PDA

Ver Versão Completa : ENGESA E4 87 F-1: enfim o quase "CORAÇAO VALENTE"

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6

RogérioNunes
26/07/2012, 07:32
Doc , acho que o termometro está certo , no meu fica nessa faixa tb , está com o termostato original , não lembro de qto é , mas é temp. baixa .
Agora é verificar se está marcando correto o termometro , se estiver , tira a termostática e faz um teste com o termometro pondo água numa caneca com os 2 mergulhados ... se abrir antes da temp. indicada o termostato está com defeito e ainda pode estar dando alguma passagem pelas abas de vedação ...
O motor trabalhar muito frio é problematico , mas nessa temp. que está trabalhando não está tão fora , a faixa de temp. pra diesel é de 75 a 95 graus ...

X10!

Estive vendo a ficha de manutençao do coração valente e consta que os termostatos,são dois, foram trocados em janeiro de 2007 e é possível que um deles possa estar travado aberto ou dando passagem por falha na vedação.é Pode estar aí a causa da temperatura fora do especificado.

guilhermeabreu
28/07/2012, 12:37
X10!

Estive vendo a ficha de manutençao do coração valente e consta que os termostatos,são dois, foram trocados em janeiro de 2007 e é possível que um deles possa estar travado aberto ou dando passagem por falha na vedação.é Pode estar aí a causa da temperatura fora do especificado.

ROGERIO

Vc tem no seu computador guardado todos os serviços feitos em carros de seus clientes ?????????

Esta não sabia , é por estas e por outras que faço a recomendação da sua oficina para os amigos daqui do FORUM 4X4 .

Ontem foi muito bom a prosa com vc e o VICENTE GUIMARÃES e o chopp estava muito bom mesmo e não é a minha praia , mas estava com sede .

Vamos ver o VICENTE com o HULK em BANANAL e o CAVESO nem sinal de vida nestes últimos encontros e já estamos em 2012 .

ABRAÇO .

Eduardo Velo
28/07/2012, 14:12
O Veggi ta amarelando por osmose , o Yellow faz parte da decoração na oficina ... , ainda acredito que a 1a viagem dele vai ser pra ir no Maraca ver a final da copa entre Gabão e Zâmbia ...

Rogerio essas 2 termostáticas são em série ou paralelo ??

Vicente , pelo jeito o busão vai ficar pronto até sétesetembro ... a parte elétrica está OK ??

guilhermeabreu
28/07/2012, 16:49
O Veggi ta amarelando por osmose , o Yellow faz parte da decoração na oficina ... , ainda acredito que a 1a viagem dele vai ser pra ir no Maraca ver a final da copa entre Gabão e Zâmbia ...

Vicente , pelo jeito o busão vai ficar pronto até sétesetembro ... a parte elétrica está OK ??

EDU VELO

Eu que comprei a termostática MWM original , são duas uma ao lado da outra numa só peça que encaixa num habitáculo .

Vicente Guimaraes
28/07/2012, 17:15
Valeu DR GUILHERME o chopp/pizza e o batepapo foram show como sempre !

Eduardo, pelo menos a revisão básica da parte elétrica vai fica pronta. Depois pretendo trocar toda a fiação (mais detalhes no topico do INCRIVEL.H.)

Eduardo Velo
28/07/2012, 17:56
EDU VELO
Eu que comprei a termostática MWM original , são duas uma ao lado da outra numa só peça que encaixa num habitáculo .

Pra ser original assim é pq tem motivo ... , por um laso é ótimo ter 2 termostáticas em paralelo pra maior circulação , mas se uma estiver dando passagem ...

RogérioNunes
30/07/2012, 22:31

As válvulas estão montadas em paralelo na lateral esquerda do bloco.

FIDELIS
13/08/2012, 17:51
Meu amigo Doutorzão,

Conforme combinado, nos encontraremos na oficina dos meninos da fibra na 4ª +/- 9h.

Abç.

guilhermeabreu
13/08/2012, 19:14
Meu amigo Doutorzão,

Conforme combinado, nos encontraremos na oficina dos meninos da fibra na 4ª +/- 9h.

Abç.

AMIGO FIDELIS

Com certeza .

ABRAÇO

guilhermeabreu
18/08/2012, 13:44
E A MINHA NHACA CONTINUA

Não bastasse a SW4 estar no hospital , levei o ENGESA pra revisão preventiva , o ROGERIO fez todas as manutenções e ao pegar o carro ele me falou que ele esta meio frouxo , e respondí de pronto , lerdo como , ele esta andando muito bem , e ao me deixar em casa fui guiando e ví de pronto que ele esta frouxo de tudo e fumaçando muito , aí eu PQP não é possível , qdo deixei ele no ROGERIO estava 0K , daí hoje acabo de chegar do amigo do silencioso que faço as torcas de óleo/filtro/silencioso E TROQUEI O FILTRO DE AR E DE ÓLEO , que pareciam estarem ótimos , RESULTADO : continua frouxo , PQP 1.000.000 de X , só pode ser BOMBA INJETORA de novo , fiz a BI não tem 6 meses , PQP , semana que vem vou a um aniversário de 80 anos de uma tia em Búzios , e o ENCONTRO em setembro , esta semana tenho que resolver , isto .

É O KIM DE LÁ E EU DE CÁ , ORA A SW4 ORA O ENGESA . MAS COMO DISSE , SOU FEITO DE GOIABEIRA OU MARMELO , ENVERGO MAS NÃO QUEBRO E SOU INSISTENTE/PERSISTENTE , SOU BRASILEIRO NÃO DESISTO NUNCA .

Eduardo Velo
18/08/2012, 14:30
Doc , o que o Rogerio fez de revisão ?? será que não mexeu em algum parafuso de regulagem sem querer ??
verfica a alimentação de diesel , filtro de comb. , pré filtro de tela , que fica prox. da bomba primaria e o tubo pescador ... as vzs é bobeira ...
Faz uma envestigação com calma antes de condenar a BI .

guilhermeabreu
18/08/2012, 17:44
Doc , o que o Rogerio fez de revisão ?? será que não mexeu em algum parafuso de regulagem sem querer ??
verfica a alimentação de diesel , filtro de comb. , pré filtro de tela , que fica prox. da bomba primaria e o tubo pescador ... as vzs é bobeira ...
Faz uma envestigação com calma antes de condenar a BI .

EDU VELO

A revisção que o ROGERIO fez foi só do sistema de suspensão , rodas , eixos , freios . Não mexeu em nada de motor .

Eduardo Velo
18/08/2012, 17:49
Então é bem provável que seja alguma sujeira na alimentação , ergue de um lado e do outro sem circular diesel , alguma sujeira pode ter obstruido parcialmente a alimentação ...

abs ...

guilhermeabreu
18/08/2012, 17:54
Então é bem provável que seja alguma sujeira na alimentação , ergue de um lado e do outro sem circular diesel , alguma sujeira pode ter obstruido parcialmente a alimentação ...

abs ...

Tenho compressor aqui em casa, amanhã vou retirar a mangueira que vem do tanque e vou dar uma soprada em sentido contrário , ou seja vou soprar em sentido do tanque , o tanque é inox , logo não deve ter ferrugem , o díesel que abasteço e filtrado , vai lá saber o que pode entupido , mas pode ser alguma coisa , lembrei agora que o ROGERIO me falou que estava com pouco díesel e ele colocou R$20,00 e depois colocou mais R$30,00 , pode ser que tenha abastecido em um posto picareta e ter colocado uma mistura de merda nele . Se soprar e não resolver , o certo é antes de levar no bombista seria esvasiar o tanque para ver o que tem lá dentro .

Eduardo Velo
18/08/2012, 18:08
O tanque do meu tb é inox , mas já limpei 2 vzs desde que comprei e sempre tem um pouco de sujeira , a gente não consegue abastecer sempre no mesmo posto as vzs na estrada vc precisa abastecer e aí vai tu mesmo né ... o posto que tiver diesel é o que vai te atender ... nosso amigo aqui do Forum o Nô , abasteceu num posto de beira de estrada vindo do jalapão , não andou 50 km ... foi no guincho pra cidade mais prox. e deu preju no motor do JPX , mas ele comenta que já estava no help e era o unico posto ... situação que pode acontecer com qqer um ...
Além de limpar a mangueira , da uma olhada no pré filtro , fica prox. da bomba primaria , é de tela , a borra de diesel gruda na tela as vzs e obstrui parcialmente , pra tirar duvida de obstrução , pega uma garrafa pet com diesel e mangueira e coloca na entrada da BI , se ficar froxo mesmo assim aí pode condenar a BI ...

abs ...

guilhermeabreu
18/08/2012, 19:03
O tanque do meu tb é inox , mas já limpei 2 vzs desde que comprei e sempre tem um pouco de sujeira , a gente não consegue abastecer sempre no mesmo posto as vzs na estrada vc precisa abastecer e aí vai tu mesmo né ... o posto que tiver diesel é o que vai te atender ... nosso amigo aqui do Forum o Nô , abasteceu num posto de beira de estrada vindo do jalapão , não andou 50 km ... foi no guincho pra cidade mais prox. e deu preju no motor do JPX , mas ele comenta que já estava no help e era o unico posto ... situação que pode acontecer com qqer um ...
Além de limpar a mangueira , da uma olhada no pré filtro , fica prox. da bomba primaria , é de tela , a borra de diesel gruda na tela as vzs e obstrui parcialmente , pra tirar duvida de obstrução , pega uma garrafa pet com diesel e mangueira e coloca na entrada da BI , se ficar froxo mesmo assim aí pode condenar a BI ...

abs ...

EDU

Realmente se usar uma garrafa logo , é melhor do que ficar soprando e outros bichos mais .

Mas este pré filtro e a bomba primária acho que no meu não tem não , pois a mangueira vem direto do tanque e cai direto no filtro de díesel perto do motor .

Kim
18/08/2012, 19:41
Drzão!

Minha pequena contribuição.

Pelo seu relato, deve ter rachado alguma mangueira, onde encaixa em algum terminal.
Está entrando ar, não o suficiente para parar o motor, mais um tanto para deixar o funcionamento ruim.

Verifica isso!

O MaGal entrou no rol dos Gnomos!!!!!!!

CT e Diferencial!

Caracoles...

Eduardo Velo
18/08/2012, 19:46
Tem que ter uma bomba , tipo bomba de fusca , funciona com um came pra bombear o diesel pelos filtros e entrar na BI , no meu Q20B o filtro é na propria bomba ...

abs ...

RogérioNunes
18/08/2012, 20:40
Não tem pré filtro, tela, nem mangueira rachada, nem parafuso mexido sem querer(nem querendo),nem diesel batizado, como o marcador estava encostado no vazio coloquei 30 litros e não 30,00 reais de puro diesel em posto de confiança e continuou frouxo. Percebí o problema na sexta a tarde quando fui entregar a viatura para
o Doctor não tive tempo de investigar.

Edu, as bombas injetoras VE que equipam os MWM tem uma bomba de palhetas que fazem o trabalho das bombas de transferências do nossos Q20B. Existe o lugar para instalar outra bomba de tranferência no mwm mas não é necessário, então, o diesel vem direto do tanque passa pelo filtro e vai pra bomba injetora.
Dar um diagnóstico sem investigar fica difícil, teria que alimentar a bomba com um revatório independente do tanque, se continuar frouxo, pode ser bomba!
Mas pela quantidade de fumaça preta que tá soltando acho difícil ser restrição de diesel...

Eduardo Velo
18/08/2012, 21:13
Valeu a explicação Rogerio , desculpa , mas não sabia que a bomba de deslocamento positivo era na propria BI .
Então , se o Doc mandou fazer a BI faz 6 meses não era pra ter problema nela , BI dura um tempão ... por isso a gente fica chutando outras coisas ... tomara que não seja a BI ...

Kim
19/08/2012, 00:27
Roger!

Me lembro de um relato, aqui do fórum, que após a troca de óleo, o jipe ficou frouxo e fumaceando.

Foi esquecido aqueles paninhos de limpeza dentro do filtro de ar.

guilhermeabreu
19/08/2012, 10:54
Hoje acordei com uma luz clareando minha cabeça e dizendo que pode ser TURBINA , pois lembrei de qdo recondicionei a turbina da SW4 e ficou uma merda pra andar e fumaçando muito e preto e logo a seguir quebrou o eixo a turbina disparou e batí o motor , mas a característica esta a mesma , andando muito mal , não passa de 70km/h e fumaçando muito e preto , acho bem provável que seja esta belezinha , pois se esta fumaçando preto não é sinal de falta de alimentação , é sinal de falta de ar .

E ligando o carro , pega no susto e em marcha lenta ninguem diz que tem defeito, funciona redondinho .

MaGao
19/08/2012, 11:25
Eu faço um VOTO em juntar os 03 engesas (04 com o do meu irmão) e comprar muito SAL GROSSO!

quando que vai ser? kkkkkkkk

guilhermeabreu
19/08/2012, 12:08
Eu faço um VOTO em juntar os 03 engesas (04 com o do meu irmão) e comprar muito SAL GROSSO!

MAGAO

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA , só rindo mesmo . Nós 3 ou melhor nós 4 , mas seu irmão não tem relatado os GNOMOS dele por aqui , por isto falei NÓS 3 , será que acontece com a gente ????? SÓ COM A GENTE !!!!!!!!!!!

INTERESSANTE NÃO ????????????? Será que a maneira de a gente usar nossos brinquedos ?????

Hahahahahahahahahaha

RogérioNunes
19/08/2012, 12:13
Roger!

Me lembro de um relato, aqui do fórum, que após a troca de óleo, o jipe ficou frouxo e fumaceando.

Foi esquecido aqueles paninhos de limpeza dentro do filtro de ar.

Esses "paninhos" são perigosos...
Aqui aconteceu algo semelhante com um motor mwm 229 de uma máquina de esteiras que foi reformado e instalado pela retífica que fez o serviço. O motor ficou sem força e com muita fumaça preta e a retífica alegou que o problema era na bomba/bicos que foram tb revisados. O bombista foi lá removeu bomba e bicos e constatou que não tinha problema nenhum e o motor foi removido e todo desmontado e não acharam nada.Motor instalado e o problema continuou,removeram novamente e descobriram um trapo alojado no duto de admissão restrindo a passagem de ar.

RogérioNunes
19/08/2012, 12:15

Opa, to dentro!
Sal grosso, picanha, cerveja!

MaGao
19/08/2012, 13:02
Opa, to dentro!

O grande problema sou eu!!! DISTANCIA!!

guilhermeabreu
19/08/2012, 13:05
Opa, to dentro!

ROGERIO

Hahahahahahahahahahahahaha UMA ÓTIMA IDÉIA E TEM QUE SER AQUI EM CASA E NÃO PODE ESQUECER DA CACHAÇA TB NÃO .

Vicente Guimaraes
20/08/2012, 00:27
ROGERIO

Hahahahahahahahahahahahaha UMA ÓTIMA IDÉIA E TEM QUE SER AQUI EM CASA E NÃO PODE ESQUECER DA CACHAÇA TB NÃO .

Opa to dentro... aliás nesta semana devo ir a Campos para a "inauguração" do INCRIVEL HULK

guilhermeabreu
20/08/2012, 09:18
Como não trabalho mais as 2ªf , iria pescar hoje , mas como deu ZICA no CORAÇÃO VALENTE e só tenho a 2ªf para resolver meus negócios ( pescaria , rsrsrsrsrs ) levei cedo lá no ROGERIO para investigarmos o que esta havendo dele estar frouxo , e não é que chego lá , verificando a turbina daqui e dalí e qdo ele vai retirar uma abraçadeixa de uma mangueira , VERIFICA QUE O OUTRO LADO DESTA ,MANGUEIRA ESTAVA FORA UUUUUUFA !!!!!!!!!!!!!!! Que beleza , recolocou no lugar e estou aqui livre leve e solto , o CORAÇÃO VALENTE não me fez mexer nos GNOMOS . Qdo tiver mais tempo , ou seja o ROGERIO tiver mais tempo , pois esta lotado lá com o HULK do VICENTE e na CAMPER do NEY de Niterói , qdo passar isto , vou levar lá para ele soldar uma virola , nos tubos que fazem as emendas das mangueiras , só assim fará com que as mangueiras não escapem mais , e olha que coloquei aquelas abraçadeiras com porca .
O incrível é que todas as vezes que escapa a mangueira , faz aquele barulho característico de ar vazando e muda o barulho do motor tb e desta vez não fez barulho algum por isto achei que fosse uma coisa pior , ainda bem que não foi nada demais , já estava preparando o lombo para mais outra porrada$$$$$$$$$$ .

ABRAÇÃO A TODOS

FIDELIS
20/08/2012, 09:54
Doutorzão,

Lembra que comentei contigo ontem a noite que aconteceu isto quando fui para Porto de Galinhas-PE, com o Sandro Serrinha, foi só recolocar a mangueira no lugar e ficou tudo bom outra vez.

Tamos juntos,

Abração.

Como não trabalho mais as 2ªf , iria pescar hoje , mas como deu ZICA no CORAÇÃO VALENTE e só tenho a 2ªf para resolver meus negócios ( pescaria , rsrsrsrsrs ) levei cedo lá no ROGERIO para investigarmos o que esta havendo dele estar frouxo , e não é que chego lá , verificando a turbina daqui e dalí e qdo ele vai retirar uma abraçadeixa de uma mangueira , VERIFICA QUE O OUTRO LADO DESTA ,MANGUEIRA ESTAVA FORA UUUUUUFA !!!!!!!!!!!!!!! Que beleza , recolocou no lugar e estou aqui livre leve e solto , o CORAÇÃO VALENTE não me fez mexer nos GNOMOS . Qdo tiver mais tempo , ou seja o ROGERIO tiver mais tempo , pois esta lotado lá com o HULK do VICENTE e na CAMPER do NEY de Niterói , qdo passar isto , vou levar lá para ele soldar uma virola , nos tubos que fazem as emendas das mangueiras , só assim fará com que as mangueiras não escapem mais , e olha que coloquei aquelas abraçadeiras com porca .
O incrível é que todas as vezes que escapa a mangueira , faz aquele barulho característico de ar vazando e muda o barulho do motor tb e desta vez não fez barulho algum por isto achei que fosse uma coisa pior , ainda bem que não foi nada demais , já estava preparando o lombo para mais outra porrada$$$$$$$$$$ .

ABRAÇÃO A TODOS

Vicente Guimaraes
20/08/2012, 11:21
Opa !! que bom que não foi nada demais...

:cool:

Kim
20/08/2012, 19:07
Opa Drzão!

Que quase susto heim!

Que bom que foi somente a mangueira que soltou.

No Fuzila, eu tive que fazer uma borda em relevo em todas as bocas de cano, pois estava soltando quando om o pé baixo!

Parecia um estouro!

Agora, tranquilo.

guilhermeabreu
20/08/2012, 20:00
Opa Drzão!

Que quase susto heim!

Que bom que foi somente a mangueira que soltou.

No Fuzila, eu tive que fazer uma borda em relevo em todas as bocas de cano, pois estava soltando quando om o pé baixo!

Parecia um estouro!

Agora, tranquilo.

KIM

Pois é , foi como falei acima , e assim que puder vou colocar a virola/borda de relevo/beiço ou outro nome qualquer , mas vai segurar a magueira no lugar certo .

O que estranhei foi de que não ouví barulho diferente nenhum , pois das outras vezes , acontecia comigo e observava a mudança do comportamento e o barulho diferente , mas desta vez não aconteceu comigo e não pude observar isto , MAS O QUE INTERESSA É QUE NÃO FOI NADA E ESTA TUDO BEM COM O " CORAÇÃO VALENTE " , ou seja ele esta pronto pra BANANAL , mas antes vou a BÚZIOS no aniversário de 80 anos de minha tia .

ABRAÇO

hercilio.neto
20/08/2012, 22:08
Ufa!!!
Nada como começar a semana com uma boa notícia. Ainda mais quando a suspeita era de algo ruim.

guilhermeabreu
22/08/2012, 21:26
E O CORAÇÃO VALENTE TÁ GOSTOSO DEMAIS PRA ANDAR

Passo nestes gelos de divisória de pista que mais parece que estão acariciando os pneus .

Que coisa boa estar sussa . Depois desta revisão preventiva no ROGERIO , ficou uma seda , troquei as duas ponteiras do MASSEY FERGUSSON , pastilhas de freio , embuchou o olhal dos suportes das das barras longitudinais dianteiras ( os parafusos arrombaram a sede ), e soldou um pé do suprte do intercooler que quebrou .

E olha que as ponteiras são do trator , duraram mais de 2 anos , por isto recomendo as do trator ou do MB 608 que são praticamente iguais .

Eduardo Velo
23/08/2012, 08:35
Doc , qdo fiz manutenção geral na suspensão em junho de 2010 um dos parafusos da Link Diant. estava emperrado , tive que cortar o parafuso com a serra pra sacar a link , tb troquei na época todas as buchas e todos terminais( original D20 ) , até agora estão bons , ja fui pra Uruguaina com ele e pra Canastra 2 vzs , fora trilhas e passeios mais curtos ... troquei um pouco antes as molas tras. pela de 49 cm da Rota , acho que as molas anteriores deixavam as links num angulo de trabalho que fazia desgastar tanto as buchas qto os terminais , está tudo ok desde aquela troca , nem folga nos munhões apareceu mais ... os pneus estão gastos por igual , antes comia mais por fora na diant.
Precisa ver o que fez desgastar o alojamento dos parafusos das links , talvez seja alguma coisa que já foi reparada , mas é bom acompanhar ...

abs ... Edu

guilhermeabreu
27/08/2012, 00:34
Cheguei agora a pouco de BÚZIOS , fui ao aniversário de 80 anos de minha tia e fiquei hospedado na mansão do FIDELIS , a coisa mais linda do mundo estilo rústico , uma maravilha .

O final de semana foi maravilhoso por vários motivos , o aniversário de minha tia , o convívio com FIDELIS e a esposa MARTA na mansão deles e para completar o relato da REVISÃO DO CORAÇÃO VALENTE FEITA PELO ROGERIO NUNES .

Ele foi e voltou ASSOBIANDO , uma beleza , esta pronto pra BANANAL .

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
27/08/2012, 03:31
Excelente noticia Doc , fico torcendo por vc camarada , sei que a briga diária sua aí não é fácil ... parabéns ao Rogerio por executar um trampo de meca de verdade , que gosta do que faz ...
O Fidelis e a Marta são gente finíssima , com certeza vc ficou bem instalado em Buzios , agora esse rango é coisa séria ... rsrs , quem estiver de regime tem que ficar longe desse tópico ... rs

abs ... até Bananal , falta pouco ...

FIDELIS
27/08/2012, 12:26
Grande amigo Doutorzão/Cheffff Guilhermêêêê,

Ficamos muito felizes com a companhia sua e da Regina neste final de semana; os pratos feitos por você já estão registrados no cardeninho da Marta, onde ela pretende fazer outras vezes e repassar as recetas para outras pessoas, espero que ela chegue a pelo menos 50% do resultado dos seus.

Marta estava querendo jogar o forno fora, mas depois que você ensinou a ela como usar, mudou de idéia.

Doutorzão, espero contar com a presença de vocês outras vezes, reiteramos que vocês nos deixaram muito felizes.

Vou postar as fotos ainda hoje.

Na próxima visita vamos pescar traíras e tilápias no lago, que estava em manutenção.

Em tempo, o CORAÇÃO VALENTE está mais do que bom, está ótimo, num percurso de 115km, você estava na minha frente 15km, sei que você pisa com vontade, quando você me ligou eu estava no km 90 (CAXETA) e você no km75 (URURAÍ).

Abração para você e Regina.

Seus amigo Fidelis e Marta.

guilhermeabreu
27/08/2012, 12:46
Grande amigo Doutorzão/Cheffff Guilhermêêêê,

Ficamos muito felizes com a companhia sua e da Regina neste final de semana; os pratos feitos por você já estão registrados no cardeninho da Marta, onde ela pretende fazer outras vezes e repassar as recetas para outras pessoas, espero que ela chegue a pelo menos 50% do resultado dos seus.

Marta estava querendo jogar o forno fora, mas depois que você ensinou a ela como usar, mudou de idéia.

Doutorzão, espero contar com a presença de vocês outras vezes, reiteramos que vocês nos deixaram muito felizes.

Vou postar as fotos ainda hoje.

Na próxima visita vamos pescar traíras e tilápias no lago, que estava em manutenção.

