Ver Versão Completa : Modelos de instalação de direção hidráulica VW no Jeep.
:shock: :shock: nem eu, mas obrigado mesmo assim.
:D :D :D
:shock: :shock: nem eu, mas obrigado mesmo assim.
:D :D :D
:lol: :lol: Tá louco!!!
:D Falando sério agora... Conseguiu entender???
[]'s
Marcos ET
20/05/2005, 00:23
claro que tem o inconveniente do giro de direção, mas nao é muito mais diferente que o sistema original do jeep..... e pode ser compensado com um pitman pouco maior..... hehe
:roll: Então... Vai trocar uma M* por um monte de B*????
:o Se é pra mudar, que seja pra melhor!!! :wink:
[]'s
:o Cara, não acredito que escrevi tanta abobrinha.... :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s
Faala Giovani! blz? cara, cê tá parecendo o nosso amigo Billj... :wink: radical dmais :lol: :lol: :lol: claro que existem sistemas de direção muuuuito melhores e mais modernos que as do maveco! putz! nem me fale! dentre elas, as do VW, desde que isoladas das solicitações do eixo... acha que nao tou pensando (até hoje) na caixa da f.1000? mas temos sempre que ver a utilização e o custo/benefício nao eh? aki por exemplo, uma caixa do maveco sai por R$ 110,00 (mas tem quem venda por R$ 80,00 é só procurar) mais a instalação de R$ 250,00 em mecânico "habilitado" ( :twisted: :twisted: ) e pronto.... nao é que defenda a caixa dinossáurica do maveco, mas ja andei em jeep com esta caixa e nao tenho dq reclamar... só isso! (ah! e nunca vi nenhuma delas quebrar... - putz, lá vem pedradas..... hehehehehe)
entre as MECANICAS, qual vc aconselha? (responder "nenhuma" nao vale!)
grande abraço!
entre as MECANICAS, qual vc aconselha? (responder "nenhuma" nao vale!)
:D VW!!! :mrgreen:
:D Usei antes de pôr DH... :wink: :P
[]'s
andretomasi
20/05/2005, 00:35
Eu uso agora a mecânica VW também, nada a reclamar :mrgreen: :lol:
[ ]´s
entendi... bom, nao vai ter jeito...
vou nessa do opala mesmo...
no decorrer do processo e vou falando se tiver dúvidas... a propósito, falei com um amigo meu hj e ele colocou os terminais de direçao da f1000
são bem "parrudos"!!!
alguém já usou!???
recomenda????
como vou ter q mexer mesmo... aproveito e já troco isso tb..
abraços
Marcos ET
22/05/2005, 03:48
... colocou os terminais de direçao da f1000
são bem "parrudos"!!! abraços
Fala tavio_g, blz? cara, como vc colocou os terminais da F.1000? teve q mudar a furação dos munhoes? ou foi plug'n play?
grande []!
Elmer_Jeep
22/05/2005, 18:48
Falei com um amigo meu aqui que tem uma oficina e vou deixar nele pra fazer. Estou aguardando umas fotos da adaptação do Gustavo(ele ainda não me mandou! hehe) pra eu ver e ter como modelo para a que eu vou fazer
Fala tavio, também to te devendo umas fotos, já tirei umas 10 de 3 CJ com direção hidráulica de opala pra vc ver a posição da caixa, do pitman e das barras.
Desde o dia q vc mandou a MP não consegui anexar as fotos, vou tentar denovo na segunda feira(as fotos estao em outro pc) e se não der vou postar no meu álbum e depois te aviso por MP.
[]'s
Então Marcos, um amigo meu q colocou e recomendou, mas ele disse que tever q dar uma limada no munhão. coisa pouca, q não mão mesmo dá pra fazer. e pelo visto ficou bacana. é bem maior e dá uma aparência mais robusta.
bom quem vê um jeep e não conhece deve pensar, "esse não quebra nunca né!?? " hehehehe mas q ficou legal, ficou.
Blz Elmer, sem problemas, se quiser mandar direto pro meu e-mail tb td bem.
poo o duro é q o cara pediu 2 semana pra fazer o serviço.. ia deixar amanha lá, mas ficar se o jeep no feriado... nem a pau!!! hehe
quero ver como vc fez pra ter uma idéia.
qdo puder mande aí.
Obrigado
Abraços
Marcos ET
23/05/2005, 01:40
Então Marcos, um amigo meu q colocou e recomendou, mas ele disse que tever q dar uma limada no munhão...
Abraços
Faala Tavio, blz? cara, tem como arrumar umas fotos? que "limada" e esta... rs coisa pouca? putz... será? hehe
valeu! grande abraço!
Elmer_Jeep
23/05/2005, 10:00
Fala ET, devem ter reaberto o furo do alojamento sim, aqui na minha oficina agente adapta as ponteiras da D20 e reabrimos um furo cônico montando as ponteiras por cima do bracinho do munhão.
olha, vou ver se arrumo uma foto do carro dele, mas so vou encontrar ele na quarta, mas pelo q ele falou foi pouco mesmo e ví que nao mudou nada no munhão.
minha maq fot. fica no carro direto então se eu ver ele por aí paro, tiro a foto e posto aqui!
heheh
novatowski
23/05/2005, 15:04
Alô Elmer!
Taebém estou com problemas na caixa de direção do CJ5 (ainda é a original, reformada) :( e gostaria de mudar para a caixa do Opala. Vc poderia colocar as fotos lá no seu album prá gente ver como é esse trabalho?
[]s sem direção........ :x
Novatowski
Elmer_Jeep
23/05/2005, 23:32
novatowski,
Novato, vc tem nome :?:
Oh, minha conexão tá meio complicada esses dias, note q no álbum tem algumas fotos q nao abrem, to com dificuldade pra postar, assim q eu resolver aqui te aviso.
Ou então diz seu email q eu posso tentar mandar, mandei umas hj de manhã pro tavio_g
Ou se a galera tiver interesse posso postar aqui mesmo, lembrando que são fotos de CAIXA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA DE OPALA ADAPTADA EM JEEP CJ.
[]'s
cristiano
24/05/2005, 07:34
Elmer, também estou interessado nas fotos. :mrgreen:
pode mandar para o cristiano.attie@gmail.com
Fabiano-SL
24/05/2005, 10:25
Posta as fotos aqui, ou abre outro tópico com ADAPATAÇÃO DA DIREÇÃO DO OPALA :wink:
tb tenho interesse em dar uma olhada nestas fotos...
[]'s
Elmer_Jeep
24/05/2005, 10:48
vou pesquisar se ja tem algum tópico sobre isso pra dar continuidade...
EDITANDO:
encontrei um tópico bom pra não bagunçar esse mais do q já está:
Vamos falar sobre DH de opala nesse tópico aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=129309#129309
[]'s
Marcos ET
24/05/2005, 10:55
galera, só pra lembrar... no meu prejudicado álbum de fotos aparce a caixa do opala MECANICO que instalei em meu CJ3A...... hj a noite vejo se posto mais fotos....
Emanuel Senna
25/05/2005, 18:46
Ainda esta semana q passou, pude observar uma caixa de direção do Monza antigo... nao pude ver de perto como era, mas um detalhe que me chamou a atenção foi que, parecia ela ter um ponto de fixação na ponta da haste... alguém aih já viu se é isso mesmo???? se for, acho que temos um sério candidato a substituição do setor do VW por ser mais robusto (será :?: :!: :?: :!: )
alguém aih sabe se é isso mesmo???
Quando me decidi em trocar a caixa de direção da minha Rural, fui em um FV atrás de uma de VW e me deparei com essa de Monza... é ela que eu estou colocando. Ela tem dois pontos de fixação, com uma coifa de cada lado e a forma de fixação é muito mais confiavel e tb mais fácil. A cremalheira é mais grossa do que a VW
Não dispensa um bom projeto como o do Giovani, mas o resultado final é melhor.
Vou tirar umas fotos dela e coloco aqui. Ainda não está no lugar, mas dá para vcs verem como é.
Abs,
Emanuel Senna
Marcos ET
26/05/2005, 22:32
ATEKINFIM apareceu a caixa do monza! Valeu Senna, manda as fotos pra galera ver como é a "marvada"...
depois conta como é que ela tá funcionando no teu jeep, se ficou bom, se tem q ajustar alguma coisa.... tou realmente curioso pra saber como ficou.... parece que os carros da GM sao mais "parrudos" que os alemães.....
grande []!
Mourão GP
27/05/2005, 20:07
Vou trocar o sistema de direção da rural, então achei uma direção hidraulica de gol 1.0 c/ motor,mangueiras e com a coluna e pedais por 800 latinhs. Será que fazendo as adaptações do Geovani ela fica boa e aguenta o trampo? O preço tá bom ou tá carro? :?
novatowski
28/05/2005, 10:10
All, seguem desenhos das caixas do Monza e do Kadett, da TRW (http://www.trw.com.br/catalog/index.htm)
segue tbm desenho da caixa do Santana, para comparação.
:D Salve Galera!!!
:o Quanto à resistência dessas caixas não sei dizer, mas cuidado na adaptação, pois as barras devem ficar na horizontal! Instalando a cx. junto ao chassi, é preciso descer uma chapa, + ou - uns 15 à 20 cm, para então prender as barras nessa chapa... :wink:
[]'s
Ricardão4x4
07/06/2005, 00:15
Fala aí, pessoal!
Gostaria de agradecer ao Mauro Bonilha, que com a excelente dica que deu ao Ribon no dia 23/Set/03 me salvou de algumas besteiras. Instalei uma caixa mecânica do Gol, uma lingüeta na roda dianteira direita e liguei uma roda a outra através de uma barra. Assim eliminei a famigerada peça em L original e que vivia com o embuxamento danificado. Também parei de ter os terminais quebrados e o desalinhamento das rodas quando de uma freada ou balanço do jipe por alguma irregularidade. O jipão 79 é quase um carro de passeio quanto ao sistema de direção!
Abaixo anexo a foto do sistema com caixa de direção do Gol como ficou:
Ainda, anexo detalhe da lingüeta. Aqui acho que posso contribuir com algo novo. Como o primeiríssimo item de segurança, maior ainda que o freio, é o sistema de direção, nosso mecânico e amigo Carraro soldou uma chapa com um orifício à lingüeta, fazendo entre esta chapa (mais fina) e a lingüeta propriamente dita (mais espessa) uma nervura de reforço. O orifício da chapa mais fina serviu para permitir que o terminal de direção passasse pelo furno cônico da extremidade do munhão e através da chapa mais fina que contém o orifício, sendo este mais um reforço além dos quatro parafusos e o pino soldado no pino mestre rebaixado http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899
Vejam se isso ajuda. Tenho ainda mais algumas fotos desse sistema e do de um amigo japa que tem o jipe SPOADO.
Abraços e obrigado pelas dicas!
Instalei uma caixa mecânica do Gol, uma lingüeta na roda dianteira direita e liguei uma roda a outra através de uma barra.
:D Grande Ricardão!!!
:o Só vejo 2 coisinhas, que poderiam ser diferentes.
1 - A barra que sai do setor, devia ir até a roda esquerda. Assim a barra seria mais longa, o que diminui o efeito da suspensão sobre a direção. Imagine a suspensão "descendo". Ela puxa o braço do setor junto... :wink:
2- Não vi nas fotos, vc instalou aquele guia, para reforço??
[]'s
José Carlos
07/06/2005, 13:45
Ola galera....
Percebi algumas diferenças entre a cx direçao hidraulica do vw e a do opala.
1ª com motor desligado e possivel sem muito esforço girar as rodas na direçao do vw, na do opala (instalada dentro do comp. motor) fica mais pesada!
2ª com 1 e 1/2 voltas giro totalmente a roda para um dos lados (com a vw) mas o curso e menor ate comparando com a original!
3ª a vw e mais cara mas fica bem feita...
Vou tentar colocar fotos da vw que esta no meu cj...
[]s
Jose Carlos
Ricardão4x4
07/06/2005, 15:02
Amigo Giovani,
Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!
Sobre as duas questões, tenho o seguinte:
1 - (pode até ajudar nas questões de adaptações de caixas de direção de veículos mais atualizados) estava adaptando o sistema completo de DH do Ford Versalhes (barra e terminal direito e esquerdo direto da caixa) e o serviço estava indo bem até que "descobri" que a caixa de direção atua no sentido contrário da que precisava :? - os terminais de direção dos carros citados, Opala, Kadet, Versalhes, etc. vão atrás do eixo e não na frente, como nos CJs. Deixar a caixa de direção de "ponta-cabeça" faria com que a barra entre a direção e a caixa de direção ficasse muito inclinada para a direita, passando entre o motor e o diferencial dianteiro :shock: . Trazer a caixa para trás implicava em interferências com motor e amortecedores.
:idea: : Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, além de termos verificado que haveria uma grande probabilidade de esta barra ter interferência com o suporte da própria caixa de direção em instalando a lingüeta na roda esquerda. Concordo 100% contigo que quanto maior o raio, menor a influência do balanço do veículo ou da suspensão no sentido das rodas mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo :D (para você ver que: sistema original + jumelos maiores = grande porcaria!)
2 - As fotos foram tiradas ontem à noite e não ficaram grande coisa. Aqui vai um rabisco feito sobre o excelente desenho enviado pelo Mauro. Pode ser que ajude a encontrar na primeira foto o reforço que mencionei.
Um grande abraço e desculpem pelo jornal
Amigo Giovani,
Obrigado pela "deixa". Estava tão focado em aprender como anexar arquivos que acabei enviando a mensagem sem os merecidos agradecimentos a ti pelas tuas dicas, mediações e convite para participar desta fantástica ferramenta de informação que é o 4x4brasil. Legal mesmo!
:D Fala Ricardão!!! Seja bem vindo e aproveite ao máximo!!! :wink:
Então decidi comprar por R$ 190 mangos a caixa mecância zerada do Gol e aproveitar a lingüeta direita que já estava pronta, ... mas deixamos a barra em questão, entre o setor e a lingüeta o mais horizontal possível e o resultado acabou sendo ótimo
:D Se não interfere muito, beleza... Mas providencie a barra de apoio, senão a cx. quebra mesmo! E uma dica para todos: usem cx. da marca TRW. Elas são naturalmente mais fortes, pois possuem a haste de maior diâmetro. :wink:
[]'s
Thiago Rodeghel
07/06/2005, 23:16
Grande Giovani :D
Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...
A minha ZF é das primeiras, q vieram da Alemanha ainda... Tô gostando até agora, nada a reclamar :)
[s]
Tô usando a caixa ZF do Santana 86, até agora está aguentando... Parece q a carcaça dela é mais robusta q da TRW...
:D Também estou com a ZF... Mas a TRW tem a "haste" com diâmetro maior. A diferença entre elas é gritante! Fizemos um teste com ambas, girando o volante, com o veículo parado e sem o braço de apoio! A ZF envergou! A TRW cedeu bem pouco... :wink:
[]'s
Ricardão4x4
08/06/2005, 14:42
:D Grande Giovani!
:oops: Tinha entendido que você se referia ao reforço via nervura no e-mail anterior. Por isso mandei o esquema. Desculpe e
mais uma vez obrigado pela dica. Tinha de fato esquecido da barra de apio para evitar a quebra da caixa de direção. A instalação já está a caminho. :lol:
:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.
:!: por pura sorte, a caixa que comprei foi da marca que recomendas, TRW (R$190 na Alvorada, em Curitiba)
Um grande abraço,
:?: a haste do amortecedor de volante da Brasília (é a que uso, troquei há pouco e tenho a falecida) é suficiente para este fim? Pergunto porque no meu caso não há muito espaço para uma barra com diâmetro maior.
:D Fala Ricardão!!!
:o A barra tem que ter pelo menos uns 16mm. :wink:
[]'s
Fala Giovani, eu estou montando em meu cj3 a caixa de direção hidráulica do santana e pretendo fazer a barra com a bucha do jeito que vc postou aqui. . . tenho algumas dúvidas. . .
Eu arranjei um amortecedor de gol, acredito ser G3, a haste é bem grossa (ops!) . . . eu coloquei no meu cj3 e percebi que, como ele é mais estreito que o cj5, o local ideal do suporte seria na longarina direita mesmo. Vc acha que ela aguenta, se eu soldar apenas uma porca, aproveitando a rosca que existe no amortecedor ??
pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .
[ ]´s
Dias
Ronaldo B.
08/06/2005, 16:45
tecedor ??
pretendo colocar um amortecedor de direção tb, pra ficar igual ao Trex. . . vc ache que o da caixa de direção da variant ou fusca serve ?? ou é melhor eu comprar um outro ?? estou com pneus 255/75r15 e não pretendo fazer trilhas. . . vai ser 99% na cidade e estrada e algumas trilhas leves. . . .
[ ]´s
Dias
Dias,
Estou com a caixa de direção de VW também e estava usando o amortecedor de direção da Toyota Band. e ficou muito bom, só não estou mais usando ele porque fiz uma c@g@da e entortei a haste e o corpo do amortecedor, aí num teve jeito, tive que tirar e agora estou sem, mas logo vou colocar outro igual de novo.
[]´s
Ricardão4x4
27/06/2005, 11:43
:D Fala aí, turma!
Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!
:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
:) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
:o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
:D Um grande abraço,
:D Grande Ricardão!!! Desculpe a redundância... :lol:
Amigo Giovani, tentamos seguir tuas dicas na instalação da barra de reforço do setor o mais fielmente possível. O resultado está aí, nas duas fotos anexadas. Ao dirigir, não senti diferença alguma, o que é ótimo!
:D Karai... Isso até me dá medo! Viram só a responsabilidade??? :P :lol:
:) a bucha ficou o mais encima do setor possível, para evitar a torção da cremalheira, além de um possível esforço fletor
:o Esse é ponto... Como vou explicar... Vou desenhar. Olhe os riscos na foto. Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo. Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. A barra da direção, que está ligada à roda (já te disse que tinha que ser na outra roda), força o cj. para baixo. Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
Vc tem três saídas: trocar a haste redonda por uma sextavada, usando uma bucha de nylon sextavado (encontrada em máquinas de lavar roupa :lol: ), ou reposicionar o reforço, abaixo do radiador, ou ainda (menos recomendada) colocar uma 2ª barra paralela, abaixo desta que vc instalou. :P
Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...
:) a barra de reforço é oriunda de uma haste de pistão hidráulico
:D Beleza, a peça possui tratamento e vai resistir bem à oxidação.
:o os retentores foram instalados do contrário, isto é, permitem que a graxa saia da bucha, dificultando contudo que a sujeira aderida na haste entre em contato com a bucha de poliuretando, a desgastando
:D Isso aí, fiz assim e funciona muito bem. :wink:
:wink: Peço que te sintas à vontado para criticar e/ou sugerir melhorias.
:o Lamento, mas vc pediu... :lol:
:D Qualquer coisa é só gritar! :o
[]'s
Ricardão4x4
28/06/2005, 08:58
Legal, Giovani. Obirgado novamente pelas dicas. :D
:!: Interessante que, quando da decisão de instalarmos o reforço, fizemos o teste, inclusive fazendo com que a roda dianteira direita caísse numa depressão para verificar o movimento da peça em "L" presa ao setor (linhas vermelhas do teu desenho), e não ocorreu movimento algum.
:o Podemos então concluir que, por meu Urso Branco não ser SPOADO, a tal peça em "L" é bem menor, provocando um momento torçor bastante menor? :?:
De qualquer jeito, valeram as tuas explicações detalhadas sobre os meus erros. Assim, teremos mais jipeiros investindo em outros que não a reposição das caixas de direção. :)
Um grande abraço, :D
Mauro B.
29/06/2005, 03:37
Fala Giovani !!! :D
Vc instalou a barra na "lateral", como vc mesmo colocou no nome do anexo.
As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.
