/02/2012, 22:32
a solução é mudar as barras para cima em vez de por baixo, mas ai complica um tanto, tem inverter o conico do do furo, praisso usar terminais mais grosso, da F-1000, fazer uma barra roda a roda mais grossa, eliminar aquele maldito terminal do willys que pega outro terminal etc.
Entao Alemao , ja tinha pensado nisso , esse terminal com olhal me parece uma furada , mais eu estou querendo saber sobre as astes ai na foto que postei , aquelas duas que ajuda a reforça a aste da caixa pra evitar fadiga coisa assim , esse pedaço de metal que e cromado , qual a medida em diametro etc... to quereno por na minha direçao Vw , tecnicamente sem ela força bem a caixa, eu ate pensei em por dois amortecedores desse aqui da foto no lugar dessas tais astes deslizantes , e claro e so uma ideia , talves alguem ja tentou sei la.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329022&d=1327016697
juleymar73
04/03/2012, 23:38
Ola a todos ,me desculpe por escrever sem os pontos de interrogaçao pois meu pc foi fomatado e o teclado ta descomfigurado , eu estou com um setor VW aqui pra adaptar no meu jeep, e estou querendo dar uma geral nele antes de por no jeep , posso desmontar ele tem como, uso graxa oleo , ele tem um suspiro dlias dois furinhos bem pequenos ta saindo um oleo ali , e normal isso, e um setor mecanico TRW do gol .
juleymar73
05/03/2012, 22:13
Ola a todos ,me desculpe por escrever sem os pontos de interrogaçao pois meu pc foi fomatado e o teclado ta descomfigurado , eu estou com um setor VW aqui pra adaptar no meu jeep, e estou querendo dar uma geral nele antes de por no jeep , posso desmontar ele tem como, uso graxa oleo , ele tem um suspiro dlias dois furinhos bem pequenos ta saindo um oleo ali , e normal isso, e um setor mecanico TRW do gol .
quem me da uma ai...
Amigo é possivel , desde que voce faça uma adaptação , inclusive eu fiz para o meu jipe um suporte para a direção do Santana . A diferença é que eu segui a recomendação desse tópico e fiz uma bucha deslizante revestida de bronze em um barramento de aço , fixado nos 2 lados do chassi . Esse barramento além de evitar o efeito de alavanca que quebra a caixa , também absorve as pancada da roda, evitando que a caixa quebre . A parte que liga a caixa a coluna de direção também fabriquei com solda mig e um braço deslizante extriado ,que alonga quando o chassis ou suspensão trabalha .
sds
Olá, Márcio.
Você tem fotos deste sistema deslizante?
você fabrica para vender? $ quanto $?
tem diferença de tamanho o do jipe para o da rural?
Tenho a dh opala na minha rural, a bomba hidráulica do opala serve para usar caixa de santana?
Um abraço
Oi amigos , o motivo de recordar esse topico que e uma verdadeira apostila , e o seguinte dei uma lida nele todo e nao achei a parte que fala de que e feito as astes guia da caixa VW , http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=239852&d=1282009842
Onde encontro este suporte?
Quem fabrica?
Quanto $$?
Preciso para adaptar a dh santana na minha Rural, atualmente está com dh opala e muito shimmy.
Charles_Curitiba
06/03/2012, 19:05
bom, como eu não faço trilha so uso a passeio optei por manter a caracterisita das barras originais, mudou apenas o tamanho sutilmente delas. Na frenagem por ter direção hidraulica, a variação da abertura de rodas não é percebida no volante, tipo o jeep não "escapa" ao meu controle, não puxa pra um lado ou pro outro. Mas aqui segue as fotos do meu jeito, não comprei kit justamente porque achei uma porcaria esses prontos. Não escolhe o sistema que a maioria optou por questão pessoal. O meu projetei assim:
Marcio Rossetto
06/03/2012, 19:15
Amigo, tem foto dele em uma postagem anterior a essa , em uma pagina anterior desse tópico .
Eu não fabrico para vender , mas o suporte que eu fiz foi montado num jipe do meu amigo ( dei de presente ) e ficou show !!!
Posso fabricar um para voce mais não sai barato , pois tercerizo o serviço de torno , não tenho intenção de lucro , mas sai em torno de uns R$ 300,00 para fazer : barra de aço 1045 , bucha de aço deslizante + bucha interna de bronze, roscas com porca de 2" nas extremidades , furo conico para por o pivo , etc ... não é facil fazer .
Creio que o chassis da rural é 10 cm mais largo , então o da rural tem que ser mais longo .
