Ver Versão Completa : Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.
valdir rainer
27/08/2012, 17:17
valdir, esse seu pneu é o vj 910?
tenho no meu troller igual ao do traker,armadillo, e no willys tô com 4 savero 33' 0km, mas quero por outros pois os savero dexa a desejar no barro e me falaram do vj 910, se for o seu caso qual a sua nota???
Gustavo esse pneu é muito bom,de todos que tive esse ta sendo o melhor minha nota de 0 a 10 é 10
vavarusso
27/08/2012, 18:19
Caraca não sei se é só comigo,mas tudo que posto aparece o avatar do vavarusso junto com o meu avatar,e parece que o DIC3 tb esta parecendo junto com o vavarusso.
Nao percebo nada com meu Avatar.
Meu Avatar tá dominando, é "imortal" hahahahahah!!!!!
M-Beltrame
27/08/2012, 18:40
No meu jeep só fazem 10 anos que uso essa caixa e até agora só troquei os reparos dela uma vez,e a bomba uma vez,o problema são as gambiarras que fazem por aí que da até medo de olhar.
Quem me conhece sabe muito bem o tipo de trilha que faço,é só trilha forte.
E o meu jeep é blocado os dois diferenciais,o dianteiro é 100% blocado.
Como ja disse e repito,tem que ser a caixa com a gremalheira grossa e sem deixar aquelas puta alavancas na caixa,ja perdi ate a conta de quantas caixas ja coloquei em jeeps de cliente e nunca tive reclamação.
Esse é o meu jeep,deem pausa na caixa e verão.
Valdir na pamonha - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=d7ZWJACUoSI&feature=player_embedded)
Trilha da Pamonha - Março 2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hWOhGq46FCE)
TRILHA DA PAMONHA 23-04-2011 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Me4VenDOte0)
Não sei se a minha caixa antiga e nova é gremalheira fina ou grossa, só sei que não boto fé. O meu jeep tb tem bloqueio nos dois eixos e quando o da frente esta bloqueado a direção fica muitoo pesada, já até arrumei uma caixa de opala para deixar de reserva...
T+
valdir rainer
27/08/2012, 18:45
kkkkkkkkk,acho que ta assombrado.
Quando vc abre a pagina vc não ve que no meu comentario e o do DIC3 vc aparece junto?
valdir rainer
27/08/2012, 18:50
Não sei se a minha caixa antiga e nova é gremalheira fina ou grossa, só sei que não boto fé. O meu jeep tb tem bloqueio nos dois eixos e quando o da frente esta bloqueado a direção fica muitoo pesada, já até arrumei uma caixa de opala para deixar de reserva...
T+
Murilo,mesmo vc colocando a caixa do opala não vai resolver o problema de ficar dura quando blocado,vc não pode forçar a direção quando estiver blocado,senão vc pode quebrar um eixo ou cruzeta.
Jeep blocado 100% na frente tem que pegar leve nas manobras,quando necessário faça a manobra mais vezes para não forçar o conjunto numa só manobra.
M-Beltrame
27/08/2012, 21:02
Murilo,mesmo vc colocando a caixa do opala não vai resolver o problema de ficar dura quando blocado,vc não pode forçar a direção quando estiver blocado,senão vc pode quebrar um eixo ou cruzeta.
Jeep blocado 100% na frente tem que pegar leve nas manobras,quando necessário faça a manobra mais vezes para não forçar o conjunto numa só manobra.
Eu sei que não é certo forçar, mas depende da ocasião o jeep tem q virar por bem para não acontecer o mau :mrgreen: hahahahahahaha
Quando o negocio é mais light eu desligo uma roda-livre e vo 4x3 msm, ai da uma aliviada...
T+
valdir rainer
27/08/2012, 23:00
Eu sei que não é certo forçar, mas depende da ocasião o jeep tem q virar por bem para não acontecer o mau :mrgreen: hahahahahahaha
Quando o negocio é mais light eu desligo uma roda-livre e vo 4x3 msm, ai da uma aliviada...
T+
Murilo só uma dica,evita andar em 4x3 como vc fala,fazendo isso vc está mandando toda a força da dianteira apenas em um eixo,pra quebrar esse eixo é dois palito.
valdir rainer
27/08/2012, 23:02
kkkkkkkkk,acho que ta assombrado.
Quando vc abre a pagina vc não ve que no meu comentario e o do DIC3 vc aparece junto?
Pois é a assombração foi embora,não vejo mais ,kkkkkkkk
gustavo seixas
28/08/2012, 08:31
vírus vavarusso kkkkkkkkkkkkk tá infectano o fórum
abrç fio!!!!!!!!
gustavo seixas
28/08/2012, 08:37
valdir me desculpe, só pra confirmar: seu pneu é o vj 910?
valdir rainer
28/08/2012, 13:02
valdir me desculpe, só pra confirmar: seu pneu é o vj 910?
Olá Gustavo,é isso mesmo eles são os VJ 910,qualquer duvida pode perguntar.
abraço.
Galera, blz?
Estou travado num problemão agora... já rodo com a caixa vw no jeep há uns 5 anos, mas agora estou mudando para a do vw porém hidráulica. Tenho o motor AP no jeep, e a caixa que comprei é do motor AT, então os suportes não servem. Alguém tem idéia de como é o suporte pra fixar a bomba hidráulica?
Minha adaptação agarrou neste ponto, pois o torneiro não quer fazer uma adaptação para a adaptação, ele quer que eu encontre o suporte original do motor AP. Mas aqui na minha cidade e região está impossível de achar isso. Os suportes que encontrei ficam do lado esquerdo do motor, no meu caso ele terá que ficar do lado direito.
Alguém já passou por isso? Tem fotos do suporte da bomba?
[]'s
Eugênio
vavarusso
24/10/2012, 14:38
Boa tarde pessoal, como é que fica o uso da DH (santana) usando-a mecanicamente. Fica mais pesada que a mecanica ou igual a ela?? Esse uso pode trazer danos a mesma???
vavarusso
24/10/2012, 14:43
Boa tarde pessoal, como é que fica o uso da DH (santana) usando-a mecanicamente. Fica mais pesada que a mecanica ou igual a ela?? Este uso pode trazer danos a mesma???
Boa tarde pessoal, como é que fica o uso da DH (santana) usando-a mecanicamente. Fica mais pesada que a mecanica ou igual a ela?? Esse uso pode trazer danos a mesma???
No meu jeep tenho a DH do Landau, o que deixa a direção hiper-macia (mais do que eu gostaria), mas não tenho bloqueio.
Já usei algumas vezes a DH com a bomba desligada (sem a correia), mas sempre com óleo na bomba/reservatório. No caso da minha caixa, o uso com a bomba desligada não torna a direção muito dura, fica perto das DH normais (ligadas), dado que a minha caixa é absurdamente leve.
No casa da dh do santana acho que ficará bem mais pesada do que a direção mecânica.
Abs
Mauricio Rotta
24/10/2012, 15:27
Galera, blz?
Estou travado num problemão agora... já rodo com a caixa vw no jeep há uns 5 anos, mas agora estou mudando para a do vw porém hidráulica. Tenho o motor AP no jeep, e a caixa que comprei é do motor AT, então os suportes não servem. Alguém tem idéia de como é o suporte pra fixar a bomba hidráulica?
Minha adaptação agarrou neste ponto, pois o torneiro não quer fazer uma adaptação para a adaptação, ele quer que eu encontre o suporte original do motor AP. Mas aqui na minha cidade e região está impossível de achar isso. Os suportes que encontrei ficam do lado esquerdo do motor, no meu caso ele terá que ficar do lado direito.
Alguém já passou por isso? Tem fotos do suporte da bomba?
[]'s
Eugênio
Seu torneiro é um preguiçoso, manda ele fazer o suporte e acabou, não tem disso de "ah não vou fazer pq é adaptação"!
Vou te dizer viu, é muita preguiça!
Eu instalei o sistema de DH no motor Falcon e tivemos q adaptar infinitas coisas, inclusive fazer uma polia dupla e tudo mais, o suporte da bomba foi o menor dos nossos problemas, coloque o pau na mesa e exija q ele faça o suporte!
Mauricio Rotta
24/10/2012, 15:31
Boa tarde pessoal, como é que fica o uso da DH (santana) usando-a mecanicamente. Fica mais pesada que a mecanica ou igual a ela?? Este uso pode trazer danos a mesma???