Sendo uma barra redonda, ela precisa ficar "em cima". No seu caso, entre o fundo do radiador e a haste da direção, aquela com a coifa de borracha. (...) Com o reforço na lateral, ela vai fazer um movimento, onde o eixo será a própria haste do reforço. Veja as linhas azuis e o movimento em vermelho.
Giovani, tem coisa equivocada aí. Se o Ricardão somente deslocar a guia para a parte de cima da haste, as forças sobre a caixa irão aumentar, e o perigo de quebra aumenta junto.
Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...
Na prática, deve-se obedecer as regras abaixo, ou adaptar o conceito a casos particulares:
A caixa de direção é tranversal ao chassis. Então monte o suporte de ligação da caixa com a barra de direção de forma que a barra também fique TRANSVERSAL ao chassis. Após isso, monte a guia bem ACIMA do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, bem na VERTICAL. E procure ainda montar a guia o mais próximo possível desse pivô, mas cuidando para que durante o curso a barra de direção não esbarre na guia.
O resultado disso escrito acima é que a guia vai anular todas as forças fletoras sobre a haste da caixa ... e é exatamente isso que queremos com esse reforço!!! Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???
Resumindo:
:arrow: Olhando de cima, a haste da caixa, a guia e a barra de direção, todas, devem ficar paralelas.
:arrow: Olhando de frente, a haste da caixa e a guia devem ficar paralelas. Nesta vista, a barra de direção pode ficar com qualquer inclinação (melhor quando mais na horizontal)
:arrow: Olhando de lado, a guia deve ficar bem acima (na vertical) do centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Nesta vista, a haste da caixa pode ficar em qualquer posição, desde que fique na mesma direção da guia.
Faça um teste, com o jeep parado, peça para alguém mexer no volante e olhe o movimento da peça que está ligada ao reforço. Se balançar, como eu risquei na foto, ela não vai ajudar em nada...
Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
[]'s
Fala Mauro, blz ?? Entendi perfeitamente a sua explicação só que, no esquema do T-rex q o Giovani falou e, pelo que entendi, no local onde vc está colocando esse apoio com a bucha de nylon, está instalado o amortecedor de direção, direto no suporte e no chassi do jeep, já neutralizando em uma boa parte os solavancos da caixa. E ele colocando o apoio em cima da caixa, em paralelo com a haste da caixa de direção, só ajuda a manter a mesma reta e alinhada, não tendo problema algum com relação a torções nem porradas. . .
Foi isso que entendi, me desculpem se falei alguma besteira . .. hehehehe
[ ]´s
Dias
:o Caraio... Deu nó! O tico e o teco tão brigando até agora... :lol: :lol:
Vamos por partes...
As escritas "lateral" e "frontal" que o Ricardão escreveu se referem as vistas, vista lateral e vista frontal, respectivamente, e não ao posicionamento na guia.
:D Pode ser... Não reparei no nome da outra foto...
Fica difícil explicar aqui detalhadamente o porque do que vou dizer abaixo, mas posso provar posteriormente por A + B que o que vou escrever é verdadeiro ...
:D Uma imagem vale mais que 1.000 palavras...
Fiz um desenho bem meia-boca para mostrar visualmente o que estou falando. E para comparar, fiz outro desenho com a guia sobre a haste. Não parece mais claro agora que, neste caso, qualquer força que provina do pivô, no sentido de causar um momento sobre o eixo da guia, produzirá uma força razoavelmente maior sobre a haste do que no caso da guia sobre o pivô???
:o Vc quer dizer que no desenho 1 está certo, mais resitente que no 2??
Discordo...
Se balançar como o Ricardão montou, pode acreditar que iria balançar mais ainda se ele colocasse a guia sobre a haste, mantendo o resto igual como está. O que importa realmente não é a posição da guia em relação a haste, mas sim em relação a barra de direção, que por sua vez deve ter sua posição definida de acordo com a posição da haste da caixa.
Não mesmo... A barra pode ficar alinhada com as outras duas, é o suporte que determina isso. É só fazê-lo de acordo. A única peça estática é o guia de reforço. No desenho 1, se a haste da caixa fosse igualmente estática, vc teria sim anulado o movimento. Como já mencionei anteriormente, o pivô força para baixo e para cima. Se quiser anular completamente essa ação, serão 3 linhas paralelas, alinhadas na vertical:
De cima para baixo:
=> Guia de reforço.
=> Haste da caixa.
=> Barra que liga à roda.
Olha só: no meu jeep é assim, com 1 guia em cima da haste da cx. de direção. Não mexe!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&postdays=0&postorder=asc&start=60#9510
No T-Rex, colocamos um guia na lateral da haste, como vc diz ser o certo. Esse guia era sextavado e mesmo assim torcia a haste da caixa!
Como não tinha espaço para colocar um guia em cima, optamos por 2 guias paralelos, na lateral. Funciona perfeitamente!
Como já diziam... Na prática, a teoria é outra... :lol:
Aqui como foi feito no início, com um guia sextavado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/92d186d257e9130bb1a605247dabbc83.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/cf7a8628cfa7b35bc5048b3a6568895b.jpg
Aqui com 2 guias redondos, paralelos. Sistema atual. As barras também foram modificadas, para absorver o movimento no volante.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/eada444936cec18d69fc82befe5f2bcd.jpg
[]'s
Mauro B.
30/06/2005, 00:58
Fala pessoal!!! :D
Entendi perfeitamente a sua explicação só que, no esquema do T-rex q o Giovani falou e, pelo que entendi, no local onde vc está colocando esse apoio com a bucha de nylon, está instalado o amortecedor de direção, direto no suporte e no chassi do jeep, já neutralizando em uma boa parte os solavancos da caixa.
O amortecedor pouco ou quase nada irá influenciar na minimização de esforços sobre a caixa. Fosse isso poderíamos colocar um amortecedor mais "forte" ou até mesmo dois no lugar da guia ... mas mesmo assim ele não resolveria os problemas da quebra da caixa.
Como o que mais nos importa é fazer com que a caixa dure (por motivos óbvios de segurança e economia), primeiro devemos nos precupar em acertar a posição da guia, e posteriomente arranjarmos um lugar para a fixação do amortecedor, que não necessariamente precisa ser no mesmo suporte da bucha da guia ... pode ser em qualquer lugar, desde que dê quase todo seu curso em todo o curso direcional das rodas, de batente a batente. Resumindo: o amortecedor é o de menos .... :wink:
E ele colocando o apoio em cima da caixa, em paralelo com a haste da caixa de direção, só ajuda a manter a mesma reta e alinhada, não tendo problema algum com relação a torções nem porradas. . .
Foi isso que entendi, me desculpem se falei alguma besteira . .. hehehehe
1°: a guia é OBRIGADA a ser paralela a haste da caixa! Isso é uma coisa fixa e não pode ser mudada. A pessoa que discordar de que a guia tem que ser paralela a haste, aí sim, estaria falando besteira. Mas não é isso que está em discussão. A discussão é qual a melhor posição da guia para que os esforços sobre a caixa sejam os menores possíveis.
Tu dizes que a melhor posição para a guia é sobre a haste ... e eu digo: a melhor posição para a guia é sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção ... :roll:
Vc quer dizer que no desenho 1 está certo, mais resitente que no 2??
Discordo...
Sim, no caso específico dos desenhos o 1° é melhor. :D
Não mesmo... A barra pode ficar alinhada com as outras duas, é o suporte que determina isso. É só fazê-lo de acordo.
Eu disse que a barra não poderia ficar alinhada com as outras duas??? :shock:
A única peça estática é o guia de reforço. No desenho 1, se a haste da caixa fosse igualmente estática, vc teria sim anulado o movimento.Como já mencionei anteriormente, o pivô força para baixo e para cima.
O pivô não força só para cima e para baixo, força tbm para os lados (olhando de frente), e estas forças se dão pelo centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Como a maioria dessas forças (e com as maiores intensidades) pertencem ao plano frontal vertical, a guia, afim de neutraizar todos essas forças, tbm deve pertencer ao plano frontal vertical! E é isso que fazemos quando colocamos a guia sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção!!! :shock:
Se quiser anular completamente essa ação, serão 3 linhas paralelas, alinhadas na vertical:
De cima para baixo:
=> Guia de reforço.
=> Haste da caixa.
=> Barra que liga à roda.
Olha só: no meu jeep é assim, com 1 guia em cima da haste da cx. de direção. Não mexe!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1024&postdays=0&postorder=asc&start=60#9510
Ôpa! Estamos quase! :lol: Se no teu jipe a guia está sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção, então tu fizeste da forma que eu disse ser a correta ... e é por isso que o teu conjunto não se mexe. Note que nem levei em consideração a posição da haste! Basta seguir o critério de que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção que o conjunto não deverá se mexer! :wink:
No T-Rex, colocamos um guia na lateral da haste, como vc diz ser o certo. Esse guia era sextavado e mesmo assim torcia a haste da caixa!
Eu não disse que a guia deve ficar na lateral da haste. Leia denovo, eu não escrevi isso. Eu disse que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção! No T-Rex foi feito com eu disse??? Não! ... e foi por isso que torceu ......... No teu jipe foi feito como eu disse??? Aparentemente sim! ... e foi por isso que não torceu ........ :D
Como não tinha espaço para colocar um guia em cima, optamos por 2 guias paralelos, na lateral. Funciona perfeitamente!
Dois guias paralelos é ooouutra história...! 8)
Como já diziam... Na prática, a teoria é outra...
Pelo jeito a minha teoria é a "outra", principalmente agora que teus relatos com o Azulão e o T-Rex estão dando sustentação a ela! :lol: :lol: :lol:
Aqui como foi feito no início, com um guia sextavado.
É, o guia nessa posição não tá legal .... :P
Uma coisa que eu quero que fique bem clara: na minha opinião, na minha análise e no que APARENTEMENTE tem se comprovado (pelos relatos do Giovani), a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção. Isso mesmo, olhando de lado, a guia deve ficar bem acima do centro dessa esfera, e o mais próximo possível dela, como no 1° desenho. Respeitado isso, a posição da haste em relação a guia tem menor importância. Ela pode ficar em cima, no lado, embaixo ou em diagonal com a guia. Existem posições para a haste em relação a guia em que a bucha de nylon sofre menos esforços, e com isso "corre" melhor sobre a guia e tem menor desgaste ... mas isso é discussão para mais além. :D
[]'s sobre o centro da esfera interna da barra de direção! :lol:
Sergio Antunes
30/06/2005, 14:36
Oi Pessoal.
Pelo que estou entendendo, a idéia inicial do Giovani de se fazer essa guia, foi para evitar que a caixa de direção fosse forcada para baixo ou para cima, mas segundo o Mauro existe também a possibilidade da mesma ser forcada para frente ou para traz. Nesse caso eu na minha simplicidade acho que a melhor solução e realmente as barras duplas, mesmo dando maior trabalho para confeccionar e alinhar; coisa que eu já havia imaginado e mandado um desenho sobre isso.
Desculpem-me se estiver errado.
Abraços.
Sergio Antunes.
Note que nem levei em consideração a posição da haste! Basta seguir o critério de que a guia deve ficar sobre o centro da esfera interna do pivô da barra de direção que o conjunto não deverá se mexer!
:D Grande Mauro!!!!
:o Agora caiu a ficha! :lol: :lol: Entendi o que vc quer dizer... E faz sentido sim. Vou ver se consigo testar isso. :wink:
Pelo que estou entendendo, a idéia inicial do Giovani de se fazer essa guia, foi para evitar que a caixa de direção fosse forcada para baixo ou para cima, mas segundo o Mauro existe também a possibilidade da mesma ser forcada para frente ou para traz. Nesse caso eu na minha simplicidade acho que a melhor solução e realmente as barras duplas, mesmo dando maior trabalho para confeccionar e alinhar; coisa que eu já havia imaginado e mandado um desenho sobre isso.
:D Grande Sérgio!!!
:D Sim, o desenho está lá no início desse tópico. Na época eu mesmo falei que era difícil fazer esse sistema. E é... mas fizemos e deu certo. Agora, analisando ao que o Mauro falou, tinha que alinhar essas barras. Se vc fizer isso no seu jeep, nos informe do resultado.
[]'s
Grande Giovani. . . me diga uma coisa, estou prestes a fazer essa guia para meu cj3, só quero saber qual o retentor que devo comprar, pois fui numa loja de retentores e o cara não conseguiu entender pra que eu queria o mesmo. . . levei o tarugo de nylon para ele achar o retentor mas ele começou a falar que o retentor não iria funcionar, que aqueceria. etc. etc. . . acredita ??
Se possível, passe as medidas da bucha (diâmetro e comprimento) e qual o retentor mais indicado. . .
[ ]´s
Dias
Grande Giovani. . . me diga uma coisa, estou prestes a fazer essa guia para meu cj3, só quero saber qual o retentor que devo comprar, pois fui numa loja de retentores e o cara não conseguiu entender pra que eu queria o mesmo. . . levei o tarugo de nylon para ele achar o retentor mas ele começou a falar que o retentor não iria funcionar, que aqueceria. etc. etc. . . acredita ??
Se possível, passe as medidas da bucha (diâmetro e comprimento) e qual o retentor mais indicado. . .
:D Fala Dias!!!
:o É retentor comum... Não importa a marca. O tamanho vai depender do guia. Veja o diâmetro da haste guia que vc vai usar, aí compre um retentor qualquer, que tenha esse mesmo diâmetro interno. O torneiro faz o encaixe externo de acordo com o retentor. Não tem erro... Monte ele invertido, deixando a parte com a molinha para fora. Aí a graxa sai e a sujeira não entra.
[]'s
Blz Giovani. .. a haste pretendo utilizar a de um amortecedor do gol G3, acredito que ela aguente bem o tranco. . . a bucha arranjei mas só poderei pegar na segunda, pois minha mãe comprou um suporte para 3 bolos de casamento de madeira, onde os pedestais são de nylon. . . já imaginou o q quero fazer, né ?? hehehe . . . achei um pau (ops!) onde se prendem as cortinas maciços de cerejeira, na mesma medida dos tarugos de nylon. . . . vou trocá-los pela cerejeira. . . daí poderei levar a outra loja de retentores e comprar de acordo. . . daí é só ir no torneiro e pedir p ele fazer as buchas direitinho. . . .
[ ]´s
Dias
a bucha arranjei mas só poderei pegar na segunda, pois minha mãe comprou um suporte para 3 bolos de casamento de madeira, onde os pedestais são de nylon. . . já imaginou o q quero fazer, né ?? hehehe . . . achei um pau (ops!) onde se prendem as cortinas maciços de cerejeira, na mesma medida dos tarugos de nylon. . . . vou trocá-los pela cerejeira. . .
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: Quando penso que já vi tudo... :lol: :lol: :lol:
:lol: Nessa adaptação, além de peças de máquina de lavar roupa agora tem também suporte para bolo da casamento e varão de cortina!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s :lol:
É verdade Giovani. . . . quando não se tem dinheiro e produtos como nos EUA, começam as adequações que, dependendo da pessoa e da adequação, ficam até melhores que as vendidas fora do Brasil. Daqui há pouco, é capaz de vc ver jeeps com guincho movidos a motor de máquina de caldo de cana heheehehe. . . .
[ ]´s
Dias
Gomes Neto
02/07/2005, 02:16
Faala Galera!!
Ao meu ver, as duas opções de posicionamento da barra guia causam problemas (ver imagens abaixo).
Em ambos os casos temos estruturas hipoestáticas, para que não haja problemas precisamos torná-las hiperestáticas ou “trianguladas".
Como já foi dito, o pivô não permite somente o movimento para cima e para baixo, mas também para os lados e para frente e para traz.
É uma rótula, se todo o conjunto for estático beleza, mas se não for vai torcer junto.
Acredito, portanto, que somente tendo mais de um ponto guia, evitaremos a torção da cremalheira. :wink:
[]s
Faala Galera!!
Ao meu ver, as duas opções de posicionamento da barra guia causam problemas (ver imagens abaixo).
Em ambos os casos temos estruturas hipoestáticas, para que não haja problemas precisamos torná-las hiperestáticas ou “trianguladas".
Como já foi dito, o pivô não permite somente o movimento para cima e para baixo, mas também para os lados e para frente e para traz.
É uma rótula, se todo o conjunto for estático beleza, mas se não for vai torcer junto.
Acredito, portanto, que somente tendo mais de um ponto guia, evitaremos a torção da cremalheira. :wink:
:D Fala Gomes!!!
:D Aí... Mais 1 que pensa como eu... O que o Mauro falou faz sentido, mas como já falei antes, só o guia é estático. Acredito que alinhando o pivô com o guia, a torção diminua, mas não a elimina por completo. Ainda quero testar isso...
:D Aproveitando esses belos desenhos, vc poderia desenhar a outra forma, com as 3 barras alinhadas, para podermos analisar?
De cima para baixo:
Guia de reforço;
Haste da cx.;
Barra com pivô.
[]'s
Mauro B.
03/07/2005, 14:36
Fala Pessoal! :D
Pelo que estou entendendo, a idéia inicial do Giovani de se fazer essa guia, foi para evitar que a caixa de direção fosse forcada para baixo ou para cima, mas segundo o Mauro existe também a possibilidade da mesma ser forcada para frente ou para traz.
Isso, veja como exemplo o desenho vw01.jpg que o Gomes Neto mandou: apesar da força vir pelo pivô verticalmente e para cima, a guia (no caso) não está alinhada na vertical com essa força, e isso se traduz em rotação sobre a guia e conseqüentemente provoca uma força para frente na haste. :wink:
Nesse caso eu na minha simplicidade acho que a melhor solução e realmente as barras duplas, mesmo dando maior trabalho para confeccionar e alinhar;
Exatamente por simplicidade e custos que eu acho uma guia apenas uma ótima opção. Eu particularmente acho mais "custo-benefício" fazer uma guia no lugar certo do que duas guias em qualquer lugar. 8)
Em ambos os casos (das imagens) temos estruturas hipoestáticas, para que não haja problemas precisamos torná-las hiperestáticas ou “trianguladas".
(...)
Acredito, portanto, que somente tendo mais de um ponto guia, evitaremos a torção da cremalheira.
Com duas guias fica isoestático. Só com três guias é que fica hiperestático. :)
(...)
O caso do desenho vw02.jpg que mandaste é IMPOSSÍVEL de acontecer pq a força que tu desenhaste inside sobre o eixo de rotação (guia), logo não há alavanca, e portanto não há momento ... e conseqüêntemente não há rotação. Resumindo: não flexiona a haste da caixa. :wink:
O desenho vw01.jpg está correto. :D
Obs1: Lembrem-se sempre: as forças chegam pelo centro da esfera interna do pivô da barra de direção. :lol:
Obs2: O objetivo é ter apenas uma guia e evitar rotação sobre ela, pois sem rotação não existirá flexão na haste da caixa.
[]'s
Gomes Neto
03/07/2005, 17:01
Com duas guias fica isoestático. Só com três guias é que fica hiperestático.
Descordo Mauro, duas guias sozinhas são isostáticas, mas o conjunto não... Veja a figura "vw-5".
Entendeu o que eu chamo de triangulado ou hiperestático?
Obs.: Estou considerado o suporte "L" (que une a cremalheira às duas guias como um item fixo e único).
Quanto à colocação que fiz no desenho "vw-2", entendi que a barra de direção nem sempre tem um movimento exatamente vertical, às vezes ela fórça o pivô (em conexão com a caixa) para frente ou para traz.
Nesse caso vc tem uma alavanca que força o suporte para frente ou para traz e por conseqüência a cremalheira para cima ou para baixo ... Veja o desenho "vw-4".
Ao meu ver é sim necessária a segunda guia, por mais que encareça a peça.
Quanto aos desenhos, vou bolar algo no Cad. e depois pósto.
[]s
Mauro B.