Em tempo, o CORAÇÃO VALENTE está mais do que bom, está ótimo, num percurso de 115km, você estava na minha frente 15km, sei que você pisa com vontade, quando você me ligou eu estava no km 90 (CAXETA) e você no km75 (URURAÍ).

Abração para você e Regina.

Seus amigo Fidelis e Marta.

CARO AMIGO FIDELIS

Falei antes de saír de lá que foi um fds SIMPLESMENTE MARAVILHOSO , a companhia sua e de Marta foi magnífica , com certeza iremos outras vezes .

Qto a comida sou suspeito em falar .

Qto ao CORAÇÃO VALENTE ele esta bom mesmo , mas sabia que tanto para mim qto a vc que seria difícil de acompanhar a noite e com um transito pesado como aquele , fila indiana , seria difícil de qualquer um acompanhar , vim a 100/105km/h que é a minha velocidade cruzeiro ultimamente , só que quem vem atras não consegue as ultrapassagens para acompanhar quem esta na frente .

Mas para não dizer que não aconteceu nada , a uns 20 km de Campos começei a sentir um cheiro de DUREPOX , um cheiro de queimado , mas com perfume de DUREPOX , como o funcionamento do CORAÇÃO VALENTE estava show , vim assim mesmo nem parei pra ver o que era e lembrei que estou sem extintor de incendio , não coloquei ainda o suporte , mas cheguei catingando a DUREPOX , hoje fui lá no ROGERIO , pra dizer que viajei tranquilo que o CORAÇÃO VALENTE esta show , SÓ QUE ESTA COM DUREPOX NELE , ele abriu o capô e logo viu a polia do compressor de ar , desalinhada ( QUEBROU O ROLAMENTO ) e estava roçando ferro no ferro , deve ter aquecido muito e deve ter vazado algum óleo que deu o cheiro característico de DUREPOX , já deixei o carro no cara do ar .

Mas mais uma vez OBRIGADO PELO EXCELENTE FINAL DE SEMANA QUE VCS DOIS NOS PROPORCIONARAM .

ABRAÇÃO , e Regina falou que adorou tb e manda um abração pra vcs dois tb .

Eduardo Velo
27/08/2012, 13:35
Rapaz ... os gnomos campistas são malvados mesmo ... rsrs ... qdo repara uma coisa eles atacam outra ... rs , mas é isso aí , quebrou ... arruma ... se deixar vai virando uma bola de neve ...

abs ...

guilhermeabreu
01/09/2012, 11:45
E O CORAÇÃO VALENTE ME DEU UM SUSTO ONTEM

Agora só vivo levando susto , AINDA BEM POIS SUSTO NÃO GASTA$$$$$$ NADA .

É que ao pegar o ENGESA no cara do ar cond. e fui pegar a BONEQUINHA que ficou pronta , olha só os dois carros ficaram prontos , e no caminho a temperatura começa a subir e eu PQP , não acreeeeedito , DE NOVO , MOTOR DE NOVO ????? AINDA BEM QUE COLOQUEI O TERMÔMETRO DIGITAL COM ALARME COM LIMITE DE TEMPERATURA e qdo chegou em 90ºC ele acendeu a luz de alerta e logo parei qdo estava indo a 96ºC , e pensei o que pode ter acontecido se antes de levar no cara do ar estava tudo ok , fui a Búzios e voltei sem problema algum a não ser o cheiro de DUREPOX que era o compressor do ar que foi pro saco .

Parei e pensei que os caras do ar como retiraram o radiador poderiam não ter colocado água no radiador , e coloquei água e só pegou 2 litros e continuava mantendo a temperatura em 93ºC , como estava perto do meca da BONEQUINHA , cheguei até lá e eles me falaram para eu ficar calmo que não era nada demais , que era AR NO SISTEMA , daí eles retiraram o sensor de temperatura para dar saída de ar pois o circuito é lacrado e colocaram água no reservatório e a água não descia e VERIFICARAM QUE A MANGUEIRA QUE SAÍA DO RESERVATÓRIO ESTAVA DOBRADA E NÃO DAVA PASSAGEM DE ÁGUA , daí o meca reparou este problema e a água desceu , completou a água do sistema e ESTA TUDO COMO DANTES , TUDO OK PRA BANANAL .

SÓ FOI O SUSTO , AINDA BEM NÉ já não estava aguentando tantos transtornos e gastos sem fim , mas parece que TUDO ENTROU NOS EIXOS NOVAMENTE .

AHHH a BONEQUINHA já esta no salão de beleza e hoje ainda apanho ela bonitona e brilhando , o tal tratamento na pintura se chama ESPELHAMENTO que é diferente da CRISTALIZAÇÃO .

Eduardo Velo
01/09/2012, 11:55
Aí Doc , finamente vai poder parar de andar de carro de brinquedo ... rs
Do meca deixar rabo , não é privilégio seu ... toda vez que pego do meca vou ver e tem rabo ... se o cara do AC tivesse ligado o Engesa e funcionado por um tempo teria percebido , ficou lá a 5a feira toda , poderia ter deixado funcionando parado mesmo , já pegava a caca e te entregava sem problema nenhum ...
O importante é que está funcionando ... e vamu queimá diesel pra Bananal na 6a ... rs

abs ...

MaGao
01/09/2012, 12:21
Edu,

se ele ligasse ia ferver ate bater e ele ia dizer "Mais o ar ta funcionando"

É triste isso!

Abraços,

guilhermeabreu
01/09/2012, 12:39
Edu,

se ele ligasse ia ferver ate bater e ele ia dizer "Mais o ar ta funcionando"

É triste isso!

Abraços,

MAGAOZINHO

BIMBA , ACERTOU EM CHEIO , com certeza se tivesse deixado funcionando só iria perceber o cheiro de queimado da junta do cabeçote , MAS O AR ESTARIA FUNCIONANDO .

Outro detalhe do cara do AC , eles para agradar colocaram um cheirinho não sei onde , que agora o CORAÇÃO VALENTE esta com cheiro de puteiro . Não achei onde colocaram , na 2ªf vou lá para eles retirarem esta bosta de lá , vou dizer pra eles que gosto mesmo é sentir cheiro de DÍESEL , pq com este cheirinho deles , esta até me dando dor de cabeça .

Mas os caras são muito atenciosos e educados .

guilhermeabreu
03/09/2012, 13:59
COMIGO TEM QUE SER TUDO MAIS DIFÍCIL

Qdo peguei o ENGESA no cara do ar , notei que não estava gelando e sim refrescando , como andei pouco , pode ser que não deu tempo , mas hoje peguei um solzinho e nada de gelar , levei lá de novo e eles constatara que não estava gelando e ficou lá pra ver o que esta havendo , e ainda perguntoei ao DAVI se ele havia conferido se estava saindo o ar com 4ºC da evaporadora e ele falou que não viu . Como pode entregar o carro que foi trocado o copmressor do ar e não conferir se esta gelando ?????? Mas vamos aguardar até mais tarde .

Vicente Guimaraes
03/09/2012, 15:26
Outro detalhe do cara do AC , eles para agradar colocaram um cheirinho não sei onde , que agora o CORAÇÃO VALENTE esta com cheiro de puteiro . Não achei onde colocaram , na 2ªf vou lá para eles retirarem esta bosta de lá , vou dizer pra eles que gosto mesmo é sentir cheiro de DÍESEL , pq com este cheirinho deles , esta até me dando dor de cabeça .

Dr. esse cheiro é de um produto chamado higienizador de ar condicionado, ele abrem um tubo dentro do carro, fecham os vidros e deixam o ar circulando pelo sistema. É bom porque mata fungos, bactérias e outros bichos que vão se alojando no sistema de ar (tubos, filtros, etc...) mas o f.. é que o cheiro não sai mesmo... demora uma semana mais ou menos....

Eduardo Velo
03/09/2012, 15:50
A Saga do Dr Guilherme ... rsrs
Doc , é uma saga essas suas vtrs , aí o cara vai mexer no AC e sem querer solta o fio do limpador de parabrisa ... rsrs , só vai perceber qdo pegar chuva ... rs , ou mexe no fio do farol alto , só vai perceber qdo pegar um breu na estrada ... e por aí vai ... , faz uma checagem geral nas 2 vtrs pra ver se a Saga tem fim ... rs

Vicente , pô ... , só vai durar 1 semana o cheiro de puteiro ??? o Doc ja tava fazendo sache de estopa com diesel ... rs

abs ...

Kim
03/09/2012, 16:53
Doc , é uma saga essas suas vtrs , aí o cara vai mexer no AC e sem querer solta o fio do limpador de parabrisa ... rsrs , só vai perceber qdo pegar chuva ... rs , ou mexe no fio do farol alto , só vai perceber qdo pegar um breu na estrada ... e por aí vai ... , faz uma checagem geral nas 2 vtrs pra ver se a Saga tem fim ... rs

Vicente , pô ... , só vai durar 1 semana o cheiro de puteiro ??? o Doc ja tava fazendo sache de estopa com diesel ... rs

abs ...

KKKKKKKKKK

Imaginando o Doc despejando diesel na estopa e pendurando no jipe!!!

guilhermeabreu
03/09/2012, 18:39
Dr. esse cheiro é de um produto chamado higienizador de ar condicionado, ele abrem um tubo dentro do carro, fecham os vidros e deixam o ar circulando pelo sistema. É bom porque mata fungos, bactérias e outros bichos que vão se alojando no sistema de ar (tubos, filtros, etc...) mas o f.. é que o cheiro não sai mesmo... demora uma semana mais ou menos....

ÉHHHHHHHHHH VICENTE

Acertou em cheio , o cheiro já esta diminuíndo .

guilhermeabreu
03/09/2012, 18:44

abs ...

EDU VELO

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK É ISTO MESMO não vivemos sem o cheirinho do díesel , mas o cheiro como falei esta indo embora junto com o gas do ar cond. rsrsrsrsrsrs , agora a pouco antes de eu chegar em casa o dono da oficina do ar , me ligou dizendo que achou um pequeno vazamento de gas numa conexão e que só ficará pronto amanhã , como estou já com a BONEQUINHA , vou reestrear a BONEQUINHA na estrada amanhã .

Não vou fazer a checagem geral nas duas viaturas pq nunca saberei qdo terminar , logo : vou usando e a medida que vai aparecendo , vou consertando , este negócio de checar não pode ser comigo , pq como vc memso falou : CHECO UMA COISA , ESTRAGA OUTRA , então deixa funcionando como esta e vamo que vamo pra BANANAL .

guilhermeabreu
03/09/2012, 19:01
E SÓ PRA ILUSTRAR MAIS UM POUCO :

Estive com o FIDELIS e ele falou que se eu contar isto lá no forum eles não iriam acreditar , mas vai aqui então :

Qdo comecei a mudar de mecanico da SW4 , saindo do velho fdp que me sacaneou qdo fez o motor pela 2ª vez , como havia falado , o funcionamento não estava legal , daí LEVEI A SW4 NUM BOMBISTA e qdo vou pegar , CADÊ O MEU PENDRIVE com as 1560 músicas ???? OS CARAS SIMPLEMESMENTE CONSUMIRAM COM MEU PENDRIVE COM AS MÚSICAS E JURARAM QUE NÃO FOI LÁ , 1X0 PROS CARAS DA BI .

Agora qdo a SW4 estava quase pronta de motor o meca me pede emprestado o NOVO PENDRIVE para ele copiar as músicas , daí falei que comprei foi um CARTÃO SD , ele falou que não tinha importancia que daria para ele copiar no computador da casa dele .

Como peguei a BONEQUINHA na 6ªf passada e no sábado deixei no cara da butique e peguei ela ontem e como deixei o ENGESA no cara do ar cond hoje para ver o que estava acontecendo , FIQUEI ANDANDO COM A BONEQUINHA E CADÊ MINHAS MÚSICAS ?????? Olhei o local do CARTÃO SD estava vazio , PQP , DE NOVO ????????? 2X0 , Fui na oficina para perguntar onde que ele colocou o CARTÃO SD , ele estava no almoço , PUTZGRILA , SÓ COMIGO MESMO , daí ele estava já chegando na oficina e disse que colocou no console , PROCURAMOS E NÃO ACHAMOS , daí ele começou a procurar em volta do banco e ACHOU O ADAPTADOR DO CARTÃO SD , puxa vida até que enfim acertei uma , MAAAAAAAASSSSSSSS O ADAPTADOR ESTAVA SEM O CARTÃO SD ,PQP 1.000.000 DE VEZES 2X0 MESMO CONFIRAMDO MESMO COM A PRORROGAÇÃO DO 2º TEMPO . Daí falei : Marquinhos como pode o ADAPTADOR ESTAR AQUI SEM O CARTÃO SD ????? Não pode ter caído , ele ficou sem graça e ficou procurando lá MAS NÃO ACHOU , ACABEI COMPRANDO OUTRO CARTÃO SD e estou gravando novamente , qdo estava na loja , ele me ligou perguntando de qtos GIGAS era meu cartão pq ele iria comprar outro pq ele estava sem graça com isto , pois emprestei a ele e estava sob a responsabilidade dele , daí disse pra não esquentar a cabeça e que se tudo na nossa vida fosse isto estaria muito bom , este meca é bom , é boa pessoa , ele ficou sem graça mesmo e iria comprar outro , mas falei pra ele : dorme em paz que isto já foi , que isto é muito pouca coisa pra gente se preocupar .

E O FIDELIS FALOU QUE NIGUEM AQUI IRIA ACREDITAR NESTA NOVA HISTÓRIA .

Se não tiver uma boa história , VAMOS CONTAR O QUE ?????

AGORA QDO LEVAR QUALQUER CARRO MEU QUE TIVER PENDRIVE , CARTÃO SD , CD , DVD OU O RAIO QUE O PARTA , VOU RETIRAR E GUARDAR NUM COFRE DO BANCO CENTRAL E PAGAR VIGIAS EXTRAS PARA QUE NÃO SUMAM COM MINHAS MÚSICAS .

Desculpe por ter me alongado tanto . Mas foi o que aconteceu DE NOVO .

Vicente Guimaraes
03/09/2012, 22:24
Putz logo aquele pendrive power que eu ia pegar emprestado :)

Sobre os contratempos com nossas viaturas... apesar de novato em "assuntos quatro-por-quatristas" já estou escolado... pelo menos o Coração Valente vai se divertir em Bananal enquanto meu pobre Hulk segue seu calvário e sua longa jornada :)

Me lembro agora das sábias (ou proféticas) palavras do Dr.Guilherme. Era uma tarde ensolarada em Campos (lá para meados de Março). Lá estava eu (em companhia do Roger Nunes, ou Rogério Nunes para os chegados) na casa do Dr. saboreando sua magistral canjiquinha , receita milenar-familiar e guardada a sete chaves e sete palmos, quando ouço: "Não se espante meu amigo Vicente se o seu Hulk não ficar pronto até o Encontro do Bananal" . Na hora pensei "oras... mas que exagero... há muito tempo ainda !!!" . Pensei mas nada disse porque preferi sapecar mais uma colherada da suculenta canjiquinha para dentro da boca... Mas aí está, sabias palavras, dito e feito. ;) hehehe

Eduardo Velo
03/09/2012, 22:55
Vicente , é isso mesmo , eu tb já sabia que não iria ficar pronto pq tinha muita coisa pra fazer , e vou dizer mais uma coisa , se fosse outro meca já estaria pronto e vc estaria voltando com a vtr na oficina pra reclamar que deixaram um monte de rabo ... qdo vi as fotos da desmontagem já sabia que iria levar mais de 6 meses pra ajeitar a vtr ...
Pra fazer bem feito é demorado mesmo , a suspensão está alinhada , caster no lugar , links bem posicionadas ... qdo não está legal desmonta tudo e começa tudo de novo ... , não é qqer meca que faz do jeito certo e sempre que é feito como se deve é demorado , a vantagem é que não tem retrabalho ... qdo ficar pronto vc só vai dar na partida e curtir ... o meu ficou 8 meses no estaleiro e fez muito menos que o seu ...

guilhermeabreu
03/09/2012, 23:31
Putz logo aquele pendrive power que eu ia pegar emprestado :)

Sobre os contratempos com nossas viaturas... apesar de novato em "assuntos quatro-por-quatristas" já estou escolado... pelo menos o Coração Valente vai se divertir em Bananal enquanto meu pobre Hulk segue seu calvário e sua longa jornada :)

Me lembro agora das sábias (ou proféticas) palavras do Dr.Guilherme. Era uma tarde ensolarada em Campos (lá para meados de Março). Lá estava eu (em companhia do Roger Nunes, ou Rogério Nunes para os chegados) na casa do Dr. saboreando sua magistral canjiquinha , receita milenar-familiar e guardada a sete chaves e sete palmos, quando ouço: "Não se espante meu amigo Vicente se o seu Hulk não ficar pronto até o Encontro do Bananal" . Na hora pensei "oras... mas que exagero... há muito tempo ainda !!!" . Pensei mas nada disse porque preferi sapecar mais uma colherada da suculenta canjiquinha para dentro da boca... Mas aí está, sabias palavras, dito e feito. ;) hehehe

CARO E GRANDE AMIGO VICENTE GUIMARAES

Vc com suas palavras lembrei daquele dia como se fosse agora , vc lembrou de TODOS OS DETALHES é incrível esta sua memória e olha que já estávamos calibrados .

FORTE ABRAÇO E ATÉ 6ªF .

guilhermeabreu
03/09/2012, 23:33
Vicente , é isso mesmo , eu tb já sabia que não iria ficar pronto pq tinha muita coisa pra fazer , e vou dizer mais uma coisa , se fosse outro meca já estaria pronto e vc estaria voltando com a vtr na oficina pra reclamar que deixaram um monte de rabo ... qdo vi as fotos da desmontagem já sabia que iria levar mais de 6 meses pra ajeitar a vtr ...
Pra fazer bem feito é demorado mesmo , a suspensão está alinhada , caster no lugar , links bem posicionadas ... qdo não está legal desmonta tudo e começa tudo de novo ... , não é qqer meca que faz do jeito certo e sempre que é feito como se deve é demorado , a vantagem é que não tem retrabalho ... qdo ficar pronto vc só vai dar na partida e curtir ... o meu ficou 8 meses no estaleiro e fez muito menos que o seu ...

EDU VELO

É por aí mesmo , fazer de uma só vez e bem feito leva tempo e estudo antes de começar a fazer .

ABRAÇO

guilhermeabreu
05/09/2012, 13:30
BOM HOJE CHEGUEI DO PLANTÃO

Fui com a BONEQUINHA que esta 100% o funcionamento , semana que vem vou colocar couro nos bancos e portas , vai ficar chic demais .

Qto ao CORAÇÃO VALENTE , hoje assim que cheguei , deixei a BONEQUINHA e peguei o CORAÇÃO VALENTE , cara vcs não imaginam !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O problema era de uma conexão que estava vazando gas . E o cara não deixou funcionando por 2 horas para ver se estava tudo OK , mas tudo resolvido .

ESTA GELANDO DEMAIS , show de bola , SEI QUE VOU TER CONFUSÃO NA ÍDA PRA BANANAL COM REGINA , por estar geladinho dentro do CORAÇÃO VALENTE , vou ter que usar o meio termo , pra não complicar , mas que TÁ GELANDO PRAKARAI isto esta , o termostato no máximo liga o ar e qdo chega em 6ºC , desliga e volta a ligar qdo chega nos 8ºC , assim posso controlar a temperatura pelo termostato , não precisando de usar ele no máximo .

Estamos prontos pra BANANAL e geladinho .

Vicente Guimaraes
05/09/2012, 13:56
6 graus ??? cacildes !!!!.... é bom que em Bananal nós podemos usar o Coração Valente para gelar as cervejas...

guilhermeabreu
05/09/2012, 22:15
6 graus ??? cacildes !!!!.... é bom que em Bananal nós podemos usar o Coração Valente para gelar as cervejas...

ÉHHHHHHHHHH VICENTE , TA GELANDO PARAKARAI .

Estaremos lá daqui a pouco , APENAS DOIS DIAS .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
10/09/2012, 00:47
E O CORAÇÃO VALENTE HONRANDO SEU NOME

Acabei de chegar o VI ENCONTRO NACIONAL DE ENGESAS E OUTROS 4X4 DE 2012 EM BANANAL -SP

Alem dele ter ído e voltado sem nenhuma pane , fez a trilha de mpedia dificuldade e ainda rebocou o CJ5 do meu irmão por 70 km .

Como falei ele finalmente esta com a mecanica 100% , esta faltando só perfumaria e ahjustes dos vidros elétricos e fechaduras das portas que teimam em ficarem com dificuldade de abrir a porta do carona .

Eduardo Velo
10/09/2012, 07:37
Doc , muito boa a acomodação do Coração Valente , posição de dirigir excelente ... , o som no teto ajuda ouvir , as cxs do meu estão nos pés , não da pra ouvir nada ... rs ... o AC é enorme , pra gelar pra valer ... , não curto AC , tenho na Tracker mas ligo muito raramente ... mas se fosse pra ter seria desse jeito ...
O barulho que está fazendo qdo engata 4x4 é bem alto , pode ser alguma coisa por fora , tipo cruzeta pegando no escape ou algo do tipo ... mas é bom verificar com o Rogerio pq faz aquele barulhão ...
Vou fazer algo parecido com o que vc fez no teto , gostei do estilo , simples e funcional ...

abs ...

guilhermeabreu
10/09/2012, 13:44
Doc , muito boa a acomodação do Coração Valente , posição de dirigir excelente ... , o som no teto ajuda ouvir , as cxs do meu estão nos pés , não da pra ouvir nada ... rs ... o AC é enorme , pra gelar pra valer ... , não curto AC , tenho na Tracker mas ligo muito raramente ... mas se fosse pra ter seria desse jeito ...
O barulho que está fazendo qdo engata 4x4 é bem alto , pode ser alguma coisa por fora , tipo cruzeta pegando no escape ou algo do tipo ... mas é bom verificar com o Rogerio pq faz aquele barulhão ...
Vou fazer algo parecido com o que vc fez no teto , gostei do estilo , simples e funcional ...

abs ...

GRANDE EDU VELO

Beleza , fico feliz por ter gostado , procurei fazer a melhor ergonomia possível , como uso no meu trabalho e estou quase sempre sozinho , não poderia ser diferente , e o som tem que ser de boa qualidade a instalação e as músicas tb , assim passamos grande parte do tempo dentro dele com prazer .

Qdo vc for fazer e se quiser , faz um passeio por aqui que o amigo que fez pode fazer pra vc , ou se vc quiser é só olhar o meu com mais detalhe e eu explico como foi feito e vc mesmo pode fazer em casa .

Vou levar no ROGERIO para a preventiva de depois de uma trilha , deve ter entrado água no diferencial dianteiro pq fui ver e constatei que esta sem a mangueira do respiro e entramos na água lá .

Vim com o ROGERIO e nas subidonas , ficou confirmado o que venho falando que o motor MWM 2.8 sprint é pouco motor pro ENGESA , o ROGERIO com a CAMPER do NEY nas subidonas ficava me empurrando , sobrava o 14B nas subidonas , coloquei o MWM 2.8 pq é muito bom e tive a oportunidade na hora certa , paguei 5 contos nele , mas se tivesse de escolher , compraria o 14B , sou fã deste motor , esta entre o MWM e o Q20B, tanto no peso , como potencia/torque e elasticidade , um dia quem sabe , se estiver com sobra de caixa , e o MWM der pau , aproveito e faço o sonho virar realidade , mas do jeito que esta da pra levar tranquilo .

E como falei , ele esta na fase de só usar usar e usar , NÃO GOSTO NEM DE FALAR , VC SABE NÉ ????? ZIGUE-ZIRA SEMPRE PASSA POR PERTO DE MIM , TOC TOC TOC , ISOLA .

Mas mais uma vez o encontro superou as espectativas , muita harmonia entre todos e muita conversa de 4x4 ao vivo entre a gente .

O RAUL irmão , me falou que não adiantaria ter ido na 6ªf pq só ficaria ouvindo conversa de mecanica 4x4 , MAS PARECE QUE ELE AGORA SÓ QUER TER ESTA CONVERSA PQ ESTA EMPOLGADO COM A CAMPER QUE ELE QUER MONTAR .

ENTÃO VAI AQUI UMA MENSAGEM DE MUITA VERACIDADE NO QUE TANGE A COLOCAÇÃO DE MOTOR DÍESEL E DOCUMENTAÇÃO EM NOSSAS VIATURAS :

O meu despachante é muito competente e conhece todos oas caminhos a serem percorridos , inclusive ele tem um filho que é dono do INMETRO daqui de Campos , aqui tem dois INMETRO e o filho dele é dono de um .

