Ver Versão Completa : Projeto Patagonia - Ushuaia 2011-2012
Aproveitando, carta-verde para Chile, precisa ? Consta que oficialmente não é necessário mas que os guardas da fronteira acabam por pedir, isso é verdade ? Vou cruzar a fronteira chilena na Terra do Fogo e depois na Carretera Austral.
NAO é necessaria nenhuma vacina pra ARGENTINA, CHILE, URUGUAI, nestes paises nao se pede nada pra entrar (só documentos pessoais, e do veiculo)
ja fui umas 5x pra argentina e nunca pediram, pro uruguai só fui 1 x , mas nao pediram tbm... chile 3x, e nao pediram... enfim RELAXA, nao é necessario!!
Dinho_BH
26/09/2012, 15:43
Aproveitando, carta-verde para Chile, precisa ? Consta que oficialmente não é necessário mas que os guardas da fronteira acabam por pedir, isso é verdade ? Vou cruzar a fronteira chilena na Terra do Fogo e depois na Carretera Austral.
Amigo,
Quando fui fazer o Seguro Carta Verde, incluir o Chile na apólice não fez diferença no valor. Acabei colocando, mas, se bem me lembro, não foi solicitado Seguro pela polícia no Chile.
Abraços.
Fpandur, o seguro carta verde é obrigatório para os países do Mercosul. O Chile não faz parte do Mercosul, portanto não pode ser exigido pelas autoridades locais.
Ele é um seguro que cobre responsabilidade civil por danos pessoais e materiais causados a terceiros não transportados pelo veículo segurado.
Abraço
netuno, essa é a informação inicial que eu tinha, mas nas minhas diversas pesquisas que estou fazendo nos últimos dias li alguém (não lembro quem) que comentou que os chilenos pediram tal seguro na aduana. Achei estranho, daí minha pergunta
netuno, essa é a informação inicial que eu tinha, mas nas minhas diversas pesquisas que estou fazendo nos últimos dias li alguém (não lembro quem) que comentou que os chilenos pediram tal seguro na aduana. Achei estranho, daí minha pergunta
Provavelmente tratou-se de um caso isolado, pois a polícia chilena é séria (comparada a argentina e brasileira). Cruzei diversas vezes os "pasos" chilenos em 2010 e 2012 e nunca me foi, e nem poderia ser, exigida a carta verde. Na Argentina e Uruguai, sim.
Já ouvi alguns relatos de exigência da "extensão de perímetro" que vc pode fazer pela sua seguradora. No meu caso fiz e nunca me solicitaram.
Beleza Netuno, grato pelo relato de sua experiência. Meu seguro cobre com certeza Mercosul (sei que além disso preciso da carta-verde), vou verificar se o Chile está incluido.
azrael_rj
26/09/2012, 16:43
Senhores, para referência o endosso para carta verde ficou em 65 reais, incluindo Argentina, Uruguai e Chile.
E quanto a PID é necessária? Desculpe o incômodo é que parto daqui a 2 semanas e as coisas começam a pipocar ;)
azrael_rj, para quanto tempo esse valor ? Fez pela Internet ou com alguma seguradora local daí ?
Ao que me consta, nossa CNH é aceita no Chile (Argentina e Uruguai sem problemas, pelo que pesquisei).
azrael_rj
26/09/2012, 17:57
fpandur, fiz a cotação para um período de 18 dias com a Porto Seguro, que é minha seguradora. A corretora me passou que sai na hora porque é só cadastrar nesse "sistema carta-verde" que sai o número na hora. Pensava que era um documento e não uma numeração em papel comum. POderia confirmar se é isso mesmo?
azrael_rj, ano passado consultei a respeito quando estava nos preparativos para o NOA, meu corretor disse que sai na hora mesmo e que é impresso a apolice para você levar e apresentar quando solicitado. Mas pelo que entendi não é um documento com papel timbrado/específico, é impresso a apolice em papel comum mesmo. Mas acabei não indo viajar por conta das fortes nevascas que fecharam os Pasos no meio do ano passado, então não cheguei a solicitar o documento.
joseleiteneto
30/09/2012, 02:17
Galera, na programação da viagem tudo certinho...
Estou comprando o saco de dormir, compro para qual temperatura? Eu sou calorento demais, não é qualquer friozinho que me derruba (120 kg, muito tecido adiposo rsrs)..
Será que esse baratinho resolve?
Saco De Dormir P/ Camping Nautika Mummy De -1 ºc À 8 ºc - R$ 109,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-440155884-saco-de-dormir-p-camping-nautika-mummy-de-1-c-8-c-_JM)
Sinceramente acho MUITO EXAGERADO, prefiro este:
Saco De Dormir P/ Camping Nautika Viper - De 5ºc A 12ºc - R$ 69,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-441253856-saco-de-dormir-p-camping-nautika-viper-de-5c-a-12c-_JM)
Se a coisa ficar muito feio eu apelo para minhas mantinhas de Alpaca rsrs
joseleiteneto
30/09/2012, 03:30
Sobre a barraca, vou de mor Luna mesmo, mais barata.
Vamos em 04 amigos, aos amigos pergunto, mais vale pegar uma barraca grande para 07 pessoas (3mx3m) (é possível colocar 04 colchões infláveis numa boa, ou é melhor pegarmos 2 barracas para 03 pessoas (2m x 1,7m), sendo possível colocar 2 colchões infláveis.
O que é mais interessante? Aqueles que já acamparam no Chile e Argentina, além de um valor por pessoa, eles também cobram um valor por barraca, correto? A questão financeira é muito importante... Vamos com orçamento apertadíssimo.
Outro fator importante é o quesito vento na patagônia, imaginem um trambolho enorme, de 1,8 metros de altura naqueles ventos...
Barraca Iglu Luna 7 Pessoas 300 X 3 00 X 180 C/ Sobreteto - R$ 259,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437015588-barraca-iglu-luna-7-pessoas-300-x-3-00-x-180-c-sobreteto-_JM)
Sei que a linha d'agua dessas barracas não é legal, por via das dúvidas, a lona já está preparada :)
francaclayton
30/09/2012, 09:23
E ae galera como tao os preparativos, fiquei um tempao sem acessar o site.... quantas viaturas estao confimadas... vao encontrar em Bariloche mesmo e quando será (será no revelion mesmo?) to saindo de Goiania dia 20/12 na Graça de Deus.
[] a todos...
joseleiteneto, também pretendo acampar na minha viagem, estou comprando os sacos de dormir e acho que vamos do primeiro modelo que indicou, o Mummy da Nautika. Não sei se já viu, mas aqui neste tópico tem alguma discussão mais sobre camping:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/107810-campings-na-argentina-e-chile.html
joseleiteneto
30/09/2012, 22:40
E ae galera como tao os preparativos, fiquei um tempao sem acessar o site.... quantas viaturas estao confimadas... vao encontrar em Bariloche mesmo e quando será (será no revelion mesmo?) to saindo de Goiania dia 20/12 na Graça de Deus.
[] a todos...
Bem, infelizmente a expedição como um "grupo" furou. Provavelmente nosso amigo Xexelo tenha que adiar o sonho por mais 1 em virtue dos problemas de saúde de sua mãe, resta-nos torcer para que ela consigo superar esse problema, isso é o mais importante. O nosso amigo Sgrul também não poderá particiar.
Como vê, aparentemente estou sozinho nessa expedição, irei com mais 3 amigos de infância. Sairemos dia 22, iremos pelo litoral do chile até santiago, pois já conheço este trajeto e sei que é bem rápido... Será basicamente deslocamento, faremos rápidas paradas:
- Puno: Para os amigos conhecerem o Titicaca... Meu Deus, odeio essa cidade, pootz!!! Chegaremos no segundo dia, ainda cedo, dando tempo para um rápido passeio pelo lago. No terceiro dia sairemos às 5 da manhã com destinto a Arica, já no Chile...
- Em Arica: Chegaremos a tempo de "salgar o couro" no mar, montaremos barraca rapidamente em algum camping (o primeiro que encontrarmos)...
- Iquique: Um rápido tour para mostrar as cidades aos amigos e depois seguiremos viagem... Na verdade só desviarei para iquique por causa da estrada, Meu Deus, o trecho chegando na cidade é muito legal... Depois procure no youtube.
- La Serena: Rápida parada para conhecer a cidade... Não sei o motivo, mas gosto dessa cidade, ela é literalmente SERENA!!!
- Valparaíso: Faremos um passeio por valparaíso, acamparemos em algum lugar.
Bem, sendo que tenho planos de chegar dia 30 em Bariloche... As paradas serão meros TOURS, somente para os amigos não passarem em branco, vai ser bem pesado... A vantagem é que nesta expedição terei outro bom motorista para compartilhar o volante, será bem mais fácil.
E ai Clayton, nos encontramos aonde?
* PS: Meu Deus, o pessoal quer levar 2 violões e um carron, como é que vou colocar tudo isso no bagageiro do tiida?
francaclayton
30/09/2012, 23:00
Puts que coisa meu brother, mas pelo visto vc e seus amigos vao firme na ideia,
Bem eu aqui ta programado sair dia 20/12, ainda nao tenho o roteiro 100% definido, alias muitas duvidas, aqui vai uma ou duas viaturas...
Mas vamo pruziando quem sabe vamo encontrar nesse meio de caminho...
[]
Bem, infelizmente a expedição como um "grupo" furou. Provavelmente nosso amigo Xexelo tenha que adiar o sonho por mais 1 em virtue dos problemas de saúde de sua mãe, resta-nos torcer para que ela consigo superar esse problema, isso é o mais importante. O nosso amigo Sgrul também não poderá particiar.
Como vê, aparentemente estou sozinho nessa expedição, irei com mais 3 amigos de infância. Sairemos dia 22, iremos pelo litoral do chile até santiago, pois já conheço este trajeto e sei que é bem rápido... Será basicamente deslocamento, faremos rápidas paradas:
....
E ai Clayton, nos encontramos aonde?
* PS: Meu Deus, o pessoal quer levar 2 violões e um carron, como é que vou colocar tudo isso no bagageiro do tiida?
adriano cabral
30/09/2012, 23:35
Pessoal propus para meu grupo de faculdade fazer um projeto, projeto mesmo USHUAIA, eles toparam, será que alguém tem a rota, postos de abastecimento, hospedagem etc e pode enviar por e-mail
Devolvo o projeto pronto e acabado.
Obrigado
joseleiteneto
01/10/2012, 01:50
Pessoal propus para meu grupo de faculdade fazer um projeto, projeto mesmo USHUAIA, eles toparam, será que alguém tem a rota, postos de abastecimento, hospedagem etc e pode enviar por e-mail
Devolvo o projeto pronto e acabado.
Obrigado
Adriano, esse negócio de viajar com rota certinha não é comigo não... Eu basicamente reviso o carro, documentação, coloco as tralhas dentro e pronto, me mando... Essa até ushuaia é a única que programei "mais ou menos" uma rota pois iria me encontrar com outras pessoas do forum em bariloche.
Quanto a gasolina é tranquilo, o único ponto mais complicado é no extremo sul da argentina, mas nada que 20 litros em um tanquinho não resolva.
Adriano, esse negócio de viajar com rota certinha não é comigo não... Eu basicamente reviso o carro, documentação, coloco as tralhas dentro e pronto, me mando... Essa até ushuaia é a única que programei "mais ou menos" uma rota pois iria me encontrar com outras pessoas do forum em bariloche.
Quanto a gasolina é tranquilo, o único ponto mais complicado é no extremo sul da argentina, mas nada que 20 litros em um tanquinho não resolva.
Tbm faço isto!!! carro em ordem e vamo que vamo!!! Não dá pra prever tudo exatamente, por isto que é uma expedição... as coisas vão acontecendo e vc tem que resolver!!!!! Imagina gostar de um lugar e ter que dizer "aqui nao esta programado parada, vamos em frente"???? É prudente fazer uma ESTIMATIVA de custos, de onde dormir, onde visitar, mas só isto!!!!
JOseleite.... sobre os sacos de dormir... bem tbm sou avantajado (110k) e te digo que nosso tecido adiposo nos protege MAIS do frio (pensa num urso polar), as pessoas desprovidas de massa corporea avantajada (uiiii), tendem a sentir mais frio, isto é fato!!!
EU levei um saco de dormir da QUECHUA para 5 gras positivos.... e passei calor, tendo que fazer do saco de dormir um cobertor, ai foi de boa. APENAS preste atençao ao TAMANHO dos sacos de dormir, vc tem que comprar um GRANDE ou EXTRA GRANDE, cuidado, pois tbm há tamanhos e vc pode se dar mal ao comprar pelo ML, ou sem experimentar um (eu comprei um ... depois doei pa patroa ...50kg)
Qto a combustivel nao chega a ser problema... mas uns 600-700km de autonomia vai BEMMMMM, principalmente se vai rodar a noite, que foi meu caso)
joseleiteneto
03/10/2012, 02:07
Tbm faço isto!!! carro em ordem e vamo que vamo!!! Não dá pra prever tudo exatamente, por isto que é uma expedição... as coisas vão acontecendo e vc tem que resolver!!!!! Imagina gostar de um lugar e ter que dizer "aqui nao esta programado parada, vamos em frente"???? É prudente fazer uma ESTIMATIVA de custos, de onde dormir, onde visitar, mas só isto!!!!
JOseleite.... sobre os sacos de dormir... bem tbm sou avantajado (110k) e te digo que nosso tecido adiposo nos protege MAIS do frio (pensa num urso polar), as pessoas desprovidas de massa corporea avantajada (uiiii), tendem a sentir mais frio, isto é fato!!!
EU levei um saco de dormir da QUECHUA para 5 gras positivos.... e passei calor, tendo que fazer do saco de dormir um cobertor, ai foi de boa. APENAS preste atençao ao TAMANHO dos sacos de dormir, vc tem que comprar um GRANDE ou EXTRA GRANDE, cuidado, pois tbm há tamanhos e vc pode se dar mal ao comprar pelo ML, ou sem experimentar um (eu comprei um ... depois doei pa patroa ...50kg)
Qto a combustivel nao chega a ser problema... mas uns 600-700km de autonomia vai BEMMMMM, principalmente se vai rodar a noite, que foi meu caso)
Evito ao máximo rodar à noite em locais que não conheço ou em travessias nos andes... Já rodei algumas vezes para chegar em cidades "conforme as estimativas" e me arrependi. Não adianta, você chega tarde e cansado, desta feita no outro dia vai sair um pouco mais tarde. É risco desnecessário, já fiz muito, mas hoje lhe digo que NÃO VALE A PENA.
Sou do tipo que, anoiteceu eu paro, a não ser, é claro, que seja um caso de necessidade ou que esse trecho à noite seja tranquilo (estrada sinalizada, sem abismos e sem motoristas peruanos), e mesmo assim, não passo de 80 km/h. Já de dia hehe, sou meio pé de Chumbo, se a estrada permitir, é 120, 140 (Já andei em velocidades maiores, MUITO maiores, mas hoje já sei que não vale a pena)... Andar com a bunda colada no chão em carro de passeio tem suas vantagens :)
Porém saio 5 da manhã para já pegar a estrada de fato ao amanhecer e dirijo 14 horas, só parando para mijar e almoçar, às vezes nem isso. Muitas pessoas não gostam de seguir meu rítimo de viagem, simplesmente não aguentam... Eu gosto de dirigir, o melhor da viagem é isso :)
sandro_ventania
03/10/2012, 21:23
Eu detesto dirigir a noite!!!
Muitos também não aguentam meu ritmo...só ando no máximo a 100km e dirijo em torno de 500km por dia, o restante é parando para apreciar a paisagem, almoçando e descansando o almoço, parando pra mijar, tomar café, etc.
Eu gosto de aproveitar o caminho, fazer da viagem um passeio...se for para simplesmente chegar, melhor ir de avião.
joseleiteneto
06/10/2012, 17:51
Eu detesto dirigir a noite!!!
Muitos também não aguentam meu ritmo...só ando no máximo a 100km e dirijo em torno de 500km por dia, o restante é parando para apreciar a paisagem, almoçando e descansando o almoço, parando pra mijar, tomar café, etc.
Eu gosto de aproveitar o caminho, fazer da viagem um passeio...se for para simplesmente chegar, melhor ir de avião.
São casos e casos.
Geralmente tenho muito pouco tempo nessas viagens, terei 30, 35 dias (no máximo) para fazer Rio Branco/Ushuaia... Ao meu ver é tempo de sobra. Em janeiro fiz Peru e Equador em 20 dias (parando muito, descansando bastante).
Você tem um rítimo de viagem mais tranquilo, viaja com várias paradas, tomando cafezinha, é completamente diferente. O fato de ter que "descansar o almoço" é um dos motivos de eu evitar um almoço propriamente dito... Meu Deus, dirigir de barriga cheia após o almoço é terrível rsrs.
O fato de você viajar de utilitário também limita muito o seu rítimo, você faz certo em viajar mais devagar, em utilitários (principalmente em hilux molengona) não passo de 120 KM/H de jeito nenhum. O rítimo é, na maior parte do tempo, 100, 110 km/h. Já de fiestinha 1.6 ou de tiida sedan, com o centro de gravidade lá embaixo, se a estrada permitir, coloco 130, 140 e sigo neste rítimo (não passando de 140).
O engraçado é que aqui no norte, nos raros trechos onde a estrada me permite andar nesta velocidade que citei acima sou ultrapassado por utilitários (sw4, hilux, amarok, etc...) como se estivesse parado, os loucos colocam 180 km/h nestes trambolhos.
Viajo em um rítimo rápido, mas não é simplesmente para chegar... Uma coisa é você ir de avião, outra coisa é você pegar seu carro e viajar, é uma paisagem mais bonita que a outra após cada curva, são varios relevos, vários ambientes, em geral tudo muito diferente, tudo muito lindo! Lhe garanto que de avião não se aproveita nada disso.
Além disso dirigir é prazeroso, se aventurar por territórios desconhecidos com bons amigos dentro de um carro, ao meu ver, é o melhor que posso levar da vida neste momento, não viajo para passear, viajo para me aventurar. É certo que após o ano inteiro trabalhando igual uma mula para poder bancar essas aventuras eu inicio a viagem MUITO CANSADO e volto MAIS CANSADO AINDA... Mas logo penso: "Porra, foi legal demais, eu vou denovo".
Em resumo, independentemente do rítimo de cada um, o que vale é pegar o carro, viajar e se aventurar. Só não vale comprar pacote de viagens pela CVC....
...eu inicio a viagem MUITO CANSADO e volto MAIS CANSADO
Comigo idem, mesmo em viagens mais curtas pelo Brasil. Os dias que antecedem é uma correria danada e sempre sobra coisa para fazer no último dia antes da viagem. Mas é só cair na estrada e depois de 1 ou 2 horas tudo já ficou no esquecimento e chegando aos destinos é mais "correria" para visitar tudo que quero, sou muito inquieto em viagens e tenho um ritmo forte de passeios, eventualmente quem vai comigo (não no carro, outros companheiros) aguenta 1 ou 2 dias e depois pede arrego ... kkkkkkk mas também tenho colegas que vão no mesmo ritmo, enfim, cada um tem seu jeito e ritmo, por isso que é complicado viagens em grupo, tem que ser muito bem conversado antes como vai ser e tem que tomar muito cuidado para não haver melindres e estresse no meio da viagem, senão pode estragar o passeio de todos.
joseleiteneto
11/10/2012, 04:06
Meu Deus, esse tópico já tem 86 páginas... Está tão grande que não consigo mais encontrar as informações que quero rsrs.
Gente, os colegas de expedição (meio afrescalhados e "preocupados") me pediram um cronograma da expedição e eu estou elaborando o roteiro... Ocorre que no Chile só conheço até Santiago. E o google maps só deixa claro o trajeto até Pucon.
Meu roteiro parou no dia 08, após o passeio pelo Villa Rica, em Pucón... Tenho vontade de fazer a carreteira austral até onde for possível na ida e voltar pela Ruta 40... Agora aqui fica a dúvida:
Devo seguir até Puerto Montt, onde, até onde sei começa a carreteira Autral, ou é melhor atravessar para a argentina e aproveitar os arredores de Bariloche e seus lagos? E depois, para pegar a carretera Austral novamente qual caminho farei? É viável ir até que ponto? Dá para ir até Vila Ohigins? E, depois, para voltar para a Argentina, existe algum paso?
Resumindo, que caminho vocês indicam para que eu aproveite a carretera austral e suas belezas, até que ponto posso chegar? que opções tenho?
Lembrem-se que estou de carro de passeio (tiida sedan), mas, mesmo assim, NÃO TENHO MEDO DE RÍPIO, não vejo nenhum problema em dirigir por ele... O protetor de cárter ta ali para ficar raspando mesmo!!! O carro é novo, tem que aguentar abuso, caso contrário não me serve... O Quatipuru (fiesta) aguentou 190 mil KM de abusos, estradas de petra e tudo mais, não é possível que o tiida, zerado, vá me encher o saco.
O fator financeiro também influi no trajeto, estamos levando equipamento de camping, a ideia é acampar sempre que for possível.
Também quero ir em Punta Arenas, passo na Ida ou na volta? Vejam as opções:
- Passar por Torres del Painel e fazer os passeios e depois, ainda no Chile, seguir logo para Puerto Natales e Punta Arenas. Depois voltar, atravessar o estreito e ir até ushuaia...
- Fazer o contrário, atravessar logo o estreito de magalhães, depois voltar e ir para Punta arenas e, já na volta, passar por torres del paine.
Também teremos que passar pelo glaciar perito moreno, vou na ida ou na volta? O que é mais prático pelo roteiro? (que vocês mesmo vão sugerir).
Também temos que lembrar que teremos que ter passeios na volta, não rola visitar tudo na ida e, na volta, ser só deslocamento... Fora os dois medalhões (Glaciar Perito Moreno e Torres del Paine), que outras localidades e passeios recomendam? Agora é com vocês, pois eu estou mais perdido que cego em tiroteio rsrsrs.
joseleiteneto, nunca estive por lá, mas no momento estou planejando justamente esse pedaço no meu roteiro. Algumas coisas que já pesquisei, compartilho contigo e os demais:
Para chegar até O´Higgins tem que pegar uma balsa (gratuita, 45 minutos de travessia), que liga P. Yungay e Rio Bravo. Essa balsa tem lotação de 12 automóveis + 2 onibus/caminhões e no verão tem apenas 3 saídas ao dia: P. Yungay a Rio Bravo: 10, 12 e 18 Hrs, no sentido contrário: 11, 13 e 19 Hrs. De O´Higgins para Argentina há o Paso Mayer, mas é uma travessia mais "selvagem", tem que atravessar um rio. Agora em setembro um colega do forum esteve lá de Xterra e relatou que o rio estava bem caudaloso e o snorkel foi fundamental. Também teve que pedir autorização dos Carabineiros para fazer a travessia. Ou seja, como você estará de carro de passeio, em princípio tem que voltar até Cochrane mesmo (pegar a balsa novamente) e cruzar a Argentina pelo Paso Robalos. Eu vou fazer o sentido contrario ao que pretende: virei de Ushuaia a P. Natales, ficarei uns dias em Paine, sigo para Calafate e ficarei uns dias fazendo os passeios, sigo para El Chaten, depois passo ao Chile e vou a Cochrane. Daí estou ainda decidindo se irei até O Higgins ou não, depois continuo subindo a Carretera e volto para Argentina em Futaleufu e faço um pouco da região de Bariloche/S. Martin de Los Andes. Ainda estou pesquisando, mas nesse caminho da Carretera há diversos Parques com área de camping, pretendo também acampar nesses locais. Na região de Bariloche irei acampar em V. Angostura. Com relação aos passeios no glaciar Perito em Calafate, não sei se você pretende fazer o passeio de barco, trekking na geleira ou ver das passarelas do Parque. Para o trekking estou vendo a possibilidade de fazer em Chaten ao invés de Calafate, me parece que é mais barato e tão bonito quanto em Calafate. Não sei se ajudei ou se confundi mais você ... rs, rs, rs
Com relação a ordem, acho que talvez seja mais proveitoso fazer seu planejamento inicial: descer primeiro toda a parte do Chile, desde P. Muont até Cochrane (ou O´Higgins se quiser chegar ao final da Carretera, mas depois terá que voltar a Cochrane), cruza para a Argentina e desce pela R40, voltando por ela e aí sim passa em Bariloche e arredores, retornando daí para o Brasil. Acho que ficará mais otimizado dessa forma. Talvez seja o caso de deixar a visitação no glaciar Perito para a volta, dessa forma na subida da R40 terá de atrações o glaciar e depois a região de Bariloche. Paine poderia ficar na ida, assim na volta de Ushuaia você iria até Rio Gallegos e subiria para R40 pela R5. Dessa forma na volta não precisará entrar mais no Chile novamente, depois que cruzar o Estreito. Enfim, são opções, como disse antes, nunca estive por lá e as minhas sugestões são em função das pesquisas que tenho feito para minha viagem no final do ano. Com certeza quem já esteve por lá poderá dar mais detalhes e opiniões mais proveitosas que as minhas .. rs, rs, rs, Isso também me interessa, até para refinar melhor meu roteiro.
Newton Guerra
11/10/2012, 10:25
José Leite, fiz boa parte da Carretera com uma Grand Caravan, bem baixinha e lotada. Vai tranquilo. Quando fui (jan/2010), fui somente até Puerto Rio Tranquillo, no lago General Carrera. Não tive tempo para descer e a estrada estava em piores condições por lá.
Fui até Hornopirén, um pouco depois de Puerto Mont, e peguei uma balsa para Chaitén, a cidade destruída pelo vulcão. Foram 7 horas de viagem. Acho que talvez seja mais legal atravessar para a Argentina en Villa la Angostura, descer para Bariloche, Esquel e Futaleufú, onde há o paso para o Chile. Vai chegar um pouco abaixo de Chaitén, mas pode subir e visitá-la se quiser, é pertinho. Daí é só seguir a carretera para o sul, até onde quiser (ou der). Vá pelo menos até Puerto Rio Tranquilo no lago Gal Carrera ver as capillas de marmol. Depois dá para cruzar a fronteira em Chile Chico/Los Antiguos e seguir pela 40 para o sul.