04/07/2005, 01:45
Fala Gomes!!! :D
Não sei se definir se sistema é hipo, iso ou hiperestático nos terá alguma utilidade, não sei se entrarmos nesse detalhamento conceitual irá trazer benefícios. Acredito até que poderá atrapalhar um pouco, pois alguma coisas acabam ficando pouco claras. O que temos que ver na realidade, e o que está em jogo no sistema, é a relação entre as forças existentes e o momento que elas provocam na haste da caixa ... só! :o
Com duas guias fica isoestático. Só com três guias é que fica hiperestático.
Descordo Mauro, duas guias sozinhas são isostáticas, mas o conjunto não... Veja a figura "vw-5".
Gomes, leia tua penúltima mensagem: tu estás passando (ao adicionar um componente articulado) de hipoestático para hiperestático, sem antes passar pelo isoestático! Nessa tua penúltima mensagem não considerastes a haste como um apoio, e por isso disseste que aquele sistema era hipoestático. Mas na última mensagem consideraste a haste como apoio, afirmando o sistema de duas guias ser hiperestático. Precisas decidir se considerarás a haste como um apoio ou não.
Ah, lembre-se que se considerares a haste como um apoio, esté será um apoio elástico! :wink:
Entendeu o que eu chamo de triangulado ou hiperestático?
O que é um sistema hiperestático eu já sabia, mas agora to começando a ententer o que tu chamas disso! :lol: :lol: Brincadeira! Só para descontrair! :lol:
Quanto à colocação que fiz no desenho "vw-2", entendi que a barra de direção nem sempre tem um movimento exatamente vertical, às vezes ela fórça o pivô (em conexão com a caixa) para frente ou para traz.
Perfeito. :P
Nesse caso vc tem uma alavanca que força o suporte para frente ou para traz e por conseqüência a cremalheira para cima ou para baixo ... Veja o desenho "vw-4".
Ao meu ver é sim necessária a segunda guia, por mais que encareça a peça.
Não tenho dúvidas que o sistema com duas guias seria melhor para barrar "todas as possíveis forças que provinam do pivô". Agora ... será que é mesmo necesário??? A gente olha o desenho e pensa "nossa, como gira!" ... mas na prática parece que não é bem assim não. O Azulão do Giovani, por exemplo, tem a guia na PIOR posição no que se refere a forçar a caixa nesse sentido de que estás falando, mas mesmo assim parece que ele não tem o que reclamar.
Tudo parece muito bonito quando se fala, mas eu quero saber é na prática: precisa ou não precisa? Meu irmão, que mora comigo e é mestrando em Eng. Civil na área de Estruturas (meu pai é doutorando na mesma área) me contou que na aula, uma vez, estavam aprendendo sobre aeroportos e uma aluno perguntou ao professor, seriamente, se o projeto predial do aeroporto deveria levar em consideração choques de aviôes (tipo como aconteceu no WTC) ... bom, não peciso dizer a resposta do professor...
No caso desse aluno o problema era a probabilidade de um choque desses ocorrer, e que não valia a pena projetar ($) e construir ($) uma estrutura forte o suficiente para aguentar um choque desses. No nosso caso o "problema" é a intensidade das forças que provocariam giro sobre a guia: será que vale a pena duas guias? Eu acho que não precisa gastar e ter trabalho com isso .... e a caixa não é de papel neh? 8)
Minha idéia é colocar apenas uma haste e na posição mais apropriada afim de que ela barre as forças que realmente poderiam causar danos à caixa.
Ah, Gomes, mas entre os dois desenhos com uma guia só, qual achas melhor??
Obs: No desenho "vw-4" tu desenhaste a vista superior das barra de direção, mostrando que elas ficam com alguma inclinação quando as rodas esterçam. A força vem na direção das barras e a força de giro sobre a guia é somente uma componente longitudinal dessa força. Se no desenho a angulação das barras já é pequena, na realidade é menor ainda ... e a força conseqüentemente tbm.
[]'s de quem mais atrapalha que ajuda! :lol:
Gomes Neto
04/07/2005, 11:07
Gomes, leia tua penúltima mensagem: tu estás passando (ao adicionar um componente articulado) de hipoestático para hiperestático, sem antes passar pelo isoestático! Nessa tua penúltima mensagem não considerastes a haste como um apoio, e por isso disseste que aquele sistema era hipoestático. Mas na última mensagem consideraste a haste como apoio, afirmando o sistema de duas guias ser hiperestático. Precisas decidir se considerarás a haste como um apoio ou não.
Ah, lembre-se que se considerares a haste como um apoio, esté será um apoio elástico!
Bruno, eu não disse que a cremalheira é um ponto fixo e sim que, o suporte e por conseqüência o ponto onde a cremalheira é presa (TODO O CONJUNTO) funciona como 3º ponto fixo. E por isso considero Hiperestático e não isostático.
Porém concordo, essa definição não vem a simplificar o caso.
Com relação às forças que agem transversalmente serem grandes ou não a ponto de quebrarem a caixa de direção, lembre-se que esse sistema não foi projetado para sofrer tais forças. Todos os reparos buchas e retentores e a própria cremalheira sofrerão desgaste excessivo.
O próprio fato de esterçar as rodas já causará um momento considerável na peça.
Povo do meu Brasil, já que muitos vêem vantagens em usar essa caixa de modo tão diferente ao que ela foi destinada deve-se pagar o preço.
Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO. :roll:
[]s
Marcio Vargas
04/07/2005, 11:38
Pessoal
Após ler e reler este topico, trocar algumas ideias com o Ribon, Giovani, Sergio... Resolvi colocar uma DH do santana no CJ.
Juntei um mateiral bem detalhado( fotos, medidas, textos ) para começar a fazer me casa. Irei colocar a barra de reforço a principio simples, porem durante a reforma verei se faço duplo conforme a do giovani.
Antes de começar a meter a mão na graxa quero estar armado de todas as informações, e neste topico, apesar de ser SUPER completo, achei que ficou faltando comentarios sobre a parte hidraulica da "coisa".
Que bomba usar, melhor lugar para fixar no BF, reservatorio, ligações hidraulicas... Etc, etc, etc...
Alguem ai que tem esta DH poderia discorrer um pouco sobre isso?
Que bomba usar, melhor lugar para fixar no BF, reservatorio, ligações hidraulicas...
:D Fala Márcio!!!
:D Deixando um pouco de lado essa história de iso, hipo, hiperestático e o diabo à 4... :lol:
:D À princípio, vc pode usar qualquer bomba que tenha saído de um carro... Geralmente são da marca ZF, e a mesma bomba é utilizada em vários carros, inclusive de marcas diferentes. O que pode mudar é a regulagem da pressão e o suporte entre um carro e outro.
Eu já usei 3 bombas diferentes. No motor 3.000 (serve p/ o BF-161), já usei uma bomba VW, montada no lado esquerdo do motor, com reservatório separado e outra GM com reservatório embutido. O suporte tem que ser sob medida, não tem outra forma. Para isso, a base foi aquela chapa, do suporte do motor. Logo acima do calço foi soldado um tubo, para fazer a base móvel, para esticar a correia. Num dos parafusos do cabeçote ou do coletor de escape, vc pode fixar a chapa com o rasgo, para fazer o ajuste da correia.
Quando tinha o motor AP, montei a bomba VW no suporte original do motor. Dãããããã... :lol:
É preciso outra polia no virabrequim para a correia. Ponha uma polia dupla ou solde outra na já existente. Não ponha outra só por cima parafusando junto...
Mangueiras vc pode usar as que acompanham a direção, talvez só encurtando 1 ou outra... Tudo depende da adaptação. Se quiser colocar tudo novo, faça sob medida. Não compensa comprar nova para ter que cortar...
[]'s
Gomes Neto
05/07/2005, 02:11
Fala Gomes!!!
Aí... Mais 1 que pensa como eu... O que o Mauro falou faz sentido, mas como já falei antes, só o guia é estático. Acredito que alinhando o pivô com o guia, a torção diminua, mas não a elimina por completo. Ainda quero testar isso...
Aproveitando esses belos desenhos, vc poderia desenhar a outra forma, com as 3 barras alinhadas, para podermos analisar?
De cima para baixo:
Guia de reforço;
Haste da cx.;
Barra com pivô.
Como você notou Giovani, houve uma pequena confusão, eu não havia sugerido uma terceira barra. No calor das ipo-iso-Hiper confusões essa idéia transpareceu erroneamente e ao meu ver seria desnecessária. :roll:
Como vc pediu desenhos, aqui vão. Minha idéia é essa:
Obs.: Sem medidas, sem testes e sem noção se vai caber. :mrgreen:
Marcio Vargas
05/07/2005, 07:46
Opa
Blz Giovani,,, Sem muito misterio a parte hidraulica,,, Acredito que se houver algum detalhe a ser dado maior atenção logo alguem grita...
Quanto as guias de reforço,,, Achei mais resistente este modelo do Gomes com as duas guias " em cima " do que akele seu com as guias " ao lado".
Vou esperar comentarios sobre este modelo...
Como vc pediu desenhos, aqui vão. Minha idéia é essa:
Obs.: Sem medidas, sem testes e sem noção se vai caber. :mrgreen:
:D Grande Gomes!!!
:o Não era bem isso, mas valeu assim mesmo! Seria com apenas 1 guia em cima. E a barra que liga à roda, alinhada com o guia e a haste da cx.
Quanto as guias de reforço,,, Achei mais resistente este modelo do Gomes com as duas guias " em cima " do que akele seu com as guias " ao lado".
Vou esperar comentarios sobre este modelo...
:D Como o Gomes citou, não vai caber... No meu jeep está em cima da haste da direção, mas atrás da travessa do chassi. :wink:
Ou vc põe a cx. de direção uns 10 cm para baixo (o que não deve ser feito) ou põe então os dois guias em paralelo com haste da caixa. Um atrás e outro na frente, ficando a haste no meio dos 2 guias... Isso até aumentaria a resistência, pois a base da triangulação ficaria maior.
Ou ainda como fizemos no T-Rex... :mrgreen:
Por tudo que já foi dito, penso que 2 guias, realmente, é a melhor opção...
[]'s
Marcio Vargas
06/07/2005, 07:41
Ok
Concordo...
[ ]'s Sempre aprendendo..
PS: -1C° as 07:00... Evai piorar
Gomes Neto
06/07/2005, 11:19
Não era bem isso, mas valeu assim mesmo! Seria com apenas 1 guia em cima. E a barra que liga à roda, alinhada com o guia e a haste da cx.
Mesmo alinhando a barra com a guia, ainda existe a inclinação da barra pelo deslocamento da suspensão (forçando de baixo para cima), já que essa força vai acabar "cuspindo" para um lado ou para outro no pivô do suporte o momento acontece. :twisted:
Com relação à minha idéia vou ver o que pode ser feito para caber :roll: .
[]s
Fala Giovani e All, tirei as medidas da haste e da bucha de nylon . . a haste é 20 mm (haste de amortecedor do gol g3) e a bucha de nylon é 30 mm (suporte de bolo de casamento hehehe).
Agora vou partir para a produção da peça . . . vcs acham que a espessura do nylon com relação a haste é boa ou é melhor um pouco maior ou menor ?? como estou com o meu cj3 desmontado, preciso saber qual seria o tamanho da haste e da bucha para eu poder levar no torneiro para saber. . .
Agora a dúvida maior, faço com uma ou duas guias ?? estava pretendendo, a primeira instância, fazer uma guia superior e colocar o amortecedor de direção bem acima do pivô . . mas agora, depois dos ipo, iso, epa !! fiquei na dúvida . .
Não querendo prolongar ainda mais a discussão, peço que me ajudem. . .
[ ]´s
Dias
Agora a dúvida maior, faço com uma ou duas guias ?? estava pretendendo, a primeira instância, fazer uma guia superior e colocar o amortecedor de direção bem acima do pivô . . mas agora, depois dos ipo, iso, epa !! fiquei na dúvida . .
:D Fala Dias!!!
Sobram 5 mm de parede na bucha, isso é suficiente. Meça o curso da direção e deixe uma folga para o guia. A bucha tem que deslizar no comprimento total do curso, sem bater nas pontas do guia. Deve dar uns 10 cm...
Faça com 1 guia em cima, com o pivô alinhado embaixo das duas hastes. Se precisar, depois vc pões outro guia, aí pode ser em qualquer lugar.
[]'s
Gomes Neto
08/07/2005, 14:52
Como o Gomes citou, não vai caber... No meu jeep está em cima da haste da direção, mas atrás da travessa do chassi.
Ou vc põe a cx. de direção uns 10 cm para baixo (o que não deve ser feito) ou põe então os dois guias em paralelo com haste da caixa. Um atrás e outro na frente, ficando a haste no meio dos 2 guias... Isso até aumentaria a resistência, pois a base da triangulação ficaria maior.
Ou ainda como fizemos no T-Rex...
Por tudo que já foi dito, penso que 2 guias, realmente, é a melhor opção...
Pois é... eu disse que num sabia se ia caber, mas se atrás da travessa cabe uma haste em cima, então cabe duas.
Bolei um suporte para prender tudo por trás da travessa, logo vou postar pra turma.
:dance:
Pois é... eu disse que num sabia se ia caber, mas se atrás da travessa cabe uma haste em cima, então cabe duas.
:o Vareia... Depende do radiador... É ele quem diz se tem espaço ou não. :wink:
[]'s
regiscar
11/07/2005, 10:48
cara..sou dono de um centro automotivo pra off road.aqui no RJ.
segundo tenho visto, muitos jipeiros clientes nossos estao preferindo colocar a caixa de direção hidráulica de opala em vez da vw. e meu mecanico confirmou que ela realmente é muito melhor..
aqui vai um conselho.....
DAKAR OFF ROAD!!!!
Gomes Neto
11/07/2005, 13:52
Vareia... Depende do radiador... É ele quem diz se tem espaço ou não.
No caso de duas barras seriam uma ao lado da outra, na altura dá no mesmo que uma só. Se cabe uma, logo, cabem duas sim.
All, alguém que já tenha feito a bucha tem idéia do preço que o torneiro cobra ? Fiz orçamento em 2 diferentes hoje e, ambos pediram 100 latinha$$ p tornear o nylon e fazer o suporte. . . mesmo eu já dando (ops!!) o tarugo de nylon e a haste. . . . acheio meio chutado. . . .
[ ]´s
Dias
No caso de duas barras seriam uma ao lado da outra, na altura dá no mesmo que uma só. Se cabe uma, logo, cabem duas sim.
:D Entendi... Então cuida com a polia do virabrequim... :lol: É que dependendo do motor, como o 4.1 que instalamos no T-Rex, não sobra espaço!
[]'s
All, alguém que já tenha feito a bucha tem idéia do preço que o torneiro cobra ? Fiz orçamento em 2 diferentes hoje e, ambos pediram 100 latinha$$ p tornear o nylon e fazer o suporte. . . mesmo eu já dando (ops!!) o tarugo de nylon e a haste. . . . acheio meio chutado. . . .
Pede o preço da hora. E fica junto quando ele fizer. Se der mais em horas pague só os 100,00, senão pague só a hora trabalhada. :wink:
[]'s
Gomes Neto
12/07/2005, 15:37
Tenho torno em casa, me passem as especificações dessa bucha, se puder com desenho, e se ficar bom faço pra todos por um preço mais do que justo.
Marcio Vargas
12/07/2005, 15:47
Opa
Coloca uma a mais na lista!!! :concordo:
Gomes Neto
13/07/2005, 00:41
Entendi... Então cuida com a polia do virabrequim... É que dependendo do motor, como o 4.1 que instalamos no T-Rex, não sobra espaço!
:concordo: ...porém, a minha idéia era bolar algo para quem ainda vai instalar essa direção, como é o meu caso que uso o motor (GM 4 cil.). Concordo que em alguns casos fica difícil ou impossível instalar dessa forma, do mesmo jeito que inviável economicamente desmontar algo que já foi feito de outra maneira :roll:
Não acho que não funcione colocar duas barras na vertical, mas como eu ainda tenho a chance de escolher a forma da montagem optei por colocá-las dessa forma:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/106a1c40b980cfe3a73ae8a84e5673d9.jpg
Acredito que dessa forma ficará bem resistente e protegido.
Opiniões...????????
Marcio Vargas
13/07/2005, 07:43
Este modo parece bem resistente, alem de viavel... Vc teria mais imagens? De outras perspectivas?
Sera que na pratica a teoria não vai ser outra?
Gomes Neto
13/07/2005, 20:07
Se for, nois "arrrtera" a pratica :lol:
Gomes Neto
13/07/2005, 20:31
... Vc teria mais imagens? De outras perspectivas?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/3cdf9b38e5954c562f5ddf630dd01e95.jpg
Me fala de que ângulo vc quer ver que eu dou um jeito de postar.
Se for, nois "arrrtera" a pratica :lol:
:D Legal... Me diga uma coisa: nesse esquema, a idéia é parafusar onde aquele chapão que tem em cima?? Na parte de trás da travessa do chassi??? Posso saber como vc prtende fazer isso???
[]'s
Gomes Neto
13/07/2005, 21:02
Se num for possível parafusar vou soldar.
Não dá nem para soldar nem aparafusar... A caixa vai ficar sobre o eixo... Quando o mesmo tiver um movimento mais brusco já era caixa...
até....
Gomes Neto
13/07/2005, 23:12
Peraí!???:discordo:
Não tem gente que coloca essa caixa atrás da travessa, debaixo do radiador??
Nessa foto que o Sérgio postou aqui nesse fórum dá para ver que tem bastante espaço, o eixo passa bem embaixo da polia do vira e bem longe da travessa. Se fosse assim era para ele esbagaçar o motor quando subisse.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/exemplo.jpg
Ps.: Desconsiderem os retângulos coloridos na foto, pois faziam parte de outra discussão
Se o conjunto ocupar pouco mais que a espessura do radiador é muito.
Não pega nem no eixo, nem na polia. :wink:
Peraí!???
Essa caixa não é colocada atrás da travessa, debaixo do radiador??
:D Um pouquinho mais à fente. Aquela "orelha" no centro, é que fica pra trás da travessa. O resto fica embaixo. Não tinha lembrado disso, mas realmente, se ficar para trás, o eixo vai bater nela. :wink:
:D Continua tentado... Uma hora vc chega no ideal! :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/ab4a4d8240dcc4119e4158c7e0eb3140.jpg
[]'s
Gomes Neto
13/07/2005, 23:47
Entendi, valew, vou tentar modificar!!!
Gomes Neto
14/07/2005, 00:42
Poderia retirar o suporte vertical e manter só a chapa que unifica o suporte, ai solda-se tudo mais para frente ou para trás sob a travessa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/1f01b1dbf6018a839156b1e984cf43e4.jpg
Porém voltaríamos aquele velho probl. da caixa não ficar colada a travessa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c580e9a1b184fedc1afda68e4c11c67b.jpg
Poderia-se ainda estudar a possibilidade de estar colocando as duas barras na vertical porém atrás da caixa.
Opiniões?????????? :pensativo:
Opiniões?????????? :pensativo:
:mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/eada444936cec18d69fc82befe5f2bcd.jpg
Pra quê sofrer... :parede: :lol: :lol: :lol:
[]'s
Mauro B.
14/07/2005, 00:58
Fala pessoal!!! :D Finalmente entrei em ferias! Fiz minha última prova hoje, ufa! :dance: Eu não pude mais ler aqui, então vou escrever daonde parei. :wink:
Bruno, eu não disse que a cremalheira é um ponto fixo e sim que, o suporte e por conseqüência o ponto onde a cremalheira é presa (TODO O CONJUNTO) funciona como 3º ponto fixo. E por isso considero Hiperestático e não isostático.