E aqui vai o que VALE PARA DOCUMENTAR UM CARRO COMO CAMPER , ENGESA , CJ , E OUTROS TRANSFORAMR DE GASOLINA PARA DÍESEL :

1- O carro TEM QUE SER 4X4 DE FÁBRICA

2- JIPE , todos se for 4x4

3- NÃO PODE TRANSFORMAR UMA CAMPER 4X2 POR EX. EM 4X4 para entrar na legalidade pq o INMETRO NÃO AUTORIZA MAIS ESTA MUDANÇA , logo se vc comprar uma CAMPER 4x2 ESQUECE QUE VAI PODER TRANSFORMAR EM 4X4 E PARA DÍESEL .

Isto que estou falando é aqui em Campos e para o Estado do Rio de Janeiro , e como TODOS SABEM QUE NEsTE BRASILZÃO CADA ESTADO , CADA MUNICÍPIO AGEM DA MANEIRA QUE QUER EMBORA A LEGISLAÇÃO DO DENATRAN É " ÚNICA " PARA TODO BRASIL .Espero ter ajudado com estas informações . Como disse estas informações foram colhidas do meu despachante de confiança QUE NÃO GOSTA DE FAZER NADA ERRADO E NEM COM JEITINHO.

ABRAÇO

Vicente Guimaraes
10/09/2012, 15:03
Realmente o Engesa do Dr. Guilherme. deu show em Bananal, passou sem problemas nas lamas e depressões mesmo com o pneu AT (265/75/r16). Fiquei até animado em usar pneus menores no Incrível.H.

Dr. excelente essa dica da documentação. Achar um bom despachante hoje em dia é coisa rara. Vou precisar de ajuda desse seu amigo no futuro com a documentação do Incrivel.H. (mudança de capota, mudança de 5 para 7 lugares, etc...)

Sobre o encontro, 100% mesmo, quando será divulgado o próximo?

guilhermeabreu
10/09/2012, 19:21
Realmente o Engesa do Dr. Guilherme. deu show em Bananal, passou sem problemas nas lamas e depressões mesmo com o pneu AT (265/75/r16). Fiquei até animado em usar pneus menores no Incrível.H.

Dr. excelente essa dica da documentação. Achar um bom despachante hoje em dia é coisa rara. Vou precisar de ajuda desse seu amigo no futuro com a documentação do Incrivel.H. (mudança de capota, mudança de 5 para 7 lugares, etc...)

Sobre o encontro, 100% mesmo, quando será divulgado o próximo?

GRANDE VICENTE

Em primeiro lugar , foi demorado a chegada no Rio ontem ???? Pois acho que fiz um grande negócio voltando por Alem Paraíba , demorei apenas 6 hs de viagem .

Mas voltando ao assunto pneus , SEMPRE venho falando que um PNEU A/T COMIGO ME SAIO BEM , VOU EM QUALQUER LUGAR QUE OS OUTROS COM MUD VÃO , não me joguem pedras , ESTOU DISPOSTO A PROVAR ISTO A HORA QUE ALGUEM QUISER VER DE FATO ISTO QUE ESTOU FALANDO , e se alguem com MUD ficar , eu posso até ficar , mas tem acontecido de alguns poucos com MUD ficarem atolados com BAND com OM 314 ou OM 364 e eu com o ENGESA de A/T passar .

Mas não vamos entrar em atrito , vc VICENTE viu lá , e terá outras oportunidades de constatar o que falo e vc já viu que não erro no que afirmo .

Na próxima 4ªf vou lá no despachante já para ver o que será preciso para vc fazer E SE FOR PRECISO FAZER NÃO É ??? Pq na minha opinião um JIPÃO deste os carinhas vão mais é ficarem admirando do que vistoriando alguma coisa , pois se no documento esta dizendo que é um JIPE , ele é um JIPE , e capota não é citadoSE É DE LONA OU DE AÇO no VERDINHO . E QTO AO Nº DE PASSAGEIROS É SÓ COLOCAR DOIS BANCOS E PRONTO , o que na minha opinião pode complicar é vc colocar 3 bancos , daí terá que mudar de documentação do JIPE e sua CARTIRA DE HABILITAÇÃO TB , não complica não deixa com dois bancos e pronto , SE QUISER , DEIXA A FIXAÇÃO DO 3º BANCO E EM CASOS ESPECIAIS VC COLOCA E USA EM ESTRADAS POUCO FISCALIZADAS como a trilha que fizemos em BANANAL .

Qto ao próximo encontro o EDU VELO esta bem animado para fazer aqui em minha região para dar uma compensação destes anos todos eu indo em maior distancia .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
10/09/2012, 19:29
EDU VELO

O barulho que falei que era o diferencial dianteiro que achei que estava querendo travar ??? Agora acabei de chegar da averiguação do óleo do diferencial , fui onde sempre faço as trocas de óleo e escapamento , não deu outra , tinha mais água do que óleo , havia verificado a tempos que estava sem a mangueira do respiro e acabei não colocando e colaborou para isto , MAIS UM VACILO MEU , mas assim que mexer nos vidros laterais que vou fixar colando assim como o trazeiro , vou trocar as maçanetas que teimam em não abrir a porta do carona como a do CARLOS SIQUEIRA e o vidro tb esta grande para o espaço , vou arrumar isto tb , pois o vidro elétrico não esta funcionando legal , tem que ter ajuda para subir .

Assim que fizer isto farei a revisão mecanica do pós trilha com o ROGERIO .

OU SEJA :

O CORAÇÃO VALENTE merece uma perfumaria , pois tem correspondido só com alegria .

ABRAÇÃO

Vicente Guimaraes
10/09/2012, 19:38
Em primeiro lugar , foi demorado a chegada no Rio ontem ???? Pois acho que fiz um grande negócio voltando por Alem Paraíba , demorei apenas 6 hs de viagem .

Doc, a Dutra estava com transito bem intenso, dando para manter a média de 100km/h mais ou menos quando estava andando. Mas teve alguma retenção próximo ao Rio, mas nada de absurdo, acho que perdemos uns 30 a 40 minutos nas retenções.

Sobre os pneus vou mudar mesmo 31" ou 32" :)

CAVESO
10/09/2012, 19:48
Kd as fotos do encontro, pessoal?

guilhermeabreu
10/09/2012, 19:55
Doc, a Dutra estava com transito bem intenso, dando para manter a média de 100km/h mais ou menos quando estava andando. Mas teve alguma retenção próximo ao Rio, mas nada de absurdo, acho que perdemos uns 30 a 40 minutos nas retenções.

Sobre os pneus vou mudar mesmo 31" ou 32" :)

VICENTE

Vc percebe que sou bem precavido em termos de tamanhos de pneus , estou mais para o EDU VELO , ( conservacionista extremo ) do que os malucos que colocam 37" a 38" , não vejo razão para tal .

MAS O SEU HULK PEDE PNEUS 33" , pois o 31" ficará pequeno demais para o tamanho do BICHÃO , e com o 33" e como esta com flutuante e vc não será um esmeril , vai ficar bom e bonito , o 32" até poderia mas vc terá dificuldades de achar . O seu que esta lá é 35 " ? Se for já pode até perguntando quem quer fazer a troca , e ainda SUGIRO OS PNEUS 33" A/T E NÃO OS MUDS ainda mais que vc vai querer fazer expedições longas , COM PNEU MUD NENHUM OUVIDO VAI AGUENTAR POR MUITO TEMPO ALÉM DE GASTAREM BEM MAIS RÁPIDO .

VC tem memória boa , vc sem lembra que eu insistí muito com vc para colocar no máximo os 33" ?????? E ontem vc viu o EDU VELO passando por tudo com pneus 31" , o EDU VELO só teve que ser puxado naquele lugar PQ ELE PENSOU QUE ESTAVA COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS E NÃO ESTAVA , ele esqueceu de engatar a tração dentro do carro , TENHO CERTEZA ABSOLUTA SE ELE ESTIVESSSE COM TRAÇÃO NAS 4 RODAS ELE NÃO FICARIA ALÍ e até se ele estivesse sabendo que estava em 4x2 ELE ENTRARIA DE OUTRA FORMA E PASSAVA COMO O ÍGOR PASSOU EM 4X2 .

PNEUS GRANDÕES É SINÔNIMO DE QUEBRAS NA CERTA , " E NÃO ME JOGUEM PEDRAS POR AÍ EM ????? "

ABRAÇÃO

Eduardo Velo
10/09/2012, 20:00
Veggi , estão no tópico do encontro ... ja postei as fotos do picasa lá ...
Doc , aquele barulhão então era de água no diferencial ?? o respiro tem que ficar no alto mesmo , se usar o 4x4 o dif. aquece e qdo bate água esfria e puxa ar , ou água ...
Pneus maiores que 32" tb penso o mesmo , faço tudo com os 31" sem problemas ... , coloca um guincho se achar necessario , mas não passa de 32" ...
As maçanetas são de monza ou chevette ... o problema é que tem que erguer pra abrir e não " puxar " , Monza e chevette são baixos , qdo vai abrir a porta ergue a maçaneta automaticamente , nossas vtrs são altas , aí a pessoa pensa que é pra puxar , mas tem que erguer a maçaneta ... tenho 2 maçanetas de reserva e mais 2 que recuperei ... rs

abs ...

guilhermeabreu
10/09/2012, 20:07
Kd as fotos do encontro, pessoal?

GRANDE AMIGO CAVESO

Vc fez muita falta lá e só para ILUSTRAR UM POUCO : OLHA COMO VC JÁ ESTA FICANDO ESQUECIDO DO FORUM , VAI ACABAR ABANDONANDO O GOSTO PELO YELLOW SUBMARINE , pergunto onde vc deveria ver as fotos do ENCONTRO ??????? TCHAN TCHAN TCHAN : NO TÓPICO DE "EVENTOS" ???? Esta vendo como vc esta nos abandonando ? Até esqueceu de como funciona a coisa por aqui .

NÃO SOME NÃO AMIGO , SENTIMOS SUA FALTA POR LÁ MESMO INDO DE PALIO .

FORTE ABRAÇO E ATÉ O PRÓXIMO QUE DEVERÁ SER AQUI NA REGIÃO DE CAMPOS-RJ NO ANO QUE VEM .

Eduardo Velo
10/09/2012, 20:18
Vc percebe que sou bem precavido em termos de tamanhos de pneus , estou mais para o EDU VELO , ( conservacionista extremo ) do que os malucos que colocam 37" a 38" , não vejo razão para tal . ABRAÇÃO

Não sou tão conservcionista não ... rsrs ... só não gosto de ficar trocando rolamentos , terminais e buchas ...
Qdo a gente fala em flutuante na tras. , parece que resolveu o problema já que o diant. é obrigatório ser flutuante ... mas não é bem assim , o diant. ainda vai sofrer com os rolamnentos de munhão , terminais e buchas ... os rolamentos do cubo diant. e tras. trabalham diferente , o tras. é tração e o diant. sofre mais impacto pq gira livre , qdo tinha os 33" MUD os diant. ficavam marcados com as pancadas dos roletes enqto os tras. eram trocados a cada 3 trocas do diant. Desde que coloquei 31" AT não troquei mais o tras. e o diant. troquei uma vez pq estava girando na pista pq entrou água , mas não tinha nenhuma marca de pancada ...

Ainda que fique feio , acho melhor não passar de 32" , mas o Hulk é do Vicente , então vamos respeitar a opinião dele sem dar pitaco ... rs ... mas vai ser dificil... rsrs .

abs ...

Kim
10/09/2012, 20:27
Doc!

Segue umas belezuras!:

Essa é a top das top, sem contar o valor.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=42235&cat=1&item=20&titulo=Camper%20Envemo%20Automatica

essa o valor é bem atrativo
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=42878&cat=1&item=20&titulo=CAMPER%20%20KIT%20G%C1S

Essa me parece estar em dia
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=42485&cat=1&item=20&titulo=Camper%201992%20Gasolina

Essa aqui, olha a descrição logo abaixo da foto, tem outra 4x2 a diesel, ideal para o propósito.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=36392&cat=1&item=20&titulo=camper

Essa o valor agrada muito, sem foto mais uma boa descrição.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=33713&cat=1&item=20&titulo=Camper%20Impec%E1vel!%20URGENTE

Essa é daqui, 19.000,00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/103490-vendo-camper-1992-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/100130-camper-4x2-94-94-alcool.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/99794-camper-93-4x4-reduzida-nao-e-de-trilhakkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/93765-vendo-camper-4x4-1994-e-bandeirantes-4x4-1996-a.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/91930-vendo-camper.html

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
10/09/2012, 21:51
AMIGO KIM

Boa noite , hoje já dei uma futucada por aí tudo , mas aqui em Campos , como já falei , meu despachante me disse que se não for 4x4 de fábrica NÃO CONSEGUE DOCUMENTAR PARA DÍESEL .

Achei o penúltimo anuncio um espetáculo . Esta topt das top , já venho namroando ha bastante tempos , ésta linda demais , esgte carro não pode estar ruim .

ABRAÇÃO E MUITO OBRIGADO PELA AJUDA AÍ AO RAUL , ele vai fazer mesmo no DONIZETE .

guilhermeabreu
10/09/2012, 22:05
Não sou tão conservcionista não ... rsrs ... só não gosto de ficar trocando rolamentos , terminais e buchas ...
Qdo a gente fala em flutuante na tras. , parece que resolveu o problema já que o diant. é obrigatório ser flutuante ... mas não é bem assim , o diant. ainda vai sofrer com os rolamnentos de munhão , terminais e buchas ... os rolamentos do cubo diant. e tras. trabalham diferente , o tras. é tração e o diant. sofre mais impacto pq gira livre , qdo tinha os 33" MUD os diant. ficavam marcados com as pancadas dos roletes enqto os tras. eram trocados a cada 3 trocas do diant. Desde que coloquei 31" AT não troquei mais o tras. e o diant. troquei uma vez pq estava girando na pista pq entrou água , mas não tinha nenhuma marca de pancada ...

Ainda que fique feio , acho melhor não passar de 32" , mas o Hulk é do Vicente , então vamos respeitar a opinião dele sem dar pitaco ... rs ... mas vai ser dificil... rsrs .

abs ...

EDU

Concordo com vc a grande vamtagem do 32 é que a largura é 11,5 e NÃO 12,5 ; ESTA LARGURA É QUE ARREBENTA COM TUDO , pa não fabricam um 33 com 11,5 de largura ??? Aí tem que partir pro 275x75x16 ou 285x75x16 que custa um caminhão de dinheiro . Estou com o 265x75x16 não da problema algum a não ser no visual que faz o meu CORAÇÃO VALENTE ficar horroroso , por isto irei para o 31 que usava na BAND e não ficava feia com eles .

É POR ISTO QUE O PRÓXIMO JOGO QUE VOU COMPRAR SERÁ O 31" X 10,5" X 15" , BARATIM BARATIM .

ABRAÇÃO

RogérioNunes
10/09/2012, 22:14
Dctor, muito boas as informações atualizadas sobre a muança de combustível nas viaturas.
Só ficou uma pergunta: como o inmetro vai saber se uma camper,por exemplo, era 4x2 e foi modificada para 4x4 se for usado na modificação o mesmo cambio/tração e eixo da camper 4x4 ?
Na rural/F75 tem como saber pela numeração do chassí, e na Camper?

Vicente Guimaraes
10/09/2012, 22:15
Dr. tem o 33"x10,5 ... mas custa o mesmo do 35"

Pneus Fcil Comprar Pneus Agora Fcil (http://www.pneusfacil.com.br/index.php?medida=33x10.5R15)

Kim
10/09/2012, 22:47
Doc!

Pode ser 4x2 sim!

Faz-se o crv em duas etapas, sendo a primeira, a mudança para 4x4, e a segunda para diesel, isso no papel, pois a mudança é feita toda de uma vez.

Aqui no Pr, é bem menos burocrático.
Quando estava prestes a mudar o Brancão para diesel, antes dos dedos, fui ao Detran, solicitar informação, quando o atendente me perguntou sobre a capacidade de carga, disse-lhe que era 500kg, prontamente me respondeu não ser possível.
Então, expliquei sobre uma resolução e o 4x4.
Pediu-me licença, e saiu, 15min depois voltou, desculpou-se e falou para trazer a nota do motor para proceder a troca.

Na minha opinião, pegaria uma das mais em conta, e deixaria a gosto!

Se pegar a automática, o Willys dele ficará chique automático heim!!!!

Abraços.

Kim.

CAVESO
10/09/2012, 23:10
GRANDE AMIGO CAVESO

Vc fez muita falta lá e só para ILUSTRAR UM POUCO : OLHA COMO VC JÁ ESTA FICANDO ESQUECIDO DO FORUM , VAI ACABAR ABANDONANDO O GOSTO PELO YELLOW SUBMARINE , pergunto onde vc deveria ver as fotos do ENCONTRO ??????? TCHAN TCHAN TCHAN : NO TÓPICO DE "EVENTOS" ???? Esta vendo como vc esta nos abandonando ? Até esqueceu de como funciona a coisa por aqui .

NÃO SOME NÃO AMIGO , SENTIMOS SUA FALTA POR LÁ MESMO INDO DE PALIO .

FORTE ABRAÇO E ATÉ O PRÓXIMO QUE DEVERÁ SER AQUI NA REGIÃO DE CAMPOS-RJ NO ANO QUE VEM .

Doutor,

Eu que senti falta do encontro com meus grandes amigos e suas "engesas maravilhosas".

Nem participei no tópico do encontro porque a Alessandra marcou cirurgia de vesícola para a semana do feriado de setembro (aqui é feriado dia 6 tb) e tive que fazer o papel de cuidador, dormindo no hospital e tale coisa....

Por coincidência na terça passada minha irmão torceu violentamente o pé e também fiquei como "cadeira de rodas", levando ela de um lado para o outro...

Mas o tempo todo pensando e torcendo para que o encontro fosse especial como foram os outros!

Ano que vem estarei com vcs e, se bobear, de yellow...kkkkkkkkkkk

Abs e valeu pelas palavras!

guilhermeabreu
10/09/2012, 23:20
Dctor, muito boas as informações atualizadas sobre a muança de combustível nas viaturas.
Só ficou uma pergunta: como o inmetro vai saber se uma camper,por exemplo, era 4x2 e foi modificada para 4x4 se for usado na modificação o mesmo cambio/tração e eixo da camper 4x4 ?
Na rural/F75 tem como saber pela numeração do chassí, e na Camper?

ROGERIO

O que falei era se vc levar uma CAMPER 4x2 e for transformar em 4x4 , eles não assinam a transformação , mas se vc levar uma CAMPER JÁ MODIFICADA EM 4X4 , acho que é a sua pergunta , acho que tem no prontuário dela lá no DETRAN se ela é 4x4 ou não DE FÁBRICA , se foi modificada no tempo que esta lei ainda não existia e colocaram 4x4 no verdinho e/ou no prontuário do carro no DETRAN , ACHO QUE NÃO TERÁ PROBLEMA ,mas se eles conferirem no prontuário do carro no DENATRAN e não constar que é 4x4 de fábrica VC VAI FICAR ENROLADO .

Qdo transformei o meu , não tive dificuldade nenhuma , MAS DEPOIS MUDARAM A LEI E FICOU COMPLICADO , mas ainda pode desde que seja utilitário 4x4 de fábrica e jipe .

guilhermeabreu
10/09/2012, 23:25
Doc!

Pode ser 4x2 sim!

Faz-se o crv em duas etapas, sendo a primeira, a mudança para 4x4, e a segunda para diesel, isso no papel, pois a mudança é feita toda de uma vez.

Aqui no Pr, é bem menos burocrático.
Quando estava prestes a mudar o Brancão para diesel, antes dos dedos, fui ao Detran, solicitar informação, quando o atendente me perguntou sobre a capacidade de carga, disse-lhe que era 500kg, prontamente me respondeu não ser possível.
Então, expliquei sobre uma resolução e o 4x4.
Pediu-me licença, e saiu, 15min depois voltou, desculpou-se e falou para trazer a nota do motor para proceder a troca.

Na minha opinião, pegaria uma das mais em conta, e deixaria a gosto!

Se pegar a automática, o Willys dele ficará chique automático heim!!!!

Abraços.

Kim.

KIM

O problema é que qdo vc fez o BRANCÃO e eu o CORAÇÃO VALENTE , era uma lei , o meu durou apenas 30 dias para sair o verdinho com díesel , MAS AGORA ELES NÃO AUTORIZAM MAIS MUDAR DE 4X2 PARA 4X4 , " ESTE É QUE É O GRANDE PROBLEMA " .

guilhermeabreu
10/09/2012, 23:33
Veggi , estão no tópico do encontro ... ja postei as fotos do picasa lá ...
Doc , aquele barulhão então era de água no diferencial ?? o respiro tem que ficar no alto mesmo , se usar o 4x4 o dif. aquece e qdo bate água esfria e puxa ar , ou água ...
Pneus maiores que 32" tb penso o mesmo , faço tudo com os 31" sem problemas ... , coloca um guincho se achar necessario , mas não passa de 32" ...
As maçanetas são de monza ou chevette ... o problema é que tem que erguer pra abrir e não " puxar " , Monza e chevette são baixos , qdo vai abrir a porta ergue a maçaneta automaticamente , nossas vtrs são altas , aí a pessoa pensa que é pra puxar , mas tem que erguer a maçaneta ... tenho 2 maçanetas de reserva e mais 2 que recuperei ... rs

abs ...

EDU

Como falei dei bobeira , sei que tem que ter a mangueira elevada , mas como não estava fazendo trilhas fui deixando até que a casa ruiu .

Qtos aos pneus , o ROGERIO acabou de sair daqui de casa e me mostrou os pneus 31 que ele colocou na RANGER dele , APENAS R$420,00 cada um E OLHA QUE O PNEU É BONITÃO , ching ling MAS BONITÃO , vou comprar destes tb , gostei muito . Compro 4 pneus pelo preço de 2 33".

Qto as maçanetas é por aí mesmo , o ENGESA esta alto e Regina é baixa e a maçaneta dela é a que mais teima em não abrir , pq a posição é horrível pelo motivo exposto por vc , vou trocar e colocar a do FIORINO que é aquela tradicional que vc puxa com os 4 dedos e aperta com o dedão o gatilho , aí vai ficar bem mais fácil de abrir . Regina fica toda empenada para TENTAR LEVANTAR O RAIO DA ALAVANCA e a FDP teima em não abrir igual a do ENGESA do CARLOS SIQUEIRA , acho que os ENGESAS não gostam que as esposas andem nele não , SÓ PODE .

Aurélio
18/09/2012, 09:27
(...), o ENGESA esta alto e Regina é baixa (...) acho que os ENGESAS não gostam que as esposas andem nele não , SÓ PODE .
Opa.
Tinha esse problema e depois que as troquei por novas, melhorou pois está macia de abrir.
E para facilitar o acesso à viatura, instalei uma alça ao lado da porta (feita pelo Tom).
Abs

Walter da Camper
18/09/2012, 16:41
Grande mestre Guilherme ...

Depois de bebermos pinga juntos, me sinto à vontade de dar uns palpites aqui no seu tópico.

É sobre esse papo que rolou sobre pneu MUD x pneu AT.

Certa vez eu estava com 2 amigos fazendo um levantamento para um passeio/trilha na região entre Campos do Jordão e Gonçalves-MG.
Um estava de SW4 e outro de Camper 4x4, ambos com pneus BF AT (31 na SW e 33 na Camper) e eu com minha Camper calçando os Savero MUD 33.
Tinha chovido nos últimos 3 dias e resolvemos entrar por uma estrada de terra bem batida. Não era trilha, era estradinha de fazenda em bom estado de conservação, com terra bem socada e sem lama. Porém os 3 dias de chuva deixaram aquele piso tão escorregadio quanto sabão e em determinado trecho da estrada, com um pequeno aclive as viatura com pneu AT simplesmente não conseguiam sair do lugar.
Com as rodas freadas e os carros parados, iam escorregando de lado até encostar no barranco.
Eu, com um carro de peso equivalente, conseguia subir, descer e manobrar na ladeira para resgatá-los simplesmente por estar usando pneus com cravos mais espaçados.
E nem se diga que era falta de braço, pois ambos são jipeiros experientes e por se tratar de passeio por estradas e não trilhas, deixaram os jipes em casa para fazer o trajeto com o 4x4 de viagem.
Na época a Camper era meu único veículo offroad e mesmo depois de ter comprado o CJ e deixado ela mais para viagens, ainda não tive coragem de tirar os MUD por causa dessa experiência, já que minhas viagens sempre incluem um bom trecho de terra batida.
Realmente, nas trilhas secas e com poucas poças de lama, como a que fizemos em Bananal os pneus AT vão muito bem, mas numa situação com essa que falei acima é a diferença entre chegar ou não chegar.