Sobre a bomba deve servir, pois eu fiz o inverso no meu jipe , coloquei a direção do omega com a bomba do santana e deu certo.
sobre o shime, o problema não creio que seja na sua direção , o problema esta na folga dos jumelos , mas no meu jipe ja vi que o chassis mexe com a direção do opala e a solução é adaptar uma barra panhard , muitos ja fizeram , deu certo , faz isso que é mais simples ...
Marcio Rossetto
06/03/2012, 19:27
Eu concordo com vc, 2 braços dividem a tração por 2 , isso é trivial na fisica . Agora seu sistema poupa apenas os braços dos Munhões e a carga nos terminais que também se divide por 2 . Infelismente a carga no braço da caixa continua o mesmo e o efeito alavanca na caixa também. Eu acho que para ficar 100% é necessário por o barramento deslizante .
bom, como eu não faço trilha so uso a passeio optei por manter a caracterisita das barras originais, mudou apenas o tamanho sutilmente delas. Na frenagem por ter direção hidraulica, a variação da abertura de rodas não é percebida no volante, tipo o jeep não "escapa" ao meu controle, não puxa pra um lado ou pro outro. Mas aqui segue as fotos do meu jeito, não comprei kit justamente porque achei uma porcaria esses prontos. Não escolhe o sistema que a maioria optou por questão pessoal. O meu projetei assim:
juleymar73
11/03/2012, 23:33
Ola amigos, gostaria muinto que alguem ai me ajudasse, eu tinha comprado semana passada um setor VW gol TRW simples pra adaptar no meu CJ, dai esse fim de semana fiz uma viagem la encontrei um amigo que esta com um ferro velho, dai ele tem duas bombas de DH uma do ESCORT europeu e outra do Tempra, alguma dessas da pra usar com o setor hidraulico VW Gol , pois vi por aqui alguem usou a de um Palio , qualquer coisa eu posto fotos , preciso de uma opiniao . abraço a todos.
EduardoLang
12/03/2012, 21:29
Pessoal,
Boa Noite ! !
O sistema de DH que utilizo é o do opala com uma barra que liga as duas rodas e outra que liga a caixa de direção ao braço de um dos munhões. Bem, comprei o amortecedor de direção da Toyota/D20 e percebi que em ambos os lados o amortecedor já vem com o parafusos presos ao amortecedor para fazer a fixação no carro. Acontece que de um dos lados ele é cônico e do outro lado ele é reto. Bem, do lado que é reto, é facil de fazer o suporte para fixação, mas do lado que ele é cônico, fica mais complicado. Como é que vcs fizeram esta adaptação ? ? Precisa colocar buchas de borracha na ponta como vai no amortecedor de suspensão ? ?
Muito obrigado.
ABS
inaciocm
12/03/2012, 23:27
Pessoal,
Boa Noite ! !
O sistema de DH que utilizo é o do opala com uma barra que liga as duas rodas e outra que liga a caixa de direção ao braço de um dos munhões. Bem, comprei o amortecedor de direção da Toyota/D20 e percebi que em ambos os lados o amortecedor já vem com o parafusos presos ao amortecedor para fazer a fixação no carro. Acontece que de um dos lados ele é cônico e do outro lado ele é reto. Bem, do lado que é reto, é facil de fazer o suporte para fixação, mas do lado que ele é cônico, fica mais complicado. Como é que vcs fizeram esta adaptação ? ? Precisa colocar buchas de borracha na ponta como vai no amortecedor de suspensão ? ?
Muito obrigado.
ABS
Amigo, na Garra 4x4 tem um kit que funciona perfeitamente para este amortecedor de direção da Band.
Kit p/ Amortecedor de Direo - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Kit++p%2F+Amortecedor+de+Direcao&dept%5Fid=20&pf%5Fid=KT069)
Utilizo esta combinação no meu cj com DIREÇÃO ORIGINAL e ficou ótimo, muito bom mesmo.
juleymar73
12/03/2012, 23:31
Ola amigos, gostaria muinto que alguem ai me ajudasse, eu tinha comprado semana passada um setor VW gol TRW simples pra adaptar no meu CJ, dai esse fim de semana fiz uma viagem la encontrei um amigo que esta com um ferro velho, dai ele tem duas bombas de DH uma do ESCORT europeu e outra do Tempra, alguma dessas da pra usar com o setor hidraulico VW Gol , pois vi por aqui alguem usou a de um Palio , qualquer coisa eu posto fotos , preciso de uma opiniao . abraço a todos.