Fala Gomes! :P
Eu me chamo Mauro, não Bruno :lol:
Cara, estás te equivocando. Procure mais informações sobre essas definições de HIPOestático, ISOestático e HIPERestático que certamente encontrarás teus equívocos. :wink:
Bom, continuando, "ponto fixo" não diz muita coisa, mas acredito que com isso tu queiras dizer que consideras que a haste é uma apoio engastado ou elástico para o suporte. Logo, pelas caracteríscas da haste e a forma com que o suporte se fixa nela, o sistema fica assim:
:arrow: Sem nenhuma haste ←→ ISOestático
:arrow: Com uma ou mais hastes ←→ HIPERestático
Resumindo: nunca vai ser HIPOestático. Só será HIPO se considerades o apoio proporcionado pela haste como articulado, o que na realidade NÃO É! Daí então ficaria assim:
:arrow: Sem nenhuma haste ←→ HIPOestático
:arrow: Com uma haste ←→ ISOestático
:arrow: Com duas ou mais hastes ←→ HIPERestático
Na tua primeira mensagem sobre o assunto tu disseste que com uma guia era HIPOestático ... nessa tu te enganou... :pensativo:
Com relação às forças que agem transversalmente serem grandes ou não a ponto de quebrarem a caixa de direção, lembre-se que esse sistema não foi projetado para sofrer tais forças. Todos os reparos buchas e retentores e a própria cremalheira sofrerão desgaste excessivo.
Como tu sabe disso??? A caixa foi projetada para ser usada em Santana e Quantum, e sem guia nenhuma. Eu estou propondo uma guia apenas e naquela posição que eu disse. Quero que tu me mostre que as forças de flexão sobre a haste da caixa com uma guia, e na posição que eu propus, no jipe, são tão maiores que as forças que a caixa sofre na Quantum, sem guia nenhuma. Duvido! :shock: :!:
Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO. :roll:
Teorema da unicidade da solução em mecânica? .... :putz:
Como você notou Giovani, houve uma pequena confusão, eu não havia sugerido uma terceira barra. No calor das ipo-iso-Hiper confusões essa idéia transpareceu erroneamente e ao meu ver seria desnecessária. :roll:
De acordo com a tua primeira mensagem sobre o assunto não foi "erroneamente" não :discordo: ...
Ah, desenhas mto bem! :D
[]'s
Marcio Vargas
14/07/2005, 09:39
Opa
Gomes, se possível gostaria de um desenho visto de baixo...
Gomes, Mestre Giovani e ALL
A chapa do Gomes termina exatamente onde termina o reforço e começa a caixa.
Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa. A chapa pode continuar no formato de cantoneira, porem sem akeles reforços que tem dentro, para podermos “ encaixar” na travessa. Dae vai do gosto do freguês, soldar ou parafusar.
Com a caixa e o reforço fixados na chapa seria o mesmo que a caixa e o reforço fixados diretamente no chassis, com a praticidade da chapa.
Falei besteira? Espero que não.
Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa.
:D Pensei a mesma coisa quando vi o desenho. Seria muito prático e poderia ser fabricado em forma de kit, para adaptação da caixa. MAS...
Não pode ter os guias em cima, pois num Jeep SPUA ela ficaria quase na altura do eixo, muito baixa! Acredito que possa se evoluir para algo semelhante, mas com os guias em outra posição, pois a cx. deve ficar encostada no chassi.
Já falei antes, poderia ter um guia de cada lado da haste da cx., mas no mesmo nível. :wink:
[]'s
Marcio Vargas
14/07/2005, 15:38
Isso mesmo...
Este sistema do Gomes, só que com a aste no meio...
Gomes, teria como esboçar isso?
Gomes Neto
18/07/2005, 16:18
Fala Gomes!
Eu me chamo Mauro, não Bruno
:oops: Foi mals, desculpe-me!
Como tu sabe disso??? A caixa foi projetada para ser usada em Santana e Quantum, e sem guia nenhuma. Eu estou propondo uma guia apenas e naquela posição que eu disse. Quero que tu me mostre que as forças de flexão sobre a haste da caixa com uma guia, e na posição que eu propus, no jipe, são tão maiores que as forças que a caixa sofre na Quantum, sem guia nenhuma. Duvido!
Simples, quando a suspensão se desloca (no sentido de distensão) o ângulo formado pela barra de direção (em relação a caixa) promove na mesma uma força diagonal, logicamente que por decomposição desta, dividiremos esse esforço em vertical e longitudinal.
Porem esta força vertical que me referi será maior na medida em que o ângulo formado pela barra for também maior (com SPOA então...).
Onde quero chegar? NUNCA um Santana ou Quantun irá ter esse esforço no que depender do raio de ação da sua suspensão. Tão pouco recebera os trancos que nossas viaturas recebem.
E por fim, se o que penso ñ fosse verdade não haveria motivo para se usar a barra de direção no sentido mais horizontal possível e mais comprida quanto permitir ser (no caso dos jipes).
Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO. Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....
Desde que a "mecânica" seja uma ciência exata...........Sim!
Pra quê sofrer...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=15454
Concordo... :mrgreen: ...Brincadeira!!!
Que tal se esta chapa fosse ate o fim da caixa, e a caixa fosse fixada nela? Ela teria todos os suportes para fixar a caixa. A chapa pode continuar no formato de cantoneira, porem sem akeles reforços que tem dentro, para podermos “ encaixar” na travessa. Dae vai do gosto do freguês, soldar ou parafusar.
Com a caixa e o reforço fixados na chapa seria o mesmo que a caixa e o reforço fixados diretamente no chassis, com a praticidade da chapa.
Boa ideia!!!
Não pode ter os guias em cima, pois num Jeep SPUA ela ficaria quase na altura do eixo, muito baixa! Acredito que possa se evoluir para algo semelhante, mas com os guias em outra posição, pois a cx. deve ficar encostada no chassi.
Já falei antes, poderia ter um guia de cada lado da haste da cx., mas no mesmo nível.
Melhor que duas guias atrás (da caixa)!!! Ótimo, vou tentar desenhar.
[]s
Marcio Vargas
20/07/2005, 13:40
Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?
A partir da ideia da chapa...
[ ]'s viajando muito!!!!
Enquanto espero os desonhos novos do Gomes ( muito bons por sinal) estava aki pensando. Quando chegarmos a uma conclusão sobre tudo isso sera que o BERGA não desenvolve um Kit?
:D Fala Márcio!!!
:D Nem precisa... A idéia já "formou". O problema é aquele FDP do Berga fazer isso! Tenho uma penca de desenhos de kits, dos mais variados, tudo para aplicação nos jeep's, inclusive uma nova suspensão, mas o cara não tem tempo! Nem o kit de freio da Toyota ele conseguiu terminar... Ele contratou + 1 torneiro, vamos ver no que vai dar... :roll:
[]'s
Marcio Vargas
20/07/2005, 17:21
Blz então Grande Mestre...
A ideia continua viva...
Vamos ver no que da...!!!!
Gomes Neto
22/07/2005, 17:04
Organizações "Tabajara" tem a solução dos seus poblema.
Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo. :mrgreen: :mrgreen:
Logo tem mais desenho...
Marcio Vargas
22/07/2005, 17:10
Nois projeta, nois fabrica, nois instala, nois testa e nois vendi pra nois mesmo. :mrgreen: :mrgreen:
Boaaaaaaa!!!!!!!!
Totalmente auto suficientes,,, Vc's já notaram que as maiores autoridades em Off Road nacional ( e um gringo) estão aki no forum???
Eheheh
[ ]'s esperando os desenhos....
Gomes Neto
22/07/2005, 17:52
Aqui vai...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/96a6ebcf83bcd8b438ef00eea9d51a8d.jpg
Suporte inteiriço, uma barra na frente e outra atrás, no mesmo alinhamento da barra.
Faltam alguns detalhes como reforços e furações, mas é mais ou menos assim.
E ai??????????
dptucunduva
22/07/2005, 18:07
Só um detalhe.
A chapa que vai sobre a travessa não é dobrada em 90 graus. É dobrada em 65 graus, de modo que a caixa fica apontando um pouco pra cima na parte que recebe a barra com cruzetas vindo da coluna...
Claro isso pra posição original no santana, que, no final das contas, é a que normalmente se usa no CJ.
Gomes Neto
22/07/2005, 21:22
Se necessário pode-se inclinar todo o conjunto, já que seria tudo uma coisa só.
Bastava soldar calços metálicos em formato de cunha para promover uma ligeira inclinação.
Porém a posição da caixa em relação ao suporte não pode ser alterada por causa das guias, seria bastante complicado acertar a posição delas. :pensativo:
Não acredito que sem essa inclinação não funcione direito, porém nunca é demais prever contratempos.
Tenho uma direção dessa (mecânica) e vou tentar montar um modelo em madeira para ter idéia de medidas. :wink:
Tenho uma direção dessa (mecânica) e vou tentar montar um modelo em madeira para ter idéia de medidas. :wink:
Veja as "orelhas" que fixam ela perto da longarina. Deixando os 2 parafusos nivelados, vc obtem um ângulo em que a barra da direção (coluna/volante) aponte ligeiramente para cima, favorecendo a inclinação dessa barra. Se os rebaixos na ponta da haste da caixa, onde se fixam os 2 parafusos para o guia, ficarem inclinados, pouco interessa.
Veja na foto abaixo, os 2 parafusos na lateral, estão no mesmo nível e a barra de direção (aquele "toquinho") aparece ao lado do motor, próximo ao calço e passa por cima deste. Essa é a inclinação ideal. :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e2ae6642a52e81e93666158273b2f5df.jpg
Tá tudo no meu álbum, é só olhar, nas págs. 7 e 8 ... :mrgreen:
[]'s
Mauro B.
28/07/2005, 02:38
Fala Gomes! :D Desculpe a demora ... to respondendo antes em tópicos que não preciso pensar mto! hehe! :mrgreen: :lol:
Simples, quando a suspensão se desloca (no sentido de distensão) o ângulo formado pela barra de direção (em relação a caixa) promove na mesma uma força diagonal, logicamente que por decomposição desta, dividiremos esse esforço em vertical e longitudinal.
Porem esta força vertical que me referi será maior na medida em que o ângulo formado pela barra for também maior (com SPOA então...).
:discordo: Vou repitir: TODAS AS FORÇAS VERTICAIS SÃO ANULADAS PELA GUIA QUANDO INSTALADA DA MANEIRA QUE EU DISSE....TODAS!!!. E são estas que são as maiores!!! :shock: As únicas forças que fodem causar alguma reação não-desejável na caixa são as forças longitudinais ao jipe, pois estas fazem momento com a guia. Porém elas só existem se, quando visto de cima, a barra da direção faz ângulo com a caixa. Aí está a questão: será que o momento causado por esta força causa danos? Eu acho que não ... veja que o ângulo é muuuito pequeno, e a alavanca dela até a guia tbm é pequeno (qdo instalado como eu disse)! :concordo:
Onde quero chegar? NUNCA um Santana ou Quantun irá ter esse esforço no que depender do raio de ação da sua suspensão. Tão pouco recebera os trancos que nossas viaturas recebem.
E por fim, se o que penso ñ fosse verdade não haveria motivo para se usar a barra de direção no sentido mais horizontal possível e mais comprida quanto permitir ser (no caso dos jipes).
A haste da caixa quando instalada numa Santana ou Quantum sofre sim solicitações de flexão, pois a barra de direção não é paralela a haste e a esfera do seu pivô não pertence ao mesmo eixo da haste, pois duas coisas não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. :lol: Resumindo: Na Santana ou na Quantum são as próprias buchas da caixa que fazem papel de guia, caso contrário a haste não entraria e sairia da caixa ....
Esse negócio de "mais longa e horizontal possível" não é beeem para esse finalidade que estamos falando, mas te adianto uma coisa: com a guia na maneira que eu disse, não importa a inclinação da barra ... a caixa sempre vai receber o mesmo esforço, quando comparada a uma situação com a barra com inclinação zero. :wink:
Concordo quando dizem que, quase certo, não é CERTO. Teorema da unicidade da solução em mecânica? ....
Desde que a "mecânica" seja uma ciência exata...........Sim!
Matemática e física são exatas, mas mecânica eu já não sei. O que quero dizer é que para a tomada de uma decisão são vários os fatores que os engenheiros tem que analizar. Talvez a decisão "mais certa" para uma ocasião não seja aquela que apresente o melhor resultado "mecânico".
Seguindo pela sua lógica, eu diria que é "errado" fazer da forma que fazem, e que o "certo" é usar bucha de metal antifricção e guia de titânio... :pensativo:
Participo da Equipe de veículos Mini-baja da UFRGS, no grupo responsável pela suspensão dianteira, freios dianteiros e sistema de direção, e a primeira lição que aprendi foi que não dá pra criar um carro revolucionário perfeito .... :parede:
Pelo menos uma conclusão se tem que tirar dessa nossa discussão toda: se for fazer com uma guia apenas, faça da maneira que eu disse .... eu agarântiu!!! :dance: Ou tu não concordas??? :lol:
[]'s
Boaaaaaaa!!!!!!!!
Totalmente auto suficientes,,, Vc's já notaram que as maiores autoridades em Off Road nacional ( e um gringo) estão aki no forum???
Eheheh
[ ]'s esperando os desenhos....
Além de notar temos que reverenciar.
Ótima colocação. A experiência de viver com suporte on-line é única, derruba os dogmas e paradigmas da ignorância por falta de comunicação. Quando não temos com quem falar, a melhor opinião é única e é lei. O 4x4Brasil é uma escola, onde além de aprender, desenvolvemos conhecimentos, amparados pela prática experimental, pelo método, pelo investimento solidário das partes interessadas e pela colaboração que criam um ambiente acadêmico e único. Todo o elogio é pouco aos esforços dos amigos para manter este espaço no ar e todas as iniciativas regionais para reunir pessoas fisicamente ou virtualmente são ações filhas deste fórum.
Este tópico é um exemplo, que além de termos reportadas nossas conquistas, levamos a discussão à outras esferas, como eu, o Mauro e o Giovani fizemos algumas madrugas frias do sul, no MSN. O resultado é tão positivo que ao invés de me atirar de cara num sistema que em 2 dias do lado da minha casa está instalado, resolvi arrumar a caixa original para aguardar a melhor opção de substituição, aí atravessarei o Estado, com o Mauro de zequinha, hahaha... pra visitarmos o Giovani e realizarmos a invenção...
Isto, há um par de anos, não havia!
Um baita abraço
Marcos ET
03/08/2005, 11:49
E ai??????????
Galera, estive pensando (pra variar, quando nao temos $$, ficamos só pesando mesmo......)
e se a instalação fosse: duas guias deslizantes longas, fixadas mais abaixo das longarinas do chassi (dos dois lados), uma sobre a outra?
imaginem que a amplitude de movimento seria todo o espaço entre as duas longarinas (embora isso nao importe, pois será restringida pelo angulo dos munhões) daih, uma barra primária ligaria a caixa de direção até a bucha deslizante instalada nas duas barras ok? e, desta bucha deslizante sai a barra de direção secundária até a roda DIREITA, evitando assim adaptações quanto à ligação na roda esquerda...
imagino que desta forma todo o impacto será absorvido pelas barras deslizantes paralelas, convertendo todo o movimento em esquerda e direita.
como só tenho o paint brush pra desenhar, espero que entendam oq estou falando... neste desenho, pra facilitar a observação, as barras paralelas estão abaixo da caixa de direção, porém na idéia que estou propondo elas ficam, uma ligeiramente acima e outra ligeiramente abaixo da caixa ok?
bom, é isso... abraço a todos esperando por observações.... hehehe
bom, é isso... abraço a todos esperando por observações.... hehehe
:lol: Tá complicando demais...
Estava examinando uns jeeps hoje e uma barra de cada lado da haste, não é viável! Em cima idem! Simplesmente a melhor solução é 2 na frente, como no T-Rex. E outros que estão usando isso...
Falei hoje com o Berga, ele vai fazer isso em forma de kit. Quem quiser encomendar, é só pedir! :concordo:
:mrgreen:
[]'s
Thiago Rodeghel
03/08/2005, 20:33
OPA!!!
Mais um item a ser colocado na lista :dance: :dance:
[s]querendo saber preço :pensativo:
[s]querendo saber preço :pensativo:
:shock: X2!!!
:D Assim que eu tiver, aviso!
[]'s
Opa! :D
Isto muito me interessa! :concordo:
[]´s também no aguardo do preço
Marcos ET
10/08/2005, 11:50
:lol: Tá complicando demais...
Estava examinando uns jeeps hoje e uma barra de cada lado da haste, não é viável! Em cima idem! Simplesmente a melhor solução é 2 na frente, como no T-Rex. E outros que estão usando isso...
[]'s
Pois é Giovani, as barras ficariam a frente da caixa de direção mesmo, só que de "fora a fora", podendo até ser retirada a caixa de direção sem desmonar as barras e desconectar os terminais..... entende? sei lá.... coisa da minha cabeça... (de ET hehehehe) complica daki, descomplica dali... pois nao exige a inversão da barra de direção né?
ah! é verdade que pra usar este setor de direçao tem que ficar um pouco inclinada? com a parte telescópica "ligeiramente" apontada para baixo? ou (como eu acho q é) é puro folclore?
grande abraço!
Pois é Giovani, as barras ficariam a frente da caixa de direção mesmo, só que de "fora a fora", podendo até ser retirada a caixa de direção sem desmonar as barras e desconectar os terminais.....
Só que usando barras muito longas, mesmo tendo elas um diâmetro razoável, elas poderiam empenar... :wink:
ah! é verdade que pra usar este setor de direçao tem que ficar um pouco inclinada? com a parte telescópica "ligeiramente" apontada para baixo? ou (como eu acho q é) é puro folclore?
Essa não entendi direito... Apontada para baixo? Vc se refere à haste, que empurra as barras de direção, ou à barra que vai para o volante?
Em todo caso, nenhuma delas aponta para baixo. A haste das barras fica na horizontal e a barra do volante aponta para cima, em direção à parede corta-fogo...
[]'s
Marcio Vargas
10/08/2005, 13:37
De que forma vai ser este Kit estimado mestre?
[ ]'s
De que forma vai ser este Kit estimado mestre?
Não sei dizer extamente pq ainda não foi fabricado, mas pelos "estudos", será composto de 2 barras guia, cromadas ou em inox, suporte duplo para as barras, outros 2 suportes para a cx., sendo 1 central e outro na ponta da caixa. O deslizante duplo com acoplamento para a haste da caixa e encaixe para a ponteira de direção, simples ou dupla. Essa peça pode sofrer alterações, dependendo do jeep (SPOA, SPUA, 1 ou 2 barras).
Pq não uma peça inteira, com tudo soldado nela?? Simples, os jeeps são diferentes e uma peça única parafusada, pode empenar ou torcer no momento em que se parafusa, tirando o alinhamento das barras. A travessa do chassi possui muitos rebites, o que não deixa uma boa base para esse suporte. Jeeps mais antigos tem essa travessa tubular e curvada para cima.
Assim, o kit sendo composto de partes separadas, possibilita a instalação em qualquer Jeep, jipe ou Rural. Além de poder se adquirir só a parte dos guias, caso alguém já tenha a direção instalada no Jeep. :concordo:
Só falta tempo para fazer tudo... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Marcio Vargas
10/08/2005, 14:31
Perfeito!!!
Parabens pela iniciativa...
[ ]'s penssando em comprar ao inves de fazer... Santa preguisa batman!!!!
Marcos ET
12/08/2005, 18:03
Essa não entendi direito... Apontada para baixo? Vc se refere à haste, que empurra as barras de direção, ou à barra que vai para o volante?
Em todo caso, nenhuma delas aponta para baixo. A haste das barras fica na horizontal e a barra do volante aponta para cima, em direção à parede corta-fogo...