Aos que não acreditam, sugiro que façam um teste. Espere cair um boa chuva e vá para uma área rural com estrada de terra bem batida, acompanhado de outra viatura equipada com MUD e faça a comparação.

Ainda pretendo trocar os MUD por AT por causa do barulho, mas antes vou testar a viabilidade do uso de correntes nos pneus, como se fazia antigamente.

Abçs.

Walter

guilhermeabreu
19/09/2012, 10:04
Opa.
Tinha esse problema e depois que as troquei por novas, melhorou pois está macia de abrir.
E para facilitar o acesso à viatura, instalei uma alça ao lado da porta (feita pelo Tom).
Abs

GRANDE AURÉLIO

Beleza uma ótima idéia , vou providenciar uma tb .

ABRAÇO

guilhermeabreu
19/09/2012, 10:26
Grande mestre Guilherme ...

Depois de bebermos pinga juntos, me sinto à vontade de dar uns palpites aqui no seu tópico.

É sobre esse papo que rolou sobre pneu MUD x pneu AT.

Certa vez eu estava com 2 amigos fazendo um levantamento para um passeio/trilha na região entre Campos do Jordão e Gonçalves-MG.
Um estava de SW4 e outro de Camper 4x4, ambos com pneus BF AT (31 na SW e 33 na Camper) e eu com minha Camper calçando os Savero MUD 33.
Tinha chovido nos últimos 3 dias e resolvemos entrar por uma estrada de terra bem batida. Não era trilha, era estradinha de fazenda em bom estado de conservação, com terra bem socada e sem lama. Porém os 3 dias de chuva deixaram aquele piso tão escorregadio quanto sabão e em determinado trecho da estrada, com um pequeno aclive as viatura com pneu AT simplesmente não conseguiam sair do lugar.
Com as rodas freadas e os carros parados, iam escorregando de lado até encostar no barranco.
Eu, com um carro de peso equivalente, conseguia subir, descer e manobrar na ladeira para resgatá-los simplesmente por estar usando pneus com cravos mais espaçados.
E nem se diga que era falta de braço, pois ambos são jipeiros experientes e por se tratar de passeio por estradas e não trilhas, deixaram os jipes em casa para fazer o trajeto com o 4x4 de viagem.
Na época a Camper era meu único veículo offroad e mesmo depois de ter comprado o CJ e deixado ela mais para viagens, ainda não tive coragem de tirar os MUD por causa dessa experiência, já que minhas viagens sempre incluem um bom trecho de terra batida.
Realmente, nas trilhas secas e com poucas poças de lama, como a que fizemos em Bananal os pneus AT vão muito bem, mas numa situação com essa que falei acima é a diferença entre chegar ou não chegar.

Aos que não acreditam, sugiro que façam um teste. Espere cair um boa chuva e vá para uma área rural com estrada de terra bem batida, acompanhado de outra viatura equipada com MUD e faça a comparação.

Ainda pretendo trocar os MUD por AT por causa do barulho, mas antes vou testar a viabilidade do uso de correntes nos pneus, como se fazia antigamente.

Abçs.

Walter

CARO AMIGO WALTER DA CAMPER

Concordo em gênero número e grau com seu relato , tem situações como esta que realmente é o que acontece , tenho esta experiencia tb , só que qdo tinha MUD em meu jipe era uma BAND com motor OM 314 e não tinha giro para limpar os sulcos dos pneus e ficava SLIC como outro slic qualquer , mas vc fez um teste com carros semelhantes e obteve esta diferença de resultado , concordo com vc , MAS ESTA SITUAÇÃO VIVENCIADA POR VC É RARÍSSIMA DE ACONTECER por isto opto pelos A/T pq uso meu ENGESA em 85% em trabalho /asfalto e 15% em trilhas e raramente pego este tipo de piso , aqui temos o BARRO TABATINGA que é um barro branco que não forma lama e nesta ocasião que passamos perrengue estava com a BAND com MUD , eu simplesmente qdo saí do jipe , ao andar , ESCORREGUEI COM OS DOIS PÉS PARA TRAS E BATÍ COM OS DENTES NO CHÃO , não deu tempo mnem de fechar a boca de tão escorregadio era o barro , qdo freava e parava a BAND ela escorregava para tras uns 60cm com as 4 rodas travadas , e se um dia acontecer o que aconteceu com vc eu não estarei sozinho e num passeio se não tiver um pouco de emoção não tem graça .

Realmente qdo falei que MUD é igual a A/T estava exagerando , mas para mim o A/T me atende melhor aos meus propósitos , sem falar do barulho e do desgaste mais rápido dos MUD , logo : os pneus MUD se tornam bem mais caros .

ABRAÇÃO

Walter da Camper
19/09/2012, 16:05
Guilherme,

Qual foi a causa da pane do CJ do seu irmão em Bananal?

Pergunto só pra fins de estatística dos possíveis/prováveis/frequentes defeitos ocorridos nos bravos CJs.

Abraços

Walter

Eduardo Velo
19/09/2012, 18:31
Walter , ja fui reto numa estrada de terra , em camara lenta , com pneus BF MUD 33" novos , a frente foi parar dentro de um riacho e passaram 2 gols na mesma hora e foram embora , fiquei olhando os golzinhos indo embora de dentro da vtr pq não dava pra sair ... sorte que tinha outro engesa com a gente e me tirou do sufoco , os pneus estavam cheios de barro . Passei tb por aperto do tipo com os mesmos Mud 33" em Campos do Jordão indo pra represa ... não consegui subir , tive que fazer a volta ... em situações desse tipo a chibanca entra em ação cavando uma vala pra guiar a vtr , sempre que fiz isso funcionou ... corrente é uma boa tb ...

O Raul deve dar jeito na vtr dele esse fds ... aí vamos saber o que foi ...

abs ...

guilhermeabreu
19/09/2012, 20:14
Guilherme,

Qual foi a causa da pane do CJ do seu irmão em Bananal?

Pergunto só pra fins de estatística dos possíveis/prováveis/frequentes defeitos ocorridos nos bravos CJs.

Abraços

Walter

WALTER

o Raul não teve tempo ainda de ver o que foi , esta do jeito que eu o deixei na casa dele em Resende .

ABRAÇO

uxio69
09/10/2012, 23:56
Guilherme,

Alguma dica pra me ajudar nesse problema? http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-10.html#post1790570)

Conhece algum Engesa fase 2 com pt completo da S10 (motor mwm 2.8 + cx marchas + cx redução)?

Abs,

Uxío

Cláudio Ferro
20/11/2012, 20:37
Olá pessoal...tenho um Jeep Engesa F1 - 86 com MWM 2.8 tdi - e to com uma dúvida...de se devo usar apenas um filtro de Combustível NO MOTOR - tipo aquele filtro menorzinho sozinho ou devo colocar também o Pré Filtro antes deste..pois estava antes com este pré filtro mas após uma manutençao na bomba injetroa que é mecanica..o mecanico bombista me disse que seria melhor usar apenas um filtro assim eliminando o pré filtro..alegando que forçaria menos o trabalho da Bomba Injetora....qual seria melhor..

guilhermeabreu
21/11/2012, 13:43
Olá pessoal...tenho um Jeep Engesa F1 - 86 com MWM 2.8 tdi - e to com uma dúvida...de se devo usar apenas um filtro de Combustível NO MOTOR - tipo aquele filtro menorzinho sozinho ou devo colocar também o Pré Filtro antes deste..pois estava antes com este pré filtro mas após uma manutençao na bomba injetroa que é mecanica..o mecanico bombista me disse que seria melhor usar apenas um filtro assim eliminando o pré filtro..alegando que forçaria menos o trabalho da Bomba Injetora....qual seria melhor..

CLAUDIO FERRO

O meu ENGESA com MWM mecanico esta com o filtro original e muitos já me falaram em colocar outro filtro o famoso RACOR , comprei um RACOR para instalar e ví aqui um monte de comentários a este respeito que é dificultar a sucção do díesel do tanque pela BI , aí ele esta aqui em casa , mas penso em colocar sim , pois o díesel daqui da região tem estado bem batizado , SENDO QUE : o filtro original tem o separador de água e este RACOR é especificamente para separar água , aí vem a dúvida novamente .

Conversando com um motorista de camnhão ele falou para colocar que acabariam os problemas de mal funcionamento da BI , mas estou ainda meio sem disposição para colocar este RACOR que comprei numa promoção por R$150,00 .

Conclusão : NÃO ESCLARECÍ NADA PRA VC PQ EU TB ESTOU EM DÚVIDAS SE COLOCO OU NÃO .

Uns falam que pode colocar que não tem problema , outros falam que teria que colocar uma bomba elétrica para ajudar a bombear o díesel e aí não estou gostando de colcar mais uma GAMBIARRA PARA DAR DELFEITO . Colocar só o filtro em linha não vejo problema ,,mas colocar maisuma traquinana ( bomba elétrica ) para ajudar a bombear , já não estou gostando desta idéia e daí este caminhoneiro fala que nos caminhões o pessoal coloca e não coloca esta bomba elétrica , DAÍ A DÚVIDA .

Cláudio Ferro
21/11/2012, 14:02
Perfeitamente entendi...mas analizando a questão dos caminhoneiros usarem mais um filtro imagino que a Bomba Injetora dos Caminhões deve ser mais forte, potente executando o trabalho de puxar o Diesel do tanque com mais facilidade ai teria que ver também a respeito da gravidade da caida ou saida do combustível do tanque para o motor ou a bomba Injetora...ouvi dizer que nas caminhonetes S-10 usa-se somente um filtro de combustível originalmente..segundo o Bombista que concertou minha Bomba da qual gastei R$2.880,00 para concertar e estou até agora traumatizado hehehe, a e outra coisa ja acertei de levar o Engesa amanhã em uma oficina para retirar o tanque que é de Inox para lavar etc..para que derrepente o serviço que fiz na bomba não venha a ser perdido por talvez um tanque cheio de borras e sujo!

Eduardo Velo
21/11/2012, 14:56
Claudio , vc abasteceu com S50 ?? estão dizendo que esse S50 é um veneno pra BI , diesel eletronico usa bomba pressurizadora e o S50 não ataca esse tipo de bomba , estou usando ha muito tempo óleo 2 tempos a cada 2 ou 3 abastecidas , desde que passou de S1800 pra S500 , qto menos enxofre menos lubrificação nas BI , coloquei S50 uma vez só , com 1/2 litro de óleo 2 tempos , ficou mais gastão , perdeu potencia , só não saiu fumaça de jeito nenhum ( grande merd. ) , voltei pro S500 e tudo voltou ao normal ... o pior é que logo só teremos S50 , talvez pra desestimular o uso dos nossos maçaricos ...
Qto a água no diesel , é um problemão ... coloquei dreno no taqnue igual esse do Siqueira no link da bóia , só que está pra frente ... olha tb a água que ficou numa pet que coloquei como tanque improvisado , esse diesel estava no tanque que esvaziei pra poder fazer o dreno ...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/27638-boia-combustivel-engesa-3.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/2222-engesa-f3-edu-jabiraca-50.html

Cláudio Ferro
21/11/2012, 15:09
Depois que concertei a bomba Injetora coloquei o S50 sim..a minha Bomba é macanica ser[a que nessa pode usar o S50...o mecanico me falow para usar oleo de motor de carro mesmo um pouco a cada meio tanque ou tanque inteiro cheio no jeep....

Eduardo Velo
21/11/2012, 15:22
Evita colocar S50 , não é bom pra nenhuma bomba mecãnica , se não tiver jeito e tiver que usar S50 coloca óleo de motor como foi indicado , sei de muita gente que está usando tb ... tem um amigo meu que coloca 1 litro a cada abastecida no Troller , acho que é exagero ... estou pensando em usar óleo de motor tb, por enqto uso só o 2 tempos ...
Qto a água a solução melhor acho que é dreno no tanque , aí drena de vez em qdo e fica sussa ...

Cláudio Ferro
22/11/2012, 09:49
Aqui na minha cidade além do Diesel S-50 temos o Diesel Comum..no mesmo posto onde tem o S-50...será que comvém usar o Comum mesmo...e se usar o Comum Põe Oléo de motor junto ou só ele mesmo..... - Desculpem -me meu teclado esta sem o ponto de interrogaçcão hehehe!

Eduardo Velo
22/11/2012, 12:41
Claudio , pra nossos motores com BI é melhor o Diesel Comum , coloca aditivo tipo Max diesel ( p/ 200 litros ) e tb pode colocar um pouco de óleo de motor , mas pode ser em menos qtdde do que qdo usar S50 ...

Aqui tb tem os 2 tipos de diesel , por enqto ... , depois só vai ter S50 e mais pra frente S10 ...

abs ...

Vicente Guimaraes
22/11/2012, 13:26
Edu que tipo de óleo de motor vc coloca?

Cláudio Ferro
22/11/2012, 13:45
382042382043

Galera este aqui é o "RUFFOS LENHADOR" o meu Engesa.

Eduardo Velo
22/11/2012, 13:57
Vicente , ainda não estou usando óleo de motor , só 2 tempos , mas qqer óleo de motor serve , o pessoal que conheço que usa coloca misturado óleo novo com usado , tipo 1/2 litro pra cada 70 litros de diesel , tem quem coloca só novo 15w50 ou 15w40 ...

Claudio , muito bacana teu Engesa , preparado pra vigaens longas ...

abs ...

Cláudio Ferro
22/11/2012, 14:24
Hoje pela manhã mandei aqui numa oficina para retirar o tanque de combustível e dar uma geral e lavar...agora pouco liguei lá e o mecanico disse que tenho que levar outro dia por que o serviço é mais demorado pois tem esta estrutura que uma parte dela é continuação do parachoque traseiro e esta estrutura tem que sair um pedaço da parte de traz para retirar o tanque...e também tinha comprado um terminal de direção para ENGESA no Mercado Livre e ia trocar ele também agora de tarde pois o meu ta batendo com uma folguinha... ai acabei de receber a notícia de que comprei o terminal errado porque o meu que ta no carro é o da TOYOTA bandeirantes..nao sei se isso foi bom ou ruim ..mas o da bandeirantes deve ser mais fácil de achar ..pois a oficina mesmo tem novo.

To loco para pegar aquela trilha ali de ilha Bela que vai para Castelhanos, ALGUÉM JÁ FEZ RECENTEMENTE sabe como anda por lá o caminho? valew galera

Marcus Brandão
22/11/2012, 15:04
Grande Cláudio, linda viatura.
Seu carro tem bomba auxiliar ou só a injetora? olhe isso. Não me preocupo muito com o combustível do veículo pois tenho um motor de trator e ele come qquer coisa, porém prefiro sempre combustíveis comuns. Gasolina, diesel... sempre que viajo uso um aditivo de combustível que será todo queimado. Nada pra passar mais de uma semana no tanque. Quanto a misturar óleo dois tempos ou comum, dixem que eu dê um pitaco de quem sempre andou de moto e dava manutenção, mexeu em motor de barco... Cuidado com o óleo no combustível. Usem em pouca quantidade mas nunca, nunca mesmo usem óleo 2 tempos de qualidade ruim. Forma uma crosta sobre os pistões, válvulas que acaba por prejudicar o funcionamento ou vai ser visto quando se abrir o motor. Se tiver que usar óleo no motor use os óleos 2 tempos náuticos pois produzem menos borras e são mais fácil de limpar. Eu não usaria nenhum.
Quanto aos terminais, pastilhas, cabos dos engesas só usamos peças originais. Terminais originais de bandeirante ou d10... cabos de opala, pastilhas de kombi, s10. então, quando quiser trocar o que ainda não conhece é melhor tirar e levar como mostruário. Não tem regra, esse treco tem personalidade própria.
boa sorte

Eduardo Velo
22/11/2012, 15:13
O pessoal que tem ido pra la fala que tem corsa , fiesta , uno e outros carros 1.0 que descem e sobem sem nenhum problema ... ta toda cascalhada e com tubos de drenagem pra chuva ... só os mosquitos continuam com muito apetite .

Essa região sul de MG , entre Toledo , Munhoz , Bueno Brandão e Ouro Fino, a gente fazia muitas trilhas ótimas , tinham poucas pousadas e as cahoeiras eran livres , agora uma boa parte das trilhas estão asfaltadas , cascalharam algumas e outras estão com porteira fechada , tem um monte de pousadas caríssimas e paga até pra respirar perto das cachoeiras ... assim como Castelhanos , as regiões prox. aos grandes centros estão sendo urbanizadas ... aumentando bastante o barulho e a bandidagem ... a ultima vez que ficamos em B. Brandão foi uma porcaria , som no ultimo volume de carros perto da pousada a noite toda , assaltos , brigas entre gangues ... troço feio que nunca ia imaginar em cidade pequena ... deixamos uma boa grana nas cachoeiras tb e nem usamos nada , só entramos pra olhar e tirar fotos ...

abs ...

Eduardo Velo
22/11/2012, 15:37
Marcus uso óleo 2 tempos faz muitos anos , o motor está sempre em ordem ... uso semi sintetico ou sintetico da Castrol ou Br . uma bisnaga de 1/2 litro a cada 2 ou 3 abastecidas ... + ou - 1/2 litro pra 200 litros de diesel ... na penultima abastecida usei um desses -
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/34f5be8046263553b4a7bfb37e971e31/ft-lub-auto-moto-essencial-2t-fc.pdf?MOD=AJPERES
depois enchi o tanque de novo e não coloquei .
O óleo de motor ainda não estou usando , mas sei de muita gente que usa faz tempo e não teve problema ainda ...
O problema mesmo é que o diesel de baixo teor de enxofre não lubrifica direito nossas BIs , a Petrobras ta se lixando pra isso , está preocupada em abastecer os motores Euros que são de Bombas Pressurizadas ...

Walter da Camper
22/11/2012, 18:12
Também sou adepto da adição de óleo no tanque.
Acredito que o problema de carbonização dos motores 2T era devido à grande quantidade de óleo (lembro que em motos de cross era 4%). No nosso caso adicionando 1/2 litro por tanque vai dar menos de 1%.
Salvo engano, o motor diesel queima melhor o óleo viscoso do que os motores Otto. Tanto é assim que quando a turbina dá pau e deixa passar óleo o motor dispara queimando óleo lubrificante como se fosse combustível. Que o dia o Doctor Guilherme...

Abçs

Grande Cláudio, linda viatura.
Quanto a misturar óleo dois tempos ou comum, dixem que eu dê um pitaco de quem sempre andou de moto e dava manutenção, mexeu em motor de barco... Cuidado com o óleo no combustível. Usem em pouca quantidade mas nunca, nunca mesmo usem óleo 2 tempos de qualidade ruim. Forma uma crosta sobre os pistões, válvulas que acaba por prejudicar o funcionamento ou vai ser visto quando se abrir o motor. Se tiver que usar óleo no motor use os óleos 2 tempos náuticos pois produzem menos borras e são mais fácil de limpar. Eu não usaria nenhum.
boa sorte

Eriksom Teixeira Lima
22/11/2012, 18:47
O problema mesmo é que o diesel de baixo teor de enxofre não lubrifica direito nossas BIs , a Petrobras ta se lixando pra isso , está preocupada em abastecer os motores Euros que são de Bombas Pressurizadas ...

Longe de mim defender a petrobras, mas seu comentário foi incorreto: a decisão da implantação do S50 é do Meio Ambiente e a petrobras está atrasada, creio, 2 anos na obrigação de ofertá-lo, pois os investimentos que ela tinha de fazer eram altíssimos.

Ou seja, quem está se lixando são aqueles que determinam as regras do meio ambiente, se é que realmente seja o caso de a ausência de enxofre secar os bicos, acho estranho, mas vou consultar amigos especialistas no tema. Eu não uso, porque é mais caro e não traz benefícios algum, aliás, só uso, em estradas, diesel de postos CTF com muito movimento, e no Rio, sempre do mesmo posto.

Abraços

Eriksom

Salviano
22/11/2012, 20:00
Edu que tipo de óleo de motor vc coloca?

Olá Vicente, parabens pela viatura, meu sonho era um de 4 portas, por causa de 10000 latinhas a mais desisti.

Estava usando 500ml de óleo Top Turbo para 90lts de diesel, parei de usar. Meu mwm 2.8 é "zero" 44000km.
não notei diferença nenhuma.

Atualmente só uso diesel da Sheel, notei que aumentou um pouco a autonomia na estrada, 10.5 / 11 kmp/ltr.

Eduardo Velo
22/11/2012, 20:59
Eriksom , tudo bem , seja la quem for que quer colocar essa porcaria pra gente usar , eu preferia o S1800 o carro era economico e andava bem , e nem precisava reduzir em subidas longas ...
Só estou comentando sobte o Claudio ter feito a BI , muitos amigos que passaram a usar o S50 tb tiveram o mesmo problema , então é ficar esperto e qdo só tiver S50 é bom a gente colocar algum óleo pra queimar com diesel ... até 2014 teremos S50 e S10 , depois só S10 ...
Mas , os ambientalistas podem ficar tranquilos , não serão vendidos picapes diesel como era antes , estão muito gastonas com o S50 , imagina com S10 ... , não vai valer a pena ... caminhões não tem gasosa por enqto , nós vamos pagar o preju pq vão repassar para as mercadorias ...

Salviano é a mesma média do Q20B sem turbo da jabiraca , com S1800 fazia prox. de 12 km/l , com S50 fez 8,0 km/l ... e pior , não andava bem ...

Hugo4x4
22/11/2012, 21:09
Edu

Parece estranho que o biodiesel esteja dando problemas pelo baixo conteúdo de enxofre. Estive lendo sobre diesel puro denominado Ax, onde "x" é a porcentagem de enxofre, o biodiesel puro denominado B100 e as misturas dos dois denominadas AxBy, onde "y" é a porcentagem do biodiesel puro no combustível. O enxofre não influencia na lubricidade, o que acontece quando se reduz este por hidrotratamento eliminam-se os componentes responsáveis por isto(tri-aromáticos, nitrogenados). Testes em bombas injetoras com diesel de distinta lubricidade, dizem que para valores menores que 460 micrômetros, o combustível é adequado. Segundo ANP N°42 a lubricidade do diesel comercializado no Brasil deve ser menor ou igual a 460 micrômetros.

A lubricidade em micrômetros aproximada dos combustíveis diesel e biodiesel é:

A50.......460
A500......390
A1800.....370
B5-A50....250
B5-A500...230
B5-A1800..200
B100......160

De acordo com a tabela vemos que a adição de biodiesel B100 ao diesel puro melhora a lubricidade. O biodiesel B100 é higroscópico, então o cuidado na produção, transporte e armazenagem antes de ser misturado com o diesel puro é o o ponto critico. Penso que se estão aparecendo problemas nas bombas injetoras pode ser pelo conteúdo de água e não pelo enxofre.
A Petrobras comercializa o diesel S50 segundo uma tabela por meses e estados que
pode variar de A50 até BxA50, com biodiesel entre B3 e B12, com lubricidade HFRR
ISO 12156 menor ou igual a 460 micrômetros (ver em http://www.relacionamentopetrobras.com.br/newsletters/simposio-lubrificantes/DieselS-50_ManualTecnico.pdf).

Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
S.J.do Rio Preto SP

Eduardo Velo
22/11/2012, 21:26
Hugo , a teoria é bacana , mas até agora não tem funcionado assim , a diminuição do enxofre diminuiu a lubrificação , se vão adotar esses aditivos que vc comentou será ótimo , se já estão aplicando ainda não foi percebido ...

Existem perguntas no site da Petrobras a respeito do S50 danificar Bombas Injetoras , mas não tem resposta ...

Marcus Brandão
23/11/2012, 08:40
Caramba, como rendeu o assunto.
Ouvia-se falar em misturas querosene no diesel para melhorar essa lubrificação e limpeza. alguém usou?

Eduardo Velo
23/11/2012, 10:07
Marcus , querosene continua a ser uma opção muito boa , as vzs coloco tb , mas é mais no inverno ...

abs ...