Abraços
Fernando Lages
11/10/2012, 14:22
Eu andei pesquisando sobre o Paso Mayer, estrada no lado chileno tem, do lado argentino porém a estrada acaba alguns km antes da fronteira e você tem que atravessar 2 rios, o Mayer e o Carrera (este o pior). O problema é na época do degelo, se esse colega foi em setembro e o rio estava caudaloso, imagina no auge do verão. Li em um relato que em março do ano passado o Carrera estava com 1,5 m de profundidade, e caudaloso, impossível de atravessar. Inclusive relataram que teve gente que perdeu o jipe em uma travessia, se salvando por pouco. Os chilenos de Villa O'Higgins aguardam a construção das pontes, porém não existe nenhuma previsão por parte da Argentina (e talvez não haja interesse também).
sandro_ventania
11/10/2012, 22:03
Comentaram por aqui em fazer o caminho em que se pegue sempre o vento pelas costas...eu acho muita sensatez, principalmente por lá, onde os ventos são bem fortes!
Claro, se não houver nehum motivo mais forte.
Sotopietra
12/10/2012, 22:03
Então
Saio amanhã para Torres de Painel passando em Pucon no Chile, Bariloche, El Clafate e Torres del Paine.
plano de viagem? partir! montei um cronograma (somente de ida), mas vai saber???.... um dia anda mais ou menos e por ai vai.
Preparativos:
Intalei uma CampingsWorld no teto do troller pra pode dormir tranquilo. Intalei um guincho, por viajar em um unico veiculo pode ajudar.
*Carta Verde
*Kit primeiros socorros
*Triangulo adicional
*Falta comprar o cambão vou ver se acho em algum posto na argentina.
Em 2005 fomos a Bariloche de Toyota bandeirante, os policiais curtiam o jeep e em nenhum momento nos pediram nenhum dos itens acima. Não sei se foi sorte ou gostaram muito da gente, mas todos foram muito gente fina e seguimos nossa viagem.
Furou um pneu e quebrou a descarga na saida do motor (barulho do cão)
na ruta 40 Bariloche - Mendonza (barulho do cão).
A legislação Argentina não permite que nada fique além do parachoque meu guincho é um 16000lbs (presente ignorante de uma amigo) não tinha onde escondelo vamos contar com a sorte, se não gostarem tiro o bicho e coloco na bagagem.
Li alguns relatos aqui que ajudaram, no que puder contribuir mandarei algumas informações.
abraços
joseleiteneto
13/10/2012, 03:58
Pessoal, outra dúvida, Rio Gallegos vale a pena? O que tem para conhecer lá? É meio contra-mão para a minha pessoa vez que, na volta, subirei a ruta 40 até onde for possível e entrarei no Chile novamente para voltar ao Brasil (Moro no Acre, logo é mais perto).
joseleiteneto
13/10/2012, 05:07
Hoje tirei a noite e madrugada para montar uma prévia do Roteiro... É MUITO CORRIDO e bem pesado, como sempre foram minhas expedições. Aos amigos peço que analisem e façam comentários, indicando outros trajetos, caminhos e paradas, principalmente abaixo de Santiago, pois até este ponto já conheço.
As distâncias a serem percorridas não são absolutas, sou do tipo que dirijo, se cansar paro e não forço a barra, evitando ao máximo dirigir à noite. A questão é que eu não me canso rsrsrs... Dando paradinhas rápidas e conversando com amigos dirijo o dia inteiro sem pestanejar
* Cada dia tem a distância percorrida e o tempo aproximado, com rápidas paradas.
- Dia 1: Saída de Rio Branco cedo, 5 da matina, chegada em Macusani. DISTÂNCIA: 870 KM, 12h.
- Dia 2: Saida de Macusani, chegando em Puno até o Almoço. DISTÂNCIA: 246 KM, 3h30m. Na parte da tarde faremos o passeio pelo lago TITICACA.
- DIA 3: Sairemos de Puno ao amanhecer, chegando no Almoço em Arica, Chile. Distância: 379 KM. 5h45m. Tomaremos um banho no pacífico na parte da tarde. Acamparemos em Arica... * Temos a opção de passar direto para Iquique e economizar um dia, aproveitando mais a cidade de Iquique... Porém lá a água é mais fria.
- DIA 4: Sairemos de Arica cedo, chegando em Iquique. Distância Percorrida: 311 KM, 4 h. Chegaremos cedo em Iquique, dando tempo para fazer um tour pela cidade e andaremos pela zofra. Acamparemos.
- DIA 5: Saída na madrugada de Iquique, chegando em La Serena. Distância Percorrida: 1326 KM, 16h. Acamparemos em La Serena, perto da praia. * É uma distância pouco provável de ser percorrida, logo, creio que dormiremos em copiapó (980 km).
- DIA 6: Sairemos de madrugada, chegando em Val paraíso no início da tarde. Distância Percorrida: 420 KM, 5h30m. Faremos tour por Val Paraíso e acamparemos. * Analisaremos se passaremos mais um dia ou não.
- DIA 7: Sairemos de ValParaíso cedo com Destino a Pucon, chegaremos antes de anoitecer. Distância Percorrida: 776 KM, 11h. Acamparemos em Pucon.
- DIA 8: PASSEIO: Subiremos o vulcão vila rica, que é eternamente NEVADO, cospe larva e é MUITO LEGAL... É um passeio meio pesado, uma subida e tanto onde sedentários sofrem... Tenho que começar a caminhar para ter alguma chance de chegar lá em cima. http://www.projetolatinoamerica.com.br/como-subir-o-vulcao-villarica-em-pucon-chile/
- DIA 9: Saída de Pucon bem cedo com Destino a Caleta Arena para pegar a balsa (caleta arena-caleta puelche), chegando às 12 horas para pegar a balsa das 12:30, almoçaremos do outro lado da Balsa, em Hornopirén, onde ACAMPAREMOS. Distância Percorrida: 366 KM, 6 horas de viagem, dandos rápidas paradas para admirar a paisagem.
* Saídas da Balsa: 07:15 – 08:00 - 08:45 – 9:30 - 10:15 – 11:00 - 11:45 – 12:30 - 13:15 – 14:00 - 14:45 – 15:30 - 16:15 – 17:00 - 17:45 – 18:30 - 19:15 – 20:00 - 20:45 - 21:30 - 22:15 - 23:00 - 23:45 horas
* Valor da balsa: Aproximadamente R$ 40,00 , Duração do percurso de balsa: 30 Minutos
* Não é necessário reserva.
- DIA 10: Acordaremos bem cedo para pegar a Balsa de Hornopirén para Caleta Gonzalo:
* Saída da Balsa: 09:30, 5 horas de viagem até Caleta Gonzalo...
* O ticket da balsa deve ser comprado com uma semana de antecedência pela internet.
* Preço da Balsa: Aproximadamente R$ 120,00 pelo carro e motorista + R$ 20,00 por cada passageiro.
- DIA 10: CONTINUAÇÃO: Após chegar em Caleta Gonzalo Dirigiremos mais 56 km até chegar em Chaitén. Após a erupção do vulcão Chaitén há 2 anos atrás, a cidade é DESERTA, de 5 mil habitantes, restaram apenas 500. Teremos umas 3 horas para fazer um rápido TOUR pela cidade. Depois dirigiremos mais 120 KM em estrada de rípio solto para dormir em uma pequena Vila, chegaremos entre as 21 e 22 horas. Distância Percorrida no dia: 176 KM.
* Por estarmso muito ao sul, o sol só some completamente às 21:30 ou 22 horas.
* Se a balsa sofrer atrasos poderemos dormir em Chaitén.
- DIA 11: Sairemos cedo com para chegar até Puerto Rio Tranquilo. Distância percorrida: 505 KM, 9 ou 10 horas.
* Como nesta região temos 16 ou 17 horas de sol poderemos viajar em um RÍTIMO mais tranquilo, admirando a paisagem da carretera austral, parando em algum lugar legal para fazermos uma comidinha rápida.
- DIA 12: Em Puerto Rio Tranquilo faremos o passeio pelas "catedrais de mármore', formações rochosas (grutas) no lago General Carrera. São 15 minutos de navegação até chegar ao destino. Depois do passeio dirigiremos 242 KM até Caleta Tortel, onde conheceremos a cidade e dormiremos. Distância Percorrida: 242 KM, 4 horas.
- DIA 13: Sairemos de Caleta Tortel com destino a Vila Ohigins (140km), ponto final da Carretera Austral. Pegaremos a balsa sobre o Rio Bravo (Puerto Yungay-caminho Villa O’higgins) às 10 horas.
* Horários da balsa: Saída de Yungay 10hs, 12hs e 18hs. Retorno 11hs, 13hs e 19hs. Duração da Viagem: 45 Minutos, PREÇO: GRATUÍTO
- DIA 13: Continuação: Depois de atravessar a balsa seguiremos por mais aproximadamente 130 KM até Vila Ohigins, chegando em ohigins lá pelas 13:30 da tarde. Faremos um rápido tour pela cidade e voltaremos a tempo de pegar a última balsa, que sai às 19horas. Não entraremos novamente em tortel e seguiremos direto até Cochrane. Distância Percorrida do dia: 357 KM.
- DIA 14: Sairemos cedo de Cochrane com destino à argentina, andaremos 89 Km até a fronteira com a argentina. Já na argentina pegaremos a RP 43 e a RN 3 e chegaremos até Puerto San Julian. Distância Percorrida: 835 KM, 11 HORAS.
- DIA 15: Sairemos bem cedo e dirigiremos 475 km para chegar, atravessaremos a fronteira Argentina-Chile e, já em território chileno, atravessaremos o estreito de Magalhães, dirigiremos mais 238 KM, atravessando a fronteira chile-argentina, e chegaremos em Rio Grande. Distância Percorrida: 713 KM. 10 horas
- DIA 16: Sairemos cedo e chegaremos ao fim do mundo (Ushuaia). Distância percorrida: 212 KM. 3 horas
**** DISTÂNCIA TOTAL PERCORRIDA ATÉ AGORA: 7734 KM
Na volta ainda temos El calafate, Torres del Paine, Bariloche e Arredores, Deserto do Atacama
Marcelo J Manente
13/10/2012, 09:13
Amigos e quase companheiros de viagem,
Depois de dois meses e dois dias minha mãe saiu do hospital.
Como desgraça pouca é bobagem, ela vai ter que fazer hemodiálise pro resto da vida, visto que pela baixa imunidade que ela estava, acabou adquirindo uma infecção que atacou o seu rim que sobrou e que estava bom.
Ela não está fazendo quimioterapia pq ainda está muito fraca. No momento estamos dando apenas remédios naturais, dentro os quais o Aveloz, que é uma planta mais de regiões quentes e que pela internet se acham centenas de relatos de cura do CA por esta planta sozinha ou associada com o tratamento convencional.
Com certeza não vou fazer a viajem sonhada este ano, mas Ushuaia e a Carretera não vão sumir tão cedo. O planejamento vai ficar para mais tarde. Apesar de que nas férias quero fazer ao menos um passeio de uma semana para me distrair. Vou revesando com minha irmã e minhas tias que moram perto os cuidados com minha mãe.
Continuo e vou continuar acompanhando os relatos e planejamento de todos para sonhar com o futuro.
E já pensando nisto, acho que em 2014, no mês da copa, vou para o noroeste argentino e Atacama. As férias da escola de meio de ano em 2014 serão mais longas em virtude da copa. Vou pensar nun roteiro de 30 dias para a ocasião.
Um abraço a todos.
Hoje tirei a noite e madrugada para montar uma prévia do Roteiro... É MUITO CORRIDO e bem pesado, como sempre foram minhas expedições...
Zé, tu é doido, isso sim :chorandoderir:
Pé na tábua, haja fôlego pra isso tudo.
Se fosse pra sugerir algo tu sabe né, faz a metade do que tu pretende, no slow-motion, curtindo :cool:
Teu foco é Ushuaia, Terra do Fogo, etc e tal, correto?
Porque tu não elimina tudo que estiver no meio, vá até Puerto Mont só fazendo deslocamento, elimina passeio pelo Titicaca, Iquique, Valparaiso, Pucon, etc, assim tu consegue pelo menos curtir melhor lá embaixo?
Esse resto tu faz em outra jornada, estão mais perto, mais fácil de programar.
Só sugestão.
Vão em quantos carros?
Abraços
Como desgraça pouca é bobagem, ela vai ter que fazer hemodiálise pro resto da vida, visto que pela baixa imunidade que ela estava, acabou adquirindo uma infecção que atacou o seu rim que sobrou e que estava bom.
Ela não está fazendo quimioterapia pq ainda está muito fraca. No momento estamos dando apenas remédios naturais, dentro os quais o Aveloz, que é uma planta mais de regiões quentes e que pela internet se acham centenas de relatos de cura do CA por esta planta sozinha ou associada com o tratamento convencional.
Marcelo, que tudo corra bem por aí, agora é enfrentar essa batalha constante.
Fé cara, firme.
Ushuaia não vai sumir, vai estar lá te esperando.
Uma pena não poder dizer o mesmo da Carretera, que em breve mudará e bastante: Página Principal Patagonia Chilena ¡Sin Represas! (http://www.patagoniasinrepresas.cl/final/)
Abraços
Marcelo J Manente
13/10/2012, 13:38
Marcelo, que tudo corra bem por aí, agora é enfrentar essa batalha constante.
Fé cara, firme.
Ushuaia não vai sumir, vai estar lá te esperando.
Uma pena não poder dizer o mesmo da Carretera, que em breve mudará e bastante: Página Principal Patagonia Chilena ¡Sin Represas! (http://www.patagoniasinrepresas.cl/final/)
Abraços
Valeu pelas palavras colega.
Quanto a Carretera, acho que (se Deus quiser) vai demorar pra terminarem essas represas.
Um abraço.
fraenkel
13/10/2012, 14:19
Pessoal, outra dúvida, Rio Gallegos vale a pena? O que tem para conhecer lá? É meio contra-mão para a minha pessoa vez que, na volta, subirei a ruta 40 até onde for possível e entrarei no Chile novamente para voltar ao Brasil (Moro no Acre, logo é mais perto).
Rio Gallegos não tem nada demais, cidade pequena, bonitinha, mas só para passar a noite.. Mas isso que viaja pela Ruta 3..
joseleiteneto
13/10/2012, 14:58
Se fosse pra sugerir algo tu sabe né, faz a metade do que tu pretende, no slow-motion, curtindo :cool:
Porque tu não elimina tudo que estiver no meio, vá até Puerto Mont só fazendo deslocamento, elimina passeio pelo Titicaca, Iquique, Valparaiso, Pucon, etc, assim tu consegue pelo menos curtir melhor lá embaixo?
Só sugestão.
Vão em quantos carros?
Abraços
Conheço as cidades do trajeto, pela minha pessoa passaria direto... Odeio PUNO, cidade chata e o passeio no Titicaca é somente uma vez na vida, e eu já fiz 3!!!
Infelizmente os membros da expedição querem conhecer esses trajetos... Mas, vou usar da "malícia" para contornar isso. Para todos os efeitos vamos parar em Iquique, Arica e Puno na volta, tenho quase certeza que estarão tão cansados e desesperados para chegar em casa que deixarão pra lá kkkkkkkkkkkk
Porém morro de vontade de conhecer o Villa Rica, logo, Pucón é parada essencial. Só acho pouco provável que um cara como eu, com 120 kg consiga chegar até o cume do vulcão, o que vale é fazer o passseio, vou até onde o pulmão, coração e as pernas aguentarem :)
Outra questão é que sou meio "PERTUBADO", simplesmente não consigo ficar parado numa cidade relaxando... Se estou parado, tenho que ficar fazendo os passeios e, pior, fico contando as horas para pegar estrada novamente. Não entendo muito bem como minha cabeça funciona, mas, sinceramente, o foco das minhas viagens é a estrada, cobrir a maior distância possível. Eis o grande problema de uma pessoa como eu viajar em grupo.
Em quantos carros? Vamos SOMENTE em 1 CARRO, com 04 pessoas dentro (370 kg no total), mais bagagem... Levarei 3 corotes de combustível, 5 litros cada, totalizando 15 litros. Serão longas distâncias e longos trechos de rípio com o carro com o cárter e assoalho raspando em tudo de tão pesado. Ainda bem que o tiida tem um bom protetor de cárter.
Meu foco é chegar até Ushuaia e Punta Arenas, aproveitar um pouco mais Torres del Paine... Claro que com paradas em El calafate e no glaciar de Perito Moreno. El calafate vale a pena? E el Chaitén?
Essa expedição tem metas que só valem para a minha pessoa: Atravessar o chile de ponta a ponta (De Arica a Ohigins), e, na volta, fazer boa parte da Ruta 40, tudo que for possível.
Vocês acham muita doidera fazer todo esse trajeto em somente um carro? Do jeito que ando forte já sei que o protetor de cárter vai ser muito útil, os para-choques vão ficar caindo pelo caminho (sedan é foda!!!)... Mas nada que arame para amarrar e silver tape não de jeito.
joseleiteneto
13/10/2012, 15:00
Com certeza não vou fazer a viajem sonhada este ano, mas Ushuaia e a Carretera não vão sumir tão cedo. O planejamento vai ficar para mais tarde. Apesar de que nas férias quero fazer ao menos um passeio de uma semana para me distrair. Vou revesando com minha irmã e minhas tias que moram perto os cuidados com minha mãe.
Continuo e vou continuar acompanhando os relatos e planejamento de todos para sonhar com o futuro.
E já pensando nisto, acho que em 2014, no mês da copa, vou para o noroeste argentino e Atacama. As férias da escola de meio de ano em 2014 serão mais longas em virtude da copa. Vou pensar nun roteiro de 30 dias para a ocasião.
Um abraço a todos.
Fico muito feliz que sua mãe tenha melhorado, todos nós estamos torcendo por ela.
Por favor, dê alguns pitacos no meu roteiro maluco :)
joseleiteneto
13/10/2012, 15:44
Amigos, estou muito preocupado com o Tiida Sedan no rípio, ele é demasiadamente DURO.. Até parece que a suspensão não tem curso. Além disso os pneus DUNLOP eco tyres que coloquei não são tão macios mas, como já os conheço, são MUITO resistentes a corte.
A pressão normal que utilizo com o carro carregado é 33 na dianteira e na traseira... Tenho uma bombinha elétrica super prática para encher os pneus e calibrador... Quando entrar no RÍPIO muito Feroz posso baixar bastante a pressão dos pneus? Para, tipo, 28 na dianteira e 28 na traseira?
No Quatipuru já rodei em areia na costanera e rodei com 18 para o bixo não afundar.
Será que colocando 28/28 no tiida existe maior risco de o pneu rasgar? Se colocar 26/26 existe algum "buraco" ou pedra muito grande que possa amassar a roda?
Lhes garanto que rodar com a pressão normal nessas pedras vai judiar demais do acabamento interno e dos meus ÓRGÃOS internos.
Newton Guerra
13/10/2012, 16:58
Só sugestão.
Vão em quantos carros?
Abraços
Doidão mesmo, rsrsrs.
Zé, sair de Chaitén e terminar o dia em Puerto Rio Tranquilo é um pecado. Tem tanta coisa maravilhosa no caminho para visitar.
Faz a viagem com calma, não precisa conhecer tudo de uma vez. Lá no sulzão não adianta pensar: "já que estou em Villarica, vou até a Carretera. Já que estou na Carretera, vou pegar a ruta 40 até Ushuaia". Pode dar dó de não ir até algum lugar, mas em outra oportunidade você passa batido pela região dos Lagos, por exemplo, e vai para a Carretera. Tudo é muito bonito e tenho certeza que perderá muita coisa fazendo a vigem com tanta pressa.
Abraços
joseleiteneto
13/10/2012, 17:45
Doidão mesmo, rsrsrs.
Zé, sair de Chaitén e terminar o dia em Puerto Rio Tranquilo é um pecado. Tem tanta coisa maravilhosa no caminho para visitar.
Faz a viagem com calma, não precisa conhecer tudo de uma vez. Lá no sulzão não adianta pensar: "já que estou em Villarica, vou até a Carretera. Já que estou na Carretera, vou pegar a ruta 40 até Ushuaia". Pode dar dó de não ir até algum lugar, mas em outra oportunidade você passa batido pela região dos Lagos, por exemplo, e vai para a Carretera. Tudo é muito bonito e tenho certeza que perderá muita coisa fazendo a vigem com tanta pressa.
Abraços
O que temos neste caminho entre Chaitem e Puerto Rio Tranquilo? Homi de DEUS, são só 500 KM rsrs. A estrada é bonita, isso não basta? Tem algum ponto de parada que você recomenda? A ideia é sairmos bem cedo de uma vila que um cidadão me indicou 120 km depois de chaiten... Teremos bastante tempo para parar em algum lugar legal, admirar a paisagem e depois seguirmos viagem.
Chegando em Puerto Rio Tranquilo até as 22 horas está ótimo :)
Indique outros pontos interessantes na carretera para que eu possa ficar atento, assim darei mais paradas, o roteiro não é fechado, principalmente no trecho da carretera austral. É aquele negócio, se vir um trecho legal para parar eu pararei, veremos o que teremos pela frente.
Outra pergunta interessante é qual página eu acesso para fazer a reserva da balsa de hornopirén para caleta arena ou chaitén? Como é o procedimento de compra? Onde pagarei?
Outra pergunta interessante é qual página eu acesso para fazer a reserva da balsa de hornopirén para caleta arena ou chaitén? Como é o procedimento de compra? Onde pagarei?
Link: Naviera Austral (http://www.navieraustral.cl/)
:concordo:
Pode pagar online ou na loja deles em Puerto Mont, na costanera indo em direção ao Angelmó (espécie de feira), só pedir info que não tem erro.
Abs
André-4WD
13/10/2012, 22:20
Jeison!
Boa noite,
tenho essa mesma informação!! Pesquisadores da Universidade que fazem missões para aqueles lados já comentaram que vai acabar a patagônia...
Quero ver se vou antes disso...
abraço
andre
sergioband83
14/10/2012, 11:20
Zé,
Vc tendo 35 dias pra curtir mesmo no seu estilo é bastante corrido pro seu roteiro, mas viável.
Também tenho um rítmo parecido, não consigo ficar muito tempo parado em cidades. Fui em 20 dias de SP a Ushuaia, passando por Vl. Angustura, Osorno, carretera austral, perito moreno, ushuaia retornando pela ruta 3 (vento a favor), deu até pra curtir o pessoal da Dakar. Em dez/jan 5hs da manhã já é claro e anoitece as 23hs, se acordar cedo rende muito.375162375163375164
Conheço as cidades do trajeto, pela minha pessoa passaria direto... Odeio PUNO, cidade chata e o passeio no Titicaca é somente uma vez na vida, e eu já fiz 3!!!
Infelizmente os membros da expedição querem conhecer esses trajetos... Mas, vou usar da "malícia" para contornar isso. Para todos os efeitos vamos parar em Iquique, Arica e Puno na volta, tenho quase certeza que estarão tão cansados e desesperados para chegar em casa que deixarão pra lá kkkkkkkkkkkk
Porém morro de vontade de conhecer o Villa Rica, logo, Pucón é parada essencial. Só acho pouco provável que um cara como eu, com 120 kg consiga chegar até o cume do vulcão, o que vale é fazer o passseio, vou até onde o pulmão, coração e as pernas aguentarem :)
Outra questão é que sou meio "PERTUBADO", simplesmente não consigo ficar parado numa cidade relaxando... Se estou parado, tenho que ficar fazendo os passeios e, pior, fico contando as horas para pegar estrada novamente. Não entendo muito bem como minha cabeça funciona, mas, sinceramente, o foco das minhas viagens é a estrada, cobrir a maior distância possível. Eis o grande problema de uma pessoa como eu viajar em grupo.
Em quantos carros? Vamos SOMENTE em 1 CARRO, com 04 pessoas dentro (370 kg no total), mais bagagem... Levarei 3 corotes de combustível, 5 litros cada, totalizando 15 litros. Serão longas distâncias e longos trechos de rípio com o carro com o cárter e assoalho raspando em tudo de tão pesado. Ainda bem que o tiida tem um bom protetor de cárter.
Meu foco é chegar até Ushuaia e Punta Arenas, aproveitar um pouco mais Torres del Paine... Claro que com paradas em El calafate e no glaciar de Perito Moreno. El calafate vale a pena? E el Chaitén?
Essa expedição tem metas que só valem para a minha pessoa: Atravessar o chile de ponta a ponta (De Arica a Ohigins), e, na volta, fazer boa parte da Ruta 40, tudo que for possível.
Vocês acham muita doidera fazer todo esse trajeto em somente um carro? Do jeito que ando forte já sei que o protetor de cárter vai ser muito útil, os para-choques vão ficar caindo pelo caminho (sedan é foda!!!)... Mas nada que arame para amarrar e silver tape não de jeito.
Marcelo J Manente
14/10/2012, 14:20
O que temos neste caminho entre Chaitem e Puerto Rio Tranquilo? Homi de DEUS, são só 500 KM rsrs. A estrada é bonita, isso não basta? Tem algum ponto de parada que você recomenda? A ideia é sairmos bem cedo de uma vila que um cidadão me indicou 120 km depois de chaiten... Teremos bastante tempo para parar em algum lugar legal, admirar a paisagem e depois seguirmos viagem.
Indique outros pontos interessantes na carretera para que eu possa ficar atento, assim darei mais paradas, o roteiro não é fechado, principalmente no trecho da carretera austral. É aquele negócio, se vir um trecho legal para parar eu pararei, veremos o que teremos pela frente.
José,
Como andas?
Acho inviável fazer este trecho de 500 Km sem admirar a paisagem e tirar muiiiiitas fotos.
Uma das coisas que vc não deve perder é o Ventisqueiro Colgante (fica antes de Coyahique), uma geleira no topo de uma montanha de onde brota uma cachoeira enorme. Tem tbm no caminho uma cascata de 150 m de altura, fora os diversos rios e lagos que beiram a estrada. Tem tbm os Caracoles, uma descida de serra em caracol antes de chegar a Villa Cerro Castillo.
E ainda, entre La Junta e Puerto Puyuhuapi tem algumas termas para da um descanso ao próprio corpo.
Uma ideia dormir em Coyahique e depois seguir viagem.
Compre este guia que é bem completo, apesar de ser mais para quem vai fazer treking ou vai de bike: Guia de trlihas Carretera Austral, da editora Kalapalo.
Um abraço.
Newton Guerra
14/10/2012, 18:36
Tem o ventisquero (glaciar) Yelcho, dá para caminhar até a base dele. En La Junta passa um rio muito bonito (Palena???), sempre tem um cantinho bom para uma parada. Depois, em Puyuhuapi tem o parque nacional Queulat, com o Ventisquero Colgante que é muito bonito. Esse parque é 10, tem que parar de qualquer jeito e andar um pouco. Em Puyuhuapi tem umas termas também, eu não fui. Depois tem Coyhaique, uma cidade um pouco maior com boa estrutura para comer e dormir. Mais em frente fica Cerro Castillo, região muito bonita também.