[]'s
Bla Giovani, na verdade estou certo que é folclore, mas jah vi tanda adaptação assim.... é o seguinte:
observando os jeeps de frente, pude observar que a caixa de direção fica um pouco inclinada, nestas adaptações, eles nao usam nenhuma barra adicional, somente a caixa de direçaõ ok? é como se aquela parte maior, com dois furos de fixação ligadas à longarina esquerda, ficasse uns 2cm mais alta que a ponta telescópica entendeu? (ponta telescópica = aquela ponta onde vai fixado os terminais de direção)
tou começando a ficar desanimado com minha caixa mecanica do opala.... tou querendo nao pensar em trocar pela mecanica do gol..... :parede: :parede: (que já comprei e ta la em casa), será q vai ficar muito presada pra virar os pneus 235x85x16 ????
grande abraço!
tou começando a ficar desanimado com minha caixa mecanica do opala.... tou querendo nao pensar em trocar pela mecanica do gol..... :parede: :parede: (que já comprei e ta la em casa), será q vai ficar muito presada pra virar os pneus 235x85x16 ????
A mecânica do gol é mais leve que a original do jeep. Em comparação com a do Opala não sei... Eu usei a direção mecânica VW com pneus 750x16 Frontiera. Bem leve...
Nunca pensou numa hidráulica??? :wink:
[]'s
Marcos ET
13/08/2005, 02:04
....tou querendo nao pensar em trocar pela mecanica do gol..... :parede: :parede: (que já comprei e ta la em casa), será q vai ficar muito presada pra virar os pneus 235x85x16 ????
A mecânica do gol é mais leve que a original do jeep. Em comparação com a do Opala não sei... Eu usei a direção mecânica VW com pneus 750x16 Frontiera. Bem leve...
Nunca pensou numa hidráulica??? :wink:
[]'s
Falae Giovani!!
Pra falar a verdade, jah pensei em DH, pensei em Molas da Band, pensei em UBDisk, pensei em Clark 5m, em SPOA, em rodas mais largas, em aumentar o espaço pra minhas pernas, em um painel removível para facilitar a manutenção e pensei em coisas que até o santo protetor dos mecânicos inconsequentes nem poderia sonhar (ex: instalação do cambio do escort - transversal - em posição longitudinal, com flange na tampa da caixa aproveitando a outra ponta do eixo secundário...), porém a falta de um plano orçamentário tá mantendo tudo no campo da imaginação entende? hehehe :oops: :oops: :oops:
agora, falando sério, a direçao do opala é muito mais leve que as caixas de maveco, ao ponto de serem perigosamente leves entende? e isso pelo fator de ter muito mais voltas a dar no volante para concluir uma manobra... pra caminhos de baixa velocidade até que é muito boa, mas para o simples uso na cidade (tou usando o jeep como carro) é meio cansativa, e tem folga (sempre terá folga, como todo "bom" sistema de rosca sem-fim...), entao tou curioso pra saber como é a tão falada sensação de "dirigir o jeep em linha reta sem ter q girar o volante pra compensar a folga"... porém sei que, se as caixas do VW tem q dar menos voltas, sinal que vai ficar mais pesada (pois vou instalar a mecanica)... entao ta aih o dilema... pra manobrar parado vai ficar ruim....
bom, quando tiver o preço do "kit UBDir" (de direção) posta aki pra eu ter mais uma coisa a pensar e colocar no jeep ok?
grande abraço!
instalação do cambio do escort - transversal - em posição longitudinal, com flange na tampa da caixa aproveitando a outra ponta do eixo secundário...
:shock: :putz:
porém a falta de um plano orçamentário tá mantendo tudo no campo da imaginação entende? hehehe
Plano orçamentário???? Que raio é esse??? :lol: :lol:
Se tem dinheiro põe, se não tem dinheiro e é teimoso, põe também, oras... :lol: :lol:
agora, falando sério, a direçao do opala é muito mais leve que as caixas de maveco, ao ponto de serem perigosamente leves entende? e isso pelo fator de ter muito mais voltas a dar no volante para concluir uma manobra...
:shock: O contrário, vc quer dizer... A do Maveco é mais leve pq dá mais voltas... Afinal, vc tem a direção do Maveco ou do Opala??
entao tou curioso pra saber como é a tão falada sensação de "dirigir o jeep em linha reta sem ter q girar o volante pra compensar a folga"... porém sei que, se as caixas do VW tem q dar menos voltas, sinal que vai ficar mais pesada (pois vou instalar a mecanica)... entao ta aih o dilema... pra manobrar parado vai ficar ruim....
Cara, vai de VW sem medo de ser feliz! Direção precisa, sem folgas e leve. Mesmo com a DH não costumo manobrar "parado", sempre alivio a pressão, deixando o jeep ir um pouco pra trás ou pra frente. Isso é economia, evita desgastes nas ponteiras. Pq forçar sem necessidade? Às vezes é impossível mexer, mas são raras ocasiões. Aí um pouco de esforço também não faz mal algum... :lol:
Eu só instalei a DH pq queria conforto, girar o volante com 1 dedo! Não que eu estivesse "sofrendo" com a cx. mecânica... Troquei o "ótimo" pelo "excelente"... :concordo:
bom, quando tiver o preço do "kit UBDir" (de direção) posta aki pra eu ter mais uma coisa a pensar e colocar no jeep ok?
OK! Só falta tempo para tudo... Freio p/ Band, freio p/ Engesa, freio ventilado p/ Jeep, freio à disco no cardã, kit de direção... E outras "cositas más" que estão na prancheta... :twisted:
[]'s
Marcos ET
13/08/2005, 23:17
Falae Giovani!
:shock: O contrário, vc quer dizer... A do Maveco é mais leve pq dá mais voltas... Afinal, vc tem a direção do Maveco ou do Opala??
Cara, uso a direçaõ mecanica do Opala mesmo, e ela é indiscutivelmente mais leve que as do maveco... tou sempre comparando a cx mecanica do opala com a do maveco pois sao as duas únicas que conheço instaladas no jeep.... aki ainda nao existe caixa de VW em CJ's....
OK! Só falta tempo para tudo... Freio p/ Band, freio p/ Engesa, freio ventilado p/ Jeep, freio à disco no cardã, kit de direção... E outras "cositas más" que estão na prancheta... :twisted:
[]'s
falowz Giovani, sei bem como é... ou sei mais ou menos.... tbem tenho montanhas de coisas que jah coloquei no papel, inclusive a "coisa" com o cambio do escort.... :putz: :putz: :putz:
vou postar no meu álbum umas fotos (assim q arrumar uma porcaria de camera fotografica....) de algumas coisas meio "doidas" pra vc ter uma "vaga" idéia doq tou falando.. hehehehe
grande abraço!
Cara, uso a direçaõ mecanica do Opala mesmo, e ela é indiscutivelmente mais leve que as do maveco...
:lol: :lol: Essa é boa! :palmas: Tem que falar isso pros caras que usam a do Maveco! Tem gente aí que defende a do maveco com unhas e dentes!
Qualquer hora eu apanho, de tanto falar mal dessa direção, ou falta de... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Thiago Rodeghel
14/08/2005, 21:25
Cara, uso a direçaõ mecanica do Opala mesmo, e ela é indiscutivelmente mais leve que as do maveco...
:lol: :lol: Essa é boa! :palmas: Tem que falar isso pros caras que usam a do Maveco! Tem gente aí que defende a do maveco com unhas e dentes!
Qualquer hora eu apanho, de tanto falar mal dessa direção, ou falta de... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Tbm comparando caixas de direção...
Outro dia fui testar um com caixa mecânica do Opala (segundo o Pagani) caramba :parede: :parede: :parede: um peso desgraçado... Isso pq tinha pneus acho q eram 265/80... Aì depois fui no de um camarada meu com caixa mecânica do Santana, e pneus 33... Pesada, mas conseguia virar mais facilmente :dance: . Agora a hidráulica 8) , se naum fosse o amortecedor de direção... ia ser igual o carro mesmo :lol: :lol: O meu sem o amortecedor de direção, fica leve demais, com ele a direção ficou mais firme e precisa, mas sem deixar de ficar leve :mrgreen:
[s]
Marcos ET
21/08/2005, 02:51
Tbm comparando caixas de direção...
Outro dia fui testar um com caixa mecânica do Opala (segundo o Pagani) caramba :parede: :parede: :parede: um peso desgraçado... Isso pq tinha pneus acho q eram 265/80...
[s]
cara... tbem tive este problema no início, mas depois q coloquei óleo na caixa... ficou leve! :concordo: leve até dmais.....
é sério, a minha primeira cx de opala mecanica tava ferrada... toda ferrada mesmo.. daih troquei ela por uma mais nova, com as peças internas mais inteiras..... e coloquei óleo 140 pra completar... ficou leve leve... só q ela é mto lenta.... vc tem q virar muito o volante para virar uma simples curva! mas elas sao, sem dúvida, mais leves que as do maveco!
[]'s mecanicos
lairtosartor
03/09/2005, 16:29
Em tempo voltando a adaptaçoes gostaria de deixar a minha sugetão , porque só hoje consegui adentrar a este site , apezar que corujo desde abril e acompanho este tópico tb estou com f 75 no estaleiro e uma das mudanças a ser feira é esta.caixa de direção hidraulica vw, vai a sugetão qto
ao material a ser usado nas barras de reforço contra torções, eu estou usando eixo de maq de la
var roupas br porque achei a configuraçao com buchas de bronze e facilidade de troca +facil.
vou tentar postar fotos ou esquemas.
saudações a todos cheguei.......
Bem vindo ao fórum Lairto . . . depois posta as fotos de seu cjto de direção, ok ??
[ ]´s
Dias
Pessoal na foto está a adaptação da caixa de direção VW no meu jeep, que ainda se encontra estaleirado. Essa é a adaptação mais comum aqui na região e constuma aguentar bem, já vi inclusive jeeps em provas de superação usando esta adaptação. Peço aos esperientes que façam suas criticas, já que está é a hora para consertar o que estiver errado.
[]'s desconfiados!!!
Thiago Rodeghel
07/09/2005, 09:32
O que vi, olhando a foto de frente, parece q a caixa está um pouco torta, na instalação parece q tá meio caido para esquerda :pensativo:
Os braços da direção tbm estão errados, a barra menor deve estar ligada a roda dianteira esquerda :wink:
Segue uma foto do meu, seguindo as dicas do fórum
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/97cc1ed521e3c520c33e9cd43fe85474.jpg
No meu coloquei um amortecedor de direção preso no eixo e na barra maior, acho q é melhor dessa maneira :D , os impactos quase nem chegam ao pitman da caixa (onde a maioria do pessoal fala q quebra)
Segue uma foto do amortecedor de direção. Queria ter uma melhor, mas no momento só essa :roll:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8c463abb5c3327eab79e5912624b097d.jpg
Os terminais de direção são do próprio Jeep, infelizmente a marca Drive Way, são uma merda :evil: :evil:
Se alguém puder me dizer quais são esses daqui, eu agradeço :mrgreen: , e onde posso encontrar!!!
[s]
lairtosartor
07/09/2005, 17:10
amigos cheguei agora mas fico imaginando o olhar do giovani para tudo isto :shock: :cry: :evil: :evil: :evil:
Os terminais de direção são do próprio Jeep, infelizmente a marca Drive Way, são uma merda :evil: :evil:
Se alguém puder me dizer quais são esses daqui, eu agradeço :mrgreen: , e onde posso encontrar!!!
[s]
Põe Nakata...você acha na Garra 4x4 e são infinitamente melhores :concordo:
[ ] sem terminais de direção Nakata e com pittman carnavalesco :dance:
Thiago essa inclinação da caixa de direção é proposital, visando mante-la alinhada com a ponteira de direção do munhão direito. O uso da barra menor no lado direito é mais comum aqui. Tem algo contra??? O amortecedor está incluido no projeto, seria utilizado o original da D-20, mas pretendo andar com a viatura antes de instalar o mesmo, só para ter as impressões de andar sem amortecedor.
Segue uma foto de uma instalação dessas em um CJ-3B em itaboraí-rj
Thiago Rodeghel
07/09/2005, 22:01
[s]
Põe Nakata...você acha na Garra 4x4 e são infinitamente melhores :concordo:
[ ] sem terminais de direção Nakata e com pittman carnavalesco :dance:
No meu só usava da TRW :mrgreen:
Aí parece q eles pararam de fabricar :cry: ... Achei q tinha ficado na mão dos Drive Way da vida :evil: :evil: :evil: , comprei os meus em fevereiro, e já estão só o pó... No meu ainda mantive um da TRW antigo, foi o único q ainda está bom :) ...
Mas é bom saber isso, valeu a dica!!!
[s]
Fala Mozer, blz ?? Cara, eu achei show de bola esse amortecedor da D-20. . é o amortecedor normal da suspensão ou é o da caixa de direção ??
Quanto a ligação da caixa com uma barra menor ao munhão direito, nas primeiras páginas tem a explicação de se utilizar uma barra mais comprida ao munhão esquerdo, devido ao menor esforçodo conjunto com uma barra mais comprida. . . mas pode ser, que esse esquema q vc postou do amortecedor da D-20 resolver o problema, não sei. . . seria melhor o Giovani e o resto dos experts responderem. .
[ ]´s
Dias
Thiago Rodeghel
07/09/2005, 22:09
Thiago essa inclinação da caixa de direção é proposital, visando mante-la alinhada com a ponteira de direção do munhão direito. O uso da barra menor no lado direito é mais comum aqui. Tem algo contra??? O amortecedor está incluido no projeto, seria utilizado o original da D-20, mas pretendo andar com a viatura antes de instalar o mesmo, só para ter as impressões de andar sem amortecedor.
Segue uma foto de uma instalação dessas em um CJ-3B em itaboraí-rj
Já vi por aqui apenas 1 CJ instalado dessa maneira... :pensativo:
Nas primeiras págs desse tópico tem falando o pq das barras serem montadas da maneira q fiz :roll: , e realmente olhando algumas viaturas 4x4 atuais, a barra q sai da caixa e vai para uma das rodas, é sempre aquela q está mais longe do pitman.
[s]
Dias o amortecedor é da direção da D-20.
Quanto a barra da direção acho que no meu caso isso não se aplica já que o terminal do lado da caixa está mais ou menos no meio do chassis, sendo assim pro lado esquerdo ou direito teria o mesmo tamanho, e eu já tinha o olhal pronto do lado direito.
Aproveitando, seu jeep está muito bonito eihn Thiago, parabéns!!!
Thiago Rodeghel
08/09/2005, 18:11
Dias o amortecedor é da direção da D-20.
Aproveitando, seu jeep está muito bonito eihn Thiago, parabéns!!!
Valeu Mozer :D !!!
Realmente foi um trampo bom pra chegar nisso!!! :)
Fui tbm seguindo umas dicas do Fórum tbm...
[s]
olá amigos
visualmente tem diferenças entre direção de gol e santana?
grato
Fala Caj, as que eu vi, ambas são iguais. . . já vi pessoas do fórum dizer que a do santana é mais robusta, etc, etc. . . só que eu fui num FV e o cara me mostrou uma de santana e vi num gol a dele. . . são idênticas. . .
[ ]´s
Dias
amigos cheguei agora mas fico imaginando o olhar do giovani para tudo isto :shock: :cry: :evil: :evil: :evil:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Falou tudo! :palmas:
Mozer, releia o tópico, desde o início... :parede:
Se alguém puder me dizer quais são esses daqui, eu agradeço, e onde posso encontrar!!!
Procure aqui:
https://www.spydercustoms.com/index2.php
Vá em "Heim Joints" e "Steering".
Que eu saiba só importando... :roll:
[]'s
dptucunduva
12/09/2005, 17:49
Óia,
Eu fiz a instalação da caixa hidráulica do santana no meu 51 como o Thiago, com a barra caixa/munhão indo pro lado do motorista, com o terminal duplo da shitway, e do munhão saindo outra para o outro munhão.
Eu achei que ficou com bumpsteer. Tá tudo 100% justo, não tem folga (aliás, DH RULES!!!!), mas passa num buraquinho um pouco maior dá pra sentir legal a direção jogando pro lado...
Alguém tem alguma solução pra DH do santana pra acabar com esse bumpsteer pentelho? IMHO o braço por cima do munhão não dá pra quem tem SPUA, qquer torção a barra bate no chassi....
Thiago Rodeghel
12/09/2005, 18:46
Que eu saiba só importando... :roll:
[]'s
VLW Giovani :D
Já estava de olho nesses terminais, já faz uns 2 anos mas nunca fui atrás :pensativo: Agora com essas merdas da Shitway, como nosso amigo Daniel mencionou corretamente :twisted: tava pensando nesse sistema...
Acho que tem sim no Brasil :) , claro q o preço naum deve ser nada comparavel aos terminais comuns, mas acredito q tem sim :pensativo:
Vou começar a pesquisar...
[s]
Thiago Rodeghel
12/09/2005, 18:52
Óia,
Eu fiz a instalação da caixa hidráulica do santana no meu 51 como o Thiago, com a barra caixa/munhão indo pro lado do motorista, com o terminal duplo da shitway, e do munhão saindo outra para o outro munhão.
Eu achei que ficou com bumpsteer. Tá tudo 100% justo, não tem folga (aliás, DH RULES!!!!), mas passa num buraquinho um pouco maior dá pra sentir legal a direção jogando pro lado...
Alguém tem alguma solução pra DH do santana pra acabar com esse bumpsteer pentelho? IMHO o braço por cima do munhão não dá pra quem tem SPUA, qquer torção a barra bate no chassi....
Sabe que percebi isso tbm :( !!!
Mas qdo os shitway estavam novos, naum fazia isso :parede: :parede: :parede: Aí depois imaginei q seria por causa dos pneus 35 :putz: ... OU tbm qdo estava com a direção um pouco desalinhada, aparece um pouco... Tbm imagino q seja alguma folga no munhão (onde vão as 2 porcas dentro do cubo dianteiro)...
Nessas horas q percebi isso, terminais só o pó, com direção desalinhada ou a folga do cubo. Pode até ser algo na suspenção dianteira, naum tenho certeza :parede:
[s]
:D Fala Mestre!!!
Manda uma foto pra nóis... Fica mais fácil encontrar uma solução... :concordo:
[]'s
Todos,
Há algum tempo eu tive a fim de comprar estes terminais (terminais rotulares), e fiz uma pesquisa, cheguei até a entrar em contato com uma empresa, veja abaixo as empresas que encontrei:
Veja na planilha excel em anexo as características da www.spydercustoms.com
Vendedores no Brasil:
http://www.termicom.com.br/
http://www.rk.com.br/
Entrei em contato com a RK e o que eles me passaram na época foi:
> Boa tarde Leandro,
>
> Segue abaixo condições de venda de:
>
> 02 peças Terminal rotulrar GIO14
> Preço unitário R$ 71,29 + 5%IPI
>
> 02 peças Terminal rotular GAO14
> Preço unitário R$ 71,29 + 5% IPI
>
> Prazo de pagto.: Acima de R$300,00 28 DDL, abaixo deste valor À vista.
> Prazo de entrega: 45/60 dias após pedido. com lotes minimos de 50 peças
> FOB, noosa fabrica SP
>
> Sem mais,
Estes terminais são importados....
Se alguém achar em algum lugar onde se venda isso por um preço legal e sem lote mínimo é só falar....
[]´s
alexandrej
13/09/2005, 13:28
Bom povo!!
Primeiramente PARABÉNS a todos que estão ajudando!!!!!! :palmas: :palmas: :palmas:
Após ler esta apostila :concordo: ..nossa!!!.. muita coisa clareou... mas uma coisa ficou no ar , :pensativo: até coloquei as fotos novamente só para ajudar.
Este modo de adaptação da direção VW funciona???
Alguém já teve problemas???
Será que tb não é preciso fazer algum tipo de apoio deslizante como nosso mestre GIOVANI mostrou??? para evitar quebras...
Quanto a trancos no volante melhora??
Neste caso um amortecedor de direção cai bem?? qual (Toyota,Kombi,etc)??