Ela fica muito mais pesada do que a seca original, danos a caixa eu não vejo q possa dar, mas não aconselho o uso pq fica dura pra caramba, e dessas caixinhas (secas) tem de kg nos ferro velho.
Nao se esqueca dos componentes hidraulicos internos que necessitam da lubrificacao!
Mauricio Rotta
26/10/2012, 09:55
Nao se esqueca dos componentes hidraulicos internos que necessitam da lubrificacao!
Muitíssimo bem lembrado!!!!
juleymar73
13/01/2013, 02:03
Alguem sabe se da pra adaptar uma bomba de Direção eletrohidraulica do Ford Focus 2012 no CJ5 com setor do Santana?
encontri uma por 600 R$ sem uso , ta com preço bom ??
Mauricio Rotta
14/01/2013, 11:23
Alguem sabe se da pra adaptar uma bomba de Direção eletrohidraulica do Ford Focus 2012 no CJ5 com setor do Santana?
encontri uma por 600 R$ sem uso , ta com preço bom ??
Creio eu que seja possível, já que a bomba eletrohidráulica é uma bomba hidraulica normal, porém não utiliza a força do motor como motriz, e sim a energia elétrica fornecida pelo conjunto bateria/alternador.
Sem olhar a bombinha em questão acredito eu q será só fazer um suporte, as ligações elétricas e fazer as mangueiras para a ligação da bomba para o setor VW.
juleymar73
14/01/2013, 23:15
Creio eu que seja possível, já que a bomba eletrohidráulica é uma bomba hidraulica normal, porém não utiliza a força do motor como motriz, e sim a energia elétrica fornecida pelo conjunto bateria/alternador.
Sem olhar a bombinha em questão acredito eu q será só fazer um suporte, as ligações elétricas e fazer as mangueiras para a ligação da bomba para o setor VW.
então Mauricio, eu estou pra ver essa bomba , achei barato , mais vc acha que nao tem algukm sensor uo algum tipo de central eletronica que aciona o motro eletrico dessa bomba nao ? sera que e seo ligar as mangueiras e os fios na bateriA ? ja vi uma bomba ja no Focus ela em umas tres conexões eletricas no corpo da bomba.
michel_poa
17/06/2013, 16:56
alguem ja instalou a caixa de direcao do gol/santana com guincho mecanico ?
estou com problemas pois o cardan do guincho usa o mesmo espaço do setor;;
se alguem tiver alguma foto, etc...
Olá Will4x4... Apesar de tanto tempo desse post...gostaria de saber se você tem mais detalhes sobre a sua instalação da caixa do gol...eu vi essa foto a muito tempo atras, achei muito interessante o sistema porém somente hoje consegui reencontrar .. pretendo fazer o mesmo sistema porém tenho algumas dúvidas..se puder enviar email para mim com mais fotos e detalhes agradeço e muito luciano_andrade@ig.com.br.
Abraços
valdo ferreira dos santos
24/08/2013, 16:18
Por gentileza, comprei um kit de direção da GAMA4x4, não me mandaram manual nem me disseram com instalar, pois estou num mato sem cachorro. Peço a ajuda dos amigos de como vou fazer essa instalação.SOCORROOOO.........Meu Email é(valdo ferreira65@yahoo.com.br.Conto com a colaboração de todos, muito obrigado. Peço fotos.
Pablo.pinto2007
25/08/2013, 15:38
Vavá ou entendidos... meu sistema está semelhante a esse, porém estava eu pensando que ao ivés de um terminal (ali junto ao pitman) se não poderia colocar uma bucha como no sistema original VW? sendo que no sistema original VW são dois um de um lado e outro de outro, e no meu caso faria somente para um... qual o risco que eu correria? seria vantagem? pois são peças baratas (mais que terminais), são retas e não preciso me preoculpar com o olhal do terminal que é cônico!
Dicas!!!
Pablo
Mas, amigo gustavo, quanto maior for o paralelismo entre as duas barras, maior terá que ser o tal suporte. Não!!??
366399
vavarusso
26/08/2013, 07:54
Vavá ou entendidos... meu sistema está semelhante a esse, porém estava eu pensando que ao ivés de um terminal (ali junto ao pitman) se não poderia colocar uma bucha como no sistema original VW? sendo que no sistema original VW são dois um de um lado e outro de outro, e no meu caso faria somente para um... qual o risco que eu correria? seria vantagem? pois são peças baratas (mais que terminais), são retas e não preciso me preoculpar com o olhal do terminal que é cônico!
Dicas!!!
Pablo
Bom dia meu caro Pablo, bem essa foi também a minha ideia, mais como nas várias pesquisas que fiz isso nao apareceu eu desisti. Hoje eu estudaria melhor essa possibilidade. Teríamos que soldar na barra do lado da roda uma barra mais grossa para o terminal original willys. Isso facilitaria muito a adaptação. Pablo nessa foto minha aí em cima vou dinimuir o tamanho do suporte olhal, ou seja se vc for fazer assim, faça menor.
Pablo.pinto2007
26/08/2013, 18:58
Bem, hoje eu coloquei um dos pneus na dianteira e observei que temos que tomar muito cuidado na hora de "projetar" essas coisas... quando sentar ele, ou seja, colocar os 4 pneus, é que vou ver como farei esse suporte... eu to achando que o seu a barra deve ter ficado invertida, ou seja, ao invés de ligeiramente olhando pra baixo, ficou ligeiramente olhando pra cima, estou certo? Obrigado pelas dicas! Pablo
vavarusso
26/08/2013, 22:57
Bem, hoje eu coloquei um dos pneus na dianteira e observei que temos que tomar muito cuidado na hora de "projetar" essas coisas... quando sentar ele, ou seja, colocar os 4 pneus, é que vou ver como farei esse suporte... eu to achando que o seu a barra deve ter ficado invertida, ou seja, ao invés de ligeiramente olhando pra baixo, ficou ligeiramente olhando pra cima, estou certo? Obrigado pelas dicas! Pablo
Acredito que melhor, pois terá mais mobilidade, é olhando para o horizonte(insignificante). Olha nao está mais como nessa foto, agora está ao contrário. Ainda vou diminuir o tamanho do suporte para afastar mais a barra do feixe.
chinelao4x4
28/08/2013, 10:44
ao pessoal que usa a caixa hidraulica do VW , e que tem bloqueio 100 % na diateira,
Gostaria de saber de vcs se a caixa + bomba , dá conta de virar as rodas bloqueadas.
Pois uso a caixa simples do VW que fica dura mais da pra andar bloqueado, mais tenho esta duvida se ela vai virar se fosse hidraulica , se vai patinar a correia ou estourar mangueiras ou mesmo não virar.
Abrçs
Boa tarde, galera.
Vava Parabéns hein que legal esse trabalho que você esta fazendo. Show de bola mesmo!!!!
Galera quem pode me ajudar por favor. Retirei a caixa original do Recruta (CJ3 - 1951 - Original -motor, cambio, caixa de direção..etc) e quero colocar a do GOL Mecanica, inclusive já comprei . Estou fazendo a adaptacao igual do Will 4x4 e do Ronaldo. A dúvida é a seguinte:
Vou deixar o Volante Original do CJ3 e para isso estou pensando em cortar a rosca sem fim da coluna de direção original e colocar um "joelho/conexão" o problema é: Não tem como soldar e também não me parece seguro soldar uma tubo estriado para que eu possa colocar esse "joelho" porque a coluna é redonda e termina com a rosca sem fim ou seja, não é estriada e nem tem aquela amaçado para segurar o "joelho". Alguma sugestão?
Valeu!!!!!!!!!
Pablo.pinto2007
30/08/2013, 19:15
Boa tarde, galera.
Vava Parabéns hein que legal esse trabalho que você esta fazendo. Show de bola mesmo!!!!
Galera quem pode me ajudar por favor. Retirei a caixa original do Recruta (CJ3 - 1951 - Original -motor, cambio, caixa de direção..etc) e quero colocar a do GOL Mecanica, inclusive já comprei . Estou fazendo a adaptacao igual do Will 4x4 e do Ronaldo. A dúvida é a seguinte:
Vou deixar o Volante Original do CJ3 e para isso estou pensando em cortar a rosca sem fim da coluna de direção original e colocar um "joelho/conexão" o problema é: Não tem como soldar e também não me parece seguro soldar uma tubo estriado para que eu possa colocar esse "joelho" porque a coluna é redonda e termina com a rosca sem fim ou seja, não é estriada e nem tem aquela amaçado para segurar o "joelho". Alguma sugestão?