Em todos esses pontos tem muitas atrações, se você procurar andar um pouco vai ver lugares lindos. Dá para fazer em um dia? Dá. Mas não vale à pena. Eu peguei alguns dias nublados, com pouco sol. Íamos voltar por Chile Chico depois de dormir em Puerto Rio Tranquilo. Amanheceu um sol maravilhoso, resolvemos sair cedinho e voltar por Futaleufu. Parecia outro lugar, valeu muito à pena.
Abraços
joseleiteneto
14/10/2012, 20:50
José,
Como andas?
Acho inviável fazer este trecho de 500 Km sem admirar a paisagem e tirar muiiiiitas fotos.
Uma das coisas que vc não deve perder é o Ventisqueiro Colgante (fica antes de Coyahique), uma geleira no topo de uma montanha de onde brota uma cachoeira enorme. Tem tbm no caminho uma cascata de 150 m de altura, fora os diversos rios e lagos que beiram a estrada. Tem tbm os Caracoles, uma descida de serra em caracol antes de chegar a Villa Cerro Castillo.
E ainda, entre La Junta e Puerto Puyuhuapi tem algumas termas para da um descanso ao próprio corpo.
Uma ideia dormir em Coyahique e depois seguir viagem.
Compre este guia que é bem completo, apesar de ser mais para quem vai fazer treking ou vai de bike: Guia de trlihas Carretera Austral, da editora Kalapalo.
Um abraço.
Viável até é, mas, como você disse, poderei perder muita coisa.
Quero parar nas termais para descansar o corpo, isso vem muito bem a calhar... E também quero ver a geleira e a cascata, é muito bonito? É muito Longe? Essas termais são caras? O dinheiro ta CONTADO, MUITO POUCO, vamos farofando!!!
E os passeios na carretera, são caros? sem contar com a reserva para despesas emergenciais (passeios, pedágios, alguma quebra do carro), teremos R$ 50,00 por dia (por pessoa) para dormir e comer... Ta foda né? Será um mochilão de verdade, comendo misto quente e farofa até o fim do mundo... Pensando melhor sobre o misto, é provável que não teremos o presunto e o queijo, logo será só o pão mesmo kkkkkkk
Jeison!
Boa noite,
tenho essa mesma informação!! Pesquisadores da Universidade que fazem missões para aqueles lados já comentaram que vai acabar a patagônia...
Quero ver se vou antes disso...
abraço
andre
Mais uma desculpa, ops, motivo pra uma jornada o quanto antes pela região :mrgreen:
Pensa em ir quando?
Abraços
Marcelo J Manente
15/10/2012, 13:35
Viável até é, mas, como você disse, poderei perder muita coisa.
Quero parar nas termais para descansar o corpo, isso vem muito bem a calhar... E também quero ver a geleira e a cascata, é muito bonito? É muito Longe? Essas termais são caras? O dinheiro ta CONTADO, MUITO POUCO, vamos farofando!!!
E os passeios na carretera, são caros? sem contar com a reserva para despesas emergenciais (passeios, pedágios, alguma quebra do carro), teremos R$ 50,00 por dia (por pessoa) para dormir e comer... Ta foda né? Será um mochilão de verdade, comendo misto quente e farofa até o fim do mundo... Pensando melhor sobre o misto, é provável que não teremos o presunto e o queijo, logo será só o pão mesmo kkkkkkk
José,
Pelo que li parece que as termas que falei são bem caras sim. Tem de pegar um barco em Puerto Puiuhaupi para chegar nelas.
Mas tem outras opções que ficam entre Chaiten, Villa Santa Lucia e La Junta:
as Termas El Amarillo, a 30 Km depois de Chaitem. Pelo que diz no guia é um lugar bem de mochileiros, rustico e com camping.
Além disso tem ainda entre Villa Santa Lucia e La junta as Termas El Sauce, tbm meio rustico.
Quanto ao preço dos passeios não tenho ideia.
UM abraço.
joseleiteneto
15/10/2012, 15:05
José,
Pelo que li parece que as termas que falei são bem caras sim. Tem de pegar um barco em Puerto Puiuhaupi para chegar nelas.
Mas tem outras opções que ficam entre Chaiten, Villa Santa Lucia e La Junta:
as Termas El Amarillo, a 30 Km depois de Chaitem. Pelo que diz no guia é um lugar bem de mochileiros, rustico e com camping.
Além disso tem ainda entre Villa Santa Lucia e La junta as Termas El Sauce, tbm meio rustico.
Quanto ao preço dos passeios não tenho ideia.
UM abraço.
Vou no barato :)
Agora estou animado mesmo é com a possibilidade de subir o vulcão villa rica. Já iniciei uma rotina de caminhadas diárias bem pesadas para uma pessoa do meu peso (8 KM) e uma dieta bem rigorosa. Até dezembro minha meta é fazer algumas esticadas de 50 km em um dia.
Sou gordo mas não sou morto rsrsrs, do jeito que to levando perderei peso pra caralho, subirei o vila rica, pouparei a suspensão dianteira e ainda economizarei combustível!!! Como sou mão de vaca, qualquer grande empreitada tem que ter um "ânimo financeiro".
Sobre a pressão dos pneus, será que rodar com 25 psi em alguns trechos pode ocasionar o corte em alguma pedra? O tiida é DURO, ficar andando com 35 vai afrouxar TUDO.
Pqp.... vc esta reclamando que o tida é duro???? Vc esta preocupado com a marca do pneu??? qtas libras??? kkkkkkkk
Jose, da uma olhada neste site/blog Ney dos Santos Mello Junior (http://neyjunior52.wix.com/rap/apps/blog) , é isso que eu falo, cada um viaja como pode, o importante é fazer acontecer!!!! Sei das suas preocupações, claro, é uma coisa desconhecida, um lugar LONGE, outros costumes, outros desafios... MAS RELAXAAAAAAA. O tida vai bem, qq carro(em ordem) vai bem, ou será que vc vai fazer uma trilha MEGA HYPER SUPER pesada na patagonia???
Nao !!!! entao relaxa e aproveita a trip!!!!
joseleiteneto
16/10/2012, 23:47
Pqp.... vc esta reclamando que o tida é duro???? Vc esta preocupado com a marca do pneu??? qtas libras??? kkkkkkkk
Jose, da uma olhada neste site/blog Ney dos Santos Mello Junior (http://neyjunior52.wix.com/rap/apps/blog) , é isso que eu falo, cada um viaja como pode, o importante é fazer acontecer!!!! Sei das suas preocupações, claro, é uma coisa desconhecida, um lugar LONGE, outros costumes, outros desafios... MAS RELAXAAAAAAA. O tida vai bem, qq carro(em ordem) vai bem, ou será que vc vai fazer uma trilha MEGA HYPER SUPER pesada na patagonia???
Nao !!!! entao relaxa e aproveita a trip!!!!
Sou do tipo que encara QUALQUER COISA, tanto é que no honorável Quatipuru (Fiesta hatch) fiz várias expedições, peguei costanera, areia, longos trechos de cascalho, fiz a interoceânica quando esta ainda não estava concluída (com pedras, riachos, molhando carpete)...
Mas lhe digo uma coisa, o QUATIPURU é muito mais macio que o TIIDA, não tem comparação... Além disso o fiestinha era quase um cabrito montês, altinho, curtinho, não raspava tanto... Já o Tiida, raspa em tudo que é lugar.
Mas, o fato de ele raspar não me preocupa tanto, não me preocupo em voltar com os parachoques amarrados com arame e colados com silver tape, eles estão ali para isso mesmo... Não tenho pena do veículo, sugo o máximo que ele pode oferecer. Porém, pegar rípio no tiida não será uma experiência muito boa, vai bater seco, barulhos internos, raspando em tudo!!!
Não sou barão, meu fiestinha aguentou abusos com várias expedições até os 200 mil KM... Com ele fiz Cusco várias Vezes, o Peru de Ponta a Ponta, Chile e Argentina. Com ele já com 190 mil fui até o Equador, sua vida não foi fácil...
Mas, é como você disse, CHEGA DE FRESCURA!!! O negócio é viajar e pronto... O sacana do tiida vai até o fim do mundo super carregado, com 04 pessoas mais bagagem, uns 500 KG... Se o porra desse carro me fizer raiva eu taco fogo nele e volto o casamento com o Quatipuru.
Gente, será que isso é saudade do meu antigo CARRINHO? Eu sou tão apegado que confio mais nele no que no 0 KM!!!
Bao..... achei mais este maluco (no bom sentido) que foi a ushuaia.... nao vou dizer que o cabra foi em 2001... de moto... acampando.... e a "MOTO" era uma 125cc......
Moto & Estrada: PATAGÔNIA DE YBR 125. 2001 (http://motoeestrada.blogspot.com.br/2011/10/blog-post.html)
entao vamos parar de choramingar e colocar os veiculos na estrada... SEM DÓ!!!!! kkkk
imagina de 125cc.. gelo, neve, toda a carga envolvida... a potencia do motor, o bloqueio de diferencial ARB, ou seria eaton??, sera que usou MUD 33" ou AT 32"??? qual ralaçao de diferencial usou??? 3,56 ou 3,81??? e o GPS???? kkkk
Gente desculpem, eu sei, exagerei, mas uma vez desculpem, nao aguentei.... tbm fiquei MUITO tenso ANTES de ir pra Ushuaia, mas depois percebi que se trata apenas de um grande passeio, muitos km's, muitas coisas inusitadas, muitas improvisaçoes, mas é esta a "alma da coisa", é isto que trazemos de bagagem, e é isto que guardaremos de recordação!!!! RELAXEM e pé na estrada!!
joseleiteneto
17/10/2012, 00:44
Bao..... achei mais este maluco (no bom sentido) que foi a ushuaia.... nao vou dizer que o cabra foi em 2001... de moto... acampando.... e a "MOTO" era uma 125cc......
Moto & Estrada: PATAGÔNIA DE YBR 125. 2001 (http://motoeestrada.blogspot.com.br/2011/10/blog-post.html)
entao vamos parar de choramingar e colocar os veiculos na estrada... SEM DÓ!!!!! kkkk
imagina de 125cc.. gelo, neve, toda a carga envolvida... a potencia do motor, o bloqueio de diferencial ARB, ou seria eaton??, sera que usou MUD 33" ou AT 32"??? qual ralaçao de diferencial usou??? 3,56 ou 3,81??? e o GPS???? kkkk
Gente desculpem, eu sei, exagerei, mas uma vez desculpem, nao aguentei.... tbm fiquei MUITO tenso ANTES de ir pra Ushuaia, mas depois percebi que se trata apenas de um grande passeio, muitos km's, muitas coisas inusitadas, muitas improvisaçoes, mas é esta a "alma da coisa", é isto que trazemos de bagagem, e é isto que guardaremos de recordação!!!! RELAXEM e pé na estrada!!
Exagerou nada, fique sussa!!!
joseleiteneto
25/10/2012, 18:37
Ta chegando!!!
Faltam menos de 2 meses!!!
francaclayton
02/11/2012, 14:49
Ta chegando!!!
Faltam menos de 2 meses!!!
Em suma zeleite ta fechou em quantas viaturas a sua expedicao?
[]
Vou no barato :)
Agora estou animado mesmo é com a possibilidade de subir o vulcão villa rica. Já iniciei uma rotina de caminhadas diárias bem pesadas para uma pessoa do meu peso (8 KM) e uma dieta bem rigorosa. Até dezembro minha meta é fazer algumas esticadas de 50 km em um dia.
Zé, como você sabe sou prof. de Ed. Física. A iniciativa de caminhar km é boa. Mas te recomendo um check up, exames baratos, (colesterol, glicose, eletro) e que procure um prof. de Ed. Física para orientar a progressão de carga do exercício. 50 Km mesmo caminhando é muito pesado, sobrecarregaria demais as articulações, principalmente para quem está acima do peso, alem das implicaçoes metabólicas, desidatação. Você levaria no mínimo mais de 8 hs. Se da uma zebra no carro, a gente sofre, mas troca a peça e resolve, concerta. Com a saúde não da p fazer isso. Então atenção. Abrc
joseleiteneto
03/11/2012, 21:30
Zé, como você sabe sou prof. de Ed. Física. A iniciativa de caminhar km é boa. Mas te recomendo um check up, exames baratos, (colesterol, glicose, eletro) e que procure um prof. de Ed. Física para orientar a progressão de carga do exercício. 50 Km mesmo caminhando é muito pesado, sobrecarregaria demais as articulações, principalmente para quem está acima do peso, alem das implicaçoes metabólicas, desidatação. Você levaria no mínimo mais de 8 hs. Se da uma zebra no carro, a gente sofre, mas troca a peça e resolve, concerta. Com a saúde não da p fazer isso. Então atenção. Abrc
É, a caminhada funcionou, perdi peso mas tive que parar na quinta feira, joelhos e tornozelos pediram arrego!!!
Hoje já estou legal e a partir de segunda feira farei 1h de natação diariamente, acompanhado de um professor de educação física, é claro... É uma atividade mais adequada para um um integrante das categorias dos pesos pesados como eu.
Sobre os exames, como tenho histórico de diabetes, problemas cardíacos e mais tudo que você imaginar, esporadicamente faço alguns exames (nunca fiz eletro). Acho que sou um dos poucos gordos da face da terra com colesterol baixo e níveis de glicose normais.
Já tive problemas sérios na altitude (dor de cabeça terrível e mal estar), quando uma amiga aferiu minha pressão estava altíssima (18 por alguma coisa), no outro dia, após um remedinho e descanso já estava tudo certo.
Vou consultar um médico antes da viagem, sua dica foi muito importante.
* PS: Eu não sabia que você era professor de educação física, apenas sabia que você e sua patroa eram professores universitários.
joseleiteneto
03/11/2012, 21:40
Em suma zeleite ta fechou em quantas viaturas a sua expedicao?
[]
Vamos em somente em 1 carro com + 3 amigos.
E dessa vez, tomei uma atitude drástica e todos os integrantes do grupo já fizeram um "Depósito compulsório" de R$ 1.200,00 para arcar com as despesas de combustível. Se por ventura o integrante não puder viajar ele NÃO perderá o dinheiro, mas os integrantes restantes devolverão o o valor em 12 parcelas mensais fixas e sem correção, com 6 meses de carência para começar a pagar!!!
Foi o jeito! Infelizmente nossas condições financeiras não são muito boas e o dinheiro está CONTADO, MUITO POUCO. Se não fosse essa atitude, se por ventura um dos membros da expedição desistisse todos os outros também deixariam de viajar.
Dessa vez, se todos derem para trás, vou nem que seja sozinho ou mesmo levo a namorada!
Agora é claro que não somos invencíveis, sempre exite a possibilidade que aconteça alguma coisa muito grave que me impeça de viajar... Mas, para isso, fazer o que né!!!
joseleiteneto
09/11/2012, 12:42
Essa viagem será alterada demais rsrsrs... Será MUITO ENGRAÇADA.
O objetivo do site é avacalhar mesmo, logo, ao meu ver, ficou muito engraçado rsrs.
Acessem o website e digam se está ficando legal:
DIÁRIO DE VIAJANTE - Home (http://www.diariodeviajante.com.br/)
Olhem o perfil dos viajantes:
DIÁRIO DE VIAJANTE - Bioforest - Perfil (http://www.diariodeviajante.com.br/index.php/viajantes)
Os outros textos também ficaram engraçados? Ainda falta revisar mas, ao meu ver, ficou legal rheheheh
Essa viagem será alterada demais rsrsrs... Será MUITO ENGRAÇADA.
O objetivo do site é avacalhar mesmo, logo, ao meu ver, ficou muito engraçado rsrs.
Acessem o website e digam se está ficando legal:
DIÁRIO DE VIAJANTE - Home (http://www.diariodeviajante.com.br/)
Olhem o perfil dos viajantes:
DIÁRIO DE VIAJANTE - Bioforest - Perfil (http://www.diariodeviajante.com.br/index.php/viajantes)
Os outros textos também ficaram engraçados? Ainda falta revisar mas, ao meu ver, ficou legal rheheheh
Ficou muito bacana.
Quebrou teus amigos no meio, rsrsrs
Abs
Dinho_BH
09/11/2012, 16:31
José Leite,
Os caras ainda assim vão viajar com você??? rsrsrs...
Parabéns pela criatividade.
Abraços.
joseleiteneto
09/11/2012, 16:33
Ficou muito bacana.
Quebrou teus amigos no meio, rsrsrs
Abs
É tudo na brincadeira kkkkkk
Também avacalhei legal em cima da lenda do rípio rsrsr. Uma noite após um toco da pretendente, na solidão no apartamento, só poderia sair essas prezepadas.
Essa viagem será diferente, será pura avacalhação!!!
Agora é claro que no projeto e no plano de mídia abordamos a questão com mais seriedade!!!
francaclayton
11/11/2012, 19:36
Ze me diga uma coisa, tu vai fazer ruta 40 com o sedan? se vai quantos kms ira fazer? vc tem msn? pra trocarmos uma ideia..
Clayton França
[]
joseleiteneto
12/11/2012, 17:06
Opa franclayton... Tinha messenger mas era utilizado somente para negócios e, neste rolo todo de saída de empresa e tudo mais findei perdendo o acesso ao meu messenger.
Você pode me adicionar lá no facebook, por lá podemos conversar, procure por José Leite NETO.
Sobre a ruta 40, vou fazer ela inteira de sedan sim... Mas, estou ciente da situação, vou levar umas cordas para amarrar os parachoques no teto do veículo se eles resolverem ficar pelo caminho.
joseleiteneto
12/11/2012, 18:08
Pode me adicionar pelo link do meu perfil no facebook: José Leite Neto | Facebook (http://www.facebook.com/jose.leitedepaulaneto)
Também tenho skype, procure por joseleiteneto
* Ps: Esse negócio de redes sociais pega o cidadão de jeito ó... E lembrar que eu sempre afirmava "que dessa água nunca beberia", que facebook era coisa de desocupado, de gente limitada kkkkkkkkkkkk
Marcelo J Manente
13/11/2012, 12:57
Bom galera,
Como vcs sabem, infelizmente não irei na minha tão sonhada viajem para o Ushuaia e Carretera este ano por motivos já relatados. Mas em janeiro vou poder dar um passeio de uma semana e estou pensando nos cânions da divisa de SC e RS. Se alguém tiver dicas pode me passar em PVT.
Agora estou com um projeto louco na cabeça para daqui a uns 15 a 17 anos ou quando der...
Tenho a ideia de dar a volta na América do Sul pelo litoral ou pelo menos por perto dele, já que nas minhas olhadas no Google Earth já deu pra ver que 100% pelo litoral é praticamente impossível.
Talvez seja possível 70% perto do litoral ou a pelo menos 100 Km do mar.
Loucura??? Com certeza, mas é um projeto a looongo prazo portanto da para sonhar.
Que tal?
UM abraço as expedicionários do fim do mundo.
joseleiteneto
13/11/2012, 19:05
Bom galera,
Como vcs sabem, infelizmente não irei na minha tão sonhada viajem para o Ushuaia e Carretera este ano por motivos já relatados. Mas em janeiro vou poder dar um passeio de uma semana e estou pensando nos cânions da divisa de SC e RS. Se alguém tiver dicas pode me passar em PVT.
Agora estou com um projeto louco na cabeça para daqui a uns 15 a 17 anos ou quando der...
Tenho a ideia de dar a volta na América do Sul pelo litoral ou pelo menos por perto dele, já que nas minhas olhadas no Google Earth já deu pra ver que 100% pelo litoral é praticamente impossível.
Talvez seja possível 70% perto do litoral ou a pelo menos 100 Km do mar.
Loucura??? Com certeza, mas é um projeto a looongo prazo portanto da para sonhar.
Que tal?
UM abraço as expedicionários do fim do mundo.
Legal o seu projeto, será uma aventura e tanto. Mas, como um amigo de forum, estou tomando a liberdade para falar o seguinte: Pare de se programar para daqui 15 ou 17 anos, isso não é viagem para aposentadoria, em 02 ou 03 meses é possível fazer isso tudo, basta você querer.
Você é servidor público, junta 1 ano de férias e emenda um pouquinho com outra licença e pronto, antes dos 15 anos você consegue realizar esse sonho.
Vamos nos encontrar no fim do mundo no início de 2014/final de 2013? Você iniciou esse tópico, são 90 páginas de planejamento e dicas importantíssimas, por conta deste tópico várias pessoas e da coragem inicial de viajar de NIVA vários malucos já chegaram ou mesmo chegarão ao fim do mundo no veículo que têm a disposição.
Daqui 37 dias estarei fazendo a expedição que deveria ser SUA... A vida nos prega muitas peças, nos obrigando a adiar nossos sonhos momentaneamente e priorizar outras coisas, mas, adiar um sonho por 15 anos é fogo!!!
Uma viagem legal é circundar o continente Americano inteiro, incluindo america Central e do Norte, de Ushuaia ao extremo norte do Alasca... Isso sim é uma viagem a ser executada durante a aposentadoria.
Marcelo J Manente
13/11/2012, 19:52
Legal o seu projeto, será uma aventura e tanto. Mas, como um amigo de forum, estou tomando a liberdade para falar o seguinte: Pare de se programar para daqui 15 ou 17 anos, isso não é viagem para aposentadoria, em 02 ou 03 meses é possível fazer isso tudo, basta você querer.
Você é servidor público, junta 1 ano de férias e emenda um pouquinho com outra licença e pronto, antes dos 15 anos você consegue realizar esse sonho.
Vamos nos encontrar no fim do mundo no início de 2014/final de 2013? Você iniciou esse tópico, são 90 páginas de planejamento e dicas importantíssimas, por conta deste tópico várias pessoas e da coragem inicial de viajar de NIVA vários malucos já chegaram ou mesmo chegarão ao fim do mundo no veículo que têm a disposição.
Daqui 37 dias estarei fazendo a expedição que deveria ser SUA... A vida nos prega muitas peças, nos obrigando a adiar nossos sonhos momentaneamente e priorizar outras coisas, mas, adiar um sonho por 15 anos é fogo!!!
Uma viagem legal é circundar o continente Americano inteiro, incluindo america Central e do Norte, de Ushuaia ao extremo norte do Alasca... Isso sim é uma viagem a ser executada durante a aposentadoria.
Fala Zézão,
No caso sou professor, e ai minhas férias não podem ser acumuladas. Mas depois de 5 anos posso pegar 2 anos de licença sem vencimentos. Dai teria que economizar muiiiiiiito ou achar um patrocínio monstruoso. QUem sabe de um desses canais a cabo que estão precisando de conteúdo nacional devido a nova lei.
Quanto a Ushuaia, ainda vou para lá no final de 2013 - 14 - 15 ou sei lá... Só sei que vou.
E ainda tem 2014 onde terei um mês inteiro de férias no meio do ano por conta da Copa, tô pensando em fazer o Noroeste Argentino e Atacama. Ou a metade norte da Ruta 40 partindo de Mendoza. Dai um dia eu faço a outra metade.
Ideias são mil, vontade é o que não falta, falta é mai$$$$$$$.
Valeu pela força colega.
Um abraço.
EvandroES
14/11/2012, 17:53
Xexelo, tenho um sonho bem parecido, no meu caso quero percorrer todo o litoral brasileiro sempre o mais ao leste possível. Primeiro pensei em fazer de moto, levando barraca, fogareiro, etc. acampando onde desse, o único problema é que para uma empreitada dessas provavelmente não encontrarei parceiros e viajando sozinho e acampando hoje em dia infelizmente a questão da segurança fica prejudicada.
Também já estou pensando em fazer de carro 4x4, também acampando para economizar e poder ir sem pressa parar onde eu queira sem me preocupar com reserva de hotel etc.
Como precisaria de muito tempo para esta empreitada pensei que nada impede que ela seja feita em etapas, ou seja, digamos que pegue 30 dias de férias inicia-se a expedição e quando o tempo acabar é só voltar para casa e continuar de onde parou no próximo ano.
Bem como eu disse por enquanto é só um sonho, mas algum dia vai se tornar realidade.
Abraços.
EvandroES
14/11/2012, 18:11
Como barraca fica meio perigoso estou pensando em algo assim:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/102710-ajeitando-um-jipinho-pajero-tr4-pra-rodar-na-argentina-em-maio.html
Acho bem viável e econômico.
Abraços.
quintaes
14/11/2012, 21:27
Xexelo, tenho um sonho bem parecido, no meu caso quero percorrer todo o litoral brasileiro sempre o mais ao leste possível. Primeiro pensei em fazer de moto, levando barraca, fogareiro, etc. acampando onde desse, o único problema é que para uma empreitada dessas provavelmente não encontrarei parceiros e viajando sozinho e acampando hoje em dia infelizmente a questão da segurança fica prejudicada.
Também já estou pensando em fazer de carro 4x4, também acampando para economizar e poder ir sem pressa parar onde eu queira sem me preocupar com reserva de hotel etc.
Como precisaria de muito tempo para esta empreitada pensei que nada impede que ela seja feita em etapas, ou seja, digamos que pegue 30 dias de férias inicia-se a expedição e quando o tempo acabar é só voltar para casa e continuar de onde parou no próximo ano.
Bem como eu disse por enquanto é só um sonho, mas algum dia vai se tornar realidade.
Abraços.
Evandro,tenho este sonho tambem;o meu estado já fiz o litoral todo somente acampando uma parte foi de moto e outra em 4x4.O estado do Rio de Janeiro já fiz boa parte do litoral de moto(biz 100) e acampando junto com a esposa,agora sempre que possivel estou subindo para conhecer a Bahia.
O importante é continuar com este projeto,não dando para conhencer todo litoral de uma só vez então vamos aos poucos que chegamos lá...
Eu não fico em pousada ou hotel,gosto mesmo é de acampar.380807Praia de Itaquena sul da Bahia
joseleiteneto
15/11/2012, 00:34
O que vale é rodar, seja de carro, bicicleta, biz, motos grandes... O que vale é viajar :)
EvandroES
15/11/2012, 15:31
Evandro,tenho este sonho tambem;o meu estado já fiz o litoral todo somente acampando uma parte foi de moto e outra em 4x4.O estado do Rio de Janeiro já fiz boa parte do litoral de moto(biz 100) e acampando junto com a esposa,agora sempre que possivel estou subindo para conhecer a Bahia.