Pessoal da uma força ai !!!
EduardoLang
12/03/2012, 23:38
Amigo, na Garra 4x4 tem um kit que funciona perfeitamente para este amortecedor de direção da Band.
Kit p/ Amortecedor de Direo - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=&produto=Kit++p%2F+Amortecedor+de+Direcao&dept%5Fid=20&pf%5Fid=KT069)
Utilizo esta combinação no meu cj com DIREÇÃO ORIGINAL e ficou ótimo, muito bom mesmo.
Inaciocm, muito obrigado ! ! Este suporte é bem simples de se fazer ! ! ! Foi uma excelente idéia. Farei um em casa.
Muito obrigado ! ! !
ABS
juleymar73
19/03/2012, 19:36
Amigos moderadores, algumas fotos desse topico sumiram, pois estou prescisando delas pra tirar uma sideias, sera possivel reavelas, obrigado .
Jeep 73_Luiz
16/08/2012, 19:43
Amigos moderadores, algumas fotos desse topico sumiram, pois estou prescisando delas pra tirar uma sideias, sera possivel reavelas, obrigado .
Amigos moderadores, tb estou revendo o tópico e não encontrei várias fotos/links. Como posso resolver este problema. Obrigado
Alerta GERAL galera!
Eu tenho a direção do gol no meu jeep já há algum tempo. Este final de semana a gremalheira da direção simplesmente quebrou. Quase sofri um acidente horroroso porque fiquei em controle total do jeep.
Eu vou tirar as fotos hoje e posto depois para vocês verem o ocorrido.
[]'s preocupados com a direção
Eugênio
As fotos da direção quebrada ai.
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao1.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao2.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao3.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao4.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao5.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao6.jpg
Agora a pergunta que não quer calar, o que fez a cremalheira quebrar assim?
Tenho pneus 31"
O meu torneiro acha que a chapa onde está preso o terminal de direção está grande, ficando o mesmo longe da cremalheira e fazendo uma alavanca na mesma... esta força seria suficiente pra partir ela assim?
As fotos da direção quebrada ai.
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao1.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao2.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao3.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao4.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao5.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/direcao6.jpg
Agora a pergunta que não quer calar, o que fez a cremalheira quebrar assim?
Tenho pneus 31"
O meu torneiro acha que a chapa onde está preso o terminal de direção está grande, ficando o mesmo longe da cremalheira e fazendo uma alavanca na mesma... esta força seria suficiente pra partir ela assim?
Fotos da sistema de direção e suspa dianteira?
[]´s
Agora estou sem fotos do sistema todo pq está desmontado... a unica diferença é que meu jeep é spoa e 100% bloqueado na dianteira.
vavarusso
21/08/2012, 14:57
manda ai a foto da chapa que o torneiro acha que foi a causadora da quebra...
Algumas duvidas (e que deve ser da maioria aqui tambem)
1 - A barra que saía da caixa, ia para qual roda?
2 - Essa caixa foi comprada nova ou era de desmanche/veiculo sinistrado?
3 - Fazia trilhas "meio hard" com ele?
4 - Se puder anexar uma foto do sistema que voce usava, eu ficaria muito grato.
ps, mas que diabo de caixa resistente, quebrar a ponta do pitman e a carcaça ficar intacta, e ainda falam que essa caixa é fraca.
1 - A barra que saía da caixa, ia para qual roda?
***** R - Sai da caixa e vai pra roda esquerda.
2 - Essa caixa foi comprada nova ou era de desmanche/veiculo sinistrado?
***** R - Comprei nova.
3 - Fazia trilhas "meio hard" com ele?
***** R - Difícil definir meio hard... por mim são normais com alguns enrroscos de vez em quando
4 - Se puder anexar uma foto do sistema que voce usava, eu ficaria muito grato.
***** Hoje eu devo remontar o sistema com outra caixa do mesmo jeito e tiro as fotos.
Estes vídeos são da última trilha feita antes da quebra.
Nova trilha alternativa... - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WmpKPQimtko)
Voltando do doquinha- YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tshufiZtW9A)
Visão do Piloto - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=tCQeu7ztgWw) este último aqui a enrrosco começa a partir dos 03:50min
M-Beltrame
21/08/2012, 20:37
ps, mas que diabo de caixa resistente, quebrar a ponta do pitman e a carcaça ficar intacta, e ainda falam que essa caixa é fraca.
Não é pra ser o cara chato e repetitivo, mas fala serio. Essa caixa é boa para o gol, santana e jeep de passeio, passou disso é dor de cabeça.