Valeu!!!!!!!!!
Amigo eu também uso assim, sistema original, ou seja, volante e coluna original, e antes era caixa mecânica de passat e agora hidráulica de vw... enfim... não me lembro o que é original ou não, só sei que acabando o piso, o mecânico na época colocou um fresado que é do fiat e pronto, até hoje é assim e agora com a nova caixa de direção continuará, nunca tive problemas com isso, inclusive tem um rolamento de agulha na ponta, antes do fresado do fiat...
Qualquer coisa posso bater uma foto ainda pois ainda não instalei o cardã até a caixa de direção!!!
No meu tópico tem umas fotos, mas não dá pra ver a extremidade onde tem o fresado!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado-22.html
Abraços!
Pablo
vavarusso
30/08/2013, 20:01
É como o Pablo disse. Solda uma cruzeta de de coluna de fiat na coluna original, coloca um rolamento acho que o nome é rolamento "Y" tipo um mancal.
vavarusso
30/08/2013, 20:26
Boa tarde, galera.
Valeu!!!!!!!!!
Trips uma foto pra ter uma ideia!!!!
Amigo eu também uso assim, sistema original, ou seja, volante e coluna original, e antes era caixa mecânica de passat e agora hidráulica de vw... enfim... não me lembro o que é original ou não, só sei que acabando o piso, o mecânico na época colocou um fresado que é do fiat e pronto, até hoje é assim e agora com a nova caixa de direção continuará, nunca tive problemas com isso, inclusive tem um rolamento de agulha na ponta, antes do fresado do fiat...
Qualquer coisa posso bater uma foto ainda pois ainda não instalei o cardã até a caixa de direção!!!
No meu tópico tem umas fotos, mas não dá pra ver a extremidade onde tem o fresado!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado-22.html
Abraços!
Pablo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/872-diferencas-de-instalacao-de-direcao-vw-86.html
Pablo e Vava.... Valeu!!! Muito obrigado pela dica... Ficou bem claro agora. Vou correr atras e resolver isso.
Grande abraços.
chinelao4x4
02/12/2013, 10:52
ao pessoal que usa a caixa hidraulica do VW , e que tem bloqueio 100 % na diateira,
Gostaria de saber de vcs se a caixa + bomba , dá conta de virar as rodas bloqueadas.
Pois uso a caixa simples do VW que fica dura mais da pra andar bloqueado, mais tenho esta duvida se ela vai virar se fosse hidraulica , se vai patinar a correia ou estourar mangueiras ou mesmo não virar.
Abrçs
ninguem usa ou sabe ?
Fala Chinelão!
Eu uso ela com bloqueio 100% na dianteira. Ela vira de boa, fica pesado quando vira andando mas parado é normal. Quando estou com o bloqueio ligado, raramente eu viro e quando preciso virar em movimento eu abro o máximo que consigo o ângulo para não forçar o conjunto todo.
Até hoje eu não tive problemas, aliás, só tenho uma manutenção que tenho que fazer periodicamente e ainda mais em época de chuva que é a lubrificação dos suportes da caixa. Como usei buchas de tecnil, quando molham ficam agarrando ai tem que jogar um óleo lá pra facilitar o movimento.
chinelao4x4
04/12/2013, 10:06
Fala Chinelão!
Eu uso ela com bloqueio 100% na dianteira. Ela vira de boa, fica pesado quando vira andando mas parado é normal. Quando estou com o bloqueio ligado, raramente eu viro e quando preciso virar em movimento eu abro o máximo que consigo o ângulo para não forçar o conjunto todo.
Até hoje eu não tive problemas, aliás, só tenho uma manutenção que tenho que fazer periodicamente e ainda mais em época de chuva que é a lubrificação dos suportes da caixa. Como usei buchas de tecnil, quando molham ficam agarrando ai tem que jogar um óleo lá pra facilitar o movimento.
muito obrigado pela informação, irei providenciar a troca pra hidraulico o mais rapido possivel,
sobre ficar duro qud anda , não canta correia qud endurece , ou vaza oleo , mangueiras não estoura ou vaza ?
caso não de certo , irei voltar a full hydro gear que tenho guardo, mais terei que por um radiador de oleo ! por isso vou tentar trocar a minha caixa do gol seca por do gol hidraulico pra ver se aguenta .
vlw
abrçs
Então, a minha nunca estourou nada nem canta correia, as vezes quando ela está molhada dá um chiadinho, mas nada de incomodar ou preocupar e logo para.
Vazar vaza sempre na tampa do reservatório do hidráulico, mas muito pouco. E nunca me preocupei pra te falar a verdade pq até no gol original esta tampa vaza. Desde que eu instalei esta direção nunca troquei o fluído hidráulico dela. E já deve ter bem uns 2 anos já ou mais.
fmsJeep75
05/12/2013, 10:27
Caro Vava, há muito venho acompanhando suas postagens, parabéns pelo belo trabalho. Gostaria que me ajudasse a esclarecer uma dúvida. No meu jeep tenho várias cruzetas que adaptam a direção mecânica do VW a coluna original. Já veio assim quando comprei o Jeep. Funciona muito bem sem nenhum problema, shimmy, passarinho, nada. Inclusive a direção é muito macia parece até hidráulica. Só o que me preocupa um pouco são todas estas cruzetas em relação a segurança. Vi pela sua foto que o seu sistema também parece ter bastante cruzetas. O que pensa em relação a isto. Poderia me mandar mais fotos que mostre desde a base da coluna até os terminais. Obrigado. obs: outro detalhe é que, pela foto anexa, uma cruzeta sua parece encostar no chassi, isto não te dá problemas? não teria que usar um mancal aí?
Trips uma foto pra ter uma ideia!!!!
Pablo.pinto2007
05/12/2013, 12:55
muito obrigado pela informação, irei providenciar a troca pra hidraulico o mais rapido possivel,
sobre ficar duro qud anda , não canta correia qud endurece , ou vaza oleo , mangueiras não estoura ou vaza ?
caso não de certo , irei voltar a full hydro gear que tenho guardo, mais terei que por um radiador de oleo ! por isso vou tentar trocar a minha caixa do gol seca por do gol hidraulico pra ver se aguenta .
vlw
abrçs
Chinelão, só pra te dar um feed back... eu soldei as cruzetas dianteiras, ou seja, bloqueio caseiro que inclusive peguei umas dicas suas (se não me engano)... então... na areia, na lama, faz toda a diferença, apesar de ainda não ter andado na lama pesada ou erosão, só fiz um teste num alagado plano, mas na areia consigo andar sem problemas, agora não pode-se deixar de desligar as rodas livres quando se pega um mínimo de piso firme, asfalto ou calçamento, a direção fica dura que parece que tá travada... foi assim comigo, mas o conjunto de direção (hidráulica VW) não sofreu nada com isso, só como relatou um colega aí, tá vazando óleo, mas isso tanto faz estar usando a tração ou não, eu acho que é problema na tampa (no suspiro)... tá de boa!
Abração!
PAblo
chinelao4x4
06/12/2013, 10:21
Chinelão, só pra te dar um feed back... eu soldei as cruzetas dianteiras, ou seja, bloqueio caseiro que inclusive peguei umas dicas suas (se não me engano)... então... na areia, na lama, faz toda a diferença, apesar de ainda não ter andado na lama pesada ou erosão, só fiz um teste num alagado plano, mas na areia consigo andar sem problemas, agora não pode-se deixar de desligar as rodas livres quando se pega um mínimo de piso firme, asfalto ou calçamento, a direção fica dura que parece que tá travada... foi assim comigo, mas o conjunto de direção (hidráulica VW) não sofreu nada com isso, só como relatou um colega aí, tá vazando óleo, mas isso tanto faz estar usando a tração ou não, eu acho que é problema na tampa (no suspiro)... tá de boa!
Abração!
PAblo
aew amigão blz,
isso mesmo, pegou algo mais aderente endurece bem , mais este bloqueio caseiro , fica muito bom mesmo, em qualquer situação , erosão e ladeiras muito ingrimes , que tem que ser com mais cuidado .
Qud eu usei a full hydro gear , mesmo bloqueado, e no asfalto de meio dia , devagar ou rapido , a direção era uma pena !