O importante é continuar com este projeto,não dando para conhencer todo litoral de uma só vez então vamos aos poucos que chegamos lá...
Eu não fico em pousada ou hotel,gosto mesmo é de acampar.380807Praia de Itaquena sul da Bahia
Parabéns pelas aventuras, a vantagem da moto é que vc entra em qualquer estradinha, acha que não vai dar em nada e de repente chega a um lugar paradisíaco. Também já tive uma Biz 100 com a qual fiz grandes aventuras.
Hoje com uma filha de quase 3 anos os planos estão meio de lado mas um dia eu começo.
Abraços.
EvandroES
15/11/2012, 15:33
O que vale é rodar, seja de carro, bicicleta, biz, motos grandes... O que vale é viajar :)
Concordo em gênero, número e grau. Zé sei que vc sempre vai para machu pichu e daqui uns tempos vou te incomodar para ir junto é só a pequena cerscer um pouco.
Abraços.
Aí Zé, to pensando em ir p Cobija no fim do mes ou inicio de Dezembro. Conhece algum lugar p instalar um som la? Podemos combinar akele almoço. Abrc
joseleiteneto
18/11/2012, 23:30
Aí Zé, to pensando em ir p Cobija no fim do mes ou inicio de Dezembro. Conhece algum lugar p instalar um som la? Podemos combinar akele almoço. Abrc
Instalar lá não rola... O que é possível fazer é comprar todos os equipamentos lá (Som, caixas, módulo) e instalar ai em Porto Velho...
No mais, você pode comprar todo o equipamento e, se não passar de 300 dólares por pessoa é super tranquilo... Agora será que vale a pena dirigir isso tudo para comprar o Som? Sei não!!!
Agora se o objetivo é rodar e dar uma passeada, ai é OUTRA coisa :)
Sgrul1, sabe me dizer se ai em Porto Velho tem consulado do Chile e da Argentina? Preciso conseguir uma carta consular e to apanhando aqui no Acre, morar no *** do Mundo é fogo!!!
[QUOTE=Sgrul1, sabe me dizer se ai em Porto Velho tem consulado do Chile e da Argentina? Preciso conseguir uma carta consular e to apanhando aqui no Acre, morar no *** do Mundo é fogo!!![/QUOTE]
Zé, em PVH só tem representação do Chile. Da Argentina só em poucos estados do sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.
http://www.consulados.com.br/static/img/flags/small/chile.png Consulado Honorário da República do Chile - Porto Velho - RO Endereço: R. Tenreiro Aranha, 2520 - Centro Cidade: Porto Velho Estado: Rondônia Cep: 78900-750 Telefone: (0xx69) 3224-1000 Fax: (0xx69) 3229-1052
Instalar lá não rola... O que é possível fazer é comprar todos os equipamentos lá (Som, caixas, módulo) e instalar ai em Porto Velho...
No mais, você pode comprar todo o equipamento e, se não passar de 300 dólares por pessoa é super tranquilo... Agora será que vale a pena dirigir isso tudo para comprar o Som? Sei não!!!
Agora se o objetivo é rodar e dar uma passeada, ai é OUTRA coisa :)
Sgrul1, sabe me dizer se ai em Porto Velho tem consulado do Chile e da Argentina? Preciso conseguir uma carta consular e to apanhando aqui no Acre, morar no *** do Mundo é fogo!!!
Na verdade é p dar uma passeada a patroa que ver umas coisas tb. Eu so quero instalar o aparelho mesmo, normal, pq o meu estragou e é disqueteira...hehehe quero um mp3 simples e bom.
Sobre o consulado nao sei, o acreano ja informou sobre o chile, posso dar uma passada la outra hora p descobrir. Agora ja te adianto que aki tudo é complicado tb hehehe
Marcelo J Manente
26/11/2012, 06:02
Ainda pode ser que eu vá.
Minha mãe está muito mal e eu é q não vou ficar em casa sozinho após as luzes se apagarem.
Quem tiver fé que ore por ela.
Uma boa semana.
Desculpem o desabafo.
azrael_rj
26/11/2012, 10:21
Prezado, estou com sensação parecida à sua no momento. Fui para Ushuaia entre Out/Nov somente com meu carro e 4 pessoas. Foram 20 e tantos dias de experiências maravilhosas pelas quais agradeço a você e aos demais que contribuíram com esse tópico. Iria de Sentra, mas surgiu uma oportunidade e acabei pegando uma Forester 15 dias antes da viagem. Não tive uma ocorrência sequer como o carro nos 13 mil km que rodamos.
Segunda passada minha mulher foi me levar ao aeroporto e ao retornar sofreu um acidente e quebrou um osso da face e feriu um dos olhos. Detalhe que ela está grávida. Estou há uma semana dormindo no hospital, cuidando das coisas e com o coração apertado a cada segundo. Um acidente pode dar uma reviravolta em nossas vidas, nunca tinha passado por isso... Os planos mudam, a forma de ver e encarar as coisas mudam...
Ter de resolver tanta coisa, pensar em tanta coisa nos esgota. Por isso desejo-lhe forças e se acredita em Deus ou em algo espiritual se agarre e ore.
joseleiteneto
26/11/2012, 13:55
Ainda pode ser que eu vá.
Minha mãe está muito mal e eu é q não vou ficar em casa sozinho após as luzes se apagarem.
Quem tiver fé que ore por ela.
Uma boa semana.
Desculpem o desabafo.
Tudo passa, os que estão ao nosso redor se vão, e nós apenas seguimos vivendo, é só o que fazemos e o que podemos fazer.
Nossa vida é uma bateria com carga limitada, 70, 80 anos é MUITO POUCO!!! E ainda temos o risco de sofrer eventualidades que encerrem nossa existência muito antes.
Às vezes penso: Porra, e se eu morrer no ano que vem, o que fiz da minha vida?
Não sou religioso, mas fique ciente que estou torcendo pela saúde de sua mãe.
Sobre minha expedição, falhou!!! A mãe de um amigo de expedição terá que passar por uma cirurgia complicada, e eu ainda terei que fazer a segunda fase da prova da OAB... A OAB se tornou uma prioridade diante de todos os acontecimentos desse ano.
Esse ano foi foda, muito ruim!!!
Também não ficarei em casa, vou ao menos até arica passar o Reveillon na beira do pacífico... Salgar o couro, tomar um porre na beira da praia e esquecer as merdas dessa vida.
EvandroES
26/11/2012, 17:02
Xexelo, a única coisa que podemos fazer é te dezejar força e estou pedindo ao Pai do Céu que ele proteja sua mãe. Passei por algo parecido em 2010, após meu pai descobrir, por acaso(pois não sentia nada), um pequeno tumor e vários médicos garantirem que apesar de ser uma cirurgia delicada, mas que após a mesma ele ficaria zero, ele operou deu tudo certo, porém pegou uma infecção hospitalar e após 40 dias de luta na UTI entre altos e baixos veio a falecer com 59 anos, como éramos muito ligados senti muito a sua perda tive que me tratar até de depressão. Até hoje confesso que dói muito a perda, pois ele ía se aposentar e estávamos cheios de planos de viagens etc.
Azrael, poxa cara que situação difícil, mas fé em Deus que tudo vai dar certo.
Abraços.
EvandroES
26/11/2012, 17:18
Zé, caprixa aí na prova, eu já passei por isso e sei o quanto é difícil.
Abraços.
Marcelo J Manente
26/11/2012, 19:22
José, Azrael e Evandro,
Obrigado pela força meus amigos virtuais.
Minha mãe descansou hoje as 8:30 da manhã. Já a levamos pra sua última morada.
QUanto aa viagem, eu vou mesmo que seja sozinho, mas de preferencia com alguém pra dividir a boleia. Quero fazer desta viagem um descanso para a minha mente depois de dois anos que foram destroçantes. Perdi o pai, um tio amado e minha mãe agora.
Vou fazer essa viagem para não entrar em depressão e lembrar de como a vida é bela. Coisa que tenho esquecido nos últimos meses. Talvez o meu tio que queria ir junto possa me acompanhar.
Vamos ver. Agora estou na ativa de novo e em contagem regressiva. Sei que de onde ela estiver, minha mãe estara feliz de ver meu sonho realizado.
Um abraço.
francaclayton
26/11/2012, 21:26
Tudo passa, os que estão ao nosso redor se vão, e nós apenas seguimos vivendo, é só o que fazemos e o que podemos fazer.
Nossa vida é uma bateria com carga limitada, 70, 80 anos é MUITO POUCO!!! E ainda temos o risco de sofrer eventualidades que encerrem nossa existência muito antes.
Às vezes penso: Porra, e se eu morrer no ano que vem, o que fiz da minha vida?
Não sou religioso, mas fique ciente que estou torcendo pela saúde de sua mãe.
Sobre minha expedição, falhou!!! A mãe de um amigo de expedição terá que passar por uma cirurgia complicada, e eu ainda terei que fazer a segunda fase da prova da OAB... A OAB se tornou uma prioridade diante de todos os acontecimentos desse ano.
Esse ano foi foda, muito ruim!!!
Também não ficarei em casa, vou ao menos até arica passar o Reveillon na beira do pacífico... Salgar o couro, tomar um porre na beira da praia e esquecer as merdas dessa vida.
Puts Ze tu tava preparando essa parada a muito tempo meu velho.... uma pena que ta miando, mas seja o que for espero que as coisas se resolvam e tu consiga realizar a jornada...
Ha e que porre é esse, desde quado coca-cola deixa de porre? rsss
[]
joseleiteneto
27/11/2012, 00:31
Puts Ze tu tava preparando essa parada a muito tempo meu velho.... uma pena que ta miando, mas seja o que for espero que as coisas se resolvam e tu consiga realizar a jornada...
Ha e que porre é esse, desde quado coca-cola deixa de porre? rsss
[]
Meu amigo, é uma fórmula matemática simples, veja:
Prejuízos + Cornidão = Porre .
Se eu morasse em Goiás, no mesmo momento que tomava um porre encontraria um outro CORNO e faria uma dupla sertaneja, ficaria algo assim:
Prejuízos + Cornidão + Porre = Dupla Sertaneja (Zé Leite & Zé Cornin)
Juro que tentei ser um cabra sério, mas já que não funcionou, o negócio é Putanhar!!!
Sobre a viagem, to puto!!!!
joseleiteneto
27/11/2012, 00:44
José, Azrael e Evandro,
QUanto aa viagem, eu vou mesmo que seja sozinho, mas de preferencia com alguém pra dividir a boleia. Quero fazer desta viagem um descanso para a minha mente depois de dois anos que foram destroçantes. Perdi o pai, um tio amado e minha mãe agora.
Vou fazer essa viagem para não entrar em depressão e lembrar de como a vida é bela. Coisa que tenho esquecido nos últimos meses. Talvez o meu tio que queria ir junto possa me acompanhar.
Vamos ver. Agora estou na ativa de novo e em contagem regressiva. Sei que de onde ela estiver, minha mãe estara feliz de ver meu sonho realizado.
Um abraço.
É uma pena que sua mãe tenha falecido, é o ciclo da vida, meus pêsames.
Agora sobre a viagem, faria qualquer coisa para nos encontrarmos no fim do mundo.
Quem dera eu ganhasse na loteria e não ligasse mais para o saco dessa OAB, a mãe do meu amigo melhorasse e tudo terminasse bem...
Mas Xexelo, o simples fato de depois de tantos anos você conseguir realizar esse sonho já me conforta e me deixa satisfeito.
Você merece essa viagem, muito mais do que eu.
Aproveite a viagem e mantenha seus amigos informados.
francaclayton
27/11/2012, 06:43
José, Azrael e Evandro,
Um abraço.
Caro amigo "virtual" xexelo
que Deus a tenha em sua morada, que sua maezinha descança em paz e que Deus lhe povem o corforto necessario, são meus mais sinceros desejos.
Quanto a viagem, pode ser um momento de reflexão e maior conhecimento de voce mesmo, to na torcida para que voce consiga companhias para essa jornada, não desista dos seus sonhos va em frente.
Que Deus lhe conforte..
Grande []...
José, Azrael e Evandro,
Um abraço.
Bola pra frente Marcelo, é o ciclo, é nossa única certeza.
Meus pesares.
Tenha certeza que ela está melhor agora do que nunca, debaixo das asas do Pai.
Fé e força pra superar, fica firme.
Abração
José, Azrael e Evandro,
Um abraço.
Xexelo
Eu acompanho esse tópico desde o início, quietinho, torcendo pra caramba por vcs e colocando meus duendes para funcionar e ter inspiração e dicas para uma futura viagem até o fim do mundo.
O fim do mundo não chegou agora para vc, ele vai chegar quando vc der seus passos lá embaixo, em Ushuaia, bola pra frente, força sempre e que Deus te dê forças nesse momento difícil e bons preparativos finais...vou continuar acompanhando por aqui, quietinho, e torcendo!!!!
João
XEXELO.
Grande abraço, estamos aqui rezando por ti e por tua mãe.
Sobre a viagem eu ainda não desisti de vez, é que não quis alimentar falsas esperanças. Mas ainda tenho uma possibilidade, dependendo do que ficar resolvido das ferias da minha esposa.
O que acham de repassar o roteiro? Quem sabe ZÉ, não damos um jeito?
Abrc
joseleiteneto
27/11/2012, 14:55
XEXELO.
Grande abraço, estamos aqui rezando por ti e por tua mãe.
Sobre a viagem eu ainda não desisti de vez, é que não quis alimentar falsas esperanças. Mas ainda tenho uma possibilidade, dependendo do que ficar resolvido das ferias da minha esposa.
O que acham de repassar o roteiro? Quem sabe ZÉ, não damos um jeito?
Abrc
Rapaz, vontade não falta!!!
Poxa vida,a é fogo!!!
O que acha da possibilidade de fazermos logo uma expedição mais curta? de 10, 15 dias? Faríamos Sul do Peru (não passaríamos por Cusco, iriamos direto para o Chile). Lá Faríamos Arica, Iquique e Região do Atacama que até hoje não conheci como devia.
Topa? É mais tranquila, mais barata, mais curta, e ainda terei tempo para me preparar para a famigerada segunda fase da OAB. Serão aproximadamente 5000 KM percorridos, super tranquilo!!!
E para você, que vai de 4x4, ouvi falar que tem vários trechos lá no atacama para brincar de offroad.
Ai depois combinamos uma viagem ao fim do mundo, quem sabe no inverno para ser mais emocionante
Vamos conversar Zé. Tem face?
EvandroES
27/11/2012, 16:05
Pessoal, independente das dificuldades, e de vcs viajarem ou não, vcs formaram um grupo tão bonito que tenho uma grande vontade de conhecer todos daqui. Também torço muito por vcs e mesmo que algum de vcs não consiga ir na viagem, só o fato de terem se conhecido, mesmo que virtualmente, ja valeu a pena. Torço para que tudo dê certo e se não der, para que vcs não percam o contato, pois sempre vou admirá-los.
Abraços.
joseleiteneto
27/11/2012, 16:10
Vamos conversar Zé. Tem face?
Tenho Sim!!!
Meu Deus, fui corrompido pelas redes sociais!!!
Já não sou mais o mesmo de outrora!!!
José Leite Neto | Facebook (http://www.facebook.com/jose.leitedepaulaneto)
Marcelo J Manente
27/11/2012, 20:08
Obrigado pelas palavras de todos.
Eu já estou botando minha cabeça pra funcionar. Tenho que mante-la pensando em outras coisas a maior parte do tempo para não ficar mal.
Hoje eu comprei a roda de step extra para a Ranger, já com um pneu usado por 200 pilas.
Semana passada, antes do acontecido, passei na Decathlon pra comprar um peso de 1kg para minha mãe se exercitar e vi a barraca 2seconds II+ que eu queria em oferta. Estava de 379 POR 249!!!! COMPREI NA HORA.
Amanhã vou levar a Ranger para fazer uma revisão e regulagem de bomba e bicos.
E a vida vai seguindo, mais triste com certeza, mas sempre em frente.
UM abraço.
feitosac
28/11/2012, 00:11
Xexelo,
Depois de 2 anos de lutas, fica a sensação do dever cumprido e saudades no coração, passei isso com meu pai, tenho a certeza que sua Mãe descansa em Paz, faça a viagem e aproveite para ver as belezas de Deus na Patagônia, vai ser bom pra voce.
Meus sentimentos.
Marcelo J Manente
28/11/2012, 21:51
Xexelo,
Depois de 2 anos de lutas, fica a sensação do dever cumprido e saudades no coração, passei isso com meu pai, tenho a certeza que sua Mãe descansa em Paz, faça a viagem e aproveite para ver as belezas de Deus na Patagônia, vai ser bom pra voce.
Meus sentimentos.
Valeu Feitosa,
A essa hora, meu pai e minha mãe devem estar juntinhos pescando em algum laguinho espiritual que era o que eles gostavam de fazer.
E bola pra frente tocar o projeto.
Um abraço.
Xexelo, amigo,
Tenho acompanhado este topico desde o inicio e sua luta, ao lado de sua mae..... acredito que ela esteja em paz, que vc's fizeram tudo que estava ao alcance, é dificil acreditar que nao estamos no controle de nada!!! Que o criador a proteja, e lhe de paz e conforto nesta hora dificil.
Que a pescaria seja boa e farta aos seus pais, é o que vc deseja ( eu tbm), e acredito que eles lhe desejariam uma viajem ao ushuaia ( coisa que vc sempre desejou), entao meu amigo, enxugue as lagrimas, acredite que ela esta bem, e ainda por cima torcendo pela tua felicidade!!!
Estou na torcida pra vc realizar este sonho, será bom pra pensar no que passou, para refletir, para descansar!!!
abraço e muita força e coragem
Marcelo J Manente
29/11/2012, 07:35
Xexelo
Eu acompanho esse tópico desde o início, quietinho, torcendo pra caramba por vcs e colocando meus duendes para funcionar e ter inspiração e dicas para uma futura viagem até o fim do mundo.
O fim do mundo não chegou agora para vc, ele vai chegar quando vc der seus passos lá embaixo, em Ushuaia, bola pra frente, força sempre e que Deus te dê forças nesse momento difícil e bons preparativos finais...vou continuar acompanhando por aqui, quietinho, e torcendo!!!!
João
Valeu João e Gmilani,
Obrigado pela força e pelas palavras.
Como está todo mundo se enrolando pra ir vamos ver se ao menos eu consigo.
Meu tio está se animando, mas ainda tem que voltar a Brasília pra dar a certeza de que vai comigo.
Ainda tem vaga pra mais dois aventureiros, o que faria que a viagem fosse bem mais econômica. Algo em torno de 4 a 5 mil por cabeça já que o maior custo é o dos combustíveis.
Ontem coloquei a Ranger pra fazer uma regulagem de bomba e bicos. Aproveitei pra mandar trocar todas as correias pra levar as usadas de peça de reposição. Depois vou levar a uma oficina pra mandar ver os freios, trocar o fluido de freio, verificar os rolamentos das rodas e fazer um alinhamento e balanceamento.
Um problema que eu vejo são os pneus traseiros que ainda são os remolds BsColway Promenade 235/75 r15 (foto abaixo). Eles estão com bem mais de maia vida, mas são remolds, sabe como é. O interessante é que o desenho é bom pra terra. Vcs acham que eu devia trocar os dois quando estiver entrando no Uruguai?
Um abraço
383048
Marcelo J Manente
29/11/2012, 10:42
Potz queu parelho....
Acabo de descobrir um baita empecilho para a minha viajem... O documento da Ranger esta em nome de minha mãe e outros!!!!!!!
Não consta o meu nome como outros no CRLV!!!!!!!!!!!!!
Car@#$%&*, liguei pro consulado e como não aparece meu nome teria de ter autorização de minha mãe para podewr viajar com a Ranger......... Pra piorar um pouco a Po$%#@ do Detran daqui disse que não fornece a cópia do processo de transferencia pq o arquivo daquela mer#@ foi inundado numa tempestade recente.....
E agora???? Preciso de toda a ajuda possivel no momento.
Abraços desanimados.
Eita, baita abacaxi.
Chegou a pedir no consulado se vale alguma coisa apresentar a Certidão de Nascimento acompanhada de documentos de identificação comprovando o parentesco?
Abraços
Marcelo J Manente
29/11/2012, 19:56
E o pneu que eu mencionei galera????
O que vcs acham?
Um abraço.
joseleiteneto
30/11/2012, 01:09
E o pneu que eu mencionei galera????
O que vcs acham?
Um abraço.
Os Remold estão em bom estado? Apresentam trincas? marcas? A banda de rodagem parece que vai sair? Você anda devagar, não me preocuparia com eles.
Marcelo J Manente
30/11/2012, 07:15
Galera,
Estou com dois roteiros planejados: um prioriza a Carretera e outro a Ruta 40.
Com Carretra
Projeto Patagonia 2012
Dia Data Cidades Km
1º 26/dez Curitiba a Uruguaiana 1115
2º 27/dez Uruguaiana a Rio Cuarto (via Uruguai) 974
3º 28/dez Rio Cuarto a Neuquen 936
4º 29/dez Neuquen a Junin de los andes 386
5º 30/dez Junin a Bariloches passeios (ruta 7 lagos, parques) 300
6º 31/dez Bariloche descanso e passeios 200
7º 01/jan Bariloche a Trevelin via Los Alerces 324
8º 02/jan Trevelin a Puerto Puyuguapi (Chile) 300
9º 03/jan Puerto Puyuguapi a Coiahique 182
10º 04/jan Coiahique a Chile Chico (e Capila de Marmol) 366
11º 05/jan Chile chico descanso e passeios 100
12º 06/jan Chile Chico a Cochrane e passeios 150
13º 07/jan Cochrane (Chile) a Gobernado Gregores (Ar) 403
14º 08/jan Gobernador Gregores a El Calafate 332
15º 09/jan El Calafate - geleiras, passeios 200
16º 10/jan El Calafate a Torres del Paine 300
17º 11/jan Torres del Paine descanso e passeios 100
18º 12/jan Puerto Natales a Ushuaia 712
19º 13/jan Ushuaia passeios 100
20º 14/jan Ushuaia a Rio Gallegos 550
21º 15/jan Rio Gallegos a comodoro Rivadavia 785
22º 16/jan Comodoro Rivadavia a San Antonia oeste 726
23º 17/jan San Antonio Oeste a rufino 890
24º 18/jan Rufino a Rivera UR 908
25º 19/jan Rivera a Curitiba 1086
Kilometragem total estimada 12425
Sem Carretera
Projeto Patagonia 2012
Dia Data Cidades Km
1º 26/dez Curitiba a Rivera Uruguai 1088
2º 27/dez Rivera a Paysandu UR 346
2º 27/dez Paysandi UR a Venado Tuerto 472
3º 28/dez Venado Tuerto a San Antonia Oeste 987
4º 29/dez San Antonio Oeste a Caleta Olivia 809
5º 30/dez Caleta Olivia a Rio Gallegos 707
6º 31/dez Rio Gallegos a Ushuaia 550
7º 01/jan Ushuaia 100
8º 02/jan Ushuaia 100
9º 03/jan Ushuaia a puerto Natales 712
10º 04/jan Torres del Paine 200
11º 05/jan Torres del Paine a El Calafate 312
12º 06/jan El Calafate geleiras 250
13º 07/jan El Calafate a Perito Moreno 621
14º 08/jan Perito Moreno a El Bolson 680
15º 09/jan El Bolson - descanso 200
16º 10/jan El Bolson - descanso 200
17º 11/jan El bolson a Junin de los Andes (sete lagos) 355
18º 12/jan Junin de los Andes a Buta Ranquil 480
19º 13/jan Buta Ranquil a Mendoza 577
20º 14/jan Mendoza - vinicolas 200
21º 15/jan Mendoza a San Francisco 808
22º 16/jan San Francisco a Paso de Los Livres 568
23º 17/jan Uruguaina a Passo Fundo 569
24º 18/jan Passo Fundo a Curitiba 555
Kilometragem total estimada 12217
O que acham? Preciso de pitacos.
Um abraço.
Marcelo J Manente
30/11/2012, 09:26
Pessoal,
Consegui que a "assinatura" de minha mãe fosse autenticada em cartório numa autorização para conduzir o veiculo pelo Mercosul e Chile.
Só que no cartório me disseram que os consulados estão exigindo autenticação "a verdadeira"... Será que isso é correto?
Vou ligar pro Consulado da Argentina pra conferir>
Um abraço e bom dia.
joseleiteneto
30/11/2012, 18:56
Pessoal,
Consegui que a "assinatura" de minha mãe fosse autenticada em cartório numa autorização para conduzir o veiculo pelo Mercosul e Chile.
Só que no cartório me disseram que os consulados estão exigindo autenticação "a verdadeira"... Será que isso é correto?
Um abraço e bom dia.
Aqui no Acre, no consulado Peruano basta a a firma reconhecida em cartório, mais nada.
Sobre o Roteiro, faça aquele meu ao Contrário :)
Vá direto para a região do atacama, ai desça o Chile inteiro, faça a Carretera austral por completo, passe para a Argentina, vá até Ushuaia e suba pela Ruta 40 inteira na volta, aproveitando todos os destinos que estão nas suas intermediações.
Quer coisa melhor? Desse jeito você faz a carretera e a ruta 40 por inteiro numa só viagem.
Sei não, mas estou com vontade de zarpar em Julho, em pleno inverno, e fazer esse roteiro.
Meu irmão, barco afundado, bem carregado!!!
Marcelo J Manente
30/11/2012, 19:08
Aqui no Acre, no consulado Peruano basta a a firma reconhecida em cartório, mais nada.
Sobre o Roteiro, faça aquele meu ao Contrário :)
Vá direto para a região do atacama, ai desça o Chile inteiro, faça a Carretera austral por completo, passe para a Argentina, vá até Ushuaia e suba pela Ruta 40 inteira na volta, aproveitando todos os destinos que estão nas suas intermediações.
Quer coisa melhor? Desse jeito você faz a carretera e a ruta 40 por inteiro numa só viagem.
Sei não, mas estou com vontade de zarpar em Julho, em pleno inverno, e fazer esse roteiro.
Meu irmão, barco afundado, bem carregado!!!
José,
Se eu for fazer isso tudo terei de ficar uns 40 dias viajando. Não gosto de correria demais.
Um abraço.
joseleiteneto
30/11/2012, 21:31
José,
Se eu for fazer isso tudo terei de ficar uns 40 dias viajando. Não gosto de correria demais.
Um abraço.
Faça um esforço, fique os 40 dias :)
francaclayton
01/12/2012, 13:25
Pessoal,
Um abraço e bom dia.