Cláudio Ferro
23/11/2012, 10:17
Olá galera, estes dias pesquisei sobre o Querosene na mistura...um mecanico me disse que era bom para limprar os bicos no motor da viatura...ai fui comprar querosene aqui num posto onde to abastecendo Diesel...o frentista me advertiu sobre o uso da querosene...pelo fato dela talvez limpar bicos etc...poderia soltar algumas coisas a mais pelo caminho...mandando assim qualquer sujeira ou borra ou fragmentos de mangueiras etc...para Bomba Injetora..ai pensei faz sentido e agora?! Ai ele me mostrou um aditivo especial para diesel da STP custa 17 reais..mas nao comprei depois vou pegar o nome certinho e coloco aqui.

Marcus Brandão
23/11/2012, 10:24
Cláudio, obrigado.
O frentista tem razão, O Edu tem razão... todos estão certos. A receita´certa é colocar um bom combustível sem aditivar mas cadê o bom combustível?
Esses aditivos também corroem as mangueiras, por isso tem que colocar e rodar pra acabar. Tenho moto e uso pouco, porisso o combustível fica parado. te tempos em tempos tenho que trocar mangueiras pq juro que vou andar amanhã, não ando e fico apodrecendo tudo. colocar pra limpar, usar e colocar combustível puro ainda é o que mais gosto. Vou encontrar com um excelente mecânico e com um excelente bombista no final de semana e prometo pedir orientação e colocar aqui.

guilhermeabreu
23/11/2012, 11:26
PUTZGRILA

Um dia de plantão de 24hs e o meu tópico ficou cheio de mensagens , mas agora estou indo para a associação de pombos correio para preparar a festa de entrega de prêmios do ano que srá realizada amanhã , dai sou um dos organizadores e leiloeiro oficial do evento , daí só vou responder a todos a noite .

ABRAÇÃO A TODOS

guilhermeabreu
23/11/2012, 23:33
382042382043

Galera este aqui é o "RUFFOS LENHADOR" o meu Engesa.

CLAUDIO FERRO

Lindo seu ENGESA dei uma olhada lá no seu tópico PARABENS vc esta com um GRANDE GUERREIRO , e não invente coisas pra te aporrinhar , ESQUECE esta traquinana que vc esta pensando em fazer com seu guincho .

COLOCA UM 12.000 NA FRENTE E PT SAUDADÇÕES .

Marcus Brandão
24/11/2012, 19:39
Na centésima pagina deste grandioso, divertido e instrutivo tópico chego pra dizer parabens e agradecer por tudo que ele e vocês me proporcionaram. Guilhermão, você sabe como administrar o ser humano. Sem empáfia, arrogância, prepotência ou hipocrisia. Deus permita que vc continue sendo sempre como é.
Vida longa ao Doc.

awfvargas
24/11/2012, 20:09
Na centésima pagina deste grandioso, divertido e instrutivo tópico chego pra dizer parabens e agradecer por tudo que ele e vocês me proporcionaram. Guilhermão, você sabe como administrar o ser humano. Sem empáfia, arrogância, prepotência ou hipocrisia. Deus permita que vc continue sendo sempre como é.
Vida longa ao Doc.

Grande Dr.

Com licensa do amigo Marcus para usar suas palavras e adicionar umas poucas.
Peço ao Criador que abençoe e mantenha entre nós pessoas como voçe Dr. nos mostrando com seu conhecimento e experiencias qual caminho seguir e evitar erros já superados por ti. É meu desejo que um dia, possa eu alcançar essa marca, a 100ª página do tópico, repassando aos que vierem depois de mim, os parcos conhecimentos que tiver e os ensinamentos que até hoje recebemos,e continuaremos a receber por um longo tempo, de ti e outros não menos importantes, os quais não nomeio para não cometer injustiça, Parabéns Guilherme Abreu! A data hoje é tua, toma mais uma por nós.

Abs

Adão

Ps: desculpe ter alongado o que seriam "poucas palavras"

guilhermeabreu
25/11/2012, 11:09
Vida longa ao Doc.

MARCÃO

Deste jeito meu coração " véio " não vai aguentar , vc me emocionou com suas palavras , OBRIGADO pelos votos de longevidade , estarei aqui sempre a servir aos amigos naquilo que for possível e o que estiver em meu alcance .

COM CERTEZA UM DIA ESTAREMOS JUNTOS PARA CONHECERMOS PESSOALMENTE E PESCARMOS JUNTOS TB AÍ EM SERRA DA MESOS TUCUNAS E PROZEARMos UM BOCADO E TOMARMOS UMA BOA PINGA .

ABRAÇÃO AMIGO e boa semana de trabalho .

guilhermeabreu
25/11/2012, 11:17
Grande Dr.

Com licensa do amigo Marcus para usar suas palavras e adicionar umas poucas.
Peço ao Criador que abençoe e mantenha entre nós pessoas como voçe Dr. nos mostrando com seu conhecimento e experiencias qual caminho seguir e evitar erros já superados por ti. É meu desejo que um dia, possa eu alcançar essa marca, a 100ª página do tópico, repassando aos que vierem depois de mim, os parcos conhecimentos que tiver e os ensinamentos que até hoje recebemos,e continuaremos a receber por um longo tempo, de ti e outros não menos importantes, os quais não nomeio para não cometer injustiça, Parabéns Guilherme Abreu! A data hoje é tua, toma mais uma por nós.

Abs

Adão

Ps: desculpe ter alongado o que seriam "poucas palavras"

AMIGO ADÃO

A vc tb as palavras que falei pro MARCUS BRANDÃO , e parece que deverei estar com vc pessoalmente primeiro do que com o MARCÃO , pois terei esta oportunidade primeiro , não sei se já falei , mas acabei de pagar a reserva da pescaria na Argentina em 29/04/13 em Itá Ibaté , daí deverei reservar um dia para passar por aí e fazer uma visita a vc .

Mas é com um imenso prazer que passo minhas experiencias ERRADAS e depois as CORRETAS para todos vcs para que vcs não joguem dinheiro fora fazendo ERRADO PRIMEIRO PARA DEPOIS TENTAR O CERTO , é muito ruim a gente sonhar em fazer uma melhoria e DAR ERRADO , mas sou persistente e perseverante e faço até ficar bom e as vezes tenho que fazer mais do que uma duas e até três vezes para acertar , COMO FOI O CASO DA REFRIGERAÇÃO DO MOTOR MWM 2.8 DO MEU ENGESA , sofrí um bocado até ficar 100% como esta hoje e digo com certeza quem não fizer desta forma vai gastar e não vai resolver .

ABRAÇÃO

Vicente Guimaraes
25/11/2012, 11:20
100 PáGinas !!!! :cool: :cool: :campeao:

Valeu Dr. !!! Aja assunto e conhecimento :master: Um dia chego lá também !!!! :euforico: :bananadança:

Final de semana que vem devo estar em Campos, vamos bebemorar !! :brinde:

Marcus Brandão
25/11/2012, 19:48
Estarei em Bento Gonçalves no final de julho próximo. Tenho compromisso de24 a 27 e retorno dia 28. Chego em Porto alegre dia 20 e gostaria de conhecer gramado. Qual seri o melhor percurso? Quantos dias em poa e em gramado?
Se puder me passe essas dicas.
Guilherme, acabo de reservar meia garrafa da "Cachaça do ministro" pra você, a outra metade eu bebo em sua. Companhia. Ano que vem quero ir ao encontro de Diamantina tbm. Eu estava com pousada reservada e tudo esse ano mas tive que desmarcar. É a vida.

guilhermeabreu
25/11/2012, 19:57
Estarei em Bento Gonçalves no final de julho próximo. Tenho compromisso de24 a 27 e retorno dia 28. Chego em Porto alegre dia 20 e gostaria de conhecer gramado. Qual seri o melhor percurso? Quantos dias em poa e em gramado?
Se puder me passe essas dicas.
Guilherme, acabo de reservar meia garrafa da "Cachaça do ministro" pra você, a outra metade eu bebo em sua. Companhia. Ano que vem quero ir ao encontro de Diamantina tbm. Eu estava com pousada reservada e tudo esse ano mas tive que desmarcar. É a vida.

GRANDE MARCÃO

Então ficamos praticamente combinados de nos encontrarmos em DIAMANTINA ano que vem com a turma que foi desta vez , o ROGERIO NUNES , CONSTANTINO , VICENTE , EU E VC .

Vamos estudando desde já a data melhor que fique bom para todos nós .

FORTE ABRAÇO e vou cobrar a meia garrafa do MINISTRO . Ele só não pode é caír do posto até lá , rsrsrsrsrsrsrs .

awfvargas
25/11/2012, 19:58
Marcus!

Vou estudar um roteiro pra ti e depois te passo,via MP

Abs

Marcus Brandão
01/12/2012, 11:03
Tô usando dendê porque sou fã de acarajé.
Guilhermão, vou te dar uma notícia triste.
Como você sabe o Gafanhoto tava no estaleiro pra revisão de cambio e adaptação da CT da hilux. serviço demorado e criterioso,saí da oficina e rodei 100 km fazendo os testes possíveis. Tudo 100%.
Adaptação aprovada, acabamento agendado pra segunda feira, convidei minha mulher pra passarmos o final de semana na chapada dos vesdeiros, distante aproximadamente 200 km da minha casa. A 100km de distância, viajando a 90, 100 km/h sem vibração,nada. Fotos e vídeos da viagem, mostrando, inclusive o efeito do Water Off da Würth.
No início da noite, sob neblina o veículo perdeu tração. lembrei do relato do Kim. Porém, parado no acostamento fiz os testes necessários, não havia barulhos ou defeitos visíveis. engatei a 4x4 e retornei 20 km onde solicitei uma plataforma e voltei pra casa rebocado. Hoje pela manhã comecei a desmontar o diferencial pra ver o que havia acontecido (o cardan traseiro gira normalmente ). Ao retirar o primeiro semi-eixo enfer olha a merda:

383342383343383344

falo pra vc, amigo pois sei que usa os eixos desta marca e nunca teve problema. Quero que fique claro aqui que, diferente do caso do Kim, não houve contato doeixo com a carcaça não cabendo então a justificativa de "solda fria".
Não consegui falar nem com a enfer e nem com a Rota 4x4 que me vendeu o produto. Segunda feira vou tentar entrar em contato novamente pra ver se me dizem algo.viajei de Ribeirão até Brasília quando comprei, com manutenção precária e nada aconteceu.
Não há argumento como "se fosse no sistema original vc teria ficado sem roda...
A verdade é que estou sem norte. Não é a perda deste passeio - já estava tudo pago com pensão completa, inclusive pra poder descansar - mas a incerteza de ter comprado um produto que me daria mais confiança de uso e agora ficar inseguro de fazer uma viagem. Nem sei o que pensar. Outro detalhe que merece ser dito é que não foi em uso extremo e nem mesmo forte mas em asfalto e em velocidade de cruzeiro. nenhum tranco. Tô sem pai nem mãe.
Desculpe o desabafo aqui mas sei que vc vai ficar surpreso por ser usuário e do produto

Vicente Guimaraes
01/12/2012, 12:25
Fala Marcos

Que m... heim... Entre os usuários de outras marcas (Troller, f75, etc..) a Enfer é chamada de "Enferno" para vc zter idéia da má fama desta empresa..

No Hulk, Eu tive muitos problemas com o kit de adaptação da Enfer para T-case Band o cambio Clark
veio tudo fora de esquadro, parecia coisa de amador, ...

Com o semi-eixo flutuante o Rogerio tambem fez o teste da lima (passar uma lima sobre o semi eixo) e a lima riscou o semi-eixo, pela dureza ideal não deveria nem riscar.. se fizer isso com o semi-eixo original nem risca...

Se eu pudesse mudar colocava o flutuante da Ensimec,,, mas acho que sai mais barato trocar o eixo... mas como está rodando vou usando assim memos... para uma viagem muito longa vou ter que levar semi-eixos sobressalentes....

relato do Rogerio no tópico do Incrível Hulk
"SEMI EIXOS:
Num exame visual o que me chamou atenção foi a diferença de coloração entre as peças, uma escura parecendo ter recebido um tratamento oxidado anticorrosivo e a outra sem nenhum tipo de tratamento superficial.
De posse de uma lima triangular, fiz um rápido teste de dureza nos dois eixos na região do estriado que trabalha nas engrenagens planetárias e o resultado, a lima corta o material.Pegue um semi eixo original e faça esse teste e verá que a lima desliza sobre o material. Nessa região a dureza deveria ser tal que a lima nem deveria riscar.Fiz o mesmo teste no restante dos eixos e a lima cortou mais fácil ainda mostrando que o tratamento térmico não foi feito restante do material. Antes de montar os eixos farei um teste de dureza com equipamento específico.
Outro detalhe foi a presença do o`ring de vedação somente em um dos flanges do semi eixo denunciando falha no controle de qualidade, se é fazem...""""

guilhermeabreu
01/12/2012, 12:26
Tô usando dendê porque sou fã de acarajé.
Guilhermão, vou te dar uma notícia triste.
Como você sabe o Gafanhoto tava no estaleiro pra revisão de cambio e adaptação da CT da hilux. serviço demorado e criterioso,saí da oficina e rodei 100 km fazendo os testes possíveis. Tudo 100%.
Adaptação aprovada, acabamento agendado pra segunda feira, convidei minha mulher pra passarmos o final de semana na chapada dos vesdeiros, distante aproximadamente 200 km da minha casa. A 100km de distância, viajando a 90, 100 km/h sem vibração,nada. Fotos e vídeos da viagem, mostrando, inclusive o efeito do Water Off da Würth.
No início da noite, sob neblina o veículo perdeu tração. lembrei do relato do Kim. Porém, parado no acostamento fiz os testes necessários, não havia barulhos ou defeitos visíveis. engatei a 4x4 e retornei 20 km onde solicitei uma plataforma e voltei pra casa rebocado. Hoje pela manhã comecei a desmontar o diferencial pra ver o que havia acontecido (o cardan traseiro gira normalmente ). Ao retirar o primeiro semi-eixo enfer olha a merda:

383342383343383344

falo pra vc, amigo pois sei que usa os eixos desta marca e nunca teve problema. Quero que fique claro aqui que, diferente do caso do Kim, não houve contato doeixo com a carcaça não cabendo então a justificativa de "solda fria".
Não consegui falar nem com a enfer e nem com a Rota 4x4 que me vendeu o produto. Segunda feira vou tentar entrar em contato novamente pra ver se me dizem algo.viajei de Ribeirão até Brasília quando comprei, com manutenção precária e nada aconteceu.
Não há argumento como "se fosse no sistema original vc teria ficado sem roda...
A verdade é que estou sem norte. Não é a perda deste passeio - já estava tudo pago com pensão completa, inclusive pra poder descansar - mas a incerteza de ter comprado um produto que me daria mais confiança de uso e agora ficar inseguro de fazer uma viagem. Nem sei o que pensar. Outro detalhe que merece ser dito é que não foi em uso extremo e nem mesmo forte mas em asfalto e em velocidade de cruzeiro. nenhum tranco. Tô sem pai nem mãe.
Desculpe o desabafo aqui mas sei que vc vai ficar surpreso por ser usuário e do produto

AMIGO MARCUS BRANDÃO

Realmente fiquei surpreso , mas pelo seu relato , o seu caso tenho certeza que foi exceção a regra , pois desde que coloquei no meu que tenho um uso mais bravo do que o seu e o MAGAO que judiaprakarai não aconteceu nada com o dele , deve ter sido falha na fundição/forja da peça .

NÃO FIQUE SEM PAI NEM MÃE , pois com vc não aconteceu nada até agora , é sua primeira derrota se pode assim dizer , NÃO ACONTECEU NADA COM VC E A ESPOSA isto pé o que mais interessa .

Compre outro e seja feliz , não vai a contecer de novo , gosto dos produtos ENFER como o KIT FLUTUANTE e o KIT ADAPTAÇÃO DA T-CASE BAND-240V .

Pena que atrapalhou o passeio ,pena que atrapalhou o passeio , mas isto pode fazer em outras oportunidades , SE TUDO FOSSE ISTO , mas sei o que é isto , já sofrí um bocado com isto , mas tudo passa NADA DURA PARA SEMPRE .

ABRAÇO

Marcus Brandão
01/12/2012, 12:39
Cara, mas esse treco não durou nem 5000. Vicente, já havia lido o teste do Rogério mas na época já havia instalado meu kit.
O que mais me surpreendeu é que não houve motivo. O carro tá sendo montado e nunca fez uma trilha em pedras... não houve um tranco, nada que justificasse. Se o problema é de material arrumo outra pessoa que faça algo de melhor qualidade. Meus eixos tbm são cada um de uma cor.
Guilherme, só não me conformo de ter perdido aquela pinga de alambique com pururuca diet e jiló.
Brincadeira. A quebra realmente não me aborreceu nem à minha mulher. só descobri o que aconteceu hoje de manhã e poderia ter voltado em outro carro ontem ou hoje mas preferimos curtir preguiça em casa. Espero apenas um pronunciamento do fabricante pois erros acontecem. Vamos ver o posicionamento deles.

Marcus Brandão
01/12/2012, 12:40
Guilherme, nada dura pra sempre mas tem umas porqueiras que duram muito menos. kkkkkkk

guilhermeabreu
01/12/2012, 15:26
Guilherme, nada dura pra sempre mas tem umas porqueiras que duram muito menos. kkkkkkk

Rsrsrsrsrsrsrsrsrs esta foi ótima estou morrendo de rir aqui

FIDELIS
12/12/2012, 12:42
Doutorzão, boa tarde,

Tenho esta notícia para você:

Prezados Condomínios,

1. Informamos que neste domingo (09/12/2012), estaremos depositando no lago do nosso Condomínio, 250 (duzentos e cinquenta) matrizes de peixes da espécie Carpa Capim, que, por se tratar de peixe herbívoro, terá a finalidade de se alimentar da vegetação existente no lago.

2. Este estudo foi desenvolvido por um Biólogo do IBAMA, que esteve visitando o nosso lago, sem qualquer custo, colhendo amostras da vegetação e nos recomendando as ações mínimas, que visam tornar o nosso lago habitável por espécies de peixes, sem prejuízo da oxigenação da água e futura mortandade de peixes:

a. Cultivar peixes herbívoros em nosso lago;

b. Adquirir 4 (quatro) bombas de lagos (diferente das bombas d’agua que estamos habituados) para que possamos airar e dar movimento a água existente,

proporcionando, também, sua oxigenação.

3. Todo esse estudo se fez necessário, por termos percebido que a limpeza que fazíamos das algas do lago, de três em três meses, passou a ser feita mensalmente, onerando muito os custos do nosso Condomínio com essa manutenção.

4. Isto feito, esperamos poder ter resolvido um problema que, até então, não tínhamos a solução, a não ser gastar.

5. Ainda nessa linha de procedimento, para que seja possível a adaptação das Carpas Capim em nosso lago, serão necessárias as seguintes observações por partes dos nossos Condôminos, principalmente, aqueles aficionados pela pesca em nosso lago:

a. A PESCA EM NOSSO LAGO FICARÁ PROIBIDA POR PERÍODO DE 6 (SEIS) MESES;

b. O PERÍODO DE DEFESO SE FAZ NECESSÁRIO ATÉ QUE AS ESPÉCIES SE ACLIMATEM E POSSAM SOBREVIVER EM NOSSO LAGO.

6. Terminando, gostaríamos ainda de informar a todos os Condôminos, que passados os 6 (seis) meses do defeso, o Condomínio instituirá a modalidade de pesca chamada: PESCA ESPORTIVA, sendo proibida a pesca predatória, ou seja, os peixes pescados, após comemorações e fotos, deverão ser devolvidos ao lago, ainda com vida.

Na minha humilde ignorância, eu acho que há um grande equívoco nesta atitude, pois as carpas e as tilápias serão a ração das traíras, que não tem predadores naturais neste lago, assim sendo, teremos a médio prazo um lago só de traíras.

Doutorzão ainda tenho no freezer uma traíra de 1,8kg, a sua espera, é só marcar.

Abração.

guilhermeabreu
12/12/2012, 13:00
Doutorzão, boa tarde,

Tenho esta notícia para você:

Prezados Condomínios,

1. Informamos que neste domingo (09/12/2012), estaremos depositando no lago do nosso Condomínio, 250 (duzentos e cinquenta) matrizes de peixes da espécie Carpa Capim, que, por se tratar de peixe herbívoro, terá a finalidade de se alimentar da vegetação existente no lago.

2. Este estudo foi desenvolvido por um Biólogo do IBAMA, que esteve visitando o nosso lago, sem qualquer custo, colhendo amostras da vegetação e nos recomendando as ações mínimas, que visam tornar o nosso lago habitável por espécies de peixes, sem prejuízo da oxigenação da água e futura mortandade de peixes:

a. Cultivar peixes herbívoros em nosso lago;

b. Adquirir 4 (quatro) bombas de lagos (diferente das bombas d’agua que estamos habituados) para que possamos airar e dar movimento a água existente,

proporcionando, também, sua oxigenação.

3. Todo esse estudo se fez necessário, por termos percebido que a limpeza que fazíamos das algas do lago, de três em três meses, passou a ser feita mensalmente, onerando muito os custos do nosso Condomínio com essa manutenção.

4. Isto feito, esperamos poder ter resolvido um problema que, até então, não tínhamos a solução, a não ser gastar.

5. Ainda nessa linha de procedimento, para que seja possível a adaptação das Carpas Capim em nosso lago, serão necessárias as seguintes observações por partes dos nossos Condôminos, principalmente, aqueles aficionados pela pesca em nosso lago:

a. A PESCA EM NOSSO LAGO FICARÁ PROIBIDA POR PERÍODO DE 6 (SEIS) MESES;

b. O PERÍODO DE DEFESO SE FAZ NECESSÁRIO ATÉ QUE AS ESPÉCIES SE ACLIMATEM E POSSAM SOBREVIVER EM NOSSO LAGO.

6. Terminando, gostaríamos ainda de informar a todos os Condôminos, que passados os 6 (seis) meses do defeso, o Condomínio instituirá a modalidade de pesca chamada: PESCA ESPORTIVA, sendo proibida a pesca predatória, ou seja, os peixes pescados, após comemorações e fotos, deverão ser devolvidos ao lago, ainda com vida.

Na minha humilde ignorância, eu acho que há um grande equívoco nesta atitude, pois as carpas e as tilápias serão a ração das traíras, que não tem predadores naturais neste lago, assim sendo, teremos a médio prazo um lago só de traíras.

Doutorzão ainda tenho no freezer uma traíra de 1,8kg, a sua espera, é só marcar.

Abração.

GRANDE FIDELIS

Boa tarde amigo.

É uma honra para mim ter esta mensagem no tópico do CORAÇÃO VALENTE , onde ele esteve aí todo garboso neste luxuoso condomínio onde vc tem esta magnífica casa em Armação de Búzios , como agora esta perto do Natal , acho que ficará difícil de estarmos presentes aí ainda esgte ano , mas não faltará oportunidade .

FORTE ABRAÇO

Marcus Brandão
23/12/2012, 21:21
Gentil mestre Guilherme, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde:
Nossa cachaça do ministro tá guardada.

guilhermeabreu
23/12/2012, 21:47
Gentil mestre Guilherme, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde:
Nossa cachaça do ministro tá guardada.

GRANDE MARCÃO

Muito obrigado , e pra vc e sua famíla tb , deixa a CACHAÇA DO MINISTRO aí pra mim , não deixa ninguem colocar a mão na garrafa .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
28/12/2012, 10:26
NOTA

Estou saindo de férias gerais hoje , vou para a casa da praia na praia de Santa Clara município de São Francisco de Itabapoana , estarei portanto sumido daqui do forum neste período .

ABRAÇÃO A TODOS UM EXCELENTE ANO NOVO COM MUITA SAÚDE PARA TODOS .

uxio69
28/12/2012, 16:47
NOTA

Estou saindo de férias gerais hoje , vou para a casa da praia na praia de Santa Clara município de São Francisco de Itabapoana , estarei portanto sumido daqui do forum neste período .

ABRAÇÃO A TODOS UM EXCELENTE ANO NOVO COM MUITA SAÚDE PARA TODOS .

Boas férias! Curta bastante! :cool:

Mas leve o notebook, celular, ipad, etc., e continue acessando o fórum todos os dias durantes as férias. Assim vc pode nos socorrer! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

guilhermeabreu
02/01/2013, 20:17
Boas férias! Curta bastante! :cool:

Mas leve o notebook, celular, ipad, etc., e continue acessando o fórum todos os dias durantes as férias. Assim vc pode nos socorrer! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

UXIO

A esposa quer vir a cidade todas as 4ªf a tarde para resolver pagamenos das contas , pois é ela que faz banco pra mim , daí estarei aqui todas as 4ªf a tarde/noite .