Só que ela não da meio por si só , é o motorista que tem que achar o meio, e em velocidade mais alta complica , mais se não fosse isso, puts , que delicia é fazer trilha com uma direção hidrostatica .
vlw pelas dicas , achei na minha cidade , mais o kr que 1k no kit usado do ap hidraulico , bomba , caixa , mangueiras e reservatorio , to achando caro.
abrçs
Está caro não, eu paguei R$ 900,00 na minha quando comprei. Acho que é o preço mesmo dela. Eu não sei as variações de região pra região, mas quando eu estava olhando a minha eu vi preços de R$ 700,00 a R$ 1.500,00 mas eram fora da minha cidade, ia ter que pagar frete ou ir lá buscar. Paguei R$ 900,00 aqui e o cara ainda me deu garantia de 6 meses. E até hoje nunca tive problema com ela.
Pablo.pinto2007
06/12/2013, 18:42
Está caro não, eu paguei R$ 900,00 na minha quando comprei. Acho que é o preço mesmo dela. Eu não sei as variações de região pra região, mas quando eu estava olhando a minha eu vi preços de R$ 700,00 a R$ 1.500,00 mas eram fora da minha cidade, ia ter que pagar frete ou ir lá buscar. Paguei R$ 900,00 aqui e o cara ainda me deu garantia de 6 meses. E até hoje nunca tive problema com ela.
Pior fui eu...
Pesquisei aqui nas sucatas, achei com preços de 700 sem o suporte da bomba... só que me embasbaquei por um suporte que é difícil de achar que fica do mesmo lado do alternador... ele fica assim mais pra baixo e coisa e tal... aí vi um anúncio no ML por 600 onde na foto tinha o devido suporte... comprei e pumba... quando chegou não veio o suporte que eu queria, a caixa de direção era da marca ZF (que é inferior a TRW), ainda por cima com um suporte quebrado, a bomba não prestou (não deu pressão) e o suporte que mandaram não aproveitei... ou seja, tudo em vão... pra não dizer que não aproveitei nada, o reservatório (que ainda tive que comprar a tampa), e duas mangueiras (que em uma ainda tive que mandar soldar uma ponta que a que veio não encaixava)... quer dizer o barato saiu caro... na ponta do lápis, 660 do kit (kit mais frete), 100 na nova caixa, 150 na nova bomba, com a nova bomba tive que comprar outra mangueira por 80 reais, 30 da chapa do suporte da bomba, totalizando 1020...
Se eu tivesse comprado aqui, teria um kit completo por 700 e teria que fazer só o suporte da bomba como tive que fazer da mesma forma!!!
PAblo
vavarusso
07/12/2013, 10:23
Caro Vava, há muito venho acompanhando suas postagens, parabéns pelo belo trabalho. Gostaria que me ajudasse a esclarecer uma dúvida. No meu jeep tenho várias cruzetas que adaptam a direção mecânica do VW a coluna original. Já veio assim quando comprei o Jeep. Funciona muito bem sem nenhum problema, shimmy, passarinho, nada. Inclusive a direção é muito macia parece até hidráulica. Só o que me preocupa um pouco são todas estas cruzetas em relação a segurança. Vi pela sua foto que o seu sistema também parece ter bastante cruzetas. O que pensa em relação a isto. Poderia me mandar mais fotos que mostre desde a base da coluna até os terminais. Obrigado. obs: outro detalhe é que, pela foto anexa, uma cruzeta sua parece encostar no chassi, isto não te dá problemas? não teria que usar um mancal aí?
Obrigado Fms. Em relação ao uso de várias cruzetas se for bem feito acredito que nao teremos problemas. Eu uso 3. O que encosta no chassi é um rolamento que ja veio na coluna entao aproveitei e soldei ao chassi.
Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 09:27
Atendendo o pedido do Juleymar ,vou tentar colocar as fotos da minha DH ..450888450888450889450890450892
Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 09:39
Bom ,vou tentar explicar ..... Eu comprei o
Jeep com a DH ,mas estava com somente uma correia passando no virabrequim ,alternador ,bomba d'água e DH ; como a DH estava quase na mesma altura da bomba d'agua ,a bomba d'agua(hélice) patinava .Quando fui trocar a suspensão ,aproveitei e pedi para modificarem ,e por sugestão dos mecânicos foi colocada outra polia na bomba d'água e reposicionaram a DH ,isso já tem uns três anos e nunca tive problema nem com a DH ,nem com a bomba d'água .Minha única reclamação é que acho ela muito leve .
vavarusso
13/02/2014, 11:48
Muito leve? Então vc é do meu time.
Willian Del Piero Rocha
13/02/2014, 12:25
Sim Vavá ,acompanho sua saga , acho até que já comentei lá sobre isso ,como estou à três anos para trocar o volante(está comprado a 4 anos) ,vai ser um modelo um pouco menor ,acho que vai dar uma melhorada.
Sim Vavá ,acompanho sua saga , acho até que já comentei lá sobre isso ,como estou à três anos para trocar o volante(está comprado a 4 anos) ,vai ser um modelo um pouco menor ,acho que vai dar uma melhorada.
DH em jeep Geralmente se faz quando se vai colocar pneus 31" em diante rodas com off set negativo, terminais maiores.
Ai voce já começa a sentir uma melhora na direcao, a quantidade de fluido na bomba também, se estiver muito o fluido é só diminuir um pouco.
A polia da bomba se for muito grande é bom procurar uma menor.
Bom tudo isso faz diferença, espero poder ter ajudado aos amigos.
Grande abraço a todos.:safari-rig:...
Pablo.pinto2007
14/02/2014, 22:15
DH em jeep Geralmente se faz quando se vai colocar pneus 31" em diante rodas com off set negativo, terminais maiores.
Ai voce já começa a sentir uma melhora na direcao, a quantidade de fluido na bomba também, se estiver muito o fluido é só diminuir um pouco.
A polia da bomba se for muito grande é bom procurar uma menor.
Bom tudo isso faz diferença, espero poder ter ajudado aos amigos.
Grande abraço a todos.:safari-rig:...
No caso a polia da bomba hidráulica teria que ser maior pra ela rodar menos e consequentemente ter menos "pressão"... diminuir a quantidade de óleo só faz mais barulho... a minha vaza e agora está com o nível abaixo um pouco da marcação do reservatório (limite inferior)... e a única diferença é que o barulho aumentou... posso estar errado, só sei que meu reservatório não para de vazar (por cima mesmo)...
Abraços!
Pablo
No caso a polia da bomba hidráulica teria que ser maior pra ela rodar menos e consequentemente ter menos "pressão"... diminuir a quantidade de óleo só faz mais barulho... a minha vaza e agora está com o nível abaixo um pouco da marcação do reservatório (limite inferior)... e a única diferença é que o barulho aumentou... posso estar errado, só sei que meu reservatório não para de vazar (por cima mesmo)...
Abraços!
Pablo
Pablo você está certo a polia tem que ser maior, :parede:
eu que troquei as bolas .
Quanto ao fluido na minha eu senti diferença.
Meu sistema é todo da s10.
Abraço.
juleymar73
14/02/2014, 23:56
Atendendo o pedido do Juleymar ,vou tentar colocar as fotos da minha DH ..450888450888450889450890450892
Legal !! Willian , boas fotos , deu pra ver aqui a adaptação , e vc nunca tava problema com sua bomba d'agua isso e uma boa noticia , pois adaptar uma segunda polia na bomba d'agua sera mais facil , resta saber que poilia e essa ,
valew pelas fotos ,
abraço.
antonio umino
15/02/2014, 00:02
Legal !! Willian , boas fotos , deu pra ver aqui a adaptação , e vc nunca tava problema com sua bomba d'agua isso e uma boa noticia , pois adaptar uma segunda polia na bomba d'agua sera mais facil , resta saber que poilia e essa ,
valew pelas fotos ,
abraço.
Também gostaria de saber .
Esta polia da bomba de água dupla.......
Também adaptando bomba hidraulica em motor BF....só que em uma Pickup (f75)...
grato..
abçs
Willian Del Piero Rocha
15/02/2014, 08:57
Juleymar e Antônio ,eu também não sei que polia é essa ,mas ela não é dupla não ,são duas polias e a que está com a hélice é a que já existia e pelo que eu consegui ver foi colocada outra polia dentro da original ,me parece que são duas polias do bf mesmo uma dentro da outra ,o cônico de uma dentro do cônico da outra ,será que deu para entender ....lembrem que a hélice vai ficar pertinho do radiador. . . pena que não acompanhei a montagem se não ,poderia ajudar mais. Abç
vavarusso
15/02/2014, 10:56
Pablo você está certo a polia tem que ser maior, :parede:
eu que troquei as bolas .