Karo xexelo em 2010 fui a Cuzco/Pe e passe por Bolivia, Chile e Argentina. O carro tava no nome de terceiro e eu tinha uma procuracao publica pra consduzir o veiculo em qualquer paiso da AMERICA DO SUL E ESPECIFIQUEI NA PROCURACAO OS PAISES QUE IRIA PASSAR: BOLIVIA, PERU, CHILE, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAY, fui ao consulado braileiro em Brasilia para autenticar o selo do cartorio, e o visto para a argentina ja sai do proprio consulado Brasileiro, para CHILE, BOLIVIA E PERU tive que ir pessoalmente em cada embaixada respectiva, pra pegar as autorizacoes de entrada em cada pais, a embaixada do Chile foi no mesmo dia a do Peru canceira, o da Bolivia nem fala uma bosta, falaava selo, ai liguei em Corumba/MT pq la tem um escritorio do consulado e tem selos tambem e viajei sem pegar a autorizacao da Bolivia e fui pegar apenas em Cuiaba...
É UMA SAGA VIAJAR COM CARRO EM NOME DE TERCEIRO, TIVE PROBLEMAS AO ENTRAR NO PERU... O GUARDA NAO QUERIA DEIXAR ENTRAR NAO ACEITAVA A AUTORIZACA QUE ESTAVA CHANCELADA PELO CONSULADO NO BRASIL, FALAVA PRA MIM QUE ALI QUEM MANDAVA ERA ELE - GELEI POIS NA AUTURA DO CAMPEONATO O FILHO DA PUTA NAO DEIXAR EU PASSAR SERIA UMA MENSA SACANAGEM - MAS DEPOIS DE MAIS DE UMA HORA DE CONVERSA E PAGAR "PROPINAZITA" DE U$10,00 LIBERARAM MINHA ENTRADA... UUFFFAA FOI UM SUFOCO -
SDS
joseleiteneto
02/12/2012, 02:32
Karo xexelo em 2010 fui a Cuzco/Pe e passe por Bolivia, Chile e Argentina. O carro tava no nome de terceiro e eu tinha uma procuracao publica pra consduzir o veiculo em qualquer paiso da AMERICA DO SUL E ESPECIFIQUEI NA PROCURACAO OS PAISES QUE IRIA PASSAR: BOLIVIA, PERU, CHILE, ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAY, fui ao consulado braileiro em Brasilia para autenticar o selo do cartorio, e o visto para a argentina ja sai do proprio consulado Brasileiro, para CHILE, BOLIVIA E PERU tive que ir pessoalmente em cada embaixada respectiva, pra pegar as autorizacoes de entrada em cada pais, a embaixada do Chile foi no mesmo dia a do Peru canceira, o da Bolivia nem fala uma bosta, falaava selo, ai liguei em Corumba/MT pq la tem um escritorio do consulado e tem selos tambem e viajei sem pegar a autorizacao da Bolivia e fui pegar apenas em Cuiaba...
É UMA SAGA VIAJAR COM CARRO EM NOME DE TERCEIRO, TIVE PROBLEMAS AO ENTRAR NO PERU... O GUARDA NAO QUERIA DEIXAR ENTRAR NAO ACEITAVA A AUTORIZACA QUE ESTAVA CHANCELADA PELO CONSULADO NO BRASIL, FALAVA PRA MIM QUE ALI QUEM MANDAVA ERA ELE - GELEI POIS NA AUTURA DO CAMPEONATO O FILHO DA PUTA NAO DEIXAR EU PASSAR SERIA UMA MENSA SACANAGEM - MAS DEPOIS DE MAIS DE UMA HORA DE CONVERSA E PAGAR "PROPINAZITA" DE U$10,00 LIBERARAM MINHA ENTRADA... UUFFFAA FOI UM SUFOCO -
SDS
Rapaz, na primeira viagem que fiz, numa L200, entrei no Chile e na Argentina somente com a carta consular do consulado Peruano. É claro que na autorização com firma reconhecida também tinha menção ao Chile e Argentina.
Já no Peru, lá em Inampari, de tanto ficar nesse "vai e vem" e rotineiramente fazer alguns "agrados" ao pessoal da SUNAT, eles sequer olham minha documentação.
Coloquei o tiida no nome do meu avô (para não pagar R$ 6.000,00 de seguro, idade é foda!!!), na última viagem estava com a carta consular vencida e o senhor da SUNAT sequer pediu a carta rsrsrs. Quando chego lá sou logo recebido com um "Gordito, de nuevo" kkkkkkkkkk... O negócio é dar uns "agrados, qualquer besteirinha, isso é o PERU".
Outra coisa que facilita bastante as coisas é o nome do meu avô: José Leite de Paula, enquanto o meu é José Leite de Paula Neto, são praticamente iguais rsrsrs
Da bolívia eu quero distância, odeio aquele país.
Marcelo J Manente
02/12/2012, 10:52
Amigos,
Como sabem, meio que as pressas, vou para a minha aventura sonhada a anos atras, quando em 04/11/2010 as 17:47
iniciei este tópico. Antes de iniciar o tópico eu já vinha pesquisando e acalentando esta ideia.
CARONA
O fato é que estou procurando loucos que queiram me acompanhar numa aventura até Ushuaia. Tem vaga para
duas pessoas e o custo fica entre 4,2 mil a 5 mil.
A ideia é partir depois do dia 20 de dezembro, possivelmente dia 26 após o Natal.
Quem se habilita?
Vamos lá aventureiros do fim do mundo.
Rumo ao fim do mundo,
antes que ele acabe.
Também estarei indo para lá nesta época, porem parto dia 23/12.
Segue meu itinerário:
Data
Trajeto
Km
23/dez
Rio do Sul SC - Uruguaiana
935
24/dez
Uruguaiana - Santa Rosa
1210
25/dez
Santa Rosa - Piedra del Aguila
765
26/dez
Piedra del Aguila - Frutillar
435
27/dez
Frutillar - Bariloche
383
28/dez
Bariloche - Futalefu
411
29/dez
Futalefu - Coyaque
424
30/dez
Coyaque - Perito Moreno
454
31/dez
Perito Moreno - El Calafate
625
1/jan
El Calafate - Glaciares
151
2/jan
El Calafate - Torres del Paine
307
3/jan
Torres del Paine - Passeios
150
4/jan
Torres del Paine - Santa Cruz
580
5/jan
Santa Cruz - Trelew
953
6/jan
Trelew - Baya Blanca
720
7/jan
Baia Blanca - Gualeguaychu
862
8/jan
Gualeguaychu - Santa Maria
801
9/jan
Santa Maria - Rio do Sul
644
Não irei até Ushuaia, já que isto demandaria mais uns 4 dias (ida e volta e passeios), e os atratívos não valeriam a pena, seria apenas para satisfazer o ego, o que para mim isto é irrelevante.
Quem sabe nos encontramos pelo caminho.
Estarei indo eu e a esposa, vamos de Grand Vitara e não fizemos grande preparação.
Esta será uma viagem rápida, não temos muito tempo, assim veremos os locais de maior interesse, para futuras voltas, ai sim explorar mais a fundo cada local.
Ao
Xexelo e outros,
não tenho nada com isso, mas...
no seu planejamento, vc irá passar quase 25 dias rodando +- 500km/dia. Se descansar 2 dias, como disse, serão +- 550km/dia, sem parar !!!
Acho voce um Super Homem. Como ainda está jovem, agueeennnta !?!?!
Melhor repensar, não é ?
Como ainda tem muito tempo na vida, querendo Deus, por que vc não diminui o roteiro, priorizando uma região, ao invés de "entrar num parque de diversão por uma porta e saír por outra" ?
Haja rally.
Deus demorou 7 dias para criar o mundo... sem relógio e calendário... e vc quer percorre-lo em 25 ?
Além do mais, tudo será novo para voce: viagem grande, sozinho, lugares agrestes e isolados, estradas imprevisíveis de rípio, língua estrangeira, 2 países estranhos e várias fronteiras com aduanas e tudo mais ...
O que vejo nos "marinheiros de primeira viagem" é um "louco afã" de percorrer o mundo todo de uma vez.
Sei que estou ficando velho e minha experiência em viagens longas e expedições está muito grande, por isso estou querendo que vc faça uma excelente viagem e não sáia correndo feito um "desarvorado" por aí e possa aproveitar melhor seu tempo disponível de férias.
Só reflexões !
As intensões são as melhores possíveis, desculpe.
Grande abraço e sorte,
Marcelo J Manente
03/12/2012, 17:56
Ao Xexelo e outros,
não tenho nada com isso, mas...
no seu planejamento, vc irá passar quase 25 dias rodando +- 500km/dia. Se descansar 2 dias, como disse, serão +- 550km/dia, sem parar !!!
Acho voce um Super Homem. Como ainda está jovem, agueeennnta !?!?!
Melhor repensar, não é ?
Como ainda tem muito tempo na vida, querendo Deus, por que vc não diminui o roteiro, priorizando uma região, ao invés de "entrar num parque de diversão por uma porta e saír por outra" ?
Haja rally.
Deus demorou 7 dias para criar o mundo... sem relógio e calendário... e vc quer percorre-lo em 25 ?
Além do mais, tudo será novo para voce: viagem grande, sozinho, lugares agrestes e isolados, estradas imprevisíveis de rípio, língua estrangeira, 2 países estranhos e várias fronteiras com aduanas e tudo mais ...
O que vejo nos "marinheiros de primeira viagem" é um "louco afã" de percorrer o mundo todo de uma vez.
Sei que estou ficando velho e minha experiência em viagens longas e expedições está muito grande, por isso estou querendo que vc faça uma excelente viagem e não sáia correndo feito um "desarvorado" por aí e possa aproveitar melhor seu tempo disponível de férias.
Só reflexões !
As intensões são as melhores possíveis, desculpe.
Grande abraço e sorte,
Já houve um colega meu que me falou a mesma coisa, "vc não vai aguentar, são muitos km por dia...". Não consigo imaginar um roteiro mais light. O máximo que já fiz foi rodar 750 km num dia e 750 no outro, o que achei um pouco cansativo, mas não demais.
Agora, vc viu o meu roteiro anterior? Era a Carretera e Ushuaia em 30 dias...
Eu diminui um pouco e separei:
ou faço Ushuaia sem Carretera (24 dias),
ou faço Carretera e Ushuaia (25 dias).
A não ser que eu faça um dos dois roteiros mas aumentando os dias de descanso e esticando para 30 dias.
Ou ainda, que eu faça Carretera sem Ushuaia (indo até Vila O'higins), incluindo Perito Moreno e TDP.
O que vc sugere? Seus pitacos sempre serão bem vindos já que vc tem bem mais experiencia que eu.
UM abraço
Já sugerí !
E vc já deu a sua opinião:
" A não ser que eu faça um dos dois roteiros mas aumentando os dias de descanso e esticando para 30 dias."
Escolha uma rota ou região só, de cada vez.
Os destinos, sejam quais forem, sempre estarão lá te esperando.
Veja sugestão: Uaiventura (http://www.uaiventura.com.br/index.php?op=home&menuId=1) (pode copiar o roteiro, :dance: que entre ida e volta vai para 28 dias !)
Abraço e sorte,
Marcelo J Manente
03/12/2012, 22:19
Já sugerí !
E vc já deu a sua opinião:
" A não ser que eu faça um dos dois roteiros mas aumentando os dias de descanso e esticando para 30 dias."
Escolha uma rota ou região só, de cada vez.
Os destinos, sejam quais forem, sempre estarão lá te esperando.
Veja sugestão: Uaiventura (http://www.uaiventura.com.br/index.php?op=home&menuId=1) (pode copiar o roteiro, :dance: que entre ida e volta vai para 28 dias !)
Abraço e sorte,
Jyoti,
Veja este esboço. Acho que está mais tranquilo e com vários dias para descanso.
E uma pequena entrada na Carretera só pra matar a vontade:
Projeto Patagonia 2012
Dia Data Cidades Km
2º 27/dez Rivera a Paysandu UR 346
2º 27/dez Paysandi UR a Venado Tuerto 472
4º 29/dez San Antonio Oeste - descanso 0
5º 30/dez San Antonio Oeste a Caleta Olivia 809
6º 31/dez Caleta Olivia a Rio Gallegos 707
7º 01/jan Rio Gallegos a Ushuaia 550
8º 02/jan Ushuaia - Passeios 100
9º 03/jan Ushuaia - descanso 0
10º 04/jan Ushuaia a puerto Natales 483
11º 05/jan Torres del Paine 200
12º 06/jan Torres del Paine - descanso 0
13º 07/jan Torres del Paine a El Calafate 312
14º 08/jan El Calafate geleiras 250
15º 09/jan El Calafate a Bajo Caracoles 495
16º 10/jan Bajo Caracoles a Chile Chico (via Cochrane)367
17º 11/jan Chile Chico - descanso 0
18º 12/jan Chile Chico a Esquel 611
19º 13/jan Esquel a El bolson 163
20º 14/jan El Bolson - descanso 0
21º 15/jan El bolson a Junin de los Andes (sete lagos)355
22º 16/jan Junin de los Andes a Buta Ranquil 480
23º 17/jan Buta Ranquil a Mendoza 577
24º 18/jan Mendoza - vinicolas 200
25º 19/jan Mendoza - descanso 0
26º 20/jan Mendoza a San Francisco 808
27º 21/jan San Francisco a Uruguaiana 568
28º 22/jan Uruguaina a Passo Fundo 569
29º 23/jan Passo Fundo a Curitiba 555
Kilometragem total estimada 12052
UM abraço.
Melhorou !
Agora pense e repense com bastante CALMA e estude todo o trajeto, as atrações, o que vái fazer no dia a dia, visitar, onde vai dormir, etc...!
E..., como diz um amigo meu:
EXPERIÊNCIA NÃO SE TRANSFERE, ADQUÍRE-SE.
Vá em frente.
Abraço,
joseleiteneto
04/12/2012, 16:13
Melhorou !
Agora pense e repense com bastante CALMA e estude todo o trajeto, as atrações, o que vái fazer no dia a dia, visitar, onde vai dormir, etc...!
Vá em frente.
Abraço,
Jyoti, se você ver o meu roteiro me chamará de maluco kkkkkkkkk
E olha que não sou marinheiro de primeira viagem, pelo contrário, já sou bem carimbadinho nesse tipo de expedição.
Tenho um ritmo de viagem mais alucinante, rodando muito, PASSANDO por vários lugares, com muito pouco descanso. O problema é que simplesmente não consigo ficar muito tempo em um lugar, não tenho paciência. Vai ver é por causa da idade.
Sempre faço Cusco-Rio Branco em apenas 1 dia, saio 5 da manhã, chego 8, 9 da noite... de Rio Branco a Arica-Chile, chego no segundo dia.
Não ando de forma imprudente, ando rápido onde é possível (retonas), com máximas de 130, 140, mas não constantes. Em geral, em pista plana, tento manter nos 120 KM-H. Claro, meu carro possibilita isso, não é uma PICKUP, é um tiida sedã, centro de gravidade baixo.
A questão é que simplesmente gosto de rodar muito, cobrir grandes distâncias, só evito rodar à noite... Saio muito cedo pois daqui que eu consiga pegar a estrada já amanheceu rsrrs.
Nas viagens que faço gosto de aproveitar a estrada, sempre na presença de bons amigos. Não bebo e evito farras, por mais que os membros da expedição gostem, alguém tem que se manter sóbrio rsrs... Como disse, o importante é o ambiente dentro do veículo, com bons amigos.
Sua opinião é acertada, o melhor para 99% das pessoas é realmente um trajeto mais LIGHT. Mas, no meu caso, talvez pela pouca idade, esse tipo de roteiro não me atrai.
Depois dê uma olhadinha na página da expedição:
DIÁRIO DE VIAJANTE - Home (http://www.diariodeviajante.com.br)
Tentamos refletir a personalidade dos integrantes do grupo, ou seja, avacalhados rsrsrs
Marcelo J Manente
04/12/2012, 17:37
Melhorou !
Vá em frente.
Abraço,
Valeu Jyoti,
Vou fazer mesmo o último planejamento. Agora é só pensar nas atraçoes do caminho, e para isso tenho vários guias.
Como devo ir sozinho mesmo (snif), o melhor é descansar uns dias mais que os outros.
Se eu for sozinho mesmo acho que vou dormir alguns dias dentro da caminhonete, na caçamba com um belo colchão de ar, saco de dormir e uns cobertores extras.
Assim economizo um pouco mais, afinal indo sozinho os custos ficam allllllltoooooooos.
Um abraço.
Marcelo J Manente
04/12/2012, 19:05
Dormir ma caminhonete??
Acho que não rola... Fiz um teste e só se eu deixar aberta a caçamba... Então não dá certo, pq se estiver muito frio complica. Melhor é montar barraca mesmo.
UM abraço.
Zé Leite,
blz, ficou ótimo o site da expedição. Aproveite !
Abraço,
joseleiteneto
07/12/2012, 00:42
Dormir ma caminhonete??
Acho que não rola... Fiz um teste e só se eu deixar aberta a caçamba... Então não dá certo, pq se estiver muito frio complica. Melhor é montar barraca mesmo.
UM abraço.
Por experiência, o carro vira uma geladeira no frio... Mas, se tiver um saco de dormir vai de boa.
Qual a sua altura? Se for baixinho rola dormir no banco traseiro da camionete...
Eu, após dirigir 12 ou15 horas, durmo até de cabeça para baixo pendurado pelo saco kkkkkkkkkkk
Por experiência, o carro vira uma geladeira no frio... Mas, se tiver um saco de dormir vai de boa.
Qual a sua altura? Se for baixinho rola dormir no banco traseiro da camionete...
Eu, após dirigir 12 ou15 horas, durmo até de cabeça para baixo pendurado pelo saco kkkkkkkkkkk
Numa coisa o Zé tem razão, o carro vira um freezer. Um bom saco de dormir, blusa e calça térmica dá pra suportar legal. Qdo viajo na camionete, só eu e a mulher, deito os bancos dianteiros, tiro os encostos de cabeça e durmo como se tivesse num 5 estrelas. Gosto de viajar e as vezes viro porque acho a noite melhor para viajar.
Marcelo J Manente
09/12/2012, 20:13
Allmigos,
Roteiro quase que fechado. Cortei quase toda a Carretera a não ser por uma entrada em Cochrane, Chile Chico em volta do lago General Carrera. Acho que é um lugar de beleza cênica enorme e não queria perder.
Aumentei os dias de "descanso" entre aspas por q a gente sempre inventa algo pra fazer, nem que seja um pequeno passeio a pé.
Quanto a hospedagem, só vou reservar para Ushuaia, pois vou estar lá bem na virada do Ano Novo. De resto, onde não tiver hotéis ficarei em campings.
A Ranger está 90% revisada, esta semana vou apenas trocar todo o fluido de freio, O cinto de segurança do motorista que está ruim e a válvula de ar quente que está vazando.
Estou finalizando os detalhes.
UM abraço
Projeto Patagonia 2012
Dia Data Cidades Km
2º 27/dez Rivera a Paysandu UR a Venado Tuerto 818
4º 29/dez San Antonio Oeste a Caleta Olivia 809
5º 30/dez Caleta Olivia a Rio Gallegos 707
6º 31/dez Rio Gallegos a Ushuaia 550
7º 01/jan Ushuaia – descanso 0
8º 02/jan Ushuaia – Passeios 100
9º 03/jan Ushuaia – descanso 0
10º 04/jan Ushuaia a puerto Natales 483
11º 05/jan Torres del Paine 200
12º 06/jan Torres del Paine – descanso 0
13º 07/jan Torres del Paine a El Calafate 312
14º 08/jan El Calafate geleiras 250
15º 09/jan El Calafate a Bajo Caracoles 495
16º 10/jan Bajo Caracoles a Chile Chico (via Cochrane) 367
17º 11/jan Chile Chico – descanso 0
18º 12/jan Chile Chico a Esquel 611
19º 13/jan Esquel a El bolson 163
20º 14/jan El Bolson – Passeio a Bariloche e arredores 200
21º 15/jan El Bolson – descanso 0
22º 16/jan El bolson a Junin de los Andes (sete lagos) 355
23º 17/jan Junin de los Andes a Buta Ranquil 480
24º 18/jan Buta Ranquil a Mendoza 577
25º 19/jan Mendoza – vinicolas 200
26º 20/jan Mendoza – descanso 0
27º 21/jan Mendoza a San Francisco 808
28º 22/jan San Francisco a Paso de Los Libres/Uruguaiana 568
29º 23/jan Uruguaina a Passo Fundo 569
30º 24/jan Passo Fundo a Curitiba 555
Kilometragem total estimada 12252
Caro xexelo, fiz um roteiro parecido com o seu em fev/2010, apenas que desci pela Cordilheira e subi pela Costa Atlântica (Ruta 3). Em abril deste ano fiz a parte norte indo de Bariloche a Mendoza.
Sugiro no teu roteiro o seguinte:
- no 19º dia saindo de Esquel podes ir fácil a Bariloche e só passar por El Bolsón. Mas se a idéia é mesmo descansar, e fugir da movimentada Bariloche, El Bolson é um belo lugar para alugar uma cabana e fazer uma parrilla (sugiro a Hosteria del Campo).
- no 20º dia se vc seguir em direção a ruta 7 lagos não necessita voltar a El Bolson. Siga ao norte, passe por Bariloche, Villa la Angostura, dê uma entrada na Villa Traful (vale mto a pena, acampei na beira do lago, sensacional), San Martin e finalmente Junin de los Andes( não deixe de conhecer o Parque Lanin, com vistas impressionantes do vulcão).
- de Junin para Mendoza, sugiro pernoite em Malargue (750 km), que é uma cidade melhor que Buta Ranquil (uma vilinha com pouquíssimos alojamentos e caros ocupados por funcionários das petroleiras). De Malargue vc está próximo de San Rafael e Mendoza.
Abraço e uma grande viagem. Sorte!
Pedro
Vai ser minha 1ª ida para essa região, agora em Dezembro também. Pelo que pesquisei, me parece que Bajo Caracoles é extremamente precário para pernoite (os colegas que já passaram pelo local poderão confirmar isso ou não). Eu me programei para sair de Calafate e dormir em Gobernador Gregores, para seguir viagem no outro dia. Ao chegar em Bajo Caracoles viro para o Paso Robalos e vou a Cochrane, depois vou a O"Higgins. E conforme o Netuno comentou, não precisa voltar para El Bolson, você pode deixar o dia de descanso em V. Angosturra ou San Martin. Eu irei dormir em Bariloche (na verdade nos arredores, no parque, não na cidade) e depois vou a San Martin.
azrael_rj
09/12/2012, 22:06
fpandur,
Bajo Caracoles é precário sim, só tem 1 hospedagem mas literalmente me salvou! A cidade de Perito Moreno não tinha uma única vaga sequer. Acontece que aquela região toda está em obras (rípio está acabando) e os funcionários lotam os hotéis. Veja que fiz o sentido contrário ao seu.
Mas essa precariedade rendeu algumas histórias: antes de dormir chutei 3 aranhas na parede, o banheiro (que não era privativo) tinha uns besouros e por aí vai... Mas se quiser tomar uma cerveja e gastar um portunhol pode valer a pena...
Marcelo J Manente
09/12/2012, 22:09
Caro xexelo, fiz um roteiro parecido com o seu em fev/2010, apenas que desci pela Cordilheira e subi pela Costa Atlântica (Ruta 3). Em abril deste ano fiz a parte norte indo de Bariloche a Mendoza.
Sugiro no teu roteiro o seguinte:
- no 19º dia saindo de Esquel podes ir fácil a Bariloche e só passar por El Bolsón. Mas se a idéia é mesmo descansar, e fugir da movimentada Bariloche, El Bolson é um belo lugar para alugar uma cabana e fazer uma parrilla (sugiro a Hosteria del Campo).
- no 20º dia se vc seguir em direção a ruta 7 lagos não necessita voltar a El Bolson. Siga ao norte, passe por Bariloche, Villa la Angostura, dê uma entrada na Villa Traful (vale mto a pena, acampei na beira do lago, sensacional), San Martin e finalmente Junin de los Andes( não deixe de conhecer o Parque Lanin, com vistas impressionantes do vulcão).
- de Junin para Mendoza, sugiro pernoite em Malargue (750 km), que é uma cidade melhor que Buta Ranquil (uma vilinha com pouquíssimos alojamentos e caros ocupados por funcionários das petroleiras). De Malargue vc está próximo de San Rafael e Mendoza.
Abraço e uma grande viagem. Sorte!
Pedro
Netuno,
19º dia - A ideia é essa mesmo, fugir da agitação de Bariloche e apenas passear por lá. Só que como estou sozinho, cabañas ficam proibitivas. Ou será albergue, ou camping.
20º dia - Acho que vou mudar mesmo, de El Bolson sigo para passar o dia fazendo passeios por Bariloche e arredores. Depois faço o dia de descanso em Angostura ou Traful.
Pensei em ficar em Buta Ranquil pq quero aproveitar bem a estrada, parar várias vezes pra tirar fotos e apreciar a paisagem. São apenas 480 Km, já Malargue, como vc disse, são 750...
MAs vou analisar e ver se tem algo interessante neste caminho pra depois fechar questão.
Se não me engano tem termas no caminho de Junin a Mendoza. Vc sabe alguma coisa?
Obrigado pelas dicas e um abraço.
Marcelo J Manente
09/12/2012, 22:16
fpandur,
Bajo Caracoles é precário sim, só tem 1 hospedagem mas literalmente me salvou! A cidade de Perito Moreno não tinha uma única vaga sequer. Acontece que aquela região toda está em obras (rípio está acabando) e os funcionários lotam os hotéis. Veja que fiz o sentido contrário ao seu.
Mas essa precariedade rendeu algumas histórias: antes de dormir chutei 3 aranhas na parede, o banheiro (que não era privativo) tinha uns besouros e por aí vai... Mas se quiser tomar uma cerveja e gastar um portunhol pode valer a pena...
Azrael,
Em Bajo Caracoles pretendo colocar em ação a minha barraca Quechua 2second 2+. Já ouvi falar muito mal da hospedaria de lá. Optei em ficar por lá pq ficaria uma pernada muito grande de rípio para um dia só.
AInda não fechei a rota, estou aberto a opiniões. Obrigado pela dica.