E MUDA A COR DO EIXO PELAMORDEDEUS , RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS .

guilhermeabreu
03/01/2013, 16:14
E o CORAÇÃO VALENTE voltou para o estaleiro fazendo companhia ao MULO do CARLOS SIQUEIRA , estão os dois lá , mas o meu não tenho pressa pois estou de férias na casa da praia , o MULO tem prioridade de serviço . Desde que voltamos de BANANAL precisava de fazer revisão no eixo dianteiro pq entramos naquele riacho e entrou água no diferencial dianteiro e qdo reboquei o Raul com o CJ azul e usei a tração 4x4 observei um barulho de moer na frente e ao chegar aqui troquei o óleo e só saiu água do diferencial dianteiro , vou me preparar pra porrada$$$$$$$$$$ .

E por falar em MULO , CARLINHOS não estou te entendendo do pq que vc quer retirar a pinça do freio traseiro do KADETT se ela esta freando bem e não tem desgaste prematuro das pastilhas , eu recomedava em retirar as pinças do KADETT pq comigo as pastilhas duravam apenas 3.000 km ou apenas uma trilha , e o ROGERIO falou que no meu caso era pq o suporte das pinças que foram soldadas no tubo do diferencial que um outro amigo adaptou tinha a espessura muito fina e empenou e com as pinças mal posicionadas era o motivo do desgaste prematuro e no seu caso esta funcionando beleza , APESAR DE VC JÁ TER COMPRADO AS PINÇAS DO GOL PARA TROCAR , SUGIRO A VC DEIXAR COMO ESTA , O TIME ESTA GANHANDO PRA QUE MEXER ????? O ROGERIO me falou que suas pastilhas já estão com mais de 20.000km rodados e estão boas ainda .

ABRAÇO

CARLOS SIQUEIRA
10/01/2013, 18:54
Guilhermão, como foram de festas e "mini férias"? Estou trocando, pois a eficiência é maior (área de contato), os discos serão todos de Toy e o sistema de freio de mão, simplismente não funciona. Aproveitando, cuide bem do nosso mecânico!!!!

[]'s

RogérioNunes
13/01/2013, 12:43
Após desmotagem do eixo dianteiro do Coração Valente, nada foi encontrado..................inteiro:

Coroa, pinhão rolamentos, luva do cardã(flange yoke),retentor e etc...
Doctor, prepara a carteira!
Fotos em breve.

Vicente Guimaraes
13/01/2013, 13:02
Após desmotagem do eixo dianteiro do Coração Valente, nada foi encontrado..................inteiro:

Isso que dá usar pneu grande... :twisted: mói tudo :angel:

uxio69
13/01/2013, 14:16

Fotos em breve.

Xiiii, acho que comigo vai ser assim tb! :putz:

Roger, posta logo essas fotos. Preciso mostrá-las ao meca que está fazendo o Galego pra ver onde ele pode reforçar! :mrgreen:

RogérioNunes
15/01/2013, 14:17
Uxio, pra reforçar coroa e pinhão só trocando o eixo D30 por D44.
Mas a quebra do diferencial do coração Valente se deu por causa da contaminação do óleo por água. Apesar do óleo ter sido trocado mas o estrago já estava feito e a corrosão danificou um rolamento que quebrou e os pedaçoes entraram entre os dentes.
Um eixo original D30 bem montado e com peças de qualidade aguentam muito bem para aplicação "racional" da viatura.

abraço

Xiiii, acho que comigo vai ser assim tb! :putz:

Roger, posta logo essas fotos. Preciso mostrá-las ao meca que está fazendo o Galego pra ver onde ele pode reforçar! :mrgreen:

Eduardo Velo
15/01/2013, 15:23
Roger , deu pra perceber na hora que ele saiu do rio , o barulho estava muito alto e forte de ferro com ferro , é sinal que água não é bom como lubrificante ... rs

Troquei recentemente guias e retentores do semi eixo , as guias estavam bem desgastadas pro isso não ia adiantar trocar só os retentores ... o retentor do pinhão é que costuma ser o vilão ...

abs ...

uxio69
15/01/2013, 16:32
Uxio, pra reforçar coroa e pinhão só trocando o eixo D30 por D44.
Mas a quebra do diferencial do coração Valente se deu por causa da contaminação do óleo por água. Apesar do óleo ter sido trocado mas o estrago já estava feito e a corrosão danificou um rolamento que quebrou e os pedaçoes entraram entre os dentes.
Roger,

No Galego estou trocando o D30 pelo D44. Tb troquei a relação pra 5,38 pois vou usar pneus 37" e motor MWM 2.8 TD. Acompanhe em http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td.html

O meca instalou vedações de PU nas tuberias justamente pra evitar a entrada de água nos eixos.

Um eixo original D30 bem montado e com peças de qualidade aguentam muito bem para aplicação "racional" da viatura. Com certeza, a aplicação "racional" que Guilherme faz do Coração Valente não será a mesma que vou fazer do Galego! :mrgreen:

Abs,

Uxío

Eduardo Velo
15/01/2013, 17:03
Uxio , fiquei curioso com essa vedação de PU , como é ?? é um PU mais macio e fica bem justo no eixo ??

O semi eixo do engesa usa guia de liga de cobre e retentor , a guia serve pra manter o eixo girando concentrico e a vedação é no retentor , acho que essa bucha de vedação de PU faz os 2 trabalhos seria bem interessante saber como é a concistência e como é feito ...

abs ...

uxio69
16/01/2013, 09:06
Uxio , fiquei curioso com essa vedação de PU , como é ?? é um PU mais macio e fica bem justo no eixo ??

O semi eixo do engesa usa guia de liga de cobre e retentor , a guia serve pra manter o eixo girando concentrico e a vedação é no retentor , acho que essa bucha de vedação de PU faz os 2 trabalhos seria bem interessante saber como é a concistência e como é feito ...

abs ...

Oi Eduardo,

Dê uma olhada no post #598 do Galego - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-50.html#post1824291 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-50.html#post1824291) e repare nas duas últimas fotos. Nelas aparecem a vedação. Essa vedação faz os 2 trabalhos que vc citou. Tb é concêntrica e bem justa para só passar o semi-eixo, sem deixar entrar água. Essa vedação foi feita em nylon, e não em PU como citei antes. Tb pode ser feita com Tecnil.

Abs,

Uxío

guilhermeabreu
16/01/2013, 19:25
Oi Eduardo,

Dê uma olhada no post #598 do Galego - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-50.html#post1824291 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-50.html#post1824291) e repare nas duas últimas fotos. Nelas aparecem a vedação. Essa vedação faz os 2 trabalhos que vc citou. Tb é concêntrica e bem justa para só passar o semi-eixo, sem deixar entrar água. Essa vedação foi feita em nylon, e não em PU como citei antes. Tb pode ser feita com Tecnil.

Abs,

Uxío

UXIO

Aquela bucha branca que a gente vê na foto é o que vc falou ??? Se for , pela foto não parece que ela esta justa ao eixo e da a impressão que alí vai passar muita água .

Sempre falei aqui que jipe não foi fetio para mergulhar e o EDU VELO sempre tem falado que no dele não entra água , NO MEU SEMPRE QUE VOU A TRILHAS QUE TENHO QUE ENTRAR ÁGUA , qdo chego em casa SEMPRE TEM ÁGUA DENTRO DO DIFERENCIAL , e olha que eu acompanhei todo o seviço que o ROGERIO fez e ficou 1.000% e não entou água da primeira vez , na 2ª vez que fiz trilha , já tinha água dentro DAÍ , TENHO UM PROCEDIMENTO QUE É ;

TODA VEZ QUE FAÇO TRILHA , NA 2ªF PEÇO PARA CONFERIR SE TEM ÁGUA .

Mas não tenho feito trilha a bastante tempo e por isto não investiguei se tinha água ou não , pois só andava em estradas e chuvas e poças d'água dentro da cidade E ENTROU ÁGUA E NÃO VÍ pois não uasva a tração a bastante tempo , qdo fomos a BANANAL ao entrar naquele riacho que acredito que não tenha sido a principal causa do estrago , mas qdo puxei o Raul , ouví a barulhada na frente como o EDU tb observou e eu alí SENTÍ$$$$$$$$ que tinha estragado tudo , o ROGERIO até achou que não teria estragado nada , MAS ELE NÃO OUVIU O BARULHO QUE FEZ NAQUELE DIA , pois ele estava longe dalí .

Mas é por aí hoje deixei a relação das pelas lá no ANTÔNIO AUTO PEÇAS que é uma loja muito grande e preços imbatíveis e divide em até 10x sem acréscimo e manda para todo Brasil , tem o endereço deles na página da TOYOTA e o EZAHN já comprou pivô inferior da SW4 dele por R$56,00 TRW o que lá no RS estava por R$150,00 cada . Não estou ganhando nada com isto apenas ajudando aos amigos a comprarem peças mais baratas do que vcs teem em suas cidades .

Eriksom Teixeira Lima
16/01/2013, 19:26

Fotos em breve.

Doutor

Se precisar, há um eixo original aqui na porta de meu apto (relação 4,88:1). Para obedecer a mulher que quer que eu mude a decoração, vou desmontá-lo e vender as partes ou fazer uma escultura e botar no tempo para ver o processo de oxidação como base de plantas.

Eriksom

uxio69
17/01/2013, 00:15
UXIO

Aquela bucha branca que a gente vê na foto é o que vc falou ??? Se for , pela foto não parece que ela esta justa ao eixo e da a impressão que alí vai passar muita água.Agora que vc falou, concordo contigo. Valeu pela observação! Amanhã mesmo vou conversar com o Meca sobre isso!

Sempre falei aqui que jipe não foi fetio para mergulhar e o EDU VELO sempre tem falado que no dele não entra água , NO MEU SEMPRE QUE VOU A TRILHAS QUE TENHO QUE ENTRAR ÁGUA , qdo chego em casa SEMPRE TEM ÁGUA DENTRO DO DIFERENCIAL , e olha que eu acompanhei todo o seviço que o ROGERIO fez e ficou 1.000% e não entou água da primeira vez , na 2ª vez que fiz trilha , já tinha água dentro DAÍ , TENHO UM PROCEDIMENTO QUE É ;

TODA VEZ QUE FAÇO TRILHA , NA 2ªF PEÇO PARA CONFERIR SE TEM ÁGUA .

Mas não tenho feito trilha a bastante tempo e por isto não investiguei se tinha água ou não , pois só andava em estradas e chuvas e poças d'água dentro da cidade E ENTROU ÁGUA E NÃO VÍ pois não uasva a tração a bastante tempo , qdo fomos a BANANAL ao entrar naquele riacho que acredito que não tenha sido a principal causa do estrago , mas qdo puxei o Raul , ouví a barulhada na frente como o EDU tb observou e eu alí SENTÍ$$$$$$$$ que tinha estragado tudo , o ROGERIO até achou que não teria estragado nada , MAS ELE NÃO OUVIU O BARULHO QUE FEZ NAQUELE DIA , pois ele estava longe dalí.Isso é primordial. Aqui temos fórmula pronta: Trilha no sábado, lavar a viatura no domingo, deixar no meca na segunda.

Mas é por aí hoje deixei a relação das pelas lá no ANTÔNIO AUTO PEÇAS que é uma loja muito grande e preços imbatíveis e divide em até 10x sem acréscimo e manda para todo Brasil , tem o endereço deles na página da TOYOTA e o EZAHN já comprou pivô inferior da SW4 dele por R$56,00 TRW o que lá no RS estava por R$150,00 cada . Não estou ganhando nada com isto apenas ajudando aos amigos a comprarem peças mais baratas do que vcs teem em suas cidades .Boa dica. Anotada nos favoritos!

Vou te mandar MP sobre o envio da hélice viscosa. Foi enviada para o Roger Nunes.

Eduardo Velo
17/01/2013, 08:58
Doc , as vzs entra um pouco de água sim , mas é bem pouco ... se ficar parado dentro da água é mais dificil a passagem de água pq o retentor que uso é BRG ( anexo ) tem dupla vedação ... , andando na trilha o eixo movimenta em varias direções e da passagem de água , se andar no asfalto com poça dágua é dificil entrar água pq o eixo só vai ter movimento de rotação ...

Tb achei estranho esse sistema de vedação do Uxio , mas pode ser que funciona , ainda prefiro o clássico guia de metal desgastavel com retentor de vedação dupla ...

Esse costume de abrir tudo depois de trilha é comum pra mim , depois de bater água pra tirar o barro coloco nos cavaletes e saio verificando tudo , acabo achando parafusos soltos , falta de parafusos , galho preso nos cabos de freio ... , tiro óleo dos diferenciais e troco se estiverem com água ... por isso que evito fazer trilha radical e depois ter que rodar muitos km pra voltar , só se der tempo pra uma boa revisão antes de pegar estrada ... mesmo assim é bom evitar pra ter a volta garantida ... rs

Nessa última revisão os retentores ressecados da manga de eixo deixaram entrar água pela manga e acabou depositando nos rolamentos do cubo que ficaram muito oxidados , o interessante é que não eram Sabó pq não tinha achado Sabó qdo troquei da vez anterior , não sei se a Sabó usa sistema diferente dos outros com a borracha , mas não é propaganda não , é que vai ter preju com outro retentor ...

abs ...

Vicente Guimaraes
17/01/2013, 10:40
Sempre falei aqui que jipe não foi fetio para mergulhar , qdo chego em casa SEMPRE TEM ÁGUA DENTRO DO DIFERENCIAL , e olha que eu acompanhei todo o seviço que o ROGERIO fez e ficou 1.000% e não entou água da primeira vez , na 2ª vez que fiz trilha .

Gente, peraí... tem algo errado... assim vou vender meu engesa...

Essa viatura é off road, não pode ser normal a água entrar assim no diferencial, se for é um problema cronico dos eixos dos engesas...

Por exemplo, Nos lençóis maranhenses os caras ficam o dia inteiro passando com as Bandeirantes dentro de alagados, alguns enormes com cerca de 50 metros de comprimento e quase 1 metro de profundidade... os caras trabalham com isso fazem isso todos os dias... e a manutenção é semanal (conforme informação do dono de 2 destas viaturas)

Outra, num livro que li recentemente (Mundo por Terra) aliás, livro muito bom, o cara atravessa a Austrália (mais de 10.000KM) passando por dentro de vários rios... e só depois disso quando no fim da "volta" no país faz a manutenção e não encontra nada de errado nos eixos. Viatura é uma Defende 130.....

Eduardo Velo
17/01/2013, 11:05
Vicente , não é pra entrar água nos eixos , se entrar tem algo errado mesmo , um pouco até pode entrar , mas não vai danificar por ser pouco , vai 1 litro de óleo no dif. se entrar até 30 ml não vai causar dano algum ...

No eixo tras. nunca entrou água pq o unico movimento é de giro , no diant. por ter o munhão pra virar , ele mexe um pouco em todas as direções e é por isso que acaba entrando um pouco de água , mas é só em movimento se parar não é pra entrar água ...

Pode ficar sussa que não vai entrar água no dif. , se não sair óleo não entra água ... tem que manter a valv. de respiro dos dif. , cambio e ct sempre limpas e funcionando pra evitar que crie pressão ou vácuo e danifique as vedações ...

abs ... Edu

Eriksom Teixeira Lima
17/01/2013, 11:52
se não sair óleo não entra água ... tem que manter a valv. de respiro dos dif. , cambio e ct sempre limpas e funcionando pra evitar que crie pressão ou vácuo e danifique as vedações ...

Edu,

não necessariamente. Com o calor, todo material dilata: assim é como o óleo, assim é com o AR que estão dentro do diferencial. Se você entrar com o suspiro aberto dentro d'agua, o súbito resfriamento do eixo, fará com que seja gerada pressão negativa dentro dele (compressão dos gases e fluídos por resfriamento) e a pressão d'agua externa circundante enfiará água pra dentro para eliminar a pressão negativa (quase vácuo). Como o ar é mais leve que tudo e flutua por sobre, como o óleo é mais leve que a água, de pouco em pouco, haverá muita água lá dentro e quase nenhum ar.

Por isso, SEMPRE há necessidade de extensões dos respiros do diferencial e das caixas de câmbio e de trasferência (se nela houver respiros) para uma posicção mais alta. Claro que se as mangueiras dos respiros estiverem furadas, ressecadas ou danificadas, mais água será acumulada dentro delas, e, qui-nem-qui canudinho de soro em hospital enfiado na veia, serão depositadas lentamente para dentro do diferencial.

Pode parecer óbvio o meu lembrete, mas muitos mecânicos e mesmo donos de 4x4, não lembram disso na hora de preparar seus veículos e os preparam como normalmente fazem, sem respiros, ou, pior, não lembram de verificar o estado das mangueiras dos ditos cujos.

Abraços

Eriksom

Eduardo Velo
17/01/2013, 12:40
Eriksom , esqueci de comentar sobre a mangueira pro respiro ficar alto , mas é bom lembrar de que é assim que funciona ... os Engesas que vi nos encontros costumam usar respiro alto com mangueira por isso não comentei ...

Não sei se algum meca esquece disso , mas acho meio óbvio o funcionamento de pressão e vácuo , então se algum meca esquecer , o dono da vtr tem que observar ...

abs ...

guilhermeabreu
18/01/2013, 11:04
É que relaxei com o meu , ele estava sem a mangueira por muito tempo , por isto que aconteceu o que aconteceu , VICENTE fica frio , entrou água no meu PQ EU RELAXEI COM UMA SIMPLES MANGUEIRA QUE NÃO ESTAVA NO LUGAR , ASSIM COMO DEMOREI A TROCAR O RADIADOR DA BONEQUINHA QUE ESTAVA FURADO ( BATÍ O MOTOR POR ISTO ) , parece que não aprendo ou parece que sou principiante , vivo alertando todo mundo com a PREVENTIVA NOS CARROS e eu mesmo relaxo com os meus , MAS ACHO QUE É PQ JÁ ESTOU MEIO VÉIODEMAIS , AÍ FICO RELAXADO E MIFÚ$$$$$$$$$$$$ POR ISTO , vai passar das 1.200 DILMAS COM CERTEZA ESTA BRINCADEIRA DE RELAXAR COM A MANUTENÇÃO .

Eduardo Velo
19/01/2013, 11:09
Doc , vc e o Kim são parâmetros por aqui , já disse uma vez que o pessoal não coloca as quedas aqui , só vitórias ... rsrs , mas vc e o Kim sempre falam o que deu errado pra que outros não façam ... bela atitude ...

Pede pro prof. Rogerio colocar logo essas extensões nos respiros ...

Não é preciso abrir o dif. pra ver se entrou água depois de passar pela alagado , assim que parar tira a tampa de abastecimento , se tiver com cor de café com leite é pq entrou água , qto mais claro essa cor mais água entrou , se vc for ver depois de parado a água vai pro fundo e não tem como verificar ...

Mas no caso do Doc pelo barulho que fez , só tinha água ... a cantoria de ferro com ferro foi bem alta ...

abs ...

RogérioNunes
19/01/2013, 13:38
O culpado é sempre o mordomo...assim como diferenciais quando enchem d´água a culpa é do respiro.
Apesar de ser um ponto passível de entrar água, existem outros pontos como retentores e buchas do tubo do diferencial.
No caso do CV, as buchas de bronze onde os semi eixos trabalham apresentam desgaste excessivo fazendo com que estem trabalhem folgados danificando os retentores.

em tempo: O respiro estava entupido

CAVESO
20/01/2013, 22:14
Não tem como adaptar um retentor duplo (com vedações para lados opostos) nesses nossos eixos?

Eduardo Velo
21/01/2013, 08:32
Veggi , na pagina 96 item 1152 desse tópico tem uma figura do retentor BRG que uso e veda bem os 2 lados ...
Mas como comentei e o Rogerio reforçou , a bucha guia do semieixo desgasta e cria uma folga que faz o semi eixo trabalhar pouca coisa mas o suficiente pra entrar um pouco de água qdo está andando , parado o retentro segura bem ...

guilhermeabreu
23/01/2013, 19:01
FAZIA MUITO TEMPO , MAS MUITO TEMPO QUE NÃO SOFRIA COM O CORALÇÃO VALENTE

Mas começou a minha agonia , cheguei hoje da praia e fui logo na loja de peças para fazer o acerto da compra das peças e qual a minha surpresa??????????? tchan-tchan-tchan !!!!!!!!!!!!!! NÃO TEM COROA /PINHÃO 13X46 PARA DANA 30 PRA COMPRAR , daí as outras peças ficaram pendentes .

Logo : Preciso de uma coroa/pinhão 13x46 para o DANA 30 , alguem pode me dar uma luz de onde posso encontrar ??? Mesmo que usadas ?

Vou aguardar resposta para poder andar com a revisão .

Abraço

Vicente Guimaraes
23/01/2013, 19:14
Tem a do Hulk... vou trocar a minha relação pela 3,07 e o conjunto 3,54 do Dana 30 vai ficar sobrando ;)

Eu já comprei a relação do eixo dianteiro Dana 30 (que é bem dificil de achar....) agora só falta a do eixo traseiro Dana 44 (podemo trocar a relação do Dana 44 3,07 pela minha Relação do Dana 30 3,54)

Ok !

Abcs

Vicente

guilhermeabreu
23/01/2013, 19:20
Tem a do Hulk... vou trocar a minha relação pela 3,07 e o conjunto 3,54 do Dana 30 vai ficar sobrando ;)

Eu já comprei a relação do eixo dianteiro Dana 30 (que é bem dificil de achar....) agora só falta a do eixo traseiro Dana 44 (podemo trocar a relação do Dana 44 3,07 pela minha Relação do Dana 30 3,54)

Ok !

Abcs

Vicente

VICENTE

Esta vendo como este forum é maravilhoso ??? Em menos de 15 minutos achei a relação que preciso , se vc não vai usar a tração até levar para o Plínio , vc poderá aí no Rio neste meca que o CARLINHOS te indicou , retirar esta relação de coroa/pinhão do eixo dianteiro e se possível retirar tb os rolamentos tanto do pinhão ( 02 ) qto da coroa ( 02 ) que devem serem novos tb , ver qto vc quer e me manda o valor e os dados bancários por MP para que eu possa fazer o depósito pra vc .

E desde já muito obrigado pela ajuda .

ABRAÇÃO

uxio69
23/01/2013, 19:36
FAZIA MUITO TEMPO , MAS MUITO TEMPO QUE NÃO SOFRIA COM O CORALÇÃO VALENTE

Mas começou a minha agonia , cheguei hoje da praia e fui logo na loja de peças para fazer o acerto da compra das peças e qual a minha surpresa??????????? tchan-tchan-tchan !!!!!!!!!!!!!! NÃO TEM COROA /PINHÃO 13X46 PARA DANA 30 PRA COMPRAR , daí as outras peças ficaram pendentes .

Logo : Preciso de uma coroa/pinhão 13x46 para o DANA 30 , alguem pode me dar uma luz de onde posso encontrar ??? Mesmo que usadas ?

Vou aguardar resposta para poder andar com a revisão .

Abraço
Guilherme, amanhã vejo se tem alguma na oficina onde está o Galego e te aviso, ok?

guilhermeabreu
23/01/2013, 19:49
Guilherme, amanhã vejo se tem alguma na oficina onde está o Galego e te aviso, ok?

UXIO

Valeu pela atenção , mas vamos aguardar o VICENTE me dizer se dará para ele retirar a dele do HULK para mandar pra mim .

ABRAÇÃO , e as cores vermelhas pintadas deu um toque de chic no seu GALEGO ficou muito bonito , embora como foi falado que logo se apagará com a lama , MAS ATÉ LÁ ESTA CHIC DEMAIS .

Eduardo Velo
24/01/2013, 00:54
Doc , 3.54 Dana 30 é de Opala 4 cc e Cherokee ...

O Hulk vai usar qual eixo ??

Se for só o eixo diant. vai ficar igual o Kim , rodando no eixo tras. até arrumar , sem maiores problemas ...

abs ...

guilhermeabreu
24/01/2013, 01:15
Doc , 3.54 Dana 30 é de Opala 4 cc e Cherokee ...

O Hulk vai usar qual eixo ??

Se for só o eixo diant. vai ficar igual o Kim , rodando no eixo tras. até arrumar , sem maiores problemas ...

abs ...

EDU VELO

Eu sei que é do opala , só que esta difícil de encontrar , o VICENTE vai manter o eixo dianteiro DANA 30 e já comprou a 3,07 igual a sua para o DANA 30 e vai ficar andando só com o traseiro , pois já vai mandar para o Plínio fazer a capota de chapa , e com isto vai procurando a 3,07 para o traseiro DANA 44 .