Quanto ao fluido na minha eu senti diferença.
Meu sistema é todo da s10.
Abraço.
Agora estou a pensar: na minha adaptação a bomba é do opala (moderno) o reservatório e do gol e a Dh é do santana. Será que isso interfere? Mais o que mais me intriga é que a direçao do meu carro parado é muito mais dura que a do jeep na mesma situação.
Agora estou a pensar: na minha adaptação a bomba é do opala (moderno) o reservatório e do gol e a Dh é do santana. Será que isso interfere? Mais o que mais me intriga é que a direçao do meu carro parado é muito mais dura que a do jeep na mesma situação.
Vavá deixa seu sistema do jeito que está e coloque um amortecedor potente de direcao,(toyota,D20,silverado).
Mas instale-o da maneira correta, que seria da barra que vai roda a roda e conectando a outra ponta do amortecedor à
tubeira do diferencial.
Abraço.:safari-rig:...
Pablo.pinto2007
15/02/2014, 17:04
Juleymar e Antônio ,eu também não sei que polia é essa ,mas ela não é dupla não ,são duas polias e a que está com a hélice é a que já existia e pelo que eu consegui ver foi colocada outra polia dentro da original ,me parece que são duas polias do bf mesmo uma dentro da outra ,o cônico de uma dentro do cônico da outra ,será que deu para entender ....lembrem que a hélice vai ficar pertinho do radiador. . . pena que não acompanhei a montagem se não ,poderia ajudar mais. Abç
Sem querer ser teimoso... mas não é a mesma polia... isso é até fácil de fazer... basta comprar na autorizada (sucata) uma polia de mesmo rasgo que a da polia da direção (no meu caso eu coloquei inclusive poli-V, tem a A, B, dentre outras menos conhecidas)... e ver o tamanho da polia (essas relações são importantes serem analisadas)... e refurar uma em cima da outra, sendo lógico que a original (bomba dágua e ventulinha) a preservada!!! No meu caso coloquei uma polia original AP só que poli-V, pois a furação da polia do vira é excêntrica (a furação não é simétrica)... e mandei fazer 4 "alargadores" para ela ficar distante e dar certinho... vejam as fotos!!!
Pablo
juleymar73
15/02/2014, 17:05
Também gostaria de saber .
Esta polia da bomba de água dupla.......
Também adaptando bomba hidraulica em motor BF....só que em uma Pickup (f75)...
grato..
abçs
Antonio dei uma busca aqui na net e descobri essa o 451202
do Opala , sera que serve la no BF ?
Polia Bomba De Agua Opala 4/6 Cil C/dh C/ 2 Canais Após1982. - R$ 246,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-533701837-polia-bomba-de-agua-opala-46-cil-cdh-c-2-canais-apos1982-_JM)
antonio umino
15/02/2014, 18:30
A do Opala, eu tenho aqui....
2 correias..... mas ela é bem maior que a polia do BF...
Então acho que sendo maior :::::: o giro da bomba vai ser menor, como também do ventilador....(pode ferver).......
Estive olhando uma polia da bomba hidraulica do caminhão mercedes Benz,.... ele tem o furo do centro de mais ou menos 16 mm. e o parafuso do virabrequim do motor Bf tem 7/16..... 11,11 mm.... e fazendo um suplemento no centro da polia, para os 11,11mm do parafuso e trocar o parafuso por um mais comprido deve dar certo...
Então a polia do motor no virabrequim vai ficar dupla, a original. e a outra polia na bomba de óleo da caixa...
Vi a polia solta na bancada de uma oficina. Esta polia da bomba hidraulica tem mais ou menos 12 a 14 cm de diâmetro. com o centro de 16mm...... Na auto peças custa coisa de 50,00....a 60,00....
segunda vou ver....
abçs..
juleymar73
15/02/2014, 18:48
A do Opala, eu tenho aqui....
2 correias..... mas ela é bem maior que a polia do BF...
Então acho que sendo maior :::::: o giro da bomba vai ser menor, como também do ventilador....(pode ferver).......
Estive olhando uma polia da bomba hidraulica do caminhão mercedes Benz,.... ele tem o furo do centro de mais ou menos 16 mm. e o parafuso do virabrequim do motor Bf tem 7/16..... 11,11 mm.... e fazendo um suplemento no centro da polia, para os 11,11mm do parafuso e trocar o parafuso por um mais comprido deve dar certo...
Então a polia do motor no virabrequim vai ficar dupla, a original. e a outra polia na bomba de óleo da caixa...
Vi a polia solta na bancada de uma oficina. Esta polia da bomba hidraulica tem mais ou menos 12 a 14 cm de diâmetro. com o centro de 16mm...... Na auto peças custa coisa de 50,00....a 60,00....
segunda vou ver....
abçs..
Antonio , não deixe de nos manter informados aqui rsrsrs ,
valew.
juleymar73
15/02/2014, 18:56
Sem querer ser teimoso... mas não é a mesma polia... isso é até fácil de fazer... basta comprar na autorizada (sucata) uma polia de mesmo rasgo que a da polia da direção (no meu caso eu coloquei inclusive poli-V, tem a A, B, dentre outras menos conhecidas)... e ver o tamanho da polia (essas relações são importantes serem analisadas)... e refurar uma em cima da outra, sendo lógico que a original (bomba dágua e ventulinha) a preservada!!! No meu caso coloquei uma polia original AP só que poli-V, pois a furação da polia do vira é excêntrica (a furação não é simétrica)... e mandei fazer 4 "alargadores" para ela ficar distante e dar certinho... vejam as fotos!!!
Pablo
Pablo essa e a ideia , sobrepor uma sobrea outra , vamos ver ,
abraço.
Pablo.pinto2007
16/02/2014, 15:25
Pablo essa e a ideia , sobrepor uma sobrea outra , vamos ver ,
abraço.
Confesso que se fosse fazer hoje faria diferente... não mais 4 alargadores, mas sim um espaçador, um espelho, um disco com a furação das polias casada... porque pode não dar alinhamento do jeito que fiz... devido a pintura ou erro de usinagem... bom.... mas no meu tá dando certo... só que dá uma trabalheira quando vou tirar pois são 4 peças a mais... se bem que só precisamos tirar isso pra trocar a correia dentada (já que o motor foi feito)!!!
PAblo
marceloaximenez
23/10/2014, 09:28
Galera por fim qual a melhor forma de se adptar a direção vw no willys?
Vou fazer uma barra ligando roda a roda com um terminal simples e um terminal duplo WILLYS
Vou fazer uma barra ligando a roda esquerda do jeep até a caixa de direção onde haverá um suporte para o terminal
No caso ao invés de mandar embuchar o terminal (coisa que não acho confiavel) posso mandar o torneiro inverter o conico e com isso uso o terminal do 608 apenas na barra menor? visto que o terminal do 608 é mais grosso não precisaria embuchar o terminal duplo?
Vou fazer algo bem parecido com o da foto.. só que com a barra na posição normal, será que fica bom? ou temos soluções melhores?
Marcelo, eu uso como a foto que vc postou, porém o amortecedor de direção não funcionou deste jeito ai. O meu tive que prender no eixo e na barra de baixo.
Os terminais willys não aguentam se os pneus forem grandes, no meu caso uso 35" e troco os terminais de 6 em 6 meses ou menos. Ainda não corrigi este problema, mas já deu... já estou estudando um meio de trocar estes terminais pra no mínimo de uma Scania heheehehheehehe pra nunca mais mexer nisso...
Vc tem que ficar atendo ao movimento axial da direção pois sem apoio ela torce e quebra
[]'s
Eugênio
Ian Jeep
23/10/2014, 14:34
Galera por fim qual a melhor forma de se adptar a direção vw no willys?
No caso ao invés de mandar embuchar o terminal (coisa que não acho confiavel) posso mandar o torneiro inverter o conico e com isso uso o terminal do 608 apenas na barra menor? visto que o terminal do 608 é mais grosso não precisaria embuchar o terminal duplo?
Não entendi muito bem a questão de embuchar o terminal, normalmente embuchasse o cônico do munhão.
Vc vai usar o terminal 608 no terminal duplo e outro no suporte da direção, é isso?