Um abraço e boa semana.
fpandur,
Tem local para acampar por lá ? No meu caso estarei acampando em 99% da viagem toda ... rs, rs, rs
azrael_rj
10/12/2012, 09:11
Senhores,
Não vi camping por lá, até pq não era meu foco por causa do casal que nos acompanhava. Mas, sinceramemte, foi ótimo! O frio não perdoa... seria muito perrengue para uma viagem só pois não tenho muita experiência com camping e a probabilidade de passar sufoco seria grande.
Um diferencial que tive na minha viagem é que andei a 120km/h no rípio, curvas alucinadas... foi um rali:euforico:
Ah, lembro de um casal que dorrmiu no carro lá, estacionado ao lado do "hostel". Mas foi meio selvagem, se me entendem... E quanto ao local, lhes digo que não foi o pior lugar que dormi
Senhores,
Não vi camping por lá, até pq não era meu foco por causa do casal que nos acompanhava. Mas, sinceramemte, foi ótimo! O frio não perdoa... seria muito perrengue para uma viagem só pois não tenho muita experiência com camping e a probabilidade de passar sufoco seria grande.
Um diferencial que tive na minha viagem é que andei a 120km/h no rípio, curvas alucinadas... foi um rali:euforico:
Ah, lembro de um casal que dorrmiu no carro lá, estacionado ao lado do "hostel". Mas foi meio selvagem, se me entendem... E quanto ao local, lhes digo que não foi o pior lugar que dormi
OK, grato pelo seu relato. No meu caso irei acampar em quase toda a viagem, assim não tenho que me preocupar com reserva de locais para dormir. Apenas em P. Natales que talvez fique num Hostel pois o local de camping lá parece ser muito pequeno e se estiver cheio quando chegarmos por lá, vamos para um Hostel. Acho que faltou eu me explicar melhor: em B. Caracoles não precisaria ser um camping organizado, já seria suficiente se tivesse uma área onde pode-se armar a barraca, como por exemplo algum terreno ao lado do Hostel ou algo assim. Embora não seja prioridade e não estaremos procurando por isso, estarei preparado para camping selvagem se for o caso.
Marcelo J Manente
10/12/2012, 22:07
OK, grato pelo seu relato. No meu caso irei acampar em quase toda a viagem, assim não tenho que me preocupar com reserva de locais para dormir. Apenas em P. Natales que talvez fique num Hostel pois o local de camping lá parece ser muito pequeno e se estiver cheio quando chegarmos por lá, vamos para um Hostel. Acho que faltou eu me explicar melhor: em B. Caracoles não precisaria ser um camping organizado, já seria suficiente se tivesse uma área onde pode-se armar a barraca, como por exemplo algum terreno ao lado do Hostel ou algo assim. Embora não seja prioridade e não estaremos procurando por isso, estarei preparado para camping selvagem se for o caso.
Fpandur,
Tem camping lá Bajo Caracoles. Veja esta foto que estou postando.
UM abraço.
384780
Fpandur,
Tem camping lá Bajo Caracoles. Veja esta foto que estou postando.
UM abraço.
Opa, ótima informação xexelo. Vou deixar essa opção "na manga" e dependendo do horário na ocasião esticarei o trajeto do dia até lá. Agora se eu estiver com o tempo mais curto, vou até Gobernador Gregores mesmo. Obrigado pela dica !
azrael_rj
10/12/2012, 23:22
Gente, não tem camping lá. Essa placa é a mesma da hospedagem que deve permitir que se fique próximo, já que espaço lá não falta. Lá tb tem placa de posto de gasolina...
Gente, não tem camping lá. Essa placa é a mesma da hospedagem que deve permitir que se fique próximo, já que espaço lá não falta. Lá tb tem placa de posto de gasolina...
Particularmente para mim isso já é suficiente, tendo um espaço próximo e que seja permitido acampar, sem problemas, não espero um camping organizado por lá, se até hospedagem já é um pouco complicado pelo que relatam, imagine um camping ... rs,
Marcelo J Manente
11/12/2012, 12:53
Realmente colegas, o camping de Bajo parece ser bem muquifa, como o hotel/hostel de lá.
Dá pra ver até o nome: Camping "Guesito" KKKKKK.
Se estiver ventando lá acho bom levar uns ferrinhos e cabos de barraca extra, fora o poeirão.
Vejam outra foto.
UM abraço.
384879
Realmente colegas, o camping de Bajo parece ser bem muquifa, como o hotel/hostel de lá.
Dá pra ver até o nome: Camping "Guesito" KKKKKK.
Se estiver ventando lá acho bom levar uns ferrinhos e cabos de barraca extra, fora o poeirão.
Vejam outra foto.
UM abraço.
eh, eh, eh, é verdade. Eu estou levando um jogo de specs que fiz com ferro de construção, 35 cm de comprimento, dica dada pelo gmilani aqui do Forum.
Newton Guerra
11/12/2012, 13:15
Se puderem fugir de Bajo Caracoles, fujam. Os caras vivem de explorar turistas. Os que tem algum problema então, exploram mais ainda. Os hermanos têm reclamado muito do dono do posto e da borracharia. São muitos relatos de preços abusivos e até roubos: Patagonia 4x4 Off Road Argentina • Ver Tema - robo en bajos caracoles (http://www.patagonia4x4.com.ar/phpbb3/viewtopic.php?f=1&t=46507)
Se gostarem de dirigir eu não vejo problema em seguir até Perito Moreno. Eu fui com minha esposa e dois filhos pequenos em 2007. Saímos de El Chaltén bem cedinho, passeamos pela Cueva de las Manos e seguimos viagem até Los Antiguos. E na época era quase tudo de rípio.
Abraços
Marcelo J Manente
11/12/2012, 13:44
Se puderem fugir de Bajo Caracoles, fujam. Os caras vivem de explorar turistas. Os que tem algum problema então, exploram mais ainda. Os hermanos têm reclamado muito do dono do posto e da borracharia. São muitos relatos de preços abusivos e até roubos: Patagonia 4x4 Off Road Argentina • Ver Tema - robo en bajos caracoles (http://www.patagonia4x4.com.ar/phpbb3/viewtopic.php?f=1&t=46507)
Se gostarem de dirigir eu não vejo problema em seguir até Perito Moreno. Eu fui com minha esposa e dois filhos pequenos em 2007. Saímos de El Chaltén bem cedinho, passeamos pela Cueva de las Manos e seguimos viagem até Los Antiguos. E na época era quase tudo de rípio.
Abraços
Ai Caramba,
Já estou mudando os planos... Ser roubado durante a noite não é nada agradável.
Vou fazer novos planos e ver se durmo em Gob. Gregores ou faço um camping selvagem.
Vamos ver.
UM abraço.
Abraços
Aí realmente já começa a complicar, desconforto e falta de estrutura é uma coisa, roubo já é bem diferente ... Em um dos relatos, um dos hermanos pelo que entendi citou para não parar na "gomeria" e ir para o camping El Huesito. De qualquer forma, vou continuar mantendo o plano original de dormir em Gobernador Gregores. Se estiver com tempo de seguir adiante, passo por Bajo e conforme fôr, faço um camping selvagem em algum local mais a frente e que esteja escondido da estrada, vi no GPS que há algumas estradas secundárias na região.
Fernando Lages
11/12/2012, 15:09
Uia :shock:
Mudança de planos, também planejo passar por lá sem nem olhar, vou falar com o pessoal pra escolher outra parada :-?
eh, eh, eh, todo mundo fugindo de lá ....
joseleiteneto
11/12/2012, 16:26
Xexelo, você será uma espécie de "batedor" para muitos desse forum, eu inclusive rsrsr.
Lembre-se de registrar tudo, pontos interessantes, cuidados, lugares a evitar, lugares de parada obrigatória e tudo mais.... Talvez faça essa expedição em Julho, talvez em Dezembro, seus relatos serão importantíssimos.
Nos mantenha informado acerca do andamento da expedição, se está tudo certo, se você está vivo... Todos nós sabemos os pequenos perigos dessa estrada, ainda mais quando se viaja sozinho. Você tem amigos aqui no forum, logo é necessário que dê notícias durante a expedição, ao menos um "Estou vivo, tudo certo"...
Que os Anjos, Deuses ou seja lá o que for lhe proteja dos perigos dessas estradas... Que sua expedição seja inesquecível (em virtude das alegrias).
Também passarei por lá provavelmente dia 31/12 ou 01/01, Estou indo de Grand Vitara, só eu e a esposa, tirei os bancos traseiros do carro, para dormir dentro, assim não perco tempo em montar acampamento e não sofro com o vento.
Se quiserem acompanhar, montei um blog, (meio amador ainda)
Expedição Austral (http://americafantastica.blogspot.com.br/)
Vou começar a atualizar assim que começar a viagem.
Tilapia, mesmo que vai dormir dentro do carro acho que tem estar preparado para o frio, já li relatos de que dormir no carro fica muito frio dentro, mais que se fosse de barraca, não sei se a massa metálica do carro "amplifica" a sensação de frio dentro ou o quê.
Me parece que teremos alguns aqui do Forum pela mesma região/cidade/local mais ou menos no mesmo período de dias, eu inclusive. Claro, contando que o planejamento siga minimamente o esperado ... rs, rs, rs Para o caso de alguém aqui do Forum cruzar comigo, estarei com uma Nissan Xterra, com bagageiro e faróis auxiliares encima. Da mesma forma, estarei atento as viaturas dos outros colegas: Grand Vitara (Tilapia), Ranger (Xexelo), Pathfinder (Fernando). Esses são os que eu lembro, que acabei vendo neste tópico e no outro que abri para minha viagem. Se tiver mais alguém indo para aqueles lados neste final de ano, diga por aqui com que carro estará, para facilitar uma possível identificação pelo caminho.
Seria uma agradável surpresa encontrar com alguns foristas na estrada. Quanto ao frio estarei indo preparado, com sacos de dormir apropriados e mais alguns cobertores.
Fernando Lages
11/12/2012, 19:15
Flavio, no meu grupo serão 4 Pathfinders, eram 6 mas o tempo já tirou 2 da expedição, uma está fazendo o motor e o outro arrepiou e vai de carona comigo
Poderíamos ter uma frequência de VHF para comunicação, será que funciona?
Seria uma agradável surpresa encontrar com alguns foristas na estrada. Quanto ao frio estarei indo preparado, com sacos de dormir apropriados e mais alguns cobertores.
Tilapia, OK quanto ao frio, creio que não terá problemas então. É que no processo de pesquisa para a viagem a gente acaba lendo um monte de informações, daí me lembrei dos relatos de quem dormiu no carro e resolvi compartilhar contigo, não sei se você já tinha lido algo a respeito. Nem sei se pegaremos tanto frio assim, mas achei por bem fazer o comentário. Tem também o lado de que muitas vezes não dá para saber o que é verdade e o que é exagero/valorização da coisas que a gente acaba lendo na Internet. ... rs, rs, rs. Por isso que procuro antes fazer uma "peneira" e depois pergunto tudo que posso aqui no Forum, pois acredito que ninguém por aqui teria essa intenção de valorizar certa situação, relatando como é realmente as situações em uma viagem desse tipo. Peguei (e continuando pegando) valiosas informações neste Forum, e espero que depois da viagem, possa também contribuir com os colegas.
Vejam a situação: moramos no Brasil, nos "conhecemos" apenas virtualmente pelo Forum e seria muito inusitado nos encontramos pessoalmente a alguns milhares de Km de distância do Brasil ... rs, rs, rs Mas que seria legal, isso seria, nem que for para um bate-papo rápido, até para trocarmos informações sobre a viagem, pois terá alguns indo num sentido e outros no sentido contrário.
Flavio, no meu grupo serão 4 Pathfinders, eram 6 mas o tempo já tirou 2 da expedição, uma está fazendo o motor e o outro arrepiou e vai de carona comigo
Poderíamos ter uma frequência de VHF para comunicação, será que funciona?
Fernando, o seu caso será bem mais fácil para identificar, não deve ter muitos comboios apenas de Pathfinders rodando por aí ... rs, rs, No meu caso, do Tilapia e do xexelo é um pouco mais difícil, pois estaremos sozinhos, em apenas uma viatura. Eu estarei com VHF na viatura, poderíamos combinar sim uma frequencia, mas o alcance ficará limitado de 20 a 40 Km, a depender do relevo e das antenas utilizadas. Mas acredito que seria útil quando eventualmente cruzar com alguém que achamos que é daqui, daí é fácil ter a confirmação, basta chamar no radio e qualquer coisa, é só voltar um pouquinho para nos conhecermos. Qual a frequencia que seu comboio estará, já decidiram isso ? Aqui na região costumamos utilizar 146.400 MHz
geovanih
11/12/2012, 20:14
Abraços
Tem opção de Gobernador Gregores também
Marcelo J Manente
11/12/2012, 21:03
Pessoal,
Diante dos relatos lidos estou mudando parte do roteiro. Vejam o que vcs acham
15º 06/jan El Calafate a Cochrane Chile 682
16º 07/jan Cochrane a Puerto Tranquilo a Chile chico 281
17º 08/jan Chile Chico - descanso 0
18º 09/jan Chile Chico a Esquel 611
19º 10/jan Esquel a El bolson 163
20º 11/jan El Bolson - Passeio a Bariloche - a V. Angustura 205
21º 12/jan Villa Angustura - descanso e visitas arredores 0
22º 13/jan Villa Angustura - Junin de Los Andes 150
23º 14/jan Junin de los Andes a Chos Malal 393
24º 15/jan Chos Malal a San Rafael 520
25º 16/jan San Rafael a Mendoza - Vinicolas 234
26º 17/jan Mendoza - descanso 0
Acho que está quase todo bem lapidado agora. Só falta desfrutar deste diamante...
UM abraço.
Caro xexelo, não fiz a entrada no Chile por Paso Roballos para Cochrane, mas pelos relatos acho que do jeison e tb do ramalho, o tramo depois de B. Caracoles é bastante isolado e o rípio não é lá essas coisas e tens que ver tb o horário de funcionamento das aduanas. Digo isso pois sair de El Calafate até Cochrane (680 km)pode não ser a melhor opção.
Na minha modesta opinião faria o seguinte (claro que vai te tomar mais um dia, mas...): De calafate, daria uma entrada em El Chaitén para conhecer o Cerro Fitz Roy (uma fantástica montanha de quase 4.000 m.s.n.m), se o tempo estiver limpo vale mto o visual. São 170 km pela ruta 23 de ótimo asfalto para ir e voltar até a ruta 40, e depois faria pernoite em Gob. Gregores. Aí no outro dia sim entraria no Chile via P. Robalos.
A idéia de fazer Junin a Chos Malal é boa, fiz isso em abril e daí fui a San Rafael (bela cidade). Em Chos Malal fiquei no Hotel Picun Ruca, não recordo o preço, mas não tive outra opção, porque é região de petroleiras e sempre estão cheios.
Vá em frente e faça uma ótima viagem. Sorte!
Abraço.
Pedro
Fernando Lages
11/12/2012, 22:53
Qual a velocidade que dá para fazer no rípio dessa região, sem correr riscos?
Li que a aduana de Paso Roballos funciona das 8 as 20 no inverno e das 8 as 22 hs no verão. Para quem vai em sentido contrário (saindo do Chile e entrando na Argentina) parece que precisa autorização em Coyhaique.
Fernando Lages
11/12/2012, 23:00
Unidad de Pasos Fronterizos - Gobierno de Chile (http://www.pasosfronterizos.gov.cl/complejos_pais.html)
Na minha modesta opinião faria o seguinte (claro que vai te tomar mais um dia, mas...): De calafate, daria uma entrada em El Chaitén para conhecer o Cerro Fitz Roy (uma fantástica montanha de quase 4.000 m.s.n.m), se o tempo estiver limpo vale mto o visual. São 170 km pela ruta 23 de ótimo asfalto para ir e voltar até a ruta 40, e depois faria pernoite em Gob. Gregores. Aí no outro dia sim entraria no Chile via P. Robalos.
Pedro
Apenas reforçando a idéia, é exatamente isso que vou fazer no meu roteiro. Saio de Calafate, passo em Chalten e no meio da tarde saio em direção a Gregores. Somente se o tempo estiver ruim ou algo que me impeça de ir em Chalten, é que eu iria passar direto, daí a alternativa seria seguir direto para B.Caracoles, sem passar por Gregores.
Qual a velocidade que dá para fazer no rípio dessa região, sem correr riscos?
Li que a aduana de Paso Roballos funciona das 8 as 20 no inverno e das 8 as 22 hs no verão. Para quem vai em sentido contrário (saindo do Chile e entrando na Argentina) parece que precisa autorização em Coyhaique.
Pelo que já li, dizem que 60Km/h é uma velocidade aceitável de se andar no ripio com segurança. Daqui alguns dias vamos descobrir se é por aí mesmo ou não .. rs
Newton Guerra
12/12/2012, 08:43
Pelo que já li, dizem que 60Km/h é uma velocidade aceitável de se andar no ripio com segurança. Daqui alguns dias vamos descobrir se é por aí mesmo ou não .. rs
60 km/h é uma boa velocidade. Mas depende muito de como está a estrada, costelas de vaca, etc...Confesso que em muitos trechos andei a quase 100 km/h.
Tem que tomar muito cuidado para não fazer movimentos bruscos no volante. O rípio não dá aderência, o carro "flutua".
Em muitos trechos, a pista é bem inclinada nas bordas para escoamento de água. Se andarmos nessa parte sem cuidado a chance de sair fora da estrada é grande. Muitos dos acidentes no rípio estão nesses trechos. Se o carro começar a sair o melhor a fazer é tirar o pé e deixar o carro seguir reto. Se sair da estrada e for só campo deixa sair. Se puxar o volante rapidamente de volta para a estrada existe a chance de capotar.
Outra coisa é baixar muito a velocidade se vier carro no sentido contrário. Pode quase parar mesmo! Assim evita-se pedradas no para-brisa.
Abraços
Caro xexelo, não fiz a entrada no Chile por Paso Roballos para Cochrane, mas pelos relatos acho que do jeison e tb do ramalho, o tramo depois de B. Caracoles é bastante isolado e o rípio não é lá essas coisas e tens que ver tb o horário de funcionamento das aduanas. Digo isso pois sair de El Calafate até Cochrane (680 km)pode não ser a melhor opção.
Xexelo, é o que o Pedro falou, ficará um dia bastante puxado.
Não sei como andam as obras do asfalto pela 40, se economizar um bom tempo nela talvez fique viável.
Agora, é um travessia muito bonita esta via Paso Robalos/Vale Chacabuco, vale ir curtindo.
Se for o caso, pare para dormir na Estância Chacabuco, se não me engano lá tem como acampar.
Abraços
...Confesso que em muitos trechos andei a quase 100 km/h
Tu anda se identificando demais com os Hermanos :mrgreen:
Abraço
Marcelo J Manente
12/12/2012, 13:53
Xexelo, é o que o Pedro falou, ficará um dia bastante puxado.
Não sei como andam as obras do asfalto pela 40, se economizar um bom tempo nela talvez fique viável.
Agora, é um travessia muito bonita esta via Paso Robalos/Vale Chacabuco, vale ir curtindo.
Se for o caso, pare para dormir na Estância Chacabuco, se não me engano lá tem como acampar.
Abraços
Jeison,
Não poder (ou querer) parar em Bajo Caracoles é que está sendo o problema. To pensando mesmo em um camping selvagem em algum canto. Ou talvez pedir a gentileza de acampar perto da aduana chilena ou argentina. Quem sabe na estancia como vc falou.
Os colegas que foram de Niva chegaram bem tarde na aduana e os guardas até cederam um quarto pra eles. Vejam no link abaixo, bem no final do relato:
Las Tierras Australes: 10/Jan. - Cueva de Las Manos (http://lastierrasaustrales.blogspot.com.br/2011/02/10jan-cueva-de-las-manos.html)
Vamos pensando e uma hora sai a resposta mais correta para esses entraves.
UM abraço.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 14:13
Pessoal,
Acho que achei um local interessante no caminho entre Bajo CAracoles e a Fronteira por passo Robalos tem o lago Columna. Depois de uma ponte nas coordenadas Latitude 47°11'57.94"S e longitude 71°38'35.05"O, parece haver uma estradinha a direita de quem vai para o Chile, que vai até a beira do lago.
Parece ser uma boa pedida para um acampamento.
Ops, olhando melhor, parece que tem uma casa ali...
Um abraço.
Camping selvagem é muito bacana.
Abs
hrodrigues
12/12/2012, 15:37
Pessoal,
Acho que achei um local interessante no caminho entre Bajo CAracoles e a Fronteira por passo Robalos tem o lago Columna. Depois de uma ponte nas coordenadas Latitude 47°11'57.94"S e longitude 71°38'35.05"O, parece haver uma estradinha a direita de quem vai para o Chile, que vai até a beira do lago.
Parece ser uma boa pedida para um acampamento.
Um abraço.
Xexelo,
Fuja de Bajo Caracoles, é terra de malrboro.
Nas aduanas acho que não teria maiores problemas para acampar. São muito amigáveis e gostam de um bom papo.
Lugar, tem de sobra. Veja foto:
385116
E isso é bom ou ruim ?! rs, rs, rs
Tem uma casa ali mesmo, aliás, são 2 construções. Se for terra particular, teria que pedir autorização para acampar na beira do lago. No meu caso como quero passar na Cueva de los Manos antes de ir para Cochrane, estou procurando no Maps possíveis locais já no caminho para a Cueva, caso eu decida no dia ir adiante e não parar em G. Gregores.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 17:04
Tem uma casa ali mesmo, aliás, são 2 construções. Se for terra particular, teria que pedir autorização para acampar na beira do lago. No meu caso como quero passar na Cueva de los Manos antes de ir para Cochrane, estou procurando no Maps possíveis locais já no caminho para a Cueva, caso eu decida no dia ir adiante e não parar em G. Gregores.
Boa pergunta...
Pode ser bom, se deixarem acampar e pode ser ruim se não puder...
Mas tbm tem o seguinte, o sol se pôe bem mais tarde lá por aqueles lados não é?
Intaum, talvez de pra esticar até Cochrane, mas não vou apostar nisso, vou acampar no caminho com certeza.
Antes um pouco deste lago tbm tem uma estancia a beira do rio. Quem sabe eles não deixam ficar por lá tbm.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 17:05
Boa pergunta...
Pode ser bom, se deixarem acampar e pode ser ruim se não puder...
Mas tbm tem o seguinte, o sol se pôe bem mais tarde lá por aqueles lados não é?
Intaum, talvez de pra esticar até Cochrane, mas não vou apostar nisso, vou acampar no caminho com certeza.
Antes um pouco deste lago tbm tem uma estancia a beira do rio. Quem sabe eles não deixam ficar por lá tbm.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 17:16
Pessoal,
Gostaria de pedir que todos colocassem as suas datas previstas de saida para ver se nos cruzamos nas estradas da vida lá pela Patagônia.
Eu devo sair ou dia 23 e mais provável que seja dia 26/12.
Vamos colocando as datas abaixo da minha colegas.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 17:18
Pessoal,
Gostaria de pedir que todos colocassem as suas datas previstas de saida para ver se nos cruzamos nas estradas da vida lá pela Patagônia.
Marcelo J Manente
12/12/2012, 17:19
Pessoal,
Eu estou saindo dia 23/12, saio de Rio do Sul-SC, se alguém quiser me acompanhar, segue o link do meu trajeto:Expedição Austral (http://americafantastica.blogspot.com.br/)
Ney_Niteroi II
13/12/2012, 14:01
Prezados,
No dia 12de janeiro embarcarei com a esposa eminhas 2 filhas (7 anos e 2 anos) para Buenos Aires.
Em BuenosAires alugaremos um carro (4x2) e desceremos até El Calafate.
O roteiroinicialmente planejado é o seguinte:
1º/2º dias: Deslocamento de Buenos Aires <>El Bolson (1.600Km)
3º/4º/5º/6º dias: El Bolson/Bariloche e arredores.
7º/8º dias: Deslocamento El Bolson <>El Calafate (1.300Km)
9º/10º/11º/12º/13º dias: El Calafate/el Chalten e arredores
14º/15ºdias: Deslocamento El Calafate<>El Bolsón (1.300Km)
16ºdia: El Bolsón (1.300Km)
17º/18º dias:Deslocamento El Bolsón<>Buenos Aires (1.600Km)
Gostaria desaber como está a Ruta 40 entre El Bolson e El Calafate. Sei que tem poucospontos de abastecimento e a estrada é precária e deserta.
Inicialmentepenso em sair bem cedo de El Bolson e pernoitar em Perito Moreno.
Entre PeritoMoreno e El Calafate ouvi falar que é um grande deserto... preciso levargasolina extra?? Estou pensando em comprar um estepe extra assim que chegar emBuenos Aires...
Gostaria dassugestões e opiniões dos amigos.
Sempre façoeste tipo de viagem aqui pelo Brasil e no meu ; mas como tenho apenas vintedias de férias, vou ter que encurtar a distancia fazendo parte da viagem de avião,e por conta disso vamos alugar um 4x2, pois o aluguel do 4x4 é proibitivo....
Abraços
Ney (Niterói – Hilux SW4 Japa)
Prezados,
No dia 12de janeiro embarcarei com a esposa eminhas 2 filhas (7 anos e 2 anos) para Buenos Aires.
Em BuenosAires alugaremos um carro (4x2) e desceremos até El Calafate.
O roteiroinicialmente planejado é o seguinte:
1º/2º dias: Deslocamento de Buenos Aires <>El Bolson (1.600Km)
3º/4º/5º/6º dias: El Bolson/Bariloche e arredores.
7º/8º dias: Deslocamento El Bolson <>El Calafate (1.300Km)
9º/10º/11º/12º/13º dias: El Calafate/el Chalten e arredores
14º/15ºdias: Deslocamento El Calafate<>El Bolsón (1.300Km)
16ºdia: El Bolsón (1.300Km)
17º/18º dias:Deslocamento El Bolsón<>Buenos Aires (1.600Km)
Gostaria desaber como está a Ruta 40 entre El Bolson e El Calafate. Sei que tem poucospontos de abastecimento e a estrada é precária e deserta.
Inicialmentepenso em sair bem cedo de El Bolson e pernoitar em Perito Moreno.
Entre PeritoMoreno e El Calafate ouvi falar que é um grande deserto... preciso levargasolina extra?? Estou pensando em comprar um estepe extra assim que chegar emBuenos Aires...
Gostaria dassugestões e opiniões dos amigos.
Sempre façoeste tipo de viagem aqui pelo Brasil e no meu ; mas como tenho apenas vintedias de férias, vou ter que encurtar a distancia fazendo parte da viagem de avião,e por conta disso vamos alugar um 4x2, pois o aluguel do 4x4 é proibitivo....