Não adianta ficar falando q a caixa é a 10º maravilha do mundo pq não é, pois depois de postado quem estiver começando no 4x4 ou não entende muito de mecânica ler vai colocar e achar q ta com um conjunto confiante, ai ele vai pra uma trilha com a caixa nova e quando voltar vai praguejar o engenheiro da caixa como se ele fosse um demônio( pode acreditar, aconteceu comigo :mrgreen::screwy: hahahahahaha)
Só para registro uma das quebras da minha caixa foi a carcaça, alem do retentor...
T+
georgevalle
22/08/2012, 08:34
Monge não cheguei a ver todos os videos mas o que dá para ver no 1º video é que o teu torneiro tem razão pelo pude identificar você fixou uma chapa para poder colocar o terminal da barra que vai para a roda mais para baixo na tentativa de alinhar esta barra isso faz uma alavanca onde a chapa é presa na caixa provocando a quebra no ponto fraco da cremalheira da caixa também achei estranho não quebrar a carcaça da caixa, bem para continuar utilizando este tipo de caixa de direção sugiro duas mudanças a utilização do kit sos munhão (ou como fiz na rural fazer o braço como do kit apenas para a barra de direção da caixa a roda) assim você vai deixar a barra na horizontal e que inclusive vai resolver o bumpsteer que é quando em um solavanco as rodas viram e outra é fazer um apoio para a caixa assim como esta deste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/37229-solda-mig.html assim nunca vai forçar a cremalheira ou a carcaça da caixa de direção.
vavarusso
22/08/2012, 18:25
Caro Monge gostaria que vc postasse uma foto da peça que era fixada pitmam. Foristas de plantao, vi pelos vídeos que essa cx VW é boa pra mais de metro, pois aguentar tanto tranco e quebrar num local improvável, ´ta aprovada para o que eu quero.
Ai as fotos do suporte meu... ele tem uma outra base em cima onde foi uma tentativa de colocar um amortecedor de direção, mas como não funcionou eu deixei a base lá... mas eu uso o amortecedor de direção na barra que liga munhão a munhão.
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/suporte1.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/suporte2.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/suporte3.jpg
http://www.dsrjoias.com.br/direcao/suporte4.jpg
Monge,
Vetorialmente falando realmente toda a forca é direcionada para o lugar onde houve a quebra, o efeito alavanca ali estava bem acentuado.
Talvez agora seria interessante partir para uma caixa da TRW (que tem o pitman de maior diametro) ou mudar o sistema para barra fixa de roda a roda que eu particularmente acho mais confiavel.
Obviamente, isso tudo se sua vontade for continuar usando caixa de direcao VW.
Dic3 a caixa da trw que vc fiz é da Pajero trw ou do fabricante trw? A caixa minha que quebrou coincidentemente era da marca trw.. eheheheheh
eu já uso o sistema de barra fixa de roda a roda...
Monge, TRW fabricante.
A caixa que tenho no 61 é TRW e a que estou colocando no 73 é ZF, a diferenca do diametro do pitman de cada uma delas é consideravel.
vavarusso
23/08/2012, 21:11
366200Aos entendidos. Será que esse angulo força muito o pitmam??
vava
forcara tambem mas acredito que menos do que o sistema do nobre amigo monge
vavarusso
23/08/2012, 21:36
Obrigado nobre DIC3. Tb acho que forçará, mas, bem nenos. Vou postar uma foto atual.
gustavo seixas
24/08/2012, 22:37
tem q tomar muito cuidado com o tamanho(quanto maior, maior a alavanca), e a barra tem q ficar o mais na horizontal possível
vavarusso
25/08/2012, 17:08
tem q tomar muito cuidado com o tamanho(quanto maior, maior a alavanca), e a barra tem q ficar o mais na horizontal possível
Mas, amigo gustavo, quanto maior for o paralelismo entre as duas barras, maior terá que ser o tal suporte. Não!!??
366399
gustavo seixas
26/08/2012, 15:11
vc pode abaixar(pouco) a cx de direção pra compensar
vc mesmo está fazendo o serviço? tá ficando muito bom, agente vê cada um por ae q pqp!!!!rsrsrsrsrss
gustavo seixas
26/08/2012, 15:18
pode também prender o braço q sai da cx direto no munhão, ae vc sobe a outra ponta da barra
gustavo seixas
26/08/2012, 15:34
366520366521366522366523
essas fotos são do meu jipe, essa barra de cima vai se trocada por uma nova sem emendas, repare no suporte q é bem pequeno
valdir rainer
26/08/2012, 16:17
Não é pra ser o cara chato e repetitivo, mas fala serio. Essa caixa é boa para o gol, santana e jeep de passeio, passou disso é dor de cabeça.