O terminal duplo teria q inverter o cônico, pq a entrada do cônico originalmente é por trás.
O terminal do 608 é muito grande, não sei se vai ficar parede suficiente no terminal duplo e tmb necessita de uma barra bem mais grosa.
A terminal mb 608 tem o cônico de 16mm e 18mm do maior para o maior. E a rosca é M24.
E use o suporte guia da caixa de direção tmb.
481321
Abraços
marceloaximenez
23/10/2014, 14:50
Marcelo, eu uso como a foto que vc postou, porém o amortecedor de direção não funcionou deste jeito ai. O meu tive que prender no eixo e na barra de baixo.
Os terminais willys não aguentam se os pneus forem grandes, no meu caso uso 35" e troco os terminais de 6 em 6 meses ou menos. Ainda não corrigi este problema, mas já deu... já estou estudando um meio de trocar estes terminais pra no mínimo de uma Scania heheehehheehehe pra nunca mais mexer nisso...
Vc tem que ficar atendo ao movimento axial da direção pois sem apoio ela torce e quebra
[]'s
Eugênio
Estranho o amortecedor não funcionar, achei que era a melhor forma para ser feita a adptação
Uso pneus 255/75/15 recapados acho que não terei problemas, como foi feito a inversão do cônico no terminal duplo willys? o meu medo é fazer uma bucha e ficar com medo que aquela bucha saia de lá! por isso falei de colocar o terminal 608 só na barra que vai da caixa até no olhal, pois é só inverter o conico e colocar o terminal 608 sem bucha!
marceloaximenez
23/10/2014, 14:54
Ian, no meu caso não vou passar a barra para cima, no caso seria uma barra que liga roda a roda com terminais willys e a barra por baixo, ou seja sem problema nenhum tudo plug and play
Só que meu problema seria cônico do olhal do terminal willys ser invertido! com isso teria que inverter o conico embuchando, coisa que não acho confiavel! com isso propus a ideia de apenas alargar o furo do lado que vou usar e colocar o terminal do 608 que ai não precisaria embuchar entendeu ?
Estranho o amortecedor não funcionar, achei que era a melhor forma para ser feita a adptação
Não é, pois no caso, ele vai amortecer no local errado, na verdade apenas pesar a direção pois lá na caixa já quase não terá oscilação por terem sido absorvidas pelos terminas e o shimy vai estar moendo nas rodas. Já na barra, ele segura logo no início. Posso estar errado no meu modo de pensar, mas no meu caso aconteceu isso.
E outra o amortecedor é apenas uma medida paliativa, vai mascarar o problema. No meu caso especificamente eu tenho um problema de cáster que preciso corrigir, mas como não tenho problema que gere insegurança ou instabilidade eu estou empurrando com a barriga a solução disso. Mas como já disse, encheu e já estou procurando a melhor solução pra tudo isso, terminais e cáster.
O shimy que meu jeep dá geralmente é em baixa velocidade e quando passo num desnível com apenas uma roda... tipo uns 20km/h e uma roda cai num buraco mais fundo, ai ele dá o shimy, em velocidade mais alta não acontece. Mas se coloco a cabeça pra fora e olho o pneu dianteiro esquerdo eu vejo a roda oscilando, só que como o amortecedor segura eu não sinto na direção.
marceloaximenez
23/10/2014, 15:47
Não é, pois no caso, ele vai amortecer no local errado, na verdade apenas pesar a direção pois lá na caixa já quase não terá oscilação por terem sido absorvidas pelos terminas e o shimy vai estar moendo nas rodas. Já na barra, ele segura logo no início. Posso estar errado no meu modo de pensar, mas no meu caso aconteceu isso.
E outra o amortecedor é apenas uma medida paliativa, vai mascarar o problema. No meu caso especificamente eu tenho um problema de cáster que preciso corrigir, mas como não tenho problema que gere insegurança ou instabilidade eu estou empurrando com a barriga a solução disso. Mas como já disse, encheu e já estou procurando a melhor solução pra tudo isso, terminais e cáster.
O shimy que meu jeep dá geralmente é em baixa velocidade e quando passo num desnível com apenas uma roda... tipo uns 20km/h e uma roda cai num buraco mais fundo, ai ele dá o shimy, em velocidade mais alta não acontece. Mas se coloco a cabeça pra fora e olho o pneu dianteiro esquerdo eu vejo a roda oscilando, só que como o amortecedor segura eu não sinto na direção.
ah sim, entendi, intão terei que mudar o local do amortecedor rs..
qual a melhor forma de inverter o furo conico do terminal? encher de solda e mandar um torneiro fazer?
embuchar? abrir o furo e usar o terminal 608 ou algum outro?
Não usarei os guias pois não achei para comprar e como utilizo pneus 255/75/15 acredito que não terei problemas.
Ian Jeep
23/10/2014, 21:39
Ian, no meu caso não vou passar a barra para cima, no caso seria uma barra que liga roda a roda com terminais willys e a barra por baixo, ou seja sem problema nenhum tudo plug and play
Só que meu problema seria cônico do olhal do terminal willys ser invertido! com isso teria que inverter o conico embuchando, coisa que não acho confiavel! com isso propus a ideia de apenas alargar o furo do lado que vou usar e colocar o terminal do 608 que ai não precisaria embuchar entendeu ?
Eu entendi.
Mas como falei o terminal do mb é muto robusto.
Veja se cabe, e se não vai ficar muito fraco o terminal duplo.
Pelo fato dele ser mais grosso, não precisa embuchar, só alargando o furo deve dar. mas tem que tirar as medidas antes e ver se da certo.
Um comparativo ai, Não é do mb, mas é de um trator, mas são bem semelhantes.
481367
O furo no terminal tem q ser feito com essa broca cônica.
481368
E o amortecedor de direção, a maneira mais eficiente é mais ou menos assim.
481369
Bom, com os guias fica excelente, dificilmente vc vai ter dor de cabeça.
481370
Tem pra vender na X-Toys - UOL Blog (http://xtrex.blog.uol.com.br/)
Abraço
marceloaximenez
24/10/2014, 18:16
Eu entendi.
Mas como falei o terminal do mb é muto robusto.
Veja se cabe, e se não vai ficar muito fraco o terminal duplo.
Pelo fato dele ser mais grosso, não precisa embuchar, só alargando o furo deve dar. mas tem que tirar as medidas antes e ver se da certo.
Um comparativo ai, Não é do mb, mas é de um trator, mas são bem semelhantes.
481367
O furo no terminal tem q ser feito com essa broca cônica.
481368
E o amortecedor de direção, a maneira mais eficiente é mais ou menos assim.
481369
Bom, com os guias fica excelente, dificilmente vc vai ter dor de cabeça.
481370
Tem pra vender na X-Toys - UOL Blog (http://xtrex.blog.uol.com.br/)
Abraço
Xtoys ainda vende esse suporte? eles não postam no blog desde 2012!
realmente acho que vai ficar muito fina a parede do olhal willys com terminal 608
qual seria a melhor forma de inverter o conico? encher com solda e inverter ?
O meu sistema de direção ficou exatamente assim. Este terminal de qual trator que é? Olha as fotos da minha adaptação, na época fiz até o suporte do amortecedor, mas depois vi que não funcionava.
Ian Jeep
25/10/2014, 02:20
Xtoys ainda vende esse suporte? eles não postam no blog desde 2012!
realmente acho que vai ficar muito fina a parede do olhal willys com terminal 608
qual seria a melhor forma de inverter o conico? encher com solda e inverter ?
Tenta um contato por email q eles respondem. aki mesmo nesse tópico, tem vários outros métodos de fabricar e onde conseguir o suporte.
Quanto a inverter o suporte, da uma lida nesse topico aki
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13694-terminal-duplo.html
Monge, no vi esse terminal em um tópico de uma rural, la dizia apenas q era de um trator Ford.
Luiz Fernando de C
15/02/2015, 12:50
Boa tarde pessoal.
Alguém aqui chegou a instalar a direção VW mecânica com o volante original sem solda?
No final do eixo do volante original existe um estria onde vai encaixada o eixo sem fim. Estive pensando se alguém já fez de instalar lá uma junção, e ligada na caixa VW outra Junção, porém as estrias são diferentes.
Willys51or
05/03/2015, 07:40
Amigos, consegui uma bomba da direção hidráulica da Ranger 2004 e queria saber se posso utilizá-la com a caixa do santana. Alguém já viu essa adaptação ou sabe se são compatíveis em pressão?