Abraços
Ney (Niterói – Hilux SW4 Japa)
Ney, bão?
Também não sei como está atualmente o estado da 40 por aquelas bandas, mas independente disso acho que vale levar combustível extra sim, pra garantir.
A não ser que a autonomia da viatura que pegará seja muuuuuuito boa.
A última vez que estive pelas bandas foi em 2010, tinham muitas obras de asfaltamento pela região.
Sorte no planejamento
Abraços
Saio em 20/12, antecipei a saída em 1 dia em relação ao previsto inicialmente.
Fernando Lages
13/12/2012, 16:01
Mais ou menos assim:
21 a 23/12 - Porto Alegre - Puerto Madryn
24/12 - Puerto Madryn
25 a 27/12 - Puerto Madryn - Ushuaia
28 e 29/12 - Ushuaia
30/12 - Ushuaia - Puerto Natales
31/12 - Torres del Paine
01/01 - Puerto Natales - El Calafate
02/01 - El Calafate
03/01 - El Chaltén
04/01 - El Chaltén - ?
05/01 - ? - Cochrane
06 a 08/01 - Cochrane - Bariloche
09/01 - Bariloche
10 a 12/01 - Bariloche - Porto Alegre
Fernando Lages
13/12/2012, 16:48
Mais ou menos assim:
21 a 23/12 - Porto Alegre - Puerto Madryn
24/12 - Puerto Madryn
25 a 27/12 - Puerto Madryn - Ushuaia
28 e 29/12 - Ushuaia
30/12 - Ushuaia - Puerto Natales
31/12 - Torres del Paine
01/01 - Puerto Natales - El Calafate
02/01 - El Calafate
03/01 - El Chaltén
04/01 - El Chaltén - ?
05/01 - ? - Cochrane
06 a 08/01 - Cochrane - Bariloche
09/01 - Bariloche
10 a 12/01 - Bariloche - Porto Alegre
Meu roteiro é mais ou menos esse:
20 a 23/12: Pres. Prudente – Puerto Piramides
24/12: Peninsula Valdes
25 a 28/12: Rawson - Ushuaia
29 a 31/01: Ushuaia
01/01: Ushuaia – P. Natales
02 a 03/01: Torres Del Paine
04 a 06/01: El Calafate
07 a 08/01: El Calafate – Cochrane
09 a 14/01: Carretera (O’ Higgins a Futaleufu) – Pque. Los Alerces
15 a 16/01: Pque. Los Alerces – Bariloche – San Martin
16 a 20/01: San Martin – Pres. Prudente
Ney_Niteroi II
13/12/2012, 17:19
Prezado Fernando Lages,
voce vai acampar ou ficar em pousada (Calafate/Chalten/Bariloche)?
se for ficar em pousada, ja tem ideia dos precos? tem alguma boa e barata para indicar?
abs!
Ney
Fernando Lages
13/12/2012, 18:02
O plano é acampar, mas se aparecer alguma pousada BBB a gente fica. Não fizemos grandes levantamentos, mas tem alguns hotéis listados nos sites:
Vacaciones de verano 2013 en la Patagonia austral - Welcome Argentina (http://www.welcomeargentina.com/austral/)
Hoteles de Provincia hoteles | Argentina.com :: Internet Gratis, e-Mail, Turismo, (http://argentina.com/buscHotelCiud/prov_id/20/hoteles.html)
Verano 2013 en la Patagonia austral - Welcome Chile (http://www.welcomechile.com/austral/)
Ney_Niteroi II
13/12/2012, 18:03
para quem vai para Argentina, segue um link util:
Verano 2013 en Argentina - Hoteles y Turismo en Welcome Argentina (http://www.welcomeargentina.com/)
Abracos
Bao, vou dar uma ultima dica.. se é que se pode chamar de dica....
Eu vi que todo mundo por aqui "planejou" as coisas, ok, mas na verdade é só um planejamento, não pode virar regra a se seguir a risca, senao perde a graça!!!
Se estiver em duvida de um local, ande mais, e mais, até achar um local que lhe agrade!!! E, ao encontrar um local "único" aquele local que realmente comove vc FIQUE MAIS UM DIA, OU DOIS!!!!
Geralmente acomodaçao não é problema, sempre tem um lugar pra ficar, se um hotel /pousada não tem vaga... outro tem!!!! Acampando é a mesma coisa, tem bastante camping na argentina e no chile, fique num que lhe agrade!!!! a beira dos lagos, dos rios.....
Bao, ja foi falado tudo por aqui, deselho-lhes uma Ótima aventura, sempre com prudencia, nao há o que errar, é um passeião!!! não faça nada que não faria por aqui, não dirija com sono, nem abuse da velocidade, carro em ordem e documentos em dia, será uma trip que vc's nao vao esquecer nunca!!!! MUITAS FOTOS E relatos ok
SORTE!!!!
joseleiteneto
17/12/2012, 02:52
Planejamento é foda...
Nunca tinha planejado viagem nenhuma, e sempre deu tudo certo....
Na única viagem que me preocupo com planejamento fura tudo. Não planejo mais nada, nem o dia de amanhã.
Offtopic para os amigos:
PASSEI NA PORRA DA OAB. CHUPA FGV CANALHA!!! 51 PONTOS... COMO SE COMEMORA? 51 COMBINA COM O QUE? CACHAÇA!!!
Sábado parto para Arica- Chile...
Marcelo J Manente
17/12/2012, 07:09
Planejamento é foda...
Nunca tinha planejado viagem nenhuma, e sempre deu tudo certo....
Na única viagem que me preocupo com planejamento fura tudo. Não planejo mais nada, nem o dia de amanhã.
Offtopic para os amigos:
PASSEI NA PORRA DA OAB. CHUPA FGV CANALHA!!! 51 PONTOS... COMO SE COMEMORA? 51 COMBINA COM O QUE? CACHAÇA!!!
Sábado parto para Arica- Chile...
Parabéns advogado,
Agora com alvará de funcionamento kkkkk...
-x-x-x-x-
Agora, planejamento:
Eu vou tentar seguir o meu planejamento, se der... Claro que, como vou sozinho, não tem muito problema em fugir um pouco dos planos.
UM abraço.
francaclayton
17/12/2012, 07:58
Parabéns advogado,
-x-x-x-x-
Agora, planejamento:
Eu vou tentar seguir o meu planejamento, se der... Claro que, como vou sozinho, não tem muito problema em fugir um pouco dos planos.
UM abraço.
Planejamento a parte... mas pra mim tb é mais ou menos assim, planejo tudo e na hora H alguma coisa aparece pra interromper... foi asim em 2011 e repetiu-se agora em 2012... nao planejo mais essa viagem na hora q der fui.....
[]
joseleiteneto
17/12/2012, 13:43
Parabéns advogado,
-x-x-x-x-
Agora, planejamento:
UM abraço.
Vai na "tora", assim é mais legal...
Marcelo J Manente
17/12/2012, 21:29
Já consegui a autorização de entrada no Uruguai para a caminhonete que não está em meu nome.
Cada país tem o seu preço para o tramite aqui em Curitiba.
Vejam os preços:
Uruguai R$ 87,00
Argentina R$ 126,00
Chile R$ 28,00
Coitado do Chile, seu consulado honorário aqui em CWB é um muquifo, uma sala comercial minuscula feia e suja. Acho que um pais como aquele merecia um consulado melhorzinho.
Como já tinha falado, terei de trocar os pneus. Os dois da frente achei q estariam bem, mas um deles está rachado em uma das ranhuras em toda a circunferência (Maxxis, esse eu não compro mais). Não dá pra comprar apenas um pra colocar na frente então terei de trocar os dois.
Os de trás... São bs Colway de uns 5 a 6 anos atras. Se fosse um pneus normais eu nem ficaria preocupado, mas como são remold e somados a idade... :-(
Obtive resposta de Rivera, Uruguai, para o preço de pneus Hankook 235/75 r15 por R$ 375,00. Aqui no Brasil achei os mesmos por 480 reales.
Então acho que um pneu menos conhecido pode ser ainda mais barato. Vou ver os General Tire, Timberline, Kuhmo. Alguma outra sugestão?
UM abraço.
Marcelo J Manente
18/12/2012, 08:35
Amigos,
Estou em dúvida:
Será que levo meu notebook Philco basiquinho pra me conectar a net e mandar relatos pro Brasil e até bater um papo no Skype ou ao passar no Uruguai eu compro um tablet basicão tbm?
Um abraço.
Marcelo, nem Notebook nem tablet, se desligue do mundão o máximo que puder e curte a estrada.
Só opinião.
Abraços
Marcelo J Manente
19/12/2012, 13:39
Galera,
Agora estou documentado.
Tenho as 3 autorizações em mãos. Segue as fotos abaixo.
Pergunta aos experts: Quantas cópias de cada devo levar? Uma para cada fronteira a atravessar?
Um abraço.386158386157386156
Marcelo, nem Notebook nem tablet, se desligue do mundão o máximo que puder e curte a estrada.
Só opinião.
Abraços
:palmas::palmas::palmas:
Informação importante para quem vai viajar para Argentina.
Nieva en Las Leas y cerraron el Paso Pehuenche - sitioandino (http://www.sitioandino.com/nota/62160-nieva-en-las-lenas-y-cerraron-el-paso-pehuenche/)
Fernando Lages
19/12/2012, 18:34
Pandur, não chegamos a combinar a frequencia do comboio, mas podemos utilizar a 146.400 MHz se não estiver ocupada por lá!
Pandur, não chegamos a combinar a frequencia do comboio, mas podemos utilizar a 146.400 MHz se não estiver ocupada por lá!
Fechado amigo, caso esteja ocupado vamos para 146.300, se estiver ocupado também, baixamos para 146.200 ... rs, rs Estou terminando de carregando de carregar a viatura, saio nesta 5ª de madrugada, abraços e boa viagem para todos nós !!
Fernando Lages
19/12/2012, 18:44
Ok, boa viagem para todos! Amanhã começo eu a colocar as tralhas na viatura!
Ok, boa viagem para todos! Amanhã começo eu a colocar as tralhas na viatura!
Rapaz, tem que quebrar a cabeça para fazer caber tudo, ainda mais que aqui somos em 5 ....
Abraços, ainda tentando encaixar tudo na viatura ... rs, rs, rs
IAKIM RANGER
19/12/2012, 21:09
Potz queu parelho....
Acabo de descobrir um baita empecilho para a minha viajem... O documento da Ranger esta em nome de minha mãe e outros!!!!!!!
Não consta o meu nome como outros no CRLV!!!!!!!!!!!!!
Car@#$%&*, liguei pro consulado e como não aparece meu nome teria de ter autorização de minha mãe para podewr viajar com a Ranger......... Pra piorar um pouco a Po$%#@ do Detran daqui disse que não fornece a cópia do processo de transferencia pq o arquivo daquela mer#@ foi inundado numa tempestade recente.....
E agora???? Preciso de toda a ajuda possivel no momento.
Abraços desanimados.
Olá prof xexelo
Tambem sou professor e tenho acompanhado sua saga que mais parece uma novela mexicana (RSRSRS), aqui no fórum.Muita sorte e fé em Deus ,desiste não, somos muitos torcendo por ti. A vá e na volta escreva um livro.Fique com deus ,você e a turma.
Marcelo J Manente
19/12/2012, 22:57
Galera vou compilar umas perguntas não respondidas.
Quem sabe alguem saiba algo ou possa dar uma opinião.
-x-x-x-x-
Obtive resposta de Rivera, Uruguai, para o preço de pneus Hankook 235/75 r15 por R$ 375,00. Aqui no Brasil achei os mesmos por 480 reales.
Então acho que um pneu menos conhecido pode ser ainda mais barato. Vou ver os General Tire, Timberline, Kuhmo. Alguma outra sugestão?
-x-x-x-x-
Pergunta aos experts: Quantas cópias de cada autorização de circulação devo levar? Uma para cada fronteira a atravessar?
-x-x-x-x-
Alguns já responderam essa, mas o fato é que tenho de manter contato pois está todo mundo preocupado pelo fato de eu ter q viajar sozinho:
Será que levo meu notebook Philco basiquinho pra me conectar a net e mandar relatos pro Brasil e até bater um papo no Skype ou ao passar no Uruguai eu compro um tablet basicão tbm?
-x-x-x-x-x-
Um abraço e boa noite.
geovanih
19/12/2012, 22:58
:palmas::palmas::palmas:
Apoio a ideia, mas sempre é bom ter um computador.
Para ir copiando as fotos, salvando alguma informação da viagem, e para internet ... que tem muitas funções
etc
geovanih
19/12/2012, 23:06
marcelo
postamos quase simultâneos, não tava entendendo :lol:
Diria para ficar com seu note
1 - Eu tenho 1, e não tem espaço pra salvar nada. Dai vai ter que levar um hd externo junto
2- use essa grana para coisas melhores na viagem
Boa viagem!
Geovani
Edit: Ué, tinha um post do marcelo aqui
Apoio a ideia, mas sempre é bom ter um computador.
Para ir copiando as fotos, salvando alguma informação da viagem, e para internet ... que tem muitas funções
etc
Também faço backup das fotos regularmente e salvo em HD externo.
Quando digo para se desligar é para não ficar se preocupando com quem fica, é pra relaxar e curtir, mas é sempre bom ter uma ferramenta dessas à mão para algum imprevisto.
Ano passado mesmo resolvi algumas coisas pela net quando tive que encomendar o vidro da viatura na AR.
As autorizações não sei dizer, nunca usei.
Mas pra prevenir, levaria uma cópia para cada fronteira prevista, peque por excesso.
Xexelo, e o coração, a mil?
Abraços
Marcelo J Manente
20/12/2012, 18:44
Também faço backup das fotos regularmente e salvo em HD externo.
Quando digo para se desligar é para não ficar se preocupando com quem fica, é pra relaxar e curtir, mas é sempre bom ter uma ferramenta dessas à mão para algum imprevisto.
Ano passado mesmo resolvi algumas coisas pela net quando tive que encomendar o vidro da viatura na AR.
As autorizações não sei dizer, nunca usei.
Mas pra prevenir, levaria uma cópia para cada fronteira prevista, peque por excesso.
Xexelo, e o coração, a mil?
Abraços
FAlou Jeison,
Coração a mil mesmo. Ando até acordando mais cedo de ansiedade, tipo 4 da manhã, sem conseguir dormir depois.
Só estou achando que estou levando muita roupa... 2 malas por enquanto.
Bueno, deixa eu pensar... 2 entradas no Uruguai (talvez), 4 na Argentina, 3 no Chile... Acho que é isso.
Será q eles aceitam cópia não autenticada???
Pelos meus cálculos devo entrar uma vez no UR, em seguida na AR, de Rio Gallegos a Ushuaia, entro no Chile e depois na Argentina de novo, ao voltar entro no Chile de novo, mais tarde entro na Argentina ao ir a El Calafate. Depois entro no Chile de novo pra ir a Chile Chico, em seguida entro de novo na Argentina e depois ou vou pro Brasil ou volto pelo Uruguai de novo... Ufa...
UM abraço.
Marcelo, creio eu que para arquivo nas aduanas serve cópia normal.
Mas é como disse, não conheço o procedimento.
Abraços
joseleiteneto
28/12/2012, 02:12
Bem, minha pequena expedição já acabou... Saí dia 22 de dezembro, fui até Arica-Chile e já estou em casa (Dia 27, cheguei às 20:00).
Infelizmente tive muita raiva com uma integrante desequilibrada do grupo... O estopim foi a dita cuja me ofender sem mais nem menos em Arica, sem motivo nenhum... Os amigos já haviam me avisado que teria problemas, não ouvi, me lasquei...
Em plena véspera de natal tive que ouvir um monte de besteiras, sem reagir para não perder a razão... Simplesmente peguei uma garrafa de pisco com outro integrante da viagem (um bom amigo) e viramos bebendo na beira da praia...
Conclusão: Saímos somente nós dois na madrugada do dia 26 e voltamos para casa... Simplesmente deixamos o "problema" em Arica, foi o melhor a se fazer. Em nenhum momento perdi a cabeça, mas que ela volte volte de ônibus, assim terá muito tempo para pensar nas besteiras que fez e falou...
Creio que estou cansado desse tipo de expedição, essa última foi para quebrar tudo. Viajo para relaxar, apreciar a paisagem, e não para ter raiva... E olha que para me fazerem "desgostar" de uma viagem é algo muito difícil, nunca tinha acontecido.
Penso em dar uma parada por alguns anos, passarei a fazer turismo pelo Brasil, com aqueles pacotes de viagem super pacatos, típico de turistas cagões (No bom sentido, que buscam DESCANSAR, em vez de passar raiva nessas expedições malucas)...
Minha viagem foi uma merda, meu natal pior ainda...
Espero do fundo do coração que a expedição do nosso amigo xexelo seja completamente o INVERSO da minha... Tenho certeza que ele escolheu bem seu companheiro de viagem e está aproveitando ótimos momentos na companhia de bons amigos.
Putz, que pena Ze.
Coisas da vida, faz parte.
Desanima não.
Abs
Alguns já responderam essa, mas o fato é que tenho de manter contato pois está todo mundo preocupado pelo fato de eu ter q viajar sozinho:
-x-x-x-x-x-
Um abraço e boa noite.
Marcelo, se ja tem o note, ta respondido. Manter o pessoal informado é importante sim, deixa a familia mais tranquila e mata nossa curiosidade hehehehe.
Abrc.
Marcus Novellino
31/12/2012, 21:58
OLá PEssoal..estou chegando agora neste tópico..o engraçado é que agora estou começando a planejar de viajar até o Ushuaia de Niva..tenho um 1991. Estou lendo os tópicos (estou na pagina 11) mas dei um pulo aqui na última página a fim de ver o que esta história levou e percebo que ainda está em andamento as idéias. É Zé..é aquele velha frase: Lidar com ser humano é f... (sem querer generalizar) e ainda aquele outro ditado: Quanto mais eu conheço as pessoas, mas eu gosto dos meus cães"..mas enfim é isso aí. Meu objetivo na viagem, incluí uma trilha no Parque Torres del Paine, uma ascensão ao Aconcágua e por fim a trilha de Machu Picchu, porque eu amo montanhismo. Mas, seria muito bom, pelo menos na ida, perfazer junto os caminhos comuns. Bom gente, vou continuar acompanhando vocês, um Feliz Ano Novo para todos e que o projeto de vida de cada um se realize. Abração.
Marcus Novellino
04/01/2013, 13:52
Oi...este tópico foi abandonado??????
hugorangel
04/01/2013, 14:41
E aí Marcelo, como vão as coisas? Andei viajando mas já estou de volta, acompanhando o tópico pra ver as notícias. Grande abraço e boa viagem.
Hugo.
Oi...este tópico foi abandonado??????
Opa, ele abriu um tópico na área "Relatos de Viagem", segue link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a.html
Abraços
hugorangel
04/01/2013, 16:53
Valeu Jeison.
Abraços.
Hugo.
azrael_rj
26/01/2013, 00:45
kd a galera?
EvandroES
07/02/2013, 17:08
Bem pessoal, depois de um bom tempo fora e sem computador, estou de volta e espero as novidades...
Abraços.
kd a galera?
Bem pessoal, depois de um bom tempo fora e sem computador, estou de volta e espero as novidades...
Abraços.
:rally:
Ele já foi e já voltou:
Opa, ele abriu um tópico na área "Relatos de Viagem", segue link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/113822-curitiba-ushuaia-2012-2013-a.html
Abraços
EvandroES
07/02/2013, 19:02
Valeu Jeison, só depois me liguei que tinha aberto outro tópico. Obrigado.
Abraços.
Marcelo J Manente
22/02/2013, 17:15
Pessoal,
Fazendo as contas de minha viajem deu mais ou menos isso:
Viajei por 31 dias e rodei 11 mil Km. Hospedagem eu não fiz média, mas pegando pelo maior preço e pelo menor acredito que dentro da Argentina pode-se gastar entre 300 a 450 pesos por noite em quarto duplo. Até se acha preços menores, mas é difícil achar vagas neles e não posso falar nada quanto a qualidade.
O valor de alimentação é bem salgado tbm. Todos os restaurantes cobram preços bem acima dos cobrados no Brasil. Calculo uns 120 pesos por dia se quiser comer bem, e uns 80 se apenas comprar comida nos mercados e comer umas empanadas na janta.
Fazendo as contas por cima, para 30 dias, sem contar com presentinhos e sem contar com o custo de conserto da Ranger que tive, para duas pessoas:
Uns R$ 4,200,00 de hospedagem (2100 cada pessoa a preço médio de 350 pesos o quarto doble)
Uns R$ 1.500,00 de alimentação (120 por dia, dá pra gastar menos)
Uns R$ 3.000,00 de Diesel (leve sempre galão e abasteça ele antes de sair da Terra do Fogo, é bem mais barato)
Uns R$ 1.000,00 de pedágios, ferryboat, entradas de parques, passeios de barco etc.
2100+1500+1500+500= 5600
Então, da uns 5 mil e 600 reales por pessoa.
É bom ter uma sobra pra emergências, então calcular 6,5 mil para cada um é mais seguro. Como minha mãe costumava dizer: é sempre melhor que sobre do que falte.
Pela minha experiencia vale muito a pena levar uns dólares para lá. Eu levei mil e me arrependi de não ter levado mais. O cambio paralelo de dólar na Argentina estava 7,4 pesos por 1 dólar (em janeiro). Eu só consegui 5,5 por 1 e mesmo assim leva-se vantagens em relação ao cambio do Brasil.
Para fazer a troca sempre pergunte ao recepcionista do hotel/albergue etc se ele sabe de alguém que troque dólares e eles conseguem que um cara vá no hotel fazer esta "gentileza". Não saia na rua atras disso. E muito cuidado, não deixem dinheiro no hotel a menos que seja em um cofre na recepção. Meu tio foi tungado em 800 dolares num hotelzinho barato de Nagoya, O Gran Hotel. Não se hospedem por lá.
Levei 3 mil Reais tbm e acabei voltando com 1500. É bem mais difícil de cambiar Reais, Apesar de que, se achar quem faça o cambio vc provavelmente tbm sairá ganhando em relação ao Brasil.
Achamos um argentino que ia passar as férias no Brasil que nos comprou 2 mil reais ao cambio de 2,6 P por R. Na época no Brasil estava a 2,33 por real.
Tbm é bom vc levar uns 200 pesos já do Brasil pois as vezes é complicado de achar quem troque dinheiro.
Na Argentina para se fazer câmbio nas lojas especializadas nisso, tem que estar obrigatoriamente com o passaporte. No Chile não, é só levar o dinheiro e trocar.
Façam como eu, vão comprando dólares enquanto ele está mais baixo e depois levem na viajem.
Quanto a cartões. Meu tio teve muiiiiiiita dificuldade em fazer retiradas de pesos nos bancos e pagamentos em geral com o cartão Visa plus na Argentina (no Chile não), portanto sugiro que vcs levem cartões Mastercard (Cirrus escrito atrás).
Eu levei este cartão e todos os lugares que eu precisei retirar dinheiro do banco, pagar despesas com o cartão em lojas, mercados etc, não tive quase nenhum problema.
UM abraço e boa sorte a todos os expedicionários.
sandro_ventania
24/02/2013, 19:05
Valeu Xexelo, essas dicas ajudam muita gente!!
Marcelo J Manente
03/03/2013, 09:56
Pessoal,
O FPandur postou esta msg no tópico de relatos e acho que aqui ele fica melhor: no planejamento.
-x-x-x-x-x-x-x-x-
Rodei 15000 Km em 32 dias de viagem, os custos ficaram assim, aproximadamente:
- Hospedagem: R$ 2700
- Alimentação: R$ 3900
- Deslocamento: Diesel = R$ 4600 ; Pedagios/Ferryboat = R$ 300
- Passeios = entrada de parques/contratação de passeios/etc = R$ 4100
- Diversos = lembranças/vinhos/queijos/etc = R$ 980
Algumas observações:
- viajamos em 5 pessoas, todos pagando como adultos em hospedagens e na maioria dos passeios. Os valores acima já são totais
- não estou contando nesses valores a troca de óleo que fiz nem o pneu extra que tive que comprar no Chile
- os valores contam também a parte do Brasil, ou seja, é o total que gastei desde que sai de casa até chegar novamente.
- hospedagem: imensa maioria em campings, só ficamos em hotel 1 vez na Argentina, 1 no Chile e 2 no Brasil.
- alimentação: na maioria das vezes compramos mantimentos no mercado e cozinhamos nos campings. Em geral isso era na janta, no almoço preparávamos lanches ou comprávamos empanadas ou alguma outra coisa no trajeto. Mas teve algumas refeições em restaurantes também, o mais caro foi em Ushuaia quando comemos a Centolla (ficou uns R$ 350 tudo nessa refeição).
- diesel: o consumo foi bem maior que eu esperava, talvez poque o carro estava muito carregado. A lotação de pessoas era a máxima, o porta-malas estava abarrotado, além da carga no bagageiro de teto (estepe extra, galão, material da cozinha, etc).
- esses valores são considerando uma cotação mais alta do peso, pois comprei uma parte aqui no Brasil e levei. Lá fiz uma troca no blue a um valor mais vantajoso e uma boa parte das despesas de passeios paguei direto em dolar, pois a cotação era bem vantajosa. Na minha planilha eu até pretendia acertar essas cotações, mas diante da trabalheira de separar essas coisas, sinceramente acabei ficando com preguiça e não fiz, então esses valores são considerando que se compre todos os pesos aqui no Brasil. Se deixar para trocar lá no Blue (paralelo), conseguirá economizar um pouco. Os pesos chilenos que troquei por lá foi praticamente a mesma cotação daqui, quase não teve vantagem.
Ressalto que já saímos daqui sabendo como seria o esquema de hospedagem/alimentação, nos preparamos para isso (sacos de dormir, isolante térmico, material de cozinha, etc) para que pudessémos economizar para os passeios que queríamos fazer.
Quem quiser algum detalhamento a mais de algum item, esteja a vontade em perguntar, tenho tudo anotado e planilhado, dia por dia da viagem.
4X4 Br
-x-x-x-x-x-
UM abraço ao pessoal viajante.
Marcelo J Manente
09/03/2013, 10:01
Galera,
Já estou planejando minha próxima viajem para a Argentina e Chile.
Vou fazer a Carretera Austral desde Puerto Mont ou Hornopirem até Vila O'Higins. Na volta ainda estou analisando as opções.