Gostei deste jeito pois tenho espaço junto ao chassis e não tiraria a originalidade do Jeep, deixando a coluna original e modernizando o bicho.
OBRIGADO
Ronaldo B.
13/09/2005, 14:08
Alexandre,
Essas fotos são da caixa de direção que está no meu jeep a um ano, e até agora não tive problemas, a direção é mecânica e nas próximas semana estarei substuindo por uma hidráulica, ou seja, será feita somente a troca de uma caixa por outra e a adaptação da bomba e do reservatório, o restante permanecerá igual. Já ví essa adaptação feita em outros jeeps e o resultado também foi bom, não ouvi nenhum dos proprietários reclamando.
Qualquer dúvida, me manda uma MP.
[]´s
Thiago Rodeghel
13/09/2005, 17:00
Aí, naum falei q ia conseguir achar algo :D !!!
Pra quem achou q nós brazukas não conseguimos fazer essas coisas :concordo: :concordo: :concordo:
Seguem alguns sites, lá podem verificar os endereços :dance:
http://www.leblon-rolamentos.com.br/
http://www.torpeca.com.br/
http://www.inbrafe.com.br/ (esta aparentemente fabrica mais para equipamentos pneumáticos e hidráulicos)
[s] Agora sem ficar na mão dos shitway da vida :mrgreen:
Thiago,
Tem ideia de preço?
Abraço.
alexandrej
13/09/2005, 18:18
Ronaldo,
Desculpa usar suas fotos mas tinha que dar um exemplo do que estou com dúvidas !! :oops: :oops:
Pelo jeito não apresentou problemas de quebra como o outro tipo de instalação que é de baixo do radiador, mas será que não prescisa criar um apoio deslizante para ele tb???
Outra não tenho muita noção de soldas e mesmo não tenho ferramentas apropriadas :oops: , conhece alguém, de confiança, que instala deste jeito e fica perfeito aqui em são paulo???
Desculpe as fotos :oops: e obrigado pela atenção. :palmas:
Thiago Rodeghel
13/09/2005, 18:18
Thiago,
Tem ideia de preço?
Abraço.
Ainda naum :pensativo:
Mas já é um começo :concordo: Quero ver se consigo ligar essa semana... :? Mas se alguém já conseguir saber de algo, por favor!!!
[s]
Carlos ZN
13/09/2005, 19:10
Olá amigos,
Já tenho a caixa instalada no meu Jeep a duvida está na barra de direção :pensativo: :pensativo: :pensativo:
A minha começa com com volante de Fiat vai até o painel interno motor, tem duas junções com cruzeta e mais um ligando a caixa :parede: :parede: :parede:
Em resumo uma verdadeira meleca :evil: :evil: :evil: :evil:
Essas fotos são da caixa de direção que está no meu jeep a um ano, e até agora não tive problemas, a direção é mecânica e nas próximas semana estarei substuindo por uma hidráulica, ou seja, será feita somente a troca de uma caixa por outra e a adaptação da bomba e do reservatório, o restante permanecerá igual. Já ví essa adaptação feita em outros jeeps e o resultado também foi bom, não ouvi nenhum dos proprietários reclamando.
Fala Ronaldo!!!
E as folgas nos 7 pontos??? São 4 terminais na frente, 2 depois do setor e ainda aquele braço "L", que não gosta de folgar... :roll:
O sistema original, além de ter uma M&#D@ de setor, tem muitos pontos de articulação. Uma das vantagens, quando se substitui esse sistema, é justamente eliminar aquele "L", reduzindo 3 pontos de folga...
[]'s
Ronaldo B.
14/09/2005, 09:08
alexandrej,
Pode usar as fotos à vontade sem problemas elas estão aí prá isso mesmo, se você quiser me avisa que eu te passo por MP o telefone do mecanico que fez essa adaptação, é em SP mesmo, fica em Pirituba, prá mim é longe prá KCT porque moro em Interlagos, dá quase 40 km da minha casa, mas vale a pena.
Giovani,
Até agora não tive problemas com folgas e que eu saiba os outros jeeps em que foi feita essa mesma adaptação também não porém tenho certeza que com o tempo vão surgir, mas se comparar a adaptação que foi feita no meu CJ com a caixa sendo colocada em baixo do radiador não tem tanta diferença assim, tem um pivô em cada extremidade da barra que liga as duas rodas, o que é normal em qualquer adaptação, um pivô em cada extremidade da barrra que liga a roda ao braço em "L", aí dava pra economizar um pivô se a caixa fosse em baixo do radiador, mas daí prá frente não tem mais nenhum pivô e a da caixa de direção até o volante também foi tudo substituído, do original, só o braço em "L", esse não teve jeito, mas é justamente a existência dele que evita que pancadas mais fortes danifiquem a caixa.
O ideal seria um sistema que fosse isento de pivôs e articulações que acabam gerando algum tipo de folga, mas como diz um sábio frequentador aqui do fórum, "Não existe almoço grátis "... então entre uma configuração de instalação que com uma pancada mais forte pode quebrar a caixa e uma configuração onde a caixa fica mais preservada mas existe a possibilidade de folga em algum ponto, preferi a segunda opção.
[]´s
alexandrej
14/09/2005, 12:27
Ah esqueci de falar moro aqui próximo a interlagos tb!!
Fico no aguardo do telefone do Mexânico.
Valeu!!
Ronaldo B.
14/09/2005, 13:34
Ah esqueci de falar moro aqui próximo a interlagos tb!!
Fico no aguardo do telefone do Mexânico.
Valeu!!
Legal.....mais um vizinho jipeiro !!!
Já somos pelo menos 5 na região, logo vai ter número suficiente prá fazer o "1º Encontro dos Jipeiros de Interlagos".... :lol: :lol:
Precisamos marcar uma hora prá tomar umas cervas e ver as viaturas então.... :concordo: :concordo: :concordo:
Já te mandei o fone do mecânico por MP.
[]´s
pbofreitas
14/09/2005, 15:07
Bem galerinha, a minha dúvida é o seguinte, estou fazendo spoa juntamente fazendo a direção. porém estive estudando aonde passar os braços da direção.
1- por cima dos feixes de mola?
2- por baixo? (não corro o risco de empena-lo em um obstáculo?)
Dados importantes:
Suspensão original.
dh do santana. :o
Bem galerinha, a minha dúvida é o seguinte, estou fazendo spoa juntamente fazendo a direção. porém estive estudando aonde passar os braços da direção.
1- por cima dos feixes de mola?
2- por baixo? (não corro o risco de empena-lo em um obstáculo?)
Dados importantes:
Suspensão original.
dh do santana. :o
Passe os braços por cima dos feixes. Procure por "Lingüeta, uma solução para SPOADOS". Use a pesquisa do fórum. :concordo:
[]'s
alexandrej
14/09/2005, 16:15
AAHAHAHAuuuuuhhh
"1º Encontro dos Jipeiros de Interlagos".... :dance: :dance: :dance:
Precisamos não, temos que marcar uma hora prá tomar umas cervas e ver as viaturas então....é só marcar!!! :concordo:
Valeu!!!
Putz... tá ficando cada vez mais difícil... a senha já tá chegando no milhar... :putz: :putz: :putz:
[s]
Ronaldo B.
14/09/2005, 16:41
Putz... tá ficando cada vez mais difícil... a senha já tá chegando no milhar... :putz: :putz: :putz:
[s]
E aí Marcelo, blz ??
Falei com ele ontem, pelo jeito seu jeep logo vai estar pronto, depois que o seu sair de lá o meu entra prá trocar a direção mecânica pela hidráulica, já estou com a caixa e a bomba em casa esperando...... será que terei DH ainda este ano ??? Será ???? :lol: :lol:
[]´s Com a senha nº 987.654.877 na mão :mrgreen:
Ronaldo B.
14/09/2005, 16:48
AAHAHAHAuuuuuhhh
"1º Encontro dos Jipeiros de Interlagos".... :dance: :dance: :dance:
Precisamos não, temos que marcar uma hora prá tomar umas cervas e ver as viaturas então....é só marcar!!! :concordo:
Valeu!!!
Alexandre,
Anota aí meu MSN "ronaldo_b@msn.com" e vamos marcar uma hora prá juntar o pessoal da zona sul prá tomar umas. Essa região aqui tá cheia de maus elementos... :lol: :lol: :lol: :lol:
Porque vc nunca foi nos DAG´s já que tá tão perto ???
[]´s
dptucunduva
14/09/2005, 23:18
:D Fala Mestre!!!
Manda uma foto pra nóis... Fica mais fácil encontrar uma solução... :concordo:
[]'s
É só olhar as fotos do Thiago, está idêntico.
Carlos ZN
15/09/2005, 14:50
Oi Amigos,
E a barra de direção???????
É só olhar as fotos do Thiago, está idêntico.
Tem um errinho básico, pelo menos no do Thiago, pelo que vi nas fotos.
O terminal que está ligado à barra do setor, está com o pino pra cima, quando deveria estar voltado para a frente ou para trás. Assim é fácil ele perder o curso de torção com o trabalho da suspensão. Se observar nessa foto,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/8c463abb5c3327eab79e5912624b097d.jpg
dá pra ver que, com a suspensão na sua posição estacionária, o terminal já está perto do limite de torção. Se a suspensão abrir um pouco mais, enforca o terminal. Virando ele, vc pode ter um giro de 360°, ou seja, completamente livre do movimento da suspensão. O deslocamento do eixo, para frente e para trás, em função do jumelo, jamais será maior do que o terminal tem de curso nesse sentido. :concordo:
Bom, resolvido isso, obviamente será preciso os guias. Aí sobram a cambagem e o cáster. Vc tem jumelos grandes? Fez SPOA? Pôs cunhas entre o feixe o eixo? Como estão os rolamentos do munhão?
E amortecedor só mascara o problema. A direção tem que estar perfeita, sem amortecedor. Só se instala depois, caso seja necessário, para evitar solavancos na direção. É mais necessário numa estrada de terra do que numa trilha.
[]'s
Thiago Rodeghel
15/09/2005, 21:47
Fala Giovani :D
Carai* sai do meu pé :parede: :parede: :parede:
Brincadeira, realmente ficou no limite, mas nem dá para tirar como base o meu pq nessa foto já ergui o jeep umas 3", qdo instalei o kit de suspenção :pensativo: . tava pensando já em um high steer ou fazer um drop pitman, calçando um pouco aquele suporte onde está preso no pitman, uns 0,5cm :pensativo: Agora já sei como posso fazer, mas já vou fazer qdo trocar os eixos, e comprar os terminais rotulares...
Se o dele tiver suspenção original usa essa foto como base :concordo: Vê se tinha algo errado :putz:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/97cc1ed521e3c520c33e9cd43fe85474.jpg
[s]
Thiago Rodeghel
15/09/2005, 21:56
E amortecedor só mascara o problema. A direção tem que estar perfeita, sem amortecedor. Só se instala depois, caso seja necessário, para evitar solavancos na direção. É mais necessário numa estrada de terra do que numa trilha.
[]'s
Bom pelo menos isso o meu tava perfeito :concordo: qdo fiz, sem shimmy nem nada. Usando pneus 31 e instalei o amortecedor como é igual nos carros da VW, em paralelo com a caixa de direção. Tava blz... Aí foi os pneus 35 :parede: não teve como, tive de modificar a posição e instalar em outro local, agora no eixo. Aí ficou blz :concordo:
Bom lembrar q pneuzão tbm causa shimmy...
[s] Já pensando no novo esquema de direção
Vê se tinha algo errado :putz:
Só aquele terminal virado pra cima... :mrgreen:
Como sugestão, já que tem que modificar aquela chapa para reposicionar o terminal, faz ela maior, mais baixa. Assim a barra fica mais na horizontal, o que diminui o efeito da suspensão no volante. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/a9d96c54609739ce637ab64b211fca06.jpg
E põe os guias!
[]'s
dptucunduva
16/09/2005, 13:59
O terminal que está ligado à barra do setor, está com o pino pra cima, quando deveria estar voltado para a frente ou para trás.
Retiro o que eu disse então... O meu não está idêntico o do Thiago... :P
Eu to com uma chapa de 1" em L, o terminal fica igual no seu jipe, só que beeem próximo da barra da caixa.
Como anda não fiz as guias pra caixa, vou aproveitar e refazer a peça como vc, jogando um pouco mais pra baixo..... E se der saco, inverter o cônico do munhão pra jogar a barra mais pra cima.... Deve melhorar....
Será que tem algo mais que pode ser feito?
Será que tem algo mais que pode ser feito?
Tem... :mrgreen:
Uma peça central com dois braços, um para cada lado. :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/4a38dd3392da033aedd44ccbf2b0e9ae.jpg
[]'s
lairtosartor
17/09/2005, 00:25
ai pessoal gostaria que fizessem comentarios a respeito destes eixos,buchas,tubo,retentores e afins, ai vai
lairtosartor
17/09/2005, 00:29
olhem so a imaginação do brasileiro ate onde vai
lairtosartor
17/09/2005, 00:36
tem mais
lairtosartor
17/09/2005, 00:41
mais uma
lairtosartor
17/09/2005, 00:44
reparem a bucha interna é de bronze
lairtosartor
17/09/2005, 00:55
atentem ao detalhe nesta foto ainda so passando por teste , os eixos vão ser parafusados na cantoneira que ainda esta fora de medidas, e eixos tambem , pois vou mandar no torneiro para fazer roscas internas nos eixos , e as cantoneiras é que serão soldadas no chassi , assim eu tenho a oportunidade de trocar as buchas e retentores na medida do desgaste . sendo assim acredito que o custo do material a ser usado ainda fica bem baixo pois é so encontrar um tecnico de maquinas de lavar brastemp que os caras jogam fora estes eixos. aguardo comentarios de todos os interessados na matéria .
Já é uma outra versão. . . fiquemos aguardando as críticas (positivas ou não) do Mestre Giovani. . .
[ ]´s
Dias
Pedro Freitas
18/09/2005, 21:12
Ajudas ou sugestões serão mto bem vindas. :o
:arrow: Comprei a direção do Santana
:arrow: Fiz SPOA
Agora irei ligar os braços da direção...
Vou ligar um braço saindo do setor na roda mais distante utilizando uma "lingueta" com terminais rotulares virados para frente.
Depois utilizo os terminais rotulares originais para ligar uma barra direta de uma roda a outra.
Resumindo.: vou utilizar uma "lingueta" que liga a barra que sai do setor de direção e outra barra que liga as duas rodas nos terminais originais.
:putz: Alguem entendeu? Tentei desenhar aqui não deu! :putz:
:pensativo: pra quem entendeu está CORRETO? :pensativo:
abraços
Pedro Freitas
19/09/2005, 15:47
Outra questão, que eu já ia me esquecendo...
Essa direção do Santana aguenta virar pneus 35"? :pensativo:
To seriamente pensando em colcar a do ômega nessas condições.
Abraços
Não aguentou os 31", troquei e não mudei nada ainda....
Fabiano-SL
20/09/2005, 19:52
Pessoal:
Estou com uma dúvida aqui...estou comprando as peças para fazer a adaptação do setor vw mecânico no meu jeep... comprei o setor do santana no FV... não tem nenhum vazamento e sem folgas.... queria saber se é preciso trocar o oleo? se sim, como é feito e qual o oleo vai?
Estou a procura da barra retrátil da s10/blazer, parece que é a mais recomendada p/ essa adaptação... alguém que usou sabe se a cruzeta dela encaixa certinho no setor vw (plug and play)?
[]'s
OK... Minha humilde opinião...
assim eu tenho a oportunidade de trocar as buchas e retentores na medida do desgaste . sendo assim acredito que o custo do material a ser usado ainda fica bem baixo pois é so encontrar um tecnico de maquinas de lavar brastemp que os caras jogam fora estes eixos.
O que tem que desgastar são as buchas e não a barra. Essa tem que durar o tempo de vida do jeep... Use buchas de nylon. :concordo:
Monte os retentores virados, com a molinha para o lado de fora. Assim quando colocar graxa (não esqueça da graxeira nas buchas), ela sai sem levar o retentor junto. E a sujeira não entra, pois o retentor foi feito para não deixar sair óleo ou graxa.
Já é uma outra versão. . .
Nem tanto. Vai ser com 2 barras, como no T-Rex e com retentores, como no meu jeep... :mrgreen: E o kit de barras do Berga (o dia que ele resolver fazer) vai ser assim, 2 barras paralelas e buchas com retentores.
No T-Rex tem coifas, mas a manutenção é uma b*. Sorte que ele tem um peito de aço, senão depois de cada trilha teria que trocar as ditas... :roll:
Comprei a direção do Santana
Fiz SPOA
Agora irei ligar os braços da direção...
Vou ligar um braço saindo do setor na roda mais distante utilizando uma "lingueta" com terminais rotulares virados para frente.
Depois utilizo os terminais rotulares originais para ligar uma barra direta de uma roda a outra.
Resumindo.: vou utilizar uma "lingueta" que liga a barra que sai do setor de direção e outra barra que liga as duas rodas nos terminais originais.
Bom, com SPOA, é melhor passar essa barra por cima dos feixes. Ponha a lingüeta nos 2 lados e deixe tudo lá em cima. Use os furos originais para fazer um apoio para a lingüeta, senão terá problemas com os parafusos do munhão.
Essa direção do Santana aguenta virar pneus 35"?
Não aguentou os 31", troquei e não mudei nada ainda...
Pedro, olha o T-Rex. Clica aqui embaixo, no www. :concordo:
Precisou de um radiador para o fluído, ainda não sei se é pela bomba (Silverado) ou se pelo uso abusivo, que causa o aquecimento. Quase todas as pick-ups novas têm esse radiador, então deve ser pelo uso, principalmente com pneus grandes. :pensativo: Sendo assim, mesmo uma DH do ômega, opala ou silverado, vai precisar...
Ronairy, do jeito que está, como não quebrou de novo??? É que ela agüenta uma dose de abuso. :lol:
A barra de apoio praticamente não tem efeito, do jeito que está. A barra está ligada à roda direita, quando deveria estar na esquerda. Ponha + 1 barra de apoio abaixo desta e ligue o setor à roda esquerda.
Já discutimos isso. É só voltar algumas páginas nesse mesmo tópico. :concordo:
[]'s
Giovani,
no T-rex vc colocou duas barras saindo da linguenta (setor), uma vai para roda direita e outra para esquerda. Na extremidade dessas barras vc usou foi o tal da uniball (terminal em rotula)? Neste caso as barras tem que ficar paralelas ao chão (ou melhor esta barra tem que ficar alinhada munhão a munhão)?
no T-rex vc colocou duas barras saindo da linguenta (setor), uma vai para roda direita e outra para esquerda. Na extremidade dessas barras vc usou foi o tal da uniball (terminal em rotula)? Neste caso as barras tem que ficar paralelas ao chão (ou melhor esta barra tem que ficar alinhada munhão a munhão)?
Fala Kinho!!!
Não são as uniballs, são terminais da Bandeirante, Nakata (spicer), sem graxeira.
Com o jeep parado, elas devem ficar na horizontal, o mais alinhado possível. Com isso o movimento de abrir e fechar das rodas, que varia de acordo com o trabalho da suspensão, é mínimo. Montando dessa forma, esse movimento não é sentido no volante e não altera a trajetória.
[]'s
Valeu Giovani!!!
foi o que eu desconfiei!!
perguntei pq eu acho que vou ter problemas pela frente. Meu jipe é spua, a barra que vai de roda a roda, ela pega no feixe, uma solução seria passar a barra no lado de cima dos braços do munhão, fui procurar um torneiro, ele disse que para fazer outro furo conico enfraqueceria as paredes ( ficaria fina), então apelei para a tal lingueta que vai em cima do pino mestre, mas só prendi ele com os 4 parafuso, vou ter que mudar pois não vai aguentar!!!