Renan Folly
05/03/2015, 21:11
Amigos esse tópico tem muita informação, confesso que procurei muito nele mas ainda estou meio perdido. Seria pedir muito que alguém colocasse uma foto do sistema de direção instalado. Tipo um modelo de como deve ser feito, com a barra pro lado certo, com o amortecedor no lugar certo, os terminais certos... Se puderem ajudar.
Amigos estive bolando uma ideia, alias num sei se alguem ja teve essa ideia, parafusar a caixa dedireção hidraulica do santana numa chapa como se tivesse fixa, numa ponta da chapa colocar um pivo fixando no chassis e na outra ligar ate o munhão, como a caixa vai ficar um pouco movel , colocar uma espiga estriada/cruzetas na saida da caixa que vai para o volante para ela poder trabalhar, agradeço se algum amigo do forum puder me auxiliar.
Pablo.pinto2007
21/03/2015, 04:10
Amigos estive bolando uma ideia, alias num sei se alguem ja teve essa ideia, parafusar a caixa dedireção hidraulica do santana numa chapa como se tivesse fixa, numa ponta da chapa colocar um pivo fixando no chassis e na outra ligar ate o munhão, como a caixa vai ficar um pouco movel , colocar uma espiga estriada/cruzetas na saida da caixa que vai para o volante para ela poder trabalhar, agradeço se algum amigo do forum puder me auxiliar.
Eu acho que isso num dá certo não... vc quer usar a caixa em si como braço, e no caso móvel... eu acho que dá merda isso aí!!! E com direção não é bom brincar muito não!!!
Pablo
De qualquer forma vou aguardar um pouco mais para ver se alguem pode me dizer mais alguma coisa a respeito da caixa de direção movel
vavarusso
26/06/2015, 09:09
Bom dia pessoal!!!
Bem, passando para compartilhar uma adaptação da VW que um cara aqui faz (dizem ser engenheiro mecânico) na verdade ele faz bem feito aquelas moto chopper. Vamos lá. Ele coloca DH longitudinal na longarina, no lugar da original e aproveita todo o sistema original. As folgas(férias) devem continuar. Mais é simples de fazer.
Ja foram postadas fotos de um sistema assim aqui, porem como vc mesmo disse as folgas do bumerangue e do pino central irao continuar entao só resolvera 30% do problema
H.Junior
23/10/2015, 18:35
Pessoal, tenho um CJ5 Ap 1.8 com direção do Gol mecânica. Comprei um conjunto também de gol hidraulica, já que tinha uma mecânica ficaria mais fácil a adaptação, porém a bomba da direção que fica presa no bloco na parte esquerda do motor fica muito próximo do diferencial dianteiro, com grande probabilidade de bater e quebrar a bomba nas trilhas ou até mesmo na rua pavimentada. Meu Jeep não tem SPOA e nem pretendo fazer pois nao irei usar pneus muitos grandes, no máximo 33. Alguém já teve este problema ao adaptar DH no AP e qual a melhor solução para distanciar a bomba do diferencial? Trocar calço do motor, arquear as molas e colocar batentes mais altos ou fazer outra adaptação pra distanciar a bomba da DH do diferencial dianteiro?
uheliton
04/11/2015, 22:42
olá amigos ; auguem pode me informar sobre a adaptação da caixa da direção do vw na ford f75 do ano 1975, pois estou com uma dúvida; pois o eixo dela não é o famoso cabeça de gato mais o que eu quero saber é se este kit que tem ai para vender no caso o do zezo daria certo para adaptar na mesma ?
Dá certo sim, talvez alguns ajustes por ela ser mais larga que o jeep, mas não vejo dificuldade nisso não.
rodrigobiell
27/11/2015, 20:18
Olá
tenho um cj5 e pretendo por direção hidraulica do santanta
alguem que tenha feito isso recentemente poderia passar alguma dica e se possível um valor aproximado do custo.
Obrigado
Rodrigo o valor varia muito de região pra região.
Por exemplo na minha eu paguei R$ 800,00 no conjunto todo. E pra fazer não gastei nada pois eu mesmo fiz.
Mas acredito que com uns R$ 1.500,00 você faz tudo.
All,
Estou colocando no meu Jeep CJ5
Acredico que melhor que isso só uma de opala ou S10
Abraço!
Cezar candelaria
06/03/2016, 11:55
Pessoal..instalei a direção do VW no meu jeep e ficou pesada..instalei tudo direitinho como mand as dicas aqui do forum...mas a direção nao ficou leve como seria uma hidraulica normal...comparando com um carro ficou como um carro sem direção, leve mas não hidraulica, entenderam ? Será que a bomba tá ruim ou o setor mesmo tem algum problema....uso pneus 33 godlocos e o volante é um pouco pequeno..
vavarusso
06/03/2016, 15:11
Cezar uso a do santana com volante esporte e é muiiito leve. Que bomba estais usando. Eu a do opala que me parece ser de 60 bar.
Cezar candelaria
12/03/2016, 15:37
Boa tarde Vavarusso...eu uso a bomba original do meu motor que é um ap 1.8..
MCamargo
30/03/2016, 16:00
Boa tarde Vavarusso...eu uso a bomba original do meu motor que é um ap 1.8..
Ola pessoal,
Eu montei no meu jeep já faz alguns anos a caixa mecanica, ficou show bem leve para dirigir, claro não ficou tão mole pois não é hidraulica.
O unico ponto de dúvida, foi que perdi um pouco o curso do giro das rodas, não esterça tanto quanto a original! Agora não sei se tem alguma regulagem ou se foi montada errada?
Isso acontece mesmo ou será que tem alguma merda? hahah
Grande abraço
Marcio
MCamargo,
Posta foto, deve ter alguma coisa errada
Abraço!
MCamargo
31/03/2016, 10:47
MCamargo,
Posta foto, deve ter alguma coisa errada
Abraço!
Segue umas fotos da minha instalação.
Obrigado pela ajuda.
Marcio
MCamargo
31/03/2016, 10:54
caraco ficou de ponta cabeça as fotos.....hahh
MCamargo,
O braço que sai da caixa tem que ligar na roda mais distante, como VC fez esta errado, VC pode usar um SOS munhao com o furo cônico de baixo para cima, ou usar um terminal duplo para prender a barra que sai da caixa para a roda esquerda. E por fim coloca um amortecedor de direçao
Da uma olhada nas primeiras postagens que tem muitas fotos
Belchior akiu gomes
28/05/2016, 20:07
Da uma olhadahttps://youtu.be/uFJzpVNmSlE
professorrey
13/10/2018, 02:38
Amigão, você tem ainda o Setor do Santana + Reforço duplo para vender? Abraço.
professorrey
13/10/2018, 02:47
Senhores!
Pretendo colocar direção hidráulica do Santana na minha Rural 4X4 com freio a disco na dianteira.
Se os senhores poderem me ajudarem me enviando passo-a-passo a colocação da adaptação da caixa.
Obrigado!
antonio umino
14/10/2018, 08:47
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/32100-instalando-direcao-hidraulica-de-santana-em-f75-e-rural.html
Veja este tópico. vai te esclarecer sobre adaptação ... Ok.
Grande abraço...
Em Tempo http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85-a/
tem muito assunto sobre Rural..
Bem Vindo ao Fórum.....
Jeep4ever
21/05/2019, 11:32
Olá, estou com um problema e preciso de um guia. então, estou com uma direção hidráulica ap, como eu faço para adaptar a bomba da direção na polia do virabrequim original do bf161?
randomico
29/11/2019, 14:55
No meu Jeep, a barra que se liga aos 2 munhões ficou prensada no 2 feixes de molas. Não quero ter que adaptar os pivôs também.
Só pra reabrir este tópico. Estava lendo ele de trás pra frente e vi quando minha caixa do gol quebrou a primeira vez lá em 2012. Na época troquei pela hidraulica do santana, com a cremalheira presa por trilhos. Quebrou este ano a cremalheira de novo. Troquei a caixa que era da trw para uma da ZF, deve ter uns 4, 5 meses. Este final de semana quebrou de novo a cremalheira da ZF.
3 caixas, 3 quebras de cremalheira.
Agora vou fazer uma ultima tentativa, pois eu acho que a cremalheira está muito presa por causa dos trilhos e quando força ela torce e quebra.