Tenho duas opções: 1 voltar pra Argentina pelo Paso Robalos até Bajo Caracoles, 2 ou voltar até Chile Chico, pegar a balsa até Rio Ibanes, seguir até Balmaceda e depois entrar na Argentina Rumo a Rio Mayo. Dai pra frente ainda não planejei.
Vejam o planejamento provisório:
Cidades Km
Curitiba a Posadas 884
Posadas a San Cristobal 840
San Cristobal a La Paz 860
La Paz a Chillan (CH) 890
Chillan a Puerto Montt 650
Chaiten a Cisnes 276
Cisnes a Balmaceda 250
Balmaceda a Puerto Tranquilo 183
Puerto Tranquilo a Cochrane 122
Cochrane a Puerto Yungay e Vila O'Higins 224
Vila O'Higins a Cochrane 224
Cochrane a Chile Chico 180
Um abraço.
Eita, o bichinho da Patagônia te picou, agora não tem jeito.
Marcelo, e Coihaique, não vai ficar?
Vale pelo menos dois dias por lá, um pra relaxar da viagem, comer bem, curtir e outro pra rodar pelo circuito dos 7 Lagos, é muito bacana.
Outra, no caminho para Villa O'Higgins tem um desvio que vai até Caleta Tortel, também vale uma visita e talvez um pouso.
Vila bem interessante, construída sobre palafitas.
A região tem um solo diferente, encharcado, não permite construções diretamente no chão.
Bem interessante o contexto todo.
Abraços
Marcelo J Manente
09/03/2013, 18:49
Eita, o bichinho da Patagônia te picou, agora não tem jeito.
Marcelo, e Coihaique, não vai ficar?
Vale pelo menos dois dias por lá, um pra relaxar da viagem, comer bem, curtir e outro pra rodar pelo circuito dos 7 Lagos, é muito bacana.
Outra, no caminho para Villa O'Higgins tem um desvio que vai até Caleta Tortel, também vale uma visita e talvez um pouso.
Vila bem interessante, construída sobre palafitas.
A região tem um solo diferente, encharcado, não permite construções diretamente no chão.
Bem interessante o contexto todo.
Abraços
Ola Jeison,
Vou pesquisar ainda, mas o que tem de interessante em Coiahique? Lembrando sempre que meu maior interesse é pela natureza. Como falei em outros posts, cidade pra mim é só pra dormir.
A caleta Tortel está nos meus planos, não sei se será na ida a O'Higins ou na volta, já que a quilometragem é bem pequena entre Cochrane e a villa. Claro que vou verificar bem certinho o horário das balsas para dar tempo.
Talvez eu fique um dia a mais na O'Higins para ir até onde der pelo paso Meyer (ou Mayer?).
Os 7 lagos devem ficar para a volta pois pude aproveitar muito pouco aquela região. Quero conhecer o parque Los Alerces, Cascata do Rio Nant, perto de Esquel. Explorar um pouco El Bolson, lago puelo, bosque tallado, depois seguir a BAriloche, onde apenas dormi uma noite e sai correndo.
Como ainda é um roteiro preliminar, ainda não coloquei nele os dias de descanso que (se tudo der certo) eu com certeza farei. Não sei nem com qual viatura estarei até lá. Quero ver se acho uma SW4 3.0 até lá.
Bueno, vamos nos falando e trocando figurinhas. Tem muiiiiito tempo até a viagem, que pode ser no fim deste ano de 2013, no meio (inverno, o loko!!!) ou fim de 2014.
Um abraço.
Marcelo, em Coihaique também tem um circuito de 7 lagos, muito bacana (ou 9 lagos, não lembro ao certo)
Também procuro natureza e tal, mas uma pausa pra descansar um dia, curtir uma boa comida, caminhar um pouco à toa, faz um bem danado no meio de longas jornadas.
Levanta o astral da turma, pode crer.
Quem me ensinou foi o Mestre Jyoti, depois que adotei isso a cada 7-10 dias, melhorou o clima da turma.
Abraços
joseleiteneto
12/03/2013, 00:58
Que zica!!!
E até agora não consegui chegar lá, é fogo!!!!
Desse ano não passa, faço a Carreteira Austral e chego a Ushuaia nem que seja SOZINHO!
JeisonK, ouvi boatos de que passará por aqui com uma expedição bem legal, uma galera boa. Já sabe né? Se passar pelo Acre e não parar aqui para tomarmos uma cachacinha eu ficarei com raiva!!!
E nem venha com desculpas de "Roteiro apertado", eu já as usei muito e não cola mais...
Marcelo,
Chegou ver preço dos pneus na Argentina? Saberia me dizer se as autopeças de modo geral são mais em conta que no Brasil? Vou para lá em abril (passando pelo Uruguai) e penso em trocar um par de peças da minha ranger.
Obrigado.
[]s
Pessoal,
Fazendo as contas de minha viajem deu mais ou menos isso:
Viajei por 31 dias e rodei 11 mil Km. Hospedagem eu não fiz média, mas pegando pelo maior preço e pelo menor acredito que dentro da Argentina pode-se gastar entre 300 a 450 pesos por noite em quarto duplo. Até se acha preços menores, mas é difícil achar vagas neles e não posso falar nada quanto a qualidade.
O valor de alimentação é bem salgado tbm. Todos os restaurantes cobram preços bem acima dos cobrados no Brasil. Calculo uns 120 pesos por dia se quiser comer bem, e uns 80 se apenas comprar comida nos mercados e comer umas empanadas na janta.
Fazendo as contas por cima, para 30 dias, sem contar com presentinhos e sem contar com o custo de conserto da Ranger que tive, para duas pessoas:
Uns R$ 4,200,00 de hospedagem (2100 cada pessoa a preço médio de 350 pesos o quarto doble)
Uns R$ 1.500,00 de alimentação (120 por dia, dá pra gastar menos)
Uns R$ 3.000,00 de Diesel (leve sempre galão e abasteça ele antes de sair da Terra do Fogo, é bem mais barato)
Uns R$ 1.000,00 de pedágios, ferryboat, entradas de parques, passeios de barco etc.
2100+1500+1500+500= 5600
Então, da uns 5 mil e 600 reales por pessoa.
É bom ter uma sobra pra emergências, então calcular 6,5 mil para cada um é mais seguro. Como minha mãe costumava dizer: é sempre melhor que sobre do que falte.
Pela minha experiencia vale muito a pena levar uns dólares para lá. Eu levei mil e me arrependi de não ter levado mais. O cambio paralelo de dólar na Argentina estava 7,4 pesos por 1 dólar (em janeiro). Eu só consegui 5,5 por 1 e mesmo assim leva-se vantagens em relação ao cambio do Brasil.
Para fazer a troca sempre pergunte ao recepcionista do hotel/albergue etc se ele sabe de alguém que troque dólares e eles conseguem que um cara vá no hotel fazer esta "gentileza". Não saia na rua atras disso. E muito cuidado, não deixem dinheiro no hotel a menos que seja em um cofre na recepção. Meu tio foi tungado em 800 dolares num hotelzinho barato de Nagoya, O Gran Hotel. Não se hospedem por lá.
Levei 3 mil Reais tbm e acabei voltando com 1500. É bem mais difícil de cambiar Reais, Apesar de que, se achar quem faça o cambio vc provavelmente tbm sairá ganhando em relação ao Brasil.
Achamos um argentino que ia passar as férias no Brasil que nos comprou 2 mil reais ao cambio de 2,6 P por R. Na época no Brasil estava a 2,33 por real.
Tbm é bom vc levar uns 200 pesos já do Brasil pois as vezes é complicado de achar quem troque dinheiro.
Na Argentina para se fazer câmbio nas lojas especializadas nisso, tem que estar obrigatoriamente com o passaporte. No Chile não, é só levar o dinheiro e trocar.
Façam como eu, vão comprando dólares enquanto ele está mais baixo e depois levem na viajem.
Quanto a cartões. Meu tio teve muiiiiiiita dificuldade em fazer retiradas de pesos nos bancos e pagamentos em geral com o cartão Visa plus na Argentina (no Chile não), portanto sugiro que vcs levem cartões Mastercard (Cirrus escrito atrás).
Eu levei este cartão e todos os lugares que eu precisei retirar dinheiro do banco, pagar despesas com o cartão em lojas, mercados etc, não tive quase nenhum problema.
UM abraço e boa sorte a todos os expedicionários.
Marcelo J Manente
16/03/2013, 22:05
Marcelo,
Chegou ver preço dos pneus na Argentina? Saberia me dizer se as autopeças de modo geral são mais em conta que no Brasil? Vou para lá em abril (passando pelo Uruguai) e penso em trocar um par de peças da minha ranger.
Obrigado.
[]s
Ola Miguel,
Os preço dos pneus na Argentina não compensam, estão quase a mesma coisa que no Brasil. No Uruguai está um pouco mais baixo que o Brasil. Depende da marca que vc comprar fica até bem mais baixo q o Brasil. Na minha Ranger eu coloquei pneus 235/75 r15 Range Runner AT da Fate por R$ 340,00 cada. Aqui no Brasil vi o mesmo a R$ 490,00 cada.
Quanto a autopeças acho que são até mais caras. Comprei está peça do link: Cilindro Mestre Da Embreagem C/ Flexível Da Ford Ranger 98/ - R$ 239,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469111253-cilindro-mestre-da-embreagem-c-flexivel-da-ford-ranger-98-_JM) por 990 pesos numa autorizada da Ford em Comodoro Rivadavia. Em Real da R$ 387,00. Ou seja, mais de 100 a mais. A mangueira do turbo que arrebentou está a 100 reais e lá em Esquel eu comprei por 390 reais.
Espero que vc faça uma viajem melhor que a minha. E lembre-se de mandar ver qualquer, mais qualquer barulhinho mesmo. São dias de viajem a uma velocidade de 100 110 Km/h constante devido as grandes retas. Isso força as viaturas de uma maneira que elas não estão habituadas no dia a dia.
Na Ranger tinha um barulhinho de arranhado na caixa de marchas que não chegava a incomodar. Mas foi o que bastou pra ela se romper.
UM abraço.
JointMan
17/03/2013, 18:45
Novo projeto - Carretera Austral e região de Bariloche em 2013 ou 2014
Ixi Xexelo!
Se for pela época de outubro/2014 podemos combinar pelo menos um trecho juntos!
Quero ir a Pucon e pegar a Carretera... mas a prioridade é ainda a Carretera.
Quero seguir Torres del Paine, EL Chalten, El Calafate.
Será que podemos coincidir neste trajeto?
Vamos eu e um amigo... estamos vendo um terceiro tripulante em potencial.
Um abraço!
Marcelo J Manente
17/03/2013, 19:08
Novo projeto - Carretera Austral e região de Bariloche em 2013 ou 2014
Ixi Xexelo!
Se for pela época de outubro/2014 podemos combinar pelo menos um trecho juntos!
Quero ir a Pucon e pegar a Carretera... mas a prioridade é ainda a Carretera.
Quero seguir Torres del Paine, EL Chalten, El Calafate.
Será que podemos coincidir neste trajeto?
Vamos eu e um amigo... estamos vendo um terceiro tripulante em potencial.
Um abraço!
Joint,
Sou professor e minhas férias são sempre em janeiro e duas semanas em julho, então por enquanto não dá. Somente em 2015 eu poderei requerer uma licença de 3 meses pois é quando completo 5 anos de funcionalismo.
Com essa licença pretendo fazer uma grande viajem ainda não definida. Vamos ver até lá.
UM abraço.
JointMan
17/03/2013, 19:12
Opa! Beleza, Xexelo!
Ainda não temos nada definitivo, apenas esboços.
Se mudarmos os planos e as datas eu aviso!
Seria bom ter mais um carro acompanhando!
Agora de 2014 não passa rsrsrsrs não aguento mais ficar com essa viagem na cabeça!
Um abraço e bom planejamento!
Marcelo J Manente
17/03/2013, 21:06
Opa! Beleza, Xexelo!
Ainda não temos nada definitivo, apenas esboços.
Se mudarmos os planos e as datas eu aviso!
Seria bom ter mais um carro acompanhando!
Agora de 2014 não passa rsrsrsrs não aguento mais ficar com essa viagem na cabeça!
Um abraço e bom planejamento!
Eu sei o que é isso de ficar com a viagem na cabeça...
Fiquei 5 anos sonhando, 3 anos planejando e 2 anos tentando até sair.
E ainda deu zebra no caminho...
Mas fui...
Um abraço.
JointMan
17/03/2013, 23:13
Pois é Xexelo!
Não que o planejamento seja chato.
Pelo contrário!
Muito legal pesquisar roteiros, trocar idéias, preparar o carro...
Mas nada como meter a mão na massa!
Pegar o carro e sumir é uma das melhoras coisas que alguém pode fazer pra si mesmo.
Além disso, minha esposa não aguenta mais ouvir falar nessa viagem.
Ganhei o alvará de soltura muito mais pela insistência do que por qualquer outra coisa!
Quanto aos imprevistos... esses sempre existem e nunca vão nos deixar.
Tua situação foi punk mesmo!
Mas, acho eu, que agregou qualidade à história da viagem!
Lógico que esse pensamento só vem quando conseguimos estamos em casa a salvo!
Um abraço!
JeisonK, ouvi boatos de que passará por aqui com uma expedição bem legal, uma galera boa. Já sabe né? Se passar pelo Acre e não parar aqui para tomarmos uma cachacinha eu ficarei com raiva!!!
E nem venha com desculpas de "Roteiro apertado", eu já as usei muito e não cola mais...
Faaaaaaaaala Zé.
Vamos passar aí pelo Acre sim.
Ainda não sabemos se vamos à Rio Branco ou direto à Assis Brasil.
Mais pra frente combinamos a pinga, da última vez fui numa tal de "Princesinha" aí, tava bom demais.
Abração
NO - CT Santos/SP
18/03/2013, 12:38
José Leite
Só passo ai se apresentar AMIGAS e não só amigos ... conhecer homens já basta os do forum 4x4 kkkkkkkkkkkkkkkkk
Amigo, vamos ver quem sabe novamente passo ai ...
Abs
No
Que zica!!!
E até agora não consegui chegar lá, é fogo!!!!
Desse ano não passa, faço a Carreteira Austral e chego a Ushuaia nem que seja SOZINHO!
NO - CT Santos/SP
18/03/2013, 12:41
Xexelo
Ainda pretendo fazer a Carretera austral completa ... afinal minha ida la ficou pelo inicio kkkkkk
abs
Marcelo J Manente
18/03/2013, 19:51
Xexelo
Ainda pretendo fazer a Carretera austral completa ... afinal minha ida la ficou pelo inicio kkkkkk
abs
Fala NO,
Pois é cara, a sua viajem foi pior que a minha.
Quem sabe a gente não se cruza por lá?
Falando em viajem, e aquele blog de sua ultima viajem que nunca termina... Cara, eu desisto de seguir seus blogs. KKKKK
Um abraço.
Falando em viajem, e aquele blog de sua ultima viajem que nunca termina... Cara, eu desisto de seguir seus blogs. KKKKK
kkkkkkk
Rachei o bico aqui.
Pô NÔ, agiliza o troço uai, rsrsrs
Abraços
NO - CT Santos/SP
19/03/2013, 11:34
Marcelo
As coisas estavam ruim aqui ... sumiu as fotos que ia colocar la ... agora achei no note ...
Esses dias retornei as atividades ... E tb parei pois precisava ver o que ia poder escrever ...
Não atualizei mas já escrevi mais dois post, ou seja espero colocar no ar logo e com fotos ...
Poxa vc era o único que seguia ... agora to ferrado não vai ter ninguém me seguindo lá kkkkkkkkkkk
Ah mas os outros eu terminei ... logo demoro mas termino kkkkkk
E a próxima viagem ao Peru vou manter atualizado, minha filha vai junto e ela vai postar kkkkk
Devo abrir um post no relatos ...
Espero encontra-lo pelo caminho ou passo ai em Curitiba kkkk
Abs
No
Fala NO,
Pois é cara, a sua viajem foi pior que a minha.
Quem sabe a gente não se cruza por lá?
Um abraço.
Marcelo J Manente
19/03/2013, 18:36
Marcelo
As coisas estavam ruim aqui ... sumiu as fotos que ia colocar la ... agora achei no note ...
Esses dias retornei as atividades ... E tb parei pois precisava ver o que ia poder escrever ...
Não atualizei mas já escrevi mais dois post, ou seja espero colocar no ar logo e com fotos ...
Poxa vc era o único que seguia ... agora to ferrado não vai ter ninguém me seguindo lá kkkkkkkkkkk
Ah mas os outros eu terminei ... logo demoro mas termino kkkkkk
E a próxima viagem ao Peru vou manter atualizado, minha filha vai junto e ela vai postar kkkkk
Devo abrir um post no relatos ...
Espero encontra-lo pelo caminho ou passo ai em Curitiba kkkk
Abs
No
Beleza No,
Só tava zoando mesmo. Fiquei curioso com o "precisava ver o que ia poder escrever". Mistéeeeerio.
Aguardaremos as novidades.
Se der, este ano faço a carretera. Aiunda está no embrião a idéia. Preciso ver quanta grana vai sobrar depois do inventário.
Um abraço.
Marcelo J Manente
21/03/2013, 22:14
Este é o segundo esboço de roteiro do que pretendo fazer na minha viagem a Carretera.:
1º 26/dez Posadas a San Cristobal 840
2º 27/dez San Cristobal a La Paz 860
3º 28/dez La Paz a Chillan (CH) 890
4º 29/dez Chillan a Puerto Montt 650
5º 30/dez 100
6º 31/dez Chaiten a Cisnes 276
7º 01/jan Cisnes a Puerto Ibanez 308
8º 02/jan 100
9º 03/jan Puerto Ibanez a Puerto Tranquilo 150
10º 04/jan Puerto Tranquilo a Chile Chico 166
11º 05/jan 100
12º 06/jan Chile Chico a Cochrane 180
13º 07/jan Cochrane a Puerto Yungay e Vila Ohigins 224
14º 08/jan 100
15º 09/jan Vila Ohigins a Caleta Tortel Cochrane 224
16º 10/jan Cochrane a Rio Mayo 374
17º 11/jan Rio Mayo a Rio Pico 307
18º 12/jan Rio Pico a El Bolson (via Los Alerces) 337
19º 13/jan 100
20º 14/jan El Bolson a Bariloche 120
21º 15/jan Bariloche a Junin de Los Andes 232
22º 16/jan 100
23º 17/jan Junin de Los Andes a Chos Malal 404
24º 18/jan Chos Malal a Malargue 332
25º 19/jan Malargue a Lujan 333
26º 20/jan 100
27º 21/jan Lujan a Las Varillas 740
28º 22/jan Las Varilas a Barra do Quarai 511
29º 23/jan Barra do Quarai a Osorio 783
30º 24/jan Osorio a Curitiba 652
31º 25/jan
Deem seus pitacos.
UM abraço
Marcelo,
Obrigado pela dica das peças, então vou desistir de comprar qq' coisa por lá, a não ser oportunidade sob necessidade. Em abril estarei indo para Mendoza e San Juan e depois vou para os Esteros do Iberá (província de Corrientes), que dizem que é o Pantanal argentino. Já estive algumas vezes na Patagonia, até em Ushuaia inclusive, mas ora fui de avião, ora de onibus/trem e duas vezes de carro alugado lá mesmo. É muito bonito mesmo! Mais adiante, ano que vem talvez, pretendo fazer a ruta 40, do extremo sul até o noroeste. Pena que grande parte dela já foi asfaltada...
Um abraço
Este é o segundo esboço de roteiro do que pretendo fazer na minha viagem a Carretera.:
23º 17/jan Junin de Los Andes a Chos Malal 404
24º 18/jan Chos Malal a Malargue 332
25º 19/jan Malargue a Lujan 333
26º 20/jan 100
Marcelo, bão?
Na região de Malargue tem um lugar bem bacana pra conhecer, mas toma pelo menos um dia inteiro (o ideal é ir num dia, acampar, voltar no outro)
O lugar se chama Vale Hermoso, chega-se até lá por uma estradinha de chão após a estação de esqui de Las Leñas.
De repente, já que estará pela região.
402205
http://viajantes4x4.com.br/imgs/fotos/1267971699.jpg
Neste relato tem algumas infos: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=412)
Abraços
Marcelo J Manente
23/03/2013, 14:15
Marcelo, bão?
Na região de Malargue tem um lugar bem bacana pra conhecer, mas toma pelo menos um dia inteiro (o ideal é ir num dia, acampar, voltar no outro)
O lugar se chama Vale Hermoso, chega-se até lá por uma estradinha de chão após a estação de esqui de Las Leñas.
De repente, já que estará pela região.
Neste relato tem algumas infos: Viajantes 4x4 (http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=412)
Abraços
Cacetada Jeison.......
Que lugar lindo................. To de boca aberta.
Está incluidissima esta parada.
Valeu pela dica.
O que está achando deste roteiro preliminar?
Depois de Rio Mayo vou pegar a estrada de ripio até Rio Pico e de lá passarei pelo lago Winter até Corcovado, depois Trevelin. Talvez eu pouse ai para no outro dia ir até El Bolson passando pelo parque Los Alerces. Vi está Rota neste blog: Gobernador Costa a Corcovado com um pouco mais de rípio | Patagonia de Rural (http://patagoniaderural.wordpress.com/2009/11/18/gobernador-costa-a-corcovado-com-um-pouco-mais-de-ripio/)
UM abraço
hugorangel
23/03/2013, 14:50
Talvez eu pouse ai para no outro dia ir até El Bolson passando pelo parque Los Alerces.
Marcelo.
Desculpe me intrometer na conversa, mas acho que vale muito a pena passar pelo Parque de los Alerces, que além de muito lindo, traz de brinde o a Villa Futaleufquen e seu lago igualmente espetacular.
Vou até colocar uma das fotos que tirei no Parque para te inspirar.
Abraços.402229
Marcelo J Manente
24/03/2013, 10:01
Talvez eu pouse ai para no outro dia ir até El Bolson passando pelo parque Los Alerces.
Marcelo.
Desculpe me intrometer na conversa, mas acho que vale muito a pena passar pelo Parque de los Alerces, que além de muito lindo, traz de brinde o a Villa Futaleufquen e seu lago igualmente espetacular.
Vou até colocar uma das fotos que tirei no Parque para te inspirar.
Abraços.
Hugo,
Você não é intromissão, vc é a voz da experiencia e sempre é bem vindo para dar pitacos e ideias.
Valeu a dica. O Parque Los Alerces está dentro dos meus planos de qualquer modo que eu passar pela região. Seja indo de Rio Pico direto a El Bolson, seja parando em Trevelin e no dia seguinte ficar praticamente o dia inteiro por lá no parque e arredores de El Bolson.
Só que desta vez vou fazer reserva em algum hotel, hostel, camping, cabaña em El Bolson. No dia que eu parei por lá não achei lugar pra ficar (dentro da$ minha$ po$$ibilidade$) de tão lotada que estava a cidade.
Quero ver se consigo mais companhia desta vez. Meu tio provavelmente ira comigo de novo, já que ele é aposentado e tem tempo livre de sobra kkk. Eu gostaria de achar mais uma ou duas pessoas pra ir junto.
Tem ainda a questão da viatura. Tenho que fechar ainda o inventário e ver quanto vou receber de herança para ver qual viatura vou comprar. A vontade é um Hilux SW4 ou pickup. A SW4 está em 1º lugar da minha preferencia, a pickup eu penso mais pela versatilidade. Se não der $$$ para essas viaturas acho que vou de Blazer 4x4 2.8 que está mais barato.
A gente vai se falando.
UM abraço
O que está achando deste roteiro preliminar?
Cara, acho que tá ficando muito bacana, vai ser uma viagem e tanto.
Vai fundo
Los Alerces é muito bonito, vale ficar um dia ou dois por lá.
Tem um pequeno trekking bacana no encontro dos lagos Futalaufquen, Menendez e Verde(se não me engano), de lá é possível até avistar um pequeno glaciar, o Torres.
Chegando na Vila/Lago Futaleufquen tem um camping jóia, Los Maitenes.
Abraços
Vicente Guimaraes
27/03/2013, 12:34
Excelente roteiro !
Se for fazer a Carretera acho que vale ficar um dia em Futaleufu, lá tem o melhor rio para rafting do mundo, e tem opções para todas as faixas de aptidão. Pelo que já pesquisei parece ser imperdível
Eu tenho vontade de fazer a Carreteira no inverno, não em julho porque é quando o bicho pega, mas em agosto.
Marcelo J Manente
28/03/2013, 09:31
Cara, acho que tá ficando muito bacana, vai ser uma viagem e tanto.
Los Alerces é muito bonito, vale ficar um dia ou dois por lá.
Tem um pequeno trekking bacana no encontro dos lagos Futalaufquen, Menendez e Verde(se não me engano), de lá é possível até avistar um pequeno glaciar, o Torres.
Chegando na Vila/Lago Futaleufquen tem um camping jóia, Los Maitenes.
Vai fundo
Jeison,
Acho que vou fazer assim, ao invés de posar em Trevelin ou El Bolson vou ficar no camping que vc falou.Assim no dia seguinte faço um belo passeio por lá e se der tempo vou passear pelos arredores de El Bolson antes de anoitecer. Será q no parque, ou na vila tbm tem pousadas, cabañas, hostels ou algo assim?
Um abraço.
Excelente roteiro !
Se for fazer a Carretera acho que vale ficar um dia em Futaleufu, lá tem o melhor rio para rafting do mundo, e tem opções para todas as faixas de aptidão. Pelo que já pesquisei parece ser imperdível
Eu tenho vontade de fazer a Carreteira no inverno, não em julho porque é quando o bicho pega, mas em agosto.
Abraços
Vou analisar essa opção de Futaleufu Vicente.
Agora, fazer a Carretera no inverno deve ser bem complicado. Prepare correntes para seu 4x4.
Vicente, dei uma olhada no seu blog e vi que vc fez um passeio na Argentina com carro alugado, certo? Quantos dias foram no total, qual foi o preço do aluguel e qual a documentação que eles pediram para alugar?
UM abraço
Será q no parque, ou na vila tbm tem pousadas, cabañas, hostels ou algo assim?
Opa, tem sim, espalhados pelo parque :concordo:
Vindo pelo sul, na entrada do parque peça um mapinha que vai constar tudo.
Se não, na vila (que fica no sul do parque também) você encontra infos, se nada disso funcionar então use o infalível PPI (Para e Pede Informação)
Abraços