FIDELIS
24/01/2013, 12:51
Doutorzão,

Araujo Auto Peças, na Rua Princesa Isabel tem tudo para opala, entre em contato com o filho dele que é opaleiro.

Abração.

Fidelis

Vicente Guimaraes
24/01/2013, 13:42
Dr. pensando bem... conversei com o Rogério agora pouco, e vi que esse troca vai dar uma mão de obra danada, ainda mais porque estou embarcando o Hulk amanhã para SP e não vai dar tempo. Além disso, teria o custo de desmontar o eixo aqui no RJ para retirar as peças...

Só valeria a pena no momento que eu estivesse trocando a relação (3,54 pela 3,07) lá no Rógerio, porque aí já aproveitaria a mdo de desmontagem. Mas isso só vai ser feito depois da 'Capota do Plinio"

Olha, pesquisando na net achei algumas destas à relações à venda na faixa de preço entre 300 e 600 , é só clicar em cima dos links abaixo

Diferencial Opala 3,54 Dana E 3,07 4cc E 6cc - R$ 300,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461094447-diferencial-opala-354-dana-e-307-4cc-e-6cc-_JM)

Eixo Diferencial Dana Original Para Opala 3,54 - R$ 680,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459281181-eixo-diferencial-dana-original-para-opala-354-_JM)

Diferencial Dana Opala Caravan 3,54 - R$ 400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455565407-diferencial-dana-opala-caravan-354-_JM)

Diferencial Dana Opala 6cc/4cc Coroa E Pinhão 13/46.. 3,54. - R$ 500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461035725-diferencial-dana-opala-6cc4cc-coroa-e-pinho-1346-354-_JM)

FIDELIS
24/01/2013, 19:22
Doutorzão,

Nosso amigo jipeiro Amarinho de Guarús, tem tudo de opala e com certeza terá esta relação.

Abç

guilhermeabreu
25/01/2013, 14:28
[QUOTE=FIDELIS;1856048]Doutorzão,

Araujo Auto Peças, na Rua Princesa Isabel tem tudo para opala, entre em contato com o filho dele que é opaleiro.

Abração.

FIDELIS

Já tinha ido lá e ele ficou de me dar a resposta hoje , e agora a pouco liguei para ele e ele encontrou em Sta Catrina , e pedí aele para comprar pra mim , mas pedi a ele para saber se a relação que ele encontrou é para eixo BRASEIXOS ou DANA 30 , pois os opalas saíram com estes dois eixos .

guilhermeabreu
25/01/2013, 14:33
Doutorzão,

Nosso amigo jipeiro Amarinho de Guarús, tem tudo de opala e com certeza terá esta relação.

Abç

FIDELIS

já liguei pra ele várias vezes e só da caixa postal , terei que ir lá .

guilhermeabreu
25/01/2013, 20:18
Hoje dei uma rodada por aqui e encontrei a coroa/pinhão para o DANA 30 , paguei R$400,00 com os rolamentos .

FIDELIS foi no MARINHO , tive que ir lá pois no cel não dava sinal de chamada .

Agora amnhã vou no ANTÔNIO AUTO PEÇAS para concluír a compra do restantes das peças para que o serviço volte ao normal .

Obrigado a todos pelas dicas de locais onde poderia encontrar .

Thales Souza
27/08/2013, 22:58
Guilhermeabreu,

Bom, sou novo aqui no fórum... e ainda estou meio perdido... porem achei seu topico e lendo ele, vi que você usa motor MWM 2.8 + clarck 240v no seu Engesa, que é o que eu vou usar no meu também mas estou com uma duvida. Você saberia me dizer qual a capa seca que você usa para acoplar o MWM no 240v? Muita gente diz ser a de C-20,A-20,Opala... porem parece que a furação nao bate com o MWM SPRINT...

Desde já agradeço,e desculpe qualquer coisa, com o tempo vou me acostumando a mexer aqui! rsrs. Abraço!

guilhermeabreu
27/08/2013, 23:58
CARO THALES SOUZA

Uma das grandes facilidades de usar o MWM 2.8 nos ENGESAS é esta , a capa seca é a do próprio ENGESA se não me engano , posso estar errado pq tem muito tempo que fiz esta adptação , mas com certeza é a da C-20 A-20 , não é a do OPALA .

Mas já vai aparecer mais gente aqui confirmando esta informação .

OBS IMPORTANTE ;

Vc colocando o MWM 2.8 VC TEM QUE MUDAR O RADIADOR , E PARA MUDAR O RADIADOR TEM QUE MUDAR A CAIXA DA DIR. HID. , vc tem que colocar a caixa da dir. hid. da S-10 e o radiador do ÔMEGA 4.1 com ar cond. SE NÃO FIZER ISTO VC TERÁ PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR qdo a RPM passar de 3.000 , não tem jeito a não ser fazendo isto que fiz no meu .

Abraço .

Léo_Babiski
28/08/2013, 08:42
Tudo bem Guilherme? No final do ano devo aparecer por aí... de motor novo! rs.

Thales, se o seu mwm saiu de uma S10 apenas o furo superior da capa seca da c20 não coincide, mas também não faz falta.

Se seu mwm for da frontier, agrale ou VW, realmente não dá certo, aí você terá que trocar a parte traseira do motor (e o volante do mtr também) por peças da GM s10. É coisa simples, fiz isso por 2 vezes. abs.

uxio69
28/08/2013, 11:28
Vc colocando o MWM 2.8 VC TEM QUE MUDAR O RADIADOR , E PARA MUDAR O RADIADOR TEM QUE MUDAR A CAIXA DA DIR. HID. , vc tem que colocar a caixa da dir. hid. da S-10 e o radiador do ÔMEGA 4.1 com ar cond. SE NÃO FIZER ISTO VC TERÁ PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR qdo a RPM passar de 3.000 , não tem jeito a não ser fazendo isto que fiz no meu .

Abraço . Segui a receita de Guilherme. Coloquei esse radiador no Galego, e ficou show. Não esquenta de jeito nenhum quando subo o giro. Faça o mesmo sem medo.

Veja aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-21.html#post1600181 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-21.html#post1600181)

guilhermeabreu
28/08/2013, 12:49
Tudo bem Guilherme? No final do ano devo aparecer por aí... de motor novo! rs.

Thales, se o seu mwm saiu de uma S10 apenas o furo superior da capa seca da c20 não coincide, mas também não faz falta.

Se seu mwm for da frontier, agrale ou VW, realmente não dá certo, aí você terá que trocar a parte traseira do motor (e o volante do mtr também) por peças da GM s10. É coisa simples, fiz isso por 2 vezes. abs.

GRADE LEO

Esta sumido em ???? Não deixe de ligar qdo estiver por aqui .]

Abração

Vicente Guimaraes
28/08/2013, 15:04
E a cachaça? :) 9 litros da melhor pinga estão aqui :)

Vou estar com o Rogério em Novembro (encontro das Rurais e F-75s) talvez ele possa trazer para Campos.

guilhermeabreu
28/08/2013, 23:05
E a cachaça? :) 9 litros da melhor pinga estão aqui :)

Vou estar com o Rogério em Novembro (encontro das Rurais e F-75s) talvez ele possa trazer para Campos.

VICENTE

Ótimas notícias , não estou aguentando mais esta longa espera .

Abração

guilhermeabreu
21/09/2013, 10:53
Atualizando

O CORAÇÃO VALENTE esta bem paradão , depois que retirei do ROGERIO esta aqui em casa paradão , agora comprei o capô e a frente de fibra , pois eram as duas coisas que eram de chapa ainda .

Estou esperando a vez no fibreiro , pois ele tem muito serviço , o CORAÇÃO VALENTE esta parado mais por causa do vidro elétrico que enguiçou com ele aberto e tem outras coisinhas para corrigir como melhorar a fixação dos vidros laterais e traseiros que entram água e recolocar o estepe no centro da traseira , como esta com ele deslocado para o lado direito , fica escondendo a lanterna dest lado .

Abraço a todos e bom fim de semana .

Eduardo Velo
21/09/2013, 11:21
Espero rápida recuperação do Coração Valente ... está sofrendo de Letargia Crônica ...
Um bom remédio pra isso é 30 lts de óleo diesel seguido de Banho de Lama ... rs

Doc estava pensando em um passeio pra Lagoa da Prata MG com a galera o que acha ??
Ainda vou ver mais opções em Cach. Paulista , tem muitas pousadas por lá , mas é tudo voltado pra Canção Nova e não pras Cachoeiras , só descobri isso rodando por lá , fiquei a tarde toda entrado em trilhas e vi que todas as cachoeiras são particulares e sem acesso ...

Meu Engesa está com as borrachas das links igua ao teu , ficou bem macio , por isso vou trocar os amort. do Onibus que estão na tras. pelo de F4000 COFAP L 12066 , não da pra sentir os impactos com essas borrachas , mas a suspensão sente e principalmente os amortecedores , só que dirigindo a vtr fica bem macio e vai acabar quebrando alguma coisa pq qdo peguei a est. da petrobras com costelas e o as buchas estavam ruins , tive que ir devagar de tanto que pulava , com essas borrachas não fica pulando , tenho que colocar amort. compatível com o peso pra poder trabalhar todo o curso dele , os do onibus tem que forçar bastante pra fazer todo o curso e acaba trabalhando muito pouco , na frente trabalha perfeitamente , faz todo o curso e mantém a suspensão trabalhando por igual por causa do peso do Q20B ... vou guardar os 2 do onibus tras. de reserva pra diant.

abs ...

CAVESO
21/09/2013, 11:33
Doutor,

Por que você não aproveita que vai trocar a frente e faz como fez o Otto, com capô e paralamas basculando para frente?

Achei bacana e é algoq ue penso em fazer no meu....

Facilita muito o acesso ao motor e dá para fazer uma peça única.

guilhermeabreu
23/09/2013, 13:29
Espero rápida recuperação do Coração Valente ... está sofrendo de Letargia Crônica ...
Um bom remédio pra isso é 30 lts de óleo diesel seguido de Banho de Lama ... rs

Doc estava pensando em um passeio pra Lagoa da Prata MG com a galera o que acha ??
Ainda vou ver mais opções em Cach. Paulista , tem muitas pousadas por lá , mas é tudo voltado pra Canção Nova e não pras Cachoeiras , só descobri isso rodando por lá , fiquei a tarde toda entrado em trilhas e vi que todas as cachoeiras são particulares e sem acesso ...

Meu Engesa está com as borrachas das links igua ao teu , ficou bem macio , por isso vou trocar os amort. do Onibus que estão na tras. pelo de F4000 COFAP L 12066 , não da pra sentir os impactos com essas borrachas , mas a suspensão sente e principalmente os amortecedores , só que dirigindo a vtr fica bem macio e vai acabar quebrando alguma coisa pq qdo peguei a est. da petrobras com costelas e o as buchas estavam ruins , tive que ir devagar de tanto que pulava , com essas borrachas não fica pulando , tenho que colocar amort. compatível com o peso pra poder trabalhar todo o curso dele , os do onibus tem que forçar bastante pra fazer todo o curso e acaba trabalhando muito pouco , na frente trabalha perfeitamente , faz todo o curso e mantém a suspensão trabalhando por igual por causa do peso do Q20B ... vou guardar os 2 do onibus tras. de reserva pra diant.

abs ...

EDU

como falei a algum tempo atras com relação a estas buchas de borracha lonada , é a melhor coisa que descobri para a suspensão , deixa um rolar gostoso e vc não sente os impactos do chão , e só agora que vc esta se deliciando com isto .

Os seu amortecedores que vc me presentiou ficaram muito bons , só deu trabalho para colocar as buchas que fotam adaptadas e o ROGERIO sofreu um bocado pra colocar .

Lagoa da Prata é uma boa , não conheço .

Abraço

guilhermeabreu
23/09/2013, 13:35
Doutor,

Por que você não aproveita que vai trocar a frente e faz como fez o Otto, com capô e paralamas basculando para frente?

Achei bacana e é algoq ue penso em fazer no meu....

Facilita muito o acesso ao motor e dá para fazer uma peça única.

CAVESO

Tb achei muito legal o do OTTO , mas qdo comprei a minha carroceira de fibra , pedi ao fibreiro para unificar todas as peças para que não tivesse nenhuma folga ou desgaste ou atrito entre elas , com isto meu ENGESA virou uma peça única inteira , como caixote , quadro de parabrisa , capota e paralamas é uma peça inteira , e para fazer como o do OTTO teria que cortar a emenda dos paralamas com o caixote , daí vai começar a ficar um monte de coisas remendadas , apesar de que fibra pode-se tudo , mas não quero entrar nesta senão ficarei igual a vc , que tem um ENGEGA mas ninguem vê , nunca rodou , esta sempre procurando algo novo para melhorar mais ainda o que já esta bom .

" BOTA ESTE YELLOW SUBMARINE PRA RODAR CAVESO , NÃO AGUENTO MAIS VER VC INVENTANDO MODA PRA ELE E NUNCA SAIR DO FORNO "

Mexe com quem esta quieto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rsrsrsrsrsrsrsrs

Abração

FIDELIS
23/09/2013, 14:06
Doutorzão, tudo bem, estamos com saudades de vocês, venho reiterar o nosso convite para inventar alguma coisas para saborearmos, lá em Búzios. Ficamos aguardando seu alô.

Vicente Guimaraes
23/09/2013, 14:47
Galera vcs tem certeza que o Otto fez a frente escamoteável? pelo que eu entendi nos posts dele ele desenhou um projeto que tinha intenção de fazer mas pelo que entendi ele não chegou a montar esta frente.

Vicente Guimaraes
23/09/2013, 14:49
mas não quero entrar nesta senão ficarei igual a vc , que tem um ENGEGA mas ninguem vê , nunca rodou , esta sempre procurando algo novo para melhorar mais ainda o que já esta bom .

" BOTA ESTE YELLOW SUBMARINE PRA RODAR CAVESO , NÃO AGUENTO MAIS VER VC INVENTANDO MODA PRA ELE E NUNCA SAIR DO FORNO "
Uiiii :twisted:

uxio69
23/09/2013, 15:13
.... mas não quero entrar nesta senão ficarei igual a vc , que tem um ENGEGA mas ninguem vê , nunca rodou , esta sempre procurando algo novo para melhorar mais ainda o que já esta bom .

Mexe com quem esta quieto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Rsrsrsrsrsrsrsrs

Abração

:chorandoderir: :chorandoderir: :chorandoderir:

Doc, parabéns pela página 100 do CV! :concordo:

guilhermeabreu
23/09/2013, 17:30
Doutorzão, tudo bem, estamos com saudades de vocês, venho reiterar o nosso convite para inventar alguma coisas para saborearmos, lá em Búzios. Ficamos aguardando seu alô.

CARO AMIGO FIDELIS

Já falei com Regina , assim que der ligo pra vc , vou fazer as novas receitas que são de arrazar , muito saborosaque são ;

1- Medalhão com molho de pimenta ( do reino + dedo de moça )

2- Talharim a campeira , o macarrão eu mesmo faço a massa na hora . O molho é de arrazar , leva Peito de galinha + peixe + camarão + lombo Canadense + creme de leite fresco .

Abraço

As duas receitas são da culinária Argentina .

guilhermeabreu
23/09/2013, 17:32
Galera vcs tem certeza que o Otto fez a frente escamoteável? pelo que eu entendi nos posts dele ele desenhou um projeto que tinha intenção de fazer mas pelo que entendi ele não chegou a montar esta frente.

GRANDE VICENTE

Pelo qu vejo vc esta meio desatualizado , o OTTO já colocu fotos da frente basculando aqui , ficou muito bom e prático .

Abração

guilhermeabreu
23/09/2013, 17:36
:chorandoderir: :chorandoderir: :chorandoderir:

Doc, parabéns pela página 100 do CV! :concordo:

UXIO

Muito obricado pela lembrança da pa´gina 100 nem tinha observado isto , mas estou na fila do fibreiro para desocupar lugar para ele , deve ficar lá por uns bons 3 meses , que podem virar 6 , sei o que é isto , não me abalo mais , as vezes penso que nem tenho mais o jipe , só lembro pq qdo vou sair pra trabalhar ela esta lá na garagem .

E as peças superhipermaxiresistentes já chegaram ?????? Rsrsrsrsrsrsrsrs .Estou doido pra ver o que vai quebrar depois destes semi eixos fodões que vão chegar .

Abração
Abraço

OTTO HEITZMANN
23/09/2013, 18:06
Opa!!!!, ja faz um tempinho que estou rodando com a frente escamoteavel, não ficou caro, encaixa perfeitamente, e é bem simples de fazer, o problema é acha tempo para finalizar(Pintura), se o Engesão antes ja chamava atenção.....agora então nem se fala......

Vicente Guimaraes
23/09/2013, 18:26
Opa Dr. Guilherme obrigado pela lembrança, estou realmente desatualizado... vejo pela foto do Otto.............................................. ........ Ei Otto que maravilha heim, estou fazendo o meu Engesa com frente escamoteável também (o Plinio Dal Pino que vai fazer)

Eduardo Velo
23/09/2013, 18:43
Uxio , o Doc colocou o Totem em junho de 2010 num. 314 do tópico do CV

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/7053-engesa-e4-87-f-1-enfim-o-quase-coracao-valente-quot-27.html

" O fibreiro retirou o velocímetro fechou o buraco e fixou o TRIP TOTEM no local , perdí a originalidade , mas o velocímetro não funcionava mesmo , perde um pouco no visual , mas não tenho carro para exposição de carro antigo , a funcionalidade vale mais ."

Não sei se tem foto , mas já vi como é , fica no meio onde ficaria o velocìmetro , feio pra kct ... rs

abs ...

uxio69
23/09/2013, 19:04
Uxio , o Doc colocou o Totem em junho de 2010 num. 314 do tópico do CV

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/7053-engesa-e4-87-f-1-enfim-o-quase-coracao-valente-quot-27.html

" O fibreiro retirou o velocímetro fechou o buraco e fixou o TRIP TOTEM no local , perdí a originalidade , mas o velocímetro não funcionava mesmo , perde um pouco no visual , mas não tenho carro para exposição de carro antigo , a funcionalidade vale mais ."

Não sei se tem foto , mas já vi como é , fica no meio onde ficaria o velocìmetro , feio pra kct ... rs

abs ... Queria justamente ver como ficou, pra ter uma idéia. Por isso tava varrendo o tópico do CV atrás de uma foto do painel com o Trip Totem.

Vicente Guimaraes
23/09/2013, 19:04
Aproveitando.... .Dr. Guilhermão Parabéns pela página 100 !!!! :cool: :cool: :cool:

guilhermeabreu
23/09/2013, 22:55
Aproveitando.... .Dr. Guilhermão Parabéns pela página 100 !!!! :cool: :cool: :cool:

GRANDE VICENTE

KKKKKKKKKKKK É SÓ VC MESMO , um abraço com tanta intensidade desta merece até uma dose da CACHAÇA DO PIMENTA , temos que arrumar um final de semana para tomarmos umas e outras e se mexer com o EDU VELO ele topa , tenho certeza disto .

FORTE ABRAÇO E OBRIGADO PELOS PARABENS .

Eduardo Velo
23/09/2013, 23:50
Qdo vai ser essa prova de cachaça ?? preciso voltar pra Lambari pra pegar a cachaça do Jaiminho , acabou o estoque ... rs

guilhermeabreu
23/09/2013, 23:53
Qdo vai ser essa prova de cachaça ?? preciso voltar pra Lambari pra pegar a cachaça do Jaiminho , acabou o estoque ... rs

EDU

Isto eu já sabia , falei pro VICENTE que é so dar um grito aqui que vc responde aí e pergunta qual será a hora da saída , este é o EDU VELO que conheço .

Abração amigo

Vicente Guimaraes
24/09/2013, 00:34
Deixa só o Hulk ficar pronto... aí vamos cachaçar por aí :)

guilhermeabreu
26/04/2014, 13:38
Depois do Encontro do ano passado ele não andou mais , foi pro ROGÉIRO NUNES fazer a revisão na mecânica , comprei pneus novos , ficou em casa pois estava com defeito no vidro elétrico e em novembro foi pro fibreiro . Êita demora demorada sô .

Hoje vou tirar fotos do adormecido CORAÇÃO VALENTE .

Esta na reforma para :

1- Trocar o capô que era de aço e agora de fibra .

2- Troca da frente que era de aço e agora de fibra .

3- Troca das fechaduras e maçanetas , que eram as originais agora do UNO .

4- Centralização do estepe na tampa traseira que era deslocado para a direita tamapando a lanterna .

5- Reposicionando os vidros laterais e traseiros que eram no lugar original para dentro , recolocando para fora no alinhamento da carroceria . E o parabrisa que eu havia colado , agora volta a ser colocado com borracha .

6- Retirada daquelas porcarias que fixam as borrachas das portas que fica com aquele beiço para fora da carroceria, refazendo fixo na carroceria como em todos os carros , a porta agora fecha como uma porta de geladeira , ou de um carro novo . Ficou muito bom este serviço . Além do que os meninos recortaram a porta em vários lugares para alinhar com a carroceria e recolaram na posição correta , pois a parte debaixo da porta ficava para fora da carroceria e não vedava na borracha passando poeira e água .Esta é a grande vantagem da fibra os caras qdo são bons fazem de tudo coma fibra , corta recorta emenda prensa e coloca tudo no lugar certo e depois não parece emenda nenhuma .

7- Trocar a moldura ( quadro ) dos vidros , pois não existe borracha para a moldura original ( muito larga ) e ao retirar constatei que no meio estava mais fechado , daí o motivo do vidro ficar pesado demais e o motorzinho do vidro elétrico não aguentar muito tempo . Usei metalon quadrado de 15mm no qual cortou um lado para ficar em forma de U , ficou muito melhor do que a moldura de caminhão que cheguei a comprar mas muito fininho e todo torto , a espesssurada parede do metalon é +- 2 a 3x mais grossa do que a original do caminhão , ficou bem firme agora e a borracha com veludo deu certinho .

Acho que não vai dar tempo de ficar pronto , mas os meninos da fibra me garantem que vai dar para ir com ele pra ITAMONTE , apenas sem pintar , o que não estou nem aí pra isto .

Hoje ainda coloco as fotos de como esta .

Abraço a todos e até ITAMONTE , esta chgando a hora .

DeMelo
26/04/2014, 14:28
Guilherme,

Não sabia que vc tinha esse tópico aqui!! O seu engesa tá lindão!! parabéns

guilhermeabreu
26/04/2014, 17:28
Guilherme,

Não sabia que vc tinha esse tópico aqui!! O seu engesa tá lindão!! parabéns

Grande DEMELO

Prazer em ter vc por aqui e obrigado pelo elogio , como já falei o 1º 4x4 meu foi uma BAND 89/90 aço curta OM 314 , IMPECÁVEL de único dono , toda em carpete no fundo e laterias até a cintura e da cintura para cima em veludo preto , era muito chic com bancos tb em veludo PROCAR aquele antigo todo fôfo que abraçava vc todo .

Vendi pq a família cresceu , mas fiz várias mudanças para aumentar mais ainda o conforto , ela tinha de fábrica ar cond. e direção hidr. , tenho muitas saudades dela . Fiquei com ela por 4 anos e desde aquela época pensava em colocar molas espirais nela e vc agora esta fazendo isto na sua , e como tenho este ENGESA , falo com vc com a certeza do que vc esta fazendo vai ficar MUITO BOM , vc nem vai acreditar que tem uma BAND de tão macia que vai ficar e o comportamento vai mudar totalmente para melhor .

Abração

guilhermeabreu
26/04/2014, 17:39
Vão aí , é pra desanimar um pouco :

Na foto 1 e 2 da pra ver como ficou o vidro lateral reposicionado e a moldura da porta para fixação da borracha da porta .

Na foto 3 mostra a frente como esta e a frente de fibra encostada na parede .

Na foto 4 mostra o quadro do parabrisa para receber o vidro , ele preencheu aquele degrau da capota para o quadro , não ira mais parecer aquele degrau .

Na foto 5 o fibreiro André ajustando a fixação da fechadura na porta direita .

E na foto 6 o ajudante " Caixote " dando acabamento na porta esquerda , verifica a maneira que ele fez para fixar o forro da porta na porta , ele chumbou umas garras de allumínio e colocou rebite de rosca e o forro será parafusado pela lateral e o batente da porta na borracha não terá mais os parafusos aparentes atrapalhando a vedação da porta e nem vai ficar mais caindo o forro , pois da forma original qdo vc puxa a porta todo o peso fica nos parafusos na fibra , daí fica sempre caindo o forro da porta , com isto não terei mais este problema .