O torneiro falou para eu cortar os braços do munhão, inverter o conico e soldar!!! será que aguenta!!! O sapato é 33!
Fabiano-SL
03/10/2005, 12:31
Olá pessoal!
Estou com dificuldades de encontrar um cano para fazer a barra de ligação roda a roda (aquelas dos pivos)...
Algum problema de mandar fazer esta barra maciça?
[]'s
Pegue uma das que já existe no seu jeep e alongue. A minha esta assim (veja na primeira foto acima).
Fabiano-SL
03/10/2005, 15:12
Já pensei em juntar as duas, alongando com outro tubo...mas mesmo assim terei que fazer a outra barra que liga a ponta do setor a roda... tb pensei em comprar as barras de rural e diminuir e fazer a rosca interna, mas o pessoal do FV está louco....querem muito $$$$ por estas barras...
E já que vou depender de serviço de torneiro, farei logo barras novas, mais reforçadas....só q ele me perguntou se podia ser maciço... nao ficaria muito pesada a barra, prejudicando os pivos com o tempo?
[]'s
Pedro Freitas
03/10/2005, 16:48
Obrigado Giovani :concordo:
agora sim eu paro de quebrar a cabeça :parede:
[]'s
Olá pessoal!
Estou com dificuldades de encontrar um cano para fazer a barra de ligação roda a roda (aquelas dos pivos)...
Algum problema de mandar fazer esta barra maciça?
[]'s
Fabiano,
eu tbem tive o mesmo problema, eu fiz da seguinte forma, aproveitei a minha barra do jipe, cortei ao meio e coloquei uma barra de aço trefilado de 7/8".
Pensei em fazer ela maciça, mas o torneiro não me recomendou pois para abrir rosca contraria é meio complicado!!
... fui procurar um torneiro, ele disse que para fazer outro furo conico enfraqueceria as paredes ( ficaria fina), então apelei para a tal lingueta que vai em cima do pino mestre, mas só prendi ele com os 4 parafuso, vou ter que mudar pois não vai aguentar!!!
O torneiro falou para eu cortar os braços do munhão, inverter o conico e soldar!!! será que aguenta!!! O sapato é 33!
:putz: :putz: :putz: :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
Que raio de torneiro é esse???
O munhão é fundido. Cortar o braço e soldar de novo é 1.000 vezes pior e mais sujeito à quebra do que qualquer outra coisa! Vc terá uma alavanca forçando um ponto de solda. Embuchar e refurar não altera a resistência! E se vc ainda optar pelos terminais da Band, saiba que o pino tem um diâmetro menor que o do Jeep! Isso aumenta a parede! Pra ver como algumas peças do jeep são super-dimensionadas.
Fizemos isso no T-Rex, e tá na boa até hoje! Com pneus 35".
Sobre as barras. Não usem velharias, nem reaproveitem da Rural ou do Jeep, cortando e soldando. Isso é item de segurança. Vale à pena procurar pelos tubos. Talvez alguma metalúrgica tenha eles... No T-Rex usamos tubos com 5mm de parede!
[]'s
Melancia
04/10/2005, 09:38
Embuchar e refurar não altera a resistência! E se vc ainda optar pelos terminais da Band, saiba que o pino tem um diâmetro menor que o do Jeep!
Giovani, este embuchamento é feito como ??? é soldado uma bucha no antigo orifío do termina, é parafusada, afinal, como vai presa a bucha para garantir que ela não saia dali por nada ???
Abraços
Melancia
Giovani, este embuchamento é feito como ??? é soldado uma bucha no antigo orifío do termina, é parafusada, afinal, como vai presa a bucha para garantir que ela não saia dali por nada ???
Simplesmente prensado. :concordo:
[]'s
Giovani,
foi o torneiro que me disse que enfraquece se embuchar!!!!
O maior problema é que aqui os torneiros não prestam!!! Teve um que queria me enganar, falando que a peça era de aço, mais era de ferro!!!
Agora vc tem o Berga!!!
Só pelo kit freio a disco já dá para ter uma noção do serviço dele!!!!
Que inveja!!!!
Pedro Freitas
04/10/2005, 18:25
Esta na hora de trocar de torneiro... começou a inventar moda :putz:
[]'s
foi o torneiro que me disse que enfraquece se embuchar!!!!
O maior problema é que aqui os torneiros não prestam!!! Teve um que queria me enganar, falando que a peça era de aço, mais era de ferro!!!
Agora vc tem o Berga!!!
Só pelo kit freio a disco já dá para ter uma noção do serviço dele!!!!
Que inveja!!!!
Fala Kinho!!!
O Berga realmente sabe o que faz, mas se o cara não souber fazer uma bucha, não pode se chamar "torneiro"! Que que é isso... :roll:
Qualquer torneiro semi-anarfa sabe fazer uma bucha! Senão, pra que serve???? :putz:
O semi-eixo dos últimos Jeeps, assim como das F-100 e das 1ªs F-1000, ficam presos por um anel, simplesmente prensado no mesmo, que segura o rolamento. Já pensou na carga que isso segura?
Vc mede o diâmetro do furo, no lado maior do cônico. Fura nesse tamanho. A bucha é feita alguns décimos de milímetro maior (não sei dizer quanto, pois não sou torneiro) e é prensada no mesmo.
Recentemente tive que embuchar o assento do rolamento, do cubo traseiro da minha moto. A bucha é de alumínio, assim como o cubo. No lugar de 2 rolamentos, coloquei 4. Agora me pergunta se eu estou preocupado com a resistência desse cubo! :mrgreen:
Procura outro torneiro... :concordo:
[]'s
faustoangelini
20/10/2005, 09:18
Grande Giovani e outros mestres:
Comecei a ler este tópico depois que o Giovani me indicou e acredito realmente que o nível das discussões está ótimo, mas quando comecei achava que iria precisar de meia duzia de parafusos e força de vontade, agora que cheguei na última página, estou quase chegando a conclusão que vou precisar de uma pós em mecânica e física!
Caras, não tenho um torno em casa nem tão pouco uma máquina de solda, o único torneiro que conheço se chama Lula e atualmente não trabalha na sua profissão!
Quando vi que vocês estavam pensando em fazer as peças e vende-las em forma de kit até me alegrei, mas parece que não rolou... :oops: :cry:
Se puderem indicar uma oficina aqui em SP que faz o serviço bem feito (digo, com guia de reforço, suporte bem soldado, amortecedor de direção no lugar correto, etc) ou então indicar alguem que faz o guia com os suportes adequadamente, poderia comprar e daí eu mesmo montaria, pois daí é serviço braçal e não teria que desenvolver nenhuma peça (me corrigam se estiver errado!!!).
Valeu por todas as dicas! :palmas:
Fausto, vc está no caminho certo. Os guias em forma de kit ainda não rolaram mesmo. Já nem prometo mais nada, pq o Berga não tem tempo nem pra respirar...
O jeito é garimpar um bom meca por aí...
[]'s :concordo:
Alexandre Vaz Ferreira
20/10/2005, 19:16
Um modelinho pra servir de exemplo :roll: ...de como não fazer :evil:
[]s
Carlos ZN
20/10/2005, 19:25
Olá Fausto,
Vc. está em São Paulo - SP???
Conheço um mecanico que faz esta adapitação na zona Oeste Lapa mais exato e fica show.
Qualquer coisa me manda uma MP e passo o telefone dele.
Um modelinho pra servir de exemplo :roll: ...de como não fazer :evil:
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
Não acredito!!!!
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
20/10/2005, 19:40
Não acredito!!!!
[]'s
Made in Santa Rosa - RS :palmas: :lol: :lol: :lol: :parede:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
20/10/2005, 19:42
Mais 2 fotos impressionantes :parede:
Thiago Rodeghel
20/10/2005, 19:42
Um modelinho pra servir de exemplo :roll:
de como não fazer :evil:
Não acredito!!!!
[]'s
Já pude presenciar tal capacidade :shock: :shock: :shock: ...
Incrivel o q a turma faz...
:palmas: [s]
Já pude presenciar tal capacidade :shock: :shock: :shock: ...
Incrivel o q a turma faz...
Pois não viu nem metade!
Olha isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=188223#188223
[]'s
Fabiano-SL
05/11/2005, 12:23
Uma dúvida:
Vejam na figura...irei fazer tipo esse modelo, a ligação da barra do volante + barra de colapso + setor.
Minha duvida está ali na ligação da barra do volante e a barra de colapso. A barra de direção DEVE fazer o movimento da "flecha amarela"?
Nao precisa de algo travando ali onde a "flecha vermelha" indica e deixar somente a barra de colapso fazer " o jogo" p/ nao tricar nada com o movimento do chassis e carroceria? Pois do jeito q está ali na foto, parece q se eu puxar o volante na direçao no motorista, ele vai se deslocar parecendo frouxo... :pensativo:
obs: comprei a barra retratil (de colapso) da blazer. Foto em anexo.
Thiago Rodeghel
05/11/2005, 13:40
Fabiano :D
Ali não pode fazer nenhum movimento, no momento q vc apertar a cruzeta q liga na barra retratil a barra do volante, ela fica presa, não faz nenhum movimento folgado :concordo:
[s]
Minha duvida está ali na ligação da barra do volante e a barra de colapso. A barra de direção DEVE fazer o movimento da "flecha amarela"?
Fala Fabiano!!!
Não pode não. Entre essa cruzeta e volante, a barra só deve girar (óbvio né... :lol: ), não pode se deslocar no sentido da flecha amarela. Trave a barra ali. Ela só se desloca na barra de colapso. :concordo:
Vc pode colocar tipo um anel, para travar no rolamento ou uma chaveta.
[]'s
HUGO MARCOS FUCKNER
23/01/2006, 16:13
Salve! Jipeiros de plantão!!!!
Nesta foto, da pg. 22 que o Ronairy postou.
1º - Poderia ser colocada a direção desta forma?
2º - No meu jeep, a direção que esta original, (não sei como é o original) encontra-se como na foto, porem oginal (com folga, alias férias).
Como poderia mudar, e deixa-la como a 2º foto da primeira pagina?
desde já. Agradeço!!! :concordo:
Fala Hugo!!!
Pra entender melhor...
Foto do Ronairy da página 22:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=23587
2ª Foto da 1ª página:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=884
Respondendo:
1º - Poderia ser colocada a direção desta forma?
Não é o recomendado. A barra que liga a cx. de direção à roda, deve ir para a roda que estiver mais longe, nesse caso a roda esquerda.
2º - No meu jeep, a direção que esta original, (não sei como é o original) encontra-se como na foto, porem oginal (com folga, alias férias).
Como poderia mudar, e deixa-la como a 2º foto da primeira pagina?
Essa não entendi bem... Vc tem a direção original do jeep ou já tem uma direção VW??
Se já tem uma direção VW, basta fazer um braço mais longo e mudar a posição.
Marcos ET
23/01/2006, 23:41
PessoALL, aproveitando a oportunidade....
Ao retirar aqueles lacres de plástico da barra de colapso para liberar o movimento da mesma, esta ficou com uma pequena folga no sentido de rotaçao do eixo... tou pensando em usar uma "marreta de percizão" na barra pra "ajustar" a folga... mas queria saber se existe outro método melhor....
outra coisa... existe diferença da caixa de direção hidráulica do Opala para a caixa de direção mecânica, em relação ao número de voltar (relação de multiplicação da caixa)? ou sao iguais???
valewz...
Ao retirar aqueles lacres de plástico da barra de colapso para liberar o movimento da mesma, esta ficou com uma pequena folga no sentido de rotaçao do eixo... tou pensando em usar uma "marreta de percizão" na barra pra "ajustar" a folga... mas queria saber se existe outro método melhor....
A minha também tem essa folga e pensei numa solução, mas nunca coloquei em prática...
Dá para colocar uma lâmina de latão ou bronze de cada lado. Introduzir alguns centímetros (oooops :mrgreen: ) e depois dobrar e prender com uma abraçadeira por fora. Não esqueça de pôr graxa. :concordo:
[]'s
rafaelsouza
24/01/2006, 01:23
existe pra vender nas casas especializadas, laminas de nylon de varias espessuras que é o mesmo material dos "lacres" , pode-se colocar uma de cada lado na barra pra tirar esta folga.
Carlos ZN
24/01/2006, 08:18
Olá Amigos,
Um meca falou que a barra que liga a caixa com o terminal curto dá um efeito indesejável como está na foto 01 a cima e é como está o meu jeep.
O certo seria a da foto 02 a cima.
Qual é este efeito???
Dá para inverter os terminais ou tenho que fazer alguma adapitação???
Esse negócio de inverter os terminais eu abri um tópico falando sobre isso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=15297&highlight=terminal+duplo
O meu já está invertido (e não saiu muito barato não) + ou - 300 com tudo novo.
Qual é este efeito???
Fala Carlos!!!
Se a barra que liga a cx. de direção à roda fôr muito curta, qualquer solavanco na suspensão, ou mesmo o simples sobe e desce, fará o guidão girar. Se vc segura firme, são as rodas que vão girar... Vai pra capoeira por nada... :roll:
Com a barra ligada na roda oposta, esse efeito é quase nulo, vc nem percebe... Mas não basta só estar ligado na roda oposta, a barra tem que estar o mais na horizontal possível, pois se formar um ângulo muito grande, tipo uns 40°, o efeito será praticamente o mesmo.
Se fôr preciso refaça o suporte que liga a barra à cx. de direção. Faça ele maior, para a barra ficar mais baixa.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6eeddce59274915343b207ed2a23b4dc.jpg
Se bem que o ideal, é o suporte descer em ângulo até o meio e então, fazer 2 barras, 1 para cada roda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/4a38dd3392da033aedd44ccbf2b0e9ae.jpg
Mas eu acho que já tinha comentado sobre isso... :pensativo: :mrgreen:
Dá para inverter os terminais ou tenho que fazer alguma adapitação???
Bom, isso tem no link que o Ronairy passou... :concordo:
[]'s
HUGO MARCOS FUCKNER
25/01/2006, 13:36
"Dr. Giovani" Com meus respeitos ao seu conhecimento.
A direção não é de gol, só é original, neste caso, do volante ao local onde será colocada a caixa
de santana, segundo um meca, já houve algumas mudanças nas barras da direção.
No meu pócótó, as barra estão ligadas:
1 - na roda esquerda - barra de roda a roda, e barra da roda a caixa.
2 - na roda direita - roda a roda.
Matungo é f...a. Sem conhecer o nome das peças, fica difícil. Um dia chego lá. :parede: :putz:
Fala Hugo!!!
"Dr. Giovani" Com meus respeitos ao seu conhecimento.
:shock: :putz: Menos... :roll:
A direção não é de gol, só é original, neste caso, do volante ao local onde será colocada a caixa de santana, segundo um meca, já houve algumas mudanças nas barras da direção.
No meu pócótó, as barra estão ligadas:
1 - na roda esquerda - barra de roda a roda, e barra da roda a caixa.
2 - na roda direita - roda a roda.
Vc não teria fotos??
Qual a posição da caixa? Pois a original fica próxima ao jumelo do feixe molas, sendo assim ela está ligada à uma peça em "L" que tem na travessa, embaixo do radiador. Dessa peça em "L" é que saem as barras para as rodas. Se fôr desse ponto, a barra deveria ir para a roda direita.
Deixe a barra que liga uma roda à roda, apenas altere a outra.
Para fazer isso exitem formas diferentes... Com umas fotos da sua viatura, ficaria mais fácil de indicar a melhor...
Carlos ZN
26/01/2006, 08:04
Grande Mestre Giovani.
:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Então vale a pena colocar outra barra para o lado esquerdo e deixar a do lado direito, pois ela iria para caixa de sucata, já que tenho que mudar os esquemas ????
Então vale a pena colocar outra barra para o lado esquerdo e deixar a do lado direito, pois ela iria para caixa de sucata, já que tenho que mudar os esquemas ????
Fala Carlos!!!
Se vc vai fazer com 2 barras independentes, o suporte deve vir o mais perto do centro possível. Sendo assim, nenhuma das barras irá servir, pois os tamanhos mudam.
Eu recomendo fazer as 2 barras novas. Use um tubo mecânico de parede grossa. Uns 4 ou 5 mm de parede. Use porcas para travar as ponteiras. Aí vc pode esquecer que isso existe... :concordo:
[]'s
HUGO MARCOS FUCKNER
26/01/2006, 13:37
Hoje o pócótó faz aniversario :lol: :palmas: :dance: . Só que no MECA :pensativo: :putz:
Amanhã ele sai, finalmente. :shock:
Giovani, vou tirar as fotos e colocar aqui, se der tempo hoje ainda.
Carlos ZN
26/01/2006, 17:15
Obrigado Giovani,
Eu prestei mais atenção na foto das duas barras e notei que não existe a cental, no começo do topico dizem que é errado?
:?: :?: :?: :?: :?: :?:
O segredo é manter centralizado???
E a outra barra vai mesmo para caixa de sucata!!!
HUGO MARCOS FUCKNER
26/01/2006, 18:05
Seguem as fotos Giovani!!
Seguem as fotos Giovani!!
Fala Hugo!!!
Relendo as mensagens anteriores, vi que vc disse que a barra que ligaria a cx. direção (ou o "L"), estaria ligada à roda esquerda. Bom, olhando de frente sim, mas quando falamos em esquerda e direita, considere a visão do motorista, dentro da viatura. :concordo:
Nesse caso o sistema como vc tem, está certo. Se vc trocar a direção por uma de VW, aí sim precisa inverter, pois o ponto da cx. vai mudar de posição.
Eu prestei mais atenção na foto das duas barras e notei que não existe a cental, no começo do topico dizem que é errado?
:pensativo: Desculpe, não entendi bem...
O segredo é manter centralizado???
O segredo é ter articulação. Usando uma barra fixa entre as rodas, fará com que o volante gire para os lados, ou as rodas, quando a suspensão trabalha. Tendo uma articulação no meio, as rodas vão abrir e fechar, mas o volante e a tragetória permanecem inalterados. :concordo:
[]'s
Carlos ZN
27/01/2006, 08:13
Grande Mestre Geovani,
O que eu quiz diser é que nestas fotos notei que não tem a barra fixa de roda a roda marcado com a flecha amarela.
O que eu quiz diser é que nestas fotos notei que não tem a barra fixa de roda a roda marcado com a flecha amarela.
Mestre Carlos!!!
:) Ah bão... É, não tem mesmo. O suporte desce até o meio e vai uma barra para cada lado. :concordo:
[]'s
Grande Giovani,
Desculpe a minha intromissão, mas no caso desse sistema de direção que vc está mostrando, quando a suspensão está torcida (levantada de um lado e abaixada do outro) as rodas dianteiras não terão comportamentos diferentes? já que as barras não tem comprimentos iguais? Até aí tudo bem... se for bem calculado favorece o angulo de ackerman.
Mas por outro lado, se vc pegar um "bump" com o jeep que o faça fechar e abrir a suspensão por igual dos dois lados, não vai acontecer de as rodas ficarem primeiro "estrábicas" e depois "vesgas"?
Abraços intrometidos
p.peleje
27/01/2006, 18:22
Grande Giovani,
Desculpe a minha intromissão, mas no caso desse sistema de direção que vc está mostrando, quando a suspensão está torcida (levantada de um lado e abaixada do outro) as rodas dianteiras não terão comportamentos diferentes? já que as barras não tem comprimentos iguais? Até aí tudo bem... se for bem calculado favorece o angulo de ackerman.
Mas por outro lado, se vc pegar um "bump" com o jeep que o faça fechar e abrir a suspensão por igual dos dois lados, não vai acontecer de as rodas ficarem primeiro "estrábicas" e depois "vesgas"?
Abraços intrometidos
Embora eu tenha copiado o esquema do Giovani da barra deslizante pra apoio da caixa de direção, eu tb ñ usei as barras com essa configuração que ele usou, acho que o mais correto é usar o esquema já conhecido pela galera, a barra que sai da caixa vai pro munhão mais distante e depois vai uma barra de munhão a munhão.