Vou fazer uma luva, soldar onde quebrou na cremalheira e colocar uma uniball (terminal rotativo) na ponta que vai ser presa onde está a barra de direção.
A dúvida é: Alguém já fez isso? Já viu pelo menos?
Quando terminar eu posto as fotos. Qual a alternativa para a caixa? Ou são as mesmas opções até hoje?
[]'s
Eugênio
Faz uma guia para correr junto com a cremalheira, vai resolver.
Aristides Jr
10/12/2020, 10:38
Olá Eugênio!
Tenho acompanhado este tópico a muitos anos!
Ví quando em 2012 fez o trilho guia duplo na instalação. Este é sistema mais recomendado!
Minha opinião de 2cent$:-
A fórmula que utilizou é considerada a melhor para este tipo de caixa, examinando as fotos percebi um detalhe que pode ter causado as quebras.
Parece que a sua peça de ligação é muito grande! acho que isso causa uma força desigual, daí acaba alavancando a ponta da caixa.
A uniball pode ajudar no alinhamento, mas não nesta questão da proporção.
575067
Só pra reabrir este tópico. Estava lendo ele de trás pra frente e vi quando minha caixa do gol quebrou a primeira vez lá em 2012. Na época troquei pela hidraulica do santana, com a cremalheira presa por trilhos. Quebrou este ano a cremalheira de novo. Troquei a caixa que era da trw para uma da ZF, deve ter uns 4, 5 meses. Este final de semana quebrou de novo a cremalheira da ZF.
3 caixas, 3 quebras de cremalheira.
Agora vou fazer uma ultima tentativa, pois eu acho que a cremalheira está muito presa por causa dos trilhos e quando força ela torce e quebra.
Vou fazer uma luva, soldar onde quebrou na cremalheira e colocar uma uniball (terminal rotativo) na ponta que vai ser presa onde está a barra de direção.
A dúvida é: Alguém já fez isso? Já viu pelo menos?
Quando terminar eu posto as fotos. Qual a alternativa para a caixa? Ou são as mesmas opções até hoje?
[]'s
Eugênio
Marcos ET
14/12/2020, 10:33
...esse eu acho que é o tópico mais longo da história do fórum! kkk
Nessa última década e meia de discussão, muita coisa aconteceu... instalei o setor do Opala (mecânico) e fui feliz, depois eu substituí aquela porcaria de setor GM por uma do Maverick e e fiquei muito mais feliz ainda...
Nesses anos todos andei observando que muita coisa mudou no projeto de pick-ups, e sempre me lembro do Leopoldo reprovando o uso de setor VW porque era subdimensionado para a tarefa nos Jeeps (embora o assunto ainda seja controverso até hoje).
ENTÃO, andei vendo que muitas caminhonetes que antes usavam setor de direção por rosca sem-fim (com ou sem o sistema de esferas recirculantes) acabaram mudando para pinhão e cremalheira (como as Hillux, por exemplo). Então, pela disponibilidade de novas peças no mercado, eu creio que se um dia eu fosse mudar o sistema de direção do meu jeep, eu deixaria de lado todos esses anos de engenharia do fórum (na tentativa de reforçar as caixas VW) e partiria para uma caixa pinhão/cremalheira de pick-up, unindo ambos os lados do setor por uma barra externa, e fixando o suporte do terminal "caixa-roda" do lado do motorista à roda do lado do passageiro (no mesmo sentido das barras de direção dos sistemas antigos).
Como eu estava com saudades de desenhar no Paint Brush, segue um esboço tosco da ideia... rs
[]'s a todos
junior braga
18/03/2022, 11:33
Fala povo do 4x4brasil bom dia!
Seguinte estamos em 2022, e então ainda compensa fazer a dapitação da caixa direção mecanica vw?
vamos lá,
meu jeep já está com caixa dapitada, da gm opala mecanica. Porem não estou satisfeito com ela, desmontei tudo e a caixa não está boa.
Estou com pneus 265/70R16.
Já tenho a caixa vw nova guardada e também o suporte de reforço pra ela, e vou trocar para pneus 7.50x16
Então por isso pergunto, compensa fazer ???
E desde já se alguem que tenha essa caixa instalada puder compartilhar, gostaria de ver umas fotos da parte da coluna do volante até a entrada na caixa.
Obrigado
Aguardo fotos
Usei por muitos anos a caixa de VW. Sempre foi justa e precisa. É uma das melhores e mais fáceis adaptações de direção. Só mudei pq a minha começou a quebrar e eu não achava onde era o problema. Então resolvi trocar todo o sistema para o da S10 que uso há 1 ano sem problemas até então. Mas pode trocar, se for hiraulica melhor ainda. Para os seus pneus ela não terá dificuldade em esterçar.
E só atualizando este post do último que eu tinha feito. Quebrou de novo, por isso troquei pela da S10.
Todo o processo de adaptação da caixa da S10 está no meu canal:
Adaptacao da direcao de S10 no Jeep parte 1 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=K2x2i4I9A7M&list=PLmH-GIHGO5Q3DHr3DaslYXvWrssqrjYlB)
[]'s
junior braga
18/03/2022, 23:01
Usei por muitos anos a caixa de VW. Sempre foi justa e precisa. É uma das melhores e mais fáceis adaptações de direção. Só mudei pq a minha começou a quebrar e eu não achava onde era o problema. Então resolvi trocar todo o sistema para o da S10 que uso há 1 ano sem problemas até então. Mas pode trocar, se for hiraulica melhor ainda. Para os seus pneus ela não terá dificuldade em esterçar.
monge obrigado pelo relato.
junior braga
18/03/2022, 23:02
E só atualizando este post do último que eu tinha feito. Quebrou de novo, por isso troquei pela da S10.
Todo o processo de adaptação da caixa da S10 está no meu canal:
Adaptacao da direcao de S10 no Jeep parte 1 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=K2x2i4I9A7M&list=PLmH-GIHGO5Q3DHr3DaslYXvWrssqrjYlB)
[]'s
melhor agora com vídeo....mais uma vez obrigado.
junior braga
20/03/2022, 11:10
É diante de tudo aqui postado, prevalece a ideia de que a cx vw não é recomendado para o Jeep, ah mais funciona? Sim funciona se for um Jeep original para uso urbano se feita uma adaptação bem feita, vai funcionar sem problemas, agora pra trilhas medias e passeios mais off, melhor não por essa caixa. Digamos q a direção tem q ser comparada com o tamanho da barca.....kkkk. Acho q é por aí
Tem um CJ5 com setor do Landau, foi feito um reforço no chassis e funciona suave. Já na Rural instalei o setor VW hidráulico, já se vão dez anos, uso pouquíssimo o carro, até tive problemas com o motor de tanto tempo parado (é diesel Q20B4), mas a direção desde a instalação, usando as guias duplas, tem um ponto que fica meio agarrado a cada giro do volante, ainda não sei se é no setor ou na coluna de direção, vou postar fotos do sistema. E por falar nisto a Rural está buscando uma nova casa.
junior braga
21/03/2022, 11:26
...esse eu acho que é o tópico mais longo da história do fórum! kkk
Nessa última década e meia de discussão, muita coisa aconteceu... instalei o setor do Opala (mecânico) e fui feliz, depois eu substituí aquela porcaria de setor GM por uma do Maverick e e fiquei muito mais feliz ainda...
Nesses anos todos andei observando que muita coisa mudou no projeto de pick-ups, e sempre me lembro do Leopoldo reprovando o uso de setor VW porque era subdimensionado para a tarefa nos Jeeps (embora o assunto ainda seja controverso até hoje).
ENTÃO, andei vendo que muitas caminhonetes que antes usavam setor de direção por rosca sem-fim (com ou sem o sistema de esferas recirculantes) acabaram mudando para pinhão e cremalheira (como as Hillux, por exemplo). Então, pela disponibilidade de novas peças no mercado, eu creio que se um dia eu fosse mudar o sistema de direção do meu jeep, eu deixaria de lado todos esses anos de engenharia do fórum (na tentativa de reforçar as caixas VW) e partiria para uma caixa pinhão/cremalheira de pick-up, unindo ambos os lados do setor por uma barra externa, e fixando o suporte do terminal "caixa-roda" do lado do motorista à roda do lado do passageiro (no mesmo sentido das barras de direção dos sistemas antigos).
Como eu estava com saudades de desenhar no Paint Brush, segue um esboço tosco da ideia... rs
[]'s a todos
Gostei dessa ideia, alguem já fez?