Não adianta ficar falando q a caixa é a 10º maravilha do mundo pq não é, pois depois de postado quem estiver começando no 4x4 ou não entende muito de mecânica ler vai colocar e achar q ta com um conjunto confiante, ai ele vai pra uma trilha com a caixa nova e quando voltar vai praguejar o engenheiro da caixa como se ele fosse um demônio( pode acreditar, aconteceu comigo :mrgreen::screwy: hahahahahaha)
Só para registro uma das quebras da minha caixa foi a carcaça, alem do retentor...
T+
No meu jeep só fazem 10 anos que uso essa caixa e até agora só troquei os reparos dela uma vez,e a bomba uma vez,o problema são as gambiarras que fazem por aí que da até medo de olhar.
Quem me conhece sabe muito bem o tipo de trilha que faço,é só trilha forte.
E o meu jeep é blocado os dois diferenciais,o dianteiro é 100% blocado.
Como ja disse e repito,tem que ser a caixa com a gremalheira grossa e sem deixar aquelas puta alavancas na caixa,ja perdi ate a conta de quantas caixas ja coloquei em jeeps de cliente e nunca tive reclamação.
Esse é o meu jeep,deem pausa na caixa e verão.
http://www.youtube.com/watch?v=d7ZWJACUoSI&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=hWOhGq46FCE
http://www.youtube.com/watch?v=Me4VenDOte0
vavarusso
26/08/2012, 23:57
[QUOTE=gustavo seixas;1763831]vc pode abaixar(pouco) a cx de direção pra compensar
vc mesmo está fazendo o serviço? tá ficando muito bom, agente vê cada um por ae q pqp!!!!rsrsrsrsrss
Seixas obrigado, eu estou fazendo tudo em casa, tem coisas que passo uma semana, muitos testes, muitos desenhos, muito arame, muitos discos, muito rock... tem coisas que nao certo na prática, depois faço mentalmente e vejo que é fácil.
No meu jeep só fazem 10 anos que uso essa caixa e até agora só troquei os reparos dela uma vez,e a bomba uma vez,o problema são as gambiarras que fazem por aí que da até medo de olhar.
Quem me conhece sabe muito bem o tipo de trilha que faço,é só trilha forte.
E o meu jeep é blocado os dois diferenciais,o dianteiro é 100% blocado.
Como ja disse e repito,tem que ser a caixa com a gremalheira grossa e sem deixar aquelas puta alavancas na caixa,ja perdi ate a conta de quantas caixas ja coloquei em jeeps de cliente e nunca tive reclamação.
Esse é o meu jeep,deem pausa na caixa e verão.
Valdir mostrando que contra fatos nao ha argumentos... sem mais!!!
gustavo seixas
27/08/2012, 16:48
valdir, esse seu pneu é o vj 910?
tenho no meu troller igual ao do traker,armadillo, e no willys tô com 4 savero 33' 0km, mas quero por outros pois os savero dexa a desejar no barro e me falaram do vj 910, se for o seu caso qual a sua nota???
gustavo seixas
27/08/2012, 16:51
[QUOTE=gustavo seixas;1763831]vc pode abaixar(pouco) a cx de direção pra compensar
Seixas obrigado, eu estou fazendo tudo em casa, tem coisas que passo uma semana, muitos testes, muitos desenhos, muito arame, muitos discos, muito rock... tem coisas que nao certo na prática, depois faço mentalmente e vejo que é fácil.
é isso mesmo, vai mexendo, pedindo ajuda q sai, no fim vc pode dizer: "fui eu quem fiz" e até ajudar os outros pois ae vc vai ter experiência do que dá certo o q não.:palmas:
valdir rainer
27/08/2012, 17:12
[QUOTE=vavarusso;1764087]
é isso mesmo, vai mexendo, pedindo ajuda q sai, no fim vc pode dizer: "fui eu quem fiz" e até ajudar os outros pois ae vc vai ter experiência do que dá certo o q não.:palmas:
Vavarusso vc reparou que vc esta aparecendo junto do meu avatar?rsrsrsrs ou eu que to errado?
valdir rainer
27/08/2012, 17:14
Caraca não sei se é só comigo,mas tudo que posto aparece o avatar do vavarusso junto com o meu avatar,e parece que o DIC3 tb esta parecendo junto com o vavarusso.