[]s
Peleje
:pensativo: Nunca medi o ângulo de ackerman. É possível que tenham, mas meu Brother não reclamou de dificuldades de fazer curvas fechadas.
Eu praticamente não andei com esse jeep. Mas no meu jeep tenho o mesmo sistema, e faço a volta na rua tranqüilamente. Talvez tenha acertado por sorte... :mrgreen:
Vai sim. O comportamento é exatamente este. Porém a variação é muito baixa, não deve chegar à 4° (abertura ou fechamento) em fim de curso da suspensão. Se observar, verá que as barras estão na horizontal, com o jeep em repouso. Se estivessem em ângulo, o efeito seria maior. Com isso, mesmo pulando umas costelas, a tragetória do jeep não é alterada. :concordo:
:pensativo: Só não sei como ficou depois da geometria, se foi deixado reto... Mas ela não sofre de nenhum mal ligado à isso, não tem shimmy, nem alterações de tragetória, mesmo largando o volante.
Num jeep com feixes de molas, usando uma barra ligada de roda a roda, quase não se percebe o movimento na direção, causado pela suspensão.
Mas como o T-Rex tem mola helicoidal, bastava forçar com a mão no pára-choque para ver o volante girando.
E ainda, se observar outros veículos com eixo dianteiro rígido (orginal Willys, Wrangler, Cherokee, etc...) verá que a barra ligada ao pitman, vai para a roda direita, tendo no meio dela a ligação da barra esquerda. O conceito é o mesmo...
[]'s
Alexandre Magno
29/01/2006, 00:04
Amigos,
Ontem e hoje fiquei na oficina com um mecânico e, orientado unicamente pelas discussões deste tópico, instalei a caixa de direção do gol. Usei uma barra de colapso do Monza (R$ 30,00) e coluna do Pálio (R$ 50,00, com a parte que possui duas cruzetas), barra longa da Rural (munhão a munhão, já cortado e ressoldado com 90cm, por R$ 50,00) além da coluna, cano, barras e terminais (novos)originais. Fizemos da maneira mais simples possível, com alguns cuidados citados no tópico. Caixa e suportes da maneira mais comum, barra munhão a munhão, com terminal duplo no lado esquerdo, barra do terminal duplo ao setor, mantido o furo cônico original, o terminal sendo colocado por dentro. Um pequeno probleminha foi que as braçadeiras das barras, no lado esquerdo, ficaram muito próximas, e quase raspando no feixe de molas, mas alguns com alguns ajustes foi solucionado. O suporte que vai do munhão à caixa de direção, para aproveitar o furo cônico, foi feito cortando a peça que abriga, no sistema original, o terminal duplo, soldando-a em outra para parafusar no setor (caixa). As duas barras ficaram quase paralelas, com um pequeno afastamento uma da outra.
Uso pneus 155-75-15 e suspensão original, e ficou ótimo, sem qualquer folga, bem leve (com o volante original). Pude dirigir numa rodovia, só com a mão esquerda segurando o volante (bem de leve) e o carro não saiu da linha pontilhada (aquela que divide a estrada), pelo tempo que eu quis. Outro detalhe é que passei por cima de "tartarugas" (aqueles caroços amarelos, com cerca de 5cm de altura, que também se usa para separar as pistas), e apesar do Jeep dar um pulinho, nada foi transmitido ao volante (pneus com pressão de 25 librasl). Acho que vai dar certo. Sei que existem maneiras melhores de instalar, porém aqui em Natal não conheço ninguém que instala essa Caixa, pois o pessoal só fala em opala. A minha instalação só foi possível por eu estar de férias, e pedi exclusividade ao mecânico para que juntos pudéssemos fazer essa experiência.
Só agora tenho coragem de deixar outras pessoas guirem o Jeep, pois agora tem dirigibilidade.
Esqueci de mencionar que a barra do Pálio foi soldada na original do Jeep (cortada), pois a primeida já vem com um cano quase igual ao do Jeep, com um rolamento na ponta, e a cruzeta em seguida (a peça foi cortada e soldada na barra de colapso do Monza, que foi até a caixa).
Depois vou solocar algumas fotos.
Um abraço e muito obrigado pelas dicas.
Alexandre Magno
29/01/2006, 02:00
Pessoal,
Para quem se interessar, coloquei as fotos no meu album, que ficaram muito boas, bem nitidas. Dá pra ver claramente as peças. Pena que não tirei mais fotos.
Um abraço.
Alexandre
Fala Alexandre!!
Mas vc não instalou a barra de apoio. Vai instalar ou pretende deixar assim??
[]'s
Alexandre Magno
29/01/2006, 21:51
Tudo bem, Giovani?
Como eu falei, o mecânico não tinha a menor idéia de como fazer a instalação, e o meu tempo era curto. Então, evitei complicar e ficar com o Jeep parado. Mas futuramente pretendo aperfeiçoar o sistema, instalando a barra de apoio. Até lá vou tomar cuidado para não forçar o setor.
Amigo, qual a largura, off-set e pneus que estão no t-rex, nas fotos do seu album? Achei estranho não passar dos paralamas.
Um abraço.
Alexandre Mgno
Olá Alexandre!
Eles passam sim... Sobra uns 3 ou 4 cm para fora. Pelo ângulo das fotos não aparece isso...
Não sei as medidas, pois o Brother trocou os pneus à pouco tempo...
[]'s
Olá Alexandre,
vc poderia confirmar a medida de pneu que vc usa?
Alexandre Magno
31/01/2006, 16:00
Olá, Carlos,
Os pneus que estão no Jeep são 255-75-15. Porém as rodas são de Vitara, que além de estreitas (5,5") tem off-set positivo, e tanto diminuem o giro como raspam na caixa de roda. Pretendo trocá-las logo por 15x7 ou 15x8, com off-set negativo. Os pneus foram comprados usados, quase no final da vida.
Um abraço.
Mourão GP
31/01/2006, 22:34
Alexandre bate umas fotos do trabalho final p/ gente ver! Valeu.
Valeu,
é que no texto vc, equivocadamente, disse que tratava-se de "pneus 155-75-15".
Mas, tenho a solução para os seus problemas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16158
Marcos ET
22/02/2006, 21:58
PessoALL... nada contra as barras de apoio.. só que eu gosto de tentar simplificar as coisas entao vamo lá:
Penso que o motivo de quebra da caixa de direção é pq ao esterçar o jeep para a direita, a haste da caixa VW fica maior, aumentando a alavanca do conjunto que sofre solicitações em sentido "diagonal" quando a suspensao trabalha e as rodas recebem "pancadas"....
pois bem... imaginem que ao aumentar a alavanca do lado de fora da caixa, o ponto de apoio dentro dela diminui, pois a haste está "mais pra fora que para dentro" correto? isso significa que ela aumenta a alavanca e reduz a resistência...
ok, entao eu imaginei fixar outra haste paralelamente a haste original da direção, montando um "U" com o conjunto... sei que já apresentei esta idéia antes, mas agora eu dei uma "melhorada nela":
montando a outra haste, fixando ela na ponta original da cx do VW e com a outra ponta da haste indo em direção ao lado esquerdo do jeep, nós invertemos o processo, e fixando somente uma buxa deslizante na travessa do jeep, teremos o ponto de apoio que receberá maior carga do sistema (solicitação mecânica de flexão, pois a força que as barras que vem da roda causam estao em sentido "diagonal" como ja falei) e a ponta da haste do setor de direçaõ receberá uma carga bem menor, salvando o conjunto de uma sobrecarga....
observem o desenho (tosco) que fiz, espero que entendam...
eu aproveitei uma foto e desenhei o sistema sobre a imagem.
1. a parte vermelha é a haste que eu instalaria, quem recebe a solicitação tal qual as barras de apoio (só que neste sistema é só uma);
2. tem uma parte tbem em vermelho que é a fixação da haste nova (tipo barra de apoio) com a haste da caixa de direção;
3. a parte marrom é onde fica instalado a bucha deslizante (só que neste sistema tbem é só uma) que está fixa ao chassis, aqui quem desliza é a barra vermelha, comandada pela caixa de direção.
4. a parte cinza é o terminal de direção
5. a parte azul é a barra de direção
verifique que montando o sistema desta maneira, nao há necessidade de alterar a fixação das barras nos munhões... permanece tudo igual.
espero bombardeios ou qualquer coisa do tipo... quem sabe até quem concorde com a idéia...
grande [] pro 6
Marcos, faz sentido... :pensativo:
Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.
Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...
Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...
[]'s
Marcos ET
22/02/2006, 22:51
Faaala Giovani! sabia que vc ia aparecer! afinal de contas, parece que este é o "nosso" tópico favorito!!!
vamos às suas considerações:
Mas a barra da direção, que liga à roda direita, tem que ficar debaixo do guia, senão o mesmo vai girar.
sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?
Assim como vc desenhou, teríamos 3 linhas paralelas, vista de cima: braço da cx., guia de apoio e barra da direção. Isso discutimos lá atrás...
isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs
Mas um problema que vejo nesse modelo, é que o guia desliza, não é fixo. E é preso pelo centro, o que favorece um "balanço" no sentido vertical. E pode crer, balança mesmo! Ou vai empenar a haste, ou vai estourar a bucha, ou ambos...
[]'s
sim, realmente balança! mas acho que o movimento pode ser tolerado pelo conjunto, pois imagine o seguinte:
1. totalmente esterçado para a esquerda: caixa de direção totalmente recolhida e haste com maior distância entre a bucha e o terminal -> quase o mesmo problema de usar a caixa somente (porém no sentido inverso): usanto uma barra com a mesma resistência mecânica do setor de direção e uma boa bucha deslizante (bronze fosforoso), ao se aplicar força diagonal para cima a ponta do setor será forçada para baixo com amplificação da força pela alavanca criada pela nova haste, porém a haste nova nao terá somente dois apoios e sim três: dois na bucha (pois a bucha é praticamente um tubo com duas buchas em cada ponta) e um no setor de direção... acredito que seja o suficiente para suportar o esforço...
2. sistema no centro: caixa 50% estendida, forças distribuídas igualmente entre os lados das hastes (nova e haste do setor);
3. totalmente esterçado para a direita: haste da caixa totalmente estendida, porém a haste nova estará totalmente recolhida, diminuindo muuuuito o esforço na caixa de direção.
assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....
é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
sim... ela vai tentar girar a barra deslizante, mas observe que o mesmo ocorre com quem usa aqueles terminais duplos, só que o efeito é bemm menor... mesmo assim, imagine que do ponto onde a força será aplicada (miolo do terminal de direção) até o centro de rotaçao da haste terá distância de, pelo menos, 1/2 da distância de uma haste até a outra... ou seja, é um conjunto de alavancas, e a força de rotaçaõ será menor que 1/2 do que a mesma força que este setor sofre quando o pessoal liga a barra de direção direto.... ou seja: acredito que nao será sentido pelo sistema, concorda?
É melhor que nada, mas pior que 2 barras de apoio...
isso mesmo! mesma idéia, só que "versão 2006" rsrsrs
Então... A barra tem que estar ao menos embaixo do guia.
assim, podemos perceber que o ponto crítico nao é mais o esterço para a direita, e sim para a esquerda... para compensar isso, tem que usar, na verdade, duas buchas larga (distribuir forças) o mais distante possível uma da outra e uma barra com resistência igual ao da haste do setor de direção....
Bem isso, só mudou de lado... :lol:
Essas 2 buchas "bem distantes" tem um limite, se quiser elas bem afastadas, terá que aumentar a haste de apoio, que ficará com uns 60 ou 70 cm!
é duro querer reinventar a roda.... :parede: :parede: :parede:
:pensativo: E posso saber pq?? Só tá complicando mais... :lol:
[]'s
Eu devo ser limitado mesmo !!!
Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...
Aquela haste deslizante na posição "original" já não serve como reforço quando esterça a direção para a direita ? Se não servir pra isso pra que serve então ?
:lol:
Claro que serve. Não entendi ainda onde o Marcos quer chegar... :lol:
Sergio Antunes
23/02/2006, 15:07
Oi, Pessoal.
Esse tópico não tem fim mesmo hehehe.
A ultima vez que dei meu palpite, tava na pagina 15. Se der uma aparada no tópico, já da pra fazer o mais completo manual de instalação da caixa do Santana.
Bom... Eu continuo com a opinião que a melhor solução encontrada até agora e a que o Giovani está usando...Duas barras guias...Até porque já foi mais que testado por ele.
Eu é que ainda não criei vergonha de colocar essas barras.
Abraços.
Sergio Antunes.
Marcio Vargas
23/02/2006, 15:27
Já temos este manual baseado neste topico pronto :twisted: :twisted:
E ilustradoooooo :wink:
É uma alternativa pra quem não quer inverter o cônico, só que ai sim eu concordo com em colocar 2 barras guias.
O lado negativissimo é prender o terminal no fim dessa barra. A bucha, suporte, terminal ... não vão aguentar o tranco mesmo. (pelo menos como esta do desenho do Marcos).
p.peleje
23/02/2006, 19:55
Concordo com a quebra da barra até pq a minha quebrou uma vez, só deve ser por outro motivo ...
Meu depoimento:
Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.
[]s
Peleje
Marcos ET
23/02/2006, 22:39
Giovani e All...
na verdade, nao pretendo chegar a lugar muito distante do que temos hoje, só estou tentando outras maneiras de montar o sistema.... quem sabe um dia destes nao sai alguma coisa boa?
infelizmente, por enquanto nao saiu nada que preste 100% (tou falando SO das minhas idéias... rsrsrs)
mas... fzer oq? QUEM é que nunca sentou na frente do jeep e ficou uns 15 (ou mais) minutos olhando pra ele e pensando: "que mais eu posso fzer pra melhorar voce?"... aih sabe como é, as idéias começam a aparecer e pimba... sai estas coisas terríveis que vcs sao obrigados a ver aki no forum... rs :roll: :roll:
acho q vou parando por aki... rs
mas quem sabe em 2007 :?: :twisted: :twisted:
Meu depoimento:
Instalei a caixa com apenas uma barra de apoio deslizante.
Na primeira trilha que fiz num facão dei uma porrada numa parte mais elevada que pra ter uma idéia da porrada o jeep ñ só parou como foi jogado pra trás, ou seja bateu no diferencial e na caixa tb desci na hora pra ver o estrago, a unica coisa que entortou foi a barra de direção que sai da caixa de direção, ou seja se eu ñ tivesse a barra deslizante de apoio eu teria estourado tudo.
[]s
Peleje
Então, eu tb logo que instalei o sistema fui testar e sem querer subi numa rocha gigante que estava na minha frente e não tinha visto :oops: (braçada mesmo). Como o jeep estava spoa, a rocha foi parar debaixo do jeep e amassou o escapemento... até ai tudo bem, nada mais aconteceu com o conjunto... andamos mais um pouco, voltamos e na volta, em plena reta sem buracos nem nada o volante pára de responder ... rasgou a lingueta. Nada que uma boa solta e um reforço no local não revolva. Ficou assim por um bom tempo e na mão de um amigo meu, fazendo uma manobra para estacionar, a barra literalmente quebrou (ali onde tem os dois furos, na ponta da caixa, pra prender a lingueta).
Sei lá, isso não me desceu até hoje.
Bom, deixa pra lá e vamos esperar mais algumas novidades nesse tópico que já virou referencia nacional ... acho que até a VW já veio aqui pegar umas dicas :D
Marcos ET
28/02/2006, 15:27
... em plena reta sem buracos nem nada o volante pára de responder ... rasgou a lingueta. Nada que uma boa solta e um reforço no local não revolva. Ficou assim por um bom tempo e na mão de um amigo meu, fazendo uma manobra para estacionar, a barra literalmente quebrou (ali onde tem os dois furos, na ponta da caixa, pra prender a lingueta).
...
Uai... como assim? a lingueta q vc ta falando é aquela q os SPOAdos colocam no munhão? parece q vc tava falando daquela peça que fica presa na ponta da haste da caixa de direçao, é isso? entao a barra que quebrou foi aquela do setor de direção? aquela de aço, q tem os dois furos na ponta? ou foi o corpo do setor que quebrou? aquela parte de alumínio???
estas respostas tem que ser dadas.... afinal de contas, o pessoal da Volkswagen TEM que saber destas coisas! :lol: :lol: :lol: :lol:
lairtosartor
28/02/2006, 16:32
... em plena reta sem buracos nem nada o volante pára de responder ... rasgou a lingueta. Nada que uma boa solta e um reforço no local não revolva. Ficou assim por um bom tempo e na mão de um amigo meu, fazendo uma manobra para estacionar, a barra literalmente quebrou (ali onde tem os dois furos, na ponta da caixa, pra prender a lingueta).
...
Uai... como assim? a lingueta q vc ta falando é aquela q os SPOAdos colocam no munhão? parece q vc tava falando daquela peça que fica presa na ponta da haste da caixa de direçao, é isso? entao a barra que quebrou foi aquela do setor de direção? aquela de aço, q tem os dois furos na ponta? ou foi o corpo do setor que quebrou? aquela parte de alumínio???
estas respostas tem que ser dadas.... afinal de contas, o pessoal da Volkswagen TEM que saber destas coisas! :lol: :lol: :lol: :lol: não não marcos o que o ronayre quer dizer é esta lingueta vermelha no desenho .. a peça que é presa no setor de direção ... talves tenha quebrado por ter usado material inadequado (de baixa resistencia ) e depois ainda foi destemperada com soldas . dai o motivo de quebra , mas se fizer com material suficientemente forte considerando a força a ser empregada na peça ai eu garanto que não havera quebra neste local.
entao a barra que quebrou foi aquela do setor de direção? aquela de aço, q tem os dois furos na ponta?
Sim, foi essa mesmo, a de aço. :shock:
lairtosartor, essa que vc tá falando tambem quebrou uma vez ... os motivos vc já disse. Já foi corrigido e nunca mais tive problemas ... :roll: por enquanto :roll:
Sergio Antunes
08/04/2006, 18:34
Oi, Pessoal.
Estou colocando um desenho em 3d para ajudar a quem pretende montar o sistema. Este desenho e outros com medidas dos suportes da caixa eu deixei no meu álbum pessoal.
Espero que ajude em alguma coisa.
Abraços.
Sergio Antunes.
Gustavo Arnaud
09/04/2006, 23:17
Sérgio, estou para fazer este suporte e esse seu desenho veio na hora certa :D . Agora, abusando um pouco, no desenho do suporte esquerdo da caixa faltou a posição relativa do furo de 63 mm. Se vc puder informar, aí fica molezinha!
Outra coisa, quais as peças usadas na ligação da caixa com a coluna de direção? Li aqui no tópico sobre usar a coluna retrátil do monza, mas pelos desenhos que vi dessa peça acho que ainda ficam faltando alguma coisas para completar a ligação.
Abraços
TONY PEDERIVA
10/04/2006, 09:30
Coloquei em meu Jeep, uma caixa do Gol, ficou muito bom, é uma otima adaptação, fica legal e sem maiores poblemas, a adaptação da segunda foto fica melhor.
lairtosartor
10/04/2006, 10:14
caros amigos , não sei não tem algo de errado nesta ultima foto , não quero dizer com isso que o Sergio Antunes não saiba desenhar não, pelo contrario, mas a foto saiu invertida a posição do suporte que liga a ponta do setor . reparem ?
brunobregoli
10/04/2006, 14:33
Ribon, já usei os dois sistemas com a direcao de Santana hidraulica.
O com a barra longa, de uma roda a outra, eh mais preciso e mais forte em situacoes Off road. Qdo tinha o sistema de duas barras curtas,uma sempre entortava.
Porém com o sistema da barra comprida as rodas balançam se nao estiver tudo de acordo.
Abraço