E tem o outro fibreiro sócio do André que é o Eduardo , por isto falo sempre nos meninos da fibra que são pessoas excelentes e ótimos profissionais .

guilhermeabreu
26/04/2014, 17:59
EDU VELO

Olha só como ficou com os pneus 31 X 10,5 X 15 , ach que finalmente agora acertei em cheio no tamanho ,largura , beleza e segurança tanto para mim qto para o carro .

O 1º foi o 33x12,5x15 que ficou LINDO ,mas quebrando bastante até colocar o flutuante , mas daí veio o PERIGO DA AQUAPLANAGEM , com isto mudei para o 26x75x16 que ficou bem seguro , mas HORRÍVEL , e agora finalmente acertei na beleza e segurança e sem judiar do carro .

Não ficou LINDO como um 33 mas ficou BONITO , da pra levar tranquilo agora em se tratando de beleza .

Abração

Eduardo Velo
26/04/2014, 21:41
Fala Doc , os pneus 31" vão deixar a vtr mais confiável ...
O Mercedes classe G tem um dos piores designs dos 4x4 , mesmo assim tem coef. de atrito melhor que Engesa e é o 4x4 mais confiável do mundo ...
Com 31" vai trocar bem menos rolamentos , terminais , pivôs e buchas ...
Vai perder final , mas fica melhor em retomada e subida ...
Tira uma média de consumo pra ver como melhora tb ...

abs ...

CAVESO
26/04/2014, 22:04
Será que esse engesa vai rodar antes de 2016? kkkkkkkkkkkkkkk

Abs doutorzão!

guilhermeabreu
26/04/2014, 22:35
Será que esse engesa vai rodar antes de 2016? kkkkkkkkkkkkkkk

Abs doutorzão!

GRANDE AMIGO CAVESO

Esta sumidão em ??? Mas não vem que não tem , GANHEI A APOSTA DE LAVRAS NOVAS em que apostamos que vc não iria com o seu ENGESA em 2014 e isto foi em 2008 , veja só , e segundo os MENINOS DA FIBRA , eu vou de ENGESA em ITAMONTE , vamos ver pra crer .

Forte abraço

guilhermeabreu
26/04/2014, 22:38
Fala Doc , os pneus 31" vão deixar a vtr mais confiável ...
O Mercedes classe G tem um dos piores designs dos 4x4 , mesmo assim tem coef. de atrito melhor que Engesa e é o 4x4 mais confiável do mundo ...
Com 31" vai trocar bem menos rolamentos , terminais , pivôs e buchas ...
Vai perder final , mas fica melhor em retomada e subida ...
Tira uma média de consumo pra ver como melhora tb ...

abs ...

EDU

Eu já sabia disto , usei estes pneus na minha BAND aço curta que é +- a mesma coisa que o ENGESA , fica muito bom sim .

Forte abraço

DeMelo
26/04/2014, 23:09
Grande DEMELO

Prazer em ter vc por aqui e obrigado pelo elogio , como já falei o 1º 4x4 meu foi uma BAND 89/90 aço curta OM 314 , IMPECÁVEL de único dono , toda em carpete no fundo e laterias até a cintura e da cintura para cima em veludo preto , era muito chic com bancos tb em veludo PROCAR aquele antigo todo fôfo que abraçava vc todo .

Vendi pq a família cresceu , mas fiz várias mudanças para aumentar mais ainda o conforto , ela tinha de fábrica ar cond. e direção hidr. , tenho muitas saudades dela . Fiquei com ela por 4 anos e desde aquela época pensava em colocar molas espirais nela e vc agora esta fazendo isto na sua , e como tenho este ENGESA , falo com vc com a certeza do que vc esta fazendo vai ficar MUITO BOM , vc nem vai acreditar que tem uma BAND de tão macia que vai ficar e o comportamento vai mudar totalmente para melhor .

Abração

Valeu Ghilherme, tenho certeza que ficará bom!! hj subi no parachoque da frente e dei uns pulos, ficou muito mais macia e com comportamento mais suave. Falta só andar!!!
As fotos que vc postou do seu engesa, com certeza ficará muito bom!!! fibra é sempre uma boa em jipe, pois se livra da ferrugem e é mais fácil de manter.
Quanto aos pneus, no futuro sugiro vc testar as medidas 33"x10,5 fica bonito, pois é um 33, mas com desgaste quase de 31, pois é a mesma largura 10,5. Estou com esses pneus na band e tá muito bom. Já peguei uma chuva muito forte na estrada e não senti o carro mais instável ou com risco de aquaplanagem. Fica show e não força tanto o carro.
abçs

guilhermeabreu
27/04/2014, 19:46
Valeu Ghilherme, tenho certeza que ficará bom!! hj subi no parachoque da frente e dei uns pulos, ficou muito mais macia e com comportamento mais suave. Falta só andar!!!
As fotos que vc postou do seu engesa, com certeza ficará muito bom!!! fibra é sempre uma boa em jipe, pois se livra da ferrugem e é mais fácil de manter.
Quanto aos pneus, no futuro sugiro vc testar as medidas 33"x10,5 fica bonito, pois é um 33, mas com desgaste quase de 31, pois é a mesma largura 10,5. Estou com esses pneus na band e tá muito bom. Já peguei uma chuva muito forte na estrada e não senti o carro mais instável ou com risco de aquaplanagem. Fica show e não força tanto o carro.
abçs

CARO AMIGO DEMELO

O problema do 33x12,5 é a largura , e este 33x10,5 sei que terá o mesmo comportamento do 31x1,05 sendo um pneu maior , na minha ex BAND tinha o 31x10,5 e gostava muito , o problema deste 33x10,5 é achar e qdo acha o preço é extorcivo , comprei estes 31 por R$585,00 e o 33 não deve ser menos do que uns 800 paus .

Qdo comprei este ENGESA estava todo podre , dai fiz a 1ª reforma que ficou muito boa , mas depois de 4 anos , voltou tudo novamente em outros lugares , daí desisti e comprei a carroceria de fibra , pois na 1ª reforma havia comprado a capota de fibra , agora na 3ª reforma estou completando tudo em fibra com o capô e a frente .

Qdo ficar tudo pronto e pintado vou colocar as fotos aqui .

Abração

DeMelo
28/04/2014, 09:35
CARO AMIGO DEMELO

O problema do 33x12,5 é a largura , e este 33x10,5 sei que terá o mesmo comportamento do 31x1,05 sendo um pneu maior , na minha ex BAND tinha o 31x10,5 e gostava muito , o problema deste 33x10,5 é achar e qdo acha o preço é extorcivo , comprei estes 31 por R$585,00 e o 33 não deve ser menos do que uns 800 paus .

Qdo comprei este ENGESA estava todo podre , dai fiz a 1ª reforma que ficou muito boa , mas depois de 4 anos , voltou tudo novamente em outros lugares , daí desisti e comprei a carroceria de fibra , pois na 1ª reforma havia comprado a capota de fibra , agora na 3ª reforma estou completando tudo em fibra com o capô e a frente .

Qdo ficar tudo pronto e pintado vou colocar as fotos aqui .

Abração

O pneu 33x10,5, bf tá no preço de 33, 850.00, caro mesmo!!! agora a viatura fica bem mais bonita!!! kkk
Se existisse carroceira de fibra para band eu, na minha primeira reforma, já colocaria, pois ferrugem é terrível e sempre volta, não adianta quão bem feita foi a reforma!!! mas para band, depois do franzé, não se acha mais a carroceria completa. Uma pena!!!
boa sorte na reforma. Abçs

Walter da Camper
28/04/2014, 10:33
Taí uma grande oportunidade de negócio para quem trabalha com fibra: desenvolver peças de carroceria com boa qualidade para Band.
O número de unidades em circulação é grande e devido à durabilidade do conjunto mecânico, vão continuar rodando por muitos anos e o maior ponto fraco é a lataria. Sei disso porque tive 2 Bands (1 quando morava em frente ao mar).
Tratando-se de um carro de alto valor, mesmo depois de muitos anos de uso, sempre vale à pena investir em reformas e melhorias.
Quem fabricar as peças e vender a preços honestos terá fonte de lucro pelos próximos 20 anos.

O pneu 33x10,5, bf tá no preço de 33, 850.00, caro mesmo!!! agora a viatura fica bem mais bonita!!! kkk
Se existisse carroceira de fibra para band eu, na minha primeira reforma, já colocaria, pois ferrugem é terrível e sempre volta, não adianta quão bem feita foi a reforma!!! mas para band, depois do franzé, não se acha mais a carroceria completa. Uma pena!!!
boa sorte na reforma. Abçs

DeMelo
28/04/2014, 12:39
Taí uma grande oportunidade de negócio para quem trabalha com fibra: desenvolver peças de carroceria com boa qualidade para Band.
O número de unidades em circulação é grande e devido à durabilidade do conjunto mecânico, vão continuar rodando por muitos anos e o maior ponto fraco é a lataria. Sei disso porque tive 2 Bands (1 quando morava em frente ao mar).
Tratando-se de um carro de alto valor, mesmo depois de muitos anos de uso, sempre vale à pena investir em reformas e melhorias.
Quem fabricar as peças e vender a preços honestos terá fonte de lucro pelos próximos 20 anos.

Concordo! As pessoas reclamam muito de falta de oportunidade, mas esse é só um exemplo dos muitos que existem por aí!!! Todo toyoteiro gostaria de trocar a lata por fibra, pois a reforma gusta $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e não dura cinco anos!!! Mas os que trabalham com fibra, não sei porque, não fazem o conjunto da band!!
paciência..

guilhermeabreu
28/04/2014, 13:20
DEMELO e a todos os TOYOTEIROS

Não acredito que vcs não conheçam o trabalho em fibra para BANDS feito pela :

FiberCar (http://www.fibercar.com.br)

Da uma passeada por lá e veja como é bem feito a carroceria , todos que já fizeram é só elogios .

Quem vê não acredita que seja feito de fibra de tão bem acabado que é .

Espero ter ajudado a vcs a sonharem .

Abraço a todos

DeMelo
28/04/2014, 13:51
DEMELO e a todos os TOYOTEIROS

Não acredito que vcs não conheçam o trabalho em fibra para BANDS feito pela :

FiberCar (http://www.fibercar.com.br)

Da uma passeada por lá e veja como é bem feito a carroceria , todos que já fizeram é só elogios .

Quem vê não acredita que seja feito de fibra de tão bem acabado que é .

Espero ter ajudado a vcs a sonharem .

Abraço a todos

Guilherme,

Até onde sei, me corrija se estiver errado, a Fibercar era a do Franzé e, infelizmente, encerrou atividades!!!
abçs

guilhermeabreu
28/04/2014, 17:35
Guilherme,

Até onde sei, me corrija se estiver errado, a Fibercar era a do Franzé e, infelizmente, encerrou atividades!!!
abçs

Não sabia disto , se for verdade é uma grande perda , todos ficarão órfãos deste belo serviço que ele fazia .

hercilio.neto
28/04/2014, 20:54
Não sabia disto , se for verdade é uma grande perda , todos ficarão órfãos deste belo serviço que ele fazia .
Engraçado é que o site continua ativo. Toca até música, hehehe

marciorank@gmail.com
28/04/2014, 21:46
a alguns anos (acho que tres) conversei com o pessoal da fibercar na fenajeep e o modelo que eles faziam
pras band não era exatamente o modelo original, tinha alguns detalhes diferentes qua fugiam um pouco
do original.

DeMelo
29/04/2014, 08:07

Esse site já me enganou também!!!!kkk A primeira vez que vi, me emocionei, achando que tinha encontrado a solução para a minha band, mas.....

Vicente Guimaraes
30/04/2014, 16:50
Fala Dr. Guilherme

Que show !! :cool: Gostei das obras, com certeza vai ficar lindo. Ainda mais com os novos pisantes 31"

Estou torcendo para que vc possa ir com ele em Itamonte.

Eu provavelmente vou de Zequinha mesmo... já me conformei.... porque o Hulk não deverá ficar pronto à tempo....

uxio69
05/05/2014, 21:49
Esse site já me enganou também!!!!kkk A primeira vez que vi, me emocionei, achando que tinha encontrado a solução para a minha band, mas.....

Já tentou esse? http://www.fiber4x4.com.br/ (http://www.fiber4x4.com.br/)

Produtos de excelente qualidade!

E se vc for na Fenajeep, vai poder fazer o teste desse vídeo. :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=rTb-Ed4SERw

Walter da Camper
06/05/2014, 10:45
Esse teste parece aquelas terapias de psicólogo que manda o sujeito bater em algo que representa tudo que há de ruim na vida do infeliz.:parede:

Ao bater o sujeito grita "Essa mania de reformar jeep está me deixando louco e pobre!!!... Saí de mim coisa ruim!!!":euforico:

Pra mulher que tem ciúme do jeep então... é uma oportunidade...:putz:

Já tentou esse? http://www.fiber4x4.com.br/ (http://www.fiber4x4.com.br/)

Produtos de excelente qualidade!

E se vc for na Fenajeep, vai poder fazer o teste desse vídeo. :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=rTb-Ed4SERw

guilhermeabreu
06/05/2014, 23:45
Acho que a FIBER4X4 não fabrica para BAND correto ???

Kim
07/05/2014, 00:11
Caro Dr. Guilherme!

Passo por aqui, para lhe felicitar a data festiva!

Parabéns por mais um ano de conhecimento adquirido e compartilhado com os amigos do mundo 4x4!

Abraços.

Gentil!

CAVESO
07/05/2014, 00:51
Parabéns doutorzão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

uxio69
07/05/2014, 01:30
Caro Dr. Guilherme!

Passo por aqui, para lhe felicitar a data festiva!

Parabéns por mais um ano de conhecimento adquirido e compartilhado com os amigos do mundo 4x4!

Abraços.

Gentil!

Parabéns Guilherme. Muita saúde, paz e alegria a bordo do CV!

Abs,

Uxío

tuna
07/05/2014, 08:04
Parabéns Dr. Guilherme, muitas felicidades e muitas aventuras 4x4!

[]'s

ROBERTO SCHOLLER
07/05/2014, 11:19
Parabéns Doutor!!! Muita paz,saúde, sucesso e muitas trilhas!!!

grande abraço.

FIDELIS
07/05/2014, 16:11
Doutorzão, saúde, e muito dinheiro para gastar no "coração valente", estamos juntos.

guilhermeabreu
07/05/2014, 21:29
Amigos , cheguei agora do trabalho e sou uma banana derretida , vcs me emocinaram com estas mensagens , agradeço a todos do fundo do coração por terem lembrado desta data .

Vou me cuidar bem para que possa estar juntos de vcs o maior tempo que for possível e de preferencia com o CORAÇÃO VALENTE fazendo passeios e trilhas por este Brasilzão que todos gostamos e quem sabe poder conhecer muitos de vcs pessoalmente em que nos conhecemos apenas virtualmente .

Abração a todos .

Vicente Guimaraes
08/05/2014, 00:40
Putz cheguei tarde mas a tempo !!!

Muita saude e paz, muitos quilometros de trilhas a bordo do renovado engesão !!!

:cool: :violao: :cool: :violao: :cool: :violao: :cool: :violao: :cool: :violao: :cool: :violao:

Mantenha sempre este espírito forte e aventureiro ! Forte abraço !

:safari-rig: :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig: :safari-rig:

Eduardo Velo
08/05/2014, 10:33
Caramba ... , tb cheguei tarde na festa ...
Parabéns Doc , muitas aventuras pra vc ... hj vale uma boa dose de caña da boa heim ...

abs ...

CAVESO
08/05/2014, 13:12
Jogue essa banana derretida numa panela de barro e faça uma moqueca de banana pra gente.kkkkkkkkkkkkkk

Abração ao amigão!

JOÃO R.
08/05/2014, 20:32
Antes do que mais tarde..... PARABÉNS... muita paz e saúde... E que continue essa simpatia e alegria, que aliada a experiência, sempre nós somam conhecimento e umas boas risadas....
Abraço.

Fabio Diniz
08/05/2014, 20:48
Parabéns Dr.

Felicidades, muitas alegrias e ainda muita lama com o coração valente e família! ]

Abraços

guilhermeabreu
08/05/2014, 23:16
PESSOAAAAL

Muito obrigado , com estas mensagens renovo mais as minhas energias , e me da vontade de sair mundão a fora desbravando os rincões .

Muito obrigado a todos .

Caveso , não sei se coloquei alguma mensagem aqui sobre as minhas virações na cozinha , mas neste verão fiz uma bela moqueca de pescada com polvo , siri acompanhada de um pirão de banana , ficou divino . O pirão de banana foi o ponto forte e o visual da moquena tb ficou demais .

Nesta 6ªf pretendo fazer uma CANJIQUINHA COM COSTELA DE PORCO + BACON + CALABREZA que a turma daqui ( VICENTE , EDU VELO , MV SEIXAS ) já conhecem e chamar uns amigos pra trocar umas prosas .

Abração a todos

guilhermeabreu
08/05/2014, 23:19
Amanhã devo tirar mais alguma sfotos do CORAÇÃO VALENTE e devo tb tirar ele do fibreiro e levar para o eletricista , acho , digo tenho quase certeza que vou com ele , mesmo sem pintar e sem finalizar os acabamentos como deveria , VIU CAVESO ????? Mas vou com ele como estiver , VIU CAVESO ????

Abração

Ismael Reghin Filho
09/05/2014, 00:11
Dr. Guilherme Abreu.
Comecei no forum em 2010 e estive afastado por um tempo (doença, mudança de um estado para outro, etc...)
No final do ano passado, pude me dedicar novamente, a cuidar e usar minha Band "Mafiosa".
De lá pra cá tenho tentado acompanhar os tópicos do pessoal.
Seu tópico eu já havia participado nele lá atrás e atualmente passando por aqui, pra dar minha assinada e homenagear o "Coração Valente" e então tive a grata surpresa de saber que é seu aniversário.
Embora atrasado, "pero no mucho", meus parabéns e que Deus cuide do Sr. e sua família.
Espero um dia poder encontrá-lo em uma de nossas andanças por este Brasil e conhecê-lo e à sua família.
Um grande abraço 4x4...

Marcus Brandão
09/05/2014, 11:17
Professor, esses atrasos servem pra prolongar as festividades.
Muita paz e diversão pra você.
espero que o CV fique cada vez melhor e que o tempo comece a sobrar para que possamos nos encontrar por aí.
Ainda tenho guardada sua "cachaça do ministro".
Quando vamos pescar uns robalos?
forte abraço

guilhermeabreu
09/05/2014, 23:12
Dr. Guilherme Abreu.
Comecei no forum em 2010 e estive afastado por um tempo (doença, mudança de um estado para outro, etc...)
No final do ano passado, pude me dedicar novamente, a cuidar e usar minha Band "Mafiosa".
De lá pra cá tenho tentado acompanhar os tópicos do pessoal.
Seu tópico eu já havia participado nele lá atrás e atualmente passando por aqui, pra dar minha assinada e homenagear o "Coração Valente" e então tive a grata surpresa de saber que é seu aniversário.
Embora atrasado, "pero no mucho", meus parabéns e que Deus cuide do Sr. e sua família.
Espero um dia poder encontrá-lo em uma de nossas andanças por este Brasil e conhecê-lo e à sua família.
Um grande abraço 4x4...

GRAAANDE ISMAEL

Lembro de vc sim , agradeço de coração a lembrança , nunca é tarde e um dia podemos sim nos conhecer pessoalmente e nossas famílias tb .

Ano passado passei por aí por perto com mais 3 irmãos , fomos pescar na Argentina e meus irmãos me levaram na volta para conhecer Maringá , Curitiba e dormimos em Campo Mourão , fiquei apaixonada pela cidade , uma cidade pequena mas muito aconchegante , deu vontade de mudar para lá .

Abração pra vc e toda a sua família e um ótimo final de semana .

guilhermeabreu
09/05/2014, 23:18
Professor, esses atrasos servem pra prolongar as festividades.
Muita paz e diversão pra você.
espero que o CV fique cada vez melhor e que o tempo comece a sobrar para que possamos nos encontrar por aí.
Ainda tenho guardada sua "cachaça do ministro".
Quando vamos pescar uns robalos?
forte abraço

MARCÃO

Obrigado pela lembrança amigo , mas estava para ir aí em Serra da Mesa , mas tive informações que estava ruim , como jpa falei com vc fomos eu e mais 3 irmãos na Argentina pescar os douradões de lá , mas este ano não quadrou para dois irmãos , daí iria a Serra da Mesa , mas com esta informação desistí , mas para os robalos , por aqui tem estado muito ruim , muito difícil de acha-los , estou pensando em voltar no rio Jequitinhonha para acampar lá para pescar os robalos Baianos entra em Itapebí e segue em direção a Belmonte , pra vc aí são qtos km ? Pra mim fica a 1.000km .

O que vc acha ????

Abração

Vicente Guimaraes
10/05/2014, 20:07
Ano passado passei por aí por perto com mais 3 irmãos , fomos pescar na Argentina e meus irmãos me levaram na volta para conhecer Maringá , Curitiba e dormimos em Campo Mourão , fiquei apaixonada pela cidade , uma cidade pequena mas muito aconchegante , deu vontade de mudar para lá .
.

Guilherme, minha familia é de Maringá, se passar por lá de novo não deixe de conhecer o Restaurante Silvan Cult que é de propriedade de meus familiares, tem a melhor picanha do Brasil, tem filial em Maringá e em Londrina.

DeMelo
10/05/2014, 22:36
Acho que a FIBER4X4 não fabrica para BAND correto ???

Guilherme,

também atrasado dou meus parabéns, felicidades e muitas reformas de jipes ainda pela frente (para os loucos desse forum isso é um bom desejo - kkkk)!!

Quanto à sua pergunta, a FIBER4x4 já produz algumas peças para a band e a carroceria inteira da curta. Para a longa, a previsão é para o final do ano.
Vou aguardar com ansiedade!!

guilhermeabreu
11/05/2014, 02:04
Guilherme,

também atrasado dou meus parabéns, felicidades e muitas reformas de jipes ainda pela frente (para os loucos desse forum isso é um bom desejo - kkkk)!!

Quanto à sua pergunta, a FIBER4x4 já produz algumas peças para a band e a carroceria inteira da curta. Para a longa, a previsão é para o final do ano.
Vou aguardar com ansiedade!!

Obrigado DEMELO , entãó agora é sonhar para o dia que fizerem a sua carroceira de fibra .

Abração

guilhermeabreu
14/05/2014, 21:02
Hoje o CORAÇÃO VALENTE foi finalizado e liberado para ir para o eletricista , amanhã cedo estará lá e acho que até o fim de semana estarei andando com ele .

A colocação do capô e da frente não ficou acabada , pois tomaria muito tempo e foi colocado a moda vamossimbora e pintado com pincel , qdo voltar de Itamonte volta direto para o fibreiro para acabar com acabamento fino e bem feito e depois para a pintura e finalmente para o capoteiro , ÊITA EMPREITADA DIFÍCIL SÔHHHH .

ESTA VENDO CAVESO , COMO SE FAZ PARA IR AOS ENCONTROS DOS ENGESAS COM OS " ENGESAS " ???????????????????????

hercilio.neto
15/05/2014, 13:12
Hoje o CORAÇÃO VALENTE foi finalizado e liberado para ir para o eletricista , amanhã cedo estará lá e acho que até o fim de semana estarei andando com ele .

A colocação do capô e da frente não ficou acabada , pois tomaria muito tempo e foi colocado a moda vamossimbora e pintado com pincel , qdo voltar de Itamonte volta direto para o fibreiro para acabar com acabamento fino e bem feito e depois para a pintura e finalmente para o capoteiro , ÊITA EMPREITADA DIFÍCIL SÔHHHH .

ESTA VENDO CAVESO , COMO SE FAZ PARA IR AOS ENCONTROS DOS ENGESAS COM OS " ENGESAS " ???????????????????????
Ô Doutor,
ficou faltando as fotos.

DeMelo
15/05/2014, 13:43

Rapaz,

Quem gosta de jipe tem que se acostumar com os eternos atrasos nos serviços, sejam eles quais for!! É sempre soda esperar, esperar ..... :zzz: kkkk, mas ao final fica bom (quase sempre) e tudo termina bem, às vezes!!!

Coloca fotos aí da viatura inacabada mesmo, só para ilustrar o tópico.